3 minute read

Prefeitura de Búzios recebe visita de representantes de Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos

“Hoje nós estamos aqui, junto com os jovens do bairro Rasa para ensinálos como protocolar pedidos visando a melhoria do bairro. Estamos solicitando ajustes na iluminação pública, a devida coleta de lixo e também o ajuste no saneamento básico na região. Então nós trouxemos esses dez jovens para apresentar esse setor da prefeitura para eles e ainda mostrar o funcionamento do trâmite de protocolo da instituição”.

O Programa PEA-BC

Advertisement

(Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos), é uma medida suavizadora do licenciamento ambiental federal e foi instituído pelo IBAMA em 2010, por meio de nota técnica. Ele tem como objetivo articular os projetos de Educação Ambiental, de empresas que atuam na indústria marítima de petróleo e gás na Bacia de Campos, voltados para os grupos sociais afetados pelos impactos socioambientais dos empreendimentos licenciados.

A visita aconteceu na segunda-feira (27/2) ao setor de protocolo, como forma de orientar os estu- dantes do Programa PEA da Bacia de Campos a solicitar ao poder público serviços que são direitos da população. O técnico de campo, Bruno Feliz, afirmou que o intuito da visita é justa- mente protocolar junto aos estudantes, moradores do Cruzeiro da Rasa, melhorias para o bairro:

Edição de março vai homenagear Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth

Dando continuidade ao Projeto “Choro da Maria”, a edição de março, que acontece no domingo (05), na Praça São Pedro, no Centro, a partir das 17h, vai prestar uma homenagem a Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth e terá como convidada a flautista Marina Bonfim, além da participação especial de Dóris Yane e Eliane Cristina.

A roda terá como banda base nesta edição o Grupo Desata nó, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Anderson Santos (percussão).

O Choro da Maria, idealizado pela Fundação de Cultura para valorizar a roda de choro no Município e prestigiar músicos da Região, é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês.

Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.

Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem trazer a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o

EXPEDIENTE público, a cada edição, tem aumentado muito.

CONVIDADA – Marina

Bonfim é graduada em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), técnico em flauta transversa pela Marinha do Brasil e mestra em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Também exerceu a função de instrutora de música dos cursos de formação e aperfeiçoamento de sargentos músicos da Marinha do Brasil, nas disciplinas História da Música e Prática de Ban-

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 da (2013 e 2014), além de ter participado como flautista e percussionista nos grupos instrumentais Quinteto Juriti, Os Brasilianos e Conjunto Experimental Retreta do Apocalipse (2010 a 2013). No Município, é professora de música do Centro de Formação Artística, dando aulas de flauta e saxofone para o curso básico e técnico da Onda. Atualmente integra o “Regional Tocata do Rio”, grupo de chorões tradicionais cariocas, atuante desde 2008, na Lona Cultural Jacob do Bandolim. CHORO – O Choro é um

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Residencial Alpes de Jambeiro

dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Os músicos utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e “choroso”.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí;

Cidade vizinha de São José dos Campos - Vale do Paraíba - SP Lotes ao redor de 500 m2 Venha ver e viver com qualidade no Alpes de Jambeiro.

Contato: ( 12) 997146561/ ( 12) 997551841

This article is from: