15 minute read

Sul da Bahia: praiasincríveis

A Bahia é o maior estado do Nordeste e também o maior de extensão litorânea. Quem visita a região ao sul do estado rapidamente se encanta com tamanha perfeição que cada cantinho tem. A cordialidade dos baianos, o tempero da comida, a beleza rústica e o ritmo de vida próprio e leve tornam esse um dos destinos mais desejados do Brasil.

São extensas praias e outras quase escondidas, que proporcionam verdadeiros oásis para você passar alguns dias sem olhar o relógio. Abandone a movimentação da cidade e curta paisagens deslumbrantes.

Advertisement

Lá você não precisa ter pressa para absolutamente nada, pois os lugares parecem que foram feitos mesmo para descanso absoluto apreciando suas belezas incomparáveis.

As suas maiores preocupações será sempre decidir se irá tomar sol à beira nas praias ou mergulhar entre recifes de corais.

Não é à toa que é a terra mais antiga visitada neste continente e fácil de entender a paixão que os portugueses tiveram na época do descobrimento, pois seu litoral é realmente incrível e fascinante.

Para quem procura paisagens deslumbrantes, natureza, lindas praias e quer relaxar em um recanto paradisíaco e apaixonante a Bahia é o destino ideal.

De Porto Seguro a Morro de São Paulo: o Sul da Bahia possui destinos exuberantes que impressionam até os turistas mais exigentes Ponto de desembarque dos portugueses em 1500, o litoral Sul da Bahia se destaca de outras regiões semelhantes no Brasil por contar com destinos que combinam com todos os perfis de viajantes.

Porto Seguro Apelidado de Terra Mãe do Brasil, Porto Seguro é um dos destinos mais incríveis do litoral Sul da Bahia! A sua capacidade praticamente incomparável de reunir belezas naturais, construções históricas e vida noturna encanta qualquer turista.

Outra grande vantagem de Porto Seguro é que a cidade possui o seu próprio aeroporto, que fica próximo do centro e da rodoviária.

Para quem vai em busca de história e cultura, o centro histórico, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), é um prato cheio. Por lá, é possível visitar o Marco do Descobrimento (1506), o Museu de Porto

Seguro (1756), que conta com um acervo de artefatos indígenas e embarcações portuguesas, além da Igreja Nossa Senhora da Penha (1535), padroeira da cidade, entre outras atrações.

As praias são a principal atração de Porto Seguro. O destaque fica por conta da Praia de Taperapuã, de águas calmas e areia fina, e a de Mutá, uma praia calma e sossegada, ideal para quem quer tranquilidade. Além disso, quem vai a Porto Seguro não pode deixar de fazer o passeio do Recife de Fora, que está a 45 minutos de escuna da cidade. Ali se encontra uma importante reserva natural que abriga diferentes tipos de recifes de corais, peixes, tartarugas marinhas e outras espécies aquáticas. O passeio só é feito quando a maré está baixa e é propício para a prática de snorkel.

Para quem quer uma experiência única ao lado dos povos originários, vale a pena visitar a Reserva da Jaqueira, que fica a 10 km de Porto Seguro. O local pertence à comunidade indígena de Pataxós, que apresenta aos visitantes seus costumes, culturas e modo de viver.

Eleita uma das melhores praias do Brasil, a Praia do Espelho é um verdadeiro paraíso escondido. Turistas do mundo inteiro perdem o fôlego ao pisar nessas areias baianas. O canto esquerdo, chamado também de Praia do Curuípe, apresenta melhor estrutura.As aconchegantes pousadas geralmente oferecem serviço de restaurante, dispondo de lindos gramados repletos de espreguiçadeiras e sofás, criando um ambiente perfeito para quem procura relaxar e aproveitar esse presente da natureza com conforto. À noite as mesas iluminadas por velas criam uma atmosfera única e encantadora.

Trancoso

Trancoso é um distrito do município de Porto Seguro, a cerca de 47 km da cidade, e está localizado em uma região conhecida como Costa do Descobrimento. Para chegar até Trancoso é preciso pegar uma balsa que sai de Porto Seguro, ou partir de Arraial D’Ajuda.

Por ser mais afastado, é o destino preferido de pessoas que procuram sossego e/ ou discrição. Por isso, sempre tem alguma celebridade por lá!

As praias de Trancoso são fascinantes e podem ser facilmente percorridas a pé. O ideal é fazer esse percurso quando a maré estiver baixa, pois a areia fica mais firme para caminhar. Ao sul estão as praias do Espelho e Itapororoca, que possuem uma paisagem incrível, piscinas naturais e são mais sossegadas.

As praias do Rio da Barra e do Taípe, já na divisa com Arraial D’Ajuda, são praticamente desertas e contam com pouca infraestrutura. Já para quem prefere agitação, vale a pena ficar na praia dos Nativos e Coqueiros, com restaurantes à beira-mar e um clima de festa.

Além das praias, outro ponto interessante de Trancoso é a Praça São João, mais conhecida como Quadrado. As casinhas coloridas que a rodeiam abrigam bares, restaurantes e lojas que promovem encontros entre moradores e turistas.

Caraíva

Caraíva é outra vila encantadora do litoral Sul da Bahia e que também é um distrito de Porto Seguro. Atualmente, seus 700 habitantes veem a região se tornar cada vez mais visada por turistas de todo o mundo. paisagem de tirar o fôlego. Já a praia da Pitinga oferece lagoas de água doce, sossego e tranquilidade.

As cidades mais próximas de Caraíva são Trancoso e Porto Seguro, e o trajeto é feito de balsa. Quem sai de Trancoso precisa atravessar o rio Buranhém de balsa, para então pegar o transporte rodoviário até Caraíva.

As grandes atrações do local são as belezas naturais e o charme rústico. Aproveite a viagem para contemplar paisagens preservadas e descansar em pousadas administradas pelos moradores locais.

Quem rouba a cena da vila é o Rio Caraíva. A praia da Barra, a 5 minutos do vilarejo, é considerada uma das melhores praias da Bahia e do Brasil e é onde ocorre o encontro entre rio e mar, um cenário deslumbrante.

É na cidade que fica também o Arraial d’Ajuda Eco Resort, que conta com o Eco Park, um parque aquático cheio de atrações para toda a família.

Prado

Prado é uma ilustríssima vizinha de Porto Seguro. Sua linha costeira tem mais de 84 km de extensão e a cidade é considerada como o Caribe do Nordeste, o que faz dela um dos roteiros no sul da Bahia mais procurados por turistas.

O aeroporto mais próximo de Prado é o Teixeira de Freitas, que fica a 72 km da cidade (1 hora e 20 minutos). Do aeroporto você pode ir até Prado de táxi, transfer oferecido pelos hotéis ou carro alugado.

A cidade possui quase 30 km de praias desertas onde é possível observar as falésias que deixam a paisagem ainda mais incrível, além de aproveitar muito sossego e tranquilidade.

Prado é, ainda, conhecida como a capital oficial das baleias jubarte, por conta do seu principal ponto turístico, o Arquipélago de Abrolhos. O local abriga diversas espécies de animais marinhos, recebe a visita das baleias e é um dos melhores pontos de mergulho do estado.

Quem vai a Prado também se depara com vários festivais ao longo do ano, como o Festival de Gastronomia (outubro), das Orquídeas (dezembro) e do Rock.

Cumuruxatiba Cumuruxatiba é um distrito do município de Prado que fica no extremo Sul do litoral baiano. É possível chegar na cidade, também conhecida como Cumuru, do aeroporto Teixeira de Freitas, que fica a 110 km, dos quais 30 km são de estrada de terra, um trajeto que dura cerca de 2 horas em veículo terrestre.

