
4 minute read
Prefeitura de Belo Horizonte celebra os 80 anos do conjunto moderno da Pampulha Rio das Ostras realiza Feira de Adoção Animal
O Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, completa 80 anos em 2023. Para celebrar este marco, e também os 7 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, e a inscrição como Paisagem Cultural, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação especial a partir deste mês. As atrações acontecem ao longo de todo o ano, enaltecendo o Conjunto Moderno da Pampulha, um dos principais cartões postais e referência da capital. Serão ofertadas atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações. Toda programação é gratuita e está disponível no Portal Belo Horizonte.
O marco principal da abertura da programação comemorativa será na terça-feira (16), data de aniversário do Conjunto Moderno da Pampulha, com a inauguração da Exposição “Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile”, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A exposição, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina
Advertisement
Frúgoli, percorre os 80 anos desse espaço ícone da cidade.
Junto às comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, a Prefeitura comemora também a aprovação do Projeto básico de restauração/intervenção do edifício do Museu de Arte da Pampulha (MAP) pelos órgãos de proteção do patrimônio nas três instâncias, importante passo que permitirá o desenvolvimento dos Projetos Executivos e, em seguida, a licitação para o início das obras de restauração. O projeto de restauração é altamente especializado e foi desenvolvido a partir de prospecções, pesquisas e análises técnicas de materiais e dos sistemas construtivos.
O Conjunto Moderno da Pampulha é de grande significado para as gerações presentes e futuras, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas. Ele é fruto de um trabalho integrado com grandes nomes brasileiros das artes e da arquitetura no século XX. O Conjunto inclui os edifícios e jardins do Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), da Casa do Baile (atual Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte), do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) e do Iate Tênis Clube (antigo Iate Golfe Club), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e da orla da Lagoa. O reconhecimento do valor universal excepcional do Conjunto Moderno culminou na inscrição dele na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, em julho de 2016, como Paisagem Cultural. Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, “a programação especial comemora os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha com atividades diversas que visam promover o conhecimento e a reflexão sobre este importante patrimônio cultural de Belo Horizonte que é marco da identidade cultural da cidade. A ideia é celebrar a data convidando moradores e turistas para conhecerem mais a história da Pampulha e contribuir para a apropriação e a preservação do que é um marco arquitetônico e paisagístico do Modernismo Brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma agenda cultural, ao longo do ano, com exposições, visitas educativas, apresentações artísticas, publicações, ações de formação como seminários e oficinas, entre outras atrações. É momento de celebrar, registrar, preservar e difundir o Conjunto Moderno da Pampulha como Paisagem Cultural”, destaca.
A presidente da Funda- ção Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância do Conjunto Moderno da Pampulha como patrimônio cultural mundial, especialmente, por se tratar de uma Paisagem Cultural que deve ser apropriada por todos. “É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para todos os brasileiros e belo-horizontinos termos em nossa cidade um patrimônio cultural mundial. O Conjunto Moderno da Pampulha é uma paisagem cultural urbana, que agrega paisagismo, arquitetura e arte singulares do período moderno. A relação dessa composição arquitetônica e paisagística com o espelho d’água da Lagoa da Pampulha, apresenta um importante capítulo da história mundial da arquitetura moderna. Além de todos os valores existentes neste território como patrimônio cultural, sejam eles estéticos, históricos, urbanísticos, paisagísticos, artísticos, técnicos e sociais, quando falamos deste lugar como uma “paisagem cultural”, estamos também trazendo a questão da sua apropriação pelas pessoas.
A relação das pessoas com essa paisagem cultural é o que garante a sua valorização e preservação. Portanto, neste momento tão especial de celebração, promovemos a apropriação e vivência com o Conjunto Moderno da Pampulha”, destaca.
A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza na terça-feira (09), mais uma Feira de Adoção Animal, na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Quem quiser adotar cães ou gatos vermifugados e saudáveis deve comparecer ao local, das 8h às 16h30, levando carteira de identidade e um comprovante de residência.
A Feira é realizada pelo Programa de Saúde e BemEstar Animal (PSA) da Secretaria de Meio Ambiente.
Ao adotar um animal, o dono deverá assinar também um termo de responsabilidade. Os cães e gatos são castrados, com exceção dos filhotes, mas esses já seguem para o novo lar com a data da cirurgia de esterilização agendada. Vale lembrar que se chover, o evento não será realizado.
INFORMAÇÕES - Outras informações sobre a Feira de Adoção e o Programa de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Rio das Ostras podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2771-2351.

Prefeitura vai realizar a 2ª edição do “Araruama Literária” com a presença de renomados escritores e artistas
Um grande evento que envolve educação, cultura e lazer; e que vai promover o estímulo e o gosto pela leitura de crianças, jovens e adultos. É o “Araruama Literária”, promovido pela Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.


O evento literário, que terá entrada franca, vai acontecer entre os dias 26, 27 e 28 de maio, na Praça Menino João Hélio, das 09 às 22 h e vai contar com a presença de escritores regionais e renomados como Bráulio Bessa, Julio Emílio Braz e shows com Toni Garrido, Ira e Paralamas do Sucesso. A programação é extensa.

A festa literária promete movimentar a economia da cidade e está sendo preparada com todo carinho para a população e turistas. Venha e traga sua família!
Veja abaixo, a programação completa:
