Page 1

Ano 64 • Número 015• Quinta-feira, 10 de abril de 2014

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

EXEMPLAR DO ASSINANTE

América 100% campeão do segundo turno

ADRIANO ABREU

Max foi o herói da conquista do América. O atacante fez dois gols contra o Galo, ontem, na vitória por 4 a 3 que deu o título do turno ao clube com 100% de aproveitamento. « PÁGINA 7 »

Lúcio Flávio fez dois gols na vitória do ABC, ontem, sobre o Santa, por 3 a 1, no Frasqueirão. Apesar do resultado, o Alecrim também venceu e está na Copa do Brasil 2015. « PÁGINA 7 »

CO PÔS LO TE RI R DO

MAGNUS NASCIMENTO

Placar Copa do Brasil Portuguesa 2 X 1 Potiguar São Paulo 3X0 CSA Náutico 1X0 Sergipe Atlético/GO 2 X 2 Flamengo/PI

EXEMPLAR DO ASSINANTE

»

» TJD/RN INVESTIGA DENÚNCIA DE SUBORNO NO CAMPEONATO ESTADUAL • ESPORTES 2

Libertadores Flamengo 2X3

Leon/MEX

San Lorenzo 3X0 Botafogo Cruzeiro 3X0 R. Garcilaso/PER

Potiguar ABC 3 X 1 Santa Cruz Corintians 3 X 4 América Alecrim 3 X 2 Baraúnas

FALTAM 63 DIAS

Decisão sobre mudança para aeroporto é adiada « SÃO GONÇALO » A apresentação do cronograma de transferência das companhias aéreas para o aeroporto Governador Aluízio Alves, esperada para ontem, ficou para o dia 22. A Secretária de Aviação Civil, em nota, considera a mudança como a “operação mais complexa” entre os novos aeroportos para a Copa. A data da nova reunião para discutir a transferência é 17 dias antes do início previsto para as operações (10/05). O Governo do Estado anuncia, para o fim de maio, a entrega dos acessos “100% operantes”. « ECONOMIA 1 E 2 »

Buraco sem fim EMANUEL AMARAL

esportes CEF aprova patrocínio para ABC e América O Diário Oficial publica hoje a aprovação do patrocínio da Caixa Econômica Federal para ABC e América. Contrato será assinado dia 22. « ESPORTES 1 »

economia Inflação repetiu maior alta em 11 anos Os preços dos alimentos, passagens aéreas e combustíveis dispararam em março, fazendo a inflação oficial repetir a maior alta mensal em 11 anos. « PÁGINA 3 »

colunista Woden Madruga Disputa ao Governo do RN deve ficar com, no máximo, três candidatos. « PÁGINA 2 »

Eliana Lima Movimento contra a violência fará ato público na Governadoria. « NATAL 6 »

Cláudio Humberto

Viúva do ex-deputado federal pode ser decisiva em CPI da Petrobras. « PÁGINA 6 »

32

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

O trânsito na avenida João Medeiros Filho ficará com o fluxo comprometido até amanhã. Cratera reabriu pela terceira vez no local. « NATAL 4 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

« VEREADORES » CEI vai investigar morosidade na implantação da bilhetagem única

« FEDERAL » Câmara instaura processo para cassar mandato de André Vargas

Vereadores instauraram ontem uma Comissão Especial de Inquérito para investigar a demora na implantação da bilhetagem única para o transporte público de Natal. Ao todo, 10 parlamentares assinaram o pedido de autoria do vereador George Câmara (PC do B). « PÁGINA 3 »

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, ontem, processo de cassação do mandato de André Vargas (PT). O ex-vice-presidente da Casa é acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela PF na Operação Lava Jato. « PÁGINA 6 »

« SAÚDE » Pesquisa da USP prepara teste da vacina contra o HIV

« FEDERAL » Terceirizados da Petrobras fazem greve por atraso nos salários

O professor da USP, Edecio Cunha Neto, esteve ontem em Natal proferindo palestra na UFRN. Ele afirmou que as pesquisas iniciadas há 12 anos na USP estão desenvolvendo uma vacina contra o HIV que deve ser testada em humanos em aproximadamente três anos. « NATAL 2 »

Cerca de 1.200 trabalhadores ligados àempresaEmpercom,queprestaserviço à Petrobras, não receberam o salário referente ao mês de março. Segundo o Sindipetro/RN, o montante da dívida é de R$ 700 mil. A Petrobras afirmou que já havia efetuado o repasse financeiro. « NATAL 1 »

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 2,00


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Na batida eleitoral Pelo desenho que se oferece no momento, a disputa para governador só terá dois candidatos. No máximo, três. No placar de hoje temos o deputado Henrique Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria. Sustentando a candidatura de Henrique, uma aliança partidária com mais de 10 legendas, entre as quais se destacam o PMDB, o PSB, o PSDB, o PDT, o PR, o Pros; segurando Robinson, o seu PSD e o PT. Uma terceira candidatura seria do Psol. O Psol sempre tem um candidato de plantão pra qualquer disputa eleitoral ou emergências. Já tem até um se vestindo para a eleição de presidente da República. Há quem admita a possibilidade de uma quarta candidatura no Rio Grande do Norte: a da governadora Rosalba Ciarlini. Madame Albina, famosa cartomante da rua Ocidental de Baixo, acha essa possibilidade remotíssima. Não se baseia apenas nas pesquisas eleitorais que dão a Rosalba mais de 80% de rejeição do eleitorado potiguar. Madame Albina lê o que está escrito nas cartas do seu baralho, na escrita de seus valetes, reis, damas, ases e coringas. Ela acredita que Rosalba vai concentrar todo o seu “potencial” somente nas eleições suplementares para prefeito de Mossoró, agora em maio, uma corrida com seis candidatos. A governadora apoia a ex-prefeita Cláudia Regina, cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral. A eleição de Mossoró se apresenta no momento com mais tempero político do que a de governador do Estado, cuja campanha ainda não chegou às ruas e só consegue encher o tempo por conta da tal rede social e dos blogueiros. Cada blogueiro se considera um analista político graduado. Pelas bandas do interior, cada cidade tem de vinte a 40 blogueiros. Vale a pena acessá-los para entender a nova “ciência política” que se

pratica por estes cafundós afora. Bom, a campanha eleitoral para o governo estadual só vai ganhar mesmo embalo, ritmo, depois da Copa do Mundo. Até lá, final de julho, quem sabe, só venham a sobreviver, de verdade, duas candidaturas. São palpites que se ouve nos becos históricos (sim, Natal tem beco histórico) e nos salões metidos a besta desta aldeia de Poti mais “posuda”. Por enquanto, as conversas são mais estimulantes quando se coloca na mesa a tal da eleição proporcional, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa. A escalação dos times para o campeonato de deputados pode levar a eleição majoritária (Governo e Senado) a mudar de tom. De tom e de nomes. Bom, isso é o que se vê agora, quando se abre a janela, para a nascente. Ou na procura do planeta Marte. Ou para a nuvem soprada pelo vento que vai mudando de feição. A política também muda, tanto assim que Magalhães Pinto, um político mineiro que, nas horas vagas era banqueiro e apreciava a meteorologia, gostava de dizer que “ política é como a nuvem: você olha e ela está de um jeito, olha de novo e ela já mudou”.

opinião

O amigo Curicaca AGNELO ALVES jornalista

U

m eleitor do naipe e do tempo desde Aluízio Alves, lá do Sertão do Cabugi, me procurou desejando saber quem serão os candidatos para votar em outubro próximo. “Compadre, deixe para mais adiante, quando estiver mais próximo da eleição”, respondi. O compadre, desses que a gente ganha naturalmente, sem precisar de apadrinhamento, mas tão somente conquistado de uma amizade, família a família, foi perentório: “Quero saber agora, compadre Guiga – meu apelido de menino, lá em Angicos – porque tenho aqui um nome que pode não ser um dos seus e quero que você não se magoe. Mas quero e vou votar nele”. “Compadre Curicaca, quero ver não e também não quero saber. Se o amigo vota, eleição a

Brum

eleição, desde os tempos de Angicos, nos nomes que me pede, porque não tem o direito de abrir uma exceção com um nome de sua preferência?” – falei. E, realmente, não quis saber naquela hora. Mas quando cheguei em casa, estava mordido de curiosidade para saber quem era o candidato que o Compadre Curicaca escolheu para votar. Não disse nada a ninguém. Controlei a vontade, quase ansiedade, de telefonar para o compadre e perguntar quem danado seria esse candidato dele. Controlei, entretanto, tanto quanto possível, a curiosidade e ansiedade. No amanhecer do dia seguinte, entretanto, antes de mais nada, telefonei para ele. “Como é Compadre Curicaca?”... Argumentei em favor de minha curiosidade. Não podia, portanto, sequer, negar minha ansiedade. “Quem danado é esse seu candidato? Prometo que não tentarei mudar sua ideia. Quero apenas saber,

tras razões que gosto de você desde os tempos de Angicos. Somos iguais”.

Ou o PT acaba com a CPI da Petrobras ou a CPI da Petrobras acaba com o PT. Mas quem vai decidir é o Supremo Tribunal Federal” meu compadre”. “É o mesmo seu, meu compadre Guiga. Você não citou o nome dele e eu entendi perfeitamente. Você não muda. Por isso é que gosto de você, independente da política” – disse o compadre Curicaca. “Eu também, meu compadre Curicaca. Por isso e por ou-

a um grupo de blogueiros. - Lula passou ao largo das dificuldades objetivas que o governo enfrenta para se concentrar na exposição dos detalhes de uma agenda que permita ao PT e ao Planalto saírem pela tangente na superação dos obstáculos. - Falou basicamente para a militância, ressuscitando teses caras ao partido, como o controle social dos meios de comunicação, vocalizando o discurso da altivez petista – “não podemos baixar a cabeça” – seguindo o lema “nós” contra “eles”.

Chuva A Emparn registra em seu boletim de ontem chuvas em mais de 70 municípios do Estado. Predominando no Oeste e Seridó. Chuvas finas no Agreste e Litoral. As melhores chuvas no Oeste foram em Rafael Fernandes, 35 milímetros; Assu, 29; Governador Dixsept e Apodi, 28; Ipanguaçu, 19;

Severiano Melo, 16; Encanto, 15. No Seridó: Equador, 38; Cerro Corá, 25; Currais Novos, 17; Santana do Matos,15; Parelhas e Caicó (Itans), 12. Sertão Cabugi: Fernando Pedroza, 35; Pedro Avelino e JardimdeAngicos,10.NoAgreste:Jundiá, 13; Santo Antônio, 12. Litoral: Canguaretama, 12; Extremoz, 11.

Na Sombrio Mário Sérgio de Sá Leitão dando conta de que na Fazenda Sombrio, que foi do seu sogro Alínio Azevedo, localizada em Jardim do Seridó, choveu de sexta-feira, 4, até terça (8), 128 milímetros. Na soma do ano já chega a 300 milímetros. Água franca no açude até o final do ano, muito pasto, ovelhas e vacas gordas.

Hênio Melo Completa hoje 10 anos da morte de Hênio Melo, jornalista, advogado, professor (Universidade de Brasília), presidente do Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (governo Monsenhor Walfredo Gurgel), assessor da presidência da Confederação Nacional da Indústria. Foi repórter e redator da TRIBUNA DO NORTE.

Jovens Escribas A Editora Jovens Escribas está comemorando 10 anos de atividades. Festa hoje à noite na Capitania das Artes com lançamentos de livros, show com Simona Talma e Dudu Galvão, e mais o “Iapois Poesia”, que começa cedo, 17 horas, dando pra pegar ainda o pôr do sol no Potengi, por trás da Capitania. Serão lançados os livros “As

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

dunas vermelhas”, de Nei Leandro de Castro, agora na terceira edição (Nei chegou ontem do Rio para os autógrafos); “A grande pancada – Crônicas do tempo de do Jazz”, de Paulo Capistrano; “Cruvinel – o artilheiro dos gols perdidos”, de Carlos Fialho, e mais “Duas vezes que morri em você”, livro de poemas de Regina Azevedo. Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

Ou o PT acaba, mata de vez, a CPI da Petrobras ou a dita cuja CPI da Petrobras acaba com o PT. O Supremo Tribunal Federal decide.

ARENA DAS ÁGUAS

Uma amigo telefona para mim apelando para que movimente a mídia, dando nova denominação ao novo estádio de futebol. Em vez do Arena das Dunas, “Arena das Águas”. Apenas desconfio que o projeto de cobertura foi modificado. De fora mesmo quem passa observa. Verdade? Se foi modificado, porque foi? Economia? Para onde foi o dinheiro economizado? Erro de projeto? Que apareça o autor do projeto para explicar. Alguém com autoridade precisa explicar. Urgente.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Fraternidade

Na Petrobras Lendo Dora Kramer, no seu artigo de ontem, no Estadão, com o título de “Antiga forma”: - Falar de assuntos espinhosos de maneira direta e transparente não é com ele. Portanto, não seria de esperar mesmo que o expresidente Luiz Inácio da Silva abordasse o tema Petrobras da perspectiva dos negócios nebulosos feitos pela estatal no governo dele e que agora estão sobre a mira do Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas e Congresso Nacional, na entrevista dada ontem (terça-feira)

CPI DA PETROBRAS

Da “sobremesa” à emancipação ALCYR VERAS economista e professor universitário

E

m todo o período colonial e até mesmo durante a Primeira República, o Brasil era o grande exportador de produtos primários (açúcar, sal, algodão, café, minérios, entre outros) que os trocava por artigos industrializados oriundos do exterior. Nessa época, possuíamos pouquíssimas e rudimentares fábricas que produziam um número muito limitado de artigos manufaturados. O maior mercado consumidor dos nossos produtos era preponderantemente a Europa. Com ar de superioridade e não escondendo um certo tom pejorativo, os europeus rotulavam o Brasil como o país que praticava a monolítica e primitiva economia da “ sobremesa”. Diziam isso porque ao término de suas refeições (almoço e jantar) costumavam tomar café (cultivado em São Paulo), adoçando-o com o açúcar (produzido em Pernambuco ), após o que deleitavam-se com baforadas dos charutos provenientes das plantações de fumo da Bahia e de Alagoas. Por essa época, ainda vivíamos sob a influência dos últimos reflexos de um modelo econômico de características fortemente provincianas. Mas, isso não quer dizer que tivéssemos saudades de um passado cujo binômio ColôniaMetrópole havia sido, felizmente, extinto. Na fase econômica seguinte, ingressaríamos no chamado modelo de substituição de im-

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Trimestral Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 56,00 R$ 168,00 R$ 336,00 R$672,00

Apesar de o PIB ter apresentado taxas inferiores de crescimento nos últimos três anos, esse tal rebaixamento, imposto pela contundente S&P, não prejudicou a imagem do Brasil no cenário internacional” portações, fato importante que representou o marco inicial do desenvolvimento industrial brasileiro. A adoção desse modelo, gerou uma situação esquisita comparável ao conhecido “paradoxo” do mau colesterol e do bom colesterol. Antes, a nossa Balança Comercial apresentava um déficit devido à importação de grande volume de produtos industrializados para o consumo. O curioso é que com o novo modelo (de substituição de importações), continuamos com o déficit comercial porque passamos a importar bens de capital (máquinas e equipamentos) necessários à produção de artigos industrializados para o consumo (os quais, como vimos, eram anteriormente importados).

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

Porém, de um certo ponto de vista, podemos dizer que o modelo primário-exportador ainda não sumiu por completo do mapa brasileiro, notadamente se considerarmos o gigantesco volume de commodities que hoje exportamos para a China, tais como : minérios diversos , soja, açúcar, suco de laranja, frango, etc. Naquele tempo não havia o pseudo-modismo de hoje, em que tecnocratas desocupados criam sofisticados instrumentos de avaliação, intrometem-se na vida produtiva dos países, e pousam de donos da verdade ao atribuir-lhes notas sobre suas atividades econômicas. Refirome mais precisamente às exibicionistas Agências de classificação de riscos, como é o caso específico da alarmista STANDARD & POOR’S que na semana passada “decretou” a redução da nota de avaliação da economia brasileira. Como consequência, tal redução tem impacto negativo no custo da dívida interna e externa, bem como no mercado financeiro, principalmente na cotação do dólar e na atração de novos investimentos. Apesar de o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ter apresentado taxas inferiores de crescimento nos últimos três anos, esse tal rebaixamento, imposto pela contundente S&P, não prejudicou a imagem do Brasil no cenário internacional, porque o país continua mantendo o título obtido em 2008, denominado Investiment Grade categoria em que o mercado é considerado seguro para investir. FILIADO AO

R$ 2,00 R$ 3,00

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 3,00 R$ 4,00

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza neste ano a Campanha da Fraternidade trazendo como tema o Tráfico Humano. É um tema forte para refletir durante a Quaresma. Um tema que pode unir outras religiões aos católicos, religiões que estão preocupadas em viver as Palavras de Cristo e não usá-las para acusar, criticar ou julgar. Haja vista que já existe o “Acusador” (Satã, em hebraico) e o julgar não é uma atribuição humana impune (MT 7,1). Mas devemos julgar o mal e combatê-lo. E o tráfico humano é consequência de um sistema idolátrico, da exploração, da compra e venda de pessoas para exploração em várias atividades: construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços agrícolas e domésticos, adoções ilegais, remoção de órgãos... As vítimas normalmente são enganadas com falsas promessas para melhorar de vida em outras cidades ou países e são jogadas em uma miséria ainda maior. Por isso, o tráfico humano é frequentemente vinculado à migração, sobretudo quando o migrante está sob alguma forma de ilegalidade dentro ou fora do país. É um crime altamente lucrativo, silencioso, de baixíssimo custo e de poucos riscos aos traficantes, em que a vítima tem a sua dignidade aniquilada, sem ter como enfrentar e lidar com a situação em que foi submetida, podendo ser vendida como se fosse mercadoria, objeto. Mario Eugenio Saturno - por email

Trânsito Começa mas não termina nunca essa obra no Gancho de Igapó. Essa é a forma de governar o Brasil. Obras mal acabadas que começam e nunca terminam, o custo disso é milionário. Alex Junior via facebook

Agentes Deputados e senadores, que são responsáveis pela aprovação de projetos e leis em Brasília, deveriam acompanhar um dia de trabalho dos agentes de saúde e de endemias. Só assim eles veriam o absurdo que é passar o mês inteiro fazendo u m trabalho tão nobre para ganhar R$ 900. Feliciano da silva – por e-mail

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

política

Câmara vai instalar CEI da Bilhetagem Única

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Inflação em Natal

Inflação em Natal

Depois de uma ligeira que- Evolução do IPC da em fevereiro, a inflação em 0,68% 0,68% Natal voltou a aumentar em 0,64% março, fechando o mês com 0,53% IPC de 0,65%, segundo o Ins- 0,47% tituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). A inflação foi puxada pelo grupo alimentação e bebidas, que apresentou variação positiva de 1,92%. E desta vez Nov Dez Jan Fev Mar 2013 2013 2014 2014 2014 o vilão não estava no tabuleiro do tomate, mas no açougue. As carnes frescas, e as carnes e pei- 1,84% xes industrializados subiram Acumulado no ano 4,64% em março. Os tubércu5,21% los, raízes e legumes mais Acumulado em 12 meses 3,89%. Já o grupo Transportes teve variação positiva de 327,61% 0,39%. Os itens que mais con- Desde o início do Plano Real tribuíram para o aumento foram os combustíveis e veículos R$ 262,28 (1,61%) e transporte público Custo mensal da Cesta Básica (0,55%). Os produtos da cesta Fonte: Idema básica tiveram aumento médio de 0,79%. Dos 13 produtos que compõem a cesta pesquisada pelo Idema, oito subiram.

Visita à China O presidente da Câmara, Henrique Alves, e mais seis deputados federais embarcam amanhã para a China em visita oficial de sete dias a convite do governo chinês. Henrique acredita que a visita vai contribuir para estreitar o relacionamento do Brasil com a China, especialmente na área parlamentar. Os parlamentares brasileiros se reuni-

3

rão com o presidente da China, Xi Jinping, com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang; com o secretário do Partido Comunista da China em Pequim, Guo Jinlong, além de dirigentes locais. Haverá ainda reunião com o embaixador do Brasil Valdemar Carneiro Leão. O deputado Felipe Maia também integra a delegação.

« TRANSPORTES » Requerimento com assinatura de dez vereadores,

inclusive da base aliada foi lido na sessão de ontem em plenário ANNA RUTH DANTAS Repórter

A

não implantação da bilhetagem única para o transporte público de passageiros será alvo de investigação na Câmara Municipal de Natal. Na sessão de ontem, foi lido o requerimento, assinado por dez vereadores, pedindo a instalação da Comissão Especial de Inquérito. Pelo regimento da Casa, é necessário um terço da bancada para a instauração de um processo como esse, número atingido com os dez parlamentares que assinaram. A proposição, de autoria do vereador George Câmara (PC do B) e foi assinada por vereadores de oposição e situação. Do PSB, legenda da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, dois parlamentares assinaram: Júlia Arruda e Franklin Capistrano. O próprio autor do requerimento era tido como integrante da bancada de situação do prefeito. “Há dois meses e dois dias o decreto municipal foi assinado e até agora não foi colocado em execução”, disse George Câmara. Ele observou que a instalação da CEI não anula a convocação da secretária municipal de Mobilida-

de Urbana (Elequicina Santos), aprovada na semana passada pelos vereadores. Para George Câmara, o atraso na implantação da bilhetagem única é uma “ofensa à ordem econômica, social e legal”. “O que está impedindo o gestor de assumir a bilhetagem única, como de fato prevê a lei?”, indagou o parlamentar do PCdoB. Para George, o número de vereadores favoráveis à CEI ainda poderá aumentar, já que outros parlamentares poderão fazer nos próximos dias. A leitura do requerimento, ontem em plenário, surpreendeu a bancada do prefeito Carlos Eduardo. O presidente da Casa, Albert Dickson (PROS), telefonou imediatamente para o prefeito comunicando do fato. O presidente confirmou que o número de assinaturas apresentado no requerimento já instaura de imediato a CEI. Albert Dickson disse que na próxima segundafeira convocará vereadores integrantes da bancada da situação e oposição para definir quem serão os integrantes da CEI. “O número mínimo de integrantes é três”, detalhou Dickson. Para o presidente da Câmara, a CEI será uma oportunidade pa-

REQUERIMENTO Quem assinou o pedido de CEI George Câmara Eleika Bezerra Franklin Capistrano Aroldo Alves Fernando Lucena Maurício Gurgel Sandro Pimentel Jacó Jácome Júlia Arruda Marcos Antonio

(PCdoB) (PSDC) (PSB) (PSDB) (PT) (PHS) (PSOL) (PMN) (PSB) (PSOL)

ra investigar o atraso na implantação da bilhetagem. “É preciso ver se tem algo errado. A Câmara dará sua contribuição”, ressaltou.

Convocação

A CEI da Bilhetagem Única é a segunda medida da Câmara Municipal de Natal cobrando a implantação imediata do bilhete único para o transporte público de passageiros na capital potiguar. Na semana passada, depois de uma longa discussão, os vereadores já haviam aprovado a convocação da secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semobi), Elequicina Santos. Naquele momento, os vereadores aprovaram requerimento

do vereador Júlio Protásio (PSB), líder do prefeito na Câmara, que foi alterado em parte do texto por proposta da vereadora Júlia Arruda (PSB). A ideia inicial de Protásio era que para explicação sobre a bilhetagem eletrônica a Prefeitura de Natal enviasse documentação e caso não satisfizesse os vereadores, a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, seria convocada. O requerimento previa a “desconvocação do prefeito”. Mas foi nesse terceiro ponto a modificação proposta por Júlia Arruda e que prosperou na Casa. A nova redação ficou com a condição de que se não satisfizer nenhuma das duas explicações (do documento enviado pela Prefeitura e a presença de Elequicina Santos no plenário), o prefeito Carlos Eduardo seria convocado. Por 19 votos favoráveis, duas abstenções (de Rafael Motta e Maurício Gurgel) e três votos contrários (Amanda Gurgel, Sandro Pimentel e Marcos Antonio), foi aprovada a convocação de Elequicina Santos. Mas a intenção da bancada oposicionista era que o prefeito Carlos Eduardo fosse convocado para dar explicações no plenário do Legislativo.

ADRIANO ABREU

ALEX RÉGIS

Emergentes A visita da delegação parlamentar brasileira à Chi-

na antecede a uma reunião dos chefes de Estado dos Brics – grupo de países emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho.

IVANIZIO AMOS

George Câmara: ofensa à ordem econômica, social e legal

Albert Dickson comunicou decisão ao prefeito Carlos Eduardo

Prefeitura lamenta precipitação Desenvolvimento do RN Representantes do Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte formalizaram ontem convite à governadora Rosalba Ciarlini para participar do seminário que será realizado no dia 28 de abril e terá como tema “Os Desafios dos Pilares da Economia Potiguar”. O Motores trará a Natal o ministro Guilherme Afif Domingos, o presidente da Fecomércio/SP Abram Szajman e a empresária Luiza Trajano, presidente da rede de lojas Magazine Luiza.

Campanha antecipada A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte ingressou com uma representação por propaganda eleitoral antecipada contra o Partido da Solidariedade (SDD) e os pré-candidatos Kelps Lima e Rafael Motta. Os dois teriam

feito propaganda eleitoral antecipada, durante o carnaval, em Apodi, onde montaram o Camarote 77 (número do partido) e distribuíram adesivos de campanha com o número da legenda, além de realizar reuniões políticas.

Deputados cassados Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza sessão solene, nesta quintafeira às 10 horas, para devolver simbolicamente os mandatos do deputado Floriano Be-

zerra e dos suplentes de deputado Cesário Clementino e Luiz Maranhão, cassados por atos da Ditadura Militar. A homenagem é de iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT).

Contas

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro João Augusto Ribeiro Nardes, participa do seminário “Diálogo Público - Para Melhoria da Governança Pública - Rio Grande do Norte”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado.

Candidato

Depois de um mês de consultas aos filiados, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) escolheu o candidato a governador. Será o professor Robério Paulino.

O procurador geral do Município Carlos Castim avaliou que a Câmara Municipal de Natal foi precipitada ao instaurar a Comissão Especial de Inquérito para investigar o porquê da não implantação da bilhetagem eletrônica. “A Câmara foi precipitada porque instaurou essa CEI sem que houvesse qualquer contato com a administração pública para saber quais medidas estava sendo tomadas”, comentou.

Ele disse que a CEI traz uma situação desnecessária porque o município vem adotando medidas para implantação da bilhetagem. Carlos Castim detalhou que o Executivo contatou com o Instituto de Desenvolvimento para Sistema de Transporte Público, que têm técnicos integrando o Ministério dos Transportes. “Buscamos essa OSCIP porque precisamos da consultoria deles, já que a Prefeitura não tem pes-

soal capacitado para esse trabalho (da implantação da bilhetagem eletrônica)”, afirmou Carlos Castim, acrescentando que o prefeito Carlos Eduardo esteve, na semana passada, em reunião com a Associação Nacional dos Transportes Públicos. Carlos Castim disse que os técnicos da organização já estão em Natal para discutir a implantação da bilhetagem. O procurador geral do Muni-

cípio lembrou que a Prefeitura chegou a esperar que os Sindicatos dos Permissionários e das Empresas de Transportes Urbanos se entendessem para a implantação do sistema. “Como isso não ocorreu, a Prefeitura teve que entrar e contratar a consultoria para executar esse sistema de forma absolutamente responsável e que seja uma solução definitiva”, completou, frisando que o novo sistema será complexo porque oferecerá ao Executivo todas as informações do transporte público de passageiros.

