Issuu on Google+

»

» VLADIMIR PUTIN ASSINA DECRETO RECONHECENDO INDEPENDÊNCIA DA CRIMEIA • PÁGINA 8

Ano 63 • Número 301 • Quarta-feira, 19 de março de 2014

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006 EXEMPLAR DO ASSINANTE MARCOS DE PAULA/EC

Libertadores “El Tanque” marca e Botafogo vence equatorianos no Maracanã « PÁGINA 7 »

América tenta furar a rede do adversário

Copa 2014 Felipão revela que lista atual da Seleção ainda tem 50 jogadores O técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, negou ter uma lista pronta para a Copa do Mundo. « PÁGINA 16 »

Precisando de quatro gols para levar a decisão para os pênaltis, o América vai com tudo para cima do Ceará, às 22h, na Arena das Dunas. O técnico Oliveira Canindé aposta nos gols de Pardal para ir à final da Copa do Nordeste. « PÁGINA 16 »

« DISCIPLINA » TJ vai investigar desembargador que brigou na padaria

EXEMPLAR DO ASSINANTE

JÚNIOR SANTOS

FALTAM 85 DIAS

Dengue: Natal em alerta ADRIANO ABREU

O Tribunal de Justiça decidiu abrir um Processo Administrativo e Disciplinar contra o desembargador Dilermando Mota, que se envolveu em uma discussão com um garçom de uma padaria em Natal, no dia 29 de dezembro passado.« PÁGINA 3 »

« SEGURANÇA » A Delegacia Especializada em

Homicídios, em Natal, acumula pelo menos 200 inquéritos instaurados pelos quatro delegados que trabalham na unidade. Sem estrutura e efetivo necessários, as investigações estão paradas e os crimes ainda sem elucidação. A Divisão de Homicídios - apontada há três anos como solução para essa lentidão nas investigações - não saiu do papel e depende de legislação estadual específica e orçamento R$ 220 mil/ano para se tornar realidade. « PÁGINAS 9 E 10 »

« ECONOMIA » ZPE de Assu terá área reduzida e será entregue à iniciativa privada

« MOBILIDADE » Para especialista em trânsito,

A Zona de Processamento de Exportações de Assu deve diminuir de 1.000 para 125 hectares e adotar o mesmo modelo usado na ZPE de Macaíba com a concessão para a iniciativa privada. Objetivo é facilitar atração de investidores.« PÁGINA 5 »

Natal segue na contramão de principais cidades

Engenheiro da UFRN contesta grandes obras

« COMUNICAÇÃO » Sindicato debate ação do MPE que tenta barrar a verba publicitária

O professor e especialista em trânsito da UFRN, Rubens Eugênio Barreto Ramos, afirma que as principais cidades do mundo estão optando por projetos que contemplem o transporte coletivo e não por obras de mobilidade que dão mais espaço a carros particulares.« PÁGINA 11 »

As empresas de comunicação consideram “estranha” a ação do MPE contra a verba publicitária do Governo. Para elas, o pedido dos promotores compromete uma das garantias de transparência nos atos do Executivo. « PÁGINA 4 »

Dados do Ministério da Saúde apontam queda de 80% no número de casos de dengue no Brasil, no primeiro bimestre deste ano, mas Natal está entre as 13 capitais em alerta de novo surto da doença. « PÁGINA 8 »

colunistas

economia

Jornal de WM

Sertanejo do RN reza por Voos em dias de jogos da Copa serão alterados chuva no Dia de São José

Imprensa nacional coloca Henrique como candidato ao Governo.« PÁGINA 2 »

Eliana Lima Dilermando Mota já respondeu a dois processos administrativos.« PÁGINA 14 »

24

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

‘Homicídios’ possui 200 inquéritos parados

geral

Restrição de espaço aéreo na Copa atinge 1% dos voos previstos para o período do Mundial. Quem já comprou passagens será avisado sobre mudanças.« PÁGINA 6 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

Homem do interior do Estado reza hoje Dia de São José - para que as chuvas já iniciadas se consolidem e tragam boa colheita este ano. « PÁGINA 7 »

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

Era uma vez... uma contadora de história De hoje até sexta-feira, no IFRN da Cidade Alta, a odontóloga Dalva Lúcia Avlis na pele de dona “Daluzinha” - com ajuda de um batalhão de narradores, vão celebrar o Dia do Contador de Histórias.« VIVER 1 »

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

Jornal de WM

opinião

“A República das Abelhas”

WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

TICIANO DUARTE Escritor

Candidatura de Henrique Puxada por Henrique Eduardo Alves a eleição para governador do Rio Grande do Norte chega às manchetes dos principais jornais do país. É o que se lê nas edições onlaine do Estado de S. Paulo, do Estado de Minas e da Folha de S. Paulo. No Estadão a manchete aparece assim: “Eduardo Alves cogita ter PSB e PSDB em palanque para governo potiguar”. No Estado de Minas: “Alves articula lançar sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte”. Na capa da Folha: “Presidente da Câmara deve decidir até o fim do mês se será candidato no RN”. Claro que as manchetes foram imediatamente reproduzidas nos blogues federais. Imagine na dita rede social municipal... Fogo rápido no mato seco. A matéria da Folha de S. Paulo começa assim: “O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deve decidir até o fim do mês se será candidato ao governo do Rio Grande do Norte. Alves se tornou a principal aposta do PMDB no Estado depois que seu primo, o ministro Garibaldi Alves (Previdência), não demonstrou interesse na disputa. Segundo interlocutores, o presidente da Câmara costura apoios, inclusive do PSB e do PSDB, partidos de presidenciáveis oposicionistas, para tentar se viabilizar eleitoralmente e definir seu futuro político”. A reportagem do Estadão é assinada pelos repórteres Ricardo Della Coletta e Eduardo Brescian, da sucursal de Brasília. Diz na abertura: “Enquanto a Câmara vive o ápice de uma crise entre a base aliada e o Palácio do Planalto, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), passou a articular nas últimas semanas sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte. Ele já excluiu o PT da sua chapa majoritária no Estado e trabalha agora para consolidar um acordo com os partidos dos dois adversários de Dilma Rousseff em outubro: o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o PSDB do senador mineiro Aécio Neves.” Mais adiante a matéria encaixa uma declaração do presidente em exercício do PMDB, o senador Valdir Raup, que confirma o projeto de Henrique Eduardo: “Ele (Alves) está fazendo pesquisas e já admite essa possibilidade. Mas não tem nada fechado ainda”. O texto continua:

- O partido trabalhava para lançar como candidato o atual ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que já governou o Estado, mas não manifestou interesse. Com isso, o nome de Henrique ganhou força dentro da sigla. Para o PMDB, ter um candidato forte ao Executivo é fundamental para puxar votos aos candidatos a deputado federal e, assim, manter-se como uma das maiores bancadas da Casa. Questionado, Henrique Alves desconversa, mas diz receber pressões para entrar na disputa: “Há uma pressão muito forte das bases do partido e também de possíveis aliados, mas ainda estamos conversando”. Já o jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, acrescenta um tempero mais apimentado ao cozido político que se prepara na robusta trempe do Rio Grande do Norte. Estale a língua: - Diante dos baixíssimos índices de popularidade da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), Henrique Alves vinha montando no Rio Grande do Norte uma grande coalizão de siglas da oposição. A ideia inicial era reeditar no Estado a aliança nacional com o PT, mas o diretório local do partido de Dilma não aceitou ter na mesma chapa siglas como o PSDBV e o PSB, adversários na disputa nacional. Ao final, os peemedebistas caminham para indicar para a chapa do Senado a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). “O Rio Grande do Norte era um dos Estados onde o PT iria apoiar o PMDB”, diz a deputada Fátima Bezerra (PT-RN). “Além de ter excluído o PT estão fazendo uma grande coalizão acolhendo o PSDB e o DEM”.

Cariri do Ceará, onde chove derna do fim de dezembro. Viu-se na telinha pé de milho com mais de 2 metros de altura. Verde que só. As previsões para hoje são de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte (Emparn) e igualmente no Ceará (Funceme). As previsões do CPTEC são também de chuvas no Piauí, Pernambuco e Paraíba. Os meteorologistas falam muito sobre as causas da Zona de Convergência Intertropical. Viva São José!

segunda-feira para o amanhecer de ontem em 30 municípios. A mais forte foi em Ipueiras, no Seridó: 42 milímetros, São João do Sabugi, 11. No Oeste choveu em Alto do Rodrigues, 16, Olho D’água dos Borges e Pendências, 13, Caraúbas, 12, Itajá e Umarizal, 10. Na região Leste a melhor chuva foi em Maxaranguape, 14, Extremoz, 7. Não tem registro de chuvas no Agreste. Em Pedro Avelino, no Sertão Cabugi, 14.

Públio José O escritor e publicitário Públio José teve o seu nome aprovado (unanimidade) para integrar o quadro de sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a mais antiga instituição cultural do Estado. Do Instituto E por falar no Instituto, a Casa da Memória preparase para comemorar seus 112 anos, agora no dia 28. Sessão especial com a posse dos nossos associados e uma palestra do historiador Cláudio Galvão. O presidente do IHGRN é o acadêmico Valério Mesquita. Afonso Quem está chegando aos 80 anos é o jornalista Afonso Laurentino Ramos. Dia 29. Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

Lacerda dizia que o abuso da liberdade pode ser nocivo, mas o não uso dela ainda é mais. O abuso põe a perder o trabalho de alguns, o não uso destrói o esforço de todos” ministérios e foi para o exílio, divergiu dos comunistas, sendo perseguido pelos seus ex-aliados, pois fizera composição com a extrema esquerda nos pleitos em que se elegeu deputado federal. Em 1945, com a queda de Getúlio e a volta da normalidade democrática, presidiu a UDN do Rio de Janeiro e apoiou a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes. Lacerda, na mocidade, fez parte do partido comunista. Foi quem lançou o nome de Prestes, na década de 30, para presidir

a Aliança Nacional Libertadora, entidade que se aliou com os comunistas, participando da Revolução de 1935. Foi preso e perseguido como militante comunista. O livro conta a versão histórica do seu rompimento com o PCB. Sua versão desfaz a acusação de que teria traído e entregue os seus companheiros de luta. Pelo contrário, a reportagem que assinou no jornal e que motivou a briga com os comunistas, tinha sido combinada com as lideranças do partido, apenas era citado o nome de Prestes, como realmente aconteceu. Fatos posteriores é que levaram Lacerda a abandonar os aliados a passar a combatêlos, com a mesma veemência, com que no passado defendeu as idéias do partido, o mesmo ímpeto característico do seu temperamento arrebatado. Ele dizia que o abuso da liberdade pode ser nocivo, mas o não uso dela ainda é mais. O abuso põe a perder o trabalho de alguns, o não uso destrói o esforço de todos. Ele está fazendo falta, nesta hora de tantos desencontros e escândalos, de tanta corrupção.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Sucessão (1) Se demorar mais um pouco o DEM, ex-PFL, ex-PDS, ex-Arena, o maior partido do Ocidente no tempo da ditadura militar, acaba. O partido agoniza em todo o Brasil e, especialmente no Rio Grande do Norte, terra do líder nacional do partido, o senador José Agripino. Acostumado a viver as benesses do poder, o DEM não sobreviverá a mais quatro anos na oposição. Agripino teve duas experiências fracassadas no Rio Grande do Norte. Primeiro com sua protegida, a prefeita Micarla de Sousa, que era do PV, mas teve apoio decisivo do Democratas. Agora com a governadora Rosalba Ciarlini, que tem desaprovação recorde, sem chances de reeleição. O princípio do fim pode acontecer nas eleições deste ano. Será difícil para Felipe Maia renovar o mandato.

Admirável mundo novo Advogado

Onde chove O boletim da Emparn registrou chuvas médias, de

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Brum

RODRIGO ALVES ANDRADE

São José Hoje, 19, Dia de São José, padroeiro de Angicos, padroeiro do Ceará. “Se chove nesse dia, o inverno é infalível”. Está grifado assim na sabedoria popular, lembrada pelo mestre Luís Câmara Cascudo. Os eruditos de pose falam em passagem do equinócio. No hemisfério norte, começo da primavera. Da parte do sul, outono. Pros sertões daqui o que vale é o inverno. Que já acontece em boa parte do Nordeste. Domingo o Globo Rural (finalmente) mostrou o inverno no

R

odrigo Lacerda, neto de Carlos Lacerda, escreveu “A República das Abelhas”, que é a saga da família, romanceada, narrando a trajetória dos seus ancestrais, a começar pelo velho Sebastião, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal; do seu bisavô Maurício e seus irmãos Paulo e Fernando; do seu avô Carlos, personagem central do livro, em torno do qual gravitam os acontecimentos históricos e traumáticos que sacudiram os anos da primeira República até a passagem do regime militar, iniciado em 1964. Carlos Lacerda foi, sem dúvida, queiram ou não os que o detestaram ou ainda o detestam, uma das maiores figuras políticas deste país, como jornalista, homem público, na oposição ou no governo, administrador que deixou marcas de competência, quando governou o antigo estado da Guanabara. Ninguém poderá ocultar a sua presença inteligente e brilhante no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, nas

redações dos jornais do sul, no seu próprio veículo de comunicação, que foi a “Tribuna da Imprensa”, órgão oposicionista que derrubou o presidente Vargas, em 1954, no episódio da tentativa de assassinato ao diretor do jornal, com a morte do major Vaz, tragédia que entrou na história como a maior crise institucional que viveu o país, levando ao suicídio o presidente da República. Lacerda foi o alvo, do que se chamava na época, o atentado da rua Toneleros, envolvendo a guarda pessoal do presidente Getúlio Vargas. O seu pai, Maurício de Lacerda, o maior tribuno da primeira República, projetandose até a redemocratização do país em 1945, foi um oposicionista dos mais vibrantes de nossa história política, lutando contra Artur Bernardes, conspirando nas revoltas de 22 e 24, no combate sistemático aos governos de Epitácio Pessoa e Washington Luiz. Fez a Revolução de 1930 e como Getúlio não convocou eleições gerais após sua posse no governo provisório, passou a combatê-lo. Recusou

E

m 2009, um novo vírus da gripe foi descoberto. Quando o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) passou a colher as informações sobre a sua propagação, nos EUA, a partir das informações requisitadas aos médicos, somente conseguiu tomar conhecimento dos focos da doença entre uma e duas semanas após o seu aparecimento. Era o tempo entre a data em que o paciente procurava o médico, este confirmava a doença e informava o CDC. Mas o Google conseguiu prever a difusão da nova gripe. Por meio de comparação entre cerca de 50 milhões de termos de buscas comuns na internet e dados do CDC, em gripes anteriores, saiuse bem em identificar como a gripe se espalharia. Não se sabia quem estava doente ou não. O que se fazia era correlacionar uma montanha colossal de termos de busca com a difusão da gripe. Ao final, o sistema do Google demonstrou ser mais útil para o combate da gripe do que o procedimento convencional de coleta de informações. Esse é um bom exemplo de um mundo novo em que a obsessão pela lógica causal é revista. Trata-se não de saber causas de eventos, ou informações específicas sobre pessoas, mas Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

de buscar correlações a partir de uma quantidade enorme de informações. Com base em análise de grande quantidade de dados, por exemplo, a Target consegue prever se clientes estão grávidas, muitas vezes antes dos seus parentes saberem, e a IBM, a partir de informações diversas, como temperatura, nível de respiração e taxa de oxigênio no sangue, antecipar quais bebês prematuros irão ter infecção, antes que os sintomas apareçam e possam ser percebidos por médicos. É a lógica das correlações. A respeito da proteção à intimidade, diante da coleta massiva de dados, o projeto de lei que cuida do marco civil da internet é superficial. Protege a privacidade (art. 3°, II), genericamente, consagra a inviolabilidade das comunicações (art. 7°, I), e veda o fornecimento a terceiros dos registros de conexão e de acesso a aplicações de internet, salvo mediante consentimento, ou nas hipóteses previstas em lei (art. 7°, VII). Mas não trata especificamente de ponto central da proteção à intimidade, na era do big data, que é a situação pela qual, a partir de dados genéricos, chega-se a individualizar o usuário. Deve haver responsabilidade objetiva das empresas sobre tal possibilidade. É igualmente preocupante a possibilidade de que se venha a individualizar usuário após o período de um

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

Mateus Alencar – por e-mail

ano, uma vez que o projeto de lei somente autoriza a manutenção dos registros de conexão por esse período, ou quando prorrogado por requerimento, dentro do prazo, de autoridade pública (art. 14). É que as empresas são estimuladas a coletar cada vez mais informações, por mais tempo, e a usá-las continuamente, e mesmo que não visem à informação sobre pessoa em particular, sempre há o risco de expor o indivíduo. E não se pode admitir chegar ao indivíduo, mesmo que por ordem de autoridade, fora do prazo de um ano e sem que tenha havido a prorrogação nos termos legais. A Telefônica, por exemplo, acaba de criar empresa específica para explorar as informações que coleta. Do mesmo modo, o projeto não cuida sobre quais medidas podem ser legitimamente tomadas a partir de correlação de dados, sem que deles decorram evidências causais. E, em um mundo fundado em coleta de dados, tais questões não tardarão a aparecer. Em síntese, é possível afirmar que o projeto de lei do marco civil da internet não toca em aspectos fundamentais que a era da informação quantitativa envolve, como é o caso do dever de impedir a identificação das pessoas, a partir de informações genéricas coletadas por empresas. FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

Sucessão (1)

Coitado do DEM no Rio Grande do Norte. Uma governadora frágil, cercada de senadores e deputados sem quase expressões, deixaram a governadora ir para o beleléu. Se a governadora se candidatar, as pesquisas vão dizer, não terá êxito.

Altamiro – via e-mail

Mobilidade

Por que não fizeram essas obras quando o estádio estava também em construção? Aqui em Natal é sempre assim, tudo é "arranjado" e não "planejado". Agora a desculpa, se as obras não ficarem prontas, foram as chuvas. Ah me façam o favor...

Antonio Vale - Facebook

Trabalho

Esse programa Voluntários da Copa é muito bom, principalmente para os jovens que buscam trabalhar pela primeira vez. Pois, hoje em dia o mercado de trabalho exige experiência mas não dão oportunidade. Espero que esse projeto seja tão satisfatório e organizado quanto parece!

johice_lima@hotmail.com Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

política

3

Notas & Comentários

Prefeito afirma que tendência é apoiar o candidato do PMDB

Marco Civil

« ELEIÇÕES 2014 » Carlos Eduardo destaca que decisão sobre alianças

[ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Apesar do otimismo manifestado em torno da possibilidade de um acordo com a base aliada para aprovar o projeto que trata do novo Marco Civil da Internet, o Executivo recuou e pediu para adiar para a próxima terça-feira (25) a votação do projeto. Os assessores do Palácio Planalto perceberam que ainda não têm apoio suficiente para colocar o projeto em votação nesta semana, informou a Agência Estado. “Haveria riscos (de colocar em votação) ainda hoje”, explicou o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) aos repórteres que acompanham as votações no Congresso Nacional.

Entendimento Na reunião do colégio de líderes partidários da Câmara dos Deputados, na tarde de ontem, ficou acordado que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) voltará hoje pela manhã para uma nova rodada de negociações com os deputados. O dia será dedicado à discussão do projeto, e a votação do Marco Civil ficou marcada para a próxima semana. Os deputados têm pressa em desobstruir a pauta da Câmara, por isso a ex-

pectativa é que a votação do Marco Civil (um dos projetos que trancam a votação) aconteça já na próxima semana. “Terça-feira será, em caráter irreversível, o primeiro item da pauta. Esta Casa não pode deixar essa matéria indefinidamente (trancando a pauta)”, justificou Henrique Eduardo. “Será a última tentativa, não tem mais como prorrogar (a votação)”, concordou o deputado Mendonça Filho.

Mudanças O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e o prefeito de Assu, Ivan Júnior, discutiram mudanças no modelo de implantação da Zona de Processamento de Exportação de Assu, a ZPE do Sertão. A alteração deverá repercutir principalmente na área destinada à construção e no modelo de gestão. A área que hoje é de 1.000 hectares, passaria pa-

ra 125 hectares, no formato utilizado na ZPE de Macaíba com a concessão para iniciativa privada. “Com as mudanças, a ZPE do Sertão passará a ter praticamente a mesma área da ZPE de Macaíba — que possui 136 hectares — e assim contará com agilidade no licenciamento ambiental, construção de infraestrutura e atração de indústrias”, explicou Sílvio Torquato.

Articulações Assim como aconteceu com o processo da ZPE de Macaíba, o Governo do Estado e a Prefeitura de Assu pretendem contar com o apoio da Federação das Indústrias do RN (Fiern) no processo de mudança e captação de investi-

dores da iniciativa privada. Uma reunião entre Governo, município e representantes de entidades empresariais será realizada na próxima semana, em Natal, com o objetivo de iniciar o cronograma de alterações.

Proteção da marca As restrições comerciais da Copa do Mundo serão debatidas nesta semana em Natal. A Prefeitura do Natal vai promover, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), um seminário destinado a esclarecer empresários, comerciantes, publicitários e jornalistas as normas

sobre o Programa de Proteção às Marcas adotadas para a Copa do Mundo. O evento contará com a presença do líder da equipe de Proteção de Marcas da Fifa, Auke-Jan Bossenbroek, e também de representantes nacionais do órgão, Vicente Rosenfeld e Anna Cláudia Toledo.

Grito da Pesca O novo ministro da Pesca, Eduardo Lopes, vai participar da 5º Grito da Pesca e Aquicultura, promovido pela Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), no pró-

ximo dia 22 de março, em Barra de Cunhaú. Além dele, mais outros dois ministros, o do Trabalho, Manoel Dias, e o da Previdência, Garibaldi Filho, também foram convidados.

Mobilização O PSB do Rio Grande do Norte instalou ontem o “Fórum Estadual de Mulheres Socialistas”, com a presença da vice-prefeita Wilma de Faria.

Isenção A redução do ICMS nas operações que envolvem querosene de aviação foi um dos assuntos da sessão de ontem da Assembleia Legislativa. O projeto de lei para a concessão do desconto como uma forma de estimular as atividades no aeroporto na Grande Natal foi apresentado pela deputada Márcia Maia e, ontem, o deputado estadual Hermano Morais

(PMDB) voltou a abordar o assunto em plenário. O parlamentar subscreveu a proposta apresentada. “As discussões iniciaram ainda no passado e aguardamos que o Governo do Estado enviasse um posicionamento sobre estudo que demonstra a viabilidade da medida. Quase um ano depois, não tivemos nenhuma iniciativa dessa natureza”, disse.

Cronograma A Câmara Municipal ainda não definiu o calendário de votação da reforma administrativa da Prefeitura. A expectativa de que esta definição se desse ainda nesta semana, até agora não se confirmou e o cronograma prossegue indefinido.

no Rio Grande do Norte será anunciada após consulta ao partido

ADRIANO ABREU

P

residente estadual do PDT e prefeito de Natal, Carlos Eduardo afirmou que a tendência para as eleições deste ano é apoiar as possíveis candidaturas do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) ao Governo do Estado e da vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) ao Senado. Carlos Eduardo disse que isso é o que considera mais provável, mas a decisão oficial do partido será tomada após uma ampla consulta aos filiados e dirigentes do PDT. “A tendência é o apoio a Henrique e Wilma, mas jamais vou tomar a posição sem ouvir meus companheiros”, afirmou Carlos Eduardo, durante entrevista à Rádio 98 FM, ontem à noite. Ele destacou que o PDT não decidiu se fará alguma indicação para a chapa majoritária, como um nome para compor como candidato a vice ou suplente de senador. “O partido não bateu o martelo, não anunciou nada, estamos em processo de conversa, vamos dizer, no momento oportuno, o que apresentaremos aos aliados”, disse o prefeito. Ao ser questionado se as candidaturas de Henrique Eduardo, ao Governo, e Wilma de Faria, ao Senado, estão confirmadas, Carlos Eduardo lembrou que faltam três meses para as convenções, portanto, ainda não é possível tratar as chapas majoritárias como situações irreversíveis. Mas reconheceu que há uma tendência que deverá se consolidar, embora em

Carlos Eduardo confirma que estará no palanque favorável à reeleição de Dilma Rousseff

Ela tem sido parceira de Natal. Vou para o palanque de Dilma, em reconhecimento” CARLOS EDUARDO presidente estadual do PDT

política os cenários sempre sejam suscetíveis de reavaliações. Carlos Eduardo destacou o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, aos projetos da Prefeitura que precisam de recursos financeiros do Governo Federal. “Desde que tomou posse como presidente da Câmara, ele avisou que eu não precisaria marcar audiência para tratar dos interesses da cidade e assim tem sido”, narrou o prefeito. Carlos Eduardo comentou também que uma decisão toma-

da em relação às eleições deste ano diz respeito à sucessão presidencial. “Vou apoiar a reeleição de Dilma Rousseff”, garantiu. Ele afirmou que levará à convenção nacional do PDT o posicionamento favorável à permanência do partido na base aliada da presidenta. O prefeito considera que não haverá dificuldade para que o partido prossiga na base de Dilma. “Ela tem sido parceira de Natal. Vou para o palanque de Dilma, em reconhecimento”, justificou Carlos Eduardo.

PSDB adia lançamento de candidatura Previsto inicialmente para ocorrer no final deste mês em São Paulo, o lançamento da candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG) será adiado e deverá ocorrer apenas depois da Semana Santa, na segunda quinzena de abril. Com pesquisas do impacto dos veículos de comunicação junto aos eleitores em mãos, a estratégia dos tucanos é lançar a candidatura do presidente nacional do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto apenas após a propaganda partidária da legenda em rede nacional de rádio e TV ir ao ar. “O mecanismo eficiente para comunicar com a população é a televisão. Então é para preparar o terreno para que o lançamento seja feito em outro patamar”, afirmou o presidente estadual do PSDB em Minas e braço direito de Aécio, deputado federal Marcus Pestana. A primeira investida do PSDB junto aos eleitores será feita por meio dos comerciais com duração máxima de cinco minutos que serão divulgados em todo o País nos dias 8, 10, 12 e 15 de abril No dia 17, será a vez da vinculação do programa de 10 minutos em horário nobre, entre às 20h30 e 20h40 em rede nacional de televisão. “É preciso ter clareza. Você tem as articulações partidárias e os eventos que são importantes, mas o que move a opinião pública, o que no frigir dos ovos é o mais importante, é a televisão. O índice de leitura dos jornais e revistas no Brasil é muito baixo, a internet tem um papel crescente, mas ainda periférico, o centro é a televisão”, acrescentou o deputado mineiro. Segundo ele, parte do programa, que já esta sendo produzido pela equipe de marketing, se dedicará à apresentação de Aécio e dos projetos realizados pelo senador quando comandou o Estado de Minas Gerais. Os tucanos também deverão bater na tecla de que é preciso haver mudanças e que o atual modelo de gestão do país do PT está em fase de “esgotamento”.

JANE DE ARAÚJO

Aécio Neves prefere esperar a propaganda partidária em rede nacional de televisão

“Precisamos falar para o pessoal do Norte, do Sul, do CentroOeste, do Nordeste, quem é o Aécio e o que o autoriza a propor uma mudança ao País. Ainda é uma etapa de pré-campanha onde a gente apresenta a necessidade de mudança, as diretrizes básicas, e o próprio presidente do partido”, afirmou Pestana. Além de apostar na exposição na televisão, outro fator que foi considerado por parte da cúpula tucana para adiar o lançamento do nome de Aécio é a falta de acordo em relação à aliança nacional e estaduais. “A orientação que o Aécio distribuiu foi a de que devemos nos concentrar nas alianças regionais e aproveitar essa confusão na base aliada do governo”, afirmou o secretário-geral do PSDB, deputado Mendes Thame (SP). “Você ainda tem as negociações com os partidos. Boa parte não tem definição e muitos vão se definir mais adiante. Acho que ainda há um tempo, não há nenhuma pressa nisso. Não está definido quem é o vice, as coligações”, considerou o vice-presidente nacional do PSDB, Alberto Goldman.

Articulações estão voltadas para a escolha do vice Em relação à vaga de vice de Aécio Neves, em meio aos rumores, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso negou na segunda-feira, 17, que pretenda ocupar o posto. Essa possibilidade foi aventada por alguns dirigentes tucanos após pesquisas qualitativas apontarem que o nome de FHC tem boa aceitação entre eleitores de várias idades. “A hipótese do FHC não faz sentido”, afirmou Goldman. Sobre qual nome deveria ser indicado, o dirigente não descartou a composição de uma chapa pura integrada apenas pelo PSDB. “Depende muito de um nome. É mais importante neste momento ter um nome expressivo do que decidir sobre a questão de um partido. Se o DEM tiver um nome que agregue e que provoque uma somatória, acho que vale a pe-

na. Mas a possibilidade de chapa pura também existe e é forte, uma vez que a coligação não é muito ampla”, afirmou. O nome do senador José Agripino, presidente nacional do DEM chegou a ser cogitado como uma alternativa do partido para ser vice de Aécio. Mas a possibilidade foi negada posteriormente. Colunista do jornal O Globo, Ilimar Franco informou que “o PSDB definiu que o vice de Aécio Neves será de São Paulo”. “Se for do partido, o nome forte é o do senador Aloysio Nunes Ferreira. Mas ele também pode ser um representante setorial: ambientalista ou mulher ou sindicalista. A alternativa de um nordestino, como a do presidente do DEM, senador José Agripino (RN), foi descartada”, destacou o jornalista.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Crise com PMDB Uma trapalhada do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) deflagrou a crise do governo x PMDB. Durante sua posse, na fila de cumprimentos, ele disse “precisar muito do PMDB” ao líder do partido, deputado Eduardo Cunha (RJ), que respondeu: “Precisamos acertar pendências do partido”. A Dilma, em seguida, Mercadante pôs gasolina na fogueira: “O PMDB já começou a chantagear...”. Ela explodiu e declarou guerra.

O governo passa a impressão que não gosta de ouvir” EDUARDO CAMPOS (PSB), candidato ao Planalto, em nova estocada no governo Dilma

Dúvida

Era doce e acabou

O PMDB ainda não sabe se Mercadante agiu por inexperiência ou má-fé, ao chamar de “chantagem” o pedido de reunião de Eduardo Cunha.

As relações Planalto x PMDB iam bem enquanto Gleisi Hoffmann era chefe da Casa Civil e despachava regularmente com Eduardo Cunha.

Que mulher é essa? Já são 40 deputados do “Volta, Lula”, no PT. Como os rebelados do PMDB, eles já não aguentam “essa mulher”, como se referem a Dilma.

Dilma entrega 5 mil máquinas De olho em sua reeleição, a presidenta Dilma espera entregar até junho mais de cinco mil novas máquinas – caminhõescaçamba, caminhões-pipa e motoniveladoras – para municípios com menos de 50 mil ha-

bitantes. Segundo o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), os 5.061 municípios participantes do PAC Equipamentos representam 83% da população rural brasileira.

Incompetência

Fichas quase sujas

No Ceará sem água, prefeitos pedem máquinas perfuratrizes, mas o DNOCS perdeu prazo de adesão à ata de preços. Terá de licitar.

Ainda correm o risco de inelegibilidade três candidatos ao governo do Rio: Garotinho (PR), Pezão (PMDB) e Lindbergh Farias (PT).

Mandante

Disputa sergipana

O dono do PDT, Carlos Lupi, fez questão de comparecer ontem à reunião da bancada federal na Câmara, onde o ministro Manoel Dias (Trabalho) foi convocado para responder acusações de corrupção.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), enfrentará uma pedreira, em outubro: o prefeito de Aracajú, João Alves (DEM), bom de voto, com Belivaldo Chagas (PSB) na vice. E Eduardo Amorim (PSC).

Nem pensar

A voz do dono

O líder do PMDB no Senado, Eunicio Oliveira (CE), não pretende apoiar a criação da CPI Mista para investigar black blocs: “Em 15 anos, nunca assinei por uma CPI, não tenho por que fazê-lo agora” .

Sob os auspícios do governo federal, o filme “Alemão”, sobre a ocupação do complexo de favelas no Rio, tem “astro convidado” no final: a voz de Lula enaltecendo o governo federal na empreitada.

Grosseria

Só rezando

Ítalo-brasileiros se queixam de humilhações na embaixada da Itália, em Brasília, na renovação de passaporte. Acusam a funcionária Sueli de extrema grosseria. Tudo o que a Itália não precisa é tratar turistas mal.

A proteção de Deus não parece suficiente na basílica de Aparecida (SP), cuja segurança terá guardas armados com revólveres .38, diante do crescente número de assaltos nas redondezas.

Movimentação Policiais federais que faziam campana devem ter ficado intrigados com o entra-esai, sábado (15), em uma casa na ML 10, no Lago Norte, que

seria alvo de busca e apreensão na Operação Lava-Jato, segunda-feira (17). Mas era apenas a festinha de aniversário de um adolescente.

Principiante Henrique Eduardo Alves advertiu que Mercadante não é a pessoa mais indicada para conversar com deputados: “Ele não conhece a Câmara”. Mico corintiano O Brasil avisou a Fifa que o campo do Corinthians, o Itaquerão, não ficará totalmente concluído para abertura da Copa do Mundo. Sete anos depois de o País ter sido confirmado como sede da competição.

Rasteira O DEM costura para desbancar o PR do deputado João Maia e lançar o candidato a vice de Henrique Alves (PMDB) ao governo potiguar. Nado de peito Para um venezuelano ontem no Twitter, só restará fugir de balsa como os cubanos, após a saída de mais uma empresa aérea internacional.

geral

Sindicato critica ação que tenta barrar publicidade « MÍDIA » Empresas de comunicação alertam que iniciativa do MP pode

impedir o cumprimento da exigência de transparência pelo Poder Executivo

O

Sindicato das Empresas de Comunicação do Rio Grande do Norte promoveu ontem uma reunião para discutir as ações judiciais impetradas pelo Ministério Público que tentam suspender os contratos de publicidade do Governo estadual. Na reunião, os integrantes do Sindicato avaliaram que as petições do MP estão em contradição com a legalidade e a legitimidade da propaganda institucional e afrontam o papel dos veículos de comunicação que garantem a publicização e contribuem para a transparência dos atos praticados pelo Poder Público. “As questões abordadas pelo Ministério Público nas ações, como saúde e segurança, são legítimas, mas retirar a verba de publicidade não é a solução para o problema”, destacou o superintendente da InterTV Cabugi, Dirceu Simabucuru. Ele destacou o importante papel desempenhado pela propaganda institucional, inclusive para questões de saúde, como as campanhas educativas de combate à dengue e os alertas para o trânsito e as ações preventivas. “A publicidade contribui para o exercício da cidadania. É através dos veículos de comunicação que as pessoas ficam sabendo do que está ocorrendo. Acabar com a publicidade pública prejudica de forma significativa a cadeia produtiva de comunicação no Estado”, disse o representante da InterTV Cabugi. “É um equívoco o que está acontecendo. O orçamento do

ANA SILVA

Publicidade veiculada pelo Governo do Estado destaca as ações de saúde pública

Governo é de R$ 12 bilhões, a publicidade tem um orçamento de R$ 25 milhões. O auxílio paletó (recebido pelo Ministério Público) é mais do que duas vezes essa verba de propaganda. Não são soluções paliativas que resolverão os problemas do Estado”, destacou Cassiano Arruda, diretor do Novo Jornal. Ele chamou atenção ainda que a verba de publicidade (R$ 25 milhões) representa apenas 0,19% de todo orçamento do Estado para 2014. “O problema não é uma questão de Governo, mas de Estado. A discussão que se faz agora é se a atividade de propaganda é legal ou não é legal. O Rio Grande do Norte é o único Estado do Brasil

onde se discute isso”, analisou Cassiano Arruda, ressaltando que em nenhum outro Estado há movimento do Ministério Público para acabar com a verba de publicidade governamental. Diretor da TV Tropical, o jornalista Jânio Vidal analisou que há questões muito mais relevantes a serem tratadas pelo Ministério Público do que ficar questionando a verba de publicidade do Governo do Estado. “Esse contrato (de publicidade) é legal, ético e moral. As peças do Ministério Público não representam o pensamento legal”, disse Jânio Vidal, lembrando que o assunto já foi levado ao Tribunal de Justiça quando um magistrado de

Currais Novos tentou suspender a aplicação da verba de propaganda do Governo. “Naquela ocasião, o desembargador Cláudio Santos, por duas vezes, derrubou a decisão (do juiz de primeira instância, que era favorável a suspensão da verba de publicidade)”, completou. Na reunião do Sindicato das Empresas de Comunicação do Rio Grande do Norte estavam presentes representantes das rádios Mix, Jovem Pan, 95FM, 104 FM, 96 FM, 98 FM, Rádio Globo Natal, dos jornais TRIBUNA DO NORTE e Novo Jornal, e das emissoras de televisão InterTV Cabugi, TV Tropical, TV Ponta Negra, Band Natal e SimTV.

MP entra com nova ação de improbidade Em menos de uma semana, o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte entrou com a segunda ação de improbidade administrativa contra a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues. Dessa vez eles são denunciados pela ilegalidade na aplicação de recursos do orçamento para a educação. O procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, que assina o processo observou que o Executivo não está cumprindo o mínimo de 25% da destinação do orçamento geral para educação. A principal acusação é o fato de que as despesas com servidores inativos da educação estavam sendo contabilizados dentro do cálculo de investimentos do setor, quando, no entendimento do Ministério Público, a despesa é da previdência básica. A ação de improbidade administrativa, tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública, que tem como juiz titular Geraldo Antonio Motta. No processo o Ministério Público apresenta como provas principais o relatórios anuais do Tribunal de Contas do Estado referentes aos períodos de 2011 e 2012, nos quais é constatado que o Estado descumpriu, nesse biênio, o dever constitucional de aplicar o mínimo de 25% de suas receitas em ações voltadas à manutenção e desenvolvimento do ensino. “A governadora Rosalba Ciarlini Rosado, e o Secretário do Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues Júnior, mesmo cientes da gravidade do caso, omitiram-se, intencionalmente, no dever de agir para assegurar o percentual mínimo de 25% das receitas com a educação, recusando-se a adotar, ao longo de três anos de mandato, medidas polí-

ADRIANO ABREU

Obery Rodrigues, secretário de Planejamento e Finanças, não recebeu a notificação

ticas, administrativas e orçamentárias para a cessação do problema noticiado”, escreveu o procurador geral de Justiça na denúncia. Na ação de 27 páginas, o procurador pede como testemunhas para serem ouvidas no processo a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho; a inspetora de Controle Externo do TCE, Marise Magaly Queiroz, e o inspetor de controle externo também do TCE, Severiano Duarte Júnior.

Recomendações

Para o procurador geral de Justiça, o suposto crime de improbidade administrativa da governadora se configura “ao computar artificialmente despesas com previdênciabásica nas ações destinadas Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE)”. Na ação, Rinaldo Reis chama atenção para o comportamento do secretário estadual de Planeja-

mento, Obery Rodrigues. “Ao deixar de incorporar as recomendações do TCE às propostas orçamentárias do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, omitindo-se em ato inerente ao seu ofício, o Secretário Francisco Obery Rodrigues Júnior, incorreu no ato de improbidade administrativa”, analisou. Rinaldo Reis lembrou ainda que ata de reunião extraordinária sobre o monitoramento de despesas, ocorrida no dia 14 de maio de 2013, já trouxe o reconhecimento do secretário Obery Rodrigues de que as despesas com inativos não podem ser incluídas na folha da Secretaria de Educação. “A Diretoria de Controle Externo do TCE/RN, analisando os exercícios financeiros de 2011e 2012, apontou que o percentual de 25% das receitas resultante de impostos e transferências, que deveria ser aplicado pelo Estado do Rio Gran-

de do Norte na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), foi alcançado com a inclusão, indevida, de despesa com inativos”, escreveu o procurador na petição. A ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público contra governadora foi formulada pelo deputado estadual Fernando Mineiro em representação ao Ministério Público. Em agosto do ano passado o parlamentar denunciou possível prática de ato configurador de improbidade administrativa, investigado no âmbito do Inquérito Civil nº 003/2013-PGJ. Procurados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário estadual de Planejamento Obery Rodrigues afirmaram, através da Assessoria de Imprensa, que não foram notificados e não sabem o teor das acusações do Ministério Público.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

geral

ZPE do Sertão será reduzida

« VIAGENS »

« INFRAESTRUTURA » Área para a Zona de Processamento de Exportações

Voos em dias de jogos da Copa sofrerão alterações

A

Restrição de espaço aéreo atinge cerca de 1% dos voos previstos para o período

de Assu deve diminuir para facilitar licenciamento e atrair interessados Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Sertão, localizada no município de Assu, passará por uma redefinição do modelo de implantação. A mudança discutida durante reunião ontem entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e o prefeito do município, Ivan Júnior, deverá repercutir principalmente em alterações na área destinada à construção e no modelo de gestão da ZPE. A discussão ocorre após a Prefeitura de Assu ter rescindido o contrato com a empresa administradora da ZPE por descumprimento das obrigações e falta de condições de viabilizar a infraestrutura do projeto. Agora, a ideia é reduzir a área, que hoje é de 1.000 hectares, para 125 hectares e adotar o mesmo modelo usado na ZPE de Macaíba com a concessão para iniciativa privada. “A ZPE do Sertão passará a ter praticamente a mesma área da ZPE de Macaíba - que possui 136 hectares - e assim contará com agilidade no licenciamento ambiental e na de construção de infraestrutura e atração de indústrias”, destacou Silvio Torquato. Assim como aconteceu com o processo da ZPE de Macaíba, o Governo do Estado e a Prefeitura de Assu pretendem contar com o apoio da Federação das Indústrias do RN (Fiern) em todo o processo de mudança e captação de investidor da iniciativa privada. Uma reunião entre Governo, Município e Federação será realizada na próxima semana, em Natal, com o objetivo de iniciar o cronograma de alterações.

MAGNUS NASCIMENTO

B

Área prevista para a ZPE de Assu: intenção é reduzir o tamanho de 1.000 para 125 hectares

Ì O QUE ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior que reúnem empresas que produzem bens com foco principalmente na exportação

POR QUE Para aquisição de bens e serviços no mercado interno, as empresas nas ZPEs têm suspensão dos tributos IPI, Cofins e PIS/Pasep. Também há incentivos para importação

Para o prefeito Ivan Júnior, a ZPE do Sertão pode ser um diferencial para economia do RN e a parceria com o Governo do Esta-

do é importante nessa nova fase. “A experiência positiva do Governo com a ZPE de Macaíba será muito importante para essa nova fase da ZPE do Sertão, assim como a diminuição da área e o novo modelo de gestão que trarão benefícios para o empreendimento, além de evitarmos interferências no projeto de irrigação que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) possui no município”. Com um perfil capaz de atender segmentos da região como fruticultura (processamento das frutas) e mineração, a ZPE do Sertão, segundo a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, passa a ter com a possível construção de um porto, em Porto do Mangue, e com o novo aeroporto em Mossoró aliados para escoar os produtos das empresas instaladas na área.

SAIBA MAIS Enquanto a ZPE de Assu dá os primeiros passos, a ZPE de Macaíba espera ter, até o fim deste ano, pequenas e médias indústrias operando. A empresa paulista Unihope Imobiliária, Administração e Construção Civil LTDA, vencedora da licitação para construção e administração da área, assinou o contrato de concessão no dia 21 de fevereiro com a Administradora da Zona de Processamento e Exportação de Macaíba (Azmac). Na ocasião, a Unihope afirmou que a meta é iniciar as obras “o mais breve possível”. A concessão da ZPE de Macaíba é válida por 20 anos, prorrogáveis por outros 20. O custo da Zona de Processamento de Exportação está orçado em aproximadamente R$ 30 milhões.

5

rasília (ABr) - A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) informou ontem que restrições ao tráfego aéreo durante o horário de jogos da Copa do Mundo vão afetar cerca de 800 voos que seriam realizados nas sedes do Mundial, o que representa 1,2% do total estimado de 67.779 voos previstos entre a partida inaugural no dia 12 de junho, em São Paulo, e a final, no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro. Os voos que serão remanejados ainda não foram divulgados. De acordo com a Abear, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai divulgar em breve o Plano de Controle do Espaço Aéreo com as regras específicas para cada aeroporto durante o período do Mundial, que terá Natal entre as 12 cidades-sede dos jogos. Os passageiros que já compraram passagens para os voos afetados estão sendo contatados pelas empresas aéreas para ser informados sobre a alteração de horário e reacomodação, o que ocorrerá sem custos adicionais, segundo a Associação, ou para o ressarcimento integral dos valores pagos, em caso de desistência da viagem. As restrições do espaço aéreo durante o período da Copa foram divulgadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), da Aeronáutica. Para cada estádio fo-

ram estabelecidas áreas reservada (branca), restrita (amarela) e proibida (vermelha) para a circulação aérea. As regras são semelhantes às estabelecidas durante a Copa das Confederações. No período dos jogos, o espaço aéreo próximo aos estádios será submetido a restrições de voo. Para a abertura e o encerramento, serão três horas antes e quatro horas após o início do jogo.

Operações

Segundo a Abear, os impactos decorrentes da instalação das zonas de restrição aérea não atingem diretamente os principais aeroportos para a distribuição de voos nacionais, tais como Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro, e Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal. “Mesmo nos aeroportos mais diretamente afetados, as negociações do setor garantiram a manutenção de algumas operações programadas, principalmente pousos, minimizando assim os transtornos aos consumidores”, diz a entidade, em nota. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), voos extras fazem parte do plano de gestão para o Mundial, portanto, “todos os passageiros terão opções de voos e ninguém deixará de ser atendido”. A Anac orienta que, caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, procure a empresa aérea e, se o problema não for resolvido, poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.


6

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

economia

Novo ministro do Turismo vai “estrear” hoje em eventos do setor.

Compra: R$ 2,3400 - Venda: R$ 2,3410

Compra: R$ 3,1930 - Venda: R$ 3,4170

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,3400 - Venda: R$ 2,4500

blog.tribunadonorte.com.br/eturismo

Negócios &Finanças

LUIZ ANTÔNIO FELIPE E VICENTE NETO[ laf@tribunadonorte.com.br]

Preocupações do varejo O Mundial de Futebol no Brasil, entre junho e julho, vai provocar prejuízos. Os lojistas do Rio de Janeiro estimam um prejuízo de R$ 8 bilhões com feriados na Copa do Mundo. A preocupação da Fifa no controle das restrições comerciais para a Copa 2014 será debatida hoje Natal. A Prefeitura do Natal, a Fecomércio e outras entidades promoverão às 9h,no auditório do CDL, um seminário paraos empresários natalenses, com a presença do líder da equipe de proteção de marcas, em Zurick, Auke -Jan Bossenbroek e também, com representantes nacionais da entidade, Vicente Rosenfeld e Ana Cláudia Toledo. Os empresários vão questionar as restrições da Fifa e a questão dos feriados nos dias de jogos em Natal e de jogos do Brasil.

INDÚSTRIA O emprego na indústria fica estável em janeiro e cai

2% em um ano, diz uma pesquisa do IBGE. É mais uma confirmação do quadro de estabilidade que a indústria brasileira vive, na produção e na geração de emprego. Mesmo com o aumento da produção, o número de vagas foi mantido em janeiro.

Consciência

Demanda

Pesquisa eletrônica da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, mostrou que 93%, dos consumidores brasileiros estão mais preparados para tomar decisões de compra, do que há quatro anos. Em relação a 2010, 84%, dos consumidores estão mais conscientes sobre seus direitos e 65%, sentem-se mais respeitados pelas empresas.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve crescimento de 7,1% na busca empresarial por crédito na passagem de janeiro último para fevereiro/14. Na comparação com fevereiro do ano passado, o aumento na demanda das empresas por crédito foi de 12,4%. No acumulado do primeiro bimestre, a procura por crédito pelas empresas atingiu 6,2%.

IMPORTAÇÃO A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu o Imposto de Importação incidente sobre mais de 400 produtos. Por meio da Resolução 19, o órgão baixou para 2% e 0% a alíquota sobre 26 bens de informática e telecomunicação até 31 de dezembro de 2015. Bens de capital serão taxados a 2%, também até dezembro de 2015.

Serviços lideram A receita nominal no setor de serviços cresceu 9,3% em janeiro último, na comparação com janeiro de 2013, segundo o IBGE. Em janeiro, a receita dos serviços prestados às famílias subiu 12,1%. Também ficou acima do registrado em dezembro (8,3%). O setor responde por cerca de 60% do PIB e, nos últimos 12 meses registrou alta de 8,5%. A Fecomércio RN

também constata que o setor de serviços volta a fazer a diferença, com o RN registrando saldo positivo de 1.858 empregos formais criados até fevereiro. Segmentos de Ensino, Corretagem de Imóveis e Turismo foram os principais responsáveis, junto com a construção civil, pelo desempenho, um dos melhores da história para o primeiro bimestre do ano.

VAGAS A empresa CSM Brasil tem 15 mil vagas abertas para a

Copa do Mundo da FIFA 2014. As inscrições até o fim do mês criam oportunidade de fazer parte do maior evento do futebol mundial. O cadastro é feito no: www.querovestiracamisa.com. O dia de São José, hoje (19), é de expectativa para o agricultor nordestino, na esperança de boas chuvas no sertão. Marca a passagem do Equinócio com a chegada do outono no hemisfério Sul e Primavera no hemisfério Norte. Ontem, a Emparn registrou mais chuvas no Oeste, região Central e no Agreste. Chuva de 42 milímetros como em Ipueira.

1

2

EURO TURISMO

DÓLAR COMERCIAL

NA TN ONLINE

O Conselho Regional de Economia da 19ª Região – Corecon/RN, em parceria com a Icatu Seguros, realiza hoje o “Café com Economia”, com uma palestra pelo Tecnólogo em Marketing, Neuber Marques, com o tema: Arquitetura e Investimento: A longevidade como base para formação de investimentos”. Será realizado, às 8h, no Visual Praia Hotel, em Ponta Negra.

3

O Rio Grande do Norte está presente na 12ª edição da Expo Revestir e no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, com as empresas Armil e Casa Grande mineração. Reconhecida como a Fashion Week da Arquitetura e Construção, a feira acontece durante esta semana no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O empresário João Leal, que representa as duas empresas, faz parte dos convidados e garante que deve fazer bons negócios.

AMBIENTE O setor têxtil nacional reduziu em 90% o uso da

água na produção, na última década. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, dos 100 litros que eram usados para produzir 1 kg de tecido beneficiado, agora são necessários apenas 10 litros de água. Além dessa redução, a água é reutilizada pela fábrica em outras áreas e, após modernos tratamentos de efluentes, devolvida ao meio ambiente até mais limpa.

CRÉDITO No mês de fevereiro foram comercializados por meio

de financiamento 505 mil veículos, de acordo com dados da Cetip, companhia que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Na comparação com o mesmo mês do ano passado houve aumento de 10%. Em relação a janeiro houve queda de 9%. De acordo com dados da Cetip, 77% dos veículos financiados no período em análise foram veículos leves e 17,8% motocicletas. Os veículos pesados corresponderam a 4,8% do total.

TELEFONES ÚTEIS

Compra: R$ 3,8814 - Venda: R$ 3,8856

NA TN ONLINE

SALÁRIO-MÍNIMO

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Diferença salarial paga por grandes e pequenas empresas está menor no RN.

R$ 724,00

TAXA SELIC

blog.tribunadonorte.com.br/mercado

10,75%

Potiguares tentam atrair turistas dos EUA e México « DE OLHO NA COPA » Ação possibilitou 147 negociações entre empresas e diferentes agências de viagens e operadoras de turismo nos dois países

E

m missão organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), empresas do setor de turismo levaram seus produtos e o destino Rio Grande do Norte para rodadas de negócios realizadas na em Miami, nos Estados Unidos, e no México - os países estão entre os que entrarão em campo em Natal durante a Copa do Mundo. Realizada na última semana, a ação rendeu 147 negociações com diferentes agências de viagens e operadoras de turismo dos países visitados. Além disso, os encontros serviram de oportunidade para que as empresas atendidas pelo Sebrae trabalhassem os conceitos de competitividade no exterior. Participaram junto com o Sebrae-RN as empresas Anauê, Arituba Turismo, Casa de Taipa, Dandara Tour, Dromedunas Turismo, Hotel Majestic, Luck Receptivo e Ocean Palace. “A oportunidade acabou atraindo inclusive empresas que não participaram dessa capacitação, como o hotel Ocean Palace. As empresas tiveram uma preparação durante o ano de 2013 e com essa viagem foi possível que elas trabalhassem a comercialização de seus produtos”, explica a gerente da unidade de acesso a mercados do Sebrae, Maísa Pessoa. Nos Estados Unidos, a rodada foi realizada no dia 11. Na oportunidade, foi possível negociar com seis empresas. Além disso, participaram da rodada americana quatro jornais interessados em fazer reportagens sobre o potencial turístico do Rio Grande do Norte para divulgação nos Estados Unidos. Ao todo, foram 52 encontros. A segunda rodada foi realizada no dia 13, na Cidade do México, reunindo 14 empresas locais. Foram promovidos 97 encontros. Também integraram a missão representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde). Apesar de não ter participado do evento devido a compromissos locais, o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, explicou que os resultados foram positivos, conforme repassado pelo representante da secetaria presente no evento. “O Nordeste brasileiro é um ilustre desconhecido do mercado internacional. Hoje representamos 0,5% desse mercado. Uma rodada de negócios dessa é um momento de se pavimentar uma vitrine”, avalia Bezerril. A técnica do Sebrae Ana Carolina Costa explica que, apesar das vendas de ingressos nos Estados Unidos estarem aquecidas, para a Copa, a maioria dos torcedores são brasileiros que moram lá. “Sentimos que Natal não é um destino muito conhecido. A gente fez um trabalho de formiguinha”, diz. “O primeiro benefício foi permitir que esses empresários pudessem ver como é feito o turismo de gigantes para então trazer a nossa cultura local”, acrescenta.

Turismo na Copa Setor aposta no Mundial para captar novos turistas Quem jogará em Natal - variação do fluxo de turistas - 2006/2012* Não informado: Camarões (África) Uruguai (América)

Itália (Europa)

México (América)

Estados Unidos (América)

Japão (Ásia)

Grécia (Europa)

-68%

-64%

-96%

+4,2%

+100%

-53,2%

Quantos turistas cada país enviou para o RN** Uruguai 2003*** 2006 2012****

EUA 2003 2006 2012

12 25 8

Japão 2003 2006 2012

244 141 147

Gana (África)

Perfil do turista estrangeiro que visita Natal - 2012 21 3 6

60,5% são homens; 46,3%

têm entre 32 e 50 anos de idade;

Grécia 2003 2006 2012

31 122 57

44,4% têm ensino superior; 19,1% são italianos;****** 49,8% viajam a lazer; 79,1% vêm para visitar as praias;

53,1% México 2003 2006 2012

Itália 2003 2006 2012

12 25 1

Total de estrangeiros que visitaram o RN***** 2003 46.688 2008

70.541

2004

89.229

2009

54.211

2005

113.412

2010

46.578

2006

117.688

2011

44.235

2007

108.474

2012

40.488

Variação 2003/2012

-13,2%

Variação 2011/2012

-8,4%

*2006 é considerado o auge do turismo no RN, em termos de fluxo de visitantes; **Gana e Camarões não aparecem na série histórica da Embratur;

6.353 25.900 9.306

Que países enviam mais turistas para o RN 2006 Visitantes 1º Portugal (29.696 ) 2º Itália (23.190) 3º Holanda (13.771) 2012 1º Itália 2º Portugal 3º Noruega

Visitantes (9.306) (6.305) (3.346)

***Início da série histórica disponibilizada pela Embratur; ****Dado mais recente disponibilizado pela Embratur;

ficam hospedados em hotel, flat ou pousada;

42,5% viajam sozinhos; 67,06 dólares é quanto gastam, em média, por dia;

22,2

é quantos dias costumam permanecer, em média, na cidade;

3.625,56

dólares é a renda média individual dos turistas que visitam Natal.

*****Considerando turistas de todas as nacionalidades; *******Maior percentual, considerando todas as nacionalidades. Fontes: Embratur / Ministério do Turismo

SAIBA MAIS Ambos os países trabalhados na rodada de negócios promovida pelo Sebrae-RN registraram queda no número de turistas enviados ao Rio Grande do Norte nos últimos nove anos. A movimentação no aeroporto Augusto Severo também está em queda. No primeiro bimestre de 2014, passaram pelo Aeroporto 450.192 passageiros, entre turistas e residentes. Houve queda de 3,93% sobre o mesmo período do ano passado. Dados de 2013 da Infraero já mostravam queda. Entre janeiro e setembro do ano passado, o total de aeronaves chegando e partindo do Augusto Severo caiu 12,8% em comparação com o mesmo período de 2012. O aeroporto também registrou redução de 62,39% no total de embarques e desembarques internacionais, no comparativo entre 2013 e 2006, considerando os nove primeiros meses de 2013. Em números absolutos, foram 117.019 embarques e desembarques internacionais a menos no RN nesse período.

Europa

Também em março, o destino RN figurou a 26ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, feira realizada no Parque das Nações, na capital portuguesa, que teve estande da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), vinculada ao governo do estado. Essas ações de divulgação ocorrem durante um momento de queda no turismo internacional no RN e em meio a críticas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) às ações do Estado relacionadas ao turismo. Segundo representantes do setor hoteleiro, falta divulgação do destino e as ações realizadas não atingem o consumidor. A Emprotur rebate argumentando que o Estado tem participado de uma série de eventos. Os próximos, de acordo com a Emprotur, serão realizados no Japão e na Inglaterra. No segundo caso, o evento Go to Brasil Londres, promovido pela Embratur, será hoje (19) e tem o objetivo de divulgar as cidades-sedes da Copa. Também é prevista a participação do Estado em evento promovido pela operadora CVC, em São Paulo.

IMPOSTO DE RENDA

Pergunte

ao

leão Pago plano de saúde, plano odontológico e pós-graduação em universidade particular. Tenho que declarar esses valores? se eu declarar, pagarei menos imposto e terei uma restituição maior? Todas as despesas citadas são dedutíveis. Você não é obrigada a declarar essas despesas. É facultativo. É sua opção. Mas , se declarar, a base de cálculo do imposto de renda será menor. Isto acarretará um imposto devido menor. Ou , se for o caso, uma restituição maior. Ressalto que as despesas médicas não tem teto-limite (toda ela pode servir como dedução). Mas as despesas com instrução são limitadas a R$ 3.230,46 (limite individual anual).

As perguntas desta coluna são respondidas por auditores da Delegacia da Receita Federal em Natal.Envie suas dúvidas com nome,e-mail e telefone para irpf@tribunadonorte.com.br


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

geral

Agricultor do RN reza por chuvas « METEOROLOGIA » Apesar das chuvas dos últimos dias e das previsões da Emparn,

homem do campo reza no Dia de São José para que possa ter boa colheita este ano EMANUEL AMARAL

A

pesar de um inicio de março promissor e das previsões otimistas da meteorologia, o sertanejo ainda está cético quanto ao inverno de 2014. Esta dúvida será tirada hoje, Dia de São José, apontado pela crendice popular como referencial sobre a estação de chuvas no sertão nordestino. Para aquecer a fé do fiéis, a meteorologia ajuda com a estimativa de que hoje deverá chover em todas as regiões do Rio Grande do Norte, variando de cidade para cidade, conforme informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), que faz o monitoramento climático nos 167 municípios potiguares. São José é o padroeiro da cidade de Angicos, na região Central. Para a festividade religiosa, a programação deverá começar às 06h, com uma primeira missa na igreja local, celebrada pelo pároco emérito de Angicos, Francisco das Chagas. Às 9 horas uma missa solene será presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime. Pela tarde, às 16h, uma procissão seguirá pelas principais ruas da cidade, para ser finalizada com a missa de encerramento, celebrada pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Matias. O último bom inverno no Rio Grande do Norte ocorreu em 2011. No comparativo de chuvas acumuladas nos dois primeiros meses do ano, a diferença é grande. Em 2011, a Emparn registrava situação de inverno normal em 50 municípios, chuvoso em 46 e muito chuvoso em 36. Em apenas 10 a situação era classificada como seco ou muito seco. No acumulado de janeiro e fevereiro, a situação em 2014 é a seguinte: seco ou muito seco em 75 municípios, chuvas em torno da média em 66. A Emparn registra ainda situação chuvosa em 10 municípios e muito chuvoso em apenas um. Mas isso não quer dizer que 2014 seja ano de seca. O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, destaca que as chuvas ocorridas até ontem, dia 18, são suficientes para revitalizar a “pastagem natural”, sem levar muita mudança para o campo. “Este é o princípio de um período chuvoso, mas as chuvas que caíram até agora não trouxeram uma mudança efetiva para o cenário do interior e das regiões mais áridas”, disse destacando que os reservatórios de água permanecem com a capacidade baixa. O diferencial das chuvas que caíram no Estado este mês está

7

« AUSTRÁLIA » Rolling Stones cancelam shows Nova York (AE) - A banda de rock britânica Rolling Stones cancelou shows de sua turnê na Austrália e na Nova Zelândia após a morte da namorada do vocalista Mick Jagger, L’Wren Scott. Os Stones deveriam tocar nesta quarta-feira em Perth, na Austrália, e em outros locais nesta semana e na próxima, inclusive Melbourne e Sidney. Ontem, Mick Jagger postou uma homenagem no Facebook à namorada, dizendo que ainda luta para entender a morte dela. O roqueiro, que voou para Nova York, onde ela vivia, após o anúncio da morte, disse que o casal passou muitos anos maravilhosos juntos e construiu uma ótima vida. “Eu nunca esquecerei dela”, disse.

« SÃO PAULO » Dez bandidos são mortos pela polícia

Com reservatórios praticamente secos, governo do Estado manterá situação de emergência para garantir abastecimento de água

Reflexos da seca Situações que levam à edição do 4º decreto de emergência Prejuízo na Agropecuária De acordo com a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca do estado, em 2013 foi registrado um prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões na agricultura e pecuária do estado. Um percentual de 46,76% em relação ao ano de 2012. Condição hídrica deficiente Segundo a Emparn, os mananciais de armazenamento variam entre 25% a 30% da capacidade máxima. A região mais crítica é o Seridó, e o Oeste Potiguar, com açude de Pau dos Ferros com praticamente seco, e a

na melhor distribuição, tendo em vista que em todas as regiões foi registrado algum foco chuvoso, embora que no Litoral, no Agreste e no Vale do Açu, tenha chovido com mais força. Das 16 cidades com maior volume de chuvas acumuladas entre 1º de janeiro e 18 de março, nove estão localizadas na mesorregião Oeste. Mesmo com 414 milímetros, Frutuoso Gomes, no Alto Oeste, ainda está na situação “muito seco” segundo

barragem Armando Ribeiro Gonçalves com 33,59% da capacidade, a mais baixa de sua história. Qualidade da água A Companhia de Águas e Esgotos relatou que no RN 21 cidades vivem um colapso no sistema de abastecimento de água encanada, ou recebem líquido impróprio para o consumo humano. Esta situação ocorre as regiões do Seridó, Oeste e Alto Oeste do estado. O colapso acontece quando a Caern não consegue manter o serviço de abastecimento por falta de água de onde ela é tirada.

os parâmetros da Emparn. Para ser considerado normal, o inverno em Frutuoso Gomes tem de ultrapassar 760 milímetros. Ontem, nas redes sociais, internautas relatavam a ocorrência de boas chuvas no Vale do Açu e no Seridó. De acordo com informações estava chovendo forte na cabeceira do Açude Itans, que está com menos de 10% de sua capacidade, que é de 80 milhões de metros cúbicos.

Decreto de emergência deve ser renovado esta semana A validade do terceiro decreto do estado de emergência, em função da seca, expirou no sábado, dia 15. E para dar continuidade às ações o quarto já foi preparado e entregue à Consultoria Geral do Estado, para após o parecer favorável, ser assinado pela Governadora Rosalba Ciarlini. O que deverá acontecer ainda nesta semana como estima a secretaria de Defesa Civil e da Agricultura. O parecer do decreto teve como base informações levantadas pelas secretarias da agricultura, pecuária e pesca, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, a Secretaria de Recursos Hídricos, e a Companhia de Águas e Esgoto. Estes dados destacam que mesmo se o ano de 2014 for dentro da normalidade pluviométrica, ainda assim, o processo de recuperação dos reservatórios de água estaria comprometido, devido ao estado agravado pelos últimos dois anos. Segundo o assessor da coordenadoria de Defesa Civil do Estado, o tenente Lavínio Flávio de Souza, este é um decreto de segurança. “O novo decreto é para dar segurança jurídica às ações que já vinham sendo executadas antes, como o forneci-

Botafogo festeja revanche « LIBERTADORES » O Alvinegro carioca deu o troco no Independiente do

Equador, mas enfrentou dificuldades para vencer por 1 a 0, no Maracanã MARCOS DE PAULA/EC

“El Tanque” Ferreyra marcou o gol da vitória, aos três minutos

O

Botafogo assumiu a liderança do Grupo 2 da Taça Libertadores, ao derrotar o Independiente Del Valle, do Equador, por 1 a 0, em partida disputada na noite de ontem, no Maracanã. O único gol do jogo foi marcado por Ferreyra, aos dois minutos do primeiro tempo. O resultado fez a equipe alvinegra chegar aos sete pontos ganhos, enquanto o Independiente segue com quatro pontos, na segunda posição. A vitória foi muito sofrida para a torcida botafoguense. O time de General Severiano caiu de produção no segundo tempo e sofreu grande pressão da equipe equatoriana que criou algumas chances para empatar. O goleiro Jéfferson apareceu em momentos importantes para salvar o time e acabou se tornando o destaque da partida. O Botafogo começou a partida no ritmo da empolgada torcida e, logo aos três minutos, marcou o

primeiro gol. Lucas recebeu na direita e fez um cruzamento preciso na cabeça de Ferreyra. E o Tanque colocou a bola nas redes de Azcona que saltou,mas não conseguiu fazer a defesa. No entanto, o que parecia ser fácil acabou ficando complicado durante todo o resto da partida e o goleiro Jefferson fez defesas importantes. O Botafogo começou a perder o controle do meio campo. Os atacantes Wallyson e Ferreyra, muito isolados na frente, quase não recebiam a bola em boas condições e levavam desvantagem no duelo com os zagueiros. Tanto que o atacante potiguar, artilheiro da Libertadores acabou sendo substituído. Nos minutos finais, o Botafogo perdeu qualquerambiçãoofensivaerecuou para defender o resultado. Jéfferson voltou a evitar o gol do empate aos 44 minutos e, aos 45, Jorge Wagner voltou a acertar o travessão em chute da intermediária, no último lance importante do jogo.

mento de alimento animal, distribuição de filtros de água, entre outras ações”, disse. O novo decreto atenderá a 160 municípios do estado, e os serviços variam entre a recuperação e construção de poços; a compra de filtros de polipropileno, usados no tratamento de água; para o Seguro Safra; para o alimento animal; a construção de adutoras de engate, de rápida instalação; a compra de dessalinizadores; subsídios para a aquisição de sementes; e a continuidade da operação Pipa. De acordo com a Defesa Civil, até este momento já foi investido mais de R$ 30 milhões. Além da importância para o financiamento de novos projetos, os outros em andamento ainda dependem de suporte financeiro para a sua continuidade. É o caso da terceira etapa da distribuição de ração animal, a qual está em negociação, segundo o secretário de agricultura Tarcísio Bezerra. Até este momento na primeira etapa foram entregues 70 mil sacos de ração, esta finalizada em outubro do ano passado. Atualmente, a segunda etapa está em andamento, com a distribuição de 170 mil sacos, porém, o prazo final deverá ser o próximo mês.

Caraguatatuba (AE) - Subiu para 10 o número de bandidos mortos durante confrontos com a Polícia Militar. A quadrilha, formada entre 12 a 18 homens, fortemente armados, explodiu seis caixas eletrônicos e roubou três lojas no Serramar Shopping, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, na madrugada de sábado. As mortes ocorreram em Caraguatatuba e em Biritiba Mirim. Os bandidos fugiram para uma região de mata fechada, onde foram encurralados. Na segunda-feira quatro haviam sido mortos após troca de tiros com a PM no local.

« VIOLÊNCIA » Senado admite votar maioridade penal Brasília (AE) - O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse ontem que pode pautar em abril a votação do projeto que reduz a maioridade penal no País, em determinadas circunstâncias. No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou proposta que permite a redução da maioridade penal para 16 anos em algumas hipóteses, como nos casos em que o menor tenha cometido crimes hediondos, tráfico de drogas com uso de violência ou reincidência em crimes violentos.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

geral

Natal está em estado de alerta

« AVIAÇÃO »

Aparece mais uma pista do avião que sumiu no ar

« DENGUE » Levantamento do Ministério da Saúde mostra que RN tem 13 cidades em

situação de risco. Em Natal, a situação é mais preocupante nos bairros de classe média

N

atal é uma das 13 capitais brasileiras consideradas em situação de alerta da dengue pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, por apresentar larvas do mosquito em 4% dos imóveis pesquisados. No Rio Grande do Norte, 13 municípios estão em risco de epidemia da dengue e sete em alerta, de acordo com o LIRAa. Para ser considerado fora de risco, o índice deve estar abaixo de 1%. De 1 a 3,9 é considerado alerta e acima de 4%, risco de epidemia. Dos 21 municípios analisados na amostra, somente Tenente Laurentino Cruz (0,9%) foi considerado satisfatório. O índice de infestação predial na capital potiguar é de 2,8% no primeiro bimestre, mas pode ser maior. O primeiro dos seis ciclos programados para ocorrer durante o ano ainda não foi concluído. O chefe da Divisão de Controle da Dengue em Natal, Lúcio Pereira, explica que o trabalho foi iniciado somente em fevereiro após sanadas pendências com equipamento de segurança pessoal dos agentes de endemia, entre eles o fornecimento de protetor solar. “Teremos uma nova leitura a partir da próxima semana epidemiológica com a normalização do serviço”, disse Pereira. Ao todo, 388 agentes de endemia estão incumbidos de cobrir 339 mil imóveis em Natal, com visitas a cada dois meses (seis ciclos). No ano passado foram realizados quatro deles. Cerca de 17% dos imóveis não chegam a ser visitados, segundo estimativa do chefe da Divisão. “Temos um trabalho de tentar notificar os proprietários de imóveis fechados e somente quando não conseguimos, por mais de um ci-

clo, é que nos valemos de chaveiros para entrar neles”, disse. Por ora, está descartado o uso de carros fumacês, segundo Pereira. Apesar do estado de alerta, a necessidade do equipamento é definida caso ocorra aumento na incidência dos casos. No primeiro bimestre foram 123 notificações, com um óbito ainda não confirmado. “Não há sinalização de epidemia, claro que o quadro pode evoluir, a ocorrência é sazonal”, disse ele. A situação mais crítica em relação a exposição ao risco de contaminação está em Areia Preta, zona Leste da capital, seguido por Neópolis e Lagoa Nova. Imóveis fechados, lixos e água represadas tem facilitado a proliferação de criadouros do mosquito. O número de casos da dengue registrados no Estado, no primeiro bimestre deste ano (1.203) teve queda de 56% se comparado ao mesmo período do ano passado - 2.762. Apesar da redução, os dados causam preocupação com a chegada do período chuvoso. As cidades com maior incidência foram Parelhas com 276 casos, seguido por Rafael Fernandes e Natal. “A redução se deve à resposta que o Estado tem dado nos procedimentos de combate e acompanhamento e mesmo pelo ciclo da dengue, que é sazonal”, explica a coordenadora do programa estadual de controle da dengue, Silvia Dinara Alves. De acordo com ela, circulam no RN os tipos 4, 2 e 1. A inserção do subtipo 4 trouxe de volta a preocupação com um novo surto. “A gravidade está em a pessoa infectada por um dos sorotipos, poder vir a contrair os outros três. E cada vez que contrai a doença, há mais possibilidade de ocorrer um caso mais grave”, explica Dinara.

Infestação predial, bairros com maior incidência e situação das capitais O número de casos da doença teve queda no Estado, mas a situação é preocupante em 13 municípios em risco de epidemia e sete em alerta, entre eles a capital. Natal*

RN**

123 casos notificados 1 óbito sendo investigados 388 agentes de endemia 339 mil imóveis a serem visitados

1.386

Infestação predial - RN Municípios em risco Brejinho

casos notificados

3

óbitos em investigação

Florânia

Bairros com maior incidência

Jardim do Seridó Mossoró

1 Rocas 2 Areia Preta 2

3

3 Cidade Alta 4 Lagoa Nova 5 Nova Descoberta

4

5

7 Neópolis

BRASIL Capitais em risco Belém (PA) Porto Velho (RO) Palmas (TO) Cuiabá (MT) Capitais com índice satisfatório Brasília (DF) Curitiba (PR)

5,9% 9,6%

5,0% São Paulo do Potengi 5,1% Municípios em alerta

Capitais que não enviaram informações até o momento

Salvador (BA) São Luís (MA) Aracaju (SE) Belo Horizonte (MG) Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo (SP) Florianópolis (SC) Rio Branco (AC) Fortaleza (CE) Porto Alegre (RS)

Vitória (ES) Campo Grande (MS) Goiânia (GO)

(*) Dados coletados de 1º de janeiro a 28 de fevereiro (**) Dados coletados de 1º de janeiro a 15 de março

independência e destaca laços históricos dos crimeios com a Rússia ALEXANDER ZEMLIANICHENKO/AP

Fonte: SMS/Sesap/LIRAa-MS

Ignorando sanções do Ocidente, Putin já trabalha para integrar Crimeia à Federação Russa

Com a assinatura do documento, Moscou desafia as sanções dos EUA e da União Europeia, que decidiram nesta semana congelar bens e negar vistos a 21 autoridades russas e crimenianas. A partir de agora, o governo de Putin deve trabalhar na integração de leis e também no orçamento que será destinado à Crimeia. A estimativa do governo é que a península receba cerca de US$ 4 bilhões no primeiro ano de integração.

angcoc (AE) - As Forças Armadas da Tailândia disseram ontem que um radar militar detectou um avião que pode ser o Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido. As marcações no radar ocorreram alguns minutos depois que os sistemas de comunicação da aeronave pararam de funcionar. As autoridades disseram não ter compartilhado a informação com a Malásia mais cedo porque não haviam "prestado atenção a isso". Um grupo de vinte e seis países, incluindo a Tailândia, está procurando o avião que desapareceu no dia 8 de março, com 239 pessoas a bordo, quando fazia o voo MH370 de Kuala Lumpur a Pequim. Equipes de busca estão varrendo dois arcos gigantes cuja área combinada equivale ao tamanho da Austrália, metade desse território nos mares remotos do sul do Oceano Índico. Oficiais das Forças Armadas tailandesas disseram hoje ter detectado em radar um avião não identificado, possivelmente o Boeing desaparecido, voando em direção ao Estreito de Malaca minutos depois de o sinal do transponder do avião ter sido perdido. O porta-voz da Força Aérea tailandesa, vicemarechal do ar Montol Suchookorn, disse que os militares do país ainda não sabem se o avião detectado é de fato o da Malaysia Airlines. A falha da Tailândia em compartilhar rapidamente informações pode não alterar substancialmente o que as autoridades malaias já sabem, mas levanta perguntas sobre em que nível alguns países estão compartilhando seus dados de defesa.

« MEDICINA »

Maioria não sabe que artrite é irreversível Falta de conhecimento dificulta controle da doença no Brasil, aponta pesquisa

P

respeitando um tratado assinado com a Ucrânia, que permite à Rússia ter até 25 mil soldados na região do Mar Negro. Sobre o governo da Ucrânia, Putin disse que o governo legítimo de Viktor Yanukovich sofreu um golpe de estado por um grupo de manifestantes encorajado pelo Ocidente - principalmente pelos Estados Unidos. “Os EUA não são guiados pelas leis internacionais, mas sim pela força”, disse.

5,4%

São Miguel

Capitais em alerta

S

6,2%

São Gonçalo do Amarante 2,3% Apodi 2,9% Ceará-Mirim 3,9% Cruzeta 3,7% Currais Novos 2,2% Parnamirim 1,1% Natal 2,8%

7

Natal (RN) Boa Vista (RR) Manaus (AM) Maceió (AL) Recife (PE)

5,9%

6 Candelária

6

Macapá (AP) Teresina (PI)

Santa Cruz

6,3%

7,0%

Pau dos Ferros Parelhas

8,3%

9,2%

Jaçanã

1

9,9%

Campo Redondo Carnaúba dos Dantas

« REFERENDO » Vladimir Putin assina decreto reconhecendo

sibilidade de as tropas invadirem outras regiões da Ucrânia. “Respeitamos a soberania da Ucrânia. Nós não queremos dividir o país, mas a Crimeia pertence à Rússia”, afirmou. “A partir de agora, nós estamos propondo a cooperação com o governo ucraniano”, complementou. Ele negou as acusações dos países ocidentais de que a Rússia teria invadido a Crimeia antes do referendo e disse que as tropas russas foram enviadas para a região

6,9%

Caicó

Crimeia é território russo ão Paulo (AE) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o Parlamento do país assinaram ontem documento que reconhece oficialmente a independência da Crimeia. Durante discurso, Putin afirmou que a Crimeia sempre fez parte do país e defendeu o referendo de reintegração realizado no último domingo. De forma conciliadora, o presidente descartou qualquer possibilidade de invadir o território ucraniano e ressaltou que respeita a soberania do país vizinho. “Nos corações e nas mentes das pessoas, a Crimeia sempre foi e continua sendo uma parte inseparável da Rússia. Este compromisso, baseado na verdade e na justiça, foi passado de geração para geração”, argumentou. O discurso de Putin aos deputados russos ocorreu horas depois de ele ter aprovado e reconhecido o projeto de lei para a anexação da Crimeia. Para justificar a decisão, o presidente citou como exemplo o processo de independência de Kosovo da Sérvia em 1991 - que recebeu apoio do Ocidente e oposição da Rússia - e disse que a secessão da Crimeia ao território ucraniano repete o mesmo processo da saída da Ucrânia da União Soviética há mais de 20 anos. De forma incisiva, o líder russo descartou qualquer pos-

B

DENGUE

unta del Este (AE) - A maioria dos pacientes que sofrem de artrite reumatoide não sabe que as lesões nas articulações provocadas pela doença são irreversíveis, aponta pesquisa divulgada ontem no Congresso da Liga Panamericana das Associações de Reumatologia (Panlar), em Punta del Este, Uruguai. Doença crônica e autoimune, a artrite reumatoide atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e pode levar à incapacidade e até mesmo à morte. O levantamento, o maior já realizado no mundo sobre a doença, aponta que, na América Latina, 55% dos entrevistados não sabiam que as lesões que comprometem as articulações não podem ser revertidas. Além disso, 43% dizem acreditar que a doença não é tão séria quanto outros problemas crônicos, como o diabetes e a hipertensão arterial. No Brasil, o índice chega a 46%, quase o dobro do observado no resto do mundo (24%). Apesar da desinformação, 88% dos entrevistados acreditam ter boa compreensão sobre a importância de manter a doença controlada e outros 61% dis-

seram estar bem informados sobre como fazer isso. “Esses dados são preocupantes porque mostram que o paciente acha que compreende bem a sua doença, mas não sabe coisas básicas sobre ela. Sem essas informações, fica mais difícil de fazermos com que ele siga o tratamento e mantenha a doença controlada”, afirma o reumatologista Roger A. Levy, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do comitê que coordenou a pesquisa na América Latina. No continente, foram ouvidos 1.032 pacientes. Em todo o mundo, foram mais de 10 mil entrevistados. O médico ressalta ainda que a artrite reumatoide pode ter complicações tão graves quanto às demais doenças crônicas e que, por mais que ela não tenha cura, precisa estar controlada. No entanto, muitos pacientes pensam que só devem tomar a medicação quando sentem dor. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados dizem acreditar que sua doença está controlada quando não manifestam o sintoma. “Essa percepção prejudica o paciente. Se ele para de tomar a medicação quando não sente dor, a doença pode evoluir e provocar as lesões irreversíveis, que vão causar deformidades e incapacidade de funções em vários membros, sobretudo nas mãos”, alerta o especialista.


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 29ºC Mín.: 25º C Céu parcialmente nublado

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 04h01-1.1 -16h09 -1.2 Baixa-mar 10h20-0.3 -22h34-0.4

RUBENS RAMOS, PROFESSOR DA UFRN ESPECIALISTA EM TRÂNSITO, CONTESTA OBRAS DA MOBILIDADE URBANA • PÁGINA 11

NA TN ONLINE

Confira novidades da Coluna Defesa do Consumidor.

tribunadonorte.com.br

natal

Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 19 de março de 2014

ALEX RÉGIS

Delegacia de Homicídios acumula 200 inquéritos sem elucidação « SEGURANÇA PÚBLICA » Investigações foram instauradas pelos quatro delegados que atuam

na Dehom, em Natal, e estão inconclusas por falta de efetivo policial e de estrutura

ADRIANO ABREU

ROBERTO LUCENA

Cenário

repórter

A

Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) de Natal acumula 200 inquéritos instaurados pelos quatro delegados que trabalham à frente da unidade. Os crimes seguem sem elucidação devido à falta de efetivo e estrutura necessária para dar andamento às investigações. Na tentativa de solucionar o problema, policiais da especializada querem mudar o perfil da delegacia para deixar de apenas receber demanda de outras unidades e passar a realizar investigações a partir do registro do homicídio. A ideia, abortada pelo Governo do Estado em setembro do ano passado, voltou a ser ventilada com a não efetivação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Na prática, com exceção dos inquéritos especiais designados pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), a Dehom praticamente refaz o trabalho realizado pelas delegacias distritais existentes na capital e delegacias de outros municípios. Apesar de estar na capital do Estado, a especializada é acionada para investigar homicídios registrados em quase todas as regiões do Rio Grande do Norte. Além da Dehom Natal, o Estado conta com uma Dehom em Mossoró. O fluxo de novos inquéritos é determinado conforme o trabalho nas distritais. Se o inquérito que apura um caso de homicídio não caminha satisfatoriamente em determinada delegacia, o Ministério Público do Estado (MPE) solicita o encaminhado para a Dehom. O mesmo pedido pode ser feito pelo ti-

Estrutura e efetivo Dehom A Delegacia Especializada em Homicídios foi criada através de Decreto em 1992, mas passou a funcionar efetivamente quatro anos depois.

Dehom tem quatro delegados e 14 agentes, mas nem todos estão na ativa, o que contribui para a morosidade nas investigações

Ì QUEM Ricardo Sérgio, delegadogeral de Polícia Civil

O QUE Afirma que a questão não é ampliar a competência da Dehom, mas sim aumentar o efetivo de agentes na delegacia

Divisão de Homicídios exige verba anual de R$ 220 mil Unanimidade quando o assunto é segurança pública e enfrentamento à onda de criminalidade que avança sobre o Rio Grande do Norte, o projeto de criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está engavetado no Gabinete Civil do Governo do Estado e precisa percorrer um longo caminho até tornar-se realidade. De acordo com o documento, a DHPP geraria despesa de R$ 220 mil por ano na folha de pagamento e precisa de aprovação na Assembleia Legislativa para sair do papel. Para o efetivo, são necessários 80 homens. Sem possibilidade de contratação imediata, a Polícia Civil estuda o possível remanejamento de policiais de outras unidades e parceria com a Força Nacional. O projeto foi elaborado pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) há quase três anos e voltou à tona quando, na semana passada, houve mudança no comando da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). O atual secretário, general Eliéser Girão, informou que pretende dar continuidade aos planos já estabelecidos na pasta, entre eles, a DHPP.

O cenário de criminalidade no Estado do Rio Grande do Norte ressalta em alarde nos casos de homicídios irresolutos. Somente no ano passado, com dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI), ano passado, em todo o estado, ocorreram 1.653 homicídios - 434 casos a mais do que em 2012. No entanto, consta nos registros da Polícia Civil a instauração de 299 inquéritos para investigação. Outro dado preocupante é que somente 4% foram solucionados. Neste ano, já foram registradas 330 mortes, somente até a última quinta-feira, de acordo dados do COEDHUC e Itep/RN. A discrepância entre o número de homicídios e o de inquéritos instaurados, mesmo considerando a coletividade de homicídios em um mesmo inquérito, fez com que o Ministério Público implantasse projeto para acompanhamento dos casos de homicídio ocorridos em 2014 a fim de trazer resoluções sólidas para as investigações. PAGINA 10

Governo faz consulta ao MPjTCE sobre convocações

tular da delegacia e todos os casos precisam da aprovação da Delegacia de Polícia da Grande Natal (DPGran). Há casos que, antes de chegar à especializada, o inquérito passa por mais de uma delegacia. Mas remeter o caso para a Dehom nem sempre é sinônimo de que o caso será resolvido. Apesar de se dedicar à elucidação de apenas um tipo de crime, os delegados e agentes da unidade sofrem com a falta de estrutura e pessoal comum aos distritos policiais do Estado. “É impossível investigar todos os crimes”, confirmou uma fonte ouvida pela TRIBUNA DO NORTE que preferiu manter sigilo de identidade. “Já chegamos a trabalhar sem

papel e tinta para impressora. O Governo não fez o repasse corretamente. Falta efetivo e estrutura. Temos problemas com os laudos do Itep também. Por isso tudo, estamos com esse acúmulo de trabalho”, explicou. A mesma fonte informou ainda que é desejo dos policiais civis a ampliação de atividade da unidade especializada. Ao invés de apenas receber demanda das delegacias distritais ou apurar casos designados pela Degepol, a Dehom abriria inquéritos próprios começando a apuração no local do crime. “Para isso, é preciso um Decreto do Governo e, logicamente, o aumento de efetivo”, disse. O assunto já foi discutido em setembro de 2012, quando foi

criado a Dehom de Mossoró. Naquela ocasião, a administração estadual abortou a ideia. Agora, com a discussão em torno da criação da DHPP, o assunto ressurgiu. O titular da Degepol, Ricardo Sérgio, demonstrou que não é a favor da mudança. “A questão não é ampliar a competência. Ampliar a competência e dar impressão de que vai resolver o problema, não adianta. A gente precisa de pessoal. A questão é essa”, colocou. Segundo o policial ouvido pela reportagem, independente da solução viabilizada pela administração estadual, há omissão da administração. “E omissão, em segurança pública, resulta em caixão”, pontuou.

Números

200

inquéritos existentes na unidade;

4 delegados e 14 agentes trabalham no local. Divisão de Homicídios Efetivo

80 policiais 18 delegados 17 escrivães 45 agentes Impacto financeiro

R$ 220 mil

por ano com o pagamento de gratificações. Fonte: Degepol


10

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

natal

Governo pede parecer ao MPjTCE sobre convocações « SEGURANÇA » Gestores do Estado querem saber se podem convocar

concursados para ocupar as vagas abertas em decorrências de exonerações ADRIANO ABREU

A

administração estadual sempre culpou o limite prudencial e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pela inviabilidade do projeto de criação da Divisão de Homicídios. Nesse sentido, o Governo do Estado fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). Os gestores querem saber se é possível convocar novos servidores para ocupar vagas abertas por aqueles que são exonerados. Pelas regras atuais da LRF, novas convocações só são permitidas em casos de falecimento ou aposentadoria. “Hoje, a LRF só admite que sejam nomeados pessoas para reposição de falecidos ou aposentados. Isso traz problemas. Causa um furo. Às vezes, o policial assume, passa dois meses e pede exoneração. Esse policial entrou na vaga de um aposentado, mas agora, ao sair, sua vaga é de exonerado e não podemos colocar outro no lugar”, lamentou o titular da Degepol, Ricardo Sérgio. A consulta do Governo do Estado chegou ontem à mesa do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MpjTCE). O procurador-geral do MpjTCE, Luciano Ramos, explicou que, até o fim desta semana, a Procuradoria emitirá um parecer e, na sequência, o processo segue para a Presidência do TCE/RN. “Então, o presidente fará o relatório em plenário”, explicou. Luciano Ramos informou ainda que a matéria já foi anali-

Ricardo Sérgio afirma que outra saída para viabilizar Divisão de Homicídios é fazer remanejamentos

sada no TCE/RN e o desfecho não foi favorável ao Estado. “Em 2011, houve consulta do Estado com relação a essa problemática. O TCE/RN tem jurisprudência contrária ao assunto. No entanto, temos casos nos TCEs do Rio Grande do Sul e Mato Grosso onde houve votação favorável”, disse. Enquanto o TCE/RN analisa a questão, a Degepol tenta viabilizar a DHPP através de outras possibilidades. “Uma ideia que estamos trabalhando é a de que, se estabelecer prioridade absoluta na questão de homicídios, podemos remanejar pessoal de outras unidades”, disse Ricardo Sérgio. Já o delegado geral ad-

junto da Degepol, Adson Kepler, informou que há um pleito de convocar homens da Força Nacional para atuar na Divisão. Em ambos casos, não há descarte definitivo da convocação de novos homens. “Podemos usar policiais de outras unidades e 40% do efetivo viria da Força Nacional. Mas é necessária a convocação de outros policiais”, disse Adson. Ele explicou ainda que, no atual projeto, já há o montante de R$ 1,5 milhão aprovado junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – dentro do programa Brasil Mais Seguro – para aquisição de equipamentos. Com relação ao impacto fi-

nanceiro na folha de pagamento do Estado, a expectativa é de custo anual de R$ 220 mil com o pagamento de gratificações a diretores e chefes da unidade. Para ser efetivada, a DHPP precisa de aprovação de Lei Complementar na Assembleia Legislativa. O projeto só deve ser encaminhado para os deputados caso o TCE avalie positivamente a consulta feita pelo Governo do Estado. A Degepol trabalha nos bastidores e já apresentou quatro prédios que podem abrigar a nova unidade. Entre os móveis, está um edifício do Instituto de Previdência do Estado (Ipern), localizado na rua Jundiaí.

« CASO SEMOB »

Delegado deve apresentar resultados em até 30 dias Márcio Lemos deve colher esta semana novos depoimentos de envolvidos em crimes

O

delegado Márcio Lemos da 1ª Delegacia de Polícia Civil, na Cidade Alta, iniciará, até o final desta semana, a colher depoimentos dos envolvidos no atentado contra secretários da Semob e ônibus do sistema de transporte público de Natal, ocorrido na semana passada. A Polícia segue a tese de conexão entre os três crimes: o incêndio do ônibus da empresa Santa Maria, a agressão contra o secretário adjunto de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Clodoaldo Trindade e a possível ameaça feita à Secretária da Semob, Elequicina dos Santos, serão investigados conjuntamente. Os primeiros resultados da investigação deverão ser apresentados em até 30 dias. As diligências serão realizadas durante esta semana quando testemunhas, secretária e adjunto de Mobilidade Urbana serão conmvocadas a prestar esclarecimentos. Até agora, não há registro de novas prisões. “Há indícios da correlação entre os casos, considerando as característica do veículo, o horário e localidade das duas ocorrências, tanto na agressão ao subsecretário, quanto do incêndio”, disse o delegado. “É uma colcha de retalhos, mas é prematuro divulgar qualquer informação nessa fase”, acrescentou. Um adolescente de 15 anos, foi apreendido na última sexta-feira (14) como autor do incêndio. Ele confessou ter ateado fogo no ônibus a mando de um homem não identificado. Segundo o delegado, quinta-feira à noite, por volta

da 19h, uma pessoa em um carro ofereceu a quantia de R$ 50 para que o adolescente incendiasse “qualquer ônibus” que estava no terminal das Rocas. “A motivação do menor usuário de droga foi o dinheiro. mas com base nesse procedimento iremos abrir o outro procedimento", afirma. O delegado não tem informações sobre o menor, que foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAD). “O caso está com Delegacia Especializada do Adolescente”, disse. ADRIANO ABREU

Há indícios da correlação entre os casos, considerando as características do veículo, o horário e localidade das duas ocorrências” MÁRCIO LEMOS delegado de Polícia Civil


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

natal

11

FOTOS: ALEX RÉGIS

Para Ramos, o problema das principais artérias da cidade, a Prudente de Morais e a Salgado Filho, se resolveria estabelecendo mão única. Tráfego seria absorvido sem necessidade de construir elevados

NADJARA MARTINS repórter

A

s obras de mobilidade urbana de Natal não têm sido contestadas apenas pelos natalenses que transitam pelos principais corredores da cidade. A construção de dois túneis e seis viadutos no perímetro que circunda o estádio Arena das Dunas – assim como os novos projetos do PAC da Mobilidade que foram apresentados pela Prefeitura na semana passada – são alvo da crítica, também, de um especialista em engenharia de tráfego. Segundo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Rubens Eugênio Barreto Ramos, engenheiro civil e especialista em trânsito, Natal segue na contramão das principais cidades do mundo que estão reestruturando seus sistemas urbanísticos e viários. Uma delas é o Rio de Janeiro: em 2013, a prefeitura da cidade derrubou o Elevado da Perimetral, um dos mais conhecidos da capital carioca. Enquanto isso, Natal planeja a construção de um elevado – que são avenidas construídas acima de outras, como um viaduto – na avenida João Medeiros Filho, que corta a zona norte da capital potiguar. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o especialista curitibano, radicado em Natal há 22 anos, tece críticas ao projeto de mobilidade urbana da cidade, que envolve a construção de túneis e viadutos nas principais vias. De acordo com Ramos, a Prefeitura está investido em uma “tecnologia ultrapassada”, que não resolverá os problemas de tráfego. “Natal tem dois problemas: o caos do tráfego, causada pelas mãos duplas. O outro são as iniciativas pontuais: construção de viadutos que não resolvem os congestionamentos, só o transferem para outros lugares. Esse projeto segue o conceito obsoleto e errado de que mobilidade deve ser feita para veículos, quando deve ser feita para pessoas”, pontua. Seguem abaixo as principais declarações do especialista.

Engenheiro da UFRN contesta obras nas principais vias de Natal « MOBILIDADE » Para Rubens Ramos, especialista em

trânsito, Natal segue na contramão das grandes cidades. Ele condena projetos de construção de túneis e viadutos tudo de tráfego, nenhum dado, que justifique a construção de viadutos. Não há nenhum ganho a mais na velocidade média do trânsito.

Túneis e viadutos

O que está sendo proposto atualmente é tirar os semáforos e colocar viadutos. Isso destrói a vida social e econômica da região. Ninguém quer viver em frente a um viaduto, os comércios minguam. Um exemplo é o Baldo: não existe vida comercial embaixo do viaduto; ninguém quer comprar nada por lá. Túneis também degradam o seu entorno: eles criam uma região em que as pessoas têm dificuldade para transitar. Na minha opinião, o viaduto estaiado que liga a Prudente de Morais é desnecessário, um monstro, e no dia que ele inaugurar, vai parar. Os veículos que descerem o viaduto vão parar no sinal da avenida Miguel Castro. O trânsito vai ser tão grande que vai subir o viaduto. A Prefeitura acredita que pode resolver problemas de sinal com viadutos e túneis. Mas e o entorno? E a cidade? Outra coisa: Natal quer construir um elevado na João Medeiros Filho (estrada da Redinha). De fato, resolve o congestionamento, mas vale a pena? Não. Você resolve um problema é destrói o comercio na região de baixo. Seul, na Correia do Sul, destruiu um elevado. Rio de Janeiro também. Fazer um elevado na década de 1950 era considerado moderno, mas em 2014 não é uma boa ideia. Se há um aprendizado em termos em

engenharia de trânsito é que é preciso assegurar o trânsito das pessoas na superfície.

Passarelas

Passarela é coisa de terceiro mundo. Só serve para o carro, ao pedestre vira obstáculo: só atravessa quem realmente precisa dela. As pessoas não gostam, têm medo de assalto. A passarela nova que vai ser construída na Morais Navarro é uma vergonha urbanística, construída no meio da rua, utilizando uma faixa. Não precisamos de passarelas. Como se faz países de primeiro mundo nos dias de jogo? Fecham o sinal. As pessoas atravessam. Isso se faz em Nova York, na movimentada Quinta Avenida. Qual é o problema de parar o carro no sinal e ter trânsito em pulsos? A cidade é isso: uma interação entre carros e pessoas. Minha crítica é justamente essa: as pessoas que andam de carro podem seguir direto, mas todo o entorno vai sair prejudicado. Viaduto só tem uma função: virar abrigo para sem teto.

disputa. O quadrilátero que envolve a região mais movimentada da cidade, que vai da avenida Salgado Filho à Coronel Estevam e da Bernardo Vieira à Mor Gouveia seria totalmente definido por mão única. Natal já fez isso há 40 anos atrás, na avenida Rio Branco, e não tínhamos metade do trânsito que temos hoje. Mas outra coisa que degrada as regiões é a má organização do tráfego de ônibus. A quantidade de coletivos circulando na região espremeu os carros e liquidou o desenvolvimento do comércio na região.

Transporte Público

O transporte público de Natal é completamente irracional, formado por linhas radiais (que ligam bairros ao centro) e diametrais (que ligam dois bairros, pas-

Mão única

O problema das principais artérias da cidade se resolveriam estabelecendo sentidos de mão única nas vias. Recife já fez isso na região da praia de Boa Viagem. A avenida Salgado Filho no sentido zona sul em direção ao centro da cidade, e a Avenida Prudente de Morais em sentido contrário, segundo ele, conseguiriam absorver o tráfego e evitar a construção de túneis e viadutos. Mão dupla é útil em vias de baixo volume, em que não há

O problema das principais artérias da cidade se resolveriam estabelecendo sentidos de mão única nas vias” RUBENS RAMOS Professor e Engenheiro Civil

Ì QUEM É ritiba, é Nascido em Cu RN desde professor da UF em 1992. Formado vil, é mestre engenharia ci de em engenharia UFRJ, la transportes pe aria de nh ge doutor em en sprodução e pó economia doutorado em pela s de transporte Lyon, na de Universidade o da br França. É mem ira de ile as Associação Br (Abenc) s vi Ci Engenheiros

sando pelo centro. Com o tempo, o sistema que seria cômodo de pegar um só ônibus e ir a qualquer parte da cidade, resulta em uma interposição de linhas se concentrando em ruas principais da cidade. A integração seria uma forma de resolver, mas mudando o sistema: colocando linhas que circulam nas regiões da cidade. Quem dos bairros quiser pegar esses ônibus, iria a pé, de bicicleta ou pegaria outro ônibus para ir até lá. Seria preciso rever, sem dúvida, o tempo da integração e o sistema de pagamento de passagem, que deveria ser feito totalmente por cartão. Quem já fez esse sistema? Curitiba, há 40 anos atrás. O ônibus também não é a solução do transporte público. O grande cara desse sistema é o bonde. Há 100 anos atrás, Natal saiu na frente de Recife, João Pessoa e Fortaleza ao implantar o bonde. Poderíamos implantar um bonde moderno (tramway). Um veículo de 32 metros de comprimento transporta, confortavelmente, 300 pessoas – quatro por metro quadrado – nenhum ônibus consegue fazer isso. Nem o BRT. O carro é o melhor transporte inventado pelo ônibus, sem dúvida, mas não quando todo mundo quer ir para o mesmo lugar de carro. Natal, com uma linha de metrô e duas linhas de tramway, circulando nos eixos centrais, resolveria o problema. Esse sistema colocaria Natal como cidade de primeiro mundo. Apresentei esse projeto à Secretaria de Mobilidade Urbana, mas eles disseram que Natal não tinha condições. Que esse projeto era apenas sonho.

Entorno da Arena

Se você pega o projeto original do Arena das Dunas, que envolvia o estádio em um Complexo Urbanístico, composto por hotéis, restaurantes e centros de convenções, é possível ver que não existiam túneis e viadutos. Existia uma rotatória. No projeto original, ela seria ampliada. Existe algo parecido em Madrid, Espanha, em frente ao estádio Santiago Bernabéu. É uma rotatória larga, com várias faixas, que comporta o trânsito. O problema da Prudente de Morais poderia se resolver com a rotatória. Cerca de 1/3 do tráfego que vem da Prudente de Morais não precisaria ficar parado no sinal, uma vez que a intenção do condutor é passar direto. A rotatória que existia ficou pequena, claro, mas poderia aumentar de duas para três faixas. Não há nenhum es-

Ramos afirma que ao planejar túneis e viadutos, prefeitura investe em “tecnologia ultrapassada” e destrói vida econômica da região

Prefeitura afirma que viaduto é a melhor solução O secretário adjunto de mobilidade urbana do município, Walter Pedro, rebate as críticas do engenheiro. Segundo ele, é difícil fazer uma comparação entre os projetos de cidades mais desenvolvidas e Natal. “É preciso levar em conta as limitações técnicas e econômicas da cidade. Se forem críticas com base apenas teórica, sem considerar a realidade de Natal, fica difícil de considerar”, desconversou o secretário. Pedro aponta, entretanto, que várias das soluções apontadas pelo professor Rubens Ramos foram consideradas na construção do plano de mobilidade atual da cidade. Com relação à mudança no projeto da rotatória da Arena das Dunas, ele afirma que foi realizada para evitar desapropriações. “Se fossemos aumentar o número de faixas e o tamanho da rotatória, teríamos que fazer mais desapropriações, e não tínhamos essa autorização. A rotatória com semáforo já era um gargalo. O viaduto era a melhor solução”, defendeu. Ainda de acordo com o secretário, a discussão sobre implantação de mão única nas principais vias de Natal vem acontecendo desde a década de 1980. Entretanto, segundo os estudos que foram feitos novamente em 2009, não havia dados que comprovassem uma possível melhora no fluxo. “Vamos contratar um novo estudo. Só estamos esperando a finalização da obra de prolongamento da avenida Prudente de Morais”, informou. Jáacriaçãodecorredoresexclusivos para ônibus já foi anunciada nasemanapassadapelaPrefeitura, dentro do PAC de Mobilidade UrbanadaCopadoMundo.“Teremos a criação de um corredor exclusivo na Mário Negócio, no sentido Alecrim – Quintas. Além disso, já enviamos para o Ministério das Cidades uma proposta para criação de corredores na Salgado Filho, Presidente Bandeira e Coronel Estevam”, adiantou Walter Pedro. O secretário municipal de obras públicas e infraestrutura, Tomaz Neto, defendeu que o atual projeto de mobilidade do município é o ideal. “Para cada profissional que você perguntar, vai surgir ma solução de mobilidade diferente. O nosso projeto foi estudado e aprovado por uma comissão formada por engenheiros das duas secretarias. No meu entendimento como engenheiro, essa é a solução mais viável”, pontuou.


12

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

natal

Cientistas traçam metas para o IIF « FÍSICA » Cientistas nacionais e internacionais, entre eles, o Nobel de Física, Gerard ‘t Hooft, discutem,

nesta semana, as pesquisas e os novos rumos do Instituto da UFRN. Gerard profere hoje aula magna da UFRN

A

reunião de nomes proeminentes da Física Teórica poderia acontecer em qualquer lugar do mundo, mas, não por qualquer motivo, ocorre em Natal desde a última segunda-feira (17). Os cientistas fazem parte do Conselho Consultivo do Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre eles, está o físico Gerard ‘t Hooft, ganhador do prêmio Nobel de 1999 pela elucidação da “estrutura quântica da física de interações eletrofracas”. O grupo veio à capital potiguar para participar de um encontro anual, onde debate as pesquisas e os novos rumos do instituto da UFRN. Dos 18 professores que integram o comitê, apenas dois não compareceram. A universidade aproveita a presença desses estudiosos para promover aulas e colóquios para seus alunos, alguns abertos ao público em geral. O próprio Gerard ‘t Hooft realiza hoje (19), às 9h, a aula magna de abertura do primeiro semestre de 2014, no auditório da reitoria da UFRN, entitulada The Newly Discovered Higs Particle (A recém descoberta partícula de Higgs). O conselho é presidido pelo Doutor Honoris Causa da UFRN e titular do Weizman Institute of Science de Israel, Itamar Procacia e teve como principal objetivo, nas reuniões realizadas nos dois últimos dias, avaliar as propostas de eventos e workshops, bem como discutir as ações que o instituto deverá “ansiar”, do ponto de vista acadêmico, para o

CEDIDA

BATE-PAPO Gerard ‘t Hooft físico, Prêmio Nobel de Física de 1999 EMANUEL AMARAL

Cientistas nacionais e internacionais estiveram em Natal para dar apoio às pesquisas do Instituto

ano de 2015. “A gente discutiu, por exemplo, a abertura de concursos em duas áreas da física teórica e nessa reunião, estabelecemos a banca para cada uma das áreas”, explicou o diretor do instituto, o professor Álvaro Ferraz. “O Instituto está se estabelecendo em caráter internacional, está tendo visibilidade mundial, e a presença de cientistas importantes como eles, de certo modo, é um certificado de que o que é feito aqui, é feito com seriedade, com muita atenção e muito profissionalismo”, comemora Ferraz. Atualmente, o Instituto abrange pesquisas nas áreas de teoria de cordas e holografias, sistemas de elétrons fortemente correlacionados, informação quântica e matérias nucleares – tudo no campo teórico. A par-

tir do novo concurso, o Instituto também deve desenvolver um trabalho aprofundado na Física Estatística. Inaugurado em 2010, o Instituto Internacional de Física será transferido para sua sede própria no final deste ano. Segundo os professores, este será um marco para a ciência. Atualmente, só existe um outro centro, como o da UFRN, no Brasil. De acordo com o professor Álvaro Ferraz, estes seriam os únicos de toda a América Latina. “Natal passou a ser referência internacional. Muita gente sabe desse instituto. Teremos oito conferências internacionais aqui, neste ano, mais de 600 pessoas passam por aqui anualmente”, explica. Diariamente, 13 pós-doutores e três professores visitantes, que estão no IFF por um pe-

ríodo de a dois anos, trabalham nas pesquisas. Além deles, outros seis pesquisadores visitantes, (em período menor de tempo), estão atualmente em Natal, totalizando 22 cientistas. Na nova sede, segundo o diretor, o IIF poderá acomodar até 70 cientistas em diferentes salas de trabalho. “Fazer ciência é cultura. A gente está falando de pesquisas de fronteira, estamos trazendo pessoas que são protagonistas mundiais nessas áreas de pesquisa. Nossa expectativa é que essa cultura atraia cada vez mais jovens brilhantes. Queremos ser um ponto de atração para novos talentos. Que as pessoas venham e gostem de trabalhar aqui. Que sejam feitos trabalhos que repercutam no mundo todo”, afirmou o diretor Ávaro Ferraz.

Nobel de Física aponta boas perspectivas para Instituto Como está colocado o Brasil, no estudo da Física, em relação ao Mundo?

vite de orientar o trabalho deste Instituto com os demais professores?

Na Física, especialmente a teórica, ele participa do estudo no mundo todo. Ainda mais hoje, com o uso da internet. É muito mais fácil você participar de pesquisas com outras pessoas ao redor do mundo. E isso coloca o Brasil em uma posição favorável em relação às pesquisas em Física no mundo inteiro.

A Física, hoje, no mundo, é como se fosse uma comunidade bem solidificada. Eu já conhecia Álvaro (Ferraz, diretor do Instituto), de pesquisas anteriores, e também outros membros. Quando eu recebi o convite, aceitei de pronto, participar desse comitê internacional.

O que o senhor e demais professores esperam para o futuro deste Instituto, para a física brasileira e sul-americana?

Pelo que vocês discutiram aqui, o que deverá ser estudado no campo da Física nos próximos anos?

O estudo da física depende das oportunidades que são dadas. Com o novo prédio do instituto que vai ser inaugurado, a gente vai ter mais pessoas trabalhando e estudando física e, consequentemente, mais resultado do trabalho dessas pessoas. E isso também vai colocar o Brasil no cenário mundial da física.

A Física trabalha muito em conjunto com a matemática. E as próximas teorias a serem pensadas no campo da física teórica se relacionam com partículas elementares, cosmologia, física subatômica e átomos frios. Isso é basicamente o que se pensa para a física na próxima década. São métodos muito relacionados e estudados através de cálculos matemáticos.

Como o senhor recebeu o con-


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

natal

13

TJ comunicará abertura de PAD ao CNJ « CASO MERCATTO » Após leitura e publicação do acórdão, no Diário da Justiça, o relator do procedimento,

desembargador Vivaldo Pinheiro, deve abrir prazo de cinco dias para manifestação do Ministério Público FOTOS: RAYANE MAINARA

C

om a leitura e assinatura do acórdão por parte do seu presidente, desembargador Aderson Silvino, o Tribunal de Justiça (TJRN) dará prosseguimento, na sessão plenária desta manhã, à abertura de Processo Administrativo e Disciplinar (PAD) contra o desembargador Dilermando Mota Pereira, por seu envolvimento numa discussão ocorrida em 29 de dezembro de 2013 com um garçom e clientes da padaria Mercatto. A decisão de abrir um PAD foi tomada por decisão unânime da Corte (13 votos), ontem, em sessão extraordinária. Após a leitura, o acórdão deve ser publicado no “Diário da Justiça Eletrônico” (DJe) e, então, o desembargador Vivaldo Pinheiro, sorteado relator para abrir a investigação sobre falta de decoro e abuso de autoridade por parte do magistrado, dará um prazo de cinco dias para a manifestação do Ministério Público Estadual. O MPE deve se posicionar por intermédio do procurador geral da Justiça, Rinaldo Reis. Decorrido esse prazo, o desembargador Vivaldo Pinheiro dará, ainda, cinco dias para que o desembargador Dilermando Mota apresente razões e provas necessárias à sua defesa. Caso a apuração dos fatos e produção de provas resultem na condenação do desembargador, no plenário do TJ, ele poderá ser aposentado compulsoriamente, segundo o item II, do artigo 7º da resolução 135/11. Esse artigo prevê a punição ao magistrado “quando ele proceder de forma incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções”. O presidente da Corte disse que a decisão pela abertura do PAD e ainda pelo não afastamento de Dilermando Mota, que está de férias do Tribunal desde dezembro do ano passado, vai ser comunicada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dentro de 15 dias, contados da data da sessão de julgamento. De acordo com o parágrafo 9º do artigo 14 da Resolução 135/2011 do CNJ, o relador Vi-

MEMÓRIA

Sessão extraordinária que decidiu pela abertura do PAD, durou cerca de três horas. Desembargador Dilermando Mota (acima) compareceu ao Pleno, mas evitou dar declarações. Defesa foi feita pelo advogado Gleydson Oliveira

NÚMERO

15 dias nesse prazo o Tribunal de Justiça comunica ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a abertura do Procedimento Administrativo e Disciplinar.

valdo Pinheiro terá 140 dias para concluir o procedimento, período em que deverá ouvir o desembargador Dilermando Mota, bem como, o garçom que teria sido agredido verbalmente pelo magistrado, além do empresário Alexandre Azevedo, que também se envolveu na discussão após ter saído em defesa do garçom; um outro empregado da padaria, além do gerente e um sócio do estabelecimento. Vivaldo Pinheiro também poderá pedir prorrogação do prazo, caso não chegue a uma investigação conclusiva. A sessão extraordinária de ontem durou três horas. Na votação de ontem não participaram o próprio Dilermando Mota, que acompanhou a sessão a todo tempo e ainda a desembargadora Zeneide Bezerra, que se encontra de férias.

Votação no Pleno do Tribunal de Justiça Pela abertura de processo administrativo disciplinar

13

votos

número de desembargadores aptos à votação na sessão de ontem

Pelo afastamento ou não do desembargador Dilermando Mota

a favor Amílcar Maia

Judite Nunes

Virgílio Macedo

Aderson Silvino

Ibanez Monteiro

Expedito Ferreira

Glauber Rego

Vivaldo Pinheiro

Amaury de Souza Sobrinho Cláudio Santos

gadores indicados para a Corte Eleitoral, essa decisão vai caber ao plenário do Tribunal de Justiça. O advogado do desembargador Mota, Gleydson Oliveira se disse satisfeito com o resultado da sessão de ontem, mesmo porque será dada a oportunidade do seu cliente apresentar provas de que não faltou com o decoro funcional, pois os indícios preliminares apresentados não servem como prova cabal, como é o caso de um vídeo de oito segundos do interior da padaria “que não tem áudio, mas só imagens” do episódio, além

Francisco Saraiva Sobrinho Gilson Barbosa

João Batista Rebouças Nota: mesmo a maioria sendo a favor do afastamento de Dilermando Mota, o desembargador permanece no cargo, porque a votação não alcançou a maioria absoluta (7 + 1 = 8 votos) dos 15 membros do TJ. Fonte: Tribunal de Justiça

PAD pode atrapalhar indicação ao TRE A decisão do TJ de abrir processo administrativo e disciplinar contra Dilermando Mota, poderá acabar refletindo na sua indicação para compor o plenário no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante as eleições de outubro deste ano, quando serão escolhidos candidatos a governador, senador e a deputados federais e estaduais do Rio Grande do Norte. Dilermando Mota é cotado para assumir a presidência do TRE, mas segundo o desembargador Aderson Silvino, mesmo sendo uma praxe o rodizio dos desembar-

contra

de clipping de jornais. Durante a sua defesa preliminar, o advogado disse que o desembargador admitia que a discussão, mas não a ponto de se dirigir ou agredir verbalmente o garçom, que teria se negado a trazer um copo para que sua filha de dois anos. Naquela ocasião, o magistrado teria chamado de “endemoniado e cabra safado” o empresário que saiu em defesa do garçom, bem como de “bando de cagões” os policiais militares que chegaram no local e não prenderam os supostos acusados de desacato ao magistrado.

Dilermando Mota permanece no exercício do cargo O desembargador Dilermando Mota permanece no exercício de suas funções, pois a decisão de afastá-lo foi por maioria simples – sete votos contra seis – dos desembargadores aptos ao voto. Era preciso uma maioria absoluta – sete votos mais um -, totalizando oito votos dos 15 membros da Corte. A discussão sobre o afastamento foi o ponto alto da sessão. Quando já havia oito votos favoráveis à permanência dele no cargo, o desembargador Virgilio Macedo abriu voto divergente, afirmando que se sentiria constrangido em relatar um procedimento administrativo, caso fosse o sorteado, com o investigado circulando pelos corredores do Tribunal. Depois,outrosquatromagistrados reformularam o voto e acompanharam Macedo. Também pesou na reformulação de voto o fato deMotajáterrespondidoaumoutro PAD, tendo os autos sido arquivados por decisão monocrática do desembargadoraposentadoRafael Godeiro, na época que presidia a Corte, “sem a oitiva do plenário’.

A investigação preliminar começou em 7 de janeiro deste ano,nove dias depois da confusão envolvendo o desembargador Dilermando Mota, um garçom e um cliente da padaria Mercatto.Apuração preliminar dos fatos terminou em 60 dias,no dia 7 de março,depois de provocada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por intermédio do conselheiro Gabriel Siqueira. O início da investigação preliminar ocorreu com a publicação da Portaria nº 003/2014,assinada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Vivaldo Pinheiro, que determinou a realização de seção de correição,fiscalização e apuração disciplinar,o corregedor havia determinado“a ampla divulgação da revisão da correição, observados os costumes locais”.Com isso,o presidente do TJRN decidiu convocar o Pleno para análise do relatório. Já o episódio ocorrido na padaria Mercatto ganhou sites da internet, com a divulgação de vídeo no Youtube,onde aparece outros clientes vendo a cena ocorrida por volta das 10 horas do dia 29 de dezembro de 2013. Na época,a TN on line dava a versão do empresário Alexandre Azevedo, 44 anos,que se envolveu na confusão,para o fato:“Não satisfeito com esse escândalo,este senhor puxou o garçom pelo ombro e exigiu que lhe olhasse nos olhos e o tratasse como ‘Excelência’, e disse que deveria ‘quebrar o copo em sua cara’” Ai,foi que Azevedo teria entrado em cena,momento este filmado e disseminado por todo o país,através das redes sociais,que chegou a ter 60.500 acessos de um dia para ou outro. No vídeo aparece o desembargador Dilermando chamando Alexandre de“safado”e este retruca e acusa o magistrado de humilhar o garçom. “Você é um endiabrado,você tem pacto com o ‘demo’.Você vai preso agora,canalha,‘cabra’safado!”,gritava Mota,visivelmente descontrolado e amparado por familiares.“Não venha humilhar o rapaz não,você acha que é quem,para humilhar o rapaz? Sem vergonha!”,respondia o empresário, também aos gritos.Na ocasião, quatro viaturas da Polícia Militar responderam a um chamado do desembargador,mas ninguém foi preso diante da reação de testemunhas.


14

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

natal “O atraso da obra não pode ser justificativa para atropelar a segurança, nem para deixar de promover condições dignas de trabalho”

« ELIANA LIMA »

Da procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, sobre ação que moveu para garantir segurança e saúde aos trabalhadores das obras do Aeroporto de São Gonçalo

elianalima@tribunadonorte.com.br

JOAONETOFOTOS.COM

CELSO LUIZ

JOAONETOFOTOS.COM

Independência

1 - SININHOS

Na sessão do Pleno, ontem, no TJ, em torno do destino do desembargador Dilermando Mota, sobre o caso da padaria Mercatto, o desembargador Virgílio Macedo foi incisivo em seu voto. Trouxe à lembrança coletiva sobre dois outros processos administrativos que o magistrado respondeu.

Em noite Bobstore, Bia Santa Rosa Barbalho, toda linda, recebe mimos do namoradón Renato Gadelha pelo sucesso da ocasião

2 - LUXO

Nos brindes de apresentação da nova coleção, Michelle Jerônimo confere as belezas Drusa

Jurídica

Em um dos processos, à época juiz, Dilermando foi punido com advertência. No outro, acusado de agredir a mulher, foi arquivado pelo então desembargador em atividade Rafael Godeiro. O voto argumentado de Virgílio Macedo, diga-se, foi público.

3 - PROVENÇAL

Toda diretora Toli, Michelle Geppert usa floral, inspirando em Paris, na noite de lançamento da coleção inverno da grife

Prejuízo...

Cerca de 20 mil pneus estão acumulados na estação de transbordo de Cidade Nova. O material é recolhido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Natal e a Associação das Insdústiras de Pneus e enviado a João Pessoa, mas, comoafábricadereciclagemnacapital paraibana está lotada, há semanas não recebe pneus dos solos de potis-subdesenvolvidos.

...Ambiental

Pois bem, a capital dos magosatrasados não conta com um lugar específico para reciclar o material. Contando que diariamente são recolhidos cerca de 4.500 pneus em Natal...

4 - HOLOFOTES

nando Mineiro (PT) de que o governo não aplica 25% na Educação emoveuaçãodeimprobidadecontra a governadora Rosalba e o secretário Obery Rodrigues (Planejamento).

...Calculado

Minha casa, minha vida

Caldeirão

O Ministério Públicou acatou denuncia feita pelo deputado Fer-

prêmios da TransportAr deste ano, instituído pelo Programa Despoluir, da Fetronor, na categoria Urbano/Metropolitano. O prêmio, que avalia as empresas de ônibus que menos poluem o meio ambiente no RN, PE e AL, foi entregue, no Recife, pelo presidente Eudo Laranjeiras.

A coluna antecipou

Provocada pelo jornalista Ciro Pedroza, em seu Café da Manhã, na FM de Ceará Mirim, sobre os rumos de sua candidatura ao Senado, a deputada Fátima Bezerra (PT) atribuiu pontuação “perto de zero”, numa escala de zero a cinco, para chances de desistir da corrida ao Senado. Quando perguntada se em caso de uma decisão superior do partido ela desistiria, a petista sorriu e deixou escapar que esteve “com a cúpula do partido nesta semana e a aposta é meu nome. Dessa vez, o centralismo democrático está ao meu favor”.

3 JOAONETOFOTOS.COM

Poisbem,eisanota,deumasequência explicativa, na coluna do dia12dedezembro:Opetistarevelou que já juntou uma série de argumentos, inclusive o fato de o governonãoterusadoos25%obrigatórios com a Educação. PresidentedoSolidariedadequetentamdefestrestrá-lo do posto, Kelps Lima, sempremuitoarticuladoecheiode entendimentos jurídicos, fez uma lista de motivos para a AL interferir e não deixar Rosalba continuar governando.

Risco...

2

1

O elefante branco construído na esquina das avenidas Jaguarari e Capitão-mor Gouveia, em Lagoa Nova, que consumiu uma fábuladagranapúblicaedeveriaabrigaraproduçãoagrícolafamiliardo estado,continuafechado.Masnão sepodedizerqueestádetodoabandonado. Grupos que vendem frutas no sinal do cruzamento e “pastoram” carros na região ocuparam a área e fizeram da calçada e do es-

Fama potiguar...

4 tacionamento do prédio casa, bar, restaurante e motel.

Devo, não nego e pago

Ultrapassou a marca dos R$ 8 milhões o valor total dos precatórios negociados pelo TRT-RN com prefeitos de vários municípios do Estado. Só neste ano. Amanhã, o tribunal promove mais uma rodada.ComprefeitosdeBaraúnas,São Paulo do Potengi, Alto do Rodrigues, Governador Dix-Sept Rosado, Boa Saúde, Messias Targino, Ipanguaçu e Portalegre.

Pois bem

Enquanto isso, a capital dos magos-devedores continua correndo o risco de perder a bolada do governo federal para obras de

mobilidade urbana. Por ser o único município que continua fichado no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, por dívida com precatórios.

Sem dinheiro e sem mulher

Paraosqueacreditamquemulher gosta de dinheiro e de poder, não de homens, mais um exemplo para colecionar. O membro do MP que levava vida de rei até ser flagrado recebendo propina, não circula mais com sua bela rainha.

Meninas superpoderosas

Diretoras de manutenção das empresas Cidade das Dunas e Cidade do Natal, as gêmeas Catarina e Juliana Vale receberam dois

Saúde começa greve hoje « REDE ESTADUAL » Sindsaúde anunciou que serão mantidos apenas

percentuais mínimos dos serviços. Servidores se reúnem em ato no HWG

U

m ato público na manhã desta quarta-feira (19) vai marcar o início da greve dos servidores estaduais da saúde. A passeata vai se concentrar no Hospital Walfredo Gurgel e segue para a sede da Governadoria. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde, a paralisação nas atividades é uma resposta dos

Em dia de beleza, Mai Bavoso, Roberta Pimenta, Marta Araújo, Bárbara

servidores diante da quebra do acordo da greve de 2013 e da piora das condições de trabalho e aumento da sobrecarga nos hospitais, segundo Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN. Apartirdestaquarta,serãomantidos apenas o percentual mínimo nos serviços, respeitando a legislação de greve. Na quinta-feira (20),

os servidores irão até a Assembleia Legislativa para cobrar o envio e a aprovaçãourgentedoProjetodeLei. Nomesmodia,às15h30,haveráaudiência com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, para discutir os pontos de pauta. Além da aprovação do projeto e de sua implantação nos prazos acordados, categoria exige redu-

ção da sobrecarga de trabalho e do déficit de profissionais. Segundo o sindicato, o HWG necessita de 256 técnicos de enfermagem para fechar o quadro. A pauta exige ainda o não fechamento dos hospitais do interior, reajuste salarial de 12%, implantação da tabela de qualificação e a garantia dos direitos dos municipalizados.

Maior site de viagens do mundo, a TripAdvisor anunciou ontem os vencedores do Travellers’ Choice2014Praias,quereconheceu322 paraísos em todo o planeta. O Brasil foi considerado o melhor destino do mundo para os que querem curtir uma viagem à beira-mar. A belíssima Baía do Sancho, em Noronha,foieleitaamelhorentremais de 300 praias em 42 países.

...Mundial

E o RN aparece com praias dos litoraisnorteesul.Noitem“Melhores Praias Brasileiras na América do Sul”, a Baía dos Golfinhos, em Pipa, é a 6ª. Das “Melhores Praias noBrasil”,aBaíadosGolfinhoscontinua na sexta posição, e a praia do Madeiro (Tibau doo Sul) é a 13ª, à frente da badalada Praia do Espelho, em Trancoso (BA), que ficou em 17º. Genipabu aparece em 21º lugar e a praia da Pipa é a 22ª.

Merece mais

A moda é o OldFive, charmoso bar ao pé do Morro do Careca, em PontaNegra,frequentadopelospraticantes de Stand Up Paddle. Já a prefeitura ainda não enxergou esse ponto de atração. Os acessos estão péssimos, e quem vai à noite só tem duas infelizes opções para descer: ou por uma escada perigosa e suja ou pelo lado que não tem estacionamento, altamente inseguro.

Mundial

Prêmio Nobel de Física, Gerard ‘t Hooft ministra hoje a aula magna de abertura do ano letivo na UFRN, sob o tema “The Newly Discovered HiggsParticle”(ARecémDescoberta Partícula de Higgs), no auditório Otto Brito Guerra (Reitoria), 9h.

« COLMEIA » à Hoje é o Dia de São José. Dia de cantar parabéns para os aniversariantes Hebene Pessoa, Gizélia Queiróz, Alexandre Mulatinho, Helinho Segundo, Akira Yano, Abdo Farret, Leandro Mendes, Bob Bezerra, fotógrafo Emerson Amaral. à É hoje, às 19h, comerça a Exposição de Mesas Decoradas, na artefacto/home.D.

« PALESTRA » Debate aborda doenças autoimunes e Vitamina D A deficiência de vitamina D está relacionada a centenas de doenças, inclusive, a Esclerose Múltipla tão pouco esclarecida aos pacientes e população. Para mostrar como esse pró-hormônio pode beneficiar os pacientes, a Associação Norte Riograndense de Esclerose Múltipla, a Anorem está organizando a I Palestra Vitamina D no RN. O evento acontece no próximo dia 22, a partir das 8 horas, no Hotel Monza e contará com os especialistas Dr. Carlos Bayma (PE), que falará sobre o “Tratamento de Doenças Autoimunes com Vitamina D”, e Dr. Carlos Marx (RN), que focará a “Consciência de Autocura Resgatando poderes a si mesmo”. Dados da Anorem apontam que 78% das pessoas apresentam deficiência desse hormônio. A vitamina D, segundo especialistas, ajuda a combater a pressão alta, controlar o peso e afastar o risco de tumores, além de ser essencial para prevenir a osteoporose. Ela também vem sendo usada para tratar pacientes diagnosticados com esclerose múltipla.


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

HOJE NA TV

12h e 17h - Globo Esportivo 22h - Copa Nordeste: América x Ceará

Confira a charge que Brum fez relativa ao esporte na edição de hoje da TRIBUNA.

22 horas -Bolívar x Flamengo; Globo, SporTV e FOX Sports 22 horas - Libertadores: N O Boys x Grêmio; FOX Sports

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

COM MUITAS BAIXAS, AMÉRICA TEM UMA MISSÃO DIFÍCIL CONTRA O CEARÁ NA ARENA DAS DUNAS. PÁGINA 16

TNONLINE

Acompanhe como foi o desempenho dos times potiguares nesta quarta-feira. www.tribunadonorte.com.br

esportes

15

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 19 de março de 2014

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Missão (quase) impossível Tentar furar as redes do Ceará SC quatro vezes em 90 minutos é uma missão muito difícil, tão difícil que, nos 46 anos de confrontos entre os dois clubes inicialmente pela antiga Taça Brasil, jamais aconteceu placar tão dilatado, nem mesmo jogo amistoso sem valer ponto. A primeira vez que esses dois rivais se cruzaram valendo pontos foi em 1968, placar de 2x0 para os cearenses. Os confrontos se tornaram mais comuns valendo o Campeonato Brasileiro. E se acontecer o Ceará assinalar o 1º gol, aí as esperanças vão por água abaixo, já que é quase impossível uma goleada de 6x1 diante de um rival bem preparado sem jamais ter sido derrotado por placar tão indigesto. Se o América não soube evitar a goleada no jogo de ida, reagir agora é muito tarde.

Opinião

684 times em ação

A opinião é de Pelé, lenda do futebol mundial. Durante a presença exibindo o troféu da Copa 2014 no Hotel de Ville, em Paris, Pelé disse que, pela primeira vez num Mundial o Brasil tem uma defesa melhor do que o ataque. Para o “Rei”, o Brasil é um dos grandes favoritos, ao lado da Espanha e Alemanha. “Sempre íamos aos Mundiais com bons e uma defesa mais fraca, porém agora temos o inverso. Para Pelé, está havendo uma pressão muito grande sobre Neymar, entre os adeptos do Barcelona. Pelé admite que França, Inglaterra e Argentina permanecem como equipes que merecem o maior respeito, pelo número de craques que integram, embora não devam ser descartadas seleções como as da Holanda, México e Portugal.

Levantamento recentíssimo comprova que existem em atividade no futebol brasileiro 684 clubes, numa tremenda “colcha de retalhos”, isto é, existem clubes tradicionalíssimos, como a dupla Inter e Grêmio, os paulistas Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, a dupla Fla/Flu, Vasco e Botafogo, Cruzeiro e Atlético, Bahia e Vitória, alguns já ultrapassando os 100 anos. Mas, em compensação a CBF abriga raridades do tipo Gurupi, Intercap e Caburê de Tocantins, Lagartense, Amadense e Dorense de Sergipe, Tubarão e Atlético Alchinger, de Santa Catarina, Baré de Roraima, União Cacoalense de Rondônia, Picos, Oeiras e Caiçaras/Pi Pedreiras e Ananideua/Pará.

GOZAÇÃO OS OUTROS Para os clubes potiguares que vão mal

no Campeonato Estadual, taí um consolo: o todo poderoso Corinthians Paulista está eliminado do Paulistão, vai ter de aguardar outras competições até chegar a Copa e, depois, a série “A”. Torcedores dos maiores rivais – principalmente o São Paulo, têm tirado o maior sarro.

ARENA TEM GOLEADOR Pois é, inaugurada há um pouco mais

de um mês, a Arena das Dunas já tem seu goleador maior. Tratase do americano Pardal, que está lá no alto com oito gols assinalados. Pra quem é chegado a uma estatística, não deixa de ser um feito do atacante americano.

Lá vem bomba O movimento denominado Bom senso FC es-

tá lançando uma verdadeira bomba: é um Campeonato Estadual com duração de um mês, em seguida um Campeonato Brasileiro, de fevereiro a novembro e uma Série “E” com 583 clubes!!! Vão congestionar o firmamento, com tanto avião nos ares. E um detalhe: estão inscritos na CBF 684 clubes de futebol.

Recordes Tem o outro lado das reclamações. Reclamam do excesso de jogos, sendo uma das bandeiras do movimento “Bom senso FC”. Só, que, há o inverso, isto é, o número reduzido de jogos. Querem ver? ASSU/RN e Palmeira/RN jogaram recentemente apenas uma temporada de 18 dias, sendo eliminados até dezº de 2014. GLOBO NA PLACAR Pelo menos até agora, tudo está dando cer-

to para Marconi Barreto. Despontando para o noticiário há pouco tempo, já garantiu presença em várias competições para 2015, campeão do 1º turno, e agora um espaço na Placar deste mês. Para a revista, até na escolha do nome Barreto deu sorte, pois o nome Globo sai a todo momento na tevê , no rádio, na internet, nas redes sociais postada nos blogs, no instagran, etc. Na foto da Placar tem lá Barreto sendo carregado pelos jogadores.

INGRESSOS PRA COPA Tem chamado atenção da Fifa, a baixa procura de ingressos para três partidas: Grécia x Costa do Marfim, Nigéria x Bósnia Herzegovina e Rússia x Coréia do Sul. Em compensação, nada menos de 20 jogos já têm os ingressos totalmente vendidos.

« CARTÃO AMARELO »

Flamengo tem a missão de superar altitude e o Bolívar « LIBERTADORES » Depois de tropeçar no Maracanã, rubro-negro tem

a obrigação de conquistar pontos no confronto para não se complicar DIVULGAÇÃO

O

Flamengo ainda não conseguiu assimilar bem o empate por 2 a 2 com o Bolívar, em casa, na semana passada. Isso porque os dois pontos perdidos no Maracanã podem custar caro mais na frente. Uma forma de evitar isso é derrotar o próprio time boliviano hoje, às 22h, no Estádio Hernando Silles, em La Paz, capital da Bolívia, em duelo válido pela quarta rodada do Grupo 7. Com os últimos resultados, o Flamengo aparece na segunda posição da chave com os mesmos pontos do León, que nesta quarta-feira, no México, recebe o Emelec, do Equador, líder com seis pontos. O time brasileiro sequer pode pensar na possibilidade de perder, já que, neste cenário, seria ultrapassado pelo próprio Bolívar, lanterna com dois pontos. Cientes de que os dois pontos perdidos no Rio de Janeiro estão fazendo a diferença, pois o Flamengo poderia estar na liderança neste momento, os flamenguistas reconhecem a obrigação de pontuar fora de casa. “Temos que recuperar os pontos perdidos em nossa casa, no Maracanã, onde estivemos com a vitória nas mãos e acabamos permitindo que o adversário se recuperasse e pontuasse. Agora, do mesmo jeito que o Bolívar conseguiu ter sucesso em sua estratégia no Rio de Janeiro, nós temos que ter sucesso em nossa estratégia na Bolívia”, reconheceu o meia Everton.

Goleiro Felipe acredita que o Flamengo pode vencer na altitude

FICHA TÉCNICA BOLÍVAR-BOL FLAMENGO-BRA Quiñónez, Edemir, Cabrera e Gutiérrez; Gerardo , Miranda, Callejón, José Luis Capdevila, Wálter Flores e William Ferreira; Carlos Arce. Técnico: Xabier Azkargorta

Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Carlos Eduardo, Gabriel e Everton; Hernane Técnico: Jayme de Almeida

Estádio: Hernando Silles, (Bolívia) Horário: 22h Árbitro: Mário Díaz de Vivar (Paraguai) Assistentes: Carlos Cáceres (Paraguai) e Eduardo Cardozo (Paraguai)

Apesar da necessidade de recuperar como visitante os pontos perdidos no Rio de Janeiro, os jogadores do Flamengo evi-

tam entrar em qualquer tipo de desespero. Inclusive, fogem quando o assunto envolve a Matemática da classificação. “Não devemos ficar fazendo contas em relação ao que precisamos para nos classificarmos. Temos que ir a campo diante do Bolívar e nos dois jogos restantes e buscarmos o resultado que nos interessa. Se ganharmos os jogos que faltam vamos conseguir nos classificar”, disse o goleiro Felipe. Pelo lado do Bolívar, o técnico Xabier Azkargorta alertou seus comandados sobre os perigos de enfrentar um Flamengo que precisa do resultado para conseguir a classificação. “O Flamengo vem mordido pelo fato de precisar dar o troco após termos roubado pontos deles no Rio de Janeiro”, afirmou.

Classificação antecipada é a meta Depois de um jogo muito disputado na última quinta-feira na Arena, Newell’s Old Boys e Grêmio voltam a se enfrentar pelo “grupo da morte”. A partida de hoje, às 22h, no Coloso del Parque, poderá encaminhar a classificação gremista às oitavas de final da Libertadores, caso o time de Enderson Moreira vença. Uma derrota, porém, pode em-

bolar novamente o Grupo 6 da competição continental, pois empataria Grêmio e Newell’s com 7 pontos. Em Porto Alegre, brasileiros e argentinos fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas o Tricolor se impôs no segundo e por pouco não chegou a uma vitória que praticamente lhe daria a vaga às oitavas: “às vezes a gente

« COPA DO BRASIL »

Corinthians estreia para esquecer o Paulistão Caso elimine o jogo da volta, clube paulista ficará com folga de 30 dias no calendário

O

jogo contra o modesto Bahia de Feira ganhou uma importância ainda maior para o Corinthians após o empate sem gols com o Penapolense. Às 22h de hoje, três dias depois de ser eliminado do Campeonato Paulista de forma precoce, o time de Mano Menezes tentará abafar o fracasso com uma boa estreia na Copa do Brasil, no Estádio Joia da Princesa. “Temos que vencer. É assim que você mostra que está no caminho certo, mesmo não se classificando no Campeonato Paulista”, disse o técnico Mano Menezes, que terá bastante tempo para ajustar o Corinthians sem a fase de mata-mata do Campeonato Paulista. “Não avançamos e teremos prejuízos por causa

disso, mas queremos pegar o outro lado da moeda para tornar a situação positiva”, afirmou. “O outro lado da moeda” é justamente o maior período para preparar o Corinthians para as competições nacionais. Durante a pífia campanha no Estadual, Mano se queixou exaustivas vezes de ser obrigado a reformular o time campeão mundial de Tite. Lembrou ainda que os jogadores já não rendiam o mesmo no final da passagem de seu antecessor, chiou de erros de arbitragem e até insinuou que o São Paulo colaborou de maneira proposital com a eliminação de sua equipe, perdendo para o Ituano. Um dos remanescentes, o lateral esquerdo Fábio Santos concorda que Mano só poderá deixar as desculpas de lado quando voltar a vencer. “A cobrança será grande. Cabe a nós ficar focados na Copa do Brasil para superar as críticas. Está sendo complicado”, afirmou.

cria e não faz, às vezes não cria tanto e faz o gol. São detalhes. O importante é que controlamos o adversário”, disse Enderson Moreira. “Não era o resultado que a gente queria, mas um ponto também acabou sendo bom, é importante não perder nesse grupo. Agora é buscar pontos fora de casa”, completou o zagueiro Werley.

Vitória basta para Atlético/MG garantir a vaga Líder do Grupo 4 da Libertadores, o Atlético-MG pode dar um importante passo para carimbar o passaporte para as oitavas de final hoje. O Galo vai receber os paraguaios do Nacional, às 19h45, no Independência, e um triunfo deixa os atleticanos em condição de manter o sonho do bicampeonato da América. Se vencer, o Galo vai aos dez pontos, e poderá, inclusive, brigar para ser a melhor equipe da primeira fase da Libertadores. O técnico Paulo Autuori trabalha com esta possibilidade, e acredita que se o Atlético-MG repetir o desempenho do primeiro turno, quando somou sete pontos, terá condições de repetir o feito do ano passado. Em 2013, o Atlético-MG foi o primeiro colocado geral da Libertadores, o que possibilitou ao Galo decidir a vaga sempre no Horto, fato que fez diferença na campanha do título. Nesta temporada, Grêmio e Santos Laguna, também com sete pontos brigam com os atleticanos para serem o melhor da competição continental. “Da maneira como as coisas caminharam nos outros grupos, dificilmente vai ser diferente do que aconteceu no primeiro turno. Se repetirmos a pontuação do primeiro turno, temos grande chance de terminar entre os de melhor campanha”, disse Autuori. O desejo de ser primeiro colocado geral da fase de grupos da Libertadores é tão grande que o presidente Alexandre Kalil anunciou que a premiação será maior se o clube cumprir o objetivo. “A premiação para ser o primeiro do grupo é uma e para o primeiro geral é outra. É uma coisa completamente diferente”, revelou Kalil, em entrevista à Rádio Itatiaia.


16

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

esportes

Apenas goleada salva o América « COPA DO NORDESTE » Tendo que vencer o Ceará por cinco gols de diferença para avançar na competição, técnico Oliveira Canindé confia na qualidade do elenco Alvirrubro para conseguir o resultado esperado

O

América tem uma missão bastante difícil, hoje, contra o Ceará, às 22h, na Arena das Dunas, pelo segundo jogo das semifinais da Copa do Nordeste. Como perdeu a primeira partida por 4x0 para os cearenses, o time potiguar precisa vencer por cinco ou mais gols de diferença para avançar a final da competição. Se o placar se repetir a favor da equipe americana, a decisão vai para os pênaltis. Qualquer outro resultado, o time cearense deixa o campo com o lugar garantido na final. Esse vai ser o primeiro grande desafio para o técnico alvirrubro Oliveira Canindé, que chegou ao clube no último final de semana e teve pouco tempo para treinar a equipe. E, não bastasse a desvantagem no placar, o comandante alvirrubro tem inúmeros problemas para escalar o time titular. Além de Max, Isac e Andrey, fora de combate há algum tempo, Oliveira não vai poder contar com o meia Rubinho e os atacantes Rafinha e Alfredo. O primeiro suspenso e os dois últimos vetados pelo departamento médico americano. Mesmo assim, o treinador rubro confia na força do elenco para reverter o placar. “Acredito que com um pouco mais de ousadia e a ajuda do pessoal que joga atrás, facilitaria nosso trabalho. Não podemos depender apenas dos atacantes e sim de toda a equipe. Temos que forçar em todas as ocasiões e precisamos aproveitar todas as oportunidades que surgirem”, disse Canindé, que já confirmou Gláucio e Adriano Pardal no ataque. Este último, por sinal, é o artilheiro do time na temporada, com oito gols, sendo sete deles, marcados na Arena das Dunas. E é nesse retrospecto positivo que Pardal está confiando pa-

ra conseguir fazer os gols que o América precisa diante do Ceará. “Deus queira que eu consiga fazer esses gols. Precisamos de cinco e a equipe do Ceará é muito qualificada. A responsabilidade é de todos que estão em campo e espero conseguir ajudar o América a alcançar esse placar que vai fazer nosso time avançar até a final da competição”, afirmou o atacante, que não pensou duas vezes para afirmar que trocaria seus gols nesse ano, pela classificação do time para a final da Copa do Nordeste. “Com certeza trocaria todos os meus gols que fiz na temporada, por esses gols que o América precisa contra o Ceará”, disse. O técnico Sérgio Soares terá dois desfalques para a partida, mas pode ter os retornos do goleiro Luís Carlos, do meia Rogerinho e estreia do recém-contratado Alex Lima. O lateral direito Samuel Xavier e o lateral esquerdo Hélder Santos receberam o terceiro cartão amarelo no primeiro jogo da semifinal e estão suspensos. Marcos e Vicente, respectivamente, são os prováveis substitutos. Luís Carlos e Rogerinho, recuperados de lesões, estão prontos para jogar. Como venceu o América-RN por 4 a 0 no jogo de ida, o Ceará pode perder por até 3 a 0 que garante vaga na final da Copa do Nordeste, onde vai enfrentar Santa Cruz ou Sport.

Não podemos depender apenas dos atacantes, e sim de toda a equipe.” OLIVEIRA CANINDÉ técnico do América

FOTOS: JÚNIOR SANTOS

« SELEÇÃO BRASILEIRA »

« CBF »

Felipão nega já ter definido o grupo que vai para o Mundial

Confederação divulga tabela da Série A

FICHA TÉCNICA AMÉRICA CEARÁ Jailson; Marcos, Sandro, Anderson e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Rogerinho e Souza; Bill e Magno Alves. Técnico: Sérgio Soares.

Estádio: Arena das Dunas Horário: 22h. Árbitro: Jaílson Macêdo Freitas (BA). Assistentes: Oberto da S. Santos e Luis Felipe G. Corrêa (ambos de PB).

Zé do Carmo tem muitos problemas para administrar « CAMPEONATO ESTADUAL » Com cinco desfalques e duas dúvidas,

técnico interino ainda não sabe com quem vai poder contar para o jogo

D

isposto a honrar o contrato que possui com o ABC, Zé do Carmo que era auxiliar técnico de Roberto Fernandes, assumiu a responsabilidade de colocar o time em campo na partida de amanhã, contra o Baraúnas, pela segunda rodada da Taça Cidade do Natal (segundo turno do octogonal final). Mas a tarefa não promete ser das mais simples, pelo fato do elenco alvinegro estar com muitas baixas e também da necessidade de vitória do clube que, em caso de outro resultado negativo, ficará numa situação bem delicada dentro da competição, correndo o sério risco de ter o calendário de 2015, ano do seu centenário, esvaziado em termos de campeonatos importantes. Com tantas baixas, Zé do Carmo preferiu não forçar o ritmo com os jogadores considerados titulares, eles ficaram apenas realizando trabalho de fortalecimento da musculatura na academia do clube. O médico Roberto Vital disse que Marlon, Patrick, Somália, Gilmar e Lúcio Flávio estão fora do confronto frente ao tricolor mossoroense e, dos que estão em tratamento, apenas Samuel e Beto possuem chances de atuar amanhã. “Gilmar já começou a realizar alguma atividade e assim como Somália e Patrick vêm respondendo bem aos tratamen-

Oliveira Canindé tem a primeira decisão no comando americano

No clássico pernambucano, o Santa Cruz tentará reverter um placar de 2 a 0 no Arruda, às 22h, usando a torcida como sua principal arma. “Iremos procurar o gol logo no início para incendiar o jogo. A força da nossa torcida é muito grande e, com a ajuda deles, podemos sonhar com a classificação para a final do Nordestão”, disse o atacante Léo Gamalho. Para segurar o resultado, o Sport possui três vagas restantes no time titular. O volante Ewerton Páscoa, suspenso, e o atacante Ananias, lesionado, estão fora. A outra dúvida de Eduardo Batista é a lateral-esquerda, que conta com duas boas opções. Renê e Danilo disputam uma vaga no time titular. Entre os três jogadores que mais correm nos jogos do Sport, de acordo com um dos fisiologistas do clube, o lateral-direito Patric admitiu a boa fase no time. Crescendo de produção desde o final do ano passado, o atleta confirmou o segredo: a preparação física. “Realmente venho crescendo no meu futebol a cada partida. Sempre me destaquei na parte física, mas tenho encaixado algumas coisas que têm me deixado muito feliz. Estou conseguindo dar um respaldo maior no ataque, com consistência na defesa”, comemorou. O crescimento de Patric, inclusive, coincide com o momento rubro-negro – a equipe tem grandes chances de títulos tanto no Campeonato Pernambucano quanto na Copa do Nordeste. “A gente sofre poucos gols, e nosso ataque está muito confiante”.

Artilheiro do América na temporada, Adriano Pardal é a grande esperança de gols para a decisão

Dida; Wálber, Cléber, Edson Rocha e Raí; Márcio Passos, Tiago Dutra, Denner e Fabinho; Adriano Pardal e Gláucio. Técnico: Oliveira Canindé.

Treinador revela que vem observando 50 jogadores para convocação final

R

O volante Somália segue vetado pelo departamento médico

tos. Eles serão avaliados na sexta-feira para ver se já podem ser liberados para retomar os trabalhos normais. Para amanhã, apenas Samuel e Beto, que apresentam contusões mais simples têm chance de atuar. Os demais terão de esperar um pouco ainda”, informou Roberto Vital.

Rodada

Campeão de tudo que disputou desde a data de sua fundação, há dois anos, o Globo volta a campo hoje para enfrentar o Coríntians de Caicó, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, precisando somar mais três pontos para continuar isolado na liderança do se-

gundo turno do octogonal final (Taça Cidade do Natal) e jogar mais pressão para cima dos seus adversários. Na outra partida da noite válida pela competição potiguar, o Alecrim vai até a cidade de Santa Cruz para enfrentar a equipa da casa no estádio Iberezão. Os confrontos estão programados para iniciar às 20h30. Caso conquiste os três pontos, o Globo vai enfrentar o América no próximo domingo, na Arena das Dunas, numa condição bem confortável, uma vez que vai obrigar o time alvirrubro vencer de qualquer jeito o confronto para não se complicar dentro da Taça Cidade do Natal.

Santa Cruz tenta reverter o placar e chegar à final

io (AE) - Embora esteja cada vez mais claro que já definiu a enorme maioria dos 23 jogadores que levará para a Copa do Mundo, Luiz Felipe Scolari segue fazendo questão de promover a disputa por vagas na seleção brasileira. O técnico, que fez nova reunião de planejamento visando o Mundial na última segunda-feira, na sede da CBF, assegurou que ainda não definiu todo o seu grupo e enfatizou que até 7 de maio, data da convocação para a competição, a briga por lugares na lista seguirá em aberto. “Os nossos torcedores devem ficar sabendo, e sabem perfeitamente, que vou divulgar os nomes em 7 de maio. Todos os jogadores, principalmente, continuem se dedicando, continuem trabalhando, nossas observações estão sendo feitas e no dia 7 nós vamos definir. Não adianta alguém especular nome de A e de B, que alguém está fora ou está dentro, que não é correto. Estamos trabalhando com aqueles nomes e vamos esperar até o dia 7, que podem acontecer mudanças”, afirmou o treinador, em entrevista concedida ao canal de TV da CBF.

Felipão também garantiu que ainda observa um total de 50 nomes como opções para a Copa, depois de anteriormente ter dito que estava trabalhando com um grupo de 45 jogadores listados como favoritos na luta pelas 23 vagas da convocação da seleção. “Todos vocês sabem que há muito tempo temos acrescentado cinco nomes além dos 45 que já tínhamos. Então, temos 50 nomes. Estamos seguindo estes nomes, e é normal que a especulação em torno de nomes surja. De um Estado, um cronista sempre vai dizer que este está cotado ou não está, cada um tem a sua predileção”, ressaltou. Na entrevista ao canal de TV da CBF, Felipão também avisou que está esperando pela definição dos confrontos da próxima fase da Liga dos Campeões, cuja as oitavas de final serão encerradas nesta quarta-feira, para depois seguir rumo à Europa para acompanhar confrontos do torneio que envolvam jogadores brasileiros. “Estamos esperando a definição de alguns jogos da Liga dos Campeões, e a gente (membros da comissão técnica e observadores) vai à Europa para observar alguns jogos deste campeonato. Estamos trabalhando com a parte final de preparação do Mundial”, disse o treinador, que no dia 5 de março comandou o Brasil na goleada por 5 a 0 sobre a África do Sul.

A CBF divulgou nesta terçafeira a tabela detalhada do Brasileirão até a nona rodada, no dia 1º de junho, quando acontece a paralisação do campeonato por causa da disputa da Copa do Mundo. Curiosamente, o Fluminense, que só permaneceu na divisão de elite depois da polêmica punição recebida pela Portuguesa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), será o responsável pela abertura da Série A, com jogo contra o Figueirense no dia 19 de abril, às 18h30, no Maracanã. A primeira rodada do Brasileirão começará no dia 19 de abril, com três jogos.

hoje na tv 12h - Tênis: Masters de Miami; SporTV 2 16h45 - Liga dos Campeões: Manchester United x Olympiacos; Bandeirantes e ESPN Brasil 18h - Tênis: Masters de Miami; SporTV 2 19h30 - Basquete Universitário dos EUA: Texas Southern x Cal Poly; ESPN+ 19h45 - Libertadores: Peñarol x Arsenal; FOX Sports 2 19h45 - Libertadores: Atlético-MG x Nacional; SporTV 20h - Tênis: Masters de Miami; SporTV 2 21h - NBA: New York Knicks x Indiana Pacers; ESPN Internacional 22h - Copa do Brasil: Bahia de Feira x Corinthians; Globo e ESPN Brasil 22h - Copa do Brasil: Villa Nova x Bahia; SporTV 3 22h - Libertadores: Newell’s Old Boys x Grêmio; FOX Sports 22h - Libertadores: Bolívar x Flamengo; SporTV e FOX Sports 2 22h - Copa do Nordeste: Santa Cruz x Sport; Esporte Interativo


CANAL ZAP

Luiz Fernando Carvalho pretende imprimir sua estética em ''Meu Pedacinho de Chão". PÁGINA 2

+LITERATURA

O Golpe de 64 e Kurt Cobain: Duas formas originais de contar a história. PÁGINA 4

NOVIDADES NA TELINHA

Tv Brasil apresenta Especial 50 anos do Golpe; e Warne estreia serie “Believe”, assinada por Alfonso Cuarón. PÁGINA 2

JÚLIO RAMEZONI LANÇA HOJE NOVO LIVRO INFANTIL• PÁGINA 3

BLOG DO VIVER

Projeto das restaurações do TAM e da escola ESTAM serão apresentados hoje

tribunadonorte.com.br/blogdoviver

viver

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 19 de março de 2014

TILIE ÁVLIS

Editora: Cinthia Lopes [cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Ì DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO Quarta, dia 19, 8h Abertura do evento com a banda da Polícia Militar; Coral Infanto-juvenil da LBV; e grupo de flauta doce Esperança Viva da UFRN, formado por cegos

A dona da história

9h20 Início simultâneos das Contações de Histórias: auditório, brinquedoteca, sala de autores potiguares, Museu do Brinquedo e tendas culturais no pátio

Varar a madrugada contando histórias. O sonho da odontóloga Dalva Lúcia Avlis virou realidade e, na pele de dona “Daluzinha”, ela e mais um batalhão de narradores vão celebrar o Dia do Contador de Histórias com uma ‘overdose’ de “Era uma vez...”, de hoje até sexta-feira, no IFRN da Cidade Alta

16h às 18h Batizado Ludopoético, Literário e Cultural

DIVULGAÇÃO

YUNO SILVA Repórter

E

ra uma vez... uma mulher que adora sonhar. Ela vivia se perguntando o que fazer para aliar trabalho com o prazer de ser feliz e levar felicidade a outras pessoas. Não que fosse triste, pelo contrário, o bom humor sempre fez parte de seu cotidiano e estava decidida a compartilhar isso com o mundo que a rodeava.Oseuquerereratantoque, uma noite,sonhou como nunca havia sonhado: cercada por crianças de todas as idades, ela se viu brincando e correndo. Contando histórias e se divertindo muito. A experiência foi tão real, mas tão real, que acordou no meio da madrugada na dúvida se estava mesmo dormindo! Quando o dia amanheceu, Dalva Lúcia Avlis nunca mais foi a mesma. Assumiu a identidade nada secreta de Daluzinha e começou a contar histórias por todo lugar, aos quatros ventos, onde quer que chegasse. Assim, a odontóloga por formação se transformou em uma grande contadora de história. Isso aconteceu há quase seis anos; hoje sonha acordada.

Leituras sem parar

À frente da Maratona Potiguar de Contação de Histórias, evento que chega a sua segunda ediçãocomumaprogramaçãode 50 horas ininterruptas, Daluzinha Avlis recebe outros contadorese,claro,opúblico,parauma ‘overdose’ de “Era uma vez...” no IFRN-Cidade Alta. A Maratona começa nesta quarta, às 8h, e só terminaàs10hdesexta-feira(21). O acesso é gratuito, a censura é livre, e a garantia é de varar dias, noites e madrugadas com históriasdetodosostipos–paracrianças, jovens e adultos. A única exigênciaésedeixarlevar,embarcar junto nessa viagem onírica que celebraoDiaInternacionaldaFelicidade (ONU) e o Dia do Contador de Histórias – 20 de março,

Maratona de histórias terá mais de 200 voluntários

Dalva Lúcia: “Viramos as noites sempre com público”, conta

data criada em 1991 na Suécia. Nesta segunda Maratona, a grande novidade da programação será o batizado lúdicoliterário, que acontece hoje às 16h, abençoado por artistas de vários segmentos como o flautista Carlos Zens, que estará representando os músicos. Durante o batizado coletivo, Zens e Daluzinha estarão acompanhados por um professor, um escritor infantil, um poeta, um artista plástico (Djalma Paixão), um dançarino, representantes de etnias e da área de saúde (Ana Tânia Sampaio). Na primeira versão do evento,realizadaem2012noSolarBela Vista, a Maratona potiguar de Contação de História reuniu mais de 2 mil crianças e contou com uma equipe de 85 voluntários. “Viramos as noites sempre com público”, garantiu Daluzinha por telefone ao VIVER. Na primeiraediçãoeladormiu2h15, eagoradisseestarpreparadapara dormir “no máximo” 3h. A contadora de história adiantou que as crianças “menorzinhas” podem ficar até às 18h, mas os adolescentes podem esticar até mais tarde – ou mesmo varar a madrugada se acompanhado pelos pais ou responsáveis. O evento irá fornecer água aos participantes, mas o lanche é por conta de cada um.

Alucinação de ser feliz

Servidora pública, responsável pelo setor de educação da Vigilância Sanitária Estadual, setor que ajudou a idealizar, Dalva Lúcia, ou melhor, Daluzinha lembra que passou três anos buscando respostas para seu desejo de atrelar trabalho e prazer: “Quando tive o sonho achei que estava ficando louca, ou tendo algum tipo de alucinação”, recordou. Ela atendeu areportagem da TRIBUNA DO NORTE em um salão de beleza, cabine ‘secreta’ onde a dentista vira contadora de história. Naquela madrugada, quando tudo aconteceu, começou a escrever, colocar as ideias no papel, e bem cedo acordou a filha mais nova, Tatiê, para contar o sonho. “Ela me perguntou espantada se eu estava ficando maluca, mas logo gostou da ideia. Em seguida liguei para a mais velha, Tilie, que estava morando em Belo Horizonte: deu apoio na hora e disse que contação de história era a minha cara”, comemora. A primogênita falou para a mãe que ela gostava de contar histórias “nas festas, na hora de dormir” antes de sonhar com aquilo. “Na hora não lembrei de nada, depois é que fui percebendo que sempre tinha sido uma contadora de história”.

Natural de Areia Branca (RN), e graduada no Rio de Janeiro, cidade para onde mudou com a família ainda bebê, Daluzinha destaca que o ato de contar histórias também funciona como instrumento educacional e cultural. “Promove alegria, solidariedade, saúde e paz”, acrescentou a contadora profissional de histórias. A primeira edição da Maratona aconteceu em 2012, no Solar Bela Vista, e, segundo ela, reuniu mais de 2 mil crianças. “Para conquistar a confiança das pessoas, e das escolas que procurei para fazer o convite, disse que tinha uma super equipe de voluntários me ajudando. Na verdade ainda estava só, procurava contadores de histórias há dois anos, mas até o dia do evento consegui juntar 85 voluntários. Dessa vez seremos mais de 240 voluntários”. Ela enumerou entre voluntários contadores de histórias policiais militares, religiosos, advogados,

escoteiros, nutricionistas, artistas plásticos, músicos e professores. Contando apenas com apoio formal do IFRN, ela convida voluntários que possam filmar, fotografar e/ou tocar violão. A proposta é promover a Maratona de dois em dois anos, e nos intervalos colocar em prática o projeto “Distribuindo Baraka”, que pode ser entendido como distribuir ‘energia vital’ em grego ou ‘bençãos’ – conceito difundido entre segmentos islâmicos do continente africano. “Quero agradecer todo mundo que está envolvido, e para não esquecer ninguém cito minha voluntária número um, minha mãe, Vovó (Maria Dalva) Avlis, que faz minhas roupas, aventais e tapetes que uso nas contações”.

18h Lenda do tambor africano 19h Histórias mal assombradas 21h Apresentações folclóricas Quinta, dia 20 7h às 9h Número de palhaços 9h20 às 12h e das 14h às 16h Contações simultâneas 18h às 20h Tenda do Conto; histórias da vida real 22h Noite dos Poetas e seresta

Serviço 2ª Maratona Potiguar de Contação de Histórias. De quarta (8h) até sexta-feira (10h) no IFRN-Cidade Alta. Acesso gratuito. DIVULGAÇÃO

Quinta, dia 21 6h às 8h Falação com Tapioca: histórias da vida real 7h às 9h Contações simultâneas 9h às 10h Ciranda da Daluzinha

Ano passado a Maratona de contações atraiu crianças e pais

PÁGINA 3

Ramezoni lança “O Extraordinário Grilo Falante”


2

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

viver

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CZN

Mudança de planos

Luma Costa tinha os seus planos para 2014 bem definidos. Na lista de suas prioridades profissionais estava a terceira temporada de “Pé na Cova”. No entanto, a descoberta de uma gravidez inesperada colocou o planejamento da atriz em dúvida. “Fiquei tensa para contar para o Miguel Falabella (autor). Principalmente, porque não queria abandonar o projeto. Mas ele foi muito generoso em incluir minha gestação na história’’, comemora. Na nova temporada, a personagem de Luma, Odete Roitman, engravida após uma inseminação artificial em que Marcão, interpretado por Maurício Xavier, é o doador. “No início, a criança vai esconder o sexo durante os exames. A partir daí, só Deus, o Miguel e a equipe sabem o que vai acontecer”, despista, aos risos. Na produção desde o início, a atriz sempre acreditou que o projeto encabeçado por Falabella teria vida longa na grade da Globo. “É um

Visual exótico

Luiz Fernando Carvalho pretende imprimir sua estética arrojada e artística em ‘’Meu Pedacinho de Chão”. Por isso, a trama de Benedito Ruy Barbosa será permeada por um universo lúdico. Bruna Linzmeyer, por exemplo, irá aparecer no folhetim com os cabelos pintados de rosa. A atriz mudou o visual para interpretar a protagonista Juliana no “remake” que irá substituir “Joia Rara”. A personagem chega à fictícia Vila Santa Fé para lecionar. Dentro da trama, Juliana é o arquétipo do amor.

Lado mau

programa sensível e inteligente que retrata a realidade sofrida por um povo que dá duro. O tom de comédia vem por conta dos perfis dos personagens tão reais

e bizarros que podemos encontrar facilmente em esquinas tanto da periferia quanto em bairros nobres”, ressalta.

« NOVELAS »

Felipe não aceita falar com o grupo

Malhação Globo 17:30 João Luiz pede Raíssa em casamento, com o apoio de Guilherme. Abelardo e Bernardete se mantêm afastados em respeito à memória de Caetano. Maura lê um falso bilhete de Tita, avisando que fugiu. Palhares se apresenta como pai de Antônio.

Chiquititas SBT, 20:30 Carmen descobre que Armando vendeu sua pintura e fica inconformada. Mili vai com Duda à mansão dos Almeida Campos. Mili diz a Valentina que ela foi uma das primeiras a entrar no orfanato, porém, a única que não foi adotada. Carol diz a Chico que está se envolvendo com Fernando.

Além do Horizonte Globo 19:00 Heloísa conversa com Priscila sobre a gravidez. Nilson aceita a proposta para lançar um perfume de Selma e Rita. LC manda Assis capturar William. Fátima comenta com Vó Tita as mudanças de Kleber. Rafa decide ir embora com Marlon. Inês e Álvaro se reencontram.

Em Família Globo 21:00 Felipe não aceita falar no grupo e deixa a reunião do AA. Clara fica preocupada com Cadú. Shirley e Laerte vão à uma boate em Goiânia e um fotógrafo registra um beijo deles. Helena conversa com Neidinha sobre o passado e Alice escuta o fim do papo. Pecado Mortal Record 22:30 Patrícia diz para Dorotéia que ainda ama Carlão. Ela diz que só o expulsou de casa porque tinha medo que ele morresse arriscando-se por ela. Dorotéia se sente ameaçada com a possibilidade de que Carlão retome seu casamento. Das Dores diz para Jurandir que Anjo foi encontrado inconsciente.

REPRODUÇÃO

‘Believe’ estreia com o crivo de Alfonso Cuarón Warner, 20h Assinada pelos diretores Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança, E Sua Mãe Também) e J.J. Abrams (Fringe, Mission: Impossible), série conta a história de uma garotinha com poderes sobrenaturais que é colocada sob a proteção de um fugitivo sentenciado à morte. Ele deverá defendê-la contra as forças misteriosas que a perseguem. Bo é uma menina brilhante e expansiva, sempre vivendo com pais adotivos. Seus poderes são um mistério para todos, inclusive para ela. Por isso, é procurada também pelos que desejam explorar seus dons.

Especial 50 anos do Golpe Tv Brasil, 23h30 O terceiro episódio da série documental Os Caminhos da Democracia retoma a análise da história do país a partir da edição do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. A seguir, sob a perspectiva do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que traça o fio condutor do programa, aborda o Habeas corpus e a repressão. O documentário mostra que nesta época os sequestros de embaixadores e de outras autoridades foram utilizados como arma política para combater a ditadura.

Áries 21/03 a 20/04 Ótimo astral para acertar quem faz o que no trabalho —além de uma visão de raio x, que lhe permitirá enxergar possibilidades ocultas nas pessoas, conte com todo o seu potencial estratégico funcionando a mil! No amor, esteja próximo e atencioso e seja feliz.

Touro 21/04 a 20/05 Como você está bem sensível às pessoas, é bom escolher suas companhias! Já pensou captar o desanimo de outra pessoa? No amor, essa sensibilidade vai ajudar muito! Se for para se consultar com alguém, peça referências antes de acertar algo importante.

★ ★ ★ 300: A ASCENÇÃO DO IMPÉRIO (16 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (dub) 15h, 17h15, 19h30 e 21h45 / Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 14h e 19h10 / Cinemark 6. Sessões (3D) (leg) 14h50, 17h10, 19h30 e 21h50 / Cinemark 7. Sessões (3D) (dub) 13h10 e 17h50 / Cinemark 7. Sessões (3D) (leg) 15h30, 20h10 e 22h30 / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 14h15, 16h45, 19h15 e 22h / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 20h15 e 22h40 (exceto sáb e dom) / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 14h30, 17h e 19h30 / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessão (3D) (leg) 22h / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 17h30, 20h e 22h30 Baseado na HQ Xerxes, de Frank Miller, a épica saga leva a ação para um inédito campo de batalha – o mar – à medida que um general grego tenta unir a Grécia ao liderar o grupo que mudará o curso da guerra. Os gregos irão enfrentar forças Persas, lideradas por Xerxes (Rodrigo Santoro), um mortal que virou deus, e por Artemesia, uma vingativa comandante da marinha persa. Direção: Noam Murro

Gêmeos 21/05 a 20/06 Hoje você pode avançar bastante na solução de encrencas domésticas, resolver um monte de problemas chatos de uma vez —instinto poderoso somado à percepção de oportunidades explica! Capriche no cuidado da sua saúde e do seu pet também. Agende exames e consultas.

Câncer 21/06 a 21/07 Supercriativo, superconfiante, super na moda: você está com tudo e não está prosa! É o momento certo de se exibir, atrair a atenção de quem pode apostar em seus talentos. Sua vida íntima fica de fora, bem longe de conversas de bar. Não se lamente para o seu amor.

A estreia da nova temporada do “CQC”, da Band. O programa conseguiu se reinventar sem perder a essência e ganhou muito mais com Dani Calabresa na bancada ao lado de Marcelo Tas e Marco Luque. A humorista se mostra bastante à vontade na nova posição.

Foi mal

Hora do adeus

Para marcar o último ano de “A Grande Família”, a equipe de roteiristas encabeçada por Adriana Falcão e Mauro Wilson pretende resgatar momentos inéditos que levarão ao desfecho da trama após 13 anos. “Teremos duas épocas: 1974, quando Lineu e Nenê se conheceram; e 1994, no casamento de Bebel e Agostinho’’, adiantou o diretorgeral Luis Felipe Sá, referindose aos personagens de Marco Nanini, Marieta Severo, Guta Stresser e Pedro Cardoso.

★ ★ ★ ROBOCOP (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessão (leg) 21h35 / Moviecom 5. Sessões (dub) 16h30, 19h e 21h30 / Cinemark 4. Sessões (leg) 16h10, 18h40 (exceto ter), 21h10 (exceto ter) / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessão (leg) 21h15 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões (dub) 17h15, 19h55 e 22h25 Em 2028, a OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. Os drones estão ganhando guerras ao redor do globo e a empresa quer trazer essa tecnologia para as ruas. Alex Murphy é um marido carinhoso, pai e bom policial, dando o seu melhor para conter a onda de crimes e corrupção na cidade de Detroit. Após ser gravemente ferido, Alex tem a sua vida salva pela tecnologia. Ele então retorna às ruas com novas e incríveis habilidades, mas com desafios que um homem normal nunca teve de encarar antes. Direção: José Padilha ★ ★ ★ ★ WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS (10 anos, legendado) Moviecom 2. Sessão 19h05 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessão 14h30 Quando Walt Disney promete as filhas fazer um filme do livro favorito delas, Mary Poppins, ele não sabia que levaria 20 anos para cumpri-la. Walt enfrenta a intransigência da autora P.L. Travers que não tem a menor intenção de liberar os direitos da obra, até que as vendas do livro param e o dinheiro acaba. Relutante, a escritora passa duas semanas ouvindo os planos de Disney sobre a adaptação. Direção: John Lee Hancock ★ ★ ★ A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessão 16h20 Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma ladra de livros que enfrenta duras provas durante a 2ª Guerra Mundial. A mãe comunista é perseguida pelo nazismo e envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. Direção: Brian Percival ★ ★ ★ TINKER BELL: FADAS E PIRATAS (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h15, 16h e 17h45 / Cinemark 3. Sessões 11h05 (sáb e dom), 12h50, 14h40 e 16h30 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões 13h, 15h e 17h / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões 13h40 e 15h25

Quando uma mal compreendida fada, rouba o pozinho mágico azul do Refúgio das Fadas e foge para se unir aos piratas da Skull Rock, Tinker Bell e suas amigas fadas precisam embarcar em uma aventura para devolver o pozinho ao seu lugar de origem. Durante a perseguição, o mundo de Tink vira de cabeça para baixo: ela e suas amigas descobrem que seus respectivos dons foram trocados. Direção: Peggy Holmes ★ ★ ★ SEM ESCALAS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessões (dub) 19h35 e 21h50 / Cinemark 5. Sessão (leg) 15h / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessão (leg) 18h30 / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessão (dub) 20h15 Bill Marks (Liam Neeson) é um gente especial da Força Aérea disfarçado em um voo internacional. Para cumprir seus objetivos ele vai ter que enfrentar todos os seus limites. Direção: Jaume Collet-Serra ★ ★ ★ ALEMÃO (16 anos, nacional) Moviecom 4. Sessões 14h40, 17h, 19h20 e 21h40 / Cinemark 1. Sessões 11h10 (sáb e dom), 13h30, 15h50, 18h10, 20h30 e 23h (sáb) / Cinemark 5. Sessões 12h40, 17h20 e 22h20 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões 13h15, 15h45, 18h15 e 21h / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões 14h, 16h30, 19h e 21h45 / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessão 22h45 Cinco policiais (Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr., Milhem Cortaz e Otávio Muller) estão infiltrados no Complexo do Alemão (RJ), em uma operação secreta: elaborar o plano de invasão para a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na comunidade. Poucos dias antes, a identidade dos agentes é descoberta por Playboy (Cauã Reymond), o chefe do tráfico. Em meio à tensão crescente, os traficantes começam uma caçada incessante para eliminar os policiais da comunidade. Direção: José Eduardo Belmonte ★ ★ ★ ★ AS AVENTURA DE PEABODY E SHERMAN (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessão 14h25 / Cinemark 4. Sessão 14h (exceto seg) / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessões 14h e 16h15 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) 13h e 15h15 Sherman é um garoto inusitado: ele tem como grande parceiro o cachorro Mr. Peabody, que com seu QI altíssimo inventa uma máquina do tempo. Depois que ela é roubada, os dois terão que viajar no tempo para impedir que a história da humanidade seja alterada. Direção: Rob Minkoff NEED FOR SPEED (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 16h15 / Moviecom 6. Sessão (3D) (leg) 21h25 / Moviecom 7. Sessões 15h, 17h45 e 20h30 / Cinemark 2. Sessão (3D) (dub) 16h / Cinemark 2. Sessões (3D) (leg) 13h, 18h50 e 21h40 / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 13h30, 16h30, 19h30 e 22h20 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 13h15, 16h15 e 19h15 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessão (3D) (leg) 22h15 Tobey, um mecânico participa de corridas em um circuito de rua não oficial, luta para manter a oficina de sua família funcionando. Para salvar a empresa ele se associa a um rico e arrogante ex-piloto da Nascar, mas quando Tobey está prestes a fechar um grande negócio o mecânico cai em armadilha do novo sócio. Após dois anos na prisão, o mecânico empreende uma busca por vingança nesta versão cinematográfica para o famoso game. Direção: Scott Waugh

A falta de aprofundamento nas entrevistas de Danilo Gentili no “The Noite”, do SBT. O apresentador se perde nas diversas brincadeiras e piadas e acaba esquecendo de extrair o melhor de seus convidados. ★★★ Nesta quarta, o ‘’Conexão Repórter’’ tem acesso ao presídio com o maior índice de crimes sexuais do país. ★★★ A Record exibe, hoje, o episódio “O Homem Hidrópico”, da minissérie “Milagres de Jesus’’. ★★★ Nesta quarta, a Globo promove a coletiva de lançamento da nova série policial, “O Caçador”.

★ ★ ★ ★ 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (14 anos, legendado) Cinemark 3. Sessão 18h30 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessão 17h15 Nos EUA antes da Guerra Civil, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre de Nova York é sequestrado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade de um perverso dono de escravos, bem como inesperadas gentilezas, Solomon luta não só para sobreviver, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia, um encontro ao acaso com um abolicionista canadense mudará sua vida. Direção: Steve McQueen ★ ★ ★ NINFOMANÍACA VOLUME 2 (18 anos, legendado) Cinemark 3. Sessão 21h20 / Cinemark 5. Sessão 19h40 (seg e ter) / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões 19h e 21h45 Continuação da história de Joe, uma mulher madura viciada em sexo. O filme investiga os aspectos mais sombrios de sua vida e conclui uma trama multifacetada e luxuriante. Direção: Lars von Trier ★ ★ POMPEIA (14 anos, dublado e legendado) Cinemark 4. Sessão (3D) 23h40 (sáb) Pompeia conta a história épica de Milo, um escravo que tornouse um gladiador e se encontra em uma corrida contra o tempo. Ele precisa salvar seu verdadeiro amor, a bela filha de um comerciante rico que foi prometida a um corrupto senador romano, em meio a destruição da cidade de Pompeia causada pela erupção do Monte Vesúvio. Direção: Paul W.S. Anderson ÓPERA GISELLE (12 anos, legendado) Cinemark 4. Sessões 11h (sáb e dom), 14h05 (seg) e 19h (ter) Giselle é um dos mais influentes de todos os ballets românticos. O papel-título apresenta o poder transcendental do amor da mulher face à traição, sendo um dos papéis mais tecnicamente exigentes e emocionalmente desafiadores da dança clássica. Direção: Peter Wright O GRANDE HERÓI (16 anos, legendado) Cinépolis 5 Natal Shop. Sessão 22h40 (sáb e dom) Baseado numa história real. Quatro membros do esquadrão especial SEAL são designados a capturar ou matar o líder talibã Ahmad Shahd, porém apenas um dos integrantes do grupo consegue sobreviver a missão. Direção: Peter Berg JUSTIN E A ESPADA DA CORAGEM (10 anos, dublado) Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões 13h30, 15h45 e 18h Justin vive em um reino no qual os burocratas dominam e os cavaleiros estão fora de moda. Ele sempre quis ser um cavaleiro mas seu pai, o conselheiro-chefe da Rainha, quer que o filho siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e descobre a história de seu avô, Sir Roland, que um dia foi o mais nobre cavaleiro do reino e protetor do Rei. Contra o desejo de seu pai, Justin corre em busca de seus sonhos e começa sua jornada para tornar-se cavaleiro. Direção: Manuel Sicilia

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

REPRODUÇÃO

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

O próximo folhetim das sete, “Geração Brasil”, terá a tecnologia como principal temática. Por isso, a trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira contará com logotipo misturando letras e números: ‘’G3R4ÇÃO BR4S1L’’, fazendo uma alusão à linguagem utilizada na internet.

« CINEMA »

Manfred se encontra com Décio

Joia Rara Globo 18:00 Manfred se encontra com Décio para pegar os passaportes falsos, mas é surpreendido pela polícia. Ele finge se render, mas saca uma arma e foge com Décio. Toni pede perdão a Hilda. Manfred ameaça matar Décio, mas é surpreendido com a presença do carro de Franz.

Foi bem

Na rede

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

FRED ROZÁRIO

PAULO BELOTE

Após trabalhos mais leves e cômicos como “Guerra dos Sexos” e “Doce de Mãe”, Drica Moraes irá encarnar uma vilã em “Falso Brilhante”, próxima novela das nove. Na trama de Aguinaldo Silva, a personagem irá atormentar a vida de José Alfredo, vivido por Alexandre Nero. Ambiciosa e de olho no dinheiro do protagonista, colocará a sobrinha Cristina,

papel de Leandra Leal, como sendo a filha bastarda de José Alfredo com sua irmã no passado.

REPRODUÇÃO

Série Um Drink no Inferno Netflix Estreia da série baseada no filme de Robert Rodriguez sobre dois assaltantes que fogem para o México e encontram algo muito inesperado. Na versão para TV, Seth Gecko (D.J. Cotrona) e seu Richie Gecko (Zane Holtz) roubam o trailer do expastor Jacob Fuller (Robert Patrick) para cruzar a fronteira, levando a família como refém. Os dez episódios são ambientados na mesma noite, quando os fugitivos e os reféns fazem uma parada em uma boate de strip-tease.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br REPRODUÇÃO

Sessão da Tarde exibe “Noiva em Fuga” Globo, 14h35 Direção de Garry Marshall, com Julia Roberts, Richard Gere, Joan Cusack, Hector Elizondo,. Maggie Carpenter possui um grave problema: não consegue se casar. Já tentou por três vezes, mas na hora da cerimônia algo acontece e ela sempre foge do altar. Quando a história chega aos ouvidos de Ike Graham, um colunista estressado de um jornal de Nova York, ele a publica. Escreve uma coluna ridicularizando os caprichos femininos, e recebe em troca a fúria da noiva fujona.

DIVULGAÇÃO/GNT

Laboratório de Estilo está de volta Discovery Home & Health, 20h40 O canal exibe novos episódios da produção local das Quartas de Beleza: Laboratório de Estilo. A cada semana, uma participante disposta a transformar o visual passará por uma criteriosa análise conduzida por especialistas - eles encontrarão a fórmula de beleza ideal para ela, levando em conta sua personalidade e aspirações. Na semana da estreia, a noite contará com dois episódios inéditos seguidos. Ao socorro delas estão o apresentador Felipe Montanari e as consultoras de moda Chris Francini e Paula Martins.

Cenário astral favorece artes, promete alterações climáticas e boatarias internacionais Leão 22/07 a 22/08 Longe das batalhas externas, bem longe: é o único jeito de restaurar suas forças e se preparar para um desafio. Arranje tudo de modo a ficar mais consigo do que com os outros. Nada a declarar por hoje. Ligue o modo off line e curta os pequenos prazeres da intimidade.

Virgem 23/08 a 22/09 A imaginação acabou? Mude de ares, pesquise em outras fontes, marque um papo com um amigo que trabalha numa área totalmente diferente da sua. A inspiração fluirá outra vez! Espírito investigativo forte ajuda a elucidar assunto intrincado. Escute a voz do povo.

Libra 23/09 a 22/10 Saturno pede rigor e contenção financeira nestes meses —o que é bom, pois assim você descobre o que realmente vale e o que não acrescenta nada na sua vida. Seus talentos estão sendo testados, aprimorados, você está ficando cada vez mais afiado. Insegurança no amor.

Escorpião 23/10 21/11 Hoje a Lua transita em seu signo, então já sabe: fique mais distante das atividades repetitivas e adie tarefas que exijam atenção firme em outras pessoas e assuntos. Cuide de você, da saúde, da beleza e do bem-estar. Pois está com a antena ligada no que te fará bem.

Sagitário 22/11 a 21/12 Você não está invisível, e embora queira sumir, muitos notam sua presença —ou melhor, a sua ausência! Sendo assim, para não comprometer sua reputação, decline de convites, suspenda reuniões decisivas e não prometa nada a ninguém. O amor fica também para outro dia.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Um amigo ajudará você a planejar algo importante, difícil de resolver sozinho. Mas tudo tem limite, aceite de bom grado a contribuição, como um bônus e não como dever alheio. Clientes e sócios andam com demandas excessivas e inesperadas. Preserve sua liberdade.

Aquário 21/01 a 19/02 Cenário astral ótimo para fazer e acontecer! A roda da vida coloca suas aspirações em movimento, traz esperanças e promete mais fluidez em tudo. Tudo o que você fizer terá hoje mais visibilidade: trabalhe a favor de si, expondo seus melhores dons e capacidades.

Peixes 20/02 a 20/03 Fantasia e realidade se somam no âmbito sentimental, o que é ótimo para você, tão criativo e sensível! Na vida real, quanto menos fizer um papel de alguém que não é, melhor. Torne tudo mais leve: aparência, palavras, atos, disposição e intervenções e obtenha lindo resultado!


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

viver

3

Fralda Solidária Os moradores do abrigo Amantino Câmara receberam a visita de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Mossoró, ontem, 18, que fizeram a entrega de fraldas geriátricas arrecadadas ao longo dos últimos dias pela instituição através dos próprios advogados e membros da sociedade mossoroense. O projeto visa amenizar as dificuldades que os moradores do Amantino Câmara vivenciam.

Solidariedade Tendo com slogan “Nesta Copa, marque um gol na sua consciência”, será lançada amanhã, 20 de março, no auditório do Hospital Infantil Varela Santiago uma “super” campanha de venda de camisetas alusivas à Copa do Mundo. O objetivo é angariar recursos para adquirir um tomógrafo para a instituição. Os produtos serão comercializados na portaria do hospital, na internet e também em alguns pontos estratégicos que ainda estão sendo definidos. Participem!

Exposição

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

A lindinha Jéssica Dantas, 17 anos, considerada cover mossoroense da Paula Fernandes, foi convidada para participar do programa Caldeirão do Huck, na rede Globo, e emocionou cantando ao lado da cantora sertaneja no palco do Luciano Huck no último sábado, 15. De volta a terrinha, virou “celebridade local” com muitas entrevistas e flashes. Todos elogiando o vozeirão da garota!!!!

George Azevedo

Pássaro de Fogo

A queridíssima empresária Ysnara Almeida está organizando dentro da sua Artefacto/Home.D uma Exposição de Mesas Decoradas. As mesas temáticas serão assinadas pelas arquitetas Flávia Furtado e Cecília Sales, Marilia Bezerra, Janice Diógenes e Ana Miriam Machado e Samara Gosson. A mostra tem início hoje, a partir das 19h, e segue até o próximo dia 31 de março.

A mossoroense Jéssica Dantas no palco do “Caldeirão do Huck” com a cantora Paula Fernandes. Emocionou geral!!!

CLÁUDIO ROBERTO

{

Octógono Vai começar a movimentação em torno do UFC em Natal. Amanhã, 20, os campeões José Aldo e Renan Barão, o lutador peso leve Gleison Tibau e as Octagon Girls Camila Oliveira e Jhenny Andrade estarão no Norte Shopping. Além de fotos e autógrafos, os fãs poderão fazer perguntas para os atletas em uma sessão de Perguntas e Respostas com a repórter do UFC Paula Sack, e concorrem a prêmios. Tudo tem inicio às 18h30.

UFC em Natal Como já anunciamos, vale lembrar que Natal será sede do UFC no próximo dia 23. O evento está programado para acontecer no ginásio Nélio Dias, na zona Norte. Já está confirmadíssimo em seu octógono uma das revanches mais esperadas, o ex-campeão dos pesos meio-pesados Maurício Shogun Rua enfrentará o ex-campeão do Pride o americano Dan Henderson. Arre!

Foi assim... Dona de uma voz inconfundível a cantora Fafá de Belém desembarca em solo potiguar nessa sexta-feira, 21, para uma apresentação única do seu show “Piano e Voz” no palco do Teatro Riachuelo. No repertório, além

« LANÇAMENTO » Projeto de restauração do TAM e Edtam

autos &motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE

O aniversariante José Morais Noronha sempre na companhia da esposa Irlanda Carlos e dos filhos Daniel e Danielo

A empresa Cunha Lanfermann apresentará nesta quarta-feira [19] às 9h, no Salão do TAM, os projetos de restauração do Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo) e da Escola de Dança do TAM (r. Chile). Com recursos do programa PAC/Cidades Históricas (Governo Federal), os dois equipamentos culturais administrados pela Fundação José Augusto receberão investimentos na ordem de R$ 14 milhões (TAM) e R$ 4 milhões (EDTAM).

“Big Fone”

}

das canções do CD homônimo gravado ao vivo no ano passado ainda estão “Foi Assim”, “Andança”, “Escândalo”, “Ave Maria”, entre outras. Vamos sim!!

Maria José Frota, aniversariante de hoje, ao lado do filhão Ákio Frota

» RAIO X » eee O cantor Segundo Sanfoneiro vai pisar pela primeira vez no palco do Sélect Nouveau na sexta-feira, 21, ao lado do Forró Mais Eu. Universitários terão acesso livre até às 23h.

Novas bossas Tereza Tinoco, a nossa grande embaixatriz da moda potiguar e dona de uma das mais elegantes lojas do Estado, vem aí com muitas novidades para o seu Espaço TT e apresenta a partir de hoje em suas araras todas as bossas do outono/ inverno de marcas como Alcaçuz, Auslander, Vitor Zerbinato, Adriana Degreas, Renata Campos, Anamac, GIG, Patricia Bonaldi, M&Guia, Trinitá, Rosana Bernades, entre outras. Passa lá!

Quem passou pelo Norte Shopping ontem, 18, teve uma grande surpresa ao ver o famoso “Big Fone”, do programa Big Brother Brasil. O “orelhão” estará disponível no mall até o domingão, 23, e poderá tocar a qualquer momento. Quem atender primeiro ouvirá uma mensagem e poderá ganhar um brinde exclusivo do programa.

eee A coleção inverno 2014 da marca mineira Artsy virou queridinha das mossoroenses e é sucesso na Maison Tráfego.

Parabéns para Alexandre Mulatinho que está em idade nova hoje. Aqui, com a esposa Janaina

eee Hoje é dia de enviar os parabéns par Cesar Santos, Izebelle Tito, José Morais, Maria José Frota, Geomar Nogueira, Leopoldo Alves, Karene Garcia e Alexandre Mulatinho pela passagem do aniversário.

‘O extraordinário grilo falante’ de Ramezoni « LANÇAMENTO » Autor potiguar lança novo

livro infantil durante Maratona Potiguar de Contação de histórias, hoje no IFRN

REPRODUÇÃO

TÁDZIO FRANÇA repórter

G

rilos que falam não são exatamente uma novidade no imaginário das fábulas. Mas faltava um com sotaque potiguar. O escritor Júlio Hernesto Ramezoni de Faria criou um no livro “O extraordinário grilo falante”, cujo lançamento será nesta quarta, às 9h15, durante a 2ª Maratona Potiguar de Contação de Histórias, no IFRN da Cidade Alta. Na ocasião, o texto será narrado ao vivo pela contadora Maria Lúcia de Oliveira Bastos, dentro da programação do evento. O conto apresenta as aventuras de Geordano, um famoso contador de histórias de 58 anos. Estressado pelo cotidiano do Rio de Janeiro, ele decide sair de cena e se retira para uma fazenda no sertão potiguar, ao pé de uma serra. O lugar é o paraíso, até que numa noite, o cantar de um grupo perturba seu sono.Maisainda,quandoogrilocomeça a falar. E o jogo entre os dois começa. “O grilo de Geordano não é o mesmo do Pinóquio, é importanteressaltar”,dizRamezoni.Ogrilo potiguar não é uma voz da consciência, mas um ser real dotado de muita sabedoria, e que apresenta um mundo novo ao personagem.

Grilo em inglês

“Éumahistóriaquefuncionapara crianças e adultos, pois trata de paradoxos”, diz o autor, que escreveu o conto há dois anos. Autor de sete livros, Ramezoni fez com que seu grilo falante se expressasse pri-

Livro narra aventura de Geordano, um contador de histórias

O grilo de Geordano não é o mesmo do Pinóquio. Este é um ser real, dotado de muita sabedoria e apresenta um mundo novo” JÚLIO RAMEZONI Escritor

meiroeminglês.Durantedoisanos ele negociou o lançamento do livro com a editora americana iUniverse. “A comunicação se deu por Internet e telefone. Minha filha que é professora de inglês falava com eles. São muito exigentes, e o livro só saiu em dezembro do ano passado, quando ficou como eles queriam. Foi traduzido por um canadense”, diz. “The amazing talking cricket” podesercompradonoAmazon,entreoutrossites.AiUniversetambém estáanalisandoumromancedeRamezoni, para futuro lançamento.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 19 de março de 2014

Parabéns! Vivas com canto de parabéns para a mais querida amiga de sempre Periodontista/Endodontista de dez, Herbene Ramalho Pessoa Car), Helio Segundo (Helinho), jornalista Alexandre Mulatinho, Monalisa Carrilho, médico angiologista Abdo Farret, oftalmologista Isabele Tito e Gizélia Queiroz musa do presidente da Fecomércio/RN Marcelo Queiroz

No altar Numa cerimônia intimista, em formato “mini Wedding”, Marcella Alves e André Capuxú selam o amor em cerimônia religiosa às 19 horas, do dia 10 de abril, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. Os noivos são filhos dos casais Thales de Navarro Vilar e Rosana Lúcia Alves Vilar, Olavo de Souza Roque e Berenice Capuxú de Araújo Roque. Após a cerimônia os convidados serão recepcionados no Restaurante Abade, Via Costeira – Ponta Negra.

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Helinho Segundo rasgando folhinha recebe vivas da musa Jack e do herdeiro Renato

Jota Oliveira

BLOGJOTAOLIVEIRA

Nem aí As empresas de transmissão de energia cobram do governo uma conta de R$ 10 a R$ 15 bilhões. Segundo a Folha de SP, o Governo Dilma ainda não incluiu o débito no calendário de pagamento das dívidas do setor. - Provavelmente, mais uma que vai sair do bolso do consumidor.

Nos salões: Jeferson Barbalho/Flavia, Ana Carla/Sergio Azevedo, Odete/Rubinho Barros

CANINDÉ SOARES

Celebrando a vida Herbene divide felicidades com o muso Sanderson e os amigos Beto Santos/Thaysa CANINDÉ SOARES

Tem gente que é especialista em detectar as falhas dos outros, mas é míope para enxergar as próprias” DESCONHECIDO

Elegance As arquitetas Flávia Furtado e Cecília Sales, Marília Bezerra, Janice Diógenes e Ana Miriam Machado e Samara Gosson, juntamente com suas clientes, assinam criações que serão expostas a partir de hoje, na Mostra de Mesas Decoradas, nas instalações da Artefacto/home.D. No coquetel de abertura, às 19h, também apresentação das louças com estampas assinadas pela criativa Ana Judilita Patriota e os guardanapos da My Drap.

Em se falando

Regalias

De energia, a Cosern com uma nova sem nenhum aviso prévio pela imprensa ou até carta para os consumidores criou uma “ correção do ciclo de faturamento” fazendo duas cobranças com vencimento em março. Aliás, março ainda nem acabou e já está sendo cobrado a fatura do mês.

O MP voltou a pedir transferência de presos do mensalão por “regalias”, segundo o G1. Reportagens apontaram privilégios a Delúbio e Dirceu em presídios do DF. É muita folga e mordomia para esses petistas.

Fashion E a temporada de lançamentos fashion começou. Nesta quinta, a Têca pilota happening em torno do outono/inverno 2014, das 16h às 20h, na loja da av. Afonso Pena.

Se ligue! Casal press Alexandre Mulatinho/Janaina. Ele rasgando folhinha BLOGJOTAOLIVEIRA

Passarela O estilista Wagner Kallieno convidando para o seu desfile de estreia próximo dia 04/04, na SPFW. Aliás, falando em Kaká, o fashionman foi destaque no site da Vogue Brasil, na matéria que fala dos estilistas que vão estrear na próxima edição da semana de moda.

Edson Faustino em vivas para a musa aniversariante Isabelle Tito

No nosso blog, leia mais sobre: Companheira de Mick Jagger há muitos anos, L'Wren Scott morre em NYC.>Apple lança iPhone 5C de 8GB e aposenta oficialmente o iPad 2.>Brasileiro embolsa mais de US$ 9 mi em um ano como CEO da Heinz.>Fashion: malha amarrada na cintura é o truque de styling da vez.>Copa do Mundo no Brasil teria inspirado novo livro de J.K. Rowling.>Sounds: R.E.M. lançará compilação com dois MTV Unplugged gravados em 1991 e 2001.

Movimento >Até 28 de março, rola a expo “Poéticas do corpo”, de Manuel Blas, na Conviv’Art/UFRN.

Toque Livros & Cultura CARLOS DE SOUZA [ fcarlos@tribunadonorte.com.br ]

Duas formas originais de contar a história No marco dos 50 anos do início da ditadura militar no país, a Editora FGV lança O Golpe de 1964. Do historiador Carlos Fico, a obra não só detalha fatos ocorridos durante o período, como convida a sociedade para reflexões sobre a autoridade das instituições democráticas no país na atualidade. Considerado um eventochave da história recente do Brasil, o golpe de Estado de 1964 marcou o início de um regime militar que duraria 21 anos. Mas naquele 31 de março, quando o então presidente João Goulart foi deposto, não se sabia disso: o golpe não pressupunha, necessariamente, a ditadura que se seguiu. Fico reforça que o golpe teve apoio da sociedade e que muitas pessoas e instituições que aprovaram a iniciativa no primeiro momento se arrependeram com o passar do tempo – imprensa, Igreja Católica e amplos setores da classe média urbana. O livro apresenta alguns antecedentes do golpe de 1964, como a inesperada chegada de Goulart ao poder e a crise política que precedeu sua derrubada. Em seguida, aborda o golpe em si e os dramáticos momentos vividos no Brasil entre março e abril daquele ano. Finalmente, veremos como o “golpe” virou “ditadura”, isto é, como o evento de março de 1964 tornou-se o

inaugurador do mais longo regime autoritário do Brasil republicano. Para o historiador, existe uma tendência da sociedade em ver o golpe como um “evento inaugural”, contudo, ele considera que o evento é a expressão mais contemporânea do persistente autoritarismo brasileiro. Com uma narrativa leve e objetiva, o autor busca conversar com o leitor, expondo suas dúvidas e incertezas. “A história enxerga a verdade como um horizonte utópico. Não é uma miragem, mas só podemos vê-la – permitam-me a aparente contradição – fechando os olhos. A palavra horizonte não tem apenas o sentido de campo de visibilidade de uma pessoa, mas também significa a representação dos limites da consciência, da memória, e quando formamos imagens visuais mentais nós fechamos os olhos. Dialogar com o leitor me parece ser o caminho certo para a busca, tantas vezes infrutífera, da verdade”, explica. Este lançamento faz parte da Coleção FGV de Bolso, que é composta por obras sintéticas sobre os mais variados assuntos. Por meio de textos claros e objetivos, essa coletânea da Editora FGV permite que o leitor se aprofunde em temas diversos, de forma rápida e eficaz.

Música

O Golpe de 64

Autor: Carlos Fico Editora FGV Páginas: 148 Preço: R$ 15,40

“Meu objetivo nestas páginas será examinar como, em longo prazo, a obra e a vida de Kurt afetaram a música, a moda, o papel dos gêneros, o modo como lidamos com o suicídio e o vício em drogas, o modo como a sua cidade natal vê a si mesma e o próprio papel de Seattle na cultura. Em alguns desses campos, a influência de Kurt foi enorme; em outros, mais sutil. Ainda assim, os 27 anos que ele passou neste mundo deixaram suas ramificações. Seu legado continua a aumentar e a mudar. A realidade é que nesses vinte anos não paramos de falar sobre Kurt Cobain. Ele ainda é importante para mim, e, na minha opinião, para toda uma geração”, relata Charles Cross em Kurt Cobain, A Construção do Mito. O livro chega às livrarias ainda este mês no Brasil pela Nova Fronteira, e contou com a tradução de Roberto Muggiati. Kurt Cobain, A Construção do Mito não se trata de uma biografia, mas uma análise sobre o símbolo de uma geração, assinada pelo jornalista americano que acompanhou toda a trajetória do Nirvana. Charles Cross foi uma das primeiras pessoas da imprensa a ouvir Nevermind, o disco de 1991 que mudou a vida de Kurt e a carreira do Nirvana. Então editor da revista The Rocker Magazine, Cross foi uma das primeiras pessoas a saber sobre a morte do astro em 8 de abril de 1994 (Kurt já estava morto há três dias). O livro começa com o relato do jornalista sobre como

Kurt Cobain, a Construção do Mito Autor: Charles Cross Editora: Agir Páginas: 176 Preço: R$24,90

foi aquela data, a pressão por descobrir se era mesmo verdade que Kurt Cobain havia falecido. Nos capítulos seguintes, o autor falar sobre o impacto do álbumNevermind, a influência do Nirvana em todos os subgêneros do rock, do alternativo ao metal e até mesmo no hip-hop moderno, o ápice da palavra grunge e sua associação ao grupo. Sua personalidade foi tão forte que até mesmo a moda foi influenciada por Kurt Cobain, que levou os jeans rasgados e as camisas de flanela para os desfiles de Nova York e para as páginas de revistas.

As drogas, o relacionamento com Courtney Love, o suicídio, as reações de fãs e da indústria à sua morte logo após a data e o reflexo até hoje também estão nas páginas de Kurt Cobain, A Construção do Mito. Quando Kurt Cobain e o Nirvana lançaram seu primeiro álbum Bleach, em 1989, ninguém (nem mesmo Cobain) poderia prever que estava nascendo um ídolo. Em menos de uma década, o jovem de Aberdeen, Estados Unidos, foi mais do que um recordista do mundo fonográfico. E nem mesmo o uso abusivo de drogas e sua rejeição à posição de ídolo, impediram que Cobain se tornasse o rosto de uma geração. Doze anos após sua morte, em 2006, a revista Forbes listou as 13 celebridades que mais lucravam após a morte: Kurt Cobain ficou em primeiro lugar com ganhos estimados em US$ 50 milhões. Mas o que fez Cobain se tornar um ícone década de 1990, da música, cinema, comportamento e até mesmo da moda? Neste livro, o jornalista e especialista em música Charles Cross aborda a transição da estrela do rock até o ícone ainda hoje, a 20 anos da sua morte. Charles R. Cross é autor de sete bestsellers na categoria música. Entre eles, a biografia definitiva de Kurt Cobain, Mais Pesado que o Céu, que ganhou o ASCAP Award 2002 (Associação Americana de Compositores, Autores e Editores). O autor não chegou a ser próximo de Cobain, mas o encontrava constantemente em Seattle, onde editou, durante 15 anos, a revista The Rocket Magazine. Charles R. Cross também escreveu a biografia de astros da música como Jimi Hendrix e Led Zeppelin.


Tribuna do Norte - 19/03/2014