Page 1

DIVULGAÇÃO

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

»

» REDE PÚBLICA INICIA VACINAÇÃO CONTRA VÍRUS QUE CAUSA CÂNCER DE ÚTERO • NATAL 3

Ano 63 • Número 294 • Terça-feira, 11 de março de 2014

EXEMPLAR DO ASSINANTE

CAMPEONATO ESTADUAL - 1º TURNO

PÔSTER DO GLOBO CAMPEÃO

EXEMPLAR DO ASSINANTE

« CRESCIMENTO » Nos primeiros dois meses deste ano entraram em circulação 11.972 novos veículos nas ruas das cidades do Rio Grande do Norte. Mantido o ritmo de crescimento, a frota do Estado atingirá 1 milhão de carros, motos e similares no próximo mês de julho.

Frota do RN terá 1 milhão de veículos em julho

« ROTINA » Em Natal, há um veículo para cada 2,5 habitantes. Proporcionalmente a taxa está acima da nacional (um veículo para cada quatro pessoas). Essa proporção, aliada à falta de estrutura viária, é responsável pelo caos na rotina do trânsito da capital. « NATAL 1 E 2 »

« ESPORTES 4 »

« JUSTIÇA » MP apresenta nova denúncia contra Micarla e Gilson Moura Denúncia acusa Micarla de Sousa, Gilson Moura e outras sete pessoas de cometerem os crimes de peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e desvio R$ 440 mil da Ativa. « PÁGINA 4 »

« ELEIÇÕES » Fátima e Robinson vão a Carlos Eduardo pedir apoio político Vice-governador e deputada federal tentam conquistar apoio de Carlos Eduardo para chapa que irá disputar o governo do Estado e o Senado em outubro. « PÁGINA 3 »

199

341.358

novos veículos são emplacados no Rio Grande do Norte todos os dias

é a frota de Natal, que representa 34,8% do total do Estado

978.923

137%

é a frota oficial do Estado pelos dados de ontem (10/03) do Detran/RN

é o crescimento total da frota do RN entre 2005 e 2013

« INCONCLUSO » Prefeitura adia divulgação de laudo sobre obra do Baldo O município adiou a definição do cronograma de retomada das obras do Baldo e cancelou a divulgação de novo laudo que embasará a retomada dos trabalhos. « PÁGINA 7 »

« TURISMO » Hoteleiros comemoram bons resultados da alta estação Hotéis da Via Costeira e Ponta Negra comemoram ocupação entre 82% a 91% na alta estação. ABIH afirma que resultado foi ruim para estabelecimentos de pequeno porte. « PÁGINA 6 »

esporte

natal

natal

Reforços chegam Novas alternativas para a dança em 2014 ao América e ABC

Escadarias não serão recuperadas

General será novo titular da Segurança

Escola de Ballet Roosevelt Pimenta encontra alternativa para reordenar seu funcionamento e a Edtam promove intercâmbio. « VIVER 1 »

A recuperação das escadarias que dão acesso à praia de Ponta Negra não está incluída no projeto de reurbanização que está em andamento. « PÁGINA 8 »

Nomeação do general da Reserva do Exército, Eliéser Girão Monteiro Filho, para secretário de Segurança sai hoje no Diário Oficial. « NATAL 5 »

viver

28

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

O ala Alex Barros foi anunciado pelo América, ontem. No ABC, o reforço é o meia Otávio, que deve ser titular amanhã na Copa do Brasil. « ESPORTES 1 »

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

opinião

Quaresma em curso AGNELO ALVES jornalista

No andar da carruagem Nos terreiros do PMDB (são muitos terreiros) há quase uma unanimidade, o que não é comum em se tratando de política, mormente quando se fala de PMDB. Mas no PMDB do Rio Grande do Norte, todos acreditam que antes do Dia de São José, 19, o partido anunciará o seu candidato ao Governo do Estado. Bom, São José é o padroeiro de Angicos, e a data, além de seu forte significado sertanejo associado ao início do inverno, tem coisa que mexe com a fé dos peemedebistas. Os últimos preparativos estão sendo cuidados, e como se diz na crônica política local, há ‘vislumbres’ anunciadores de uma chapa definitiva amalgamada com o apoio de uma dezena quase de partidos, também no rumo do Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. O ministro Garibaldi Filho andou ontem por Caicó e certamente conversou com as frentes do Seridó, anunciando as próximas etapas. Henrique Eduardo foi recebido ontem no Planalto pela presidente Dilma Rousseff. Mas aí a pauta era sobre o pegapracapar que está ocorrendo entre a bancada do PMDB na Câmara e o Palácio do Planalto com o PT no meio, mote das últimas manchetes dos principais jornais do país. Leio na coluna de Josias de Souza: “Vendida como iniciativa pacificadora, a reunião de Dilma Rousseff com seu vice Michel Temer, na noite de domingo (9), acirrou um pouco mais os ânimos do PMDB. A presidente não se mostrou disposta a ceder um sexto ministério à legenda. E tomou birra de Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara. Deseja desligá-lo da tomada. O deputado não se deu por achado. Ao contrário. Eletrificado, arma emboscadas contra Dilma e o governo dela no Legislativo”. Não causaria estranheza ao figurino palaciano se nessa conversa de ontem, entre Henrique e a presidente da República, fosse in-

cluída – mesmo de raspão – a eleição para o governo do Rio Grande do Norte. Por estas bandas potiguares, o PMDB de Henrique e o PT de Dilma (leia-se Fátima Bezerra) caminham por retas e curvas diferentes. Mas há convertidos de São José que admitem mudanças. Muitas seitas fiéis ao Palácio do Planalto não estariam seguindo o catecismo do PT. A propósito, no final da semana houve uma longa conversa entre primos e tio. Henrique e Garibaldi foram recebidos por Agnelo Alves ao lado de Carlos Eduardo. O prefeito de Natal e o pai, ex-prefeito e deputado, são do PDT, fundado por Leonel Brizola. O PDT do Rio Grande do Norte ainda não se definiu oficialmente que rumo tomará. Mas é possível que já tenha o mapa no bolso. Essa conversa dos primos, com a bênção do tio, tem muita a ver, sim, com o Dia de São José, o padroeiro de Angicos, do qual são devotos fervorosos. José foi um carpinteiro excepcional. Sabia arrumar as coisas, dava jeito no nó da madeira. Mais: olhando o tempo, sabia quando e onde ia chover.

E

ste ano não se afirma, já em plena Quaresma, como sendo um ano de inverno ou de “seca verde”. Chove aqui, respinga ali, não chove acolá. Também, diga-se, já se foi o tempo em que a economia do Rio Grande do Norte era fundamentalmente agrícola, a do algodão por excelência. Hoje até os “assentados” da reforma agrária são assalariados do Governo Federal, o “paizão”. Coincidentemente, este ano é também um ano eleitoral para a escolha de novos mandatários governamentais. Aqui, no Rio Grande do Norte, quem são os candidatos, já em plena Quaresma? Falados, conta-se nos dedos. Mas, “prego batido, ponta virada”, não há, em nível de eleitor, ninguém que arrisque um fósforo riscado, nem por mero palpite, quem será candidato. O leitor tem algum palpite? Uma eleição também importante é a de prefeito de Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, marcada para a primeira semana de maio, já praticamente batendo às portas dos eleitores, dia quatro do mês

Brum

das noivas. Quem são os candidatos que disputarão? Quem estará na disputa, de certa forma, até plebiscitária, só para prefeito e vice? Não tem um eleitor mossoroense que saiba. Conclusão preliminar. Ou estamos vivendo o que poderíamos chamar de transição tipicamente democrática ou as lideranças políticas estão confusas, surpreendidas, sem saber que rumo as coisas estão tomando à revelia delas. As pesquisas eleitorais são poucas e não são indicativas, tampouco. Vai valer a primeira a partir da definição dos candidatos. São muitos os fatores que estão em plena gestação no processo de escolha dos candidatos, observando-se que quando um obstáculo é vencido, isto é, resolvido ou ultrapassado, logo aparecem mais dez, vinte, uma infinidade. Essa eleição para prefeito de Mossoró merece muitas reflexões e muitas ações. Ela poderá ter uma influência inesperada na sucessão governamental, a tal ponto que, da parte dos confrades da crônica política, merece uma cobertura especial, desde logo. Há quem esteja apostando, “sem apostar”, que não acon-

Bilhete para Osni

E a sucessão governamental e senatorial do RN? Inverno ou “seca verde”? – A eleição para prefeito de Mossoró. – Salve o Globo de CearáMirim. tecerá eleição municipal em Mossoró antes da eleição estadual. Não arrisco palpite. Se houver, terá consequência. Se não houver também poderá ter consequências até maiores para a sucessão governamental. Enfim, “prego batido, ponta virada”, não tem nada, nem candidatos em Mossoró, nem candidatos ao Governo do Estado e nem, tampouco, ao Senado que possam bater nos peitos e bradar que serão candidatos. A Quaresma mais desejada é a que apresente as águas das chuvas, inverno, enfim. Quem sabe se no curso das águas não surja uma boia para os eleitores?

não teriam sido firmados nos termos originais. - Mesmo com o aumento, os médicos exportados pelos irmãos Castro continuarão recebendo cerca de 30% do que ganham os colegas de outras nacionalidades, cujos governos não cobram pelo aluguel dos serviços nem cerceiam o direito de ir e vir de seus cidadãos em solo estrangeiro (onde são aceitas as regras da ditadura) enquanto “em casa” mantém suas famílias como reféns.

Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo: João Ubaldo Ribeiro, 73 anos, depois de dar palestra, dia 21 agora, em Paris, esticará a viagem até

De teatro Ainda na coluna de Ancelmo Gois, peguei esta nota sobre o natalense Moacyr Góes, diretor teatral: - Moacyr Góes estreia dia 4 de abril, no Teatro Leblon, a adaptação do best-seller “O estranho caso do cachorro morto”, livro de Mark Haddon. A peça, que está em cartaz em Londres, foi a mais premiada no Oliver de 2013 (o Oscar inglês do teatro). Chuva Chove muito no Piauí e em todas as regiões do Ceará. O boletim de ontem da Funceme registra ocorrências de chuvas em 130 municípios, algumas delas passando dos 100 milímetros, como é o caso de Aracati, na região Jaguaribana, parede-meia com Mossoró. Foram 109 milímetros. Mas não se tem notícia de nenhuma chuva em Mossoró, de domingo pra ontem. Nem no boletim da Emparn, que não foi divulgado, nem nos blogues mossoroenses. Se chove no Rio Grande do Norte ninguém sabe ninguém viu. No Ceará, a região mais chovida continua sendo o Cariri. No município de Barra, a chuva de ontem foi de 125 milímetros. Em Juazeiro do Norte, 100.

Segurança Um general da reserva do Exército, Elieser Girão Monteiro, será o novo secretário de Segurança do Estado. É cearense. Deve conhecer muito bem o Rio Grande do Norte. Terá oito meses para botar as coisas nos eixos. Quando eu soube da notícia, me lembrei logo de Benito Gama, o baiano.

Eleição Dia 4 de maio haverá eleição para prefeito de Mossoró. Mais um tempero forte na eleição estadual de outubro. Podescrer.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

Arena Milionária Já começou o pagamento das prestações do Arena das Dunas? Fala-se em dez milhões/mês. Como o governo alega que não tem, a OAS vai buscar no patrimônio imobiliário do Governo do Estado a compensação. Em risco o Aero Clube, o Juvenal Lamartine e outros menos votados.

Antigamente tinha um sinal próximo ao antigo retorno que existia em Neópolis e foi tirado. O bom-senso não existe por parte das autoridades do trânsito local. Hoje o trecho da BR 101 dentro da cidade é simplesmente mortal. Em frente ao Atacadão é um clamor. Quem mora naquele trecho tem duas passarelas: uma muito bem localizada para os moradores do Conjunto Neópolis, a outra, a escolha do local deve ter sido feita por uma pessoa que não conhece Natal. O melhor local seria quase em frente ao atacadão da BR. edu-afonso1@hotmail.com

Hospital

Assalto organizado ao Poder escritor

Berlim. Vai conhecer Gustav Antônio, “embora ele só chore em alemão”. Trata-se do primeiro neto do escritor, que tem quatro filhos, entre eles Bento, o pai de Gustav.

ABC e América, mesmo gastando milhões de reais com seus técnicos e jogadores não conseguiram tomar o título de campeão do Globo Futebol Clube de Ceará-Mirim. Uma coisa é competência, outra coisa, o que é mesmo?

Acidente

VALÉRIO MESQUITA

De avô

Globo Futebol Clube

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Menos cubanos Leio na coluna de Dora Kramer, Estadão de domingo: - O governo reviu os valores pagos aos médicos cubanos e aumentou em 90% o repasse destinado a eles. A ideia não é resolver o problema dos profissionais, mas evitar danos à bandeira eleitoral do programa Mais Médicos. - Se a preocupação fosse com as condições trabalhistas e o custo de vida dos cubanos que recebiam algo em torno de R$ 1 mil por mês no Brasil, os contratos

Olá Osni Biribi, estou atento, olhando na linha do horizonte. Se chover, vamos tomar o rumo do sertão, fazendo o caminho das águas. Quando não para um banho, pelo menos para rever o ar de felicidade dos nossos irmãos sertanejos. De passagem por Jucurutu, levaremos o nosso Dom Vicente para reportar sem riscos para você.

C

ada dia, cada ano, a eleição municipal se configura como uma disputa voraz pelo controle da maquina pública. Com o apoio da comunicação de massa que induz e seduz o eleitor, o município brasileiro transformou-se em projeto de ampliação do círculo familiar. É bastante colocar parentes próximos e confiáveis em secretarias para garantir a continuação do mando dos descendentes da mesma linhagem. O pior é que a súmula vinculante permite. Secretário municipal ou estadual é caracterizado como um cargo político. Pode? Daí, se conclui, que dessa maneira, jamais se saneará a vida pública dos vícios do nepotismo e do assalto organizado ao poder público. Outro componente inconfiável que agride a lisura do pleito eleitoral reside no processo da reeleição. A fragilidade e a imaturidade desse sistema alimentam a ambição do político brasileiro. Encastelado na prefeitura, o gestor desonesto é capaz de qualquer improbidade para nele permanecer. E se perpetuar. Vejo ainda longe, muito longe, a reforma política para corrigir esses males, visto não existir vontade nos congressistas, nem Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

no poder executivo porquanto não deseja se aprisionar. O programa “Bolsa Família”, por exemplo, é a institucionalização oficial de uma contravenção política ou uma falsa moeda que garante ao dono do poder a medalha de ouro das olimpíadas eleitorais. Se o estado e/ou o município criarem um programa dessa natureza com certeza cairão nas malhas da lei. Tenho perfeito entendimento de que os juristas sinalizam constantemente o aperfeiçoamento das nossas regras eleitorais. E de que já se avançou bastante. Mas, paulatinamente. Concebo que negociar o novo tratado político-eleitoral com a classe política é o mesmo que malhar no ferro frio. O congressista jamais admite corte nos seus privilégios. Quando da discussão recente da lei contra o nepotismo, um deputado sugeriu ao Supremo Tribunal Federal o estabelecimento de uma cota de cargos públicos, só para atender a parentela da Câmara Federal e do Senado. Por outro lado, existem prefeituras que se fortaleceram tanto, política e economicamente, alimentadas fortemente pela facilidade da moeda político-eleitoral denominada “emenda parlamentar”, que hoje, se constituem em verdadeiras cidadelas, feudos, bastilhas,

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

símbolos do absolutismo familiar. Aí o nepotismo campeia. E, no entanto, foram poupados pela legislação como se já não bastasse a permissividade da reeleição. De que adianta a propaganda oficial veiculada constantemente na televisão que pede ao eleitor a renovação na escolha do candidato, a insubmissão ao voto comprado e que recuse a chantagem eleitoral de qualquer natureza? No momento em que a política de coalizão partidária, nascida do monstrengo da pluralidade - colocou nas mãos dos parlamentares a faculdade de canalizar benesses financeiras para os municípios – criou-se uma terrível moeda de troca. A venenosa teia de aranha que dá sustentabilidade política aos governos cobra um preço muito alto, cuja fatura é impagável, à medida que robustece o controle de perpetuação da máquina dentro do mesmo círculo familiar. O direito fundamental do eleitor-cidadão é a queda total da Bastilha que ainda o humilha e perverte a democracia. Do contrário, a cada dia, a cada ano, vai se legitimando o velho brocardo ademarista e malufista do “rouba mas faz”. No mais, são conhecidos os contracheques que propalam na imprensa notícias e pesquisas duvidosas.

A situação do Pronto-Socorro adulto Hospital Santa Catarina é muito difícil. Somente dois na escala sobrecarregando os plantonistas e outro agravante seriíssimo. A escala não tem condições de fechar até o final do mês, devido à aposentadoria de três médicos e a transferência de outros dois - um para cirurgia e outro para obstetrícia. Depois de 22 de março não teremos mais médicos na escala, e nos últimos quatro anos, apesar de 3 chamadas dos concursados, não lotaram nenhum no Santa Catarina. Flávio Lima - via e-mail

Servidores Senhor procurador: essa medida deveria ser adotada para todos os demais órgãos estaduais, pois o mesmo acontece na segurança (civil e militar), na educação. Vejam quem são os servidores da Assembleia Legislativa, Itep, Casa Civil, Tribunais e tantos outros. A sociedade agradece. oliver.ambiental@gmail.com

Emprego Gente, tudo bem que as pessoas devem estar preparadas para assumir os postos de trabalho no novo aeroporto. Agora, fala séri: 400 reais, um pouco mais da metade de um salário-mínimo e sem garantias de ficar no emprego? Quem fica no prejuízo? jeleal@sapo.pt

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Sentado à beira do caminho Os hoteleiros do Rio Grande do Norte estão “por aqui” com o governo Rosalba. Faltando pouco mais de três meses para o pontapé inicial da Copa do Mundo da Fifa, representantes da principal entidade representativa do setor elevaram o tom das críticas à falta de política para o turismo. Pela manhã, o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), George Gosson, que ocupa também o cargo de coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (Fecomércio/RN) usou o twitter para dizer que passados 70 dias da saída de Renato Fernandes, o governo ainda não indicou um substituto, estando a Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN) sob coordenação de um interino. “Tudo à espera... De que mesmo?”, indagou.

Competitividade perdida À tarde, numa entrevista à Band Natal, o presidente da ABIH/RN, Habib Chalita Júnior, foi mais contundente. “O Rio Grande do Norte está a cada dia perdendo competitividade e a economia fican-

do à mercê (….) Mas este governo vai passar. Então iremos fazer um forte trabalho [de recuperação] do turismo”, disse ele, depois de apresentar as principais reivindicações do setor.

Cegueira Uma delas é a redução da alíquota do querosene de aviação para baixar os custos das empresas aéreas. Segundo ele, com a redução do ICMS, o Ceará conquistou um voo direto Fortaleza-Miami e a Paraíba já tem a promessa de outro - João Pessoa-Bueno Aires – assim que a medida for implementada. “Será que o governo é cego

e não vê que o turismo é uma pasta de receita? Aliás, uma das principais pastas de receita. No governo atual nenhum novo roteiro turístico foi criado e isso gera consequências para a economia, para o artesanato, para o guia turístico, para o governo e por aí vai. São 52 segmentos ligados diretamente ao turismo”, disse Chalita.

Não vou deixar o ministério da Previdência Social, a não ser que tomem ele de mim” GARIBALDI FILHO Senador (PMDB-RN), em visita a Caicó, reforçando o discurso de que não será candidato nas eleições deste ano, mas deixando claro que o partido vai disputar o governo do Estado.

Aviso aos navegantes O general indicado pela governadora Rosalba Ciarlini para comandar a segurança pública do Rio Grande do Norte, gosta de escrever artigos, comentar matérias postadas em blogues, enviar emails para os colegas militares. E é um excelente marqueteiro de si mesmo. Em setembro do ano passado, ao reforçar comentário de um blogueiro sobre a competência do Ministério Público do Rio Grande do Sul em relação as demandas de índios e quilombo-

las que tentaram invadir o Palácio Piratini, o general carregou nas tintas: “Estamos construindo ou desconstruindo uma sociedade da forma mais danosa possível ao que queremos para o futuro. Essa história de darmos prioridade maior para as ditas minorias está fazendo com que as palavras escritas em nossa Bandeira Nacional não sirvam para nada. Essas mesmas minorias é que deveriam se adequar ao perfil da maioria dos brasileiros.”

Quem sai O secretário (ainda) de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, concede coletiva nesta terça-feira, 10 horas, no auditório da Emater.

Segurança No dia em que o Governo do Estado anunciou o nome do novo secretário da segurança pública do Rio Grande do Norte, a Associação de Municípios do Seridó Oriental (AMSO) fez reunião para discutir a violência na região. Segundo os blogs, na

abertura do encontro, o delegado Antônio Pinto, de Currais Novos, fez um retrato da situação atual, desanimadora: “A polícia civil não existe no interior, está quase minguando. Já fui chamado a atenção pelos meus superiores, mas não dá pra se calar.”

Contas O Sebrae fez as contas sobre a arrecadação de janeiro de ICMS e ISS pagos pelas pequenas empresas geraram para o Estado e municípios do Rio

Grande do Norte. R$ 15,6 milhões. Aumento de 6,2% em relação a igual mês do ano passado e superior 16,4% no comparativo com dezembro/2013.

Eleição O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou pedido do PSDB para que a presidenta Dilma Rousseff fosse proibida de promover reuniões de campanha no Palácio da Alvorada. O PSDB acionou o TSE após Dilma ter se reunido na semana passada na

residência oficial com o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigentes do PT, outros políticos e dois publicitários. O mérito da representação do PSDB, no qual é pedida a imposição de multa, deverá ser analisado pelo plenário do TSE, que é integrado por sete ministros.

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

3

PSD e PT vão discutir sucessão com o prefeito « ELEIÇÕES » Vice-governador e deputada federal tentam conquistar apoio de Carlos Eduardo para chapa que irá disputar o governo do Estado

C

om a chapa praticamente formada, tendo o vicegovernador Robinson Faria (PSD) como candidato ao Executivo e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) na disputa para o Senado, os líderes do PSD e do PT terão uma reunião política com o prefeito de Natal Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT, na próxima sexta-feira. No encontro, o primeiro após PSD e PT selarem oficialmente a pré-aliança, os dois partidos buscarão sensibilizar o prefeito Carlos Eduardo para apoiar a chapa. Embora o gestor da capital potiguar ainda não tenha sinalizado se subirá no palanque do PSD, de Robinson Faria, ou se estará com o PMDB, que confirma candidatura própria, mas ainda não escolheu o nome, a deputada federal Fátima Bezerra levará como principal argumento para união o fortalecimento da base da presidente Dilma no Estado. “O prefeito Carlos Eduardo se posicionou, desde o início, de maneira firme em apoio à presidenta Dilma. Temos (ela e Carlos Eduardo) uma boa parceria e não é de hoje. A nossa expectativa se pauta pela afinidade política e programática”, destacou Fátima Bezerra. A deputada federal analisou que, “embora o prefeito de Natal tenha origem tradicional”, mostra-se um político progressista e por isso ela acredita que contará com o PDT no palanque. “O prefeito é uma liderança progressista, esperamos contar com o apoio do PDT pela afinidade com a presidenta Dilma”,

SD ADRIANO ABREU

Fátima Bezerra faz articulações para viabilizar candidatura de Robinson Faria ao governo

comentou Fátima Bezerra. Já falando como pré-candidata ao Senado, Fátima Bezerra lembrou que já teve o compromisso do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, vice-presidente estadual do PDT, de que a apoiará no pleito deste ano. “Ele (Maurício Marques) já se colocou claramente em defesa do nosso nome para o Senado”, ressaltou. Além do PDT, Fátima Bezerra e Robinson Faria também terão uma reunião com o PCdoB, presidido por Antenor Roberto. O encontro ainda não foi definido, mas deverá ser no final desta semana ou no início da próxima. Fátima Bezerra lembrou ainda que, além das conversas com os líderes partidários, PT e PSD

farão uma agenda política comum pelas cidades pólos do Estado. “Estamos com uma parceria muito firme”, destacou a deputada federal, em referência a aliança do PSD com os petistas.

Alianças A deputada confirmou que até o final deste mês a Executiva Estadual do PT fará reunião para homologar a aliança PSDPT, semelhante ao que já fez o diretório municipal do PT em Natal. “Estamos (PSD e PT) evoluindo muito bem. Queremos agora ampliar (o palanque de partidos aliados) e daí porque é uma fase dos dois partidos atuarem de forma conjunta”, comentou a deputada federal.

Reforma é tema de reunião do prefeito com base aliada « ADMINISTRAÇÃO » Encontro ocorre dois dias antes da audiência pública que será realizada na Câmara Municipal para discutir proposta

A

votação da reforma administrativa da Prefeitura do Natal ainda não tem definição sobre quando começará e de que forma ocorrerá, com o trâmite normal ou em regime de urgência. Hoje, às 17h, o prefeito Carlos Eduardo se reunirá com a bancada de vereadores que apóia a sua gestão para pedir agilidade na apreciação do projeto na Casa. O presidente da Câmara, vereador Albert Dickson (PROS), acredita que a leitura do projeto da reforma será feita ainda hoje. Só com a leitura é que o projeto entra na pauta. Para o vereador, os dois projetos mais polêmicos são a extinção da Secretaria da Mulher e o aumento de salário dos cargos comissionados. “Os outros projetos não são polêmicos, esses são mais”, destacou. O plano do presidente da Câmara é colocar na pauta de votação os projetos de consenso e depois dos mais polêmicos. A proposta de aumento dos cargos comissionados concentra muitos discursos de crítica dos vereadores. O projeto traz aumento de salário para todos os cargos comissionados do Executivo. Em alguns casos, o reajuste chega a 166%, como é o caso do salário de chefe de setor, que passará de R$ 1.200 para R$ 3.200, caso a proposta seja aprovada. No total, a Prefeitura possui 19 mil servidores ativos e inativos, desses 813 são cargos comissionados e todos serão contemplados com o reajuste salarial. O impacto na folha de pessoal é de

ADRIANO ABREU

No dia 24 de fevereiro, o diretório municipal do PT divulgou resolução em que defendia a aliança da legenda com o PSD, do vice-governador Robinson Faria. “O diretório municipal da capital potiguar propõe e defende a união de forças com o PSD e o consequente apoio a sua précandidatura ao Governo do Estado, encampada por Robinson Faria”, destacou o documento divulgado ontem pelos petistas. “A essa união soma-se o projeto majoritário acalentado pela militância petista e também por diversos movimentos sociais e de esquerda, de eleger a companheira Fátima Bezerra para o Senado da República”, acrescentou o texto.

« SENADO »

Imprensa mostra gasto de R$ 50 mil de José Agripino

A

Dickson planeja fazer a leitura do projeto na sessão de hoje

R$ 1,9 milhão, caso a proposta enviada pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT) seja aprovada, integralmente, pela Câmara. Para o secretário particular do prefeito o salário mais do que dobra, passa dos atuais R$ 2.800 para R$ 5.800. Situação semelhante para o diretor de departamento, que deixará de ganhar R$ 2.500 e passará para R$ 5.500. Aqueles que têm o cargo de “chefe de setor” deixarão os R$ 1.200 para R$ 3.200, caso os vereadores aprovem a proposta. O projeto que modifica os vencimentos dos cargos comissionados também traz mudanças de nomenclatura. Os cargos comissionados definidos como serviço especializado, serviço técnico e serviço profissional, passarão a ser denominado “encarre-

gado de serviço”. O salário atual é R$ 722 (o salário mínimo) e passará para R$ 1.200. O prefeito escalou o secretário de Administração e Gestão Estratégica, Fábio Sarinho, e o controlador-geral do Município, Dionísio Gomes, para participar da audiência pública convocada pela Câmara para debater o projeto de reforma administrativa. Proposta pelo vereador Júlio Protásio, líder da bancada de apoio ao prefeito Carlos Eduardo na Casa, a audiência começará às 9h30. Pelos cálculos da prefeitura, a extinção de secretarias e a incorporação da Ouvidoria à Controladoria Geral vai possibilitar uma economia anual de R$ 9,5 milhões. Pelo menos 212 cargos serão extintos.

reportagem do jornal O Estado de São Paulo sobre os gastos dos senadores com tratamento de saúde, custeados pelo plano do Senado, aponta despesa que o senador potiguar José Agripino Maia (DEM) teve com um implante dentário. Segundo a reportagem, o Senado creditou na conta de José Agripino R$ 51 mil em 2009, referentes a 22 coroas de porcelana aluminizada, produto mais caro e que confere aparência melhor. Ao jornal, o parlamentar disse que foi um tratamento estrutural e comentou: “Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía”. O jornal mostrou que o plano de saúde do Senado paga despesas que incluem implantação de próteses dentárias com ouro e até sessões de fonoaudiologia para melhorar a oratória e driblar a timidez. Alguns senadores chegam a gastar até R$ 70 mil por tratamento dentário. Documentos obtidos pelo Estadão mostram que, nos últimos cinco anos, a Casa autorizou tratamentos milionários, principalmente odontológicos. Os gastos com os dentes dos senadores e outros tratamentos médicos, como sessões de psicoterapia e fonoaudiologia, atingiram média de R$ 6,2 milhões anuais entre 2008 e 2012 - 62% desses valores dizem respeito unicamente ao reembolso de notas fiscais e recibos.


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Dilma: ‘Agora é guerra!’ A presidenta Dilma comunicou à cúpula do PMDB que não haverá dificuldade em atender o partido, mas avisou que não aceitará qualquer entendimento com o líder na Câmara, Eduardo Cunha (RJ): “Cheguei ao meu limite, agora é guerra!” Senadores e o vice Michel Temer tentaram ponderar, lembrando o “mal” que Cunha pode fazer ao governo, nas votações, mas ela está irredutível: “Vamos enfrentar isso”.

Há tanto judicialização da política quanto politização do Judiciário” JOSÉ EDUARDO CARDOZO Ministro (Justiça) repetindo o mais recente mantra do PT

Tamos juntos

Importante revelação

A presidenta disse que não tem interesse em “depreciar” o PMDB. Quando isso acontece, disse ela, seu governo também é atingido.

Dilma se diz revoltada com a “falsidade” de Eduardo Cunha: enquanto a atacava em público, tentava indicar ministros em particular.

Primeira indicação

Segunda indicação

Em meio a acusações contra Dilma e o PT, Cunha indicava Neri Geller, atual secretário de Políticas Agrícolas para ser ministro da Agricultura.

Outra indicação de Cunha, em meio ao tiroteio, foi a de Alexandre de Moraes (recentemente barrado para o CNJ) para ministro do Turismo.

Alvo de denúncias O presidente da FecomércioPiauí, Valdeci Cavalcanti, afirma que está sendo perseguido por Carlos Gabas, secretário-executivo do Ministério da Previdência e presidente do conselho fiscal do Sesc. A persegui-

ção começou, diz ele, após a denúncia que fez a Justiça paulista mandar investigar Gabas por “falso testemunho”, em ação de cobrança de corretagem de imóvel adquirido pelos próprios pais, em Araçatuba.

Dossiês falsos

Demissões na FAB

Cavalcanti acusa o petista Gabas do “método de sempre” de “distribuir dossiês denegrindo pessoas que não comungam com o seu partido”.

Oficiais técnicos da FAB entraram na Justiça contra a demissão de 600 tenentes, na tropa há 9 anos, recrutados por prazo determinado.

Resposta no Salão Oval Se soubesse da frase de Lula à imprensa italiana (“Obama poderia ter sido um presidente melhor”), o americano responderia: “Idem, cara”.

Votos na convenção Na tentativa de conter rebelião sem precisar negociar com Eduardo Cunha, Dilma se antecipou para já acertar alianças estaduais: vai apoiar

candidatos do PMDB em sete estados (TO, PB, MA, RN, AL, GO e RO), e tentará costurar o consenso no DF, MT e SC.

Negociação Vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer se reúne nesta terça à noite com

Rui Falcão (PT), Valdir Raupp (PMDB) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) para ampliar as conversas.

O tamanho do líder O primeiro sinal de que o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), estava pendurado na brocha, foi do amigo Henrique Alves, presidente da Câmara.

Acusado de fazer jogo duplo, Alves disse a senadores que “a bancada da Câmara não quer romper com o PT; só 20% dela”.

Na ativa

Perdeu, Pezão

O “blocão” tenta mostrar força: marcou almoço nesta terça (11) na casa de um deputado do PP-MG para acertar a derrubada do Marco Civil da Internet e da criação de comissão externa para investigar a Petrobras.

A Justiça Eleitoral do Rio concedeu liminar proibindo o PMDB de usar o slogan “A mudança só começou”. Para o TRE, é “propaganda eleitoral antecipada”. A representação é do exaliado e atual arqui-inimigo PT.

Engajamento

Foi por pouco

Dilma Bolada se engajou na campanha de reeleição. Passou a tarde de ontem (10) alfinetando no Twitter os adversários do PSB. Sobrou para o pré-candidato Eduardo Campos, Marina Silva e Beto Albuquerque.

Inicialmente ignorado pelo Planalto, o líder do governo, Eduardo Braga (AM), foi convidado de última hora, ontem, para participar da reunião de Dilma com o vice Michel Temer e a cúpula do PMDB no Senado.

Não-me-toque Parece até piada, mas o vice Michel Temer e o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) saíram da inconclusiva reunião com Dilma direto para a Base Aérea, rumo ao município de Não-Me-Toque, no RS.

política

Peemedebistas prometem apoiar agenda opositora « CÂMARA » Crise com o governo se agrava e ala rebelde do partido

promete se aliar com à oposição para derrotar projetos do governo

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

EDUARDO BRESCIANI Agência Estado

Brasília (AE) - A ala rebelde do PMDB planeja alianças informais com a oposição no Congresso para aprovar propostas contrárias aos interesses do Palácio do Planalto. O objetivo é mostrar a insatisfação do grupo com a presidente Dilma Rousseff. O pacote de retaliações deve começar hoje, na apreciação do primeiro item da pauta da Câmara: um pedido do PSDB para formar uma comissão externa para investigar denúncias de que uma empresa holandesa pagou propina a funcionários da Petrobras. Os peemedebistas também querem derrubar o projeto do Marco Civil da Internet formulado pelo governo e aprovar alguns dos 21 requerimentos de convocação de ministros que tramitam na Casa. São os casos de Arthur Chioro (Saúde), para explicar a situação dos cubanos do programa Mais Médicos; Edison Lobão (Minas e Energia), sobre os contratos da Petrobrás com a empresa holandesa; e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), para discorrer sobre as acusações que fez à Polícia Militar de ter agido de forma truculenta em manifestação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Também há pedidos para convocação dos ministros Miriam Belchior (Planejamento), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Para ampliar as chances de aprovação, o PMDB da Câmara se reunirá em um almoço com os partidos integrantes do bloco formado há duas semanas para atuar de forma independente do governo, com deputados de PMDB, PP, PSC, PROS, PDT, PTB e PR, além do oposicionista SDD. Depois, a bancada peemedebista se reunirá no começo da tarde para definir os procedimentos a serem adotados. Uma primeira atitude será reforçar a liderança de Eduardo Cunha (RJ), que Dilma tenta isolar após a troca de acusações entre ele e Rui Falcão, presidente do PT. Está sendo preparada uma moção de apoio a Cunha e a reafirmação de sua posição de interlocutor da bancada. Deputados do PMDB também querem levar adiante a convocação de uma pré-convenção em abril para liberar nos Estados as coligações contra o PT. Responsável pela articulação desse movimento, o deputado Danilo Forte (CE) diz ter apoio

Valdir Raupp: conversas com o líder do PT sobre alianças nos Estados para desarmar estopim

As conversas estão abertas, não podemos dinamitar as pontes. Vamos deixar a poeira assentar” VALDIR RAUPP Presidente interino do PMDB

de 14 diretórios e quer oficializar a iniciativa. Segundo o parlamentar, o debate nacional seria mantido em junho, data original da convenção do PMDB. Levantamento publicado pelo Estado no sábado mostrou que um terço dos deputados já defende um rompimento definitivo da aliança nacional. A exclusão de Cunha das negociações irritou deputados peemedebistas. Ele ficou de fora das reuniões promovidas por Dilma, ficando como representante da Câmara só o presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). “Erra quem acha que pode me isolar. Eu represento o que a bancada pensa em sua maioria”, disse Cunha.

Cúpula do PMDB se reunirá com PT para definir alianças Brasília (AE) - Num movimento para tentar distensionar a crise com o governo, o presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou ontem que integrantes da cúpula do partido vão conversar na próxima quinta-feira com o presidente do PT, Rui Falcão, sobre as alianças nos Estados. Segundo Raupp, a decisão de fazer o encontro foi tomada na manhã de ontem, em conversa que ele teve com a presidente Dilma Rousseff. Devem participar do futuro encontro, possivelmente em Brasília, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e outros integrantes das bancadas dos dois partidos. O peemedebista disse que há uma possibilidade de o PT abrir mão de lançar candidatos em até seis Estados para apoiar nomes do PMDB. “Por aí a gente vai avançar e vai ‘distensionando’ essa crise que é normal dentro da vida pública, na política”, afirmou, ao admitir que um dos principais motivos da “tensão” com os petistas são as alianças regionais. Contudo, o presidente do PMDB não disse se o acerto da aliança de peemedebistas e petistas nos Estados envolveria Rio de Janeiro e Ceará, Estados on-

de as divergências entre os dois partidos são maiores. No Rio, o PT quer emplacar o nome do senador Lindbergh Farias, mas o PMDB aposta no atual vice-governador, Luiz Fernando Pezão, para concorrer ao governo do Estado. No Ceará, por sua vez, os peemedebistas lançarão o líder do partido no Senado, Eunício Oliveira (CE), enquanto petistas querem apoiar um nome do grupo do atual governador Cid Gomes, do PROS. Segundo Raupp, a presidente se mostrou ontem “aberta” às conversações quanto às alianças regionais. O presidente do PMDB frisou que, em nome da aliança nacional - o partido detém a vice com Michel Temer -, o parceiro preferencial do partido nos Estados é o PT. “As conversas estão abertas, não podemos dinamitar as pontes. As pontes têm que sempre estar intactas para continuar avançando”, afirmou. Para Raupp, em relação à tensão da bancada da Câmara, em que alguns integrantes pregam o rompimento da aliança com Dilma, o momento é de “deixar a poeira assentar, dar um tempo”. Ele também disse que não crê que a crise com a Câmara chegue à bancada do Senado.

Dossiê relata ‘propinoduto’ « MÁFIA DOS TRENS » Documento enviado ao Brasil pela Procuradoria

de Justiça da Suíça fecha cerco a ex-chefe da Casa Civil de Mário Covas

S

ão Paulo (AE) - Dossiê composto de 90 documentos da Procuradoria da Suíça, de posse das autoridades brasileiras, fecha o cerco ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Robson Riedel Marinho, ex-chefe da Casa Civil do governo Mário Covas (PSDB). O extenso relatório, de 282 páginas, revela passo a passo como Marinho recebeu US$ 1,1 milhão em uma conta secreta no banco Crédit Lyonnais Suisse de Genebra e contém o depoimento do executivo da multinacional francesa Michel Cabane, segundo o qual o conselheiro foi destinatário de propinas. Cabane era o responsável pela área comercial do Consórcio Cogelex Alstom no Brasil, contra-

tado para execução do projeto Gisel (Grupo Industrial para o Sistema da Eletropaulo), fonte do esquema de propinas, segundo a Procuradoria da República. Em depoimento aos procuradores suíços, Cabane declarou: “Na ocasião de conversas informais com o sr. Foigel (Jonio Foigel, diretor de uma coligada da Alstom) e o sr. Botto (ex-diretor comercial da Alstom na França), compreendi que se tratava de uma pessoa, de certo senhor Robson Marinho. Ele era membro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Essa é a última instância que fiscaliza as companhias estaduais assim com o estabelecimento das contas.” Cabane foi indagado se Ma-

rinho foi o único destinatário dos pagamentos. “Eu não sei se apenas essa pessoa recebeu dinheiro ou se o senhor Marinho o distribuiu ou não.” O criminalista Celso Vilardi, que defende o conselheiro, foi categórico. “Essas conversas (a que Cabane fez referência) se referem a 1998. Eu reafirmo que não fazem o menor sentido, tendo em vista que em 1998 não existia nenhum contrato sob julgamento do TCE. Mais do que isso, naquela época ninguém sabia que, três anos depois, seria julgada a garantia do seguro (dos equipamentos do contrato Gisel), único contato que o conselheiro teve com o caso.” O Ministério Público Federal está convencido de que os va-

lores foram creditados na conta 17321-1, titularizada por Marinho, como propina no caso Alstom, suposto esquema de corrupção no setor de energia do governo paulista entre 1998 e 2002, governos Covas e Geraldo Alckmin. Os papéis que reforçam suspeitas contra Marinho foram recebidos pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, e fazem parte do Ofício 155/11 dos autos. A documentação inclui a cópia do passaporte do conselheiro, que ele apresentou quando abriu a conta, e o momento em que passa a usar a offshore Higgins Finance Ltd para custodiar seus ativos.


geral

Natal โ€ข Rio Grande do Norte Terรงa-feira, 11 de marรงo de 2014

5


6

economia

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

Argentinos, norte-americanos e alemães serão os principais turistas estrangeiros na Copa. blog.tribunadonorte.com.br/eturismo

Compra: R$ 2,3510 - Venda: R$ 2,3520

Compra: R$ 3,1670 - Venda: R$ 3,4330

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,3270 - Venda: R$ 2,4800

Compra: R$ 3,9116 - Venda: R$ 3,9138

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE E VICENTE NETO[ laf@tribunadonorte.com.br]

Indicadores para baixo O mercado virou o seu humor e reduziu a previsão para o desempenho do PIB e a taxa de juro em 2014, de acordo com o boletim semanal Focus do Banco Central, divulgado ontem. Uma semana depois de terem elevado ligeiramente suas expectativas para o desempenho da economia brasileira neste ano, os analistas do mercado financeiro voltaram atrás e revisaram suas projeções para baixo. Ao mesmo tempo, os analistas consultados pelo BC reduziram – pela segunda semana consecutiva – a expectativa para o aperto monetário neste ano, enquanto esperam uma inflação um pouco mais salgada.

INDÚSTRIA A revisão no avanço do PIB foi acompanhada por um corte expressivo na projeção do crescimento da produção industrial deste ano, de 1,80% para 1,57%. A estimativa para 2015 foi ajustada de 3% para 2,95% de alta. O mercado espera que o juro chegue a 12% até o fim de 2015.

Inflação

Estratégia

A taxa de inflação medida pelo IGP-DI subiu para 0,85% em fevereiro (0,4% em janeiro), com o custo da construção civil e os preços no varejo contribuindo para evitar uma alta maio. O índice também é superior ao registrado em fevereiro de 2013 (0,2%). Em 12 meses, o IGP-DI acumula inflação de 6,3%. O crescimento da taxa entre janeiro e fevereiro deste ano foi puxada por uma alta dos preços no atacado.

Em um comunicado oficial a Petrobras diz que o seu Plano Estratégico Petrobras 2030 teve como escolha fundamental o crescimento da produção de petróleo da Petrobras até 2020 e sua sustentação em 4 milhões de barris de óleo por dia (bopd) na média do período 2020-2030. A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que em 2035 o Brasil produzirá 6 milhões de bopd, posicionando-se como o 6° maior produtor de petróleo mundial.

PRESSÃO O impacto fiscal coloca em questão a regra de reajuste do salário mínimo. Os aumentos reais do piso salarial, que acumularam 72,3% de 2002 a 2014, beneficiaram um universo de 48 milhões de pessoas, mas têm forte pressão nos cofres públicos. Para o setor privado, o reajuste dos salários não é acompanhado por ganhos de produtividade.

Emprego x futuro Piora a percepção do brasileiro quanto ao emprego, diz pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No entendimento do ex-presidente Lula da Silva, cuidar do emprego é mais importante do que o combate à inflação. Os indicadores divulgados ontem apontam que, enquanto a criação

de emprego deve se ficar estável, piora a percepção dos consumidores sobre o mercado de trabalho. Em outros países de economia estabilizada, o desemprego está elevado, enquanto a inflação está controlada abaixo de 3% ao ano. Por que o Brasil não consegue baixar a inflação de 6%?

IMÓVEIS A reportagem de capa da revista Exame deixou o mercado imobiliário preocupado. Com o título “Imóveis: A bolha começou a estourar (mas não onde você pensa)”, a revista diz que a bolha deve estourar no segmento comercial (shopping, prédios e galpões vazios) e não no residencial. Amanhã (12), em São Paulo, a Serasa Experian promove um café da manhã para apresentar uma radiografia de um tema que afetou 23,5 milhões de brasileiros só em 2013: a inadimplência. O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, apresentará estudos inéditos sobre o assunto no Brasil. Será lançado um serviço gratuito online de orientação ao cidadão.

1

EURO TURISMO

DÓLAR COMERCIAL

NA TN ONLINE

De acordo com recente pesquisa divulgada pela Nielsen, o consumo de bebidas não alcoólicas teve crescimento de 0,3% entre novembro de 2012 e 2013. Dentre os destaques, o consumo da categoria de suco pronto, que cresceu 12,5% no período, ganhou mais de 1,7 milhão de novos domicílios, predominantemente do Sul do país e da Grande Rio de Janeiro, em lares com nível socioeconômico médio, com donas de casa de 51 anos ou mais.

2

3

A produção de chocolate no Brasil cai e importação sobe nos últimos anos, com o consumo médio de chocolate por pessoa no Brasil chegando aos 2,8kg ao ano. Só em 2013, foram consumidas 790 mil toneladas, colocando o País como o terceiro maior mercado do mundo. Entre 2011 e 2013, a importação de chocolates saltou de 14 mil toneladas para 20 mil/ton, um crescimento de 42%.

LIDERANÇA Foram comercializados 1.948 carros em Natal durante o mês de fevereiro. O Gol mantém a sua liderança de vendas no RN, com 180 modelos emplacados no mês. O segundo colocado, com 113, foi o Palio. Em terceiro aparece a Strada. Entre as marcas, a Volkswagen ficou na vice-liderança com 360 emplacamentos. Em terceiro, vem a GM com 289 carros vendidos, 14,8%. CASUAL A unidade Potiguar da TOTVS adere a moda mais casual no trabalho, com os funcionários liberados para trabalhar de camiseta, bermuda e tênis na empresa. A TOTVS é a brasileira líder no desenvolvimento de softwares de gestão. O novo jeito de se vestir da companhia é mais simples e mais conectado à nova geração, resultado de um estudo de branding. PÁSCOA Os ovos de Páscoa já ocupam os espaços nas lojas dos supermercados. Na rede Bompreço, os primeiros a estar nas gôndolas são os da marca própria da rede. A expectativa é que as vendas de chocolate sejam 11% maiores que as do ano passado. Entre as novidades do Bompreço para esta Páscoa está um ovo em formato de troféu da Copa do Mundo da Fifa 2014, fabricado pela Garoto.

TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

NA TN ONLINE

SALÁRIO-MÍNIMO

Receita Federal publica edital de concurso com vagas para auditor-fiscal

R$ 724,00

TAXA SELIC 10,5%

tribunadonorte.com.br/tnconcursos

Alta estação aquece hotéis, mas nem todos comemoram « TURISMO » Enquanto hotéis na Via Costeira e em Ponta Negra festejam os resultados, pequenos e médios estabelecimentos se queixam, diz ABIH FOTOS:EMANUEL AMARAL

VINÍCIUS MENNA Repórter

E

xecutivos de hotéis da Via Costeira e de Ponta Negra, comemoram os resultados da alta estação, apresentando taxas de ocupação que vão de 82% a 91%. Eles fazem projeções otimistas para o resto do ano, puxadas pela Copa do Mundo. Para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH), no entanto, a alta estação foi a pior dos últimos quatro anos, sobretudo entre hoteis de pequeno e médio porte do estado. Segundo o presidente da entidade, Habib Chalita, a taxa média de ocupação em janeiro de 2011 foi de 93%, número que em 2014 foi de 70%. Com o fim do carnaval, a alta estação se despede e o setor contabiliza os resultados. Para o gerente de contas do Serhs Natal, Valdir Rodrigues, 2014 superou o ano anterior em ocupação. “Foi o melhor janeiro desde 2011. Estamos colhendo frutos de um trabalho comercial realizado em 2013”, diz. Segundo ele, janeiro teve média de ocupação de 82% por dia e superou os 65% do mesmo período de 2013. Ele analisa que, pelo fato do carnaval ter sido em março neste ano, o comparativo entre 2013 e 2014 para o mês de fevereiro ficaria comprometido. “Tivemos uma média de 90% de ocupação no carnaval. Foi muito bom”, diz. Embora as obras do calçadão e do enrocamento de Ponta Negra não tenham sido concluídas - o que fez a prefeitura, inclusive, cancelar a queima de fogos na praia, no reveillon - foi possível ter bons números na área. Exemplo disso são os hoteis Ponta do Sol e Belo Mare, conforme explica o gerente geral dos dois estabelecimentos, Francisco Macedo. “Isso [obras e ausência da queima de fogos] repercutiu negativamente. Mas conseguimos fazer as vendas. A taxa do ano passado ficou nos 88% por mês, no Ponta do Sol, e esse ano nós ficamos em 91%. Ter uma média acima de 90% é bom”, diz. “Por ser um hotel maior, o Bello Mare teve ocupação maior, de 95%”, completa. Sem dar números, a gerente de vendas dos hoteis Rifóles e Pontal Mar, Socorro Macedo, ressaltou que 2014 está sendo “bem positivo”, mas confessa que no mês novembro a alta estação preocupava. “O brasileiro retardou a definição do destino para as férias de 2014. A hotelaria estava apreensiva, mas em dezembro isso mudou”, conta.

Pequenos e médios Para Chalita, da ABIH, os resultados em hotéis de médio e pequeno porte não foram tão expressivos. Entre os associados, 75% estão nessa condição. Para ele, a falta de divulgação do RN é um dos problemas que impactam os hotéis, fazendo com que o estado tenha perdido nos últimos quatro anos 23% na ocupação do mês de janeiro. O presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Alexandre Mulatinho, discorda sobre a falta de divulgação. Segundo ele, nos últimos dois anos, o RN fez parte de 14 feiras internacionais e fez divulgações em países como Perú, Itália, Colômbia e Estados Unidos. “Com a Copa, é uma incoerência dizer que não tem divulgação”, afirma.

Hotel na Via Costeira: Taxa de ocupação maior não foi percebida de forma global no setor

Efeitos da Copa dividem opiniões O período da Copa do Mundo divide opiniões no setor hoteleiro. Executivos que trabalham em hoteis na Via Costeira e em Ponta Negra veem com bons olhos as projeções para o ano e para o período do evento esportivo. Contudo, para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH), Habib Chalita, “não existe expectativa positiva para a Copa”. A previsão para os hoteis Ponta do Sol e Bello Mare é que ambos se mantenham no primeiro semestre um patamar aproximado ao que tiveram na alta estação, variando entre 85% e 90%. A avaliação é do gerente geral dos hoteis, Francisco Macedo. “Acredito que a maioria não tem mais disponibilidade para o mês de junho”, diz. De acordo com o gerente de

contas do Serhs Natal, Valdir Rodrigues, a expectativa de ocupação do hotel é de no mínimo 90%. E a projeção é de manter um bom ritmo no segundo semestre. “A nossa expectativa é que, na baixa temporada, a gente consiga vender para grupos corporativos, empresas de farmacêuticos, participantes de congressos. Acreditamos em uma ocupação de algo em torno de 60% para o resto do ano”, diz. Na análise de Habib Chalita, é preciso mais divulgação. “Nós não temos o que esperar. A Copa para a hotelaria já passou. Estamos pensando agora no pós copa, em quais os mercados que temos que atingir”, afirma. O presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Alexandre Mulatinho, defende que as divulgações

vem sendo feitas desde 2009, quando Natal foi escolhida para sede da Copa. “Em dois anos, foram 14 feiras internacionais”, argumenta. Habib Chalita defende a importância de ampliar a divulgação. “O turista não está sendo atingido. Nesse contexto, é fundamental a participação do Estado. Hoje a Emprotur não tem resultado nenhum diante do consumidor final”, diz. O presidente da ABIH sustenta ainda que o Governo do Estado deve baixar a alíquota do ICMS que incide sobre o querosene de aviação (QAV). “Hoje as passagens aéreas são um dos grandes desaceleradores de ocupação. Não queremos isenção, queremos a redução para entrar no mercado competitivo do turismo”, pontua.

BATE-PAPO Habib Chalita/Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH/RN)

“Não estamos conseguindo atingir o turista” Como foi a alta estação para o setor hoteleiro?

Nós temos 80 associados e 75% deles são hoteis de médio e pequeno porte. São hoteis que nós temos que ter mais cuidado, que precisamos trabalhar melhor perante o turista. Os hoteis grandes tem representante comercial fora do estado e mesmo assim têm dificuldade em vender o destino Rio Grande do Norte porque não tem mais nenhuma forma de divulgação. Não estamos conseguindo atingir o turista. Nós fizemos um levantamento de janeiro de 2011 a janeiro de 2014. Nós perdemos 23% na ocupação de uma alta temporada, que é janeiro. Esses são números reais. Existe uma secretaria exclusivamente para isso chamada Emprotur. Dentro desse contexto, a Emprotur não tem resultado nenhum perante o consumidor final. Digamos de passagem que torna-se praticamente inoperante a função da Emprotur. Não estou descriminando o presidente da Emprotur, mas sim a política do atual governo Rosalba, que denomina o turismo

como indústria secundária. A prova maior dessa situação é que estamos há quatro meses sem um secretário de turismo em um estado que é sede da Copa. [O Governo do Estado informou, por meio da secretaria de comunicação, que convites foram feitos e que a governadora aguarda respostas. Não há data para definição de um nome, segundo a secretaria]. O senhor menciona o preço das passagens como um dos “desaceleradores de ocupação”. Como está essa questão?

Eu vou citar um exemplo. A diferença de preço nas passagens ida e volta São Paulo-Fortaleza e Natal-São Paulo é de R$ 800. Há dois motivos para isso: se eu deixo de divulgar, eu deixo de ter a necessidade, já que o turista não vem. A partir do momento que o turista não vem, eu vou abastecer por um prejuízo. Nós não queremos a isenção, queremos a redução para entrar no mercado competitivo do turismo. O Rio Grande do Norte está fora dessa competição por dois motivos: falta de divulgação e de redução do querosene aeroviário.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

geral

7

Ação quer aumentar isenções do IR « IMPOSTO DE RENDA » Ação movida pela OAB pede mudança na forma de correção da tabela do Imposto de Renda. Se o pedido for aceito, quem recebe salário de até R$ 2,7 mil ficará isento de pagar o imposto RAYANE MAINARA

B

rasília (ABr e AE) - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou ontem com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a correção da tabela para os isentos do pagamento de imposto de renda, segundo a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A entidade quer que o STF tome uma decisão ainda neste mês para permitir que os contribuintes utilizem eventuais novos parâmetros na declaração de rendimentos, evitando desembolsos indevidos. Atualmente, está isento quem ganha até R$ 1.787, cerca de 75 milhões de brasileiros, segundo cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se a correção acompanhasse a inflação, a isenção atingiria os que ganham até R$ 2.758, aumentando em 8,5 milhões o número dos que não pagam o imposto de renda. A correção da tabela para os isentos tem ficado abaixo da inflação anual e representa uma perda para o trabalhador, porque, se o salário é corrigido e a tabela não, ele paga mais imposto.

Defasagem Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), que apoia o reajuste da tabela solicitado pela OAB, o IPCA acu-

Atualmente, está isento de pagar o IR quem ganha até R$ 1.787, cerca de 75 milhões de brasileiros

mulado de 2004 a 2013 foi de 70,14%, enquanto a tabela foi corrigida em 61,67% no período. Com isso, haveria uma defasagem de 5,85% nos valores da tabela. O pedido, no qual a OAB sustenta que a não correção da tabela culminou na redução da faixa de imunidade, deverá ser analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Para a entidade, um número elevado de contribuintes passou a estar sujeito à incidência do imposto mesmo sem um aumento de salário que superasse a correção da renda pelo índice real da inflação. A entidade alega que de 1996 a 2001, a tabela ficou congelada e as correções posteriores não acompanharam a inflação. “Em 1996, eram isentos os

que recebiam até oito salários mínimos. Hoje, o patamar está em três salários. É óbvio que houve um aumento do salário mínimo, mas não a ponto de afetar assim a faixa de isenção. Constitui um confisco utilizar correção de direitos por um índice que não seja a tabela de inflação”, disse Marcus Vinícius Coêlho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Na ação de inconstitucionalidade, a OAB pede a correção da defasagem cheia para o ano-calendário 2013 e para os exercícios seguintes, com aplicação imediata da nova faixa de isenção. Caso o Supremo entenda que isso seria danoso aos cofres públicos, a entidade sugere que a recomposição seja aplicada nos próximos dez anos, a um percentual de 10% ao ano.

IMPOSTO DE RENDA

Pergunte

ao

leão Não tenho certificação digital,mas gostaria de ter acesso à declaração do imposto de renda pré-preenchida.É possível? Neste ano os contribuintes que possuem Certificação Digital podem fazer a Declaração Pré-preenchida,com acesso por meio da página da Receita,na área do e-CAC.Essa modalidade também poderá ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita. As perguntas desta coluna são respondidas por auditores da Delegacia da Receita Federal em Natal.Envie suas dúvidas com nome,e-mail e telefone para irpf@tribunadonorte.com.br

DINARCI BORGES / FLASH TOP

Quase 1 milhão de contribuintes já declararam

Receita libera consulta a novo lote da malha fina

Brasília (ABr) – O prazo para entregar a declaração do imposto de renda este ano começou no último dia 6 e vai até 30 de abril. O número de contribuintes que acertaram as contas com o Fisco aproxima-se de 1 milhão. Até as 17h de ontem, cerca de 968 mil contribuintes enviaram a Declaração dà Receita Federal, que espera receber 27 milhões de declarações neste ano. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) desde o dia 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou na última quinta-feira (6), assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Brasília(ABr) - A Receita Federal liberou ontem a consulta a mais um lote de declarações que caíram na malha fina. Além do Imposto de Renda Pessoa Física 2013, foram liberadas declarações de 2008 a 2012. O crédito bancário será feito na próxima segunda-feira (17). A malha fina é uma etapa posterior à entrega da declaração do imposto de renda, em que a Receita Federal cruza e verifica os dados informados. É possível cair na malha quando o órgão identifica erro no preenchimento, adiando o pagamento de uma eventual restituição até que a declaração seja corrigida ou o contribuinte se explique. O contribuinte pode checar no endereço da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou por meio do Receitafone, no número 146 se foi contemplado neste lote. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smarthphones com sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante formulário eletrônico.

« ARRECADAÇÃO »

Negócios potiguares geram R$ 15,6 milhões em tributos O repasse de impostos para os cofres públicos do RN, em janeiro, foi 16,4 % maior CLEONILDO MELLO Da Agência Sebrae RN

A Montagem da estrutura da feira 40 Graus: Evento registra expansão de 20% em expositores este ano. Esta será a segunda edição

Crescimento regional atrai marcas a feira de calçados « MERCADO » Feira será realizada de hoje até quinta-feira, no Centro de Convenções de Natal, com a participação de 50 marcas de calçados

C

omeça hoje e vai até quintafeira, em Natal, a segunda edição da 40 Graus - Feira de Calçados e Acessórios que pretende encurtar a distância entre as principais marcas brasileiras e redes varejistas do Norte e Nordeste do país. O evento cresceu mais de 20% em expositores nesta edição. A feira ocorre das 10h às 18h. Serão cerca de 40 novas empresas com o mix de produtos oferecidos no Centro de Convenções de Natal. A promoção da feira é da Merkator Feiras e Eventos, responsável pelo SICC – Salão Internacional do Couro e Calçado e pela Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, em parceria com sindicatos patronais do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Nesta edição, a feira amplia

para atender às necessidades de um dos mercados consumidores que mais crescem no Brasil. “O Norte e o Nordeste são regiões onde o consumo segue evoluindo. Além disso, elas têm necessidades bastante específicas no período de inverno em relação aos mercados do Sul e Sudeste, onde faz frio. A 40 Graus surgiu da necessidade de suprir essa demanda de mercado”, ressalta Frederico Pletsch, diretor da Merkator. Para o evento, as marcas estão criando coleções específicas, novidades desenvolvidas para o consumidor das duas regiões. “A feira acontece em um momento muito importante do ano para os lojistas. É neste período que eles buscam os produtos que estarão em suas vitrines em datas

como o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, e também durante as festas juninas. São três momentos importantes para o lojista local, que conta com a 40 Graus para poder atender aos seus clientes”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas/RS, Rogério Müller.

Fabricantes O evento conseguiu reunir em um mesmo espaço os principais fabricantes brasileiros. Além deles, micro e pequenas empresas encontraram um espaço onde têm contato com os principais compradores. Neste ano, somam-se entre os estandes grupos de indústrias de pequeno porte de cidades como Igrejinha/RS e

Campina Grande/PB e Patos/PB. Mais de 50 marcas estarão presentes na 40 Graus de 2014. Entre elas: Piccadilly, Piccadilly Nice, Piccadilly For Girls, Miúcha, Bebecê, Demiler, Usaflex, Bibi, Bárbara Krás, Andine, Rafarillo, Suzana Santos, Santa Flor, Sugar Shoes, Beira Rio, Itapuã, Dian Pátris, Addan, Fila/Dass, Divalesi, Estilo Mix, Divitrini, Kalce.com, Cotton Shoes, Pretty Katz, Little Katz,Super Star, Starzinho, Alexia Fernanda, Fio de Ouro, Ferricelli, Palterm, Company, Venétia, Capricci, Italianinho, Rafitthy, River Land, Via Scarpa, AmaiaPizze, Scamboo, Boa Onda, Século XXX, Crysalis, Werner, Nina & Rô, Andrea Balleno, Tronis, NOS, Zalya, Kammy, Week, Vitiello CO, Bennemann e Grendene.

s pequenas empresas geraram para o Rio Grande do Norte, em janeiro, mais de R$ 15,6 milhões em impostos para os cofres públicos do estado e municípios potiguares. A arrecadação se refere ao recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Serviço (ISS) no primeiro mês do ano. O total é 6,2% maior que o que foi arrecadado no mesmo mês do ano passado e superior 16,4% no comparativo com dezembro de 2013. Os dados foram divulgados ontem pela Receita Federal. O repasse dos negócios de pequeno porte – aqueles cuja receita bruta anual é de até R$ 3,6 milhões – para o tesouro estadual foi de R$ 12,06 milhões somente em ICMS, montante levemente superior ao que foi contribuído em janeiro do ano passado (R$ 11,41 milhões) e em dezembro último (R$ 10,18 milhões). Os pequenos negócios também contribuíram para ampliar a receita dos 167 municípios do Rio Grande do Norte no primeiro mês do ano. Foram mais de R$ 3,6 milhões repassados, valores referentes ao recolhimento de ISS nas cidades potiguares. Natal foi o município com maior volume de arrecadação, com R$ 2,1 milhões. Mossoró foi a segunda cidade potiguar no ranking de arrecadação de ISS com mais de R$ 431,3 mil, seguida de Parnamirim, onde o recolhimento desse imposto chegou a R$ 242,8 mil.

“Fica comprovado que as pequenas empresas geram impacto na economia local, sobretudo na dos municípios do estado. Por isso, é importante se criar um ambiente propício, nas nossas cidades, para que os pequenos negócios possam se desenvolver. Com esse crescimento, o município ganha ao ampliar a arrecadação mensal”, analisa o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto.

Lei Geral Para dar as condições adequadas de expansão das pequenas empresas, o Sebrae tem estimulado a implantação da Lei Geral em todos os municípios potiguares. Atualmente, a legislação já vigora em 165 cidades do estado, faltando apenas ser aprovada em Encanto e Coronel João Pessoa. A regulamentação da Lei Geral em âmbito municipal cria um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios de pequeno porte, ao desburocratizar a abertura de empresas, facilitar a inserção de pequenos nas compras públicas e também facilitar, de forma indireta, a obtenção de crédito para expansão dos negócios. ALBERTO LEANDRO

Zeca Melo, superintendente do Sebrae: Impacto positivo


geral Ministro instala unidade em Caicó

8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

« CIDADANIA » Instrumento que agiliza julgamento de recursos de segurados contra decisões do INSS vai atender a aposentados e pensionistas de municípios do Seridó

I

nstalada em Caicó (RN), na manhã de ontem, a Composição Adjunta da Junta de Recursos da Previdência Social já tem data para a sua primeira sessão. Será na primeira quinzena de abril. Com isso, a unidade irá colaborar para desafogar o julgamento de recursos de segurados contra decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte, que tem a 27ª Junta de Recursos da Previdência Social, cuja sede é em Natal (RN). A cerimônia de instalação se deu na Câmara Municipal. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, destacou a importância da unidade - que irá funcionar na Agência da Previdência Social na cidade - para o reconhecimento do direito dos cidadãos. “É importante por que se constitui em uma opção para que o cidadão possa pedir nova análise de um benefício que lhe foi indeferido pelo INSS”, afirmou. “Quem sentir prejudicado em seu direito, pode recorrer imediatamente”, acrescentou o ministro. Até o final deste ano, Mossoró também deve ganhar uma Composição Adjunta da 27ª Junta de Recursos da Previdência Social. Esta unidade, inclusive, já está autorizada para ter seu funcionamento iniciado. As Composições Adjuntas fazem parte do processo de descentralização das unidades de julgamento administrativo da Previdência Social. Além do Rio Grande do Norte, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Ja-

DIVULGAÇÃO

neiro e Paraná também já contam com unidades deste tipo, sediadas nas respectivas capitais. O presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), Manuel Dantas, explica que as composições adjuntas têm por objetivo tornar mais ágil o julgamento dos recursos e facilitar a entrada das ações e o acompanhamento dos recursos à Previdência Social. Ele lembra que o recurso administrativo é sempre mais rápido que o processo judicial. “O recurso deveria ser sempre o primeiro passo de todo segurado que desejar contestar uma decisão do INSS. É mais rápido e mais barato que qualquer processo judicial para todas as partes”, disse Manoel Dantas. Ele informou ainda que outras composições adjuntas serão abertas em cidades polos em todo o Brasil. “É para aproximar mais do cidadão”, disse. O CRPS é um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, que funciona como um tribunal administrativo que tem por função básica mediar os conflitos entre os segurados e o INSS. O Conselho é formado por 29 Juntas de Recursos regionais distribuídas por todo o Brasil, com competência para julgar em primeira instância os recursos protocolados contra decisões.

JUNTAS Proferidas pelo INSS. A estrutura do CRPS é formada ainda por quatro Câmaras de Julgamento, localizadas em Brasília, que analisam em segunda

Garibaldi explica funcionamento da Junta de Recursos e anuncia mais duas agências para o RN

instância os recursos interpostos contra decisões das Juntas Regionais. Atualmente, o CRPS reconhece o direito dos segurados, anulando uma decisão inicial do INSS, em 20% dos julgamentos de recursos. Em todo o país, são julgados, em média, 400 mil recursos por ano. No RN, são mais de 10 mil por ano. A maior parte dos processos - 70% - é de benefícios por incapacidade, sendo auxílio-doença o principal. Pensões por morte e aposentadoria também são comuns nos recursos. A Composição Adjunta de Caicó tem capacidade para julgar até 700 processos por mês. A instalação da Composição Adjunta em Caicó contou com a

presença do deputado federal João Maia (PR), do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), do prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), de Jucurutu, George Queiroz, de São José do Seridó, Jackson Dantas, de Ipueira, Paulo Brito, de Timbaúba dos Batistas,Chilon Neto,de Serra Negra, Urbano Faria, de São Fernando, Genilson Maia, de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, e de São João do Sabugi, Aníbal Araújo. O ministro Garibaldi Filho visitou a Agência da Previdência Social em Caicó, onde conheceu as instalações da Composição Adjunta instalada no município esta manhã. Todos os conselheiros da Composição Adjunta da

Junta de Recursos da Previdência Social em Caicó tomaram posse na função na cerimônia. A unidade será coordenada por Gelza Ferreira, que teve seu termo de posse assinado pelo ministro da Previdência Social na instalação. Ainda em março, o ministro Garibaldi Filho inaugura mais duas unidades da Previdência Social no Rio Grande do Norte. No dia 21 próximo, será entregue a agência de Alexandria. Os moradores de São Paulo do Potengi terão posto do INSS na cidade a partir do dia 28. Em abril, será a vez de São Miguel receber sua unidade. A abertura está prevista para o dia 11. O RN tem 36 agências da Previdência Social.

« OPERAÇÃO COITEIROS »

Juiz de Caicó acata denúncia e afasta delegado de polícia

O delegado Getúlio José de Medeiros, ex-titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Caicó, foi afastado das funções. A decisão foi determinada pelo Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Caicó, Luís Cândido de Andrade Villaça, após recebimento de denúncia oferecida pelo Ministério Público. Entre os crimes de que é acusado e que resultaram no afastamento está a não lavratura de flagrante delito contra Fernando Pereira Soares, envolvido no processo da Operação Coiteiros e apontado como o autor de homicídios e braço operacional da organização criminosa. O acusado foi liberado e fugiu após o depoimento. A operação realizada nos municípios de Caicó, Jardim do Se-

ridó, Florânia, Jucurutu, Jardim de Piranhas, e Tenente Laurentino Cruz denunciou oito suspeitos de envolvimento em crimes de milícia privada, homicídios, tortura e tráfico de drogas, além de corrupção ativa e passiva. Getúlio de Medeiros responde por outros seis delitos, todos em função de seu cargo. O delegado é acusado de ter apropriado-se de três fianças, uma delas integralmente. Em outros casos, informava aos cidadãos presos em flagrantes valores de fiança maiores do que a realidade. Recebia em espécie e tomava posse da diferença. Outra questão duvidosa, diz respeito ao seu filho, um advogado que defendeu acusados onde o delegado coordenava as ações. Tal ato, é impedido por lei. Medeiros atualmente estava lotado no município de Marcelino Vieira. O delegado entregou sua carteira de identidade funcional e está proibido de mudar de endereço sem autorização, sob pena de prisão preventiva. ALDAIR DANTAS

Luís Villaça acatou denúncia feita pelo Ministério Público

Crise na Venezuela ofusca posse de Bachelet

S

FOTO: LAI SENG SIN/AP/ESTADÃO

Policial é acusado de omissão na lavratura de prisão de envolvido em crime de milícia

« CHILE »

Populares e familiares de passageiros do avião desaparecido soltam balão em Kuapa Lumpur

Polícia da Tailândia investiga uso de passaportes roubados « AVIAÇÃO » Autoridades tentam descobrir como dois passageiros embarcaram com documentos falsos e por que cinco desistiram do voo

P

attaya (AE) - Autoridades tailandesas tentavam descobrir ontem como dois homens conseguiram embarcar com passaportes falsos no avião da Malaysia Airlines que desapareceu nos primeiros minutos do último sábado, parte de uma crescente investigação internacional sobre o que eles faziam no voo de Kuala Lumpur para Pequim. Os dois passageiros em questão viajavam com passaportes roubados na Tailândia e tinham passagens reservadas para destinos na Europa, mas ainda não se sabe se os dois homens têm alguma relação com o desaparecimento do avião. Criminosos e imigrantes ilegais muitas vezes viajam portando documentos falsos ou roubados. Os passaportes roubados pertenciam originalmente ao austríaco Christian Kozel e ao italiano Lui-

gi Maraldi. O roubo desses documentos foi registrado na base de dados da Interpol em 2012 e 2013 depois de terem sido roubados na Tailândia. Os donos dos passaportes roubados foram questionados, mas não há detalhes disponíveis sobre as conversas. Passados três dias depois de o Boeing 777 ter desaparecido do alcance dos radares com 239 pessoas a bordo quando sobrevoava uma faixa de mar do sudeste da Ásia, nenhum sinal de destroços do avião foi encontrado até agora. Na Malásia, autoridades locais investigam cinco pessoas que fizeram check-in no voo que desapareceu no sábado, mas que depois não embarcaram no avião, informou ontem um funcionário do governo, que não quis se identificar. O funcionário não revelou detalhes sobre quem seriam es-

sas cinco pessoas e quais os motivos que as fizeram desistir do voo MH370, que partiu de Kuala Lumpur às 00h41 locais de sábado (13h41 de sexta-feira no Brasil) e deveria ter aterrissado em Pequim seis horas mais tarde. Segundo a fonte, nenhuma dessas pessoas está sob custódia e a investigação faz parte de um exercício de rotina para verificar todos os passageiros que estavam no voo ou que deveriam estar no avião. O diretor-geral do Departamento de Aviação Civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, informou que as malas desses passageiros que não embarcaram foram retiradas do avião antes da decolagem. Segundo a autoridade, as bagagens foram previamente digitalizadas pela polícia do aeroporto, que não encontraram nada de anormal.

antiago (AE) - O governo chileno tentou evitar, mas a posse da presidente eleita Michele Bachelet, nesta terçafeira, na cidade portuária de Valparaíso, perdeu espaço para a crise venezuelana, que aterrissará na madrugada em Santiago com a chegada do presidente Nicolás Maduro. Enquanto Bachelet assume pela segunda vez o governo do país, a atenção está voltada para a reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), na quartafeira, em que o governo chavista tentará conseguir mais apoio na região. Nas ruas de Santiago e também de Valparaíso, onde ocorrerá a transmissão da faixa presidencial, simpatizantes da oposição venezuelana prometem perseguir Maduro com protestos. O governo do Chile tentou vetar a realização da reunião da Unasul em Santiago logo depois da posse da presidenta eleita. O temor era justamente que a reunião, pedida pela Venezuela, ofuscasse a festa chilena. Só foi convencido quando foi decidido um encontro ministerial - e não uma cúpula presidencial. Antes mesmo de tomar posse, Bachelet teve de se posicionar sobre a crise venezuelana. Em uma entrevista, afirmou que não são “adequadas ações violentas para desestabilizar um governo democraticamente eleito”. Dentro da sua coalizão, a Nova Maioria, essa posição não é consenso. Enquanto a Democracia Cristã, o grupo mais à direita de sua base, rechaça Maduro, o Partido Comunista pede um apoio mais firme ao bolivariano. “Esse é um tema que afeta a relação dos partidos dentro da coalizão da presidente. Emerge de discussões pendentes sobre definições ideológicas e de um projeto para o país”, analisa a especialista em relações internacionais da Universidade do Chile María Francisca Quiroga. Maduro estava na lista de encontros bilaterais que a presidente chilena teria hoje. O venezuelano era aguardado à noite tanto por Bachelet quanto por um grupo de manifestantes da Mesa da Unidade Democrática Chile, um braço da oposição venezuelana no país, que planejava protestar. Maduro, no entanto, adiou sua chegada. A presença do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, também ajudou a trazer ainda mais a crise venezuelana para o centro do palco. Impedido de se manifestar na Organização dos Estados Americanos (OEA), depois de que os países sul-americanos ajudaram a derrubar uma ação específica sobre a crise, Biden chegou a Santiago dizendo que quer tratar da situação venezuelana, que qualificou de “alarmante”.

« CHUVAS » Cheia do Rio Madeira ameaça isolar o Acre Rio Branco - O nível do Rio Madeira não para de subir e ameaça o fornecimento de mercadorias para o Acre. O curso d’água está cruzando a única estrada que dá acesso ao Estado, a BR-364. Técnicos confirmaram que existe a possibilidade de que o rio alcance a marca de 19,20 metros. Intervenções pontuais possibilitam o escoamento lento das cargas, mesmo com as vias sob água.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe charge de Brum.

TEMPO HOJE

Máx.: 32ºC Mín.: 25º C Predomínio do sol. Céu com poucas nuvens

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 1h00 - 1.7 - 13h26 - 1.9 Baixa-mar 7h06 -0.8 - 19h43 - 0.7

TOMAZ NETO [SEMOPI] FALA SOBRE RETOMADA DAS OBRAS DO ENROCAMENTO E URBANIZAÇÃO DE PONTA NEGRA • PÁGINA 8

NA TN ONLINE

Confira notícias do blog TN Concursos

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 11 de março de 2014

RN deve somar 1 milhão de veículos até o segundo semestre deste ano « FROTA CRESCENTE » Nos dois primeiros meses do ano foram emplacados 11.972 veículos no

Estado. A média é de oito, por dia. Na Copa do Mundo, 999 mil veículos estarão em circulação ALEX RÉGIS

IGOR JÁCOME E DAÍSA ALVES repórteres

S

ão oito veículos novos a cada hora, ou 199 ao dia, nas cidades potiguares. Com isso, a frota do Rio Grande do Norte deverá alcançar a marca de 1 milhão de unidades até o segundo semestre deste ano, segundo estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). Apenas nos dois primeiros meses de 2014, 11.972 veículos foram emplacados e entraram em circulação nos municípios potiguares. Durante a Copa do Mundo, mais de 999 mil estarão circulando em todo o Estado. Só é estipulada, porém, a quantidade de modelos zero quilômetros emplacados aqui. Se considerados os veículos que vêm de outros estados, o RN já poderá chegar à casa do milhão durante o mundial de futebol. Atualmente, a capital potiguar tem um carro ou moto para cada 2,52 habitantes. A taxa é muito superior à nacional, que calcula uma unidade para cada quatro pessoas. O crescimento médio anual do Estado é de 10,5%, sendo que o de 2013 (9,19%) foi o menor dos últimos oito anos. No período de um ano, a frota passou de 884 mil para 965 mil veículos. “Geralmente a gente percebe um aumento maior no interior, mas no primeiro bimestre desse ano houve um crescimento maior em Natal”, destaca Branca Azevedo, que coordena o setor de Estatística do Detran. Na comparação entre o primeiro bimestre de 2013 e 2014, o número de novos veículos cresceu tanto na capital (4,44%), como no interior (1,9%). “Está cada dia mais difícil. A gente que trabalha com entrega, tem prazo, está tendo muita dificuldade para trabalhar. A cidade precisa ter mais mobilidade”, argumenta o entregador Leonardo Fernandes, 32. Se, para alguns, o avanço da frota potiguar evidencia desenvolvimento econômico e distribuição de renda, para outros esta é apenas uma prova de que a cidade e o modelo de transporte coletivo devem ser repensados para evitar

transtornos maiores no futuro. Professor do Núcleo de Estudos de Trânsito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Enilson Medeiros liga os dois fatores em sua análise sobre o quadro atual. “Quando a situação financeira melhora, as pessoas se tornam mais exigentes. E o transporte coletivo não atende a essas exigências”, coloca. De acordo com ele, todos esses novos veículos não estão nas ruas todos os dias. Apesar do aumento das condições que favoreçam a compra de veículos automotores, fatores econômicos influenciam a forma como o bem é utilizado. “A minha secretária e o marido dela moram em CearáMirim e têm um carro. Mas eles só usam o carro para ir trabalhar na segunda-feira. Como tem muito engarrafamento ele [o marido] chega atrasado gastando mais. Então, nos outros dias, ele prefere chegar atrasado pagando menos. Eles usam o carro para um passeio em família à noite, etc.”, exemplifica. Ele ainda relata que pesquisas realizadas no Sudeste constataram que os congestionamentos são maiores nos primeiros 10 dias do mês – quando a maior parte da classe trabalhadora recebe o salário e tem melhores condições de comprar combustível. “Entre ter a propriedade e ter o uso diuturno, há uma grande diferença”, acrescenta. Outro fator apontado pelo professor é a utilização de motocicletas. Entre os veículos novos emplacados em janeiro e fevereiro, a maior parte é sobre as duas rodas: 5.149. “A gente deve considerar que elas causam um impacto menor [na mobilidade] do que um carro. Por outro lado, aumentam os atendimentos no Hospital Walfredo Gurgel”, coloca. Enilson Medeiros ainda lembra que os números não representam a realidade com exatidão, visto que muitos carros emplacados em Natal vão para o interior. O contrário também ocorre. Além disso, veículos de outras unidades federativas entram no estado e só constam neste controle se forem registrados pelo Detran estadual.

Em dois meses, mais de 5.100 motos novas nas ruas Dos 11.292 veículos que entraram na frota do Rio Grande do Norte, no primeiro bimestre, a maioria são motocicletas. Foram, ao todo, 5.149 delas, contra 4.590 carros e 1.553 veículos comerciais. Quem usa a motocicleta como meio de locomoção garante que ela é mais ágil e até mais econômica que o transporte coletivo. É o caso do vendedor Silas Santos, de 26 anos, que utiliza moto para ir ao trabalho e resolver tudo no dia a dia. Segundo o Detran, o Estado possui 345.707 motocicletas, além de 46.847 motonetas. O uso desse meio de transporte é mais comum ainda nos municípios do interior. Em João Câmara, por exemplo, há 4.065 contra 2.506 automóveis. Ao mesmo tempo em que os emplacamentos e vendas au-

mentam, os acidentes também tendem a aumentar. Apenas no período de Carnaval, neste ano, o Hospital Regional Walfredo Gurgel atendeu 186 pessoas vítimas de queda, colisão ou atropelamento por motocicleta. No ano passado, durante o mesmo período, essas ocorrências não passaram de 65. Ao longo de 2007, o número de acidentados atendidos pela unidade foi de 5.653. Esse número aumentou para 6.205 em 2012. O dado foi considerado positivo, porque, apenas em 2011, 8.851 pessoas foram atendidas por este mesmo motivo. Os dados de 2013 ainda não foram fechados pelo setor de estatística. PÁGINA 2

Mais veículos, mais complicação no trânsito

ì QUEM Natal, capital do Rio Grande do Norte

O QUE Tem um carro ou moto para cada 2,52 habitantes. A taxa é muito superior à nacional, que chega a uma unidade para cada quatro pessoas

Quando a situação financeira melhora, as pessoas se tornam mais exigentes. E o transporte coletivo não atende a essas exigências” ENILSON MEDEIROS Especialista em Trânsito/UFRN

Sem mais espaço: no comparativo entre 2005 e 2013, a frota de veículos do Estado cresceu 137%


natal Panorama da frota Evolução da frota de veículos no Rio Grande do Norte ( inclui carros, motos e outros tipos) RN 1 carro para cada 3,49 habitantes

Brasil 1 carro para cada 4 habitantes

RAYANE MAINARA

10,5%

NATAL: Veículos novos na frota

74,53 por dia 3,1 por hora

2006

Veículos zero inclusos na frota este ano (até 10/03)

2007

2008

1.039.498

965.572

804.454

884.239

RN Natal

Evolução do número de veículos no RN:

2005

Crescimento médio anual (últimos cinco anos)

Cidades com maiores frotas: Natal 341.358 (34,85%) Mossoró 119.419 (12,20%) Parnamirim 78.171 (7,98%)

731.501

tivo, precisa ser muito melhor do que é hoje. Mas não é só um pouco. Precisa de uma mudança que seja revolucionária. Você tem que ter muito mais corredor de ônibus. Mas não corredor com esse ônibus que temos hoje”, disse ele. O professor ainda defende que o poder público invista no transporte sobre trilhos. Segundo ele, a tecnologia desse meio de transporte supera a dos ônibus, “que é limitada”, e terá muita importância para a cidade nos próximos 15 ou 20 anos, “quando a população da região metropolitana já terá superado 1,5 milhão de habitantes”.

Frota no Rio Grande do Norte

199,53 por dia 8,31 por hora

456.918

tralização das ofertas de emprego, comércio e serviços como de saúde e educação. “É um processo lento. Mas, quanto mais perto o cidadão tiver atendimento, menos tempo ele vai passar na via”, explica. Para o professor, as cidades cresceram em um formato diferente, em que as pessoas moram na periferia e se “afunilam” todos os dias para ir trabalhar, estudar ou ter qualquer tipo de atendimento no centro. Para o especialista da Universidade Federal, a exigência de qualidade passou a ser maior a partir do momento em que as pessoas tiveram maior poder de compra. “Para o ônibus ser atra-

978.923

ESTADO: Veículos novos na frota

407.356

A

o mesmo tempo em que aumenta exponencialmente, o fluxo de veículos nas grandes cidades não conta com respostas tão rápidas na infraestrutura. “O tráfego de hoje encontra faixas, semáforos e planejamento de cinco anos atrás. As obras no entorno da Arena das Dunas foram planejadas cinco anos atrás e estão em execução agora. Trânsito não tem solução. O que a gente faz é diminuir o ritmo da piora”, destaca Enilson Medeiros, professor da UFRN. Para que a cidade se adeque às novas realidades, segundo ele, é necessário haver uma descen-

Cidades com menores frotas Galinhos 184 (0,02%) João Dias 290 (0,03%) Viçosa 291 (0,03%)

Natal 1 carro para cada 2,51 habitantes

« FROTA CRESCENTE » Especialistas afirmam que o atual planejamento de tráfego, em Natal, é obsoleto. Isso ajuda a travar o trânsito, criando gargalos sem solução

FROTA ESTADUAL

653.020

Mais veículos, mais complicações no trânsito da cidade

587.411

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

520.984

2

12.591 4.654

Média mensal de novos veículos (RN): 2013 2014*

6.304 5.986

*(janeiro e fevereiro)

Dados do Detran/RN – 10/03/2014

2009

2010

2011

2012

2013

2014

*Detran/RN - Estimativa para dezembro de 2014

MAGNUS NASCIMENTO

Semob estuda criar binários para desafogar o trânsito

A série de obras e intervenções, em Natal, torna o já caótico trânsito ainda mais complicado

Falta plano integrado para intervenções Nos últimos tempos, o trânsito de Natal tem se transformado numa colcha de retalhos. Na soma das diversas intervenções, sem um planejamento antecipado, a solução se dá na medida das notificações recebidas. Segundo o artigo 45 do Regulamento do Código Nacional de Trânsito, “A realização de qualquer ato público, que interfira no trânsito, dependerá de prévia autorização da autoridade de trânsito”. Contudo, não há um plano de ação que compreenda todas as intervenções e estratégias para o trânsito. Ao transitar nas ruas da cidade, é comum encontrar pequenos e médios contratempos causando grandes transtornos. Caminhões de entrega parados em estacionamento duplo, carros de som em lenta velocidade, transporte de serviço público, como caminhão de lixos; para estes apenas orientações. “Orientamos que eles não transitem em horários de pico”, afirma.

Sem organização de horário, carregamentos realizam entregas em meio a ruas movimentadas. Como exemplo, a rua Amaro Barreto, no bairro do Alecrim, com movimento constante por ocasião do comércio, caminhões fazem estacionamento duplo, gerando congestionamento na via. Já na rua Presidente Leão Veloso, no mesmo bairro, duas placas da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) fazem a contenção de um espaço em meio a via, obrigando aos motoristas reduzirem a velocidade para evitar barroamento. De acordo com Walter Pedro, secretário da Semob, quanto aos serviços que ocupam as ruas, ou eventos que demandem interdições, a pessoa jurídica ou civil deve comunicar à Secretaria sobre a necessidade de intervenção em até 72h antes. “Damos esse prazo para podermos cumprir a determinação de aviso prévio à população por parte da Semob”, explica. Legalmen-

te, a Secretaria tem a obrigação de avisar à comunidade sobre as mudanças no trânsito em até 48h. Este é o único mecanismo de coordenação. “Podemos autorizar ou não, de acordo com o entendimento sobre o serviço, a necessidade e situação do local”, afirma. Caso não haja a notificação à Semob, o serviço, ou evento, poderá ser embargado. “Não trabalhamos com multa nesses casos, se encontramos uma interdição sem autorização mandamos para o serviço até que seja regulado”, explica. Com a malha viária tão preenchida de desvios, alguns serviços solicitados foram adiados para não interferir ainda mais no trânsito da cidade. O secretário conta que a Caern havia pedido autorização para uma obra de saneamento na av. Bernardo Vieira, na altura do shopping Midway Mall. “Pedimos para adiar o serviço de março para julho”, informa.

Enquanto a cidade se acomoda entre as vias restantes para o trânsito de carros, projetos para regiões pontuais começam a sair do papel e tomar rumos de execução. No entanto, não se existe um plano conjunto para a mobilidade da cidade. Uma das alternativas encontradas para exterminar os congestionamentos na cidade é a implantação de um sistema binário para o tráfego. Desde esta última sexta-feira, a rua professor Manoel Vilar - via que dá acesso à av. Roberto Freire, vindo do bairro de Mirassol - está totalmente mão única. As próximas a serem modificadas é a a av. Nascimento de Castro e av. Antônio Basílio, que ainda estão em estudo. “Essas são as que estão mais avançadas em estudo, mas pretendemos implantar o sentido único em mais vias da cidade”, relata Pedro. Outro projeto para a cidade depende de recursos federais. Desta vez a preocupação é com os transportes coletivos. A pasta de trânsito pretende implantar corredores de ônibus exclusivos e semi-exclusivos nas avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira, Coronel Estavam, Mário Negócios e Rio Branco. O projeto será está sob análise na Caixa Econômica Federal para análise e posterior liberação dos R4 120 milhões previstos para a obra, possibilitados através do PAC Grandes Cidades. Segundo o secretário, até o final desta semana deverá ter a resposta da Caixa. Autorizado o recurso, de imediato será iniciado a composição do projeto executivo . A execução da obra está prevista para mea-

Se entregarem as obras de mobilidade, acho que vai melhorar para a população. A gente espera isso” FABRÍZIA SERAFIM 45, dentista MAGNUS NASCIMENTO

Tem que ter infraestrutura. É muito importante ter pista exclusiva para as motos, para evitar acidentes, mas tem que mudar muita coisa para acontecer” SILAS SANTOS 26, vendedor

NÚMERO

137% foi o crescimento da frota de veículos no Rio Grande do Norte entre 2005 e 2013

dos de setembro, ainda este ano. Para o bairro do Alecrim, com problema endêmico de trânsito ocasionado pela forte movimentação comercial, está em discussão uma operação de regularização dos estacionamentos. Em projeto, será implantado um rodízio para os carros estacionados e relocação dos espaços de parada. A proposta foi lançada à Semob por organizações comerciais e deve avançar para implantação no segundo semestre desse ano. Inicialmente, o Município deve acatar um projeto elaborado pela Associação de Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), em conjunto com o SebraeRN, apresentado pela primeira vez em 2009. Com o custo inicial de R$ 25 milhões, o projeto prevê alterações na comunicação visual das empresas, na engenharia de trânsito e no mobiliário urbano, além da realocação do camelódromo. O prefeito Carlos Eduardo sinalizou positivamente com a realização do projeto a partir de 2015. A Semsur está responsável por fazer o levantamento de custo e as adequações no projeto, para que o plano de revitalização seja incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015.

Caern Serviços urbanos ocupam espaço na rua Presidente Leão Veloso, Alecrim. Obras no equipamento de esgotos e água já fazem parte do cenário de trânsito.

Caminhão Sem ordenamento de estacionamento, caminhões ocupam parte da rua Amaro Barreto, no Alecrim, para descarregar material provocando congestionamentos.

RAYANE MAINARA

RAYANE MAINARA

ADRIANO ABREU

Gargalos no trânsito de Natal:

Salgado filho Obras de mobilidade para a Copa do Mundo afunilam principais vias de acesso a cidade, como a av. Senador Salgado filho. Os carros tem de dar espaço ao serviço de construção.


natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

3

Meta do RN é vacinar mais de 88 mil « VACINA HPV » Vacinação é prioridade para as adolescentes entre 11 e 13 anos. O vírus HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero – doença que tem a segunda maior incidência no Brasil entre as mulheres MARCOS CAMARGO/ABR

NADJARA MARTINS

BATE-PAPO

repórter

Socorro Melo

M

ais de 88 mil pré-adolescentes potiguares devem ser imunizadas contra o HPV – ou papilomavírus humano – até abril deste ano. Essa é a meta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) que ontem (10) iniciou a campanha de vacinação contra o vírus. Essa é a primeira campanha pública de vacinação contra o papilomavírus. O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero – doença que tem a segunda maior incidência no Brasil entre as mulheres nordestinas. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê 15.590 novos casos de câncer de colo de útero no Brasil em 2014 – destes, 260 devem acontecer no Rio Grande do Norte. Apesar de ter uma uma incidência considerada baixa, de 4,73 casos a cada cem mil mulheres, a doença não deixa de preocupar. Sabe-se que, hoje, 25% das mulheres estão infectadas pelo HPV e não sabem. A principal causa de infecção é a atividade sexual: poucos sabem, mas o homem é quem está infectado na maioria das vezes. Por ter a genitália mais vascularizada e úmida – o que facilita a proliferação do vírus –, as mulheres são as mais afetas.O vírus pode se manifestar de forma benigna, por meio de verrugas que surgem na genitália, ou maligna, com o surgimento de tumores no útero. De acordo com Stella Leal, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, a meta é vacinar, entre 10 de março e 10 de abril, 88 mil mulheres jovens, entre 11 e 13 anos de idade. A vacina é ministrada em três doses:

Obstetra

Qual a relação entre HPV e câncer de colo de útero?

Hoje se sabe que 25% das mulheres estão contaminadas por HPV. A infecção é frequente, mas transitória. No entanto, existem dois tipos de HPV – o 16 e 18 – que costumam se instalar no útero, e são malignos. Eles causam neoplasias e podem resultar na retirada do útero, caso não seja tratado. O maior número de contágio, porém, ainda é o do HPV seis e 11, que causam apenas as verrugas vaginais e podem ser cauterizadas. Qual a principal forma de transmissão? Imunização, lançada ontem, em todo o país, segue até abril deste ano em todas as unidades de saúde da rede pública

sendo a segunda em setembro deste ano e a terceira em 2019. “Quanto mais nova é a mulher, mais fácil de prevenir contra a doença. É antes da entrada da puberdade que o sistema imunológico da mulher está mais forte: ou seja, ela pode dar uma resposta melhor à vacina”, explica Stella. A previsão é que o Ministério da Saúde diminua gradativamente a idade com o passar dos anos: em 2015, a campanha é direcionada para meninas entre nove e 11 anos, e em 2016, somente para as meninas com nove anos. Existem, atualmente, 13 tipos de HPV identificados, e a vacina protege contra quatro deles: dois que causam o câncer de colo de útero (tipos 16 e 18) e dois que causam as verrugas vaginais (tipos seis e 12). Ainda não é possível estimar

HPV O que é? É a sigla em inglês que denomina o papilomavírus humano. O vírus pode infectar a pele e as mucosas. Existem mais de cem tipos de HPV, dos quais 13 podem causar câncer.

Números:

No Brasil, devem surgir 15.590 novos caso de câncer de colo de útero até o final do ano. No RN, a estimativa é que surjam 260 casos, dos quais 80 na capital potiguar. O Estado tem uma incidência de 4,73

o tempo total de imunização que a vacina oferece; estima-se que a vacina seja válida por até dez anos, caso a mulher tome as três doses recomendadas. Segundo a Sesap, as vacinas – assim como o material de apoio para aplicação, como seringas e luvas

novos casos a cada cem mil mulheres. O HPV é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Cerca de 25% das mulheres estão infectadas, mas não sabem. O câncer de colo de útero é a segunda doença com maior incidência entre as mulheres brasileiras. Só perde para o câncer de mama. O Ministério da Saúde prevê a vacinação de 5,2 milhões de meninas, entre 11 e 13 anos. São 88 mil pré-adolescentes vacinadas no Rio Grande do Norte.

—jáforamdistribuídasentreosmunicípios do estado. Vai ficar a critériodasPrefeiturasrealizaravacinação nos postos de saúde ou se vão aderir à recomendação do Ministério da Saúde. A pasta recomenda quea vacinaçãotambém seja oferecida dentro das escolas públicas.

A Sesap e a Secretaria Estadual de Educação (Seed) realizaram uma reunião com as escolas em fevereiro, orientando a adesão às prerrogativas do Ministério da Saúde. A ideia é que as escolas também trabalhem com a conscientizaçãodospais.“Muitospaispodem se negar a vacinar a menor por causa da falta de informação. Caso os pais não assinem o termo liberando a vacinação na escola, a jovem pode procurar o posto de saúde e se vacinar”, lembra Stella Leal. Segundo o MS, a imunização não costuma trazer efeitos colaterais graves, mas é recomendado esperar alguns minutos sentado após a aplicação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a aplicação em mulheres até 27 anos e em homens, mas no caso deles é preciso pagar.

Há vários estudos que estão sendo desenvolvidos e que encontraram HPV até mesmo no estômago. No entanto, sabe-se que a maior forma de transmissão é a atividade sexual, e geralmente o homem é quem está infectado. Como a mulher tem a genitália mais vascularizada e úmida, é a mais afetada pelo vírus. Ainda assim, depende muito da imunidade da mulher. Como deve ser a prevenção?

A vacina funciona como prevenção, mas não retira a obrigatoriedade do uso da camisinha nas relações sexuais. Além disso, o exame que identifica a doença é o papanicolau, conhecido como preventivo. São nuances de prevenção. Acredita-se que o Ministério da Saúde vá ampliar essa vacinação que, sem dúvida, será a melhor forma de prevenir esse vilão.

Autos & Motores TODOS AS SEXTA NA TRIBUNA DO NORTE


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

natal

MP denuncia Micarla e Gilson Moura « DESVIOS NA ATIVA » Nova denúncia contra os dois políticos e mais sete pessoas foi oferecida com base na delação premiada de condenados da Pecado Capital. Demanda diz respeito a desvio de R$ 440.706,43, na Ativa ALBERTO LEANDRO

ALEX REGIS

Ativa: Rychardson e mais quatro depõem em maio

ROBERTO LUCENA Repórter

A

delação premiada de alguns condenados no processo decorrente da Operação Pecado Capital desencadeou uma nova demanda jurídica contra o deputado estadual Gilson Moura (PROS) e a ex-prefeita de Natal, Micarla de Souza. Na última sexta-feira, o Ministério Público Estadual (MPE) ingressou, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), com uma denúncia contra os dois políticos e mais sete pessoas acusadas de cometerem os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e desvio de recursos públicos que somam a quantia de R$ 440.706,43. Segundo o MPE, o desvio do montante foi realizado através de convênios celebrados entre a secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Associação de Atividades de Valorização Social (Ativa), no período de junho a dezembro de 2010. Nesse período, pessoas ligadas ao deputado estadual estavam à frente dos dois órgãos e utilizaram as estruturas e verba públicas para custear as despesas de campanha eleitoral de Gilson Moura que, em 2010, foi reeleito para ocupar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. Além do deputado Gilson Moura, a denúncia do MPE recai sobre a ex-prefeita de Natal, Micarla de Souza; o ex-titular da Semtas, Alcedo Borges de Melo Júnior; Alan Cândido de Oliveira; João Valentim da Costa Neto; João Indaleto Guimarães Neto; Jefferson de Souza Bezerra; Orlando Francisco de Queiroz e Bruno Rocha de Souza. O processo está sob sigilo jurídico, mas sabe-se que o relator do caso será o desembargador Virgílio Macedo. A peça apresentada pelo MPE ao TJRN é resultado da colaboração premiada de

Micarla de Sousa figura em duas denúncias oferecidas pelo MPE

NÚMERO

R$440.706,43 foi o valor desviado na Ativa e usado, principalmente, na campanha de Gilson Moura

Rychardson de Macedo Bernardo e Emanuela de Oliveira Alves durante o julgamento do processo instaurado após a deflagração da Operação Pecado Capital. Essa operação investigou a prática de diversos crimes no âmbito do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-RN), no período entre abril de 2007 e fevereiro de 2010. Rychardson e Emanuela de Oliveira também são réus em outro processo que investiga outros crimes dentro da Ativa. No caso do processo decorrente da Pecado Capital, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife, acatou parcialmente o recurso do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e determinou a indisponibilidade dos bens do deputado Gilson Moura, até o valor de R$ 74 mil. Nesse caso, Gilson responde pela denúncia de improbidade administrativa. Essa ação trata do possível envolvimento do

parlamentar no esquema de desvio de recursos públicos do IpemRN, sobretudo através da nomeação de funcionários “fantasmas”. Já na denúncia apresentada na última sexta-feira, o MPE alega que Gilson Moura, a ex-prefeita Micarla mais os outros setes denunciados desviaram R$ 440.706,43 que, segundo os promotores, foram utilizados para, principalmente, custear despesas de campanha de Gilson Moura a deputado estadual no ano de 2010. Ainda segundo os promotores, Micarla de Souza e o ex-secretário Alcedo Borges atuaram para “incrementar os recursos públicos postos à disposição da Ativa a fim de propiciar o desvio do dinheiro pelo grupo do deputado Gilson Moura atuante na entidade”. À época, a Ativa era dirigida por Emanuela de Oliveira Alves, noiva de Rychardson de Macedo Bernardo. A TRIBUNA DO NORTE tentou ter acesso à peça entregue ao TJRN, mas o MPE requereu ao Tribunal o levantamento de parte do sigilo do processo. O parquet anunciou ainda que continua “trabalhando na análise das provas coletadas na investigação no sentido de esclarecer o cometimento de outras infrações penais praticadas em desfavor do município de Natal”.

Recursos desviados teriam sido usados na campanha de Gilson

JF ainda não decidiu se acata ou não denúncia da Assepsia A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) ainda não decidiu se acata ou rejeita a denúncia formalizada pelo MPE contra a ex-prefeita Micarla de Souza. A ex-gestora e mais 29 pessoas foram denunciadas, em outubro passado, pelo crime de peculato. A ação foi um desdobramento da Operação Assepsia, que investigou o desvio de recursos públicos no âmbito da secretaria Municipal de Saúde (SMS), deflagrada em junho de 2012. A denúncia assinada pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público de Natal, Emanuel Dhayan Bezerra, foi apresentada inicialmente ao TJRN. Porém, o juiz da 7ª vara Criminal de Natal, José Armando Ponte Dias Júnior, não acatou a peça do MPE por considerar que as denúncias envolviam recursos sob responsabilidade do Governo Federal. O caso foi então encaminhado para a JFRN. De acordo com Flaviano Gama, advogado da ex-prefeita, desde que o processo chegou à JFRN, não houve qualquer movimentação. “Não sabemos

tn família

Não sabemos quem vai julgar o processo. Não houve nenhuma mudança. Estamos aguardando” FLAVIANO GAMA Advogado de Micarla de Sousa

quem vai julgar o processo. Não houve nenhuma mudança. Estamos aguardando o que será decidido”, disse à reportagem. Com relação à nova denúncia apresentada pelo MPE na última sexta-feira, o advogado disse que não tem conhecimento do teor da peça jurídica e a ex-gestora ainda não foi intimada. “Tive conhecimento dessa denúncia através da imprensa. Micarla não foi comunicada de forma alguma a respeito disso”, pontuou.

TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

O TJRN marcou a data de julgamento de outro processo que investiga o esquema de fraude no âmbito da Ativa. A audiência de instrução e julgamento será realizada no dia 13 de maio, às 8h30, na 4ª Vara Criminal de Natal. O juiz responsável pela sentença é Fábio Wellington Ataíde Alves. Para a audiência aprazada, estão previstos os depoimentos e declarações dos ofendidos, declarantes e testemunhas arroladas pelas partes, pessoas referidas ou, ainda, daquelas que o Juízo considerar imprescindíveis, assim como sejam oferecidos os esclarecimentos dos peritos e realizadas as acareações e o reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, os acusados. Em setembro de 2012, a Justiça acatou denúncia enviada pelo MPE contra cinco pessoas: Rychardson de Macedo e seu pai e irmão, José Bernardo e Rhandson de Macedo Bernardo; além de Emanuela de Oliveira Alves e Cássia Rochelane Araújo. Os cinco foram enquadrados nos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, segundo dados do site do TJRN. Na denúncia, o MPE relatou depoimentos de pessoas que têm empresas que supostamente teriam prestado serviço à Ativa. Porém, não só observou que os serviços supostamente contratados não foram cumpridos, como também confirmaram que assinaturas eram falsificadas para que cheques fossem depositados em favor dos membros da quadrilha. Os promotores, inclusive, investigam se há a possibilidade que algum funcionário do Banco do Brasil tem envolvimento no esquema fraudulento. Para o julgamento do processo relativo à Ativa, o juiz Fábio Alves informou que “às diligências requeridas pelas partes, verifico que as partes não trouxeram qualquer fundamentação para justificar a imprescindibilidade das provas a serem produzidas e, até mesmo, elementos concretos que possam permitir o próprio cumprimento dos requerimentos”, escreveu. De acordo com dados levantados pelo MPE, somente em 2010, a Ativa recebeu da Prefeitura do Natal, através de convênio com a secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), aproximadamente, R$ 18,4 milhões. O valor total dos cheques coletados como provas, porém, é de R$ 63.584,00. A Ativa é uma ONG que se sustenta basicamente com recursos públicos. O órgão está sob intervenção judicial e ainda mantém contrato com a Prefeitura. Atualmente, mais de 400 pessoas prestam serviço à Semtas, o que corresponde mais de 60% dos servidores da pasta. A Prefeitura informou que todos os funcionários serão demitidos.


natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

5

Rosalba nomeia general para Sesed « SEGURANÇA PÚBLICA » Nomeação sai na edição de hoje do DOE e a posse deve ocorrer na próxima sexta. Até

lá, o general Eliéser Monteiro fará um trabalho de transição na Sesed ao lado do atual titular, Aldair da Rocha

A

governadora Rosalba Ciarlini anunciou, nesta segunda-feira (10), o nome do general da reserva do Exército Eliéser Girão Monteiro Filho para assumir a pasta da Segurança Pública do Estado. A nomeação sairá na edição desta terçafeira (11) do Diário Oficial do Estado e a posse acontecerá na próxima sexta-feira (14). Até lá, o General Monteiro fará um trabalho de transição na Sesed ao lado do atual secretário, o delegado da Polícia Federal Aldair da Rocha.

