
10 minute read
PF deflagra operação Caixa Forte II
Alvo é organização criminosa especializada em assalto a bancos
Na manhã de quarta-feira (08), a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa Forte II com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em assaltar agências bancárias no Rio de Janeiro.
Advertisement
Na ação de quarta-feira, os policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7º Vara Federal Criminal da Capital, em Coelho Neto, Zona Norte do Rio de Janeiro e no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As investigações apontam que os alvos da operação integram grupo articulado de pelo menos oito indivíduos especializados em assaltar instituições bancárias mediante o uso simulacros de arma de fogo, característica que permite ultrapassar as portas giratórias de segurança.
Já dentro do banco, os criminosos iniciam abordagem violenta e
PF deflagra operação para combater crimes contra o INSS
Ocorreu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e outro de suspensão do exercício de função pública
A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação de Inteligência Previdenciária, vinculada ao Ministério da Previdência Social, deflagrou na manhã de quarta-feira (08), em São Paulo/SP, a segunda fase da operação Treda, com objetivo de aprofundar investigação e coletar elementos de prova adicionais sobre a suspeita de participação de servidora do INSS na prática de atos de corrupção, consistentes no fornecimento de dados de segurados e senhas de acesso ao MEU INSS, mediante o recebimento indevido de vantagem pecuniária, a dois estelionatários.
Tais informações permitiam a esses criminosos praticarem fraudes bancárias diversas, principalmente a obtenção fraudulenta de empréstimos consignados em nomes de segurados do INSS, titulares de benefícios ativos.
Alguns atos de corrupção que teriam sido praticados pela servidora foram identificados no decorrer de investigação anterior sobre um estelionato praticado na cidade de Regente Feijó/SP, circunscrição da Delegacia da Polícia Federal de Presidente Prudente/SP, em detrimento da a Caixa Econômica Federal. Já a identidade da servidora e mais fatos criminosos foram descobertos a partir dos dados coletados na primeira fase dessa investigação, deflagrada em agosto de 2022, oportunidade em que foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um dos estelionatários.
Até o momento, os indícios dão conta de que a servidora em questão, ao menos desde 2020, recebe vantagem indevida dos estelionatários identificados para o fornecimento dos dados que deveriam ser por ela protegidos, o que deu ensejo à determinação pela Justiça Federal do afastamento da servidora do exercício de sua função pública, como medida alternativa à decretação de sua prisão preventiva.
PM é baleado durante confronto na Comunidade Santa Maria
Policial foi atingido na perna; clima é tenso devido ao intenso tiroteio na região
Um policial militar lotado no 18º BPM (Jacarepaguá) foi baleado durante um confronto com criminosos na tarde de quarta-feira (08), na Comunidade Santa Maria, na Taquara, Zona Oeste do Rio.
Segundo a Polícia Militar, agentes do 18º BPM realizavam policiamento pela comunidade quando um grupo armado atirou contra os policiais, o que deu início ao confronto.
No confronto, um policial, que não teve a identidade revelada, foi atingido na perna. Ele foi socorrido e levado até o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Não há informações sobre o seu estado de saúde.
A PM ressaltou que equipes do 18º BPM e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) seguiram em reforço ao policiamento na região.
Preso desde o último dia 20, Daniel Alves, de 39 anos, deu um novo depoimento em Barcelona, sobre sua acusação de estrupo. E de acordo com o jornal espanhol “El Tiempo”, a sua situação pode ter ficado ainda mais complicada. Segundo a publicação, o brasileiro teria admitido pela primeira vez que “houve penetração vaginal” na situação envolvendo ele e a suposta vítima na boate no fim do ano passado.
Daniel Alves já mudou o seu depoimento em pelo menos três oportunidades. De acordo com o jornalista espanhol Carlos Quilez, a declaração do brasileiro muda o curso do caso, já que com o novo depoimento nenhuma das partes nega a penetração vaginal.