Vereador é alvo de ação « DECORO » Parlamentar do PR fará representação contra colega que

rasgou o regimento interno da Câmara durante protesto em plenário

O

vereador Adão Eridan (PR) confirmou que representará Marcos Antonio (PSOL) na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal. O ato de Marcos ter rasgado o regimento no plenário da Casa é apontado como quebra de decoro parlamentar. “Ele rasgou duas vezes o regimento. Vai rasgar quantas mais? Foi um absurdo o que ele fez”, disse Adão Eridan, que já pediu as imagens da TV Câmara feitas na sessão onde Marcos Antonio rasgou o regimento. Antes do requerimento de Adão Eridan, o próprio presidente da Câmara, Albert Dickson (PROS), havia confirmado que faria uma consulta a Procuradoria da Casa para analisar o ato do vereador do PSOL. Marcos Antonio (PSOL) rea-

giu às informações de que poderia ser representado na Comissão de Ética do Legislativo pelo fato do vereador ter rasgado o regimento da Casa. Marcos afirmou que se for denunciado entrará com ação contra Albert Dickson. “Essa situação é de uma esquisitice muito grande. Quem rasga o regimento é o presidente da Câmara, junto com o líder do prefeito (vereador Júlio Protásio). É o presidente que descumpre o regimento”, disse o vereadora do PSOL. Ele destacou ainda que o episódio em que rasgou o regimento ocorreu porque houve um descumprimento ao documento, pelo fato da Câmara ter desaprovado um requerimento já aprovado em plenário. “O que ele (Albert Dickson) fez até agora foi só insi-

nuação, mas se ele representar eu também vou representá-lo por cinco vezes pelo descumprimento do regimento”, destacou. Marcos Antonio disse que está há cinco meses aguardando a resposta do requerimento apresentado onde solicitou a lista de todos os cargos comissionados, nomes, salários, indicações e lotação. “Também pedi há cinco meses cópia de todas as atas aprovadas na Câmara e não recebi nenhuma”, destacou Marcos Antonio, ressaltando que esses fatos também poderão ser alvo de denúncia na Comissão de Ética contra Albert Dickson.

Vazamento

A informação de que a punição dos vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel (P-

SOL) e Adão Eridan (PR) propostas no relatório da Comissão de Ética terá pena leve - a retratação pública - vai gerar outro processo de investigação. No plenário do Legislativo ontem os vereadores protestaram contra o vazamento da notícia. Sandro Pimentel disse desconhecer que a punição, pelo fato de ter discutido com Adão Eridan, seria a retratação pública. “Esse processo na Comissão de Ética é sigiloso”, disse. O vereador lembrou que pelo regimento da Câmara, após o relatório da Comissão, há uma sessão secreta para votar o relatório e só depois, se o relatório for aprovado, é colocado para o plenário publicamente. Sandro Pimentel afirmou que não teve qualquer conhecimento da punição.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

política

Registro de candidato é questionado « MOSSORÓ » Ação contra candidatura do prefeito em exercício Francisco José Júnior será protocolada

na manhã de hoje pela ex-prefeita Cláudia Regina. Argumento é de que teria de se licenciar do cargo

A

eleição suplementar de Mossoró ganha novos capítulos na Justiça Eleitoral. O advogado Olavo Hamilton, que defende a candidata Claudia Regina (DEM), confirmou que entrará hoje com pedido de impugnação de registro da candidatura de Francisco José Júnior (PSD), que está no exercício da Prefeitura e disputa o cargo. A argumentação do

advogado é de que para ser candidato ao Executivo Francisco José Júnior teria que se desincompatibilizar do cargo até 48 horas após a homologação do nome na convenção. Segundo Olavo Hamilton o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral é o de que o interino de um cargo no Executivo adquire as mesmas condições de quem ele substitui. “Ou

seja, o prefeito interino pode concorrer no cargo quando se trata de reeleição. Mas neste caso (Francisco José Júnior) é candidato à eleição. Veja que se ele fosse candidato teoricamente poderia disputar duas reeleições, porque já está no cargo agora e ainda poderia disputar a reeleição daqui a quatro anos, caso fosse vencedor nesse pleito”, explicou o advogado.

Ele ressaltou que quando um candidato concorre à eleição não pode permanecer no cargo. “O instrumento da reeleição é que permite a candidatura estando no cargo”, completou. A ação, que será protocolada na manhã de hoje, será julgada pelo magistrado Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral.

Ontem a tarde, os advogados que defendem Francisco José Júnior emitiram uma nota contraargumentando a proposta do advogado de Claudia Regina. Assinada pelos advogados André Gomes e Helton Evangelista, a nota afirma que há jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral apontando que presidente de Câmara Municipal que exerce interinamen-

te cargo de prefeito não precisa se desincompatibilizar para se candidatar a este cargo. Tal entendimento é lógico, pois se o titular do cargo de chefe do Poder Executivo (Prefeito) pode se candidatar à reeleição sem se desincompatibilizar, da mesma forma, também pode o prefeito em exercício, mesmo na interinidade”, diz um dos trechos da nota.

Promotoria analisa registro de ‘cassadas’ O promotor da Justiça Eleitoral em Mossoró, Fábio Wheimá Thé, assegurou que ingressará com pedido de impugnação de candidatura da ex-prefeita Claudia Regina (DEM) e da deputada Larissa Rosado (PSB), caso o registro seja feito sem definição sobre os processos de cassação e inelegibilidade que tramitam na Justiça, contra as duas adversárias. O prazo para requerer o registro e concorrer as eleições suplementares do dia 4 de maio, se encerra na próxima sexta-feira, dia 11. A partir daí, o Ministério Público terá cinco dias úteis para ajuizar as ações. “Se houver o registro sem decisão do Tribunal Superior Eleitoral ou instâncias superiores, iremos entrar com representação. Sem o parecer favorável, essas candidaturas encontram sério obstáculo jurídico para a disputa”, analisa Thé. Até a manhã de ontem, não havia junto a Justiça Eleitoral ou Promotoria daquela cidade, provocações por parte de equipes de fiscalização do TRE, MP, ou mesmo eleitores e representantes de coligações, de candidatos questionando as convenções realizadas no último final de semana. O processo de cassação de mandato e perda dos direitos políticos da deputada Larissa Rosado (PSB) está para ser julgado pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas não é prevista na pauta da Casa, para a sessão desta quinta-feira (10), a inclusão do processo. O advogado marcos Lanuci, que representa a candidata, alega que por se tratar de um pedido cautelar não haveria necessidade de figurar entre os processos. “Estamos aguardando até o final da semana que a ação seja julgada e possamos reverter a situa-

ção”, informou Lanuci. O advogado informou que mesmo sem o parecer a candidatura será mantida. “O registro será feito dentro do prazo e caberá a Justiça Eleitoral analisar a viabilidade. Mas é um direito dela reverter a cassação e ter condições de disputar a vaga”, afirmou. Caso não seja apreciada amanhã, o julgamento do TSE será transferido para a última semana de abril. A Corte volta a se reunir somente após a Semana Santa, no dia 22. Larissa teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por oito anos por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRERN), que acatou a condenação de primeiro grau assinada pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33a zona eleitoral. A deputada foi condenada por abuso de poder e propaganda antecipadas no sistema de comunicação de propriedade da sua família. Até ontem, a Justiça Eleitoral em Mossoró recebeu apenas o registro de candidatura do prefeito em exercício José Francisco Silveira Júnior do PSD e do vereador Luiz Carlos Martins (PT), candidato a vice. Além dele, as eleições suplementares terão outros cincos candidatos: Cláudia Regina (DEM), Larissa Rosado (PSB), Gutemberg Henrique Dias (PC do B), Josué Moreira (PSDC) e Raimundo Nonato (PSol). O prazo de deferimento dos pedidos na Justiça em primeiro grau termina no dia 23 e para o Tribunal Regional Eleitoral, segue até o dia 30. Em caso de indeferimento nas duas instâncias, os partidos atingidos poderão trocar de candidato até quatro dias antes das eleições, marcadas para 4 de maio.

« MENSALÃO »

PF indicia tucano por lavagem de dinheiro Pré-candidato do PSDB ao governo de Minas recebeu R$ 300 mil de Marcos Valério

B

elo Horizonte (AE) - O ex-ministro das Comunicações e candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, foi indiciado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro. A PF em Minas confirmou o indiciamento do tucano, que prestou, no fim de março, depoimento em Brasília como parte de um inquérito que apura o repasse de recursos da SMPB, de Marcos Valério Fernandes de Souza. O inquérito da PF ainda não foi concluído. O relatório final será encaminhado ao Ministério Público Federal, que decidirá se abre ou não processo contra Pimenta. O tucano admitiu ter recebido em 2003 R$ 300 mil da agência de publicidade, mas disse que o valor se referia ao pagamento por serviços de advoca-

cia. Porém, não apresentou comprovação dos serviços. Aberta em 2013, a investigação da PF contra o ex-ministro é um desdobramento da denúncia oferecida em 2007 pela Procuradoria-Geral da República com base no inquérito do mensalão mineiro. O novo procedimento apura outros repasses da agência de Valério, que cumpre prisão após ser condenado no mensalão federal. O MPF apontou desvio de verbas públicas do Estado para abastecer a campanha à reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. Naquela eleição, o tucano foi derrotado por Itamar Franco. No inquérito, a PF confirma que o tucano recebeu em sua conta depósitos da SMPB, totalizando os R$ 300 mil denominados como "pagamento de obrigação". De acordo com a PF, o ex-ministro declarou os recursos no Imposto de Renda em 2005 e não em 2014, o ano seguinte ao recebimento.


política

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

5

TCE vai inspecionar contas do Estado « ADMINISTRAÇÃO » Tribunal irá investigar razões que resultaram no atraso do pagamento dos

vencimentos dos servidores, a partir de setembro de 2013, e repasses para o Estádio Arena da Dunas

O

Tribunal de Contas do Estado irá investigar as contas do Governo, sobretudo junto às pastas de Planejamento (Seplan), Administração (Searh) e Tributação (SET). A decisão foi aprovada, por unanimidade, pelo Pleno do TCE em sessão realizada ontem. O relator do processo, conselheiro Marcos Montenegro, que substitui Adélia Sales, imputou “certa desconfiança no comportamento do governo” para justificar a necessidade da inspeção e deferir o pedido de representação feito pelo Ministério de Contas junto ao Tribunal de Contas (MPjTCE). Os conselheiros Carlos Thompson, Renato Dias, Tarcísio Costa acompanharam o voto do relator Marcos Montenegro. Enquanto Gilberto Jales, que havia pedido vistas do processo na sessão anterior, do dia 8, alegou suspeição e se absteve de votar. A inspeção classificada como “instrumento de fiscalização” tramitará em caráter de urgência com regime seletivo. A Corte irá investigar as razões que resultaram no atraso do pagamento dos vencimentos dos servidores a partir de setembro de 2013, “com perspectiva de eventual continuidade este ano”. “A preocupação do procurador (Luciano Ramos) e deste relator é fazermos o apanhado de despesas e receitas para saber como estavam as contas nesse período, se arrecadou e ficou com a verba parada por 10 dias, se foi empregada, se infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Montenegro. O conselheiro lembra que os atrasos salariais registrados em setembro de 2013 se estenderam até 2014, enquanto há registro de contratação de pelo menos 77 cargos comissionados no período, com complementação de folha no mesmo período. “O Estado estava no alerta da Lei de Responsabilidade fiscal e não poderia contratar, salvo os casos previsto na lei, ou mesmo conceder vantagens, reajustes, aumento ou contratação de hora extra”, afirma. Além dos gastos com folha de pessoal e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Corte irá apurar ainda o uso do Tesouro do Estado e o impacto financeiro gerado com a parceria público-privada criada para a construção da Arena das Dunas nas contas do Estado. O TCE aprovou ainda que seja apurada a responsabilidade dos gestores, os secretários Obery Rodrigues, e a governadora Rosalba Ciarlini, que poderão responder por improbidade administrativa, caso sejam comprovadas possíveis irregularidades. No documento, o procurador-geral do MPjTCE, Luciano Ramos, questiona 17 itens praticados pelo Executivo considerados “incongruentes” para o momento de crise alegado pelo Estado e o aumento das despesas. As Secretarias de Planejamento, Tributação e Administração deverão prestar informações detalhadas sobre arrecadação, com demonstração de eventual frustração de receita; quantidade de cargos comissionados e o valor gasto com o pagamento desses vencimentos em setembro e se as concessões de vantagens ou aumentos de remunerações obedeceram a necessidade de prévia dotação orçamentária. Em janeiro, quando provocado pelo MP, o Governo havia informado que no mês de setembro o déficit entre arrecadação e despesa foi de R$ 77,7 milhões; que as despesas com diárias e passagens foram reduzidas 63,5% (comparativo 2011/2010); e que o aumento das despesas com pessoal tinham grave repercussão no déficit previdenciário.


6

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Viúva-bomba Viúva do ex-deputado federal José Janene (PP-PR), um dos pivôs do escândalo do mensalão no Congresso, Stael Fernanda Janene pode ser peça-chave na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará denúncia contra a Petrobras envolvendo o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal. A viúva reivindicaria dinheiro em conta milionária do falecido marido no exterior, da qual o doleiro teria se apossado.

A renúncia dele, agora, não muda nada” Deputado Ricardo Izar (PSD-SP) sobre André Vargas, sócio do doleiro Alberto Youssef

Amigos íntimos

Ramificações

Irmão camarada

Pela ordem

Alberto Youssef é padrinho de um filho do Janene, de quem carregava um cheque na carteira quando foi preso pela PF, em 2001.

O ex-líder do PP também era fortemente ligado ao vicepresidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), sócio de Youssef, que está preso.

Janene teria feito a ponte entre Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto, envolvido na compra da refinaria da Pasadena, EUA.

O líder do SDD, Fernando Francischini (PR), garante que seu primeiro requerimento, se CPI for instalada, será para ouvir a “viúva explosiva”.

PSDB cobra resultado Líder da oposição na Câmara, Domingos Sávio (PSDB-MG) solicitou ao ministro Jorge Hage (CGU) informações sobre andamento e conclusão das investigações que levaram à demissão – na propalada “faxina” da

presidenta Dilma em 2010 – dos ex-ministros Antônio Palocci (PT), Alfredo Nascimento (PR), Carlos Lupi (PDT), Orlando Silva (PCdoB), Wagner Rossi (PMDB), Pedro Novais (PMDB) e Mário Negromonte (PP).

Fachada Os ex-ministros, que foram alvos de denúncias de corrupção em 2010, saíram dos cargos, mas indicaram seus substitutos.

Cadê o dinheiro?

O líder da oposição questionou ainda a Controladoria-Geral da União sobre a devolução do dinheiro desviado ou apropriado indevidamente.

Marronzinho

A entrevista de Lula a blogueiros amigos, terça, consagra o “jornalismo de torcida”, com direito a aplausos e até assobios na plateia.

Testemunha Relator do processo de cassação do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), o deputado Júlio Delgado

(PSB-MG) pretende ouvir o doleiro Alberto Youssef, caso não atrapalhe o andamento do processo.

Deixa pra lá

Gestão anterior

Sem controle da bancada na Câmara, chefiada pelo líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o vice Michel Temer cancelou ontem a reunião de trabalho que ocorreria na casa do vice-governador Tadeu Filippelli (DF).

Citado nas investigações da Polícia Federal por ter recebido doação eleitoral intermediada pelo doleiro Alberto Youssef, o PP nacional pode desligar os exdirigentes Mário Negromonte e Henrique Pizzolato.

Batatas quentes Relator da Medida Provisória 627 no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) deve deixar à presidenta Dilma a tarefa

de remover os mais de vinte “contrabandos” enxertados pelo relator e líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Gatos miúdos

Afundando Jânio

O Tribunal Superior do Trabalho multou a Petrobras em R$ 500 mil, pelo uso de uma “cooperativa de metalúrgicos” do Estado do Rio para recontratar ex-funcionários sonegando encargos trabalhistas.

A família do ex-presidente processa o eterno candidato Levy Fidelix (PRTB) por uso indevido do nome de Jânio Quadros em uma fundação que criou, e ainda cobra os valores que ele arrecadou.

Negócio da China Era lero-lero o complexo graneleiro de US$ 2 bilhões do grupo Chongqing Grain Group Corp em Barreiras (BA) para exportação. Em três anos só o mato cresce nos 100ha devastados, apurou a Reuters.

De olho em 2016 A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fechou o plano de ação para a Copa do Mundo. O foco agora é nas

Olimpíadas do Rio, em 2016. O diretor da Abin, Wilson Trezza, deve sair da agência após o Mundial.

Pensando bem... ...”santa CPI”: enquanto os escândalos da Petrobras entram pela porta do Congresso, dona Inflação invade nossas casas pela janela.

política

André Vargas renuncia à vice-presidência da Câmara « CORRUPÇÃO » Carta de renúncia ao cargo foi lida pelo líder do PT no

mesmo dia em que Comissão de Ética instaura processo disciplinar

GUSTAVO LIMA

B

rasília (AE) – No dia em que Conselho de Ética da Câmara instaurou processo displicinar contra o deputado federal André Vargas, o líder do PT na Casa, Vicentinho (SP), leu uma carta em plenário em que o petista investigado renuncia à vice-presidência da Casa para se dedicar a sua defesa no processo instaurado ontem pelo Conselho de Ética. “Tomo essa decisão para que possa me concentrar em minha defesa perante o conselho e para não prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa Diretora, e também preservar a imagem da Câmara, do meu partido e de meus colegas deputados”, diz Vargas no documento. Ao ler a carta, Vicentinho disse que o partido apoia sua decisão e que, a partir de agora, a legenda passará a discutir nomes para substituir Vargas na vice-presidência. O Broadcast Político apurou que os mais cotados são o ex-líder do PT José Guimarães (CE), o vice-líder do governo Henrique Fontana (RS) e o ex-presidente da Câmara Marco Maia (RS). Vicentinho hesitou em falar sobre uma possível renúncia de Vargas ao mandato parlamentar e limitouse a dizer que a questão é “de foro íntimo”. “Ele agora quer ter o direito defesa e de ser ouvido”, disse Vicentinho. A renúncia ao cargo ocorreu uma semana após ir à tribuna tentar se explicar sobre o envolvimento com o doleiro Roberto Yousseff. Vargas passou a ser alvo de um processo disciplinar no Conselho de Ética da Casa. O colegiado instaurou ontem processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar com base em um requerimento apresentado pelo PSDB, DEM e PPS, que pode culminar na perda de mandato do deputado. Regimentalmente, a votação do parecer final deve ocorrer em 90 dias e seria realizado em meados de agosto, em pleno período eleitoral. Durante a sessão de instalação do processo, integrantes do PT tentaram uma manobra para adiar o início das investigações no Conselho. Escalado para apresentar uma questão de ordem, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) defendeu que o processo fosse inicialmente discutido na Corregedoria da

André Vargas vai concentrar esforços na defesa para preservar mandato de deputado federal

Câmara, como propôs integrantes do Psol. A manobra arquitetada pelos petistas tinha como motivação o fato de que, com a abertura do processo no Conselho de Ética, André Vargas, caso tenha o pedido de cassação aprovado no colegiado e depois no plenário da Casa, pode se tornar inelegível pelos próximos oito anos. A tese apresentada por Geraldo foi de que a representação contra Vargas tinha como base apenas matérias jornalísticas referentes à operação da Polícia Federal, Lava Jato, que culminou na prisão do doleiro Alberto Yousseff. “Não existem provas, além de notícias jornalísticas baseadas em fontes anônimas ou obtidas ilegalmente de um inquérito policial sigiloso”, afirmou Geraldo na sessão. A iniciativa, no entanto, foi rejeitada pelo presidente do Conselho, Ricardo Izar (PSDSP), que na sequência, após sorteio, nomeou o deputado Julio Delgado (PSB-MG) como relator do processo. No currículo, Delgado carrega como experiência a relatoria realizada em 2005 do processo disciplinar contra o então deputado José Dirceu (PT-SP) acusado de envolvimento no mensalão. Na época, o mineiro apresentou um relatório favorável a perda de mandato de Dirceu, que no ano passado foi condenado no processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Líderes do PT no RN não temem prejuízo eleitoral Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte não acreditam que as recentes denúncias contra o vicepresidente da Câmara, deputado federal André Vargas (PT/PR), onde ele é apontado com ações de lobby e tentando licitações dirigidas no Ministério da Saúde, e a instalação da CPI da Petrobras possam prejudicar o desempenho eleitoral do partido no pleito deste ano. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) afirmou que aguarda a apuração do caso envolvendo o deputado André Vargas, mas disse não temer reflexo eleitoral. “As pessoas separam muito bem, a população acompanha os fatos”, disse. Sobre a CPI da Petrobras, Fernando Mineiro avaliou que a população está “mais madura” e, por isso, acompanha todas as informações envolvendo o caso. O presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte, Eraldo Paiva, aguarda a defesa do deputado André Vargas, mas “ainda não avalou ou parou para analisar a situação” em relação aos possíveis efeitos eleitorais. Sobre a CPI da Petrobras, Eraldo Paiva disse que o fato está sendo usado como palanque eleitoral. “Tudo da Petrobras é transparente, os que querem hoje a CPI queriam era mudar o nome da Petrobras e até vender”, afirmou.

Presidente municipal do PT em Natal, Juliano Siqueira é mais enfático e disse concordar com toda argumentação já apresentada por André Vargas. “O que estão fazendo com André Vargas é o mesmo que fizeram com nossos companheiros do Mensalão. Por que não fizeram com o Mensalão mineiro, do PSDB, que até voltou para a primeira instância?”, analisou Juliano Siqueira. O dirigente petista municipal avaliou ainda que Vargas está sofrendo um “ataque midiático” . Declaração é a mesma usada pelo próprio deputado federal, ao justificar o seu pedido de renúncia da vice-presidência da Câmara. “Não tenho dúvida que o objetivo da mídia é detonar o PT. Mas não vão conseguir. Nós vamos ultrapassar esse episódio, disso tenho convicção. André (Vargas) é um político honesto, tem história de luta a favor dos trabalhadores”, comentou. Juliano Siqueira defende que seja feita uma investigação ampla não apenas sobre a Petrobras, “mas também sobre o Metrô de São Paulo e em todas as áreas onde existem dúvidas”. “Seria muito mais interessante que os candidatos ditos de oposição estivessem colocando suas propostas para sociedade, eles poderiam dizer o que pretendem com a economia, que proposta é essa de um novo Brasil”, completou.

Senado aprova CPI ampliada para Petrobras Brasília (AE) - O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para a próxima terça-feira (15), a decisão sobre o futuro da CPI da Petrobras. Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, em votação simbólica, a proposta de se instalar a CPI “ampliada” da Petrobras para também apurar denúncias de corrução no metrô de São Paulo e no Porto de Saupe. Os oposicionistas fizeram questão de não participar da votação do parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR), favorável a investigar a estatal e ao mesmo tempo casos que envolvem o PSDB de Aécio Neves e o PSB de Eduardo Campos. Desde terçafeira, quando iniciou a discussão na CCJ, os oposicionistas criticam a ação da base aliada de não permitir a instalação da CPI do Senado para investigar exclusivamente as suspeitas sobre a Petrobras. O principal foco da oposição era investigar a compra da refinaria de Pasadena.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

geral

América é campeão do 2º turno « ESTADUAL » A vitória por 4 a 3 sobre o Corintians de Caicó garantiu o título ao Alvirrubro, o direito a uma vaga na decisão contra o Globo e as vagas na Copa do Brasil e do Nordeste

MAGNUS NASCIMENTO

O

América conquistou, com uma rodada de antecedência, o título de campeão do segundo turno do Campeonato Potiguar. O resultado de 4 a 3, ontem à noite sobre o Corintians, em Caicó também assegurou ao Alvirrubro vaga na final do Estadual, na Copa do Brasil de 2015 e na Copa do Nordeste do próximo ano. Os gols do jogo foram marcados por Dener, Rodrigo Pimpão e Max (2) para o América e Ebinho (2) e Gaúcho para o time da casa. Mesmo fora de casa, o América entrou em campo com tudo e querendo garantir desde cedo o título do turno. Tanto que logo aos 4 minutos, Dener, cobrando falta abriu o marcador para o time da capital. O que se viu depois disso foi um verdadeiro festival de gols e de chances perdidas de lado a lado, num jogo aberto apesar da característica decisiva para o time americano. Aos 28 minutos o América ampliou. aos 28. Arthur Maia cruzou e Max completou de cabeça. O time da casa mostrou espírito de reação e aos 44 minutos Ebinho recebeu bom passe dentro da área alvirrubra, teve tempo de driblar o goleiro Andrey e fez o primeiro do Corintians. O técnico Oliveira Canindé então tratou de conversar sério com o grupo no intervalo. O comandante americano queria evitar qualquer tipo de reação. O papo surtiu efeito e logo aos 19 minutos Rodrigo Pimpão ampliou o marcador. O gol pareceu relaxar o América. Tanto que em dois lances o Corintians chegou ao empate. Aos 30, Ebinho aproveitou rebote da penalidade que ele mesmo cobrou para diminuir. Em seguida, Gaúcho empatou em 3 a 3. No entanto, o “Homem de Pedra”, artilheiro dos momentos decisivos voltou a aparecer e aos 39 deu o título ao América.

AMÉRICA Hudson,Gaúcho (A) Edivan,Paulão,R afael Recife Índio,Coruja,Wl ademir (Cris),Wilson (Lee) Leleu e Ebinho Técnico: Bira Lopes

O atacante Max aproveitou o belo cruzamento de Arthur Maia e cabeçeou para marcar o segundo gol do América na partida

ABC vence, mas fica sem a vaga na Copa do Brasil

Decisivo, Max voltou a marcar e fechou o placar no Marizão

O ABC encerrou sua participação no campeonato estadual 2014, com uma vitória sobre o Santa Cruz, por 3x1, na noite dessa quarta-feira, no estádio Frasqueirão. Mesmo com o resultado positivo, o alvinegro não alcançou seu objetivo nessa reta final de competição, que era uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada, já que o Alecrim venceu seu jogo diante do Baraúnas por 3x2 e ficou com a terceira vaga na competição nacional de 2015. Os gols dos jogo foram mar-

cados por Octávio e Lúcio Flávio, que marcou duas vezes, para o ABC, enquanto Fernandes descontou para o Santa Cruz. Agora, a equipe abecedista se prepara para a disputa da série B do Brasileiro, no dia 19 de abril, contra o Santa Cruz/PE, no Arruda. “Amanhã (hoje), deve estar chegando jogadores para a disputa da série B e vamos trabalhar para começar o compeonato forte e ir, devagar, tornando essa equipe competitiva”, disse o treinador alvinegro, Zé Teodoro. ADRIANO ABREU

3 4

Local: Marizão em Caicó/RN Árbitro: Pablo Ramon Renda e Público: Não divulgados

O diretor do América, Eliel Tavares sofreu acidente indo a Caicó

Jogadores do ABC festejaram a vitória na despedida do Estadual

Cariocas são eliminados, mas Minas Gerais faz festa « LIBERTADORES » O Fla caiu no Maracanã diante do Leon. O Botafogo

perdeu na Argentina e o Cruzeiro venceu no Mineirão, se classificando

M

Potiguar/M brilha fora de casa contra a Portuguesa baixo público presente no Canindé, 1.132 pagantes, já indicava que a esperança do torcedor rubro-verde não era grande. Após a derrota por 1 a 0 no primeiro jogo, a Portuguesa precisava reverter a vantagem do Potiguar, até conseguiu vencer por um gol de diferença, mas amargou a precoce eliminação por não ter feito gol fora de casa. De virada, a equipe rubroverde derrotou os visitantes do Rio Grande do Norte por 2 a 1 e está fora da Copa do Brasil. Festa para a equipe mossoroense, que fez bonito diante de um clube que vive o drama do rebaixamento e uma disputa na justiça contra a CBF. Aos 24 minutos, o ataque do Potiguar trabalhou bem a bola, envolveu a zaga da Portuguesa e conseguiu invadir a área com Reginaldo Júnior, que recebeu o lançamento de Vavá, bateu cruzado e contou com generosa contribuição de Glédson. O goleiro rubro-verde se ajoelhou e aceitou o chute sem muita força. Para ensaiar uma reação, a Portuguesa não ficou muito tempo em desvantagem, empatando a partida dez minutos mais tarde. Vander fez a jogada pela direita, driblou o zagueiro e bateu cruzado. Laércio apareceu na segunda trave e desviou para o fundo das redes, alimentando as esperanças do torcedor presente no Canindé. O time de Argel Fucks, no entanto, só foi recompensado no segundo tempo: aos 19, Laércio arriscou de longe, o goleiro espalmou e Vander completou o rebote, colocando os anfitriões na frente. O lance colocou fogo na partida e a Portuguesa se lançou ao ataque nos minutos finais. Ainda assim, o time comandado por Argel Fucks tinha muitas dificuldades para furar a defesa adversária. A pressão, portanto, não adiantou e o resultado final favoreceu mesmo o time do Rio Grande do Norte.

