Consumidores, seu cupom fiscal faz Búzios ficar cada dia melhor, exija sua nota fiscal
![]()
Búzios a cidade mais badalada do Brasil, está realizando uma campanha de esclarecimento sobre a sonegação fiscal no município, por meio da Secretaria de Finanças e Arrecadação. A ação visa esclarecer aos consumidores os benefícios que o cupom fiscal traz para a cidade.
Todo consumidor tem o direito de pedir a nota fiscal, além de ser a única garantia oficial da compra de um produto ou serviço. Parte do imposto de uma nota fiscal é revertida ao município, que tem por obrigação transformar esse dinheiro em benefícios como obras, infraestrutura, asfalto, saúde,
A Secretaria de Lazer e do Esporte promoverá na quarta-feira (04) o evento “Verão Saúde”, uma academia em céu aberto, com aulão de Jump, Dança e Spinning. O evento será realizado no início da rua das Pedras (próximo ao Bob’s), às 16h.
O “Verão Saúde” será realizado em parceria com a Academia Em Foco, e é aberto ao público.
O Projeto “Choro da Maria”, idealizado pela Fundação de Cultura para valorizar a roda de choro no Município, começa 2023 homenageando o compositor Waldir Azevedo. A primeira edição do ano será no domingo (08), a partir das 17h, na Praça São Pedro, com a participação do flautista Alexandre Bittencourt, como convidado.
A roda terá como banda base nesta edição o Grupo Desata nó, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Anderson Santos (percussão).
O Choro da Maria é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, com o objetivo de valorizar um dos mais tradicionais ritmos brasileiros, o Chorinho, e prestigiar músicos da Região. Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.
Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem trazer a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.
CONVIDADO – O músico Alexandre Bittencourt é Bacharel em Música pela UNIRIO, iniciou o estudo da flauta transversal e saxofone aos quinze anos. Conta atualmente com mais de trinta anos de carreira como musico profissional. Tanto na música popular como erudita, tem trabalhado com vários grupos e em diferentes vertentes: tocou 10 anos com o grupo Casuarina e com a cantora Teresa Cristina. Atualmente se apresenta com os grupos GoEast Orkestar, Fanfarrada e o Sexteto Sucupira.
Fora do Brasil já tocou em concertos e festivais em Droux (França), Saint Pierre D’Oriac (França), Vic Fez’n Sac (França), Amsterdan (Holanda), San Juan (Porto Rico), Guca (Servia), Mercedes (Uruguay) e La Paz (Bolívia).
CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.
Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Os músicos utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e “choroso”.
construção de creches, entre outros.
De acordo com o secretário de Finanças e Arrecadação, Genilson Drumond de Pina, 100% do ISS e 25% do ICMS das notas tiradas em empresas do município ficam de reserva para a cidade.
“A campanha tem o intuito de desenvolver mecanismo próprio para o aumento da arrecadação, através de tributos municipais como: IPTU, ITBI, ISSQN, Taxas e dos repasses governamentais estaduais como ICMS. Exigir a nota fiscal, faz Búzios ficar cada dia melhor”, acrescenta Genilson.
Centenas de crianças e adolescentes se divertem com jogos, gincanas, capoeira, jiu-jitsu, entre outras atrações
Juliane Soares de 14 anos é uma das meninas e meninos que participam da Colônia de Férias desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, durante o verão de 2023. Jogos esportivos e digitais, gincanas, música, brincadeiras, roda de capoeira, jiu-jitsu, entre outras atividades, estão na programação, realizada nos turnos da manhã e tarde.
“Já participo há um tempo desta Colônia de Férias e ela faz com que a gente tenha uma ocupação durante as férias escolares. Os jogos nos ensinam a ter mais empatia pelo outro e saber perder também. Um espaço para fazer mais amizades”, descreveu Juliane.
Participam das atividades crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também outros moradores das localidades próximas às unidades de atendimento da Assistência Social.
As vantagens da atividade física para o desenvolvimento infantil já são conhecidas. Em Rio das Ostras, elas são combinadas com a possibilidade de fazer novas amizades, se divertir , se alimentar de forma saudável e ainda ter uma
dose extra de movimento.
Além disso, a Colônia é uma ótima alternativa para pais, mães e outros responsáveis que precisam trabalhar enquanto seus filhos estão de folga da escola. Ela também ajuda a disseminar hábitos saudáveis e atua na evolução física, mental e emocional de meninos e meninas.
Entre os benefícios da participação da Colônia de Férias estão: Convivência com a diversidade; Socialização; Movimento e Exercícios Físicos; desenvolvimento da Criatividade e da Paciência; estímulo a hábitos saudáveis; senso de coletividade; bem-estar; e segurança, já que estão em um ambiente protegido, distante das ruas.
A alimentação é um ponto fundamental da participação da Colônia de Férias. “É um momento importante, pois além de promover
atividades recreativas, também temos como foco neste período de férias escolares o apoio alimentar, essencial para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. É uma alegria retomar as atividades com esse público nas nossas unidades”, explicou Eliara Fialho, secretária de Assistência Social.
Durante as atividades, profissionais de educação física, mídias digitais, professores de capoeira e artes marciais, entre outros, aplicam e acompanham as atividades.
VAGAS - Ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem procurar alguma das unidades em que acontecem as atividades: Cras Central, Cras Sul, Cras Norte, CIC I, CICI II e Casas da Criança Âncora e Cidade Praiana.
Na quinta-feira (05), dando início ao mês de conscientização e combate à intolerância religiosa no Brasil, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) exibirá o documentário “Fé e Fúria”, do produtor e documentarista Marcos Pimentel. A produção relata a perseguição de criminosos a terreiros de matriz africana, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A exibição do filme é parte do Cine Mart, projeto do museu de exibição de filmes, curtas e documentários, voltados a assuntos de interesse público/cultural.
O trabalho cinematográfico de Marcos Pimentel é resultado de uma investigação sobre traficantes dos subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte convertidos a igrejas neopentecostais, que misturam poder com religião para dominar suas comunidades, impondo restrições e perseguições a moradores e terreiros de matriz africana.
A programação começa às 17:30h, com visita mediada pela exposição temporária “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”, de Edimar Freitas Lopes. As educadoras do Mart apresentarão ao público as narrativas sobre a cultura e religiosidade dos ancestrais quilombolas na região do antigo Cabo Frio presentes na exposição. A visita tem duração de até 50 minutos e é gratuita!
Em seguida, às 18:30h, o diretor do documentário, Marcos Pimentel, fará sua apresentação e falará sobre sua carreira e a construção do filme, que será exibido logo em seguida, às 19h. O conteúdo tem classificação indicativa de 14 anos.
Após a exibição, haverá um “bate-papo” entre o público e Marcos Pimentel, com o intuito de refletir e dialogar sobre as colocações de destaque abordadas no
documentário.
Toda as atividades são totalmente gratuitas e não necessitam de agendamento prévio.
SAIBA MAIS SOBRE MARCOS PIMENTEL
Nascido em Juiz de Fora (MG), é documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado em Comunicação Social e Psicologia, no Brasil. Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários que ganharam 94 prêmios e foram exibidos em mais de 700 festivais internacionais.
É professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV – Cuba, onde dá aulas para alunos do curso regular, da Maestria Documental e dos Talleres Internacionales. Vive e trabalha em Belo Horizonte, onde é um dos diretores da TEMPERO, espaço de criação e produção audiovisual com foco no cinema autoral, que tem atuação no Brasil e na Alemanha.
Mais informações: (22) 981540088; (22) 98154-0086 ou mart. educativo@museus.gov.br
Com as orlas cheias, Rio das Ostras recebeu 2023 com muita alegria, tranquilidade e queimas de fogos que coloriram o céu da Cidade.
Os shows pirotécnicos foram pontuais e duraram cerca de 13 minutos na Praia do Centro, Mirante da Baleia e Emissário Submarino de Costazul. A pesquisa de ocupação hoteleira realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo indicou que 95% dos meios de hospedagem
estavam ocupados.
Depois de dois anos sem grandes comemorações, as famílias voltaram a se reunir para festejar a chegada de um novo ano. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar se uniram para garantir a ordem durante os dias de festejos.
A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Município não parou durante a virada do ano para manter Rio das Ostras limpa. Foram recolhidas quase 44 toneladas de re -
síduos domiciliares, entulhos, limpeza das praias e varrições.
“Foi muito bom poder ver moradores e turistas reunidos com as famílias, num clima de muita harmonia, para receber o Ano Novo. As queimas de fogos foram um sucesso, recebemos muitos elogios. Agora estamos empenhados para ter um verão animado para moradores e turistas”, disse Aurora Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
“Não esquecerei os esquecidos”, assim resumiu Silvio Almeida as prioridades e objetivos à frente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania na terça-feira (03). O ministro teceu fortes críticas ao governo anterior e como a pasta foi conduzida e definiu o trabalho à frente como “construir um novo Brasil que todos nós possamos caber”.
Almeida destacou ao longo de todo o discurso a importância do povo negro brasileiro chegar a instância de poder ministerial. “Assumo hoje o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania tendo a plena consciência de que não o faço só, nem mesmo faço por mim. Sou fruto de séculos de luta e resistência de um povo que não se resignou, nem mesmo diante dos piores crimes de horror da nossa história”, afirmou. “Hoje me coloco, humildemente, como operário na escrita de mais um capítulo desse sonho”.
O ministro chamou de “projeto de destruição nacional” de Bolsonaro para falar que recebeu um ministério “arrasado” e, portanto, prometeu revogar ou publicar novos atos legislativos. Pretende, também, retomar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, de gênero, sexualidade, para crianças, idosos e pessoas com deficiência. “Nós não permitiremos que um ministério permaneça sendo utilizado para mentiras e preconceitos. Essa era se encerra neste momento, acabou.”
Segundo ele, outros fo-
cos da gestão serão a proteção de ativistas ambientais e de direitos humanos; de crianças e adolescentes órfãos da covid-19; expansão dos direitos humanos para as demais pastas do governo; criar uma secretaria de “empresas e direitos humanos”; elevar participação e cooperação internacional; recriará o conselho para elaboração de políticas voltadas para pessoas LGBTQIA+; e associar noções dos direitos humanos a educação.
O filósofo e advogado prometeu, ainda, uma forte colaboração com Flávio Dino, Justiça e Segurança Pública, para discutir a proteção da juventude pobre e negra, vítima da violência policial e urbana, e relembrou ícones como Marielle
Franco, Zumbi dos Palmares e Milton Santos.
Almeida destacou ao longo de todo o discurso a importância do povo negro brasileiro chegar a instância de poder ministerial. “Assumo hoje o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania tendo a plena consciência de que não o faço só, nem mesmo faço por mim. Sou fruto de séculos de luta e resistência de um povo que não se resignou, nem mesmo diante dos piores crimes de horror da nossa história”, afirmou.
“Hoje me coloco, humildemente, como operário na escrita de mais um capítulo desse sonho”.
O ministro chamou de “projeto de destruição nacional” de Bolsonaro para falar que recebeu um ministério “arrasado” e, portanto,
prometeu revogar ou publicar novos atos legislativos. Pretende, também, retomar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, de gênero, sexualidade, para crianças, idosos e pessoas com deficiência. “Nós não permitiremos que um ministério permaneça sendo utilizado para mentiras e preconceitos. Essa era se encerra neste momento, acabou.”
Segundo ele, outros focos da gestão serão a proteção de ativistas ambientais e de direitos humanos; de crianças e adolescentes órfãos da covid-19; expansão dos direitos humanos para as demais pastas do governo; criar uma secretaria de “empresas e direitos humanos”; elevar participação e cooperação internacional; recriará
O ministro de Estado de Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, tomou posse e assumiu oficialmente a pasta na manhã de terça-feira (03). Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o sindicalista assumiu o compromisso de rever a Reforma Trabalhista, defendeu a valorização do salário mínimo e a regularização de relações trabalhistas mediadas por aplicativos e plataformas, como entregadores e motoristas.
O secretário
de
Urbana, Washington Reis (MDB), fez um alerta a criminosos na segunda-feira (02) para que parem de praticar furto de cabos, que afeta o sistema ferroviário no estado. A declaração foi feita a jornalistas após ser empossado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
“Já peço a essa bandidagem para não roubar cabo que a gente vai botar a polícia em cima e vai ter que devolver o cabo. O governador me deu essa determinação e nós vamos de madrugada aonde for buscar esses cabos com a polícia. O trem não vai parar”, afirmou.
O secretário, que é ex-prefeito de Duque de Caxias, também anunciou um programa de restauração da Linha Vermelha, no trecho entre a Ilha do Fundão e a Baixada Fluminense, que passou à administração estadual.
“Hoje mesmo iniciei a retomada da Linha Vermelha da Ilha até a Baixada. Ela foi estadualizada. Madrugamos lá. Uma limpeza enorme. Já vamos licitar asfalto, monitoramento, iluminação e sinalização”, disse.
Washington Reis prometeu ainda “pegar firme no projeto da Linha 4”, que liga a Zona Sul à Barra; ampliar a Linha 2 do metrô, levar o metrô para a Baixada e “colocar o trem nos trilhos”. O novo secretário de Transportes afirmou que sua gestão vai fazer uma grande fábrica de ônibus, com veículos elétricos e a gás. “Vamos buscar todos os modais com combustíveis verdes”, disse.
O governador Cláudio Castro (PL) deu posse ao seu novo secretariado na manhã desta segunda-feira (2) em cerimônia realizada no Palácio Guanabara. O governo conta novas pastas como a da Mulher, de Habitação e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.
Castro ainda anunciou a extensão do programa Cidade Integrada nas comunidades Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, e no Cesarão, em Santa Cruz, Zona Oeste.
Toda a nova equipe foi anunciada por Castro na última sexta-feira (30). Os nomes foram publicados em diário oficial neste domingo (1º), mesmo dia que o governador tomou posse no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Em discurso, Marinho afirmou que a proposta para valorização permanente do salário mínimo será enviada ao Congresso até maio. “Quero convocá-los para, em um curto espaço de tempo, oferecermos ao presidente Lula uma proposta de política de valorização permanente do salário mínimo a ser apresentada ao Congresso Nacional”, disse.
Segundo o ministro, o governo federal não revogará a legislação trabalhista, mas vai sim alterar alguns pontos e “construir um novo marco no mundo do trabalho”, que deve acontecer de forma “fatiada”. “Vamos construir a reforma com diálogo com as partes envolvidas, com trabalhadores e empresas, esse é o ministério do diálogo”, declarou.
Em entrevista coletiva após a cerimônia de posse, na sede do ministério, o chefe da pasta informou que vai propor o abono das propostas do governo de Jair Bolsonaro (PL), que tratam da criação da chamada carteira verde e amarela e da reforma administrativa.
De acordo com o ministro, a flexibilização de regras trabalhistas, herança deixada pelo governo antecessor, tem levado a uma trajetória de precarização do mercado de trabalho e que seu objetivo é reduzir os custos das contratações de funcionários, e, com isso, estimular a criação de empregos para jovens.
O ministro ainda afirmou que as regras atuais para os microempreendedores individuais (MEI) foram desvirtuadas e que é necessário “fortalecer e formalizar” esse grupo “para aumentar a remune-
ração”. Segundo ele, há contratações via MEI sendo realizadas “de forma ilegal”.
Outro projeto prioritário, de acordo com ele, será uma negociação que modernize o sistema sindical, “em uma negociação tripartite”: “Esquece o imposto sindical, não existirá mais no Brasil” A respeito dos prestadores de serviços para aplicativos, Marinho afirmou que eles não desejam trabalhar com carteira assinada nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas disse que eles “necessitam de proteção” e que a ideia é construir um processo para regulação da remuneração.
A pasta do Trabalho e Emprego é fruto do desmembramento do atual Ministério do Trabalho e Previdência em dois, com a recriação também da pasta da Previdência, que será assumida por Carlos Lupi. Metalúrgico, Marinho conheceu Lula durante as greves no final da década de 1970 e já havia chefiado a pasta do trabalho entre 2005 e 2007, quando implantou a política de aumento real (acima da inflação) do salário mínimo. Entre 2007 e 2008, assumiu o Ministério da Previdência Social do segundo Governo Lula.
o conselho para elaboração de políticas voltadas para pessoas LGBTQIA+; e associar noções dos direitos humanos a educação.
O filósofo e advogado prometeu, ainda, uma forte colaboração com Flávio Dino, Justiça e Segurança Pública, para discutir a proteção da juventude pobre e negra, vítima da violência policial e urbana, e relembrou ícones como Marielle Franco, Zumbi dos Palmares e Milton Santos.
“Trago a luta de Zumbi, de Dandara, dos já citados Luiz Gama e Luíza Mahin, de Abdias, de Guerreiro Ramos, de Lélia Gonzales, de Milton Santos, de Marielle Franco, de Pelé – que foi ministro de Estado, também, deste Brasil. E tantos outros e outras que permitiram que eu estivesse aqui hoje, homem preto, ministro de Estado, à serviço de uma luta que um dia também foi deles”, agradeceu.
Composição dos Direitos Humanos e Cidadania
Silvio Almeida, que já havia divulgado que Rita de Oliveira como secretária-executiva, anunciou também os secretários que irão atuar dentro da pasta. Isadora Brandão será secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; Ariel de Castro Alves, dos Direitos da Criança e do Adolescente; Symmy Larrat, de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+; Anna Paula Feminella, dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Alexandre Silva, dos Direitos da Pessoa Idosa
A deputada e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário destacou, ao introduzir o novo ministro, que junto a ele, tomaram posse “o povo negro brasileiro, a periferia do Brasil, as pessoas com deficiência, as pessoas LGBTQIA+, o povo que vive nas ruas”.
Ela criticou as ações do Ministério, que foi comandada por Damares Alves até março de 2022 devido à campanha que a elegeu senadora, e relembrou também as vítimas da covid-19. “Nós vivemos a transformação deste Ministério em uma pasta voltada ao terror, a afirmação das desigualdades, ao fomento ao ódio e a todas as formas de discriminação. O Disque 100 foi desvirtuado, as políticas de memória e verdade foram atacadas, fascistas ocuparam espaço na pasta da democracia”, criticou a parlamentar, em meio a gritos de “sem anistia” vindos da plateia.
Almeida falou a ex-chefes da pasta, deputados, senadores, representantes de ONGs e a colegas ministeriais como Anielle Franco, da Igualdade Racial; Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Sonia Guajajara, dos Povos Originários; Ana Moser, do Esporte; Cida Gonçalves, das Mulheres; e Marina Silva, do Meio Ambiente. O padre Júlio Lancellotti, notório ativista dos direitos das pessoas em situação de rua, mandou um vídeo oferecendo apoio à nova equipe à frente dos Direitos Humanos.
De acordo com embaixador da Argentina, Daniel Scioli, moeda não será única, mas será usada no intercâmbio comercial entre os países do bloco
Argentina e Brasil vão retomar o trabalho conjunto na integração regional e no desenvolvimento da moeda comum do Mercosul. Contudo, essa unidade monetária não será única como o euro.
“Trabalharemos sobre a moeda comum, mas isso não significa que cada país terá a mesma moeda. Significa uma unidade para a integração e aumento do intercâmbio comercial no bloco regional”, explicou a jornalistas o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, após encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na terça-feira (03).
De acordo com o embaixador, a conversa com o novo ministro tratou principalmente da integração energética e financeira, e de ações para promover mais o intercâmbio comercial entre os dois países. “O Brasil é o parceiro número um da Argentina, e, no contexto de crise da globalização, é importante fortalecer toda a nossa região e a nossa complementação”, afirmou.
Haddad e o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, escreveram um artigo em abril de 2022 defendendo a retomada da discussão de uma moeda comum, iniciada durante os governos petistas. No texto eles defendem a tese de que a experiência da operacionalização da Unidade Real de Valor (URV), que preparou o terreno para o Plano Real, poderia subsidiar a criação de uma nova moeda digital sul-americana (SUR), capaz de fortalecer a região.
“A criação de uma moeda sul-americana é a estratégia para acelerar o processo de integração regional, constituindo um poderoso instrumento de coordenação política e econômica para os povos sul-americanos”, escreveram. “É um passo fundamental rumo ao fortalecimento da soberania e da governança regional, que certamente se mostrará decisivo em um
novo mundo.”
Scioli contou que, depois do encontro com Haddad ainda se reúne hoje com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar dos mesmos temas e da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Buenos Aires, em 23 de janeiro, onde participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A viagem foi confirmada, ontem, durante o encontro de Lula com o presidente argentino, Alberto Fernández.
O encontro do ministro com o embaixador argentino foi incluído de última hora na agenda de Haddad, e ocorreu logo após a primeira reunião oficial com os secretários da pasta na manhã de hoje no Bloco P da Esplanada dos Ministérios. Participaram do encontro o secretário-executivo, Gabriel Galípolo; a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize de Almeida; o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas; o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello; a secretária de Assuntos Internacionais, Tatiana Rosito, e assessores especiais.
‘Já peço à bandidagem para não roubar cabo que a gente vai botar a polícia em cima’, diz Washington Reis em posse de secretariado
Buscas realizadas na terça-feira (03), em São Paulo e em Brasília, foram determinadas pelo ministro Gilmar Mendes, do STF; agentes confiscaram duas pistolas e uma arma de coleção
A Polícia Federal (PF) esteve na terça-feira (03), nos endereços da deputada federal Carla Zambelli (PL) em São Paulo e em Brasília para apreender novas armas. Os policiais levaram duas pistolas e uma arma de coleção.
A ordem foi expedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A deputada já havia entregado a arma usada para perseguir um homem na véspera do segundo
-
turno da eleição.
Procurada pela reportagem, a equipe de Carla Zambelli confirmou a operação e disse que as armas eram usadas para sua defesa pessoal. A deputada também afirmou que os policiais foram “muito educados” e que ela cooperou com a operação.
“Caso qualquer atentado à vida da deputada, agora desprotegida, aconteça, já sabemos o responsável”, disseram.
Carla Zambelli perseguiu um homem negro junto com seus seguranças no bairro Jardins, em São Paulo, na véspera do segundo turno. A deputada sacou a arma e correu atrás do jornalista Luan Araújo até um restaurante da região.
Uma mulher foi presa em flagrante por policiais da 15ª (Gávea) por aplicar o golpe da falsa diarista em pelo menos dez pessoas na Zona Sul do Rio. Fabiana Pereira de Souza se apresentava como faxineira inscrita num aplicativo de serviços para ganhar confiança dos contratantes e então furtar objetos de valor, cartões de crédito, documentos, dinheiro e mesmo chave reserva de automóveis. Uma das vítimas chegou a ter um prejuízo de mais de R$ 300 mil.
Lula
Silvas (PT). A verificação começou pelo gabinete presidencial e está sendo feito por etapas, para checar a existência de grampos, eventuais explosivos ou outros materiais suspeitos.
Até que o procedimento e outras adaptações sejam concluídas, Lula tem despachado de um hotel na área central de Brasília. Na segunda-feira, Lula passou o dia no Itamaraty em conversas bilaterais com autoridades estrangeiras.
A varredura será feita em outros setores do Planalto conforme demanda dos novos ministros palacianos. Gradativamente, todo prédio passará pelo procedimento, que não tem previsão de conclusão, segundo policiais envolvidos no trabalho. Embora seja uma verificação padrão, a varredura é feita por desconfianças do atual governo em relação as equipes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O mesmo procedimento será feito nos próximos dias no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. A varredura no Alvorada iniciará após a área logística liberar o palácio, que está passando por adaptações e troca de móveis e mobília. Só após essas mudanças, a PF fará a varredura no Alvorada.
A varredura por locais em que o presidente da república circula é procedimento padrão. Pela equipe de segurança de Lula, foi adotado durante toda a campanha a campanha por locais onde petista circulou e durante a transição, tanto no hotel quando no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede da transição em Brasília.
Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam um homem em flagrante, na segunda-feira (02), pelo crime de feminicídio. Ele é acusado de ter matado a companheira, na manhã daquele mesmo dia, após uma discussão, em Belford Roxo, na Baixada.
Segundo apurado, o autor teria asfixiado a mulher porque ela não permitiu que ele tivesse acesso às mensagens em seu aparelho de telefone celular. Os dois filhos do casal, de 5 e 2 anos de idade, estavam na residência no momento do crime.
Familiares da mulher relataram aos agentes que o homem era extremamente possessivo e vinha perseguindo a vítima. Ele teria, inclusive, acessado as redes sociais dela.
Após diligências da equipe da DHBF para localizá-lo, o criminoso, que se sentiu cercado, se apresentou na 38ª DP (Brás de Pina), sendo posteriormente conduzido para a Delegacia de Homicídios. Contra ele foi lavrado auto de prisão em flagrante por feminicídio.
Um casal reconheceu parte do dinheiro furtado no material apreendido pela polícia, o que deu origem ao flagrante pelo crime de furto mediante fraude. Fabiana conseguiu abrir o cofre da casa e furtar joias, como uma pulseira de ouro, outra de prata, duas alianças de
diamante, corrente de ouro, um par de óculos da marca Versace, R$ 350, US $ 350 e uma nota de 100 pesos argentinos.
Outra vítima reconheceu um par de brincos. Três
pessoas encontraram seus cartões bancários entre os itens que estavam com Fabiana.
Como já havia uma denúncia contra Fabiana no aplicativo, a empresa blo-
do Disque Denúncia e o Setor de Inteligência da unidade obter a localização do criminoso.
Segundo as investigações, o homem se passava por pastor evangélico para ganhar a confiança das vítimas, em sua maioria idosos. Na companhia de uma mulher, ele pedia acesso às residências das pessoas com o pretexto de fazer uma oração.
queou
para não receber novos serviços. Mas, com um documento roubado de uma cliente, ela conseguiu burlar o sistema, conseguindo novos trabalhos pela ferramenta.
jas e saques de altos valores em caixas eletrônicos.
As vítimas só percebiam que seus pertences haviam sido subtraídos ao procurá-los horas depois, ou quando eram notificadas pelos bancos dos saques e compras indevidas praticadas com os seus cartões.
Policiais civis da 21ª DP (Bonsucesso) prenderam, na segunda-feira (02), um homem acusado de furto qualificado, em Guaratiba,
Zona Oeste do Rio. Contra ele havia três mandados de prisão pendentes. A captura ocorreu após a equipe receber informações por meio
Uma vez dentro do imóvel, um dos autores distraía a vítima enquanto o outro se deslocava para os demais cômodos da casa, a fim de praticar os crimes. Eles tinham como costume furtar dinheiro, joias e cartões bancários, que eram usados para efetuar compras em lo-
Ao obterem a possível localização do criminoso, os agentes fizeram vigilância, até confirmarem a presença dele. No momento da abordagem, o foragido tentou se evadir pelos fundos da casa, mas foi capturado pela equipe da 21ª DP. O autor possui oito anotações criminais por furto qualificado e associação criminosa, acumulando três condenações.
Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) prenderam, na segunda-feira (02), um miliciano do grupo de Luís Antônio da Silva Braga, o “Zinho”. O homem e seus comparsas eram investigados por homicídios praticados nos bairros de Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele foi encontrado em sua residência, em Cosmos.
Os agentes foram ao endereço para checar uma denúncia de que um miliciano tinha em sua posse armas de fogo e um veículo clonado. Ao ser abordado, ele
confirmou as informações. Com o criminoso, foram encontrados um fuzil, uma pistola, carregadores, munições, um simulacro de fuzil, uma camisa da Polícia Civil, um emblema do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar e o carro. Após pesquisas em bancos de dados, os policiais confirmaram que o automóvel havia sido roubado na circunscrição da 41ª DP (Tanque). O miliciano foi conduzido à sede da DHC, onde foi autuado em flagrante por receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Na cerimônia de transmissão de cargo, na segunda-feira (02), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que “o Brasil voltou a respirar”. No evento, Padilha citou a ex-presidenta, Dilma Rousseff, de quem foi ministro da Saúde. Padilha anunciou que, em sua gestão, quatro “grandes missões” norteariam o seu trabalho. São elas: a democracia, o diálogo, as instituições e o povo brasileiro. “Esse ministério é o ministério do diálogo, não existe alguém aqui quem vai falar de metralhada contra a oposição. Essa época acabou. Teremos o diálogo e o respeito com os partidos que compõem a oposição”, destacou o novo ministro.
A tradição cultural da Folia de Reis está mantida em Rio das Ostras. A Fundação de Cultura promove na sexta-feira (06), a partir das 18h, a apresentação do grupo “Folia de Reis Estrela do Oriente – Macaé RJ”. A concentração acontece na Avenida Amazonas, em frente à Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão. O cortejo, que remete à jornada dos três Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar na visita ao Menino Jesus, vai seguir pela Avenida Amazonas em direção à Casa de Cultura Bento Costa Jr. O percurso segue pela Rodovia Amaral Peixoto, para na entrada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e continua pela Praça José Pereira Câmara até o seu destino, pela orla do Centro.
Ingredientes:
Pai de amor e bondade infinitas, dai-nos a graça de jamais desesperarmos diante
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
“Faça aos outros o gosta que os outros façam a você”. O grande filósofo que proferiu este ensinamento, Jesus, sabia o que estava dizendo. Se desprezar, será desprezado. Se criticar, será criticado. Mas se distribuir bondade, compreensão e amor, receberá em troca amor, compreensão e bondade. Cada um recebe de acordo com o que dá. Faça aos outros o que quer que façam a você.
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, divulgou, na terça-feira (03), vídeo em que enumera “erros” presentes no discurso de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República. Na gravação, o dirigente do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que a legenda fará “vigília” sobre todos os atos da nova gestão federal. A ideia do PL é que Bolsonaro seja uma espécie de líder informal da oposição a Lula. Neste momento, porém, o ex-presidente passa dias em Miami, nos Estados Unidos.
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 talos de alho-poró em rodelas
2 tomates sem sementes picados
3 xícaras (chá) de peru assado e desfiado Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Batata palha a gosto para polvilhar Creme de milho:
1 e 1/2 xícara (chá) de milho
2 xícaras (chá) de leite
1 cubo de caldo de galinha
1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo Sal e pimenta-do-reino a gosto
O aumento do efetivo utilizado e do número de ações de fiscalizações feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a Operação Ano-Novo 2023 refletiu diretamente nos resultados obtidos no período de festividades. Segundo a PRF, o número de autuações de motoristas embriagados aumentou em 70%. O reforço para a operação desse ano foi 44% maior que no ano passado. E o total de pessoas fiscalizadas foi 56%. A quantidade de veículos parados foi 42% maior, na comparação com a operação realizada no período festivo entre 2021 e 2022.
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola até amaciar. Junte o alho-poró e os tomates e refogue por 3 minutos. Junte o peru e refogue por mais 2 minutos. Tempere com sal, pimenta e salsa picada. Transfira para um refratário médio e reserve. Para o creme de milho, bata no liquidificador metade do milho, o leite, o caldo de galinha e a farinha de trigo. Transfira para uma panela, junte o milho restante e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta e junte o creme de leite. Espalhe sobre o refogado, polvilhe com a muçarela e o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire, polvilhe com batata palha e sirva em seguida acompanhado de arroz branco.
Divulgação
Humberto Cavalcanti de Albuquerque Teixeira nasceu em Iguatu, Ceará, no dia 5 de janeiro de 1915. Estudou as primeiras letras, aprendeu bandolim e flauta em sua cidade natal.
Humberto Teixeira (19151979) foi um compositor, advogado e deputado federal. Tornou-se conhecido como o parceiro de Luiz Gonzaga e autor da letra da imortal “Asa Branca”.
Humberto foi morar em Fortaleza, onde fez o curso secundário no Liceu do Ceará. Foi aluno do Maestro Antônio Moreira e atuou como flautista-aluno na Orquestra Iracema.
Em 1932, Humberto Teixeira mudou-se, com o irmão, para o Rio de Janeiro para estudar na Faculdade Nacional de Direito. Em 1934, foi um dos vencedores do concurso de música carnavalesca promovido pela revista “O Malho”.
Sua Música “Meu Pedacinho”, classificou-se ao lado das músicas de Ari Barroso, José Maria de Abreu, Cândido das Neves e Ari Kerner. Humberto Teixeira con-
tinuou compondo suas valsas, toadas e canções, todas editadas para piano pela “A Guitarra de Prata”. Seu primeiro sucesso foi “Sinfonia de Café”, feita especialmente para Muiraquitã, espetáculo encenado no Teatro Municipal.
Lançada por Déo na Continental, a música Sinfonia do Café, que ocupava as duas faces do disco de 78 rpm. abriu caminho para outras composições de Humberto Teixeira, algumas de grande sucesso na época.
Entre as gravações destacam-se: Deus Me Perdoe (Ciro Monteiro), Só Uma Louca Não Vê (Orlando Silva), Meu Brotinho (Francisco Carlos) e Natalina (Quatro Azes e Um Coringa).
Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga Recém-formado pela Faculdade de Direito, Humberto Teixeira iniciava suas atividades como advogado em um escritório da Avenida Calógeras e paralelamente realizava suas atividades musicais.
Nessa época, Luiz Gonzaga estava procurando um parceiro para lançar suas
músicas no Rio de Janeiro, e por indicação de Lauro Maia, em agosto de 1945, foi procurar Humberto Teixeira em seu escritório.
O longo bate-papo resultou em um acordo a que chegaram a respeito do “baião”- o ritmo mais “urbanizável” e “estilizável” dos ritmos nordestinos, portanto o mais apropriado para o lançamento da campanha musical que os dois resolveram iniciar.
A partir daquele momento começou a parceria e assim nasceu a canção “Baião”, a primeira feliz experiência da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
Baião
Eu vou mostrar pra vocês Como se dança um baião E quem quiser aprender É favor prestar atenção Morena chegue pra cá Bem junto ao meu coração agora é só me seguir pois eu vou dançar o baião!...
A música “Baião” foi gravada em 22 de maio de 1946 pelo quinteto Quatro Azes e Um Coringa, com excelente aceitação do público que abriu o caminho para o sucesso da parceria.
O baião de Humberto e Luiz, com uma batida uniforme do princípio ao fim (feito para dançar), substituía os instrumentos originais (viola, pandeiro e rabeca), pelo acordeão, triângulo e zabumba.
A música popular brasileira, que então oscilava entre o samba-canção e os ritmos importados, sofreu uma revolução, foi surpreendida por algo completamente novo.
Os sucessos da parceria
Paraíba Quando a lama virou pedra E mandacaru secou Quando ribaçã de sede Bateu asas e voou Foi aí que eu vim’embora Carregando a minha dor...
Deputado Federal Em 1954, Humberto Teixeira foi eleito deputado federal pelo Ceará. Durante a campanha, Humberto teve ao seu lado o amigo Luiz. Durante seu mandato defendeu no Congresso Nacional, os direitos autorais dos compositores e a divulgação da música brasileira em outros países.
Humberto Teixeira representou o Brasil na Noruega, França e Itália como delegado especial junto ao XVIII Congresso Internacional de Autores e Compositores.
Humberto Teixeira faleceu em São Conrado, Rio de Janeiro, no dia 3 de outubro de 1979.
Conhecido como a Terra da laranja, o município de Rio Preto da Eva que está situado a 80 km de Manaus, capital do Amazonas, surpreende os seus visitantes ao oferecer opções de lazer para os diversos públicos. Em Rio Preto da Eva, há 47 cachoeiras, grutas, corredeiras, cavernas, diversos balneários, trilhas e outros pontos turísticos.
Além do Balneário municipal que dispõe de uma estrutura completa de bares e restaurantes para atender o público logo na entrada da cidade, existem também mais de 5 opções de balneários privados de fácil acesso com belezas naturais exuberantes.
Para o público jovem que quer uma aventura com os amigos, as Cachoeiras na proximidade da cidade são um atrativo a parte.
Outros pontos que possibilitam visitação são os rios que cortam o município, como o Rio Preto da Eva e o Rio Urubu, que oferecem banhos em balneários, cachoeiras e igarapés.
Com o início da vazante, o balneário municipal - próximo à rotatória de entrada e do terminal rodoviário – destaca-se pela beleza natural. O espaço possui diversos atrativos, como quiosques de alimentação, com comidas típicas regionais.
Há outras opções de balneários na cidade, na área rural e urbana, como o caso do balneário Yasmin, situado na rua Governador José Lindoso, além de outros balneários: Gonzagão, na estrada do Alto Rio — km 1; Três Irmãos, na estrada do Alto Rio, km 11 — Comuni-
Cachoeiras
Além dos balneários, o município conta com cachoeiras privadas e públicas. Considerada uma beleza natural de tirar o fôlego, a cachoeira pública do Jarba no ramal ZF8, também conhecida como cachoeira ZF8, do tipo C, localizada na AM-010, dispõe de um espaço para aproveitar o dia e tirar fotos. A cachoeira do Carequinha, no sítio da família Reis, no ramal do Procópio, situado no km 113 da AM-10, também é outra opção para vislumbrar as belezas naturais.
Ainda no ramal do Procópio, existem outras cachoeiras, como a Cachoeira do Cabeludo e, como opção de banho, no final do ramal,
o rio Urubu.
Cafés e restaurantes
Os cafés regionais de Rio Preto da Eva não deixam a desejar e são uma das grandes atrações turísticas. O Café da Priscila é um dos mais conhecidos, onde oferece uma variedade de sabores da culinária amazônica, localizado na rua Abílio Alencar, Monte Castelo, no Centro da cidade.
Outros cafés também oferecem sabores típicos da Região Norte: o Café Regional da Teka; Café Regional Alternativo; Café do Manel; Café Regional Ki Delícia, todos localizados na avenida Governador Conrado Niemeyer, Centro; Café da Tia
Maria, localizado na Rua Governador Álvaro Maia; Lanche e Café do Birico, situado na avenida Pimenta Bueno, Centro; e Café Regional da Andreia, na rodovia AM-010, km 79.
As opções de restaurantes também são diversas. Confira a lista completa: Café Restaurante Sabor Nordestino, na Rodoviária da cidade; Café Restaurante da Cilene, situado na Feira Municipal; Café e Restaurante Fátima, na Feira Municipal; GG Refeições, localizado na Rua Sulivan Araújo Portela; Restaurante Dona Lu, na Feira Nova; Restaurante Kituts’s da Leidy, na Rua Governador José Lindoso; Restaurante Dona
Margarida, localizado na AM-010, km 81; Restaurante Panela de Barro, também na AM-010, km 75; Restaurante Las Gringas Sabores, na rua Lopes Braga; Restaurante Sabor da Casa, situado na avenida Manoel Romão. Há também o Bar dos Amigos e o Bar do Ney, situados na Feira Municipal.
Cristo Redentor caboclo Uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o Mirante pastor Severo Câmara é um dos pontos mais característicos de Rio Preto da Eva. Visitado frequentemente pelos turistas, o Cristo caboclo, também conhecido como Cristinho Riopretense, fica localizado na área alta da cidade e está de braços abertos para abençoar toda a região. Além de ponto turístico, o local é um símbolo de fé e esperança para os moradores e visitantes.
Os turistas que vão conhecer o espaço podem, ainda, se deliciar com alimentos saborosos do complexo de lazer e alimentação no local. Destaca-se a Pizzaria do Nicolas, ganhador do prêmio de melhor pizzaria de Rio Preto da Eva. O complexo dispõe também de lojas de
brinquedos para as crianças, música ao vivo e uma variedade de lanches.
Pousada e hotéis Os visitantes de Rio Preto da Eva também podem usufruir das várias opções de hospedagem. A cidade dispõe de uma variada rede de hotéis e pousadas, que proporcionam ótimas acomodações por valores em conta.
Confira a lista completa de hotéis e pousadas: Malocas Jungle Lodge, situada no Baixo Rio Preto da Eva, Zona Rural; Thermas do Rio Preto, na rua Governador José Lindoso, n.º 111; Pousada Sereia, na rua Governador Joaquim Machado, n.º 39; Pousada São Francisco, na rua Governador Pedro Barcela, n.º 3, Centro; Pousada Iracy, na rua Governador Gregório Azevedo, nº 12, Centro; Hotel Santo Antônio, na rua Governador Barão de São Domingos; Hotel Rio Palace, na avenida Governador Conrado Niemeyer, n.º 13, Centro; Pousada Rafaela, na rua Governador Joaquim Machado; Pousada Fortaleza, na avenida Governador Conrado Niemeyer, n.º 2, Centro; e Pousada Barriga Cheia, na rua Vila Nova (antiga Rua do Bagaço), n.º 6, Centro.
Aproveite e programe-se para conhecer as belezas de Rio Preto da Eva. O acesso é feito pela Rodovia AM-010.