O corpo de delito elaborado pelo Hospital Clinic de Barcelona, especializado em agressões sexuais, já havia comprovado a penetração vaginal. O exame certificou a existência de hematomas, arranhados e mordidas no corpo da jovem, somados ao estado de nervosismo e ansiedade que ela apresentou após o suposto encontro com o jogador.
Os advogados de Daniel Alves fizeram um pedido de liberdade provisória que acabou sendo negado. O tribunal entende que por conta dos indícios de ele ter supostamente cometido o estupro, sua liberação representa perigo de fuga.
CASO DANIEL ALVES
A juíza Maria Concepción Canton Martín decretou a prisão de Daniel Alves no dia 20 de janeiro. Ele foi detido ao prestar depoimento sobre o caso de agressão sexual contra uma mulher na madrugada do dia 30 de dezembro. O Ministério Público pediu a prisão preventiva do atleta de 39 anos, sem direito à fiança, e a titular do Juizado de Instrução 15 de Barcelona acatou o pedido, ordenando a detenção.
A acusação se refere a ameaçadora, rendendo os vigilantes e demais clientes, inclusive com a subtração das reais armas de fogo dos seguranças e outros bens e valores pertencentes ou em uso no estabelecimento bancário, sendo que, ao final da ação criminosa, a fuga se dá por meio de auxílio de motoqueiros que aguardam no lado de fora da agência. um episódio que teria ocorrido na casa noturna Sutton, em Barcelona, na Espanha. O atleta, que defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, teria trancado, agredido e estuprado a denunciante em um banheiro da área VIP da casa noturna, segundo o jornal El Periódico. Ela procurou as amigas e os seguranças da balada depois do ocorrido.
Além disso, a Polícia Federal identificou que os dois alvos da operação, presos na data de hoje, participaram do assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal, na capital fluminense, em setembro de 2022.
Os presos foram encaminhados à Superintendência da PF no Rio de Janeiro, onde foram indiciados por crime de roubo duplamente qualificado, por ter sido praticado por mais de uma pessoa e com o uso de arma de fogo e, após as formalidades de polícia judiciária, serão encaminhados ao sistema prisional do estado.
A equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia catalã (Mossos d’Esquadra), que colheu depoimento da vítima. Uma câmera usada na farda de um policial gravou acidentalmente a primeira versão da vítima sobre o caso, corroborando o que foi dito por ela no depoimento oficial. A mulher também passou por exame médico em um hospital. Daniel Alves foi embora do local antes da chegada dos policiais.
Segundo a imprensa espanhola, a contradição no depoimento do lateral-direito foi determinante para o Ministério Público do país pedir a prisão e a juíza aceitar. No início de janeiro, o jogador deu entrevista ao programa “Y Ahora Sonsoles”, da Antena 3, em que confirmou que esteve na mesma boate que a mulher que o acusa, mas negou ter tocado na denunciante sem a anuência dela e disse que nem a conhecia. No depoimento, porém, de acordo com os meios de comunicação da Espanha, o atleta afirmou que esteve com a mulher, mas sem ato sexual. Posteriormente, admitiu o ato sexual, mas alegou que a relação foi consentida. Segundo a rádio Cadena SER, imagens da vigilância interna do local confirmam que Daniel Alves ficou 15 minutos com a mulher no banheiro. Material coletado encontrou vestígios de sêmen tanto internamente quanto no vestido da denunciante.
O Pumas, do México, anunciou que o contrato de trabalho de Daniel Alves com o clube foi rompido por justa causa.
ORAÇÃO
Santa Apolônia
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
19 Minist Rios

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou na quarta-feira (08) a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, que será composta por integrantes de 19 ministérios. Após a primeira reunião do grupo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que diferentes setores do governo vão trabalhar para zerar o desmatamento na Amazônia até 2030 – compromisso que o presidente Lula tem defendido em seus discursos. Além dessa comissão, o governo também restabeleceu o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e criou de planos semelhantes para os outros biomas: Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.
A Fundação Rio das Ostras informa que o I Festival de Curtas Flávio Migliaccio, organizado e produzido pela Frankfurt Produções, está com inscrições abertas. Os interessados podem e devem se inscrever até o dia 25 de março no site www. frankfurtproducoes.com de forma gratuita. Podem concorrer as obras realizadas em conformidade com a definição de curtas metragens, com duração mínima de 3 minutos e máxima de 30 minutos, nas categorias animação, documentário, ficção e experimental, realizados ou finalizados a partir de 2016, com tema livre. Não é preciso ser inédita. O Edital, com regulamento e todos os procedimentos para participar do Festival, estão disponíveis no site da Frankfurt Produções. Todas as eventuais dúvidas e omissões deste Regulamento serão resolvidas pela Organização segundo regras de equidade e bom senso.

PAVÊ DE CHOCOLATE

Ingredientes:
400g de chocolate meio amargo derretido
1/2 xícara (chá) de leite
2 latas de creme de leite
1 pacote de biscoito champanhe
Cobertura:
Chocolate granulado a gosto para decorar
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o chocolate derretido com o creme de leite
Logo depois, em um refratário de 20 cm de diâmetro, intercale camadas de biscoito umedecido no leite e da mistura de chocolate, terminando em chocolate
Polvilhe com o chocolate granulado e então leve à geladeira por 2 horas tributo
Se desejar, decore com cerejas Sirva em seguida.
A morte não existe! O que se dá é apenas uma transformação em nossa maneira de ser. Não espere que, depois desta, exista outra vida. Não! A vida é a mesma. A vida eterna já está sendo vivida por todos nós. Depois da morte, continuamos a ser o que já somos. Portanto, procure ser AGORA, antes da morte, aquilo que você deseja continuar a ser depois da morte. Porque a morte não existe!


Turismo
A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, anunciou o vereador Junior Chuchu (PV) como novo secretário de Turismo da cidade. O parlamentar assume o cargo na quinta-feira (09). Em nota à imprensa, a prefeitura cabista agradeceu “os serviços e o empenho de Marco Simas“, que deixou a secretaria de Turismo na terça (07). Ainda segundo o município, quem assume o lugar de Junior Chuchu na Câmara Municipal é o primeiro suplente, Davi Siciliano Moraes, mais conhecido como Pancinha (PV).
Divulgação
CARMEN MIRANDA: A PEQUENA NOTÁVEL COMPLETARIA 114 ANOS
Divulgação
Carmen Miranda (1909-1955)

foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira. Ficou conhecida como a Pequena Notável. Era uma espécie de símbolo da América Latina, com seus brincos de argolas, babados e balangandãs. Deixou clássicos da música como “Tai, Pra Você Gostar de Mim” e do cinema, como “Uma Noite no Rio”.
Infância e Adolescência
Maria do Carmo Miranda da Cunha, conhecida como Carmen Miranda, nasceu em Marco de Canavezes, no Distrito de Porto, Portugal, no dia 9 de fevereiro de 1909. Filha do barbeiro José Maria Pinto Cunha e de Maria Emília Miranda, em 1910, com apenas um ano de idade, junto com sua mãe e sua irmã, Olinda, veio para o Brasil, onde seu pai já morava.
Carmen foi criada no Rio de Janeiro, o bairro da Lapa. Estudou em colégio de freiras e aos 15 anos largou os estudos e começou a trabalhar na La Femme Chic, uma confecção de chapéus, localizada no centro do Rio de Janeiro, onde estudou moda e aprendeu a costurar, pegando o gosto pelos turbantes, que viraram sua marca registrada.
Primeiro Sucesso Sonhando em ser atriz e cantora, nas horas vagas, cantava e dançava para animar pequenas festas. Em 1929, foi apresentada ao compositor Josué de Barros que logo a levou para se apresentar em teatros e clubes. Estreou como cantora na Rádio Sociedade. Gravou seu primeiro disco com as músicas Triste Jandaia” e Iaiá, Ioiô. Seu grande sucesso veio com a marcha-canção Pra Você Gostar de Mim (1930), que ficou conhecida por “Tai”, que foi recorde de vendas, escrita especialmente para ela por Joubert de Carvalho.
No dia 30 de outubro do mesmo ano, Carmen Miranda já estava fazendo sua primeira turnê internacional em Buenos Aires, na Argentina. Em 1933, foi a primeira mulher a assinar um contrato com uma rádio. Entre 1933 e 1938, retornou à Argentina mais oito vezes.
Carmen lançou outros discos e se transformou na principal estrela do Cassino da Urca no Rio de Janeiro. As apresentações no cassino funcionavam como passaporte para o ingresso no mundo do cinema.
Fantasia de Baiana
Em 1936, Carmen Miranda estreou no cinema na comédia musical “Alô, Alô Carnaval”, quando cantou acompanhada da irmã Aurora Miranda. Gravou grandes sucessos como No Tabuleiro da Baiana (1936), de Ari Barroso, Camisa Listrada (1937), de Assis Valente, Boneca de Pixe (1938) e Na Baixa do Sapateiro (1938), de Ari Barroso.
Em 1939, Carmen Miranda brilhou na comédia-musical Banana da Terra, quando apareceu caracterizada de Baiana, personagem que ela incorporou até o fim de sua vida. No musical, cantou a música O Que é Que a Baiana Tem, de Dorival Caymmi, que virou um clássico na voz da cantora.
Na Broadway
Ainda em 1939, em uma temporada no Cassino da Urca, Carmen foi contratada pelo magnata do show business, Lee Shubert, para ser uma de suas atrações no show “The Streets os Paris”, que estrearia na Broadway.

O sucesso das apresentações projetou Carmen nos Estados Unidos. No ano seguinte, a cantora apresentou-se na Casa Branca em uma festa para o presidente Roosevelt, pelo seu sétimo ano na presidência dos Estados Unidos.
A pequena Notável, com seus 1,52 m de altura, se tornou uma espécie de símbolo da América Latina, com seus turbantes, brincos de argolas, babados, saltos plataformas e balangandãs.
Em 1940, Carmen estreou nos Estados Unidos com o filme Serenata Tropical. No dia 24 de março de 1941, foi a primeira sul-americana a receber uma estrela na Calçada da fama em Hollywood. Carmen Miranda fez um total de 14 filmes nos Estados Unidos e seis filmes no Brasil, entre eles:
Alô, Alô Carnaval (1936) Uma Noite no Rio (1941), Aconteceu em Havana (1941), Minha Secretária Brasileira (1942) e Serenata Boê- mia (1947)
Casamento
Em 1947, Carmen Miranda casou-se com o americano David Sebastian, que passou de seu empregado a empresário. Sendo alcoólatra, ele levou Carmen a beber também e não conseguiu administrar seus contratos. O casamento entrou em crise e Carmen caiu em depressão, se tornando dependente de remédios.
Morte
Depois de 15 anos nos Estados Unidos, consagrada internacionalmente, Carmen viajou de volta ao Brasil, em 1954, para rever a família. Sofrendo, ficou internada durante 4 meses para desintoxicação. Depois, já recuperada, volta para Hollywood e apresenta-se no programa do comediante Jimmy Durante.
Enquanto cantava e dançava, desmaiou e foi amparada. Recuperada, terminou sua apresentação. De volta para casa em Los Angeles, foi para seu quarto e na manhã do dia seguinte foi encontrada morta vitimada por um ataque cardíaco.
Carmen Miranda faleceu em Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de agosto de 1955.