SÃO PAULO X CSA

Andrey,Walber,Cleb er,Edson Rocha,Alex Barros (Marcelinho) (A),Márcio Passos,Fabinho (A),Dener (Tiago Dutra),Arthur Maia (Val), Rodrigo Pimpão (A) e Max Técnico: Oliveira Canindé

esmo com o apoio de mais de 60 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo perdeu para o León por 3 a 2, na noite de ontem, e foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa Libertadores, repetindo o fraco desempenho de 2012. O time carioca precisava de uma vitória simples para ir às oitavas de final, mas quem ficou com a vaga foi o rival mexicano, assim como o Bolívar, que ganhou do Emelec na Bolívia, por 2 a 1, e terminou na liderança da chave. Assim, depois da disputa de seis rodadas, o Bolívar terminou na liderança do Grupo 7, com 11 pontos, seguido de perto pelo León, com 10. O Flamengo foi

« COPA DO BRASIL »

O

FICHA TÉCNICA CORINTIANS

7

apenas o terceiro colocado, com sete pontos, enquanto o Emelec terminou na lanterna com seis.

BOTAFOGO

O Botafogo foi eliminado da Copa Libertadores ao ser derrotado pelo San Lorenzo por 3 a 0 em partida disputada na noite de ontem, no Estádio Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires. O resultado fez a equipe alvinegra de General Severiano cair para a última colocação do Grupo 2, com apenas sete pontos ganhos. O San Lorenzo se classificou em segundo lugar, com oito pontos. O Botafogo entrou com um esquema muito defensivo e foi inteiramente dominado pela

equipe argentina. A incapacidade ofensiva do time brasileiro foi refletida pela falta de trabalho do goleiro Torrico que quase não precisou fazer qualquer defesa. No outro jogo da chave, o Independiente del Valle derrotou o Union Española por 5 a 4, em partida repleta de alternativas e emoção.Com este resultado, o San Lorenzo, que estava quase eliminado no início da competição, garantiu uma vaga nas oitavas de final.

CRUZEIRO

O Cruzeiro está classificado para às oitavas de final da Copa Libertadores. A Raposa enfrentou ontem, os peruanos do Real Gar-

cilaso, no Mineirão, e precisava vencer para seguir na competição continental, o que foi conseguido com relativa facilidade. Dentro de campo, os celestes não tomaram conhecimento do adversário, e aplicaram um 3 a 0, que garantiu o segundo lugar do Grupo 5. Os gols do Cruzeiro foram anotados por Ricardo Goulart, Bruno Rodrigo e Júlio Baptista. Como venceu por goleada, a Raposa não precisou nem contar com o resultado de DefensorURU e La U, outras equipes do Grupo 5, para confirmar a classificação para a sequência da Libertadores. Os celestes chegaram aos dez pontos e ficaram em segundo na chave.

O São Paulo confirmou na ontem, na estreia de Alexandre Pato no Morumbi, sua classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. O atacante abriu o placar, cobrou a falta do segundo gol, viu Luis Fabiano confirmar a vitória por 3 a 0 sobre o CSA e deu até carrinho. A primeira partida do ex-corintiano no estádio foi também a última da gestão do presidente Juvenal Juvêncio, que deixará o poder após oito anos.


reblaW e aiaM ruhtrA ,oãpmiP ogirdoR ,sorraB xelA ,renneD ,ohnibaF :sodahcagA .sossaP oicráM ,rebelK ,ahcoR nosdE ,xaM ,yerdnA :ép mE

MAGNUS NASCIMENTO


TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

DÓLAR COMERCIAL

Compra: R$ 2,1970 Venda: R$ 2,1980

DÓLAR TURISMO

Compra: R$ 2,1500 Venda: R$ 2,3170

EURO TURISMO

Compra: R$ 2,9300 Venda: R$ 3,1970

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 3,6880 Venda: R$ 3,6893

DILMA SANCIONA LEI QUE PREVÊ MULTA A PATRÕES QUE NÃO REGISTRAREM EMPREGADO DOMÉSTICO • Página 4

TN ONLINE

Banco do Nordeste lança edital de concurso com 12 vagas. blog.tribunadonorte.com.br/tnconcursos

economia

Editora: Renata Moura [renatamoura@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mudança será definida no dia 22 « NOVO AEROPORTO » A apresentação do cronograma de transferência das companhias aéreas do Augusto

Severo para o novo aeroporto era esperada para ontem mas foi adiada. SAC afirma que operação é complexa VINÍCIUS MENNA Repórter

A

transferência das operações das companhias aéreas do Aeroporto Augusto Severo para o Aeroporto Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, só deverá ser definida em reunião agendada para o dia 22 de abril - restando 18 dias até o “prazo limite” estipulado pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para a entrada em operação do novo aeroporto. A data também está a 52 dois dias do primeiro jogo da Copa do Mundo em Natal, entre México e Camarões, marcado para o dia 13 de junho. A confirmação sobre a nova reunião foi anunciada ontem pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Na ocasião do anúncio, ficou definido que começa na próxima semana o período de transferência de operações das empresas aéreas para os novos terminais que estão sendo construídos em Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas). O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, recebeu no início da tarde de ontem o cronograma das ações para cada aeroporto. Conforme a Secretaria, o processo “mais complexo” seria o do Aeroporto Governador Aluizio Alves. Questionada, a Secretaria de Aviação Civil não informou o que gerou a necessidade de marcar uma nova data para definir o processo de transferência das companhias para São Gonçalo do Amarante. Participaram da reunião as quatro empresas aéreas nacionais – TAM, GOL, Azul e Avianca – e as concessionárias, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Ainda conforme a SAC, o prazo inicial de entrega do planejamento era dia 27 de março, mas as companhias teriam pedido ao ministro Moreira Franco mais dez dias no prazo para concluir o trabalho. A Abear informou em nota que foram as concessionárias de aeroportos, e não as companhias. Através de sua assessoria, a Abear disse ainda que as aéreas apresentaram no dia 27 de março uma lista de providências que deveriam ser tomadas pelas concessionárias para além da obra civil, relacionadas a sistemas de tecnologia da informação, questões de segurança operacional e ainda de telefonia de forma a preparar o ambiente de migração.

Aéreas

A GOL informou no dia 27 de março, à TRIBUNA DO NORTE, que as companhias aéreas já trabalham com um prazo entre 30 e 45 dias para a transferência completa das operações de um aeroporto para o outro. Segundo a Gol, o prazo começaria a correr a partir de 15 de abril, quando o consórcio Inframérica, que detém a concessão do novo aeroporto, se comprometeu a entregar a obra. Em fevereiro, a Abear afirmou que o consórcio entregaria as instalações para as empresas começarem a se instalar no dia 27 de março – portanto, faltando menos de um mês para a operação no dia 15 de abril. A associação afirmou, em entrevista anterior à TRIBUNA DO NOR-

Todos estão comprometidos para o aeroporto estar operando completamente em maio” DO CONSÓRCIO INFRAMÉRICA Em nota

TE, que o prazo era curto e que o ideal seriam 90 dias. Ontem, o Inframérica declarou que a entrega de infraestrutura do aeroporto segue o cronograma, considerando a data de abertura de 10 de maio e que há tempo para a transferência. “Todos estão comprometidos com isso para que São Gonçalo esteja operando completamente em maio”, informou o consórcio em nota. Procurada, a Anac informou que acompanha o cronograma das obras, a execução e o planejamento de implantação de todos os serviços realizados pela concessionária e pelos agentes envolvidos. A agência acrescentou que o consórcio tem até janeiro de 2015 para entregar o aeroporto em operação. “Portanto, a entrega antecipada faz parte de um planejamento da própria concessionária, do qual a Anac faz o acompanhamento”, declarou em nota. PÁGINA 2

Governo promete 100% dos acessos em maio ADRIANO ABREU

Terminal do aeroporto: Início da operação é previsto para maio


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

economia FOTOS:RAYANE MAINARA

Negócios &Finanças

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Inflação sobe e desce Enquanto a prévia da inflação pelo IGP-M desacelera, a inflação oficial, pelo IPCA, voltou a subir em março (0,92%), o maior para o mês desde 2003 (1,23%), segundo o IBGE. Em fevereiro a alta foi de 0,69% e, em março do ano passado, o índice tinha subido 0,47%. Com o resultado, a inflação foi de 2,18% no primeiro trimestre e de 6,15% em 12 meses, acima da taxa dos 12 meses encerrados em fevereiro, quando ficou em 5,68%. Sozinho, o grupo Alimentação e Bebidas, que atingiu alta de 1,92% e deteve 0,47 ponto percentual de impacto, foi responsável por 51% do IPCA do mês. O índice apura a inflação para as famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos.

CARESTIA O natalense também paga mais caro na alimentação

e no custo de vida, segundo o Idema. No mês de março a variação positiva foi de 0,65% em relação ao mês de fevereiro. Nos últimos doze meses (abril de 2013 a março de 2014), a variação atingiu 5,21% e 327,61% desde o início do Plano Real. Já o custo da Cesta Básica em Natal apresentou aumento de 0,79%, em março. O custo com a alimentação por pessoa foi de R$ 262,28.

Qualidade

Debate

Uma das metas da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon) foi cumprida este ano, com a conquista do certificado IS0 9000. O processo de implantação começou em 2012, ano da posse do presidente Arnaldo Gaspar Jr, sendo um dos seus compromissos. O Sinduscon já atendia a quase todos os requisitos da Norma. Com o ISO, a análise dos serviços e produtos prestados passa a ser baseada em indicadores da qualidade.

O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, participa hoje do seminário “Diálogo Público para Melhoria da Governança Pública - RN”. A intenção do TCU em parceria com os TCEs é orientar o gestor para contribuir com a melhoria do desempenho das políticas públicas. Às 10 horas ele fará a palestra “O Controle Externo, a Governança Pública e o desenvolvimento”, na Escola de Governo.

AMPLIAÇÃO O Shopping Cidade Jardim investe em sua expan-

são e modernização, para agregar novas operações em breve. Uma nova área de 650 metros quadrados foi anexada ao shopping, onde já está a estrutura para atender demanda da Copa do Mundo. O estacionamento também foi ampliado.

Reforço do caixa Além do repasse da cota extra do Fundo de Participação, os royalties do petróleo também estão reforçados, beneficiando estados e municípios. As receitas com os royalties cresceram 11,9% nos três primeiros meses de 2014, resultado do novo aumento na produção nacional de pe-

tróleo que elevou a arrecadação de União, estados e municípios entre janeiro e março, para R$ 4,6 bilhões. A expectativa é que a tendência se mantenha neste ano, com a entrada em produção de novas plataformas. Em 2013, a arrecadação com royalties do petróleo somou R$ 16,3 bilhões.

TEMPO Mais chuvas no RN para abril e maio. O fenômeno “El Niño” se forma no Pacífico com a temperatura da água subindo rapidamente nas últimas semanas.

A previdência complementar do servidor público será um dos temas discutidos no II Congresso Nacional de Direito Previdenciário, hoje e amanhã, no Hotel Parque da Costeira. O tema será abordado pelo Secretário de Política de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz. Com o tema “O Direito Previdenciário na sua Interdisciplinaridade”, reunirá especialistas no assunto.

1

2

A Visa e o Ourocard realizam uma campanha de cartões para a Copa do Mundo da Fifa. A estratégia conjunta de marketing do mercado de cartões entre o Banco do Brasil e a Visa, “Um momento histórico merece um cartão histórico”, teve o pontapé inicial com o lançamento de dois novos cartões Ourocard Visa temáticos com a imagem do Fuleco, o mascote oficial da Copa e oferece promoções aos clientes da Instituição que possuam cartões Visa, envolvendo Pessoas Físicas e Jurídicas.

3

O número de pessoas físicas inadimplentes na base de registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aumentou 6,58% em março de 2014, em relação ao mesmo período de 2013. Esta é a segunda maior alta já registrada para meses de março, de acordo com a série histórica do SPC, que contabiliza os registros desde janeiro de 2011. A partir deste dado, o SPC Brasil e a CNDL estimam que, ao fim de março, havia no Brasil cerca de 52,5 milhões de inadimplentes.

DECLARAÇÃO Faltam exatamente 20 dias – 30 de abril - para o fim do período de entrega da DIRPF - Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda - Exercício 2014. Segundo os últimos dados da Receita Federal do Brasil, cerca de 8 milhões declarações já foram entregues das 27 milhões de declarações esperadas.

HOTELARIA O grupo empresarial mossoroense Garbos, reforça

a sua presença na hotelaria e investe em Natal com a compra de mais uma unidade hoteleira, o Soleil Suíte Hotel, na praia de Ponta Negra. É um grande reforço para a hotelaria de Natal e, ao mesmo tempo, demonstra as dificuldades que o setor atravessa, com o baixo fluxo turístico em Natal.

CARROS A Caixa Econômica Federal vai realizar o Salão Auto Caixa a partir de hoje até sábado (12). Os gerentes estarão em algumas lojas de automóveis para oferecer ao cliente um prazo de até 60 meses e taxa de juros mensal de 0,93%, sujeito a aprovação cadastral. REPARO A maior montadora do mundo, a japonesa Toyota, anuncia o maior recall do planeta, de 6,39 milhões de veículos no mundo. O reparo afeta grande variedade de modelos, incluindo o Corolla, RAV4, Matrix, Yaris, Highlander e Tacoma. Como se costuma dizer: “chutou o pau da barraca”.

Viaduto que está sendo erguido na BR-406, acesso ao novo aeroporto: Chuva atrapalha, mas não deve motivar atraso, avalia DER

Governo promete concluir 100% dos acessos em maio « NOVO AEROPORTO » Meta é que a obra esteja totalmente pronta até 30 de maio e que o acesso Norte já esteja trafegável até o fim de abril

A

governadora Rosalba Ciarlini visitou na manhã de ontem as obras dos acessos do Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves. Na oportunidade, a chefe do Executivo estadual informou que a obra estará totalmente concluída até 30 de maio e que o acesso Norte já estará trafegável até o fim do mês de abril. Caso o início das operações dos voos comerciais tivesse sido mantido para 15 de abril, data confirmada pelo consórcio Inframérica para a entrega da obra do aeroporto, chegar ao local só seria possível em meio às máquinas e à lama que ainda ocupa trecho de 1 km do acesso Norte. No encontro com a BR-406 e o acesso Norte, um viaduto está sendo erguido para conectar a rodovia federal à estrada que leva ao aeroporto. “No dia 30 de maio, as obras dos acessos estarão totalmente concluídas, embora agora, já no final de abril, elas já possam ser utilizadas porque o asfalto já está chegando aqui à BR [406], a mais ou menos 1km”, informou a governadora. “Além disso, nós também temos um outro acesso, aquele que sai do aeroporto por São Gonçalo, uma RN que também está sendo asfaltada e cria mais uma opção. Serão três opções para chegar ao aeroporto”, disse Rosalba Ciarlini. O Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves será acessível ao Norte por um trecho de aproximadamente 11 km que também contempla a duplicação da BR-406. O trecho da duplicação recebeu uma camada branca, que serve de base para a implantação do asfalto. Contando com o viaduto, o acesso Norte está 55% a 60% concluído, conforme explicou o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER/RN), Demétrio Torres. “Se em 10 de maio o aeropor-

A governadora Rosalba Ciarlini visitou as obras ontem: Acesso já poderá ser usado no final de abril

to estiver funcionando, nós vamos dar tráfego ao aeroporto pelo Norte”, afirmou Demétrio Torres. O dia 10 de maio foi estabelecido como data limite pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para início das operações das companhias aéreas. Ele visitou as instalações do aeroporto no último dia 24.

Chuvas

Ao lado do viaduto que está sendo erguido na BR-406, uma poça da água revela uma das preocupações da obra: as chuvas. Demétrio Torres admite que “será preciso de uma ajudinha de São Pedro” para concluir a obra até o prazo estipulado, mas acredita que as precipitações não serão motivo para atrasos. “Se chover todo o dia, o que nunca ocorre em Natal, aí realmente vai atrapalhar”, disse. Uma rotatória reúne o acesso Norte a outros três caminhos, um que leva ao acesso sul, com 17 km, ligando o aeroporto à BR-

304 e de lá a Macaíba, e outro que leva a São Gonçalo do Amarante, com mais 2,4km, que será ligado a RN-160. “O acesso sul está menor, mas esse, desde o início, ficou acertado que nós iriamos dar tráfego no final de maio. Está dentro do cronograma”, informou Demétrio Torres. O diretor -presidente do DER não respondeu qual o percentual de andamento deste trecho. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu ainda que o trecho sul será entregue até maio “em condições de tráfego”. O trecho Sul envolvia ainda obras na BR304, que conectaria o aeroporto a Macaíba. “O DNIT é quem vai trabalhar na BR-304. Essa parte é que não deverá ficar pronta porque ainda não foi iniciada”, afirmou. De acordo com Demétrio Torres, até o fim do mês de abril a ligação com São Gonçalo do Amarante deverá ser concluída. “É um trecho curto”, disse.

Área ainda carece de iluminação O resultado da licitação das obras de iluminação dos acessos do Aeroporto Governador Aluizio Alves será anunciado na próxima sexta-feira (11). De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, responsável pela obra, o valor estimado para o serviço é de R$ 1,9 milhão e o projeto contemplará a colocação de 237 postes de braços duplos que ficarão no canteiro central das vias, totalizando 474 lâmpadas em um trecho de cerca de 10 km.

A prefeitura pretendia concluir a parte de iluminação no dia 15 de abril, informou o prefeito Jaime Calado, durante visita às instalações do aeroporto no dia 24 de março. Conforme o secretário de Serviços Urbanos de São Gonçalo do Amarante, Magnus Kebyo, a iluminação será implantada na BR-406, entre a rotatória que liga Extremoz a Ceará-Mirim e o viaduto que está sendo erguido na rodovia. O acesso Norte também vai

receber a iluminação, que se estenderá até a entrada do aeroporto. A iluminação do acesso Sul não está contemplada no projeto. “Não adianta fazer sem ter o asfalto”, disse o secretário. A expectativa é que o serviço esteja concluído até 10 de maio, data marcada para o início das operações no aeroporto. “O prazo da empresa ganhadora é de 30 a 40 dias para entregar a obra”, informou Magnus Kebyo.

SAIBA MAIS O Aeroporto Governador Aluizio Alves começou a ser concebido nos anos 90, mas devido a indisponibilidade de recursos públicos para a obra, foi concedido à inciativa privada em 2011 - foi o primeiro do Brasil a passar pelo processo de concessão. A concessionária escolhida para construir e administrar o empreendimento durante 28 anos foi o consórcio Inframérica, que conquistou o direito em leilão, com um lance R$ 170 milhões, 228,82% acima do valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto atual do Rio Grande do Norte, o Augusto Severo, em Parnamirim, vai deixar de operar voos comerciais e deve ser entregue à Força Aérea Brasileira em data ainda indefinida, após a Copa. No que diz respeito às obras de acesso ao novo aeroporto, a construção foi licitada em 2010 e deveria ter começado em outubro de 2011, com previsão de conclusão em 15 meses. A obra, no entanto, só foi iniciada em 2013 e, segundo o governo do estado, será entregue até o dia 15 de abril. Um dos problemas que o projeto dos acessos enfrentou foi a desistência da Queiroz Galvão, ganhadora da licitação. A EIT Engenharia, segunda colocada, acabou sendo chamada para assumir o serviço.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

economia

3

Alimentos puxam alta da inflação « PREÇOS » A alta nos preços acumulada em 12 meses atingiu 6,15%, aumentando as apostas em um

estouro do teto da meta do governo neste ano. Passagens aéreas e combustíveis também subiram

R

io (AE) - Os preços dos alimentos dispararam em março, fazendo a inflação oficial repetir a maior alta mensal em 11 anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,92%, mesmo resultado verificado em dezembro passado e maior taxa desde abril de 2003. Tomate, batata, leite e carnes ficaram mais caros, mas as despesas com passagens aéreas e combustíveis também aumentaram, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta nos preços acumulada em 12 meses atingiu 6,15%, aumentando as apostas em um estouro do teto da meta do governo neste ano, de 6,5%. O resultado fez subir os contratos de juros de curto prazo no mercado futuro. Analistas lembraram que o Banco Central (BC) pode se ver obrigado a prolongar o ciclo de aumentos na taxa básica de juros, a Selic. “Como o Banco Central vem trabalhando com a inflação muito perto do topo da meta, agora não tem espaço nenhum para acomodar algum choque que aconteça, como um problema climático”, avaliou Alexandre Schwartsman, sócio-diretor da consultoria Schwartsman & Associados e ex-diretor de Assuntos Internacionais do BC. O economista enxerga uma grande probabilidade de que a inflação fique em torno de 6,6% ou 6,7% em 2014. “Alguém vai ter que tirar alguma mágica da cartola para ficar dentro de 6,5%”, acrescentou.

Causas

O salto de 1,92% nos preços dos alimentos foi responsável por mais da metade da taxa do

IPCA de março. A estiagem prejudicou as lavouras, impulsionando o preço de produtos importantes na cesta básica do consumidor, como tomate, batata, hortaliças, frutas e feijão. O tomate ficou 32,85% mais caro, enquanto a batata subiu 35,05%. A seca atingiu também as pastagens do gado, encarecendo carnes e leite. “(A alta de preços) Tem influência do clima, mas pode ter influência também de alguma possibilidade especulativa, que só mais para frente, diante dos resultados agrícolas, que a gente vai entender melhor”, ponderou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. Os transportes também pesaram no bolso do consumidor em março, com aumentos nas passagens aéreas e combustíveis. O etanol subiu 4,07%, com reflexo sobre o preço da gasolina, que aumentou 0,67% Graças à influência do carnaval, as tarifas aéreas ficaram 26,49% mais caras. O economista-chefe da Concórdia Corretora de Valores, Flávio Combat, prevê que as passagens de avião continuarão a fazer pressão ao longo dos próximos meses, já que as companhias do setor devem aproveitar o aumento da demanda por conta da Copa do Mundo. Juntos, transportes e alimentos responderam por praticamente 80% da inflação de março. O aumento de preços acumulado em 12 meses já estourou o teto da meta do governo em seis das nove atividades que integram o IPCA: Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de residência, Saúde e cuidados pessoais, Despesas pessoais e Educação.

JÚNIOR SANTOS

O salto de 1,92% nos preços dos alimentos foi responsável por mais da metade da taxa do IPCA

Rio, SP e Brasília impulsionam índice Brasília (ABr) - Impulsionada pela elevação de preços na maioria das principais capitais, a inflação oficial do país, medida pelo IPCA, registou alta em seis das 13 áreas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com destaque para Brasília: a capital federal teve inflação correspondente a 1,92%, 1 ponto percentual superior ao IPCA nacional (0,92%). A alta do IPCA nacional é a maior para os meses de março nos últimos 11 anos. Em março de 2003, o IPCA chegou a 1,23%. O IPCA de março, que chega a ser 0,23 ponto percentual superior à alta de fevereiro (0,69%), também foi influencia-

do pelas altas verificadas no Rio de Janeiro (1,28%); Curitiba (1%); São Paulo, Campo Grande e Porto Alegre (ambos com alta de 0,93%), todos com índice superior ao IPCA nacional de 0,92%. Nas outras sete áreas pesquisadas as taxas foram inferiores ao IPCA nacional. Em Goiânia a taxa variou (0,89%); em Belo Horizonte (0,78%); em Salvador (0,71%); em Fortaleza (0,70%); em Vitória (0,60%); em Belém (0,53%); e em Recife ( a menor taxa do país) o IPCA variou em março 0,52%. Com o resultado de março, o Rio de Janeiro passou a registrar o maior IPCA do ano: alta correspondente a 2,88% de janeiro

Site dá dicas para declarar

a março – resultado que chega a ser 0,70 ponto percentual acima do IPCA do país para os três primeiros meses do ano (equivalente a 2,18%). A segunda maior inflação acumulado no primeiro trimestre ficou com São Paulo (2,45%). No IPCA acumulado dos últimos 12 meses aparecem acima da taxa nacional de 6,15%, o Rio de Janeiro, que também acusa a maior inflação do país com 7,87% - resultado 1,72 ponto percentual superior à média nacional. Aparecem, ainda, com resultados acima da taxa global São Paulo (6,41%); Curitiba (6,36%); e Recife (6,21%). A menor alta é a de de Belém (4,28%).

Banco Mundial aponta cenário desfavorável Washington (AE) - O Brasil enfrenta uma “combinação difícil” de inflação alta e baixo crescimento e deve adotar uma política fiscal mais austera para dar espaço ao Banco Central para reduzir a taxa de juros. A avaliação foi feita ontem pelo economistachefe do Banco Mundial para América Latina e Caribe, Augusto de la Torre. Em sua opinião, a ausência de rigor fiscal é o que explica a inusitada pressão de preços em um cenário de expansão anêmica. “Normalmente isso não ocorre”, disse Torre na apresentação da análise semestral da entidade sobre a região.

Fiscal

“Mudar a mescla de políticas fiscal e monetária é um processo político difícil, mas do ponto de vista técnico seria conveniente ao Brasil rebalancear essas políticas, na direção de uma política fiscal mais ajustada que permita uma política monetária mais frouxa”, declarou. O Banco Mundial estima que o Brasil crescerá no máximo 2% em 2014, abaixo da média dos países da região. Na avaliação de Torre, as perspectivas de longo prazo do País são positivas, tendo em vista o tamanho do mercado interno e as oportunidades de investimentos que ele proporciona. “O desafio do Brasil é o curto prazo.”