A estrada de terra conservou o aspecto pacato do vilarejo de Cumuruxatiba, que também faz parte da Costa das Baleias. Portanto, o local é ainda um paraíso sem muitos turistas.

As praias, repletas de falésias e coqueiros, são a principal atração do vilarejo. O destaque fica por conta das seguintes praias:

• Praia do Píer: de águas calmas e tranquilas, o píer é onde ficam os barcos que são o cartão postal de Cumuru;

• Barra do Cahy: a 18 km do vilarejo e uma das praias mais bonitas da região, por conta das suas falésias e o encontro do rio com o mar, ficando quase sempre deserta;

• Praia do Rio Peixe: dividida por dois rios, Peixe Grande e Pequeno, e repleta de vegetação, fica somente a 2 km de Cumuru.

Corumbau Corumbau é outro distrito de Prado que fica a 1 hora e meia de Cumuruxatiba por via terrestre, e 2 horas e meia por barco. Se quiser ir direto para Corumbau, a rota mais fácil é descer no aeroporto Teixeira de Freitas e seguir até o vilarejo.

Restaurantes, bares e lojas localizados na Rua da Pituba ainda fornecem toda a estrutura necessária para quem deseja explorar a região.

Ilha de Boipeba

A ilha de Boipeba pertence ao Arquipélago de Tinharé e faz parte do município de Cairu, possuindo um alto grau de preservação dos seus ecossistemas. Não é à toa que está entre as ilhas mais bonitas do país. Para chegar até o arquipélago é preciso pegar um ferry boat em Salvador com destino a Bom Despacho. No mesmo local de desembarque do ferry boat fica o ônibus para Valença, cidade vizinha à ilha. O trajeto entre Valença e Boipeba é feito em lancha e leva cerca de duas horas.

Note que todo o percurso entre Salvador e Boipeba (ferry boat, ônibus e lancha) dura mais ou menos 5 horas. Assim como outras ilhas do arquipélago, a principal atração de Boipeba são as suas praias paradisíacas. A praia da Cueira é cercada por coqueiros e possui areia fina, com um mar de tom esverdeado e azulado. Ela é ideal para quem busca infraestrutura e sossego, já que conta com alguns quiosques e restaurantes na faixa de areia, mas é praticamente deserta. Para chegar até lá dá para ir caminhando da vila de Boipeba, cerca de 30 minutos, ou contratar uma lancha. Já a praia de Moreré é uma das mais bonitas da região e conta com piscinas naturais, mar calmo, maré-baixa, além de ser propícia para a prática de snorkel. Aqui, o encanto fica por conta dos cardumes de peixes e corais coloridos. Ela fica no final da praia da Cueira e dá para chegar lá a pé partindo da Cueira ou quadritáxis, disponíveis para os turistas na vila de Boipeba. Além disso, da praia da Boca da Barra, a primeira de Boipeba e a mais próxima da vila, é possível ir até a Ilha de São Miguel e Tinharé, de lancha ou de caiaque. Para quem busca uma paisagem mais deserta e fotogênica, a praia de Bainema é parada imperdível. Ela oferece tranquilidade e boa estrutura composta por uma barraca charmosa e mesas ao ar livre, balanços e redes.

Não acabou: outra parada imperdível é na região da praia de Castelhanos. A água do mar é um festival de cores e tonalidades de azul e verde. O ponto também é ideal para quem busca experiências gastronômicas diferentes, seja no bar flutuante das piscinas naturais ou experimentando os pastéis de frutos do mar famosos do local. Boipeba é o lugar ideal para quem busca praias belíssimas e muita tranquilidade.

Morro de São Paulo

Créditos: LíviaBuhring and edited by Rodrigo.Argenton, via Wikimedia Commons

Também localizada no Arquipélago de Tinharé e no município de Cairu, Morro de São Paulo é o terceiro maior polo turístico da Bahia, estando a apenas 60 km de Salvador. Partindo da capital baiana, é possível chegar até à ilha de barco, ou por meio de uma sequência de lancha rápida, ônibus e barco.

Para quem gosta de um lugar mais sossegado e sem tanta gente, vale a pena visitar a praia do Satu e do Camarão, a 4 km da vila de Caraíva. As duas praias contam com piscinas naturais, falésias e duas lagoas, uma de água doce e outra de água salgada.

A cerca de 30 minutos da vila e de barco está o Centro Cultural Pataxó do Porto do Boi, comunidade de 20 mil indígenas Pataxós que recebe a visitação de quem quer ter uma vivência ao lado dos povos originários, conhecer a sua cultura e seus costumes.

Arraial d’Ajuda Apesar de ficar pertinho de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda é completamente diferente da vizinha mais famosa. Por lá, predomina um clima de cidade pequena que atrai casais em busca de tranquilidade e romance.

Para ter acesso à cidade é preciso viajar até Porto Seguro ou Trancoso e atravessar o Rio Bunharém de balsa, um trajeto que dura cerca de 5 minutos. Vários transportes fazem a travessia da balsa, como táxi, van, transfer oferecido pelos hotéis, uber, carro, a pé etc. Para quem vem de Porto Seguro, contrate o transporte direto do aeroporto. Acessível para todos os bolsos, o charme de Arraial d’Ajuda fica por conta da Rua Mucugê, cheia de lojinhas e restaurantes encantadores. No centro da cidade também está a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, de 1551 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O mar de Arraial também é um show à parte. As praias dos Pescadores, Mucugê e Parracho possuem piscinas naturais e uma

Na Ponta do Corumbau há uma vila de pescadores de onde saem as embarcações que chegam à região vindo de outras cidades. Ali está também o centro histórico da cidade com sua principal atração: o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

O parque possui a primeira porção de terra avistada pelos portugueses quando chegaram ao Brasil e é um reduto do ecoturismo, com trilhas, observação de flora e fauna, canoagem, passeio de barco etc.

É na entrada do Parque Histórico que fica a reserva da Aldeia Pataxó Pé do Montel, onde é possível conhecer a cultura e história do povo índigena Pataxó da região.

A praia da Ponta do Corumbau é belíssima, com piscinas naturais e águas cristalinas, além do encontro do Rio Corumbau com o mar. Corumbau também possui cerca de 3 km de praia deserta para quem busca sossego e tranquilidade.

Itacaré Aninhada entre o mar e a serra, a pequena cidade de Itacaré era um paraíso secreto que apenas pescadores e aventureiros conheciam. Mas para a nossa sorte, viajantes brasileiros e estrangeiros descobriram a sua existência!

Atualmente, esse é um dos destinos mais concorridos do trecho do litoral baiano conhecido como Costa do Cacau, por conta da produção do fruto. O aeroporto de Ilhéus é o mais próximo e fica a 75 km da cidade. Dá para chegar em Itacaré de ônibus, que sai do Terminal Rodoviário de Ilhéus, transfer ou carro. As trilhas de Itacaré, de 20 minutos de caminhada, levam às exuberantes e praticamente desertas praias da Prainha, Engenhoca, Itacarezinho, Jeribucaçu e Havaizinho. A vila também conta com cachoeiras, como a famosa Tijuípe, a cerca de 15 km do centro.

Ocupada em 1531 pelos portugueses, Morro de São Paulo possui diversos monumentos históricos que recontam a história do Brasil colonial e que valem a pena visitar. A Fortaleza de Tapirandú é um deles, construída em 1630 para proteger a Baía de Todos os Santos e o Arquipélago de Tinharé de invasões.

Há também a Igreja Nossa Senhora da Luz, padroeira da Ilha de Morro de São Paulo, de arquitetura gótica, construída em 1628 e finalizada apenas em 1845.

