Issuu on Google+

»

» LUCRO DA PETROBRAS CAI 29,9% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO • ECONOMIA 5

Ano 64 • Número 040• Sábado, 10 de maio de 2014

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006 EXEMPLAR DO ASSINANTE

Alvirrubro joga desfalcado

Bola de enfeite

Alvinegro muda esquema

EXEMPLAR DO ASSINANTE

MAGNUS NASCIMENTO

Fabinho é o único titular a ser mantido no meio campo do América para o jogo de hoje contra o Atlético/GO, na Arena das Dunas. Contusões desfalcam o time. « ESPORTES 1 »

« COMBUSTÍVEIS » Fiscalização emite 35 autos de infração a postos do RN

ADRIANO ABREU

JUNIOR SANTOS

Após a instalação das bandeiras dos países, vitrais e painéis, O desempenho ruim contra o Atlético/GO, pela Copa do bolas tridimensionais começaram a ser instaladas pela Brasil fez o ABC mudar o esquema para o jogo de hoje conPrefeitura nas principais avenidas da cidade. « NATAL 6 » tra a Ponte/SP. Michel é a novidade. « ESPORTES 2 »

Comércio interditado

ADRIANO ABREU

A ANP emitiu 35 autos de infração, que resultaram em três interdições parciais de postos: uma por bomba baixa, uma por oferecer gás natural veicular (GNV) com pressão acima da permitida e por venda de etanol fora das especificações. « ECONOMIA 1 E 2 »

75 escolas do RN com menos de 100 alunos devem fechar « EDUCAÇÃO » A Secretaria Estadual de Educação

planeja a relocação de estudantes, professores e servidores de escolas que tenham menos de cem alunos matriculados. Ao todo, 75 unidades estão nesta situação e podem, inclusive, fechar as portas. Escolas com capacidade para 300 alunos, possuem número ínfimo de matriculados, encarecendo muito o investimento por aluno. Nos quatro primeiros meses deste ano, 11 escolas encerraram suas atividades na rede estadual de educação. « NATAL 2 »

« POLÍTICA » Deputados querem detalhes sobre empréstimo

DIVULGAÇÃO

PRAIA DO FUTURO ESTREIA HOJE EM NATAL

Antes de liberar para tramitação nas comissões temáticas, deputados estaduais pedem informações sobre destinação do empréstimo de R$ 850 milhões apresentado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. « PÁGINA 3 »

Wagner Moura vive o papel de homossexual que deixa o Ceará para viver em Berlim. Ceneasta Karim Ainouz está em Natal. « VIVER 1 »

« CONCURSO » MP quer nomeação de 737 aprovados para a Sesap O MP quer que o Governo nomeie 737 servidores aprovados no concurso de 2010. Na lista dos servidores, 38 são médicos. Pedido dos promotores. Os candidatos aprovados constam na lista de cadastro de reserva para Sesap. « NATAL 4 »

36

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

« INVESTIGAÇÃO » Mais de 80% dos servidores

são cedidos de outros órgãos públicos do RN

Itep tem 4 mil laudos e 150 exames de DNA pendentes Hoje, comerciantes da Prudente de Morais farão o segundo movimento intitulado de “Abraço a Prudente”. Prefeitura ainda estuda plano para amenizar interdições para as obras de mobilidade. « NATAL 3 »

Com equipamentos laboratoriais encaixotados há três anos, falta de servidores, estrutura e estatuto, o Itep/RN acumula quatro mil laudos e 150 solicitações de exame de DNA pendentes. Apenas seis desses exames devem ser realizados neste semestre. « NATAL 5 »

política

economia

geral

colunistas Woden Madruga

STF nega pedido de José Dirceu para trabalhar

Pesquisa aproxima eleição do 2º turno

Leilão contempla o RN com novos linhões

Joaquim Barbosa afirma que ex-ministro terá o direito ao benefício depois de cumprir pelo menos um sexto da pena de 7 anos e 11 meses de prisão. « ECONOMIA 1 »

Pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha aponta Dilma com 37% das intenções de voto contra 38% da soma dos outros candidatos. « PÁGINA 6 »

Leilão de ontem contemplou o RN com quatro novas linhas de transmissão para garantir o escoamento de toda a energia produzida no Estado. « ECONOMIA 4 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br HOME PAGE: www.tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

Nova pesquisa mostra queda de Dilma e possibilidade de 2º turno. « PÁGINA 2 »

Cláudio Humberto Polícia federal investiga nova vertente de corrupção na Petrobras. « PÁGINA 6 »

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 2,00


2

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

opinião

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Novos textos de Machado de Assis IVAN MACIEL DE ANDRADE advogado

Comidinhas francesas

C

aiu na minha bacia das almas imeio de Geraldo Furtado, médico aposentado, viajor de bom gosto e bom de papo. Conhece Paris tão bem quanto conhece Santa Cruz do Inharé, onde nasceu e para onde vai quando, aqui e acolá, as saudades da infância apertam. Na França fez cursos de especialização no vasto mundo da reumatologia, residências em clínicas famosas, convivendo com mestres franceses, mas sem perder o sotaque forte do Trairi não tão famoso como o Sena. Mas o rio da aldeia tem um encanto especial, gostava de dizer um famoso poeta português (“Ninguém nunca pensou no que há para além / do rio da minha aldeia”). O Sena, certamente, é mais belo que o Trairi, e por suas águas o doutor Geraldo navegou muitas vezes, indo além das margens da Ile de la Cité.

Geraldo Furtado, que também é gourmet e sabe degustar um tinto (derna dos tempos do É Nosso, barzinhofranciscanodaAreiaPreta,num tempo que a Areia Preta era apenas uma praia distante) mas sem pose de enólogo, me escreve no encalço do seu xará, o chef Gerard Baptist, muito citado nas crônicas de Nei LeandrodeCastro.Osdoistrocam figurinhas num roteiro gastronômico por Paris, para onde o chef está indo, ainda nesta primavera. Geraldo Furtado quer o imeio de Geraldo Batista para lhe passar alguns endereços de boas cozinhas em Paris e arredores. Tem um restaurante que ocupa um lugar especial no roteiro gastronômicodeGeraldoFurtado,toda vez que vai a Paris. É o II Fournaise. No imeio, diz onde encontrá-lo: “Pouca gente daqui o conhece. Fica a meia hora de Paris, na Ile Chatou ou Ile des Impresionistes, famoso porque suas paredes foram pintadas por Re-

noir. Fica depois de Naterre e Saint Germain em Layek, na direção do Arco de la Defense. É inacreditável. A comida excelente e barata. Você come se deleitando com as pinturas de Renoir. A Ile Chatou, Woden, é linda e fica no meio do Sena”. Geraldo não revelou o cardápio do Ile Chatou, os pratos da casa, seus temperos, mesmo assim fiquei com a boa cheia d’água. E por falar em água, no imeio ele se diz preocupado com a falta de chuvas pelo seu Sertão do Inharé por onde andou recentemente: “Parece que teremos mais um ano de seca. O problema, em parte, poderia ser resolvido com a construção de um açude, cada um com a capacidadedearmazenar20milhões de metros cúbicos d’água, em cada município do Estado. Estive recentemente em Santa Cruz. Está ficando igual ao Alecrim com seu trânsito e calor. Está inabitável.”

A

inda estão sendo publicados textos de Machado de Assis desconhecidos, que se achavam inacessíveis, perdidos em jornais e revistas da época em que foram escritos. Três autoras – Sílvia Maria Azevedo, Adriana Dusilek e Daniela Mantarro Callipo – enfeixaram num livro (“Machado de Assis – Crítica literária e textos diversos”, editora Unesp, 2013, 722 ps.) não só a produção de ensaísmo e crítica literária de Machado como também “um número significativo de escritos que não tinham sido ainda publicados em livro”. Para facilitar a leitura e possibilitar a compreensão do processo evolutivo do escritor, os textos foram organizados de acordo com o ano de sua publicação. Além disso, estão ortograficamente atualizados e passaram pela correção de pequenos equívocos atribuíveis a cochilos de revisão dos periódicos nos quais apareceram inicialmente. Trata-se, assim, de um

Brum

trabalho competente, de enorme utilidade e, principalmente, de grande amor à literatura brasileira e, em particular, ao escritor chamado de Bruxo do Cosme Velho, realizado por três professoras com títulos de mestres e doutoras em Letras e literatura pela Universidade de São Paulo e pela Unesp. Quantas iniciativas iguais a essa serão necessárias para que se possa dizer que a obra do nosso maior escritor foi integralmente publicada, podendo ser conhecida pelos leitores e críticos de seu próprio país? Já se devem importantes e valiosas contribuições no sentido de melhor conhecimento da obra machadiana a R. Magalhães Júnior, biógrafo do escritor, a João Roberto de Faria, organizador dos textos de crítica teatral machadiana e ao ensaísta John Gledson, professor de literatura latino-americana na universidade inglesa de Liverpool, bem assim a outros pesquisadores e historiadores literários. A melhor antologia de contos de Machado de Assis foi organizada por John Gledson

Quantas iniciativas iguais a essa serão necessárias para que se possa dizer que a obra do nosso maior escritor foi integralmente publicada, podendo ser conhecida pelos leitores e críticos de seu próprio país?” (“Machado de Assis – Contos/Uma antologia”, em dois vols., Companhia das Letras, 1998), compreendendo 75 dos 200 escritos pelo êmulo brasileiro de Tchekhov e Maupassant e precedida de uma das melhores avaliações críticas que li sobre Machado contista: “Os contos de Machado de Assis: o machete e o violoncelo”, de John Gledson. Ele é responsável, ainda, pela edição, introdução e no-

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Febre aftosa

Dilma cai Sai nova pesquisa da Datafolha e as chances de segundo turno na eleição presidencial estão nas manchetes dos principais jornais. Leio no Globo: “Datafolha: Aécio sobe quatro pontos e reduz chance de Dilma ser eleita no 1º turno”. No subtítulo: “Presidente teria hoje 37% das intenções de voto contra 38% dos demais candidatos”. Folha de S. Paulo: “Aécio cresce 4 pontos e chance de Dilma ser reeleita no 1º turno diminui”. Subtítulo: “Pesquisa da Datafolha mostra que a soma de rivais supera Dilma em 1 ponto”. No Estadão: “Cresce chance de 2º turno em eleição para presidente”. Segundo a pesquisa, divulgada ontem, Dilma teria hoje 37% das intenções de voto (tinha 44% na pesquisa de fevereiro); Aécio Neves, 20% (tinha 16% na pesquisa de fevereiro, repetidos na de abril)

Eduardo Campos, 11%. Os ditos candidatos nanicos somam 7 pontos, colocando um ponto de vantagem sobre Dilma. A Folha comenta: “Diminui a chance de a presidente Dilma Rousseff vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro. Uma das principais razões foi o crescimento das intenções de voto do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves. No cenário mais provável a petista teria hoje 37% das intenções de voto e os outros candidatos estariam com 38%, somados, pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.” Segundo a pesquisa da Datafolha, 58% dos eleitores acham que Lula deveria ser o candidato do PT. Entre os que declaram preferência pelo partido, 75% dizem preferir Lula como candidato nas eleições deste ano.

Comandante Graco A Assembleia Legislativa do Estado marcou para o dia 23, uma sexta-feira, a sessão especial para a entrega do título de Cidadão Norte Rio-Grandense ao comandante Graco Magalhães Alves, mineiro, aviador militar e civil, que vive em terras potiguares desde os últimos dias da Segunda Guerra, quando chegou aqui tenente da FAB. Poucos são tão potiguar quanto ele é. Graco, aos 92 anos, anda firme que só um cadete. Homenagem merecidíssima.

O desastre da seca O Banco Mundial realizará no dia 15, em Fortaleza, um – com licença da má palavra – workshop só para jornalistas, cujo tema é “Gestão de risco e desastre – iniciativas de prevenção e monitoramento das secas”. Estarão presentes especialistas do Banco Mundial em água. Contato: pteklenburg@worldbank.org/(61)3329-1059

Som da Mata Amanhã, domingo, Dia das Mães, tem a volta do Projeto Som da Mata no Parque das Dunas (Bosque dos Namorados). Apresentação da Banda Sinfônica da Cidade de Natal, sob a regência do maestro Gilberto Cabral. Começa às 16h30. Ingresso valendo 1 real, o preço de um pirulito. Chuva Poucas chuvas de quinta para sexta. As melhores no Oeste: Encanto, 30 milímetros; Tabuleiro Grande, 29; Umarizal, 20; Campo Grande e Janduís, 16; Itaú, 15; Lucrécia, 10. Neblinas pelo Seridó: Caicó (Batalhão), São Fernando e São José do Seridó, 5. O Agreste permanece no sofrimento da falta de chuva.

Clisertão Termina hoje em Petrolina, margem direita do Rio São Francisco, Pernambuco, o II Congresso Internacional do Livro e Literatura no Sertão – o Clisertão, promovido pela Universidade de Pernambuco e Governo do Estado. Fora dos brasis, veio gente de Portugal, Angola, Chile e Espanha. O homenageado deste ano foi J. Borges, pernambucano, dos maiores nomes da xilogravura do Brasil. A palestra de abertura, noite do dia 5, foi do professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, do Departamento de História da UFRN. Falou sobre “Os Sertões inventados”.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

tas da coletânea de crônicas (1888-1889) denominada de “Bons Dias!” (editoras Hucitec e Unicamp, 1990) e da coletânea de crônicas (1892-1893) com a denominação de “A Semana” (editora Hucitec, 1996). Merece referência outra antologia de John Gledson: “Machado de Assis – Crônicas escolhidas” (Companhia das Letras, 2012), com seleção, introdução e notas do mencionado ensaísta inglês. Jorge Luis Borges teve muito melhor sorte, editorialmente, do que Machado de Assis. Existe uma edição das obras completas de Borges da Emecê Editores (Barcelona, 1996) em quatro volumes encadernados, num formato grande e com papel espesso, que permite sublinhar trechos e fazer comentários à margem das páginas. Por sinal, essa edição da Emecê já foi traduzida para o português. Enquanto isso, a mais recente edição da “obra completa” de Machado (Nova Aguilar/Nova Fronteira, 2008, 4 vols.) é em papel bíblia, formato pequeno, letras minúsculas e, o mais grave, incompleta.

Parceria confirmada AMARO SALES DE ARAÚJO industrial, presidente da Fiern e do Compem/CNI

É

fato conhecido que a participação do setor industrial brasileiro no PIB do Brasil caiu nos últimos anos, notadamente no período de 1985 e 2013. Houve, de fato, um encolhimento do setor industrial e muitas são as razões para sua diminuição, incluindo insuficientes ações de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O Sistema Indústria, liderado por sua Confederação Nacional (CNI), incomodado com este cenário, tem delineado diversas ações, dentre as quais o Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. Este programa prevê a expansão da rede de unidades do SENAI por meio da criação de novas Unidades e, nestas, os Institutos SENAI de Inovação (ISI). Estes institutos – estão previstos 26 - são apostas do Sistema Indústria, do qual o SENAI é integrante, para o desenvolvimento de ações de P&D para o setor industrial e para aumentar a competitividade da Indústria Nacional. Visam, em especial, desenvolvimento de pesquisa aplicada para setores pré-competitivos a partir de uma atuação como elo entre instituições de pesquisa e o setor produtivo. Para isso, esses institutos assumirão participação ativa em fases intermediárias do desenvolvimento de inovaClassificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Trimestral Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 56,00 R$ 168,00 R$ 336,00 R$672,00

No Rio Grande do Norte, a UFRN tem sido parceira da indústria local e o relacionamento tende a ser mais estreito com a criação do ISI-ER” ções, principalmente na validação tecnológica do conhecimento gerado em instituições de pesquisa, no desenvolvimento de protótipos e na definição de produtos. Serão centros de excelência, dotado do que há de mais moderno no mundo e se posicionarão como referência nas suas áreas de atuação. O nosso Estado foi contemplado com um destes Institutos. Teremos instalado no município de Macaíba, em uma área criteriosamente cedida pela UFRN, um ISI voltado para Energias Renováveis (eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas). Será um marco importante que possibilitará uma posição de destaque do Rio Grande do Norte nos cenários nacional e internacional de energias renováveis, passando a figurar não somente como uma região de grande potencial de produção, mas como um expoente no desenvolvimento de tecnologias e soluções

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

para este setor. É preciso destacar que este projeto esta sendo possível graças ao empenho da UFRN que, ciente da importância do projeto, prontamente assumiu o papel de parceiro nesta empreitada e firmou um contrato de cooperação técnico e científico com o SENAI RN. Foi uma manifestação de confiança ao Sistema Indústria que, manifestamente, deseja, cada vez mais, aproximar-se das Universidades e Centros de Ensino. No Rio Grande do Norte, em especial, a UFRN tem sido parceira da indústria local e o relacionamento tende a ser mais estreito com a criação do ISI-ER. A Indústria precisa da academia e, por sua vez, a pesquisa aplicada em nossas empresas e iniciativas proporcionará bons resultados para a UFRN. Ganhamos todos com a parceria! Por oportuno, é imperioso destacar o decisivo empenho da Reitora, professora Ângela Maria Paiva Cruz, e o apoio recebido de sua equipe, em especial da Vice-Reitora, professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, dos Pró-Reitores, professor João Emanuel Evangelista de Oliveira, professor João Batista Bezerra, professor Valter José Fernandes Júnior e a eficaz atuação das equipes do SENAI RN e CTGAS-ER. O ISI-ER, com o apoio da CNI e SENAI Nacional, tem investimentos previstos de R$ 27 milhões e inicio de suas atividades para o ano de 2017. FILIADO AO

R$ 2,00 R$ 3,00

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 3,00 R$ 4,00

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

O grande desafio da pecuária brasileira é produzir proteína de origem animal (carne, leite e seus derivados), com sustentabilidade, em demanda crescente sem aumentar a área de produção e com mitigação dos impactos ambientais. Segundo o IBGE, as propriedades brasileiras possuem cerca de uma unidade animal (UA) por hectare, o que corresponde a 450 kg de peso vivo, ou seja, em média uma vaca adulta. Indicador este que já é um desafio, mesmo considerando que existem diversidades de taxa de lotação no Brasil pecuário (desde 0,5 UA/ha a mais de 10 UA/ha). As estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) são de que, até o ano de 2050, o mundo terá de produzir 470 milhões de toneladas de carnes para atender ao mercado consumidor projetado para mais de nove bilhões de habitantes. A mesma Organização estimou em 308 milhões de toneladas a produção mundial de carne em 2013. Nesse cenário, o Brasil surge como um dos principais países do mundo capazes de colaborar para o alcance dessa crescente demanda. Há expectativas de abastecermos cerca de 40% das demandas de alimentos neste horizonte temporal. Algumas tecnologias disponíveis corroboram com o aumento dessa produtividade, entre elas destaca-se o manejo sanitário. As doenças impactam negativamente, direta e indiretamente, os sistemas de produção bovinos, quer seja por causarem atraso no desenvolvimento ou óbito do animal, por serem transmissíveis ao ser humano - no caso das zoonoses - ou por resultarem em restrições mercadológicas à carne bovina e seus derivados. A febre aftosa é uma das doenças de maior impacto na sanidade animal. A ocorrência de focos da doença determina o fechamento das exportações. Iniciamos a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em 2014. Precisamos continuar cumprindo nosso papel. Cada um plantando a sua semente, pois a certeza dos bons frutos é garantida. A segurança em consumir uma carne brasileira com qualidade, no Brasil ou no mundo, não tem preço. Paula Barbosa Miranda Veterinária da Embra REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO

TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Expectativa A mais recente pesquisa nacional de opinião pública mostrou que, pela primeira vez, desde o início de 2012, diminuiu a expectativa de aumento da inflação para os próximos meses. No início de abril, 65% dos brasileiros achavam que os preços iriam subir. Na sondagem do instituto Datafolha divulgada ontem, o índice recuou para 58%. O percentual ainda é significativo, mas houve um recuo de sete pontos.

Votações A Câmara Municipal deverá votar, em segunda discussão, o aumento dos cargos comissionados da Prefeitura. O reajuste médio é de 90%. A expectativa é que nos próximos dias os vereadores comecem o debate dos projetos de lei que tratam da reforma administrativa.

Investigações A apuração interna sobre as denúncias de corrupção na Petrobras foram reiteradas pela presidente da estatal Maria das Graças Foster na carta que acompanha o balanço da empresa referente ao primeiro trimestre do ano. “Registro aqui, mais uma vez, o compromisso da diretoria da Petrobras e de seus empregados com a ética e

a transparência em nossa organização, já expressado quando lançamos, no segundo semestre de 2013, o Programa de Prevenção à Corrupção”, diz a executiva no documento. Ela também ressaltou que as denúncias apresentadas têm sido e continuarão sendo apuradas por meio dos mecanismos internos constituídos para tal.

Reivindicações As entidades que representam os profissionais de enfermagem do Estado pediu o apoio da Assembleia Legislativa para o Projeto de Lei, que tramita no Congresso Nacional, que define em 20 horas semanais a jornada de trabalho da categoria. O

projeto está em tramitação desde 2009. Os profissionais de enfermagem pediram apoio para a proposta durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia. O presidente da comissão, deputado Antônio Jácome, considerou “justa” a reivindicação.

Explicações A Prefeitura do Natal divulgou uma nota ontem so-

bre o projeto de lei que define o reajuste dos cargos comissionados do município. A nota afirma que “a medida é imprescindível para corrigir uma injustiça com os ocupantes desses postos que há mais de 15 anos não têm acréscimo salarial”. Segundo a nota, atualmente, esses servidores recebem uma remuneração incompatível com os serviços que desempenham e as responsabilidades que assumem na Administração Pública. “São valores inferiores aos pagos no mercado privado e até mesmo por administrações de municípios vizinhos a Natal, o que tem levado à perda de técnicos de alto nível”.

Números A nota divulgada pela Prefeitura afirma que “o poder Executivo Municipal conta atualmente com 813 cargos comissionados em sua estrutura, cujo impacto financeiro dos seus vencimentos é equivalente a 3,5% do total da folha de pagamento do município. “O realinhamento proposto implica um aumento de R$ 1,906 milhão na folha, pouco mais de 3%”, informou o texto. Segundo o documento distribuído, a atual reforma buscou a redução de

50 cargos comissionados nos órgãos da administração direta e 69 cargos nos órgãos da administração indireta. “A média geral do reajuste é de 95,40%, ficando bem abaixo do Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA) durante esses 15 anos que foi de 158,54%”, destacou a nota. E apontou ainda: “Se fosse aplicado o reajuste de acordo com a inflação, o impacto na folha do município chegaria a R$ 5,160 milhões”.

Judiciário O Tribunal Superior do Trabalho firmou acordo de cooperação técnica com Tribunais Regionais do Trabalho para a cessão de 16 desembargadores para auxiliar os ministros no julgamento de processos. Do Rio Grande do Norte, a desembargadora convocada foi Maria do Perpétuo Wanderley de Castro, que atuará junto à 5ª Turma de Julgamentos, da qual faz parte o ministro Emmanoel Pereira.

Transporte A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem que apesar de o Governo Federal não ter responsabilidade constitucional de investir em transporte, só é possível viabilizar grandes obras de mobilidade com articulação entre União, Estados, municípios e iniciativa

privada. “É essa articulação que permite a viabilidade do metrô”, disse, ontem, ao participar da cerimônia de contratação do Metrô de Curitiba (PR) e liberação de recursos para obras de mobilidade na cidade, segundo a Agência Estado.

Infraestrutura A presidenta Dilma Rousseff também des-

tacou que o Governo Federal coloca recursos do orçamento da União “a fundo perdido para o transporte, porque é absolutamente necessário”. Dilma Rousseff apontou ainda que as condições de empréstimos para infraestrutura de transporte têm de ser facilitadas e afirmou que o financiamento federal para o metrô local é de 30 anos, com 5 anos de carência e juro baixo. “Só assim é viável”, afirmou. “Subsídio é necessário no Brasil, pois caso contrário não há obras”, completou.

Articulação Para conseguir aprovar os projetos que envia à Assembleia Legislativa, o Governo do Estado terá que melhorar a articulação com os deputados. Ultimamente, apenas as propostas que beneficiam os servidores têm sido aprovadas no Legislativo Estadual. Mais por iniciativa das entidades de classe e menos por articulação da base aliada.

3

Votações dependem de dados sobre aplicações « EMPRÉSTIMOS » Deputados estaduais pedem informações sobre

destinação dos recursos para a tramitação do projeto de lei nas comissões ADRIANO ABREU

O

projeto do pedido de autorização de empréstimo no valor de R$ 850 milhões apresentado pelo Governo do Estado a Assembleia Legislativa está no condicionante do próprio Executivo para poder tramitar no Legislativo. Isso porque os deputados estaduais já definiram que a proposta só será enviada às comissões após a governadora Rosalba Ciarlini encaminhar o detalhamento da aplicação de todos os recursos, que virão como financiamento do Banco do Brasil. Nas discussões preliminares sobre o projeto do Executivo, os deputados solicitaram também o plano de aplicação de todos os empréstimos já aprovados pela Assembleia para o Governo Rosalba. O parlamentar petista chegou a dizer que encontrou anexos coincidentes de aplicações em financiamentos distintos. Segundo a Assessoria de Imprensa da Assembleia, o Governo, até a tarde dessa sexta-feira, ainda não havia enviado o detalhamento da aplicação do novo pedido de empréstimo. Com isso, não há previsão de quando o projeto começará a tramitar na Casa. O projeto do pedido de autorização para o empréstimo de R$ 850 milhões já foi alvo até de uma espécie de força tarefa do Banco do Brasil. No final do mês passado, o superintendente da instituição, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira foi ao Legislativo e se reuniu com uma comissão de deputados. Ele expôs aos deputados a preocupação de que outros Estados possam buscar a verba disponível para o Estado potiguar já que está havendo demora na aprovação do empréstimo, que tramita desde o ano passado na Casa. Dos deputados, o executivo

Deputados estaduais precisam aprovar o empréstimo antes do governo firmar contrato

Sou favorável a todo dinheiro que venha para investimento no Rio Grande do Norte. Mas precisamos agora é do detalhamento da destinação” RICARDO MOTTA Presidente da Assembleia Legisaltiva, filiado ao PROS

ouviu comentários cautelosos. Os parlamentares disseram que não colocarão a matéria para votar com dispensa de tramitação e ainda aguardarão as respostas do Governo para poder o processo ser iniciado na Assembleia. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS) observou que o projeto do empréstimo será enviado para Comissão de Finanças da Casa, mas logo que o Executivo envie o detalhamento da destinação. Motta chamou atenção para criação do Fundo dos Municípios para onde será destinado R$ 200 milhões, recursos a serem usados como emendas parlamentares. “Sou favorável a todo dinheiro que venha para investimento no Rio Grande do Norte. Mas o que precisamos agora é do detalhamento da destinação dos recursos do empréstimo”, comentou, logo após a visita do superintendente do Banco do Brasil.

Governadora pediu agilidade na votação O pedido de autorização para o empréstimo de R$ 850 milhões chegouaAssembleiaLegislativano dia13dedezembro,doisdiasantes do início do recesso parlamentar. Durante evento promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, no último dia 11, agovernadoraRosalbaCiarlinichegouacobrar,publicamente,dosdeputados a agilidade na aprovação do empréstimo. A chefe do Executivo destacou que o projeto autoriza o Estado a contratar operações de crédito interno de até R$ 850 milhões, o que dariadeformaigualitáriasubsídios para os municípios. Os recursos do empréstimo do BancodoBrasilsubsidiariamoprograma RN Melhor, com ações voltadaspararecursoshídricos,segurança, saúde e educação..

Eleitorado cresce 4,4% « JUSTIÇA ELEITORAL » Mais de 141,8 milhões de pessoas estão com

cadastro regular e poderão comparecer às urnas no pleito deste ano

M

ais de 141,8 milhões de pessoas estão com seu cadastro na Justiça Eleitoral em dia e poderão votar nas próximas eleições. A informação foi divulgada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, de acordo com informações do site do TSE. Na comparação com as eleições de 2010, quando o TSE reunia 135,8 milhões de brasileiros em condições de votar, a alta foi de 4,43%. Além disso, 23,3 milhões de pessoas compareceram a uma zona eleitoral para realizar o recadastramento biométrico, resultado que superou a meta do TSE em 6,28%. O ministro também anunciou que mais de um milhão de pessoas com deficiência estão autorizadas a votar em seções adaptadas - há quatro anos, apenas 148,1 mil eleitores com necessidades especiais tinham se cadastrado. Segundo o TSE, o levantamento completo deve ser divulgado no dia 21 de julho. Para o ministro, desde o final do ano passado, está havendo uma “flexibilização” das regras no tocante à campanha eleitoral. Ele citou como exemplo os programas partidários que foram ao ar em cadeia nacional de rádio e TV nos últimos meses. “Tivemos nesse início do ano e até no término do ano passado um desvirtuamento da propaganda partidária, que é para realçar a plataforma do partido. Mas no caso concreto, houve

RENATO ARAÚJO

Ministro do TSE, Marco Aurélio Mello apresenta os números nacionais de eleitores

sim uma propaganda eleitoral, que invadiu os nossos lares”, criticou.

Implicações

Questionado se essa “flexibilização” seria uma decorrência de o ministro Dias Toffoli ter um histórico profissional junto ao PT, Marco Aurélio disse: “Não. É ciência e consciência de cada qual” O ministro também considerou “muito difícil” separar a atuação administrativa das ações de campanha de um candidato à reeleição “Fica muito difícil a separação da parte admi-

nistrativa e da atuação visando ao êxito nas eleições”, afirmou Mello. O ministro lamentou não ter avançado no campo das discussões das regras eleitorais a possibilidade de os candidatos à reeleição terem que se desincompatibilizar do cargoparadisputaropleito“Infelizmentenãofrutificouessaótica”,disse. Outra alternativa defendida pelo ministro para se evitar possíveis desequilíbrios na disputa eleitoral foi o fim da reeleição. “Precisamos pensaremvoltaràtradiçãobrasileira que não contemplou a reeleição”.

O ministro também comentou sobre a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto que tipifica o crime de denúncia caluniosa com finalidade eleitoral, impondo pena de prisão de dois a oito anos mais multa. O projeto ainda precisa passar pela votação dos Senadores. “Já temos o crime de calúnia, aí nós teríamos uma regra específica. Mas vou repetir: no Brasil não precisamos de mais leis, precisamos de homens públicos que observem as leis existentes”, afirmou.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

política

Câmara deve votar Plano Nacional de Educação « LEGISLATIVO » Principal ponto da proposta é a previsão do país

investir 10% do Produto Interno Bruto na rede de ensino público

O

Plenário da Câmara dos Deputados pode votar na próxima quarta-feira (14) as emendas do Senado ao Plano Nacional de Educação (PNE). O principal ponto da proposta é a determinação de que o Brasil deverá investir, em dez anos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública. Os deputados já aprovaram, na comissão especial, o relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) para o projeto, que teve origem no Poder Executivo. De acordo com o texto, os recursos previstos também serão utilizados para financiar a educação infantil em creches conveniadas, a educação especial, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e os programas Ciência sem Fronteiras, de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Universidade para Todos (ProUni).

Reajustes do Executivo

Antes de votar o PNE, os deputados precisam destrancar a pauta com a votação da Medida Provisória 632/13, que reajusta os salários de algumas carreiras do Executivo, prorroga a vigência de contratos temporários de pessoal e concede mais sete meses para a Comissão Nacional da Verdade concluir seus trabalhos. A comissão mista aprovou um projeto de lei de conversão do relator, senador Antonio Car-

LÚCIO BERNARDO JÚNIOR

Deputados vão apreciar o projeto que define meta para investimentos na educação pública

« PREVIDÊNCIA »

Audiência trata da PEC que acaba com taxação Presidente da Câmara participa de debate na Assembleia Legislativa

O

presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou ontem de debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 555/06) que extingue a contribuição previdenciária cobrada de aposentados e pensionistas do serviço público. “Trata-se de uma cobrança que viola um direito adquirido de quem já contribuiu para a Previdência para ter direito ao benefício da aposentadoria e, no entanto, continua sendo taxado sem que novo benefício seja revertido”, reconheceu o deputado potiguar. A audiência pública, proposta pelo deputado Ezequiel Ferreira, foi realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, além do deputado Henrique Alves, reuniu re-

presentantes de sindicatos, associações, federações e confederações de servidores públicos, aposentados e pensionistas de todo o Brasil e do ministério da Previdência Social. Os líderes dos movimentos que cobram o fim da taxação pediram ao presidente da Câmara a votação imediata da PEC, mas Henrique Alves ponderou que, antes de marcar a data de votação, seria melhor e mais prudente retomar as negociações com o governo federal para evitar a falta de quorum em plenário no dia da apreciação da matéria, a exemplo do que já ocorreu outros assuntos polêmicos. O presidente da Câmara marcou para a próxima quarta-feira (13), em Brasília, novo encontro com os líderes do movimento e representantes dos ministérios da Previdência, Fazenda e Casa Civil para que prevaleça o diálogo e a contribuição possa ser extinta gradativamente conforme a proposta em tramitação. DIVULGAÇÃO

los Rodrigues (PR-SP), com algumas novidades para a MP. Entre elas, a jornada de 30 horas semanais, sem redução do salário, para as carreiras de perito médico previdenciário e supervisor médico pericial. Atualmente, pela Lei 11.907/09, somente os supervisores podem optar por essa carga de trabalho, mas, ainda assim, com remuneração reduzida.

Supersimples

Outra matéria que pode ser votada são os destaques apresentados ao Projeto de Lei Complementar 221/12, do deputa-

do Vaz de Lima (PSDB-SP), que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), o regime de tributação das micro e pequenas empresas.

Serviços

Segundo o relatório do deputado Cláudio Puty (PT-PA), será criada uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. Entre os serviços novos que entram nesse regime de tributação estão os relacionados a medicina, odontologia, advocacia, despa-

chantes, corretagem, psicologia e fisioterapia. Um dos destaques que irão a voto pretende retirar a possibilidade de os transportadores fluviais aderirem ao Supersimples. Estão pendentes de análise também os destaques apresentados à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 358/13, do Senado, que torna obrigatória a execução das emendas parlamentares ao orçamento da União. Os mais significativos retiram do texto a fixação de quanto a União deve aplicar anualmente em saúde pública.

Audiência na Assembleia reuniu parlamentares e aposentados


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

política

5

STF nega pedido de José Dirceu « MENSALÃO » Joaquim Barbosa afirma que ex-ministro terá o direito ao benefício depois de cumprir pelo menos um sexto da pena de 7 anos e 11 meses de prisão no regime semiaberto

O

presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, rejeitou um pedido do ex-ministro José Dirceu para trabalhar fora do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. De acordo com Barbosa, Dirceu somente terá eventualmente o direito ao benefício depois de ter cumprido pelo menos um sexto da pena de 7 anos e 11 meses de prisão no regime se-

MP vai apurar se houve privilégios Brasília (AE) - O Ministério Público no Distrito Federal vai abrir uma investigação para apurar suspeitas de que uma das filhas do ex-ministro José Dirceu teria feito uma visita diferenciada a ele no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. Joana Saragoça teria evitado a longa fila à qual os parentes de presos têm de se submeter, chegando à Papuda num carro do governo do Distrito Federal, que é comandado pelo petista Agnelo Queiroz, como revelado pela Folha de S Paulo. O Ministério Público informou que as “medidas cabíveis” serão tomadas. Em nota divulgada ontem, o governo do Distrito Federal disse que na época notícias veiculadas pela mídia tratavam de uma suposta possibilidade de José Dirceu fazer greve de fome. “A inteligência da Sesipe verificou que essas ‘notícias’ estavam tendo repercussão no presídio, o que poderia causar uma insegurança no sistema prisional”, afirmou o governo Por esse motivo, a inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesipe) teria procurado a filha de Dirceu e a convidado para colaborar com a investigação. “A srta. Joana Saragoça manifestou preocupação em ir até o presídio por estar se sentindo insegura. Por isso, a inteligência da Sesipe a levou, em dia e horário de visitas, em carro descaracterizado, para que ela se encontrasse com José Dirceu”, justificou o governo. Depois da visita, o governo disse que Joana relatou à inteligência da Sesipe que as notícias eram inverídicas. Perguntado sobre a visita diferenciada feita pela filha de Dirceu, o ministro do STF Marco Aurélio Mello afirmou hoje que uma prisão é “uma panela de pressão”. “Penitenciária, até pela superpopulação, pelas condições desumanas, é uma panela de pressão. Gera indignação e gera revolta tratamento diferenciado. Os denominados reeducandos devem ter o mesmo tratamento”, afirmou o ministro ressaltando que não estava comentando o caso concreto. “O tratamento em penitenciária deve ser igualitário sob pena de termos uma reação dos demais custodiados. Não cabe o tratamento presente a figura do condenado. Mas o tratamento segundo as regras estabelecidas de forma abstrata em relação a todos os presos”, completou. Essa não é a primeira vez que José Dirceu envolve-se numa polêmica desde chegou ao complexo penitenciário da Papuda. No início do ano, surgiram suspeitas de que ele teria falado ao celular. No Brasil, os presos são proibidos de usar telefone na cadeia. O caso está sob análise do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

miaberto, o que deverá ocorrer em março de 2015. Esse prazo poderá ser encurtado porque o ex-ministro terá o direito de descontar os dias de trabalho no presídio, desde que sejam homologados e não haja falta grave. A defesa de Dirceu poderá recorrer ao plenário do Supremo, que é integrado por Barbosa e outros 10 ministros. Além de Dirceu não ter cumprido o mínimo da pena exigido pela

legislação, o presidente do STF fez críticas à proposta de emprego recebida pelo ex-ministro condenado por participação no esquema do mensalão: trabalhar na biblioteca do escritório do advogado criminalista José Gerardo Grossi, em Brasília. “No caso sob exame, além do mais, é lícito vislumbrar na oferta de trabalho em causa uma mera action de complaisance entre copains (um arranjo entre amigos), abso-

lutamente incompatível com a execução de uma sentença penal”, afirmou. Barbosa observou que no Brasil os escritórios de advocacia têm em princípio o direito à inviolabilidade, o que não se harmoniza com o exercício pelo Estado da fiscalização do cumprimento da pena. “É de se indagar: o direito de punir indivíduos definitivamente condenados pela prática de crimes, que é uma prerrogativa tí-

pica do Estado, compatibiliza-se com esse inaceitável trade off (troca de favores) entre proprietários de escritórios de advocacia criminal? Harmoniza-se tudo isso com o interesse público, com o direito da sociedade de ver os condenados cumprirem regularmente as penas que lhes foram impostas?” JoaquimBarbosacontinuou:“O exercício da advocacia é atividade nobre, revestida de inúmeras prer-

rogativas. Não se presta a arranjos visivelmente voltados a contornar anecessidadeeodeverdeobservância estrita das leis e das decisões da Justiça”. Além disso, Barbosa afirmou que, por ser advogado, o autor dapropostadeempregonãopermanecenointeriordoescritóriodurantetodooperíododetrabalhoquedeveráserexecutadoporDirceu,oque tambéminviabilizaafiscalizaçãodo cumprimento das regras.


6

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

geral

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Políticos na Petrobras A Polícia Federal investiga o que seria uma das principais fontes de propina para políticos na Petrobras e sua subsidiária Transpetro: intermediadores (“shipbrokers”) de fretamento de navios, tanqueiros etc. A intermediação do “aluguel” de embarcações pela estatal rende entre 1% e 5% (até US$ 15 mil) por dia de contratos que podem durar 20 anos, se o fretamento é por toda vida útil do navio, o que é habitual.

É o sujo falando do mal lavado” Eduardo Campos, sobre trocas de acusações de PT e PSDB na crise do setor elétrico

É habitual

Rentabilidade

Uma comissão de praxe, a “address comission”, é estipulada pelo fretador (a Petrobras) e é paga em fatura oficial ao shipbroker.

O frete de apenas um naviotanque (tanqueiro), por 20 anos, pode render US$ 70 milhões aos intermediadores (shipbrokers) do negócio.

Valores

Duplo

A Petrobras opta pelo frete, já que um navio-tanque de grande porte (Very Large Crude Carrier) custa no mínimo US$ 100 milhões.

Por levar o negócio ao estaleiro, o shipbroker recebe comissão da empresa, estipulada em adendo, além da comissão da Petrobras.

Comando do Senado Conhecido por sua célebre esperteza política, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), antecipou-se aos fatos e já encomendou pesquisa do Ibope em todos os Estados para saber os candidatos mais fortes

ao Senado. A pesquisa permitirá ao cacique mapear os possíveis eleitores, em seu projeto de manter-se à frente do comando do Senado em 2015, agora que lançou Renan Filho ao governo de Alagoas.

Desembarcando O PSD de Gilberto Kassab enfrenta dificul-

dades para manter o acordo com o PT pela reeleição de Dilma. São dez diretórios contra a aliança.

Bahia no TST O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) coleta

assinaturas apoiando a desembargadora Luiza Lombar ao Tribunal Superior do Trabalho.

Sem analfabetos Foi um dia histórico para os brasilienses, on-

tem. O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a receber o selo Território Livre de Analfabetismo. No DF, mais de 98% da população é alfabetizada.

Sub com sub Após o escândalo da espionagem americana a autoridades e empresas brasileiras, a presidenta Dilma esperneou, cancelou visita de Estado e exi-

giu desculpas. Agora o clima esfriou e ela se reunirá com o vice dos EUA, Joe Biden, na Copa. Alguns falam em “encontro de iguais”.

Engana que gostam Lula prometeu ajudar a infraestrutura de Gana, durante o Fórum Econômico Mundial da África, na Nigéria, mas

não usou seu “prestígio” para apelar à libertação de 200 meninas sequestradas por uma seita.

Viagem arriscada Ignora-se o que Jorge Viana (PT-AC) fará com outros senadores no final do mês em Taiwan, inimiga da China, e sem relação oficial com o governo

brasileiro. Além de esquisito, isso não dá sorte. Ex-presidente do PL, Valdemar Costa Neto foi lá em 2005. E acabou na Papuda.

Constrangedor O presidente Carlos Lupi (PDT) e o ministro Manoel Dias (Trabalho) saíram com cara de tacho da homenagem a Getúlio Vargas na terça, onde o ator Tony Ramos, a estrela do evento, não deu as caras.

Više Doktori O Ministério da Saúde acaba de aceitar no “Mais

Médicos” um bósnio, o dr. Ahmed Shehada. Ele ao menos já aprendeu que o programa do governo brasileiro, em sua língua, é chamado de “Više Doktori”.

Mancada O programa do PCdoB no rádio e na TV errou o nome de sua principal estrela. Produzido pelo publicitário Marcelo Brandão e dirigido pelo secretário nacional do partido, José Reinaldo Carvalho, o programa chamou de Aldo “Rabelo” (e não Rebelo) o ministro do Esporte. Assunto encerrado Aécio Neves (MG) e Eduardo Campos (PE)

liberaram PSDB e PSB a apoiar a candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao governo potiguar.

Cresce chance de segundo turno, indica Datafolha « ELEIÇÕES 2014 » Pesquisa realizada entre os dias 7 e 8 de maio indica

que Dilma tem 37% das intenções de voto contra 38% dos adversários

S

ão Paulo (AE) - A chance haver segundo turno na eleição presidencial deste ano cresceu, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo o levantamento, as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff oscilou em baixa, de 38% em abril para 37% este mês, enquanto o pré-candidato Aécio Neves (PSDB) avançou de 16% na pesquisa anterior para 20%. O exgovernador Eduardo Campos (PSB) tem 11% e também oscilou em alta, já que na pesquisa anterior o ex-governador de Pernambuco tinha 10%. O jornal destaca que, apesar de ter variado dentro da margem de erro, a presidente Dilma apresenta recuo gradual nos últimos levantamentos, enquanto os adversários estão em ascensão. Dessa forma, segundo a pesquisa Datafolha, a petista teria hoje 37% das intenções de voto contra 38% da soma dos outros candidatos, o que aponta para uma situação de empate técnico e diminui a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro. A pesquisa indica ainda que Dilma venceria o segundo turno nas eleições contra qualquer dos dois principais adversários. No cenário em que a presidente enfrentaria Aécio Neves, ela registrou 47% das intenções de voto contra 36% do tucano. Um mês antes, Dilma aparecia vencendo no mesmo cenário com 50% das intenções de voto contra 31% de Aécio e, em fevereiro, a vantagem era de 54% contra 27%. Já no cenário contra Eduardo Campos (PSB), Dilma tem 49% da preferência dos eleitores contra 32% do pessebista. Na última pesquisa, Dilma vencia Campos com 51% da preferência dos eleitores, enquanto ele teria 27%. Em fevereiro, ela tinha 55% contra 23% dele. A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 7 e 8 de maio com 2.844 pessoas em 174 municípios. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR00104/2014. Apesar da possibilidade de segundo turno, assessores da presidenta Dilma consideram os números positivos para a campanha da petista. Segundo análises do comando político, a queda nas intenções de votos está estabilizada. Além disso, outro dado que deixou aliviado o Planalto foi a constatação de que a presidenta ganha em todas as regiões do País e que venceria qualquer um dos adversários num eventual segundo turno. Diante deste quadro, a estratégia do Planalto é continuar colocando a presidente em exposição, ampliando as reuniões com os diversos segmentos - que vão da imprensa aos empresários sob a argumentação de que Dilma fala “com convicção”, sabe defender seus pontos de vista, tem disposição e se sai muito bem quando estabelece o enfrentamento político. Em relação à situação econômica, em geral, o governo entendeu que o fato de 41% dos entrevistados dizerem que acham que o quadro permanecerá como está, não é, necessariamente, uma expectativa ruim. O contraponto é que 43% entendem que a situação econômica vai melhorar. A rejeição, outro fator sempre preocupante, também foi considerado o esperado. "Já estava na conta", comentou um interlocutor, ao lembrar que, em tese, quem é mais conhecido entre os três pré-candidatos, que é o caso da presidente Dilma, naturalmente é também o mais rejeitado.

PEDRO FRANÇA

Aécio: cautela com a pesquisa

WILSON DIAS

Dilma: queda estabilizada

MARCIO FERNANDES

Campos aposta na campanha

Sucessão Presidencial Intenção de voto e simulação de segundo turno entre os principais candidatos

Aécio diz representar mudança segura Brasília (AE) - O senador Aécio Neves foi cauteloso ao comentar os números da mais recente pesquisa Datafolha, na qual ele subiu quatro pontos porcentuais, de 16% das intenções de voto para 20%. Aécio, porém, destacou o fato de 74% dos eleitores afirmarem que querem mudanças na forma como o País é governado e classificou sua futura candidatura como a “mudança segura que o

Brasil precisa viver”. “É claro que quando você sobe, você acha melhor do que quando você cai”, comentou Aécio, durante visita a Maceió (AL). Para ele, contudo, “o dado relevante” é que “mais de 70% da população” quer “mudanças profundas”. “Temos as propostas que mostram que somos a mudança segura que o Brasil precisa viver. Mudança com responsabilidade, com quadros extre-

mamente qualificados”, disse o senador tucano, que defendeu um “governo que concilie ética com eficiência”. O mote mudança segura pode ser entendido como uma forma de Aécio se diferenciar de Eduardo Campos, pré-candidato da oposição, que no Datafolha aparece com 11% das intenções de voto, oscilando positivamente um ponto porcentual em relação à pesquisa anterior.

Campos minimiza desconhecimento São Paulo (AE) - O pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, minimizou o fato de ter avançado apenas um ponto porcentual no conhecimento dos eleitores. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que o pessebista é conhecido de 25% do eleitorado, ante 24% registrado no levantamento de abril. O levantamento também mostrou que Campos oscilou positivamente de 10% para 11% nas intenções de voto. “Nem iniciou ainda a fase de

maior divulgação”, disse Campos, argumentado que o período de campanha ainda não começou, com o horário eleitoral e os debates. Ele voltou a ressaltar o bom desempenho dele e da vice de chapa, Marina Silva, entre os que conhecem a candidatura PSB/Rede. “Entre os que tomaram conhecimento, a própria Datafolha faz o recorte, vê que a gente se posiciona em primeiro lugar”, afirmou. Campos disse ainda que o crescimento deles é contínuo entre o eleitorado jo-

vem e com acesso a informação. Marina ressaltou que eles ganharam um aprendizado em relação à campanha presidencial dela em 2010 e vão chegar competitivos ao primeiro turno, pois estão em uma campanha ascendente. “O eleitor faz esse cálculo, as pessoas querem uma candidatura que, indo ao segundo turno, possa alavancar o protagonismo da sociedade. A sociedade quer ser autora da vitória de quem vai ganhar as eleições”, afirmou.


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

geral

Prefeitura dá ultimato a empresas « MÁFIA DO ISS » Ao falar para diretores do Sindicato da Habitação, controlador lembra

que investigações estão chegando ao fim e reclama da falta de colaboração das empresas DIVULGAÇÃO

S

ão Paulo (AE) - Diante de uma plateia composta por diretores e convidados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), o controlador geral do município de São Paulo, Mário Vinicius Spinelli, afirmou na manhã de ontem que as investigações sobre corrupção e sonegação do IPTU na cidade estão se aproximando do fim. Em seguida, cobrou das empresas do setor uma colaboração que ainda não aconteceu. “Até agora, nenhuma empresa do setor procurou a Prefeitura para colaborar com as investigações”, afirmou. “Nas investigações do ISS, já foram abertos mais de 400 inquéritos contra empresas do setor imobiliário. É impossível que um setor desse tamanho, financiadores de campanha, não tenham como procurar as autoridades para denunciar corrupção. Estão esperando o quê, minha gente?”, afirmou. “As empresas que não colaborarem agora sofrerão as consequências depois”, ameaçou. O evento foi pensado para ser uma conferência sobre a Lei 12 846, a chamada Lei Anticorrupção, aprovada depois dos protestos de rua do ano passado e que pune empresas que participam de corrupção. Mas se transformou em um puxão de orelha coletivo por parte de Spinelli ao setor da construção, representado pelo Secovi. “Há uma série de empresas que já me procuraram, foram até meu gabinete, para saber como colaborar. Nenhuma é do setor imobiliário”, acusou. Durante as investigações da máfia do ISS, o Secovi chegou a ser chamado para ajudar os investigadores. Disse, na época,

MEMÓRIA Em 2013, uma auditoria da Controladoria identificou um esquema que desviou dos cofres municipais mais de R$ 500 milhões de recursos do ISS-Habite-se. De acordo com as investigações, conduzidas pela CGM em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, desde 2005 quatro auditores da Secretaria Municipal de Finanças, que foram presos, cobravam propina para que empresas do setor imobiliário recolhessem menos impostos. Com base nas investigações, o Ministério Público instaurou mais de 500 inquéritos e o valor a ser ressarcido aos cofres públicos - com a cobrança dos impostos sonegados e de multas pode chegar a R$ 4 bilhões.

Mário Vinícuis Spinelli: mais de 400 inquéritos abertos para apurar ação da máfia dos fiscais

Como você (Spinelli) bem disse, estamos lidando com máfias!” JOÃO PESTANA Diretor do Secovi

que não sabia de nada. Dias depois, os fiscais investigados no caso, cujos telefones estavam grampeados, avisavam uns aos outros terem sido procurados pelo Secovi, que os avisou da in-

vestigação Mas Spinelli não tocou no assunto nesta sexta. O controlador aproveitou para afirmar que a regulamentação da lei (que deve ser feita por todos os Estados e municípios) será publicada na semana que vem pela Prefeitura. Depois de ouvir por uma hora acusações de não colaborar com investigações, um dos diretores do Secovi, João Pestana, disse que muitos dos empresários do setor não denunciavam pedidos de propina por medo de represálias. “Como você (Spinelli) bem disse, estamos lidando com máfias!”, afirmou. Além de voltar a dizer que o setor imobiliário “certamente” teria meios de fazer denún-

cias de corrupção chegarem até as autoridades, uma vez que o Secovi sempre é recebido pelos prefeitos da cidade, Spinelli disse que havia diferenças entre fiscais corruptos e assassinos. “Eu também sou um alvo”, disse. Já o presidente do Secovi, Claudio Bernardes, disse que o objetivo do encontro era justamente garantir novas práticas para o setor. “Vamos garantir a adoção de uma política de tolerância zero com casos de corrupção”, disse. O setor imobiliário está no centro dos maiores escândalos recentes da cidade, segundo Spinelli. O primeiro foi o de pagamento de propina para liberações de empreendimentos, que

ficou conhecido como Caso Aref por causa do chefe do setor de aprovações, o Aprov, Hussain Aref Saab, que tinha mais de cem apartamentos. O segundo foi a máfia do ISS, revelada por Spinelli e por investigações do promotor de Justiça Roberto Bodini, do Ministério Público Estadual. Quatro fiscais da Prefeitura teriam causado um rombo de R$ 500 milhões aos cofres públicos, cobrando propina das incorporadoras para sonegar milhões em impostos. As denúncias vieram a público no ano passado, pouco tempo depois de uma nova equipe de governo assumir o comando da prefeitura da maior cidade do Brasil.

Fazendeiro é condenado no Pará « JULGAMENTO » Acusado de contratar pistoleiros para matar cinco trabalhadores rurais

em Marabá, há quase três décadas, Marlon Pidde foi condenado a 130 anos de prisão

B

elém (AE) - O fazendeiro Marlon Lopes Pidde foi condenado na madrugada de ontem, por maioria de votos, a 130 anos de prisão como mandante do assassinato de cinco trabalhadores rurais em Marabá, no sudeste do Estado. Os crimes, que ocorreram em setembro de 1985, dentro da fazenda Califórnia 3, também conhecida na região por Princesa, ficaram 29 anos impunes. Além do fazendeiro também foi condenado a 130 anos Lourival Santos Rocha, outro acusado das mortes, que está foragido. O terceiro julgado, ausente

na sessão, João Lopes Pidde, irmão do fazendeiro, foi absolvido. José Gomes de Souza foi alcançado pela prescrição do crime por ter completado 70 anos. Pidde vai apelar da sentença em liberdade, segundo decisão do juiz Edmar Pereira. O advogado Osvaldo Serrão, defensor de Pidde, anunciou que vai recorrer da decisão dos jurados. A sentença foi lida às 3 horas da manhã e foi comemorada por familiares das vítimas presentes à sessão. O fazendeiro passou 20 anos foragido. Ele só foi preso em 2006, em São Paulo, onde residia, com documento falso de identi-

dade. No momento da prisão, a Polícia Federal descobriu que o fazendeiro tentava sair do País para morar nos Estados Unidos. O promotor José Rui Barbosa afirmou que Pidde confiava no poder da fortuna que acumulou, extraindo ouro no garimpo Serra Pelada, para que a chacina por ele comandada caísse de vez na impunidade Segundo Barbosa, para atrair as vítimas Manoel Barbosa da Costa, José Barbosa da Costa, Ezequiel Pereira da Costa, José Pereira de Oliveira e Francisco Oliveira da Silva, os acusados, informaram aos invasores que uma juíza de direito es-

taria esperando-os na sede da fazenda, em companhia do fazendeiro, para juntos resolverem os problemas das terras. “Quando todos já estavam na sede da fazenda, por volta de 17 horas, os cinco agricultores foram amarrados, torturados, queimados e em seguida cruelmente assassinados pelos pistoleiros contratados pelo fazendeiro”, afirmou o promotor. Pelo depoimento das testemunhas arroladas no processo, Pidde, além de mandante, participou materialmente da chacina, chegando inclusive a incendiar um dos barracos das vítimas. De-

pois da execução sumária, os pistoleiros atiraram os cadáveres no rio Itacaiúnas, todos amarrados com cordas e pedras pesadas presas nas extremidades. O advogado Osvaldo Serrão, defensor de Pidde, afirmou que havia “prova insuficiente e não isenta” para condenar o fazendeiro. Ele alertou para o risco de decisões inseguras e injustas, referindo-se ao caso de uma mulher que, dias atrás, em São Paulo, foi arrastada pelas ruas e linchada até a morte por “turba enfurecida e desinformada”, que baseou-se em uma notícia da Internet para fazer justiça.

7

« GESTÃO »

Professor terá reajuste de 15% em São Paulo

S

ão Paulo (AE) - O piso salarial dos professores municipais de São Paulo foi reajustado em 15,38%, passando de R$ 2,6 mil para R$ 3 mil a partir de maio. O aumento se refere a professores com nível superior que cumprem 40 horas semanais. O reajuste neste ano será dado por meio de abono complementar e será incorporado ao salário a partir do ano que vem. O anúncio foi feito ontem, pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que destacou o esforço da Prefeitura para realizar o reajuste. “Esse é um dos melhores salários iniciais e também temos uma das melhores carreiras”, destacou o prefeito lembrando que um professor com 25 anos de casa passará a ganhar R$ 8,8 mil (salário final). “A categoria estava há 4 anos sem aumento no piso e essa é uma iniciativa para valorizar os profissionais de educação”, disse o secretário de educação Cesar Callegari. Os professores municipais estão em greve desde o dia 23 de abril. Além do reajuste, o prefeito anunciou a contratação de 3.534 professores efetivos por meio de concurso que deve ter inscrições abertas entre 26 de maio e 12 de junho. As provas estão previstas para julho e o início das contratações deve ocorrer no fim do ano. Também foram anunciados o reajuste dos pisos dos diretores de escola (que passa de R$ 4.188 para R$ 4.832), dos supervisores escolares (de R$ 4.460 para R$ 5.146) e dos coordenadores pedagógicos (de R$ 3.692 para R$ 4.260). Os demais funcionários da educação que não ganham o piso terão aumento de 13,43%. Dessa forma, o reajuste chegará a 71 mil profissionais em atividade e a outros 21 mil aposentados. O impacto na folha de pagamento será de R$ 622 milhões de reais neste ano.

« MEDICINA »

Coração gira 90 graus em homem acidentado

S

ão Paulo (AE) - O The New England Journal of Medicine apresentou o caso de um homem de 48 anos que sofreu uma rotação no coração após um acidente de moto. O problema foi relatado por médicos da Universidade de Pádua, na Itália. De acordo com a publicação, o homem foi encaminhado ao departamento de emergência para trauma torácico após um acidente de moto. Por meio de exames como ausculta cardíaca e eletrocardiograma, os médicos avaliaram que o paciente tinha uma dextrocardia - anomalia congênita em que o coração está virado para o lado direito do corpo. Mas uma radiografia do tórax e a tomografia computadorizada mostraram que o órgão havia sofrido uma rotação de 90º para a direita. O paciente foi submetido à remoção do baço e drenagem da pleura - membrana que envolve o pulmão. Os médicos concluíram que o acúmulo de ar na pleura foi o que fez com que o coração do paciente estivesse no lugar errado. Após 24 horas da drenagem pleural, o coração do homem voltou para a esquerda, retomando a posição original com a recuperação anatômica e fisiológica completa dos vasos sanguíneos.


8

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

geral

Analfabetismo é erradicado no DF « EDUCAÇÃO » Condição é alcançada nas unidades da Federação quando a taxa de alfabetização ultrapassa 96% da população com mais de 15 anos. Gestores e educadores falam da conquista

B

rasília - O Distrito Federal (DF) é a primeira unidade da Federação a receber o Selo de Território Livre do Analfabetismo, do Ministério da Educação. O selo presta homenagem às localidades que atingem 96% de alfabetização, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O DF atingiu o índice de 96,5%. O selo foi entregue ontem pelo ministro da Educação, Henrique Paim, ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, disse que o desafio agora é buscar os analfabetos que restam na capital, para seguir avançando. “É a parte mais difícil, porque são justamente os mais velhos, os que têm resistência em se alfabetizar, e a população de rua. Nosso trabalho será duro porque é preciso buscar as pessoas e convencêlas a se alfabetizar”, disse. A dona de casa Maria do Socorro Nunes, de 61 anos, participou do evento e deu exemplo de perseverança em busca da alfabetização. De volta aos estudos há três anos, ela aprendeu a ler e faz planos para não abandonar a escola. Maria do Socorro vive no Núcleo Rural Alagado da Suzana, no Gama, cidade próxima ao Distrito Federal, e por anos buscou a construção de uma escola no local. Foi vitoriosa e agora diz que a vida mudou para melhor. “Estudar me faz sentir bem; faz bem

Estudar me faz sentir bem; faz bem à saúde. E o que aprendo, posso ensinar para outras pessoas da comunidade” MARIA DO SOCORRO NUNES dona de casa

para saúde. E o que aprendo posso ensinar para outras pessoas da comunidade”, diz. A professora Iracema Bandeira disse que muitos moradores do Alagado da Suzana enfrentavam dificuldades por não saberem ler e acabavam sendo explorados no trabalho. Na escola, a professora alfabetizou 30 alunos. “Agora eles se impõem, sabem que têm direitos e exigem que o empregador assine a carteira. Com o conhecimento, adquiriram a cidadania plena”, conta. Iracema Bandeira conta que a alfabetização abriu a possibilidade para trabalhar com os alunos questões importantes para a comunidade, como o tratamento que deve ser dado ao lixo e os cuidados com o meio ambiente, para tornar melhor o local onde vivem. O governador Agnelo Queiroz explicou que a alfabetização na capital é feita por meio da Educação de Jovens e Adultos e pelo Programa DF Alfabetizado. Os beneficiários do Bolsa Família que integram o DF Alfabetizado recebem uma bolsa de incentivo do governo local. Ao entregar o selo, o ministro da Educação, Henrique Paim, disse esperar que outros estados superem o índice de 96% de alfabetização. “Queremos que essa seja uma situação que tenhamos em breve em todo o país. Vale lembrar que nunca é tarde para estudar”, disse.


TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

DÓLAR COMERCIAL

Compra: R$ 2,2150 Venda: R$ 2,2170

DÓLAR TURISMO

Compra: R$ 2,1900 Venda: R$ 2,3300

EURO TURISMO

Compra: R$ 3,0770 Venda: R$ 3,2400

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 3,7323 Venda: R$ 3,7361

LUCRO DA PETROBRAS CAI QUASE 30% NO PRIMEIRO TRIMESTRE. A PRESIDENTE DA ESTATAL, GRAÇA FOSTER, COMENTA O DESEMPENHO • Página 3

TN ONLINE

RN fica em segundo como melhor estado para fazer turismo, segundo a Aviesp. Campeão é o Ceará. blog.tribunadonorte.com.br/eturismo

economia

Editora: Renata Moura [renatamoura@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Sábado, 10 de maio de 2014

Fiscalização aponta irregularidades « POSTOS DE COMBUSTÍVEIS » Órgãos de fiscalização interditaram parcialmente três postos e emitiram 35

autos de infração por irregularidades em empresas do setor envolvendo oferta e qualidade de combustíveis KARLA LARISSA Repórter

T

rês postos de combustíveis foram parcialmente interditados e 35 autos de infração tendo como alvo o setor foram emitidos após fiscalização realizada esta semana em Natal e na Região Metropolitana, por meio de uma força-tarefa composta por órgãos locais e federais. Os resultados da fiscalização foram divulgados ontem e também mostraram um lado positivo: o combustível vendido em Natal e Região Metropolitana está dentro dos padrões de qualidade. Dos 89 postos de combustíveis fiscalizados entre terça-feira (6) e quinta-feira (8), apenas um apresentou irregularidades na qualidade do combustível, com etanol fora das especificações da Agência Nacional de Petróleo (ANP). No total, a ANP emitiu 35 autos de infração, que resultaram em três interdições parciais de postos: uma por bomba baixa (que fornece menos do que o volume registrado), uma por oferecer gás natural veicular (GNV) com pressão acima da permitida e, a mais grave delas, por venda de etanol fora das especificações. Esta alteração pode levar ao baixo desempenho do veículo e aumentar o consumo do combustível. O percentual mínimo estabelecido pela ANP para o teor alcoólico é de 92,5% e no posto autuado foi registrado 90,2%. As outras 32 autuações foram por problemas de menor gravidade, como placas de avisos e de preços fora dos padrões e falta de instrumento para fazer os testes de qualidade que podem ser solicitados pelos consumidores. Durante a coletiva para imprensa realizada na tarde de ontem (9), o especialista da ANP, Luciano Fernandes, comentou os resultados da força-tarefa e garantiu que o combustível comercializado nos postos de Natal é de qualidade muito boa. “O consumidor pode ficar sossegado”, enfatizou.

Processo

Fernandes explicou que foi aberto um processo administrativo contra os postos autuados, que terão um prazo para apresentar defesa e que, só depois disso, será aplicada ou não algum tipo de penalidade. Entre as multas que podem ser aplicadas pelo órgão, os valores variam de R$ 5 mil a R$ 20 milhões, a depender de vários fatores, como a reincidência do estabelecimento e o porte da empresa, assim como o grau de in-

Fiscalização nos postos Resultados da fiscalização em Natal e Região Metropolitana 89 – postos fiscalizados 35 – autos de infração 3 – interdições parciais de postos 1- interdição por venda de etanol fora das especificações da ANP 2 – postos com inscrições estaduais inaptas e que podem ter licença canceladas 3- postos com inscrições estaduais ativas, mas que estavam fechados. Fontes: ANP, Ipem, Secretaria estadual de Tributação

PARA FAZER DENÚNCIAS: ANP - 0800 970 0267 Ipem – 0800 281 4054 SET – www.set.rn.gov.br

fração, entre outros fatores. Na fiscalização, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), aferiu 262 bicos de bomba de combustível, apenas 40 foram reprovados e 4 interditados. “Este foi um saldo muito positivo, resultado de um trabalho rotineiro de fiscalizações”, salienta André Gomes, diretor geral do Ipem/RN. Ao Ipem cabe o monitoramento se a quantidade de combustível vendida ao consumidor registrada nas bombas corresponde ao real, podendo variar em 100 ml, para mais ou para menos. “As multas no caso de irregularidades variam de R$ 500 a R$ 1 milhão. Mas os postos tem um prazo para apresentar defesa”, esclarece André Gomes. O Secretário de Estado de Tributação, José Airton da Silva, destacou que a força-tarefa teve como principal finalidade instruir e normalizar os estabelecimentos. “A nossa intenção não é punir, mas regular o mercado”, garante. A Secretaria de Tributação encontrou 2 postos com inscrições estaduais inaptas, que podem ter suas licenças canceladas, caso não resolvam a situação dentro de 15 dias e 3 postos com inscrição ativa, mas que estão fechados. Integraram a força-tarefa a ANP, Ipem/Inmetro, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Procon, Delegacia do Consumidor (Decon) e Ministério Público do RN.

PÁGINA 2

Investigação sobre suposto cartel corre em segredo de justiça JÚNIOR SANTOS

Membros da força-tarefa apresentaram os resultados da ação


2

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

economia

Negócios &Finanças

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Inflação ainda elevada A inflação oficial desacelera para 0,67% em abril, elevando a alta em um ano a 6,28%, quase no teto da meta fixado pelo governo. Os preços aumentaram em vários segmentos, em abril, de acordo com dados oficiais divulgados ontem pelo IBGE . A alta foi maior do que a de abril do ano passado, quando os preços tinham subido 0,55%. Em março, a inflação havia sido de 0,92%, a maior alta para o mês desde 2003. Com isso, nos quatro primeiros meses do ano, os preços subiram 2,86% - em 2013, no mesmo período, a inflação era de 2,5%. É um “bicho” bravo para segurar com rédeas curtas.

EM QUEDA A inflação pelo IGP-M desacelera alta para 0,06% na primeira prévia de maio, mostram os dados da Fundação Getúlio Vargas. No mesmo período de abril a elevação foi de 0,72%. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Atividade

Expansão

A inflação está menor nas duas regiões onde o ritmo de atividade está mais intenso neste começo de ano, apontam dados divulgados pelo Banco Central no Boletim Regional de abril. No trimestre janeiro-março, a inflação do Norte foi de 1,42%, enquanto o Índice de Atividade do Banco Central para a região apontou crescimento de 0,8% no trimestre encerrado em fevereiro em relação ao trimestre encerrado em novembro.

O diretor do BC afirma ainda que “nos últimos dez anos, o Nordeste tem crescido mais do que a média do Brasil”. A região apresentou um avanço de 4,1% ao ano, médio, de 2003 a 2013, enquanto o País apresentou uma marca de 3,3%. “E dados recentes sugerem que a economia no Nordeste teve um bom desempenho no início deste ano”, comentou. O Nordeste responde por 13,8% da economia nacional.

BALANÇO O lucro da operadora TIM no primeiro trimestre do

ano cresceu 21,6%, para R$ 372 milhões. Já a receita líquida da empresa, nos primeiros três meses do ano, foi de R$ 4,7 bilhões, ligeira queda de apenas 0,2%. Já os serviços oferecidos aos clientes não são lá essas coisas.

produção industrial. Para ele, “a produção industrial no Nordeste cresceu devido ao bom desempenho da agricultura”. Há uma estimativa de aumento de 50% da produção agrícola no Nordeste neste ano, o que vai ocorrer em boa medida devido aos problemas climáticos enfrentados pelo Sudeste.

RETRAÇÃO O gasto de energia elétrica no País deu uma trégua

em abril, reduzindo a pressão sobre os reservatórios das hidrelétricas, que operam em níveis baixos. Dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que a carga de energia atingiu 64.264 MW médios em abril, uma queda de 3,1% em relação ao mês anterior. A Agência Nacional de Energia Elétrica fez ontem o primeiro leilão de transmissão deste ano. Foram oferecidos 13 lotes, compostos de 24 linhas de transmissão que totalizam 3 469 mil quilômetros e 18 subestações, localizados em 11 Estados, sendo o RN um dos contemplados. Os empreendimentos devem demandar investimentos da ordem de R$ 4,3 bilhões e as obras devem ser concluídas em um prazo entre 24 a 43 meses.

1

2

« COMBUSTÍVEIS » Investigação apura indícios de que o Sindipostos,

supostamente, sugeria reajustes e de combinação de preços no setor EMANUEL AMARAL

MARIA EMÍLIA TAVARES Editora-adjunta da TN Online

A

pós instaurar processo administrativo para apurar supostas práticas de cartel e de limitação de concorrência na venda de combustíveis em Natal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) expediu notificação para proprietários e representantes de postos de gasolina de Natal, ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo (Sindipostos) e Petrobras Distribuidora S/A. De acordo com a assessoria de imprensa do Cade, o processo está correndo em segredo de justiça e não é possível acompanhar detalhes do andamento. O inquérito foi aberto após denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) que realizou interceptações telefônicas e monitoramento dos investigados com apoio da Polícia Federal. De acordo com o que foi

O Cade expediu notificação para proprietários de postos de gasolina e outros agentes do setor

apurado, indícios revelaram que o Sindipostos, supostamente sugeria reajustes nos preços praticados nos postos, que combinavam entre si os valores cobrados. As investigações também mostram que os acusados teriam se reunido para impedir a

aprovação do Projeto de Lei que permitiria a instalação de postos em supermercados. Ao final do processo de instrução, o Cade vai opinar sobre a condenação ou arquivamento do caso. Em caso de condenação, empresas podem pagar

multas que variam de 0,1% a 20% de seus faturamentos e pessoas físicas, de 1% a 20% do valor aplicável à pessoa jurídica. Já para sindicatos, a sanção pode chegar a até 6 milhões de UFIR, o equivalente a pouco mais de R$ 6,3 milhões.

OIE descarta surto no Brasil « VACA LOUCA » Exames feitos na Inglaterra afastam hipótese de animal

ter contraído doença pela ingestão de alimento e um eventual surto

Nordeste avança Mesmo com a economia nacional projetando um crescimento menor em relação ao ano de 2013, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, revela que boa parte do avanço da região Nordeste acima da média do País nos últimos anos está relacionada com o incremento da

Cade investiga, em segredo de justiça, suposto cartel

Depois da fusão, a maior rede de farmácias do país, a Raia Drogasil vai abrir suas primeiras unidades em Pernambuco, Alagoas e Sergipe. No Nordeste, deverão ser inaugurados neste ano entre 20 e 25 pontos de venda. O primeiro centro de distribuição da empresa na região também será aberto em até um ano e meio. Expectativa de mais concorrência no segmento varejista.

3

A 19ª FCE Pharma – mais completa plataforma de negócios para a cadeia produtiva do setor farmacêutico na América Latina –, além de contar com mais de 500 marcas em exposição, receberá quatro eventos paralelos. Organizada pela NürnbergMesse Brasil, a FCE Pharma ocorre entre os dias 12 e 14 próximo, das 13h às 20h, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com a participação de empresários potiguares.

CAVALOS O empresário Geraldo Simas realiza hoje, a partir das 14 horas, o tradicional leilão de cavalos Quarto-de-Milha, no tattersal do parque de exposições, em, Parnamirim. Vai oferecer animais de alta linhagem, além de coberturas de garanhões top. Vai lanar o garanhão negro Shady Sucesso. CARDÁPIO O SERHS Natal Grand hotel oferece amanhã, n o Dia das

Mães (amanhã), um cardápio, do Chef Pedro Gomes e sua equipe, com opções de saladas, pratos frios e quentes, além de sobremesas. O almoço custará R$ 90,00 + 10% de taxa por adulto e crianças de 06 a 12 anos pagam R$45,00 + 10%. Já na Fogo & Chama, o rodízio de carnes, frutos do mar é a programação do Dia das Mães. Custa de R$ 79,50.

CURSO A ABAV-RN em parceria com o Instituto de Cursos da Associação Brasileira de Agências de Viagens, promoverá na próxima quarta-feira (14), em Natal, o curso de “Relações Humanas e Sociais no Mercado Turístico”, a ser ministrado pelo Instrutor Carlos Silvério, com carga horária de 4hs. PRESENTE A Natura comemora o primeiro ano do lançamento do conceito “Toda relação é um presente”. Para o Dia das Mães lança 16 opções de presentes desenvolvidos exclusivamente para a data. Os cosméticos são a segunda categoria mais lembrada na hora de presentear, ficando apenas de vestuário.

JOÃO MARIA ALVES

B

rasília (AE) - O Ministério da Agricultura afirmou ontem que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) confirmou o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), registrado em frigorífico da JBS, dona da marca Friboi, em Mato Grosso, como “atípico”. Com isso, os exames feitos pela OIE em laboratório na Inglaterra afastam a hipótese de o animal ter contraído a doença pela ingestão de alimento e um eventual surto no País. Apesar do resultado positivo, a Agricultura ressaltou em nota que não houve “diagnóstico conclusivo que possa ser usado para classificá-lo de forma inequívoca até o momento”. Ou seja, a OIE não conseguiu identificar a origem da doença e optou por respaldar os exames feitos pelo laboratório da rede estatal Lanagro, em Recife. O laboratório brasileiro clas-

A doença traz risco ao homem se houver consumo da carne

sificou o caso como atípico devido ao fato de o animal não ter desenvolvido a doença nem ter morrido em função dela. O Lanagro detectou que uma deficiência na formação de proteína, a chamada marcação priônica, se desenvolveu por causa da idade avançada do animal - ela ocorre

normalmente em bovinos acima de dez anos, em função do envelhecimento das células. A vaca nelore tinha 12 anos. O caso clássico da doença ocorre em rebanhos mais novos, de até 7 anos, que é a média de idade limite dos animais comercializados no mercado. Nesses ca-

sos, a enfermidade pode ser causada pela alimentação à base de farinha de osso e carne. “A manifestação do laboratório corrobora com as investigações epidemiológicas desenvolvidas a campo de que se trata de um caso espontâneo e previsível, que não tem qualquer correlação com a ingestão de alimento contaminado, e que pode ser detectado em qualquer país do mundo que tenha um sistema de vigilância robusto transparente como o do Brasil”, disse o ministério em nota. A divulgação do caso levou o Peru a suspender a importação de carne brasileira. Fontes do setor afirmam que Irã e Egito também impuseram embargo ao produto brasileiro em razão do mal da vaca louca. Em sua nota, a Agricultura frisa que o Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) elogiou a rapidez e transparência do serviço sanitário brasileiro.


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

economia

3

Lucro da Petrobras recua 29,9% « RESULTADOS » Queda foi registrada no primeiro trimestre do ano, reduzindo o lucro da estatal à casa dos R$ 5,38 bilhões. O Plano de Incentivo à Demissão Voluntária da companhia foi o principal motivo ALEX REGIS

io e São Paulo (AE) - A Petrobras amargou queda de 29,9% no lucro no primeiro trimestre, que fechou em R$ 5,383 bilhões, segundo dados divulgados ontem. O resultado foi pressionado, principalmente, pelo impacto negativo de R$ 1,9 bilhão do Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV). Também pesaram sobre a companhia fatores como uma leve queda na produção e o prejuízo decorrente da defasagem de preços de combustíveis, represados para evitar impacto sobre a inflação O balanço reforçou a grande dificuldade da empresa em controlar o seu endividamento. Nos três primeiros meses do ano a dívida subiu mais de R$ 40 bilhões, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 300 bilhões. A taxa de alavancagem se manteve em 39%, pelo terceiro trimestre consecutivo acima da meta estabelecida pela empresa, de 35%. Apesar da queda no lucro, o resultado ficou acima das previsões do mercado, puxado pelo aumento das receitas no período, que ficaram em R$ 81,5 bilhões. O reajuste, em novembro, de 8% no preço do diesel e 4% da gasolina, aliviou as contas da companhia, mas não foi suficiente para evitar um prejuízo de R$ 4,808 bilhões na área de abastecimento. Com o consumo em alta e as refinarias no limite da capacidade, a Petrobrás tem que importar mais e sofre sem a compensação nos preços da gasolina e do diesel. “Isso reflete a defasagem dos

R

NÚMERO

R$ 40 Bilhões. Foi quanto subiu a dívida da Petrobras nos três primeiros meses do ano

preços dos combustíveis ao longo do tempo, apesar do reajuste do fim do ano passado. É um desafio”, resume Nataniel Cezimbra, analista do BB Investimento.

Dívida

A defasagem também amplia o endividamento, e o elevado nível de alavancagem da Petrobras preocupa. A relação entre a dívida e o Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações), alcançou a marca de 4 vezes. A média considerada saudável pela própria empresa é de 2,5, uma meta que só será alcançada a partir de 2015, de acordo com seu último plano de negócios. Em comunicado ao mercado, a presidente Maria das Graças Foster credita a piora do indicador aos gastos com o plano de oito mil demissões. “O cálculo deste indicador de endividamento considera o Ebitda anualizado, trazendo, assim, um impacto expressivo neste trimestre”, destacou. Segundo ela, em cerca de nove meses os impactos do plano será diluído. O PDIV integra o Programa de Otimização de Custos Operacionais,

que no trimestre economizou R$ 2,4 bilhões. Para este ano, a meta é de R$ 7,3 bilhões. A empresa fechou março com R$ 78,5 bilhões em caixa, resultado diretamente relacionado às duas captações realizadas no exterior, que geraram R$ 53,9 bilhões. Segundo Graça Foster, esses recursos são suficientes para o financiamento dos investimentos de 2014. A presidente da Petrobras disse ainda ter confiança no alcance da meta de crescimento de produção de 7,5% neste ano. No primeiro trimestre, entretanto, houve queda de 2%. A expectativa para reverter o resultado, segundo ela, é a entrada em operação de novos campos. Nos comentários sobre o primeiro balanço do ano, Graça Foster mencionou as investigações em que a estatal está envolvida. “As denúncias apresentadas têm sido e continuarão sendo apuradas por meio dos mecanismos internos constituídos para tal”, diz na carta, em que reitera o compromisso da diretoria da estatal e de seus empregados com a ética e a transparência. A presidente ainda citou as refinarias de Pasadena, nos Estados Unidos, e Okinawa, no Japão, envolvidas em denúncias de irregularidades na petroleira. Sobre Pasadena, a executiva afirmou que a unidade “continua processando acima de 100 mil bpd em função da disponibilidade de petróleo não convencional a preços competitivos”.

Graça Foster: Plano de demissões prejudicou desempenho

Prejuízo no Abastecimento sobe 13,2% São Paulo (AE) - A Petrobras reajustou em 4% o preço da gasolina e em 8% o valor cobrado pelo diesel nas refinarias em novembro passado, mas ainda não conseguiu estancar os prejuízos registrados pela área de Abastecimento. Responsável por atender a demanda do mercado doméstico de combustíveis, o Abastecimento amargou prejuízo de R$ 4,808 bilhões entre janeiro e março, montante 13,2% pior do que aquele apurado no primeiro trimestre de 2013. A importação total de derivados cresceu 13% nessa base comparativa e alcançou 424 mil barris diários. As exportações de derivados, por sua vez, encolheram 10%, para 171 mil barris diários. No caso do petróleo, as importações encolheram 26%, para 359 mil barris/dia, enquanto as exportações caíram 9% para 195 mil barris diários. Como resultado, o saldo líquido entre importação e exportação de petróleo e derivados continuou desfavorável à empresa, com importação líquida de 417 mil barris diários. O volume é 8% menor do que o déficit apurado no primeiro trimestre de 2013, porém a situação de descasamento de preços continua pressionando a empresa.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

economia

RN terá novas linhas de transmissão « ENERGIA » Leilão contemplou o Estado com quatro novas linhas de transmissão para escoamento da

energia. O prazo previsto para funcionamento das linhas é de 36 meses a partir da assinatura do contrato ALEX REGIS

L

eilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na manhã de ontem, na Bolsa de Valores de São Paulo, contemplou o Rio Grande do Norte com quatro novas linhas de transmissão para garantir o escoamento de toda a energia produzida no estado. A empresa espanhola Cymi Holding foi a vencedora do Lote E ao oferecer um deságio de 23,24%, frente ao lance máximo permitido, garantindo uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 48,8 milhões durante 30 anos pelo valor que investirá na construção. As linhas iniciadas em Quixadá (CE) seguem até João Câmara passando por Assú e Ceará-Mirim com extensão total de 492 km em quatro lotes, sendo três em 500KV e um de 230 KV. A implantação do novo formato de leilão de linhas de transmissão foi uma adequação sugerida pelo Governo do Rio Grande do Norte, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), para que os leilões de transmissão acontecessem antes dos leilões de geração. De acordo com o titular da Sedec, Silvio Torquato, “o leilão de novas linhas de transmissão realizado ontem pela Aneel garantirá um sistema de transmissão estruturado para dar suporte aos próximos leilões de geração com a perspectiva de crescimento constante do Rio Grande do Norte no setor eólico brasileiro”. O cronograma do edital prevê para o dia 17 de junho a homologação da empresa vencedora e em até 45 dias a partir desta data a assinatura do contrato de concessão. O prazo previsto para funcionamento das linhas é de 36 meses a partir da assinatura do contrato. Com investimentos da ordem de R$ 14 bilhões no setor eólico, o Rio Grande do Norte é hoje o estado com maior quantidade de parques e energia comercializada nos leilões já realizados, tendo assegurado uma capacidade instalada de 3,2 GW.

Disputa

O leilão de transmissão de energia que ocorreu na manhã de ontem foi marcado por pouca disputa entre as empresas interessadas. Dos 13 lotes em disputa, cinco ficaram sem propostas, enquanto cinco foram arrematadas por proposta única. O lote E, que engloba trecho no Rio Grande do Norte, foi arrematado por R$ 48.838.000,00. De acordo com o que foi estabelecido antes da disputa, arremataria os lotes os consórcios que oferecessem as menores propostas de remuneração anual a

tn família

Parque de geração de energia eólica no interior do Rio Grande do Norte: As linhas de transmissão servem para escoar a energia desse e de outros tipos de usina

SEM PROPOSTA São Paulo (AE) - O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Reive Barros dos Santos, considerou que o leilão de transmissão foi um “sucesso”, com um resultado razoável, mesmo com cinco dos treze lotes sem receberem proposta. Ele salientou que, na média, os oito lotes leiloados geraram um deságio médio de 13,18% e vão exigir um investimento de R$ 3,5 bilhões. Segundo ele, a agência deverá realizar uma análise desses lotes e possíveis aglutinações com outros projetos serão avaliadas, de maneira a tornar os empreendimentos mais atraentes à iniciativa privada. A estimativa da Aneel é que após a avaliação, os projetos devem voltar a ser ofertados no próximo leilão de transmissão, que deve ser realizado em setembro.

serem pagas aos empreendedores. Ela começa a ser paga à transmissora, pela prestação do serviço público aos usuários, com a entrada em operação comercial das instalações. Os 13 lotes oferecidos incluem 3.469 quilômetros em 24 linhas de transmissão e 18 subestações no Pará, Amazonas, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Tocantins, Paraná, Ceará e Rio Grande do Norte. A expectativa é que, ao todo, sejam investidos R$ 4,3 bilhões, com geração de 13 mil postos de trabalho diretos.

TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

UFRN e Senai terão núcleo de pesquisa no RN MAGNUS NASCIMENTO

Dentro de 36 meses, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai/RN) estarão realizando, conjuntamente, pesquisa aplicada em energia eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, biogás, fertilizantes de alto desempenho e áreas correlatas. E o resultado desse trabalho já tem destino certo: os setores pré-competitivos do Rio Grande do Norte. Para tanto, as duas partes fecharam na terça-feira, 6, um Contrato de Cooperação Acadêmico- Científica, que implica na edificação do Núcleo Avançado de Pesquisa e Inovação, a ser instalado em terreno disponibilizado pela UFRN no Campus Macaíba, onde funciona atualmente a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Trata-se de um acordo histórico, segundo a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, tendo em vista concretizar o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN 2011-2019. “Os planos e as metas desenhadas pela comunidade acadêmica para o PDI se entreolharam, entendendo os desafios que o Rio Grande do Norte enfrenta, entre eles o desenvolvimento do setor industrial”. Portanto, continuou a reitora, “enxergamos nessa relação

atende a todo o Brasil seja mais um entre muitos que vamos fazer em parceria com a UFRN”, acrescentou Amaro Sales. O momento contou com a presença do professor João Batista, pró-reitor de Administração, da professora Cândida Amaro Aragão, diretora do CT GásER, de Benilton Medeiros Nunes, assessor de Inovação e Sistemas de Tecnologia, e de Fernando Antônio Bezerra, chefe de gabinete, ambos do Sistema Fiern.

Núcleo

Reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz: “Acordo histórico”

com os movimentos sociais e com o setor produtivo, que as questões socioeconômicas e educativas do povo potiguar precisam ser resolvidas e uma das formas é por meio da pesquisa”. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do

Norte (Fiern) externou que “o acordo é importante não só para o Senai, mas para todo o sistema Fiern, pela parceria firmada com a UFRN, a mais renomada instituição entre as universidades do Norte e Nordeste”. “Acreditamos que este projeto que

Denominado, também, de Instituto Senai de Inovação de Energias Renováveis, o Núcleo Avançado de Pesquisa e Inovação será instalado em uma área de 15 hectares cedida pela UFRN por um período de 25 anos. O investimento será de R$ 25 milhões, provenientes do Senai, BNDS e da própria Fiern. Quando entrar em funcionamento deve fazer o papel de um parque tecnológico em Macaíba, um dos municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN), onde a UFRN já oferta ensino técnico e superior tecnológico, além de fazer pesquisa e extensão. Para expandir a pesquisa, a instituição terá um laboratório específico de 400 metros, além do uso de outros ambientes para fins acadêmicos, dentro do Instituto.


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

economia

5

Mercado Publicitário

MPF quebra sigilo bancário e fiscal de Eike Batista

Dia das Mães

« NEGÓCIOS » O Ministério Público investiga com a Polícia Federal

ANNA RUTH DANTAS[ annaruth@tribunadonorte.com.br]

O Shopping Cidade Jardim criou a campanha “Amor de Verdade” para homenagear as Mães neste mês de março. De acordo com o consultor de varejo do mall, Ronaldo Fernandes, o grande fluxo registrado sinaliza uma excelente expectativa de vendas para o período. “Na última sexta-feira, tivemos a maior visitação já registrada no ano. Cerca de 18 mil pessoas circularam no shopping neste dia”, justificou o consultou. De acordo com Ronaldo Fernandes, as vendas em maio devem ser maiores do que no ano passado, contrariando as estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. Para que os clientes sintam-se estimulados a vivenciar este momento, que é o Dia das Mães, o shopping Cidade Jardim criou para o mês de maio uma decoração especial que eleva o clima de amor pelas mães.

Campanha da Copa Para auxiliar na prevenção e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte , a prefeitura de Natal, em parceria com o Comitê Local para a Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Ministério Público Regional do Trabalho, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN/Sesi) e o apoio da União Europeia lançarão, na

próxima segunda-feira (12), a campanha internacional “Não Desvie o Olhar”. O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, participará do evento. A campanha já iniciou na capital potiguar. Durante a semana outdoors em vários pontos da cidade de grande circulação já foram instalados. A campanha “Não Desvie o Olhar” busca prevenir os crimes e conscientizar a sociedade a denunciar os abusos contra a infância.

se o empresário cometeu crimes como lavagem de dinheiro DIVULGAÇÃO

io (AE) - Depois de ter R$ 122 milhões sequestrados pela Justiça, o empresário Eike Batista teve ontem quebrados seus sigilos bancário, fiscal e de sua página no Twitter a pedido do Minist��rio Público Federal. O juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, determinou a varredura das operações bancárias feitas pelo exbilionário entre março de 2013 e maio de 2014. Também será analisada a evolução patrimonial de Eike entre 2012 e 2013 e as mensagens privadas enviadas por Eike no Twitter. “A quebra dos sigilos será uma excelente oportunidade de se provar que Eike não tem nada a esconder, que nada disso aconteceu”, afirmou o advogado do empresário, Sérgio Bermudes. Segundo ele, a defesa já iria pedir a abertura das contas de Eike, tanto que não pretende recorrer da decisão judicial. Em nota, o empresário negou rumores de que a Justiça teria também determinado um pedido de busca e apreensão. “No momento oportuno, a própria defesa irá pedir a verificação de todas as operações bancárias, bem como de todas as informações prestadas à Fazenda”, diz o comunicado.

R

Investigação

O Ministério Público investiga com a Polícia Federal se o controlador da companhia cometeu crimes de lavagem de di-

SAIBA MAIS Eike Batista já foi o homem mais rico do Brasil,mas viu seu império ruir depois que a OGX não conseguiu cumprir suas metas de produção e perdeu credibilidade no mercado.A companhia está em processo de recuperação judicial onde busca equacionar uma dívida de cerca de R$ 15 bilhões com credores.A assembleia de credores será realizada em 2 de junho,no prédio da Bolsa de Valores do Rio.

Eike Batista: Justiça mandou quebrar sigilo até no Twitter

nheiro, uso indevido de informação privilegiada e realização de operações financeiras simuladas. O inquérito toma como base as conclusões de um relatório elaborado pela Comissão de Valores de Mobiliários (CVM), reguladora do mercado de capitais. Na mira, transações supostamente irregulares feitas por Eike com ações da petroleira do grupo, a OGX, rebatizada de Óleo e Gás Participações.

Esta semana, a Justiça determinou também o congelamento de até R$ 122 milhões depositados em contas do empresário no Brasil, valor próximo ao lucro obtido em duas operações de vendas de ações realizadas em maio e junho de 2013. O objetivo do bloqueio é impedir que Eike se desfaça de seu patrimônio impossibilitando o ressarcimento de credores e acionistas prejudicados em caso de uma con-

denação. As operações são questionadas porque Eike, como controlador da companhia, tinha informações privilegiadas sobre a situação dos campos de petróleo de Tubarão Tigre, Tubarão Areia e Tubarão Gato, na Bacia de Campos, que mais tarde se mostraram inviáveis. O fato só foi comunicado aos investidores da OGX em 1º de julho de 2013, mas já era conhecido por Eike há nove meses. o processo, o juiz lembra ainda que a investigação da CVM identificou que a Eike e a Óleo e Gás Participações omitiram de fatos relevantes a informação de que o empresário só injetaria R$ 1 bilhão na petroleira se seu plano de negócios não fosse modificado. A ação supostamente configura o crime de manipulação de preços de mercado.

TAM deve mudar comercial « COPA DO MUNDO » Companhia terá de alterar comercial em que, segundo

o Conar, dá a entender que é a transportadora oficial da Copa do Mundo ão Paulo (AE) - O comercial da companhia aérea TAM em que ela diz que vai trazer os ‘nossos craques para jogar em casa’ terá de ser alterado. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) definiu, em reunião realizada na quintafeira, que o filme intitulado Catimba não pode transmitir a ideia de que é a TAM que está transportando todos os jogadores da Seleção Brasileira ao País, uma vez que a transportadora oficial é a Gol. Visto quase 2 milhões de vezes apenas no canal da companhia no YouTube, o comercial mostra os brasileiros David Luiz (jogador do Chelsea), Thiago Silva (do Paris Saint-German) e Marcelo (do Real Madri) em uma sequência de contratempos no caminho para o aeroporto. Thiago, por exemplo, pega um elevador com uma criança que havia apertado o botão de todos os andares do prédio. Já Marcelo não consegue passar no raio X enquanto não tira as calças. No fim, o comercial diz: “Os adversários não vão gostar nada disso, mas a TAM vai trazer os nossos craques para jogar em casa”. A estratégia da companhia foi buscar os atletas brasileiros que jogam nos times das cidades onde a companhia oferece voos diretos a partir do Brasil: Paris, Londres e Madri O meio publicitário recebeu o comercial como o maior drible que a TAM podia ter dado na transportadora oficial da Seleção. Por isso, a Gol entrou com uma representação no Conar pedindo o julgamento do filme e sua possível alteração

REPRODUÇÃO / YOUTUBE

S

Casamento Planejar um casamento é uma tarefa nada fácil, requer muito tempo e atenção em todos os detalhes. Por isso, a Marex resolveu deixar a vida dos noivos mais tranquila com o seu novo serviço de lista de casamento. E a Art&C assinou embaixo com um anúncio que vai mexer com a emoção das noivinhas.

Doação I Circula campanha do Governo do Estado, criada pela Art & C, incentivando a doação de órgãos. “E se fosse para alguém da sua família?” é

o questionamento que traz as peças publicitárias levando as pessoas a refletirem sobre a importância da doação de órgãos.

Doação II A Assembleia Legislativa também enveredou pela campanha social e veicula peças publicitárias, criadas pela Art & C,

onde um homem narra o seu testamento e também culmina com o incentivo a doação de órgãos.

Thiago Silva, da Seleção Brasileira, e outros jogadores estão no comercial que causou polêmica

ou retirada do ar. O Conar não tem autoridade judicial, mas sua recomendação é como uma obrigação no setor - anunciantes, agências e veículos de comunicação são associados da instituição. E o recado dado à TAM foi de que é necessário mudar o texto. O gerente sênior de comunicação e marca da TAM, Daniel Aguado, afirma que a empresa vai acatar a recomendação do Conar. “A decisão foi bastante positiva para nós. O Conar percebeu que o comercial foi feito com criatividade e ética, e a alteração que vamos fazer será imperceptível.” O Conar não comentou o teor da discussão e apenas informou, por meio da assessoria de imprensa, que a alteração foi solicitada. A TAM terá até cinco dias para ajustar o texto. Mas a empresa ainda não recebeu a notificação oficial do Conar, o que deve ocorrer em dois dias. Até lá,

o comercial deve continuar a ser veiculado normalmente. Procurada, a Gol não se pronunciou. Se considerar que a alteração sugerida pelo Conar não é suficiente, a companhia pode recorrer e pedir novo julgamento. Para ver o comercial que gerou a polêmica entre as aéreas na internet, digite na barra do seu navegador o endereço http://oesta.do/catimba.

Carona

É comum ver em eventos esportivos de grande porte marcas que, mesmo não sendo patrocinadoras, arrumam um jeito de “aparecer” com maestria - ou falta de ética, do ponto de vista de quem está pagando muito dinheiro para ser o patrocinador oficial da competição. Entre os casos mais clássicos está o da Nike. Na Olimpíada de 2012, a Nike divulgou um vídeo intitulado Find your Greatness (“Encontre sua grandeza”) que

mostrava o nome London em diferentes pontos do mundo - dos Estados Unidos à África. O evento esportivo foi, no entanto, patrocinada pela Adidas. Causou polêmica. A essas ações se dá o nome, geralmente, de marketing de emboscada. As mais comuns ocorrem, justamente, durante o evento - como distribuição de brindes ou adereços vinculados a marcas. Para coibir essas situações, a Fifa, realizadora da Copa do Mundo, terá pelo menos 450 pessoas, entre voluntários, agentes públicos e funcionários da própria entidade, para fazer a vistoria. Além disso, no período que antecede a Copa, a Fifa fica de olho no uso impróprio das marcas que registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), como “Copa do Mundo” e “Copa 2014”. A instituição já notificou pelo menos 400 “não-patrocinadoras”.


economia Receita alerta para golpe no e-mail

6

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

« IMPOSTO DE RENDA » Mensagem enviada por e-mail com logotipo e nome do órgão,

que pede atualização do programa do Imposto de Renda por meio de um link, é golpe

B

rasília (AE) - A Receita Federal alerta os contribuintes para um novo golpe enviado por e-mail, com logotipo e nome do órgão, que pede atualização do programa do Imposto de Renda por meio de um link. Segundo o Fisco, o contribuinte deve ignorar essa mensagem eletrônica e não deve acessar o endereço indicado. “Tais e-mails são falsos e não são enviados pela Receita Federal”, informou o órgão. Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o si-

ARQUIVO

te www.receita.fazenda gov.br.

Entrega

A entrega da declaração do Imposto de Renda superou a expectativa no Rio Grande do Norte, onde 284.825 contribuintes “acertaram as contas” com o Leão. A meta da Receita Federal era receber 270 mil declarações no estado, este ano. Os contribuintes que ainda não realizaram o procedimento enfrentarão restrições e terão de pagar multa. As pessoas físicas que são obrigadas a declarar deveriam ter apresentado a declaração no

período de 06 de março até 30 de abril de 2014. A declaração apresentada após esse período pode ser transmitida pela internet, desde que os contribuintes nesta situação utilizem a nova versão do Programa Gerador do Imposto de Renda Pessoa, disponível no site da Receita Federal. O contribuinte que não regularizou a situação até agora ficará com o CPF com o status de “pendente de regularização”, sendo impedido, por exemplo, de tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa.

« COMÉRCIO »

Filhos vão gastar menos com presentes para as mães

R

Atualizações devem ser feitas diretamente no site da Receita

io (AE) - Com o orçamento apertado e um cenário econômico desfavorável, mais famílias pretendem reduzir gastos com presentes para o Dia das Mães em relação ao ano passado. Os consumidores de baixo poder aquisitivo são os mais afetados. É o que mostra um quesito especial da Sondagem do Consumidor de abril, da Fundação Getulio Vargas (FGV), obtido com exclusividade pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. O indicador que mede a intenção de compras para o Dia das Mães caiu 4,5% em 2014, para 84,5 pontos, o menor nível desde 2009 (76,7 pontos). A pesquisa é realizada nos meses de abril desde 2007, à exceção de 2011, quando a pergunta especial não foi incluída na sondagem. “O consumidor vem se tornando mais cauteloso, principalmente em itens que dependam da realização da compra a prazo, como a maioria dos bens duráveis”, avalia a economista Viviane Seda, coordenadora da pesquisa. Ela cita a alta dos juros, da inflação e do endividamento das famílias como influências importantes para o freio do consumo das famílias. Neste ano, 26,7% dos consumidores declararam que vão diminuir os gastos com compras de Dia das Mães. Esse porcentual era de 24,2% em 2013 e ainda menor em anos anteriores. Enquanto isso, 11,2% têm em mente presentes mais caros do que no ano anterior, porcentual que era de 12,6% em 2013. A sondagem do consumidor é realizada em cerca de 2 mil domicílios, em sete capitais brasileiras. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) não fechou previsão para as vendas, mas conta com resultado pior que em 2013.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TEMPO HOJE

Máx.: 30ºC Mín.: 23ºC Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 1h13 - 1.9 -13h36-2.0 Baixa-mar 7h11 - 0.7 - 19h34 - 0.5

RAQUEL TAVEIRA, DIRETORA DO ITEP/RN, FALA SOBRE CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DO ÓRGÃO • PÁGINA 5

natal

Editora: Margareth Grilo [ margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Sábado • 10 de maio de 2014

Cerca de R$ 12 milhões para instalar poços no RN estão parados no MIN « RECURSOS HÍDRICOS » Verbas fazem parte da segunda parcela de um convênio assinado em

2012 com o Ministério da Integração para instalação de 192 poços artesianos no semiárido ADRIANO ABREU

Luciano Cavalcanti garantiu que pendências foram regularizadas NADJARA MARTINS repórter

O

Governo do Estado deixou de receber pelo menos R$ 12 milhões em recursos para instalação de sistemas de abastecimentos de água em 2013. Os recursos fazem parte da segunda parcela de um convênio realizado com o Ministério da Integração no âmbito do programa “Água para Todos”, para instalação de 192 sistemas de abastecimento de água no Estado. Os recursos estão emperrados no âmbito do Governo Federal. De acordo com o Ministério da Integração, o Governo do Estado não concluiu o processo licitatório para escolha da empresa que realizará a instalação dos sistemas de abastecimento, que podem incluir a perfuração, instalação ou recuperação de poços tubulares, dependendo das características das localidades a serem beneficiadas. O convênio foi celebrado em 2012 dentro das medidas do decreto de emergência por causa da seca, e prevê um recurso de R$ 20 milhões repassados em três parcelas. “Referente ao convênio, celebrado em 2012, foi repassado ao Estado, no mesmo ano, a primeira parcela de R$ 9,2 milhões. A segunda parcela do convênio, no valor de R$ 12,7 milhões, prevista para o ano de 2013, ainda não foi liberada, tendo em vista que o Estado não concluiu o processo licitatório até o momento”, disse o MIN por meio de nota. Em reportagem publicada na edição desta sexta-feira, 9, a TRIBUNA DO NORTE mostrou que o Rio Grande do Norte possui 1.565 poços tubulares não instalados – ou seja, foram perfurados, porém não estão equipados com bombas de água ou cataventos que possibilitem a retirada de água do lençol freático. Se estivessem em funcionamento, as estruturas poderiam dobrar a capacidade de vazão para abastecimento de água. De acordo com o secretário estadual de recursos hídricos, Luciano Cavalcanti Xavier, a demora na escolha da empresa foi causada durante a renovação do decreto de emergência. “Como o decreto terminou em abril, a empresa teve medo de dar continuidade ao serviço sem a garantia do processo e do recebimento. Como foi renovado, retomaremos o processo”, justificou. De acordo com ele, a situação já foi regularizada. A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos ainda chegou

a receber uma parte da parcela de R$ 12,7 milhões – R$ 612 mil – que custeou a reinstalação de dez poços em Tangará, a 82 quilômetros da capital potiguar. Cavalcanti ainda afirmou que os recursos são destinados, prioritariamente, para a recuperação de poços. “Às vezes perfuramos um poço e, como não temos recursos para instalar, vai passando o tempo e ele perde um pouco a qualidade. Por isso precisamos recuperar. Se chegarmos lá para recuperar o poço e ele estiver seco, não tiver nada, aí novos perfuramos um novo e instalamos”, acrescentou. Apesar da garantia de retomada da licitação, o secretário não informou a data de reinício do programa de recuperação de poços. “Já estamos para iniciar esse processo. Deve acontecer até o final do mês”, titubeou. A instalação de poços faz parte das medidas do Plano Emergencial de Combate à Seca do Estado. De acordo com a Semarh, o programa beneficiará municípios do Seridó e Agreste, como Lajes e Tangará. Para a coordenadora de poços da Semarh, Telma Tocha, o descompasso entre a perfuração e instalação de poços no RN é causada pela falta de recursos – financeiros e humanos. “Equipe nós não temos para instalar. A equipe que vinha da Sudene já se aposentou. Por isso dependemos dos recursos”, aponta. A Semarh possui máquinas para fazer a perfuração de poços, mas precisa contratar empresas para equipá-los com bombas d’água, cataventos e, por vezes, dessalinizadores. A instalação de cada poço pode custar até R$ 23 mil. Entre 2011 e 2013, 515 poços foram perfurados e apenas 134 foram instalados no RN.

Oiticica

Este não é o único recurso que o RN tem a receber do Ministério da Integração. Cerca de R$ 11 milhões ainda não foram repassados à Semarh para a obra da barragem de Oiticica, reservatório em construção entre Jucurutu e Jardim de Piranhas. De acordo com a Semarh, os recursos que seriam transferidos por meio do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) estão em atraso desde fevereiro. O secretário de recursos hídricos, Luciano Cavalcanti, informou que a obra não vai parar. “Ainda em maio concluímos. Faltam apenas seis quilômetros”, ressaltou.

NA TN ONLINE

Confira e compartilhe imagens da semana.

tribunadonorte.com.br


2

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

natal

Governo estuda fechar 75 escolas « EDUCAÇÃO ESTADUAL » Seec pretende reordenar escolas que tenham menos de cem alunos matriculados.

Unidades dentro desse perfil serão estudadas, individualmente, para relocação de estudantes e professores FOTOS: JOANA LIMA

DAÍSA ALVES Repórter

A

Secretaria Estadual de Educação do RN (Seec) pretende reordenar escolas que tenham menos de cem alunos matriculados. Consta na secretaria 75 unidades, que serão estudadas individualmente, para relocação de estudanteseprofessores.Elascompreendem 11% da rede estadual de ensino, com registro de 648 escolas em todo o estado e 268.462 matriculados. Somente em 2014, 11 escolas foram fechadas. O reordenamento consiste na extinção das atividades da escola e mudança dos alunos matriculados para unidades próximas de suas residências, com turmas escolares compatíveis. O objetivo é unir turmas, ou escolas, com número reduzido de alunos para “otimizar os recursos e profissionais”. “Estamos vendo como ação estratégica da secretária”, diz o secretário adjunto Joaquim Oliveira. Ele explica que a manutenção de uma escola, com matriculados em menor quantidade do que a capacidade, eleva o custo por aluno. “O custo benefício fica muito baixo, e o custo aluno sobe demais. E o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) monitora todo estado, isso impacta também na liberação de recursos”, argumenta. Com dados do FNDE, o valor anual de gasto por aluno estimado no RN é entorno de R$ 2.6 mil. Após a conclusão do reordenamento dessas escolas com menos de 100 alunos, o secretário disse que serão avaliadas as escolas com menos de 200 alunos e tenham uma alta diferença entre a capacidade e matrícula. O mapeamento da rede se deu graças ao Sistema Integrado de Gestão e Educação (Sigeduc), pelo qual todas as escolas do Estado processaram suas matrículas, além de atualizar a frequencia dos estudantes. Por isso, esclarece, a ação de reordenamento acontece após o início do ano letivo. No caso, as 79 unidades escolareslistadas,deensinofundamental e médio, serão caso a caso estudadas. Elas estão distribuídas em todo o RN, sendo três locadas na capital potiguar. Segundo Oliveira, nem todas deverão ser fechadas, pois existe a situação de escolas que estão localizadas no meio rural e não teriam outra unidade próxima para onde enviar os estudantes. As escolas variam com o mínimo de 5 matriculado e máximo de 98. Em Natal, a E.E. General Antonio V Santos Rocha, localizada no Tirol, está om 60% da sua capacidade, que é de 130 alunos. Hoje, apenas 80 estão matriculados. O cenário de baixa de alunos não é exclusivo dessas escolas, mas de toda a rede estadual. Com dados da Seec, em 2013, haviam 666 escolas estaduais no estado, com 280.095 mil estudantes matriculados. Já são 11.633 estudantes e 18 escolas a menos para o ano atual. Joaquim elenca quatro motivos para a redução de alunos: a diminuição da taxa de natalidade, que tem como consequencia menos jovens na sociedade; a elevação do poder aquisitivo, proporcionando às famílias colocarem os filhos em escolas particulares; a mobilidade urbana, com a criação de novos bairros e mudança de casa moradia, para centro comercial; e o descrédito da escola pública pela sociedade. Para Fátima Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), existem outras soluções que não seja o fechamento de escolas.“Paranósfecharescolanão é a solução. É criar mais um problema”, afirma. “A secretaria está ao invés de construir, destruindo a estrutura da rede”, acredita.

Isabel Gondim, nas Rocas, é uma das que será fechada pela Secretaria de Educação. Unidade tem 187 matriculados, mas a frequência diminuiu e salas estão esvaziadas

Desde 2013, 18 escolas estaduais foram fechadas

Em reunião com a Seec, comunidade escolar defendeu escola

Joaquim Oliveira [Seec] apontou esvaziamento na Isabel Gondim

‘Isabel Gondim’ é notificada pela Seec sobre fechamento A Escola Estadual Isabel Gondim, nas Rocas, recebeu hoje o ultimato da Secretaria de Estado de Educação do RN: vai fechar. Na tarde de ontem, professores, servidores, pais de estudantes e líderes do Sinte se reuniram na escola para argumentar com representantes da 1° Diretoria Regional de Educação (Dired) contra a extinção das atividades ordenais da unidade. Diretor da escola, Josimar Melo, afirma que, mesmo com notificação, continuará com funcionamento normal. A escola com mais de dez salas de aula, quadra de esportes, sala de leitura, refeitório, além de salas administrativas, tinha a capacidade, segundo registro da Seec, de comportar 720 estudantes, e hoje possui 187 matriculados em seis turmas do 4° ao 9° ano. Se averiguado a frequência, o número diminui para 76, somando os três turnos, segundo o secretário adjunto da Seec, Joaquim Oliveira. Ontem a tarde, só haviam duas turmas. Uma do 4° ano com 24 alunos e outra do 5º com 23. O ideal, para o secretário, que cada turma de ensino fundamental tenha em sala com 35 alunos e de ensino médio, 45.

Chegar a esse patamar é o objetivo do reordenamento. No entanto, a medida não tem sido bem aceita no meio acadêmico e pelos pais de alunos. O diretor da escola das Rocas, Josimar Melo, assegurou que irá “lutar” contra o fechamento da escola “até o final”. Ele propõe que a escola una todas as turmas no horário da manhã e ofereça atividades no contraturno. E pela noite, haveria aula do Pronatec e Ensino de Jovens e Adultos. “A secretaria não pensa nos pais e nos alunos da escola. Eles só querem o prédio para novos projetos”, reclama. “Tem alunos que já disseram que se mudar não voltam para a escola. É uma característica do bairro, que são três pólos. Tem escolas que estão em outros pólos, e que os alunos tem conflitos lá”, diz ele. Outra questão é a proximidade da residência. Luana Aquino, 29, mãe de aluno, se declara contra o fechamento. “Fica próximo a minha casa, e meu filho pode vir andando. Não gostaria que fosse para outro canto. O que depender de mim para lutar contra isso, vou fazer”, coloca. Segundo Maria José, coordenadora da 1° Dired, os professores e servidores deverão ir a Seec

receber seus encaminhamentos. Já os alunos, na própria escola, poderão pedir transferência voluntária. “Na escola vai ficar apenas o porteiro e a secretaria, en-

quanto reestrutura o prédio. Vamos organizar para receber turmas do Pronatec aqui”, explica. Ontem, representantes da Seec se reuniram com direção da escola.

A ação de fechamento de escolas e reordenamento de atividades tem acontecido continuamente, mais fortemente desde 2012. De 2013para2014,aredeestadualcontabiliza menos 18 escolas. No ano atual,combasenalistadeunidades com menos de 100 alunos, 11 escolas foram fechadas em regionais de todo o RN. No município de Caicó, três escolas foram fechadas no início desteano:asescolasestaduaisJoaquim Apolinar, Iracema Trindade e Manoel Fernandes Jorge. Dos três casos, o mais chamativo é o da escola Iracema Trindade, que possuía um quadro de 18 funcionários, entre servidores,professoreseterceirizados, e encerrou o ano de 2013 com 14 alunos frequentando as salas de aula.Alémdisso,suacapacidadeera para 600 alunos e somente 6 estudantes foram matriculados para o ano letivo 2014, segundo informou a Seec. Os alunos foram transferidos para a E.E. Rosa de Lima. NaEscolaEstadualManoelFernandes Jorge, com capacidade para320alunos,apenas81forammatriculados. No 9º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, foram matriculados somente seis alunos. Os estudantes foram rematriculadosnasescolasZuzaJanuário,Dom José Adelino Dantas e Senador DinarteMariz,queficamnasproximidades e também apresentam um baixo número de matrículas. A Escola Estadual Joaquim Apolinar, que encerrou 2013 com pouco mais de 50 alunos frenquentando as aulas e possuia 30 funcionários no quadro. No 9º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, apenas 10 alunos foram matriculados. Todos foram encaminhados para a Escola Estadual Walfredo Gurgel, que fica no mesmo bairro, e para o Centro Educacional José Augusto, ambos com o número de matrículas abaixo da capacidade. Alémdestes,houveoreordenamento da Manoel Dantas, em Natal; da Escola Santo Antonio e Dom Jaime Camara, em Mossoró; Escola Isolada Santa Tereza, em Ielmo Marinho. Esta última, comportava cerca de 270 alunos e recebeu matrícula de apenas cinco este ano.


natal

Lojistas se reúnem hoje em um novo ‘abraço à Prudente’

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

3

FOTOS: ADRIANO ABREU

« MOBILIDADE URBANA » Comerciantes anunciaram

que, durante o protesto, as lojas vinculadas à ALEEAD serão fechados por uma hora a partir das 8h30 insatisfação dos empresários que possuem comércios próximos à Arena das Dunas resultou na organização do segundo movimento intitulado “Abraço a Prudente”. O ato será realizado na manhã deste sábado (10). O movimento tem com o objetivo cobrar da Prefeitura de Natal medidas para minimizar os impactos negativos que as obras de mobilidade vêm gerando ao comércio local. Durante o ato, os pontos comerciais vinculados à Associação dos Lojistas e Empresários do Entorno do Estadio Arena das Dunas (ALEEAD) serão fechados por uma hora a partir d as 8h30. A associação pede que ocorra uma negociação e diálogo entre a prefeitura e os empresários. Um dos pontos defendidos é a suspensão de mais uma interdição na Avenida Prudente de Morais planejada pela prefeitura. Outro ponto defendido é a melhoria da iluminação pública das avenidas e ruas em toda área das obras. Os empresários ainda pedem uma indenização dos prejuízos causados nos últimos meses. Na quinta-feira, em uma reunião convocada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves com Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Secreta-

A

MEMÓRIA Em outubro de 2013, para manifestar preocupação com o impacto das obras para o comércio da Prudente de Morais, um grupo de 50 empresários e estudantes, representando a Associação dos Lojistas e Empresários do Entorno do Estádio Arena das Dunas (ALEEAD), fez o primeiro protesto na área. O temor era com a segurança pela instalação do canteiro de obras e com a queda do fluxo de vendas.

ria Municipal de Obras Públicas (Semopi), e consórcio formado entre a Queiroz Galvão e a Ferreira Guedes, ficou decidido que um novo planejamento para a interdição de um trecho de dois quilômetros da avenida Prudente de Morais seria elaborado pelo consórcio, objetivando minimizar os prejuízos e impactos para o comércio local. O secretário adjunto de trânsito da Semob, Walter Pedro da Silva, acredita que até a próxima segunda-feira (12), o novo plano seja apresentado à prefeitura. Juliana Dantas, vendedora de uma loja de vidros, na Prudente

de Morais reclama que o volume de vendas caiu drasticamente, mas o problema principal é o descaso dos governantes para com os comerciantes. “As coisas acontecem e nós não somos avisados. Ano passado nos foi informado que a Prudente não seria completamente interditada. Hoje isso é uma dúvida”, disse. Os empresários alegam que em reunião com a Prefeitura em outubro de 2013 , ficou definido que a execução das obras não prejudicaria o acesso ao comércio local. Além de que a Prefeitura utilizaria meios de comunicação, inclusive suas páginas na internet e seus perfis nas redes sociais, para manter a população informada sobre todos os passos da obra. Segundo os empresários, nada disso foi cumprido. O dono de um estabelecimento em Lagoa Nova, que preferiu não ser identificado, aponta diversos problemas gerados em função das obras. Ele alega que no mês de março de 2013 a sua loja teve lucro com aumento de 10% nas vendas, enquanto no mesmo mês deste ano, a loja teve queda de 43%. “Desde o princípio os governantes esqueceram do comércio local. Quem vai arcar com os nossos prejuízos?”,questiona.

Comerciantes ligados a ALEEAD vão se reunir no trecho da Prudente de Morais próximo à Arena

Previsão da Prefeitura é entregar nove das dez obras do entorno do estádio até o dia 31 de maio


4

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

natal

MP quer nomeação de 737 aprovados « SAÚDE » Ministério Público do RN ingressou com ação civil pública requerendo a nomeação imediata

dos aprovados no concurso de 2010 que estão no cadastro de reserva. Lista possui 38 médicos aprovados MAGNUS NASCIMENTO

ROBERTO LUCENA Repórter

O

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que o Governo do Estado nomeie 737 aprovados no último concurso público realizado em 2010 pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Para que a nomeação seja efetivada, as Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde de Natal ajuizaram uma ação civil pública que será julgada pelo juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Macedo Filho. Na lista dos concursados, 38 são médicos. Os candidatos aprovados no certame de 2010 constam na lista de cadastro de reserva para Sesap. Até o momento, as nomeações feitas não foram suficientes para cobrir o deficit de recursos humanos necessários a toda rede hospitalar do Estado. Conforme reportagem da TN divulgada no último domingo, o deficit de médicos atualmente é de 578 profissionais. Para suprir a necessidade, a Sesap realiza contratações temporárias e complementação de escalas através de cooperativas médicas. De acordo com o MPRN, essas manobras deveriam ser transitórias e excepcionais, porém, o que ocorre é uma “terceirização irregular de atividade-fim e precarização do trabalho”, alegou os promotores. Nos últimos quatro anos, o valor dos contratos apenas com a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN) aumentou 278%. Saltou de R$ 2.263.626,00 em 2010 para R$ 8.571.657,83 em 2013. Entre 2012 e 2014, o MPRN tomou algumas providências para tentar solucionar esses problemas: reuniões, audiências ministeriais e elaboração de recomendações. Paralelamente, vários procedimentos ministeriais foram instaurados para acompanhar situações desse tipo. No entanto, de acordo com o MPRN, o atual quadro de servidores em exercício na Sesap encontra-se muito aquém das

necessidades existentes, chegando a menos de 50% para algumas categorias. Para os promotores, a nomeação dos profissionais de saúde para recompor as escalas de trabalho é imprescindível e urgente. O MP ressaltou ainda que a ação civil pública se apresenta em caráter de urgência por causa da validade do concurso que se vence no dia 24 de junho. Para os promotores, a expectativa para um novo processo seletivo “é remota por enquanto”, afirmam. “Até porque, uma eventual admissão de pessoal de um novo concurso público implicaria em ultrapassar etapas como o planejamento, execução e homologação do certame”, acrescentam.

Convocação

A ação do MPRN está, desde sexta-feira, dia 2, nas mãos do juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Macedo, sob número 080415153.2014.8.20.0001. A Sesap não informou se já havia sido intimada e se vai recorrer da ação. O MPRN quer que ocorra a nomeação, convocação e posse dos candidatos aprovados, obedecendo a ordem de classificação conforme as necessidades apontadas pela própria secretaria. Segundo o titular da Sesap, Luiz Roberto Fonseca, até julho, novos profissionais deverão ser convocados. Ele afirmou que aproximadamente 250 médicos já foram convocados, mas nem todos assumiram a função.

Para suprir a necessidade e dar conta da demanda, Sesap faz contratações temporárias e complementa escalas através de cooperativas

Sesap inicia elaboração de edital para novo concurso A Sesap deu início à elaboração do edital para realização de um concurso público que visa a contratação de médicos. No entanto, devido ao calendário eleitoral, o certame não será realizado neste ano. O titular da pasta, Luiz Roberto Fonseca, quer publicar ou deixar o documento finalizado até dezembro. “Faremos o lançamento do edital ou deixaremos pronto para a equipe de transição”, anunciou. Atualmente, o déficit de médicos na Sesap atinge a marca de 578 profissionais. A elaboração do edital é a terceira etapa de um processo de tentativa de transformação da carreira médica no setor público. A ideia da atual gestão é atrair novos médicos e, assim, dar uma resposta à fuga destes profissionais registrada com maior frequência nos últimos três anos. Em matéria publicada no último domingo, a TRIBUNA DO NORTE revelou que, até o fim deste ano, pelo menos 316 médicos poderão deixar a secretaria. O dado leva em conta o número de

exonerações, demissões e aposentadorias registradas desde janeiro de 2011. Com o novo concurso, a expectativa é a de que o déficit seja sanado. Apesar do anúncio de elaboração do edital, o processo licitatório para contratação de empresa que organizará o certame não deve ser deflagrado neste ano. As etapas que antecederam o início de confecção do edital compreendem os reajustes salarias concedidos à categoria e o dimensionamento das necessidades reais com relação ao efetivo de pessoal disponível na secretaria. Há mais de dois anos, a Sesap realiza sindicâncias e apura dados referentes ao setor de recursos humanos para apontar possíveis erros. A implantação do ponto eletrônico foi outra ação direcionada nesse sentido. “Havia um completo descalabro na Sesap. Com relação aos médicos, nós não sabíamos quantos eram, onde estavam e em quais especialidades atuavam. Hoje, temos o real dimensiona-

JOÃO MARIA ALVES

Faremos o lançamento do edital ou deixaremos pronto para a equipe de transição” LUIZ ROBERTO FONSECA Secretário estadual de Saúde Pública

mento das necessidades”, explicou Luiz Roberto. O secretário explicou ainda que, graças à intervenção no setor de recursos humanos, descobriu-se a existência de funcionários fantasmas e médicos que terceirizavam ilegalmente a carga horária. O esquema funcionava assim: o médico não

comparecia ao local de trabalho e mandava outro profissional no seu lugar. “Constituindo, assim, crime de falsidade ideológica”, apontou o secretário. Com a devassa no setor, a Sesap conseguiu enxugar a folha de pagamento e parte dos profissionais que não concordaram com as mudanças pediu exoneração. De janeiro de 2011 a março passado, 174 médicos foram exonerados. Apesar dos números, o secretário não acredita que há uma debandada da Sesap. “Os dados não são graves. Não há fuga dos profissionais”, disse. Sobre os reajustes remuneratórios, a última ação do Governo foi o envio da Lei Complementar nº 512 à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Os deputados aprovaram o reajuste ao vencimento básico da remuneração dos cargos de provimento efetivo de médico e de dentista com especialidade em cirurgia e traumatologia bucomaxilo-facial. A lei garantiu aumento de 45% escalonado em cinco anos. “Antes disso, já havíamos concedido, no prazo de um ano de três meses, reajuste de 17%, ou seja, tornamos a carreira minimamente atrativa”, explicou Luiz Roberto.


Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

natal

5

Itep/RN tem 4 mil laudos pendentes « PERÍCIA TÉCNICA » Com acúmulo de quatro mil laudos, alguns datados do ano 2000, e 150 solicitações de exames de DNA, a direção do Instituto pediu reforço à Força Nacional. Cinco peritos federais já estão no RN MAGNUS NASCIMENTO

IGOR JÁCOME repórter

M

ergulhado em problemas, o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) ainda está longe de ter sua situação revertida. Com equipamentos laboratoriais encaixotados há três anos, falta de servidores, de estrutura e de Estatuto, o órgão acumula quatro mil laudos e 150 solicitações de exame de DNA pendentes. E apenas seis deles devem ser realizadas neste semestre. Em entrevista coletiva que concedeu ontem (9) no auditório da Governadoria do Estado, longe da sede do órgão, a diretora Raquel Taveira fez um balanço dos primeiros 120 dias de gestão, falou dos problemas encontrados e listou soluções - nem todas com prazos - e suas respectivas dificuldades. Quando assumiu o órgão em 7 de janeiro, mais de 50 corpos estavam no pátio do prédio e foram enterrados. “Foi uma semana só para contá-los”, afirmou a diretora. Na época, houve um mutirão para coletar material genéticos dos cadáveres. Atualmente, está em curso um novo mutirão. Desta vez, para concluir 4 mil laudos parados, alguns datados de 2000. Para tanto, a equipe foi reforçada com cinco peritos da Força Nacional. Outros ainda são esperados, de acordo com a Raquel Taveira. “O Itep nunca foi tratado como órgão de Segurança Pública”, argumentou a diretora no início da entrevista. Enquanto corregedora geral, Raquel Taveira presidiu a comissão que concluiu um relatório sobre o Itep, no ano passado. A diretora afirma que fez o que pôde, mas esbarra na demora dos processos burocráticos para fazer mais. “A administração pública não é como nossa casa, que a gente resolve que vai pintar e pronto. Preciso fazer levantamento junto das empresas que têm registro de preço, saber se vai ser por licitação ou dispensa”, colocou. Um exemplo: vários equipamentos doados pelo Governo Federal em 2012 continuam encaixotados no laboratório do Itep até hoje. Segundo ela, a estrutura elétrica da sede, cujo prédio data de 1934, não suportaria a carga. Também seriam necessárias outras instalações, como tubulação

NÚMEROS

80% dos servidores são cedidos de outros órgãos do Estado

4.000 laudos estão parados há mais de uma década

150 é o número de solicitações de exames de DNA. Apenas 6 são feitos por semestre. Há um ano os exames não são realizados

Pátio do Instituto serve para guardar corpos sem identificação e em estado de decomposição MAGNUS NASCIMENTO

de gás. “Estamos fazendo essa restruturação e, até junho, eles devem ser instalados pela empresa, se não for necessária a instalação de uma subestação de energia, que custa R$ 200 mil”, apontou. A diretora rebateu críticas que vêm sendo feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores do Itep (Sinpol) da falta de insumos e de médicos legistas. Ela afirmou que os técnicos já estão recebendo equipamentos e que deve ocorrer uma contratação emergencial, nos próximos meses, para ingresso de médicos legistas, até que um concurso seja concluído. De acordo com o Sinpol, a escala noturna de plantão dos médicos não fecha durante todo este mês. Raquel Taveira afirmou que o problema ocorre em três dias e não compromete as amostras colhidas de vítimas. O concurso para contratar legistas, peritos e auxiliares já estaria tramitando, mas não há prazo para publicação de edital. Ainda de acordo com a diretora, o atendimento nas centrais do cidadão da Zona Norte e de São José de Mipibu foi retomado. “Oitenta por cento dos servidores são cedidos de outras secretarias, em desvio de função. Quando nós entramos, até o pessoal administrativo trabalhava em escala de plantão, de 8h às 18h e folgava três dias. São plantões ilegais, para não perder gratificações e plantões que não eram regulares”, acusou a diretora.

Raquel Taveira aponta o excesso de burocracia como entrave para a melhoria da estrutura do Itep

DNA: exames não são feitos há um ano Entre as sedes da Copa do Mundo, Natal é a única cujo o Instituto de Medicina Legal não possui laboratório para fazer exames de DNA. Com três mil materiais genéticos armazenados, o Itep só faz exames de acordo com as solicitações judiciais, da polícia ou de familiares em busca de parentes em busca de um ente desaparecido. Atualmente, há 150 pedidos deste tipo. Porém, há um ano, os exames que normalmente não são feitos semestralmente na Bahia, não ocorrem.

Uma viagem está programada para este semestre, porém apenas seis exames devem ser feitos. Essa é a quantidade que normalmente se consegue em 10 dias - o período que o perito passa no laboratório cedido, de acordo com o Itep. Segundo a diretora Raquel Taveira, há expectativa da montagem de um laboratório no õrgão. Porém nenhum prazo pôde ser dado. Além dos exames de DNA, quatro mil laudos periciais estão aguardando o mutirão anunciado pela diretora. De acordo com o de-

legado geral da Polícia Civil, Adson Kleper, não é possível saber quantos inquéritos e investigações são prejudicados com isso. “Os laudos são importantes porque ajudam não só no inquérito, mas também no processo penal. A polícia pode concluir o inquérito baseada em outras provas, mas esse tipo de prova é forte, apesar de não existir hierarquia de provas. Um laudo pode concluir uma investigação. E algumas investigações dependem exclusivamente do laudo para andarem”, explicou.

Sinpol pede que MPRN apure situação do Itep O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol) protocolou na última quinta-feira (8) uma representação pedindo a apuração pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte quanto à situação do Itep e os compromissos de um Termo de Ajustamento de Conduta que teriam sido descumpridos. De acordo com a vice-presidente do Sinpol, Renata Pimenta, o Governo não cumpriu os prazos de 90 dias para realização de concurso público e de 60 dias para enviar à Assembleia Legislativa o projeto de Lei que cria o Estatuto do órgão. Segundo o Sinpol/RN o impacto do projeto na folha de pagamento do Estado seria de R$ 695 mil. Na semana passada, o secretário estadual de Segurança Pública, general Eliéser Giraão Monteiro informou que a promotora Luciana D’Assunção solicitou o processo para fazer análises. Falta de materiais de perícia técnica nas escalas noturnas bem como de insumos foram outros pontos levantados pelo Sindicato. A outra solicitação de apuração é quanto a permanência de equipamentos encaixotados, de acordo com a categoria, desde 2011. Os aparelhos deverão ser úteis no auxílio a exames periciais de química e toxicologia em massas e líquidos. “Nenhuma providência foi tomada para a instalação e treinamento dos profissionais para a utilização da nova tecnologia”, diz nota do sindicato. A vice-presidente do Sinpol ainda afirmou que a existência de um grande número de servidores cedidos é culpa do Governo, que não realizou concursos e permitiu a cessão deles, alguns inclusive do município. Informações do Itep dão conta de que cerca de 550 pessoas trabalham no órgão, quando pouco mais de 100 fazem parte do quadro efetivo. De acordo com a sindicalista, a categoria preza pela legalidade e deseja que o problema seja resolvido. “Nós queremos a legalidade. Para isso, a gente precisa do estatuto e de concursos”, colocou.


6

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

natal “Passageiros usam o Twitter para avisar a imprensa das falhas no Metrô”

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

Do tuiteiro Henrique Neto INSTA

INSTA

Bom-humor

1 – PODER

Presidente da Câmara, o deputado Henrique Alves (PMDB) arrancougargalhadasquandodiscursava na audiência pública que debateu o fim do fator previdenciário para aposentados e pensionistas, ontem, na AL.

Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), o empresário Flávio Rocha, ao lado da bela Anna Cláudia, recebeu a presidente Dilma, que abriu o ciclo de debates de representantes do setor varejista com presidenciáveis

Espelho

Aodizerqueapoiaoprojeto,HA dissedoseuproblemaporqueo“primo querido” Garibaldi Filho é ministrodaPrevidência,portanto,contrário à matéria. Foi aí que veio o comentário, em tom de brincadeira,quelevantougargalhada:“Euvejoahoraagente(eleeGaribaldi)protagonizar uma luta de UFC”.

2 – PORTARETRATO

1

2

Teto

A casa que Henrique se referiu é a residência oficial do presidente da Câmara. Falou que pagará o café porque todo o serviço da casa é conta do parlamento.

Ministra onipresente

OTSTconvocouadesembargadora Perpétuo Wanderley (TRTRN) e mais quinze magistrados do trabalho de todo país para atuar comoministros.Elescontinuarãotrabalhando em seus TRTs e terão um gabinete virtual na sede do TST. Semanalmente, receberão 100 agravosparaanalisar.Umavezpormês, vão a Brasília participar dos julgamentos.Perpétuoatuarána5ªTurma, ao lado do ministro potiguar Emmanoel Pereira.

Repercussão

Natal continua atraindo os holofotesdamídiamundial,diantedos jogosdaCopanacapitaldosmagosartilheiros. Semana passada, foi o correspondente da Reuters. Nesta semana, está na cidade equipe enviada pela CCTV, uma das maiores emissoras da China. A TV Azteca,

3 – HOLOFOTES

THIAGO SIQUEIRA/DESABOYA THIAGO SIQUEIRA/DESABOYA

Empenho

Efoienfáticonaintençãodeajudar.“Quarta-feira,8h,naminhacasa,querorepresentantesdossenhores na minha casa. Vou convidar representantes do Executivo e quero ouvir argumentos. Nem vai ser na Câmara, porque é muito tumultuado. Essa conversa precisa ser objetiva e decisiva. Eu pago o café, pra ninguém sair falando de mim. Mas queropré-requisitos,nãoprecisade radicalismo.Intolerâncianãoconstroi. Vamos dialogar”.

Nos ares de Marrakech, Octávio Santiago pede Larissa Soares em casamento Na noite Básica Design, com produção Casa de Ideias, Clarissa Alves recebeu Juliana Flor

4 – FLASHES

Todo exibido, Chrystian de Sabóya satisfeito em pose com a arquiteta boas ideias Gracita Lopes

3 também das maiores no México, já confirmou a chegada em Natal para as próximas semanas.

Leque

A estimativa é de que durante o Mundial se concentrem na capitalpotengi cerca de 1,6 mil jornalistas de todo o mundo. A maior parte deles com credenciamento na Fifa, e outra parcela já sendo criada pelo PressPoint,oCentrodeMídiaalternativo coordenado pela UFRN, em parceria com Governo, Prefeitura de Natal, Sebrae e Fiern.

Despertar

E o Instituto do Cérebro da UFRN (ICe) recebeu ontem a visitade17jornalistascientíficosdaSuíça, enviados pela Associação de jornalistas daquele país para visitar alguns centros de pesquisas, projetosecomunidades,comofavelasno Rio de Janeiro. Passaram por Manaus, São Paulo, Patos e João Pessoa (PB) e encerraram em Natal.

Para o mundo

Oobjetivodamissãoéconhecer outros centros de pesquisas instalados em várias partes do mundo.

No Ice, foram recepcionados pelos professores e neurocientistas Kerstin Schmidt e Rodrigo Pereira,quefalaramsobreapropostado Instituto,pesquisasdesenvolvidas, etc e mais.

Menos Médicos...

Depoisdeganhardestaquepor ser o primeiro município do país a ser descredenciado do programa Mais Médicos, e de ter seus postos odontológicos fechados pelo Conselho Regional de Odontologia, Ceará-Mirimestáprestesacriarum novo programa: o Menos Criança.

...Menos Criança

Não bastasse a quantidade assustadora de jovens e adolescentes assassinados diariamente no município, um dos mais altos do Estado,aterradosverdescanaviais está em vias de ganhar uma similardavelhaBenfan.OHospitalPercílio Alves foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar laqueaduras tubárias e vasectomias. Coincidênciaounão,namesmasemana em que várias gestantes sofriam as dores do parto na urgência do hospital, esperando por obs-

tro vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores da Veja, que fez uma seleção entre 17 mil pessoas. ApresentouoprojetoMandaca.ruNegócios, primeira aceleradora de empresas operacional do Nordeste.

4

Delícias

tetraquesimplesmentetinha...mas estava faltando.

Alerta

Segunda-feira, 8h30, no auditório do Ministério Público do Trabalho, tem lançamento da campanhainternacional“NãoDesvieoOlhar”, em Natal, destinada à sensibilização e mobilização contra a exploraçãosexualinfanto-juvenildurante a Copa. Ocasião com as presenças do prefeito Carlos Eduardo e do presidente nacional do Sesi, Jair Meneguelli.

Sininhos

Depois de um giro por Paris, o jornalista Octávio Santiago surpreendeu a amada Larissa Soares em plenos ares. Durante voo de balão sobrevoando Marrakech, ele a pediu em casamento. Pedido aceitou com emoção, troca de alianças. Os dois estão de férias. No retorno, cheiosdenovidades.Elaparaoblog de moda e ele para o blog de gas-

Bolas iluminam avenidas

tronomiaqueassinamnoportalrevistabzzz.com,etambémparaaedição de junho da Revista Bzzz. Casal top, textos ótimos, ideias, idem.

Internacional

A trupe Clowns de Shakespeare segue com seu leque aberto. Encerradaatemporadadereestreiade Muito Barulho por Quase em Brasília, e cumprida a primeira parada dacirculaçãonocentro-oestedeSua Incelença,RicardoIII,passaramesta semana em novos pontos pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura. Apresentação no Sesi Park de Cuiabá (MT); hoje na PraçadoRádio, CampoGrande;segunda na Praça das Liberdade, em Bonito (MS).

Internacional

Todo mandachuva da SGS Soluções, o empresário Samuel Gondim afivela as malas para curso em Harvard, no final do mês. Viagem conquistada após ser um dos qua-

Os que prezam a boa cozinha agora contam com o Mise en Place, naRuaAçu,emNatal,quecolocaao alcance dos “gourmets” e “gourmands” mais exigentes o que há de melhor em ingredientes e equipamentos culinários.

« COLMEIA » à Hoje tem grito de felicidade para Dalila Marinho Porto, Clarissa Sá, Renata Simonetti Prins, Edimilson Hair, Sílvio Santiago, jornalistas Edilson Braga e Heldón Simões, Laércio Bezerra. à Toda aniversariante querida, Karenina Fernandes recebe as amigas para brindes e coro de parabéns. à No Praia Shopping, hoje tem Feira de Flores, das 10h às 22h, em frente a ‘Lojas Americanas’, com variedade de espécies de produtores apoiados pelo Sebrae/RN.

JÚNIOR SANTOS

« DECORAÇÃO COPA » Prefeitura instalou ontem bolas tridimensionais

com cores da bandeira do Brasil, nas principais avenidas de Natal

A

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou uma nova fase da decoração de Natal para a Copa do Mundo. Após a instalação das bandeiras dos países, vitrais, gualhardetes e painéis, bolas tridimensionais começaram a ser instaladas pela prefeitura nas principais

avenidas da cidades. A previsão é que a decoração seja concluída até o dia 30 de abril. O investimento total é de R$ 1,6 milhão, provenientes da taxa de iluminação pública. As bolas serão instaladas em grupos de três, de tamanhos diferentes, com as cores da bandeira do Brasil e serão iluminadas à noite.

Ainda estão previstos pórticos nas entradas da cidade, a iluminação da ponte Newton Navarro e do Parque da Cidade, a instalação de Fulecos (mascote oficial da Copa 2014) e projetores em verde e amarelo nas árvores da BR-101, Hermes da Fonseca, Itapetinga e Prudente de Morais, e silhueta de joga-

dores nas passarelas e viadutos. Segundo o titular da Semsur, Raniere Barbosa, 80% da decoração será instalada até o Mundial. Por recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional não haverão pontos de luz na Fortaleza dos Reis Magos, ponte de Igapó e Morro do Careca.

Primeiras bolas foram instaladas na avenida Eng. Roberto Freire


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

natal “Eu vou cuidar como mãe do povo Brasileiro”

« REFLETORES »

DILMA ROUSSEF Em 2010, antes de ser eleita, mas já assumindo a paternidade do PAC.

valério andrade - cinenatal1950@hotmail.com

7

“Precisamos extirpar o DEM da política brasileira” LULA Em 2010, deixando cair à máscara do personagem “Lulinha, paz e amor”

Encontros Natalenses ARQUIVO

REFLETORES

A

noite de autógrafos do médico e professor Lauro Bezerra, “Sic Transit...Memórias”, na Livraria Saraiva, no Midway, contou com a presença de cabeças coroadas da elite natalense. Agradeço a Lauro a generosa dedicatória, e, para o último dinossauro da imprensa natalense, é um privilégio tê-lo entre os leitores da coluna Refletores. Disse que este seria o seu último livro. Não, Lauro! Não feche a máquina de escrever (ou computador?). Você é um excelente memorialista da cidadela potiguar. E todos nós, seus leitores, queremos tomar conhecimento dos acontecimentos e dos vultos daqueles saudosos tempos idos e vividos. Não feche o baú da memória. ✷✷✷

As noites de autógrafos são uma das raras oportunidades que temos para reencontrar personalidades do nosso elenco cultural, jornalístico, social,e amigos. É sempre um prazer (renovável) ver e ouvir o escritor Valé-

« EM FAMÍLIA » O problema da novela de Manoel Carlos não se limita à ausência de uma trama capaz de gerar uma expectativa crescente junto ao público. Falta-lhe um núcleo central forte, como, por exemplo, o protagonizado por Carminha e Nina em Avenida Brasil. Acrescente a isso, que já é muito, a inexistência de lanços carismáticos entre personagens e intérpretes. Se em Viver à Vida Taís Araujo afundou o papel, sendo mais Taís Araújo do que Helena, isso porem não acontece com a Helena de Julia Lemmertz. O problema é outro e não é causado pelo exibicionismo físico da atriz. Pelo contrario, pois apesar de ser a protagonista, Julia comporta-se discretamente, (sem tirar proveito em causa própria), extrapolando os limites do papel. Se Helena não conquistou o coração do telespectador, devese ao seu perfil humano e psicológico. Entende-se o que lhe aconteceu e porque age dessa maneira, porem, por si só, isso não é suficiente para transformá-la numa figura particularmente interessante, como personagem e mulher.

« REENCONTRO » àTeve especial significação afetiva o convite que recebi no dia do meu aniversário para jantar com o casal José Bezerra Marinho e Ana Maria. Era a primeira vez em muitos anos que nos encontrávamos nesta data. àFoi um reencontro fordiano, e, Valério Mesquita, que conhece o coração cinematográfico do criador de “Depois do Vendaval”, poderá imaginar o real significado que essa noite teve para mim. àE lá do Palácio São Pedro, José Bezerra Marinho, o pai de Marinho e o meu querido (e sempre saudoso) avô materno, também ficou alegre, inclusive, por saber que sou um cultor da amizade e da solidariedade. àEntretanto, por causa do pudor da timidez, sou levado a acobertar a emoção. Era por ser e agir assim, que John Ford fazia o personagem truculento de Victor McLaglen disfarçar o que sentia usando o lenço para passar no rosto e evitar que a lágrima fosse vista.

ARQUIVO

ARQUIVO

Lauro Bezerra

Valério Mesquita

Cláudio Emereciano

João Batista Machado

rio Mesquita, que após brilhante passagem pela Presidência do Tribunal de Contas do Estado, está lutando, com o destemor dos heróis fordianos, para que o secular Instituto Histórico e Geográfico do RN não se transforme num monte de cinzas – pois, se dependesse deste governo estadual, isso já teria acontecido. Entre as múltiplas virtudes de homem público e de intelectual, Valério Mesquita é possui-

dor de outra virtude - hoje em dia – mais rara e valiosa do que ouro em pó: a solidariedade.

vasta biblioteca, comparável, na qualidade e quantidade, à coleção de DVDs, sem dúvida, a maior entre as dos cinemaniacos natalenses.

daqueles simpáticos frades do filme “Marcelino, Pão e Vinho”. Logo que nos encontramos, Nunes foi logo citando a cena de “Quo Vadis”, que, para nós, tem especial significação humorística. E aquela em que, após mandar matar Petrônio, Nero solta duas lagrimas: uma em memória de Petrônio, e a outra, como lembrança da sua saudade do homem que mandou matar.

Helena REDE GLOBO

Julia Lemmertz

As situações vividas por Helena são previsíveis, e, além da inexistência do fator surpresa, são monotonamente repetitivas. A protagonista de uma novela, a exemplo do que ocorre no cinema, pode ser heroína ou vilã, generosa ou malvada, bonita ou feiosa, magra ou gorda, mas não pode ser chata - e Helena, às vezes, é chata. Com o deslocamento do conflito amoroso de Laerte (Gabriel Braga Nunes) para Luiza, de pro-

✷✷✷

De volta da viagem anual ao exterior, feita em companhia de Garibaldi Filho, Claudio Emerenciano fez sua reaparição na noite literária de Lauro Bezerra. Aproveitou a ocasião para acrescentar novos livros à sua

« tagonista da história Helena transformou-se em coadjuvante. E para piorar a situação, e piorar muito, a Luiza de Bruna Marquezine é ostensivamente exibicionista e chatinha - e, como atriz, além de estar sendo artificialmente valorizada pela história e pela câmera, acha-se aquém das exigências do papel. Outra parte da trama que não tem ajudado Helena é o seu relacionamento com Virgílio (Humberto Martins). Sabe-se que casou- se por piedade, que não ama o marido e que entre os dois sempre houve a sombra ameaçadora de Laerte. Entende-se até que ela não recorra à separação. Porém é difícil se aceitar a passividade e a calma bovina de Virgilio, que a apesar de ser cotidianamente agredido pela esposa, inclusive sendo chamado de covarde, não queira se libertar das algemas do casamento. Como tudo é possível em novela, pode até ser que Helena, a personagem, torne-se mais interessante do que tem sido. Pode ser - o que, porém, não dá mais, é continuar esperando que isso aconteça.

« REGISTRO PESSOAL » Agradeço as felicitações recebidas por ter sobrevivido há mais um ano, apesar dos problemas de saúde, provocados pela asfixia econômica do Governo Estadual que, cruel e ilegalmente, suspendeu o salário e negou-me até o direito da

✷✷✷

Há tempos não via o exProcurador do Estado (Governo Garibaldi Filho), Francisco Nunes, que por causa do físico, do bom humor, do sorriso de plantão, sempre me lembra um

BIOGRAFIA »

«

« OS ESQUECIDOS » Desde os tempos de Getulio Vargas, o dia 1º de maio esteve associado a duas coisas: o feriado do Dia do Trabalho e ao Salário Mínimo. Tradição respeitada pelos generais e que sobreviveu até os anos de Fernando Henrique. Era o dia em que, através do rádio e televisão, o povo ficava sabendo qual seria o aumento (nos

últimos anos, apenas reajustes) do Salário Mínimo. Este ano, porem, o que se viu e ouviu foi o silêncio, em lugar do anuncio que poderia ter atenuado a falta de dinheiro dos sobreviventes do Salário Mínimo. A herdeira do lululismo preferiu tirar de quem trabalha - e ganha pouco – para dar dinheiro aos eleitores da Bolsa Família.

✷✷✷

O incansável memorialista da moderna história do Rio Grande do Norte, João Batista Machado, está na fase final de um novo livro sobre os bastidores da nossa ribalta política. Apesar desse esforço concentrado, prometeu fazer uma pausa e escrever o depoimento para o projeto biográfico-jornalístico: ”Aluízio Alves: Quem Conheceu Não Esqueceu”.

REPRODUÇÃO

Já foram confirmados para o livro “Aluízio Alves: Quem Conheceu Não Esqueceu,” os seguintes depoimentos: ❆ Valério Mesquita, exdeputado estadual, escritor, membro da Academia NorteRio-Grandense de Letras, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN. ❆ Aberilio Rocha, empresário, ex-secretário de Estado dos Governos de Geraldo Melo e Garibaldi filho, ex-presidente da Fiern. ❆ Fernando Siqueira, empresário, jornalista, editor do caderno Autos & Motores da Tribuna do Norte. ❆ Diógenes da Cunha Lima, advogado, escritor, presidente da Academia Norte-RioGrandense de Letras.

Entrevista

❆ Carmem Lucia Rocha, filha de Maristela Alves e Clidenor Carlos de Andrade, sobrinha de Aluízio Alves, casada com o empresário Bira Rocha.

A RENUNCIA PELA TV Ninguém poderia imaginar depois de con-

sagradora vitória da reeleição de 1972, que 18 meses depois, terminaria daquela maneira. Tudo havia começado lá atrás, num gesto político imprudente e amadoristico, quando membros do terceiro escalão da campanha Republicana, invadiram a sala de um edifício de Washington chamado Watergate. Num crescendo de problemas sem fim, o presidente que havia acabado com a guerra do Vietnã e fôra a China comunista, pouco a pouco foi sendo acuado dentro da Casa Branca. O fogo cerrado e devastador iniciado pelo Washington Post, alastrou-se pelos outros jornais e chegou aos três principais canais de televisão. Aí então, na noite de 08 de agosto de 1974, tudo terminou. O homem nem mais poderoso do mundo comunicou à nação o que, até pouco tempo atrás, era impensável: a renúncia à presidência dos EUA. Foi o locutor Heron Domingues, cuja voz ficara nacionalmente conhecida através de O Repórter Esso, quem deu a noticia, numa edição extra do Jornal Nacional. A foto, que se vê acima, feita da imagem da televisão durante o dramático pronunciamento de Richard Nixon, foi publicada no dia seguinte, 09 de agosto, pela imprensa carioca.

« FOTOGRAFIAS DA HISTÓRIA » REPRODUÇÃO

« DESVIO DE ROTA » Todo mês, o governo do casal Rosado bate recorde de arrecadação de impostos. Entretanto, continua faltando tudo, em toda parte, sob a descarada desculpa de que não há dinheiro. Por causa disso, o Itep, por falta de médico legista, não libera os corpos recebidos nos finais de semana. Motivo: O governo Rosado se recusa a pagar plantão dominical e dos feriados. Como se vê, em matéria de governo, o que era ruim, sempre pode ficar pior.

« SAUDADE »

E A SAUDADE CONTINUA.

Francisco Nunes

A FOTO E O FATO »

aposentadoria. Veja, Nei Leandro de Castro, como você teve sorte, de ter tido Diógenes da Cunha Lima como seu guardião jurídico e o processo de sua aposentadoria julgado antes da chegada de Carlos Augusto Rosado.

Há oito anos, no dia 06 de maio de 2006, ele partiu de repente. O começo deste final inesperado começou em casa e terminou no Hospital São Lucas. Nesta terçafeira, dia 06, realizou-se, como ocorre todos os anos, na Igreja Nossa Senhora da Esperança, a missa em memória do 8º aniversário da morte de Aluízio Alves.

ARQUIVO

A SEGUNDA VIÚVA O sonho da América de reviver o reinado de Camelot, com Robert Kennedy sucedendo ao trono que fôra de John F. Kennedy, acabou, súbita e inesperadamente, na noite de 06 de junho de 1968, com o tiro disparado pelo novo Lee Oswald. Cinco anos e seis meses depois da tragédia de 22 de novembro de 1963, a América assistiu, pela televisão, o último ato desta nova tragédia, realizado em Washington, em 08 de junho de 1968. Na foto feita durante o funeral, o rosto petrificado, emoldurado pelo véu preto da viuvez, de Ethel Kennedy, ao lado de Edward Kennedy irmão dos dois assassinados.

« LEMBRETE » Uma das estrelas do petismo, Jacques Wagner, governador da Bahia, fazia parte (ainda faz?) do Conselho de Administração da Petrobrás. Consta que seu nome figura entre os que aprovaram a escandalosa - e nefasta (só isso?)- compra e recompra da refinaria americana. Remuneração mensal de Wagner: R$ 12 mil mensais.

« PUBLICAÇÃO » Chegou à coluna Refletores o exemplar da Revista da Indústria (do Rio Grande do Norte), número 6, referente aos meses de março e abril de 2014, com tiragem de cinco mil exemplares. O Gerente de Comunicação Corporativa do sistema Unicom /Fiern é o jornalista Albimar Furtado, diretor do saudoso Diário de Natal, antes, é claro, de ter sido substituído pelo grupo que assumiu, descaracterizou e destruiu um dos tradicionais pilares da imprensa potiguar.


8

natal

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

Obras da BR-304 aguardam licenças « DUPLICAÇÃO DA TABAJARA » Na primeira fase dos serviços, serão construídos 18 km de pistas marginais nas

duas faixas, a partir do Viaduto Trampolim da Vitória até a rotatória que divide as BRs 304 e 226, em Macaíba

O

início das obras de duplicação e construção de viadutos e pontes na BR304, no trecho conhecido por Reta Tabajara, em Macaíba, ainda depende de questões burocráticas, como a liberação de licenças. A informação é do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, Walter Fernandes, que fará na segunda-feira, 12, uma visita ao trecho que será duplicado. De acordo com o superintendente a obra, orçada em R$ 283 milhões, não irá gerar impacto no tráfego de veículos. Ele informou que apenas na quarta ou quintafeira deve ter uma definição sobre o início da obra. Na primeira fase da obra serão construídos 18 km de pista marginais nas duas faixas, nove em cada, a partir do Trampolim da Vitória, em Parnamirim, até a rotatória que divide as BRs 304 e 226, em Macaíba. Além das pistas marginais, cinco pontes serão construídas, sendo duas sobre o rio Pitimbu e três sobre o rio Jundiaí. Walter Fernandes afirma que o planejamento já está em andamento e a empresa já começou a mobilizar maquinário necessário para o início da obra. O Dnit já conta com licença de instalação concedida pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema). A expectativa é

MAGNUS NASCIMENTO

Ì QUEM SBS Engenharia e Construções

O QUE É responsável pela obra de duplicação e construção de viadutos na BR-304, no trecho conhecido por Reta Tabajara, orçada em R$ 283 milhões, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Segundo o Dnit, ao longo do trecho a ser duplicado, será necessária a relocação de 75 imóveis

de que as intervenções durem 24 meses (dois anos). De acordo o superintendente da Dnit, foi publicado no Diário Oficial da União o edital de licitação com a finalidade de contratar uma empresa de consultoria que será responsável por emitir laudos e pareceres à respeito dos valores indenizatórios das 75 áreas ocupadas e que serão relocadas para viabilizar a execução do projeto de duplicação da rodo-

via. Destas, 71 propriedades, entre casas e pontos de comércio estão dentro do território da União. As outras quatro estão fora da faixa pertencente a União. “O Dnit vai fazer uma relocação destas famílias que estão dentro do nosso território por uma questão social, realizar uma obra vai além da construção em si. Para imóveis que estão fora da nossa faixa de domínio o Dnit chama os proprietários para ten-

tar fazer negociações”, explica Walter Fernandes. Além do valor inicial da obra, o Dnit estima que outros R$ 50 milhões serão gastos com o empreendimento. Para as indenizações o Superintendente estima que R$ 37 milhões serão gastos, R$ 4 milhões para gerenciamento da obra, R$ 3 milhões para o gerenciamento ambiental e R$ 5 milhões para a supervisão da obra e R$ 1 milhão para a consultoria

de valores das desapropriações. Após a conclusão do empreendimento, o trecho – que se estende desde o viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, até a rotatória que divide as BRs 304 e 226, terá nove estruturas como pontes e viadutos. A primeira será uma alça viária, ainda no viaduto de Parnamirim, que será usada pelos motoristas que vierem da cidade no sentido a Macaíba.

O superintendente do Dnit avalia positivamente a implementação da obra. “Essa obra irá atender com condições de segurança e sem transtornos para o tráfego na BR-304. Possibilitando inclusive o acesso sul para o novo aeroporto. Essa rodovia é de fundamental importância para desafogar o tráfego em áreas de engarrafamento como eixos em Macaíba e Parnamirim”, conclui Walter Fernandes.


EDUCAÇÃO

Pedagoga que coordena 600 escolas no Brasil, Lígia Maria Panelli, fala sobre o tema. PÁGINA 3

CANAL ZAP

Apesar da atuação afinada de Cauã Reymond, história de O Caçador é, às vezes, pouco crível e fantasiosa. PÁGINA 2

DESTAQUES DA TELINHA

Refugiados no Brasil é tema de Fernando Gabeira, amanhã na Globonews. PÁGINA 2

CAMERON DIAZ VOLTA À COMÉDIA FEMININA EM “MULHERES AO ATAQUE” PÁGINA 4

BLOG AO PONT0

O lado “eno” de Maynard James Keenan no doc Os vinhedos do Arizona.

tribunadonorte.com.br/aoponto

viver

Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Sábado • 10 de maio de 2014

Dividido entre dois mundos ITAÉRCIO PORPINO repórter

Acertos com o passado

Eu acho que esse filme fala de uma coisa mais genérica, do cara que sai pra viver a vida dele, deixando pra trás aquela vida absolutamente regulada”

Em “Praia do Futuro”, Wagner Moura vive o papel de um jovem que deixa Fortaleza para viver em Berlim, com o namorado, e abandona a família. O filme de Karim Ainouz, cineasta cearense radicado em Berlim, ganha uma sessão especial em Natal hoje, no CineCult Cinemark, e contará com presença do diretor TÁDZIO FRANÇA repórter

U

m conflito familiar em três tempos e dois espaços conduzem o drama “Praia do Futuro”, quarto filme do diretor cearense Karim Ainouz, que será exibido em Natal neste sábado, em sessão única às 10h, no Cinemark do Midway Mall. O filme terá lançamento nacional no próximo dia 15 de maio, mas não é certo que figure na programação convencional das salas natalenses. A sessão especial, promovida por ação do Cine Cult Natal, pode ser a única chance dos interessados locais em conferir a nova obra de Ainouz antes desta ganhar os torrents e vídeos. O VIVER esteve numa sessão fechada para a imprensa na sexta-feira pela manhã no Cinemark. O filme acompanha a trajetória de Donato (Wagner Moura), salva-vidas atuante na Praia do Futuro, orla da capital cearense, e as motivações de sua abrupta – e radical - mudança de vida. Em Fortaleza, ele conhece o alemão Konrad (Clemens Schick) após não ter conseguido salvar o amigo deste de um afogamento. A fatalidade une os dois intimamente. Donato e Konrad vão para Berlim, e os conflitos in-

ternos do salva-vidas ganham o reforço do novo espaço, clima e cultura. Ele é levado a tomar a decisão mais difícil de sua vida. Anos depois, o passado volta à tona na forma do irmão mais novo de Donato, Ayrton (Jesuíta Barbosa) que ele deixou ainda criança em Fortaleza. O reencontro dos dois, cheio de ressentimento, surpresa e afeto, é um dos pontos altos do filme. “Praia do Futuro” é, acima de tudo, natural na forma de contar sua – boa – história. Os silêncios e imagens falam mais sobre o íntimo dos personagens do que suas palavras. Não que seja um filme de todo “plácido”. Há a violência do mar azul, o barulho das motos em alta velocidade, os beats de Berlim, a entrega dos amantes Donato e Konrad, e a fúria do irmão abandonado. Apenas mais uma história humana que, neste caso, termina ao som de “Heroes”, do David Bowie. Um pequeno clichê, mas que, como quase tudo no filme, atua bem dentro do contexto.

Desde 2009, o cineasta cearense Karim Aïnouz vive em Berlim, capital da Alemanha, mas ele tem vindo ao Brasil com muita frequência por causa de uma atividade que está desenvolvendo no Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza. O diretor tem trabalhado como consultor num laboratório de roteiro para uma série de televisão. Foi de lá, por telefone, que ele concedeu entrevista ao VIVER. Karim vai estar em Natal neste sábado (10 de maio), às 10h, para uma sessão especial do seu mais recente filme, “Praia do Futuro”, que concorreu ao Festival de Berlim em 2014. Mesmo vivendo na Alemanha, o diretor se mantém muito ligado ao seu lugar de origem. Quando esteve em Berlim pela primeira vez e voltou ao Brasil para filmar “O Céu de Suely”, longa de 2006, ele conta que estava com muitas saudades de Fortaleza. “O roteiro é um pouco inspirado tanto na saudade que eu tenho da Praia do Futuro como por esse carinho que tenho por Berlim”, diz Karim, que nesta entrevista fala, entre outras coisas, sobre seu ânimo com a atual cena de cinema cearense, que, segundo ele, está acontecendo. Você disse, em entrevista, que Praia do Futuro foi “gestado” enquanto morou pela primeira vez em Berlim, em 2004, após dirigir “Madame Satã” e enquanto escrevia o roteiro de “Céu de Suely”. Por que Praia do Futuro saiu depois de outros filmes seus?

Na verdade, foi porque quando eu comecei a fazer o roteiro de Praia do Futuro, o projeto de O Abismo Prateado tinha um prazo de entrega. Então, eu parei um pouco de fazer Praia do Futuro para fazer Abismo, e só quando terminei pude retomar. Praia do Futuro não tinha um prazo para entregar nem nada. Era um filme que tinha uma certa liberdade com essa questão de data. Wagner Moura falou sobre o possível preconceito com relação aos personagens, quando lhe perguntaram se Praia do Futuro era um filme gay. Qual sua opinião sobre o assunto?

Eu faço cinema para falar como eu penso, pra falar de pessoas que estão vivendo o dia de hoje.”

Tem uma coisa muito clara. Eu nasci em Fortaleza, sou de uma geração que a gente teve que sair de lá por diferentes razões. Eu saí pra fazer cinema. Eu acho que esse filme fala de uma coisa mais genérica, do cara que sai pra viver a vida dele, deixando pra trás aquela vida absolutamente regulada. Claro, a questão sexual é importante. Mas daí a se criar toda essa discussão por que o personagem é gay... Ninguém nunca discutiu se Central do Brasil é um filme hétreo, ninguém levanta essa questão. Madame Satã é um filme negro? Eu acho que é muito delicada essa conversa, mas é importante falar da sexualidade e do papel que a sexualidade teve no personagem do Donato. Você convidou Wagner para o papel principal?

Foi. Eu conheço Wagner há muitos anos. Eu tenho um amigo, o Sérgio Machado, escritor baiano, e ele me apresentou não só ao Wagner, mas a toda a Ba-

Vivendo em Berlim com Konrad (Clemens Schick) Donato (Wagner Moura) é confrontado com o passado após reencontro com o irmão Ayrton (Jesuíta Barbosa)

hia. Ele era amigo do Lázaro e do Wagner da faculdade. Foi o Sérgio que pela primeira vez, em 97, me falou do Lázaro. Então eu trabalhei com o Lázaro, que me apresentou ao Wagner, mas ainda não tinha encontrado um papel à altura dele. Eu achava o Wagner um ator tão potente que tinha que ter para ele um filme em que ele fosse protagonista. E o ator alemão (Clemens Schick)?

Eu o encontrei num teste de elenco. Fiz uma série de testes e fiquei muito impressionado com ele. O convidei imediatamente. E convidei sem nem conhecêlo, porque eu estava no Brasil na época. Como está caminhando a distribuição de Praia do Futuro no exterior e no Brasil?

No exterior, está super bem. A gente já vendeu para mais de oito países, o que hoje em dia é incrível. E no Brasil a gente tá lançando o filme com um número muito significativo de cópias, tentando fazer o maior lançamento entre todos os filmes que eu já fiz até agora. Praia do Futuro tem um grande potencial dramático. A gente está apostando muito nele. No Nordeste, Pernambuco é o Estado que se destaca em termos de realização cinematográfica. Como está o Ceará nessa questão?

A gente vive um momento muito feliz, diferente da época da minha geração, quando tínhamos que ir embora pra poder fazer as coisas que aqui (em Fortaleza) não era possível. Então, é um momento muito privilegiado. Temos quatro escolas de cinema e uma formação diversa e muito forte. A segunda coisa é que já tem uma safra de realizadores jovens muito talentosa com boa visibilidade. E outra coisa bonita que está acontecendo em Fortaleza são as parcerias. Na minha época, tinha muito pouca gente e muito pouco dinheiro. Era tudo meio hostil. E agora também a gente vive o momento dos coletivos, que é muito legal. Temos um cenário muito vibrante de audiovisual no Ceará. E é de uma outra ordem, diferente de Recife, pois é muito mais recente, com gente mais jovem. O que vem depois de Praia do Futuro? Já tem ideia do próximo longa?

Ainda não tenho não. Estou fazendo um filme com Wagner (Moura) que se chama O Velho. É sobre um pastor evangélico. Acho que a gente vai fazer esse filme na Bahia, mas só daqui a um ano e pouco. E estou vendo também um projeto que é uma viagem pra Argélia. Sou de família argelina, mas nunca fui no país. Então eu queria fazer um documentário e descobrir um pouco desse universo do qual não conheço nada. O que é mais importante para você no processo de criação: a estética, a história, a intenção por trás do filme?

Eu faço cinema para falar como eu penso, pra falar de pessoas que estão vivendo o dia de hoje. A segunda coisa que acho fundamental é meu afeto e encantamento pelo personagem. Você dirigiu Lázaro Ramos e Wagner Moura em filmes distintos e em momentos diferentes de suas carreiras. Lázaro não era tão conhecido quando fez Madame Satã, enquanto Wagner já havia feito Tropa de Elite. Levando em consideração esse contexto, como foi trabalhar com os dois?

Claro que é completamente diferente quando você está em público com essas pessoas. Quando eu filmei Madame Satã, o Lázaro não era mesmo tão conhecido. E quando fiz Praia do Futuro, Wagner era conhecido por pelo menos 10 milhões de pessoas. Quando você sai com ele na rua, é complicado, mas no final das contas, quando você está no set, tanto faz. Pra mim, não tem a menor importância. E nem pode ter. Porque eu tenho que falar com o ator, independente dele ser conhecido ou não.


2

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

viver

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR JORGE RODRIGUES JORGE/CZN

Mais cores

Os últimos trabalhos de Andreia Horta na tevê foram densos. Em “A Teia”, como a ex-prostituta Celeste, e em “Sangue Bom”, como a acamada Simone, a atriz precisou carregar certas doses de drama para contar a história de suas personagens. Escalada para interpretar a “designer” de joias Maria Clara, em “Falso Brilhante”, próxima novela das nove, ela se prepara para viver tons mais neutros. “Ela é bem nascida, bem criada, bem sucedida. Tem uma relação de altos e baixos com a família, como a maioria das pessoas”, esclarece, aos risos. Mas nem só de cores claras vai viver sua personagem. Na novela de Aguinaldo Silva, que tem previsão de estreia para 4 de agosto, Maria Clara será largada no altar por Enrico, de Joaquim Lopes. “O cara não aparecer no dia do casamento é complicado. A cabeça fica meio maluca”, adianta. No entanto, o “luto” não deve durar muito tempo. Maria

Sem chance

De olho no assédio da concorrência, o SBT está “blindando” de todas as formas os nomes de destaque de seu “casting”. Depois de quase perder Jean Paulo Campos, o Cirilo de “Carrossel”, para a Record. A “bola da vez” agora é a controversa Rachel Sheherazade. Dias após se espalhar a notícia de um almoço da âncora do SBT Brasil com a direção da Band, a emissora de Silvio Santos anuncia a renovação de contrato da jornalista. Se nenhum imprevisto acontecer, a impetuosa Rachel ficará no SBT pelos próximos quatro anos. Clara também se envolverá com o cozinheiro Vicente, interpretado por Rafael Cardoso. “Não sei se vai rolar uma troca definitiva. Ainda estou conhecendo melhor a trama”, revela. Andreia começou sua carreira na tevê em 2006, na minissérie “JK”, mas foi como a protagonista de

“Alice”, produção da HBO exibida em 2010, que a atriz ganhou mais visibilidade. Estreante no horário das nove, ela garante que bate uma ansiedade. “É inédito por muitas coisas. Nunca tinha feito ninguém da alta sociedade, uma aristocrata”, comemora.

SESC BRASIL

O trio em momento Grammy Latino 2014 até o Fim, de Gilberto Gil; Nanã, de Moacir Santos; e Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Morais, marcam presença na apresentação.

Herval. Verônica ganha um computador de Barata. Marisa se insinua para Vander. Dante seduz Rita. Manuela afirma a Igor que sua vida mudará depois da Tecnow. Jonas não percebe quando um drone pousa na varanda de sua suíte. Em Família Globo 21:00 André fica incomodado ao ver Luiza e Laerte juntos. Helena se irrita ao falar com Virgílio sobre o namoro de Luiza e Laerte. Selma tem mais um de seus esquecimentos, deixando Chica preocupada. Branca comemora com Claudia o sucesso de seu plano contra Ricardo.

Áries 21/03 a 20/04 Bom papo e disposição para entrar em acordo com as pessoas! Você tem um belo sábado pela frente. Você está mais sensível aos desejos dos outros e disposto a ouvir e escutar. Uma pequena viagem pode ser ótima opção para desanuviar a cabeça. Romance esquenta.

Touro 21/04 a 20/05 Você, mesmo sem querer, está criando armadilhas para si! Os astros não estão protegendo atitudes rudes, egoístas ou caprichosas. Onde foi parar a sua paciência? Recobre a memória! Vênus, Marte e Urano desaprovam discussões familiares e amorosas.

★ ★ ★ CAPITÃO AMÉRICA 2 – O SOLDADO INVERNAL (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessões (dub) 14h45, 19h20 / Moviecom 3. Sessões (leg) 16h25, 21h20 / Cinemark 3. Sessões 3D (dub) 16h20, 19h20, 22h20 / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessão (leg) (3D) 21h30 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 18h30. Após vencer a batalha ao lado d’Os Vingadores, Steve Rogers, o Capitão América, vive tranquilo tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, ele se vê preso em uma rede de intrigas que coloca o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, Capitão América luta para expor a conspiração. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, os heróis pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se vêem enfrentando um inimigo inesperado — O Soldado Invernal. Direção: Anthony Russo e Joe Russo ★ ★ INATIVIDADE PARANORMAL 2 (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessões (dub) 17h25, 22h. Sátira de filmes de terror, com paródias das produções que simulam gravações reais e amadoras. Depois de perder a namorada em um acidente de carro, Malcolm (Marlon Wayans) conhece e se apaixona por Megan, mãe solteira de dois filhos. Enquanto se muda para

Globo Cidadania mostra viagem ao Pantanal Globo, 06h30 (Sáb) O Globo Cidadania celebra o Pantanal e explica como a Universidade Federal de Mato Grosso, que possui um posto avançado no local, atua em sua preservação. A reportagem do Globo Universidade mostra a rotina dos diversos pesquisadores que atuam no bioma – onde há mais de mil espécie catalogada. Já o Globo Ciência vai abordar o futuro do armazenamento de dados. O episódio trata da sofisticada corrida na indústria tecnológica para apresentar sucessores para os CDs, pen drives e HDs.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Que você é engenhoso ninguém duvida! O que às vezes falta é a disposição de agir e realizar o que apregoa. Mas hoje é um dia diferente —porque você está recebendo toda a energia necessária para passar da palavra ao ato. Astral dá um empurrão bom em você!

Câncer 21/06 a 21/07 Tantas dúvidas, tantas preocupações! Hoje você vai entender que a maioria delas eram cismas sem fundamento. Você pensa o que quiser, então controle a direção dos pensamentos neste sábado. Natureza, bichos e ar puro te farão muito bem. Aposte nisso!

Eriberto Leão reforça o elenco adulto da nova temporada de “Malhação”. Ao lado de nomes como Felipe Camargo, Guilherme Piva, Emanuelle Araújo e Helena Fernandes, o ator deve viver um professor. Escrita pela dupla Paulo Halm e Rosane Svartman, a trama “teen” terá Arthur Aguiar e Felipe Simas como protagonistas.

Para “O Caçador”. Apesar da atuação afinada de Cauã Reymond, as histórias em que o caçador de recompensas André se colocam soam sempre pouco críveis e muito fantasiosas. ★★★ A Globo exibe, neste sábado, às 9 h, o treino do GP da Espanha de Fórmula 1. ★★★ Em um programa dedicado às crianças, Bia Bedran leva o encanto das fábulas ao “Aglomerado”. Às 16:30 h, na TV Brasil. ★★★ O “Cine Família” do SBT exibe o filme “Scooby-doo! E a Maldição do Monstro do Lago” hoje, às 22:15 h.

Uma estranha amizade começa a nascer entre as duas, mas a situação fica pior quando elas descobrem que uma terceira mulher está envolvida. Logo, a terceira pretendente se une ao grupo, para dar uma lição no marido infiel. Direção Nick Cassavetes.

★ ★ COPA DE ELITE (14 anos, nacional) Moviecom 3. Sessões 14h15, 19h10. Prestes a sediar a Copa do Mundo, o Brasil vê nas telonas uma série de paródias dos filmes nacionais mais importantes dos últimos tempos. Direção: Vitor Brandt

★ ★ ★ NOÉ (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 7. Sessões (dub) 15h, 17h50, 20h40 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessão (leg) 18h45 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessão (3D) (dub) 21h20. Adaptação da história bíblica sobre a Arca de Noé. Em um mundo devastado pelos pecados humanos, Noé (Russell Crowe) recebe uma missão divina: construir uma arca para salvar homens e animais do dilúvio que se aproxima. Direção: Darren Aronofsky.

★ ★ O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2: A AMEAÇA DE ELETRO (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (dub) 14h20, 17h15 e 20h10 / Moviecom 6. Sessões (3D) (leg) 21h10 / Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 15h20, 18h15 / Cinemark 2. Sessões 3D (dub) 10h50 (dom), 13h50, 16h50, 20h, e 23h (sab) / Cinemark 6. Sessão (leg) 11h50 (sab/dom), 14h50, 18h, 21h10, e 0h15 (sab) / Cinemark 7. Sessões (leg) 22h / Cinemark 7. Sessões (dub) 12h50, 15h50, 19h / Cinépolis Natal Shop. 1. Sessões 3D (leg) 13h, 16h, 19h10, 22h15/ Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 13h30, 16h45, 19h45, 22h45 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões (dub) 12h15, 15h15 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões (leg) 18h15, 21h15 / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 14h15, 17h30, 20h45 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 15h, 18h15 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessão 3D (leg) 21h30 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões (dub) 13h45, 16h50, 19h50. Peter Parker (Andrew Garfield) tem novos desafios pela frente: enfrentar os traumas e dramas do seu passado, lidar com a volta do seu amigo Harry Osborn e manter o perigoso romance com Gwen (Emma Stone). Nesse meio tempo ainda terá de lutar contra dois novos antagonista, os vilões Rino e Electro. Direção: Marc Webb l MULHERES AO ATAQUE (12 anos, dublado/legendado) Moviecom 5. Sessões 14h40, 17h, 19h25, 21h45 / Cinemark 1. Sessões (leg) 14h30, 19h30, 21h30 / Cinemark 1. Sessões (dub) 12h10 (sab/dom), 17h10 / Cinépolis Natal Shop. 4. Sessões (leg) 14h15, 17h, 20h, 22h30 / Cinépolis Norte Shop. 5. Sessões (dub) 16h45, 19h15/ Cinépolis Norte Shop. 5. Sessões 21h45. Quando uma jovem descobre que seu namorado é casado com outra mulher, ela entra em contato com a esposa dele e propõe que as duas se vinguem juntas.

★ ★ ★ SOS MULHERES AO MAR (12 anos, nacional) Cinemark 3. Sessões 14h. Adriana (Giovanna Antonelli) não está em um bom momento: ela não consegue uma editora para publicar seus livros e ganha a vida legendando filmes pornôs. Para piorar, seu marido pede o divórcio. Em meio à fossa da separação, ela descobre que o ex fará um cruzeiro ao lado da nova namorada. Incentivada pela irmã, decidem embarcar no mesmo cruzeiro no intuito de reconquistá-lo. A empregada, que tenta ajudar a patroa a todo custo, também embarca na aventura. Direção: Cris D’amato ★ ★ ★ ★ GETÚLIO (12 anos, nacional) Cinemark 5. Sessões 17h40, 20h10 (exceto seg/ter), e 22h30 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões 16h15, 21h45. Retratados os momentos finais da crise que levou à morte do então presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos), nos 19 dias que antecedem o 24 de agosto de 1954. Direção: João Jardim l INSTINTO MATERNO (12 anos, legendado) Cinemark 5. Sessões 20h10 (só seg/ter). Drama romeno. Após o falecimento de um rapaz em um acidente de carro, a mulher se recusa a aceitar que seu filho é um homem crescido e tenta evitar que ele seja indiciado pelo acidente. Direção Calin Peter Netzer. l A GRANDE VITÓRIA (10 anos, nacional) Cinépolis Norte Shop. 6. Sessões 15h30, 18h, 20h30. Baseado no livro homônimo de Max Trombini, o filme narra a história de um garoto que supera os problemas através do judô. Com Sabrina Sato e Caio Castro. Direção Direção Stefano Capuzzi Lapietra.

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

TV GLOBO

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

Estreante

Foi mal

uma nova casa com a família, ele descobre que eventos paranormais bizarros cercam as crianças e a propriedade. Para complicar as coisas, sua exnamorada está de volta do mundo dos mortos. Direção: Michael Tiddes

« DESTAQUES DO FDS »

REPRODUÇÃO

Um mergulho na contracultura em ‘Hair’ Telecine Cult, 22h (dom) Adaptação para o cinema do musical da Broadway sobre Claude, um rapaz do interior dos Estados Unidos, quando ainda existia serviço militar obrigatório e o país estava na Guerra do Vietnã. Antes de iniciar seu treinamento, Claude conhece um grupo de hippies liderado por Berger, que lhe apresenta um novo estilo de vida e também conhece Sheila, com quem inicia um relacionamento. O grupo acaba seguindo Claude até Nevada.

★ ★ ★ RIO 2 (Livre, dublado) Moviecom 1. Sessões 14h30, 16h45, 19h / Cinemark 5. Sessões 13h, 15h20 / Cinépolis 2 Natal Shop 3D. Sessões 14h, 16h30, 19h / Cinépolis 4 Norte Shop 3D. Sessão 13h, 16h / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões 14h30. Blu, Jade e seus três filhos estão vivendo a perfeita vida doméstica no Rio de Janeiro. Quando Jade decide que as crianças precisam aprender a viver como pássaros livres, ela leva toda a família em uma aventura pela Amazônia. Enquanto Blu tenta se adaptar com os novos vizinhos, ele se preocupa com a possibilidade de perder Jade e as crianças para o mundo selvagem. Direção: Carlos Saldanha ★ ★ DIVERGENTE (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (dub) 21h30 / Cinemark 4. Sessões (leg) 12h40, 15h30, 18h30, 21h30 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões (leg) 13h15. Em um futuro distópico, uma jovem luta para se libertar de uma sociedade dividida em facções determinadas por características genéticas. Direção: Neil Burger

« NOVELAS »

Geração Brasil Globo 19:00 Megan pede para voltar com Dorothy para a Califórnia. Pamela recebe uma mensagem de

Fillards vai para a Record, quem chega à Globo é Karen Junqueira. Após cinco anos e muito trabalho na antiga emissora, Karen assinou por obra com a Globo para integrar o elenco de “Falso Brilhante”, próxima trama das nove. Assinada por Aguinaldo Silva, a novela tem estreia prevista para agosto.

Para “Tá no Ar: A TV na TV”. No ar há cinco semanas, o programa de Marcelo Adnet e Marcius Melhem tem consistência, personalidade, humor e boa dosagem entre quadros fixos e novidades.

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Trio Corrente em documentário e show no SescTV

MEU PEDACINHO DE CHÃO globo 18:00 Sem ser visto, Serelepe esvazia os pneus do carro, para que Pituca não viaje com a mãe. Giácomo indica Mãe Benta como enfermeira do prontosocorro de Renato, mas o médico não crê que ela seja capacitada. Zelão diz a Rodapé que se matriculará na escola com ele e promete conquistará Juliana.

Isabel Fillards é mais um nome que se criou na Globo e está indo em direção à Record. Acumulando papéis pequenos na antiga emissora há anos, a atriz viverá uma personagem de destaque em “Plano Alto”, minissérie política assinada por Marcílio Moraes. Na trama, Fillards será Catarina,

No brilho Enquanto Isabel

Foi bem

« CINEMA »

« NOVELAS » Documentário inédito da série Passagem de Som apresenta o Trio Corrente, formado pelos músicos Fábio Torres (piano) Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo). Além disso, será exibido um show da série Instrumental Sesc Brasil com os músicos. Os programas estreiam dia 11/05, a partir das 21h, com direção artística de Max Alvim. No Passagem de Som, os músicos abordam as dificuldades encontradas pelo trio no início da carreira, relembram a gravação do primeiro disco Corrente pelo selo Maritaca, as composições autorais e falam como é viver de música instrumental no Brasil. No programa, Paulo Paulelli conta sobre o processo de composição da canção Alecrim: “Compus essa melodia pensando nela como uma balada”, diz. O documentário aborda ainda a parceria do Trio Corrente com o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D’Rivera, na gravação do disco Song for Maura, que rendeu ao trio o Grammy 2014 de Melhor Disco de Jazz Latino. No episódio da série Instrumental Sesc Brasil, o Trio Corrente apresenta repertório de versões instrumentais de clássicos da música brasileira e de produções autorais. Composições como: Amor

Novos rumos

deputada estadual casada com o protagonista João Flores, de Milhem Cortaz. Gracindo Jr., Giussepe Oristânio e Juan Alba também estarão na produção, que terá direção de Ivan Zettel.

REPRODUÇÃO

Estreia novo programa Giro do Boi Canal Rural, 8h (seg) Principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil, o canal lança nesta segunda o programa “Giro do Boi”. Apresentado pelo jornalista Mauro Sérgio Ortega, tem como objetivo fornecer informações relevantes para o dia a dia do pecuarista, sob uma ótica mercadológica que elimina os paradigmas que dificultam o aumento da sua produtividade. A atração terá um quadro que visa ensinar o pecuarista a ter maior rentabilidade na comercialização da carne.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br GLOBONEWS

Refugiados no Brasil é tema de Fernando Gabeira - Globonews, 18h (dom) Chegar a um novo país sem ter parentes ou conhecidos é apenas um dos desafios enfrentados pelos refugiados que chegam ao Brasil. Fernando Gabeira mostra em seu programa que vai ao ar amanhã. Gabeira vai a São Paulo conhecer haitianos e sírios que vêm ao Brasil pedir socorro. Ao mesmo tempo em que se mostram animados com a ideia de morar no Brasil, país que os recebe aparentemente com braços abertos através de vistos especiais, constatam outra realidade.

TV BRASIL

Aventureiros do Expedições alcançam o Pico da Bandeira - Tv Brasil, 12h30 (sáb) No Expedições de hoje, os aventureiros viajam para o Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais. A equipe explora as matas, cachoeiras, e as encostas da montanha considerada, por muito tempo, a mais alta do país. O objetivo desta animada trupe é chegar ao Pico da Bandeira, com 2.891,98 metros de altitude, no limite de Minas com o Espírito Santo. Até a década de 1960, o Pico da Bandeira era o ponto mais alto do país, até ca descoberta e medição do Pico da Neblina e do 31 de Março.

Sol e Saturno marcam fim de um ciclo, trazendo mais rigor. Lua cheia em Escorpião: 14/5 Leão 22/07 a 22/08 Sol e Saturno completam neste fim de semana a oposição que encerra ciclos e finaliza pendências. Para você, é assunto ligado ao passado e à família. O tempo passou e você está pronto para reconhecer essa verdade. Antigas reivindicações já não cabem.

Virgem 23/08 a 22/09 A Lua permanece em seu signo até meados da tarde, favorecendo o autocuidado e a delicadeza consigo. Por isso, empenhe-se ainda nos assuntos pessoais. O resto pode e deve aguardar quando você estiver mais firme e bem disposto. Noite de amores.

Libra 23/09 a 22/10 Você não está mesmo nos seus melhores momentos. Irritado, impaciente e volúvel, reconheça estes estados alterados da mente. Assim pode ser dono da situação e moderar a tendência a brigas e cismas. Choramingas serão mal recebidas. Esportes e filme de humor ajudam.

Escorpião 23/10 21/11 Não é de hoje que o cenário astral está turbulento —mas tem dias em que ele está mais difícil, como hoje e amanhã. Tudo meio difícil, meio explosivo, delicado demais para você. Então, quanto menos falar e expuser sua intimidade, melhor. Queira menos da vida agora.

Sagitário 22/11 a 21/12 Alerta vermelho no setor financeiro, cuidado para não gastar além do razoável. Segure a onda consumista, evite respostas atravessadas, modere alimentação, fuja de esportes violentos e de pessoas manipuladoras. A noite promete turbulências amorosas.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Está se criando um cenário astral mais tenso neste sábado, a partir da noite. Como voc�� já passou por isso antes, prepare-se para duplicar os cuidados regulamentares. Por outro lado, Sol e Saturno avisam: acabou o prazo de um relacionamento. Não adianta teimar.

Aquário 21/01 a 19/02 Manhã e tarde boas para se dedicar a esportes, caminhadas e invencionices nascidas de sua cabecinha. À noite, com um astral mais tenso, seja delicado com todos, e não ande por locais escuros e ermos. Brigas podem fugir do controle. No amor, esteja mais presente.

Peixes 20/02 a 20/03 Prepare-se para algumas surpresas na rotina que não estavam na sua programação. Durante o dia, tudo anda melhor, mas tenha planos alternativos para a noite. Entendimento maior de uma fase que está para terminar. Tem de viver cada momento deste término.


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

viver

3

DESABOYA.COM

DESABOYA.COM

Depois de uma vitória avassaladora no concurso Mister Brasil Universo, o potiguar Bruno Mooneyhan se prepara intensivamente para representar o Brasil no Mister Universo 2014, que acontece no dia 10 de junho na República Dominicana. Até lá, tenta conciliar suas atividades com uma agenda social e profissional lotadíssima. #VaiQueDáBrasil

Movimenta mamãe Com o tema “Mãe: Vida em Movimento”, o Colégio Diocesano Santa Luzia promove hoje um evento comemorativo ao Dia das Mães, com diversas atividades recreativas e esportivas. A programação se iniciará com a Caminhada Amor de Mãe pela Paz, percorrendo as ruas de Mossoró. Retornando ao colégio, elas participarão de uma feijoada com música ao vivo. As atividades acontecerão das 7h ao meio-dia.

Samba & Jazz Encerra-se hoje a primeira edição do festival “Seridó Samba & Jazz” em Currais Novos. O evento que conta com atrações musicais, palestras e workshops terá hoje no Camus do IFRN workshops de guitarra, bateria, percussão, baixo, além de palestra com geógrafo, Johnyson Sanders, sobre o “Uso Sustentável da Água”. Já no palco montado no Largo do Tungstênio, haverá shows de Wescley J. Gama, Helimara Medeiros e Gitana Pimentel. Imperdível!

Paulo Macedo e Laís foram prestigiar os 15 anos da Motoeste Honda em Natal

Roda de samba

A'Lavantê! O Chaplin Recepções será o cenário para a festa A'Lavantê, novo São João da nossa capital. O evento organizado pela Bob Produção e Hemotion acontece no próximo dia 31 de maio, ao som de Eliane, Caddu Rodrigues, o DJ Gabriel Sodré e um trio de sanfoneiros entre suas atrações prometendo não deixar ninguém aparado. E olha só, a pré-venda dos ingressos já começaram e são limitados. Garanta o seu!

Mudança Foi antecipada para o próximo dia 21 de maio, na Câmara Municipal de Caicó a aclamação da representante do município no Miss Rio Grande do Norte 2014. Na ocasião a Câmara dos Vereadores fará uma homenagem a Cristina Alves, Miss RN 2013 e Bruno Mooneyhan, Mister Brasil Universo 2014. Arrasou!

Feira de Artes Em uma edição especial ao Dia das Mães, encerra-se hoje a 11ª Feira de Artes de Petrópolis que está rolando na Praça das Flores. Por lá, os visitantes terão a oportunidade de encontrar uma “super” variedade de presentinhos com preços diferenciados, além de sorteios, a ser realizado no final do dia. Passa lá!

Para quem não tem acesso à internet, estarão à disposição os computadores das bibliotecas existentes nas unidades Sesc RN. Os alunos potiguares receberão bolsas integrais de estudo. Em 2014, foram selecionados cinco

alunos do RN, número superior em relação a outros estados. Para participar da seleção, é preciso ter finalizado o ensino fundamental - ou estar cursando o 9º ano - e ter nascido entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2001.

» RAIO X » eee O paraibano Ramon Schnayder comanda hoje a festa Arrocha Pepper’s no Pepper’s Hall. A noite terá também Iggor Dantas e Mesa 12 agitando tudo. Se joga! eeeA banda Blackout Scorpions Cover e Artur Soares são os responsáveis pelo Rock and Roll de hoje no Sélect Nouveau. A ferveção tem início a partir das 23h, e entrada free para universitários. eeeOs clássicos da música italiana invadem o palco do Jobim hoje com o som de Paolo Fiore. Tudo tem início por lá a partir das 21h30. eeeDentro do Projeto Palco Brasil, o cantor Benito di Paula está de volta hoje à terrinha para apresentar seu show, a partir das 21h, no Teatro Riachuelo. eeeO talentoso cantor Robrinho solta o vozeirão hoje no Tenda Happy Hour. No repertório, muita MPB.

Fiscalizando Entre os dias 14 e 15 de maio quem desembarca em solo potiguar é Caito Maia, presidente da Chilli Beans. Por aqui, ele realizará uma tour pelos pontos de vendas da marca, além de ministrar palestras. No último dia, Caito segue para João Pessoa dando continuidade ao tour de visitas as franquias nas cidades do nordeste brasileiro.

Circuito Ganha às ruas da Ribeira amanhã, 11, a primeira edição 2014 do Circuito Cultural Ribeira. O evento vai rolar das 16 às 22h, oferecendo uma boa mistura de teatro, música, dança, artes plásticas e muitas outras coisas. E olha só, o acesso é totalmente gratuito. Passa lá!

»ENTREVISTA » LÍGIA MARIA PANELLI PEDAGOGA

TADEU OLIVEIRA [ tadeuoliveira@tribunadonorte.com.br ]

Estão abertas até o dia 25 de maio as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo 2015 da Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Para o Rio Grande do Norte serão disponibilizadas quatro (4) vagas. As pré-inscrições são feitas através do site da Esem www.escolasesc.com.br.

O potiguar Bruno Mooneyhan, Mister Brasil rumo ao Mister Universo que acontece dia 10 de junho, na República Dominicana

Berço do samba em nossa cidade, o bairro Ribeira volta a ser palco hoje de mais uma edição do “Samba da Ribeira”. A festa que acontece no Armazém Hall será comandada pelos grupos Quarteto Linha, Arquivo Vivo, Sambrasil e Mesa 12. O som tem início a partir das 18h. Vale!

Anote Escola Sesc de ensino médio

Paulinho e Linda recebendo Zélia Pinheiro e Marília Paiva na festa da Honda

ESTÚDIO 473

Mister Brasil é só sucesso!

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Depois de dois meses de preparações e muitas badalações nos gramados do nosso Estado, é chegada a hora da escolha da Musa do Futebol Potiguar 2014. O evento acontece na próxima segunda-feira, 12, na Arena das Dunas, junto a 3° edição do Prêmio Craque Potiguar. E quem ainda não votou na sua musa preferida, tem até amanhã para dar o seu voto no site da TV Esporte Interativo, emissora oficial do Campeonato Potiguar Chevrolet. A vencedora da votação online garantirá sua vaga entre as finalistas do concurso.

George Azevedo

Musa do Futebol

DIVULGAÇÃO

F

ormada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Letras (Português e Inglês) e Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ligia Maria Panelli Cesar Dantas, atualmente integra a equipe da Assessoria Pedagógica do Sistema Anglo de Ensino, que tem mais de 100 anos no mercado e cerca de 600 escolas afiliadas no Brasil. Em visita a Natal, ela fala sobre os principais desafios da educação, como o bullying e a falta de tempo dos pais para acompanhar a rotina escolar dos filhos.

Qual o objetivo da sua vinda à capital potiguar?

Direito ao Cinema

“Temos que ter um olhar atento para novas formas de ensinar ”

que começa na próxima segunda-feira (12) e segue até sábado (17), envolvendo todos os alunos da escola, da Educação Infantil ao ensino médio.

Em Natal, o Complexo Educacional Contemporâneo, faz parte do Sistema Anglo de Ensino. Viemos proporcionar um encontro entre equipes pedagógicas para ampliar e melhorar a utilização dos recursos disponibilizados por nós. Além de trabalharmos com material didático, também utilizamos do recurso da tecnologia ao nosso favor, promovendo a interdisciplinaridade do conteúdo abordado. E é por estarmos atentos as mudanças da educação, que estamos promovendo em todo o Brasil, o simulado do Enem. Ele aconteceu mês passado e só aqui na capital potiguar reuniu mais de mil estudantes.

Copa Escolar de Futsal As finais da Copa Escolar de Futsal

Atualmente qual o grande desafio do ensino no país?

divulgada ano passado, a cada dez pais brasileiros que possuem filhos entre 13 e 15 anos, sete não estão informados sobre os deveres de casa do adolescente, e não sabem se eles entregam ou não a tarefa exigida pelos professores. Além disso, 40% deles não sabem o que as crianças fazem durante o tempo livre. Então, a equipe escolar deve realmente ser diferença na formação desse aluno.

Redução da maioridade penal, conselho tutelar no País e o desenvolvimento de políticas públicas para atender às demandas do setor estarão entre os assuntos que prometem ser debatidos na edição deste sábado, 10 de maio, do Projeto Direito ao

Cinema. Iniciativa do curso de Direito da Estácio, o Projeto apresenta o documentário brasileiro “Juízo”, lançado pela cineasta Maria Augusta, em 2008. A sessão é aberta ao público e acontece no auditório da Estácio Romualdo, a partir das 13h.

Leitura Uma semana inteira dedicada aos livros, poemas, contos, revistas, quadrinhos e pesquisa. Assim será a 4ª Semana Literária do Colégio Marie Jost,

prosseguem até amanhã, domingo (11) nos ginásios Nélio Dias, do Caic Lagoa Nova, da UFRN e no do Sesi. Em cada categoria e em cada naipe estarão disputando 16 equipes. Cada naipe, por categoria, tem 04 grupos de 04 equipes. Ao todo, são 64 equipes escolares das mais diversas partes do Rio Grande do Norte que disputam a Copa Escolar de Futsal, um dos certames da modalidade mais participativos do Brasil.

Isabel Gondin O emblemático grupo escolar do bairro das Rocas, o Isabel Gondin, tem dias contados. Com pouca clientela e estrutura física complicada, a escola deverá abrigar um cento do Pronatec.

Atheneu O Governo do Estado promete terminar as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual do Atheneu antes do final do ano letivo, quem sabe ainda em outubro. Faz tempo que a sociedade cobra uma geral no velho Atheneu.

Considero o grande desafio do ensino, o relacionamento entre professores, pais e alunos. Precisamos reavaliar a postura do docente dentro e fora das salas de aula. Hoje o professor deve ter um relacionamento mais próximo dos alunos e estabelecer uma relação de confiança, sem perder a noção de hierarquia, é claro. Sabemos que as famílias estão ausentes sim, não apenas por simples negligência delas, mas também pela falta de tempo. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

« EDUCAÇÃO » Assessora pedagógica, que coordena cerca de 600 escolas no Brasil, fala sobre temas fundamentais na formação dos estudantes

A formação cidadã depende de toda a equipe escolar.”

De que forma a escola deve intervir na educação dos alunos?

A escola deve fazer algumas orientações, que antes eram responsabilidade das famílias. Temos que ter um olhar atento para

as novas formas de ensinar e aprender levando em consideração a formação humana em todos os aspectos, lembrando que os valores também sofreram modificações ao longo dos anos. Não podemos “fechar os olhos” para as novas formações familiares, o comportamento do aluno, o bullying e cyberbullying, sexualidade, entre outros aspectos. Todos esses assuntos devem fazer parte de discussões dentro do ambiente escolar e ter a participação de todos os professores nas diversas disciplinas. A formação cidadã depende de toda a equipe escolar. Como a tecnologia pode ser uma aliada da educação?

Para o professor nós temos a ampliação no modo de ensino, flexibilidade para ampliar os conhecimentos dos alunos, melhor organização nos diários de classe, facilidade para passar uma ideia sobre um determinado con-

teúdo. Já os benefícios oferecidos aos alunos são o dinamismo na hora do estudo, melhor compreensão das disciplinas, abrindo portas para o conhecimento dos meios de comunicação e de tecnologia. Mas tudo isso utilizado de forma controlada. As escolas estão preocupadas com a modernização das práticas pedagógicas?

A educação será sempre um desafio. Acredito que atualmente as escolas estão muito preocupadas com as questões das tecnologias, não só da utilização delas no ambiente escolar, mas também fora desse contexto. As escolas estão muito preocupadas com a modernização das práticas pedagógicas a fim de acompanharem essa evolução, o que é muito bom. Mas ainda assim, a educação fica ainda mais fácil quando se tem o auxílio das famílias nesse processo de aprendizado.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

Lula Barreto e Juliana em pit stop na Holanda

Parabéns!

Jota Oliveira

WELLINGTON BARBOSA

É hoje!

Os amigos e familiares na torcida para a grande final do Concurso Mister Brasil Mundo 2014, acontecendo no Hotel do Bosque/RJ. De Natal, o modelo e estudante de medicina Bruno Fonseca representando o RN na competição, que vai eleger o grande vencedor, logo mais às 18h. O evento será transmitido ao vivo pelo site UOL, a partir das 16h.

Apoiando

O modelo Bruno Fonseca no Concurso Mister Brasil Mundo: Donna Donna, Jörg Rieckmann- Nutrição Esportiva, UnP, Mateus Cordeiro-Personal Trainer e Acessor Online, Elenco Mosh, Site Rock&Paetes, Studio Wellington Barbosa, Na Cartola Tem, Naldo Miranda Photography, Márcia MoraesOdontologia Estética, Mixy 21-Street Style.

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Vivas com abraços de felicidades para os aniversariantes, jornalista Edílson Braga, Renata Simonetti, Juca Sidon, Laércio Bezerra Filho, Ana Karenina Fernandes, Edmilson Alves Souza, Fátima Carvalho e Silvio Santiago.

Palco E o Luau do Capital que a Viva Promoções fará no próximo dia 17, será em novo local. A Cervejaria Via Costeira será o palco da noite, que também terá Uskaravelho, Feel Strings, Efusion e Jovick. Take a note!

« ITINERANTE » Sesc RN promove mostra de filmes franceses A Mostra de Cinema Francês Contemporâneo chega ao RN. Promovida pelo Sesc, em parceria com a embaixada francesa no Brasil, a mostra estreou no último dia 5 em Mossoró. Agora circula pelas cidades de Natal (12 a 17) e Caicó (19 a 24) exibindo gratuitamente oito filmes com direito a bate-papo. Em Natal, as exibições ocorrem às 16h e 19h, no auditório do Sesc Centro.

Todo bonitão, Bruno Fonseca disputa hoje o título de Mister Brasil Mundo, em Angra dos Reis/RJ

BLOGJOTAOLIVEIRA

Rasgando folhinha hoje, Ana Karenina em vivas com a filha Katarina BLOGJOTAOLIVEIRA

Prefiro ficar com todos os defeitos que as pessoas dizem que eu tenho, do que fingir ser alguém que não sou.” AUTOR DESCONHECIDO

Em ação

Viajantes

O Varela Santiago continua a todo vapor com a campanha de venda de camisetas alusivas à Copa do Mundo. A meta é vender 80 mil camisetas para conseguir comprar o tomógrafo.

Depois de tour pela Holanda, casal Lula Barreto e Juliana Protásio curtem um cruzeiro pela Escandinávia, com pit stop na Finlândia, Dinamarca, Rússia, Suência, Stoânia e Alemanha. Ai que tudo!

In memoriam Amanhã, quando será comemorado o Dia das Mães, muitas famílias também aproveitam o dia para relembrar. Nos cemitérios do Grupo Vila, em Natal, serão realizadas missas em homenagem à data a partir das 8h.

Votação

#FikaGrande

Para quem ainda não votou, ainda dá tempo de ajudar o nosso candidato Bruno Fonseca, no Concurso Mister Brasil Mundo. No site UOL, é só clicar no link concurso e seguir as orientações para votar. Corre lá!

A Prime Sport Fitness e a Strong Fit realizarão um Workshop Esportivo com Felipe Franco, um dos atletas de bodybuilding em maior crescimento no Brasil. O evento será no dia 24 de maio, no Praiamar Hotel, às 18h.

Celebrando

Prejuízo

Ana Karenina Fernandes reúne grupos de luluzinhas para brindar sua idade nova neste sábado. A sessão tricô e vivas será a partir das 18h, na morada do Tirol.

Os esforços do Governo Federal para reduzir o prejuízo das distribuidoras devem ter um efeito negativo para o consumidor final. Com já era de se esperar. Entenda melhor no nosso blog.

Avanço Vivas para o casal Silvana/ Laércio Bezerra Filho. Ele trocando de idade JOÃO NETO

Uma descoberta interessante na luta conta o HIV. Cientistas das universidades Missouri e Pittsburgh, nos EUA, descobriram que uma molécula do molho de soja pode ajudar a combater o vírus da doença.

Se ligue!

Em idade nova hoje, Sílvio Santiago recebe os mimos da musa Adriana

No nosso blog, leia mais sobre: Novo free shop de Guarulhos terá iPhone mais barato que nos EUA. > Nova York recebe número recorde de turistas brasileiros em 2013. > Sounds: Pitty anuncia novo álbum e lança clipe de “7 Vidas”.> Fashion: Michael Kors leva “Experiência Jet Setter” para Xangai e inaugura flagship.

Quando as mulheres se unem « CINEMA » Cameron Diaz lidera vingança de mulheres em comédia “Mulheres ao ataque”, do diretor Nick Cassavetes

DIVULGAÇÃO

PEDRO CAIADO especial para AE

L

ondres-“MulheresaoAtaque” é uma comédia que celebra a solidariedade feminina. Três mulheres, interpretadas por Cameron Diaz, Leslie Mann e Kate Upton, têm algo em comum: a traição. Seria algo usual, não fosse o fato de todas terem sido vítimas de um mesmo homem, Mark (o ator Nikolaj Coster-Waldau, de “Game of Thrones”). A graça começa quando elas, partindo disso, tornam-se amigas e se unem para vencer “o mal”, o homem em questão. Cameron Diaz, 41 anos, é experiente em filmes do gênero. Ela estrelou longas como “Tudo para Ficar com Ele” (2002), uma road trip no estilo “Thelma e Louise”, e “As Panteras”, sobre um grupo de amigas independentes e assassinas aliás, quem não se lembra da primeira aparição de Rodrigo Santoro mudo ao lado de Diaz? Assim como a novata Kate Upton, que se tornou atriz no novo filme, Diaz virou estrela de cinema aos 22 anos, quando era modelo, e estrelou “O Máscara” ao lado de Jim Carrey. Hoje, ela é a atriz na faixas dos 40 anos mais bem paga de Hollywood. Em Londres para o lançamento do filme, ela explicou à reportagem “Esse é um filme sobre a união feminina durante os momentos ruins de um relacionamento.” Quando perguntada se já foi traída, ela não titubeou: “Não sou exceção, mas a melhor vingança é sair fora de um relacionamento sem se vingar”. Todos sabem de algum sujeito garanhão e sem caráter como o do filme. “Conheço todos esses tipos, e acho que todos nós já fomos traídos em algum momento de nossas vidas”, disse. A atriz Leslie Mann, 42, confes-

Cameron Diaz, Leslie Mann e Kate Upton descobrem ter sido enganadas pelo mesmo homem

sou também ter sido vítima da situaçãodesuapersonagem,mastem opiniãodiferentedacolega.“Fuitraída quando tinha 12 anos e fiquei extremamente devastada Mas ele se sentiutãoarrependidoquemecomprou vários presentes. Eu os aceitei etermineiorelacionamentoduassemanasdepois”,disseelacomumsorriso.“Foiumaboavingança,nãofoi?” Diaz é divertida e se mostra à vontade quando o assunto é a preocupação de se tornar marcada por certos papéis em Hollywood. “Não me importo com muitas coisas em Hollywood”, disse ela, que, ao completar 40 anos, lançou o livro “The Body Book” - um manual de autoajuda para encorajar mulheres a trabalharem a autoestima.

Polêmica

À uma revista americana, Diaz declarou ser a favor da poligamia. Entretanto, refez o comentário após uma onda de críticas negativas. “Essa é uma personagem e esse é um filme. Eu sou atriz lembra?”, disse ela em Londres. “Monogamia é o único ca-

minho para um relacionamento de sucesso”, esclareceu. Diaz confessou também recentemente, em entrevista à TV americana que já explorou sua bissexualidade: “Já estive com uma garota sim”. Ela defende que o sexo feminino não é marcado só por ciúmes ou inveja. “Mulheres se apoiam é algo normal. Se vemos uma amiga com problemas,ajudamos,easpersonagens deste filme passam pelo mesmo problema. Infelizmente, neste caso,oproblemaécomomesmohomem, mas daí vem a comédia”, disse,acrescentandoquenuncaviuhistórias similares no cinema. “Gostei da ideia quando li o roteiro, pois nunca vi um filme parecido. Geralmente, quando mulheres são traídas, a história termina em briga e confusão. Decidimos que esta não era a história que queríamos contar, mas também não queríamos contar algo que fosse apenas sobre vingança. Este filme não é uma história só sobre amizade, mas como mulheres com diferentes qualidades po-

dem se ajudar”, defendeu ela. A cantora americana Nicki Minaj faz uma ponta no filme, e Diaz fez questão de falar de sua participação. “Ela foi fantástica, e não é nada intimidadora. Esse foi o primeiro filme que ela fez, mas ela aparecia no set muito preparada, sempre dinâmica. Um dia ela veio direto de uma premiação para gravar e estava bastante segura”, disse. “Aliás, ela é linda pessoalmente.” Não é mistério que Hollywood produzpoucascomédiasemquemulheres são o tema principal, um cenário que longas como “Missão Madrinha de Casamento” vieram para mudar. Leslie Mann, 42, que interpretaKatenofilme,concorda.“Acho que aquele filme mudou o jogo para as mulheres em Hollywood. Os estúdios perceberam o sucesso e decidiraminvestirmais.Achoqueospapéissetornarammelhorestambém.” Mulheres ao ataque Direção Nick Cassavetes. Com Cameron Diaz, Leslie Mann, Nikolaj CosterWaldau, Don Johnson, Taylor Kinney, Nicki Minaj. Confira sessões na página 2.


NO FACEBOOK

Veja a charge de Brum no Cartão Amarelo, na coluna Apito Final. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

12h - Globo Esportivo 16h20 - Série B: América x Atlético/GO www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

9h - Fórmula 1: Treino; GP da Espanha 16h20 - Série B: Joinville x Náutico; RedeTV

MICHEL DEVE SER A NOVIDADE NO ABC CONTRA A PONTE PRETA • PÁGINA 2

TN ONLINE

Acompanhe os jogos de América e ABC pela quarta rodada da Série B. www.tribunadonorte.com.br

esportes

Natal • Rio Grande do Norte • Sábado • 10 de maio de 2014

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br

América tenta voltar a vencer « BRASILEIRO - SÉRIE B » Vindo de duas derrotas na competição e com três desfalques, entre eles o camisa 10 Artur Maia, Alvirrubro potiguar quer uma vitória para subir na classificação e manter o bom clima no clube

A

vida de Oliveira Canindé como técnico do América não tem sido fácil nas últimas semanas. Não bastasse a maratona de jogos que o time vem atravessando, ele tem três desfalques importantes para a partida de hoje, contra o Atlético/GO, às 16h20, na Arena das Dunas, pela quarta rodada da série B do Brasileiro. Os volantes Val e Márcio Passos e o meia Artur Maia, todos contundidos, estão fora do jogo e, por causa dessas ausências, ainda não definiu o time titular que vai entrar em campo. Para o setor de marcação, as opções são maiores: Jean Cléber, Tiago Dutra e Dener brigam por duas vagas. Para a posição de Artur Maia, dois atletas foram relacionados para o jogo: Rafinha, que atuou na posição em vários jogos da temporada e Daniel Costa, que foi contratado para ser o substituto do atual camisa 10 americano, mas, que na sua estreia, no clássico contra o ABC, foi criticado por parte dos torcedores. A seu favor, tem o fato dele ter sido trei-

FICHA TÉCNICA AMÉRICA ATLÉTICO/GO Fernando Henrique; Wálber, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Tiago Dutra, Jean Cléber, Fabinho e Daniel Costa (Rafinha); Rodrigo Pimpão e Isac (Max). Técnico: Oliveira Canindé.

Márcio; Pedro, Artur, Paulo Henrique e Thiago Feltri; Léo, Renan Foguinho, Jorginho e Fábio Lima; Juninho e Júnior Viçosa. Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Arena das Dunas, Natal/RN Horário: 16h20 Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE) Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza e Marco Antônio da Silva Brígido ( CE)

nado por Oliveira Canindé e ser homem de confiança do técnico americano. Além das dúvidas por contusão, o comandante alvirrubro ainda não se definiu pelo camisa 9 no jogo de hoje. Isac foi titular nos dois últimos jogos e marcou um gol, diante do Náutico. Max, que vem ficando no banco de reservas, marcou os

dois últimos gols na vitória contra a equipe pernambucana e pode ter mais uma chance na equipe titular no duelo contra o Atlético/GO. Mas, todas essas definições só devem acontecer no vestiário da Arena das Dunas, momentos antes da equipe entrar em campo.

JÚNIOR SANTOS

Atlético/GO

Para o treinador Marcelo Martelotte, o entrosamento do seu time é a principal armar para vencer seus adversários. Foi com essa equipe que ele conquistou o título estadual e que conseguiu um grande resultado diante do ABC, pela Copa do Brasil, atuando no Frasqueirão. O time tem apenas dois desfalques para a partida de hoje, contra o América. O zagueiro Lino e o volante Wagner Carioca, contundidos, não vieram para Natal. Vai ser mais uma oportunidade para o meia Fábio Lima mostrar seu valor o técnico, que aposta muito no seu potencial. “Como eu sempre falo, o Fábio é um grande jogador”, elogiou o treinador.

Daniel Costa deve ser o substituto de Artur Maia no América

Santa Cruz recebe o Luverdense O Santa Cruz, ainda abatido com a tragédia do último fim de semana, quando seus próprios torcedores atiraram vasos sanitários da janela do banheiro do Arruda e mataram Paulo Ricardo Gomes da Silva, recebe o Luverdense, hoje, às 16h20, na Arena Pernambuco, devido a interdição de seu estádio imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Mesmo jogando longe do Arruda, o Tricolor precisa da vitória para afastar as chances de integrar a zona de rebaixamento da competição. Em 16º lugar, soma três empates. Em busca do primeiro triunfo no Brasileirão da segunda divisão, o técnico Sérgio Guedes deverá promover uma mudança na equipe. No entanto, ainda não é possível saber quem vai ser o titular.


2

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

esportes

ABC quer surpreender fora de casa para seguir no G-4

Peão 4 Rei VALÉRIO ANDRADE [ cinenatal1950@hotmail.com]

O jogo do mestre Durante a sua temporada natalense, como convidado da Academia Damasceno de Xadrez, Roman Hernandez Onna, Grande Mestre Internacional cubano, participou da duas edições do Memorial Capablanca, realizados na sede da ADX. FOTOS:ADX

Roman Hernandez, Helena, mãe de Alysson Muniz

O primeiro

O segundo

No I Memorial Capablanca, com partidas de 30 minutos, Romam ganhou invicto, com o placar de seis vitórias e dois empates. A sua invencibilidade não foi surpresa. Entretanto, para um jovem enxadrista como Allysson Muniz, empatar com um GMI teve o sabor da vitória.

O II Memorial, este realizado no dia 26 de abril, registrou duas surpresas em relação à atuação do mestre cubano. A primeira, mais do que surpreendente, inacreditável, foi a derrota que lhe tirou o troféu do primeiro lugar. A segunda foi a brilhante vitória de Rewbenio Frota, vencedor (invicto) da competição.

A derrota

O tempo

Assisti à segunda- e decisiva - parte final da partida de Roman Hernandez contra Valdir Rerald. Pouco a pouco, o mestre foi melhorando a posição, e perto do final, a vitória era questão de poucos lances. De repente, aconteceu o inesperado, o impensável: Roman “entregou”, isto é, perdeu a Dama – e, além da partida ter ficado perdida, ele ainda perderia pelo tempo.

No xadrez o tempo costuma ser um implacável adversário e não são poucas as partidas perdidas por causa do tempo. E na partida de Roman, somente o tempo poderia lhe derrotar. Vale lembrar que na II edição do Memorial Capablanca, houve uma redução do tempo de reflexão para cada jogador de cinco minutos – o anterior, em vez de 25, havia sido de 30 minutos.

A idade A pressão do tempo atrapalha o jogador de qualquer idade, mas, em relação aos mais velhos, torna-se um segundo e letal adversário. Mesmo entre os Grandes Mestres, têm acontecidos erros ele-

mentares, todos cometidos em decorrência da torturante pressão do tempo. A partir dos 60 anos – como é o caso de Roman – enfrentamos três adversários: o jogador, o tempo, a idade.

Vitorioso No II Memorial Capablanca, disputado em seis rodadas, Rewbenio Frota vinha tendo excelente atuação, acumulando vitórias, e liderando a prova, sem sequer ceder empates. Ha-

via grande expectativa sobre a última rodada, pois o seu sexto e último adversário seria o mestre cubano. Infelizmente, com a derrota de Roman Hernandez este confronto ocorreu.

« BRASILEIRO - SÉRIE B » Time comandado por Zé Teodoro deve ter apenas

uma mudança em relação ao que vinha jogando: Michel na vaga de Liel

ADRIANO ABREU

O

empate diante do Atlético/GO, pela Copa do Brasil, na última quartafeira, fez o técnico do ABC, Zé Teodoro, repensar sobre o melhor esquema tático que possa ser utilizado pelo time. Tanto que ele optou por deixar o volante Liel em Natal e afirmou que vai promover a estreia do meia Rogerinho, na partida de hoje, contra a Ponte Preta/SP, às 16h20, pela quarta rodada da série B, no Moisés Lucarelli. Mas, ainda não se sabe se o novo reforço vai ser titular e em que posição ele pode ser aproveitado. Caso Rogerinho entre em campo de início, existem duas possibilidades para seu aproveitamento: ou como um quinto homem de meio campo, com apenas Dênis Marques no ataque, ou como o responsável por armar as jogadas ofensivas, para o camisa 9 e Gilmar. Ele pode entrar na vaga deixada por Liel ou então na do próprio Gilmar. Caso o comandante abecedista faça a opção por cinco jogadores no meio campo, quem também pode ganhar uma chance entre os titulares é Michel. Independente de qual esquema tático Zé Teodoro vai utilizar, o importante, de acordo com o treinador, é recuperar os jogadores e, principalmente, somar o máximo de pontos que puder antes da parada para a Copa do Mundo. “Recuperando jogadores que estavam em situação complicada dentro do clube, estamos no caminho certo e confio que o ABC vai crescer ainda, apesar dos altos e baixos. Estamos evoluindo e teremos um jogo difícil em Campinas, mas o importante é somar pontos, não perder”, afirmou.

PONTE PRETA

Sem vencer há oito jogos, contando Paulista, Copa do Brasil e série B, a Ponte Preta entra em campo para tentar quebrar esse jejum de vitórias. “A ausência de vitórias incomoda. É buscar a vitória no próximo jogo. Estou confiante no que está sendo feito e pelo que aconteceu contra o Paraná. Essa atmosfera com o torcedor foi positiva, de vibração. Vamos fazer o possível. Os torcedores merecem essa vitória”, disse o treinador Dado Cavalcanti. Hoje, para comemorar o Dia das Mães, todas as mulheres que quiserem assistir ao jogo entre Ponte Preta e ABC nas arquibancadas do Moisés Lucarelli entrarão de graça no estádio. Para isso, bastará que peguem gratuitamente os ingressos (um por pessoa) na frente do estádio, em uma fila exclusiva, assim como foi feito na partida de março em homenagem ao Dia da Mulher. A equipe paulista e o time potiguar já se enfrentaram em sete oportunidades. São três vitórias da Ponte Preta, duas vitórias do ABC e mais dois empates. Foram marcados 19 gols.

Rewbenio, campeão do II Memórial Capablanca, com Roman

Destaque

FICHA TÉCNICA

Entre os 24 participantes do II Memorial Capablanca, o jovem Allysson Muniz, uma das promissoras revelações da Academia Damasceno, ficou no terceiro lugar, somente meio ponto abaixo do vice, Ro-

man Hernandez - com quem ele havia obtido um empate na primeira edição do Memorial. Vale lembrar que nenhum jogador, classificado abaixo dele, obteve a sua pontuação: 4 pontos e meio.

Boas atuações Quatro jogadores terminaram empatados com 4 pontos. A colocação depois dos sistemas de desempates, foi a seguinte, pela ordem decrescente da colocação: Ricardo Negreiros, Antônio Barbosa, Matheus Queiróz e Marcus André Vasconcelos.

Veteranos Na classificação

dos veteranos, ou seja, jogadores acima de 60 anos, Valério de Andrade ficou em primeiro lugar, com 3 pontos e meio: três vitórias, um empate, duas derrotas. A segunda colocação foi obtida por Alécio Damasceno, com três pontos.

PONTE PRETA ABC Roberto; Daniel Borges, César, Diego Sacoman e Juninho; Adílson Goiano, Fernando Bob, Léo Cittadini e Rossi; Edno e Alex Créu Técnico: Dado Cavalcanti.

Gilvan; Patrick, Suéliton, Samuel e Luciano Amaral; Michel Schmoller, Daniel Amora, Michel e Somália; Gilmar (Rogerinho) e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Moisés Lucarelli Horário: 16h20 Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE) Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Elan Vieira de Souza (ambos do PE)

O volante Michel deve ser a novidade no meio-campo do ABC na partida contra a Ponte Preta CARLOS MORAES

« CASTELÃO » Avaí espera um bom resultado no Maranhão

Adilson Batista sabe da necessidade de vencer dentro de casa

Vasco tenta mais uma vitória para subir na classificação Depois de superar o AtléticoGO por 3 a 0 e conquistar a sua primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco pretende agora pegar embalo na competição e para isso vai tentar superar o Oeste hoje, às 16h20, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela quarta rodada. O Cruz-Maltino soma quatro pontos, assim como a equipe de Itápolis (SP), que vem de empate por 2 a 2 com o Sampaio Corrêa no Nordeste. Mais uma vez o time carioca terá que jogar com os portões fechados por conta de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a confusões que envolveram sua torcida no Brasileirão do ano passado. A possibilidade de ganhar mais uma partida em casa está motivando os jogadores vascaínos, que desejam encostar de vez na zona de classificação para a elite do futebol nacional. “Sabemos que a pressão para o Vasco estar nas primeiras colocações sempre vai existir e precisamos lidar muito bem com este tipo de situação. O respeito ao Oeste como adversário é muito grande, mas a única coisa que interessa nesta partida é a vitória. Temos sempre que fazer a lição de casa, pois isso é determinante para o sucesso nos pontos corridos”, disse o atacante Thalles. O técnico Adilson Batista compartilha da opinião de que ganhar é importante, porém, demonstra uma grande preocupação com o desgaste da equipe, que na quarta-feira penou para empatar por 1 a 1 com o TrezePB e garantir a vaga na terceira fase da Copa do Brasil. “Estamos brigando em duas frentes e isso sempre é muito complicado. O jogo contra o Treze foi pegado, muito disputado e tenso até o

fim. Isso acaba se refletindo no fim de semana, pois o nosso desgaste acaba sendo maior, enquanto que o adversário passou a semana inteira pensando apenas na nossa partida. O Vasco, porém, sabe que precisa superar todas as dificuldades e conquistar a vitória”, disse Adilson. Em termos de escalação, Adilson Batista faz mistério e só vai revelar minutos antes do confronto. Ele confirmou apenas o retorno do lateral esquerdo Diego Renan, que deverá jogar na vaga de Marlon. Existe ainda a possibilidade de alguns titulares serem preservados por conta dos desgastes da sequência de jogos. Pelo lado do Oeste, o técnico José Macena demonstra otimismo em relação às chances de sua equipe aprontar alguma surpresa atuando dentro de São Januário. A principal aposta do treinador está no crescimento do time. “O Oeste vem conseguindo crescer de jogo para jogo e isso é muito importante. Nosso time vem evoluindo na competição”.

FICHA TÉCNICA VASCO OESTE Martin Silva, André Rocha, Luan, Douglas Silva e Diego Renan; Fellipe Bastos, Danilo e Guilherme Biteco; Marquinhos, Yago e Thalles Técnico: Adilson Batista

Paes, César Gaúcho, Ligger e Cris; Eric, Leandro Mello, Fernandinho, André Luiz e Dênis; Borebi e Lelê Técnico: José Macena

Local: São Januário Horário: 16h20 Árbitro: Anderson Daronco (RS) Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)

Depois de perder para o ASA, por 3 a 2, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Avaí volta todas as suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje, o time encara o Sampaio Corrêa, às 16h20, no Estádio Castelão, pela quarta rodada. A tendência, porém, é que ele realize apenas uma mudança no time titular. O zagueiro Néris sentiu uma lesão no posterior da coxa direita e acabou voltando para Florianópolis. Assim como aconteceu durante a partida em Arapiraca, Bruno Maia será o companheiro de Pablo. O Leão catarinense deve entrar em campo com a mesma equipe que vinha atuando na competição nacional.

« PARANÁ » Claudinei tem dúvidas para armar o time O técnico Claudinei Oliveira terá de quebrar a cabeça para montar a defesa titular que jogará contra o Ceará, hoje, às 21h, no Estádio Castelão, em jogo válido pela quarta rodada da Série B. Com desgaste muscular, os zagueiros titulares André Vinícius e Anderson Rosa não irão para o duelo. Brinner, Alisson e João Antônio brigarão por duas vagas na zaga tricolor. O treinador despista sobre qual será a dupla defensiva que começará entre os 11 e afirma que testes ainda serão feitos: “O André está fora do jogo com uma distensão muscular (na coxa esquerda) de grau dois. O Anderson está na transição e também está fora. Vamos fazer testes”, disse.

hoje na tv 9h - Fórmula 1: treino de classificação do GP da Espanha; Globo 9h - Judô: Grand Slam de Baku; ESPN Internacional, SporTV 3 e Esporte Interativo 10h30 - Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Stuttgart; ESPN+ 13h - Liga Espanhola de Basquete: Barcelona x Real Madrid; BandSports 15h45 - Campeonato Italiano: Inter de Milão x Lazio; FOX Sports 16h20 - Série B: Joinville x Náutico; RedeTV 16h30 - Fórmula Indy: etapa de Indianápolis; Bandeirantes


esportes

Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

3

Mercedes “engole” rivais nos treinos « FÓRMULA 1 » O domínio da equipe alemã na temporada segue inabalado e, em Barcelona, o ronco dos

seus motores calou as equipes adversárias mais uma vez. Hamilton e Rosberg fizeram os melhores tempos

B

arcelona (Espanha) - Gazeta Press - O domínio da Mercedes na temporada 2014 da Fórmula 1 deu sinais de que seguirá vivo na etapa europeia. Depois de ser o melhor na primeira sessão de treinos livres no Circuito da Catalunha, Lewis Hamilton repetiu o feito na segunda sessão, com 1min25s524, seguido por Nico Rosberg, com 1min25s973. Daniel Ricciardo, da Red Bull fez o terceiro melhor tempo, com quase um segundo a mais em relação a Hamilton. Em um nível inferior de desempenho em relação a seus concorrentes, a Ferrari ficou com quarto e quinto lugares, com Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, respectivamente. Felipe Massa fez o oitavo melhor tempo, demonstrando uma pequena melhora após a instalação de um novo pacote aerodinâmico no carro. Seu companheiro de escuderia, o finlandês Valtteri Bottas, terminou com o 14º lugar. Sebastian Vettel, que havia abandonado a primeira sessão por uma pane elétrica em seu Red Bull, não participou da segunda sessão. O alemão testava um novo chassi, mas não teve tempo para atestar se houve melhora na performance do carro. Já a McLaren não comprovou o otimismo que havia conseguido na sessão que abriu os treinos livres para o Grande Prêmio da Espanha. Jenson Button, que havia terminado na segunda posição, alcançou apenas a sétima na sessão seguinte e foi superado por seu companheiro de equipe, Kevin Magnussen, que

ocupou a sexta colocação.

AMEAÇA

Apesar de ter dominado as quatro primeiras corridas do Mundial de Fórmula 1, a equipe Mercedes acredita que pode ser ameaçada no restante da temporada. Mas não pela Red Bull de Sebastian Vettel. O temor do chefe de automobilismo do time Toto Wolff é que a Ferrari, liderada pelo espanhol Fernando Alonso, possa acabar com a diferença de rendimento entre os times. Mesmo que o time italiano só tenha conseguido um pódio nas primeiras etapas do campeonato, Wolff acredita que o fato de a Ferrari ser o fabricante de sua própria unidade potência, assim como a Mercedes, pode fazer com que a equipe passe a brigar pelo título. “Eles são o único outro time que tem tudo, carro e unidade de potência, feito em casa. E reconheço que Alonso seja um monstro das corridas que pode alcançar qualquer coisa”, disse Wolff.

EVOLUÇÃO

Após uma pré-temporada promissora, a Williams não cumpriu as expectativas nas primeiras corridas do ano. Apesar de comprovar a eficácia de seu motor Mercedes, a equipe não conseguiu resultados expressivos e é apenas a sexta colocada no Mundial de Construtores. O piloto brasileiro Felipe Massa, que tem sofrido com alguns problemas nas primeiras corridas – também com seu carro, acredita em uma evolução a partir do GP de Barcelona.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

esporte

Fifa alerta turistas sobre o Brasil

« ARENA PANTANAL »

« COPA 2014 » O secretário-geral da entidade enfatizou para que os visitantes, durante o

Mundial, não tenham comportamento igual ao que tiveram quando visitaram a Alemanha

G

enebra (AE) - A Fifa faz um alerta aos milhares de torcedores estrangeiros que nas próximas semanas começarão a desembarcar no Brasil para acompanhar a Copa: “Não adotem os mesmos comportamentos e o mesmo planejamento como se estivessem na Alemanha, na Copa de 2006”. Quem reconhece isso é o próprio secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, principal responsável pela organização do Mundial. “Não apareça (no Brasil) achando que é a Alemanha”, reforçou ele. Em uma conversa com agências internacionais nesta semana em Zurique, Valcke admitiu que, desta vez no Brasil, os torcedores não poderão dormir em seus carros ou em barracas como fizeram em 2006 na Alemanha e nem usar trens para ir de uma sede a outra. Ele foi claro ao alertar que quem mais vai sofrer durante a Copa deste ano são os torcedores, por conta das distâncias, falta de estrutura, preços altos, insegurança e falta de transportes. “Eu sei que é difícil falar sem criar uma série de problemas. Mas minha mensagem para os torcedores é de que tenham certeza de que têm tudo organizado quando viajarem ao Brasil”, avisou. “Não há como dormir na praia, porque é inverno. Garanta sua acomodação. Não há como chegar com uma mochila e começar a andar Não existem trens, não se pode dirigir de uma sede à outra”, explicou Valcke. “Não apareçam no Brasil pensando que é a Alemanha, que é fácil se mover pelo país. Na Alemanha, você poderia dormir no carro. No Brasil,

não”, reforçou. “O maior desafio será para eles (torcedores). Não será para a imprensa, não será para os times nem dirigentes. Será para os torcedores “ O secretário-geral da Fifa admitiu que, ainda em 2009, a entidade sabia dos limites do Brasil em relação à infraestrutura de aeroportos. Mas a aposta era de que haveria tempo suficiente para que todas as reformas fossem feitas. “Sabíamos disso. Mas isso era em 2009 e podemos esperar que você tem cinco anos para um país garantir que as estruturas estejam instaladas para entregar o que havia sido acordado”, lembrou. Ele ressaltou que a decisão de estruturar a Copa da forma que ela vai ocorrer não foi ideia da Fifa. Segundo Valcke, foi o governo brasileiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, que fizeram questão de insistir com a entidade de que o Mundial teria de ocorrer em 12 cidades, ao invés das oito planejadas, e que as seleções não poderiam ficar em apenas uma região do País. “É verdade que você multiplica os riscos ao ter mais estádios. Mas tivemos uma situação em que tínhamos um governo e um presidente, que naquele momento era o Lula, que te explicam que a Copa deve ser para todo o Brasil e não apenas para poucas cidades”, lembrou Valcke. O dirigente admitiu ainda que o “lógico” seria dividir as 32 seleções em quatro grupos regionais, justamente para evitar que tivessem de sair de Manaus e jogar em Porto Alegre ou de São Paulo para Recife.

JÚNIOR SANTOS

Setor é interditado após acidente O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interditou ontem um setor da Arena Pantanal, onde na última quinta morreu o operário Muhammad’Ali Maciel Afonso, de 32 anos. O órgão decidiu interditar “as atividades de manutenção e intervenção em linhas energizadas” do estádio de Cuiabá, futura sede da Copa do Mundo, após vistoria realizada ainda na quinta. Maciel Afonso morreu ao sofrer uma descarga elétrica quando fazia a instalação de uma luminária de 40 centímetros sob uma escada no nível 2, do Setor Leste da Arena.

« MÉXICO » Salcido é a maior novidade Jérôme Valcke afirma que o ideal seria uma Copa do Mundo com menos sedes que as atuais 12

Joseph Blatter quer ficar mais tempo Zurique (AE) - No comando da Fifa desde 1998, o suíço Joseph Blatter confirmou ontem que tentará mais uma reeleição ao fim de seu atual mandato, no ano que vem. Ele já avisou que pedirá o apoio aos 209 países filiados à entidade para tentar ser eleito pela quinta vez consecutiva. Em entrevista a um jornal da Suíça, ao ser perguntado se confirmava sua candidatura à reeleição, Blatter disse: “Sim, eu gostaria de fazer isso”. “O meu mandato está quase no final, mas minha missão ainda não termi-

nou”, garantiu o dirigente, que terá 79 anos quando a próxima eleição acontecer, em maio do ano que vem. Quando seu quarto mandato foi confirmado, na eleição de 2011, Blatter garantiu que aqueles seriam seus últimos quatro anos à frente da Fifa. No entanto, já durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, no começo desse ano, afirmou que não recusaria continuar se os membros da entidade pedissem uma nova candidatura quando se encontrassem para o início da Co-

pa do Mundo, agora em junho, em São Paulo. A oficialização da candidatura de Blatter deve acontecer no próximo congresso da Fifa, justamente em São Paulo, às vésperas do início do Mundial. Até agora, apenas Jérôme Champagne, exdirigente da entidade e antigo aliado do suíço, confirmou que vai concorrer ao cargo. O presidente da Uefa e ex-jogador da seleção francesa, Michel Platini, já admitiu o desejo de comandar a Fifa, mas não deixou claro se tentará se eleger já no próximo pleito.

Titular do México nas últimas duas edições da Copa, Carlos Salcido é a grande novidade da lista de 23 convocados para o Mundial do Brasil, divulgada ontem pelo técnico Miguel Herrera. Desde que o treinador assumiu a seleção mexicana, às vésperas da repescagem das Eliminatórias, não havia convocado o zagueiro 34 anos, atualmente no Tigres. Salcido, que foi titular durante toda a fase regional das Eliminatórias, nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e na Copa das Confederações do ano passado, havia sido alijado até das convocações que Herrera faz chamando apenas atletas de clubes locais.


Natal • Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Oliveira pegou uma “carona” Valendo três pontos, ABC FC e Atlético Goianiense enfrentaram-se na última quarta-feira disputando o direito de chegar à 3a etapa da Copa do Brasil, o placaro todos sabem, deu empate de 1 x 1, bom para os visitantes, mas considerado ruim para o ABC. Agora, vejam a curiosidade: jamais havia acontecido no futebol do RN, o ABC enfrentar um adversário visitante disputando a Copa do Brasil e, em seguida, 72 horas depois esse mesmo adversário voltar a jogar, porém valendo a série “B” mas, do Campeonato Brasileiro. Confesso, jamais ter presenciado armação igual. Bom para a CBF porque economizou despesa com uma outra viagem para o Atlético Goianiense, para o América deve ter sido ótimo, interpretou assim o técnico Oliveira Canindé, que viu o adversário jogar, fez suas anotações e logo mais é a vez dos seus comandados cumprirem as determinações. Boquinha melhor, impossível. E o ABC, que enfrenta logo mais a Ponte Preta em Campinas, terá missão bem mais difícil, com o agravante de que é pela série “B”, onde a “briga de foice” é mais em baixo...

Dois negros no Fla x Flu

Flamengo e Fluminense entrarão em campo neste domingo, às 16h, no Maracanã, para o jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo sem maiores atrações dentro das quatro linhas ou títulos em disputa, o tradicional clássico será histórico neste final de semana. Pela primeira vez em mais de 100 anos do confronto, os rivais da Gávea a da Laranjeiras serão comandados, ao mesmo tempo, por técnicos negros. Em tempos de debates cada vez mais intensos e polêmicos sobre o racismo, o rubro-negro Jayme de Almeida e o tricolor Cristóvão Borges celebram o pioneirismo e o avanço no combate ao preconceito racial.

Dois negros (2)

“É um prazer enorme jogar um Fla x Flu com o Cristóvão do outro lado. Tenho muito carinho e respeito por ele. E é algo bonito ter dois ex-atletas dos clubes. Sobre o racismo, infelizmente, a história do futebol no Brasil é assim. E não é só no futebol, todos os segmentos da sociedade sofrem com isso. É um país que vem da escravidão e demorou a se libertar. Agora as oportunidades estão aparecendo mais. Temos que aproveitar e lembrar que todos são iguais. É uma vitória contra qualquer preconceito e um retrato muito bonito para este clássico com tanta história”, disse Jayme, com o detalhe de que o Rubro-Negro sempre teve muitos negros no seu elenco, mas treinador deve ser o primeiro.

Pisada de bola

Esta coluna pisou na bola, ontem, ao confundir o leitor quanto aos jogos do ABC e do América, por conta de uma sucessão de partidas,, complicando mais ainda por acontecerem duas competições paralelas: Copa do Brasil e série “B”. Outros coleguinhas da imprensa também “trocaram as bolas...”

Homenagem

Para os admiradores do saudoso Jair Rodrigues, trechos de uma das canções mais bonitas do seu rico repertório: “Aprendi a dizer não/ver a morte sem chorar/e a morte, o destino, tudo/a morte e o destino tudo/estavam fora do lugar, eu vivo pra consertar...”

Erro da peste

Os milhões de garotos, jovens e coroas do mundo inteiro que costumam preencher o álbum de fotos de todos os jogadores que participaram de uma Copa do Mundo, vãoa ter o desprezar de ver um espaço em branco. É que a editora Panini abriu espaço para Robinho porém ele sobrou na convocação de Scolari e deixou de reservar espaço para Jô, o convocado mas sem espaço para a figurinha dele. A garotada está cuspindo maribondo.

Baita promoção Quem pensava que a Arena das Dunas ia elitizar mais ainda o preço dos ingressos, quebrou a cara. Tem promoção para o jogo de logo mais reunindo América x Atlético/GO: no setor Sul, o torcedor vai pagar R$

30,00 ingresso inteiro, R$ 15,00 meio (estudante, idoso, etc), e em homenagens às mamães – antecipando em 24h, no setor Sul o chamado belo sexo vai pagar apenas R$ 10,00. E viva a liberalidade de preço da Arena!

Melhores & piores

Apesar do noticiário internacional vir apontando o Brasil como 4º lugar no ranking da Fifa, o portal Chance de Gol não faz por menos e coloca a seleção do Brasil como cabeça, com 6.0453 pontos, seguido por Argentina, Alemanha, Espanha, Colômbia, Holanda, Chile, Uruguai, França e Equador, até o 10º lugar.

Os piores (2)

Só para o leitor ficar por dentro: tem aí as posições das 10 piores seleções no ranking da Fifa, com o detalhe de que a pontuação começa negativa. Eis os números: -548 pontos de Sri Lanka.

« CARTÃO AMARELO »

5

Botafogo recebe Criciúma para dar início à reação « BRASILEIRO - SÉRIE A » O Glorioso, que vem de derrota de 1 a 0 para o

Bahia, quer evitar ampliar a crise, um pouco amenizada esta semana

ANDRÉ MOURÃO/ AE

R

io de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Com apenas um ponto conquistado e figurando na zona de rebaixamento, o Botafogo busca a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, quando recebe o Criciúma no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h, pela quarta rodada da competição. O Glorioso, que vem de derrota de 1 a 0 para o Bahia, quer ainda evitar ampliar o clima de crise, um pouco amenizado esta semana por conta do pagamento de um mês de salários atrasados aos jogadores. O feito que os botafoguenses querem conquistar o Tigre catarinense obteve no fim de semana passado, quando fez 1 a 0 no Figueirense, ganhando os seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro. Vagner Mancini, técnico do Botafogo, vem trabalhando o aspecto psicológico dos jogadores no sentido de criar um clima de tranquilidade para o duelo contra os catarinenses. “O Botafogo vem subindo de produção no Campeonato Brasileiro, apesar de os resultados ainda não estarem aparecendo. Precisamos de uma vitóriua para que as coisas comecem a caminhar bem e esse triunfo precisa ser conquistado neste sábado. Vamos ter problemas, o rival tem suas virtudes, mas estamos cientes das nossas responsabilidades”, destacou Mancini. Os jogadores compraram a visão do comandante. “Será um jogo entre uma equipe que tem a pressão de conseguir a vitória e deixar a zona de rebaixamento e de outra que vai estra tranquila, vindo de vitória”, disse.

FICHA TÉCNICA BOTAFOGO CRICIÚMA-SC Jéfferson, Edilson (Lucas), Dória, Bolívar e Junior Cesar; Gabriel, Mario Bolatti, Daniel e Jorge Wagner; Pablo Zeballos e Emerson Sheik Técnico: Vagner Mancini

Bruno (Galatto), Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Cortez; Serginho, Rodrigo Souza, João Vitor e Wellington Bruno; Silvinho e Bruno Lopes.Técnico: Wagner Lopes

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Horário: 21h Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE)

Convocado para a Copa do Mundo, o goleiro Jéfferson é um dos líderes no elenco do Botafogo

Palmeiras recebe o Goiás para esquecer Kleina São Paulo (SP) - Gazeta Press - O Palmeiras disputará o seu primeiro jogo desde a demissão do técnico Gilson Kleina a partir das 18h30, no Pacaembu. O adversário será o Goiás, um dos líderes do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória e duas derrotas na competição, o Palmeiras totaliza apenas três pontos e precisa superar o Goiás para subir na tabela de classificação e amenizar os seus problemas. Para piorar, o time vem de um tropeço também na Copa do Brasil, por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa. Substituto provisório de Gilson Kleina, o técnico Alberto Valentim tem consciência da importância de ser bem-sucedido contra o Goiás. “Não podemos ficar remoendo as derrotas, as saídas de um e outro jogador e a demissão do Kleina. Devemos recuperar a parte psicológica, fazer uma grande partida e dar um salto na tabela. Queremos melhorar o ambiente para a chegada do próximo treinador”, comentou o interino. Valentim comandou um treinamento fechado à imprensa ontem e deixou indefinida a escalação do Palmeiras para es-

te fim de semana. A principal novidade deverá ser o retorno do meia chileno Valdivia, que foi poupado da derrota no Maranhão e estava sorridente na véspera do jogo no Pacaembu. O volante uruguaio Eguren também está à disposição, porém deverá ficar no banco de reservas. Já o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Thiago Martins, o volante Bruninho e o meia Bruno César seguem em processo de recuperação de lesões.

FICHA TÉCNICA PALMEIRAS GOIÁS Fábio; Wendel, Lúcio, Wellington e Juninho; Marcelo Oliveira, Renato, Wesley e Valdivia; Leandro e Henrique Técnico: Alberto Valentim

GOIÁS: Renan; Vitor, Jackson, Alex Alves e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes, Ramon e Erik; Araújo Técnico: Ricardo Drubscky

Local: Estádio do Pacaembu, SP Horário: 18h30 Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR) Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Moisés Aparecido de Souza (ambos do PR)

Inter encara o “algoz” Atlético/PR Porto Alegre (RS) - Dono de uma das tabelas mais amenas antes da parada para a Copa do Mundo, o Internacional tem como objetivo se consolidar como líder do Campeonato Brasileiro antes do Mundial do Brasil. A meta passa por derrotar o Atlético-PR, hoje, no último jogo do Beira-Rio antes da Copa de 2014. O Atlético-PR não traz boas lembranças ao elenco e ao torcedor colorados. Em 2013, o Inter não venceu nenhum dos quatro jogos que disputou contra o Furacão, adversário que o eliminou da Copa do Brasil nas quartas de final. “Nós fomos eliminados por eles na Copa do Brasil do ano passado, e por isso tem um gostinho a mais. Queremos vencer que nos eliminou”, reconhece o centroavante Rafael Moura. A situação, porém, é bem diferente da de 2013. Estabilizado como um dos líderes do Brasileirão, com 7 pontos em 3 jogos, o Inter tentará se isolar na liderança da competição neste final de semana. Para isso, precisa vencer e torcer para que Corinthians, Cruzeiro e Goiás não derrotem São Paulo, AtléticoMG e Palmeiras em seus confrontos no final de semana.


6

Natal - Rio Grande do Norte Sábado, 10 de maio de 2014

esporte

Insatisfeito, Daniel Alves já admite deixar o Barcelona « ESPANHA » Jogador brasileiro considera que não

tem mais o mesmo apoio dos torcedores e também da diretoria do clube e pode sair ao fim da temporada

B

arcelona (Espanha) - Gazeta Press - Um dos grandes alvos dos questionamentos da torcida do Barcelona, Daniel Alves está visivelmente infeliz com a má fase da equipe e com as constantes críticas acerca de seu futebol. O lateral direito é visto como um dos responsáveis pela queda de rendimento do time e se mostra insatisfeito com o tratamento recebido. “Como podem esquecer que estes jogadores realizaram o máximo no futebol? Pois não me dá

a gana. Por isto há muitas dúvidas de minha continuidade aqui”, afirmou à rádio catalã Rac1. “Doa a quem doer, sou parte da história deste clube, da história mais bela. Mas preciso de energia, preciso estar contente e feliz”, completou, relembrando o longo período de conquistas no qual foi essencial no time comandado pelo técnico Pep Guardiola. A recente eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões para o Atlético de Madri e a segunda colocação no Campeonato Es-

panhol deixaram os torcedores blaugrana irritados nas últimas semanas. Após tropeços pelo Nacional, alguns chegaram a criticar o estilo de jogo da equipe e ironizar a má fase ao cantar que o Barcelona disputará a quarta divisão. A sequência de cobranças aumenta à medida que a temporada vai chegando ao seu final e os resultados não aparecem. A tendência é que o Barça não conquiste nenhum título nesta jornada, o que não acontece desde a temporada 2007-08.


Tribuna do Norte - 10/05/2014