« CÂMBIO »

« IMPOSTO DE RENDA » Federação Nacional dos Bancos oferece tira-

Dólar fecha abaixo de R$ 2,20 pela 1ª vez em quase seis meses

B

A moeda fechou ontem vendida a R$ 2,1975, no menor valor desde 30 de outubro de 2013

dúvidas e orientações em tempo real por meio de portal e do Twitter rasília (ABr) - Quem ainda não declarou o Imposto de Renda e está com dúvidas tem até o final de abril para interagir com especialistas do portal Meu Bolso em Dia (http://www.meubolsoemdia.com.br/), site de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os consumidores poderão encaminhar suas dúvidas por e-mail, receber atendimento de especialistas em tempo real pelo Twitter ou ainda participar de video chat para entender as principais mudanças nesta edição de 2014. No Twitter, o principal personagem do portal , o Bolsinho, responderá todas as dúvidas sobre Imposto de Renda, informa a Fe-

braban. Basta que o usuário encaminhe a questão e marque o perfil @meubolsoemdia, também pode usar a hashtag #IR2014 com a pergunta na sequência ou ainda encaminhar dúvida por mensagem direta. Se a questão for encaminhada das 14h às 16h, a resposta será dada em tempo real pelo Bolsinho, já as perguntas que forem enviadas após esse horário serão respondidas em até 24 horas. A ação ficará disponível no blog até o dia 28 de abril. Segundo a Febraban, quem preferir um atendimento mais privado e fora das redes também poderá reportar os questionamentos para o canal “tira dúvidas” do hotsite http://impostoderenda.meubolsoem-

dia.com.br. É preciso acessar o site, clicar na seção “Tire suas dúvidas”, preencher os dados pessoais (nome, e-mail e dúvida) e encaminhar para o portal, que responderá o contribuinte por email em até 24 horas. Ainda no hotsite o contribuinte terá acesso a um passo a passo para saber se precisa declarar renda e ainda como inserir corretamente as informações sobre bens, imóveis, carros, dívidas, aluguel, aplicações e rendimentos, despesas médicas e estudos, dependentes financeiros, entre outros. O consumidor também poderá participar de um video chat, por meio do Google Hangout, com interação com a consultora Regina Pitoscia.

IMPOSTO DE RENDA

Pergunte

ao

leão No caso de conta conjunta, ambos os contribuintes podem indicá-la para o recebimento da restituição? Resposta: Sim. Ambos os contribuintes podem indicá-la para o recebimento da restituição. As perguntas desta coluna são respondidas por auditores da Delegacia da Receita Federal em Natal.Envie suas dúvidas com nome,e-mail e telefone para irpf@tribunadonorte.com.br

B

rasília (ABr) - Em queda pelo quarto dia útil seguido, o dólar fechou abaixo de R$ 2,20 pela primeira vez em quase seis meses. O dólar comercial fechou ontem (7) vendido a R$ 2,1975, no menor valor desde 30 de outubro do ano passado, quando a cotação havia atingido R$ 2,192. A divisa acumula queda de 6,4% nos últimos 30 dias e de 8,1% no ano. A queda ocorre uma semana depois de o Banco Central brasileiro ter aumentado a taxa Selic, juros básicos da economia,

para 11% ao ano. Juros mais altos favorecem a entrada de capital financeiro do exterior porque tornam as taxas brasileiras mais atrativas em relação às das economias avançadas. Também contribuiu para a queda do dólar o fato de a taxa de desemprego nos Estados Unidos ter se mantido em 6,7% em março, acima das expectativas das instituições financeiras. A resistência do desemprego em cair indica que o Federal Reserve (Fed), Banco Central norteamericano, mantenha os juros próximos de zero por mais tempo que o esperado. No mês passado, o Fed havia indicado que poderia aumentar os juros da maior economia do planeta a partir de 2015.

autos &motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE


economia Lei prevê multa a patrão que não registrar doméstico

4

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

« DIREITOS » A penalidade poderá ser imposta em 120 dias, quando a lei

começa a ter efeitos. Multa mínima foi estipulada em um salário mínimo

B

rasília (AE) - Enquanto o Congresso Nacional ainda debate como implementar os direitos trabalhistas de empregados domésticos, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei publicada ontem, no Diário Oficial, impondo a cobrança de multas dos patrões que não registrarem o vínculo empregatício na carteira de trabalho. A penalidade poderá ser imposta em 120 dias, quando a lei começará a ter efeitos. O texto da nova lei faz referência à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e estipula a multa mínima a ser aplicada no caso em um salário mínimo. Estabelece, ainda, que a Justiça trabalhista pode avaliar se houve “gravidade” na omissão do patrão. A ausência de descrição da data de admissão e da remuneração do empregado na carteira de trabalho poderá dobrar o valor da multa. Caso o tempo de serviço seja reconhecido voluntariamente pelo patrão, “com a efetivação das anotações pertinentes e o recolhimento das contribuições” pode diminuir o porcentual de elevação da multa. Segundo o Ministério do Trabalho, os auditores fiscais vão atuar na fiscalização. Além

WILSON DIAS

Sancionada pela presidente Dilma, a lei foi publicada ontem

disso, o empregado que se sente lesado pode recorrer à Justiça do Trabalho, ou procurar uma unidade das antigas Delegacias Regionais do Trabalho, as Superintendências Regionais.

Regulamentação

Os direitos trabalhistas para as domésticas foram assegurados com aprovação de uma Emenda Constitucional em abril do ano passado, mas desde então interesses eleitorais, liderados pela bancada feminina da

Câmara, atrasam a regulamentação de pontos essenciais para dar efetividade às mudanças. É o caso do pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e das horas extras, bem como do auxílio creche e da contribuição sindical. Com a lei promulgada pela presidente Dilma, o patrão pode ser multado mesmo sem uma definição do Congresso sobre esses pontos. Pegando carona no esforço concentrado anunciado pelo presidente da Câmara, Henrique

Eduardo Alves (PMDB-RN), os deputados devem analisar sexta-feira o projeto de lei complementar que regulamenta o trabalho doméstico. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que já foi empregada doméstica e lidera as discussões do assunto na Casa, já avisou que vai propor alterações ao texto do senador Romero Jucá (PMDBRR), autor da proposta, que já foi votado pelo Senado em junho do ano passado. Todas as mudanças que devem ser propostas têm como principal argumento a igualdade de direitos. Por meio de emendas de plenário, Benedita deve tornar obrigatória, e não facultativa, a contribuição sindical. Outro ponto que deve ser alterado durante a votação na Câmara diz respeito às horas extras. Na proposta de Jucá, as primeiras 40 horas trabalhadas além das 40 horas mensais devem ser pagas em dinheiro; as demais ficam em um banco de horas. Ao fim de um ano, um acordo entre patrão e empregado definirá se esse tempo extra será revertido em um valor monetário ou em folga. A Câmara deve alterar e definir que as horas extras trabalhadas em um mês sejam pagas em dinheiro.

« ATENDIMENTO »

Bancos podem funcionar em horário diferenciado na Copa Segundo o Banco Central, a mudança só vale para os dias de jogos do Brasil

ficam dispensadas de cumprir regra em vigor que determina cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto.

S

As instituições ainda ficam obrigadas a afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com no mínimo dois dias de antecedência. A nova regra foi determinada por circular assinada por Luiz Edson Feltrim, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania que ocupa interinamente a diretoria de Regulação. Ele fica no cargo enquanto o titular, Luiz Awazu Pereira, participa das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional, em Washington.

ão Paulo (AE) - O Banco Central autorizou horário de funcionamento diferenciado para instituições financeiras durante a Copa do Mundo. A mudança vale apenas para os dias de jogos da seleção brasileira. Os bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econômicas poderão alterar o horário de atendimento ao público em suas agências, mas terão de cumprir, no dia, atendimento mínimo de quatro horas. Nessas datas, as instituições

Aviso

ADRIANO ABREU

As instituições terão de avisar aos clientes sobre mudanças


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe a charge de Brum.

TEMPO HOJE

Máx.: 30ºC Mín.: 23º C Sol com muitas nuvens durante o dia. Chuva a qualquer hora.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 01h13 -1.8 - 13h36 -1.9 Baixa-mar 07h15 -0.7 -19h45 - 0.6

MIGUEL JOSINO [PGE] FALA SOBRE PEDIDO DE INTERVENÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA, FEITO PELO SINPOL • PÁGINA 3

NA TN ONLINE

Curta e compartilhe notícias da TRIBUNA DO NORTE.

tribunadonorte.com.br

natal

Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 10 de abril de 2014

Terceirizados da Petrobras param « MOSSORÓ » Cerca de 1.200 trabalhadores da Empercom suspenderam as atividades por tempo indeterminado.

Empresa tem dívida de R$ 700 mil com os contratados. Petrobras informou que fez todos os repasses financeiros

F

uncionários terceirizados da Petrobras em Mossoró realizaram um protesto na manhã de ontem e anunciaram a paralisação das atividades por tempo indeterminado. São aproximadamente 1.200 trabalhadores ligados à empresa Empercom que, de acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN), não receberam o salário referente ao mês de março. O montante da dívida é de R$ 700 mil. No início da noite, através de nota, a Petrobras informou que atua junto às empresas prestadoras de serviço como dispõe a legislação pertinente e de acordo com os contratos assinados e que, no caso em questão, “todos os repasses financeiros relativos aos serviços prestados pela empresa foram realizados”. A empresa informou também que está buscando “minimizar os impactos para os trabalhadores e para as operações da companhia, respeitando as condições que o contrato e a legislação impõem”. Segundo o presidente do Sindipetro/RN, José Antônio de Araújo, além dos R$ 700 mil de salários atrasados, a Empercom tem dívida de R$ 540 mil referente ao pagamento de férias e encargos trabalhistas. “Os funcionários não receberam o salário do mês de março e muitos estão sem receber outros direitos”, contou. Para pressionar a empresa, os trabalhadores decidiram cruzar os braços. Na manhã de ontem, eles realizaram um protesto em frente a sede da Petrobras em Mossoró. À tarde, se reuniram em assembleia para avaliar a paralisação. Com a greve, os serviços de sondagem e operação de produção de petróleo estão suspensos. “Amanhã [hoje], os trabalhadores vamos voltar para frente da empresa”, avisou. Antes da paralisação, os trabalhadores participaram de uma reunião intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). De acordo com o procurador Gleydson Gadelha, a empresa Empercom é reincidente em problemas relacionados ao pagamento de salários e outras obrigações trabalhistas. “Já estabelecemos alguns acordos com esta empresa, mas não há uma resposta positiva dos empresários. Ontem [terça-feira], conversamos mais uma vez e a empresa alega dificuldades”, explicou. O último Termo de Acordo entre MPT, Empercom e sindicato foi firmado em janeiro passado. Porém, o documento estava sen-

PROJETO Terceirização é um tema polêmico e divide a opinião de gestores, empresários, trabalhadores e juristas. Na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei (PL 4330/2004) sobre o tema tramita há nove anos. O PL prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. A proposta recebeu fortes críticas. Os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) enviaram carta aos deputados onde afirmam que o PL “esvazia o conceito constitucional e legal de categoria, permitindo transformar a grande maioria de trabalhadores simplesmente em prestadores de serviços”. Não há data definida para votação do projeto. Segundo o TST, das 20 empresas com maior número de processos trabalhistas, seis são do setor de terceirização.

do descumprido. Na audiência da última terça-feira, o MPT cobrou a adoção das medidas previstas no acordo. “Os representantes da empresa alegaram dificuldades financeiras”, disse Gadelha. A reportagem tentou contato com a Empercom através de um número de telefone divulgado no site, mas o mesmo permaneceu ocupado durante todo o dia. O procurador informou ainda que, nos últimos três anos, o número de reclamações trabalhistas relacionadas às empresas terceirizadas pela Petrobras aumentou. De 2010 até este mês, foram autuados 16 procedimentos tendo a Petrobras como uma das investigadas apenas no MPT em Mossoró. Dentre eles, chama atenção o número de Procedimentos de Acompanhamento Judicial (PAJ), que foram quatro, ou seja, uma média de uma ação civil pública ajuizada por ano, em que a Petrobras é uma das reclamadas. Também há cinco mediações, que é quando o MPT age como mediador de alguma negociação. As irregularidadesmaisfrequentesdizem respeito ao não pagamento dos salários dos prestadores de serviços terceirizados e às condições do meio ambiente do trabalho. Há ainda denúncia de assédio moral e excesso de jornada. Com relação àempresaEmpercom,desde2010, há o registro de 12 procedimentos no MPT de Mossoró. Dentre eles, são três mediações. MARCOS GARCIA

Paralisação atinge sondagem e produção no Canto do Amaro


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal

»ENTREVISTA » EDÉCIO CUNHA NETO

« DESEMPREGO »

PROFESSOR E CIENTISTA DA USP

FERNANDO DOMINGOS

FERNANDO DOMINGO repórter

U

ma vacina totalmente brasileira contra o vírus HIV em estudo, há dez anos, pela equipe do professor doutor Edecio Cunha Neto, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) tem previsão de ser testada em humanos em até três anos. Em uma fase primária, a pesquisa utilizou camundongos para testar a resposta aos fragmentos do HIV. Em setembro de 2013, os cientistas começaram a usar macacos. “A resposta tem sido amplamente positiva e acreditamos que, em até três anos, passaremos a fazer testes em humanos”, afirma Edecio Cunha Neto, que à convite da Universidade Federal do Rio Grande do Norte fez palestra sobre a vacina. O encontro aconteceu às 9h desta quarta-feira (9) no Anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências. O trabalho de pesquisa para encontrar a vacina do HIV possui o apoio das agências de financiamento do Governo e do Ministério da Saúde. Até o momento, foram consumidos cerca de R$1 milhão. Acompanhe entrevista que a TRIBUNA DO NORTE fez com o cientista Edécio Cunha Neto. Qual a diferença desta vacina para as outras?

Existem duas diferenças básicas deste estudo para os outros. A primeira é que são premissas diferentes. Foram usadas as regiões mais conservadas do HIV, para que tivesse eficácia mesmo com isolados do DNA, servindo para outros subtipos do vírus. A segunda é que a vacina pudesse amplificar o trabalho de reconhecimento do vírus, independente da genética, obser-

A resposta tem sido amplamente positiva e acreditamos que, em até três anos, passaremos a fazer testes em humanos”

U

vando-o através do sistema imunológico. Quais os destaques da pesquisa?

É uma pesquisa de origem totalmente brasileira. Ao todo, já são 12 anos de estudos. E tivemos ótimos resultados com macacos, o que nos surpreendeu, pois, não é comum primatas reagirem tão bem nessa mobilidade.

Vacina contra HIV avança na USP « AIDS » Vacina brasileira contra o vírus HIV tem avançado dentro dos

laboratórios da USP e deverá ser testada em humanos em até três anos

Atualmente, o trabalho de pesquisa envolve quantas pessoas?

Nossa equipe principal de estudo conta com 8 profissionais, mas, entre colaboradores, chegamos a 15 pessoas. O estudo foi todo desenvolvido na USP?

Boa parte dele sim. No início do trabalho, houve alguns procedimentos nos Estados Unidos, porém, atualmente, todos os estudos são feitos nos laboratórios da USP. Os testes, em uma primeira etapa, são realizados em animais. Que espécies já foram usadas?

Iniciamos os estudos utilizando camundongos, em uma fase primária, onde vacinamos para

Polícia Federal prende quatro por fraudes em seguro

testar a resposta aos fragmentos do HIV. Em setembro de 2013 começamos a usar macacos. A resposta tem sido amplamente positiva e acreditamos que, em até três anos, passaremos a fazer os testes em humanos. Houve alguma reação adversa em determinado momento?

Não. Nesses últimos 12 anos todos os estudos têm apresentado resultados positivos, sem reações adversas. Qual o próximo passo?

Agora passaremos aos testes mais caros. Nesse momento, esperamos a chegada de um contêiner com maior biosseguran-

ça, para dar continuidade ao estudo. Também queremos testar novas combinações do vírus. Qual o trabalho de atuação da vacina?

A vacina produz antígenos que o sistema imune usa como etiqueta de identificação. Ela também usa o linfócito T CD4, que funciona como um general dentro do organismo e reconhece os parasitas. Através disso, inicia-se o trabalho de combate ao vírus. Existe alguma previsão de mercado no caso da continuidade dos bons resultados?

Ainda não. Não há como mensurar uma previsão de mercado.

Ì QUEM Edécio Cunha Neto é professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. É doutor em Imunologia. Faz pesquisas nas áreas de Imunologia celular e molecular de doenças humanas, com ênfase na infecção pelo HIV-1 e em outras doenças infecciosas, autoimunes e alérgicas

ma quadrilha acusada de praticar fraude contra o seguro-desemprego foi desbaratada pela Polícia Federal nesta terça-feira (8), em Natal. As prisões ocorreram no interior de uma agência da Caixa Econômica Federal, na zona Sul da capital, e em um hotel na praia de Ponta Negra. A PF prendeu um comerciante rondoniense, de 19 anos; dois paulistas, sendo um vendedor, de 29 anos, e um auxiliar administrativo, de 25 anos; e um motorista paranaense, de 38 anos. Durante o interrogatório, foi possível apurar que eles viajaram de São Paulo, via aérea, primeiro, para Salvador/BA e depois, Natal, onde dizem que os documentos foram “montados” para tentar receber o benefício. Oprimeirosuspeitopresoapresentou uma carteira de trabalho comindíciosdefalsificaçãoe,estranhamente,nãosabiainformarosobrenome dos pais, a data da suposta demissão e em que cidade o documentohaviasidoexpedido.Após uma revista, foi encontrado nos seusbolsos,quatrocarteirasdetrabalho falsas que tinham uma mesma fotografia e nomes diferentes. Os policiais deram voz de prisão e o encaminharam para autuação na superintendência da PF, no bairro de Lagoa Nova. No hotel, onde o suspeito estava hospedado a PF conseguiu surpreender os outros três acusados. O trio estavam de posse de vários apetrechos utilizados para forjar documentos. Com eles foram encontradas: CTPS (algumas, em branco); CNHs; cédulas de identidade; impressoras; formulários; bobinas para plastificação; ferramentas; notebook e iPad.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal

3

MPE avalia pedido de intervenção « SEGURANÇA PÚBLICA » Pedido do Sinpol/RN foi entregue ao procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, ontem, e

será analisado pela 19ª Promotoria de Investigação Criminal. Governo do Estado considerou absurda a proposta ROBERTO LUCENA repórter

O

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) quer intervenção na segurança pública do Estado. O pedido nesse sentido foi entregue ontem ao Procurador-geral de Justiça (PGJ), Rinaldo Reis. De acordo com o Sinpol/RN, é necessário que o Ministério Público – através de medidas emergenciais – intervenha na questão para reverter o “caos na área”. O pedido será analisado pela 19ª Promotoria de Investigação Criminal. Para o Governo do Estado, a proposta é absurda. Em reunião com o Procurador Geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis de Lima, na manhã desta quarta-feira (9), a Diretoria do Sinpol-RN apresentou uma representação com vários pontos referentes à situação da

Polícia Civil e do Itep/RN, bem como fez um pedido oficial de intervenção na Segurança Pública potiguar. Aideia é que o órgão intervenha para obrigar o Governo do Estado a adotar medidas emergências para reverter o quadro de caos nessa área. Asolicitação ao MPE foi feita através de uma representação composta de informações referentes à situação da Polícia Civil que, atualmente, segundo o Sinpol/RN, tem apenas 29% do seu quadro de vagas preenchido. O sindicato calcula que há um policial civil para cada 2.327 potiguares, quando a recomendação da Organização das Nações Unidas recomenda a proporção de um policial para cada 250 habitantes. Além do efetivo aquém do necessário, a organização enfrenta a ausência das condições mínimas de trabalho, como armamento, munições, coletes, rádio

comunicadores, viaturas, internet e outros. “O sindicato constatou nesse levantamento feito em 57 municípios a presença de pessoas estranhas ao corpo policial e presos nas unidades, apesar de existir decisão judicial impedindo esse tipo de situação”, afirmou Djair Oliveira, presidente do Sinpol/RN. O documento protocolado na manhã de ontem, no MPE, também descreve a situação dos concursados que estão há quatro anos aguardando convocação. Segundo a Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), do quadro de 514 aprovados e que passaram pelo curso de formação, 229 ainda aguardam convocação. Além destes, 285 foram nomeados e 219 foram empossados, ou seja, 66 aprovados não assumiram a função. A representação do Sinpol/RN também traz uma série de fotografias das delegacias que

encontram-se em situação precária. Além disso, os policiais afirmam que existe a possibilidade de fechamento de quatro delegacias especializadas com o intuito de deslocar o efetivo para a Divisão de Homicídios que será criada. As unidades que deverão ser fechadas são: Delegacia do Meio Ambiente, Delegacia de Armas e Munições, Delegacia do Patrimônio Público e Delegacia do Idoso. Outro ponto apontado como justificável para o pedido de intervenção é a situação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). O Sinpol/RN elencou uma série de irregularidades no órgão – desvios de função, comprometimento da estrutura física, fata de materiais básicos para perícia – e reiterou o pedido de investigação de denúncias que chegaram ao sindicato referentes às compras e contração de serviços por parte da direção.

QUEM Djair Oliveira, presidente do Sinpol/RN

O QUE Em documento denunciou a possibilidade de fechamento pela Sesed das delegacias do Meio Ambiente; Armas e Munições, Patrimônio Público e do Idoso, com intuito de deslocar efetivo para a criação da Divisão de Homicídios

O Sinpol/RN informou ainda que vai encaminhar a documentação ao Comitê da Copa e DIVULGAÇÃO

PGE não definiu se recorre contra decisão do TJRN A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ainda não sabe se vai recorrer da decisão proferida pelo desembargador Ibanez Monteiro que condenou o Governo do Estado a convocar, imediatamente, os 229 aprovados para os cargos de delegado, agentes e escrivães da Polícia Civil no concurso público realizado em 2010 que ainda aguardam a convocação. A decisão do desembargador foi decretada ao negar provimento à um recurso do Estado contra decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal que já havia condenado o Poder Executivo a efetivar os aprovados. Para o magistrado, diante do problema que vem passando a segurança pública no Estado, cujos principais afetados e prejudicados são os cidadãos como um todo, é importante observar que o interesse em questão deixou de ser meramente individual (dos candidatos aprovados no certame da polícia civil) e passou a ser da coletividade (da população em geral) quanto à efetividade da prestação do serviço. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) analisou ainda que não há dúvidas de que o concurso em discussão não teve o prazo de validade expirado, o que só se dará no dia 16 de dezembro deste ano, conforme atestam os documentos anexados aos autos. Para o TJRN, a omissão do Governo do Estado em nomear e dar posse aos candidatos habilitados no certame mostra-se incompatível com o quadro de insegurança pública, violando o princípio da razoabilidade, o que autoriza a intervenção do Poder Judiciário, sem que isso signifique ofensa ao princípio da separação dos poderes. Em seu recurso, o Estado sustentou que os candidatos aprovados em concurso público têm mera expectativa de direito e que a nomeação para o cargo público é ato discricionário do administrador público. O Estado utilizou ainda o argumento de que, para a admissão de pessoal é necessária a existência de prévia dotação orçamentária; além do que já se encontra no chamado limite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com a decisão do TJRN reafirmando o que a primeira instância havia decretado, a PGE ainda vai analisar qual será a defesa do Estado. De acordo com o Procurador-geral, Miguel Josino, a PGE não foi intimada. “Quando formos intimados, um dos procuradores vai me apre-

às delegações que vão jogar em Natal na primeira fase da competição marcada para junho. Os policiais também vão encaminhar a representação à ONU.

Ì

Integrantes do Sinpol/RN foram recebidos pelo PGJ, Rinaldo Reis, e pediram intervenção do MPE para reverter o “caos na Segurança” ADRIANO ABREU

Informações do Sinpol/RN apontam que a Dame Delegacia Especializada de Armas e Munições seria uma das quatro DPs a serem fechadas pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social para cessão de efetivo policial para a criação e instalação da Divisão de Homicídios do RN

Concurso da Polícia Civil Situação dos aprovados no certame realizado em 2010 Aprovados: 514 Nomeados: 285 Empossados: 219 Aguardando convocação: 229 Fonte: Degepol

ALEX RÉGIS

Em 57 cidades, há pessoas estranhas ao corpo policial nas unidades, apesar de decisão judicial impedindo isso”

Estamos elaborando uma ação para resolver a situação dos presídios, que deverá ser subscrita pelo movimento”

DJAIR OLIVEIRA

SÉRGIO FREIRE

presidente do Sinpol/RN

presidente da OAB/RN MAGNUS NASCIMENTO

sentar as informações sobre o processo e apontará quais as nossas possibilidades. Devemos ter algo concreto sobre o caso apenas na próxima segundafeira”, disse Josino. De acordo com a decisão do desembargador, a nomeação deve ser dos candidatos que foram aprovados dentro do número de vagas previstas no Edital nº 01/2010 da Comissão do Concurso da Polícia Civil, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.

Não existe, no mundo jurídico, possibilidade de um pedido de intervenção contra Secretaria de Estado” MIGUEL JOSINO procurador-geral do Estado

O outro lado O titular da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Miguel Josino, afirmou que o pedido de intervenção proposto pelo Sinpol/RN é um “absurdo”. Segundo Josino, a secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) não é passível de intervenção. “O pessoal do Sinpol/RN precisa estudar. Não existe, no mundo jurídico, a possibilidade de um pedido de intervenção contra secretaria de Estado”, pontuou. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Sesed para saber qual seria o posicionamento do titular da pasta, Eliéser Girão, diante do fato, mas não obtivemos resposta.

Movimentos sociais fazem ato contra a violência Para pressionar a administração estadual quanto à necessidade de empreender ações com resolutividade no combate à violência, o movimento “Basta de Violência no RN” realiza ato público hoje, a partir das 10h, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo. O movimento foi lançado no início do mês, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) e conta com a participação de representantes de entidades sociais, empresarias e religiosas. O ato, segundo a OAB/RN, é “aberto para quem não aguenta a insegurança desenfreada que assusta cada dia mais”. A pauta de reivindicação é sustentada nos seguintes pontos: nomeação de policiais, agentes, delegados e realização de concurso para bombeiro militar; criação da Divisão de Homicídios na capital; contrapartidas e execução de reforma e construção de unidades prisionais; reestruturação do Itep e da Fundac; fortalecimento da Defensoria Pública; observação da matriz de responsabilidade do programa Brasil Mais Seguro; reativação do Programa Estadual de Proteção à Testemunha. De acordo com o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, o assunto não ficará restrito à mobilização nas ruas. “A OAB está preocupada também com a situação das unidades prisionais, que tem se agravado a cada dia. Estamos elaborando uma Ação Civil Pública que deverá ser subscrita pelos integrantes do movimento”, disse Sérgio Freire. O “Movimento Basta de Violência no RN” reúne, além da OAB, juízes, procuradores, promotores, empresários, professores, policiais civis, representantes de instituições religiosas, além de associações comunitárias. De acordo com Marcos Dionísio Medeiros Caldas, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, dentre os mais de 570 homicídios registrados na capital em 2013, apenas nove suspeitos foram denunciados e dois casos foram concluídos. Pelo menos 437 assassinatos já ocorreram no Estado em 2014, sendo 150 somente em Natal. Os dados apresentados pelo especialista em Segurança Ivenio Hermes, que faz parte do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentam um avanço alarmante da criminalidade. No Estado foram 1.653 homicídios só em 2013, com um avanço de 110% em relação ao anterior.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal FOTOS:EMANUEL AMARAL

« MAIS RIGOR »

TJRN cria juizado para atuar em jogos de futebol Unidade funcionará, em regime de plantão, e fazer fiscalizações em dias de jogos e eventos

R

Semopi explicou que problema é diferente do que provocou abertura da cratera outras duas vezes, nas últimas semanas de março

Cratera abre pela terceira vez e complica trânsito « ZONA NORTE » Previsão da Semopi é de que o serviço de reconstrução da área seja concluído até amanhã. Trânsito fica comprometido até lá

O

trânsito na avenida João Medeiros Filho ficará com o fluxo comprometido até esta sexta-feira (11). O problema é decorrente de uma cratera que se abriu pela terceira vez na via, em menos de um mês no sentido ponte de Igapó. Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), uma empresa já está trabalhando no local para fazer a reconstrução da área. Na noite de ontem (8), o buraco se abriu, ao lado do ponto onde a cratera já tinha surgido por duas vezes. O primeiro problema ocorreu no dia 14 de março, interrompendo completamente o fluxo na via. A estrutura foi recuperada, mas novas chuvas provocaram a reabertura do buraco no dia 30 de março, sendo necessária uma nova recuperação. O problema, segundo a empresa que realizou o serviço, foi ocasionado devido à existência de ligações clandestinas, que comprometiam a estrutura abaixo da via. Após as obras, a expectativa era que o problema fosse solucionado - o que não ocorreu. Pela terceira vez, a avenida João Medeiros Filho está com o fluxo comprometido.

Homens trabalham na recuperação do trecho da avenida

De acordo com o secretárioadjunto de Conservação da Semopi, Walter Fernandes, o que ocorreu foi um rompimento da laje da galeria de concreto que fica sob a via, junto com a tubulação de esgoto da Caern. É um problema diferente do anterior, quando a tubulação foi substituída. A Semopi ainda está avaliando o problema, mas, segundo Walter Fernandes, não haverá necessidade da interdição completa da via. A estrutura de concreto deverá ser refeita e há a ne-

cessidade de se aguardar a fixação do material antes do aterramento. No momento, os carros estão passando por uma das faixas que não tiveram problemas. O fluxo é limitado e a sugestão é que os motoristas busquem vias alternativas para evitar congestionamentos.

Tubulações

Após o segundo problema na via, a Semopi anunciou a causa para o problema, segundo os técnicos foi diferente do que ocorreu dessa última vez. Por dias,

homens desceram a sete metros abaixo da terra e da confusão do trânsito na avenida João Medeiros Filho, para verificar as condições das tubulações que passam abaixo e comprovaram ligações clandestinas de esgoto na galeria de águas pluviais. Na primeira ocasião, o problema fora o rompimento da tubulação ocasionada pelo acúmulo da água da chuva. No último dia 30 de março, os técnicos da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) descobriram uma “fuga de material” na galeria. “A gente identificou um espaço entre a galeria nova e a velha que estava causando a fuga de material. Já houve o aterro para recomposição e amanhã (quarta, 2) devemos estar encerrando”, contou o secretário adjunto da Semopi, Walter Fernandes. Populares ouvidos pela reportagem questionaram a qualidade das obras. Alguns deles reclamaram do fato da cratera abrir no mesmo lugar em tão pouco tempo. “Isso é um absurdo. Serviço mal feito. O buraco se abriu mais de uma vez e eles só fazem aterrar. Assim a água tira mesmo”, afirma o eletricista Francisco Valdemir, 65 anos.

eunidos na sessão desta quarta-feira (9), os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) aprovaram a Resolução nº 17/2014, que institui a Coordenadoria dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos. A unidade terá, entre outras atribuições, desenvolver política de atuação do Poder Judiciário em jogos de futebol e eventos de relevância esportiva, artística e cultural para todo o Estado. O presidente do TJ potiguar, desembargador Aderson Silvino, salienta que a resolução tem o objetivo de atender a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a instalação desta unidade nos tribunais estaduais. “O ato normativo visa satisfazer o Provimento nº 11/2010, do CNJ, que uniformiza os procedimentos referentes ao funcionamento de unidades do Poder Judiciário instaladas em aeroportos brasileiros e o encaminhamento para o juízo competente dos pedidos iniciais nelas formulados”, ressalta o desembargador. Dentre o rol de atribuições dessa Coordenadoria está a de manter atualizado o banco de dados dos torcedores impedidos de frequentarem os jogos de futebol em todo o Estado, por força de decisão judicial. O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos funcionará, em regime de plantão, nos dias da realização dos jogos e espetáculos de grande porte, iniciando-se duas horas antes do horário estabelecido para o respectivo

acontecimento.

Competência

Outra novidade trazida pela resolução é que está sendo atribuída competência às Varas Criminais do Distrito Judiciário da Zona Sul da Comarca de Natal, para processar, julgar e executar as causas cíveis, criminais e fazendárias, decorrentes exclusivamente das atividades reguladas na Lei 10.671, de 2003, assim como as causas cíveis de menor complexidade. E as criminais de menor potencial ofensivo, definidas na Lei 9.099, de 1995, todas decorrentes de fatos ocorridos durante os eventos esportivos, artísticos e culturais em Natal. A instalação do referido Juizado em sistema de plantão será requerida pela entidade promotora do evento em até 10 dias antes de sua realização, cabendo à Corregedoria Geral da Justiça e à Coordenadoria dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos autorizarem a atuação do regime plantonista.

Ì O QUE A Resolução nº 17/2014 foi aprovada nesta quarta-feira (9) em sessão do Pleno do TJRN, para atender recomendação do CNJ. Cria a Coordenadoria dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos. Entre as atribuições está a de manter atualizado o banco de dados dos torcedores impedidos de frequentar os jogos de futebol em todo o Estado, por força de decisão judicial

JOANA LIMA

Torcedores serão observados por juizado criado pelo Tribunal

OS DOMINGOS tn família NATODOS TRIBUNA DO NORTE


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal FOTOS:ADRIANO ABREU

5

RN conquista quatro prêmios em torneio interamericano « EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE » Três dos prêmios

foram arrebatados pelo soldador Rafael Wenderson. O quarto troféu ficou com a cabeleireira Juliana Almeida IGOR JÁCOME repórter

Competidores potiguares desembarcam em Natal com quatro troféus do WorldSkills Américas

Rafael Wenderson, de Mossoró, trouxe títulos de melhor soldador, melhor da Nação e da competição

Juliana Almeida, também de Mossoró, conquistou o título de melhor cabeleireira do torneio

Vagas para cursos profissionalizantes vão superar 70 mil “O grande entendimento é de que a educação profissional é uma reposta para a falta de mão de obra qualificada que existe hoje”, afirmou o diretor regional do Senac, Elder Cavalcanti. De acordo com ele, um fórum de líderes debateu o tema em Bogotá, na Colombia, durante a olimpíada de conhecimento. Para Almino Afonso Dantas Neto, diretor regional do Senai, onde Rafael estudou, a possibilidade de ganhar um prêmio como esse é apenas um dos “finais” que o estudante técnico pode ter. Ele revela que a perspectiva é de que o número de pessoas ingressando na área técnica seja cada vez maior. “No ano passado, abrimos 62.500 vagas. E acreditamos que neste ano vamos ultrapassar as 70 mil”, revela. O diretor ainda explica que os jovens competidores são selecionados através das etapas regionais e passam a receber um treinamento de atleta para participar das olimpíadas. “Nós temos um comitê olímpico que

WorldSkills Números da competição interamericana em Bogotá 35 categorias 34 participantes brasileiros 2 do RN 186 competidores 120 mil visitantes Espaço de 40 mil metros quadrados Brasil foi o maior vencedor* com: 25 medalhas de ouro 4 medalhas de prata 1 medalha de bronze

O grande entendimento é de que a educação profissional é uma resposta para a falta de mão de obra qualificada que existe hoje” ELDER CAVALCANTI Diretor do Senac

*As categorias podem ter mais de um vencedor, em caso de empates nas notas.

tem esse objetivo de puxar mais jovens para as competições”, explicou. Mas para chegar a um nível de competição como o de Rafael, é preciso muito esforço. “Eles se dedicam muito. Às vezes chegam de manhã e só saem à noite”, colocou. Durante as provas, os técnicos têm que executar tarefas relacionadas às suas categorias, avaliados por um corpo técnico, que dá uma nota para cada um.

Nós temos um comitê olímpico que tem esse objetivo de puxar mais jovens para as competições” ALMINO AFONSO DANTAS NETO Diretor regional do Senai

O

Rio Grande do Norte foi bem representado e trouxe quatro prêmios do WorldSkills Américas – uma competição interamericana de educação profissionalizante, que aconteceu neste ano em Bogotá, na Colômbia. Três deles foram arrebatados por apenas um competidor. Rafael Wenderson Morais Pereira tem 20 anos e deixou Mossoró, na região Oeste do Estado, para garantir os títulos de melhor soldador, melhor da Nação e o melhor de toda a competição internacional. A premiação ocorreu no domingo (6) e os atletas chegaram ao Brasil na terça-feira (8). Rafael é de origem humilde. Filhodeumpedreiroedeumadonade casa, ele estudou toda a vida na rede pública de ensino, em Mossoró, e chegou a trabalhar em uma oficina de portões. Incentivado pelo irmão, que havia feito um curso pelo Senai etambémfoipremiadoemolimpíadas de conhecimento, o estudante ingressounocursodetécnicodeMecânica Industrial em 2010. Vencendo a etapa estadual das olimpíadas de conhecimento, anos depois, o jovem garantiu ingresso para a competição

nacional, onde também ganhou a medalha de ouro. No ano passado, ele pulou a etapa continental e foi 2º colocado do WorldSkills International, na Alemanha. Apesar disso, Rafael conta que não esperava uma premiação tão grande como o troféu Albert Vidal – entregue ao dono da maior nota entre todas as categorias - no evento das Americas. “Foi uma surpresa muito grande, quando me chamaram no palco para receber o ‘Best of Nation’ [melhor da nação]. Entre todos do Brasil, eu havia sido o melhor. Quando estava descendo do palco, mandaram voltar para receber o ‘The Best of the Bests’ [O melhor dos melhores]. Foi uma surpresa maior ainda”, afirmou à reportagem, após o desembarque no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Ainda no saguão do terminal, uma ligação para a família, orgulhosa, que não pôde viajar para Natal. O irmão Max, que é treinador dele, seguiu direto para o sudeste para dar palestras e treinamentos. Após o fim do curso, Rafael foi contratado pelo Senai para ser instrutor. O trabalho foi interrompido durante a preparação para a competição, mas o retorno já é certo. Como prêmio pela vitória, ele terá pago o curso superior que escolher. A opção, por enquanto,

é a área de Engenharia Civil. “Agora é descansar um pouco e depois seguir minha vida”, pontuou. A idéia é também incentivar o irmão mais novo, de 15 anos, para que siga os passos dos irmãos. Também natural de Mossoró, a cabeleireira Juliana Almeida Bezerra, 20 anos, foi a outra representante potiguar no WorldSkills Américas. Moradora do assentamento Maisa, em Mossoró, filha de pai motorista e mãe agricultora, ela ingressou no curso técnico do Senac através do projeto de gratuidade. “Eu já trabalhava com cabelos, pesquisava por conta própria, mas sempre soube que tinha que me profissionalizar”, lembra. Como sugestão para quem quer seguir os mesmos passos, atesta: “Nada é conseguido facilmente. Mas o primeiro passo é querer”. Foram dois anos de treinamento para a competição. Agora, a idéia é reabrir o salão de beleza dela, fechado desde o início da preparação. “Ela sempre disse para mim que o salão podia esperar porque ia valer à pena”, revela a mãe Rosângela Brito de Almeida. Juliana ainda quer mais. Em 2015, ela deverá participar da etapa mundial da olimpíada de conhecimento, que ocorre em São Paulo.


6

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal “Turistas trarão de casa a própria polícia para passear pelo Brasil na Copa”

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

Da blogueira de turismo Nelly Carlos, no portal revistabzzz.com MÁRLIO FORTE

FRED FILHO

Curioso

1 - PORTARRETRATO

S.O.S.

2 – DO POVO

A agenda da governadora Rosalba para o dia de ontem constava audiência com o novo secretário de Segurança Pública, general Girão Monteiro, às 18h. Mas, consta que ele está em Brasília e deve retornar hoje.

Com celebração na Igreja Bom Jesus das Dores e brindes no Chaplin Recepções, Ana Clara Sales e Ricardo Maia agora são casadóns. Seguiram para lua-de-mel na Europa.

E hoje, o Movimento Basta de ViolêncianoRNfaráatopúblicoem frente à Governadoria, às 10h, com participação de representantes de entidades sociais, empresarias e religiosas. O ato é aberto a todos que não suportam mais a insegurança sem limites.

1

2 AAFEDUARDO MAIA

INSTA

Alerta

E ontem, nas denúncias que o Sinpollevouaoprocurador-geralde Justiça, Rinaldo Reis, solicitanto a intervenção na Segurança Pública, dositensgraves,umchamouamais aatenção,sobreopagamentodosalário de inativos e pensionistas apenas no dia 10 de cada mês. Dirigentes disseram que recebem denúncias, e encaminham para as autoridadescompetentes,dequeoGovernoestariaaplicandoodinheiroerecebendojurosreferentesaos10dias.

3 – FLASHES

4 3

Mudança

Decerto pelo mal estar que causou ao pedir vista ao pedido de inspeção nas contas do governo estadual para esclarecer o atraso no pagamento da folha de pessoal, que o relator Antônio Montenegro votou pela urgência da realização, o conselheiro Gilberto Jales mudou de decisão. Em vez de vista, declarouse, ontem, suspeito.

Geral

Nosescaninhosdospoderescircula que a intenção do governo com a pressa para reintegrar a área do Aeroclube de Natal seria para abater, de imediato, o valor devido pelo Estado quanto à Arena das Dunas. E que procuradores estariam preocupados, pois a ação de reintegração foi formulada não com essa finalidade,massimdedarumadestinção pública direta ao imóvel, em benefício da sociedade.

A propósito

Em 2011, o governo tentou desafetar (retirar o valor de “utilidade pública”) a estrutura do estádio JuvenalLamartine–assimcomooAeroclube, no chamado nobre bairro

do Tirol -, para colocar a área à venda, em um processo licitatório.

Pois bem

Desde então, com a grita contrária,inclusivedapopulação,atentativa caiu num silêncio ensurdecedor. Vigilância, então, nunca é demais.

S.O.S.

Temquemaguenteoscarrosde somcirculandopelacapitaldosmagos-desesperados, principalmente bairros, digamos assim, menos favorecidos,anunciandoasmaisvariadas festas, em altos decibéis? Anunciam, inclusive, festa de aniversário. Certamente de candidato a conselhos, urnas de outubro, etc e mais.

Rolha

Pior é o minitrio elétrico do Natal Cap, “compre já”.

Leque

Comaprovaçãonasemanapassada, a UFRN ingressou na Universidade Aberta do Sistema Único de

Saúde (UNA-SUS). Assim, capacitará, permanentemente, profissionais da saúde pública, por meio da pós-graduação e de cursos técnicos do ensino a distância, gratuitos, com enfoque prático e dinâmico, já que utilizam casos clínicos comuns.

Pois é

O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública para que seja anulada a resolução que deu ao auditório da AL o nome de “Plenário Deputado Robinson Faria”,sobajustificativadequenome de pessoa viva a bem público “fere o preceito constitucional e os princípiosdalegalidade,impessoalidade e moralidade”. Mas, o mesmo tratamento não foi dado ao “Salão de Evento Deputado Álvaro Dias”, ochamadoplenarinho.Assimcontinua.

Reconhecimento

Uma semana após receber o título de cidadão potiguar, o procurador-geral do MP de Contas, Luciano Ramos, será homenageado

Serviço Florestal abre 49 vagas « CONCURSO » Vagas são para unidades regionais do órgão em várias cidades, inclusive Natal. Inscrições estão abertas até o dia 16 de maio

C

omeça hoje, 9/4, e vai até o dia 16/5, o período de inscrição para o concurso público e processo seletivo simplificado do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Ao todo, o órgão irá contratar 49 novos servidores, sendo 24 para cargos efetivos, com lotação nas unidades regionais (UR) de SantarémPA, Porto Velho-RO, Natal-RN e Curitiba-PR, e 25 para cargos de contratação temporária com lotação em Brasília-DF.

Quem foi ontem à inauguração da Arena do Morro de Mãe Luíza viu Rosalba Ciarlini assediada. Uma mãe, inclusive, entregou o seu bebê para a governadora segurar, o que o fez durante todo o Hino Nacional, observada pela secretária Betânia Ramalho (Educação)

O concurso para o cargo de Analista Ambiental efetivo é dividido em duas áreas de concentração, sendo oito vagas para a Área de Concentração I e 15 vagas para a Área de Concentração II. Os cargos não exigem experiência e são abertos para candidatos com nível superior em qualquer área. Já o processo seletivo para a contratação de servidores temporários possui nove áreas de concentração e exige experiência prévia de

três ou cinco anos. A remuneração inicial é de R$ 6.478 para o cargo de Analista Ambiental ; e de R$ 6.130 e R$ 8.300, no caso dos Técnicos de Nível Superior de contratação temporária. As provas estão previstas para 8 de junho e terão questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Direito Administrativo) e conhecimentos específicos de cada área. Certame é organizado pelo Instituto Quadrix.

com a Comenda “Fernando de Miranda Gomes”, maior honraria da Procuradoria Geral do Estado, que será entregue a juristas, autoridades e personalidades que se destacam em suas atividades profissionais, com solenidade dia 14, às 20h, no auditório da Escola de Governo.

Empreender

O grupo empresarial mossoroense Garbos chega a Natal. Adquiriu o Soleil Suíte Hotel, em PontaNegra,a80metrosdapraia.Ohotel tem amplas suítes, de 1 e 2 quartos, com sala, cozinha e varanda, a maioria com vista para o mar e o Morro do Careca.

Portfolio

O Grupo Garbos soma o investimento ao Hotel Garbos e Garbos Recepções & Eventos (dois salões com capacidade para 500 e 2.500 pessoas, simultaneamente), em Mossoró. Os dois considerados padrões internacionais. O hotel em Ponta Negra agora é Soleil Garbos Hotel.

Atitude

Por falar em Mossoró, a E- Gráfica Digital, em parceria com o Hemocentro, lançou a campanha Páscoa Solidária - “Você doa sangue,

nós o chocolate”, para estimular a doaçãodesangueelembrarosreais valores da Páscoa, como a solidariedade e as boas ações. De 14 a 19, quemdoarsanguenoHemocentro ganhará chocolate de presente.

É a moda

Para um inverno menos rigoroso,chegamàslojasRiachuelobotas de cano baixo, com peças que vão desde uma pegada mais folk, comfranjas,atéaversãorocker,repleta de spikes e correntes.

Tilintares

AlexandreSantanapilotouontem um “happywine”, no wine bar daAdegaSãoCristóvãodaPrudentedeMorais,compresençadoenólogo Jhonatan Marini, da Dmno e Valduga. Na degustação, mais de 20rótuloschilenos,italianos,espanhois e portugueses.

Luxo e beleza

Saiu do forno a coleção 2014 da Saccaro, com peças exclusivas para área interna, assinada por bambambãscomoRoqueFrizzo,Emerson Borges, Ana Revello Vazquez e RenatoSolio,alémdosdesignersdo Studio Saccaro. No seu blog (revistabzzz.com),oarquitetoWellingon Fernandes mostra as belas peças.

Os jornalistas-casadóns Janaína Amaral e Alexandre Mulatinho em elogios ao fotógrafo Canindé Soares, ontem, na abertura da sua exposição de fotos que mostra a evolução da Arena das Dunas, desde a derrubada do Machadão, na loja Finger

4 – CONVERGÊNCIAS

Nova secretária de Turismo, Gina Robinson recebeu representantes do trade para tratar de incrementar o turismo potiguar, como divulgação, por exemplo: Ruy Gaspar (Ocean Palace), Márcio Guedes (ABIH), Max Fonseca (Abrasel), Júnior Lima (Singtur)

« COLMEIA » Hoje tem coro de parabéns para Daliana Peres, jornalista Ilana Albuquerque, Cintia Rocha, Graça Fernandes, Farid Lamas Abou Chackra, Constel Francisco Ramos, Paulocha, Gustavo Negreiros, Fernando Gurgel, Henrique Muniz, Ronaldo Cruz, 96FM Marcos Aurélio.

à

Amanhã, 11h, tem aula do programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital do Coração, sob o tema “Raio-X de Tórax”, ministrada pelo médico Leonardo Bezerra, no auditório do HC.

à

Coqueiros: Polícia apreende 12 quilos de drogas ASS. IMP./POLÍCIA CIVIL

Policiais civis do 5º Distrito Policial apreenderam nessa quarta-feira (9), na Comunidade Coqueiros, no bairro de Lagoa Nova, dez quilos de crack e dois quilos de cocaína. A droga estava com Italo José dos Santos Jerônimo, 27, que acabou preso em flagrante. Além da droga foram apreendidas duas pistolas calibre 380, 14 munições de mesmo calibre, carregadores de pistola, três balanças de precisão, uma faca e um carro e uma motocicleta. A prisão se deu após investigação de três meses. A polícia investiga a origem do material avaliado em R$ 50 mil. Ítalo José já possui duas passagens pela polícia por tráfico de drogas.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal

Leitos públicos são insuficientes

7

« UFRN »

Seleção para « DEPENDÊNCIA QUÍMICA » Sesap quer ampliar para 122 o número de leitos para tratamento vagas residuais de dependentes químicos. Vários municípios já receberam recursos para implantar os Caps-AD ocorre neste domingo ALEX REGIS

VALDIR JULIÃO

A

repórter

E

mbora sendo uma unidade referenciada no tratamento de pacientes com patologia psiquiátricas, o Hospital João Machado destina 16 dos seus 130 leitos masculinos para tratamentos de pacientes com dependência química de álcool e outras drogas. Porém, o o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), médico Adriano Araújo de Souza, explicou que o HJM modificou o fluxo de atendimento de pacientes, encaminhando para hospitais gerais pacientes que apresentam problemas decorrentes do uso de drogas, que possam colocar em risco a sua vida. “Muitas vezes pacientes procuravam a urgência por causa clínica, que o hospital não estava preparado para responder”, disse ele. “Agora, se o usuário de droga tem surto psicótico ou alguma agitação psicomotora, mas ele não está intoxicado sobre efeito da droga, esse caso vai para o hospital psiquiátrico”, pontuou Adriano Araújo, a respeito do atendimento de pacientes que têm descartado algum problema clínico, por exemplo, decorrente de overdose de droga. Adriano Araújo admite que esse número de leitos para a desintoxicação de pacientes com dependência química ou que sofrem algum surto psicótico ou têm dificuldade psicomotora por causa do uso de drogas é insuficiente. Para isso, a Sesap tem uma previsão de ampliar o número de leitos na rede de hospitais gerais, que deve chegar a 122 leitos este ano. Araújo também explicou que o Ministério da Saúde está repassando recursos para a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial para Tratamento de Alcoolismo e Outras Drogas (CapsAD), mas alguns municipíos enfrentam dificuldades na contração de pessoal e disponibilização de imóveis para abrigar os Caps-AD. Essas unidades só funcionam em dias úteis de acordo com a política do MS. Nesses Caps-AD os dependentes químicos passam por atividades de terapia ocupacional, têm acesso a consultas médicas e remédios e só retornam às suas casas no fim da tarde. Em Natal existe um Caps-AD que funciona 24 horas, onde podem ficar internados por alguns dias e podem ter atendimento médico, psiquiátrico, psicológico e assistência social. Atualmente, existem Caps-AD em Macaiba, Macau, Nova Cruz e Parnamirim. “O Estado como ordenador da rede já pactuou os serviços com alguns municípios, enquanto outros já receberam os recursos para a instalação”, reforçou ele. A demanda por leitos para tratamento de dependentes químicos vem aumentando consideravelmente, diante inclusive de pedidos de internações compulsórias que a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte tem conse-

Demanda por leitos para tratamento de dependentes químicos vem aumentando, diante dos pedidos de internação compulsória ADRIANO ABREU

INTERNAÇÃO Modalidades: àInternação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário àInternação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro àInternação compulsória: aquela determinada pela Justiça Fonte - Lei 10.216/2001

O Estado como ordenador da rede já pactuou os serviços com alguns municípios, enquanto outros já receberam recursos para a instalação [do Caps-AD]” ADRIANO ARAÚJO Coordenador de Saúde Mental da Sesap

guido para pacientes, como dois casos que já ocorreram em Caicó e Ceará Mirim. A Defensoria já chegou inclusive a solicitar o bloqueio de recursos da saúde do Estado para garantir o atendimento de dependentes químicos. O defensor público de Caicó, Rodrigo Gomes da Costa, disse que um paciente internado compulsoriamente em fins de dezembro de 2013, por força de uma ação judicial, ficou poucos dias no Hos-

pital João Machado, porque lá não tinha leitos suficientes. Hoje, esse paciente que é usuário de drogas há dez anos e já passou por 16 internações em Caicó, está fazendo tratamento numa clínica em São José do Mipibu, a um custo médio mensal de R$ 2 mil, dinheiro que a Justiça manda bloquear mensalmente e com determinação ao Banco do Brasil para que faça a transferência dos recursos para a clínica. O defensor Rodrigo Lira explicou, porém, que só em casos excepcionais são tomadas medidas como essa da internação compulsória, que é só feita a partir de determinação judicial, quando o paciente não procura tratamento voluntariamente ou através de um parente ou responsável: “Como não existe estabelecimento público adequado para a custódia de dependentes químicos, tem de se socorrer à rede particular, que tem um custo muito alto”. “Ações desta natureza se apresentam especialmente importantes ante a manifesta ineficiência das políticas públicas voltadas ao tratamento de pacientes que amargam o drama da dependência de entorpecentes. Nesses casos, garantimos a estas pessoas que o tratamento adequado seja manejado, inclusive, em sendo o caso, em estabelecimentos privados”, diz o defensor público Bruno Branco, que ajuizou uma ação para a internação compulsória de um adolescente em Ceará Mirim. A Defensoria Pública do Estado ainda aguarda o julgamento de uma ação civil pública que tramita desde setembro do ano passado na 1ªVara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, no sentido de obrigar o Estado a fazer melhorias, inclusive para a contratação de pessoal, no Hospital Psiquiátrico João Machado.

s provas do processo seletivo para reocupação de vagas residuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão realizadas neste domingo, 13. Os exames vão ser aplicados simultaneamente nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A seleção será composta por uma prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com um total de 30 questões em Português e Matemática. Os candidatos aprovados nessa etapa devem fazer, ainda, uma redação e serem submetidos à prova de títulos. O acesso aos locais das provas será das 7h30 às 8h, com a apresentação do documento de identificação utilizado na inscrição. Mas a organização do processo seletivo orienta que os candidatos cheguem com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o fechamento dos portões. Para consultar o local de aplicação dos exames, basta acessar o site do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), no seguinte endereço: www.comperve.com.br.

Seleção

O processo seletivo é destinado aos candidatos que já ingressaram no ensino superior e possui 229 vagas residuais, distribuídas pelos campi de Natal, Macaíba e Santa Cruz, geradas por cancelamento de programa. Em Natal, há opções de curso nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências da Vida e da Saúde, como Administração, Direito, Letras, Arquitetura e Urbanismo, Ciências e Tecnologia, Engenharias, Enfermagem, Medicina, Odontologia, entre outros. Em Macaíba, há quatro vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, no campus de Santa Cruz, existem quatro vagas para Enfermagem.

« GOVERNANÇA » Adriano Araújo afirma que Sesap trabalha para ampliar leitos

Rotary capta recursos para instalar casa de tratamento Atualmente, a ong internacional Rotary Club está trabalhando a captação de recursos de diversas fontes, mas a coordenadora do projeto “Comunidade Terapêutica” que vai criar 50 vagas para tratamento de pessoas com dependência química em Macaíba, Cláudia Canova, informou que o investimento demandará cerca de R$ 1,2 milhão. Segundo ela, o primeiro passo já foi dado, que foi a cessão por 20 anos de uma granja no município de Macaíba, onde o proje-

to estará associado a cinco mini indústrias que o possam tornar autossustentável: “Para a manutenção mensal serão necessários R$ 30 mil”, explicou. A casa que servirá de residência para os pacientes já está sendo reformada, complementou Cláudia Canova. O centro terá médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, sendo que os internos poderão desenvolver atividades profissionais nessas mini indústrias que serão instaladas gradativamente.

Presidente do TCU faz palestra em Natal O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro João Augusto Ribeiro Nardes, participa hoje (10) do seminário “Diálogo Público - Para Melhoria da Governança Pública - Rio Grande Do Norte”. Augusto Nardes fará a palestra “ O Controle Externo, a Governança Pública e o desenvolvimento”, às 10h, logo após a abertura oficial do evento, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Para o Seminário, foram disponibilizadas 400 vagas que deverão ser preenchidas entre prefeitos e unidades jurisdicionadas pela Secex/RN. As inscrições estão abertas até o dia 9/4/2014.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

natal « ALBERGUE »

Sejuc anuncia desistência de obra no bairro Bom Pastor

A

Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) encaminhou ofício à Câmara Municipal de Natal informando que, provavelmente, a Casa Albergue de Natal não será mais instalada no bairro Bom Pastor. A informação chegou à CMN, na manhã de ontem (9), ao final de uma audiência pública convocada pelo vereador Aroldo Alves para debater a possível instalação da unidade prisional para acolhimento de 300 apenados do regime aberto e semiaberto. Orçada em R$ 352 mil, a obra continua paralisada. “A Câmara apoia a luta dos moradores do Bom Pastor contra a instalação da unidade prisional no bairro”, disse Ubaldo Fernandes. Segundo ele, o Governo do Estado deveria realizar obras que beneficiassem a comunidade como praças, escolas e unidades de saúde. Para o tenente André Firmino, que representou a Polícia Militar, a decisão de desativar uma creche e no lugar instalar a Casa de Albergue de Natal, que vai abrigar presos em regime semi-aberto, foi equivocada. “Sabemos que a chegada de uma estrutura dessa natureza pode gerar muitos transtornos, pois desvaloriza os imóveis e gera insegurança”, avaliou. “O problema é que não há uma legislação que regule a distância entre unidades prisionais e áreas residenciais. É importante que a sociedade passe a debater esse tema, com vista a inserir uma distância mínima no plano diretor das cidades”, acrescentou o militar. De acordo com o presidente do Conselho Comunitário do Bom Pastor, João Maria Silvino de Assis, os moradores consideram um descaso tudo o que está acontecendo porque em nenhum momento o Governo do Estado procurou saber como pensa a comunidade. “Cerca de 30 mil pessoas moram no bairro, mas, apenas, uma escola de ensino infantil funciona. Ou seja, temos muitas carências sociais, enquanto isso o Governo oferece uma cadeia”, protestou João Silvino. A construção está embargada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) desde o dia 12 de março por falta de alvará de construção. Existem pleitos da secretarias Estadual e Municipal de Educação para construção de unidades escolares no local.


CINEMA

MODA E CULTURA

Arte Moda Potiguar lança estilistas em noite que terá show de Edson Cordeiro. PÁGINA 4

FOTOGRAFIA

Festival Varilux de Cinema Francês estreia hoje nas salas do Moviecom. PÁGINA 4

Numo Rama abre em Natal exposição “Póstumos”, a partir de hoje, na Galeria Duas Estúdio. PÁGINA 4

HOJE NA TV: ESTREIAS DE DOWNTON ABBEY, TÁ NO AR E SHOW AO VIVO DE MACY GRAY. PÁGINA 2

BLOG GRAMATICANDO A segunda pessoa/ singular do pretérito perfeito.

tribunadonorte.com.br/gramaticando

viver

Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 10 de abril de 2014

ANA SILVA

YUNO SILVA repórter

E

m “Arrivals – Rabecas e Arribaçãs”, novo showespetáculo do ator-músico Caio Padilha, a ordem dos fatores altera, e muito, o produto; no caso, a percepção do público frente a proposta do artista de eliminar todo e qualquer intermediário entre o que é tocado e cantado e o que é ouvido. A experiência lúdico-musical desplugada, onde um grupo seleto de expectadores se junta aos artistas em cima do palco, acontece nesta quintafeira, às 19h30, no auditório do IFRN-Cidade Alta. Durante “Arrivals”, canções inéditas, participações especiais, homenagens, interação e uma revisita à essência acústica. Os ingressos são limitados, custam R$ 30, e vêm no formato cartão de dados (pen drive) com conteúdo exclusivo de músicas, fotos e vídeos. “Pensei o show como algo circular, traduzido no palco por um círculo formado pelos músicos e a plateia, o ciclo de participação, a possibilidade de interagir e experimentar um produto artístico diferenciado”, explicou Caio Padilha, que funde elementos do teatro com a música e une as várias facetas de seu trabalho em um único momento. O artista desconfigura o formato clássico do palco italiano e traz a plateia para dentro da cena ao propor “uma experiência sensorial complexa e íntima”. Cantor e tocador de rabeca e violão, ele estará no centro do palco rodeado por Sami Tarik (percussão), Bruno Sirino (sanfona), Bruno César (flauta) e Rafael Gomes (violão de aço). A cantora Silvia Sol faz participação especial em duas músicas e o cantor e compositor Almir Padilha, pai de Caio, será o grande homenageado da noite – “Surpresas aguardam o público”, adiantou. A perfor-

O

selo editorial Jovens Escribas comemora sua primeira década de atividades e 50 livros lançados nesta quinta-feira, a partir das 17h, com grande festa na sede da Fundação Capitania das Artes. Sarau, show e lançamentos marcam a passagem da data, que reúne quatro gerações de autores, o grupo poético Iapois Poesia e os cantores Simona Talma e Dudu Galvão acompanhados pelo pianista alemão Oswin Lohss. Para completar, parte das vendas dos livros será revertida para a campanha “Amor pelas crianças – O Legado da Copa” do Hospital Infantil Varela Santiago. Na ocasião serão lançados os inéditos “A Grande Pancada”, compilação com 30 textos sobre Jazz de Pablo Capistrano; e “Cruvinel – O artilheiro dos gols perdidos”, nova coleção de crônicas de Carlos Fialho. A noitada ainda conta com relançamento do livro de poemas “Das vezes que morri em você”, da jovem autora Regina Azevedo; e reedição do romance “As Dunas Vermelhas”, do experiente Nei Leandro de Castro. “Queríamos dar esse caráter simbólico aos dez anos do Jovens Escribas reunindo quatro gerações”, disse Carlos Fialho, publicitário, escritor e editor. “Sinto que ao longo nesse período conquistamos muitos leitores. Nosso objetivo é fazer da

mance de hoje será registrada pela equipe do Som sem Plugs, que vem produzindo vídeos clipes com o artista para lançamentos futuros. “A partir da minha vivência com o teatro fiquei mais atento aos detalhes: temos cenário (do paraibano Edilson Parra), figurino, iluminação (de Rogério Ferraz)... nada em cena é por acaso. Construí um roteiro, há uma linha de pensamento amarrando tudo”. Sobre a homenagem ao pai, Caio lembra que Almir comemora 40 anos da carreira e possui uma obra bastante eclética. “Selecionei cinco músicas dele que se encaixam com o perfil do espetáculo, três delas totalmente inéditas”, frisou. “O espetáculo começa com uma saudade. Talvez de tempos nem vividos. Em um lugar que já nem é mais. Um jovem compositor regressa, e a cidade já nem parece pequena. Por toda parte um desalinho de concreto e zinco. Onde a rua? Onde o quintal? Nenhum sinal. Onde? Onde o passarinho? Onde aquela cantiga? Aquela cantiga de longe. Antiga. Onde? Nem sinal. Um aceno talvez. Uma criança que passa. Uma canção”, diz o texto de abertura elaborado por Caio que precede a canção “Desalinho” (1978), de Almir Padilha. O show-espetáculo “Arrivals – Rabecas e Arribaçãs” foi concebido ao longo de 2013, quando Caio Padilha passou temporada musical no Qatar (país do Oriente Médio) ao lado do percussionista Sami Tarik e da cantora Silvia Sol. “Por lá tive tempo de planejar, pensar no conceito e em todos os detalhes; na ordem das músicas, onde quero chegar e qual a experiência pretendo oferecer ao público”. A ideia de promover o encontro entre o músico e o ator surgiu em 2012, após dar conta das duas coisas durante sua participação no musical “Clás-

A essência acústica de

Caio Padilha

Em novo show “Arrivals – Rabecas e Arribaçãs”, artista apresenta experiência lúdico-musical desplugada e rememora obra do pai, o cantor Almir Padilha

Ì QUEM

Caio Padilha, ator e músico, filho do cantor e compositor Almir Padilha

O QUE Estreia do showespetáculo “Arrivals – Rabecas e Arribaçãs”. Esta quinta, às 19h30, no auditório do IFRNCidade Alta. Ingressos limitados à venda no local por R$ 30 (valor dá direito a cartão de dados com conteúdo exclusivo de fotos, vídeos e músicas)

sicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, quando se apresentou com Orquestra Sinfônica da UFRN e dividiu o palco com Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e o sanfoneiro Zé Hilton. “Foi ali que percebi que poderia perfeitamente conciliar o compositor, o rabequeiro e o ator”, contou caio, que tem um CD gravado com o grupo 3 da Matina. “Chegou a hora de investir no meu nome solo”, finaliza.

Década literária entre Escribas Novos livros e relançamentos, exposição, sarau e show musical marcam a festa dos dez anos do selo Jovens Escribas, hoje na Fundação Capitania das Artes FOTOS: REPRODUÇÃO

literatura algo pop, no sentido de popular, e mostrar às pessoas que ler é legal”, emenda Fialho. Ele lembra que o primeiro passo é fazer uma divulgação atraente e moderna, com uma linguagem acessível. O livro de Fialho é a primeira publicação inteiramente dedicada ao personagem criado em 2002. “Cruvinel...” reúne várias pequenas histórias sobre o figura sem noção que não sabe de futebol e se mete em enrascadas ao tentar mostrar algum conhecimento no esporte para tentar im-

pressionar as garotas – cada crônica se passa durante jogos do Brasil, de 2002 a 2014. Já “A Grande Pancada”, de Capistrano faz um vôo literário sobre o jazz, personagem central dos 30 textos escritos em várias épocas. Trata-se de um livro sobre o estilo, seus principais expoentes, mais os discos e as músicas que marcaram a relação de Pablo com o gênero. “É uma seleção bem variada, com textos narrativos, outros poéticos e outros com um tom mais ensaístico. Falo sobre alguns álbuns e da

minha descoberta tardia do Jazz”. Professor, escritor e filósofo, Pablo Capistrano destacou que a ideia do livro surgiu ao perceber que “gente muito jovem” estava redescobriram o gênero surgido no final do século 19 no Sul dos Estados Unidos. “Traço uma espécie de linha do tempo, desde Buddy Bolden, inventor da pancada no quarto compasso da marcha (um dos pilares que caracterizam o estilo), até a introdução de instrumentos eletrificados por Miles Davis nos anos

Ì 0 QUE Dez anos do Jovens Escribas, com lançamento coletivo, incluindo “A grande pancada”, de Pablo Capistrano, e “As dunas vermelhas”, de Nei Leandro de Castro; mais show e sarau poético. O evento acontece na Funcarte, a partir das 17h – o acesso é gratuito. Preço dos livros a partir de R$ 30.

1970”. O escritor aborda desde o nascimento do Jazz, como ele se consolida e se dilui ao ser misturado com samba, o rock e com a música eletrônica.

Reedição

A Intentona Comunista de 1935 serve de cenário para “As Dunas Vermelhas”, de Nei Leandro de Castro. Lançado em 2004 pela finada AS Editora, o livro estava esgotado. “Nei fez questão de dar uma mexida no livro, ele gosta disso”, avisa o editor, Carlos Fialho. Os fatos históricos são respeitados pelo autor e os personagens reais comparecem com seus nomes verdadeiros em meio a tramas de amor, traição, humor e crimes passionais. O relançamento fica à cargo da jovem poetisa Regina Azevedo, de 14 anos, que traz seu livro de estreia “Das vezes que morri em você”, publicado em novembro de 2013. Regina foi ‘descoberta’ em uma edição do projeto Ação Potiguar de Incentivo à Leitura, desenvolvido nas escolas. “O primeiro contato dela com o Jovens Escribas foi através de Daniel Minchoni e Carito. Logo em seguida fundou um grupo de poesia que hoje conta com mais de 100 adolescentes, passou a pesquisar, ler mais, e de repente ela estava com um livro pronto”, comemora o editor.


2

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

viver

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR MUNIR CHATACK/RECORD

Segunda chance

O improviso foi, durante um longo tempo, a principal área de atuação de Marcelo Adnet. Conhecido de produções como “Comédia MTV’’, do extinto canal musical, e a peça “Z.É – Zenas Emprovisadas”, o humorista resgata as suas bases da comédia no novo “Tá no Ar: A Tevê na TV”. Após uma estreia frustrada na série “O Dentista Mascarado”, Adnet volta a ter controle maior sobre o texto, assinando a autoria do programa ao lado de Marcius Melhem. “A série foi um projeto que eu cheguei de cara. Não tive muito tempo para pensar. Mas é claro que, quando você é autor, a sua relação com o roteiro é mais profunda”, explica ele, que entrou no novo projeto a convite de Marcius. “A gente está fazendo uma dupla muito boa. Ele é muito generoso. É ótimo trabalhar com alguém que conhece a emissora tão bem e está aqui há tanto tempo”, valoriza. Apesar da empolgação com a estreia do

No paraíso

programa, o humorista prefere manter a cautela quanto a uma segunda temporada. “Estou focado no

trabalho. Isso é algo que não depende de mim. Há muitos outros fatores que estão longe das minhas mãos”, pondera.

« NOVELAS » JOÃO COTTA

l

LC discute com Tereza e resolve levar Angelique para morar com ele

Shirley recebe de Virgílio uma tela pintada por ele

Malhação Globo 17:30 Antônio surpreende Anita com seu celular nas mãos. Ben e Sofia praticam parkour juntos, e ela cobra que o rapaz assuma o namoro dos dois. Anita foge da cabana, mas deixa seu celular cair. Antônio a ameaça e a orienta a ir ao encontro de Ben para executar um plano contra ele.

chamar Fátima para falar com ela. Heloísa e Thomaz cantam juntos na festa, se emocionam e deixam Fernanda abalada. Lili descobre que Fátima deixou a fórmula dentro do dossiê e, quando vai fugir, vê LC prestes a entrar no alojamento. Chiquititas SBT, 20:30 Cintia chama Pata para conversar a sós na diretoria, o que chama a atenção de Carol. Carol tenta falar com Pata, que não conta o que aconteceu ao perceber que está sendo observada por Matilde. Chico liga para Junior e avisa que Mili fugiu do orfanato. Mili conta tudo o que aconteceu para Duda. Em Família Globo 21:00 Clara leva flores para Marina e se desculpa em nome de Cadu. Clara diz a Helena que o marido percebe que ela e Marina têm uma forte ligação. Nando fica constrangido ao encontrar Juliana e Jairo no elevador. Virgílio dá de presente para Shirley uma tela pintada por ele.

★ ★ ★ NOÉ (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (dub) 15h, 17h50 e 20h40 / Cinemark 1. Sessões (leg) 22h20 / Cinemark 5. Sessões (dub) 11h10 (sab/dom), 14h10, 17h10, 20h10, e 23h20 (sab) / Cinemark 6. Sessões (leg) (3D) 12h10 (sáb e dom), 15h10, 18h10, 21h10, e 0h20 (sab) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (leg) (3D) 21h20 / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessões (leg) (3D) 13h10, 16h, 19h10, 22h20 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (leg) 17h40 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (dub) (3D) 12h30, 15h30, 18h30 e 21h30 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões (dub) 13h25, 16h15, 19h15 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessão (leg) 22h15. Adaptação da história bíblica sobre a Arca de Noé. Em um mundo devastado pelos pecados humanos, Noé (Russell Crowe) recebe uma missão divina: construir uma arca para salvar homens e animais do dilúvio que se aproxima. Direção: Darren Aronofsky ★ ★ ★ SOS MULHERES AO MAR (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 16h, 20h05 / Cinemark 4. Sessões 11h40 (sab/dom), 14h, 16h30, 18h40, 21h, e 23h10 (sab) / Cinépolis 6 Natal Shop Sessões 14h30, 20h. Adriana (Giovanna Antonelli) não está em um bom momento: ela não consegue uma editora para publicar seus livros e ganha a vida legendando filmes pornôs. Para piorar, seu marido pede o divórcio. Em meio à fossa da separação, ela descobre que o ex fará um cruzeiro ao lado da nova namorada. Incentivada pela irmã, decidem embarcar no mesmo cruzeiro no intuito de reconquistá-lo. A empregada, que tenta ajudar a patroa a todo custo, também embarca na aventura. Direção: Cris D’amato ★ ★ ★ HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (Livre, nacional) Moviecom 2. Sessões 13h55, 18h, 22h05 / Cinemark 1. Sessões 11h (sab/dom) e 20h (só seg/ter) A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda

MIGUEL JÚNIOR

Estreia 4ª temporada de ‘Downton Abbey’, inédita no Brasil - GNT, 22h30 O ano é 1922 e já se passaram seis meses da morte de Matthew Crawley (Dan Stevens), principal herdeiro de Downton Abbey, em um acidente de carro. É nesse momento, em que todos na propriedade começam a se recuperar da tragédia familiar, que se inicia a nova temporada da série britânica. “Downton Abbey” já ganhou prêmios como o Emmy (2011 e 2012) e o Globo de Ouro (2012 e 2013) se passa na rica propriedade fictícia que dá nome à série, localizada em Yorkshire.

Renfield é sequestrado em novo episódio de Drácula - Universal, 22h Mina (Jessica De Gouw) sonha que acorda assustada e encontra Grayson (Jonathan Rhys Meyers) em seu quarto. Ele diz que está lá para dizer que seu casamento com Jonathan (Oliver Jackson-Cohen) é um erro e ela sabe disso. Lucy (Katie McGrath) entra no quarto e a acorda, a apressando, já que sua festa de noivado acontecerá durante a noite e as duas precisam cuidar dos preparativos. Renfield (Nonso Anozie) está desaparecido e Drácula descobre o sumiço durante a conversa com sua prisioneira.

Marcelo Adnet estreia programa “Tá no Ar” Globo, 23h Um telejornal comandado por apresentadores bem inusitados dá play na programação de ‘Tá no Ar: a TV na TV’. Da bancada do noticiário, Gustavo (Marcelo Adnet) e Sônia (Renata Gaspar) não se limitam a anunciar as manchetes e dão opiniões subjetivas sobre tudo o que falam. Ao fazer um comentário sobre o futuro do país, o âncora é cobrado ao vivo por argumentos mais consistentes. Participam o comentarista Fernando (Marcius Melhem) e a correspondente Sandra (Carol Portes).

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Você continua animado e cheio de inspiração, o que é bom para enfrentar um dia de altos e baixos. Pela manhã, vale mais ser cauteloso e realista num assunto financeiro. Nada de investir seu suado dinheirinho com base na empolgação, que é passageira e ilusória.

Touro 21/04 a 20/05 Atribulações pela manhã impedem você de fazer o que gosta. Deixe para mais tarde as atividades criativas e prazerosas. Adiamentos em destaque até o meio da tarde; invista nos seus talentos com ênfase, pois vive um período ótimo para soltar sua imaginação.

Se ontem foi um dia de empolgação, novos inícios, ótimo para consolidar empreendimentos já engatados na semana passada, hoje a realidade impõe acertos e aparas no que estiver em andamento. Você está mais envolvido com o cotidiano, que clama por sua intervenção.

Câncer 21/06 a 21/07 Ainda dá tempo de negociar um bom preço por um produto ou serviço seu, e valorizar seu talento. Mas diante da realidade dos preços, terá de se ajustar ao que é possível. Clima bom no amor, com filhos. Solte a imaginação, deixando o sentimento fluir de verdade!

A entrevista de Rafinha Bastos com o deputado Jair Bolsonaro no “Agora É Tarde”. O apresentador não ficou na “política de boa vizinhança”, além de questionar e críticar o deputado quando necessário.

Foi mal

A Globo pretende montar o elenco de suas novelas com o máximo de antecedência. Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2015, a próxima novela de Gilberto Braga já conta com escalação avançada. Recém-saído de “Amor à Vida”, Thiago Fragoso está reservado para interpretar o protagonista do folhetim das nove. O ator também chegou a fazer testes para “Dupla dentidade”, nova série policial de Gloria Perez. No entanto, o papel de “serial killer” ficou para Bruno Gagliasso.

totalmente com a chegada de um novo aluno na escola. Ao mesmo tempo em que precisa lidar com os ciúmes da amiga Giovanna, ele tenta entender os sentimentos despertados pelo recém-chegado. Direção: Daniel Ribeiro ★ ★ ★ RIO 2 (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 16h15, 18h30 e 20h45 / Moviecom 5. Sessões 15h, 17h15, 19h30, 21h45 / Cinemark 1. Sessões 13h, 15h20, 17h40, e 20h (exceto seg/ter) / Cinemark 7. Sessões (3D) 12h (sab/dom) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (3D) 13h30, 16h / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões 12h30, 15h, 17h30 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D). Sessões 12h15, 14h45/ Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões 13h15, 15h35, 18h15. Blu, Jade e seus três filhos estão vivendo a perfeita vida doméstica no Rio de Janeiro. Quando Jade decide que as crianças precisam aprender a viver como pássaros livres, ela leva toda a família em uma aventura pela Amazônia. Enquanto Blu tenta se adaptar com os novos vizinhos, ele se preocupa com a possibilidade de perder Jade e as crianças para o mundo selvagem. Direção: Carlos Saldanha l CAPITÃO AMÉRICA 2 – O SOLDADO INVERNAL (12 anos, legendado/dublado) Moviecom 4. Sessões 13h40, 16h20, 19h, 21h40 / Moviecom 7. Sessões (dub) 15h, 17h40, 20h20 / Cinemark 2. Sessões (leg) (3D) 12h30 (sab/dom), 15h30, 18h30, 21h30, e 0h30 (sab) / Cinemark 3. Sessões (dub) 13h50, 19h40 / Cinemark 3. Sessões (leg) 16h50, 22h30 / Cinemark 7. Sessões (leg) (3D) 14h30, 17h30, 20h30, e 23h40 (sab) / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões (dub) (3D) 13h / Cinépolis 1 Natal Shop (leg) (3D) 16h, 19h, 22h / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (leg) 18h20 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (leg) (3D) 14h45, 21h30 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões (leg) 17h, 22h30 / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (dub) (3D) 13h, 16h, 19h, 22h / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões (dub) 12h45, 15h45, 21h45 / Cinemark 3 Norte Shop. Sessões (leg) 18h45 /

« DESTAQUES DE HOJE »

DIVULGAÇÃO/GNT

Gêmeos 21/05 a 20/06

Nome na lista

Foi bem

O excesso de prosódia em “Meu Pedacinho de Chão”. Apesar do sotaque ser um ponto importante na caracterização dos personagens, em diversos momentos, é complicado compreender as falas dos atores. ★★★ Nesta quinta, a Globo estreia a última temporada de “A Grande Família”. ★★★ Hoje, Armando Babaiof faz uma participação especial na série “Doce de Mãe’’. ★★★ O “Dia Dia”, da Band, apresenta, hoje, uma reportagem sobre o que os cariocas comem durante um dia de sol na praia e qual a melhor pedida para aproveitar o fim de tarde.

Cinemark 4 Norte Shop. Sessões (leg) (3D) 17h, 20h / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões (dub) (3D) 20h30. Após vencer a batalha ao lado d’Os Vingadores, Steve Rogers, o Capitão América, vive tranquilo tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, ele se vê preso em uma rede de intrigas que coloca o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, Capitão América luta para expor a conspiração. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, os heróis pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se vêem enfrentando um inimigo inesperado — O Soldado Invernal. Direção: Anthony Russo e Joe Russo l FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS VARILUX Todas as sessões no Moviecom 6. Os Incompreendidos (dom/15h45) / Um amor em Paris (qui/19h30-seg/17h35) / O Passado (qui/21h50seg/15h) / Uma Viagem Extraordinária (qui/13h10sab/15h50-ter/19h35) / Uma Juíza sem Juízo (sex/20h-ter/13h35-qua/17h55) / Lulu, Nua e Crua (sab/18h05-seg/19h55) / Suzanne (sex/13h35dom/17h50) / Uma Relação Delicada (sex/15h35seg/21h50) / A Grande Volta (ter/21h50-qua/15h50) / Antes do Inverno (sex/21h50-ter/17h25) / Eu, Mamãe e os Meninos (qui/17h40-seg/13h10-sab/20h) / Grandes Garotos (dom/13h40-qua/19h45) / Um Belo Domingo (dom/19h50-ter/15h25) / Um Plano Perfeito (ter/15h25-qua/21h50) / O Amor é um Crime Perfeito (qui-15h20/sab-21h50) / Yves Saint Laurent (sex/17h45-dom/21h50-qua/13h35). l CONFIA EM MIM (12 anos, nacional) Cinépolis Natal Shop. Sessões 20h15, 22h40. Mari, uma promissora chefe de cozinha, trabalha duro para juntar suas economias e abrir o seu próprio restaurante. Recém separada ela se envolve com Caio, um investidor que a ajudará a realizar seu sonho. Porém as coisas não são o que parecem. Com Mateus Solano e Fernanda Machado. Direção Michel Tikhomiroff.

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL

Áries 21/03 a 20/04

A Globo não pretende enfrentar os mesmos problemas com o aplicativo de votação do “SuperStar” no próximo domingo. Após a falha do sistema na estreia do programa, a emissora realizou uma reunião com a empresa israelense Screenz, criadora do aplicativo, para tentar resolver a situação no próximo programa.

« CINEMA »

Além do Horizonte Globo 19:00 LC discute com Tereza e leva Angelique para morar com ele. Lili avisa a William que Tereza declarou guerra contra LC. Keila decide ficar em Tereza aceita se aliar a Paulinha. Lili pede para Kléber

Reparos

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

ESTEVAM AVELAR

Meu Pedacinho de Chão Globo 18:00 Juliana tenta conhecer melhor Gina, mas ela fica irritada. Juliana conversa com Dona Tê sobre Gina. Catarina autoriza Pituca a dar comida a Serelepe. Rodapé vê Zelão esconder a lata de querosene na escola. Juliana fica assustada com Gina. Mãe Benta pergunta por que Zelão pegou a lata de querosene.

A equipe de “Vitória”, próxima novela da Record, grava as primeiras sequências do folhetim de Cristianne Fridman em Curaçao, no Caribe. O diretor Edgar Miranda é o responsável pelos trabalhos na ilha. Na trama, Arthur, interpretado por Bruno Ferrari, mora em Curaçao e começa a planejar sua vingança contra seu próprio pai ao seduzir sua meia-irmã Diana, vivida por Thaís Melchior. No entanto, para concluir seus planos, o personagem terá de enfrentar sua mãe Clarice, papel de Beth Goulart, que quer impedir a vingança do filho. Por isso, Arthur decide chamar enfermeiros e internar a mãe para ter seu caminho livre. As gravações aconteceram em uma mansão alugada na cidade e a emissora contou com o apoio do governo local, que patrocinou parte das passagens da equipe e a hospedagem. Ainda participam das gravações no Caribe: Dado Dolabella, Antônio Grassi, Heitor Martinez e Flávia Monteiro. O grupo retorna ao Brasil na próxima sexta, dia 11.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br REPRODUÇÃO

Canal transmite show ao vivo de Macy Gray BIS, 23h O canal BIS exibirá ao vivo hoje o show da cantora Macy Gray. A apresentação é em comemoração aos 14 anos do primeiro álbum, “On How Life Is”, e será realizada no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Esse é o primeiro de três shows que a americana fará no Brasil. Lançado em 1999, “On How Life Is” vendeu mais de dois milhões de cópias só nos EUA e rendeu à artista o Brit Awards de Melhor Artista Solo e Revelação Internacional. Famosa pela sua voz rouca, o seu estilo de música passeia pelo R&B e Soul.

GLOBOSAT

A história do navio de guerra U-4555 +Globosat, 17h Em 2008, um submarino misterioso foi descoberto na costa da Itália, a 120 metros de profundidade. Ao ser localizado, estava em posição vertical no fundo do mar e praticamente intacto, deixando o arqueólogo marinho Lorenzo Del Veneziano intrigado. Após estudos sobre sua origem, o documentário “Entre o Céu e a Terra”refaz a história incrível desse navio de guerra alemão, que esteve em várias batalhas contra os Aliados. Poderia ser este um dos submarinos alemães, apelidados de ‘‘Os Lobos Cinzentos”?

Vênus e Netuno inspiram artes e espetáculos de dança e música. Lua cheia em Libra: 15/4 Leão 22/07 a 22/08

Astral propício a dar a vez a quem tem consistência, mas nunca teve atenção, merecendo uma chance — dica boa no trabalho, mas que também serve para a vida doméstica. Altos e baixos no relacionamento amoroso, espere um momento melhor para se expressar.

Virgem 23/08 a 22/09 Ótimas ideias de investimento, você mais corajoso impede e impõe escolhas e mudanças no setor financeiro —seu e de seus associados. Mas os parceiros querem um pouco mais de independência, reavalie. Afaste pensamentos negativos e mire uma nova estrutura, mais leve.

Libra 23/09 a 22/10 Condição astral mais amena hoje sinaliza oportunidade de reavaliar atividades da equipe, somar talentos, e filtrar o que pode ser feito nesta semana e mês, deixando de lado sonhos impossíveis. Subalternos e empregados em destaque —sempre há um limite. Não gaste muito.

Escorpião 23/10 21/11 Desacerto pessoal atrapalha carreira, evite expor suas dúvidas e mostre envolvimento com o que faz. Compromissos e responsabilidades são incontornáveis hoje. Respeite limites físicos valendo-se de técnicas de relaxamento. Filhos inspiram, amores idem.

Sagitário 22/11 a 21/12 Pendências do passado pesam mais hoje, e você faz bem em evitar altas aventuras. Quanto mais permanecer discreto, melhor será, e em todos os setores da vida. No campo espiritual, há chance de resgatar dívidas, cumprir responsabilidades. Doação em alta.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Vênus e Netuno se unem a Júpiter, nestes próximos dias, para tornar seu ambiente mais sensível, refinado, apropriado à música, às artes. Você também está sintonizado com as correntes do momento! Saturno, seu regente, ajusta alguns planos à realidade presente.

Aquário 21/01 a 19/02 Clima astral variável no campo profissional, mas as finanças caminham bem. Há que ser leve na relação com alguém, evite impor pontos de vista —num outro dia seus argumentos serão escutados. Clima instável no amor, escute mais e atenda as necessidades alheias.

Peixes 20/02 a 20/03 A empolgação de ontem recebe hoje um toque realista da vida — assuntos legais e relações com estrangeiros ou universidades obrigam ao adiamento. É passageiro, mas leve em conta prazos, compromissos etc. Só assim ficará livre para seguir seu novo empreendimento.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

viver AGENCIA FOTOSITE

AGENCIA FOTOSITE

3

AGENCIA FOTOSITE

Sem graça O tão respeitado estilista Sérgio K não foi lá muito feliz na sua coleção pra Copa do Mundo. O paulista estampou frases do tipo “Maradona maricón” e “Cristiano Ronaldo é gay” em suas camisetas e obviamente desagradou a muitos que consideraram uma provocação “baixa” e desnecessária. Perdeu ponto no meu conceito.

It girl Na primeira noite de Fashion Rio, a Osklen Praia levou fashionistas para o alto da Glória, mais precisamente para uma mansão chamada de Vila Philipe e lá mostrou sua nova proposta “praia” que contou com a colaboração da “it girl” Bianca Brandolini. O desfile rolou pelos jardins e teve a inusitada participação de rapazes na piscina, que pra nós, ainda não entendi o porquê, já que não fizeram e se quer ganharam destaque. Coitados! Mas, enfim, foi um grande momento e todos apareceram para dar um selfies.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

É sempre um grande prazer poder participar como convidado do Fashion Rio. Além de amar a cidade do Rio de Janeiro, sempre recebemos muito carinho e atenção da assessoria de imprensa do evento, a Approach, sempre ágil e eficiente. Nessa edição, que teve início anteontem, 8, um gostinho todo especial por ter voltado a acontecer na Marina da Glória, cenário dos áureos tempos do evento e bem a cara dessa terra maravilhosa. Marcas como Patrícia Vieira, Alessa, Auslander e Osklen Praia abriram a temporada em grande estilo. Anderson Silva apareceu na passarela da Auslander arrancou suspiros dos mais empolgados, e confessou que desfilar é mais difícil do que enfrentar os grandalhões no tatame.

George Azevedo

O Rio é fashion

Oskar Metsavaht com Alexia Niedzielski e Bianca Brandolini encerrando o desfile Osklen Praia no Fashion Rio

ArteModa Potiguar 2014 Incentivando e fortalecendo a produção local, acontece daqui a pouco no Teatro Riachuelo a edição 2014 do ArteModa Potiguar. O evento que promete dar visibilidade ao talento de estilistas do Rio Grande do Norte através da exposição de suas criações, em desfile, tem entre os selecionados dois queridinhos de Glam o styling Yago e o fotógrafo Andrey Lourenço. Tudo vai começar às 19h, com a apresentação do cantor e compositor potiguar, Rodrigo Lacaz, juntamente com os desfiles das lojas Puket, Rommanel, Dumond e Morana e Sete Mares. Logo em seguida, às 20h, quem sobe ao palco é o canto e compositor Edson Cordeiropara o “fashion show” da TNG e os estilistas selecionados.

O lutador Anderson Silva foi destaque na primeira noite de Fashion Rio na passarela da Auslander

As mossoroenses Luana e Renata Praxedes circulando no Fashion Rio

» RAIO X »

Line up

eee Entre os convidados do desfile Osklen Praia, no Fashion Rio, registramos a empresária mossoroense Claudinha Pinto, que revende a marca na sua loja Officiale. Ela chegou na companhia do maridão Junior Farias. eeeGeorgiano Azevedo e Luís Henrique, também, foram conferir a badalação da Osklen na Villa Phillipe. eeePelos corredores do Fashion Rio, encontramos Karen Praxedes na companhia das primas Renata e Luana. eeeO som da banda Furacão do Forró, o cantor Caddu Rodrigues e o DJ Gunner comandam a ferveção de hoje no Pepper’s Hall. Se joga! eeeA Tráfego Models está em festa com a passagem do aniversários das modelos Cloe Padilha, Monique Rêgo e Viviane Siqueira. Grande abraço!!! eeeAinda em tempo de parabenizar os models da Tráfego Models Pedro Villarim, Luan Péricles e Gaby Januário que festejaram idade nova ontem, 9.

Luz na passarela

Planeta humor

Mais uma vez a TNG trará atores globais em sua passarela. No desfile de logo mais da marca no Fashion Rio os atores Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli e Tainá Müller surgirão com a novíssima coleção para o Verão 2015. Tudo está marcado para acontecer a partir das 21h, na Marina da Glória.

O espetáculo humorístico com os irreverentes “Augusto Bonequeiro” e o seu boneco “fuleragem” abrem a temporada 2014 do Planeta Humor do Hotel Thermas. O artista e o seu personagem vão comandar a diversão no deck das piscinas. A programação começa a partir das 20h no planeta água. Vale!

Hoje, terceiro dia de desfiles do Fashion Rio segue com as marcas, R.Groove, Salinas, Cantão, TNG e o queridinho de glam, Victor Dzenk. Fique ligado no nosso portal Mais Glam e confira todo o nosso registro direto do Rio de Janeiro.

Cancelado. Anunciamos ontem, 9, aqui em nossa coluna o show “Tributo Imagine - John Lennon” para o sábado, 12, no Teatro Riachuelo. Mas devido a contratempos apresentados pela produção nacional do show, a Pauta Cultural Produções, produtora local, divulgou o cancelamento evento. Os promotores pedem desculpas ao público pelos transtornos e informou que o estorno do valor dos ingressos será feito a partir de sábado, entre 12h e 21h, na bilheteria do teatro.

N0 Chaplin Hall - a vovó chique Maria Elenir, o irmão Edilson Fonseca, a sobrinha Priscila e as amigas Elzinha Lamartine e Marliza Romano

Jantar com brigadeiro Voltar à mansão dos Giordanetti é passear na história da cidade. Não vivi a época áurea da casa, mas quem não lembra da mansão de Franca e Paulo Eduardo, na av. Getúlio Vargas?! Na última sexta-feira, a convite de Zelinha e do Brigadeiro Paulo Borba fomos para um jantar com um pequeno grupo. Naquela noite, o casal recebia amigos para festejar os bons tempos vividos em Natal. Tivemos um coquetel, seguido de um jantar delicioso, pela prata da casa. Depois os papos se prolongaram nos terraços privados na parte posterior da casa. Uma noite agradabilíssima na companhia de O Brigadeiro deixa o comando da I FAE e parte para comandar a Base de Belém. Formando mesa naquela noite agradável estavam Zélia Madruga e Getúlio Madruga, Ana Maria Cascudo, Lizt Madruga, eu e a mana Ana Lídia Correia e os Cmdt da Barreira do Inferno CEL. ALCÂNTARA, Chefe do Estado Maior da I FAE Cel. Celso e Kareni, Cmdt DA BANT, Cel. André Monteiro e Adriana.

Parabéns para vocês Abraçar e festejar os amigos Raimundo Nonato Souza, Fátima Oliveira, Daliana Souza Perez, Djanira Aquino Maia, Fernando Gurgel, Ilana Shirla, Itamar Ciriaco, Graça Fernandes, Farid Abou Chakra, Henrique Muniz, Cintia Rocha...SEXTA : Israel Ferreira Nunes Neto, Hildacy Paiva Hasboun, Marcelo Porto, Paulo Braga ...SÁBADO: de parabéns o vice-governador Robinson Faria, Yuri Afonso, Johilton Pavlak, Andrea Abdon, Tereza Alves, Giovana Helena Melo, Flávio Marinho, Sabrina Mahler, Zilda Lopes Rego, Licurgo Nunes Terceiro e Maria Lúcia de Andrade Azevedo

hilnethcorreia@tribunadonorte.com.br

Sábado às 19h, no Spaço Guinza (Via Costeira), será o casamento de Yuri Oliveira Amorim com Lidiane Amaral Medeiros. Cerimônia e recepção no mesmo lugar. Os noivos são filhos de Chateaubriand Amorim Filho-Francisca Oliveira Amorim e de João Dantas de Medeiros-Genira Amaral de Medeiros.

Hilneth Correia

Casório de Yuri & Lidiane NOIVOS LINDOS - Beatriz Varella Morais e Vinícius

OS PAIS - casal elegante e querido Kleber-Márcia Varella Morais

Adesguianos em homenagens A turma da Adesg, sob a batuta de Zélia Madruga, promove amanhã um jantar de adesão, na Muqueca Capixaba, às 20h. O grande homenageado da noite é o Brigadeiro Paulo Borba e sua mulher Zélinha. Brigadeiro Borba se despede da cidade.

Samba solidário

EM DESPEDIDAS - Cmdt da I FAE Paulo Borba-Zelinha e o chefe do Estado Maior da I FAE Cel. Celso-Kareni

Começa final de semana!!! * Nesta quinta, Natal será sede do ArteModa Potiguar 2014, evento que vai ocorrer no Teatro Riachuelo e que promete dar visibilidade à arte e ao talento de estilistas e empreendedores do Rio Grande do Norte. O evento começa às 19h com a apresentação do cantor Rodrigo Lacaz. Depois, é a vez do cantor Edson Cordeiro. Haverá ainda desfiles de marcas consagradas e das coleções dos estilistas selecionados...* A galeria Duas, em Ponta Negra, recebe nesta quinta, às 19h, a Exposição “Póstumos” do fotógrafo Numo Rama. Com um total de 10 imagens, esta é a primeira vez que a exposição fotográfica é montada em Natal, já havendo circulado pela Dinamarca e capitais brasileiras como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo...* É GOSTOSO ...* O ator Marcos Ferian desembarca nesta sexta no Rio Grande do Norte para o lançamento da revista Abelhudo nas cidades de Galinhos e São Miguel do Gostoso...* O Quinteto Violado apresenta o show “Quinteto Canta Gonzagão”, em homenagem ao inesquecível rei do baião Luiz Gonzaga, nesta sexta, às 21h, no Teatro Riachuelo...* aproveite e vá curtir a expô que mostra a evolução da Arena das Dunas pelas lentes do nosso top Canindé Soares, até dia 28, na Finger Móveis Planejados, na av. Salgado Filho.

Neste sábado, a Ribeira será palco de muito samba e solidariedade. O Armazém Hall vai receber, a partir das 18h, o "Samba Ribeira", evento que irá reunir as bandas Quarteto Linha, Arquivo Vivo e Sambrasil. A festa irá arrecadar alimentos para a Casa Durval Paiva e terá oito horas de show.

O “sim” de Biá & Vinícius Uma esplendorosa noite de sábado para celebrar o “sim” de Beatriz Varella de Morais, filha do médico Kleber de Melo Morais-Márcia Varella de Morais com Vinícius, filho de João Afonso Ferreira-Neli Gonçalves Ferreira. A cerimônia religiosa na tradicional Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, oficiada pelo Pe. Inácio, sempre brilhante. Tradicional: passarela vermelha, painel branco ao longo dos bancos, flores e copos de cristal com velas branca. A felicidade estava estampada nos noivos e na família. Com chuva de arroz os noivos brindaram com os convidados “no sereno”, antes de seguir para a recepção nos salões do Chaplin Hall. Os noivos e a

família recepcionaram os amigos com uma primorosa recepção com Buffet assinado pela Chef Vanessa Galindo, assumindo o posto na casa. Serviço excelente: Buffet volante com quentes e frios; no primeiro piso Buffet frio fixo e jantar quente com Paella do Chef, Lagosta ao Dijon, Filet ao Funghi, Batata soutê, arroz com amêndoas e salada. O bolo de Tereza Vale era um arraso e doces de Kyara deliciosos. As mesas elegantes e bem postas. Decoração de Luciano Almeida chique e discreta. Um mix de convidados que nos fez reviver Natal dos bons tempos. Amigos mais íntimos das famílias. Usou um vestido de Valéria Gurgel, Beatriz estava uma noiva linda, formando um par show com Vinícius. Felizes circularam nos dois ambientes. Com a elegância nata à avó MARIA ELENIR, a tia Cinthia-Eudes vieram do Rio, assim como a amiga de sempre Elzinha Lamartine. Com eles a amiga Marlize Romano formou mesa. Confiram os meus clic’s no www.nahorah.net e domingo aqui na TN.

Em Aracaju... Neste sábado será o casamento dos médicos Paulo Carvalho Dutra e de Luane Taísa Costa Barros cerimônia no Oratório de Bebé com recepção no Espaço Sobre as Ondas. Paulo, é potiguar filho de Sônia-Paulo Salustino Dutra. A noiva é baiana, filha de Esmeraldo de Barros-Edna. O casal vai residir em Natal.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Parabéns! Amanhecendo em idade nova hoje com os cumprimentos da coluna, o artista plástico Fernando Gurgel, Daliana Souza Perez, Cíntia Rocha, Farid Lamas Abou Chackra, dermatologista Graça Fernandes e Walber César Melo da Rocha.

União Com a bênção de seus pais, Thales de Navarro Vilar e Rosana Lúcia Alves Vilar, Olavo de Souza Roque e Berenice Capuxu de Araújo Roque, Marcella Alves e André Capuxu tornam-se marido e mulher em cerimônia intimista, em formato “mini Weiding” logo mais às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. Em seguida brindarão a ocasião no Restaurante Abade – Via Costeira. Apadrinharão os noivos: Marcell Alves de Vilar e Luciana Vilar, André Ximenes e Cadidja Capuxu Ximenes, Tiago Roque e Raissa Monteiro, Diogo Capuxú Roque e Katiane Oliveira, Ricardo Gama e Paula Alves Gama, Ricardo Alves e Tamara Alves, Oswaldo Roque e Edileuza Roque, Daniel Martins e Luzia Emerenciano Martins. Mais: Guilherme Moraes e Roberta Moraes, Adriano Vilar Villaça e Tina Villaça, Arnaldo Pires Neto e Alessandra Teixeira de Carvalho, Francisco Costa Barros e Simone Jalil, Candice Lucena Almeida e Augusto Aquino, Lupércio Segundo e Mariana Diniz, Rafael Brandão e Juliana Machado, Tenille Capuxu e Eduardo César, Fabian Devita e Deborah Dore..

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

André Capuxu e Marcella Alves se despedem da vida de solteiros, logo mais à noite

Jota Oliveira

BLOGJOTAOLIVEIRA/LUCIANO TOSCANO

Celebrando Renata e Elísio: Audir/Karla, Laércio/Silvana, Renata/Nelson, Lissa/Marcolero Emerenciano

BLOGJOTAOLIVEIRA/LUCIANO TOSCANO

Os noivos Beatriz e Vinícius em pose com d. Anita/senador José Agripino em festa no Chaplin WELLINGTON BARBOSA

É o seu lugar no mundo, é a sua vida. Vá em frente e faça tudo o que puder e tenha a vida que você quer viver.” ASTRONAUTA MAE JEMISON

Oração Os familiares e amigos do saudoso Zé Maria Brasil estarão reunidos, logo mais às 19h30, em missa de Sétimo dia de falecimento, na capela do Colégio Maria Auxiliadora.

Antenada Como ela só, a empresária fashion Thaysa Flor Santos foi conferir as novas do Minas Trend Preview, em BH. Na agenda, fila A dos desfiles e business.

Investindo

Expandindo

Depois do sucesso do Condomínio Horizontal Jardins Amsterdã, em Parnamirim, a FGR Urbanismo irá ampliar os seus investimentos no RN. A partir de setembro, a empresa vai iniciar o projeto de construção de um novo condomínio horizontal próximo ao Jardins Amsterdã.

A Clínica Pedro Cavalcanti inaugura nova sede. Às 19h, pilota coquetel no nº 111, da Rua Manoel Cristino, em Nova Betânia, Mossoró.

Em festa O Midway Mall comemora 9 anos, no próximo dia 27. Para brindar a data, lança hoje sua campanha de aniversário que vai sortear três carros importados 0 km. Saiba como participar no nosso blog. .

Mister

Daliana em idade nova recebe mimos do muso Roberto Peres BLOGJOTAOLIVEIRA/LUCIANO TOSCANO

Premiado Felipe Bezerra anda rindo à toa. É que o arquiteto e sua Mula Preta Design, que tem como sócio o arquiteto André Gurgel, ganharam uma medalha de prata com a poltrona “Serpentina”, no Milano Design Week, que faz parte do Salão do Móvel de Milão. Tá, meu bem!?

PARIS FOLIES2

« EXPOSIÇÃO »

A elegância de Tereza Tinoco em noite de chuva de arroz

Todo bonitão, o modelo e acadêmico de Medicina, Bruno Fonseca foi convidado e aceitou representar o RN no Mister Brasil Mundo, que acontece em maio, em Angra dos Reis.

Se ligue! No nosso blog, leia mais sobre: Quase 80% acreditam que há corrupção na Petrobras, diz Datafolha.>Receita começa a pagar restituição do IR 2014 em 16 de junho.>Gisele Bündchen posa de biquíni para campanha de verão 2014 da H&M. > Will.I.Am anuncia seu mais novo hit, um relógio inteligente. > Sounds: Lady Gaga vai lançar parte 2 do álbum Artpop.>Fashion: Oskar Metsavaht passeia por Inhotim para criar a nova coleção da Osklen.

« MODA »

Reflexos da liberdade em preto e branco

Projeto ArteModa recebe Edson Cordeiro e estilistas

Em série fotográfica, Numo Rama provoca espectador sobre o tema liberdade

Em sua segunda edição, evento apresenta trabalhos de novos designers locais

“E

sse trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de liberdade: afinal o que é, na verdade, a liberdade?”, questiona o premiado fotógrafo Numo Rama, ao resumir a intenção implícita nas dez imagens em preto e branco que compõem a exposição “Póstumos”. A mostra, já exibida na Dinamarca, em Brasília, em São Paulo e no Rio de Janeiro, abre nesta quinta-feira, às 19h, a temporada 2014 da galeria Duas Estúdio em Ponta Negra. Numo apresenta série capturadas em 2005, ao longo de três meses de trabalho, no antigo presídio João Chaves, na zona Norte. Outra provocação também atrelada às imagens põe em xeque a eficácia do próprio “sistema de confinamento de seres humanos e que tipo de sociedade surge nesse meio”: “Percebi depois desse trabalho o tanto que a vida é insignificante”, disse Rama, que depois desse tra-

balho passou por um período de estiagem na fotografia que durou seis anos – período que dedicou à vida rural na região da Pedra da Boca e ao adestramento de cavalos. Numo destaca que seu processo de trabalho é lento. Ele utiliza câmeras analógicas e é responsável pela revelação dos filmes e ampliação das cópias. “Preciso de tempo para estudar, compreender o tema e passar um conceito com conteúdo. Não é fotografia de consumo, é de autor”, disse. O fotógrafo informou que uma das imagens terá uma ambientação especial. Vale destacar que a ação faz parte do projeto Alumiar, iniciativa que visa pensar a fotografia autoral não só enquanto arte, mas também como um posicionamento social, político e crítico. “A intenção do Alumiar é reunir amigos, pensar, discutir e refletir sobre fotografia e o papel social que ela tem. Será um encontro sem frescura, sem elitizar e quem quiser levar a própria bebida pode ficar à vontade”, avisa. Para ele o importante é realizar, “fazer o que podemos fazer com o temos”. NUMO RAMA

Imagens difusas mostram a fragilidade da vida

A

Um amor em Paris é o filme de abertura da mostra

« FESTIVAL »

Cinema francês em cartaz no Moviecom Varilux 2014 apresenta nova safra de filmes que refletem a cultura francesa

A

edição 2014 do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece em 45 cidades brasileiras, desembarca em Natal hoje, onde ocupa a sala 6 da rede Moviecom em Ponta Negra. O evento reúne as principais produções francesas que chegaram ao mercado em 2013. Entre os filmes que compõem a programação deste ano, destaque para produções que ressaltam características culturais daquele país como o tea-

tro, as artes visuais, a gastronomia, a moda e a literatura. Contemplam essas linguagens, respectivamente, os filmes “Pedalando com Molière”, “Renoir” e “Camille Claudel 1915”, “Os Sabores do Palácio”, “Yves Saint Laurent” e “O homem que ri”. Vale conferir também a animação “O Menino da Floresta”, que narra a história de um garoto de 10 anos que convive com o pai, um caçador bruto que faz questão de dizer que o mundo acabava nos limites da floresta – só que ele acaba obrigado a se aventurar além dos limites para salvar seu pai. Confira programação completa do Festival na página 2 do caderno VIVER.

segunda edição do projeto ArteModa Potiguar chega ao seu ápice nesta quinta-feira, com desfiles e shows programados para o Teatro Riachuelo. O objetivo da iniciativa é revelar e dar visibilidade ao talento de novos criadores e estilistas potiguares. O evento inicia às 19h com apresentação do cantor Rodrigo Lacaz, que faz a trilha sonora da primeira bateria de desfiles das lojas que apóiam a iniciativa. Em seguida, Edson Cordeiro ganha o palco para comandar o “Fashion Show”, momento em que acontecem os desfiles das coleções dos estilistas selecionados pelo projeto. De acordo com o diretor do

ArteModa, KyAnn Kartz, “o grande atrativo da noite é a presença dos dez criadores, estilistas, designers e artistas, escolhidos pela curadoria do projeto”. Os novos criadores buscaram inspiração na temática “DNA Brasil – Verão 2014. O que você entende ser o DNA Brasileiro” para criar os oito looks da coleção proposta. Entre os critérios a serem analisados estão: projeto gráfico, tema, criatividade, coerência com o tema proposto, cartela de cores e tecidos, qualidade da apresentação gráfica, qualidade do produto final, modelagem e montagem. Os novos criadores são Andrey Lourenço, Daniely Evelly, Estéfane Tatiane, David Rayam, Josivan Soares, Rafaela Faguh e Luan Rodrigo, João Henrison, Renata Cunha, Wlademir, Diego Mykycowshky e Fabrício Cardoso, Shisio Rushel, Surama Sulamita e Yago Oliveira.

Música: Sueldo em show beneficente

ALEX RÉGIS

A Casa do Bem, que oferece atividades educativas e culturais para crianças e jovens de Mãe Luíza, recebe apoio do músico Sueldo Soaress e da artista visual Clarisse Torres através do projeto Musicarte. A primeira versão do projeto, capitaneado por Sueldo, acontece esta quintafeira a partir das 19h no Nalva Melo Café Salão, na Ribeira. O acesso ao evento beneficente será trocado por produtos de limpeza, que serão doados à ONG. “A ideia é fazer todo mês, ou de dois em dois meses, quando convido um artista visual para dividir a noite comigo em prol da Casa do Bem”, informou Sueldo.


NO FACEBOOK

Veja a charge de Brum no Cartão Amarelo, na coluna Apito Final. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

12h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

17h30 - Libertadores: AtléticoMG x Zamora; FOX Sports 17h30 - Libertadores: Nacional x Independiente Santa Fé; FOX

TJD/RN ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR CASO DE MALA PRETA • PÁGINA 2

TN ONLINE

Acompanhe tudo sobre a preparação dos clubes do RN para o Estadual. www.tribunadonorte.com.br

esportes

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aprovado o patrocínio com a Caixa « FUTEBOL POTIGUAR » Assinatura do contrato com a instituição financeira está marcada para o dia 22

de abril. Hoje a edição do Diário Oficial da União publica a aprovação dada pelo Conselho da Presidência JÚNIOR SANTOS

Rogério Marinho, do ABC, acompanhou a reunião do Conselho

O

Diário Oficial da União publica hoje a aprovação do contrato de patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) com os clubes ABC e América. O dia 22 de abril foi o estabelecido para assinatura do contrato entre as partes. Segundo Rogério Marinho, executivo de futebol do alvinegro e que foi acompanhar a reunião do Conselho Federal ligado à Presidência da República, em Brasília, os clubes fizeram questão de achar uma data em que o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pudesse participar da cerimônia de assinatura do acordo em Natal. O local ainda não foi definido, mas possivelmente o evento ocorrerá na Arena das Dunas ou na sede da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF). Rogério Marinho ressaltou que todos as exigências realizadas pelos órgãos governamentais foram cumpridas e que a necessidade de aprovação do conselho de-

JOANA LIMA

Gustavo Carvalho, do América, agradeceu empenho de Henrique

Graças a Deus os nossos (ABC e América) projetos foram aprovados pelo Conselho”

Quero agradecer, em nome de toda a família americana, o apoio recebido do deputado Henrique Eduardo ”

ROGÉRIO MARINHO

GUSTAVO CARVALHO

executivo de futebol do ABC

presidente do América

corre pelo fato do contrato de patrocínio ser superior a R$ 100 mil. “A cada 15 dias esse conselho, que é ligado a Presidência da República, se reúne para analisar e aprovar os projetos de patrocínios envolvendo empresas estatais. Participei do encontro realizado com os dirigentes da CEF antes da reunião decisiva e fiquei na sala de espera para saber do resultado. Graças a Deus os nossos projetos foram aprovados e ABC e América te-

rão um novo patrocínio para disputar o Brasileiro”, ressaltou Marinho. Comemorando mais essa conquista do América fora de campo, o presidente Gustavo Carvalho fez questão de agradecer o apoio recebido de Henrique Alves. “Quero agradecer, em nome de toda família americana, o grande apoio recebido do deputado Henrique Eduardo para a efetivação do patrocínio com a Caixa”, ressaltou.

Rogério Marinho também destacou o trabalho realizado pelo deputado e o classificou como fundamental para o acordo. “Henrique foi quem abriu as portas e fez o contato direto com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, que desde o primeiro momento nos recebeu muito bem. Acredito até que seria uma grande injustiça da nossa parte se Henrique não estivesse presente na cerimônia de assinatura desse contrato de patrocínio, uma vez que foi uma peça chave de todo o processo”, ressaltou o executivo de futebol do ABC, Rogério Marinho. Um problema no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) por pouco não causou problemas ao alvinegro. O clube que havia renegociado os seus débitos, mas não teve o nome retirado do cadastro em tempo hábil. O advogado José Wilson entrou com mandado de segurança com pedido de liminar, e ontem mesmo a questão foi solucionada.


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

esporte

mala preta

entra na mira do Tribunal O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO CBDJ Art. 243. Atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende. PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de cento e oitenta a trezentos e sessenta dias. § 1º Se a infração for cometida mediante pagamento ou promessa de qualquer vantagem, a pena será de suspensão de trezentos e sessenta a setecentos e vinte dias e eliminação no caso de reincidência, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). § 2º O autor da promessa ou da vantagem será punido com pena de eliminação, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). Art. 243-A. Atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente. PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de seis a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, ou pelo prazo de cento e oitenta a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código; no caso de reincidência, a pena será de eliminação.

A Procuradoria-Geral do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado, através do procurador Rodrigo Cavalcanti, solicitou as gravações com a denúncia do técnico do Baraúnas, Isaías, e abriu inquérito para apurar se houve tentativa de suborno por parte do Potiguar, antes do clássico

C

onvencionou-se chamar de “mala preta” o ato de tentar subornar o adversário, ou outro clube, com o objetivo de obter vantagens numa competição. No Brasil, o caso mais famoso ocorreu em 2005 e ficou conhecido como a “máfia do apito”. O episódio provou mudanças inclusive na legislação nacional, dando origem a punições severas no Estatuto do Torcedor sancionado em 2010. Apesar disso, os casos que surgiram nos primórdios do futebol teimam em ressurgir, sejam estes comprovados como o caso “Edílson”, sejam através de denúncias como a que envolveu Potiguar de Mossoró e Baraúnas, neste Campeonato Estadual, que será investigado pelo Tribunal de Justiça Desportiva - TJD/RN. A informação sobre a investigação foi revelada ontem pelo presidente do TJD/RN, Francisco Honório. Segundo Honório, a procuradoria geral da entidade, através do procurador Rodrigo Cavalcanti solicitou as gravações com a denúncia do técnico do Baraúnas, Isaías e abriu inquérito . “Recebemos a súmula e encaminhamos para a 1ª Comissão. Lá estarão sendo investigados os atos relativos ao tumulto no clássico. Sobre o caso da possível tentativa de suborno, o TJD tem que ser provocado. Por isso o procurador geral fez

a denúncia”, revelou Honório. A TRIBUNA DO NORTE teve acesso ao Inquérito que nomeou o procurador Angelus Pegado para promover a denúncia ou requerer o arquivamento após as apurações. O inquérito solicita ainda que sejam anexas matérias publicadas nos veículos de comunicação locais, sites e blogs relativas ao assunto. O presidente da FNF, José Vanildo apóia uma investigação. “O TJD deve investigar e punir de forma exemplar como fez no caso do Alecrim na questão do racismo contra o goleiro Dida do América”, argumentou. O técnico do tricolor mossoroense, Isaías, após o clássico tumultuado no Nogueirão afirmou, em entrevista ao F9 Esportes que alguns de seus jogadores receberam ligações de dirigentes do rival oferecendo valores em dinheiro para entregar o resultado. “Está tudo gravado. Foram ligações oferecendo dinheiro para entregar afirmando que os jogadores do Baraúnas estariam passando fome”, acusou. De acordo com o técnico, o clube deveria levar o caso adiante. “Se fosse na minha pessoa eu levava. Tem que respeitar o profissional e o homem. Tem que ser cidadão. A partir do momento que tu tenta comprar um jogador, tu tá mexendo com a dignidade e o caráter da pessoa. O cara é pai de família e o Potiguar se acha no direito por-

RN JÁ TEVE UM CASO SUSPEITO

que hoje está numa situação financeira boa e o Baraúnas está na situação que está ficam os jogadores passando na cara chamando de passa fome e dizendo que tinha dinheiro aí e vocês não quiseram”, desabafou. Por outro lado, o presidente do Potiguar, Jorge do Rosário prometeu interpelar judicialmente o treinador do rival e negou todas as acusações. “Asseguro que nenhum membro da diretoria do Potiguar, pelo menos do meu conhecimento ou teria au-

torização minha para fazer qualquer ato como este primeiro porque eu não aprovo e eu pessoalmente como presidente do Potiguar faria um negócio desses. Espero que ele (Isaías) não faça uma acusação genérica, que ele apresente provas e diga quem fez, pois ele vai ser interpelado judicialmente”, avisou. Segundo o presidente da FNF, “A acusação é grave e o fato da diretoria do potiguar através do presidente ter intepelado judicialmente já deixa o contraditório”.

O único estádio existente em Natal antes da era Machadão, era o “Juvenal Lamartine”. Lá os ABC x América viravam uma praça de guerra. Numa das decisões, o ídolo do ABC FC – Esquerdinha, foi o pivô. Só, que, negativo, pois, além de não aparecer, sumiu na partida. Já próximo ao final, Esquerdinha teve a bola a sua disposição, ele e o goleiro, e deu um peteleco na bola, jogando fora a maior chance da partida. O ABC perdeu o jogo e o título estadual. Depois do apito final, além da vaias, Esquerdinha teve que deixar o “JL”, protegido, a torcida acusando-o de estar comprado. Foi a primeira trapalhada desse tipo no velho “JL”. Quanto a Esquerdinha, nunca mais foi visto em Natal. Dizem que um alto cartola do América “comprou” o ídolo abecedista.

Parágrafo único. Se do procedimento atingir-se o resultado pretendido, o órgão judicante poderá anular a partida, prova ou equivalente, e as penas serão de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de doze a vinte e quatro partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, ou pelo prazo de trezentos e sessenta a setecentos e vinte dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código; no caso de reincidência, a pena será de eliminação. ESTATUTO DO TORCEDOR Art. 41-C. Solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva: Pena - reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos e multa. Art. 41-D. Dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva: Pena - reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos e multa. Art. 41-E. Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva: Pena - reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos e multa


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Prestes a fechar contrato com Figueirense e Avaí, a Caixa deve superar o investimento de R$ 100 milhões nos clubes brasileiros dentro de um ciclo de um ano. Isso adotado, o número de clubes chegará a doze. Dados oficiais obtidos pela imprensa, de acordo com a Lei Geral de Acesso à Informação mostra que até o momento a Caixa investe R$ 94.4 milhões. Os três principais contratos são os do Corinthians, adotando R$ 30 milhões com a marca no peito e costas da camisa durante um ano, Flamengo R$ 25 milhões para colocar a marca no frontal da camisa durante um ano, e Vasco R$ 15 milhões durante 10 meses, com a marca no peito e costas da camisa. Estranhamente, o noticiário não cita ABC e América como futuros beneficiados, dependendo tão somente da papelada exigida pela Caixa, mas a dupla deve estar na 3ª categoria, a do milhão por um ano.

Cem milhões (2) se ter uma ideia dos montante de dinheiro circulando no futebol brasileiro, o Itaú patrocina a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira, o Bradesco vai patrocinar os Jogos Olímpicos de 2016, o Santander patrocina Neymar e Pelé, enquanto o Banco do Brasil patrocina o vôlei, o tênis e outras modalidades.

Guarda pessoal Esta é novidade, bota novidade nisso: está aí nos blogs que, orientados pelas redes sociais, de que há risco de assaltos nas capitais onde haverá jogos da Copa, muitos turistas trarão seguranças pessoais. É lamentável essa situação, embora o mesmo receio havia por

ocasião do Mundial na África, em 2010. Foi muito mais medo e precaução do que, realmente aconteceu. Pelo cuidado com que o governo vem analisando o assunto, o risco existirá, porém nos locais mais afastados das praias, e áreas próximas à Arena.

ANO AMARGO O que é há com os alvinegros? Em São Paulo,

além de alijado da decisão, o Corinthians não tem um jogador na seleção hipotética do Estadual. No Rio, o Botafogo se apagou, e como andará o “Galo” das Alterosas? No RN, o ABC também fica fora da decisão, numa das campanhas mais fracas dos últimos anos.

A grana que rola Veja aí, leitor, a grana que rola para os cofres de alguns clubes brasileiros: ASA de Arapiraca R$ 1 milhão anual, Atlético/GO R$ 2.4 mi por 10 meses, Atlético/PR R$ 6 mi por um ano, Chapecoense R$ 1 mi por um ano, Corinthians/SP R$ 30 mi por um ano, Coritiba R$ 6 mil

Dia de decisão para o Flu « COPA DO BRASIL » O Tricolor foi surpreendido pelo Horizonte-CE, no

Cem milhões para os clubes

Segundo informações da própria Caixa, os contratos feitos com Avaí e Figueirense estão em fase final de negociação, os dois devem ficar numa 3ª categoria, isto é, o montante de dinheiro um pouco abaixo de R$ 6 milhões anuais, quantia que é paga também aos clubes Atlético/PR, Coritiba e Vitória. Para

3

por um ano Flamengo R$ 25 mi por um ano, Paraná R$ 2 mi por um ano, Vasco R$ 15 mi por 10 meses e Vitória/BA R$ 6 mi por um ano. Vale lembrar que a dupla ABC e América terá na mesma faixa ASA, Chapecoense, Atlético e outros, durante um ano, R$ 1 milhão anual.

Hieróglifo Com a Copa do Mundo já “batendo à porta”, a cada

dia aparece uma raridade. Para o torcedor brasileiro – especialmente o norte-rio-grandense eis a nomenclatura das diversas posições existentes em cada seleção, com o respectivo idioma: o goleiro é o Goalkeeper, mas pode ser Torhuüter, Gardien de but, Portieri, Keeper, Portero, Goleiro, Kaleci, Bramkarz e Bparap, os zagueiros podem ser chamados de Défender, Verdediger, Defenseur, Defensore, Defensa, Savunma oyuncuso e Obronca.

Hieróglifo (2) Meio de campo, no português, pode também ser

escrito com esta grafia: Midfielder, Mittelfeldspieler, Milieu, centro-campista, Médio, Meia, Orta saha Oyuncuso e Pomocnik. Finalmente, o último lote de raridades idomáticas, aparecem os atacantes (no português) Foward (em inglês), Stürmer, Attaquant, Attaccante, Aaquant, Aanvaller, Delantero, Hücum oyuncusu e Napastnick. Há também expressões comuns para nós brasileiros. É o caso da prorrogação, isto é, o mesmo que acréscimos que os árbitros adotam nos últimos minutos.

Tudo em família Não é muito comum, no mundo do futebol, uma mesma família dirigir um clube, de pai pra filho. Mas, que há, há. O caso mais recente é do camisa 10 famoso – o pernambucano Rivaldo. Ao deixar a presidência do Mogi Mirim EC, tratou de eleger a mulher dele – Elisa Kaninski como sua sucessora. Os dicionários aplicam a essa jogada o substantivo filhotismo. Como não é o filho, mas sim a mulher, a eleita pelo marido, pode ser também “mulherismo...

« CARTÃO AMARELO »

primeiro jogo, e agora precisa de uma vitória por dois gols de diferença FERNADO CAZAES/PHOTOCAMERA

O

técnico Cristóvão Borges vai estrear no comando do Fluminense hoje, às 19h30, diante do Horizonte-CE no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pelo confronto de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Pior para o treinador que ele já vai estrear pressionado pela necessidade de ganhar bem. Isso porque na ida os cearenses venceram por 3 a 1 e agora podem perder até mesmo por um gol de diferença que mesmo assim garantem a classificação. Aos cariocas resta fazer 2 a 0, e avançar por conta do gol marcado como visitante, ou bater os nordestinos por três ou mais gols de diferença. Se devolver o 3 a 1 o Fluminense forçará a disputa de pênaltis. Cristóvão Borges substitui a Renato Gaúcho, que não resistiu à eliminação no Campeonato Carioca. O novo treinador chega com o aval da torcida e dos jogadores, embora não seja do agrado da patrocinadora. Portanto, os bons resultados em campo serão fundamentais para que a temporada seja bem mais tranquila que à do ano passado, quando o Tricolor foi re-

« CORINTHIANS » Elias vai ser apresentado O Corinthians marcou para hoje a apresentação de Elias. De volta ao clube do Parque São Jorge, que defendeu entre 2008 e 2010, o meio-campista de 28 anos receberá mais uma vez a camisa preta e branca ao meio-dia, no CT do Parque Ecológico. Antes de posar para fotos com o uniforme de seu clube do coração, o volante participará de uma ação com sócios-torcedores. Trinta membros do programa de fidelidade do clube terão a oportunidade de bater um papo com o ídolo, cuja contratação foi confirmada na última segunda.

« SANTOS » Oswaldo Oliveira testa nova formação O técnico Oswaldo de Oliveira começou a esboçar a escalação do Santos para o jogo contra o Ituano, o segundo da final. Ontem, ele comandou um treinamento tático e escalou o volante Alison no lugar do meia-atacante Gabriel. A mudança foi feita também para liberar o meio-campista Cícero para atuar mais solto, próximo dos atacantes. Alison ficou encarregado de dar proteção à dupla de zaga ao lado de Arouca. Curiosamente, Oswaldo de Oliveira foi atingido por uma bolada de Gabriel no treinamento.

hoje na tv 10h30 - Ciclismo: Tour do País Basco; SporTV 2 16h00 - Liga Italiana Feminina de Vôlei: quartas de final; BandSports 16h00 - Masters de Golfe; ESPN Internacional 16h05 - Liga Europa: Sevilla x Porto; Esporte Interativo 16h05 - Liga Europa: Juventus x Lyon; ESPN Brasil 16h05 - Liga Europa: Benfica x AZ Alkmaar; ESPN+ 17h30 - Libertadores: Atlético-MG x Zamora; FOX Sports 17h30 - Libertadores: Nacional x Independiente Santa Fé; FOX Sports 2 19h30 - Copa do Brasil: Fluminense x Horizonte; SporTV 19h45 - Libertadores: Arsenal x Santos Laguna; FOX Sports 2 21h00 - NHL: Winnipeg Jets x Boston Bruins; ESPN Internacional 21h00 - NBA: Dallas Mavericks x San Antonio Spurs; Space 22h00 - Libertadores: Grêmio x Nacional; SporTV 22h00 - Libertadores: Newell’s Old Boys x Atlético Nacional; FOX Sports 2

FICHA TÉCNICA FLUMINENSE-RJ HORIZONTE-CE Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wágner e Darío Conca; Rafael Sobis e Fred Técnico: Cristóvão Borges

Jefferson, Diego Maradona, Douglas, Ramon e Rick; Albano, Rafael Tchuca, Fernando Sobral e Diego Palhinha; Marciel e Dico Técnico: Roberto Carlos

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Horário: 19h30 Árbitro: Anderson Daronco (RS) Assistentes: Rogério Zanardo (SP) e Daniel Ziolli (SP)

Técnico Cristóvão Borges estreia no comando do Fluminense

baixado no Campeonato Brasileiro em campo, evitando a queda apenas nos Tribunais. “Sabemos que temos um desafio bem maior do que este jogo contra o Horizonte, mas estamos preparados porque confiamos nesses jogadores e sabemos que o time do Fluminense pode render muito mais do que vem rendendo nesta temporada. Contra o Horizonte, apesar do

pouco tempo de preparação, acredito que o nosso time tenha potencial para conseguir a classificação”, disse Cristóvão. Pelo lado do Horizonte, o técnico Roberto Carlos tem procurado trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores para que eles acreditem que podem confirmar a classificação no Maracanã. “Mostramos no primeiro jogo que temos condições de enfren-

tar o Fluminense de igual para igual e vamos ao Maracanã com o pensamento de fazermos um grande jogo e garantirmos a classificação”, disse Roberto Carlos. Em termos de escalação o treinador deverá manter a base do primeiro jogo. O Horizonte foi eliminado do Campeonato Cearense há mais de uma semana, o que deu ao time tempo de sobra para se preparar.

Pedro Neto [ pedron@natal.digi.com.br ]

Chegando

É esse o caminho

E tudo indica que de hoje para amanhã deverão desembarcar em Natal de cinco a seis novos jogadores contratados pelo ABC. A direção não confirmar, porém a notícia invadiu as redes sociais no dia de ontem. Não é segredo para ninguém que o clube alvinegro precisa contratar. Até agora a direção anunciou as contratações de Dênis Marques (atacante) e Gilvan (goleiro). Como a série B já começa na próxima semana a direção corre contra o tempo. Até porque não dá vai dá para falar em entrosamento no início da competição, mas também não se pode ficar de braços cruzados esperando o tempo passar.

O presidente do América Gustavo de Carvalho tem se mostrado a cada dia ainda mais maduro para o cargo de presidente desde que voltou ao clube. Gustavo de Carvalho continua com sua forma forte de administrar, e isso ele não muda. Porém, com o tempo – já foram oito anos desde a sua última administração – o presidente tem se mostrado bem mais tranquilo e atuante nos bastidores. Só que agora em parceria com o seu principal rival o ABC fora das quatro linhas. Gustavo tem tido diariamente que a disputa é dentro das quatro linhas, mas que fora o diálogo com o principal rival é mais do que necessário. O que convenhamos ser muito verdadeiro. Mostrando que continua antenado com o futebol o presidente se faz presente diariamente ao América e não deixa de ir nem mesmo quando o clube perde. Isso é, ele não se esconde por três ou quatro dias. Muito pelo contrário. Dá a cara para bater. Além do torcedor que gosta dessa forma de administrar do presidente é o Conselho Deliberativo do clube que também tem mostrado muito entrosamento com Gustavo de Carvalho. Principalmente José de Vasconcelos da Rocha que é o presidente do Conselho Deliberativo e um homem com mais de 50 anos de serviços prestados ao alvirrubro. José Rocha tem o respeito de todos pela sua luta em favor do seu clube de coração. Quem também tem se feito presente no dia a dia do clube é o ex-presidente e o competente advogado Eduardo Serrano Rocha .

Contrato será assinado ABC e América deverão assinar até amanhã o contrato com a CEF. A informação partiu do presidente da Câmara Federal Henrique Eduardo Alves agora há pouco. O contrato será publicado no Diário Oficial da União e logo depois assinado pelos clubes e pela instituição financeira. O presidente do América, Gustavo de Carvalho,

e o diretor administrativo do ABC, Rogério Marinho, estavam muito satisfeitos com a notícia divulgada pelo presidente da Câmara dos Deputados. No primeiro jogo dos nossos clubes na série B os dois já deverão contar com o nome do novo patrocinador nas suas respectivas camisas. Parabéns a todos os envolvidos!

Impressionante No jogo de ontem entre Barcelona 0 x 1 Atlético de Madri nos primeiros 38 minutos tivemos apenas seis faltas na partida, sendo quatro do Atlético e duas do Barcelona. Foi um jogo de arrepiar. Estrelas de lado a lado e com grandes lances, principalmente por parte do Atlético que chutou três bolas na trave ainda no primeiro tempo. Para vocês terem ideia da diferença de futebol na primeira partida realizada entre Vasco x Flamengo tivemos sessenta e seis faltas nos 90 minutos. É assim que se joga futebol no chamado velho mundo. Sempre buscando o melhor para os seus filiados O presidente da FNF José Vanildo tem feito o possível para atender a todos os seus filiados. Como o calendário do futebol brasileiro diminui a cada dia no tocante aos Campeonatos Estaduais a FNF tem sido obrigada a mudar as datas dos jogos com frequência. Até porque ABC, América e Potiguar estão envolvidos na Copa do Brasil. E, até recentemente Potiguar e América estiveram envolvidos na Copa do Nordeste. Mesmo José Vanildo tem procurado os presidentes dos clubes que tem ajudado ao presidente entendendo a situação e buscando a melhor forma de equacionar os problemas surgidos. Parabéns presidente, pois o futebol do RN não é composto só por ABC e América. E, a atenção que você tem dado aos demais filiados tem deixado a todos satisfeitos.


4

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 10 de abril de 2014

esportes

Madri entristece a Catalunha « LIGA DOS CAMPEÕES » O Real Madrid já tinha conseguido a classificação para as semifinais na terça-feira.

Ontem, o outro clube madrilenho, o Atlético, venceu o Barcelona por 1 a 0, eliminando o time de Neymar ANDRES KUDACK/AP/EC

O

Atlético de Madri continua fazendo história na Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, a equipe comandada pelo argentino Diego Simeone derrotou o Barcelona por 1 a 0, no Vicente Calderón, pelo segundo jogo das quartas de final, e conquistou a vaga para a semifinal da competição. Koke, logo aos cinco minutos de jogo, garantiu o triunfo do time da capital. Há exatas quatro décadas – na temporada 1974-75 -, o Atlético de Madri disputou pela última vez uma semifinal da Liga dos Campeões. O Atlético de Madri conseguiu abrir o placar logo aos cinco minutos de jogo. Adrián recebeu passe à meia-altura na grande área e, de primeira, finalizou forte na trave esquerda de Pinto. No rebote, os donos da casa reconstruíram a jogada, Villa cruzou na área, e defesa do Barça não conseguiu cortar e Koke, livre de marcação, só teve o trabalhou de empurrar para as redes. Aos 11, o Atlético de Madri quase fez o segundo. Após apertar a saída de bola do Barcelona, o time da casa viu David Villa ficar frente a frente com José Pinto. Com a perna esquerda, o camisa 9 finalizou e acertou a trave do goleiro do Barça. No lance seguinte, Daniel Alves recebeu na direita e cruzou

Adrian fez o gol que deu a vitória ao Atlético sobre o Barcelona, logo aos cinco minutos de jogo

na cabeça de Messi, que subiu sozinho e cabeceou buscando o canto esquerdo de Courtois. A bola passou muito perto da trave do belga, assustando os torcedores locais. O Atlético de Madri acertou sua terceira bola na trave aos 20 minutos. David Villa recebeu passe à meia-altura dentro da área, e, quase sem ângulo, conseguiu finalizar e acertar o travessão de Pinto. Aos 23 minutos, Neymar fez jus ao alto preço pago pelo Bar-

celona para contratá-lo. Pelo lado esquerdo, o camisa 11 ganhou de Miranda no corpo, deu um rolinho em Tiago e cruzou rasteiro para Messi, que finalizou para fora, perdendo outra boa chance. O Barcelona quase chegou ao gol de empate aos três minutos da segunda etapa. Neymar saiu cara a cara com Courtois, mas falhou ao tentar driblar o goleiro Courtois. Na sequência do lance, a bola foi levantada na área e

Xavi quase marcou por acaso. Diego teve a chance de marcar seu segundo gol no confronto aos 19 minutos. O meia brasileiro ganhou da defesa do Barça, entrou na área e finalizou forte, para boa defesa de Pinto. O Atlético de Madri puxou contraataque aos 25 minutos, e Gabi entrou livre na área pelo lado esquerdo. O capitão da equipe anfitriã chutou fraco, rasteiro, e facilitou a vida de Pinto, que defendeu com o pé.

Bayern vira sobre o Manchester United Munique (AE) - O Bayern de Munique sofreu ontem, mas conseguiu confirmar o favoritismo sobre o Manchester United e garantiu seu lugar nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Diante de sua torcida, na Allianz Arena, o atual campeão venceu o rival inglês de virada, por 3 a 1, e manteve o sonho do bicampeonato europeu e da nova tríplice coroa Com o resultado, o Bayern fechou o confronto com o placar agregado de 4 a 2, em razão do empate em 1 a 1 no jogo de ida, semana passada, no Estádio Old Trafford, na Inglaterra. Agora, a equipe do técnico espanhol Guardiola aguarda o sorteio desta sexta para conhecer seu próximo rival. Além disso, mira a conquista da tríplice coroa pelo segundo ano consecutivo, já que assegurou o bicampeonato alemão e também está na semifinal da Copa da Alemanha. O Bayern levou um susto no segundo tempo, em uma das raras investidas do time inglês no jogo. Aos 12 minutos, o lateral francês Evra acertou lindo chute da esquerda e marcou um golaço, sem chances para o goleiro Neuer

A resposta dos anfitriões foi imediata. Apenas dois minutos depois, o atacante croata Mandzukic cabeceou para as redes, completando cruzamento da esquerda. A virada veio aos 21, quando o meia-atacante holandês Robben investiu pelo lado direito, chutou forte e rasteiro para o alemão Thomas Müller, que desviou para o gol. Embalado, o Bayern cresceu em campo na parte final do duelo e anotou o terceiro gol aos 30 minutos. O mesmo Robben fez fila na entrada da área e bateu de canhota no canto direito do goleiro De Gea, sacramentando a vitória e a classificação dos alemães para mais uma semifinal da Liga dos Campeões. Quem viu de perto a vitória foi a comissão técnica da seleção brasileira. O treinador Luiz Felipe Scolari, o auxiliar Flávio Murtosa e o coordenador Carlos Alberto Parreira estavam na Allianz Arena, no último compromisso do giro pela Europa. O trio pôde acompanhar de perto a atuação de dois jogadores do Brasil: o zagueiro Dante e do lateral-direito Rafinha.

Tribuna do Norte - 10/04/2014  
Advertisement