ELISA ELSIE

Natural de Fortaleza (CE), o General Monteiro, de 59 anos, que ingressou no Exército Brasileiro em 1973, terá a missão de resolver alguns entraves da pasta. Entre os desafios estão a nomeação de agentes da polícia civil, que inclusive bloqueia recursos do Programa ‘Brasil Mais Seguro’ do Governo Federal, e a desestruturação das Delegacias de Polícia do Rio Grande do Norte. Além disso, metas como a criação da Divisão de Homicídios e o reaparelhamento do InstituJÚNIOR SANTOS

Casa onde o croata Ant Stanic residia durante estada em Natal

« EUROPEUS MORTOS »

Embaixadas não foram comunicadas oficialmente Ant Stanic e Faik Mekic foram encontrados mortos em condomínio na praia de Jenipabu

A

s embaixadas da Suécia e da Croácia no Brasil ainda não receberam nenhuma notificação oficial quanto a morte dos europeus Ant Stanic, de 57 anos, e Faik Mekic, de 77 anos, ocorrida durante o final de semana, em um condomínio em Jenipabu, Extremoz. O Instituto Técnico-científico da Polícia do RN (ITEP) ainda não recebeu nenhum parente para identificação do corpo das vítimas. A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com as embaixadas. Segundo a representação da Croácia no Brasil, a embaixada não havia recebido nenhuma informação das autoridades brasileiras ou natalenses sobre o caso. A família de Ant Stanic ainda não havia sido avisada do falecimento. A embaixada sueca, no entanto, havia recebido “informações superficiais” e entrado em contato com a família de Faik Mekic. Os corpos dos europeus foram encontrados às 17h30 do sábado, no condomínio Mirante de Jenipabu. Eles estavam apenas de roupa íntima, com sacos na cabeça, e foram amarrados em quartos distintos da casa. Segundo a Polícia Federal, os estrangeiros tinham vistos provisórios de turista, válidos por três meses e datados no dia 14 de janeiro, quando desembarcaram em Recife. Ant Stanic fazia visitas periódicas a Natal, sempre no começo do ano, desde 2007. Já o primeiro visto de

Mekic foi expedido em 2013. Inicialmente, o caso estava sendo conduzido pelo delegado Everaldo Lucena, da delegacia de plantão Zona Norte. A principal linha investigada era de latrocínio – ou seja, roubo seguido de morte. O policial suspeitava que uma mulher, vista pelos vizinhos saindo da casa dos europeus na sexta-feira (7), poderia ter organizado o crime com outras cinco pessoas. Segundo policiais, apesar de não terem registro de problemas com drogas, os europeus costumavam levar mulheres para a casa com frequência. Ontem,ocasofoirepassadopara o delegado Daniel Freire de Lucena, daDelegaciadoTurista(Deatur). Procurado pela reportagem, ele se recusou a dar informações sobre o andamento do inquérito “para não atrapalhar o andamento das investigações”. Informou, apenas, que duas perícias já foram realizadas na casa dos europeus: uma na tarde do crime e outra na manhã desta segunda-feira (10). Questionado sobre a notificação das mortes aos familiares das vítimas, Freire respondeu apenas que a polícia “está dando o devido encaminhamento” ao processo. Na tarde de ontem (10), a reportagem da TN esteve no condomínio às margens da estrada de Jenipabu, onde o croata Ant Stanic residia durante a estada no Brasil. O aspecto do condomínio era de completo abandono: não havia vigia na guarita de entrada do local. As seis casas que se localizam ao redor da residência das vítimas – um primeiro andar branco com paredes de vidro – estavam completamente vazias. O único vizinho localizado preferiu não dar entrevista sobre o caso.

« AGRESSÃO » Delegado pede preventiva para Alex Soeiro Alex André Moraes Soeira, acusado de espancar o filho, o mossoroense Alex André, de 8 anos, até a morte, terá a prisão temporária convertida em preventiva. A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Rui Barbosa de Souza, que afirmou que o pedido será feito ainda nesta semana com base no depoimento da mãe e da madrasta do menino. Se o pedido for aceito, Alex ficará preso até seu julgamento, ainda sem data prevista. Ele foi detido no dia 19 de fevereiro após confessar que agredia o menino por desobediência. Em depoimento, ele disse que o filho não quis cortar o cabelo. A vítima morreu no dia 17 de fevereiro, depois de dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Kennedy, em Bangu, já sem vida e com sinais de agressão.

to Técnico-Científico de Polícia (Itep) ainda não foram cumpridas pela Sesed. Estas medidas estão presentes no acordo firmado entre o Goverdo do Estado e o Governo Federal, para que o programa nacional fosse viabilizado. A situação da Segurança Pública do Estado é problemática. O Governo do RN foi um dos que mais devolveu verbas federais que deveriam ter sido aplicadas em melhorias na área. O montante repassado excedeu a casa dos R$ 10 milhões. Formado em Ciências

Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, general Monteiro foi adjunto e chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo de Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia. Ao passar para a Reserva, em 2009, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, onde exerceu funções junto ao Colégio Nacional dos Secretários de

Segurança (CONSESP), idealizando a criação de Câmaras Temáticas para o estudo e apresentação de propostas ao Ministério da Justiça que dessem mais flexibilidade, eficiência e eficácia às ações de segurança pública. Em fevereiro de 2012, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania em Roraima, sendo o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. Liderou esforços públicos e privados no tratamento da dependência química, criando campanhas de prevenção.

General Monteiro é cearense


6

natal

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

FEERICO

“Repórter policial de Natal: ‘Mulher presa tentando entrar na penitenciária com drogas alojadas nas cavidades naturais’” De José Simão, ontem, no Twitter

FOTOS JOAONETOFOTOS.COM

Insustentável

1 - HOLOFOTES

Sem um centavo liberado pelo governoestadual,eparaoAeroporto Aluízio Alves não ser inaugurado sem acessos, o consórcio Inframérica resolveubancar as obras da BR-406. Mas, espera ver a cor do dinheironadevidadevolução.Éque a empresa emprestou o dinheiro para a EIT continuar tocando as obras.Quandoogovernopagaroque deve à EIT, esta repassa à Inframérica.

Toda bela, Tinesa Emerenciano foi escolhida a embaixadora do Arezzo Mob Party 3. Na loja, prova os modelos para a festa que acontece na Arezzo do Natal Shopping, amanhã, com as demais lojas da rede. Fernanda Lima, estrela da campanha, é a embaixadora nacional

2 – E NOS... Na folia que reuniu bacanas no litoral norte: Emmily Virgílio e Paulo Fernandes

Muitos... Dinheiro não é problema para os cofres públicos. Só de repasses deICMSeISSdepequenasempresas no mês de janeiro deste ano somaram mais de R$ 15,6 millhões. 16,4 % maior que no mês anterior. Natal com a maior arrecadação.

3 - ...MARES...

1

3

2

4 - ...DO NORTE

...Cifrões

...Iminente

Foram R$ 12,06 milhões de ICMS para o Estado, e R$ 3,6 milhões de ISS para as prefeituras. Dessa fatia, a capital ficou com R$ 2,1milhões;MossorócomR$431,3 mil; Parnamirim em terceiro: R$ 242,8 mil.

Segundo Marcos Dionísio, ativista dos direitos humanos, março nem chegou à segunda quinzena e este ano os registros já são de 316 assassinatos, até ontem à tarde. Cerca de 200 aconteceram na RegiãoMetropolitanadeNatal.112 na capital dos magos-violentados.

Júlia Arruda. Missão: solicitar que a Secretaria de Mulher não seja extinta. CarlosEduardoreafirmouaextinção. Mas, todavia, fechou numa solução: criar o cargo de Secretária Extraordinária da Mulher, ligado ao gabinete do prefeito. Assim,semcasaalugada,nemcarros, cargos comissionados, etc e mais. Usará toda a estrutura do gabinete. Mas, terá direito a salário de secretrário.

O peso Diante da situação insustentável, policiais militares se reuniram ontem. Indignados e revoltados, veem a situação piorar, sem perspectivas de solução a curto prazo. Além da falta de promoção, as DOs (Diária Operacional) estão atrasadas e as perdas salariais superam 13%. Etc e mais.

O que esperar Sobre o novo secretário, os comentários na segurança pública ecoavam ontem: “Esperamos que ele conheça um pouco mais do Estado que o anterior”.

Giroflex Recordação Um policial militar do RN conheceu o general Girão Monteiro em situação de muita tensão. Foi em 2009, na greve de policiais e bombeiros militares de Roraima, quedurou24dias.Naocasião,ogeneral era o secretário de Segurança Pública e o cabo potiguar Jeoás teve mandado de prisão expedido, ficou escondido na casa de um índio, sem conhecer nada do Estado e sem nenhum familiar para auxiliá-lo.

Urge Para se ter uma rápida ideia, tem policial militar indo para a reserva com 30 anos de serviço sem nenhuma promoção na carreira.

Perigo... Violência desmedida em solo de potis-desprotegidos, de sábado paradomingoseregistroumaisum recorde num curto espaço de tempo: 15 mortes no RN.

4

Mudança no Conselho Fiscal doInstitutodePrevidênciadosServidores do Estado. Sai Kênia Therescowa Paiva Campos e entra IvoneteBezerra da Costa, comomembro titular na representação da SecretariadeAdministraçãoeRecursos Humanos.

Grita gador Dilermando Mota, sobre o “GarçomdaMercatto”,seránodia 18,às10h,emsessãoextraoridinária. A convocação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico.

Themis Vez

OjulgamentodojuizCarlosAddel e o xerife Maurílio Pinto de Medeirosestámarcadoparaamanhã, no Pleno do Tribunal de Justiça. Processodochamado“CasoGuardião”, por interceptações telefônicas ocorridas entre 2003 e 2007.

O deputado Nélter Queiróz correunafrente.DeclarouemCaicó que se Henrique Alves sair candidato ao governo, com João Maia o vice, ele vai para a disputa federal.

Toga

Traços

E o julgamento do desembar-

Os lindinhos Fernanda Patriota e Matheus Macedo

...Por elas

Enfim Novas expectativas surgem na SegurançaPúblicacomaconfirmação pela governadora Rosalba do nomeparasubstituirAldairRocha: o general da reserva Girão Monteiro, que deve assumir até a próxima sexta-feira. Vai encontrar policiaiscivisemilitaresaltamenteinsatisfeitos.

Os casadóns Larissa e Leonardo Flor

E no Seridó, surgiu mais um

candidatoadeputadoestadual:IvanildoFilho,ex-prefeitodeTimbaúba dos Batistas, antes do PSB de WilmadeFaria,hojedoPRdeJoão Maia. E sua mãe Ivonete Dantas já se prepara para mais uma temporada no Senado, no período de licença do senador Garibaldo Alves.

Eles... Uma comissão de vereadores foi ontem ao gabinete do prefeito Carlos Eduardo, com presença da deputada Fátima Bezerra (PT) Júlio Protásio, Eleika Bezerra, Hugo Manso, Eudiane Macedo,

Tensão a 30 metros do solo

Oex-vereadorEmilsonMedeiroslançabradodeindignação.Motivo:aexpulsãodecopistas,pelaPolícia Ambiental, de dentro do Parque das Dunas na segunda de carnaval. Informa que o parque estava aberto, como publicado nos jornais, mas eis que de repente surgiramtrêspoliciaismandandotodos seretirarem,empunhandoumcartaz, sem assinatura. Os argumentos para continuarem no exercício foram em vão.

Leque Depoisdosucessodo5ºFórum

de Turismo do RN, que reuniu cercadeduasmilpessoasnoCentrode ConvençõesdeNatal,aArgusEventos, do jornalista Antonio Roberto RochaeoeconomistaGustavoPorpino, já anunciou a 6ª edição do evento: dias 25 e 26 de março de 2015. Paralelamente, acontecerão a 3ª Mostra de Destinos e Produtos do Turismo Potiguar e o 2º Encontro de Agentes de Viagem do RN.

Sininhos Ele, o forasteiro. Ela, a comprometida. O amor clandestino está no ar.

« COLMEIA » à Hoje tem grito de felicidade para a estilista Luciana Mamede, Dell Cavalcante, Tycyane Fernandes, Carlos Faria, Heráclito Noé, Intertv Carlos Jean, jornalista Leilton Lima. à Começa hoje a segunda edição da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios, no Centro de Convenções de Natal. à Amauri Fonseca e Michelle Geppert recebem hoje em torno da coleção de inverno Toli, no Midway. à E hoje, às 14h30, tem mesa redonda sobre “O uso de cannabis no Setor II da UFRN”, no Auditório B do CCHLA.

ADRIANO ABREU

« INCIDENTE » Uma das cordas de sustentação de uma plataforma de trabalho rompeu, deixando dois mecânicos pendurados a 30m de altura

P

or dez minutos, dois mecânicos que fariam a manutenção de um andaime no Grande Moinho Potiguar, na Ribeira, em Natal, passaram momentos de tensão, com o rompimento de uma das cordas que sustentava uma plataforma de trabalho. Railton Soares de Oliveira, de 26 anos, que trabalha para a

empresa terceirizada Escan, e Dinamerico Rodrigues de Souza, de 30 anos, que trabalha para a Metal Neon, ficaram pendurados por uma só corda a uma altura de aproximadamente 30 metros. O incidente ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (10). No momento em que os dois subiam pelo balancim, como é

chamada a plataforma que leva os mecânicos ao topo do prédio, uma das cordas se rompeu. A equipe do Corpo de Bombeiros chegou 10 minutos após o acidente e utilizou uma escada magirus para retirar os dois mecânicos, que não se machucaram. “O procedimento foi normal, rápido. Os mecânicos estavam ner-

vosos, o que é normal, mas eu cheguei acalmando eles, e imediatamente fazendo os procedimentos necessários”, disse o soldado Flávio Eduardo, que participou diretamente do resgate. O local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros e só seria liberado após a remoção do balancim pela empresa responsável.

Mecânicos foram resgatados pelos Bombeiros e não se machucaram


natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

7

Laudo sobre Baldo está ‘inconcluso’ « VIADUTO DO BALDO » Apresentação de novo laudo e cronograma de retomada da obra de

recuperação – que seriam detalhados ontem – foi adiada para a próxima segunda-feira (17)

O

Município adiou, mais uma vez, a definição do cronograma de retomada das obras do Viaduto e Canal do Baldo. E, por meio da Procuradoria Geral, impetrou embargo de declaração na última sexta-feira sobre a interdição do viaduto sob as avenidas Avenida Rio Branco e Deodoro da Fonseca. Os pontos e tipos de intervenção que serão adotados, além do custo da obra, serão apresentados na próxima segunda-feira, dia 17, com base em laudo técnico do projetista Hugo Mota que trabalhou na construção do viaduto há 36 anos. O documento que embasará as obras hoje paradas, foi entregue pelo projetista a Secretaria Municipal de Obras Públicas, na última sexta-feira (7), e seria apresentado ontem, mas foi considerado “inconcluso” pelo Departamento de Engenharia da Semopi. Uma coletiva de imprensa chegou a ser convocada e desmarcada minutos antes do agendado, sob alegação de que o laudo não respondia uma série de dúvidas levantadas pela Secretaria. Um pedido de esclarecimentos foi encaminhado e deverá ser respondido pelo engenheiro civil responsável, até o próximo dia 14. A TRIBUNA DO NORTE chegou a questionar que aspectos “ficaram em aberto”, se o custo da obra foi mantido, quais prioridades e riscos foram elencados, além de sugestões do projetista, mas o secretário de obras públicas, Tomaz Neto, por meio da assessoria de imprensa, disse que quaisquer informações serão dadas somente na próxima semana. Esse é o segundo relatório técnico pedido pela Semopi para mostrar a atual situação do Viaduto do Baldo. Hugo Mota

ALEX RÉGIS

ì O QUE Obra de recuperação do viaduto e canal do Baldo

QUANDO A Secretaria de Obras do município adiou a divulgação do laudo que embasaria a retomada das obras

visitou as estruturas do canal e do viaduto, nos dias 27 e 28 de fevereiro, respectivamente. Em entrevista publicada na semana passada, Tomaz Neto explicou que a necessidade de uma segunda opinião quanto à reforma do viaduto vem do projeto executivo que ficou quase duas vezes mais caro que o projeto básico para o contrato com a empresa BMB Construções LTDA. O projeto executivo do serviço está orçado atualmente em R$ 3,4 milhões – quase o dobro do R$ 1,8 milhão previsto no projeto básico.

Memória O viaduto do Baldo foi interditado no dia 4 de outubro de 2012. O tráfego no local foi interrompido após decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ibanez Monteiro da Silva, que atendeu em parte ao pedido do Ministério Público Estadual, feito devido à falta de manutenção na estrutura deteriorada. Quando interditado, a Semopi teve dois meses para apresentar estudo técnico mostrando o grau de comprometimento da estrutura. A obra esta paralisada.

O projetista Hugo Mota - que trabalhou na construção do viaduto há 36 anos - elaborou laudo sobre a recuperação da estrutura

MP vai explicar pedido de interdição de vias O Ministério Público Estadual irá prestar esclarecimentos, no prazo de 5 dias após notificação, sobre a necessidade de interdição do viaduto sob as avenidas Avenida Rio Branco e Deodoro da Fonseca. A determinação da juíza Francimar Dias Araújo da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atende a embargo de declaração impetrado pela Procuradoria Geral do Município, na última sexta-feira, 7. Em decisão do dia 17 de fevereiro, a Justiça determinou a interdição das avenidas, em até 30 dias, e apresentação de cronograma das medidas que serão adotadas - acatando pedido do

Ministério Público - além de estipulando multa de R$ 30 mil por dia de atraso. Com o recurso, os efeitos ficam suspensos até nova decisão da magistrada. A sentença considera o risco de queda de material e de desabamento do equipamento rodoviário, embasado em relatório tecnico de 2009. A falta de conservação é reforçada com a indicação de que a estrutura já cedeu 10 centímetros, pondo em risco o tráfego de pessoas e veículos. Laudo contratado pela Prefeitura e elaborado pelo engenheiro José Pereira, do Conselho Regional de Engenharia e

Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) aponta que a estrutura de sustentação das avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca, estavam “podre” e que poderia “desabar a qualquer momento”. O engenheiro e ouvidor do CREA, Eunélio Silva, reiterou à TN o risco iminente de desabamento do túnel por onde passa o canal do viaduto do Baldo. “Fizemos vistorias que apontavam a necessidade de interdição e reforma e há um ano as obras estão paradas. A lage já devia estar escorada sob pena de acidente no local”, disse. Eunélio se posicionou contrário a interdição da es-

trutura suspensa do viaduto. A promotora do Meio Ambiente, Rossana Sudário, informou que o MPE não foi notificado, mas antecipou que irá insistir na necessidade da interdição. “Não tenho como me posicionar antes da notificação, mas esse embargo é só uma medida protelatória. Não há como voltar atrás desse pedido, mediante a falta de providências tomadas há mais de um ano”, disse. A TN não conseguiu contato com o procurador-geral Carlos Castim. Tampouco com a secretária de mobilidade urbana Elequicina dos Santos e o adjunto Walter Pedro.


8

natal

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

FOTOS: RAYANE MAINARA

Existem quatro escadarias de acesso público. Pelo estado deteriorado, uma delas foi apelidada pelos moradores como "a destruída" e a outra como "rota de fuga", devido às ocorrências de insegurança

MPF recebe projeto básico na sexta « PONTA NEGRA » Na próxima sexta-feira, o modelo do Termo de Referência, planilha orçamentária e projeto básico para obras de engordarmento da praia serão apresentados pela Semopi ao MPF

A

pesar da ação emergencial a curto prazo de enrocamento da praia, para contenção e proteção do calçadão, estar paralisada há dois meses, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutra (Semopi) inicia o processo para estudo e execução do engordamento. Paralelamente, à reestruturação da orla marítima da cidade continua, no entanto, na região da praia de Ponta Negra, as escadarias de acesso à praia não estão inclusas no projeto. Ao todo, são quatro escadarias de acesso público. Duas interligam a Vila de Ponta negra à praia e as outras duas a orla da praia ao prolongamento da av. Roberto Freire. Uma delas é o caminho de uma galeria de drenagem, adaptado ao trânsito de pessoas. Enquanto as escadarias ficam à espera de projeto, já está finalizado o Termo de Referência (TR), elaborado pelo geólogo e professor Eugênio Cunha, visando determinar os procedimentos e critérios para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Obra Definitiva de Contenção da Erosão na Praia de Ponta Negra. O professor foi convidado pela Semopi a acompanhar o processo de construção e execução desse projeto. O objetivo do TR é descrever a metodologia dos estudos a serem realizados, bem como a descrição dos custos das atividades propostas. Alguns dos pontos a serem levantados são: estudos da morfodinâmica praial, caracterização climática, identificação das jazidas de material para a engorda da praia, elaboração do projeto básico e respectivo estudo de viabilidade socioeconômico e ambiental. Segundo a proposta de fluxograma de Cunha, “o início dos estudos técnicos ocorreriam em junho deste ano e sua finalização em junho de 2015, para então, iniciar as obras em dezembro de 2015 e finalizar o engordamento em julho de 2016”. Nesta próxima sexta-feira, 14, o modelo do Termo de Referência, planilha orçamentaria e projeto básico serão apresentados pela Semopi ao Ministério Público Federal.

Reestruturação Com o calçadão sustentado pela colocação das pedras da obra de enrocamento, é dada continuidade às obras de reestruturação. Segundo a última avaliação de Tomaz Neto, secretário da Semopi, a obra está em 32% de execução – medida anterior ao período carnaval. A previsão de finalização continua para maio deste ano. No entanto, as escadaria à

Obras do enrocamento estão paradas há dois meses. Previsão é de que ainda esta semana pagamento em atraso (R$ 900 mil) seja feito e empresa retome os serviços

OUTRAS PRAIAS As atividades de reforma das demais praias inseridas no projeto, que vão de Areia Preta até a Praia do Forte despertaram uma preocupação quanto a fragilidade do calçadão por causa da infiltração de água e a presença de ratos. Para resolução, o secretário conta que serão utilizados 5% do valor total da obra – previstos no orçamento à título de parcela para administração - para os reparos. O valor total do contrato é de R$ R$ 12.692.890,02. E ainda, será contratado uma empresa para dedetização de toda orla urbana, incluindo Ponta Negra – já como prevenção. O combate às pragas ainda está em elaboração de pedido.

Projeto de urbanização não contempla reforma das escadarias

praia não estão inclusos na reforma. Se encontram, atualmente, em estado de calamidade e abandono. A 40 metros do morro do careca, cartão postal da cidade, o acesso direto da rua João Rodri-

gues Oliveira à areia da praia apresenta perigo aos traseuntes, com tijolos expostos e lixo tomando conta do espaço, os esportistas, turistas e moradores da região temem a ocorrência de acidentes e

a insegurança do local. O calçadão parte está tomado pelos entulhos da obra, outra parte recebe a construção dos novos quiosques. Não há, porém, sinalização de isolamento da área,

ou desvio de passagem para os pedestres. Patrícia de Souza, turista de João Pessoa, reclama da dificuldade de transitar com seu filho de colo na orla. “Tentamos passear com nosso filho no carrinho, mas não tem calçada nem tem caminho”, diz. Luíz Gonçalves, empresário, lamenta a situação. A sete meses ele trabalha na implantação de uma escola de surf no local e depende da qualidade do ambiente para captar clientes e patrocinadores. “A gente faz todo o trabalho, e quando chegam para ver nossa atividade se encontram com o descaso”, reclama. De acordo com o secretario Tomaz Neto, “as escadarias não foram inclusas no projeto de reestruturação porque para o Ministério do Turismo, o projeto não admite comunidades circunvizinhas”. Será discutido um projeto de reforma somente após a conclusão das obras de mobilidade. Quanto ao enrocamento, está paralisado há dois meses. O motivo é o atraso no pagamento da última parcela da obra, cerca de R$ 900 mil, pedidos como aditivo. O recurso foi liberado ainda em 2013, mas não a tempo de ser inserido no orçamento do ano passado. Segundo Osair Vasconcelos, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, ainda está semana será realizado o pagamento.

A gente faz todo o trabalho, e quando chegam para ver nossa atividade se encontram com o descaso” LUÍZ GONÇALVES Empresário

As escadarias não foram inclusas no projeto de reestruturação porque para o Ministério do Turismo, o projeto não admite comunidades circunvizinhas” TOMAZ NETO Secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura


ARTIGO

A obra e a grandiosidade de Aleijadinho sob o olhar de Lívio Oliveira. PÁGINA 3

CIÊNCIA

HOJE NA TV

Cosmos, série de sucesso apresentada pelo astrônomo Carl Segan, ganha remake e volta à TV. PÁGINA 4

Especial 50 anos do Golpe Militar no Brasil começa hoje no Globo News. PÁGINA 2

O CINEMA CONTEMPORÂNEO ALEMÃO GANHA MOSTRA A PARTIR DE HOJE NO SESC. PÁGINA 3

BLOG AO PONTO

O dulce de leche e a imbatível confeitaria uruguaia.

tribunadonorte.com.br/aoponto

viver YUNO SILVA repórter

O

segmento da dança em Natal vive um eterno paradoxo: ao mesmo tempo que a cidade exporta talentos, gente que sai da província para estudar, atuar e trabalhar em companhias renomadas dentro e fora da país, faltam ações efetivas e continuadas para atender a demanda das duas escolas públicas de dança em atividade na capital do RN. Ambas funcionam com certa dificuldade, aos trancos e barrancos, e o grande mérito para o êxito das iniciativas recaem – basicamente – sobre os ombros de quem faz e lida diariamente com a área: diretores, professores, alunos e bailarinos. Na corda bamba desde o final da gestão passada, quando viu a quantidade de alunos minguar de mais de 500 para menos de 100 no final de 2012, a atual luta do diretor Dimas Carlos, também chefe do Núcleo de Dança da Funcarte, é para que não feche as portas de vez. A escola funciona na sede da Fundação Capitania das Artes, possui pouco mais de 300 alunos (10% de bolsas integrais) e em 2014 completa 40 anos de estrada. O assunto voltou à tona quando o Diário Oficial do Estado publicou informação de que o Ministério Público do RN converteu “em Inquérito Civil o Procedimento Preparatório nº 06.2013.00004562-6, que tem como objetivo averiguar a ausência de recursos para a continuidade das atividades” da tradicional escola de balé. “Esse processo formaliza uma série de conversas que já vínhamos tendo com o MP desde o início de 2013”, disse Dimas Carlos sobre o assunto. Ele garantiu que boa parte dos pontos apontados pela Promotoria de Educação foi atendida pela Prefeitura. Foi o próprio Dimas Carlos que procurou o Ministério Público para orientação. “Nos aliamos a lei e lançamos mão da criatividade para contornar os problemas que apareceram no caminho. Isso inclui a criação de uma Associação de Amigos da Escola de Ballet, em vias de registro oficial”, disse o chefe do Núcleo de Dança da Funcarte. Como resultado desses entendimentos, o Município obteve autorização para contratar, em caráter temporário, 10 professores para a escola de balé. O diretor contou que o processo de seleção está na segunda fase: “Passadas as inscrições, estamos na etapa da habilitação jurídica dos candidatos. Em seguida faremos as entrevistas e, por fim, os testes práticos”, explicou Dimas. As entrevistas ocorrem de 17 a 21 de março, e a prova prática de 24 a 26 deste mês. “Acredito que em abril contaremos com o reforço desses professores”, planeja.

Viabilidade A Escola Municipal de Ballet

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 11 de março de 2014

Dança recupera

fôlego

Professor Roosevelt Pimenta teve suspensa a cobrança da mensalidade após as secretarias de Planejamento e Administração questionarem a legalidade da taxa – R$ 30 e R$ 15 para alunos da rede pública de ensino. Dimas destacou que o questionamento sobre a cobrança foi superado. “Apresentei documentação que comprova a necessidade da manutenção da cobrança. Só com essas mensalidades podemos garantir o mínimo para o funcionamento da escola”. Ele recorda que a mensalidade foi suspensa entre os meses de agosto e outubro do ano passado, fato que comprometeu a saúde financeira da escola: os oito professores remunerados com o dinheiro arrecadado tiveram o salário atrasado no período. “Quando tudo foi esclarecido”, ressalta, “as secretarias de Planejamento e Administração empenharam o dinheiro para quitar essas pendências, o trâmite agora é para desenrolar o pagamento. Temos que seguir a lei e vencer a burocracia, mas os recursos já existem, estão na conta da escola”, tranquiliza.

Como próximas metas, o diretor disse querer rever a regulamentação de três professores que já dão aula na escola há dez anos. “Também vamos tentar remontar o Balé da Cidade, dos doze estamos com apenas quatro bailarinos. Alguns foram remanejados para outras secretarias, outros pediram para sair. Queremos ver se com mais seis bailarinos retomamos os trabalhos”, verificou. O Núcleo de Dança também toma conta do Grupo Clássico, formado por alunos selecionados destro da própria escola, e o Balé Popular, que reúne voluntários e dançarinos de grupos de dança de rua ou grupos de cultura popular.

Restauração Já a situação da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, criada há 28 anos e mantida pelo Governo Estadual, é menos complicada que a escola do Município: na EDTAM, que possui 550 alunos e garante seu funcionamento com ajuda do Governo para custeio das despesas básicas, o maior problema é a falta crônica de ma-

Dimas Carlos dirige a Escola de Dança Roosevelt Pimenta. Esta semana, a escola anunciou a contratação de novos professores temporários e a formalização da associação

ì O QUE Escolas de dança mantidas pelo Estado e município passam por dificuldades diferentes para manter suas portas abertas. Enquanto a Edtam enfrenta problemas de estrutura física, a Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta busca viabilizar funcionamento com mediação do Ministério Público, que autorizou contratação temporária de professores

No ano em que completa 40 anos, Escola de Ballet Roosevelt Pimenta encontra alternativa para reordenar seu funcionamento. Já a Edtam promove intercâmbio cultural com franceses e aguarda restauração do prédio na rua Chile ADRIANO ABREU

nutenção do amplo prédio de três pavimentos construído no século 19 na Rua Chile, Ribeira. O prédio, que já foi sede do Poder Executivo estadual entre 1869 e 1902, está dentro do projeto do PAC Cidades Históricas que prevê restauração de vários imóveis e monumentos históricos com recursos federais. A reportagem do VIVER esteve no local e constatou que, apesar de deteriorada, a estrutura não está ‘caindo aos pedaços’: nas salas, espelhos quebrados, pisos de madeira rangendo, alguns pontos aparentes de infiltração, mas nada que justifique a paralização das atividades. Da equipe de 25 funcionários, 13 são professores remunerados com o pagamento das mensalidades (R$ 40) – um quadro que se completa com seis professores cedidos, dois cargos comissionados, três servidores da Fundação José Augusto mais a diretora artística Wanie Rose. Vista como referência no campo da dança aqui no RN, a EDTAM mantém quatro grupos: o Clássico, os balés Juvenil e Infantil e a Cia de Dança do TAM, braço contemporâneo da escola e principal vitrine do grupo fora do Estado. Desde o dia 7 de março, e até dia 19, Wanie e equipe recebem na EDTAM uma turma de 26 franceses do Lycée Les Fontenelles du Louviers para intercâmbio cultural. “Essa parceria vem sendo amadurecida desde 2001, quando conheci Tony Vrignaud (ex-diretor da Aliança Francesa, de 2000 a 2004)”, disse Wanie Rose. Ela adiantou que em maio os potiguares farão o caminho inverso. As passagens aéreas são investimento dos próprios bailarinos, que terão apoio francês quanto a hospedagem e alimentação. “Não dá para ficar esperando, vamos atrás com garra, dedicação, articulação e contatos”, releva Wanie.

CEDIDA

Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR LUIZA DANTAS/CZN

Fora da faixa

Cor de fogo

A tevê tem por costume rotular diversos atores em determinados gêneros de papéis. Os traços delicados de Bianca Castanho logo a levaram para os óbvios lugares de mocinha. Por isso, a atriz garante que sabe aproveitar os poucos momentos em que lhe são oferecidos o posto de vilã. Como foi o caso da maquiavélica Zima do episódio “O Surdo de Decápolis”, de “Milagres de Jesus”. “Quando temos cara de boazinha, é legal fazer uma vilã para surpreender o público. Tenho mais rosto de mocinha, mas adoro minhas personagens malvadas. Sempre visto a camisa”, brinca. Na história escrita por Renato Modesto, Bianca vive a invejosa irmã de Neziá, interpretada por Ana Paula Tabalipa. “Ela sempre arma contra a irmã. Finge ser boazinha, mas não é não”, adianta. Com as gravações já em andamento, a atriz não teve muito tempo para compor a personagem. Por isso, durante dois dias, ela participou de

Rodrigo Lombardi está de novo visual para seu personagem em “Meu Pedacinho de Chão”, próxima novela das seis. O ator tingiu o cabelo de ruivo e está barbudo para dar vida ao protagonista da trama de Benedito Ruy Barbosa. Na história, ele fará par com a personagem de Juliana Paes.

Aos trancos e barrancos “Pecado Mortal” já é líder em problemas nos bastidores da Record. Atualmente, o folhetim passa por um problema de atraso nas gravações. Além disso, a trama de Carlos Lombardi precisou superar a perda de Mel Lisboa, a mudança de horário e a saída do diretor. Agora, a novela de Lombardi tem mais um percalço para enfrentar: dificuldades nas montagens dos cenários. ‘’workshops’’ e palestras sobre os costumes da época. Além disso, recorreu a referências do período em que interpretou a sofrida Selima de “Rei Davi”. “Temos de incorporar esse ritmo mais lento e aprender a

ser uma mulher submissa. Naquela época, mulher andava de cabeça baixa e não olhava no olho do homem. Já tinha uma noção desse clima e desses gestos menos expansivos”, afirma.

« NOVELAS »

Malhação Globo 17:30 Antônio guarda todo o dinheiro em seu esconderijo no bosque. Ben pede para conversar com Anita. Antônio concede uma entrevista para o jornalista. Coronel Palhares assiste à entrevista de Antônio.

orfanato. Em julgamento, Tobias é condenado a pagar todo o conteúdo referente à obra de Roberto Leal. Mili e Mosca vão atrás de alimentos, mas acabam se perdendo. Anoitece e eles acabam ficando no mesmo lugar até o amanhecer.

Chiquititas SBT, 20:30 Valentina leva comida para Miguel no porão do

★★★★ 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (14 anos, legendado) Moviecom 1. Sessão 21h40 / Cinemark 7. Sessões 19h e 21h50 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessão 16h Nos EUA antes da Guerra Civil, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre de Nova York é sequestrado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade de um perverso dono de escravos, bem como inesperadas gentilezas, Solomon luta não só para sobreviver, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia, um encontro ao acaso com um abolicionista canadense mudará sua vida. Direção: Steve McQueen ★★★ TINKER BELL: FADAS E PIRATAS (Livre, dublado) Moviecom 1. Sessões 13h45, 15h30 e 17h15 / Cinemark 5. Sessões 12h10 (sáb e dom), 14h, 16h e 18h (exceto seg e ter) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões 13h30, 15h30 e 17h30 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) 13h15, 15h15 e 17h15 Quando uma mal compreendida fada, rouba o pozinho mágico azul do Refúgio das Fadas e foge para se unir aos piratas da Skull Rock, Tinker Bell e suas amigas fadas precisam embarcar em uma aventura para devolver o pozinho ao seu lugar de origem. Durante a perseguição, o mundo de Tink vira de cabeça para baixo: ela e suas amigas descobrem que seus respectivos dons foram trocados. Direção: Peggy Holmes

Angelique convence Tereza a aceitar ajuda de LC

Além do Horizonte Globo 19:00 Angelique e Assis convencem Tereza a aceitar a ajuda de LC. Priscila aparece de surpresa no escritório de Marcelo. Fátima volta para casa. William beija Lili. Kleber é rude com Keila por ela defender Fátima. Kleber visita Fátima. William diz a Lili que pedirá um tempo para Celina.

Em Família Globo 21:00 Clara se surpreende com a presença de Marina no jantar. Gisele se entristece com o discurso que Ricardo faz sobre Chica. Clara descobre que Cadu não pagou a conta de luz. Juliana pede para cuidar da filha de uma moça na praia. Ricardo devolve o carro para Branca.

Foi mal O eterno quadro das “Vídeo Cassetadas”, do “Domingão do Faustão”. Até quando o programa irá exibir os diversos vídeos sem graça e gravados na década de 1990? É hora de renovar a produção. ★★★ Hoje, a Record exibe o episódio inédito ‘’Uma Maçã Vermelha como o Sangue’’, da primeira temporada de “Era Uma Vez”. ★★★ Nesta terça, Aline e Marcelo disputam a preferência do público no paredão do “Big Brother Brasil”. ★★★ No episódio de hoje de ‘’A Teia”, Baroni aparece preso em sequências de ‘’flashback’’.

Pecado Mortal Record 22:30 Anjo consegue distrair Picasso e esconde a fita. Picasso fica furioso por não tê-la encontrado e leva Anjo para delegacia. Bernardo pede que Laura o aceite de volta. Laura se afasta. Patrícia diz para Carlão que cogitou abortar, mas que se lembrou dele e desistiu. Carlão fica aliviado e diz que quer estar perto para cuidar do bebê. Lívia questiona Otávio sobre a droga e ele diz que irá vendê-la escondido de Carlão.

l WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS (10 anos, legendado) Moviecom 7. Sessões 14h05, 16h35, 19h05 e 21h35 / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessões 13h15 e 19h / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessão 22h30 Quando as filhas de Walt Disney imploram para que fosse feito um filme do livro favorito delas, Mary Poppins, ele não sabia que levaria 20 anos para cumprir a promessa. Walt enfrenta a intransigência da autora P.L. Travers que não tem a menor intenção de liberar os direitos da obra, até que as vendas do livro param e o dinheiro acaba. Relutante, a escritora passa duas semanas ouvindo os planos de Disney sobre a adaptação. Direção: John Lee Hancock

★★★ SEM ESCALAS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessões (dub) 17h20, 19h35 e 21h50 / Cinemark 4. Sessões (leg) 17h20, 19h55 e 22h15 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões (leg) 15h45 e 21h / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões (dub) 20h15 e 22h45 Bill Marks (Liam Neeson) é um gente especial da Força Aérea disfarçado em um voo internacional. Para cumprir seus objetivos ele vai ter que enfrentar todos os seus limites. Direção: Jaume Collet-Serra

★★★ POMPEIA (14 anos, dublado e legendado) Cinemark 3. Sessões (3D) (leg) 12h40, 17h10, 21h45 e 0h10 (sáb) / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessão (3D) (dub) 22h Pompeia conta a história épica de Milo (Kit Harington - Game of Thrones), um escravo que tornou-se um gladiador e se encontra em uma corrida contra o tempo. Ele precisa salvar seu verdadeiro amor Cassia (Emily Browning - Sucker Punch: Mundo Surreal), a bela filha de um comerciante rico que foi prometida a um corrupto senador romano, em meio a destruição da cidade de Pompeia causada pela erupção do Monte Vesúvio. Direção: Paul W.S. Anderson

★★★ 300: A ASCENÇÃO DO IMPÉRIO (16 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (dub) 15h15, 17h30, 19h45 e 22h / Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 16h45 / Moviecom 6. Sessão (3D) (leg) 21h05 / Cinemark 2. Sessões (3D) (leg) 12h (sáb e dom), 14h20, 16h40, 19h05, 21h20 e 23h40 (sáb) / Cinemark 3. Sessões (3D) (leg) 14h50 e 19h30 / Cinemark 6. Sessões (3D) (dub) 13h e 17h40 / Cinemark 6. Sessões (3D) (leg) 15h20, 20h e 22h20 / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões (3D) 13h45, 16h15, 18h45 e 21h15 / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (3D) (leg) 19h30 e 22h / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões 14h30, 17h15 e 20h / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 14h e 21h30 / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) (leg) 16h30 e 19h / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 13h40, 16h, 18h45 e 20h55 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessão (3D) (dub) 19h30 Baseado na HQ Xerxes, de Frank Miller, a épica saga leva a ação para um inédito campo de batalha – o mar – à medida que um general grego tenta unir a Grécia ao liderar o grupo que mudará o curso da guerra. Os gregos irão enfrentar forças Persas, lideradas por Xerxes (Rodrigo Santoro), um mortal que virou deus, e por Artemesia, uma vingativa comandante da marinha persa. Direção: Noam Murro

« DESTAQUES DE HOJE »

Samba da Gamboa recebe Divas da MPB Tv Brasil, 22h As divas da MBP Eliana Pittman e Maria Alcina participam da descontraída roda de samba. Em papo com o apresentador Diogo Nogueira, as duas relatam curiosidades sobre a carreira e a relação com o batuque. Filha de americano, Eliana Pittman conta que samba não tinha vez na sua casa: o som dela era o sax por causa do pai. Já Maria não tinha rádio em casa. “Meu pai teve um problema de audição e foi perdendo o sentido. Eu cresci sem o rádio em casa”.

Os Anos do Golpe Militar no Brasil Globo News, 23h30 O meio século do ano em que foi instaurada a ditadura militar no Brasil mostra o quanto o público hoje pouco sabe sobre os eventos que levaram ao golpe. A programação inclui depoimentos de pessoas contra e a favor do regime militar, a influência do golpe sobre a arte brasileira e imagens de arquivo. Hoje será exibido em Starte: Carlos Vergara e Jorge Bodansky conversam com Bianca Ramoneda sobre o ambiente artístico no Brasil na época do golpe militar. Inclui uma visita à exposição “Resistir é Preciso”.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Gêmeos 21/05 a 20/06 Mercúrio segue adiante, portador de novas ideias e abordagens pouco comuns. É você quem as recebe com mais entusiasmo e saberá disseminá-las! Apenas o campo financeiro não está dos melhores; apegos prejudiciais, repense onde tem de investir e a seu favor.

Câncer 21/06 a 21/07 Júpiter, que transita seu signo há tempos, está de volta com força total desde 7/3, e promete abrir novas portas para você, no trabalho cotidiano também. Sua saúde vai bem, mas controle o excesso de doces e gorduras. Espante a preguiça. Emoção à flor da pele.

★★★★ ALABAMA MONROE (14 anos, legendado) Cinemark 5. Sessão 18h (seg e ter) Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) apaixonamse à primeira vista, apesar de suas diferenças. Ele fala, ela ouve. Ele é um ateu romântico, ela é uma realista religiosa. Quando sua filha fica gravemente doente, seu amor é levado a julgamento. Direção: Felix Van Groeningen ★★★★★ TRAPAÇA (14 anos, legendado) Cinemark 7. Sessão 0h30 (sáb) / Cinépolis 3 Natal Shop. Sessão 21h45 Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams) são dois trapaceiros obrigados a colaborar com um esquema do FBI chefiado por um agente infiltrado no mundo da máfia. Tudo parece estar dando certo até que a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), surge na história. Direção: David O. Russell l JUSTIN E A ESPADA DA CORAGEM (10 anos, dublado) Cinépolis 6 Norte Shop. Sessão 14h30 Justin vive em um reino no qual os burocratas dominam e os cavaleiros estão fora de moda. Ele sempre quis ser um cavaleiro mas seu pai, o conselheiro-chefe da Rainha, quer que o filho siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e descobre a história de seu avô, Sir Roland, que um dia foi o mais nobre cavaleiro do reino e protetor do Rei. Contra o desejo de seu pai, Justin corre em busca de seus sonhos e começa sua jornada para tornar-se cavaleiro. Direção: Manuel Sicilia

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

Terror e histeria em Os Pássaros Tv Cultura, 0h Um estudo vigoroso e aterrador sobre a paranoia e a histeria como resultado do caos inexplicável. Os Pássaros é um dos filmes mais populares de Hitchcock. Lançado em 1963, traz no elenco Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy. Tudo começa inofensivamente quando uma moça bonita e enérgica viaja para a cidade Bodega Bay para iniciar um relacionamento com um homem que acabou de conhecer. Chegando lá, coisas esquisitas começam a acontecer. Os pássaros agem de modo estranho.

Lua e Marte em ângulo tenso desafiam a paciência do mais paciente do zodíaco: você! Mas é melhor deixar claro o que não vai bem do que se machucar. Colegas de trabalho também não cooperam; clima de urgência é um tanto forçado, desconfie. Júpiter protege a vida íntima.

O quadro “Vídeo Sou”, do “Pânico na Band”. O jeito escandaloso de Zeca Camargo é retratado de forma divertida e simples pelo humorista Carioca. A paródia se mostra bem mais interessante do que o programa original.

★★★★ AS AVENTURA DE PEABODY E SHERMAN (Livre, dublado) Moviecom 2. Sessões 14h e 16h / Moviecom 6. Sessões (3D) 14h40 e 19h / Cinemark 4. Sessões 12h50 e 15h10 / Cinemark 7. Sessões (3D) 12h35, 14h40 e 16h50 / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessões 12h30 (sáb e dom), 14h45 e 17h / Cinépolis 5 Norte Shop. Sessões 13h30, 15h45 e 18h / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessão 19h15 Sherman é um garoto inusitado: ele tem como grande parceiro o cachorro Mr. Peabody, que com seu QI altíssimo inventa uma máquina do tempo. Depois que ela é roubada, os dois terão que viajar no tempo para impedir que a história da humanidade seja alterada. Direção: Rob Minkoff

★★★ ROBOCOP (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessões (leg) 18h e 20h30 / Moviecom 5. Sessões (dub) 14h10, 16h40, 19h10 e 21h40 / Cinemark 1. Sessões (leg) 13h10, 15h40, 18h10, 20h40 e 23h10 (sáb) / Cinemark 5. Sessões (dub) 19h40 (exceto seg e ter) e 20h15 (seg e ter) / Cinemark 5. Sessões (leg) 22h10 (exceto seg e ter) e 22h35 (seg e ter) / Cinépolis 4 Natal Shop. Sessões (leg) 19h15 e 22h15 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões (leg) 13h e 18h15 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões (dub) 14h25, 17h e 21h45 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessão (leg) 19h45 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões (dub) 16h45 e 21h20 Em 2028, a OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. Os drones estão ganhando guerras ao redor do globo e a empresa quer trazer essa tecnologia para as ruas. Alex Murphy é um marido carinhoso, pai e bom policial, dando o seu melhor para conter a onda de crimes e corrupção na cidade de Detroit. Após ser gravemente ferido, Alex tem a sua vida salva pela tecnologia. Ele então retorna às ruas com novas e incríveis habilidades, mas com desafios que um homem normal nunca teve de encarar antes. Direção: José Padilha

GLOBONEWS

Touro 21/04 a 20/05

O ex-piloto de Fórmula Indy e atualmente DJ Raul Boesel é o novo nome confirmado no ‘’reality show’’ ‘’Aprendiz Celebridades’’, comandado por Roberto Justus. Durante a gravação, ele ficará confinado em um hotel com os outros integrantes, realizará as tarefas anunciadas por Justus e enfrentará também a temida sala de reunião. Com elenco inteiramente fechado, a produção tem estreia prevista para meados de maio.

★★★ UMA AVENTURA LEGO (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessão 15h Emmet, uma mini-figura Lego, seguidora de regras e perfeitamente comum que é erroneamente identificada como a pessoa mais extraordinária e a chave para salvar o mundo. Ele é recrutado para integrar uma sociedade de estranhos e seguir em uma jornada épica para deter um tirano, uma viagem divertida para a qual Emmet vai totalmente despreparado. Direção: Phil Lord e Christopher Miller

ANA PAULA MIGLIARI

Alguns percalços na frente familiar podem ser contornados hoje, separando os envolvidos de uma conjuntura delicada. Importante não deixar a impaciência comandar. Um parceiro de trabalho na dúvida faz mais mal do que bem ao não se decidir. Romance conturbado.

Acelera

★★ A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessão 19h Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma ladra de livros que enfrenta duras provas durante a 2ª Guerra Mundial. A mãe comunista é perseguida pelo nazismo e envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. Direção: Brian Percival

REPRODUÇÃO

Áries 21/03 a 20/04

A estreia de “The Ultimate Fighter Brasil” não empolgou o público. O “reality show” marcou 9 pontos de média, o menor número registrado nas últimas três temporadas, que registraram 15 e 10 pontos, respectivamente. Apesar dos baixos índices, o programa é uma forma de divulgar o UFC no Brasil.

« CINEMA »

Gisele se entristece com discurso que Ricardo fez sobre Chica

Joia Rara Globo 18:00 Odilon se muda para a pensão. Aurora conta para Joel que está grávida. Manfred foge do delegado para não ser preso. Começa a apresentação de Hilda na rádio e Ernest fica emocionado ao ouvi-la.

Apesar do elenco numeroso, “Em Família” está prestes a ganhar novo personagem. Alexandre Slavieiro integrará o folhetim de Manoel Carlos como um

Foi bem

Em baixa

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Gente que chega

‘’personal trainer’’. Na trama, o personagem irá se envolver com Branca, papel de Angela Vieira.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br REPRODUÇÃO

Nove Crônicas para um Coração aos Berros Canal Brasil, 22h Primeiro longa do brasiliense Gustavo Galvão, após assinar sete curtas de ficção exibidos em mais de 70 festivais ao redor do mundo, esta produção de baixo orçamento apresenta ao público o cinema intimista que mais cativa o diretor. Gustavo vem construindo a estética de seus filmes com base temática nos conflitos dos relacionamentos urbanos. Em “Nove Crônicas para um Coração aos Berros”, somos convidados a conhecer histórias envolvendo pessoas de diferentes idades cujas vidas estão presas a cotidianos sem perspectivas.

REPRODUÇÃO

Corujão exibe Sete Anos no Tibet Globo, 1h40 De Jean-Jacques Annaud, conta a história de Heinrich Harrer (Brad Pitt), o famoso alpinista austríaco que tentou escalar o Nanga Parbat, 9º pico mais alto do mundo. Heinrich era egocêntrico e viajou para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida. Quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha foi considerado inimigo. Ele e Peter Aufschnaiter, outro alpinista, se tornaram os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, Tibet. Lá sua vida mudaria radicalmente, tornando-o uma pessoa generosa além de confidente do Dalai Lama.

Clima explosivo volta a complicar cenário social e político, mas artes continuam em destaque Leão 22/07 a 22/08 Vênus e Mercúrio mantêm o pique alto nas relações, especialmente as românticas, mas não param de chegar convites! Nada de desistir, se esconder na toca. Sim, Saturno está impondo obrigações familiares, faça a sua parte e divirtase depois. Sucesso profissional à vista!

Virgem 23/08 a 22/09 Lua e Saturno reforçam decisões pautadas pelo conservadorismo, o que pode ser bom ou ruim. O que não pode é ficar na dúvida sobre investir ou não num projeto a dois ou em grupo. Estude, discuta, peça tempo para analisar melhor. O movimento agora é de revisão profunda.

Libra 23/09 a 22/10 Arejamento mental, novas companhias e envolvimento com grupos ou pessoas poderosas restituem sua autoconfiança, que andava abalada. Suas dúvidas serão resolvidas mediante a troca aberta de ideias e conceitos. Depois de esclarecer tudo, aja sem medo.

Escorpião 23/10 21/11 Bom receber acolhida para suas apreensões, saber que sua experiência serve para mais alguém e ajuda quem anda perdido. Relacionamentos pessoais estabilizados, em época de planejar de novo as estratégias certas para o presente. Amores prometem expansão.

Sagitário 22/11 a 21/12 Certo encanto vai terminando, com gente que esteve irmanada a você. É um tempo de retroceder para recuperar forças, no campo financeiro e profissional. Já na vida íntima, tudo corre cada vez melhor. Júpiter está a favor de seu crescimento e irá proteger seus caminhos.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Marte e Saturno anunciam: até julho vale mais observar, analisar e rever certezas e objetivos, especialmente se você é um empreendedor que tem de prestar contas de recursos e investimentos. O sinal está verde para fazer novas relações e expandir um namoro ou romance.

Aquário 21/01 a 19/02 A Lua em Câncer traz para o primeiro plano a importância de perceber e respeitar os sentimentos das pessoas com quem você trabalha, com os subalternos especialmente, ou para quem você encomendou serviços em casa. Sem esta percepção, haverá brigas e desentendimentos.

Peixes 20/02 a 20/03 Júpiter traz a fertilidade em todos os campos, e para as piscianas a promessa de rebentos. Você ficará orgulhoso e inspirado pelos feitos de um filho, e também se sentirá mais capaz de enfrentar desafios maiores e de deixar sua marca bem visível. Fuja dos indecisos!


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

viver GEORGE AZEVEDO

3

ESTÚDIO 473

Ela é demais! Sandra Boff convidou Tinesa Emerenciano para embaixadora do Arezzo Mob Party. O evento que mexe com as mídias sociais de todo Brasil acontece, nesta quarta-feira, a partir das 16h, no Natal Shopping. Fernanda Lima estrela da campanha da grife - é a embaixadora nacional. Promete!

Mais Glam Sob os cliques de Hudson Renan e styling by Yago a top Tráfego Models Monique Rêgo estampou anteontem, 09, página da Coluna Glam aqui na Tribuna do Norte. O editorial apresentou looks minimalistas incríveis. Não viu? Acesse agora o nosso portal e confira tudo!

Quarentona Este ano é de muita festa para a Richards. O motivo? A marca está completando 40 anos de atuação no mercado de moda brasileiro. A grife que nasceu no Rio de Janeiro, atualmente conta com as linhas feminina, masculina, kids e casa. Para celebrar suas quatro décadas de vida, promete muitas novidades ao longo do ano. Aguardem!!

40º Graus Tem inicio oficialmente hoje e segue até a quarta-feira, 13 de março, a segunda edição por terras potiguares da 40º Graus - Feira de Calçados e Acessórios. O evento que está sob a batuta da galera competentíssima da Merkator Feiras e Eventos está rolando no Centro de Convenções de Natal reunindo grandes nomes do setor de calçados e artigos de couro adequados para as regiões Norte e Nordeste. Passa lá!

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

A Toli lança, nesta terça-feira, coleção de inverno nas lojas de Natal e Mossoró. Amauri Fonseca, Michelle Geppert e Juliana Flor recebem, a partir das 18h, no Midway Mall. Em Recife, a chegada da coleção inspirada em Paris tem presença confirmada de Camila Coutinho, blogueira do badalado Garotas Estúpidas. De Natal, seguiram Augusto Bezerril e Sanzya Costa, diretora de marketing da Toli.

George Azevedo

Fashion day

Anilson Knight recebendo o cast Tráfego Models para mais uma edição do workshop de maquiagem para profissionais

ESTÚDIO 473

{

Beleza pura O top cabeleireiro Anilson Knight realizou com muito sucesso mais um workshop de maquiagem para profissionais o evento aconteceu o último domingo no Potengi Flat e contou com a participação do cast Tráfego Models.

Competição Neste sabadão, 15 de março, a praia de Cotovelo será palco da primeira etapa do circuito 2014 de um dos maiores festivais de esportes outdoor do planeta, o XTerra Camp Rota do Sol, etapa que abre as competições do XTerra Brazil em 2014. Presente em 17 países o evento chega à terrinha com novidades além da tradicional prova de Triathlon Cross Country, marcando o início da disputa pelo ranking. O circuito potiguar terá ainda competições nas modalidades Swim Challenge e a Night Run. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 13, no site do XTERRA ou na Rapanui Bike Store.

II ECCO A Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediará entre os dias 2 e 4 de abril, o II Encontro

}

Científico de Comunicação Organizacional - II ECCO. Este ano o tema principal é "organizações, discursos e identidades". O evento receberá palestrantes de várias partes do país e a abertura fica por conta da professora Margarida Kunsch, que é professora titular da Universidade de São Paulo e diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). As inscrições estão abertas até o dia 28 de março, por meio do blog: http://ecoufrn.wordpress.com/.

Press card Chegando à terrinha para participar da Feira 40º Graus, os jornalistas Michel Teles e Heloisa Tolipan, essa que assina badalada coluna no Jornal do Brasil e circula com livre passe no “jet set” carioca. Quanto a Michel, dispensam-se comentários, é o colunista mais badalado da Bahia.

« ARTIGO »

« MOSTRA »

A grande arte é a que transgride e subverte

Estreia nesta terça a Mostra de cinema alemão do Sesc

LÍVIO OLIVEIRA livioliveira@yahoo.com.br

Todo grande artista é um transgressor e um ente transformador do seu meio. Essa a sua natureza incontornável. A criação em arte se situa na marca autêntica e indelével que o seu autor produz. A verdadeira criação artística é caracterizada por esse traço de autenticidade e pelo desafio em se estabelecer novas diretrizes, superando-se barreiras, mesmo que em meio a regras já previamente estabelecidas e apreendidas e, até certo ponto, obedecidas. Como toda regra existente, aquela que está na arte comporta leituras, interpretações, refazimentos, caminhos novos. A leitura estética não pode jamais ser unívoca ou guardada em cofres e entre grades e grilhões. A arte, a grande arte, é por si só libertadora, subversiva, revolucionária. E aí é que surge o novo. E o novo autêntico, o que se estabelece e permanece como tal no espaço e no tempo. Em meio a essas convicções me propus há alguns dias a seguir um trajeto em ziguezague e em subida íngreme, passeando por entre os Passos da Paixão de Cristo até o adro no cume do morro em que se situa o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (antiga Congonhas do Campo), Minas Gerais, onde ficam os profetas do eterno artista mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A emoção e a perplexidade diante de tanta beleza e criatividade não foram diferentes das que experimentei há alguns anos quando vi o Davi e a Capela Sistina, escultura e pinturas de Michelangelo Buonarroti, que ficam respectivamente em Florença e Roma; ou mesmo daquela que senti ao me deparar certa noite com a estranheza magnífica da Igreja da Sagrada Família, de

Gaudí, em Barcelona. Michelangelo, Gaudí e Aleijadinho assombraram (“terribilità” é mesmo a definição cabível) o mundo com sua arte porque tiveram a ousadia de empreender suas marcas e estilos além do que se previa, além do que se exigia e mesmo se aceitava. E em que consistem as transgressões adoráveis do mestre Aleijadinho, figura quase mítica das Minas Gerais? Há de se começar pela própria limítrofe condição de quem poderia ter sido um escravo, pois filho de uma com um fidalgo e arquiteto português de boa reputação que se firmara em Vila Rica (hoje, Ouro Preto). Aleijadinho escapou da fome. E isso já é (bem) transgredir na vida, o que possibilitou a arte. E uma arte superior, reconhecida mundialmente. A sua representação dos profetas é uma das mais completas de que se tem notícia. E é uma das mais ousadas, juntamente com o próprio conjunto dos chamados Passos da Paixão. Aleijadinho, com essa e outras obras, conseguiu forjar o próprio conceito e elementos de um Barroco puramente brasileiro, congregando traços da arte europeia, africana e das próprias Minas Gerais e seu entorno. E Aleijadinho superou as próprias dores da doença terrível – que lhe fez sofrer sérias amputações – para elaborar os trabalhos elevados que fizeram seu nome viajar por terras e terras, mesmo que a sua quase imobilidade física o impedisse de circular além de seu torrão natal e proximidades. Aleijadinho foi um obstinado em busca da beleza. A beleza que ironicamente seu corpo jamais teve, deformado quase à condição de pequeno monstro pela história dura e pela doença e dores lancinantes. Em sua arte elevou a pedra-sabão e o cedro mineiros; ironi-

Bruno Mooneyham, Cristina Alves e Isabella Cecchi são destaques na abertura da segunda edição da Feira 40º Graus

Aleijadinho superou as próprias dores da doença terrível – que lhe fez sofrer sérias amputações – para elaborar os trabalhos elevados que fizeram seu nome viajar por terras e terras”

A sua representação dos profetas é uma das mais completas de que se tem notícia. E é uma das mais ousadas.” zou autoridades governamentais e eclesiásticas, revezando crítica social e crença religiosa; inseriu elementos da africanidade em confronto sutil com o purismo e “branqueamento” europeus; fortaleceu os aspectos decorativos e ornamentais; inseriu certo expressionismo às cenas. Diz a mitologia em torno do artista que os profetas de Aleijadinho correspondiam a membros da Inconfidência Mineira, o que – por evidente – teria configurado mais um lance de extrema ousadia histórica do artista barroco, que se fez imortal porque ousou além dos limites.

U

m encontro com o cinema alemão contemporâneo marca a agenda desta semana para cinéfilos e os habitués do Cine Sesc Centro. Começa nesta terça-feira (11/03), às 18h30, uma mostra promovida pelo Sesc em parceria com o Instituto Goethe destacando dez produções audiovisuais produzidas nos últimos 15 anos. A mostra será exibida nas seis unidades do Sesc RN nos meses de abril e maio, com entrada franca. A abertura será no auditório do Sesc Centro (Av. Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta, por trás do colégio Winston Churchill) e contará com um bate-papo entre os cinéfilos Gianfranco Marchi e Nelson Marques, ambos do Cineclube Natal, além da presença do cônsul da Alemanha no Brasil, Axel Ferrano Geppert. Temas como Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental após a unificação do país são os motes das películas alemãs, produzidas entre o fim do século 20 e início do 21. A programação da mostra Encontro com o cinema alemão acontece até dia 15/03 na capital potiguar, e depois será levada às unidades Sesc de São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Macaíba e Nova Cruz. Em cartaz, estarão filmes como “Adeus, Lenin” (2003), “Berlin is in Germany” (2001) “ e “Yella” (2007), com faixas etárias que variam entre 12 e 14 anos. No dia da abertura oficial da mostra, será exibido o filme “Bem-vindo à Alemanha”, produção de 2010 dirigida por Yasemin Sandereli. A mostra integra o calendário de eventos Alemanha + Brasil 2013-2014.

Serviço Encontro com o cinema alemão. De 11 a 15 de março, às 18h30, no auditório do Sesc Centro (Av. Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta. Entrada franca.

» RAIO X » eee O Colégio Diocesano Santa Luzia, festeja os seus 113 anos de existência com a celebração da Santa Missa em ação de graças, presidido pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. A missa será realizada hoje, às 7h30, no Ginásio de Esporte (O Carecão).

Priscilla Freire com Guilherme, no jantar de lançamento da Feira 40º Graus

Tatame Como já anunciamos por aqui, está marcado para acontecer nos dias 29 e 30 de março, no Ginásio do SESI a primeira etapa em 2014 do Nordeste Open de Jiu-Jitsu. O evento, considerado a maior competição esportiva indoor do Estado e uma das melhores competições de Jiu-Jitsu do Nordeste, está com suas inscrições abertas até o próximo dia 23, no site oficial. A HC Sports, empresa idealizadora e organizadora da disputa, lembra queao todo serão R$ 100 mil em prêmios.

eee Um dos cinco indicados ao Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro, o belga Alabama Monroe, de Felix van Groeningen, será exibido logo mais às 18h, na sessão Cine Cult do Cinemark. eee Amanhã, 12, o Overdose Colégio e Curso recebe o professor do Sistema Ari de Sá - SAS, Marcos Moriggi, para comandar uma palestra especial com a temática “Limites e Disciplinas”. E olha, a entrada é gratuita! eee Entre os dias 14 e 15 de março, a HOPE promove o Nude Day, detalhes sobre a promoção você confere no nosso portal Mais Glam.

REPRODUÇÃO

O fim da Guerra Fria é o pano de fundo de ‘Adeus, Lenin’


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

J.O

Parabéns! Vivas para a estilista Luciana Mamede que hoje amanhece em idade nova.

Mimo Agradecendo o kit da linha Natura Tododia. Uma bonita caixa com sabonete massageador, hidratantes e desodorante corporal. Uma ótima pedida pra presentear com bom gosto.

Come back Depois de bons dias de férias natalenses, com direito a esticada para a folia do carnaval baiano, Juliana Melo retorna hoje para Londres cidade que escolheu para morar. Juliana aproveitou a temporada para matar as saudades dos familiares e amigos. Pensei que não ia ter um tempinho na agenda da amiga o que aconteceu no sábado num encontro de dez!

Baixinhos Hugo Pinto e Ysnara convidando para a comemoração do 2º aninho do herdeiro Felipe. O Happy Day será palco da farra infantil com o tema marinho será 19hs., da próxima quinta-feira, 13.

Juliana Melo em despedidas com Sidnei, Ricardo, Matheus, Audi, Adno e Cássio

JOÃO NETO

Em jantar para os padrinhos do noivo, Elísio e Renata com a família dele J.O

As pessoas fracas não podem ser sinceras” jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Ezequiel Galvão/Ingrid em pose com os noivos Elísio e Renata

Jota Oliveira

JOÃO NETO

Útil Google quer criar sistema de busca para apps. Com busca que encaminha usuário para app, Google pretende criar serviço voltado para plataformas móveis - como smartphones e tablets.

FRANÇOIS DE LA ROCHEFOUCAULD

Fall Uma edição da BOBSTORE Mag, com a top Alessandra Ambrósio, star da nova coleção, acompanha o convite para o lançamento do outono da marca, às 10h. Ocasião com exposição de jóas Fause Haten e Guilherme Duque.

A favor Parece que os líderes religiosos estão mesmo interessados no casamento gay. Depois de Dalai Lama ter declarado que é a favor da união homossexual para não budistas, o Papa Francisco pediu para que igreja estudasse o tema.

Dobradinha

Chérrie

A TAP e O Boticário fizeram homenagem para as mulheres no aeroporto Internacional de Brasília. Todas as passageiras do voo TAP receberam um kit de O Boticário além da tripulação 100% feminina.

Amauri Fonseca, Michelle Geppert e a blogueira Juliana Flor recebem, em torno do lançamento do inverno Toli, a partir das 18h, na loja do Midway Mall. A coleção é inspirada em Paris.

Off

Governo oficializa regras sobre novos direitos do cliente em telefonia. Maioria das regras deverá entrar em vigor em julho e consumidor poderá cancelar serviço sem passar por atendente. Vamos ver na prática, se realmente vai funcionar.

Pra quem não foi, ainda dá tempo de conferir a Campanha OFF Verão Sierra, que termina essa semana. O grupo Artkasa preparou descontos pra lá de tentadores com condições especiais.

Direitos

Em noite de vivas na Pink Elephant, Arthuro Arruda/Larissa J.O

Antenados

Se ligue!

Quer saber o que tá rolando de tendência fashion por aqui? Corre la na seção Fashion do nosso blog, e confira as novidades das principais vitrines.

No batente Depois de bons dias em andanças pela Inglaterra Ana Pereira de volta ao batente e já cumprindo agenda na sua clinica de Odontologia.

Celebrando Bruno Giovanni, os empresários Herculano Azevedo e Diógenes Cunha

As ladeiras de Moraes Moreira

No nosso blog, leia mais sobre: Ricky Martin aparece bem à vontade na varanda de hotel no Rio.>Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes.>Editora investe R$ 2 milhões em autobiografia de Lindsay Lohan.>Vacinação contra o HPV começou ontem em todo o país.>Sounds: Um trecho inédito da cinebiografia de Jimi Hendrix. >

« TELEVISÃO »

« MÚSICA » Box reúne os quatro álbuns iniciais do artista, quando deixou os ‘baianos’ para

trilhar carreira solo. Lançados entre 1975 e 1979, evidenciam sua força como cantor e compositor EMANUEL AMARAL

Repaginada, famosa série “Cosmos” volta à TV

RENATO VIEIRA/AE

Há 40 anos, Moraes Moreira tomou uma decisão: sair do sítio onde morava com seus companheiros de Novos Baianos no Rio. Casado e com dois filhos, achou que era hora de conquistar um espaço para si e sua família, continuando no grupo. Os outros membros recusaram. Para eles, só a vida em comunidade caracterizava a união musical. Com um pouco de medo, tristeza e algumas músicas no bolso, Moraes decidiu seguir seu caminho. Os primeiros passos dessa jornada estão documentados no box Moraes Moreira Anos 70, com os quatro álbuns iniciais de sua carreira. Lançados originalmente entre 1975 e 1979, evidenciam a formação da personalidade do cantor e compositor como artista solo. “Foiumrecomeçodifícil.Aspessoas com quem eu fazia música ficaram para trás. A solução era mostrar a minha cara”, lembra Moraes, que incorporou em seu trabalho pitadasdeLuiz GonzagaeJackson do Pandeiro, ídolos ouvidos quando criança em Ituaçu, no sertão baiano. A cidade onde Gilberto Gil passou parte da infância e juventude, bebendo da mesma fonte. Moraes decidiu fazer uma “declaração de afirmação” em seu primeiro disco solo, que chegou às lojas em 1975. Para acompanhá-lo, convocou músicos que futuramente formariam A Cor do Som: Dadi (baixo), também recém-saído dos Novos Baianos, Armandinho (bandolim, guitarra, craviola e guitarra baiana), Mu Carvalho (piano) e Gustavo Schroeter (bateria). O samba com toques roqueiros, um dos alicerces de seu antigo grupo, passou a dividir espaço

Moraes Moreira revisita as primeiras escritas e acordes de sua carreira solo. Na foto, durante o Carnaval de Natal deste ano, também revisitou sucessos pós-Novos Baianos

com ritmos regionais e sons do trio elétrico de Dodô e Osmar. Não por coincidência, o primeiro disco de Moraes leva apenas seu nome. A faixa de abertura, Desabafo e Desafio, reforça em versos a ideia de personalidade e desejo individual. “A foz do rio/ a minha voz/ a minha vez/ a vez de nós.” Entre as faixas, a regravação de Se Você Pensa é a mais curiosa. O arranjo foi feito ainda nos anos 1960, quando o artista tocava em bailes na Bahia. Ouvida hoje, é possível identificar recados aos antigos companheiros, como “o seu orgulho não vale nada”. Segundo ele, inconscientemente, pode ter sido essa a intenção, ainda que a ideia tenha sido simplesmente homenagear Roberto e Erasmo Carlos, os autores. Moraes Moreira obteve uma repercussão modesta, passando a ser cultuado no decorrer dos anos. Possivelmente por conservar algo de Novos Baianos, já que

inclui músicas feitas com Galvão no início do grupo, Chinelo do Meu Avô e Anda Nêga. “O disco ficou para a posteridade. Mas mostrei que podia continuar fazendo música, sem que o rótulo de exnovo baiano me seguisse”, afirma Moraes, que consolidaria sua personalidade solo em Cara e Coração (1977). É o álbum que traz Pombo Correio - tema instrumental de Dodô e Osmar letrado por Moraes que foi usado na abertura do Jornal Hoje e em propaganda dos Correios - e Davilicença. “Armandinho é a base do disco. Praticamente todas as músicas são conduzidas por ele. Sua sonoridade me segue até hoje”, ressalta. Reencontros e aproximações definitivas norteiam o disco seguinte, Alto Falante (1978), outro de pouco impacto comercial. Pepeu Gomes volta a tocar com seu colega de Novos Baianos, dando suporte a Armandinho, que no álbum fica “apenas” com o bandolim e a gui-

Comecei com certo receio e, no final da década, já estava plenamente seguro. Mas isso só aconteceu porque havia boas pessoas junto comigo.” tarra baiana. Espírito Esportivo, que fez parte da trilha da novela Pai Herói, é quase um duelo entre ambos. Abel Silva e Fausto Nilo, com quem Moraes iria compor futuramente Festa do Interior e Bloco do Prazer, respectivamente, ampliam o leque de parceiros. “Abel é um poeta carioca, vê a coisa urbana, enquanto Fausto, assim como eu, é do interior, se formou ouvindo artis-

tas populares no serviço de altofalante. Mas ambos sabem dar valor à palavra”, analisa Moraes. O último álbum do box foi o que obteve maior repercussão. Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979) fez sucesso por conta da faixa-título e de Chão da Praça. De todos, é o mais carnavalesco dos três. No ano da anistia, Moraes extravasou ainda mais sua alegria. “Nos Novos Baianos, nem a ditadura nem os comunistas viam valor no que a gente fazia. Mas chegou uma hora em que achei que o Brasil ia mudar, com mais tolerância, e isso acabou se refletindo em mim”, diz Moraes. Para ele, a caixa vai do início ao fim de sua maturação como artista solo. “Comecei com certo receio e, no final da década, já estava plenamente seguro. Mas isso só aconteceu porque havia boas pessoas junto comigo.” Palavra de quem, desde o começo, soube o que é a vida - e a música - em comunidade.

FERNANDA BRAMBILLA

A

grandiosidade da nova série Cosmos, uma parceria do NatGeo com a Fox que vai ao ar nesta quinta-feira, 13, secomprova antes do primeiro episódio. O remake da bem-sucedida produção dos anos 80 comandada pelo astrônomo Carl Sagan terá grandiosa estreia mundial, com exibição em 170 países e em 48 idiomas. A atração volta repaginada, com efeitos visuais primorosos, novos questionamentossobreouniversoenomes como Seth MacFarlane como produtor-executivo. Nesta quinta, 13, às 22h30, NatGeo exibe o primeiro capítulo simultaneamente com Nat Geo Wild, Fox, FX, Fox Life, Bem Simples, Fox Sports, Fox Sports 2 e Fox & Nat Geo HD. A partir do dia 20, os episódios serão exibidos às quintas-feiras no mesmo horário no NatGeo. Carl Sagan (1934-1996), astrônomo, escritor e condutor televisivo, foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da série original em 1980, Cosmos foi vista por mais de 750 milhões de pessoas - por apresentar temas complexos em linguagem simples, em um contextoemqueouniversoaindaeragrande fonte de interesse do grande público, remanescente da guerra fria edacorridaespacial.Atelevisãoinovava ao propor a discussão científica como entretenimento e a produção levou três prêmios Emmy. Mais de 30 anos depois, Cosmos volta sob um novo panorama. “Mostrar que ciência não é mais aquela matéria chata da escola que você tinha que assistir mas não via sentido prático”, diz o novo apresentador, o astrofísico norteamericano Neil deGrasse Tyson, de 55 anos, um pupilo de Sagan.


NO FACEBOOK

Veja a charge de Brum no Cartão Amarelo, na coluna Apito Final. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

12h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

TN ONLINE

PRESIDENTE DO GLOBO RESSALTA PROFISSIONALISMO DO SEU PROJETO • PÁGINA 3

12h45 - Globoesporte; Globo 19 horas - Futebol - Copa Libertadores: Defensor-URU x Cruzeiro-BRA; SporTV

Acompanhe tudo sobre a preparação do América para a semifinal da Copa do Nordeste. www.tribunadonorte.com.br

esportes Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 11 de março de 2014

JÚNIOR SANTOS

A torcida do Globo compareceu em massa ao Estádio Barrettão

A

conquista do Globo criou uma situação complicada para os três clubes da capital potiguar que, em 2015, vão comemorar os seus centenários. No melhor dos cenários, pelo menos dois deles terão pouco o que comemorar durante o aniversário de 100 anos, uma vez que o time de Ceará-Mirim, com a conquista do primeiro turno do octogonal, ganhou o direito de participar da Copa do Nordeste e uma das três vagas reservadas para o estado na Copa do Brasil do próximo ano. Com o prazo para inscrições de novos atletas se encerrando amanhã, uma vez que o segundo o regulamento do Campeonato Estadual o registros só poderão se dar até o último dia útil, antes da realização da primeira rodada do segundo turno do octogonal decisivo — adiada ontem pelo presidente da FNF para ser realizada na quinta-feira —, praticamente não há mais tempo hábil para modificar muito o elenco dos clubes que estão precisando de uma reação urgente na disputa, com vista a ter o que comemorar. O América que tem um elenco bastante qualificado e que já havia anunciado o retorno do atacante Rodrigo Pimpão, ontem anunciou uma nova contratação. Alex Barros, 25 anos, com passagens por Bragantino e Joinville, chega para ser mais uma opção para lateral-esquerda para o treinador Leandro Sena, que já conta com Raí e Bruno no setor. O calendário apertado é a maior dificuldade apresentada pelo alvirrubro, que está envolvido na disputa por uma vaga na final do Campeonato do Nordeste e no próximo dia 2 de abril irá iniciar sua jornada na Copa do Brasil, enfrentando o Boa Vista/RJ. O jogo da volta pela competição nacional está previsto para o dia 16 do mesmo mês. Frente a concentração de jogos importantes, na única oportunidade que optou entrar com a equipe reserva em campo, preservando os titulares para o primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Nordeste contra o CRB,

CÉSAR ALVES

JÚNIOR SANTOS

O atacante Ricardo Lopes foi autor do gol do título do Globo

O Alecrim precisava vencer, mas ficou no empate em Mossoró

Globo campeão... e agora centenários? JÚNIOR SANTOS

Artilheiro tem apenas 23 anos e já bateu recorde

Considerado um dos principais responsáveis pelas conquistas do time de Ceará-Mirim, o técnico Higor César foi ovacionado

NÚMERO

2012 é o ano de fundação do Globo F.C, que vem conquistando títulos desde o ano passado, com a segunda divisão.

o alvirrubro natalense perdeu para o Baraúnas em Mossoró, resultado que acabou pesando e desequilibrando os critérios técnicos a favor do Globo, campeão com os mesmos 13 pontos que o América, mas que levou a melhor

no saldo de gols (7 contra 2). Já o ABC foi a grande decepção do primeiro turno, o primeiro dos grandes clubes a deixar a luta pelo título. Perdeu o clássico com América, onde deu adeus a qualquer chance de conquista do turno inicial e no computo geral ficou apenas na quinta colocação, com duas vitórias, três empates e duas derrotas. Para tentar mudar o panorama e voltar a ser um clube mais competitivo, a diretoria alvinegra dispensou 14 jogadores e na última anunciou a contratação de apenas três reforços: Robertinho, Leandro e Otávio. Já o Alecrim lutou até o final pelo título, entrou na última ro-

dada na liderança, um ponto a frente do Globo, mas ficou no empate diante do Baraúnas, em Mossoró, e acabou sendo ultrapassado não apenas pelo time de Ceará-Mirim, como também pelo próprio América. O treinador Wassil Mendes não deve ganhar mais reforços para o segundo turno da competição, uma vez que o presidente do clube não se encontra no Brasil. No outro jogo do domingo, o Santa Cruz recebeu o ABC e ficou no 1 a 1, jogando no estádio Iberezão. O gol Alvinegro foi marcado por Lúcio Flávio. O Tricolor marcou com Maurício Pantera (pênalti).

FICHA TÉCNICA

1 0

GLOBO POTIGUAR Rafael, Geovane, Messinho, Robson e Renatinho (Marcelo); Ricardo Baiano, Jozyclei, Ricardo Lopes e Miller (Hendrick); Rael (Marcílio) e Romarinho. Técnico: Higor César.

Ramón, Fidelis (Michael), Weverson, Paulo Paraíba e Samuel (Neílson); Magno, Daniel (Berg), Rogério e Giovanni; Vavá e Lindoval. Técnico: Edinho Cardoso.

Árbitro: Andrielly Elkeitt de Oliveira Gol: Ricardo Lopes/GLO (8’/1ºT) Público: 2.761 Renda: R$ 20.750,00 Estádio: Barrettão

ALEX RÉGIS

ABC viaja com novo camisa 10 no time Tendo que improvisar o atacante Lúcio Curió como meia de ligação nas duas últimas partidas pelo campeonato estadual, o técnico Roberto Fernandes pode ter um reforço importante para a estreia do time na Copa do Brasil, amanhã, em Cariacica/ES, contra a Desportiva. O meio campo Otávio, que veio do Botafogo/RJ, está junto com a delegação abecedista e espera apenas a regularização para ser o novo camisa 10 alvinegro nessa temporada. O comandante do ABC já confirmou que ele vai ser titular amanhã. “Ele está pronto, escalado e

vai ser titular. Tivemos que deslocar o Lúcio Curió em alguns jogos para o meio campo e isso acabou tirando um pouco o poder de finalização do atleta. Com a chegada de Otávio, posso montar o time com um homem da posição de meia. E o bom que ele vinha jogando no Botafogo e está pronto para entrar em campo”, afirmou Fernandes, que evitou falar em possibilidade de classificação antecipada no caso de dois gols de vantagem fora de casa. Otávio se mostrou empolgado em fazer sua possível estreia com a camisa do ABC. “Já assinei o contrato e agora é esperar

a minha regularização. Espero poder ajudar o ABC a conquistar seus objetivos nessa temporada”, disse. Precisando voltar aos trilhos no Campeonato Capixaba, a diretoria da Desportiva Ferroviária se movimenta no mercado para reforçar a equipe e anuncia hoje mais duas contratações, a quarta em cinco dias. O atacante Alex Pedrozo e o meia-atacante Jefersom Berger já treinaram e chegam com vontade de mudar a situação do time no estadual e também ajudar a equipe na estreia diante do ABC, pela Copa do Brasil.

O meia Otávio foi contratado junto ao Botafogo/RJ e deve jogar

Quando começou o campeonato estadual, pouca gente sabia quem era o atacante Ricardo Lopes, de 23 anos, da equipe do Globo. Apenas o presidente do clube, Marcone Barreto, aconselhado pelo experiente treinador Paulo Moroni, decidiu apostar no jovem atacante. Ele estava no Gurupi, de Tocantins e antes de acertar com a equipe de CearáMirim, tinha propostas do futebol paulista. Uma deles, do Bragantino, que disputa a série B do Brasileiro. Mas, convencido pelo seu empresário, aceitou a proposta de Barreto e desembarcou no Rio Grande do Norte, ao lado do goleiro Rafael, que também veio da equipe do Norte. O primeiro pedido do presidente do Globo foi de que o jogador mudasse o nome de Ricardo “Urubu”, como era conhecido, para Lopes. E, a mudança parece ter surtido efeito e os gols começaram a sair. Em várias quantidades e contra todos os adversários. Para se ter uma ideia da regularidade do jogador, em 16 partidas, ele marcou 13 gols. Nas duas oportunidades que enfrentou o ABC, marcou quatro vezes e também foi o autor do gol que deu o título do primeiro turno do estadual, na vitória por 1x0, diante do Potiguar, no último domingo. Isso tudo jogando fora da sua posição. Por determinação do técnico Higor César, que apostava na qualidade do jogador, recuou Ricardo Lopes para atuar no meio campo, como um homem de armação, se revezando com Romarinho no ataque. Mesmo mais distante do gol adversário, as redes continuaram a balançar e fazer a alegria dos torcedores do Globo. Comparando com os artilheiros dos últimos três campeonatos estaduais, nenhum jogador conseguiu quebrar a barreira dos 10 gols durante toda a competição. Em 2011, os atacantes André Neles (América) e Quirino (Santa Cruz), marcaram 10 gols. No ano seguinte, Zé Paulo (Santa Cruz), também marcou o mesmo número de gols. Na temporada passada, a artilharia foi dividida entra Rodrigo Silva (ABC), Cascata (América) e Ebinho (Potiguar), com seis gols cada, a metade do que Ricardo Lopes tem até agora. E ainda falta, no mínimo, mais um turno para essa conta aumentar a favor do artilheiro do Globo.


2

esportes

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2013

Após título, Flamengo muda o foco « CAMPEONATO CARIOCA » O Rubro-negro esquece a Taça Guanabara e começa preparação para mais um duelo importante, amanhã à noite, pela Copa Libertadores da América

R

io de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - O Flamengo conquistou com relativa facilidade o título da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca. O técnico Jayme de Almeida e os jogadores comemoraram bastante após a vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo. Porém, eles garantem que a comemoração já faz parte do passado. Tudo para não tirar o foco do duelo de amanhã, às 22h, contra o Bolívar, da Bolívia, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela terceira rodada do Grupo 7 da Copa Libertadores. O time brasileiro precisa do triunfo para não se complicar na luta por uma vaga nas oitavas. “Nós ficamos muito satisfeitos com a conquista da Taça Guanabara, pois isso mostra que estamos no caminho certo para atingirmos os nossos objetivos na temporada. Mas não dá muito tempo para ficar comemorando, pois já temos mais uma decisão nesta quarta-feira, um jogo em que a vitória é fundamental, já que depois faremos dois jogos longe do Rio de Janeiro”, lembrou o zagueiro Wallace. O atacante Hernane concor-

da. “A conquista da Taça Guanabara já é parte do passado e agora precisamos trabalhar no sentido de encontrar a melhor maneira de derrotar o Bolívar, pois todo jogo de Copa Libertadores é muito complicado. Ficamos satisfeitos pelo que conseguimos fazer nesta primeira etapa do Campeonato Carioca, mas agora o foco tem que ser a disputa da Copa Libertadores”, disse o Brocador.

Resultado A conquista, que veio com duas rodadas de antecedência, foi celebrada sem a taça, o que causou estranheza ao técnico Jayme de Almeida. “É diferente ganhar um título sem levantar uma taça, mas ninguém esperava o tropeço do Fluminense contra o Duque de Caxias. Aconteceu e nós aproveitamos o resultado”, comentou o técnico. Apesar da falta do troféu, o treinador não deixou de exaltar o feito de seus comandados e de ressaltar a qualidade do plantel flamenguista, que no ano passado ganhou ainda a Copa do Brasil. “Apostamos na qualidade dos nossos jogadores, na confiança que tínhamos no grupo.

Começamos vários jogos com a equipe toda modificada, mas eles responderam e isso nos deu tranquilidade para continuar com o plano. Faltando duas rodadas, conseguimos ser campeões utilizando todo o plantel e sabendo que temos muitas opções”, comemorou ele. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não entregou a taça, inclusive pelo fato de que a possibilidade de conquista do título pelo Flamengo também dependia dos resultados de sábado e também de um tropeço do Fluminense, que pouco antes de começar o clássico no Maracanã empatou por 2 a 2 com o Duque de Caxias, abrindo caminho para a conquista flamenguista. Hoje à tarde o elenco do Flamengo realiza o último treino antes da partida contra os bolivianos. A principal dúvida em termos de escalação é quanto ao aproveitamento do lateral direito Leonardo Moura, que deixou o clássico contra o Botafogo ainda no primeiro tempo reclamando de uma fisgada no músculo adutor da coxa esquerda. Caso ele seja vetado, Léo será o substituto.

NÉSTOR J.BEREMBLUM/BRASIL FHOTO

Foi mais do que merecido O Globo conquistou de forma inédita o título de campeão do primeiro turno do Campeonato Estadual. Foi um título mais do que merecido. A equipe de Ceará-Mirim realizou uma grande campanha deixando para trás clubes como ABC, América e Alecrim. Com apenas dois anos de fundação o clube do interior já conquistou a segunda divisão do estadual. A Copa FNF. O primeiro turno do campeonato. Uma vaga na Copa do Nordeste. E, uma vaga na Copa do Brasil. Quer mais? De parabéns o presidente do Globo o empresário Marconi Barreto. O técnico Igor Cezar. E, principalmente o grupo de jogadores que se dedicaram de corpo e alma. Além da cidade de Ceará-Mirim que vibrou e que sofreu com o seu novo filho. Que no segundo turno o Globo possa vir tão forte como foi no primeiro.

Nova contratação O diretor alvinegro Rogério Marinho anunciou no dia de ontem a contratação do meia Otávio que veio do Botafogo RJ. Otávio jogou como titular em onze partidas da série A em 2013 pelo clube carioca. O meia chega para assumir a camisa 10 do clube alvinegro. A direção quer apresentar ainda hoje ou no máximo amanhã de três a quatro novas contratações. Até porque o tempo está ficando exíguo.

JÚNIOR SANTOS

Técnico Igor Cezar

Marcar gols fora de casa O América tem um compromisso dificílimo na noite de amanhã contra o Ceará. A equipe americana precisa jogar. Não pode entrar em campo com medo do Ceará. Respeitando sempre, contudo acreditando na vitória. A equipe do Ceará é bem superior à do CRB, porém também pode ser batida. O técnico Leandro Sena continua tendo problemas para escalar a sua equipe. Principalmente

no ataque. Max. Isaac e Alfredo continuam de fora. Não dá para negar que enfrentar o Ceará em Fortaleza é complicado, entretanto não esqueçamos que nenhuma equipe é imbatível. O América sabe que nesta competição o ideal é marcar gols fora de casa, por isso mesmo não pode abrir mão de atacar. Principalmente usando as velocidades de Adriano Pardal e Rafinha.

Na conquista do Globo os torcedores não podem esquecer de agradecer ao técnico Igor Cezar. O técnico, que até então, era praticamente um desconhecido entre os que vivem no futebol potiguar, conseguiu dar conjunto a equipe do Globo e mostrou competência na hora de escalar e de substituir dentro das quatro linhas. Igor Cezar já passou por equipes como o Santa Cruz e o Alecrim, agora sempre nas categorias de bases onde trabalhou com Sérgio Lira em algumas oportunidade. Que Igor possa continuar na sua caminhada e que possa crescer cada vez mais na sua profissão.

Não vai deixar barato As declarações de Marcone Barreto e Igor Cezar após a derrota para o ABC quando fizeram várias acusações ao árbitro da partida ainda rende. O presidente da CEAF Ricardo Albuquerque solicitou cópia da entrevista e vai acionar o TJD. Como nas vezes anteriores, geralmente, técnicos e dirigentes, após uma derrota, colocam sempre a culpa em alguém.

A retomada do julgamento de Oscar Pistorius pelo assassinato da namorada Reeva Steenkamp, em Pretória, na África do Sul, teve um depoimento que levou o atleta paralímpico a passar mal. Ontem, no sexto dia do julgamento, Pistorius vomitou quando ouviu os detalhes da autópsia da modelo, morta a tiros por ele, especialmente quando foi descrito o estado do crânio da sua namorada. O atleta paralímpico, curvado em um banco, reagiu à descrição dos ferimentos em Reeva com vômitos e ânsia de vômito várias vezes, o que levou Masipa a interromper brevemente o depoimento.

Cruzeiro desafia o Defensor/URU

João Paulo comemora a conquista do primeiro turno do Carioca

Pelé afirma que Neymar vai suportar a pressão

[ pedron@natal.digi.com.br ]

Pistorius vomita durante depoimento

« LIBERTADORES »

« COPA DO MUNDO »

Pedro Neto

« JULGAMENTO »

Para o Rei do Futebol, o craque da seleção está pronto para ser um líder no Mundial

P

aris (AE) - Pelé afirmou ontem que Neymar será fundamental para levar o Brasil a conquistar o título da Copa do Mundo deste ano, ajudando a apagar a dolorosa memória da última vez em que o País sediou a Copa do Mundo. Para isso, de acordo com o Rei do Futebol, o atacante do Barcelona terá que suportar a pressão de liderar a seleção anfitriã do torneio. E ele acredita que Neymar está preparado para isso. Considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol, Pelé tinha apenas 9 anos quando o Brasil perdeu para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Oito anos depois, com apenas 17 anos, ele conduziu a seleção ao seu primeiro título mundial. Depois, foi novamente campeão em 1962 e 1970. Com o Brasil sendo a sede do torneio deste ano, a pressão estará sobre Neymar, que marcou três gols em um amistoso contra a África do Sul na semana passada. “Neymar é um grande jogador. Eu o conheço muito bem, porque ele jogou pelo Santos, meu filho foi o goleiro lá e depois trabalhou nas categorias de base”, disse o craque, de 73 anos, em Paris, onde a taça da Copa do Mundo está em exposição. “Eu acho que a pressão de que você fala existe. O que é importante é que ele joga pelo Barcelona e o fato de que ele deixou o Bra-

sil significa que ele ganhou em experiência”, completou Pelé, lembrando a transferência do atacante para o Barcelona antes do início da temporada 2013/2014 do futebol europeu. Pelé acha que a saída da zona de conforto que era o Santos vai ajudar Neymar e o Brasil na Copa. “Na Europa é mais difícil e tem sido uma grande experiência para ele deixar o Brasil. Os seis meses têm sido uma grande oportunidade para ele”, afirmou. “Então, ele vai para o Brasil com mais experiência. Mas a pressão não será só em Neymar, será em geral, na equipe do Brasil”. Mas a maior parte da expectativa deverá estar mesmo sobre Neymar, que já marcou 30 gols em 47 partidas pela seleção brasileira. “Vai ser muito difícil. O Brasil tem uma grande história do futebol. A única Copa do Mundo realizada no Brasil foi quando perdemos para o Uruguai, por isso, os brasileiros ainda se lembram disso”, afirmou. O Rei do Futebol revelou o desejo de ver o Brasil conquistando a Copa do Mundo sobre a França, algoz da seleção em 1986, 1998 e 2006. “Vai ser a nossa chance de vingança. Eu realmente espero que a final seja contra a França, eu realmente quero vencer a França. Seria ótimo, porque a França venceu o Brasil nas últimas três vezes que jogou na Copa do Mundo”. Mesmo após vencer três Copas e ser o maior jogador da história do futebol, com mais de mil gols marcados, Pelé garante que não esquece a derrota em 1950, no Maracanã, para o Uruguai.

Se no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro lidera com folga, na Libertadores, a situação da Raposa não é muito cômoda. O time celeste é o primeiro colocado do Grupo 5, mas a vantagem da equipe brasileira é só nos critérios de desempate. Para deslanchar de vez, os cruzeirenses querem vitória contra os uruguaios do Defensor, em jogo confirmado para hoje, às 19h, no estádio Luis Franzini, em Montevidéu. Todas as equipes da chave possuem três pontos na classificação, e para retonar do Uruguai com a ponta isolada, o técnico Marcelo Oliveira garante que já tem todas as informações necessárias sobre o adversário. O treinador celeste espera uma partida complicada, e destaca a forte marcação e o jogo aéreo como ponto forte dos uruguaios.

« FÓRMULA 1 » Massa vive lua de mel na Williams “Excelente”. Tal alcunha pode ser utilizada tanto por Felipe Massa quanto pela equipe Williams para definir o início de parceira entre ambos. Após um excelente desempenho na prétemporada, o brasileiro provou que pode surpreender e segue em preparação para a primeira prova da Formula 1 em 2014, neste fim de semana, na Austrália. Até lá, ele é elogiado pelos funcionários de sua nova equipe. Após o ‘chefe’ Frank Williams, foi a vez do diretortécnico da esquadra de Grove, Pat Symonds. “Ele (Felipe Massa) é excelente”, afirmou.

hoje na tv 15 horas - Tênis - Masters 1000 de Indian Wells: 6.º dia; SporTV 2 16h45 - Futebol - Liga dos Campeões da Europa: Atlético de Madrid-ESP x Milan-ITA; ESPN Brasil e Esporte Interativo 19 horas - Futebol - Copa Libertadores: Defensor-URU x CruzeiroBRA; SporTV 20 horas - Hóquei no Gelo - NHL: Columbus Blue Jackets x Detroit Red Wings; ESPN+ 21 horas - Futebol - Copa Libertadores:

ADRIANA SPACA

Atlético Nacional-COL x Nacional-URU; FOX Sports 21 horas - Futebol - Copa Libertadores: The Strongest-BOL x Vélez Sarsfield-ARG; FOX Sports 2 21 horas - Futebol - Copa do Brasil Sub17: Corinthians-SP x Criciúma-SC; ESPN Brasil 21h30 - Vôlei - Superliga Masculina: Rio de Janeiro-RJ x Minas-MG; SporTV 23h15 - Futebol - Copa Libertadores: Emelec-EQU x León-MEX; FOX Sports 23h15 - Futebol - Copa Libertadores: Real Garcilaso-PER x Universidad de Chile-CHI; FOX Sports 2

Pelé acredita que Neymar será o grande craque da Copa no País


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 11 de março de 2014

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

»ENTREVISTA » MARCONI BARRETO “O clube tem de ter dono” PRESIDENTE DO GLOBO FUTEBOL CLUBE

O “cartola do ano” Todos os anos, ao final da temporada do futebol no RN a Rádio Globo/Natal reúne sua equipe de esportes, convida alguns radialistas e jornalistas especializados e, num dos restaurantes da cidade, a emissora elege os melhores do ano no futebol do RN. É uma tradição. Ao final do “regabofe”, o coordenador de esportes da emissora, Santos Neto dá inicio à votação. São indicados os melhores em cada posição da equipe, o melhor árbitro, o melhor presidente de clube, o craque do Estadual e o craque surpresa, que comumente é considerado revelação do ano. E aí o presidente eleito parece ser imbatível: o mais novo cartola potiguar, empresário no ramo da construção civil, Marcone Barretto. Seu currículo não deixa margem a dúvida.

O cartola (2) Fundador e presidente do Globo FC, reuniu seus amigos mais próximos, fundou o clube, inscreveu-o para a disputa da 2ª divisão de profissionais da FNF, sagrou-se campeão invicto, garantiu vaga para disputar o Estadual da 1ª divisão, e acaba de sagrar-se campeão da Copa RN, acumulando uma série de vantagens incluídas nos calendários da FNF e CBF. Honras, pois, para o presidente revelação, o cartola do ano: Marcone Barretto, antecipadamente. O detalhe: este colunista sequer conhece Marcone Barreto, pessoalmente.

« CAMPEONATO POTIGUAR » Campeão, o presidente do Globo afirma que a maneira de administrar o ABC e América está falida e não prospera JÚNIOR SANTOS

O

empresário Marconi Barreto credita o título do primeiro turno do Campeonato Potiguar a uma forma inovadora de administração do clube, na qual o “propietário” dá as cartas sem a interferência de outros agentes, como ocorre nos clubes tradicionais. A outra explicação para o sucesso, segundo Barreto, estaria numa espécie de parceria existente entre o clube (empregador) e os jogadores (empregados) em busca de um objetivo comum: títulos.

Duarte, Curió, Baíca e Edmo, tendo como treinador Ferdinando Teixeira. Edmo, além de ex-jogador e estudioso do futebol, atua também na tevê, no seu blog faz um questionamento sobre a preferência do técnico Leandro Sena (do América/RN) na escalação de alguns jogadores.

Dúvida (2) “1) Por que é que Raí teve duzentas chances de jogar 90 minutos errando quase tudo e Bruno não ter sequer a chance de jogar 90m, 2) Qual a intenção de Sena tirar Bruno, se o jogo estava 3x0, para de novo insistir com Raí? 3) Em qual lugar do planeta Giovani joga mais do que Gláucio e porque é tratado com tanta falta de critério? E, afinal, o que define a titularidade de um atacante, se não gols? No caso de Gláucio, ele faz gols e tem boas atuações mas ainda assim é ignorado pelo técnico.”. A vantagem do companheiro Edmo é ter acumulado muita experiência como profissional da bola. R. Vital e Marcelo Rego O fisiatra potiguar Roberto Vital está regressando da participação do Open de Natação Paraolímpica na cidade de Esbjerg, na Dinamarka, de 04 a 11 (hoje) como chefe da equipe médica brasileira. RV é médico do ABC FC. Por coincidência, o ortopedista do América/RN, Marcelo Rego assistiu domingo o clássico Atlético x Real Madrid, no estádio Santiago Bernabeu. Marcelo é filho de Maeterlinck Rego.

Recorde negativo

Recorde (2)

Ao longo de 95 Campeonatos Estaduais disputados, não há registro de campanha do ABC, em um turno, que a equipe tenha terminado na 5ª colocação, atrás do campeão do turno, o Globo FC, do arquirrival América FC, do Alecrim FC e também do Baraúnas. Pelo contrário, o Alvinegro teve campanhas memoráveis, como o deca-campeonato de 32 a 1941, tetracampeão de 1970 a 73, a campanha de 1978, o bi 83/84, o tetra recente de 1997 a 2.000, outro tri em 2007, 2008 e 2009.

Na campanha do tetra 93 a 2000, no meio teve os rubros quebrando a sequência sendo campeão de 1996 e também um resultado que desagradou bastante a torcida alvi-negra. Foi quando na decisão do título de 1995, a Desportiva do Vale derrotou o ABC por 1x0, gol de Zé Ivaldo, goleador no decênio 2000 a 2009, fazendo gols à vontade como artilheiro do Estadual. Zé Ivaldo não teve a sorte e o reconhecimento de integrar nem ABC, nem América, apesar de goleador nato, oportunista, boa estatura.

Adversário raro Dei uma checada e não encontrei qualquer jogo do ABC enfrentando a Desportiva, em Cariacica/Espírito Santo, quer valendo o Campeonato Brasileiro, série “B” ou “C”. ou a Copa do Brasil. A Desportiva é um clube relativamente novo, fundado que foi em 1963, não tem nenhum título de maior expressão, senão o de campeã estadual. Dois extremos Nesta quarta-feira, enquanto o alvinegro estará na simpática Vitória/ES, os dois estreando na Copa do Brasil, o América pega chumbo grosso, que é enfrentar o Ceará na Arena Castelão, jogo pela Copa do Nordeste.

« CARTÃO AMARELO »

Estou creditando a uma organização interessante que estamos conseguindo fazer, promovendo reuniões constantes com os atletas e colocando a realidade da profissão que eles escolheram seguir. Primeiroagentedetectaqueméque tem uma condição razoável para bom, depois mostrando quais são os verdadeiros potenciais de cada um e, em terceiro lugar, procuramosfazeroatletaverqueavidadentrodofutebolémuitocurtadeixando claro a todos que ou eles aproveitam esse tempo curto ou não terão sucesso na vida. Eles estão absorvendo bem essas palestras e dai vem essa dedicação integral que eles apresentam dentro do clube e no campo de jogo também. Mas esse tem sido o diferencial do Globo em relação aos adversários?

Essa dedicação integral é o que está realmente fazendo com que as coisas aconteçam a nosso favor. Além do mais, também conseguimos montar uma base boa, misturada com alguns jogadores rodados pelo futebol potiguar. A maioria dos nossos atletas são ex-jogadores da região: Robson, Nininho, Messinho, Renatinho Potiguar,Didi,Miller.Amisturadesses jogadorescomosmeninospromissores das nossas bases também vem se mostrando perfeita. É uma combinação muito boa.

res te deixaram surpreso?

Osbastidoresdofutebolsãoum mundo intrigante, porém eu gosto de desvendar as coisas que me intrigam. São esses segredos que eu estou desvendando agora. O Brasil mudou, é um país honesto e para as coisas erradas vamos usar a lei. Neste início de carreira como dirigente, algo chegou a te decepcionar e até te desanimar e pensar em parar com o projeto Globo?

Chegou, no dia do jogo do ABC, aquele pênalti desleal, que não chegou a acontecer mas foi marcado contra o nosso time. Ali cheguei a imaginarqueaquelerealmentenão era o meu mundo e pensar de alguma forma a não continuar com o futebol. Vi que contra aquele tipo de coisa eu não poderia prosperar.

Marconi Barreto a que você credita essa jornada de sucesso do Globo?

Dúvida e perguntas No blog <nominuto.com>, o jornalista e ex-jogador profissional do ABC e Alecrim FC, com passagem pelo futebol paraibano, sagrou-se bicampeão estadual 85/86, numa excelente equipe formada por César Etcheverry, Saraiva, Lúcio Sabiá (falecido), Ronaldo e Soares, Doca, Odilon e Didi

3

ganharmos tudo que estivéssemos disputando. Isso faz uma diferença muito grande.

vidade futebol incluindo salários, impostos e o custo de manutenção do nosso Centro de Treinamento.

Alguma coisa nesse início de história do clube te causou surpresa?

Esse início vitorioso norteia bem os planos que você tem e deseja implementar na região?

O que vem me deixando mais surpreso e também satisfeito é o envolvimento daquela região toda capitaneada por Ceará-Mirim. O envolvimento do torcedor com o Globo é de admirar é um envolvimento que já faz o torcedor chorar em campo emocionado com a conquista do clube. Posso dizer que já está virando uma religião, isso é fantástico. Em Ceará-Mirim, uma cidade que possuía uma carência de representação esportiva muito grande, as quartasfeiras e os domingos passaram a ser o dia de se dedicar ao Globo, no estádio Barrettão.

Eu estou realmente fazendo um projeto para região, um projeto de uma mini cidade para 30 mil pessoas, onde os moradores tenham condição de se deslocar até o trabalho de bicicleta ou, até mesmo, caminhando. Minha intenção é reduzir o problema da mobilidade urbana, que tira horas preciosas dos nossos trabalhadores nos grandes centros.

Essa equipe é toda sua, os jogadores possuem contrato com Marconi Barreto? Existe multa contratual? Como é a formação desse grupo?

É todo meu com exceção de Felipe Macena. Todos têm contrato comigo, com multa rescisória bastante alta em alguns casos. Para vocês terem uma ideia, existem atletascommultaestipuladanocontrato de R$ 5 milhões.

Você esperava uma ascensão tão rápida no cenário profissional dessa equipe recém-fundada?

Quanto está sendo investida nessa equipe? A Folha de pagamento?

Confesso que desde o princípio meus planos eram audaciosos, mas não a esse ponto de

HojeunsR$200mil,masquando cito folha com futebol, digo por completo,aquiloqueeugastonaati-

Os clubes ainda têm mais alguns dias para contratar, virão mais reforços para o campeão?

ViráapenasoMessi,goleiroque defendeuoPalmeiradeGoianinha. Nóstivemosdeabrir mãodeSérvulo e estávamos com essa lacuna no elenco. Aquela promessa de que o Globo estará na divisão de elite do futebol nacional em cinco anos, ainda está de pé?

A gente tem de ter objetivos e se planejar para atingi-los. A minha primeira etapa é chegar na série D, noscálculosquefizmesmonãotendo sucesso em um ano, ainda dará para cumprir essa promessa. Mas se depender apenas da minha vontade, vamos chegar na séria A em quatro anos. O mundo do futebol, os bastido-

Futebol se ganha apenas dentro de campo?

Futebol se ganha apenas dentro de campo quando existe realmente princípio. Mas para isso você precisar ter um grande mestre, aquele grande administrador para não deixar nada de fora influenciar o seu atleta. Ponto número dois é saber bloquear forças externas que venham a influenciar as arbitragens. Futebol se ganha dentro de campo, pois partiu para o tapetão, deixa de ser futebol. É por isso que os nossos estádios estão ficando cada dia mais vazios e os grandes gerentes não estão enxergando isso, preferem olhar basicamente para os seus interesses pessoais e a questão vem provocando um descrédito acentuado em relação aos clubes e ao próprio esporte. A administração realizada hoje em clubes tradicionais como ABC e América está falida?

Completamente falida e não prospera. Existe muita gente para administrar uma coisa que não requer tantas pessoas. Precisamos ter pouca gente decidindo os rumos a serem tomados, de forma correta e sem esconder interesses pessoais. O interesse deve estar completamente voltado para o clube, isso tem de ser administrado ou pelo dono do time ou de forma externa por alguém que assuma todas as responsabilidades. O clube tem de ter um dono ou, no mínimo, uma administração profissional. Um clube não pode ser tocado por simples torcedores apenas.


JUNIOR SANTOS

EM PÉ: Ricardo Lopes, Ricardo Baiano, Josicley, Marcelo, Mersinho, Geovane, Odair, Robson, Zé Maria, Éverton e Frank. AGACHADOS: Rael, Felipe Macena, Erick, Ramon, Hendrick, Miller, Romarinho, Marcílio e Renatinho Potiguar.

Tribuna do Norte - 11/03/2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you