
6 minute read
BH é selecionada para fazer parte do ‘Programa Turismo Futuro do Brasil’
Mais um passo no avanço para a transformação de Belo Horizonte em um Destino Turístico Inteligente (DTI) foi dado nesta semana. Após processo seletivo, a capital mineira foi escolhida dentre mais de 300 inscrições como um dos 12 municípios que farão parte do “Programa Turismo Futuro Brasil”. Essa é uma iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementação da estratégia de DTI nas cidades selecionadas, que receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave que devem ser aderentes ao sistema.
O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenado pela Belotur, já vem sendo trabalhado desde 2022, juntamente com o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro - ICF, na implementação da metodologia DTI Brasil na cidade. Todo trabalho está sendo construído de forma conjunta com a sociedade civil, com o foco nos nove eixos que compõem um destino turístico inteligente, que vão da governança à sustentabilidade, passando pela inovação, tecnologia, promoção/marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.
Advertisement
Em setembro de 2022, o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram o “Programa Turismo Futuro Brasil” com objetivo de selecionar dez destinos turísticos brasileiros que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Três premissas fundamentais guiaram esse Edital: oportunizar a participação de quaisquer municípios, desde que estivessem no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur); proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio e selecionar destinos com per-
Astrologia: Saturno, o senhor do carma
Por Regina Medeiros @regina.medeiros.3956
O Ano Novo Astrológico teve início no último dia 20 de março com a entrada do Sol no signo de Áries. Venho refletindo bastante sobre esse novo ciclo. Há uma mudança expressiva este ano por conta da chegada de planetas como Saturno, que sai do signo de Aquário para iniciar uma jornada de três anos no signo de Peixes. Já Plutão, está chegando em Aquário, onde ficará pelos próximos vinte anos. Mas hoje vamos olhar apenas para Saturno, planeta regente de Capricórnio.
fis distintos, de pequeno, médio e grande porte.
“A inclusão de Belo Horizonte neste programa vem para consolidar o trabalho de transformação turística que a Belotur vem realizando na cidade nos últimos anos. Essa interlocução com outros destinos será importante para esse novo contexto de inovação que estamos presenciando. Essa assessoria personalizada do Programa nos dará um importante estímulo para a implementação de políticas públicas, pensando no futuro de Belo Horizonte como um destino turístico inteligente”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.
O sucesso alcançado pelo edital foi resultado da soma de esforços de todos os municípios que participaram do processo, das parcerias com Ministério do Turismo (MTur), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), e do empenho dos gestores dos Sebrae Estaduais. O amplo número de candidaturas recebidas, bem como a qualidade das mesmas resultou em um nível de equilíbrio entre as avaliações. A primeira reunião de trabalho acontecerá no dia 04 de abril, durante a WTM Latin America em São Paulo. fuTurismo
Todo esse trabalho integra o fuTurismo - Programa de Pesquisa e Inovação turística, que tem por objetivo elaborar modelos para a mensuração dos impactos econômicos do setor, utilizando-se das seguintes ferramentas: pesquisa, tecnologia e processos de inovação. Esses instrumentos contribuem de forma eficaz para a solução das demandas do turismo e propiciarão o desenvolvimento sustentável da atividade no município de Belo Horizonte e dos setores correlatos.
Conceito DTI:
O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) ou Smart Destination, em inglês, tem sua origem nas Smart Cities. No entanto, existem algumas diferenças entre eles, como as relacionadas aos limites geográficos, público-alvo e interação com os visitantes. As cidades levam em consideração competitividade, capital humano e social, participação, mobilidade, recursos naturais e qualidade de vida. No caso dos destinos turísticos inteligentes, agregam-se outros pilares: governança, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade e inovação. Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e integração dos visitantes com o ambiente e melhora a qualidade da sua experiência no destino.
Segue a lista com as cidades selecionadas:
Sudeste
Belo Horizonte
Ilha Bela-SP
Paraty-RJ
Centro-Oeste
Pirenópolis-GO
Bonito-MS
Nordeste
Penedo-AL
São Luís-MA
Recife-PE
Norte
Novo Airão-AM
Belém-PA
Sul
Curitiba-PR
Bombinhas-SC
Secretaria do Ambiente e Educação, com alunos da rede municipal , realizaram limpeza do rio Barra Grande
A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria do Ambiente e Educação, com alunos da rede municipal de ensino, realizaram na quinta-feira (30/3), a limpeza no rio da Barra Grande e proximidade da escola no bairro.
Essa ação faz parte da Jornada Sustentável uma ação proposta pelo Coletivo AMA em parceria com diversos agentes da sociedade civil, com o objetivo de promover a educação ambiental e a conscientização de jovens através de atividades integrativas nas escolas de Paraty/RJ. A ação que ocorrerá entre os meses de março a maio, tem como tema central: “Vamos Cuidar das águas” e pretende ser uma ação de mobilização para alertar sobre a importância da água e do meio ambiente a nível local e global, visando uma jornada em busca do desenvolvimento territorial em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para isso, o Coletivo AMA conta com a importante participação das escolas: Barra Grande, CEMBRA, Panta- nal e Pequenina Calixto, e dos parceiros: Secretaria de Meio Ambiente de Paraty (SEMAM), Movimento Verde (MOVE), Universidade
Federal Fluminense (UFF), PEA Rendas, Remada Ecológica, Urbanos.Rio, APA Tamoios, Comitê de Bacia Hidrográfica, Ambiente Jovem de Paraty, Onda Solidária, Rio2030 e demais profissionais que atuam como importantes agentes de mudança socioambiental.
Conhecido por sua natureza fria, o “ Senhor do Carma”, Saturno é o mestre severo que nos ensina os limites, as responsabilidades na construção dos nossos valores, a estruturação do Ego. Saturno também regula o nosso tempo, enquanto encarnados. No Mapa Natal, por signo e casa que ocupa, ele exige, com rigor, ordem dos assuntos tratados neste lugar. No meu Mapa Natal, por exemplo, Saturno ocupa a casa 3, cujo regente natural é Mercúrio, que está relacionada principalmente à comunicação. Por ser muito exigente, Saturno pode nos causar medos, que nem sempre identificamos conscientemente. Minhas reflexões surgem no momento em que estou sendo convidada a escrever para este jornal, que trata de notícias de várias categorias. Apesar de estar segura em relação a minha área de conhecimentos, que abrange as Terapias Holísticas, e na qual atuo há mais de 40 anos, senti “um frio na barriga”, como se diz, quando aceitei o desafio de escrever aos leitores deste jornal assuntos que pensei que poderiam não ser de interesse deste público. Eis que diante da minha insegurança, esbarro em Saturno, que está na casa 3, a da comunicação no meu Mapa Natal. O velho medo de não não ser perfeita na expressão. Relaxei quando captei a mensagem de Saturno, agora no signo de Peixes, que nos faz lembrar da Espiritualidade, do amor ao próximo, da arte, da poesia e das estrelas.
Olhar para o céu, mantendo os pés na terra, pode ser agora um ótimo momento de embarcar na viagem cósmica que nos propõe a Astrologia. Existem outros planos que quando visitados podem promover cura e alívio em nossas vidas. Estou tranquila e convido vocês, leitores, para um passeio comigo no Cosmos, para percorrer galáxias, visitar Estrelas.
Se você se interessou pelo assunto, quer saber mais sobre a Astrologia e conhecer seu Mapa Natal, me manda uma mensagem pelo Instagram. Terei prazer em conhecê-lo (a). Paz e Luz!
Regina Medeiros Facilitadora de Constelação Familiar e há 40 anos terapeuta holística (astrologia, tarot, entre outras)
Na melhor temporada, a melhor caminhada. Turistas, veranistas e moradores podem participar da caminhada das Dunas do Peró no sábado (01), com direito a guia grátis. O roteiro começa às 9h, com saída da porta do Hotel Paradiso, na Orla do Peró. Os caminhantes vão percorrer um trecho da praia, única de Cabo Frio com a Bandeira Azul, e conhecer vegetação de restinga, as dunas e as lagoas.

A caminhada dura em média 40 minutos até a chegada nas lagoas, onde o grupo fica de 30 minutos a uma hora. Até lá, o guia Victor Diniz fala sobre a história de Cabo Frio e do Peró; a conquista da Bandeira Azul para a praia do Peró; a movimentação das dunas e mostra as espécies típicas de restinga. Com boa sorte, os caminhantes podem colher pitangas, frutas típicas do Peró.
-- A estação do ano é um ponto positivo para os caminhantes, pois não temos o sol escaldante. A areia das dunas, que tem pouca concentração de mica e ferro, não é quente, permitindo caminhar até descalço – explica o guia, com dez anos de experiência em guiamentos na Costa do Sol. Peró, segundo o guia, era o termo usado pelos índios tamoios quando eles se referiam aos portugueses que expulsaram os indígenas para explorar o pau-brasil, que havia em abundância na região do Peró. Peró eram “pessoas desalmadas”.
As caminhadas são destinadas aos hóspedes do Hotel Paradiso Peró, mas são abertas aos turistas, veranistas e moradores. É aconselhável levar água, protetor solar e boné. O projeto tem o apoio dos Amigos do Peró e do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur). - Os caminhantes se encantam quando constatam que estão num local atípico, meio desértico, com vegetação exuberante e diferente, a poucos metros do ambiente urbano – concluiu o guia Victor.
