5 minute read

Praça Santos Dumont. Os fiéis seguirão em procissão pela Orla Bardot até a Capela de Sant’Anna. O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Romano Lorenzi, disse que a Via Sacra é uma manifestação de fé e cultura do povo buziano. “A Via Sacra é acompanhada por centenas de fiéis e turistas. Ela utiliza

os atores da cidade, os participantes dos movimentos e pastorais da paróquia de Búzios, percorre o cenário lindo que é a Orla Bardot, com a meditação nos passos da Paixão de Cristo, terminando na histórica capela de Sant’Anna, com a morte e ressureição de Jesus Cristo”, disse. Romano ainda destacou que esse evento agrega toda cidade, pois existe toda uma liturgia que envolve esse momento: “É um evento com musicalidade própria. Ele já faz parte do calendário de eventos da cidade, pela beleza e sacralidade e por esse olhar da cultura popular buziana, com participação da sociedade civil”, disse o secretário.

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza atividades para fortalecimento de vínculos

Advertisement

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, realizou na manhã de quinta-feira (30), uma atividade coletiva de caráter continuado, com um café da manhã aos usuários das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O encontro também faz alusão ao mês de conscientização e valorização da mulher. Esses encontros são realizados mensalmente e tem o objetivo de promover o estreitamento dos laços familiares e comuni -

tários, por meio dos quais os participantes podem se expressar, trocar experiências e realizar atividades que contribuem com a melhoria da qualidade de vida.

Leonardo Nunes – Psicólogo Clínico e Neuropsicólogo – CRP: 05/56446.

Atendimentos: Gama Y Consultórios – Rua Professor Souza, 350. Bacaxá, Saquarema-RJ (Convênio Saf Lagos). Clinilagos – Cabo Frio. Consultório Particular em Cabo Frio – Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 252, sala 103, São Cristóvão. Email: leonardonunes91@hotmail.com.br

Prefeitura convida a população para entrega de mobiliário da APAE-Búzios

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, convida a população a participar da entrega do novo mobiliário permanente que será destinado à APAE-Búzios. O evento será realizado na segunda-feira (03), a partir das 10h da manhã, Avenida Ghetha Blanck do Rio, s/nº, Quadra 08, Praia da Marina.

EXPEDIENTE

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Mangaratiba e Paraty.

Secretaria do Ambiente e Urbanismo libera materiais após pagamentos de multas de atividades irregulares ria é fazer a fiscalização para evitar as obras irregulares em todo município, não apenas nas áreas de bairros continentais, mas também na península. De acordo com Evanildo Nascimento, Secretário da pasta, a ideia é que todos possam ter seus investimentos respeitados dentro do município, porém feitos dentro da legislação: “Se houver obra iniciada sem as devidas licenças, nossa fiscalização estará sempre atenta para paralisar e solicitar principalmente que as pessoas possam abrir processos e terem suas licenças analisadas e liberadas dentro da lei” afirmou.

Na terça-feira (28), a Secretaria do Ambiente e Urbanismo realizou a devolução do material apreendido de uma obra próximo a uma área de preservação ambiental, no bairro da Tartaruga no início de março. A entrega foi feita após o pagamento de quatro multas (sendo três relacionadas ao urbanismo e uma ao meio ambiente) o valor estimado é de cerca de R$ 12 mil reais.

De acordo com André Gomes, Coordenador de Fiscalização Ambiental, o material ficou confiscado na Secretaria não somente para os proprietários pagarem as multas e retirar o equipamento, mas para fazerem a regularização da obra. “É a maior intenção, que não sejam apenas pagar as multas, conduzimos até a secretaria para eles pegarem o caminho correto da legalização que é o que mais queremos” terminou.

A intenção da Secreta-

A Secretaria do Ambiente e Urbanismo volta a destacar que antes de ser feita a construção, os requerentes devem procurar o órgão responsável para regularização, para evitar situações em que haja interferência de polícia e multas.

MPE obtém cassação de mandatos e anulação de registros do PSC por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020 em São Gonçalo

O Ministério Público Eleitoral, por meio da 135ª Promotoria Eleitoral, conseguiu na Justiça a cassação de quatro mandatos e a nulidade de todas as candidaturas e dos votos obtidos pelo PSC (Partido Social Cristão) nas eleições municipais de São Gonçalo. O MPRJ demonstrou que o partido praticou fraude à cota de gênero.

De acordo com a ação, o PSC lançou candidatas mulheres “laranjas”, que emprestaram seus nomes sem intenção de concorrer, apenas para que o partido cumprisse o percentual mínimo de 30% candidaturas femininas. Sem preencher a cota de gênero exigida por lei, o partido PSC não poderia participar das eleições.

Diante disso, o Juízo da 135ª Zona Eleitoral de São Gonçalo determinou a desconstituição dos mandatos e a cassação dos diplomas do vereador eleito Armando Marins de Carvalho Filho e dos suplentes Roberto Cesar Lobosco Gonçalves, Michel Portugal Jaegger e Saulo Falcão da Silva Andrade, vinculados ao PSC. Também foi determinada a nulidade do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PSC, bem como anulados todos os registros apresentados no referido DRAP e consequentemente declarados nulos os respectivos votos.

A investigação apontou que duas candidatas laranjas não obtiveram sequer um único voto, nem mesmo o seu próprio. Verificou-se, ainda, que além de não terem promovido campanha própria, nem mesmo em redes sociais, uma delas fez campanha para outro candidato concorrente ao mesmo cargo, além de não haver qualquer movimentação financeira para a candidatura na prestação de contas.

Na decisão, o Juízo ressalta que, como bem suscitado pelo MP, “a fraude apontada beneficiou os demais investigados, em especial aqueles que hoje ocupam um cargo no Poder Legislativo, já que teriam seu registro de candidatura negado caso as candidatas não tivessem ‘emprestado seu nome’ com o único fim de permitir que o partido cumprisse formalmente o percentual da cota de gênero”.

A Justiça Eleitoral determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário e nova totalização dos votos.

Rádio SIGA-ME BRASIL

This article is from: