
5 minute read
Rio das Ostras abre inscrições para projeto Jovem Alerta
Parceria entre Prefeitura e CIEE visa contemplar jovens entre 14 e 22 anos para preparação ao mercado de trabalho
Estão abertas as inscrições para o projeto Jovem Alerta, parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. Interessados devem ter entre 14 e 22 anos e comparecer ao Centro Integrado de Convivência – CIC Dr. Gilberto Barcellos, na rua Francisco de Mattos, em Nova Esperança, de 8h30 às 16h30, até o dia 2 de maio. Os interessados podem se inscrever também no Centro de Referência de Assistência Social – Cras mais próximo de sua residência. O endereço pode ser consultado no site da Prefeitura.
Advertisement
A ação acontece por meio de oficinas e palestras e tem como objetivo preparar adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, além de auxiliar para que alcancem o primeiro emprego. As oficinas começam dia
Rio das Ostras realiza ação para prevenção e combate à hipertensão arterial
Na quarta-feira (26), acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data que tem como intuito conscientizar sobre a doença que afeta grande parte da população brasileira. Rio das Ostras realizou na segunda-feira (24), no Parque da Cidade, em Nova Cidade, ações que visam o autocuidado como forma de prevenção da Hipertensão Arterial, também conhecida como “pressão alta”.
A equipe multidisciplinar do Programa Hiperdia realizou acolhimento, distribuição de materiais informativos e aferição da pressão arterial.
Também tiveram palestras educativas com os temas: Hipertensão Arterial e suas consequências; Alimentação Saudável - Menos sal mais Saúde e A importância da leitura dos rótulos dos alimentos. Além da atividade física como forma de tratamento e prevenção, a técnica de alongamento foi escolhida para enfatizar a importância da atividade física. Outras ações estão acontecendo nas unidades de saúde da Atenção Primária durante toda a semana.
Segundo o Ministério da Saúde, a população brasilei- ra consome, em média, 12g de sal/dia, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde é de 5g de sal/ dia, ou o equivalente a uma colher de chá. Esta porção corresponde a aproximadamente 2 gramas de sódio.
A Enfermeira Úrsula Gomes, Diretora do Departamento de Programas, enfatiza que o Programa Hiperdia é descentralizado para todas as unidades de saúde da atenção primária.
“Todos os pacientes hipertensos devem procurar a sua unidade de saúde de referência, de acordo com o seu endereço, para que sejam atendidos em sua totalidade. As ações realizadas pelo Programa Hiperdia estão descentralizadas nas Estratégias de Saúde da Família - ESF e Unidades Básicas de Saúde- UBS com qualidade de assistência, promovendo o atendimento dos usuários em sua totalidade, como é previsto pelo Ministério da Saúde.”
HIPERDIA – O Programa
Hiperdia de Rio das Ostras já existe há mais de 10 anos e atua no acompanhamento da saúde dos pacientes hipertensos e diabéticos. Participam ativamente do Hiperdia entre 40 a 60 usuários por semana.

No Programa, são realizadas diversas atividades, dentre elas: aferição e orientações para controle da pressão arterial, uso correto das medicações prescritas, atividades físicas, orientações nutricionais, entre outras.
Encontro debate questões de mobilidade e logística

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Ribeiro Xavier, representou o município em evento realizado na terça-feira (25) pela ADR Lider Vale (Agência de Desenvolvimento Regional Lider Vale Médio Paraíba) e o Sebrae. O encontro, que ocorreu no Hotel Bela Vista, em Volta redonda, reuniu secretários de Desenvolvimento Econômico de municípios da região, para debate a elaboração de um Diagnóstico de Mobilidade e Logística.
De acordo com os organizadores, o objetivo é detectar oportunidades e demandas locais que o setor produtivo têm nas áreas de mobilidade e logística, considerando as rodovias, ferrovias e o aeroporto regional.
O presidente da ADR Lider Vale, Antônio Carlos Vilela, destacou a importância de a iniciativa privada organizada contribuir com a evolução da gestão sobre áreas de atuação do poder público, como a infraestrutura. – Estamos de forma complementar, mas qualitativa, entregando aos secretários sugestões, dados e ações para otimizar os modais que cortam suas cidades, reunindo as questões que impedem o desenvolvimento e buscando a solução de forma coletiva, com diálogo – disse.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia salientou que o evento foi uma oportunidade para os secretários relatarem questões relacionadas à gestão de vias que cortam o Médio Paraíba. Segundo ele, é preciso que as 12 cidades da região – Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores e Valença – somem esforços para reivindicar, junto aos governos estadual e federal, soluções para a questão viária, principalmente na Via Dutra e na BR – 393.
“A partir destes dados a agência poderá avaliar o papel das principais rodovias que cortam o Médio Paraíba, que apresentam gargalos para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade de toda a região”, comenta José Luiz.
3 de maio, acontecerão duas vezes por semana e tem a duração de dois meses. Os encontros serão no horário de 9h às 11h ou 14h às 16h.
O Jovem Alerta é um projeto socioeducativo de desenvolvimento humano de adolescentes e jovens. Ao concluir, os participantes podem ser encaminhados para o banco de vagas do Programa Geração Aprendiz, desenvolvido pela Administração Municipal, e estágios realizados pelo CIEE. Para tentar uma vaga, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.

DOCUMENTOS – Os Documentos necessários para inscrição são: CPF do candidato; Número do NIS da família; RG ou Certidão de Nascimento do candidato; Documentação de identificação dos responsáveis (caso o candidato seja menor de 18 anos).
Jogos Escolares de Belo Horizonte serão abertos oficialmente nesta quarta-feira
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove, na quarta-feira (26), a abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH 2023). A cerimônia será realizada às 9h, na sede do Mackenzie Esporte Clube.
Estão inscritas nos Jogos 3.698 atletas de 99 instituições de ensino das redes municipal, particular e estadual, além de instituições de práticas de paradesportos. O início do torneio será no próximo dia 3 de maio.
Os estudantes atletas disputarão os jogos em 17 modalidades esportivas, tais como atletismo, badminton, basquetebol, futsal, judô e natação, entre outras. Já nas competições paradesportivas são 14 modalidades: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, basquete de cadeira de rodas 3x3, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, atletismo, judô, natação, parabedminton, parataekwondo, tênis de mesa.
O JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte nacionalmente nos Jogos Escolares da Juventude.
No Portal da Prefeitura de Belo Horizonte estão as informações das competições com os calendários, regulamentos e resultados.
O JEBH é uma competição esportiva e educacional realizada desde 2017 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O torneio valoriza a prática esportiva escolar e promove o intercâmbio socioesportivo dos alunos atletas.
Tramitação
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) divulgou o calendário de tramitação para o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO - PLN 4/2023) que define as regras para a elaboração do orçamento federal para 2024. Entre terça-feira (25) e 1º de maio, será o prazo reservado para a realização de audiências públicas. A publicação do relatório preliminar deverá ocorrer até o dia 11 de maio. E o prazo para apresentação de emendas ao texto preliminar do relator termina dia 15 de maio.
Reunião
Na quinta-feira (27), o Conselho Comunitário de Segurança de Rio das Ostras se reúne com representantes da Segurança Pública às 18h30, na Confraria Tranquilizze, na rua Vitória, quadra 17, lote 2, na localidade do Recreio. Durante o encontro, os moradores vão poder debater com as autoridades o tema que se tornou destaque no último mês, a segurança nas escolas, entre outros assuntos.
