8 minute read

Smart Tvs reforçam estratégias de ensinoaprendizagem nas escolas de Rio das Ostras

Novos aparelhos eletrônicos se somam às alternativas para recomposição das aprendizagens dos alunos matriculados nas unidades municipais

As aulas estão mais interativas e interessantes na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras. Com a chegada dos novos aparelhos de Smart Tvs nas unidades escolares, novas estratégias têm sido implementadas para os alunos de todos os segmentos.

Advertisement

Na terça-feira (28/3), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Mônica de Andrade Ribeiro, no Jardim Mariléia, participaram do bate-papo com a psicopedagoga da equipe Multiprofissional da Secretaria de Educação, Suellen Helena Meireles, sobre o papel da Mulher na sociedade. E, durante o momento, Suellen fez uso SmartTv para ilustrar e trazer mensagens importantes sobre a valorização da mulher na sociedade.

Já na Escola Municipal Célio Sarzedas, no Balneário Remanso, desde o início da semana os pequenos es- tão comemorando o Dia do Circo – 27 de março – com mais interatividade. “Tem coisa melhor para um educador que ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto dos alunos? Este mês, com a chegada dos novos equipamentos na escola, estamos experimentando momentos maravilhosos com nossos alunos nas práticas pedagógicas associadas à tecnologia”, disse Isabel Costa, diretora da Unidade. NOVAS AQUISIÇÕES

- Os novos aparelhos de SmartTv foram entregues nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para auxiliar no trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. Ao todo, aproximadamente 150 equi- pamentos de SmartTv de 50 e 70 polegadas foram distribuídos entre as 49 escolas e já estão em uso por alunos e professores.

Segundo a gestão da Secretaria Municipal de Educação, a ideia é equipar as unidades e dar mais recursos pedagógicos para que os professores possam escolher quais estratégias serão utilizadas para atingir as metas propostas de ensino-aprendizagem para cada turma, da Educação Infantil à EJA.

Para o secretário de Educação, Maurício Henriques, este é mais um investimento da gestão para dar suporte ao professor e à equipe pedagógica para desenvolver um trabalho de excelência com os alunos. “Vamos usar e trazer tecnologia para nossas crianças. Elas merecem oportunidades de aulas diferentes e interativas”, destacou.

PALAVRA DE ESPECIALISTA – José Moran, professor da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e gestor de projetos inovadores na educação, – que esteve em Rio das Ostras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019 – acredita que o uso da televisão como recurso didático deve impulsionar a inovação no ensino.

De acordo com Moran, não se trata de trocar os métodos convencionais pela televisão, mas aproveitar-se da rapidez da informação, das imagens, da diversidade de linguagem, das pesquisas e reproduções de época, que podem transformar as salas de aula em espaços muito mais atrativos, trazendo significado prático aos conteúdos. “Tudo que passa na televisão é educativo. Basta o professor fazer as intervenções certas e proporcionar momentos de debate e reflexão”, afirmou o professor.

Obras em Búzios estão a todo vapor Rio das Ostras tem repescagem de vacina

O Secretário de Obras e Projetos, vice-prefeito Miguel Pereira, tem realizado visitas de rotina às obras da prefeitura que estão em andamento.

Na quinta-feira (30/3), o secretário esteve visitando as obras da rua Rancho Mutã e da Nova Praça da Vila Verde. Ele comentou brevemente sobre o andamento dos trabalhos: “No Rancho Mutã, a prefeitura está fazendo a drenagem, tirando duas manilhas de oitenta e implantando uma galeria de dois metros e meio por um metro de altura, que corresponde a cinco vezes a capacidade da drenagem atual. Que tem por meta resolver os problemas da rua do shopping 5000, até o antigo Beach Club”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, após a drenagem, que tem previsão de ser concluída em torno de dez dias, a prefeitura dará início à colocação de intertravado, tendo previsão de mais cinquenta dias até a conclusão.