Morro de São Paulo tem cinco principais praias. A Primeira Praia de Morro de São Paulo é a que dá as boas-vindas aos turistas e fica mais próxima da vila. Com águas cristalinas, geralmente não fica tão cheia.

A Segunda Praia de Morro de São Paulo é a mais badalada e recebe mais turistas por possuir bares, restaurantes e um clima de festa. A partir da terceira praia, de onde saem as embarcações que fazem passeios para o Arquipélago, elas começam a ficar mais desertas e mais sossegadas. A Quinta Praia da ilha é uma das mais bonitas. Conhecida como Praia do Encanto, é um pouco mais afastada de Morro e a maré-baixa forma piscinas naturais de águas cristalinas. Perfeita para quem quer tranquilidade e uma paisagem encantadora. Na Ilha, ainda é possível ter uma experiência incrível de aventura. Subindo o morro, onde está o Farol do Morro, usado para sinalização marítima dos portugueses, fica o Mirante Tirolesa, que possui 320 metros de extensão e termina com um mergulho na Segunda Praia. Morro de São Paulo é um destino que oferece uma experiência histórica e natural inesquecível para os viajantes.

Bolsa Família

Deve ser votada na próxima terça-feira (09), na comissão mista responsável, a medida provisória do Bolsa Família (MP 1.164/2023). O relatório, do deputado Dr. Francisco (PTPI), ainda não foi entregue. O texto recebeu 257 emendas de deputados e senadores. A reunião está marcada para as 14h30. A comissão mista da MP 1164 tem como presidente o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Publicada em 2 de março, a medida definiu o valor mínimo de R$ 600 para as famílias cadastradas no programa Bolsa Família, mais R$ 150 por criança de até seis anos, e mais R$ 50 por dependente entre sete e 18 anos ou gestante. Podem receber o benefício famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa.

Será?

O cofundador do PayPal e bilionário, Peter Thiel, disse que será congelado e preservado quando morrer, para que tentem o reviver no futuro. A revelação foi feita durante entrevista no podcast norte-americano “Honestly with Bari Weiss”. Apesar de ter se inscrito para o congelamento, Thiel não acredita que a tecnologia vá funcionar.

Tribuna dos Municípios

SanMon Rapidinhas

Olho Vivo

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Aprovado

São Domingos Sávio

São Domingos Sávio, que com sua firme resolução “quero ser santo” obteve na juventude o esplendor da santidade, obtenha também para nós a perseverança nas boas resoluções para fazer de nossas almas o templo vivo do Espírito Santo e merecer um dia a bem-aventurança eterna no céu. Que assim seja, Amém!

Todos nós somos iguais perante o Pai, que habita dentro de cada um de nós. Vivendo o Pai em nosso íntimo, pouca importância dá ao nosso exterior, se somos brancos ou negros, pobres ou ricos, desta ou daquela religião. Diante de Deus não contam as diferenças externas: só o interior importa: se somos bons ou maus, generosos ou avarentos, amorosos ou egoístas. Pense nestas verdades.

Pressão

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (4), por unanimidade, o nome de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A mensagem com a indicação do presidente da República foi relatada na comissão pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e segue agora para votação no Plenário. Fernando Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, já atuou como diretor-geral da Polícia Federal, entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.

Quindim De Chocolate

Ingredientes:

50 gemas peneiradas

1kg de açúcar

1 xícara (chá) de coco ralado

1 e 1/2 vidro de leite de coco (300ml)

1 xícara (chá) de chocolate em pó

Margarina para untar

Açúcar para polvilhar

Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:

Misture em uma tigela grande as gemas

Tributo

com o açúcar.

Adicione o coco, o leite de coco, o chocolate e misture até ficar homogêneo.

Disponha a massa em forminhas individuais untadas com margarina e polvilhadas com açúcar.

Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 30 minutos ou até firmar.

Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas.

Retire, desenforme e sirva o quindim decorado com folhas de hortelã.

Com uma taxa de inflação acima de 100% nos últimos 12 meses (na região, superada apenas pela Venezuela), o governo argentino finalmente cedeu às pressões dos setores econômicos — e da sociedade em geral — que pediam a impressão de uma cédula acima dos mil pesos, a de maior valor que circula atualmente no país.

Dalva De Oliveira Foi Considerada Uma Das Maiores Vozes Da M Sica Brasileira

Dalva de Oliveira (19171972) foi uma cantora brasileira que fez sucesso nos anos 30, 40 e 50. Com uma extensão vocal que ia do contralto ao soprano, recebeu o apelido de “Rouxinol do Brasil”.

Dalva de Oliveira (19171972), nome artístico de Vicentina de Paula Oliveira, nasceu em Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, no dia 5 de maio de 1917. Filha mais velha de Mário de Oliveira, um carpinteiro, e da portuguesa Alice do Espírito Santo. Seu pai que era músico nas horas vagas, tocava clarinete e organizava serenatas com seus amigos músicos. Com oito anos Dalva ficou órfã de pai e em busca de trabalho, sua mãe mudou-se para São Paulo levando as quatro filhas. Em São Paulo, trabalhou como governanta e colocou as filhas em um internato.

Em 1934, a família se muda para o Rio de Janeiro. Dalva passa a frequentar o Cine Pátria onde conhece e logo inicia um namoro com Herivelto Martins, que trabalhava ao lado de Francisco Sena formando o dueto Preto e Branco. Dalva ingressa no grupo e passam a se apresentar como “Dalva de Oliveira e Dupla Preto e Branco”. Em 1936, Francisco morre sendo substituído por Nilo Chagas. Em 1937 lançam “O Trio de Ouro”, nome dado por César Ladeira. Nesse mesmo ano, Dalva e Herivelto se casam. Dessa união nasceu, Peri, que se tornou um grande cantor conhecido como “Pery Ribeiro” e Ubiratan. Com o trio, Dalva gravou diversas músicas de sucesso, entre elas: “Ceci e Peri”, “Batuque no Morro”, “Adeus Estácio”, “Lamento Negro” e “Lá na Mangueira”. Em 1947, com a separação do casal, o trio se desfez. Era o início de uma longa batalha judicial pela guarda dos filhos, que acabaram sendo levados para um internato. Em 1950, Dalva retomou a carreira solo e em 1951 lançou as músicas “Tudo Acabado”, “Olhos Verdes” e “Ave Maria do Morro”. Em 1952 recebeu o título de “Rainha do Rádio”. Ainda em 1952, em uma excursão a Buenos Aires, Dalva conheceu o ator Tito

Climent, que se tornou seu empresário e mais tarde seu segundo marido. Morando em Buenos Aires, o casal adotou Dalva Lúcia Oliveira Climent. Em 1963 o casal se separa e Dalva retorna ao Brasil, perde a guarda da filha e passa a morar sozinha em seu casarão no Rio de Janeiro. Todos os anos, ela dava um tempo em sua agenda e recebia seus filhos na sua casa durante as férias escolares do mês de janeiro. Em 1965, Dalva sofreu um grave acidente automobilístico, ao lado de seu namorado, Manuel Nuno, modesto rapaz, vinte anos mais jovem que ela, sendo obrigada a dar um tempo na carreira. No fim dos anos 60, Dalva se casa com Manuel e comemora com uma festa em sua mansão. Dalva de Oliveira, que fez grande sucesso com as músicas “Bandeira Branca”, “Ave Maria do Morro”, “Tudo Acabado”, “Errei Sim”, “Hino ao Amor”, “Estão Voltando as Flores”, entre outras, foi considerada uma das maiores vozes da música brasileira. Dalva de Oliveira faleceu no Rio de Janeiro, no dia 30 de agosto de 1972.

This article is from: