Page 1

»

» MST PROTESTA E QUEIMA PNEUS EM FRENTE À PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM • PÁGINA 11

Ano 64 • Número 025 • Quarta-feira, 23 de abril de 2014

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006 EXEMPLAR DO ASSINANTE

Novo aeroporto abre em 22 de maio « AVIAÇÃO » O início das operações no aeroporto internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do

Amarante, foi transferido do dia 10 para o dia 22 de maio. A decisão foi tomada durante reunião entre o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e representantes da Anac, da Inframérica e das companhias aéreas. « ECONOMIA 1 E 2 »

12 horas de greve... um dia de boatos Quartéis vazios

Governo negocia

Rede de mentiras

A greve dos Policiais Militares e Bombeiros foi iniciada às 7h e durou até às 19h, contando com a adesão de cerca de 90% da corporação, segundo balanço das associações dos praças. A guarda nos presídios não foi renovada e as ruas ficaram sem policiamento. Somente grupos de elite da PM, como o Bope, não aderiram à paralisação.

O acordo com o Governo saiu após a promessa de encaminhar à Assembleia Legislativa o projeto de lei para a promoção dos praças até o dia 1º de maio. Os demais pontos da pauta de reivindicação deverão ser discutidos em reunião marcada para 5 de maio. Dependendo do resultado, uma nova paralisação poderá ser deflagrada.

Mais do que o aumento na sensação de insegurança por ver os postos da PM fechados e nenhuma viatura policial circulando nas ruas, o natalense temeu a onda de boatos nas redes sociais que, logo pela manhã, falaram de “greve dos ônibus, arrastões em residências, assaltos e assassinatos em série” que não aconteceram. « PÁGINAS 9 E 10 »

EXEMPLAR DO ASSINANTE

MAGNUS NASCIMENTO

Acampamento montado pelos PMs há duas semanas, em frente à Governadoria no Centro Administrativo, foi desmontado após a aprovação ao acordo fechado com representantes do Governo

A UFRN e a Secretaria de Saúde de Natal desenvolveram e vão disponibilizar para o público, a partir de maio, um aplicativo para o registro e mapeamento dos casos suspeitos de dengue, agilizando o combate aos focos do mosquito. « PÁGINA 13 »

28

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Em vantagem, América decide com o Boavista Com Rafinha, o América entra em campo hoje contra o Boavista. Apesar do desfalque, o clube pode até perder por um gol, na Arena das Dunas, e continuar na Copa do Brasil. « PÁGINA 16 »

Khrystal fecha o ciclo de Dois Tempos Antes do lançamento do terceiro disco, Khrystal faz temporada de shows em várias capitais para “fechar o ciclo de Dois Tempos”, como ela mesma diz. Em Natal, ela faz show no Teatro Riachuelo, próximo dia 2. « PÁGINA 6 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

JUNIOR SANTOS

« SAÚDE » UFRN e SMS vão usar a internet para combater focos da dengue

« POLÍTICA » PT analisa união com PC do B e Solidariedade na proporcional

« MOTORES » Justiça fiscal para serviços e comércio será tema de debate

Sem definir o apoio para o Governo e o Senado, o PC do B e o Solidariedade negociam com o PT uma aliança para a chapa proporcional. O PSD, do pré-candidato Robinson Faria, quer a mesma aliança. O PT decidirá no sábado. « PÁGINA 3 »

O secretário estadual de Tributação, José Airton da Silva, fala sobre os planos do governo estadual para promover a “justiça fiscal”, melhorando condições para o setor de comércio e serviços. « ECONOMIA 3 »

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 2,00


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

O Homem de Aracataca A morte de Gabriel García Márquez foi manchete em todos os jornais do mundo, falada em todos os idiomas, um sentimento universal. Admiração unânime pelo grande escritor, o inventor de Macondo, o mágico da literatura, o poeta dos mares caribenhos, o sedutor de leitores. Peguei a calmaria de Queimadas nesses dias da páscoa para reler “Cheiro de Goiaba”, livro (152 páginas) que reproduz conversas de Gabo com o seu amigo e colega Plinio Apuleyo Mendoza (4ª. edição Editora Record, 1986). Mendonza, também colombiano, trabalhou com García Márquez em vários jornais da Colômbia, Venezuela, França, Espanha e Estados Unidos. Amigos desde a juventude e parceiros em exílios. O livro tem os papos entre os dois e textos separados (abertura de capítulos) de Mendoza. Falam de literatura, política, poder, fama. No meio, a amizade do autor de Cem Anos de Solidão com Fidel Castro e François Mitterrand. Gabriel García Márquez vai contando para Mendoza: “Comecei a escrever por acaso, talvez só para demonstrar a um amigo que a minha geração era capaz de produzir escritores.Depoiscainaarmadilhadecontinuarescrevendoporprazeredepois na outra armadilha de que nada me agradava mais no mundo do que escrever (...) Com o tempo o ato de escrever se tornou um sofrimento”. Mendoza pergunta: “Você se angustia, como outros escritores, com a folha em branco?” “Sim – responde García Márquez. É a coisa mais angustiante que conheço depois da claustrofobia. Mas essa angústia acabou para mim, depois que li um conselho de Hemingway (que Gabo não considera um grande romancista, mas excelente contista) no sentido de que só se deve interromper o trabalho quando já se sabe como continuar no dia seguinte.” Adiante,respondendoàpergunta “se levava muito tempo para escrever um romance”, disse que não: “Escrever em si, não. É um processo mais para rápido. Em menos de dois anos escrevi ‘Cem anos de solidão’. Mas antes de me sentar à máquina demorei quinze ou dezessete anos pensando nesse livro”. Em “Cheiro de Goiaba”, Gabriel García Márquez vai debulhando os nomes dos escritores que leu, que gostou e que lhe apontaram os caminhos e veredas da literatura: Kafka, Graham Greene, Tolstói, Dostoievsky, Virginia Wolf, Charles Dickens, Conrad, Claudel, Flaubert, Balzac, Dumas, Valery, Emile Zola, Rimbaud, Saint Exupéry, Joyce, John dos Passos, Steinbeck, Júlio Verne, Sherwood Anderson, por aí. E aponta que foi Kafka quem lhe abriu as portas para a

arte de escrever: “Quando li aos dezessete ano ‘A Metamorfose’, descobriu que ia ser escritor”. Entre os escritores latino-americanos, ele conta nos dedos: Carlos Fuentes, mexicano; Rubén Dario (Nicáragua), Astúrias (Guatemala), Rômulo Gallegos (Venezuela), o também venezuelano Arturo Uslar Pietri, o cubano Alejo Carpentier, o dominicano Juan Bosch, o paraguaio Roa Bastos. Tira um fino no argentino Jorge Luís Borges e esqueceu de Júlio Cortázar, outro craque do “realismo mágico”. Também pulou o ex-amigo peruano Vargas Llosa. Brasileiro, nenhum (mas no livro há uma foto dele com Jorge Amado). Nem mesmo os dois cobras do “realismo mágico” brasileiro: o mineiro Murilo Rubião e o goiano José J. Veiga. Mas canta hosanas para o chileno Pablo Neruda: “Considero o grande poeta do século XX em todos os idiomas (...) Neruda, já disse outras vezes, era umaespéciedeReiMidas,tudooque tocava se transformava em poesia” Na opinião de García Márquez o seu livro mais importante é “O Outono do Patriarca”, que lhe custou 17 anos para ser escrito. Ele diz: “Literariamente falando, o trabalho mais importante, o que pode me salvar do esquecimento, é ‘O Outono do Patriarca’. É o livro que eu sempre quis escrever e, além disso, aquele em que levei mais longe as minhas confissões pessoais”. A Folha de S. Paulo andou publicando algumas frases “que trazem a essência de Gabriel García Márquez”. Separei três: “O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança”; “O segredo de uma boa velhice não é outra coisa além de um pacto honrado com a solidão”; “Quando não escrevo, morro. Quando escrevo, também”.

Pra começo de conversa ouço “Odeon”, do santo Ernesto, na voz de Nara Leão. É uma das coisas mais lindas que já ouviu nos últimos 70 anos. A letra é de Vinicius de Moraes, santopagão. Emendo com “Carinhoso”, de Pixinguinha, interpretado por OrlandoSilva.AletraédeJoãodeBarros.Depois, ainda de Pixinguinha, “Apanheite Cavaquinho”, puxado na sanfona de Luiz Gonzaga. Só tem santo.

Chorinho potiguar Passo para a santa Ademilde Fonseca, potiguar nascida em terras misturadas de Macaíba e de São Gonçalo do Amarante, que também medeliciacom“Odeon”.Elaéa“Rainha do Chorinho”, lugar de honra no altar dos “chorões” brasileiros. No mesmo altar, outro norte-riograndense porreta, K-Ximbinho, umbigo enterrado nas porteiras de Taipu. Dele, acabo de ouvir “Sonoroso” por conta do conjunto Época de Ouro, solo do trombone de Zé da Velha. Também gosto de ouvir K-Ximbinho, interpretado pelo Regional Sonoroso (ainda existe?), criado no Instituto de Música Waldemar de Almeida (ainda existe?): Álvaro

Barros (violão de seis cordas), Alexandre Moreira (bandolim), Antônio de Pádua (cavaquinho/trompete), Péricles Johnson (saxofone/fagote), Nazareno Pereira, o Bossa (pandeiro).FrancilúzioMartins(violão de 7 cordas) e Evilásio Roberto (surdo/ganzá/tamborim/caixa). Para fechar a noitada, outra vez “Odeon” com Nara Leão, seguido de “Naquele tempo” (Pixinguinha e Benedito Lacerda) no bandolim de Luperce Miranda, e “Ternura”, de K-Ximbinho, com Paulo Moura, na clarineta, Zé da Velha, no trombone, Rafael Rabello, no violão de 7 cordas e César Faria, violão. Os anjos e demônios fazendo festa.

Teatro Hoje tem o realismo mágico de João Ubaldo Ribeiro no Teatro Alberto Maranhão. O projeto Palco Giratório, do SESC, apresenta a peça “Sargento Getúlio”, adaptada do romance do escritor baiano. Chuva Há seis dias não chove nos roçados da Emparn.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Centenário de Creso Bezerra de Melo TICIANO DUARTE Escritor

C

reso Bezerra de Melo era de 26 de abril de 1914 e faleceu em setembro de 1976, aos 62 anos de idade. No próximo sábado é a comemoração do centenário de seu nascimento. Ele foi uma das grandes figuras da vida pública e parlamentar de nossa terra, médico exemplar, político por vocação e de uma trajetória que honra os nossos mais elevados princípios de honradez e probidade. Anteriormente já tinha falado sobre a sua participação na política e na administração pública, enaltecendo sua conduta e o seu amor pela sua cidade Natal e pelo Rio Grande do Norte. Disse, anteriormente, em alguns dos meus artigos, que ele foi uma das melhores figuras da política do estado. Fundador do Partido Social Democrático (PSD), ao lado do tio Ubaldo Bezerra de Melo e do pai, professor Severino Bezerra de Melo. Médico e alto funcionário da Fazenda Federal foi um deputado respeitado pela sua inteli-

Brum

gência e capacidade. Em 1950 aliou-se a Dix-sept Rosado, elegendo-se novamente para a Assembléia Legislativa. Em 1947 tinha sido constituinte estadual. No governo de Silvio Pedroza foi nomeado prefeito de Natal. Muito estimado e querido pela população mais pobre da cidade. Homem simples sentava à mesa do rico e do pobre, confraternizava com gregos e troianos, tinha amigos fies nos bairros mais distantes da cidade, cabos eleitorais que não lhe faltavam com apoio em todas as eleições, muito bem votado em Natal, Ceará Mirim e São José de Mipibu. Boêmio não mudava os hábitos, estivesse ou não no poder, freqüentando os bares e redutos de boêmia da cidade. Em 1955, disputou uma cadeira de deputado federal, pelo PSD, ficando na suplência, assumindo o exercício de agosto a novembro de 1955 e de julho a outubro de 1957. O seu pai, Severino Bezerra de Melo, um dos maiores educadores do estado, deixou uma lição de vida e de luta em favor da educação e do magis-

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

Relembrar Creso Bezerra no centenário de seu nascimento é uma tarefa que muito me agrada, por fazer justiça a um político que honrou o Rio Grande do Norte e o seu povo”

tério. Creso foi um seu discípulo, aprendendo as lições de casa, do mestre que foi um exemplo de educador idealista e de cidadão leal aos seus ideais de mestre escola e de permanente devoção à causa do ensino público. Decepcionado com a política, Creso deixou o Rio Grande do

Norte, fixando residência no Rio de Janeiro com a sua família. Na eleição de 1954, disputou uma vaga de deputado federal, licenciando-se da prefeitura. O seu partido não o ajudou. O próprio governador Silvio Pedroza, seu correligionário e amigo, fez vista grossa à luta que empreendera para chegar à Câmara dos Deputados. Apesar de bem votado em Natal, Creso não obteve votação superior aos seus concorrentes de legenda partidária. Em comentários anteriores, falando sobre Creso e sua decepção com a política e os políticos, citei Balzac que dizia que o bom político não devia se queixar nunca de uma traição. Creso jamais exteriorizava o descontentamento que o afastara da política, embora que outro francês, o grande Voltaire tinha dito que a política tem seu forte antes na perversidade do que na grandeza do espírito humano. Relembrar Creso Bezerra no centenário de seu nascimento é uma tarefa que muito me agrada, por fazer justiça a um político que honrou o Rio Grande do Norte e o seu povo.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Aeroporto Enquanto grandes capitais como Recife, Fortaleza, Rio, São Paulo, Aracaju, tentam ao máximo modernizar e restaurar seus aeroportos que são dentro da cidade, Natal vai na direção contrária. Em Salvador, o aeroporto nem na cidade de São Salvador é, mas a infraestrutura urbana para deslocamento até ele é excelente! Mas aqui, imagine!! Lamentável mesmo. Xandão Medeiros - via facebook

Polícia

Na matéria mostrando o encolhimento da Polícia, faltou dizer que a população de bandidos cresceu muito também, fora que além da polícia diminuir em quantidade também diminui em qualidade com a frota quebrada, sem armamento.... Fora que o 190 a gente liga e ninguém atende.

O Aeroporto Aluízio Alves JOÃO LYRA NETO Jornalista

Dia do Chorinho Hoje, 23 de abril, consagrado a São Jorge, é o Dia Nacional do Choro, porque foi nesse dia que nasceu o santo Pixinguinha (23 abril de 1897). Viva o Chorinho, o mais brasileiro dos gêneros musicais! Começo de março a Unesco declarou que “os manuscritos de Ernesto Nazareth são patrimônio cultural da humanidade na categoria ‘Memória do Mundo”.

opinião

A

construção do Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante é, sem dúvida um obra da maior importância para o Rio Grande do Norte. A presidente Dilma Rousseff, tinha interesse em apoiar obras dessa natureza, dentro dos seus planos. O Rio Grande do Norte é um Estado que se expande totalmente e precisa evoluir necessitando de um serviço desta natureza. O trabalho do Aeroporto Aluízio Alves, vai aliviar o atendimento do Aeroporto Augusto Severo com problemas que, evidentemente, comprometem sua condição de trabalho. Isso, realmente, é muito importante. O esforço e a dedicação dos que estão à frente da construção desse aeroporto é, de fato, relevante. Foi um esforço contínuo para deixar o Rio Grande do Norte com mais prioridade no atendimento aos que estão, todos os dias, com a intenção de viajar para diversas escalas. O nome Aluízio Alves, dado ao aeroporto, homenageia um político que deixou sua marca pelo tanto que fez pelo seu Estado. Foi grande o trabalho do então governador, pelo seu trabalho em favor do Rio Grande do Norte reconhecido pela população de todos os tempos. Na sua construção, a abertuClassificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Trimestral Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 56,00 R$ 168,00 R$ 336,00 R$672,00

Essa obra do aeroporto vai colocar o Rio Grande do Norte numa posição bem mais elevada. O aeroporto Augusto Severo, pelo que se vê, já era” ra de pistas de pouso e decolagem, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante se apresenta dentro de um modelo enquadrado nos dispositivos da Lei que rege o sistema. A sua área de atuação atingiu terrenos que foram devidamente desapropriados. Foi um trabalho árduo e que atendeu às áreas em litígio. A própria presidente Dilma trabalhou para que as obras fossem aprovadas. O Nordeste, em todos os seus estados, vai ser atendido pelo Governo. No seu trabalho, a presidente vai muito além do que realizado, no Governo do presidente Lula. A presidente Dilma tem se excedido na construção de obras e projetos que tem beneficiado o Rio Grande do Norte. São obras necessárias ao

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

seu desenvolvimento mesmo sendo um estado sujeito à seca. É, portanto, uma luta constante e desafiadora, mesmo com os recursos dados pelo Governo Federal, destinados ao seu combate. São providencias que não poderiam ficar de lado pelo desgaste que acontece nas mais diversas áreas. Com a reconhecida participação do que foi feito, o Deputado Henrique Eduardo Alves, vê aprovado o seu trabalho em favor da construção do aeroporto, na solução do que ali está sendo feito. É que tudo tem sido em favor do estado. O que vale nisso tudo é a sua experiência política, em 40 anos de mandato parlamentar. Essa obra do aeroporto vai colocar o Rio Grande do Norte numa posição bem mais elevada. O aeroporto Augusto Severo, pelo que se vê, já era. Já passou seu tempo de atendimento à população de Natal, que viajada constantemente. É preciso também, se ver o trabalho dos engenheiros emprenhados, com afinco na construção de uma obra tão importante para o Rio Grande do Norte. O turismo e, os que dele participam, não poderiam encontrar melhor solução para suas viagens. Com nova direção, se vê realizado aquilo que, os que dele precisam, desejam tanto. Para Natal isso é demasiadamente importante e por que não dizer para todo o estado. FILIADO AO

R$ 2,00 R$ 3,00

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 3,00 R$ 4,00

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

Luciana Souto via facebook

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

Eleições

Numa democracia de verdade, os candidatos teriam o mesmo tempo disponível para cada um dos candidatos. Da forma que está, não há ideologia que sobreviva em uma campanha eleitoral, pois rapidamente ela é engolida pelo capitalismo selvagem dessas campanhas exatamente no canal de comunicação de maior alcance, que é a televisão aberta. Defendo, inclusive, que a produção dos programas devam ser padronizadas, assim as ideias dos candidatos prevaleceriam sobre o apelo estético dos programas dos partidos que têm mais recursos. ubiratandamasceno@gmail.com

Pasadena

Não sei se foi um bom ou mau negócio, mas uma coisa está bem clara para mim. Esse negócio já está enchendo o saco. Já faz mais de um mês que o noticiário está dominado por apenas dois assuntos, a Petrobras e o nível do Cantareira. Depois não sabem porque a audiência dos jornais na televisão em queda livre. Manoel Santhiago – via Facebook

Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

política

3

Notas & Comentários

PT articula com Solidariedade e PCdoB aliança proporcional

Preocupação

« ELEIÇÕES 2014 » Partidos negociam acordo para formar coligação que vai

[ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Amilcar Maia, reuniu os demais juízes eleitorais para discutir a situação do pleito suplementar em Mossoró. Preocupa ao desembargador uma eleição que tende a ser excessivamente judicializada, com candidatos que têm registro negado em primeira instância e recorrem sucessivamente. O segundo município do Estado, em termos populacionais, poderá ficar, se não houver soluções eficientes para os impasses que forem criados, em um ambiente com insegurança jurídica e administrativa.

concorrer a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa JOÃO GILBERTO

JOÃO GILBERTO

Intercâmbio O prefeito Carlos Eduardo teve uma reunião ontem com o presidente o governador da Ilha de Lanzarote, Pedro San Ginés Gutiéres. Segundo o governador, Lanzarote pode funcionar como um “portão de en-

trada” do turista potiguar na Europa. Pedro Gutiéres garantiu também apoio à proposta de criação de um voo entre a capital potiguar e a ilha, uma das que integram o arquipélago das Canárias. Fábio Dantas representa o PCdoB na Assembleia Legislativa

Acordo Os policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte decidiram encerrar ontem mesmo, após reunião com a cúpula da segurança pública, a paralisação que começou pela ma-

nhã. Os representantes do Governo do Estado assumiram o compromisso de enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa, no dia 30 de abril.

Voluntariado Cerca de mil voluntários começam a ser preparados nesta semana, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para atuarem durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014, em Natal. A

UFRN vai preparar pessoas que serão recepcionistas e poderão dar orientações aos visitantes. Os voluntários também serão treinados para que possam atuar em situações de tumulto.

Televisão O apresentador Sílvio Santos brincou com o sobrenome do deputado Fábio Faria, ao conversar com a filha, Patrícia Abravanel, durante um programa de televisão. Em tom de brincadeira disse que “qualquer nome” que Patrícia colocar no filho será seguido pela palavra “Faria”. Sílvio Santos comentou tam-

bém, sempre brincando, que Fábio Faria seria um incentivo para Patrícia entrar na política. Patrícia, por sua vez, afirmou, entusiasmada, que, na ocasião, estava na condição de primeiradama, uma vez que no período da gravação do programa Fábio Faria exercia a presidência da Câmara dos Deputados.

O

Solidariedade e o PCdoB deflagraram uma fase de negociação com o PT na busca de compor uma chapa proporcional para deputado estadual e federal. As duas legendas permanecem sem definição para o quadro majoritário. “Não definimos nossa aliança para majoritária, estamos discutindo a aliança proporcional”, disse o deputado estadual Kelps Lima, presidente estadual do Solidariedade. Ele explicou que a reunião envolvendo os dirigentes do PT, PC do B e Solidariedade foi feita traçando diversos cenários e estatísticas. “Fizemos cálculos. Foi uma leitura da conjuntura para uma possível eleição proporcional. Não há nada definitivo”, disse o deputado. Os dirigentes partidários acertaram que conversarão com JÚNIOR SANTOS

Agenda O presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales, esteve na Assembleia Legislativa ontem para entregar a primeira edição da Agenda Legislativa da Indústria do Rio Grande do Norte aos deputados estaduais. O documento é um resumo dos principais temas que o setor industrial considera como prioritários para discussão e votação nos Le-

gislativos estadual e municipal. Durante a visita ao Palácio José Augusto, sede do Legislativo do RN, Amaro Sales se reuniu com o presidente da Assembleia, Ricardo Motta, e com os demais deputados estaduais. Foram entregues cópias da Agenda Legislativa a cada um dos parlamentares que compõem a Assembleia. Eraldo Paiva afirma que candidatura será referendada

Debate Amanhã, às 19h, haverá mais uma edição da Quinta Jurídica. O tema do evento será a Lei Geral da Copa. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site www.jfrn.jus.br. A confirmação da inscrição ocorre mediante a doação, no dia do evento, de dois quilos de alimentos não perecíveis. Como palestrantes estarão o promotor José Augusto Peres Filho, promotor auxi-

liar junto à Estratégia Nacional de Segurança Pública; e o advogado Rodolfo Guerreiro, presidente da Comissão Especializada da Copa do Mundo 2014. Renato Bahia, advogado e jornalista que atuou na cobertura das duas últimas copas, e José Alves Terceiro, coordenador de Operações de Normas do Procon estadual, também serão palestrantes do evento.

CPI A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber deixou para hoje a decisão sobre a CPI que investigará suspeitas envolvendo negócios da Petrobras. Ontem, ao chegar à sessão do tribunal, a ministra disse que

já analisara os mandados de segurança de governistas e oposicionistas, mas não indicou qual seria sua decisão. Afirmou apenas que já tinha uma ideia de como julgaria os pedidos.

Oposição A bancada de oposição no Congresso Nacional quer que seja instalada uma CPI exclusiva para investigar as suspeitas de irregularidades na estatal. Governistas pretendem criar uma comissão que investigue, além das denúncias sobre a Petrobras, o cartel nas obras do metrô de São

Paulo e a construção do Porto de Suape e da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, que atingiriam governos ligados aos oposicionistas Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Rosa Weber pode negar a liminar e levar o caso a plenário para uma decisão colegiada.

os diretórios estaduais e marcarão uma nova rodada de negociação. Kelps Lima chamou atenção que os três partidos já integram um mesmo bloco na Assembleia Legislativa, com os deputados Fernando Mineiro (PT) e Fábio Dantas (PCdoB), além dele, mas ponderou que “no Legislativo é uma estratégia parlamentar, diferente do que está sendo feito agora que é uma tática eleitoral”. O deputado do Solidariedade confirmou que há uma afinidade com o PC do B, mas não está confirmado que os dois partidos terão uma posição conjunta. O líder do Solidariedade também confirmou que já manteve duas conversas com o deputado federal Henrique Eduardo Alves, précandidato ao Governo pelo PMDB. “Não temos ainda definição sobre nosso palanque na elei-

Kelps Lima, do Solidariedade: “Aliança está em discussão”

ção”, comentou. Presidente estadual do PT, Eraldo Paiva disse que o partido mantém do diálogo com outras legendas para ampliar o palanque da majoritária. “Nosso intuito é construir mais esse processo da chapa estadual e na reunião (com o PC do B e o Solidariedade) traçamos o cenário no Estado”, disse. Ele confirmou que defende que o PT saia sozinho para o pleito da aliança proporcional, mas ponderou que a definição será “construída com a militância”. PT, PC do B e Solidariedade ainda não marcaram nova reunião para prosseguirem nas negociações. Por enquanto, os dirigentes dos partidos evitam declarações definitivas sobre as alianças proporcionais. Presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, é tem sido co-

medido ao falar sobre as possibilidades de coligações. Ele disse em entrevista recente à TRIBUNA DO NORTE que o partido está dentro de uma costura para consolidação da candidatura de Fátima Bezerra ao Senado Federal. Ele lembrou que há o diálogo também com o PSD, partido presidido pelo vice-governador Robinson Faria. “Estamos consolidando e discutindo a situação da chapa proporcional, tanto para federal e estadual. Saberemos tanto o PT como o PSD eleger nossa nominata”, completou. Eraldo Paiva ressaltou que o partido do qual é dirigente está preparado para construir uma aliança. “A nossa nominata está preparada para federal e estadual. No momento certo vamos debater com o PSD e juntos alcançaremos nossos objetivos”, comentou.

Petistas terão encontro estadual O diretório estadual do PT fará no próximo sábado para definir o destino das alianças proporcionais do partido. A aliança na majoritária da legenda com o PSD, do vice-governador Robinson Faria, já é apontada como consolidada, levando a deputada federal Fátima Bezerra a disputa do Senado Federal. Mas os petistas não têm uma definição sobre a proporcional. O partido está dividido. Uma ala defende que não seja feita nenhum tipo de coligação na proporcional, seja para deputado federal, seja para estadual. Outra ala é defensora de uma aliança na proporcional para deputado federal e que para esta-

dual o PT não se alie. “Nesse encontro nós iremos referendar a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado e discutir a aliança proporcional”, disse o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva. Ele defendeu que o seu partido não faça coligação para deputado estadual. “Se depender de mim acho que o partido não deve fazer aliança que coloque em risco os mandatos parlamentares”, comentou. Ele afirmou que o PT está construindo um “consenso interno” de uma chapa própria para deputado estadual. No entanto, o PSD já se manifestou que só faz aliança com o PT na majoritária e proporcional. Para o partido presidido por

Robinson Faria não interessa fazer aliança apenas na majoritária com o PT. Em recente entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a deputada estadual Gesane Marinho destacou que um partido depende do outro. “Quando se vê dessa maneira (um partido dependendo do outro) tem que ceder dos dois lados”, avaliou. Gesane Marinho disse que a defesa do PSD é para uma “união completa”, tanto na aliança majoritária quanto na proporcional. Ela observou que não seria interessante uma “união parcial”. “O PSD vai pedir voto para Fátima ao Senado. E espera também o retorno. Não adiana discricionariedade do PT”, avaliou.

Diretórios do PSDB confirmam decisão nacional No dia em que senador Aécio Neves (PSDB-MG) obteve publicamente o apoio unânime de todos os diretórios estaduais do partido para ser o candidato tucano à Presidência, o tucano recebeu outra notícia importante: conseguiu garantir um palanque competitivo no Ceará. Finalmente convenceu o exgovernador e empresário Tasso Jereissati a se candidatar ao Senado pela legenda. Tasso foi três vezes governador do Ceará e uma vez senador da República, mas estava afastado da vida pública desde 2010, quando seus 1,7 milhões de votos foram insuficientes para reconduzi-lo ao parlamento. Desolado, na época jurou que sua vida política terminava ali e passou a se dedicar apenas à prosperidade de suas empresas. Durante reunião da executiva nacional do PSDB na manhã desta terça-feira, 22, em Brasília, Jereissati não pareceu muito entusiasmado com a nova empreitada, mas diz que aceitou a missão como uma “obrigação”: “Não que eu não esteja

GERALDO MAGELA

Tasso Jereissati anuncia que vai concorrer ao Senado

animado, mas eu ainda acredito que encontrar um nome novo (para disputar o Senado pelo PSDB) era bom para o País, para o partido, para a política”, desabafou. “Mas eu sinto como uma obrigação, até por causa da vida que eu tive com meu partido e com meu Estado. E esse compromisso, mesmo que eu já esteja enveredando para um outro tipo de vida, de projeto pessoal, tem determinados momentos que a gente não pode fugir de-

les, a gente tem que saber enfrentar a realidade da vida”, concluiu Jereissati.

Argumento

A insistência de Aécio, que durou meses, tem motivo: precisava de um nome forte para garantir-lhe um palanque competitivo no Ceará, o terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste, com cerca de 6 milhões de votos. A disputa pelo governo cearense está uma confusão e

sem Jereissati o cenário seria trágico para Aécio. O atual governador, Cid Gomes, deve indicar um nome de seu partido, o Pros, para sua sucessão, mas exige o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT), de quem é aliado. O senador Eunício Oliveira, do PMDB, também disputará o governo do Ceará e faz a mesma exigência à presidente, já que é igualmente integrante da base aliada nacional da petista. A Aécio coube inventar a candidatura ao Senado para Jereissati, praticamente o único tucano ainda influente no Estado. A cabeça de chapa deve ser fechada com Roberto Pessoa, do PR, que é ex-prefeito de Maracanaú. Um dos motivos decisivos para Jereissati quebrar a promessa e voltar à corrida eleitoral foi o fato de que não irá concorrer diretamente com Cid ou Ciro Gomes. A pessoas próximas, o empresário afirmou que não entraria na disputa se corresse alto risco de não ser eleito, pois não suportaria mais uma derrota em seu Estado.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Nº 2 da Previdência Ao contrário de aposentados e pensionistas, o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, não tem de que reclamar, a julgar pelos hábitos caros como motos Harley Davidson. Site de médicos peritos do INSS, perito.med.br, apurou que Gabas ocupa cargos que podem render dezenas de milhares de reais mensais, segundo algumas estimativas bastante conservadoras.

política

Reforma administrativa deve ser votada em maio « VOTAÇÃO » Projeto extrapola prazo de 45 dias para tramitação em

regime de urgência e presidente da Câmara espera retorno do prefeito JÚNIOR SANTOS

No último minuto” JÉRÔME VALCKE (Fifa) fazendo estimativa de quando ficará pronto o estádio Itaquerão

Ricas boquinhas

Jeton lotérico

Gabas recebe como técnico do seguro social, secretário-executivo do Ministério da Previdência e outras boquinhas em conselhos estatais.

No conselho fiscal da confederação do comércio (CNC), Gabas ganhou belo jeton do chefão Antonio Oliveira Santos, que garantiu “blindagem”.

Como carrapato

Insaciável

Há 33 anos agarrado à chefia da CNC, Antônio Santos teve as contas rejeitadas pelo TCU (2010 e 2011) e está agora na mira da CGU.

Gabas embolsa remuneração do conselho e no “board” da Dataprev (órgão do ministério que chefia) e na Novacap, do governo do DF.

Aécio vai falar a 2 milhões Aspirante ao Palácio do Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) já confirmou presença na festa anual da Força Sindical pelo 1º de Maio, Dia do Trabalhador, que espera reunir este ano 2 milhões de pessoas

na Praça Campo de Bagattele, na zona norte de São Paulo. Segundo o presidente do Solidariedade, Paulo Pereira, líder da Força, “outras centrais” foram excluídas “para evitar gente puxando saco do governo”.

#vemprarua

Estranho no ninho

A Força Sindical espera mobilizar dez milhões de pessoas em atos por todo o País, no 1º de Maio, para falar mal do governo Dilma.

O ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) também foi convidado para o ato em São Paulo, mas ainda não informou se vai.

Pergunta no baile funk Com a presidenta Dilma em queda

livre nas pesquisas, o encontro com o MC Chaveirinho seria para aprender a descer até o chão?

Tá feia a coisa

Tente mais tarde?

Petistas do Senado parecem cachorros perdidos em dia de mudança, ante as denúncias contra a Petrobras. Na reunião da bancada, ontem, os senadores pareciam perplexos e sem ter o que dizer. Ou fazer.

Enfrenta um martírio quem quiser conhecer as tabelas de remuneração dos servidores federais, no Portal da Transparência. O link denuncia a sinceridade do site, exibindo a mensagem “Conteúdo não localizado”.

Chicana, eu? O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-

AL), respondeu a um ofício da ministra Rosa Weber, do STF, negando que esteja enrolando para instalar a CPI da Petrobras. Mas está.

Golpismo O ex-presidente socialista português Mario Soares aumenta a idade e diminui o juízo. Agora ele prega a derrubada “por bem ou por mal” do go-

verno do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, dos rivais do PSD, que tenta tirar Portugal da bancarrota na qual seu PS meteu o país.

Copa Olímpica Nem maquiagem dará jeito: em dia de chuva forte no Rio, os turistas terão que praticar o “rain jump” – salto à distância do meio-fio à rua, que viram bolsões de água suja em quase todos os bairros da cidade.

Engavetadora-geral A assessoria do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), informou que os empréstimos do Proinveste só foram liberados após encontro com a presidenta Dilma e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Adversária de Richa, Gleisi Hoffmann reteve análises mais de um ano. Choque O líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte, questiona a Aneel sobre o pretendido aumento de 18% nas contas de luz da Celpe, apesar do péssimo serviço e da imprudência da empresa de energia, que teria levado umas 60 pessoas à morte por choque nas ruas de Pernambuco.

Peixe na tomada Cientista norte-americano e os três brasileiros

do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia que descobriram nova espécie de peixe elétrico no Amazonas, ainda não sabem como tirar luz dele.

Albert Dickson não vislumbra possibilidade de votação antes do retorno do prefeito

O

s projetos que tratam da reforma administrativa da Prefeitura serão votados no início de maio. A previsão foi dada pelo presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Albert Dickson (PP). O projeto já extrapolou o prazo de 45 dias na Casa para tramitar em regime de urgência. A tendência, segundo Albert Dickson é que se aguarde o retorno do prefeito Carlos Eduardo Alves, que cumpre agenda internacional, na Espanha, e também do líder da bancada governista, vereador Júlio Protásio (PSB), em licença médica. “Já deveria estar em regime de urgência, mas em maio será votada”, reconhece Alberte Dickson. A apreciação deverá priorizar os projetos cujo conteúdo têm consenso entre os parlamentares. Pontos considerados mais polêmicos, motivo de divergência no plenário, como a extinção da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), da subsecretaria da Juventude, no âmbito da Secretaria de Esportes e Lazer, e do Núcleo de Alimentos e Nutrição, além do reajuste para os cargos comissionados.

Este último, na avaliação do presidente da CMN, não terá dificuldades para ser aprovado uma vez que não altera a Lei Orgânica do Município. “Os projetos que modificam a LOM estão sendo questionados, não tem mais questionamentos sobre o reajuste dos cargos comissionados,isso facilita o processo e deverá passar com mais facilidade”, prevê o vereador.

Aumento

O reajuste em questão seria, em média, de 90%, após 16 anos anos congelado. Se aprovada a proposta, aqueles que recebem R$ 722 passam a receber R$ 1,2 mil; os salários de R$ 1,2 mil vão para R$ 3,2 mil, dos chefes de setor; e de R$ 2,5 mil para R$ 5 mil, nos casos de diretores de secretarias. Outros parlamentares, como Felipe Alves (PMDB) e Maurício Gurgel, já tinham se posicionado contrários ao aumento, uma vez que onera a folha de pessoal, apesar da redução de 150 cargos, e não beneficia os servidores efetivos. Os textos já passaram pela Comissão de Legislação, Justi-

ça e Redação Final, presidida por Felipe Alvesm, e foram encaminhados à Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, presidida pelo vereador Maurício Gurgel (PHS), George Câmara (PC do B) afirmou que a votação da reforma administrativa ultrapassa a questão meramente regimental (prazo de 45 dias para entrar em regime de urgência) e pondera que a morosidade virá de discussões sobre matérias pontuais que geram divergência. “Projetos como a extinção das secretarias deverão ser melhor debatidos, esclarecidos na Casa e com a sociedade. Não é mais uma questão apenas regimental”, reiterou. Não há consonância também em um dos projetos que mudaria a Lei Orgânica ao tirar da Câmara de Vereadores a atribuição de apreciar contratos como os de cargos terceirizados, passando a ser uma decisão única do Executivo. Albert Dickson concorda que todos os pontos que precisam da alteração da LOM, entre elas a da dissolução da Secretarias, deverão levar mais tempo para serem votados e aprovados pela Câmara.

Vereador do PSB deixa a CEI da Bilhetagem Uma semana após iniciar os trabalhos, a CEI da Bilhetagem - que investiga o atraso na implementação da lei de bilhetagem eletrônica unificada – sofre a primeira baixa. O vereador Franklin Capistrano (PSB) pediu afastamento da Comissão durante reunião realizada ontem. O parlamentar alegou “dificuldades de relacionamento” e “constrangimento” para desempenhar a função. Capistrano é um dos três vereadores da bancada do governo que integram a Comissão. Até o final da tarde de ontem, ainda não havia nomes cotados para substituí-lo. O desconforto, segundo ele, se deve ao pronunciamento feito, em plenário, por outro membro da CEI da Bilhetagem, o vereador Marcos Antônio (Psol) – da base de oposição – que teria questionando a idoneidade e condução dos trabalhos. Marcos do PSol chegou a afirmar que o resultado seria mais um “pastelão” dos trabalhos do Legislativo. “Embora discorde dessa posição, pedi o desligamento porque não aceito participar de uma decisão em que existe dúvida sobre a integridade ética parlamentar da comissão”, frisou Franklin Capistrano. O pedido foi entregue ao presidente da CEI, vereador Hugo Manso (PT), que encaminhou ao presidente da Casa, vereador Albert Dickson (PP) com pedido de publicação no DOM. Segundo Manso, não há atraso ou prejuízo no encaminhamento dos trabalhos que deverá começar a ouvir os representantes da Semob, PGM, além dos operadores do sistema de transporte coletivo, a partir do dia 5 de maio.

DEM quer ouvir Gabrielli « REFINARIA » Deputados de oposição tentam aprovar requerimento

para convidar ex-presidente da Petrobras a prestar esclarecimentos FÁBIO RODIGUES POZZEBOM

À

espera da confirmação do depoimento da presidente da Petrobras, Graça Foster, ou do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados deve votar hoje um requerimento protocolado pelo DEM para convidar o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli a prestar esclarecimentos na Casa. O mesmo pedido foi protocolado na Comissão de Desenvolvimento Econômico. No requerimento, o líder do partido, Mendonça Filho (PE), argumenta que Gabrielli precisa explicar “a guerra de versões entre os principais atores dos escândalos envolvendo a Petrobras”, principalmente a compra da refinaria de Pasadena (EUA). Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Gabrielli disse que a presidente Dilma Rousseff “não pode fugir da responsabilidade” sobre a compra da refinaria. Em resposta a Gabrielli, Dilma, por meio de seu ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, reafirmou ter aprovado o negócio em 2006 com base em um resumo executivo que não continha duas cláusulas importantes do contrato. O requerimento deverá ser

Ex-presidente da Petrobras, Gabrielli afirma que Dilma Rousseff não pode fugir da responsabilidade

votado pela manhã na reunião deliberativa da comissão. À tarde, os deputados reservaram o horário para ouvir Graça Foster que, até este momento, não confirmou presença. Na semana passada, os parlamentares decidiram que, se a presidente da Petrobras não comparecer à comissão, o ministro Edison Lobão deverá ser chamado a prestar esclarecimentos à Câmara.

Reação

A presidente Dilma Rousseff

rebateu nesta segunda-feira, 21, a declaração do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli de que ela “não pode fugir da responsabilidade” sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Dilma, por meio de seu ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, reafirmou ter aprovado o negócio em 2006 com base em um resumo executivo que não continha duas cláusulas importantes do contrato. Para evitar que o conflito se

estenda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem Gabrielli é próximo, Dilma aproveitou mais cedo o seu programa semanal de rádio para enaltecer a gestão petista à frente da Petrobrás. A entrevista de Gabrielli ao Estado, publicada no domingo, irritou Dilma por causa da cobrança feita pelo ex-presidente da companhia. Ontem ela acionou Mercadante por telefone e pediu que ele divulgasse seu posicionamento.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

política

5

PT ameaça Vargas com expulsão « PUNIÇÃO » Dirigentes petistas avisaram que se o deputado licenciado não renunciar ao mandato,

será expulso do partido. Mas o parlamentar insiste que ficará no exercício do cargo até o julgamento m reunião em Brasília dirigentes do PT avisaram o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) que, se ele não renunciar ao mandato, será expulso do partido. Vargas resistiu e desafiou a cúpula petista. “Não renuncio. Agora vou até o fim e vou fazer o meu sucessor na vice-presidência da Câmara”, afirmou, numa referência ao deputado Luiz Sérgio (RJ). O presidente do PT, Rui Falcão, disse a Vargas que as denúncias de irregularidades envolvendo o nome dele desgastam ainda mais a imagem do partido, já abalada com o escândalo do mensalão. “Você já deveria ter renunciado para evitar tudo isso”, afirmou Falcão, em tom duro. A reunião, na sede do PT, foi marcada pela tensão. A portas fechadas, o presidente do PT pediu a Vargas que abra mão do mandato para não prejudicar o partido e as campanhas eleitorais de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo; de Gleisi Hoffmann à sucessão no Paraná e da própria presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição. Diante da resistência de Vargas - que levou para a reunião os deputados José Mentor (SP) e Luiz Sérgio (RJ) -, dirigentes petistas deixaram claro não haver dúvida sobre sua expulsão do PT, uma vez que o caso já está com a Comissão de Ética da legenda. Vargas também é alvo de processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que investiga suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por suspeitas de lavagem

E

LAYCER TOMAS

de dinheiro e outros crimes. “Nós sabemos que você não vai conseguir sustentar sua versão dos fatos no Conselho de Ética e no plenário da Câmara”, disse Falcão a Vargas. “Ele tem o direito de se defender e nós vamos ajudá-lo”, rebateu Mentor. Nos bastidores do partido e do governo, Luiz Sérgio, Mentor e o deputado Cândido Vaccarezza (SP) são chamados de “tropa de choque” de Vargas.

VLADEMIR ALEXANDRE

Protelação

A pedido do deputado licenciado, o petista José Geraldo (PA) apresentou, na tarde de ontem, pedido de vista no processo disciplinar contra o ex-vice-presidente da Câmara. Com a manobra, ele conseguiu ganhar tempo e adiar a análise do caso para o dia 29. Pressionado pelo PT e por ministros, Vargas só renunciou até agora à vice-presidência da Câmara. Integrante da corrente “Construindo um Novo Brasil”, majoritária no partido, ele está disposto a fazer de Luiz Sérgio o seu sucessor, desafiando o grupo de Rui Falcão, que prefere no cargo o deputado José Guimarães (PT-CE). Ainda nesta terça, Falcão fará relato da conversa com Vargas à presidente Dilma, com quem se reunirá à noite, no Palácio da Alvorada, juntamente com outros coordenadores da campanha. Para o líder do PT na Câmara, Vicente Paulo da Silva (SP), o Vicentinho, Vargas está cometendo um “grande erro” ao expor o partido, o governo e seus candidatos. “Ele vai ficar sangrando em praça pública”, disse Vicentinho, que também participou da reunião.

André Vargas descarta a renúncia antes de apresentar a defesa

Presidente do PT, Rui Falcão quer evitar desgaste para o partido

Conselho de Ética adia decisão sobre processo O deputado Zé Geraldo (PTPA) apresentou ontem no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara pedido de vista (mais tempo para análise) do processo disciplinar contra o deputado licenciado André Vargas (PTPR). A iniciativa também foi seguida pelo vice-presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Com a manobra regimental, a discussão sobre a admissibilidade do processo contra Vargas deve ocorrer apenas no dia 29. A data foi estabelecida pelo presidente da comissão, Ricardo Izar (PSD-SP), após conceder o pedido de vista coletiva. Ao deixar a comissão, Zé Geraldo admitiu que atendeu a um requerimento do deputado licenciado do PT do Paraná para protelar a discus-

são sobre o parece preliminar. “A situação do André não é confortável. Ele está querendo esse tempo e esse tempo está sendo dado a ele”, afirmou. “Essa não é uma situação confortável nem para a bancada nem para o partido e nem para mim. O que estou fazendo aqui é não aceitar um linchamento. Acho que os procedimentos que foram adotados para outros parlamentares também devem ser adotados para o André A situação dele não é confortável. Ele sabe disso e precisa de tempo para tomar uma decisão. Naturalmente que com mais uma semana, ele tem mais essa semana para refletir o que vai fazer”, ressaltou. Na audiência, Zé Geraldo também recorreu ao argumento

de que Vargas não teria sido notificado para apresentar um advogado. As queixas de Zé Geraldo foram, no entanto, rejeitadas por Izar, que afirmou que o deputado licenciado do PT tinha sido notificado pelo colegiado.

Pedido

Antes do pedido de vista, o relator do caso, Júlio Delgado (PSB-MG), apresentou parecer pela admissibilidade do processo disciplinar contra Vargas. “Há reportagens que relacionam a ele os fatos narrados, e, ao menos em tese, o fornecimento de informações privilegiadas e a intermediação de interesses de terceiro junto a ministério, aliada a recebimento de vantagens, podem constituir ato incompatível ao

decoro parlamentar” afirmou Delgado, durante a leitura do documento. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar investiga a relação entre o deputado licenciado e o doleiro Alberto Yousseff, preso na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal (PF). Vargas também é alvo de um outro processo disciplinar no Conselho de Ética do PT, que também deverá investigar sobre o mesmo tema. Desde que foi revelado que ele teria usado um jato emprestado pelo por Yousseff, integrantes da cúpula do partido querem que o deputado renuncie ao mandato. A iniciativa serviria para “estancar o sangramento” de Vargas e da legenda num momento pré-eleitoral.


6

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

« COMPORTAMENTO »

Professor é demitido por publicar conto erótico

S

orocaba (AE) - Um professor de gramática e literatura foi demitido de uma escola particular de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no último dia 8, depois de ter postado capítulos de um conto erótico em seu blog pessoal na internet. A escola alegou ter recebido reclamações dos pais de alunos contra o teor pornográfico dos textos. O professor, que atendia classes do ensino fundamental, com alunos entre 10 e 15 anos, alegou que o blog não tinha a ver com sua atividade pedagógica. De acordo com a direção do estabelecimento, os pais reclamaram que o conteúdo do blog foi parar nas redes sociais, possibilitando o acesso dos alunos. Alguns contos tinham apelo ostensivamente erótico, como “Ninfetinha”, “Leves Gemidos” e “De Quatro”. Em sua defesa, o docente alegou que não utilizava o conteúdo do blog em classe. Formando em Letras e Teologia, ele disse que o fato de exercer o magistério não pode cercear sua liberdade de escrever e criar. Além disso, o blog continha uma advertência sobre o conteúdo, voltado para internautas maiores de 18 anos. Após a dispensa, ele postou no blog e no Facebook que havia sido demitido sem chance de defesa. Em entrevista ao jornal O Vale, ele se considerou injustiçado. “Alegaram que os pais queriam processar a escola e a mim, sendo assim acharam melhor me demitir.” Segundo ele, seu perfil na rede social é visto apenas pelos seus amigos. “O problema é que vivemos em uma sociedade hipócrita, pois crianças e adolescentes assistem novelas com cenas fortíssimas de sexo em horários inapropriados. O intuito dos meus textos não é prejudicar, mas promover reflexão.” O professor leciona há dez anos e, fora do expediente, produz crônicas e contos que pretende reunir em um livro. “Pretendo seguir carreira como escritor e não quero ser visto como um libertino ou depravado. Jamais instiguei algum aluno a ler meus contos.” O caso repercutiu nas redes sociais. “Contos eróticos é o nome bonitinho que deram para pornografia”, postou José Antonio da Silva. “Ah, o professor pegou pesado. Que tal se os pais prestassem atenção também nas novelas, nos quadros de sexo exibidos livremente?”, respondeu o internauta que se identificou apenas como Paulo.

geral

Comissão conclui que JK não foi assassinado

« SALVADOR »

« DIREITOS HUMANOS » Relatório preliminar contraria tese de homicídio

defendida pela Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

B

rasília (ABr) A Comissão Nacional da Verdade (CNV) concluiu em relatório preliminar, apresentado ontem em Brasília, que a morte do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek e seu motorista, Geraldo Ribeiro, foi decorrente do acidente automobilístico sofrido na Rodovia Presidente Dutra, em agosto de 1976. A conclusão contraria a tese de homicídio defendida em dezembro pela Comissão Municipal da Verdade de São Paulo. “Não há documentos, laudos e fotografias trazidos para a presente análise, qualquer elemento material que, sequer, sugira que o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e Geraldo Ribeiro tenham sido assassinados, vítimas de homicídio doloso”, de acordo com trecho do relatório da comissão. Peritos criminais da Comissão Nacional da Verdade trabalharam com provas materiais do acidente, pesquisas documentais, diligências e perícias. A investigação da comissão avaliou, inclusive, o fragmento metálico encontrado na cabeça de Geraldo Ribeiro em exumação feita em 1996. Tal evidência levantou suspeitas de que o motorista havia sido assassinado com um tiro na cabeça. Porém, após análise desse fragmento e do próprio crânio, os peritos concluíram que se tratava de um cravo metálico usado para fixar o revestimento do caixão. A análise da própria peça de ferro encontrada na ossada convenceu os peritos de que Geraldo não havia sido baleado. “Não dá para confundir a peça de ferro encontrada no crânio com um

Dallari explica por que CNV rejeitou tese do assassinato do ex-presidente Juscelino Kubitscheck

Ì O QUE É A Comissão Nacional da Verdade foi instituída em maio de 2012 e tem por objetivo investigar violações de direitos humanos consideradas graves e ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil por agentes do estado

projétil”, disse o perito criminal Pedro Cunha. O acidente do qual JK e seu motorista foram vítimas também foi analisado por meio de documentos periciais da época. O comportamento do motorista durante o acidente, quan-

do o veículo em que viajavam foi tocado por um ônibus e, já em pista contrária, atingido por um caminhão, provou, conforme o relatório da CNV, que não há indícios de homicídio doloso. “Se Geraldo tivesse tomado um tiro, sobretudo na cabeça, o carro teria dado uma guinada muito maior para o lado. Mas, nesse caso, ele virou à esquerda, tendo uma perda de controle momentânea do veículo e, em seguida, tentou voltar à pista, quando o caminhão surgiu. Isso mostra que o senhor Geraldo Ribeiro estava consciente, tentando retomar o leito da via. Ele não foi vítima de disparo de arma de fogo”, explicou Cunha. O coordenador da CNV, Pedro Dallari, comentou a conclusão da Comissão Municipal da

Verdade de São Paulo, à qual reafirmou respeito. Segundo ele, o relatório dessa comissão foi utilizado durante o trabalho da CNV. “Nossa equipe de peritos trabalhou com o documento deles, colheu depoimentos, mas não se convenceu. Temos todo o respeito pela comissão de São Paulo, o que não significa que tenhamos que concordar com tudo”. O laudo do relatório preliminar sobre a morte de JK será divulgado no site oficial da Comissão (www.cnv.gov.br). A comissão está preparando, ainda, um relatório sobre o atentado do Riocentro, quando uma bomba matou o sargento do Exército Guilherme Pereira do Rosário e feriu o capitão Wilson Luiz Chaves Machado dentro de um automóvel Puma, em 1981.

Documento de São Paulo cita controvérsias São Paulo – No início de dezembro de 2013, a Comissão Municipal da Verdade de São Paulo declarou que o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi assassinado durante a ditadura militar (1964-1985), contrariando a versão de que o ex-presidente morreu em um acidente de carro. A versão oficial aponta que Juscelino e o motorista que dirigia o Opala, Geraldo Ribeiro, morreram em agosto de 1976 em

um acidente de trânsito na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, quando o carro em que estavam colidiu com uma carreta após ter sido fechado por um ônibus. A versão de morte acidental sempre foi contestada pela comissão. “Não temos dúvida de que Juscelino Kubitschek foi vítima de conspiração, complô e atentado político”, disse, na ocasião, o vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão Munici-

pal da Verdade. A comissão chegou a divulgar um documento, de 29 páginas, elencando “90 indícios, evidências, provas, testemunhos, circunstâncias, contradições, controvérsias e questionamentos” que a fizeram concluir que JK foi assassinado. O documento baseia-se nos depoimentos de ao menos quatro testemunhas à Comissão da Verdade da cidade de São Paulo, entre elas Josias Nunes de Oli-

veira, motorista do ônibus Cometa que bateu contra o Opala dirigido pelo ex-presidente. Em 1964, com o golpe militar, Juscelino perdeu o mandato de senador por Goiás e teve direitos políticos suspensos. Em 1966, JK tentou organizar uma frente pela redemocratização do país, junto com Carlos Lacerda e João Goulart, mas não voltou mais ao poder. Afastou-se da política e dedicou-se ao trabalho como empresário.

Vereadores preservam mandato de Marco Prisco

S

alvador (AE) - A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador se reuniu na manhã de ontem e decidiu pela manutenção do mandato do vereador Marco Prisco (PSDB), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Houve unanimidade na decisão. Prisco liderou a greve da Polícia Militar da Bahia, ocorrida entre os dias 15 e 17 deste mês, período em que morreram mais de 50 pessoas em Salvador e Região Metropolitana. A decisão dos vereadores foi baseada no Artigo 15 da Constituição Federal de 1988, que não prevê esse tipo de punição e anula o artigo 17 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Salvador em casos de prisão. O presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), lembrou que a prisão de Prisco refere-se a um processo relacionado a outra greve liderada por ele em 2012, quando ainda não exercia mandato parlamentar. Com relação à ausência do vereador às sessões na Câmara Municipal, em decorrência da prisão, Paulo Câmara disse que o assunto, bem como a suspensão ou não do pagamento do salário de Prisco, serão tema de uma nova reunião. Pela manhã, um grupo de policiais militares realizou manifestação pacífica em frente à Câmara de Vereadores, no centro da capital baiana. O grupo pedia que a Casa legislativa se posicionasse quanto à prisão de Prisco. Eles também portavam faixas e cartazes pedindo liberação do líder. Prisco foi preso pela Polícia Federal, na sexta-feira santa, no Litoral Norte do Estado, onde passaria o feriado em companhia da família, por determinação da Justiça Federal, que acolheu pedido do Ministério Público Federal, sob a justificativa de necessidade de manutenção da ordem pública, dentro de um processo iniciado em 2013. No mesmo dia ele foi transferido para a capital federal. A greve dos PMs baianos acabou após um acordo entre o governo e os grevistas. Foi concedido um aumento de 6% aos policiais por meio do reajuste de uma gratificação por trabalho especial - o salário-base de um PM na Bahia é de R$ 2,3 mil. Além disso, o governo aceitou rever o plano de cargos e salários da polícia e a proposta de Código de Ética da PM, que havia sido enviado à Assembleia.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

geral

Acidentes caem nas rodovias

« LITERATURA » Márquez deixou manuscrito inédito

« TRÂNSITO » Balanços divulgado em Brasília e em Natal mostram que os motoristas

foram mais cautelosos nas estradas federais durante o feriadão da Páscoa deste ano

B

rasília (ABr) - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 2.726 acidentes, com 136 mortos e 1.629 feridos, em 66 mil quilômetros de rodovias, de acordo com balanço divulgado ontem. No ano passado, com um a dia menos de feriado, a PRF contabilizou 108 mortes e 2.429 acidentes entre a Quinta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa. Em termos proporcionais, quando se leva em consideração o aumento de quase 8% da frota de veículos em 2014 e a média diária de ocorrências, houve queda nos índices. Foram 6,54 acidentes por dia para cada 1 milhão de veículos, uma redução de 21% em relação ao ano passado. Além disso, houve redução de 9% no número de mortos, com 0,33 morte por dia em 1 milhão de veículos, em relação ao ano anterior. “Tivemos redução em termos comparativos à frota e à média diária de 9% no número de mortos. Esse número é bastante positivo, mas consideramos que o número de mortes ainda é alto. Infelizmente, percebemos que ainda existe essa questão de beber e dirigir, mas a gente já percebe aumento da conscientização do cidadão”, disse o chefe da Divisão de Planejamento Operacional da PRF, inspetor Stênio Pires. Segundo a PRF, 183.583 pessoas foram fiscalizadas em 184.246 veículos. Foram feitos 56.246 testes de alcoolemia que resultaram em 1.109 autuações e 266 prisões. Durante a operação, 5.745 condutores foram autuados por ultrapassagem proibida. No total, foram emitidas 52.282 multas e apreendidas 1.164 carteiras de motorista. Além disso, quase metade das mortes foi ocasionada por falta de atenção dos motoristas e excesso de velocidade. Paraná teve o maior número de mortes, com 27 mortos, 203 feridos e 240 acidentes. Minas Gerais contabilizou 15 mortes, 227 feridos e 396 acidentes. Bahia registrou 15 mortos, 105 feridos e 160 acidentes. A Operação Rodovida, voltada para a prevenção e redução

MAGNUS NASCIMENTO

da gravidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais durante o feriado prolongado, teve a participação de 10 mil agentes da PRF e contou com 150 radares móveis e 11 helicópteros da corporação. A ação teve o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os cuidados ao viajar e a importância de seguir as regras de trânsito.

Rio Grande do Norte

Os acidentes nas sete rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte caíram 50% durante o “feriadão”, conforme o balanço da “Operação Semana Santa divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre a quinta-feira (17) e a segunda-feira (21) ocorreram 42 acidentes contra 82 registrados no mesmo período em 2013. Segundo as estatísticas da PRF, também houve redução no número de feridos, que chegou a 48 na Semana Santa de 2013 e este ano foi de 35. O número de mortos caiu de quatro para dois. Policiais da área administrativa e equipes dos postos fixos de fiscalização fizeram um trabalho preventivo e repressivo ao longo de 1.625 km de rodovias da malha viária federal no estado, durante o feriadão. Ao todo, 1.166 condutores foram autuados, entre 4.449 veículos fiscalizados. Deste número, 67 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes da PRF aplicaram 1.376 testes de bafômetro. Cinco pessoas foram submetidas a Termo Circunstanciado de Ocorrência ((TCO) pela posse de pequenas quantidades de drogas; duas pessoas foram detidas pelo crime de receptação, pois dirigiam veículos com queixa de furto/roubo. Outro fator de risco combatido pela polícia nesse “feriadão” foi o excesso de velocidade. Radares instalados nos corredores viários que dão acesso às cidades de Mossoró, Caicó e Macau registraram 971 imagens de veículos que trafegavam acima da velocidade permitida para a via.

Otan envia navios para o Mar Báltico Polícia Rodoviária Federal registrou duas mortes e 35 feridos em 42 acidentes nas estradas do RN

ITEP registra dezoito homicídios Dados do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) apontam que o número de homicídios causados por armas de fogo e branca na Semana Santa de 2014, manteve-se praticamente o mesmo em relação a 2013, quando houve 20 assassinatos em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Este ano, o número caiu para 18, sendo 13 vítimas de tiros e cinco de arma branca. Na Grande Natal ocorreram 14 homicídios, sendo 11 em Natal e três em Extremoz, Nísia Floresta e Parnamirim. Segundo o Itep, os outros quatro ocorreram em Assu, Caraúbas, Goianinha e Mossoró. Entre a Sexta-feira da Paixão (18) e a manhã de ontem, segundo o Itep, foram necropsiados os corpos de 35 pessoas mortas por causa violenta, das quais oito foram vítimas de acidentes trânsito, sendo que seis envolveram pilotos de motocicletas. Enquanto nas rodovias federais morreram quatro pessoas em acidentes de trânsito, o Itep apontou que três mortes

Rio Grande do Norte Números do trânsito nas BRs federais na Semana Santa Acidentes 2012 2013 2014

69 82 42

Feridos 2012 2013 2014

ocasionadas por acidentes ocorreram em rodovias estaduais (RN-116, 117 e 160) e uma na área urbana de Mossoró. Segundo os dados do Itep, três mortes estão para esclarecer, enquanto uma pessoa morreu por eletroplessão, outra por afogamento, duas em virtude de queda e duas foram vítimas de espancamento. O Hospital Walfredo Gurgel (HWG) também divulgou, ontem, o balanço do número de atendimentos durante a Semana Santa. As especialidades de maior demanda foram a clínica cirúrgica, a clínica médica e a ortopedia.

30 48 35

Mortos 2012 2013 2014

2 4 Fonte – PRF2

Com relação aos motivos que mais levaram pacientes ao pronto-socorro, os acidentes de moto, mais uma vez, atingiram o maior número de ocorrências. Segundo o HWG, a clínica cirúrgica realizou 212 atendimentos e clínica médica atendeu mais 146 pacientes. A ortopedia contabilizou 209 pacientes atendidos. Já as pessoas feridas devido à acidentes de trânsito somaram 118 ocorrências. Destas, 86 foram vítimas de acidentes com motos. Também foram realizados no mesmo período: 70 atendimentos pediátricos e 54 neurocirúrgicos.

« ESTADOS UNIDOS »

Suprema Corte suspende execução de condenado

O

klahoma City (AE) - A execução de um condenado, marcada para ontem, foi suspensa após uma ordem proferida pela Suprema Corte de Oklahoma um dia antes, disse um porta-voz do Departamento Estadual de Correções. Clayton Lockett, de 38 anos, deveria ser executado com injeção letal pelo assassinato, em 1999, da jovem Stephanie Nieman, de 19 anos. Mas a ordem de permanência emitida pela Justiça impediu a punição, que ocorreria na Penitenciária do Estado de Oklahoma em McAlester, de acordo com o porta-voz do Departamento de Correções Jerry Massie. O documento, emitido na segunda-feira, também cancelou a execução prevista para 29 de abril do detento Charles Warner, de 46 anos, condenado pela morte da filha de 11 meses de seu companheiro de quarto em 1997. As execuções foram suspensas até que a Suprema Corte do Estado possa realizar uma audiência sobre a ação judicial dos presos que desafia o protocolo secreto envolvendo a ori-

gem das drogas injetáveis de Oklahoma. A data da audiência não foi definida. Enquanto isso, o escritório do Procurador-Geral Scott Pruitt pediu à mais alta corte do Estado que reconsidere a sua decisão, argumentando que os condenados à morte não têm direito à permanência, que a suspensão da execução é inconsistente com precedentes legais estabelecidos e que o Tribunal de Apelações Criminais de Oklahoma tem jurisdição exclusiva sobre esse tipo de pedido. O procurador-geral pede ainda que a Suprema Corte do Estado ordene aos advogados de Lockett e Warner a apresentação de uma petição ao Tribunal de Apelações Criminais, que, segundo ele, é o fórum legal adequado para isso. No mês passado, a juíza da Comarca Distrital de Oklahoma, Patricia Parrish, invalidou a lei de execução de Oklahoma, argumentando que as disposições de sigilo que impediam os presos de obter informações sobre as drogas letais que seriam utilizadas em suas execuções violam os seus direitos previstos na Constituição do Estado. No ano passado, 39 presoforam executados nos Estados Unidos. E mais 23 estão no corredor da morte para conclusão de sentenças em 2014.

Cidade do México(AE) - O escritor colombiano Gabriel García Márquez, morto na semana passada aos 87 anos, deixou um manuscrito inédito, afirmou nesta terçafeira o editor Cristóbal Pera. De acordo com Pera, diretor editorial da Penguin Random House México, Márquez optou em vida por não publicar o livro provisoriamente intitulado “En Agosto Nos Vemos”. Ainda segundo ele, não se sabe se a família permitirá a publicação póstuma do texto nem qual editora teria o direito de lançá-lo. Um trecho do livro narra a viagem de uma mulher que todos os anos visita o túmulo da mãe em uma ilha tropical.

« UCRÂNIA »

WALDEMIR BARRETO/AG. SENADO

Execução com injeção letal seria cumprida ontem em presídio de Oklahoma

7

Manobra regimental permitiu a votação do projeto em regime de urgência no Senado

Senadores aprovam marco civil « INTERNET » Proposta que estabelece princípios, garantias, direitos e

deveres no uso da rede segue agora para sanção da presidenta Dilma

B

rasília - O Senado aprovou ontem, por unanimidade, o marco civil da internet. Embora a oposição tenha firmado a necessidade de mais tempo para discutir o tema, uma manobra regimental do governo possibilitou a inversão de pauta e colocou o projeto como primeiro item da Ordem do Dia. O interesse da base foi a aprovação rápida e sem emendas para que o projeto vire lei durante o seminário Netmundial, que ocorrerá em São Paulo a partir desta quarta-feira. O projeto, que irá para sanção da presidenta Dilma Rousseff, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), garantiu que haverá oportunidade de ajustes do texto no futuro, por meio de medida provisória. De manhã, duas comissões permanentes haviam aprovado o projeto – a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Ciência e Tecnologia (CCT). A terceira comissão de mérito pela qual o projeto deveria passar foi a comissão de fiscalização e controle, a CMA, que deu parecer já no Plenário. O relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES) destacou que o projeto é fruto de um amplo ciclo de debates e consultas feitos, inclusive, pela rede de computadores. De acordo com ele, o marco civil foi construído pelos usuários

num processo inovador, inclusivo e democrático. “O resultado foi um texto maduro, equilibrado e inteligente, que balanceia os direitos e obrigações dos usuários”, disse Ferraço. Ele lembrou que hoje os administradores de sites de hospedagem podem retirar conteúdos mediante notificações. A partir da nova lei, isso terá de ser feito apenas por determinação judicial. Na opinião dele, o Brasil está dificultando a ação de hackers e serviços de espionagem de dados e comunicações. “Essa é uma norma legal para coibir a cooperação das empresas de internet com agências e serviços de espionagem eletrônica, como a norte-americana NSA”, disse.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está enviando cinco navios militares para o Mar Báltico, como parte da estratégia de fortalecer a presença dos países membros na região do leste europeu. O movimento mostra a preocupação da organização sobre as intenções da Rússia no território da Ucrânia. Os navios - dois da Noruega e outros três da Holanda, Bélgica e Estônia - deixaram o porto de Kiel, na Alemanha, ontem. O exercício segue até o fim de maio, percorrendo vários portos da região. Segundo a Otan, o exercício “é parte de um pacote de ações para mostrar a determinação e o preparo dos países aliados”.

« VENEZUELA » Maduro prepara ofensiva econômica Caracas (AE) - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, prepara-se para lançar uma nova “ofensiva econômica” para aumentar a produção interna na Venezuela e fazer uma revolução fiscal, diante de uma inflação recorde e da escassez que provocaram manifestações contra o governo. As medidas, segundo o governante, têm o objetivo principal de fazer o país “produzir mais, produzir melhor, destravar todos os mecanismos que impedem a produção”. De acordo com Maduro, as medidas incidirão sobre três pilares: os produtos prioritários, o sistema de abastecimento do país e o estabelecimento de “preço justo”.

« FRANÇA » Governo revisa previsão do PIB Paris (AE) - O governo francês divulga hoje uma projeção de crescimento econômico mais favorável para os próximos anos no mandato do presidente François Hollande, publicou o jornal Les Echos. A publicação informou que a projeção para o crescimento do PIB subirá de 0,9% para 1% neste ano. Para o próximo ano, a projeção continuará em alta de 1,7%, mas para 2016 e 2017 a leitura do governo é de que a expansão irá acelerar para 2,25%, de 2% no atual cenário, disse o Les Echos. O jornal disse que o governo também repetirá o compromisso em cortar o déficit orçamentário para 3% do PIB em 2015.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

geral Número de mortes em naufrágio na Coreia sobe para 113 « BUSCAS » Maioria dos corpos estava no terceiro e

quarto andares do ferry, onde muitos passageiros pareciam estar reunidos na hora do acidente

S

eul (AE) - O número de mortes confirmadas no naufrágio ocorrido na quarta-feira na costa sul da Coreia do Sul subiu ontem para 113, disseram autoridades locais. Pelo menos 190 pessoas ainda estão desaparecidas. A maioria das vítimas é de alunos de uma mesma escola em Ansan, perto de Seul. Dos 323 estudantes a bordo do ferry Sewol, mais de três quartos morreram ou desapareceram, enquanto quase dois terços das outras 153 pessoas a bordo sobreviveram. O número de corpos retirados do mar aumentou desde o fim de semana, quando mergulhadores que lutavam contra fortes correntes e baixa visibilidade conseguiram finalmente entrar no navio naufragado. O porta-voz da força-tarefa de emergência Koh Myung-seok disse que os corpos foram encontrados principalmente no terceiro e quarto andares do ferry, onde muitos passageiros pareciam estar reunidos. Muitos estudantes estavam em cabines

no quarto andar, perto da popa do navio, disse Koh. Os corpos estão sendo identificados visualmente, mas membros da família ofereceram amostras de DNA caso a decomposição torne o processo impossível. Vinte e dois dos 29 membros da tripulação do navio sobreviveram. Nove deles foram presos ou detidos por causa da investigação. O capitão, Lee Joon-seok, e dois membros da tripulação foram presos no sábado por suspeita de negligência e abandono de pessoas em necessidade. O procurador Yang Jung-jin disse que um tribunal emitiu mandados de prisão nesta terça-feira para outros quatro tripulantes que autoridades haviam detido um dia antes. Dois outros tripulantes foram detidos ontem. Quatro dos tripulantes detidos conversaram com jornalistas após uma audiência no tribunal, com os rostos escondidos sobre bonés, moletons com capuz e máscaras. Um deles disse que tentou corrigir o problema no barco no início, mas “vários dispositi-

vos não funcionaram. Então, nós informamos a situação de perigo, de acordo com o julgamento do capitão, e tentamos lançar os botes salva-vidas, mas a embarcação estava muito inclinada e nós não poderíamos chegar”. O capitão disse que esperou para emitir uma ordem de evacuação porque a corrente estava forte, a água estava fria e os passageiros poderiam ter se afastado antes de a ajuda chegar. Mas especialistas marítimos disseram que ele poderia ter ordenado aos passageiros que fossem ao convés onde eles teriam uma chance maior de sobrevivência - sem lhes dizer para abandonar o navio. A causa do desastre ainda não é conhecida. O promotor sênior Ahn Sang-don disse que os investigadores estão considerando fatores como vento, correntes oceânicas, frete, modificações feitas no navio e o fato de que ele havia virado pouco antes de começar a naufragar. Segundo ele, as autoridades vão realizar uma simulação e obter opiniões de especialistas.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TEMPO HOJE

TÁBUA DE MARÉS

Máx.: 31ºC Mín.: 23º C Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Preamar 11h32 - 2.0 Baixa-mar 05h11-0.7 - 17h54 - 0.5

JOANA D’ARC AFIRMA QUE SEMARH VAI ESPERAR FIM DO INVERNO PARA ADOTAR NOVAS AÇÕES EMERGENCIAIS • PÁGINA 12

NA TN ONLINE

Confira interdições no entorno da Arena no hotsite Mobilidade

tribunadonorte.com.br

natal

Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 23 de abril de 2014

Acordo põe fim à greve de 12 horas « MOVIMENTO DOS MILITARES » Das 7h às 19h de ontem, viaturas da Polícia Militar ficaram recolhidas aos quartéis, as ruas não tiveram policiamento. Paralisação terminou após um termo de compromisso assinado pelo Governo

MAGNUS NASCIMENTO

AURA MAZDA, MARIA EMÍLIA TAVARES, PEDRO ANDRADE E ROBERTO LUCENA Repórteres

A

paralisação de policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, deflagrada ontem, durou doze horas e foi encerrada após uma longa reunião entre representantes do Governo do Estado e associações dos policiais. O Governo garantiu respostas à pauta de reivindicações e estabeleceu um calendário de reuniões com a categoria. Caso as promessas não sejam cumpridas, os policiais prometem cruzar os braços novamente, por tempo indeterminado, a partir do dia 7 de maio. A mobilização de ontem foi iniciada por volta das 7h e os policiais retornaram às atividades no turno que iniciou às 19h. PMs de diversos batalhões de todo Estado se reuniram em frente à Governadoria onde, há quinze dias, um grupo de 200 policiais mantinha acampamento. Os representantes da categoria afirma-

ram que 12 batalhões suspenderam o atendimento à população e cerca de 90% do efetivo não trabalhou. No entanto, o comando da PM/RN questionou a informação, mas não divulgou o quantitativo de policiais que saíram às ruas ontem. Ainda segundo os representantes das associações de soldados e oficiais, cerca de dois mil policiais participaram da mobilização em frente à Governadoria. Com a paralisação das atividades, a Região Metropolitana de Natal foi a área mais afetada. “Apenas 11 viaturas realizaram a ronda policial”, disse capitão Antoniel Moreira, presidente da Associação dos Oficiais. Enquanto os policias gritavam palavras de ordem e exibiam faixas exigindo o cumprimento de medidas por parte do Executivo estadual bem como ameaçando a falta de policiamento durante a Copa do Mundo, representantes da segurança pública do Estado se reuniram na sede da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social

(Sesed). O encontro contou com a presença do Procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis. Após o encontro na Sesed, o grupo se deslocou para a sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE) onde recebeu representantes dos bombeiros e policiais militares. A reunião durou mais de duas horas. À portas fechadas, as partes entraram em um acordo. O Governo do Estado se comprometeu em enviar à Assembleia Legislativa, até o dia 1º de maio, a Lei de Promoção de Praças. Os demais pontos de reivindicação terão os encaminhamentos definidos em reunião que será realizada no dia 5 de maio. Com a proposta assinada pelo titular da Sesed, Eliéser Girão, os policiais voltaram para o acampamento e deliberaram. A maioria aprovou a proposta, em clima tenso e, caso o Governo do Estado não cumpra o acordo, retomam a paralisação.

+

PÁGINA 10

Quartéis retomam ritmo de atividades hoje

Segundo as associações, 90% dos PMs aderiram à greve. Muitos ocuparam o Centro Admnistrativo


10

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

natal

Quartéis retomam ritmo de trabalho « MOVIMENTO DOS MILITARES » Ontem, das onze unidades policiais visitadas pela reportagem da TN, em 14

bairros, apenas duas não foram afetadas pela suspensão das atividades: o posto da PM no Gramoré e o Bope EMANUEL AMARAL

A

pós dez horas de greve, os policiais decidiram, durante assembleia realizada em frente à Governadoria, voltar ao trabalho a partir do turno das 19h. Os presidentes das associações tiveram trabalho para convencer a tropa que o melhor caminho seria suspender a paralisação e, assim, dar continuidade às negociações junto ao Governo do Estado. Os policiais aguardam o envio da Lei de Promoção de Praças à Assembleia Legislativa até o dia 1º de maio. Outros pontos da pauta de reivindicações serão discutidos no dia 5. O presidente da AL, deputado Ricardo Motta, afirmou que aguarda o envio da lei de promoção dos praças e estatuto do Itep para dar encaminhamento às pautas. “Estamos aguardando que cheguem para que possamos apreciá-las no mais breve espaço de tempo. Foi assim com as mensagens relacionadas à saúde e à educação aprovadas este ano pelos deputados estaduais”, disse. O Governo assumiu compromisso com relação aos onze pontos de reivindicação [veja box]. Ainda durante a reunião com a cúpula da segurança, ficou acordado que os policiais que participaram do movimento de ontem não receberão nenhum tipo de punição. Apesar dos “avanços”, como avaliaram alguns, nem todos os PMs e bombeiros que participaram da assembleia foram a favor do encerramento da greve. Quando a maioria decidiu suspender o movimento, alguns policiais vaiaram a decisão. A categoria espera agora que o Governo cumpra com o que prometeu. “Esse é um dia vitorioso. Temos o compromisso assinado pelo secretário de Segurança. Vamos aguardar e, caso não seja cumprido, voltaremos dia 7. Hoje [ontem], mostramos que temos força para fazer qualquer movimento”, disse o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN.

Ì CENÁRIO DA GREVE 1º Batalhão da PM (Rocas), zona Leste: nenhuma das oito viaturas fez a ronda policial entre a noite de segunda e a manhã de ontem. Policiais que aderiram ao movimento ou ficaram no batalhão sem exercer as atividades ou foram ao Centro Administrativo.

Durante as doze horas de paralisação, as viaturas não circularam nas ruas. Na Via Costeira, o número era de seis veículos parados

FOTOS: RAYANE MAINARA

“Acho um absurdo. Eles têm o direito de reclamar, mas a população que sofre. Aqui tem assalto constante e, se chama um policial, a viatura não tem combustível ou é precária” LUCIANA ROCHA, 44 anos, dona de casa, na avenida Tocantínia, Lagoa Azul

Quartéis parados

Durante o primeiro turno de expediente dentro da paralisação anunciada pela Polícia Militar nessa terça-feira (22), a reportagem percorreu 14 bairros das quatro zonas da cidade e constatou que, nas onze unidades policiais visitadas, entre elas postos, batalhões, companhias e o Complexo Penal João Chaves, apenas duas não foram afetadas pela suspensão das atividades: o posto da polícia de bairro no conjunto Gramoré e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Durante o percurso, a reportagem viu apenas duas viaturas nas ruas, uma na avenida Doutor João Medeiros Filho e outra na avenida Moema Tinoco da Cunha Lima. As associações calcularam que 90% da corporação parou - o cenário não foi homogêneo no primeiro dia. Enquanto alguns batalhões não colocaram nenhuma viatura para fazer o policiamento ostensivo, como o caso do 1º Batalhão, nas Rocas, outros funcionaram normalmente, sem qualquer alteração, como foi o caso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Em alguns batalhões, a adesão não foi massiva, como nos 9º e 4º BPM’s, ambos cobrindo as zonas Oeste e Norte. Nos sete bairros da zona Norte, com cerca de 313,1 mil moradores, e nos dez bairros da zona Oeste, com 221,2 mil pessoas, duas viaturas e seis policiais circularam durante quase todo o dia. Sobre a paralisação, a população tem pontos de vista que variam entre o apoio aos direitos dos policiais militares e às críticas sobe a situação da segurança pública. Muitos reconhecem que policiais devem exigir boas condições de trabalho, mas contra-argumentam com a necessidade de garantir a segurança dos cidadãos.

Boatos perturbam rotina do natalense Apesar da ausência de policiamento nas ruas da capital, durante as 12 horas que durou a greve de PMs e Bombeiros, o que mais perturbou a rotina do natalense foi a nova onda de boatos espalhados a partir das redes sociais na internet. Ainda na noite de segunda-feira, “grupos” do WhatsApp começaram a espalhar um “alerta” para que a população ficasse em casa e que os motoristas de ônibus se preparavam para também entrar em greve. Na manhã de ontem, citando um fictício “coronel Márcio Gusmão” da PM, novas mensagens davam conta de “arrastão em

residências de Ponta Negra e Capim Macio”; “assassinato de um senhora em Mirassol”, “assalto a um hipermercado e a uma lotérica”, “roubo de oito motos” e mais três dezenas de assaltos a mão armada e tentativas de homicídios. Nenhum dos casos foi confirmado pela PM ou fontes da Polícia Civil e, como das outras vezes, também é impossível detectar qual a origem dos boatos nas redes sociais. De acordo com o coronel Alarico Azevedo, da PM, também não existe nenhum “Márcio Gusmão” na corporação. Segundo o major Carlos Macê-

do, comandante do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), que recebe as chamadas sobre crimes, o relatório com as ocorrências durante o dia será divulgado nesta quarta-feira, 23, mas ele negou o registro de arrastões, durante a paralisação. A única ocorrência confirmada foi o assalto a um motorista de ônibus da linha Macaíba-Natal, em Felipe Camarão. De acordo com a irmã de uma das passageiras do veículo, um homem pulou a catraca e, com uma faca, exigiu que o motorista entregasse o dinheiro, fugindo a pé, após o roubo.

“Acho injustas as condições de trabalho deles [os policiais]. Acho válido para dar uma ‘prensa’ na governadora” DAGOBERTO DE OLIVEIRA PINTO 36 anos, mecânico nas Quintas

BATE-PAPO Sérgio Freire presidente da OAB

OAB vê com preocupação problemas de estrutura e efetivo na Segurança Qual o posicionamento da OAB diante da paralisação da PM?

Desde o lançamento do movimento “Basta de Violência” há 20 dias, a OAB quer discutir a falta de segurança no Estado e propor soluções para diminuir o índice de criminalidade. A OAB se coloca à disposição para mediar uma negociação e resolver esse impasse da segurança e acalmar a população. Como a OAB avalia a queda de braço entre policiais e governo?

Vemos com bastante preocu-

pação, principalmente no tocante à precariedade da estrutura e o déficit de homens. Estamos com um foro de segurança instalado na tentativa de fazer gestões jurídicas e administrativas para melhorar a situação da segurança pública. Em algum momento, participou de alguma conversação?

Hoje, participamos de uma mesa de negociação junto aos policiais e ao governo, e que rendeu resultados positivos como o fim da paralisação.

ADRIANO ABREU

“Por um lado acho certo, estão reivindicando direitos para melhoria da segurança para a população, mas enquanto param porque o Governo gasta muito com a Copa, a população fica sem segurança”

Presídio Professor Raimundo Nonato Fernandes (Potengi), zona Norte: Dez policiais militares, que iriam assumir o expediente na manhã de ontem aderiram à greve. Os seis PMs que iam deixar o plantão de 24 horas tiveram que estender o horário para evitar que a unidade, com 395 internos, ficasse sem policiamento. Apenas duas guaritas funcionaram devido ao efetivo reduzido. Para compensar as ausências, foram remanejados um policial de cada um dos dois Centros Integrados de Atendimento ao Adolescente (Ciads) e dos dois Centros de Educação (Ceducs), além de dois transferidos do Complexo Penal João Chaves, onde três PMs e cinco agentes tomavam conta de 190 detentos do regime semiaberto. 4º Batalhão da PM – Potengi, zona Norte: a adesão levou ao fechamento de quatro dos nove postos policiais do bairro (em Jardim Progresso, Santa Catarina, Alvorada e Parque das Dunas), além de ter colocado na rua apenas duas das seis viaturas. Outros três veículos, pertencentes à Força Tática e que também fariam trabalho ostensivo, ficaram parados na manhã de ontem. 9º Batalhão da PM – Cidade da Esperança, zona Oeste: Outra unidade que estava com serviços irregulares na manhã dessa terça-feira devido à paralisação. Das usuais nove viaturas, apenas duas fizeram o policiamento ostensivo nos dez bairros da zona Oeste. Segundo o comandante, tenente coronel Spínola, as cinco bases comunitárias e dois postos policiais da área – em Jardim América e no Planalto – permaneceram fechados ontem pela manhã. Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) – Panatis, zona Norte: Nenhum dos oficiais de serviço aderiram à paralisação e os que estavam de folga não foram impedidos de participar da paralisação e do acampamento no Centro Administrativo. Batalhão do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) – Cidade da Esperança, zona Oeste Segundo o coronel Freitas, comandante do CPRE, 50% da tropa aderiu à paralisação e 100% das motos do Esquadrão Águia pararam. Para a Grande Natal, quatro viaturas atenderam todas as demandas e mais uma que atendeu aos postos da Via Costeira e da Rota do Sol, em Pium. O efetivo normal tem 25 motos e seis viaturas, uma para cada posto fixo. Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) – Lagoa Nova, zona Sul O número de faltosos por aderir à paralisação foi de sete dos trinta oficiais de serviço no dia de ontem, de acordo com o comando do batalhão. Geralmente, são seis viaturas circulando. Ontem de manhã havia apenas quatro.

www.tribunadonorte.com.br

RONALDO ALVES 54 anos, desempregado ouvido na avenida Rio Branco

FOTOS

galeria de imagens da paralisação da Polícia Militar


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

natal « ASSENTAMENTOS »

MST faz protesto em frente à Prefeitura de Ceará-Mirim Grupo cobra construção de escola e materiais para o assentamento Rosário, na zona rural

M

anifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura de Ceará-Mirim, na manhã desta terça-feira (22). O grupo cobra construção de escola e fornecimento de material para o assentamento Rosário, na área rural da cidade. Queimando pneus e empunhando foices, os trabalhadores pedem o fornecimento de telhas, cabos trifásicos e estrutura para a escola que deverá ser viabilizada. Representantes da Prefeitura conversaram com o grupo e disseram que já havia o consenso para o atendimento a parte das reivindicações. No entanto, o prefeito Antônio Peixoto vai conversar com o grupo pa-

ra tratar das reivindicações. Apesar do tumulto, ninguém ficou ferido. A via principal da cidade foi liberada, apesar da aglomeração de manifestantes. As famílias assentadas em Rosário trabalham em vários projetos produtivos, um deles é a comercialização de peixe. O assentamento, que fica na agrovila Canudos, tem implantado o Projeto Pólo-Tilápia, que produz tilápia durante todo o ano e garante o aumento da renda das famílias assentadas, além de ser considerada uma alternativa viável para convivência com a seca na região do Mato Grande. A criação do pescado associada ao plantio de frutas (banana e mamão) garante renda fixa de um salário mínimo mensal para as famílias que lidam com o projeto. Os assentados reclamam da demora da Prefeitura em sanar os problemas de infraestrutura. Essa manifestação de ontem não a primeira realizada pelo grupo. CEDIDA

Grupo de sem-terra faz queima de pneus em sinal de protesto

11

Juíza rejeita embargos e PGM vai recorrer ao TJRN « VIADUTO DO BALDO » Apelação no Tribunal de Justiça tentará derrubar decisão de 1ª instância que manteve as interdições da Rio Branco e Deodoro

ADRIANO ABREU

A

Procuradoria Geral do Município (PGM) vai interpor uma apelação no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, contra a decisão da primeira instância que manteve as interdições das avenidas Deodoro e Rio Branco, enquanto não são retomadas as obras de recuperação do canal e do viaduto do Baldo, que está interditado judicialmente ao tráfego de veículos desde 4 de outubro de 2012. Por conta do recesso do judiciário da Semana Santa, que começou já na quarta-feira (16) e terminou ontem, a PGM ainda não sido notificada, oficialmente, da decisão da juíza Francimar Dias Araújo da Silva (2ª Vara da Fazenda Pública de Natal), a qual rejeitou os embargos de declaração pleiteados pelo Município, no sentido de revogar as interdições das duas avenidas objeto da ação civil pública 0805051.07.2012. 8.20. 0001 de iniciativa da promotora de Meio Ambiente Rossana Sudário. No entanto, a procuradora da área de Meio Ambiente da PGM, Cássia Bulhões de Souza, confirmou por telefone, no começo da noite de ontem, que tem 30 dias para recorrer, mas já está elaborando a peça recursal para enviála até o fim desta semana ou começo da outra para o TJ. CássiaBulhõesexplicouqueno caso de ação civil pública a praxe não é de se conceder efeito suspensivo a esse tipo de decisão da primeirainstância.Eladisseacreditar que as obras do viaduto do Baldo

Semopi deve enviar hoje à PGM dados sobre a retomada das obras do canal e viaduto do Baldo

possam recomeçar enquanto não houver julgamento do mérito na segundainstância,masconfirmouque vai tentar a suspensão da interdição das duas avenidas, depois que obtiver informações na manhã de hoje do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira de Araújo Neto. “Com base nesses elementos vamos fazer um requerimento para concessão de efeito suspensivo”, disse ela. A juíza Francimar Araújo da Silva decidiu manter a interdição da Rio Branco e Deodoro por

medida de segurança para os veículos e pedestres que transitam nas imediações do viaduto do Baldo, no dia 4 de abril. A decisão só foi publicada no Serviço de Atendimento do Judiciário (SAJ) online do TJ na terça-feira (15), véspera do recesso da Semana Santa. Para a juíza Francimar da Silva não houve omissão ou contradição a ser sanada ou esclarecida. Ela baseou-se, segundo os autos, nos laudos técnicos elaborados pelo próprio Município, e na sua própria confissão “quanto ao risco eminen-

te de desabamento da estrutura em virtude do intenso tráfego de veículos em seu vão inferior”, conforme justificativa técnica da Semopi. A TRIBUNA DO NORTE tentou contato com o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, para saber quando as obras de recuperação serão retomadas, mas não obteve retorno. No último dia 11/04, Tomaz Neto informou que estava concluindo a análise da nova planilha de preços, para negociar com a construtora BMB.


12

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

natal

Novas ações emergenciais só em junho « ESTIAGEM » Semarh e Defesa Civil do Estado vaõ esperar pelo fim do período chuvoso para definir medidas

emergenciais que garantam aumento na oferta de água. Currais Novos e Acari podem enfrentar racionamento DAÍSA ALVES repórter

A

pesar da situação atual do Rio Grande do Norte - 159 cidades em declarado estado de emergência, 12 em colapso no sistema de abastecimento de água e nove em racionamento e dos alertas meteorológicos de que as chuvas não serão suficientes para recuperar o nível de água dos reservatórios -, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Defesa Civil do Estado se posicionam na espera pelo fim do período chuvoso para tomar medidas emergenciais que garantam aumento na oferta de água, evitando que outras cidades entrem em colapso de abastecimento durante o ano de 2014. Por enquanto, a esperança é de que “os céus mandem chuva”. “Fechou maio, começou junho, parou de chover de tudo e não tem mais perspectiva de chuva, aí sim, o Estado vai ter que sentar e colocar em prática o que andou planejando. Mas com as coisas de Deus a gente nunca sabe, de repente dá uma chuva forte...”, afirma a coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana D’arc. “A gente tem a esperança de haveralgumaportedeáguaainda.Vamos esperar o final do inverno paratomarnovasaçõesemergenciais”, corrobora o secretário da Semarh, Luciano Cavalcanti. “Estamos aguardando um novo parecer, novosestudosmeteorológicos.Vamos aguardar as previsões”, coloca o tenente Lavínio Flávio de Souza, assessortécnicodaCoordenadoriaEstadual de Defesa Civil (Cedec). O setor de meteorologia da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn) já adiantou que o período chuvoso no semiárido nordestino deve acabar em meados de maio e, até lá, não terá sido suficiente para recuperar satisfatoriamente o nível dos reservatórios potiguares. A Semarh afirma que não houve recuperação dos reservatórios nestas últimas chuvas, mas prefere esperar pelo final do próximo mês para saber com que quantidade de

água irá lidar durante o resto do ano. Para um enfrentamento da escassez de água, as ações “no gatilho” não são novidades para o sertanejo. Carros-pipa e perfuração de poços. “Em municípios de menor porte quando eles entrarem em colapso, a solução é carro-pipa mesmo”, diz a coordenadora. Porém, não há ainda definições de quais cidades receberiam estes benefícios, ou quanto de material seria necessário. O planejamento virá somente ao final de maio e início de junho. Atualmente, 134 cidades são abastecidas por carros-pipa em operação coordenada pelo Exército. Segundo o tenente Lavínio, as 23 cidades sob responsabilidade da Defesa Civil Estadual foram orientadas a procurar o Exército. Em consequencia da seca que se alonga nos últimos dois anos, já existe uma averiguação das localidades mais críticas, principalmente, no Seridó e Alto Oeste. Currais Novos, no Seridó, é uma das cidades mais preocupantes. Abastecida pelo açude Gargalheiras, o município tem o abastecimento de água equacionado até agosto de 2014, segundo informou o titular da Semarh. O reforço para ela seria a perfuração de 20 poços até maio desse ano, trabalho que ainda está em fase inicial. A barragem Marechal Dutra, em Acari, mais conhecida como açude Gargalheiras, abastece as cidades de Currais Novos e Acari e está com 10% da sua capacidade, de acordo com última medição, em 9 de abril. Para Joana Darc, esta situação prediz que pode haver racionamento nas duas cidades, mas nada está decidido. Para o Alto Oeste, está em conclusão uma adutora de engate rápido, levando água da barragem de Santa Cruz do Apodi a Pau dos Ferros, a partir de uma ligação em Itaú. A adutora de 42 km deve ser finalizada em 45 dias, beneficiando a cidade polo e mais 26 municípios. Já o reservatório Itans, em Caicó, e o Boqueirão de Parelhas estão “no limite”, garantindo, com dificuldade, o abastecimento humano para o ano de 2014.

ALDEMAR FREIRE

Gargalheiras, que abastece as cidades de Currais Novos e Acari, está com 10% da sua capacidade, situação considerada crítica ARQUIVO TN

Obras estruturantes para o Seridó têm poucos avanços Fora as ações emergenciais, se faz necessário soluções definitivas para uma convivência tranquila com o movimento climático periódico na região, como é a seca. Estes últimos dois anos, que apresentaram a estiagem mais crítica dos últimos dois anos, ressaltaram a necessidade do planejamento e execução de medidas efetivas e contínuas para o semiárido. “Nas regiões que existem grandes sistemas de adutoras não recebemos alertas de falta de água. Esta é a solução mais provável para manutenção do estado de seca”, afirma Joana Darc, relacionando a região do Agreste que é abastecido pelos sistemas de adutora Sertão Central e Monsenhor Expedito.

Neste objetivo, está em construção da barragem de Oiticica, para o Seridó. As obras da barragem, com capacidade para cerca de 600 milhões de metros cúbicos, quando estiver pronta, tem previsão de conclusão para agosto de 2015 e está em 25% de conclusão, no momento atual. Segundo Luciano Cavalcanti, o Governo do Estado autorizou a elaboração de um projeto de uma adutora partindo da barragem de Oiticica e levando água para Currais Novos, com bifurcação para Cruzeta, São José do Seridó e Acari. “Estamos em fase de construção de projeto, elaborando o termo de referencia para licitação”. Com tempo de licitação e execução, a utilização desta adutora teria previsão somente para 2016.

Joana D’Arc pontua as obras estruturantes em andamento no RN

A execução da adutora expressa que completaria o sistema do Alto Oeste, interligando por definitivo as tubulações da barragem de Santa Cruz do Apodi à Pau dos Ferros, depende de re-

cursos federais. No mês passado, segundo Joana Darc, o Ministério da Integração sinalizou que viabilizaria o recurso para a obra. A Semarh está planejando a adutora, e o recurso necessário.

Vacinação contra gripe H1N1 é adiada para a próxima sexta « INFLUENZA » Vacina já está sendo aplicada em algumas unidades básicas de Natal. No sábado, 26, será o dia “D” da campanha no RN

ADRIANAO ABREU

A

campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1), que seria iniciada nesta terça-feira, 22, em todo o Rio Grande do Norte, foi adiada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para a próxima sexta-feira (25). Por questões de logística na distribuição das vacinas por parte do Ministério da Saúde para o Estado, a data inicial da campanha foi modificada. Apenas, em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à vacinação na manhã desta terça-feira, 22, em algumas unidades básicas de saúde. Ontem, as unidades de Nazaré e Bom Pastor, segundo informou a SMS, tinham iniciado a campanha. A Secretaria esclareceu que oficialmente todas as unidades estarão abastecidas na sexta-feira (25). “Para evitar que a população se dirija até um posto que ainda não tenha chegado a vacina, estamos orientando que a partir da sexta-feira a população passe a procurar as unidades de saúde, porque todas já estarão oficialmente abastecidas”, explica Solange Cruz, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreviníveis da Secretaria Municipal de Saúde. No sábado (26), dia D da

Vacina estará disponível em todos os postos a partir de sexta

NÚMERO

615.428 pessoas devem ser vacinadas contra o vírus da gripe H1N1 em todo o Rio Grande do Norte, segundo informações da Sesap

campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do Estado,

que estarão abertas oferecendo a vacina para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (incluindo as trissomias), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta da campanha é vacinar 80% das 769.286 pessoas consideradas público-alvo, em todo o Rio Grande do Norte, segundo informou a Sesap.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

natal

Natal terá ‘Observatório da dengue’

13

« PALESTRAS »

Professor da PUC « COMBATE À DENGUE » Por meio da internet, nova ferramenta vai permitir que moradores faz palestras em Natal sobre os de Natal denunciem focos do mosquito transmissor da dengue ou suspeitas da infecção males intestinais JÚNIOR SANTOS

IGOR JÁCOME

A

repórter

N

o próximo mês, a população de Natal deverá ter acesso a uma nova ferramenta no combate à dengue. Por meio da internet, seja em computadores, tablets ou smartphones, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai receber denúncias de focos do mosquito transmissor, bem como de suspeita de infecção. O projeto foi idealizado pelo epidemiologista Ion de Andrade, do Departamento de Atenção Básica da SMS e foi desenvolvido em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Telessaúde Brasil. A proposta é inovadora e está voltada, em princípio, apenas para a capital. De acordo com os responsáveis, o aplicativo é o primeiro do tipo no Brasil, e será apresentado futuramente ao Ministério da Saúde. Em posse dele, a população poderá, em pouco segundos, fazer denúncias relacionadas a focos ou suspeitas da doença, enviando inclusive fotos. Para tanto, basta entrar no site (cujo endereço ainda não foi definido) ou no aplicativo disponível para os mais diversos sistemas, e fazer um cadastro informando nome, e-mail e o endereço objeto da denúncia. Com as devidas confirmações por parte dos agentes do município, serão feitos trabalhos de combate e prevenção ao foco e à doença. “Isso vai facilitar o mapeamento epidemiológico, que hoje é muito difícil de ser feito. Muitos casos não são notificados, principalmente os mais leves, e as pessoas não procuram atendimento. Assim há uma sub-notificação. Isso acaba sendo um problema”, afirma Ion Andrade. De acordo com o professor Ricardo Valentim, que coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, a SMS vai receber as notificações em tempo real e os agentes de endemias, ou de saúde, dependendo do tipo de denúncia, serão encaminhados ao local para apurar a situação. “Em Curitiba existe um aplicativo em que as pessoas dizem

Em muitos bairros de Natal, o problema é o acúmulo de recipientes e pneus que podem acumular água e proliferar larvas do Aedes

Ì QUEM Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Universitário da UFRN e Telessaúde

O QUE Lançam, no próximo mês, aplicativo virtual em que população poderá denunciar, pela internet, focos de dengue e casos suspeitos da doença

onde tem um foco, mas não há qualquer contrapartida do poder público. Nesse aqui, existe uma notificação e uma resposta eficiente”, coloca. Com o projeto em andamento, o tempo de combate à doença deverá ser reduzido. “Entre a descoberta e o tratamento do foco, geralmente são 45 dias, enquanto o mosquito eclode em sete. Ou seja, quando há o combate, quem está sendo combatido é o tataraneto daquele primeiro”, exemplifica Valentim. O Governo do Estado também já teria procurado a UFRN para conhecer o projeto. “Estamos abertos a prefeituras e Estados que estejam interessados”, destacou. O epidemiologista Ion de Andrade afirma que a ideia surgiu durante um seminário sobre os planos de contingência no combate à dengue nas cidadessede da Copa do Mundo. Foi ai que ele procurou a UFRN. “Com a população aderindo, vai ser possível enxergar no mapa a concentração dos focos”, destaca. A população poderá destacar no mapa o local, porém, não

terá acesso ao mapa com todas as denúncias, que será exclusivo ao poder público. O LAIS desenvolve uma pesquisa na área desde março do ano passado e começou a execução neste ano. O aplicativo, faz parte de um projeto mais abrangente, que é o Observatório da Dengue. A ideia é que os relatórios das visitas dos agentes também sejam feitos através da internet, mas ainda não há previsão de data para as melhorias. De acordo com o coordenador Programa Municipal de Combate à Dengue, Lúcio Pereira, o município conta com 382 agentes. Cada um é responsável por regiões de 800 a 1000 casas e trabalham com ciclos bimestrais de visitação. Até agora, de acordo com ele, não houve nenhuma reunião ou treinamento dos agentes para o ingresso no novo sistema. A data de lançamento do aplicativo ainda não foi definida. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado houve registro de 4.378 casos suspeitos na capital.

NÚMEROS

45 dias é o tempo que se leva, em média, entre a descoberta e o combate ao foco do Aedes Aegypti. Ele deverá ser reduzido com o uso do aplicativo

7 dias é o prazo médio de eclosão do ovo do mosquito

382 é o número de agentes epidemiológicos de Natal

4.378 foram os casos suspeitos notificados em 2013

ADRIANO ABREU

JÚNIOR SANTOS

Ion de Andrade diz que aplicativo facilitará mapeamento de casos

Professor Ricardo Valetim, do LAIS/UFRN, explica que SMS vai receber as notificações em tempo real

Sociedade de Gastroenterologia do RN promove na quinta-feira, 24, às 20h, na Associação Médica do RN, três palestras proferidas pelo professor de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva da Faculdade de Medicina da PUC em Campinas (SP), Flávio A. Quilici. Ele aborda os temas “Constipação Intestinal”, “Microbiota Intestinal e as Doenças Digestivas” e “Transplante de Fezes”. As palestras fazem parte do “1º Curso de Atualização em Gastroenterologia”, pioneiro no Rio Grande do Norte. Serão abordados os aspectos referentes ao diagnóstico da Constipação Intestinal (popularmente: prisão de ventre) e o tratamento mais atual. Além disso, o professor irá detalhar a importância da flora bacteriana intestinal e sua relação com diversas doenças do Aparelho Digestivo. E, ainda, irá uma nova modalidade de tratamento para colites graves: “Transplante de Fezes”. Apesar de parecer estranho, o transplante é a única alternativa de cura para pacientes que sofrem da chamada colite pseudomembranosa, que causa diarréias persistentes, que podem levar à desidratação e até a infecção generalizada. Esse tipo de colite é causada pela Clostridium difficile, uma bactéria que normalmente habita a flora intestinal de cerca de 10% das pessoas, mas costuma não incomodar porque há um equilíbrio natural entre as bactérias. Uma pesquisa feita por cientistas holandeses e publicada no New England Journal of Medicine em janeiro deste ano trouxe a técnica de volta - mas por outras vias - e constatou que o transplante de fezes é realmente a alternativa mais rápida e eficaz para o tratamento, em comparação com o uso da vancomicina. No estudo, os pesquisadores analisaram três grupos de pacientes: o primeiro e o segundo foram tratados com os antibióticos e o terceiro grupo fez o transplante. Acura do problema foi tão rápida no terceiro grupo (a diarréia cessou em 85% dos voluntários na primeira infusão) que o estudo foi interrompido, já que os médicos concluíram que seria antiético manter os outros pacientes com medicamentos, sem bons resultados. Na segunda infusão, a diarreia cessou em 95% dos participantes. O grupo holandês fez o transplante por meio de uma infusão de fezes feitas por uma sonda no nariz do paciente, chegando no duodeno. Aqui no Brasil, para evitar constrangimentos aos pacientes e até mesmo a possibilidade de refluxos, em vez de usar a sonda no nariz, coloca-se a sonda no intestino (jejuno) por meio de uma endoscopia alta, após sedação do paciente. O Curso de Atualização em Gastroenterologia” teve início em 2013 quando foram ministradas 22 aulas.


14

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

natal

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

“É uma tradição do Senado sempre melhorar os textos, sem exceção, e, para isso, há a clara necessidade de tempo. A Câmara passou três anos discutindo o tema. Querem agora que, em uma semana, o Senado vote? É, no mínimo, um desrespeito com a Casa” Do senador José Agripino, ontem, no Senado, em crítica à pressão do governo federal para votar o Marco Civil da Internet

FEÉRICO

Excluídos

INSTA/RAFAROSITO

1 - BELA

A Coca-Cola recrutará crianças em estado de vulnerabilidade para atuar como gandula (que devolve aos jogadores a bola que saiu do campo) durante a Copa do Mundo. Essa é a boa notícia. A má é que as crianças da capital dos magos-hospitaleiros foram excluídas pela gigante de refrigerantes.

verão, de 26 a 29, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Themis Freitas em instante Dermage na Animale, no Fashion Days Natal Shopping

Holofotes

2 - FLASHES

Toda descolada, Jordana Asfora em momento Fashion Days

2

3 - BACO

Pois bem

Na noite Vinhedos Malbec World Day: Ivanovna Costa, Gilvan Passos e Jaqueline Mundim

As crianças que atuarão nos jogos que acontecerão na Arena das Dunas serão trazidas da capital pernambucana. As de Natal não serão selecionadas. E pensar que existe uma fábrica da Coca-Cola em solo potiguar.

IDEIA

Páscoa continua

Sabe aqueles ovos de chocolate ganhados a mais no domingo de Páscoa? Estudantes do Complexo Educacional Contemporâneo estão reunindo-os para fazê-los chegar a instituições da cidade que trabalham com crianças e adolescentes.

4 - ESPANHA

Governador da Ilha de Lanzarote, Pedro San Ginés Gutiéres recebe o prefeito Carlos Eduardo e Murillo Felinto

Então

O que será que Prefeitura de Natal e Governo do Estado vão fazer para contornar essa lamentável exclusão?

3 MA

Baco

Aumento de fluxo

Com a aproximação das eleições estaduais, intumescem o entra e sai na Assembleia Legislativa. São pessoas que se dizem detentoras de muitos votos no interior, querendo promover um leilão de si mesmas com os deputados.

Inflação

O discurso dos ‘eleitores de muitos votos’ é quase sempre o mesmo: lideram um “grupo” que quer “trabalhar” para o parlamentar. Depois da breve apresentação, cifras e mais cifras são colocadas em propostas, numa tentativa forçada de arranjar uns trocados durante a campanha.

Flerte

Uma paquera política silenciosa acontece na Câmara Municipal de Natal. O alvo é a vereadora Eleika Bezerra (PSDC), que, por ter conquistado a opinião pública com a sua forma inédita de exercer a vereança, foi identificada pelos postulantes à majoritária como um bom nome para se ter no palanque. Eleika agregaria credibilidade. Artigo raro no meio hoje em dia.

Perigo

Se os registros de violência no Estado já eram incontroláveis, com a paralisação dos po-

Para a passarela, a Daya levará casting com atrizes da Rede Globo. A Pata Choca desenvolveu coleção baseada em trechos de poesias de Leila da Cunha Lima, sob o tema ‘Flores que Voam’, com estampas coloridas e exclusivas de folhas, flores, casulos e borboletas, que retratam o colorido do Nordeste, especialmente o de Natal.

4

1 liciais militares, ontem, abriuse ainda mais o leque do caos. Em sobrevoo pela capital dos magos-desamparados, a Abelhinha de Plantão captou um morto na zona Norte, outro na zona Sul e três baleados em Felipe Camarão. Todos sem a presença de viatura e PMs.

SS...

O apresentador Sílvio Santos tirou o programa de domingo para uma curtição com a filha Patrícia Abravanel. O alvo foi Fábio Faria. Fez de conta que não sabia o sobrenome do genro e, ao ouvir a filha dizer Faria, brincou que faria isso, faria aquilo. Ela disse que estava como a terceira-dama do país, a contar que com a viagem do deputado Henrique Alves à China, FF estava presidente da Câmara Federal, o terceiro na su-

cessão do poder.

...Vem aí

Após brincadeiras e risadas, Sílvio Santos disse que podia ser o caminho para Patrícia ingressar na política. Mas depois voltou atrás e disse que o dom dela é mesmo ser pastora evangélica.

Páginas

E Patrícia Abravanel é capa e recheio da revista Forbes Brasil, edição exclusivamente com mulheres. Discorreu maior parte da entrevista sobre o seu amor. Fábio. E o filho que vem aí, Pedro Abravanel de Faria.

Campo

E no Domingo de Páscoa, Ronaldo Fenômeno colocou no Instagram que jogou tênis com Fábio Faria, na badalada aca-

demia Givaldo Barbosa, em São Paulo, “sob olhar crítico” de Rodrigo Barbosa, “head coach” da academia.

Espanha

Com o secretário-adjunto de Turismo, Murillo Felinto, o prefeito Carlos Eduardo foi recebido pelo governador da Ilha de Lanzarote, Pedro San Ginés Gutiéres. Os potiguares apresentaram proposta de criação de um voo entre a capital-potengi e a ilha, uma das sete que integram o arquipélago das Canárias, na Espanha. A resposta agradou.

Espocar

O belo Sombra e Água Fresca Spa Floresta, em Pipa, será cenário de uma bela festa de aniversário, sábado. Comemoração dupla. Tilintares em celebração ao grito de felicidade dos casa-

dóns Juliana Flor e André Elali. Promete!

Cegonha

Noite de celebração para Karla Motta e Miguel Josino, ontem à noite, na Promater. Nasceu o neto Bernardo, primeiro herdeiro de Talita Motta e Diego Bezerra. Miguel concedeu entrevista na 96FM e de lá correu para a maternidade.

Moda-moda

Cinco empresas potiguares do segmento de moda infantojuvenil vão participar da Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil/Teen-Bebê (FIT), considerada uma das principais na América Latina, em São Paulo, com o apoio do Sebrae-RN. Aire, Catulina, Daya, New Kin e Pata Choca apresentarão as concepções para a temporada primavera-

A Vinhedos Prudente de Morais foi palco do Malbec World Day. Com presença do consultor Antônio Alves, participantes degustaram quatro rótulos de diferentes regiões da Argentina. O evento foi criado no país em 2011 para apresentar o que suas adegas oferecem de melhor quando o assunto é a uva Malbec.

Coolhunting

Luciano Almeida aterrissa hoje na terrinha com recheio de novas ideias que traz de Nova York. Além do roteiro de gastronomico, compras e luxo, o rapaz deu um giro pelo MoMA, onde anotou tudo da mostra sobre o arquiteto Frank Lloyd Whright, em cartaz por lá.

« COLMEIA » Quarta de parabéns para Carolina Felinto, Denise Diniz, José Vanildo, Gerson Antunes, Newton Ramalho, Pedro Galvão Amaral Filho.

à

A partir das 16h, o lounge de O Boticário no Natal Shopping Fashion Days terá presença do make up artist e consultor estratégico para a linha Make B. Fernando Torquatto, que falará sobre a linha Make B. Barroco Tropical, lançada na SP Fashion Week para a coleção outonoinverno de O Boticário.

à

UFRN começa a treinar voluntários « COPA 2014 » Treinamento dos mil voluntários selecionados pelo site Brasil Voluntários para atuação durante

os jogos do Mundial em Natal começam a ser preparados a partir do próximo sábado, 26, pela Universidade

M

il voluntários selecionados pelo site Brasil Voluntários, do Governo Federal, para atuação durante os jogos da Copa 2014 em Natal, começam a ser preparados a partir do próximo sábado, 26, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A instituição vai preparar pessoas que se dis-

puserem a trabalhar como recepcionistas, dando orientações para quem precisa se locomover na cidade; a atuar em situações de atendimento rápido ou de tumulto e indicando sinalização. Em nível nacional, a formação dos voluntários da Copa é de responsabilidade da Universidade de Brasília (UnB) e, em Natal, da pro-

fessora Conceição Fraga, pró-reitora adjunta de Extensão da UFRN (PROEX). Conforme planejamento da PROEX, o Curso de formação dos voluntários vai ocupar quatro finais de semana seguidos, começando nos dias 26 e 27 deste mês, com encerramento marcado para 24 e 25 de maio, exceto o período que compreende

o feriado do dia trabalho. As atividades do sábado serão pela manhã e tarde, e no domingo, pela manhã. Os voluntários selecionados vão ser divididos em quatro grupos, cada um com 250 pessoas. A primeira formação será sobre mobilidade e contará com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A segunda formação vai abordar a segurança, com participação do Corpo de Bombeiros. Os outros dois temas serão educação física e teatro, com a colaboração de docentes do DEF e DEART, da UFRN. A formação dos voluntários terá ajuda de 40 monitores capacitados por professores da Universida-

de de Brasília (UnB).

Serviço Locais do curso: 26 e 27 de abril: no prédio da reitoria da UFRN; 03 e 04 de maio: em 15 salas no Setor II de aulas do Campus Central; 17 e 18 de maio: no prédio da reitoria; 24 e 25 de maio: no Setor III de aulas.


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

HOJE NA TV

12h e 17h - Globo Esportivo 19h30 - América x Boavista Copa do Brasil

Confira a charge que Brum fez relativa ao esporte, na edição de hoje da TRIBUNA.

19h30 - América x Boavista Copa do Brasil - Sportv 22h - Tupi/MG x FLU - Globo

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

SEM ARTHUR MAIA, AMÉRICA APOSTA EM RAFINHA CONTRA O BOAVISTA • PÁGINA 16

esportes EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Imbróglio na largada Com certeza, é inédito na história dos 43 anos de disputa do Campeonato Brasileiro: aos 17 minutos do 1º tempo o jogo Joinville x Portuguesa de Desportos foi suspenso pelo árbitro Marcos André da Penha/ES. No relatório, o árbitro deixa em branco o espaço para Placar final, substituindo por um lacônico 0 x 0. A Lusa, simplesmente retirou-se do gramado. Mais curioso ainda é que Marcos André não deixa entender que houve W.0. Da Lusa, ao contrário do relatório do delegado, ao referir-se ao abandono de campo do time paulista. C rivada de tiroteio pelo rebaixamento para a série “B” por utilizar jogador irregular, mais uma vez a Lusa do Canindé mete-se numa embrulhada.

UNIFORME PARA OS FLANELINHAS Na medida em que vai se aproximando a largada da Copa, recomendações novas vão surgindo, nas mais variadas áreas da cidade. Uma delas, chama atenção pela simplicidade, porém de ampla largueza social e a baixíssimo custo/satisfação. A ideia consiste na distribuição de short e camiseta para nossos humildes flanelinhas usarem durante o período da Copa do Mundo. Camiseta amarela, short verde ou azul. Além de possibilitar um “fardamento” condizente com o orgulho do brasileiro ver sua pátria sediando outra Copa, certamente deixará nossos flanelinhas bem mais apresentáveis, e orgulhosos. Quem sabe, poderia o patrocinador pode até reduzir os custos com o patrocínio discreto da empresa (ou prefeitura) inserido na camiseta. Quem topa encampar a ideia?

S. Exa., o Integrador Novidade (2) A palavra é estranha, tão estranha que não consta dos dicionários dos mestres Pasquale Cipro Neto e Aurélio Buarque de Holanda: trata-se da função de Integrador, com cuidado para não confundir com “entregador”. Pois, anote aí, caro leitor: integrador é o responsável por todo o gerenciamento do processo de localização, instalação, montagem, manutenção, conservação e desmontagem das estruturas complementares, da parafernália decorrente do apoio logístico para realização da Copa em Natal. O torcedor fique sabendo que já existe a empresa com a função de Integradora, o nome é Consórcio 2NC, e a matéria-prima é formada por cercas e portões, mobiliário, equipamento de segurança, serviço de áudio, vídeo, telecomunicação e instalações hidráulica e elétrica.

O financiador é o governo do estado, segundo os homens da Fifa. O tremendo “abacaxi” caiu nas mãos do engenheiro Demétrio Torres, - transformando-se num homem dos sete instrumentos. Ele já está coçando a cabeça, tantas são as atribuições que têm caído nas suas mãos, valendo salientar que Demétrio está nessa missão desde o início das obras, antecedida pela demolição do “João Machado”, terraplenagem e largada para a construção da Arena das Dunas. Pra completar, surgiu a empresa “Integrador”. O custo dos gastos com a “Integrador” é calculado em R$ 16 milhões. Com carga de trabalho tão pesada, será que o paciente Demétrio consegue diariamente encostar a cabeça no travesseiro, e dormir? …

TRISTE COINCIDÊNCIA Ainda sobre a morte prematura do narrador Luciano do Valle, é a coincidência do óbito acontecer na mesma data em que partiu uma das maiores revelações do futebol brasileiro após a era Pelé: Denner Augusto de Souza foi forjado na Portuguesa, virou craque rapidamente. Como são duas épocas – Denner despontou nos anos noventa, Neymar no início dos anos 2010/2012, numa ascensão mais rápida.

TRISTE (2) Denner era tão craque quanto Neymar, talvez mais rápido, porém sem a estrela do santista. Denner morreu aos 23 anos num desastre de automóvel, no Rio, provavelmente cochilou no volante quando dirigia em alta velocidade. Era o dia 19 de abril de 1994, Denner defendia o Vasco, na época. Disputou 18 partidas pela Seleção Brasileira, mas sem ganhar títulos de expressão. Denner era muito amigo de Luciano do Valle.

DECISÃO QUENTE Um dos mais acirrados clássicos do Nordeste, indo juntar-se a outros também imperdíveis como Sta. Cruz x Sport, ABC x América, Paysandu x Remo, CSA x CRB, Treze x Campinense e o explosivo Ba-Vi, vai reunir logo mais à noite na Arena Castelão decidindo o título cearense: Ceará x Fortaleza, o “Vovô” jogando pelo empate. O recorde na Arena reuniu Ceará x Sport com 61.068 assistentes na decisão da Copa do Nordeste, recentemente.

« CARTÃO AMARELO »

Acompanhe online tudo sobre o América na Copa do Brasil contra o Boavista www.tribunadonorte.com.br

15

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 23 de abril de 2014

Apito Final

TNONLINE

Segundo Valcke, Itaquerão vai esperar até minuto final « COPA 2014 » Secretário-geral da FIFA teme que atrasos compliquem

a abertura do Mundial no estádio paulista e disse não ter mais escolha VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/AE

S

ão Paulo (Agência Estado) - Sede da abertura da Copa do Mundo e de outros cinco jogos, o Itaquerão não terá nenhum evento-teste para o torneio com a sua capacidade máxima. Ontem, após a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao estádio, foi revelado que a arena corintiana terá capacidade para 50 mil espectadores na partida entre o Corinthians e o Figueirense, válida pelo Campeonato Brasileiro, a ser disputada em maio. No cronograma de testes do Itaquerão para a Copa do Mundo, o mais importante deles será este jogo entre Corinthians e Figueirense, que está marcado para 17 de maio, às 21 horas, mas poderá ter a sua data alterada para o dia seguinte, um domingo, a partir das 16 horas. Essa troca deverá acontecer porque a Fifa pretende testar o estádio com a luz do dia, como será no primeiro jogo do Mundial. A data de entrega das cadeiras provisórias, porém, será uma semana antes, no dia 10 de maio. Com isso, o estádio já terá os 68 mil lugares previstos para a Copa do Mundo. Mesmo assim, o jogo entre Corinthians e Figueirense poderá receber apenas 50 mil espectadores, deixando o Itaquerão sem um teste com a capacidade máxima para a Copa do Mundo. Antes da partida pelo Brasileirão, serão disputados jogos festivos, com público ainda menor, entre funcionários da obra e também entre ídolos da história corintiana. Ainda existe a possibilidade do Itaquerão sediar um outro confronto do Corinthians antes da Fifa assumir o controle do estádio para a Copa. Esta partida seria o duelo contra o NacionalAM, pela segunda fase da Copa do Brasil, marcado incialmente para acontecer no dia 14 de maio no Pacaembu - o jogo de ida será em 30 de abril, na Arena Amazônia, em Manaus. O secretáriogeral da Fifa afirmou ontema, em São Paulo, onde visitou as obras do Itaquerão, que o estádio

Em tom crítico, Jérôme Valcke deu a entender que terá que aceitar o estádio apesar dos problemas

ficará pronto “no último minuto” para receber a Copa do Mundo, incluindo o jogo de abertura, no dia 12 de junho, entre as seleções do Brasil e da Croácia. “Nós não temos mais nenhum minuto a perder. Não existe mais escolha. A abertura da Copa será em São Paulo”, disse Valcke, após a vistoria. “Não sou um sonhador, trabalho com fatos concretos. Na reunião que tive hoje (terça-feira), ficou acertado que o estádio ficará pronto, mesmo que ainda que no último minuto”, completou. Faltando 51 dias para o início da Copa do Mundo, uma das maiores preocupações da Fifa é o atraso da conclusão das estruturas temporárias que precisam ser erguidas nos estádios para a receber a mídia, equipamentos operacionais e patrocinadores da competição. Durante o evento que deu a largada para a exposição da taça da Copa nas 27 capitais do País, realizado nesta terça-feira, no Maracanã, o diretor de comunicações da entidade, Walter De Gregório, demonstrou preocupação com a demora da conclusão dessas estruturas.

« LIGA DOS CAMPEÕES »

Bayern de Munique desafia o Real Madrid Confronto marcado para as 15h45 deve lotar mais uma vez o Santiago Bernabéu

M

adri (AE) - Atual campeão europeu e mundial, o Bayern de Munique tem sido referência no futebol mundial desde o ano passado. Hoje, porém, tem um desafio bastante complicado pela frente: enfrenta o também poderoso Real Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola, no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa - a volta será na semana que vem, na Alemanha. Apesar da grande fase da sua equipe, que já conquistou o título alemão por antecipação na temporada, o técnico Pep Guardiola descartou qualquer favoritismo diante do adversário espanhol. “O Real Madrid sempre é o Real Madrid. Com esse trei-

nador (Carlo Ancelotti), com outro, com outros jogadores. Sempre tem algo especial. É um dos rivais individualmente mais difíceis que teremos nas semifinais. Não há um time como um elenco como o do Real Madrid”, ressaltou o treinador do Bayern. O fato de estar invicto como treinador no Santiago Bernabéu, um outro feito da sua assombrosa carreira, também foi minimizado por Guardiola, que fez história no comando do Barcelona, grande rival do Real. “Era outro time, outro clube, outra situação. Nada tem a ver”, avisou ele.

JOGO DE ONTEM

O jogo de ida da primeira semifinal da Liga dos Campeões, disputado ontem entre Atlético de Madri e Chelsea, no estádio Vicente Calderón, terminou empatado sem gols. Esta foi a primeira vez nesta edição da competição europeia que os espanhóis não venceram jogando em casa.

Taça FIFA chega ao Brasil e vem a Natal no dia 22/5 O tamanho não é daqueles que chama a atenção por si só. São 36,8 centímetros de altura e 6,175 quilos. Mas, em seus 18 quilates de ouro maciço suportados por uma base de 13 centímetros de diâmetro, a taça da Copa do Mundo congrega as expectativas de 32 seleções, se alinha com as projeções de milhões de torcedores e mexe com o imaginário de todos os que têm de alguma forma a vida conectada ao futebol. A chegada a capital potiguar está marcada para o dia 22 de maio. Gente como o aposentado José Antonio Soares, de 71 anos. “Nascido tricolor”, como gosta de enfatizar, ele bate o olho na taça que será disputada no Mundial de 2014 e imediatamente se transporta para 1950. Na época, ele tinha sete anos e o troféu era outro, o Jules Rimet. Mas o ambiente de Copa está entre as suas primeiras lembranças. “Eu não fui ao estádio, mas tenho muitos dos lances narrados pela visão do meu pai, que estava

lá testemunhando. E desde então a taça da Copa carrega muitas simbologias”, afirmou. José Antonio foi um dos primeiros a conferir de perto o Tour da Taça, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O troféu chegou ao Brasil depois de uma jornada de 150 mil quilômetros por 90 países. Tour que teve início em 12 de setembro de 2013, com uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor. Agora, nessa etapa nacional, o troféu passará por 27 cidades brasileiras. É a primeira vez que todas as capitais de um país-sede serão contempladas. Haverá 26 escalas até chegar a São Paulo, no dia 29 de maio. A capital paulista será sede da abertura do Mundial, no jogo entre Brasil x Croácia, agendado para 12 de junho. Objeto de desejo de todos, a taça pode ser tocada, na prática, por muito poucos. Apenas campeões mundiais e chefes de Estado têm o direito de manusear o troféu. No Rio, coube ao capitão do Tri, Carlos Alberto Torres.


esportes América decide contra o Boavista

16

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

« COPA DO BRASIL » O time tem uma vantagem confortável, mas não conta hoje com a sua

principal estrela. Arthur Maia, expulso no jogo anterior, não joga. Partida começa 19h30

O

América volta a campo hoje, às 19h30, na Arena das Dunas, para mais uma decisão. Dessa vez, contra o Boavista/RJ, pela Copa do Brasil. Como no primeiro encontro entre as duas equipes, o alvirrubro potiguar venceu por 2x1, jogando fora de casa, começa o duelo na vantagem. Pode até perder por 1x0, que sai de campo classificado para enfrentar o Náutico na próxima fase. E, para conquistar a vaga, o técnico americano, Oliveira Canindé, não vai poder contar com os laterais Wálber (contundido) e Wanderson (que já jogou a competição pela Tombense/MG e, por isso não pode atuar por outra equipe). Outro desfalque rubro é o camisa 10 Artur Maia, que foi expulso no jogo de ida. Com isso, Rafinha entra no meio campo. Marcelinho deve ser mantido na direita, enquanto Alex Barros e Artur Henrique brigam pela posição de titular na lateral esquerda. O goleiro Andrey, que sentiu uma lesão muscular, também foi vetado e, com isso, Fernando Henrique segue como titular no gol americano. Em compensação, o comandante rubro vai poder contar com os retornos dos volantes Márcio Passos e Dener. “Os jogadores já sabem o que espero de cada um deles e agora é fazer isso dentro de campo, para alcançar nosso objetivo. Não vou mexer muito no time, porque não gosto de fazer isso. Vamos manter o que a equipe vinha fazendo e colocar em campo o que temos de melhor para essa decisão. O Boavista vem acreditando que pode conseguir essa classificação e nossa missão é impedir isso. Temos que nos impôr”, afirmou Canindé. Por conflitos de data, a Federação Norte-riograndense de Futebol solicitou a Confederação Brasileira de Futebol para alterar a data da primeira partida da segunda fase da Copa do Brasil, antes marcada para o dia 29 desse mês, já que no dia 30, acontece a segunda partida da final do Estadual, entre América e Globo. A solicitação foi atendida e, caso o América se classifique para a segunda fase da Copa do Brasil, deve enfrentar o Náutico no dia seis de maio, ainda sem mando de campo definido. Tendo que marcar pelo menos dois gols contra o AméricaRN para avançar na Copa do Brasil, o Boavista vai entrar em campo, buscando um feito que não ocorre desde o dia 1º de outubro de 2013. Na ocasião, a equipe de Saquarema bateu o Barra da Tijuca por 2 a 0, no Estádio Telê San-

JÚNIOR SANTOS

Em busca do bicampeonato da Copa Libertadores, o AtléticoMG abre a sua participação nas oitavas de final hoje, às 22h (horário de Brasília), diante do Atlético Nacional, em Medellín, na Colômbia, tentando voltar ao Brasil com um bom resultado. Para isso, aposta na grande fase da sua defesa, mas também sabe que precisa melhorar a sua produção ofensiva. Nas últimas quatro partidas, o Atlético-MG marcou apenas um gol, no seu compromisso anterior na Libertadores - a vitória por 1 a 0 sobre o Zamora -, mas também não foi vazado. O desempenho defensivo tem agradado ao técnico Paulo Autuori. Ao mesmo tempo, ele vem demonstrando apoio aos jogadores do ataque.

São Paulo tenta eliminar o CRB No meio de campo, Rafinha entra para tentar cumprir o papel que vem sendo exercido por Arthur Maia com brilhantismo na equipe

tana, no Rio de Janeiro, pela sétima rodada Copa Rio. Júnior e Giovanni fizeram os gols da vitória. Para conseguir a tão sonhada classificação, o clube terá que quebrar outro tabu na Arena das Dunas. O clube de Saquarema ainda não triunfou fora de casa nesta temporada. Os sete jogos que a equipe venceu em 2014, todos ocorreram dentro de Saquarema, no Estádio Eucy Resende, com o apoio da torcida. “É uma tarefa bastante árdua, mas existe a possibilidade, então, vamos fazer o possível para conseguir a classificação. Estamos conversando com os jogadores, sabemos que, sobretudo, o emocional é importante. E estamos tentando configurar isso, que, se existe uma possibilidade, então, vamos buscá-la”, disse o técnico do Boavista, Américo Faria.

Não vou mexer muito no time, porque não gosto de fazer isso. Vamos manter o que a equipe vinha fazendo” OLIVEIRA CANINDÉ Técnico do América

FICHA TÉCNICA AMÉRICA BOAVISTA Fernando Henrique; Marcelinho, Cléber, Edson Rocha e (Alex Barros) Artur Henrique; Márcio Passos, Val (Dener), Fabinho e Rafinha; Rodrigo Pimpão e Max.Técnico: Oliveira Canindé.

Diego; Thiaguinho, Gustavo, Bruno Costa e Sena; Pedroso, Thiago, William e Jéferson; Romário e André.Técnico: Américo Faria.

Local: Arena das Dunas Horário: 19h30 Árbitro: Nielsen Nogueira Dias (PE) Assistentes: Albino Andrade Albert Júnior e Ricardo Bezerra Chianca (ambos do PE)

É uma tarefa bastante árdua, mas existe a possibilidade, vamos fazer o possível” AMÉRICO FARIA Técnico do Boavista

Fluminense enfrenta o Tupi/MG fora de casa Embalado pela boa estreia no Campeonato Brasileiro, onde goleou o Figueirense por 3 a 0, o Fluminense volta a campo hoje, às 22h, desta vez pela rodada de ida da segunda fase da Copa do Brasil, para medir forças com o Tupi-MG no Estádio Municipal Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG). O Tricolor eliminou o Horizonte-CE com uma goleada por 5 a 0 na volta, após derrota por 3 a 1 no Ceará. A tarefa da vez deverá ser complicada, pois os mineiros, na etapa anterior passaram pelo Juazeiro com um 2 a 0 na Bahia, avançando sem sequer precisarem do duelo de volta. Cristóvão Borges, técnico do Fluminense, alertou seus comandados sobre o risco desta partida. “O Tupi não tem um time fraco e muito menos ingênuo. Joga tudo na competição e está se preparando para este jogo. Além disso, se classificou com facilidade na fase anterior. Se entrarmos descuidados seremos surpreendidos”, alertou o técnico. A derrota para o Juazeiro na partida de ida da fase anterior serve de alerta. “O Tupi tem um time ainda mais qualificado, pois não passou de fase por acaso. Se formos surpreendidos em Minas Gerais poderá ser difícil reagir no Rio de Janeiro. Não queremos passar por aquela pressão

de novo. Portanto, o sinal de alerta precisa estar ligado”, alertou o goleiro Diego Cavalieri. Justamente por ter em mente o que aconteceu contra o Horizonte que o Fluminense descarta pensar em eliminar a partida da volta, o que acontecerá se os cariocas ganharem por dois ou mais gols de vantagem. “Nós temos que pensar em conseguir um grande resultado, que nos dê condições de decidir em casa com tranquilidade no Rio de Janeiro. Nós vamos a campo pensando em conseguir uma vitória, independentemente da diferença de gols”, disse o atacante Rafael Sobis.

TUPI/MG FLUMINENSE Rodrigo, Henrique, Wesley Ladeira, Fabrício Soares (Helder) e Bruno Barros; Felipe Lima, Maguinho, Raphael Toledo e Álvaro (Dieguinho); Núbio Flávio e Wesley Técnico: L. Condé

Diego Cavalieiri, Bruno, Gum, Wellington Carvalho e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wágner e Darío Conca; Rafael Sobis e Fred Técnico: Cristóvão Borges

Estádio: Mário Helênio/MG Horário: 22h Árbitro: Antônio R. Batista do Prado (SP) Assistentes: Ricardo Lanutto (SP) e Fabrício de Moura (SP)

ADRIANO ABREU

aceitaram um acordo com o alvinegro e voltaram aos clubes de origem ções consideradas de maior carência do atual elenco. Porém a promessa do vice-presidente de futebol do alvinegro, Bira Marques, é que possam chegar até quatro novos atletas. Pelo fato de não possuir um elenco fechado e um time em franco processo de formação, o goleiro Gilvan ressaltou ter gostado da estreia no Recife, quando os potiguares arrancaram um empate diante do Santa Cruz-PE e tiveram chance até de sair com um resultado melhor. “Diante de todas as circunstâncias, sabendo que a nossa equipe está em formação, que jogamos contra um bom time, fora de casa, acredito que começamos bem. Iniciar somando pontos, ainda fora de casa é sempre muito impor-

tante”, destacou, o goleiro. O treinador Zé Teodoro detectou precipitação da equipe principalmente na etapa inicial do confronto, quando o ABC sofreu o gol e foi pouco efetivo no ataque. Fato que conseguiu mudar no segundo tempo, quando o grupo cresceu de produção. Otimista, Teodoro acredita que o ABC ainda vai evoluir. “Estamos tendo condições de trabalhar a equipe agora, de colocar as peças que estão chegando, realizar mais trabalhos táticos e o time vem mostrando evolução. Agora é intensificar esse trabalho, esperar a chegada de mais algumas peças e vamos seguir crescendo com o decorrer das partidas”, afirmou.

O último treinamento do São Paulo antes de enfrentar o CRB, a partir de 22h de hoje, no Estádio Rei Pelé, foi leve e descontraído. Para estender a alegria até o final de semana, o time comandado por Muricy Ramalho conta com uma boa atuação no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil – de preferência, com vitória por ao menos dois gols de diferença, o que eliminaria a partida de volta. O que motivou as brincadeiras e os sorrisos no CT da Barra Funda foi a estreia triunfante no Campeonato Brasileiro, com um 3 a 0 sobre o Botafogo. O resultado fez o meia Paulo Henrique Ganso já vislumbrar a conquista de outro torneio, a Copa do Brasil. “Espero que esse seja o meu primeiro de muitos títulos pelo São Paulo”, comentou.

« STJD »

FICHA TÉCNICA

« BRASILEIRO SÉRIE B » O volante Matheus Barbosa e o meia Gabriel

S

Fora de casa, Galo/MG encara o Nacional/COL

« MORUMBI »

ABC abre espaço para reforços e por um lado a diretoria do ABC negocia a contratação de novos reforços, por outro ela também vai realizando negociações paralelas para abrir espaço no elenco. Ontem duas novas dispensas foram oficializadas, casos do volante Matheus Barbosa e do meia Gabriel Nunes, ambos aceitaram as propostas oferecidas e já viajaram para os seus clubes de origem Grêmio/RS e Cruzeiro/MG, respectivamente. Até a partida de estreia como mandante, sábado na cidade de Santa Cruz-RN, o treinador Zé Teodoro pretende contar com no mínimo mais dois reforços. A diretoria anunciou que está em negociações com um lateral-esquerda e um meia, as duas posi-

« LIBERTADORES »

Portuguesa pode ser excluída da série B A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicou na tarde desta terça-feira a súmula da partida entre Joinville e Portuguesa, válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O árbitro Marcos André Gomes da Penha relatou que os jogadores da equipe paulista abandonaram o jogo e não indicou W.O. contra o clube. Na súmula, o árbitro explica que os atletas da Portuguesa deixaram o campo de jogo e não cita a liminar judicial. Marcos Rogério Lico, filho do presidente da Portuguesa Ilídio Lico, foi a única pessoa citada no documento do juiz da partida, sendo considerado o representante da Lusa.

hoje na tv 15h30 - Liga Italiana Feminina de Vôlei: Piacenza x Novara; BandSports 15h45 - Liga dos Campeões da Europa: Real Madrid x Bayern de Munique; Globo, Bandeirantes e ESPN Brasil 17h - Natação: Troféu Maria Lenk; SporTV 19h30 - Copa do Brasil: América-RN x Boavista; SporTV 19h45 - Libertadores: Nacional x Vélez Sarsfield; FOX Sports 20h - MLB: Boston Red Sox x New York Yankees; ESPN+ 21h - NBA: San Antonio Spurs x Dallas Mavericks; ESPN Internacional 22h - Copa do Brasil: Tupi x Flu; Globo

Zé Teodoro detectou problemas no time, mas fala em otimismo


TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

DÓLAR COMERCIAL

Compra: R$ 2,2410 Venda: R$ 2,2420

DÓLAR TURISMO

Compra: R$ 2,1600 Venda: R$ 2,3570

EURO TURISMO

Compra: R$ 3,0800 Venda: R$ 3,2570

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 3,7708 Venda: R$ 3,7721

PREVISÃO É DE ALTA NA INFLAÇÃO. ROQUE PELLIZZARO JUNIOR, DA CNDL, AFIRMA QUE O COMÉRCIO JÁ SENTE OS EFEITOS. Pág. 2

TN ONLINE

Tap tem promoções, também a partir de Natal, para sete novos destinos operados na Europa. blog.tribunadonorte.com.br/eturismo

economia

Editora: Renata Moura [renatamoura@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira, 23 de abril de 2014

Novo aeroporto abre em 22 de maio « MUDANÇA NA DATA » Adiamento do início da operação ocorre pela segunda vez e foi anunciado ontem. Mesmo com a mudança, o aeroporto será usado durante a Copa do Mundo, afirma consórcio Inframérica CEDIDA

VINÍCIUS MENNA Repórter

O

Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, tem nova data para entrar em operação: dia 22 de maio. A informação foi divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) após reunião realizada no fim da tarde de ontem, em Brasília. Esta é a terceira data anunciada para o início da operação. Originalmente, a projeção era que os primeiros voos chegassem ao aeroporto no dia 15 de abril, data que acabou postergada para 10 de maio e agora para o dia 22 do mesmo mês. A SAC não detalhou quais foram os motivos que acarretaram na mudança do cronograma. Participaram da reunião o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do consórcio Inframérica – que construiu e vai administrar o aeroporto – além de membros da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da Associação Nacional das Empresas Administra-

Aeroporto Governador Aluízio Alves: Mudança para o empreendimento é considerada ‘complexa’

doras de Aeroportos (Aneaa), e das companhias aéreas TAM, GOL, Avianca, Azul e TAP. Na reunião, ficou definido que o consórcio Inframérica entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto no dia 30 de abril. Outra data agendada na reunião foi a de homologação do novo aeroporto pela Anac, que ficou para 19 de maio. Em visita às obras, em março, o ministro Moreira Franco

afirmou que o “prazo limite” para a entrada em operação do aeroporto era 10 de maio. Questionada sobre os motivos para a alteração na data, a SAC informou que “não houve nenhum motivo específico”. “O dia 10 de maio era uma previsão inicial. Após reunião com as companhias aéreas e com a Operadora Aeroportuária, o dia 22 de maio foi definido como uma data segura para o início das operações, dada a complexidade de uma transfe-

rência que exige cuidado”, declarou a SAC. Apesar da informação da SAC de que o consórcio Inframérica só entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto no dia 30 de abril, o consórcio reafirmou ontem que toda a parte de infraestrutura das suas instalações está pronta.

Homologação

Ao ser questionado sobre o que teria motivado a definição

de uma nova data para a entrada em operação do novo aeroporto, o consórcio declarou que “as companhias áreas precisam de 15 dias para a instalação de seus sistemas que posteriormente precisam ser homologados pela Anac”. “Existe agora a necessidade de configuração dos servidores para os sistemas, que deve ocorrer até dia 30 de abril, e com isso as companhias aéreas podem iniciar suas instalações no dia 1º de maio”, informou o consórcio, por meio da assessoria de imprensa. O Inframércia disse ainda que “não há uma pendência em relação ao aeroporto, mas uma série de processos que necessitam ser implantados com tranquilidade para uma transferência sem percalços aos passageiros”. A Anac foi procurada para detalhar o processo de homologação, mas informou que não seria possível prestar esclarecimentos até o fechamento desta edição. PÁGINA 2

Novo aeroporto deve receber voos comerciais na Copa

DADOS E CRONOGRAMA Números relacionados ao novo aeroporto e prazos. Início da obra: Agosto de 2012 Conclusão da obra: Abril de 2014 *Início da operação: 22 de maio de 2014 Número de lojas no terminal de passageiros: 50 Vagas de estacionamento: 850. No Augusto Severo são 527 Cronograma para o início da operação: à30 de abril: Inframérica entregará a infraestrutura de tecnologia da informação do aeroporto à19 de maio: Anac homologa o aeroporto. à22 de maio: aeroporto entra em operação. *Duas datas já haviam sido anunciadas para o início da operação: 15 de abril de 2014 e 10 de maio de 2014. A nova data (22/05) foi divulgada ontem. Fontes: SAC / Inframérica


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

economia

Voos comerciais na Copa devem ficar em S. Gonçalo

Negócios &Finanças

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Teto furado A subida dos preços dos alimentos e, especialmente os administrados, leva os analistas do mercado a uma previsão pessimista com relação a inflação oficial pelo IPCA. De acordo com o boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central, que colhe estimativas entre cerca de cem instituições, a mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu pela sétima semana consecutiva, desta vez de 6,47% para 6,51%, pouco acima do teto de 6,5%. O País vai continuar convivendo com baixo crescimento e inflação em elevação, por mais algum tempo.

JUROS E PIB Apesar de prever uma inflação bem mais elevada, os

analistas em geral não mudaram suas expectativas para a Selic. Eles continuaram a prever Selic de 11,88% em 2014 e de 13% em 2015. Já a projeção para a alta do PIB em 2014 cai de 1,65% para 1,63%.

Voadores

Risco

Nos três primeiro meses do ano, o percentual de cheques devolvidos por falta de fundos ficou praticamente estável, na comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com a Boa Vista SCPC. Entre janeiro e março, 2,06% dos cheques movimentados foram devolvidos por falta de fundos. No mesmo período em 2013, essa fatia foi de 2,05%. Apenas em março deste ano, 2,16% dos cheques foram devolvidos.

A cada 15,8 segundos um criminoso tenta aplicar um golpe utilizando indevidamente dados pessoais de um consumidor. A informação é do último levantamento do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Para evitar ser a próxima vítima, quem teve documento roubado, perdido ou extraviado durante o feriadão deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian.

SUCESSÃO Será na próxima segunda-feira, dia 28, a posse da nova

diretoria do Sindicato das Empresas Imobiliárias do RN (Secovi/RN), que terá como presidente o empresário Renato Gomes, da “Procuradoria de Imóveis”, sucedendo ao também empresário Jailson Dantas, da “Padrão Imóveis”, que ocupará a vice-presidência da entidade. A solenidade será realizada no Versailles Tirol, às 19h.

Benefício ampliado O setor automobilístico quer a ajuda do governo para pagar salários, com base em um modelo da Alemanha. Os empresários e sindicalistas vão levar, novamente, ao governo federal proposta de criação de um sistema nacional de proteção ao emprego, de

acordo com informações do jornal “O Estado de S. Paulo”, divulgadas ontem. Em épocas de crise, os trabalhadores são afastados, mas não demitidos. Eles continuam vinculados à empresa e recebendo salários, com boa parte vinda de subsídios do governo.

OCUPAÇÃO Foi recorde a ocupação na hotelaria de Pipa e São Mi-

guel do Gostoso, principalmente, com turistas regionais como os pernambucanos e paraibanos. Em Natal, a hotelaria registrou uma ocupação acima dos 80%. Na próxima semana tem o feriado do Dia do Trabalho (quinta-feira, dia 1º), que pode trazer mais turistas. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) eleva as previsões para as chuvas e nos reservatórios de usinas hidrelétricas no Sudeste e no CentroOeste que subiram para 38,3% ao final do mês. A previsão da semana passada era de 36,8%. As afluências esperadas para esta região no mês de abril passaram a 76% da média histórica, ante expectativa de 71%. No jargão do setor elétrico, afluência é a quantidade de água dos rios convertida em energia.

1

2

A previsão para o nível dos

reservatórios na região Sul no fim de abril passou de 42,8% para 43,4%, na comparação com a previsão de semana passada. No Nordeste, a previsão passou de 43 1% para 43,6%; no Norte, caiu de 90,6% para 90,4%. Outro ponto revisto pela ONS foi a expectativa de crescimento da demanda de carga de energia em abril em todo o país, que deverá ser de 3 9%.

3

O CREA-RN em parceria com a ADS/Tigre promove hoje (23), em em Natal e amanhã (24), em Mossoró, a palestra técnica sobre tubos corrugados de PEAD de grandes diâmetros. As palestras gratuitas acontecerão às 19h, tendo como palestrante, o Eng. Civil Gabriel Neto, na sede do CREA, em Natal e em Mossoró, no auditório da Inspetoria Regional. Informações: (84) 4006.7217/9411.1860

TRAINEE A Duratex lança o Programa de Trainee 2014, para selecionar 22 jovens talentos de diversas áreas. O programa está estruturado para oferecer bases para o crescimento do profissional na empresa. As inscrições podem ser feitas até amanhã (24), no site http://www.across.com.br/duratex/. A empresa, produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários, oferece um programa distribuído entre as divisões Deca e Madeira e também na área corporativa. TECNOLOGIA O Hapvida Saúde investe, anualmente, mais de R$ 17 milhões em tecnologia, visando levar ainda mais qualidade ao serviço que oferece. Do total do recurso, R$ 15 milhões são voltados para a saúde e R$ 2 milhões para a Odontologia. O investimento beneficia os 2,8 milhões de usuários da operadora em suas 208 unidades próprias nos 11 estados em que atua no Norte e Nordeste, entre eles o Rio Grande do Norte.

PROMOÇÃO A operadora Claro inicia a segunda fase da promo-

ção “Craque da Claro é Outra Coisa”, protagonizada por Neymar. Serão sorteados 60 carros, 1 por dia, até 16 de junho. Para participar, o usuário deve se cadastrar na promoção, enviando um SMS gratuito com a palavra “Claro” para o número 234, ou pelo site: www.craquedaclaro.com.br, e ganha um número da sorte.

« NOVO AEROPORTO » Previsão de uso do novo aeroporto durante a Copa

do Mundo não mudou com a alteração da data de início da operação

O

Aeroporto Governador Aluízio Alves tem nova data para começar a operar, mas continuará sendo o aeroporto oficial do Rio Grande do Norte na Copa do Mundo, afirmam a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o consórcio Inframérica. “O aeroporto estará operando para a Copa do Mundo. Importante deixar claro que sempre houve um prazo no cronograma para acomodar estas questões finais da mudança”, informou o consórcio, em nota. O novo aeroporto deverá ficar responsável pelos voos comerciais do Rio Grande do Norte, durante a Copa, o que inclui 274 novos voos para Natal liberados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o período. O Augusto Severo, por sua vez, poderá receber voos executivos. Conforme explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em visita ao RN em março, está descartada a possibilidade de que o Augusto Severo receba voos comerciais na Copa. Quanto à forma como será usado após o evento, ainda não havia definição. Entre outras possibilidades, foram cogitadas a destinação do Augusto Severo para a aviação militar ou, ainda, transformar a área em centro de convenções ou shopping. Em fevereiro, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou à TRIBUNA DO NORTE que o prazo originalmente previsto para a transferência do aeroporto Augusto

ADRIANO ABREU

Terminal de passageiros do novo aeroporto: Mais de 200 voos extras são esperados durante a Copa

Severo para o novo aeroporto era curto. Em março, o comandante Carlos Junqueira, diretor de segurança operacional da GOL, adiantou que seria necessário mais tempo e afirmou que a data de início de operação deveria passar de 10 de maio.

Obras

Embora o consórcio Inframérica considere a obra concluída, máquinas ainda trabalhavam no local e acabamentos estavam em curso na última quinta-feira (17), quando a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local em visita acompanhada por funcionários do consórcio.

Na quinta-feira, o pórtico de entrada do aeroporto recebia ajustes. O telhado curvo do viaduto de embarque, no segundo piso, estava incompleto, faltando instalar quebra-sóis, que estavam empilhados no andar de cima. Alguns fios elétricos estavam aparentes. Ainda assim, de maneira geral, o equipamento tomou forma de aeroporto, com escadas rolantes já instaladas, balcões de check-in implantados e o sistema de bagagens completo. Já sinalizada, a pista esteve entre as partes inspecionadas pela Anac de 14 a 16 de abril. A inspeção teve por objetivo a homologação do “lado ar” do aeropor-

to, que inclui também o pátio. Conforme a Anac, falta ainda o “lado terra”, que envolve o terminal de passageiros tanto na área de check-in como nas áreas restritas. A data dessa inspeção não foi divulgada. Procurada ontem, após a reunião na SAC, a Abear preferiu não comentar a mudança no cronograma de início de operação, e apenas reiterou os dados contidos na nota da SAC. O Governo do Estado informou através de sua assessoria que a governadora Rosalba Ciarlini cumpria ontem agenda no interior do estado e que por isso não tinha qualquer informação oficial sobre o assunto.

Inflação deve superar meta « 2014 » Analistas preveem pela primeira vez este ano inflação de

6,51%. O número supera o teto estabelecido pelo governo, de 6,5%

B

rasília (AE) - Pela primeira vez no ano, a expectativa do mercado para a inflação de 2014 rompeu o teto da meta do governo, limite definido em 6,5%. Pelos dados do boletim Focus, publicação semanal feita pelo Banco Central com previsões de analistas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve atingir 6,51% em dezembro. Se confirmada essa taxa, o presidente do BC, Alexandre Tombini, terá de fazer uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando o estouro da meta. O Banco Central falhou na missão de manter a inflação dentro dos limites de tolerância em três ocasiões: 2001, 2002 e 2003. Nessas situações, a instituição foi obrigada a publicar a carta. O quadro atual, de pessimismo do mercado, segundo analistas, se intensificou depois do choque dos alimentos in natura, que pelo IPC-Fipe acumula alta de 20,95% entre janeiro e março. No primeiro mês do ano os preços do segmento haviam subido 4,16%. Esse quadro, somado aos preços represados de administrados e a expectativa de que o BC interrompa em maio o ciclo de aumento dos juros, levou o mercado a estimar um cenário pior para a inflação do ano. Foram sete semanas consecutivas de piora das previsões. Há quatro semanas, a expectativa para o IPCA de 2014 estava em 6,28%. Para 2015, o mercado projeta carestia de 6,00%. Um mês antes a estimativa era de 5,80%. “A inflação deste ano já está contratada. Qualquer coisa que seja feita agora, terá efeito apenas em 2015”, observou Carlos

ANTONIO CRUZ

Alexandre Tombini, presidente do BC, terá de explicar “estouro”

Thadeu de Freitas, ex-diretor do BC e economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A meta de inflação deste ano foi definida em 4,5% pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Miriam Belchior, e o presidente do BC, Alexandre Tombini, em uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) publicada em junho de 2012. O documento autoriza o BC a trabalhar com uma margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Curto prazo

A deterioração das expectativas também ocorre no curto prazo. A mediana das estimativas para o IPCA de abril aumen-

tou de 0,69% para 0,80%. Há quatro semanas estava em 0,60%. Para maio, a projeção subiu de 0,45% para 0,47%. As sinalizações do BC são de que o atual ciclo de aperto monetário, que levou a Selic de 7,25% ao ano em abril do ano passado para 11% neste ano, esteja próximo do fim. O mercado, de acordo com o Focus, espera apenas mais uma alta de 0,25 ponto porcentual em maio. “O sinal do BC, de que vai parar os juros, também alimenta a expectativa de inflação”, disse Eduardo Velho, economistachefe da INVX Global Partners. “ O próprio Tombini admite que o objetivo é não superar o teto da meta, não fala mais em convergir para os 4,5%”, argumentou.

Poder de compra cai e comércio sente na Páscoa Brasília (AE) – A inflação foi um dos principais empecilhos par as vendas da Páscoa neste ano. As vendas a prazo, nesta Páscoa (entre 13 e 19 de abril) cresceram 2,55% em relação a igual período do ano passado (entre 24 e 30 de março de 2013), no país, informou ontem a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “Já projetávamos o pior crescimento dos últimos cinco anos, por volta de 3,5%. Mas essa variação de 2,55% veio aquém e frustrou ainda mais os lojistas”, diz o presidente da confederação, Roque Pellizzaro Junior. O Serviço de Proteção ao Crédito atribui o resultado ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à inflação elevada. “Mesmo indicando estar sob controle, a inflação ainda é alta e diminui o poder de compra do consumidor”, explica a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues. Esse não foi o único levantamento a demonstrar desaceleração. O indicador de atividade do comércio relativo à semana da Páscoa deste ano, divulgado ontem pela Serasa Experian, registrou aumento de 1,6% em todo o País - resultado abaixo do registrado em 2013, quando cresceu 5,6% ante 2012. Para os economistas da Serasa Experian, a aceleração da inflação e o crediário mais caro por conta dos sucessivos aumentos das taxas de juros, determinaram menor dinamismo nas vendas.


Natal • Rio Grande do Norte Quanta-feira, 23 de abril de 2014

economia

3

»ENTREVISTA » JOSÉ AIRTON DA SILVA SECRETÁRIO ESTADUAL DE TRIBUTAÇÃO

‘Vamos promover justiça fiscal no Rio Grande do Norte’

ALDAIR DANTAS

« MOTORES » Secretário destaca importância do

Comércio na arrecadação de tributos e explica o que está sendo feito para aperfeiçoar o Fisco

A

ausência de educação fiscal, as dificuldades de fiscalização e a burocracia que o processo de formalização de empresas impõe aos pequenos empreendedores ainda são os principais causadores do vilão da arrecadação tributária: a sonegação fiscal. O setor terciário, representado pelo comércio e serviços e que tem registrado maior crescimento nos últimos anos é também o que responde pela maior lacuna na arrecadação estadual. De acordo com a Secretaria Estadual de Tributação, a sonegação de ICMS no estado ainda gira em torno de 30%. Em 2013, a arrecadação total do tributo foi de R$ 3,9 bilhões – ou seja, a sonegação fiscal representou uma perda de 1,17 bilhão para os cofres públicos. No Alecrim, principal centro comercial de Natal, que responde por 40% da arrecadação do tributo e conta com seis mil estabelecimentos comerciais, a informalidade ainda está presente. De acordo com a Associação de Empresas do Bairro do Alecrim (AEBA), existem cerca de 2 mil camelôs espalhados pelo bairro. Destes, apenas 480 são formalizados – são aqueles que ocupam o camelódromo, na avenida Presidente Bandeira. Não existe um levantamento específico das entidades comerciais sobre a representação de cada bairro no comércio do Estado. Entretanto, para o secretário estadual de tributação, José Airton da Silva, apesar da presença da informalidade, o comércio de rua – representado, principalmente, pelo microempreendedorismo – é muito forte no Rio Grande do Norte. Segundo Airton, a formalização dos microempreendedores é um processo cultural, e que deve ser facilitado nos próximos anos pela adesão a processos mais tecnológicos e diminuição da burocracia, como a Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e). O programa está em fase de testes no Rio Grande do Norte e 10 empresas – entre elas uma gigante do ramo da informática – já começaram a utilizá-la. O Rio Grande do Norte será o primeiro estado do Nordeste a implantar o novo projeto. Os processos de formalização e a importância do setor terciário para a economia do Rio Grande do Norte serão debatido na

O Rio Grande do Norte vai ser o sexto Estado do Brasil e o primeiro do Nordeste a implantar a Nota Fiscal Consumidor Eletrônica"

20ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento. Promovido pela TRIBUNA DO NORTE, em parceria com Fiern, Fecomercio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Salamanca Investiments. O evento acontece na próxima segundafeira (28), no Hotel Sehrs, Via Costeira, a partir das 8h. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o secretário José Airton da Silva dá um panorama sobre a importância do comércio na arrecadação estadual. O setor de comércio e serviços é o que tem mais crescido no Rio Grande do Norte. Em 2013, o aumento nas vendas foi de 8,8%. Qual a representação desses setores para a arrecadação estadual?

A nossa arrecadação tributária no ano passado foi de R$ 4,3 bilhões, um aumento de 13% com relação à 2013. Nós arrecadamos três impostos: o Imposto Sobre Comércio e Serviços (ICMS), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). Somente o ICMS representou cerca de R$ 3,9 bilhões. O comércio do Rio Grande do Norte é representado, em grande parte, pelos micro e pequenos empreendimentos, mas eles nem sempre são formalizados. No Alecrim, por exemplo, existem cerca de 2 mil camelôs. Qual o impacto da informalidade nas contas públicas?

Muitas vezes o empreendimento se formaliza, mas continua atuando na informalidade ao não emitir a nota fiscal. É o já conhecido “com nota ou sem nota?”

Nós estimamos que a sonegação do ICMS, que é o principal imposto do setor, chegue a 30%. Isso também é uma característica cultural do nosso povo. O microempreendedor nem sempre é consciente ou quer se arriscar totalmente pelo negócio. Geralmente eles começam informais por causa da burocracia para abertura de empresas, que ainda é muito forte no Brasil. Entretanto, o crescimento da arrecadação estadual mostra uma conscientização por parte do empresário. O Sebrae tem alguns projetos de formalização de microempreendimentos. Da parte do Governo do Estado, o que é feito para coibir a informalidade?

Temos um programa de edu-

cação fiscal dentro das escolas, feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec). Nós enviamos tutores para as escolas que trabalham orientando os professores sobre educação tributária. Promovemos gincanas que trabalham o assunto entre a população. Essa educação dentro da escola é importante porque a necessidade de formalização também deve ser uma cobrança do consumidor. Claro que a emissão deveria ser um processo natural – como é na maioria dos grandes empreendimentos comerciais – mas a população também tem que cobrar. Muitas vezes o empreendimento se formaliza, mas continua atuando na informalidade, ao não emitir nota fiscal. É o já conhecido “com nota ou sem nota?” O Governo do Estado pode autuar esses estabelecimentos que ainda atuam na informalidade?

Sim. Nós fazemos uma fiscalização intensiva em conjunto com a Receita Federal. Se não há essa pressão do Fisco, os negócios continuam na informalidade. É por isso que mandamos fiscais para as ruas, abordamos caminhões em postos de fiscalização para checar se a mercadoria entra e sai com nota fiscal. Temos 482 auditores fiscais para fazer essa fiscalização. Além disso, também temos alguns municípios que se organizam, como é o caso de Natal, que também disponibiliza fiscais para atuarem. Inicialmente nós não multamos o estabelecimento: geralmente é feita uma fiscalização orientativa. Imagine o caos social que a autuação de camelôs causaria. No interior essa ainda é uma prática muito forte. Uma ação fiscal mais dura poderia tirar um emprego dessas pessoas, e isso também não é interessante para o estado. Nós temos que trabalhar a fiscalização como orientação, mostrando que o camelô, o comércio informal, não é uma

Ì O QUE O eSocial fará parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O projeto, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica, reunirá todas as informações da área trabalhista em uma única entrega. Estão inclusos no projeto a entrega de todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos oriundos da relação trabalhista e previdenciária, bem como informações relevantes acerca do contrato de trabalho. O projeto ainda não tem data para entrar em vigor no RN.

atividade de futuro. Não traz nenhuma garantia para o trabalhador, como a contribuição com o INSS. Um grande problema que temos é que todo mundo quer ser empreendedor, mas não procura orientação. E mesmo com essa fiscalização a sonegação ainda fica na casa dos 30%. Pode ser considerado um índice alto?

É praticamente impossível ter 100% de arrecadação no Brasil. Isso é observado em qualquer região. Como eu disse, é uma característica do nosso povo. Um estudo da ONU mostrou as empresas gastam quase 108 dias por ano com questões burocráticas. O que está sendo feito para resolver isso?

No RN nós estamos no processo de implantação da Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-

e). Já existem dez empresas trabalhando com a nota no projeto piloto, como é o caso da Miranda Computação. Atualmente estamos trabalhando com poucas empresas que nos procuraram, mas a intenção é ir abrindo mais no próximo ano. Ainda temos um problema com o armazenamento de dados dessas empresas, mas a previsão é que tenhamos resolvido até o dia dois de maio. O Rio Grande do Norte vai ser o sexto estado do Brasil e o primeiro do Nordeste a implantar a NFC-e. Quais são os benefícios que a NFCe vai trazer para a pequena empresa? Ela é mais barata?

Além da economia do papel, também temos a economia na aquisição de um sistema e da impressora fiscal. Sozinha, a impressora fiscal custa cerca de R$ 8 mil. Claro que o empresário ainda vai precisar gastar, principalmente com internet, um sistema de emissão eficiente e a transmissão dos dados, mas esse custo deve cair para R$ 2 mil. Nesse sistema, o cliente faz a compra e a nota fiscal vai ser entregue direto no e-mail do consumidor. Segundo as associações comerciais, os microempreendedores também estão preocupados com a implantação do eSocial. A previsão do Governo Federal é que ele começasse a funcionar já no final do ano para grandes empresas, e em 2015 para as pequenas. Como isso está sendo trabalhado no RN?

O eSocial não vai prejudicar a atividade do microempreendedor, mas promover a justiça fiscal. Por meio do sistema, o Governo vai poder monitorar o negócio, ter o controle de estoque e vendas da pessoa jurídica e monitorar a emissão de nota fiscal. É isso isso. Não há nenhum acréscimo de imposto. O MEI (microempreendedor individual) vai continuar pagando R$ 1 de ICMS.


4

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

economia

Petrobras devolve área no pré-sal « DE FORMA INÉDITA » A estatal optou por devolver a área em que realizou a primeira perfuração do pré-sal, o bloco BM-S-10, na Bacia de Santos, após descumprir os prazos para declaração de comercialidade da área

R

io (AE) - Sofrendo grande pressão sobre sua gestão, entre denúncias de irregularidades e alto endividamento, e com prazo apertado para ampliar a produção, a Petrobras optou por devolver a área em que realizou a primeira perfuração do pré-sal, o bloco BM-S-10, na Bacia de Santos, foi entregue no último mês à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), após a estatal não ter cumprido os prazos para declaração de comercialidade da área. É a primeira vez que a companhia devolve uma área de présal. A decisão foi vista pelo mercado como um sinal de que a estatal está revendo suas prioridades de exploração para cumprir os investimentos previstos. A meta é dobrar sua produção até 2020, atingindo quatro bilhões de barris de óleo por dia. Para tanto, a companhia já revê a política de conteúdo local com objetivo de acelerar a entrega de embarcações para a campanha exploratória. Em nota, a estatal informou que seus estudos indicaram a “inviabilidade” do desenvolvimento econômico do bloco. A

descoberta do óleo no bloco foi anunciada em 2005, na área chamada de Parati, próxima aos campos de Lula e Sapinhoá. Na época, a Petrobras havia avaliado o óleo como de boa qualidade, leve e de maior valor comercial. A descoberta foi feita por amostragem em poços com profundidade de mais de 5 mil metros. Pelo cronograma, ela deveria apresentar até 2012 os estudos sobre dimensão e características do reservatório para, em seguida, declarar a comercialidade. Segundo a ANP, isto não foi feito e o bloco retomou ao portfólio da agência reguladora, podendo ser concedido a outro consórcio interessado. “Nesse momento, a Petrobras tem muita coisa para fazer, o que demanda muito investimento e também mão de obra e equipamentos. Então ela pode estar traçando prioridades para as áreas onde considera mais interessante”, avalia o consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie). “A sua situação econômica gera uma pressão para refinar essas prioridades”, completa.

Parceiras

O consultor também destaca que as parceiras também enfrentam situações econômicas difíceis no mercado internacional. O consórcio era formado pela Petrobras (65%) com as empresas portuguesas BG (25% ) e Partex (10%). O contrato para exploração da área foi assinado com a ANP em 2001, na segunda rodada de licitações da agência. “A perfuração dos poços levou um ano em função das dificuldades da área, que tem uma camada muito espessa de sal”, avalia o geólogo Carlos Jorge Abreu, professor da UNB especialista em petróleo. “Houve tempo suficiente para ter uma solução para a área. Tudo indica que não era interessante, para a empresa, desenvolver esse bloco, talvez por razões econômicas”, completa Em nota, a estatal informou que analisou as informações sobre a área em conjunto com as empresas parceiras. A avaliação era que os reservatórios tinham natureza “heterogênea e desconectada” o que “inviabilizava a implantação de projeto para o desenvolvimento econômico dessa descoberta”. DIVULGAÇÃO

Bacia de Santos: Devolução na área é vista como revisão de prioridade para cumprir investimentos

« IMÓVEIS »

Caixa define regras para portabilidade de crédito Regras valem para operações envolvendo financiamentos com recursos do FGTS

A

edição de ontem do Diário Oficial da União traz publicada a Circular 650 que determina critérios e procedimentos operacionais para a portabilidade de crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A portabilidade permite ao cliente bancário pedir a transferência de operações de crédito de um banco para outro que ofereça taxa de juros mais baixa. As novas regras entram em vigor em 5 de maio. O Conselho Curador do FGTS já havia aprovado, em março, a portabilidade. A circular publicada ontem lista os procedimentos operacionais para realizar a portabilidade.

Incentivos

De acordo com a circular,

os bancos podem reduzir o ganho com os juros e a taxa de administração cobrados dos clientes para incentivar a portabilidade. O valor e o prazo da operação não podem ser superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito. Outra regra é que o sistema de amortização da operação do crédito objeto da portabilidade não pode ser alterado. Se houver divergência entre as informações enviadas pelos bancos, a Caixa poderá rejeitar a transferência da dívida ou solicitar a complementação de informações. De acordo com a circular, os motivos que podem implicar a negativa da transferência da dívida são o não recebimento de informações dos bancos envolvidos e fornecimento de dados cadastrais e financeiros inconsistentes. A circular reforça que o custo operacional acordado entre as instituições financeiras para fazer a portabilidade não poderá ser cobrado ou repassado ao devedor.


LITERATURA

Alexandre Nero fala sobre José Alfredo, seu personagem em "Falso Brilhante." PÁGINA 2

Monteiro Lobato Livro a Livro reúne ensaios que analisam obra adulta do escritor. PÁGINA 4

HOJE NA TELINHA

No Viva, Renata Sorrah fala sobre suas personagens marcantes. E o Brasil de Darcy Ribeiro segue na TV Brasil. PÁGINA 2

CARLOS BETÃO ENCENA MONÓLOGO SARGENTO GETÚLIO HOJE NO TAM • PÁGINA 3

viver

YUNO SILVA Repórter

E

la está há pouco mais de 15 anos na estrada, começou comotantosoutroscantandona noite e atualmente vive o melhor momentodesuacarreira–pelomenos até agora! Com talento e muita personalidade,KhrystalSaraivacolhe os frutos de seu trabalho como cantora e compositora Brasil afora, lida coroada por uma agenda que extrapolaasfronteirasdoRioGrande do Norte. Mas antes que tentem creditar a boa fase da potiguar na conta pós-The Voice Brasil, é bom que se diga que não é de hoje que Khrystal coleciona performances empalcosforadoEstado:adiferençaéqueagoraascoisasestãomenos difíceis–fáciléumapalavraquenão faz parte do dicionário da cantora de 32 anos que andava pelo Beco da Lama na virada do século buscandoumabrechaparasoltaravoz. Para se ter uma noção do alcance de sua música, Khrystal cumpre nova temporada regional levando na bagagem os últimos momentos dedicados à divulgação do álbum “Dois Tempos”, lançado em 2012. Enquanto o terceiro disco não sai do forno, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano, ela segue para Fortaleza no dia 25. Na volta, faz Areia Branca (RN) dia 26 e retorna a Natal para preparar show especial no Teatro Riachuelo no dia 2 de maio (ingressos à venda na bilheteria do teatro por R$ 40 a R$ 100). Ainda em maio se apresenta em Maceió (29), Campina Grande (30) e Caruaru (31); chegando ao Recife no dia 7 de junho. Para Khrystal, além, claro, de toda repercussão e visibilidade nacional que sua participação no programa The Voice Brasil proporcionou, passar a ser conhecida e reconhecida por mais pessoas dentro do próprio RN foi sua maior conquista. Em entrevista exclusiva ao VIVER, ela fala da carreira pós-The Voice, da polêmica envolvendo seu nome quando desabafou nas redes sociais sobre sua saída, dos novos projetos e da atuação como atriz no filme “A Luneta do Tempo” de Alceu Valença. Confira:

LUIZ GADELHA

Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

BLOG VINO DIVINO VINO

Conheça os 7 melhores vinhos de todos os tempos, segundo o Wine-Search

tribunadonorte.com.br/vinodivinovino

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 23 de abril de 2014

Perto de concluir o terceiro disco, previsto para o segundo semestre, Khrystal faz temporada de shows em várias capitais para “fechar o ciclo de Dois Tempos”, como ela mesma diz. Em Natal, ela faz show no Teatro Riachuelo, próximo dia 2

BATE-PAPO Khrystal Saraiva Cantora

Você tinha uma agenda movimentada de shows fora do RN bem antes de participar do programa. Mas as coisas ficaram menos difíceis agora, no pós-The Voice?

Sempre trabalhei muito, mas as coisas se ampliaram, tenho recebido convite para cantar em várias cidadesforadaminhaáreadeatuação (Nordeste). Esse segundo semestre prometetrazernovasconquistas,novospalcoseplatéias.Issomeestimulamuito,masnãotemnadafácilnão. E o cachê melhorou também?

Que pergunta indiscreta. [risos] Melhorou um pouquinho sim! Apesar de você ainda estar circulando com o show do CD “Dois Tempos”, já há planos para um novo álbum. No segundo semestre teremos novidades, confere?

Confere. O “Dois Tempos” está na fase final de seu ciclo. Vem aí um novo disco e já estou finalizando tudo. Alguma coisa para adiantar sobre esse próximo disco: composições autorais, algum estilo predominante, novas parcerias?

Dá pra dizer que tem “A Carne” e “Morô?” no repertório. É um disco de intérprete, só tem uma música minha (a própria Morô?), e está ficando lindo. Já muito sinto orgulho. (As duas músicas citadas foram defendidas por Khrystal durante sua participação no The Voice Brasil)

Khrystal fecha o ciclo A

data é simbólica e o debate em torno da obra de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos comprova que as palavras continuam atuais por mais que os séculos insistam em passar. Nesta quarta-feira (23), dia em que se comemora os 450 anos de nascimento de William Shakespeare, o escritor inglês será lembrado em nova edição do agora sazonal “Devorando Shakespeare”, iniciativa de Clotilde Tavares que ocupa a A.Bo.Ca. Espaço de Teatros, na Ribeira, a partir das 19h. O acesso é gratuito e aberto a

Devorando o Bardo na Ribeira Nos 450 anos de William Shakespeare, autor inglês será lembrado em nova edição do “Devorando Shakespeare”, projeto de Clotilde Tavares que ocupa o espaço teatral A.Bo.Ca. com palestra e exibições

Falando nisso, a música “A Carne” (Seu Jorge/Marcelo Yuca/Ulisses Cappelletti) marcou sua performance na TV. Consegue explicar os motivos da identificação imediata do público? O que pesa mais: o teor da letra/mensagem, sua interpretação ou as duas coisas juntas?

Antes de ir para o programa eu já cantava essa música, quem frequenta meus shows sabe disso, mas não saberia dizer o que determinou a identificação das pessoas. É tanta coisa. A letra é forte, diz muito sobre o Brasil.

qualquer pessoa interessada em comédias, tragédias e dramas históricos; ou melhor, para ilustrar, “Sonho de uma noite de verão”, “Hamlet” e “Ricardo III”. Idealizado há mais de uma década pela atriz e escritora, o projeto tinha maior assiduidade quando Clotilde dava aulas na UFRN, por isso o caráter ‘sazonal’. “É uma data redonda, 450 anos, e merecia um encontro”, explicou Clotilde, que lançou a proposta e foi prontamente atendida. “Será uma coisa bem simples: durante o batepapo vou projetar algumas imagens de vídeos que tenho sobre Shakespeare e levar alguns objetos que fazem referência a ele como várias traduções de Hamlet, que inclui uma em formato

Khrystal, existe o antes e o depois de sua participação no The Voice? Mudou alguma coisa após o programa, passou a se preocupar com detalhes que antes eram irrelevantes?

Acredito que essa coisa de ir se preocupando mais com o trabalho é natural, independente de qualquer coisa, mas depois do programa sinto que esperam mais de mim. Com isso aprendi a esperar mais dos outros também. Não há dúvidas que a visibilidade na televisão projetou seu nome nacionalmente, mas e no RN: percebeu ampliação do seu público? Como o The Voice alcançou todas as camadas sociais, deu uma misturada?

Misturou muito sim. A TV ainda é um filtro grande: pra você “prestar” e até “existir” para alguns tem que aparecer por lá (na telinha). E também por entender isso, eu fui (participar). É curioso ver pessoas que antes sabiam de mim, mas não ligavam muito, hoje quando me encontram na rua não passam mais direto nem viram a cara: agora me param pra dizer que sou um orgulho pra elas. Dentro dessa lógica, de primeiro chamar a atenção do país para depois colher os frutos no próprio Estado, ainda é correto afirmar que o artista potiguar precisa despontar fora para conquistar dentro?

Não é que seja correto, acho incorreto até; o valor de um artista não se mede por que ele aparece ou não na TV. Conheço muito artista “de gueto” que bota muita estrela da TV no bolso. Mas temos que entender que é assim, essa é a regra do jogo. Como bem disse Roberta Sá em uma entrevista recente comentando minha saída do The Voice: “a visibilidade é ótima, mas é apenas um programa de TV” e é mesmo! Acho ingênuo o artista que vai pra um programa desses achando que sua vida vai se transformar em outra coisa que não seja trabalho, trabalho, trabalho.

de mangá”, adiantou. Ela conta que os textos do bardo continuam atuais por um ‘simples’ detalhe: “Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, Shakespeare não escrevia sobre a corte, reis e rainhas ou príncipes e princesas, esses eram os personagens que ele usava para falar das emoções humanas. Sua obra é atemporal, pois até hoje as pessoas continuam amando e odiando do mesmo jeito, buscando o poder e tendo esperança como antes”, garante. Para Clotilde, além de dramaturgo, William Shakespeare também foi um dos maiores, “se não o maior”, poeta de língua inglesa. Serviço “Devorando Shakespeare” com Clotilde Tavares. Hoje, às 19h, na A.Bo.Ca. Espaços de Teatros – rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira. Acesso gratuito.

Clotilde Tavares (e) fará recortes da obra do autor inglês. Na foto maior, Cena de ‘Hamlet’ com Laurence Olivier

ALEX RÉGIS

CANAL ZAP


2

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

viver

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR JORGE RODRIGUES JORGE/CZN

Foco da ação

Nova pegada

O posto de protagonista de uma trama das nove pode assustar qualquer profissional. No entanto, Alexandre Nero decidiu manter a calma e tranquilidade que empenhou em seus outros papéis de destaque na tevê, como o motorista Baltazar, de “Fina Estampa”, e o Stênio, de “Salve Jorge”. Escalado para interpretar o protagonista José Alfredo de “Falso Brilhante’’, próximo folhetim das nove, o ator dará vida a um tipo dúbio na trama de Aguinaldo Silva. “Ele é uma espécie de antiherói. O que é bem diferente de um vilão. Mesmo sabendo que mata as pessoas, o público torce por ele. É um personagem que sofre muito com uma desilusão amorosa”, explica o ator, que precisou sair de “Além do Horizonte” antes do previsto para se dedicar com mais afinco ao processo de produção do folhetim das nove. Em seu segundo trabalho assinado por Aguinaldo Silva, Nero se identifica com o texto irônico

A experiências entre tecnologias e novelas nem sempre foram bemsucedidas na tevê, como foi o caso de “Tempos Modernos”. No entanto, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira querem se tornar a exceção à regra com ‘’Geração Brasil”, próxima novela das sete. Apesar de ter boa parte de sua trama permeada com uma temática tecnológica, o folhetim pretende abordar como as tecnologias afetam as relações humanas e o cotidiano.

Boa fase

do autor e acredita que esse tom será uma das características fundamentais de seu personagem. “Acho que ele gosta de bagunçar a história, como eu. Ele gosta de

se citar, por exemplo. A Teresa Cristina falava na Nazaré às vezes”, afirma ele, referindo-se às personagens de Cristiane Torloni e Renata Sorrah, respectivamente.

« NOVELAS »

Laerte (foto) vai ao apartamento novo de Luíza

Malhação Globo 17:30 Ben enfrenta Antônio, mas Anita impede um confronto entre os dois. Ben pede que Ronaldo o apoie para ficar no Brasil, e Sofia ouve. A menina tem uma ideia para prejudicar Ben em seu trabalho, o que faria com que ele voltasse para Nova York. Ben exige que Serguei lhe conte o que está acontecendo com Anita.

William. Lili não consegue impedir Tereza e LC de testarem a fórmula estabilizadora em Joana. Marlon entrega a cópia do dossiê para André e avisa da traição de Edu.

Além do Horizonte Globo 19:00 Marlon e Lili combinam de ele levar o dossiê para William. Marlon chega a Tapiré e Celina o leva até

Chiquititas SBT, 20:30 Maria Cecília pede para Tobias não lhe procurar mais. Tobias pede para Armando seu emprego de volta como barista do Café Boutique. Armando reúne os funcionários e diz que vai escolher entre Francis e Tobias. No orfanato, o bebe engatinha até a rua e quase é atropelado por uma moto. Em Família Globo 21:00 Virgílio e Helena apartam Jairo e Nando. Verônica seduz Laerte. Juliana deixa claro para Jairo que não gostou de sua atitude com Nando. Virgílio e Luiza passeiam juntos e ela diz que resolveu viajar. André e Luiza discutem e ela termina o namoro com ele. Laerte vai ao apartamento novo de Luiza.

TRICIA VIEIRA

Renata Sorrah fala sobre suas personagens marcantes - Canal Viva, 20h30 Intérprete da inesquecível Nazaré Tedesco da novela “Senhora do Destino”, Renata Sorrah é a convidada do programa Damas da TV. Para viver sua primeira vilã na TV, a atriz inspirou-se em Medeia, personagem mitológica retratada na tragédia grega de Eurípedes, que ela encenou no teatro pouco antes da estreia da novela: “Não existe uma mulher pior do que a Medeia”. E continua: “Mas acho que a grande coisa dela é o humor. Nada dava certo. Era uma coitada, uma maluca, mas um personagem adorável”.

Episódio inédito de “Questão de Família”, GNT, 22h30 A série de ficção retrata a vida de Pedro (Du Moscovis), um juiz de vara da família que não tem uma rotina muito comum. Ele tem um passado conturbado e carrega problemas familiares, como a luta do irmão contra as drogas. Neste episódio, um craque do futebol é uma das partes num processo de paternidade. Pedro investiga o caso e chega a uma conclusão nada comum. O vídeo de segurança do hospital em que seu pai esteve internado não esclarece a morte e a palavra do juiz é colocada em cheque.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » A tensão continua alta —você sendo puxado por sócios e parceiros para um lado oposto ao que sua sede de liberdade espera, os chefes e os compromissos sociais batendo de frente com a vontade de curtir seu cantinho. Alguém surge para ajudar você de tarde, fique alerta.

Touro 21/04 a 20/05 O melhor a fazer agora é reconhecer que você anda louco por um pouco de liberdade e descontração! A rotina chata, repetitiva e as pessoas falando sempre dos mesmos assuntos já cansaram. Hoje você tem chance de dar um passo em direção a uma mudança de verdade.

★ ★ ★ CAPITÃO AMÉRICA 2 – O SOLDADO INVERNAL (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (leg) 13h40 (sáb, dom e feriado), 16h20, 19h e 21h40 / Moviecom 5. Sessões (dub) 16h10 e 21h / Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 16h15 e 19h / Moviecom 6. Sessão (3D) (leg) 21h45 / Cinemark 1. Sessão (dub) 19h40 / Cinemark 2. Sessões (3D) (dub) 12h (sáb e dom), 15h, 18h, 21h e 0h (sáb) / Cinemark 3. Sessão (leg) 22h20 / Cinemark 4. Sessão (dub) 16h30 / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões (3D) (dub) 12h30 (sáb, dom e feriado) e 15h30 / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 18h30 e 21h40 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (leg) (3D) 13h e 19h / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 14h, 17h e 20h / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) (leg) 18h30 e 21h30 Após vencer a batalha ao lado d’Os Vingadores, Steve Rogers, o Capitão América, vive tranquilo tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, ele se vê preso em uma rede de intrigas que coloca o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, Capitão América luta para expor a conspiração. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, os heróis pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se vêem enfrentando um inimigo inesperado — O Soldado Invernal. Direção: Anthony Russo e Joe Russo

Gêmeos 21/05 a 20/06 Às vezes você fala sem pensar e pode ser até rude, dando impressão de que não respeita o sentimento alheio. Evite fazer isso com um amigo hoje. Visão de conjunto ajuda a tomar decisão certa no amor e permite decidir se irá ou não aceitar um desafio. Sagacidade.

Câncer 21/06 a 21/07 Seu humor variável está variando mais rápido hoje —mas num assunto ligado a família, imóvel ou reforma de casa, você saberá decidir sem tardar. Saídas inovadoras serão ótimas! Rompantes de chefes no trabalho, não discuta planos de carreira com ninguém.

Blindagem

A Record trabalha em um esquema especial para evitar o vazamento dos eliminados do “Aprendiz Celebridades”. O programa é gravado com antecedência e apenas a final é ao vivo. Em outras edições, nomes dos eliminados foram divulgados pela imprensa muito antes do fim do “reality show”.

l COPA DE ELITE (14 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 15h40 e 19h50 / Cinemark 1. Sessões 12h50, 15h10, 17h30 e 22h30 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões 16h30 e 22h Prestes a sediar a Copa do Mundo, o Brasil vê nas telonas uma série de paródias dos filmes nacionais mais importantes dos últimos tempos. Direção: Vitor Brandt l JÚLIO SUMIU (16 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 13h35 (sáb, dom e feriado), 17h45 e 22h / Cinemark 4. Sessões 12h10 (sáb e dom), 14h20, 19h20, 21h30 e 23h40 (sáb) / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessões 13h15, 15h45, 18h15 e 20h30 / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões 14h15, 16h45, 19h15 e 21h45 Edna (Lilia Cabral) acorda no meio da noite e se

desespera ao saber que seu caçula Júlio desapareceu sem deixar vestígios. Preocupada com a falta de ação da polícia, ela sobe o morro para conversar com o traficante que estaria mantendo seu filho refém. No meio de um tiroteio, Edna se vê obrigada a levar para casa sacolas cheias de drogas e acaba transformando o apartamento em uma “boca” para pagar o resgate. Em meio a muitas confusões e reviravoltas, uma dona de casa conservadora muda sua vida e seus princípios tentando salvar a família. Direção: Roberto Berliner l DIVERGENTE (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessões (dub) 13h15 (sáb, dom e feriado), 16h, 18h45 e 21h30 / Cinemark 6. Sessões (leg) 13h, 16h, 19h e 22h / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões (leg) 13h25, 19h30 e 22h30 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessão (dub) 16h30 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões (leg) 14h30 e 17h30 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessão (dub) 20h30 Em um futuro distópico, uma jovem luta para se libertar de uma sociedade dividida em facções determinadas por características genéticas. Direção: Neil Burger ★ ★ ★ RIO 2 (Livre, dublado) Moviecom 4. Sessões 14h50, 17h, 19h10 e 21h20 / Cinemark 3. Sessões 13h10, 15h30, 17h50 e 20h10 (exceto seg e ter) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (3D) 13h30 e 16h15 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões 12h (sáb, dom e feriado) e 17h45 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) 13h15 e 16h Blu, Jade e seus três filhos estão vivendo a perfeita vida doméstica no Rio de Janeiro. Quando Jade decide que as crianças precisam aprender a viver como pássaros livres, ela leva toda a família em uma aventura pela Amazônia. Enquanto Blu tenta se adaptar com os novos vizinhos, ele se preocupa com a possibilidade de perder Jade e as crianças para o mundo selvagem. Direção: Carlos Saldanha ★ ★ ★ HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (12 anos, nacional) Moviecom 5. Sessões 14h e 18h50 / Cinemark 3. Sessão 20h10 (seg e ter) / Cinemark 5.

Foi mal O fraco desempenho de Helady de Araújo, o Clécio de “Pé na Cova”. O novato tem clara dificuldade para o encontrar o tom cômico do seriado de Miguel Falabella, sumido durante os embates com Ruço, personagem do autor. ★★★ A Record exibe, hoje, o episódio “A Cura do Cego de Jericó”, da minissérie “Milagres de Jesus”. ★★★ Nesta quarta, a Globo transmite o jogo entre Real Madrid e Bayern Munich pela Liga dos Campeões da UEFA. ★★★ Hoje, o “Coletivation”, da MTV, recebe o publicitário Washington Olivetto.

Sessão 11h (sáb e dom) A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda totalmente com a chegada de um novo aluno na escola. Ao mesmo tempo em que precisa lidar com os ciúmes da amiga Giovanna, ele tenta entender os sentimentos despertados pelo recém-chegado. Direção: Daniel Ribeiro ★ ★ ★ NOÉ (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 13h30 (sáb, dom e feriado) / Moviecom 7. Sessões (dub) 15h, 17h50 e 20h40 / Cinemark 7. Sessões (3D) (leg) 11h10 (sáb, dom e feriado), 14h10, 17h20, 20h20 e 23h20 (sáb) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 18h45 e 21h45 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 16h e 22h15 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 15h, 18h e 21h / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessão (dub) 19h Adaptação da história bíblica sobre a Arca de Noé. Em um mundo devastado pelos pecados humanos, Noé (Russell Crowe) recebe uma missão divina: construir uma arca para salvar homens e animais do dilúvio que se aproxima. Direção: Darren Aronofsky ★ ★ ★ SOS MULHERES AO MAR (12 anos, nacional) Cinemark 5. Sessões 14h, 16h20, 18h30, 20h50 e 23h (sáb) Adriana (Giovanna Antonelli) não está em um bom momento: ela não consegue uma editora para publicar seus livros e ganha a vida legendando filmes pornôs. Para piorar, seu marido pede o divórcio. Em meio à fossa da separação, ela descobre que o ex fará um cruzeiro ao lado da nova namorada. Incentivada pela irmã, decidem embarcar no mesmo cruzeiro no intuito de reconquistá-lo. A empregada, que tenta ajudar a patroa a todo custo, também embarca na aventura. Direção: Cris D’amato l O FILHO DE DEUS (10 anos, dublado e legendado) Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões (leg) 14h45 e 20h45 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessão (dub) 13h30 A vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento, crucificação e ressurreição. Direção: Christopher Spencer

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

REPRODUÇÃO

Áries 21/03 a 20/04

A atual temporada de

A Globo pretende fazer algumas alterações na adaptação de “O Rebu”, próxima novela das 23 h. Na versão escrita por George Moura, Bruno, papel de Daniel de Oliveira, será a grande vítima assassinada na história. Na trama, o personagem é um jovem idealista que tenta desvendar um crime com envolvidos do alto escalão.

A transmissão da Band e da Globo de jogos da Liga dos Campeões da UEFA. O campeonato é um dos mais importantes do mundo e conta com a participação de diversos jogadores brasileiros, merecendo um olhar mais apurado do púbico e da mídia.

« CINEMA »

Helena procura por Pituca (foto) sem saber que ela foi atrás de Serelepe

Meu Pedacinho de Chão Globo 18:00 Helena procura por Pituca sem saber que ela foi atrás de Serelepe. Helena pede para Ferdinando ir até à cidade das Antas atrás de Epaminondas, que levou Serelepe para entregar ao prefeito. Gina se oferece para acompanhar Ferdinando. Pituca se nega a falar com Epaminondas.

Calendário na mão

Nova vítima

Foi bem

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

TV GLOBO

TV GLOBO

O SBT definiu a data de estreia do “Okay Pessoal!!!”, apresentado por Otávio Mesquita. O programa pretende misturar cultura, tecnologia e informação durante as madrugadas. Entre as novidades, destacam-se: a volta da lendária personagem vivida por Otavio Mesquita, Tábata – que fará o papel de ‘’Ombudsgay’’ para comentar tudo que acontece na programação da emissora e no mundo das celebridades.

“Malhação” já entrou em sua reta final. O último capítulo do folhetim infatojuvenil tem data marcada para ir ao ar no dia 11 de junho, um dia antes do início da Copa do Mundo.

REPRODUÇÃO

Palco Principal com Mark Knopfler And Emmylou Harris - Canal Bis, 21h30 Mark Knopfler e Emmylou Harris: Real Life Road é atração de hoje na sessão Palco Principal. Filmado no Gibson Amphitheatre, em Los Angeles, o show é uma performance do último álbum gravado pela dupla,’’All The Roadrunning’’. Eles tocam grandes sucessos como: “Right Now” , “Red Dirt Girl” , “I Dug Up A Diamond” , “Born to Run”, entre outros. Mark Knopfler é guitarrista, cantor e compositor britânico, consierado por muitos um gênio da guitarra quando liderou a banda Dire Straits.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br REPRODUÇÃO

Episódio inédito de Inspetor Maigret Eurochannel, 20h O corpo sem vida da senhora Clark (Maryvonne Schiltz), a esposa de um rico americano, é descoberto nos porões de um luxuoso hotel parisiense, o Majestic. Chamado à cena do crime, Maigret (Bruno Cremer) tem todas as pistas cobertas. É uma surpreendente revelação do passado da vítima a que guia ao Maigret: antes do nascimento do seu filho, a senhora Clark era Mimi, uma empregada de um bar.

TV BRASIL

Darcy Ribeiro na América Latina TV Brasil, 20h No episódio de hoje de O Brasil de Darcy Ribeiro o telespectador acompanha o seu exílio no continente. Darcy semeia reformas educacionais em universidades e torna-se um cidadão latinoamericano. O depoimento do professor de História Daniel Aarão Reis abre o programa jogando luz sobre a onda de otimismo revolucionária surgida em 1968, no Brasil e no exterior. “1968 foi um ano que reuniu muitas propostas diferenciadas e isso desencadeou uma grande onda de otimismo em todo mundo...

Trepidação e busca por novidades dão o tom de hoje. Lua nova em Touro: 29/4 Leão 22/07 a 22/08 Você conta hoje com uma super sensibilidade —o que é perfeito para lidar com todos os tipos de gente! Aproveite o embalo e coloque em dia todas as pendências com quem anda esperando uma posição e uma resposta sua. Agir com rapidez será a solução num assunto de amor.

Virgem 23/08 a 22/09 Altos e baixos com distrações e impulsividade atrapalhando seu cotidiano. São tantos os assuntos que te interessam agora! Mas é preciso focar e cuidar da saúde, da correspondência e da rotina. No amor, críticas arrevesadas terão o poder de magoar, repare nisso.

Libra 23/09 a 22/10 Marte e Lua hoje em ótimo aspecto trazem uma brecha por onde você escapar de um constrangimento amoroso ou social. Revendo antigos amigos, saberá o quanto andou. As diferenças podem até aproximar, pois você está num outro momento. Rispidez alheia afasta você.

Escorpião 23/10 21/11 Enquanto o cenário astral permanece tenso, situação sem saída que causa nervosismo e apreensão na economia, política e mercados, você também sente os reflexos disso. Mas Saturno, com a experiência e a cautela que envia a você, dá as dicas de como se posicionar.

Sagitário 22/11 a 21/12 Viagem ou mudança de ares, novidade no ambiente à sua volta e movimento —debates, discussões, conversas um tanto acesas demais. Trabalhe em equipe, mas mantenha a sua independência intelectual —justamente este é o ponto controvertido. Fé no invisível.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Se ontem você não agiu, paralisado por dúvidas e contradições poderosas, hoje surge uma saída, uma solução —provavelmente você terá de pagar mais por ela, mas, se tem recursos, vá em frente. Se não tem, negocie um acordo por meio de uma terceira parte.

Aquário 21/01 a 19/02 A Lua hoje transita seu signo, anunciando um dia de emoções à flor da pele, anseios esquisitos, cismas incompreensíveis, sensações vagas, alergias e instabilidade geral. Marte provê de pressa e ânsia, irritabilidade etc. Canalize tudo nas artes e esportes!

Peixes 20/02 a 20/03 Pressões emocionais e você se sentindo encurralado pelas obrigações, pelos compromissos assumidos com a família, cônjuge, filhos, parceiros de trabalho... A lista é longa. Pequenos passos rumo à liberdade: bata o pé por um trabalho decente e que pague bem.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

viver

Fashion Days O Natal Shopping dá continuidade ao seu Fashion Days, promovendo um pocket show com o cast Tráfego models apresentando as bossas do outono | inverno com desfiles itinerantes nos corredores do mall aberto ao público a partir das 20h e 21h. Por lá hoje terá encontro de blogueiras, entre elas Nathi Faria, Flávia Pípolo e Juliana Flor, além de workshops e a Fashion Party que encerrará o evento. Aproveite hoje será o último dia!

Solidariedade O Grupo de Apoio à Criança com Câncer-GACC-RN promoverá amanhã, 24, um Mega Bazar Solidário em parceria com a Lápis de Cor, com roupas infantis vendidas a preços especiais. O evento que segue até a sexta, 25, terá parte das vendas revertida para a instituição. O bazar acontece na sede do GACC-RN, que fica na Av. Floriano Peixoto. Informações: 4006-6800.

The party Sob o comando de Thiago Farra o Tenda Music Club promove nesta sexta-feira, 25, a White Party Edition Mossoró. A festança que tem como tema a cor branca, contará com muito arrasta pé da banda mossoroense Forró dos 3. A noite terá início com os hits eletrônicos Dj Juninho. Agenda aí!

O Mister Brasil Universo é nosso! Bruno Mooneyhan trouxe o título “com muita garra” para o Rio Grande do Norte

Vernissage Continua em exposição na sede da Funcarte a mostra “O Corpo na Arte Africana”. Por lá, cerca de 140 obras reunidas pelos pesquisadores Wilson Savino, Wim Degrave, Rodrigo Corrêa de Oliveira e Paulo Sabroza ficará em cartaz até o próximo dia 31 de maio. Passa lá!

MICHARGAN FARADAY

Comemoração Em comemoração aos 10 anos da editora Jovens Escribas, a Câmara Municipal do Natal realizará logo mais às 09h, uma Sessão Solene idealizada pela vereadora Júlia Arruda. A data também é de comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Diretor do Autor.

Bate Papo O West Shopping Mossoró, em parceria com o Circuito Potiguar do Livro, traz à Terra de Santa Luzia, o escritor Pedro Gabriel, autor do livro ‘Eu me chamo Antônio’. Próxima sexta-feira, 25, em evento gratuito às 19h, na loja 01 entre a Renner e a Le Biscuit. Antes do batepapo com o autor haverá um momento para a conversa com a imprensa, às 18h.

Minas Trend A 15ª edição do Minas Trend, que lançará as tendências do Outono / Inverno 2015, já tem data prevista. A FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais divulgou que evento será realizado no período de 6 a 9 de outubro de 2014, no EXPOMINAS, em Belo Horizonte – MG.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

.

Primeiro foi Larissa Costa que nos encheu de orgulho conquistando o título de Miss Brasil em 2009. Agora, é a vez de Bruno Mooneyhan colocar o nosso Rio Grande do Norte no “topo” da beleza brasileira com a conquista do título de Mister Brasil Universo 2014. O concurso aconteceu anteontem, 21, na capital pernambucana, mais precisamente no Teatro Luis Mendonça. Bruno enfrentou candidatos de todo país, e cá pra nós, ganhou praticamente por unanimidade do júri numa apuração ao vivo e prá lá de emocionante. No “top 5” os estados; Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Roraima, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. A próxima parada é representar o Brasil no Mister Universo 2014 que acontece entre os dias 1° e 10 de junho na República Dominicana.

George Azevedo

Mister Brasil

3

» RAIO X » eee O colunista Sérgio Chaves agenda para 31 de maio a sua festa “Celebration”, no Garbos Recepções e Eventos. eeeHoje é dia de prova de roupa do traje de gala das candidatas ao título Miss Martins 2014. Será na Maison Elegance, de Marluce Bezerra. eeeNo palco do Teatro Alberto Maranhão a 17ª edição do Palco Giratório apresenta a partir das 20h, o espetáculo Sargento Getúlio (BA). Para assistir, basta doar 1 kg de alimento não perecível. eeeCom trabalhos de doze artistas potiguares continua em cartaz até o dia 03 de maio, na livraria Nobel da Salgado Filho a exposição Adote Arte & Doe Amor. eeeHoje vai rolar no Mercado Petrópolis comemorações em torno do Dia Nacional do Choro. Por lá, uma homenagem bacanérrima ao musicista Pixinguinha. Vale!

CEDIDA

« PETRÓPOLIS » Dia do Choro terá festa no Mercado

autos &motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE

A quarta musical do Mercado de Petrópolis (av Hermes da Fonseca, Petrópolis) retorna especialmente para o Dia Nacional do Choro (23), numa homenagem ao mestre de todoso os chorosos, o compositor Pixinguinha. A atração de logo mais à noite, a partir das 20h , é o violonista Alexandre Moreira e o grupo de choro Regional Potengi. A entrada é franca.

Essa é a primeira montagem teatral do romance regionalista de Ubaldo, e deu a Carlos Betão prêmio Brakem de Teatro

Palco Giratório apresenta monólogo Sargento Getúlio « TEATRO » Ator Carlos Betão encena texto inspirado em personagem

homônimo da obra de João Ubaldo Ribeiro. A adaptação é de Gil Vicente

O

Sesc-RN dá continuidade a programação do Palco giratório nesta quartafeira, às 20h, com apresentação do monólogo “Sargento Getúlio” no Teatro Alberto Maranhão. Com acesso gratuito (doação de 1kg de alimento não perecível), o espetáculo é baseado na obra homônima do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro publicada em 1971. Dirigido e adaptado por Gil Vicente Tavares, o monólogo estrelado pelo ator baiano Carlos Betão remonta aos 40 anos de lançamento do livro e também os 70 anos do autor. A trama, adaptada pela primeira vez para o teatro, conta a trajetória de um sargento sergipano que tem a missão de transportar um inimigo político de seu chefe. A história é narrada pelo próprio oficial, que no caminho pelo sertão nordestino vive aventuras, dilemas e momentos de reflexão. Segundo Gil Vicente, o espetáculo preserva o texto original. “O lirismo com que João Ubaldo conduz a história acaba por transformar a novela num poema épico em versos livres. Tentei dese-

O lirismo com que João Ubaldo conduz a história acaba por transformar a novela num poema épico em versos livres”

nhar os diversos sargentos que há no Getúlio, mostrando sua violência, fraqueza, paixão e crueza”, descreve o diretor, que escolheu o veterano Carlos Betão, ator com mais de 30 anos de carreira, para viver o personagem. Um dos destaques da montageméacenografia,cujarepresentação do sertão nordestino evita a estética tradicional, ligada à seca, ao couro e à sanfona. “São elementos quepasteurizaramoquedemaisforte podemos trazer do sertanejo, de suaalma.Paraisso,apostamosmuito mais nas imagens do texto, já que

a fala, a prosódia e as referências já são tão sertanejas e agrestes. A secura está dentro dele”, afirma Gil. O texto de João Ubaldo Ribeiro aproxima o público das raízes brasileiras e explora o ‘absurdo’ tupiniquim a partir de personagens inusitados, narrativa fantástica e da mistura de mitos, lendas e misticismo. Vale destacar que o monólogo ganhou o Prêmio Braskem de Teatro em 2011 nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Ator. Esta é a 17ª edição do Palco Giratório no Rio Grande do Norte, que este ano, de abril a outubro, traz dez espetáculos nacionais e chega em cidades como Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Assu, Currais Novos e Santa Cruz. Serviço Palco Giratório 2014 promove sessão única do espetáculo “Sargento Getúlio” (BA) nesta quarta-feira (23), às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Entrada franca (ingressos serão trocados por 1 kg de alimento não perecível com 1h de antecedência na bilheteria do TAM).


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 23 de abril de 2014

BLOGJOTAOLIVEIRA

Elegância e discrição Ana Flávia Lopes, Naty e Marília Bezerra Mariz

Parabéns! O nosso abraço de felicitações para advogado/presidente da FNF/RN José Vanildo Silva, Gerson Antônio Salustino Antunes, Denise Diniz, Cláudia Barcelar, Carolina Felinto, lá em Salvador Simone Bittencourt, Nedja Targino e Miriam Araújo.

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Celebration

Jota Oliveira

BLOGJOTAOLIVEIRA

O colunista Sérgio Chaves agendou para o dia 31 de maio, a festa “Celebration” que comemora seu aniversário e 18 anos de colunismo social, em Mossoró. O Garbos Recepções será cenário da ocasião, a partir das 22h30.

Músculo Jay Cutler, a lenda do fisiculturismo mundial, estará em Natal nesta quarta. O motivo? Vem atender convite da Santa Fé Suplementos, e vai bater um papo com os fãs na loja da Roberto Freire.

Bolinhas em papos e tintins: Felipe Maia, Paulo de Paula, Mario Barreto e Henrique Fonseca

Seja doida, seja fofa, seja chata, seja divertida, seja retardada, seja amiga, seja qualquer coisa, o importante é ser sempre você!” Pioneiro O RN é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos, segundo ANEEL. O estado possui 736,7 MW de capacidade instalada nos 29 parques em operação. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, deve analisar o pedido de trabalho externo feito pelo ex-ministro José Dirceu nesta semana. Segundo a Folha de SP, a expectativa é que a autorização seja concedida.

Falando em fisiculturismo, o uso de suplementos que aceleram metabolismo é a nova moda nas academias. Mas é bom ter cuidado, e seguir algumas orientações que estão no nosso blog.

Paminha e Carol Almeida emolduram Bia e Flávia Santa Rosa em noite de chuva de arroz BLOGJOTAOLIVEIRA

Do mensalão

Cuidado!

BLOGJOTAOLIVEIRA

Rivais

Mudanças

Apple se gaba de usar energia limpa e alfineta Samsung. A companhia usou seus bons resultados em relatório de energia limpa para alfinetar rivais e oferecer uma “boa ideia” que pode deixar o mundo melhor.

Roberto Cavalli está prestes a vender uma parte majoritária de sua grife homônima. Segundo o Reuters, as negociações estariam avançadas para uma venda no valor de €450 milhões.

Diva

No nosso blog, leia mais sobre: Pais são principais responsáveis por violações aos direitos da criança. > Nicolas Sarkozy fica longe da política para seguir os passos de Carla Bruni> Mercado projeta, pela 1ª vez, inflação acima do teto de 6,5% neste ano. > Cães ajudam a melhorar saúde e sociabilidade, divulgou NY times > Campanha de vacinação contra a gripe começou e vai até 9 de maio. > Fãs se mobilizam para criar Google Maps da série “Game of Thrones”.

Gisele Bündchen solta a voz e sua porção blondie de biquíni para a H&M. A versão integral do clipe no qual a top canta o hit de Blondie, “Heart of Glass”, foi apresentada segunda passada. Veja no blog.

Se ligue!

Nos salões natalenses, casal Ana Luiza/Rostand Laverly F.B

Em resposta A aprovação de uma lei pelo sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, que permite o apedrejamento de homossexuais em praça pública, foi recebida com protestos da ONU e personalidades como o estilista Valentino.

Movimento

Marco Duas comissões do Senado aprovaram na manhã de ontem o projeto do Marco Civil da Internet, que agora vai a plenário para votação. As aprovações foram feitas na CCJ e a CCT.

Felicitações para o advogado José Vanildo em idade nova

Hoje rola o 2º dia do Natal Shopping Fashion Day, movimentando os corredores do mall. A noite rola party para convidados especiais. > No TAM, dentro do projeto palco Giratório, tem o espetáculo Sargento Ribeiro, às 20h.

Toque Livros & Cultura CARLOS DE SOUZA [ fcarlos@tribunadonorte.com.br ]

Um Monteiro Lobato desconhecido Está chegando às livrarias Monteiro Lobato Livro a Livro – Obra Adulta. Os ensaios deste volume examinam a obra que Monteiro Lobato dirigiu ao público adulto e jogam luz, portanto, sobre o lado menos conhecido do autor da saga O Sítio do Pica-pau Amarelo. Quem era o Lobato por trás de livros como Urupês, Cidades Mortas, Negrinha, O Escândalo do Petróleo? Que projetos antecederam cada uma de suas obras não infantis? Em que circunstâncias foram produzidas, como dialogaram com autores e produções contemporâneos? Em 28 artigos, fruto de estudos rigorosos de 26 pesquisadores, esta coletânea conta a história de todas as 25 obras que Lobato escreveu para adultos. São títulos de ficção, artigos, prefácios e entrevistas, produzidos ao longo de 43 anos - em 1914 o escritor publicou o artigo intitulado Velha Praga, que daria origem a Urupês, e, em 1947, um ano antes de morrer, o livro Zé Brasil. “Com o olhar atento de detetives em bons romances policiais,

cada um de nós levanta hipóteses, segue pistas, faz perguntas, propõe respostas”, escreve Marisa Lajolo, organizadora, na apresentação. Assim, nesta coletânea ressurge o Lobato de discurso móvel, dinâmico, irônico, o polemista que ainda hoje incomoda. Recentemente foi a forma como ele retratou o negro que se tornou objeto de discórdia, mas o escritor chocou já no artigo inaugural de sua obra não infantil, Velha Praga, em que apresenta a figura do caipira acocorado. Ao longo das décadas ele continuaria incomodando, por exemplo, ao criticar certas posturas estéticas, fazer oposição férrea a regimes ditatoriais, promover campanhas pela exploração do petróleo. Mas o que de fato o motivava em cada uma destas questões? Esta coletânea ainda resgata o editorempreendedor que Lobato também encarnou. E sugere que talvez se deva começar a conceber Monteiro Lobato não como um escritor que foi também um editor, mas como um

Tradição hindu Para complementar sua leitura nada melhor que este Da Palavra, da mesma editora. Escrito no século V da Era Comum, Vakyapadiya (que significa “da palavra”), aqui apresentado em tradução feita diretamente do sânscrito, trata de questões conceituais da Filosofia da Linguagem segundo a tradição gramatical hindu. O autor, o filósofo e linguista indiano Bhartrhari, apresenta suas ideias em versos, sendo o texto dividido em duas seções ou “livros”: o Brahmakanda, de 183 dísticos, e o Vakiakanda, de 490 dísticos.

Monteiro Lobato Livro a Livro – Obra Adulta

Organizadora: Marisa Lajolo Editora: Unesp Páginas: 544 Preço: R$ 69,00

Da Palavra O texto aqui apresentado é o do Brahmakanda. O autor começa por um discurso que afirma a unidade ontológica entre o princípio atemporal e absoluto e a palavra ou linguagem, produzindo, na verdade, uma espécie de introdução geral à tradição gramatical. O grande modelo de Bhartrhari aqui é Patañjali, que viveu cerca de sete séculos antes. Ele inspira-se na Paspasã, introdução do Mahabhsasya (“Grande comentário”) do gramático, o que se evidencia na escolha de temas, argumentos e ilustrações, e ainda nos tratos de linguagem e

Autor: Bhartrhari Editora: Unesp Páginas: 207 Preço: R$36,00

intelectual que percebeu mais cedo em relação a muitos de seus contemporâneos que a figura do já então chamado “homem de letras” se tornaria bem mais complexa e plural na transição para a modernidade. Segundo Lajolo, com este livro Lobato torna-se um dos únicos autores brasileiros de produção vasta e variada a dispor de estudo sistemático e articulado de todas as suas obras: “[O livro] pode abrir caminhos promissores para novas pesquisas e novos olhares não apenas sobre a produção lobatiana, mas talvez também para a produção cultural brasileira das primeiras décadas do século 20”. Marisa Lajolo é professora da Unicamp e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Publicou várias obras sobre leitura no Brasil. Coordenou o projeto temático que trabalhou com a documentação lobatiana depositada na Unicamp. Em parceria com João Luís Ceccantini, organizou a obra Monteiro Lobato, Livro a Livro: Obra Infantil, eleita pelo Prêmio Jabuti o melhor livro de 2009 na categoria não ficção. estilo. Bhartrhari não só revisita e reinterpreta problemas clássicos, como o da natureza da palavra, de sua perenidade, da relação da gramática com os Vedas e o rito, como também antecipa, em forma condensada, alguns dos assuntos pormenorizados nas seções seguintes, dentre os quais a questão da grandeza de comunicação da língua, as teorias sobre o universal e o particular. Filósofo e linguista indiano, Bhartrhari viveu no século 7 da Era Comum. Precursor da Filosofia da Linguagem, escreveu dois dos textos mais influentes da cultura indiana medieval, entre os quais Vakyapadiya.

Tribuna do Norte - 23/04/2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you