Com relação à nova praça do bairro Vila Verde, o secretário disse que o local já passou por diversas modificações durante os últimos anos, mas somente na atual gestão receberá uma grande obra: “haverá uma praça e um campo com alambra- do e grama sintética, uma academia ao ar livre para a população, um espaço com brinquedos para criançada, além de colocação de piso intertravado”, disse Miguel.

A primeira sessão do projeto BiblioCine Búzios foi um sucesso

De acordo com a responsável pela biblioteca, Gisele Souza, o público do evento superou as expectativas. Ela também faz parte da equipe que está desenvolvendo o projeto. O evento aconteceu na quinta-feira (30/3), na praça da Ferradura.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios com o IFRJ de Arraial do Cabo, através da Biblioteca Municipal Dona Chica e do projeto de extensão Cineclube Sal na Vista. A aproximação teve início no fim de 2022, durante o Encontro de Cultura, foi exibido o documentário “Um Certo Senhor Gabriel” sobre o criador da Casa da Flor.

O primeiro filme exibido na noite do dia 30 de março, na Praça da Ferradura, foi “O

Menino e o Mundo”, uma animação brasileira, que mostra a jornada de um menino pela dura realidade de nosso país. Sobre o BiblioCine Búzios: o projeto busca a democratização da cultura através de exibições audio- visuais periódicas, preferencialmente ao ar livre, e de forma gratuita, possibilitando encontros que divirtam, emocionem, fortaleçam ideias, descobertas e o espírito coletivo” nos relata Walter Marcelo, Historiador da

Secretaria de Cultura e um dos idealizadores do projeto. A ideia é que além das exibições aconteçam atividades pensadas para uma “alfabetização no audiovisual”, com cursos e discussões na Biblioteca Dona Chica.

Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, continua na próxima semana, de segunda-feira (03) a quinta-feira (06), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Excepcionalmente, a imunização acontece de segunda a quinta-feira, por conta do feriado nacional da Sexta-Feira Santa (07).

A Secretaria continua com a repescagem com a dose de reforço (Bivalente) para profissionais de Saúde e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos. Idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos (com comprovação), gestantes e puérperas também podem procurar as unidades básicas de saúde para receber a dose.

O Município segue também ofertando as doses das vacinas contra o coronavírus em forma de repescagem para toda população a partir de seis meses.

As unidades básicas de saúde realizam a aplicação das vacinas, no turno da tarde, das 13h30 às 16h30. As vacinas de rotina continuam sendo oferecidas nos postos, no turno da manhã, das 8h30 às 11h30.

DOCUMENTOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE - Podem se imunizar trabalhadores que atuam nas redes pública e privada de Saúde. Para ser vacinado, o profissional deve levar documento de Identidade e carteira de registro profissional válida, emitida por Conselho de Classe e/ ou Declaração do estabelecimento de saúde, público ou privado, que comprove o vínculo empregatício ativo como trabalhador do setor.

Podem receber a vacina bivalente os seguintes profissionais e trabalhadores da Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, médicos veterinários, e seus respectivos técnicos e auxiliares, além de trabalhadores de apoio que atuam nos serviços de Saúde.

INTERVALO DOSES - Pode receber a bivalente quem estiver dentro da faixa etária definida, desde que já tenha tomado ao menos duas doses das vacinas básicas contra a Covid-19 (CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer) e a dose da Janssen e mais uma dose de reforço. O intervalo mínimo para receber a nova vacina bivalente é de quatro meses entre a última dose da vacina básica.

CRIANÇAS – A vacina bivalente está liberada para pessoas a partir de 12 anos de idade imunocomprometidas. Crianças de 6 meses a 11 anos devem ser imunizadas com as vacinas básicas (monovalentes) liberadas para cada faixa etária.

DOCUMENTOS- É imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas. Para as gestantes não há exigência de exames para a comprovação da gravidez, basta que a mulher afirme a situação gestacional para ser imunizada. Já as puérperas devem apresentar um documento que comprove o puerpério, como a certidão de nascimento do bebê.

Calend Rio

DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 (3 a 6 de abril)

Locais: Unidades Básicas de Saúde de Rio das Ostras

Horários: Segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30

Público-Alvo: Profissionais de Saúde (com comprovação), deficientes, imunocomprometidos e idosos a partir dos 60 anos

Repescagem das doses contra a Covid-19 e da vacina Bivalente (reforço)

A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, recebeu na tarde de sexta-feira (31/3) o Projeto BiblioSesc para uma visita técnica. O BiblioSesc consiste numa biblioteca itinerante do Sesc RJ que começou a atuar em 2005 e tem como principal objetivo a formação de leitores de forma gratuita. Além de passagens por diferentes bairros e municípios, o BiblioSesc está presente também em um dos principais eventos de literatura do Rio de Janeiro, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ao todo, são 4 caminhões levando cultura por todo o Estado.

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Aumento de pena 10 anos

Santa

São Hugo de Grenoble

Senhor Deus, que sempre estais disposto a dialogar conosco pela oração, concedei-nos por intercessão de São Hugo de Grenoble a graça de favorecer estes momentos de íntima e frequente comunhão Convosco, na humildade e sinceridade de coração, e sempre lembrar do apoio devido às Ordens contemplativas, colunas que sustentam este mundo obtendo Vossas benesses e impedindo maiores desgraças, por sua vida de entrega orante. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora, nossos maiores exemplos de como devemos rezar. Amém.

Viva com simplicidade. Porque complicar as coisas? Você acabará atrapalhando sua própria vida, porque as complicações nos atrasam. Seja simples e eficaz. A simplicidade olha a natureza sem colocar óculos. Quando puder resolver as coisas sem complicá-las, faça-o em seu próprio benefício. Busque na simplicidade a solução de todos os seus problemas.

Há uma década entrava em vigor a Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737, de 2012). A norma foi aprovada menos de dois anos após a divulgação de imagens íntimas da atriz, que teve seu computador invadido e 36 fotos roubadas, além de sofrer uma tentativa de extorsão. Desde então, invadir computadores, celulares e outros aparelhos é crime punível com prisão.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na semana o PL 3.167/2019, que aumenta as penas para os crimes de discriminação, falta de assistência, abandono e exposição ao perigo contra idosos. A pena para quem cometer discriminação contra a pessoa idosa passa para um a dois anos de reclusão e multa. Pela lei em vigor, é de seis meses a um ano e multa. Para quem deixar de prestar assistência ao idoso a detenção poderá ser de um a dois anos e multa — hoje, a pena é de seis meses a um ano e multa. Se não houver pedido para votação em Plenário, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. A CCJ também aprovou o projeto (PL 2.491/2019) que estabelece o risco de violência doméstica ou familiar como impedimento à guarda compartilhada de crianças e adolescentes. A proposta também impõe ao juiz o dever de indagar previamente o Ministério Público e as partes sobre situações de violência doméstica ou familiar envolvendo o casal ou os filhos. Esse projeto também seguem para análise da Câmara dos Deputados se não houver pedido para votação pelo Plenário.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou alto risco de desabastecimento de insulinas de ação rápida — medicamento utilizado no tratamento do diabetes mellitus — a partir de maio deste ano, no Sistema Público de Saúde (SUS).

RECEITA Guia da Cozinha

Grão de bico com bacalhau

Ingredientes:

1 pacote de grão-de-bico (500g)

4 folhas de louro

2 cebolas raladas

4 colheres (sopa) de salsa picada

Suco de 2 limões

1/2 xícara (chá) de azeite

2 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado e desfiado Sal e pimenta moída na hora a gosto

Tributo

Modo de preparo: Em uma tigela, deixe o grão-de-bico de molho em bastante água por 12 horas. Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão em fogo médio com o louro e água o suficiente para cobrir por 15 minutos após começar a chiar ou até que esteja macio.

Escorra, espere esfriar e misture com a cebola, a salsa, o suco de limão, o azeite, o bacalhau e tempere com sal e pimenta.

Leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

This article is from: