Page 1

» BLITZ APREENDE 79 DOCUMENTOS DE MOTORISTAS SOB EFEITO DE ÁLCOOL • PÁGINA 11

Ano 63 • Número 257 • Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006 EXEMPLAR DO ASSINANTE

Festa na praia PRA FECHAR O VERÃO DANÇANDO

Ribeira

DIVULGAÇÃO

Jota Quest lança novo trabalho “Funky funky boom boom” na “Última festa de verão” em Pirangi, no espaço Ecomax. « FDS 9 »

Limpeza no Mosquito

MAGNUS NASCIMENTO

Autorizada ARENA COMEÇA A VENDER INGRESSOS PARA JOGOS

Memorial Itajubá será endereço da cultura, arte e educação

Bombeiros e Prefeitura assinaram uma autorização provisória, e a Arena das Dunas já abriu a venda de ingressos para a rodada de domingo. « PÁGINAS 12 E 16 »

« VIVER 1 »

TRE aprova nova sentença para afastar Rosalba

EXEMPLAR DO ASSINANTE

« POLÍTICA » O Tribunal Regional Eleitoral aprovou, por quatro votos a um,

Alvejado por disparos, quando passavam pelo local, a BPChoque deu uma batida na favela. Prendeu oito e encontrou drogas e armas. « PÁGINA 10 »

« NEUROCIÊNCIA » Pesquisa abre nova linha para cura do Parkinson

nova sentença de afastamento da governadora Rosalba Ciarlini e a 12ª cassação da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina. As duas foram condenadas pela perfuração de um poço em uma comunidade rural durante a eleição de 2012, considerada pelos magistrados como “abuso do poder político”. A Assembleia Legislativa tem 24 h para empossar o vice Robinson Faria. « PÁGINA 3 »

A vitória e liderança

JÚNIOR SANTOS

« 2014 » PMDB e PT discutem aliança para eleições no RN

Resultado de pesquisa do Instituto de Neurociência de Natal abre nova linha para tratamento do mal de Parkinson. Estudo do neurocientista Miguel Nicolélis foi publicado na revista online Scientific Reports, do grupo Nature. « PÁGINA 13 »

Lideranças do PMDB e PT potiguares se encontram hoje para discutir alianças nas eleições deste ano. O presidente do PMDB, deputado Henrique Eduardo, reafirmou que o candidato do partido ao Governo é Fernando Bezerra. « PÁGINA 4 »

« SAÚDE » Sesap amplia e transforma ‘João Machado’ em hospital geral

« AEROPORTO » FAB assume comando do Augusto Severo após mundial

O hospital psiquiátrico começa a receber, em março, pacientes de clínica médica. O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, afirma que a mudança no perfil vai aumentar verba federal.« PÁGINA 9 »

O América confirmou o bom momento na Copa do Nordeste e derrotou o Sergipe, por 3x0, no Estádio Nazarenão. Próximo adversário na disputa é o Confiança/SE, domingo, na inauguração da Arena das Dunas. « PÁGINA 7 »

O Aeroporto Augusto Severo terá uso exclusivo para aviação militar. A informação é do Comando da Aeronáutica. O encerramento das atividades civis deve ocorrer após os jogos da Copa. « PÁGINA 11 »

economia

esportes

geral

colunistas

Empresa tem nova tecnologia para eólicas

ABC encara tensão no início do ano

Controle da inflação será prioridade

Construtora do Rio Grande do Norte firma acordo com a holandesa ATS para fabricação de torres de eólicas mais eficientes. « PÁGINA 6 »

Sem conseguir vencer, o ABC tem na partida contra o Alecrim, domingo, na Arena, uma decisão logo no início da temporada 2014. « PÁGINA 15 »

Em Davos, na Suíça, Guido Mantega reafirma cumprimento a política de metas e prevê crescimento econômico mais acelerado. « PÁGINA 8 »

40

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

Woden Madruga Decisão do TRE não deve tirar Rosalba do Governo estadual. « PÁGINA 2 »

Cláudio Humberto Planalto teme novos protestos nos estádios da Copa 2014.« PÁGINA 4 »

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Jornal de WM CARLOS DE SOUZA - interino [ fcarlos@terra.com.br

opinião

Moacy Cirne NEI LEANDRO DE CASTRO Escritor

O juiz marcou impedimento

A

novela continua: O Tribunal Regional Eleitoral delibera pela segunda vez sobre cassação do mandato da governadora Rosalba Ciarlini por abuso de poder praticado na eleição de 2012. Não acredito que esse tão propalado impeachment da Governadora chegue a se concretizar. O mais provável de acontecer é que a Assembleia Legislativa vote contra e deixe que ela tire o mandato todo, pois a perspectiva de muitos é de que ela não tem a mínima chance de reeleição. Por mais animados que fiquem seus adversários com a decisão da justiça eleitoral, o máximo que pode acontecer é a imagem da Governadora ficar mais manchada do que já está. Nem mesmo um afastamento do tipo que tirou Micarla de Sousa da jogada tem a possibilidade de acontecer, pois existem muitos interesses em jogo e tem gente muito forte que não quer o impeachment. Botem seus miolos para pensar.

Política

Empreendedor

Hoje vai ser um dia animado na política em Natal. O Seminário Conexão Mídias Sociais, a partir da 8 horas da manhã, no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira vai reunir políticos de várias tonalidades. Estarão presentes o senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB e o deputado Rui Falcão, presidente nacional do PT.

Um cliente antigo do Banco do Brasil está há 13 dias à espera da aprovação de uma conta de pessoa jurídica. Isso mostra a dificuldade de se abrir uma microempresa no Brasil, fator de atraso econômico por causa da burocracia. Sem essa conta o microempresário não tem como receber pagamento de algumas empresas.

C

onheci Moacy Cirne em 1968, na Tribuna do Norte. Ele assinava uma coluna com Paulo de Tarso Correia de Melo, sob o modesto título de “Nós e o mundo”. Nesse mesmo ano, viajamos juntos ao Rio de Janeiro e ficamos apaixonados pela beleza e pela magia da cidade maravilhosa. Moacy veio morar no Rio e eu, um ano depois, fugindo de um casamento que estava para me arruinar, vim morar por aqui, na Rua Silveira Martins, perto do Palácio do Catete, onde Getúlio Vargas deu um tiro no peito, em agosto de 1954. Moacy morava na mesma rua, a uns cem metros de onde eu morava. Dividia um pequeno apartamento com mais três amigos, entre os quais o jornalista José Nêumanne Pinto. Num certo sábado, fui acordado por dois policiais do DOPS, que estavam à procura de Moacy, que

Brum

militava num partido radical de esquerda. Perguntaram-me o seu endereço e, sem titubear, dei o seu antigo endereço, em Ipanema. Os policiais me levaram num carro, para checar a informação. Foram a Ipanema, pediram informações na portaria e, para grande surpresa minha, me libertaram. Antes de sair com os policiais, eu pedi a minha mulher que avisasse a Moacy. Avisado, Moa pegou um ônibus e foi se enconder em Caicó. Poucos anos depois, ele voltou ao Rio e nossos encontros eram constantes. Cinéfilo de carteirinha, ele sempre me deu dicas sobre bons filmes. Nos almoços em minha casa, a gente costumava derrubar uma garrafa de Cointreau na sobremesa. Bons tempos. Só tínhamos uma divergência: ele era fluminense roxo, desses que vão ver jogos do seu time nos mais distantes subúrbios do Rio. Eu, modéstia à parte, sou Fla-

Estava sempre lendo e fazendo anotações para um livro que estava escrevendo sobre a Bíblia. Por favor, Abimael, inclua essa edição nos seus projetos” mengo, seja na terra, seja no mar, vencer, vencer, vencer, uma vez Flamengo, Flamengo até morrer. Nas suas idas e vindas a Natal, Moacy conheceu , em 1959, Maria de Fátima Arruda, sua amada e companheira. Foi um desses encontros definitivos. Às vezes eu me referia a ele como um marxista devoto de Fátima... Os dois formavam um casal mara-

Serão idôneas as investigações promovidas pela Polícia Civil, neste caso? Derrubamos a malfadada PEC-37 para evitar os engavetamentos de investigações por partes das pretensas “autoridades policiais”. O Ministério Público potiguar deve instaurar Procedimento Investigatório Criminal para se apurar a hipótese de prática de crime, e, Inquérito Civil Público para a hipótese de prática de ato de improbidade Administrativa. A Corregedoria da Polícia Civil deve instaurar Processo Administrativo Disciplinar para se apurar a hipótese de prática de infração disciplinar. Fora disso é ganhar tempo para se engavetar.

baseado num conto de Guimarães Rosa. Vai ter também show de Clara Menezes e Banda. O Porão fica na Rua Joaquim Patrício, 1083, na pista que vai para Pirangi, logo após a Vila Feliz.

Manutenção sendo recuperadas e fico sabendo que haverá uma verba de manutenção. Por que só agora descobriram que sai mais barato fazer a manutenção, é um mistério que não vou descobrir nunca.

Armas Quando leio ou escuto um repórter dizer “arma de uso restrito”, fico imaginando os bandidos caindo na gargalhada. Eles estão mais bem armados que a polícia faz tempo. Eu só não entendo como esses armamentos sofisticados chegam às mãos de bandidos fuleiros como esses assaltantes de ônibus que foram presos ontem em Natal.

Artesanato A 19ª Feira Internacional de Artesanato começa nesta sexta com expectativa de público em torno de 68 mil visitantes em seus 385 stands, com artesãos locais, nacionais e de 15 países, além de eventos como o Salão e o Seminário do Artesanato Potiguar,

Oficina e Salão dos Mestres, Prêmio Vitrine do Artesanato, Festival de Danças Folclóricas, tribos indígenas Pataxó e Fulni-ô, praça de alimentação e shows artísticos. O evento prossegue até o dia 2 de fevereiro no Pavilhão das Dunas do Centro de convenções.

Limites O Assentamento Acauã, que antes pertencia ao município de Tenente Laurentino Cruz, passou a pertencer ao município de Santana do Matos. Neste caso, em comum acordo entre as prefeituras, o município de Tenente Laurentino Cruz cedeu parte do assentamento ao município de Santana do Matos. Após a análise das leis de criação dos municípios de Santana do Ma-

tos e Florânia, foi constatado que o Assentamento Serra Nova/ Serra do Meio está inserido no município de Santana do Matos, conforme leis e trabalho topográfico realizado. Essas mudanças são o resultado de estudos realizados pela Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Juízes O concurso do Tribunal de Justiça para o cargo de Juiz Substituto teve 15 questões anuladas pela comissão organizadora. Segundo a comissão, a anulação das 15 questões é resultado do julgamento de mais de 1.700 recursos, movidos pelos candidatos. Foram quase cinco mil inscritos de todo o país para participação no concurso e 40 vagas estão em disputa. A comissão vai tentar manter as datas previstas no edital.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

“O remorso é uma luz alta no retrovisor.” (Jacinto Lamas do Nascimento)

Investigação (1)

Exposição Começa hoje aqui na Ribeira, a exposição Viva Natal, do artista plástico Iaperi Araújo. Vai ser no Nalva Café – Espaço Cultural, a partir das 20 horas, avenida Duque de Caxias, 110, bem ao lado da TRIBUNA DO NORTE.

Usei por muito tempo essas passarelas sobre a BR-101 e sempre achei estranha a falta de manutenção, grandes enferrujadas, concreto se esfarelando. Com o milagre chamado Copa do Mundo todas elas estão

Pensamento da semana:

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Cordel Hoje tem festa de lançamento de um livro de cordel no Porão – Arte & Gastronomia, o novo point de Pium. A poeta Guadalupe Segunda lança o cordel Melin-Meloso - A Arte de Transformar o Fel em Mel,

vilhoso, solidário, cheio de coisas boas para dar. Só imagino o sofrimento de Fátima quando Moacy se foi, subitamente, vítima de um infarto. No Rio, ele morava com suas duas filhas do primeiro casamento, a uns cinqüenta metros do meu apartamento. Moacy é uma perda insubstituível. Não consigo pensar em Natal sem passar pela Rua Nascimento Castro, casa de Fátima, onde a gente se encontrava ultimamente, pois ele saía pouco de casa. Uma hepatite C, que ele contraiu numa transfusão de sangue, há cerca de dez anos, não o deixava sair muito de casa. Estava sempre lendo, em sua cama, e fazendo anotações para um livro que estava escrevendo sobre a Bíblia. Por favor, Abimael, inclua essa edição nos seus projetos.

A alegria do Evangelho (III) PE. PAULO HENRIQUE DA SILVA Professor de Teologia da Faculdade Dom Heitor Sales - FAHS

O

anúncio da alegria do Evangelho é a missão da Igreja. O Papa Francisco afirma na Exortação apostólica Evangelii gaudium no capítulo III que não pode haver verdadeira evangelização sem o anúncio explicito de Jesus como Senhor. Esta é uma prioridade absoluta, válida para toda a Igreja (EG 110). Todo o povo de Deus anuncia o Evangelho. Neste capítulo, como o faz em toda a Exortação, Papa Francisco estende para toda a Igreja a perspectiva assumida pelos bispos latino-americanos. A evangelização é um dever de toda a Igreja, pois todos somos discípulos missionários: em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário (EG 120). A tarefa de anunciar o Evangelho não pode ser assumida por um grupo particular ou por uma parte da Igreja somente. Ela envolve todo o povo, cada pessoa, cada realidade da vida da Igreja: cada batizado, a piedade popular, os ministros e os carismas, a cultura, o conhecimento e a educação, a homilia. Todos são chamados a reconhecer a força evangelizadora, que não é uma tarefa conseguida pelos próprios méritos, mas dom de Deus. E o Espírito Santo enriquece toda a Igreja com diferentes carismas, que renovam e edificam a Igreja. A piedade popular, reconhecida como a alma do povo latino-americano, como reconheceu o Papa emérito Bento XVI, tem uma força evangelizadora,

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

O Papa indica alguns elementos que ajudam nessa preparação: a leitura espiritual, a escuta do povo, o uso de recursos pedagógicos. São exemplos de renovação da Igreja” pois brota da ação do próprio Espírito de Deus, vista como uma maneira legitima de viver a fé (EG 124). Os carismas, presentes do Espírito integrados no corpo eclesial, devem ser considerados como canais impulsionadores da evangelização. Por isso, afirma Papa Francisco que um sinal claro da autenticidade de um carisma é a sua eclesialidade, a sua capacidade de integrar harmoniosamente na vida do povo santo de Deus para o bem de todos. Quanto mais um carisma dirigir o seu olhar para o coração do Evangelho, tanto mais eclesial será o seu exercício (EG 130). Esta eclesialidade, na verdade, é necessária para todos os carismas e ministérios, deve ser a marca também da piedade popular, da preocupação em anunciar o Evangelho às culturas, com o trabalho dos teólogos e das universidades católicas, para que não se deixem levar por um profissionalismo que os tornem distantes da tarefa

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

antonio.moraes@sinpolsergip e.org

evangelizadora (EG 133-134). Ao falar da homilia, insiste Papa Francisco que ela requer uma séria avaliação da parte dos Pastores, a fim de que seja uma experiência intensa e feliz do Espírito, onde o contexto litúrgico deve ser considerado, pois a homilia está dentro do contexto eucarístico, momento mais alto do diálogo ente Deus e o seu povo, antes da comunhão sacramental (EG 137). A homilia deve expressar o âmbito materno da Igreja, é uma conversa de mãe, onde a fecundidade da Palavra encontra o coração dos filhos, produzindo frutos, abrasando os corações, tornando possível a belíssima e difícil missão do pastor, que é a de unir os corações que se amam: o do Senhor e os do seu povo (EG 143). Por isso, a homilia deve ser bem preparada, com o reconhecimento da força da Palavra, da sua verdade, da sua personalização ou encarnação na vida, pois a palavra pregada ou as leituras ressoarão com todo o seu esplendor no coração do povo, se primeiro ressoarem assim no coração do Pastor. O Papa indica alguns elementos que ajudam nessa preparação: a leitura espiritual, a escuta do povo, o uso de recursos pedagógicos. Esses são alguns exemplos de renovação missionária da Igreja. Somente quando a Igreja buscar viver a sua missão evangelizadora, não só com palavras, mas, sobretudo com atos, com gestos que manifestem a força do Evangelho, somente na comunicação e no anúncio da graça e do amor de Deus aos homens e às mulheres é que será possível transformar o mundo em que vivemos.

Investigação (2) Para o pessoal que faz manifestação nas ruas pedindo melhorias é bom sempre lembrar. O Brasil precisa ser repassado a limpo. O serviço público é péssimo não porque faltam verbas, mas por vícios e privilégios como esses mostrados na reportagem. Já vi, e não foi só uma vez, carros de polícia parado em frente a restaurantes com oficiais se banqueteando enquanto o motorista fica dormindo no ar-condicionado. Vez por outra você esculta o ventilador disparando para ajudar o sistema de arrefecimento do veículo. No frigir dos ovos, temos carros que não andam por falta de peças e combustível, enquanto outros desperdiçam tempo e dinheiro. Vou armar minha rede no alpendre para aguardar o resultado dessa investigação e a do desembargador que provocou um qüiproquó numa padaria chic de Natal. moreira_santos@bol.com.br

Arena das Dunas Vendo a fúria de alguns na manifestação de rua, me veio uma pergunta à mente. Para melhorar a saúde e a educação é preciso não ter estádio? São duas coisas excludentes? O Arena impede de lutarmos pelas duas coisas? Quero ver quando acabar a copa se a luta por escola, delegacias e postos de saúde padrão fifa vai continuar. Dayse Silveira – por e-mail

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Próximas etapas Com a publicação do acórdão pelo Tribunal Regional Eleitoral, no mesmo dia em que a decisão de cassar a governadora foi tomada pelos juízes em plenário, caberá agora à Assembleia Legislativa as próximas etapas do procedimento para, se não houve uma determinação superior que derrube a do TRE, a posse do vice Robinson Faria, no cargo de governador. Hoje, um oficial de Justiça deve ir à Assembleia para entregar uma cópia do acórdão, com a determinação para que os deputados executem a decisão em 24 horas. Até que o Legislativo tome as iniciativas para esse cumprimento, nada garante que uma ordem de um tribunal superior não adie a cassação.

Recursos As informações que circulavam ontem davam conta de que os advogados de defesa da governadora Rosalba Ciarlini só vão entrar com o recurso contra a cassação na próxima segundafeira, data limite do prazo para essa iniciativa.

Salários O secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, confirmou que o pagamento dos servidores estaduais, em janeiro, será mais uma vez fracionado. A maioria receberá até o último dia do mês. Mas uma par-

te — os que têm salários mais expressivos (acima de R$ 5 mil), não trabalham em órgãos com arrecadação própria, nem secretarias de Saúde, Educação e Segurança — ficarão para o dia 10 de fevereiro.

Alianças A Rede Sustentabilidade — partido liderado pela ex-ministra Marina Silva — divulgou ontem uma nota, na qual afirma “o posicionamento sobre os palanques estaduais ainda está em discussão”. A Rede destacou que a prioridade é “a definição de candidaturas que reflitam os valores e princípios”

dos militantes e reforcem o projeto nacional da aliança com o PSB, partido que tem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como provável candidato a presidente da República. A Rede não conseguiu o registro na Justiça Eleitoral e se integrou ao PSB até que apresente novo pedido.

Subornar, podem ter subornado. Mas quem? Funcionários, pessoas nomeadas? Pode até ser, mas não foi pelo partido, pelo governador. Aí é diferente.” FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ao negar que o PSDB esteja envolvido em casos de corrupção e formação de cartel em São Paulo.

Retorno A prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina, declarou que ainda tem esperança de voltar ao comando da administração do Município. “Tenho convicção de que vamos voltar pa-

ra a Prefeitura”, disse, ao lembrar que o TSE retoma as atividades em plenário no dia 2 de fevereiro e, a partir daí, poderá julgar os recursos contra a cassação.

Candidatura A declaração mais surpreendente da prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina, foi a de que tem intenção de concorrer na eleição suplementar, caso não consiga reverter a decisão do TRE que a afastou do cargo e determinou a convocação de um novo pleito. “Se estão dizendo que serão candida-

tas, eu digo que também serei”, comentou, em referência à possibilidade de Larissa Rosado (PSB) - sua adversária na eleição de 2012 - registrar uma candidatura nessas condições. Mas Cláudia Regina precisa superar um problema jurídico: as decisões do TSE, até agora a tornam inelegível.

Impedimento O futuro ministro da Saúde, Arthur Chioro, que assumirá a pasta em fevereiro no lugar de Alexandre Padilha, afirmou ontem que considera não ter cometido “nenhuma irregularidade”, ao ocupar o cargo de secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) e ao mesmo tempo ser sócio de uma empresa que presta consultoria na

área para prefeituras e gestões estaduais. A informação foi divulgada pela Agência Estado. Chioro apresentou na quartafeira, 22, seu pedido de desligamento formal da empresa na Junta Comercial de São Paulo. O futuro ministro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por suspeita de improbidade administrativa.

Investigação Em setembro do ano passado, a promotora Taciana Panagio instaurou inquérito civil público para apurar a denúncia de que Arthur Chioro, além de ser secretário de Saúde de São Bernardo, era sócio majoritário de uma empresa de consultoria que prestava serviços na área de planejamento e gestão de sistemas de saúde para prefeituras paulistas comandadas pelo PT. O Ministério Público es-

tadual apura se ele infringiu a Lei Orgânica de São Bernardo do Campo, que proíbe secretários manterem sociedade em empresas que tenham contratos com entesfederativos.Questionadosobre a investigação, Chioro garantiu que já estava afastado da administração da empresa desde 2009 para se dedicar ao cargo de secretáriodeSaúdedeSãoBernardo, informou a Agência Estado.

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

3

TRE determina cassação de Rosalba e publica acórdão « PUNIÇÃO » Juízes eleitorais decidiram, por 4 votos a 1, afastar a governadora e determinar que a Assembleia emposse Robinson Faria, em 24 horas

O

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) cassou ontem, pela segunda vez, o mandato da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Por quatro votos a um, os magistrados do TRE/RN entenderam que houve abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2012, em Mossoró, e determinaram o afastamento imediato do cargo de chefe do Executivo estadual. O juiz Herval Sampaio, que julgou a matéria no âmbito do primeiro grau, tornou Rosalba Ciarlini inelegível e cassou os eleitos aos cargos de prefeito e vice de Mossoró – Cláudia Regina e Wellington Filho. Eles teriam sido beneficiados pela instalação de um poço, a mando da governadora, em uma comunidade carente do município. No Tribunal Regional Eleitoral, os efeitos da punição se ampliaram quanto à Rosalba Ciarlini. E uma questão de ordem suscitada pelo juiz Nilson Cavalcanti mudou mais uma vez os rumos do julgamento. Eles entenderam que a constatação de abuso de poder econômico era suficiente para cassá-la. Essa tese foi rechaçada pelo relator da matéria, o juiz federal Eduardo Guimarães. Ele explicou, na ocasião, que a cassação de Rosalba Ciarlini não foi citada na fase inicial do processo e tampouco no recurso impetrado no TRE/RN, e que por isso não podia ser razão de apreciação pelos magistrados. Ao proferir o voto, o juiz Eduardo Guimarães fez menção ao assunto da cassação, tema amplamente discutido durante a última sessão plenária do TRE/RN, em dezembro, cujo desfecho resultou na determinação de afastamento da governadora. Ele justificou os moti-

A decisão O Tribunal Regional eleitoral cassou o mandato da governadora Rosalba Ciarlini, pela segunda vez A implicação: Além de ficar inelegível (impedida de se candidatar por oito anos) a governadora foi condenada à perda imediata do cargo.

A condenação, por abuso de poder, se deu devido à instalação de um poço em uma comunidade pobre de Mossoró, durante o período eleitoral. O benefício foi feito, segundo a denúncia, sem qualquer comprovação documental de que a obra pública nessa linha já tinha cronograma específico e que a situação seria de urgência.

Argumentos contra O TRE, na avaliação do relator, não teria jurisdição sobre a matéria porque esta não foi suscitada na petição inicial e tampouco no recurso. Houve uma questão de ordem estranha ao processo. Argumentos a favor Qualquer magistrado, alegam os que votaram pela cassação, pode suscitar questão de ordem para ampliação de efeito de punição com parte do processo. Próximas etapas O TRE/RN já publicou o acórdão no Diário Oficial, ontem à noite. Hoje, informará à Assembleia Legislativa que a posse do vicegovernador deverá ser feita em 24 h.

vos pelos quais discorda da medida. Mas não houve acordo. Os demais magistrados votantes – Arthur Cortez, Verlano Medeiros, Nilson Cavalcanti e Carlos Virgílio – se posicionaram favoráveis a questão de ordem suscitada. Os únicos a não se manifestar foram os desembargadores Amílcar Maia e João Rebouças. O primeiro porque, na condição de presidente, vota somente em caso de necessidade de desempate. O segundo porque alegou suspeição.

Posse O acórdão (decisão colegiada) publicado no Diário Eletrônico ontem será entregue ofi-

cialmente à Assembleia Legislativa na manhã de hoje. Nele, os juízes determinam ao presidente do legislativo, deputado Ricardo Motta (PROS), que seja providenciada a posse do vice-governador em um prazo de 24 horas. “A Assembleia Legislativa aguarda a notificação e tão logo isso ocorra vai tomar as providências para dar cumprimento à decisão do TRE/RN. Isso tudo com base na constituição estadual e no regimento interno da Casa”, informou a AL/RN, por meio da assessoria de imprensa. Os deputados estão no período de recesso parlamentar. A Assembleia não informou como será a solenidade de posse.

BATE-PAPO Eduardo Guimarães relator do processo no TRE-RN

Qual sua opinião sobre a cassação?

Eu não concordei, fiz questão de frisar isso com muitos argumentos no meu voto, mas fui vencido. A decisão deve ser cumprida. O que o senhor entendeu de diferente dos outros?

Eu entendi que o TRE não teria jurisdição sobre essa matéria, porque ela não foi suscitada nem na petição inicial nem na petição do recurso. Então o juiz não pode conhecer qualquer matéria de ofício, por conta própria.

JUNIOR SANTOS

Advogados de defesa vão recorrer ao TSE A defesa da governadora Rosalba Ciarlini já analisa as medidas judiciais cabíveis para reconduzi-la ao cargo. De acordo com o advogado Thiago Cortez, serão dois os recursos impetrados – um no âmbito do próprio Tribunal Regional Eleitoral e o outro em instância superior, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Vamos tomar ciência do acórdão e tomar as providências, acreditando no restabelecimento o mais breve possível, pelo TSE”. Ele lembrou que os precedentes naquela corte são favoráveis a governadora. “Há casos como um similar que ocorreu no Pará”, completou. Ele disse que o recurso no TRE/RN será no sentido de mostrar que sequer houve abuso de poder. Segundo Thiago Cortez, os julgamentos do TSE se deram todos no sentido de suspender as decisões de cassação. Ele destacou também que disporá de três dias para recorrer e que o prazo da defesa começa a contar segundafeira (27). O advogado não informou qual o dia exato da impetração do recurso. O afastamento passa a ter validade após a publicação do acórdão. Em dezembro, após condenação semelhante de dezembro, Rosalba conseguiu se manter no cargo graças a uma liminar do TSE. Os defensores da governadora argumentam que, ao afastar Rosalba por fatos ocorridos na eleição municipal de 2012, o Tribunal Regional Eleitoral desrespeitou entendimento do tribunal superior.

Mas houve uma questão de ordem...

Só que é uma questão de ordem sobre algo estranho aos autos, que foi trazido de fora, sem provocação das partes e isso a lei não permite. O senhor também discorda da outra decisão do TRE que determinou o afastamento por conduta vedada?

Juízes do Tribunal Regional Eleitoral apreciam processo no plenário

Governadora afirma estar tranquila e confiar na Justiça Ao visitar a Arena das Dunas, ontem, durante a comemoração dos que trabalharam na construção do estádio, a governadora foi surpreendida com a pergunta dos jornalistas sobre cassação. Ela disse que está confiante: “Estou muito tranquila. Se tem direito a recurso, vamos recorrer. Porque nada melhor do que a confiança na Justiça de Deus e dos homens e a consciência tranquila”, enfatizou. Rosalba Ciarlini, governadora com pior índice de aprovação no País, vive uma constante crise política no Estado. Ela já havia sido cassada em dezembro passado em outro processo, por conduta vedada na eleição municipal de 2012 - ela teria usado a máquina estadual para beneficiar as pre-

feita eleita de Mossoró, Cláudia Regina, também do DEM. No entanto, uma liminar concedida pela ministra do TSE, Laurita Vaz, a manteve no cargo até que o caso fosse definido pela Corte. “Fico surpreso de ver que o TRE vem desobedecendo mandamentos e não vem seguindo orientação do TSE”, comentou o advogado Thiago Cortez. “Não seguir decisão do TSE significa desrespeito à autoridade do tribunal”. A defesa contesta a acusação de ilicitude: “É uma denúncia absolutamente desprovida de comprovação”, disse o advogado. “A testemunhas de acusação disseram que ninguém lá condicionou a colocação da máquina ao voto e é um assentamento pequeno”, concluiu.

Eu discordo no mérito com relação a essa inelegibilidade aplicada à autoridade [Rosalba] que praticou um abuso de poder. E ainda implicar para essa autoridade também a cassação do seu mandato. Eu não consigo enxergar isso na lei. Então eu divirjo do TRE nessa parte. A conduta vedada não é capaz de gerar afastamento da autoridade que a praticou. Consta na lei a aplicação da inelegibilidade, mas não da cassação. Como o senhor vê a posição do TRE?

Entendo perfeitamente a posição dos demais membros da Corte. Estão claramente adotando interpretação normativa do sentido da norma. Mas neste processo o senhor foi favorável à inelegibilidade...

Neste caso sim, porque a inelegibilidade está prevista expressamente no artigo 22, inciso 14, da lei complementar 64. Está lá prevista também como sanção à autoridade que praticou o ato de abuso de poder econômico e político. Não há previsão nenhuma nem nesse dispositivo e nem em nenhum outro a ele relacionado da cassação dessa autoridade que tenha praticado o ato.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Itamaraty começa a punir O Ministério das Relações Exteriores indeferiu pedido de aposentadoria antecipada do diplomata César Cidade, ex-adjunto do consulado-geral do Brasil em Sidney (Austrália), acusado com o então titular do posto, embaixador Americo Fontenelle, de abuso moral e sexual. O caso foi revelado nesta coluna há quase um ano, mas até agora a sindicância não foi concluída. Ambos estão em Brasília tentando “saída honrosa”.

Dia do caçador O Itamaraty seguiu a letra da lei que impede a manobra, antes da concluir o processo disciplinar e, se for o caso, cumprimento da pena.

A história se repete

Óleo identificado

Fontenelle tenta culpar as vítimas para escapar de punição. Ele foi cônsul-geral em Toronto (Canadá) e respondeu pela mesma acusação.

Tem gente suspeitando que óleo de Peroba é tão abundante, no Palácio do Planalto, que vazou e escorreu até poluir o lago Paranoá.

Vocês serão recebidos de braços abertos pelo povo brasileiro” Presidenta Dilma Rousseff, em visita a sede Fifa, confiante numa Copa histórica

Lobby Petista pressionam Dilma a substituir o chatíssimo Arlindo Chinaglia (SP) por José Guimarães (CE), na liderança do governo na Câmara. Na pista Ex-prefeito de Belo Horizonte, o engenheiro Aloisio Vasconcelos é cotado entre dirigentes do PMDB de Minas para substituir o deputado Antônio Andrade no comando do Ministério da Agricultura. Telhado de vidro O ex-ministro Ricardo Berzoini criticou Fer-

política

PMDB e PT vão discutir formação de aliança no RN « ELEIÇÕES 2014 » Henrique Eduardo Alves informa que haverá encontro hoje com petistas e reafirma a tendência de indicar Fernando Bezerra MAGNUS NASCIMENTO

O

presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, confirmou que se reunirá hoje com os principais líderes do PT no Estado. Na mesa estarão, a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro e o presidente estadual petista Eraldo Paiva. Juntos discutirão as alianças para o pleito deste ano. Ontem, durante entrevista à rádio 96FM, o deputado Henrique Eduardo Alves disse que não há restrição de aliança e conversa com nenhum partido. Ele lembrou que não é o fato do PMDB ser aliado do Governo Federal que limitará as conversas apenas com os partidos da base da presidente Dilma Rousseff. “A realidade estadual, muitas vezes, é mais forte do que a realidade a nível nacional. Vamos aguardar o que virá da nossa militância. Não há radicalismo, vamos conversar com todos, em decisão coletiva e democrática”, afirmou. O líder peemedebista enalteceu a eleição nacional, mas lembrou que a aliança para disputa federal não pode atropelar as articulações locais. “Eleição

Henrique Eduardo Alves afirma que não haverá vetos no diálogo para formar uma coalizão

nacional é importante, fundamental, mas não pode atropelar e desrespeitar realidade estadual. A conversa vamos ter democraticamente com cada liderança do PMDB. A liderança será conjunta e compartilhada com os demais partidos que irão se somar”, afirmou. As declarações foram feitas ratificando que os peemedebistas também abrirão

diálogo com o PSB, partido presidido pela vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. O deputado confirmou que o nome a ser defendido por ele e pelo ministro da Previdência Garibaldi Filho para a disputa ao Governo será o do ex-senador Fernando Bezerra. No entanto, o apoio dos dois líderes peemedebistas não garante a candida-

tura de Fernando Bezerra. Henrique Eduardo Alves disse que ainda haverá uma discussão interna no partido. “Vamos levar o nome de Fernando Bezerra, pela sua qualificação, pela sua história, tem o perfil de um gestor que o Estado poderia ter. Vamos levar às bases do partido esse nome”, destacou.

nando Henrique no Twitter, por dizer que o mensalão tucano foi “apenas caixa 2”. Lula disse exatamente o mesmo em 2005, em Paris, sobre o mensalão do PT.

PSB defende candidatura própria em Minas Gerais

Solidariedade quer apoiar candidato de Sérgio Cabral

Queijo do reino

Controle absoluto

Presidente do PT em Recife, Oscar Barreto foi apelidado por petistas de “queijo do reino”: vermelho por fora e amarelo por dentro. Ele é secretario-executivo de Agricultura na gestão Eduardo Campos (PSB).

No esforço do Planalto para evitar vaias, até deputados foram obrigados a enviar o número do RG para se participar da inauguração da Arena das Dunas com a presença da presidenta Dilma, em Natal.

A cúpula do PSB em Minas Gerais manifestou ontem interesse em atender a reivindicação da Rede mineira e lançar uma candidatura própria ao governo do Estado nas eleições deste ano. A sinalização positiva ocorreu no dia seguinte à integrantes da Rede no Estado terem divulgado uma nota em que contestam o alinhamento do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), com o provável candidato a presidente pelo PSDB, senador Aécio Neves (MG). O texto diz que é preciso “romper a hegemonia do PSDB em Minas” e foi uma resposta às declarações de Lacerda de que o PSB não lançaria candi-

O presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, reuniu-se ontem, com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e saiu do Palácio Guanabara dizendo que, se depender dele, o novo partido irá apoiar o atual vice-governador Luiz Fernando Pezão, pré-candidato do PMDB na sucessão estadual. Paulinho reconheceu que há opiniões divergentes no Solidariedade, com um grupo defendendo uma aliança com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), mas afirmou que “é muito complicado estarmos num Estado junto com o PT, na medida em que faremos oposição

Duas versões PMDB aposta que Cid Gomes (PROS-CE) pode apoiar Eunício Oliveira à sua sucessão, após faturar a Integração, mas o Pros espalha que o senador pemedebista quer mesmo é ser presidente do Senado.

Inelegibilidade

Correria

Com a representação do PSDB junto à Justiça Eleitoral, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), pode ser declarado inelegível. Ele é acusado de abuso de poder e de fazer campanha antecipada.

O governo Dilma ligou as turbinas e colocou a equipe de plantão para garantir que todas as emendas parlamentares estejam cadastradas em 120 dias, e com a execução do Orçamento Impositivo a pleno vapor.

Alô, alô marciano Aviso aos “rolezinhos” nos shoppings: ninguém é obrigado a comer o Mcdonald’s mais caro e pagar a mais alta carga tributária do planeta, num país de “classe média” que tem renda de R$ 720 por mês.

Nem Freud explica Deve dar nó na cabeça de Dilma juntar-se aos “globalizados” em Davos, na Suíça, e depois encontrar os “fossilizados” de Cuba.

Manifestantes atacam van O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial) levaram um susto na inauguração do estádio Arena das Dunas, em Natal. Acompanhados

de ministros, eles seguiam para o estádio quando foram surpreendidos por um grupo de manifestantes que apedrejaram, picharam e tentaram derrubar a van em que estavam. O veículo teve o vidro quebrado.

Contra Copa O Arena das Dunas foi o primeiro a ser inaugurado após a Copa da Confederações. O Planalto teme mais protestos nos doze estádios.

Mais uma dose

Se deu mal

Apesar do protesto perto do Arena das Dunas, seguranças de Dilmaedogovernosaíramparacomemorar “sucesso” da operação. Acabaram pegos pela Lei Seca.

Flagrado na blitz, Victor Ciarlini tentou dar carteirada ao se identificar como sobrinho da governadora Rosalba (DEMRN). Teve a CNH retida.

datura própria no Estado. “Eu penso que partido para se afirmar tem que ter candidato próprio. O PSB é um partido grande, tem história, tem presente. Temos o melhor governador e o melhor prefeito do País. Então é natural que no segundo Estado da federação nós tenhamos candidato próprio para disputar o governo de Minas”, afirmou o vice-presidente estadual do PSB de Minas, Mario Assad Júnior. “Com o PSDB temos um dialogo franco, verdadeiro, mas isso não impede, nem inibe que o PSDB e o PSB lancem candidatos próprios ao governo”, acrescentou.

ao governo Dilma Rousseff”. “O governador (Cabral) fez uma solicitação e ficamos de dar uma resposta. Temos algumas divergências no partido. Se depender de mim, vamos estar juntos com o Pezão no Rio”, disse Paulinho. O PT havia oferecido ao Solidariedade a vaga de vice na chapa de Lindbergh, pré-candidato ao governo. “Me parece que a vaga tem sido oferecida para mais gente. Vamos avaliar”, comentou o presidente do Solidariedade. Paulinho disse que também será definida na semana que vem a posição do partido em nível nacional.


geral

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

5


6

economia

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 DÓLAR TURISMO

EURO TURISMO

Compra: R$ 2,3990 Venda: R$ 2,4000

CCompra: R$ 2,3570 Venda: R$ 2,5130

Compra: R$ 3,1400 Venda: R$ 3,4530

DÓLAR PARALELO

EURO COMERCIAL

OURO BM&F

DÓLAR COMERCIAL

CCompra: R$ 2,40

Compra: R$ 3,2110

Venda: R$ 2,51

Venda: R$ 3,2130

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [laf@tribunadonorte.com.br]

Uma previsão otimista Em dois anos (até 2016), 75% da população brasileira será de classe média, prevê o executivo-chefe do Banco Itaú, para a América Latina, Ricardo Villela Marino, ao falar para o público de Davos, na Suiça. Essa “subida” social significa consumo e mais negócios. O Fórum Econômico de Davos, termina amanhã e tem como tema “A Reforma do Mundo: consequências para a Sociedade, Política e Negócios”. Questões da Saúde, do Meio Ambiente, Inovação, Energia e os relacionados à América Latina terão espaço durante os quatro dias de Fórum, que reúne os grandes tomadores de decisões políticas e econômicas do mundo. Para hoje é aguardado o discurso da presidenta Dilma Rousseff.

Elevação O tema classe média ocupou duas das sessões de quarta-feira do Fórum Econômico Mundial. O ministro de Assuntos Estratégicos só Brasil, Marcelo Neri reforçou que, entre 2003 e 2013, cerca 54 milhões de brasileiros subiram para as classes A, B e C. Se fosse um país, seria o 23º mais populoso, à frente da Espanha. Como já havia 67 milhões na classe média, pelas contas do Ipea, o Brasil está hoje com 121 milhões de pessoas - ou dois terços da população - na classe média. Mas, se o País não crescer, vem tudo de novo para a baixa renda (pra série C na Zona de rebaixamento). Inflação

Faturamento

O preço das passagens aéreas cai 16% e faz a prévia da inflação desacelerar. O IPCA-15 começa 2014 com uma alta de 0,67%. A taxa foi menor do que a de dezembro do ano passado, de 0,75%. Também foi inferior àquela prevista pelas instituições financeiras.

A política de restrição de assentos vem dando resultados. A receita da aérea Gol, por passageiro, avançou 24% no último trimestre de 2013, na comparação com o mesmo período de 2012. Ao reduzir a oferta de assentos, os preços sobem. No ano, a alta foi de 18%.

Valores Foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, em 2013, um total de 2,00% de cheques compensados em todo o país. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Ao todo, foram devolvidos 16.801.647 cheques em 2013, e compensados 838.178.679.

Recorde x concentração Com as desonerações em 2013, o governo deixou de arrecadar R$ 77,8 bilhões, beneficiando grandes grupos empresariais e contribuindo para a concentração de riquezas no País, na opinião de analistas. O próprio governo colabo-

ra diretamente para essa concentração nas mãos de poucos. Também tirou recursos dos estados e municípios (Fundo de Participação). A arrecadação federal somou R$ 1,138 trilhão em 2013 e bateu mais um recorde.

Artesanato A 19ª Feira Internacional de Artesanato começa hoje, no Centro de Convenções, com expectativa de público em torno de 68 mil visitantes em seus 385 stands, com artesãos locais, nacionais e de 15 países, além de eventos como o Salão e o Seminário do Artesanato Potiguar, Oficina e Salão dos Mestres, o Prêmio Vitrine do Artesanato e a praça de alimentação e shows artísticos. A Fiart vai até o dia 2 de fevereiro. Hoje (24), às 20 horas no Vila Hall, o Conselho Regional de Medicina do RN realizará a entrega dos documentos profissionais aos novos médicos do Estado. Serão 119 profissionais prontos para o exercício da profissão, sendo 43 recém-formados pela UFRN, 62 da UnP e mais 14 formandos de outras universidades que pediram a documentação no RN.

1

2

O plano de saúde Hapvida anuncia um investimento de R$ 120 milhões para os próximos anos. Do total de recursos a serem investidos na rede da operadora, no Norte e Nordeste, R$ 3,6 milhões serão no Ceará, sede da empresa. O Hapvida anuncia para breve, o lançamento de um novo sistema de acompanhamento medicinal e preventivo de doenças.

3

A Potigás realiza mais uma ação beneficente, hoje (24), às 15h, no Programa Voluntariado, na Associação Amigos do Coração da Criança, em Lagoa Nova. A primeira entidade atendida foi o Lar da Vovozinha, em Dix-Sept Rosado, zona oeste da capital. Os colaboradores da Companhia doaram utensílios solicitados pela Amico, como papel higiênico, sabão em pó, água sanitária, detergente, amaciante, álcool e sacos para lixo.

Revelações A Livraria Siciliano inicia o serviço de revelação digital. Através do [www.siciliano.com.br/foto] é possível adquirir soluções fotográficas, solicitar impressões digitais e personalizar produtos, como fotolivro e objetos decorativos. Basta o usuário acessar o e-commerce, cadastrar-se, enviar as imagens e escolher tamanho, cor e acabamento. Saldão Neste último fim de semana de janeiro, no Norte Shopping, será realizado o primeiro Mega Saldão, que ocorrerá de forma unificada em todos os shoppings do grupo Partage. A liquidação, já conhecida em outras cidades, chega a Natal trazendo descontos de até 70%. O shopping estima um incremento de 20% nas vendas. Opções O Restaurante Paçoca de Pilão prepara sua festa de aniversário em fevereiro e, enquanto a data não chega, oferece no seu espaço a gastronomia variada e música ao vivo. Hoje, apresenta a MPB e, amanhã tem Sérgio Luiz. O couvert artístico é de R$ 6,00. Amanhã (25), na Arena Ecomax, a partir das 19 horas, tem três shows, um com a banda J.Quest, encerrando o veraneio.

Cotação: 94,00

TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

SALÁRIO-MÍNIMO

BOLSAS

R$ 724,00

Ibovespa: -1,99%

TAXA SELIC

CDB PREFIXADO

10,5%

10,32% ao ano

Parceria garante instalação de nova tecnologia eólica « ENERGIA » Empresa potiguar firma acordo com a holandesa ATS para fabricação de torres que permitem melhor aproveitamento dos ventos ARQUIVO

O

s bons ventos podem trazer boas notícias para o Rio Grande do Norte. A produção de energia deverá ser ampliada com a instalação de uma fábrica de torres de concreto pré-moldado para parques eólicos, uma parceria entre a holandesa ATS e a potiguar 2A Engenharia, que negocia a transferência de tecnologia para a fabricação das torres no Brasil. Além de acelerar a construção de aerogeradores, a tecnologia conta com a vantagem de baratear o custo de produção da energia. Negociação com o Governo do Estado definirá a instalação da fábrica em solo norte-rio-grandense. “É uma parceria onde ele entra com tecnologia e a 2A, com investimento para implantação”, explica Antônio Oliveira, diretor administrativo-financeiro da empresa potiguar que atua na infraestrutura de parque eólicos, na construção de estradas e fundação da torre. A empresa planeja se instalar na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, porém questões burocráticas e incentivos fiscais, podem levar o investimento para o estado vizinho. Mas a preferência é pelo RN. Com investimento inicial de R$ 15 milhões, a fábrica deve gerar cerca de 500 novos empregos diretos nas fases de operação e construção da sede. Mobilidade, simplicidade de construção e custo final do produto são os principais benefícios de uma fábrica de torre em concreto armado com a tecnologia da ATS. “Fabricamos as torres, entregamos e desmontamos a fábrica”, diz o diretor. Em quatro anos a empresa que adotar esse tipo de estrutura consegue recuperar o investimento. A instalação com uso da nova tecnologia custa R$ 400 mil euros a mais que uma torre usual, de aço ou metálica. No entanto, o ganho em energia equivale a mais R$ 100 mil euros ao anos, o que garantia o retorno em apenas quatro anos. Um parque eólico tem vida útil de 25 a 30 anos. O preço de uma torre montada, pela 2A, será de R$ 1,6 milhão a 2 milhões, dependendo da altura. As torres irão variar entre 85 a 140 metros de altura. A empresa pretende atender ao mercado brasileiro que gera uma demanda de 1.000 a 1.500 torres por ano. “A nossa meta inicial são torres com 120 metros. À medida que surgirem novos projetos, exigindo maiores alturas, as torres serão construídas visando atender essa demanda”,

Instalação de novos parques eólicos gera demanda de até 1.500 torres por ano no Brasil VLADEMIR ALEXANDRE

explica Antônio Oliveira. “Em breve ninguém estará fazendo aerogerador abaixo de 100 metros de altura, essa é a aposta da empresa”, reitera. O objetivo de aumento de altura, proporcionado por essa tecnologia, tem razão simples: quanto mais alto, maior a qualidade do vento. Novos aerogeradores (as chamadas pás localizadas na extremidade da torre) captam mais energia com boa altura. Ainda em 2005, estes aerogeradores produziam o equivalente 0,8 megawatts. Os novos equipamentos, mais avançados, já estão gerando 2.5 megawatt a 3.2 megawatt. “A grande diferença é a logística do transporte. É uma torre mais econômica que a que existe no mercado hoje”, ressalta o empresário Sérgio Azevedo, da 2A. Pela tecnologia da ATS, as torres são construídas em tamanhos adequados para serem transportados de acordo com a capacidade das estradas que levam ao parque eólico de destino. Os detalhes da parceria e da instalação da empresa foram discutidos ontem com o diretor da ATS, Frans Brughuis, que está em Natal. Atualmente, no estado existem torres de 70 metros, sendo estas as mais antigas, em cidades como Rio do Fogo; e as mais recentes, de 2009 e 2010, entorno de 100 metros, na região do Mato Grande e litoral Norte, informa Jean Paul Prates, presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne). Na Europa existem estruturas com até 150 metros.

Brughuis: parceria com 2A para montagem de torres eólicas

Fábrica vai gerar empregos e fortalecer economia Para o Rio Grande do Norte, acumulam-se vantagens para adoção das torres de concreto. “De fato existe tendência de adotar torre de concreto no Rio Grande do Norte. E existem vantagens logísticas”, afirma Jean Paul Prates, presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne). Hoje são necessárias oito carretas para transportar uma torre até o local onde será instalada. Com a nova tecnologia, esse número se reduz na metade. “O cálculo básico é de quatro carretas a menos por aerogerador instalado”. Além disso, as torres podem ser feitas no próprio terreno do parque, o que “evita transporte a longas distâncias, reduzindo o transtorno e o esforço logístico que um aerogerador exige para ser

implantado”. Outra vantagem diz respeito às intempéries. Salinidade, areia, ventos intensos, característicos do litoral, e que desgastam o material de aço ou metálico não prejudicam tanto o concreto, mais resistente. “Na maior parte do litoral você encontra grande mercado aberto em relação às torres de concreto”, estima. A produção local de calcário, material base do concreto é uma vantagem “inigualável” para o RN. Em Baraúnas já se consolida um pólo de fabricação do material. “É muito interessante para as empresas saber que podem contar com mais fábricas de torre no local. Isso pode transformar o preço da matéria-prima (calcário) mais competitivo”, afirma Prates.

BC indica alta nos juros « CONJUNTURA » Banco Central vê inflação renitente e acena com nova elevação da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária

B

rasília (AE) - A permanência da inflação em um patamar acima do esperado pelo próprio governo deve levar o Banco Central a elevar novamente a taxa básica de juros (Selic) na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para o fim de fevereiro. Essa foi a sinalização passada ontem pela instituição, na ata da reunião realizada na semana passada, quando a autoridade monetária surpreendeu parte do mercado e elevou os

juros de 10% para 10,5% ao ano. Para os analistas, o BC deixou aberta a possibilidade tanto de realizar um novo aumento de 0,50 ponto porcentual como de reduzir o ritmo de aperto para 0,25 ponto porcentual. Antes da divulgação, parte dos analistas avaliava que a instituição poderia até manter os juros no patamar atual no próximo Copom. A principal explicação para a decisão da semana passada foi o fato de o índice oficial de preços

(IPCA) ter ficado em 5,91% em 2013, acima do verificado no ano anterior (5,84%). “O Copom pondera que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos 12 meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência, que, a propósito, tem se mostrado ligeiramente acima daquela que se antecipava”, disse o BC em um dos principais trechos do documento. A instituição também informou que suas projeções para o IP-

CA de 2014 subiram em relação ao calculado na reunião passada, em novembro. Embora não divulgue o número, o BC afirmou que as estimativas permanecem acima da meta de 4,5%. A última projeção divulgada pelo Copom, de dezembro, estava em 5,6%. Um dos motivos para essa piora é a taxa de câmbio usada na previsão, de R$ 2,40, acima dos R$ 2,30 utilizados em novembro. Para o BC, ainda há focos de tensão e de volatilidade nos mercados de moeda.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

geral

7

América vence o Sergipe por 3x0 « FUTEBOL » Os gols do jogo foram marcados pelo zagueiro Adalberto, o lateral direito Wálber e o atacante Alfredo. Próximo adversário dos rubros é o Confiança, domingo, na inauguração da Arena das Dunas

FOTOS: JÚNIOR SANTOS

O meio-campo Rafinha foi uma dos destaques da partida e deu o passe para o terceiro gol rubro

O

América manteve a boa fase na Copa do Nordeste, derrotou a equipe do Sergipe por 3x0, na noite dessa quinta-feira, no estádio Nazarenão, e se manteve na liderança do seu grupo na competição, com seis pontos. Os gols foram marcados por Adalberto, no primeiro tempo, Wálber e Alfredo, no segundo tempo. Agora, os alvirrubros se preparam para enfrentar o Confiança/SE, domingo, na inauguração da Arena das Dunas. Bem armado dentro de campo, o América entrou em campo com a proposta de “chamar” o Sergipe para o seu campo e, usando a velocidade de Adriano Pardal, Rafinha, Rai e Fabinho, sair nos contra-ataques. O setor

defensivo, formado por Márcio Passos, Cléber, Edson e Adalberto, não davam espaços para o ataque do Sergipe, e, quando os adversários conseguiam assustar, Andrey, seguro, parava os ataques dos sergipanos. E foi uma jogada pela lateral que o América conseguiu chegar ao seu gol, aos 18 minutos. Rai chegou pela direita e cruzou na medida para o zagueiro Adalberto cabecear com força e abrir o placar. Logo sem seguida, o Sergipe respondeu com dois chutes de Bruno Gaúcho. No primeiro, Andrey apenas olhou a passar rente da trave, para fora. No segundo, o goleiro americano fez boa defesa e colocou para escanteio. No final do primero tempo,

o clima esquentou em campo. O Sergipe chegou ao gol de empate, mas o árbitro da partida, Emanuel Diniz de Araújo, anulou, marcando toque de mão. Na sequência do lance, o América quase chegou ao segundo gol. Rafinha chutou forte de fora da área, o goleiro Juninho defendeu e a bola acabou sobrando para Alfredo, livre, na pequena área, chutar. Mas, o goleiro do time sergipano, conseguiu se recuperar e fazer uma grande defesa. O segundo tempo foi mais devagar, com as duas equipes marcando muito forte e com poucas chances de gol. O Sergipe, precisando do gol, saia um pouco mais do que o América, que se defendia bem e tentava

Operários são homenageados pela direção da Arena das Dunas

O atacante Alfredo marcou o terceiro gol do América e vai confirmando a fama de artilheiro

puxar os contra-ataques com Adriano Pardal e Rafinha, mas, sem sucesso. O jogo foi melhor depois das entradas de Régis e Wálber, no América, que deram mais opções no ataque, atuando mais pelas laterais. E foi com Wálber, aos 29 minutos, que o alvirrubro potiguar chegou ao empate. O volante Márcio Passo tabelou com Alfredo, invadiu a área e cruzou rasteiro. A bola atravessou toda a área e sobrou para Wálber, chutar forte, rasteiro, para ampliar o placar para os donos da casa. Atrás no marcador, o Sergipe foi para o ataque, pressionou o América, mas, em compensação, deixava muitos espaços no seu setor defensivo. O atacante

Adriano Pardal, aproveitava sua velocidade para chegar com perigo ao gol dos sergipanos. E foi na velocidade que o rubro chegou ao terceiro gol. Rafinha dominou na entrada da área, passou por dois, foi na linha de fundo e cruzou na medida para Alfredo apenas tocar para o gol vazio, marcar o terceiro gol e dar números finais a partida.

CAMPEONATO CARIOCA O Flumiense empatou com o Bonsucesso por 1 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã, e segue sem vencer no Carioca. O Botafogo derrotou o Madureira por 2 a 1, em jogo antecipado da quarta rodada e disputado na noite desta quintafeira, em São Januário.

FICHA TÉCNICA AMÉRICA SERGIPE Andrey; Cléber (Bruno), Edson Rocha e Adalberto; Fabinho, Márcio Passos, Jean Cléber (Régis Potiguar), Rafinha e Rai (Wálber); Adriano Pardal e Alfredo. Técnico: Leandro Sena

3 0

Juninho; Magno, Émerson, Cláudio Baiano e Rômulo (Leozinho); Rafael, Edinho, Rodrigo e Bruno Gaúcho (Raul); Clóvis (Jônatan) e João Paulo. Técnico: Vinícius Saldanha

Estádio: Nazarenão, Goianinha/RN Data:23/01/14 Árbitro: Emanuel Diniz de Araújo (PB) Público: 1.262 torcedores Renda: R$ 11.085,00 AMÉRICA: Adalberto, aos 18´do 1º T, Wálber, aos 29´ e Alfredo, aos 39´do 2º T

ADRIANO ABREU

« CONFRATERNIZAÇÃO» Funcionários que participaram da construção do novo estádio participaram de solenidade na noite dessa quinta-feira

O

carpinteiro Francisco Tomaz de Lemos, de 60 anos, observava com sorriso no rosto o resultado do seu esforço. De 2011 para cá, ele enfrentou ao lado de seus colegas uma corrida contra o tempo para entregar a Arena das Dunas. Ontem, ele e outros 4 mil operários se juntaram às suas famílias para receber uma homenagem no estádio, com direito ao show da potiguar Khrystal. O carpinteiro foi um dos operários que descerraram a placa preparada pela OAS com o nome de todos os trabalhadores. Francisco Tomaz tem motivos de sobra para receber homenagens: em 1972, suas mãos colaboraram para erguer o Machadão. Quase 40 anos depois, ele viu o estádio vir ao chão para dar lugar a Arena das Dunas, obra que participou desde o início. “No início, fiquei triste em ver o estádio que eu construí vir abaixo, mas aí, participando da construção desse, fiquei feliz. É um estádio de primeiro mun-

do”, disse Francisco, orgulhoso do feito. Francisco veio acompanhado da família. Entre os parentes estava seu irmão, Marcos Tomaz de Lemos, de 45 anos, já em clima de Copa do Mundo. Durante a cerimônia, do outro lado da extensa placa com os nomes dos operários, estava o auxiliar de serviços gerais Damião Vieira, de 49 anos. Natural do município de Coronel Ezequiel, ele e o filho trabalharam juntos na obra. “Nunca vi um estádio tão lindo. Fico feliz de ter um pedacinho meu aqui, nesse lugar que eu ajudei a construir”, comentou. Segundo o diretor-presidente da Arena das Dunas, Charles Maia, a homenagem serviu também como um evento-teste. “Hoje, temos aqui em torno de 8 mil pessoas. Já fizemos outros eventos, com número menor de pessoas, também para testar. Estamos fazendo esses eventos para que todo o sistema do estádio seja utilizado”, afirmou.

Divulgados os preços e os pontos de venda dos bilhetes Os ingressos para a abertura da Arena das Dunas, no próximo domingo (26), estão à venda desde ontem. Os bilhetes valerão para as duas partidas do dia: América x Confiança (às 16h), pela Copa do Nordeste, e ABC x Alecrim (às 19h), pelo Campeonato Potiguar. O valor do bilhete varia de R$ 40 a R$ 70, e cada torcedor pode comprar até quatro bilhetes por CPF. Aceita-se apenas di-

nheiro nas bilheterias da Arena das Dunas. Idosos, estudantes, professores da rede pública, doadores de sangue e menores de dois a 12 anos têm direito ao bilhete de meia entrada. Crianças até dois anos não paga, mas devem ser acompanhadas dos pais.

+

PÁGINAS 12 E 16

Arena das Dunas tem autorização temporária para funcionamento

Ingressos Veja quanto vai custar os bilhetes para a inauguração PREÇOS NIVEL 1 – 1º Anel - Anel Oeste ABC: R$ 70 - Anel Oeste América: R$ 70 - Anel Sul: R$ 40 - Anel Leste América: R$ 50 - Anel Leste ABC: R$ 50 - Anel Norte: R$ 40 NÍVEL 2 – 2º Anel - Anel Noroeste: R$ 50 - Anel Oeste: R$ 50 - Visitante: R$ 40 - Anel Leste América: R$ 40 - Anel Leste ABC: R$ 40 PONTOS DE VENDA - Site Oficial www.arenadunas.com.br/ingressos Formas de pagamento: cartões de crédito Visa e Mastercard. - Arena das Dunas Hoje, das 11h às 20h, e sábado, das 9h às 17h. Bilheteria Salgado Filho (av. Senador Salgado Filho, s/nº). Torcedores do América: - Sede do América - (Espaço Sócio Dragão) Endereço: Av. Rodrigues Alves, 950 Tirol, Natal/RN Hoje e amanhã, das 11h às 18h. Somente dinheiro. Torcedores do ABC: - Frasqueirão Endereço: Rua Antônio Mor, Rota do Sol Ponta Negra, Natal/RN Hoje e amanhã, das 11h às 16h. Somente dinheiro. - ABC Store Endereço: Av. Prudente de Morais, 624 - Tirol, Natal/RN Vendas somente hoje, das 11h às 17h. Apenas dinheiro. ** Os bilhetes de meia-entrada devem ser trocados nas bilheterias da Arena; ** Bilhete integral: acesso direto às catracas.

Os operários que participaram das obras de construção da Arena das Dunas foram homenageados


8

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

geral

‘Fuga’ causa prejuízos ao RN

« BANCOS »

« EXPORTAÇÕES » Levantamento elaborado pelo Centro Internacional de Negócios mostra que Ceará escoou quase metade das exportações do Rio Grande do Norte no ano passado

ADRIANO ABREU

ANDRIELLE MENDES Repórter

O

Rio Grande do Norte só escoou 1/3 de tudo o que exportou em navios em 2013. O dado faz parte de um levantamento elaborado pelo Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Norte, da Federação das Indústrias do RN, disponibilizado ontem pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no RN (Sebrae/RN). Dos US$ 206,4 milhões exportados pelo estado em navios, só US$ 62,3 milhões (30,2% do total) deixaram o Brasil pelo Porto de Natal. Os 70% restantes deixaram o país por portos de Estados vizinhos, como o de Suape, em Pernambuco, e o de Pecém, no Ceará. O cálculo realizado pela TRIBUNA DO NORTE com base no estudo não considerou o sal, escoado pelo terminal salineiro. O relatório elaborado pelo Centro Internacional de Negócios revelou ainda que o Ceará foi o Estado que mais escoou produtos potiguares, entre os terminais identificados. Detentor dos portos de Pecém e de Fortaleza, o estado foi responsável por escoar quase metade (US$ 100,2 milhões) de tudo o que o Rio Grande do Norte exportou durante o ano. O valor de carga que deixou o país pelo estado vizinho foi 60% maior que o que deixou o país pelo próprio Rio Grande do Norte, onde os produtos foram cultivados ou fabricados. A ‘fuga’ gerou um prejuízo de R$ 297 mil ao Porto de Natal, que deixa de arrecadar R$ 3,84 por cada tonelada escoada por outro porto. Segundo David Góis, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae/RN, o Porto de Natal não é o único que perde quando as exportações potiguares são escoadas por outros estados. “Além de não arrecadar impostos, o Estado perde a oportunidade de movimentar a economia local, deixando ociosa toda a cadeia logística estabelecida, incluindo as transportadora, operadoras e trabalhadores portuários, despachantes

aduaneiros”, observou. Para reverter o quadro, a companhia que administra o Porto de Natal (Codern) lançou ontem, na presença do ministro dos Portos, Antônio Henrique da Silveira, uma nova linha de navegação que promete elevar o volume escoado pelo Rio Grande do Norte, pela via marítima. A linha que passará por Port of Spain, capital de Trindad e Tobago, no Caribe, interligará o Nordeste com a Ásia e os Estados Unidos. A rota, segundo Julio Coelho, gerente regional da CMA CGM - empresa que operará a linha, já está disponível. O Porto de Natal, no entanto, só será incluído se houver demanda. A Federação das Indústrias do RN (Fiern) se dispôs a realizar um encontro entre a empresa e os industriais potiguares para viabilizar a inclusão de Natal na rota. Segundo Laurent Calvino, diretor de negócios da CMA CGM no Brasil, se houver demanda, os primeiros navios poderão partir de Natal já em fevereiro. A empresa dirigida por Calvino atua no RN há seis anos e opera uma linha que liga o Nordeste à Europa. Para Pedro Terceiro de Melo, diretor-presidente da Codern, o lançamento da linha – que ainda depende da procura dos produtores para ser viabilizada – abre uma nova fronteira para as exportações potiguares. Os fruticultores, principais exportadores do estado, entretanto, têm dúvidas com relação a isso. Para Luiz Roberto Barcelos, diretor do Coex, entidade que representa os fruticultores potiguares e cearenses, e diretor da maior empresa exportadora de frutas frescas do país e da maior produtora de melão do mundo, uma taxa cobrada nos EUA impede que os brasileiros exportem melão para o país em grande quantidade. “Hoje só 2% de tudo o que o RN produz é exportado para os EUA. Além dessa taxa, tem a questão do tempo. O melão levaria 20 dias para sair do RN e chegar aos EUA nessa rota, mas ele só tem 25 dias de vida útil”, analisou.

BNB destina R$ 2 bi para agricultura familiar

F

Ministro Antônio Henrique (capacete azul) participa de lançamento de nova linha de navegação

LINHA DE NAVEGAÇÃO O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Antônio Henrique da Silveira, acompanhou o lançamento da nova linha de navegação, vistoriou as obras do Terminal Marítimo de Passageiros, que já atingiram 72% de conclusão, e comentou a intenção do governo federal em tornar os portos mais eficientes, flexibilizando a concessão dos terminais para a iniciativa privada. Interrogado pela governadora Rosalba Ciarlini, o ministro afirmou que o governo federal trabalhará para viabilizar as defensas (pilares de proteção) da ponte Newton Navarro e que analisará a proposta do governo do estado em construir um novo porto. De acordo com Pedro Terceiro de Melo, diretor-presidente da Codern, o edital que prevê a instalação das defensas será lançado nos próximos meses. A obra, que permitirá que navios maiores atraquem no Porto de Natal, inclusive durante a noite, custará R$ 190 milhões, incluindo o que será investido na ampliação do pátio do terminal. Embora limitem a entrada de navios maiores, a falta de defensas e a altura da ponte não são vistas como empecilho pela CMA CGM.

Exportações via portos Mapa do escoamento da produção do Rio Grande do Norte Embarque em portos* Outros Portos

Santa Catarina

4,8%

2,2%

US$ 10,1 milhões

US$ 4,6 milhões

Rio G. do Norte

Rio de Janeiro

30,2%

3,1%

US$ 62,3 milhões

US$ 6,4 milhões

Pernambuco

10,8%

Ceará

US$ 22,2 milhões

48,5%

US$ 100,2 milhões

US$ 206.403 milhões Total exportado pelo RN via portos Principais produtos escoados por Natal

Frutas

Peixes

Camarões

Tecidos de algodão

Principais produtos escoados por portos de outros estados Balas Chapas plásticas Lagostas Roupas de cama

Granitos Frutas Castanha de caju Tecidos de algodão

Cera de carnaúba Produtos animais Tungstênio

*Cálculo desconsidera as cargas que deixaram o Estado em caminhões e aeronaves, além do volume de sal movimentado em Areia Branca Fontes: Centro Internacional de Negócios-Fiern / Sebrae-RN

Inflação será prioridade

ortaleza - Em 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Banco do Nordeste planeja destinar R$ 2,1 bilhões para o segmento na Região. A maior parte dos recursos será direcionada aos produtores de mais baixa renda, atendidos pelo programa de microfinança rural, Agroamigo, que oferece crédito orientado e acompanhado. Segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável e Microfinanças do BNB, Stélio Gama, o Banco do Nordeste é o maior aplicador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na Região. Atualmente, sua carteira ativa para o segmento é de 1,5 milhão de clientes, com saldo de R$ 6 bilhões. “Atuamos em parceria com o Governo Federal, potencializando a ação junto a outros programas de governo. Temos, por exemplo, atuação complementar ao Bolsa Família, proporcionando atividade econômica aos beneficiários. Além disso, bancarizamos os agricultores, por meio da abertura de contas correntes e disponibilização de cartão de débito”, informa o diretor. A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67 % do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos. No Nordeste, ela responde por 82,9 % da ocupação de mão de obra no campo. O Banco do Nordeste atende os agricultores familiares com financiamento de custeio e investimento, no âmbito do Pronaf. Os negócios são realizados em parceria com instituições públicas e privadas, que são responsáveis pela elaboração de projeto e pela prestação de orientação empresarial e técnica aos agricultores familiares. O Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 é uma iniciativa promovida pelo Fórum Rural Mundial e pretende se converter em uma ferramenta para a promoção de políticas ativas em favor do desenvolvimento sustentável dos sistemas agrários. LAURENT GILLIERON/ESTADÃO

« DAVOS » Ministro reafirma política de metas, destaca parcerias

e prevê crescimento econômico mais acelerado nos próximos anos

D

avos (AE) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou ontem, em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que o governo brasileiro vai continuar atento ao controle da inflação. “O Brasil tem controlado a inflação. Nos últimos dez anos, temos ficado abaixo do limite máximo do regime de metas de inflação e vamos continuar assim nos próximos anos. O controle da inflação continuará sendo prioridade do governo sempre.” Mantega disse também acreditar que o Brasil passará a crescer em um ritmo mais veloz nos próximos anos, e a média de expansão da economia será maior que a registrada nos últimos anos. “O Brasil tem condições de crescer a taxas maiores em relação ao que vem crescendo nos últimos anos.” Com a promessa de incenti-

var o investimento na economia brasileira, Mantega fez a otimista previsão de que a formação bruta de capital fixo pode chegar perto de 24% do Produto Interno Bruto (PIB). “Vamos acelerar a formação bruta de capital fixa, passar dos 20% do PIB e caminhar para 24% do PIB”, disse. O ministro argumenta que esse aumento é uma resposta ao baixo investimento nas últimas décadas. “Agora temos de privilegiar a expansão do investimento, principalmente em infraestrutura para tirar gargalos da estrutura produtiva. Nos últimos 30 a 40 anos, o Brasil investiu pouco. Mas, nos últimos 10 anos, o investimento vem crescendo em torno de 6%. Em 2013, o investimento cresceu bem e chegou a 6,5% Agora, o governo lançou um grande programa de concessões.” Mantega fez questão de reafirmar que os investimentos se-

rão feitos em parceria com o setor privado. “O setor privado, em parceria com o governo, deverá implementar centenas de bilhões de dólares em investimentos no País. São praticamente todos os setores importantes da economia, como petróleo e gás, energia, rodovias, ferrovias e aeroportos.” Na entrevista, o ministro da Fazenda se recusou a afirmar qual será o conteúdo do discurso que a presidente Dilma Rousseff fará hoje no Fórum. Ele preferiu dizer que é necessário que o Brasil tenha uma política fiscal sólida, mas não antecipou nenhuma informação sobre a meta fiscal para 2014. “Acho que é necessário que mantenhamos sempre uma política fiscal sólida, e é isso que continuaremos fazendo.” Ele reconheceu que o Brasil produziu resultados fiscais baixos nos últimos anos, como resultado das medidas para ate-

nuar o efeito da crise internacional. “Fizemos um grande esforço nos últimos anos em que tivemos de fazer uma política anticíclica. Então, o primário foi um pouco menor.” “Mesmo assim, o superávit primário do Brasil é o maior entre os Brics. Continuaremos a fazer o primário necessário para continuar reduzindo a dívida líquida do setor público. E isso será feito também em 2014”, disse Mantega, ao informar que ainda não há uma definição para a meta deste ano. “Só temos aquela proposta orçamentária apresentada em agosto. No início de fevereiro, devemos apresentar o formato final do desempenho orçamentário de 2014. Então, diremos quando vai ser contingenciado e teremos, com mais precisão, qual será o superávit primário de 2014.”

Guido Mantega destaca investimentos em infraestrutura


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe charge de Brum.

TÁBUA DE MARÉS

TEMPO HOJE

Preamar 09h58 - 1.9 - 22h28 - 1.8 Baixa-mar 15h58 -0.8 - 3h23 - 0.7

Máx.: 32 ºC Mín.: 23ºC Predomínio de sol

facebook.com/tribunarn

COMANDANTE DOS BOMBEIROS, ELIZEU LISBOA, FALA SOBRE LIBERAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA DAS DUNAS • PÁGINA 12

NA TN ONLINE

Compartilhe notícias da TRIBUNA DO NORTE.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [ margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 24 de janeiro de 2014

Governo do Estado vai transformar João Machado em hospital geral « SAÚDE ESTADUAL » Em março, 33 novos leitos de retaguarda serão abertos na unidade. Com a ampliação do atendimento, o João Machado vai receber R$ 270 mil mensais do MS JOANA LIMA

FELIPE GALDINO repórter

N

o ano que completa 57 anos de fundação, o Hospital Dr. João Machado será transformado num hospital geral. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em março, serão inaugurados, dentro da unidade psiquiátrica, 33 leitos de retaguarda para os hospitais gerais do Estado, o que transformará o atual perfil de atuação do João Machado. A ampliação serve como motor para que a unidade obtenha mais recursos financeiros do Governo Federal. Atualmente, de acordo com a direção, são 153 leitos destinados exclusivamente a pacientes com transtornos mentais patológicos ou problemas com drogas. As mudanças foram divulgadas nesta última terçafeira, durante a festa de celebração de sua fundação. O secretário titular, Luiz Roberto Fonseca, anunciou que com a ampliação do atendimento, mensalmente o João Machado vai passar a receber do Ministério da Saúde, R$ 270 mil. “Não há mais incentivos aos hospitais estritamente psiquiátricos. Precisamos mudar. Atualmente, cada um dos leitos do João Machado recebe R$ 49,50 por dia, com a criação da clínica médica, serão pagos R$ 300 diários por leitos e, no final, dá algo em torno de R$ 270 mil mensais”, disse Fonseca. O dinheiro deverá ser administrado pela própria direção do hospital e usado para os serviços de manutenção, reparo e

aquisições diversas, assim como pagamento da produtividade dos servidores, “o que contribui para o processo de valorização dos profissionais”. Ele garante que não haverá redução no número de leitos, mas sim uma ampliação com a acréscimo da internação em clínica médica. Com isso, os 153 pacientes internados no hospital não precisarão ser transferidos. Com a aquisição dos R$ 270 mil, a ideia é que a psiquiatria seja ampliada, assim como a própria clínica médica. Na visão da Sesap, ampliando o novo setor, também se amplia a arrecadação para a melhoria da estrutura. “Não vamos diminuir leitos, de forma alguma. A nossa ala será do tamanho que for necessário”, declarou o secretário. Ele afirma que falta pouco para a finalização da obra de ampliação do hospital, que começou em meados de 2012. Restam 5% para que o serviço, que custou R$ 967,8 mil aos cofres públicos, seja concluído. Os leitos estão prontos, agurdando equipamentos. Ainda falta a subestação elétrica ficar pronta e a instalação do gerador. Após isso, será viável a estruturação do espaço com equipamentos. O material já está garantido junto ao Ministério da Saúde e a previsão é que até a próxima semana o material já esteja disponível. Mesmo com as mudanças, segundo o diretor administrativo do João Machado, Ednilson Miguel Pereira, a unidade continuará sendo referência em psiquiatria. “A ampliação da medicina geral será gradativa e continuaremos a ser referência na área psiquiátrica”, adiantou.

Concursados de 2010 serão chamados para J. Machado A Sesap deverá chamar os aprovados do último concurso, realizado em 2010, para compor a nova equipe de profissionais do futuro hospital geral Dr. João Machado. Mas para completar a equipe, que deverá ter pelo menos 60 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas, será necessária a realização de um novo certame, e é isso que a pasta estuda fazer. A Sesap não soube precisar quantos aprovados no certame de 2010 serão convocados. No momento, o que falta na unidade, em termos de estrutura física, é a conclusão da casa do gerador e a subestação elétrica. A ala da clínica médica está pronta. O diretor administrativo da unidade, Ednilson Miguel Pereira, informou que além de concurso, também há o pensamento de transferir alguns funcionários que hoje estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para ajudar a completar a equipe. “Assim mesmo”, afirma Ednilson Miguel, “não seria suficiente”. A unidade tem atualmente, cerca de 400 funcionários que atuam nas enfermarias masculina e feminina, enfermaria para tratamento de pacientes dependentes de álcool e outras drogas, além do pronto socorro. Quanto ao novo concurso, a

Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Sesap está concluindo um levantamento do déficit de servidores em todas as categorias profissionais e em todas as unidades da Secretaria, para que seja possível um detalhamento de como será o almejado certame. O relatório apresenta uma previsão de pedidos de aposentadoria para o biênio 2014/2015. Com isso, existe a possibilidade de novas convocações até o mês de julho, quando se encerra a validade do concurso realizado em 2010 e também é o período limite de acordo com a lei eleitoral. A partir da data, fica proibido a contratação de pessoal para o serviço público, devido às eleições. Segundo o levantamento, até o próximo ano, 707 servidores irão completar o tempo de serviço e poderão pedir aposentadoria. Destes, 97 são médicos, mais de 300 são auxiliares em saúde – copeiros, cozinheiros, auxiliares administrativos e auxiliares de enfermagem. A Sesap irá solicitar a realização de um novo concurso público, visando preencher os cargos vagos por pedidos de exoneração. Em 2013, 144 servidores foram exonerados, o que gera um déficit que não pode ser suprido com novas convocações por impedimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nova ala com 33 leitos de retaguarda está concluída e os equipamentos para equipá-la estão garantidos junto ao Ministério da Saúde

Hospitais gerais terão alas psiquiátricas Não há mais incentivos aos hospitais estritamente psiquiátricos. Precisamos mudar” LUIZ ROBERTO FONSECA Secretário estadual de saúde

Se o Hospital João Machado vai passar a atuar na área de clínica médica, a expectativa da Sesap é que o inverso também ocorra nos hospitais gerais do estado. O secretário Luiz Roberto Fonseca adiantou que a intenção é criar alas psiquiátricas em praticamente toda a rede. A chamada Reforma Psiquiátrica requer que toda unidade do tipo tenha um setor especializado no atendimento aos transtornos mentais.

A porcentagem estimada seria em torno de 15% dos leitos. Com isso, a intenção é abrir neste ano pelo menos seis leitos no Hospital Santa Catarina e mais seis no Hospital Deoclécio Marques, por exemplo. O HUOL é a única unidade de saúde do Estado que conta com leitos psiquiátricos. No momento são oito leitos, mas a Sesap pretende ampliar o número para 11. A assistente social do Hospi-

tal João Machado, Fátima Couto, explica que desde a Reforma Psiquiátrica, publicada em 2001, pouco se evoluiu quanto à criação de leitos especializados dentro de unidades de saúde. Isso por causa do preconceito. “Há muitas dificuldades de acesso desses pacientes aos hospitais gerais pelo preconceito. Ninguém quer um paciente com transtornos mentais rondando um hospital”, lamentou a servidora.


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

natal

BPChoque faz ‘limpeza’ em favela

« FEDERAL »

Casal grego é « FAVELA DO MOSQUITO » Além da prisão de oito pessoas, foram apreendidas seis armas de preso com fogo, incluindo algumas de uso restrito das Forças Armadas,e mais de 50 quilos de drogas mais de 8 kg de cocaína FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

PEDRO ANDRADE

A

repórter

E

m operação na Favela do Mosquito, no Bairro Nordeste, próximo à ponte de Igapó, zona Oeste de Natal, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) apreenderam significativa quantidade de drogas, armas e efetuaram oito prisões. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (23). Foram apreendidas seis armas de fogo; mais de 50kg de drogas; aparato utilizado no refino, processamento e embalagem da droga, e objetos roubados. Durante o cerco, sete homens e uma mulher foram detidos pelo BPChoque. De acordo com o major Marlon de Gois, subcomandante do BPChoque, policiais trabalhavam na Operação Saturação, que aborda veículos de transporte coletivo na tentativa de coibir assaltos a ônibus. Quando estavam próximo à favela do Mosquito, um grupo que começou a correr chamou a atenção dos militares. “Houve um barulho de tiro que chamou a atenção dos policiais. Moradores começaram a se aproximar da linha do trem e durante abordagens encontramos a recicladora”, explicou major Marlon. No primeiro imóvel onde o material apreendido foi encontrado, na recicladora estavam uma prensa, utilizada para embalar as drogas; cinco balanças de precisão; dois fornos microondas, para refino e processamento da droga; além de objetos roubados como bolsas, relógios, celulares e pneus. Segundo o major Marlon, esse material era fruto de assaltos a ônibus e depois

BPChoque atuou com 30 homens, durante a operação na favela do Mosquito, na zona Oeste de Natal, na manhã de ontem

trocado por drogas. Entre o material apreendido havia ainda mais de 200 munições de diversos calibres, carregadores de armas, diversas armas brancas – facões e canivetes – e veneno de rato. Na recicladora, os militares encontraram uma espécie de laboratório para processamento das substâncias ilícitas, além de depósito das drogas e das armas do grupo. Seis pessoas estavam no local durante a abordagem e foram detidas, segundo o major Marlon, porque tinham conhecimento do que acontecia no local. As armas apreendidas foram um fuzil 762, um rifle calibre 44, uma pistola 9 milímetros, duas pistolas ponto 40 e um revólver calibre 38. De droga, foram apreendidos, pelo menos, cinco qui-

los de cocaína, entre 40 e 50 quilos de maconha e três de crack. Continuando as buscas, policiais do BPChoque chegaram, quatro casas depois, à residência de número 267. No local foram encontrados objetos roubados, possivelmente de abordagens a ônibus, segundo o BPChoque. Mais dois suspeitos foram detidos. O subcomandante do Batalhão de Choque avalia que a quantidade de droga apreendida não é tão surpreendente para ser comparada a uma das maiores da polícia, mas por ter sido encontrado em local onde se sabe que há tráfico de drogas, a ação se torna vantajosa. “Pelo local, onde se sabe que tem tráfico de drogas e provavelmente por muitos dos objetos encontrados serem frutos de

PM apreendeu armas de uso restrito e mais de 50 kg de drogas

roubos a ônibus, o resultado da ação se torna mais relevante”, afirma major Marlon, que atuou junto a cerca de 30 homens do batalhão.

Após as detenções e apreensões, todo o material e pessoal foi levado à Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) para lavrar o flagrante.

Polícia Federal prendeu em flagrante, no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim/RN, dois estrangeiros de nacionalidade grega acusados de tráfico de drogas: um estudante, 21 anos e uma professora, 25 anos. Eles pretendiam embarcar em um voo para Lisboa, Portugal, levando 8,39 kg de cocaína camuflados em uma mala. A prisão foi na noite desta quarta-feira, 22. A prisão do casal aconteceu quando os policiais da Imigração procediam uma fiscalização de rotina junto aos passageiros na área de embarque internacional e, ao passar pela máquina de raios X, uma das malas apresentou indícios de que continha substância suspeita. Através de teste preliminar ficou constatada a presença de cocaína em um dos compartimentos. Os acusados receberam voz de prisão e seguiram para a superintendência da PF, em Lagoa Nova, onde foram autuados. A mala foi totalmente esvaziada e, no fundo falso, estavam nove pacotes plásticos com a droga. Após perícia constatou-se alto grau de pureza. Durante o interrogatório, a mulher confessou que eles foram contratados na Grécia, por um desconhecido, que custeou as despesas da viagem ao Brasil e propôs uma gratificação de 8 mil euros, caso a “encomenda” levada de Natal fosse entregue em Lyon, na França. Indiciados por tráfico internacional de drogas, o casal de estrangeiros permanece sob custódia da PF, à disposição da Justiça. Esta foi a primeira de 2014 e a maior apreensão de cocaína no aeroporto Augusto Severo, nos últimos cinco anos.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

natal

11

FAB vai assumir o Augusto Severo « AEROPORTO » Comando da Aeronáutica passará a administrar todo o complexo aeroportuário. As operações passarão a ser exclusivamente militares. Transferência ocorrerá ainda este ano, segundo informou o Comaer

ADRIANO ABREU

ROBERTO LUCENA Repórter

A

gora é oficial. O Aeroporto Internacional Augusto Severo passará a operar, ainda em 2014, somente com a aviação militar. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Comando da Aeronáutica (Comaer). As coordenações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Comando estão se reunindo periodicamente a fim de que o processo de transferência “ocorra da forma mais harmoniosa possível”. Não está definida ainda a data de encerramento das atividades civis no Augusto Severo. Desde o início das obras do aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, as especulações quanto ao destino do aeródromo Augusto Severo surgiram em vários setores do Estado. Informações desencontradas e nunca confirmadas anunciavam a desativação do equipamento e um possível uso para outras finalidades. A secretaria de Estado do Turismo (Setur) chegou a anunciar o desejo de transformar o aeroporto localizado em Parnamirim num centro de eventos para atrair mais turistas. Já o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse que o Rio Grande do Norte poderia ter – com a inauguração do Aluízio Alves – dois terminais civis em operação. Em novembro passado, Gustavo afirmou que ambos equipamentos irão funcionar durante a Copa do Mundo. “Ele [aeroporto Augusto Severo] vai ficar lá operando normalmente até passar a Copa do Mundo, mesmo que São Gonçalo do Amarante esteja pronto”, pontuou. A fala do presidente, no entanto, vai de encontro contra uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil

(Anac) que proíbe a operação simultânea de dois terminais. Mas a Comaer, através de e-mail em resposta à uma série de questionamentos da TRIBUNA DO NORTE, confirmou a transferência de todas as áreas do Augusto Severo para a Força Aérea Brasileira (FAB). “O Comando da Aeronáutica, em coordenação com a Infraero, prepara-se para assumir a administração de todo o complexo aeroportuário, que engloba o pátio de aeronaves, as instalações do terminal de passageiros e as áreas associadas, tornando as operações do aeródromo exclusivamente militares”, diz o documento. A transferência ocorrerá, segundo o Comaer, ainda este ano. Com a alteração de perfil do aeroporto Augusto Severo, a Base Aérea de Natal (Bant) ganha espaço. A mudança ocorre no momento em que a FAB articula as ações do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (Pemaer). O Plano foi divulgado em 2010 e estabelece medidas a serem implantadas gradualmente até 2031. O Pemaer é um dos braços da Estratégia Nacional de Defesa (END) que tem três eixos de atuação: reorganização das Forças Armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e política de composição dos efetivos das Forças Armadas. Dentro da END, foi definida também a transferência de Fortaleza/CE para a Bant, do 1º Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1°/5°GAV), conhecido pelos cearenses como “Rumba”. Essa mudança ocorreu em outubro do ano passado. As modificações na Bant, de acordo com informações do Comaer, “reforçam a capacidade de pronta-resposta do poder militar e atendem aspectos ligados à concentração dos meios, à eficiência operacional, à rapidez no emprego e à otimização do custeio”.

Além do pátio de aeronaves e pistas, a FAB passará a comandar as instalações do terminal de passageiros e as áreas associadas

Grupo Gestor planejará transferência A desativação do terminal Augusto Severo não só está prevista como também detalhada no contrato assinado entre Consórcio Inframérica – responsável pela construção e administração do aeroporto Aluízio Alves – e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O contrato de concessão prevê uma série de medidas para ordenar essa transferência, que não deve ser simples. O anexo 12 do contrato prevê a criação de um grupo gestor, com participação de vários órgãos do Governo Federal e do próprio Consórcio, planejamento e prazos para transferir a operação entre os aeroportos. A estratégia para realizar a transferência deve ser subme-

tida à aprovação da Anac seis meses antes da transferência de fato. Tanto planejamento é devido a uma exigência da Anac presente no contrato. Não será permitida a operação simultânea dos dois aeroportos por nem um dia. A transferência será feita de forma integral e de uma única vez. São esses os termos colocados no documento: “A transferência total das operações aéreas e aeroportuárias civis do Aeroporto Augusto Severo para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá ocorrer de uma só vez, consolidando as operações, de forma a evitar a operação simultânea dos dois aeroportos”. Entre os pontos requisitados

pela Anac no contrato, estão o treinamento e familiarização dos funcionários que irão trabalhar no Aeroporto Governador Aluízio Alves com antecedência. A intenção é minimizar dificuldades operacionais no novo aeroporto por conta de uma natural estranheza com o novo ambiente de trabalho. Essa familiarização inclui duas simulações, uma para o trabalho diário e outra para uma situação de emergência. Todos esses pontos serão devidamente fiscalizados pelos membros do Conselho, com participantes da Anac, da Infraero, Polícia Federal, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos. Os custos pela transferência de aparelhos e pessoal serão das

NÚMERO

R$ 16milhões foi quanto a Infraero investiu recentemente no terminal de passageiros do Augusto Severo

empresas ou responsáveis pelos mesmos, e não do Consórcio. No final, a Anac irá expedir um Certificado Operacional para o novo aeroporto, que ficará apto a operar, substituindo necessariamente, segundo o contrato, as atividades do Aeroporto Augusto Severo.

JÚNIOR SANTOS

Aeroporto já tem 18 lojas fechadas

Morquecho disse que lojistas podem ir à Justiça contra Infraero

A Associação dos Lojistas do Aeroporto Augusto Severo não recebeu nenhum comunicado oficial quanto à desativação do aeroporto por parte da Infraero, mas alguns lojistas já fecharam os estabelecimentos no terminal. Dos 80 quiosques destinados a varejo, serviços e alimentação dentro do terminal de passageiros, 18 já foram esvaziados. O presidente da associação criticou a Infraero e afirmou que vai acionar a Justiça. “Há mais de um mês mandamos carta para Infraero e o silêncio é a resposta. Isso é um absurdo. Vamos atrás de medidas judiciais contra o órgão”, disse Pio Morquecho. Através da reportagem, o presidente tomou conhecimento so-

bre a transformação do Augusto Severo em área militar. “Não estamos sabendo de nada. Não há nenhum comunicação com os lojistas. Estamos preocupados”, acrescentou. Segundo Morquecho, aproximadamente 40 lojistas e dois mil funcionários trabalham no aeroporto. O presidente lembrou ainda que, recentemente, a Infraero investiu cerca de R$ 16 milhões na reforma do Augusto Severo. Ele fez cobranças aos órgãos de fiscalização: “Como podem investir tanto para desativar logo em seguida? Os tribunais de conta e Ministério Público precisam agir”, colocou Morquecho. O futuro incerto também preocupa os taxistas locados no

CPRE apreende 79 CNHs

aeroporto. Com a desativação do terminal, os operadores retornariam ao trabalho comum, dentro da cidade de Parnamirim. Eles querem ser relocados para o Aeroporto Gov. Aluízio Alves. Inicialmente, pelo regime autorizativo da lei 868 de 1996, ficaram definidos 35 táxis no terminal, podendo estar sujeito a alteração se aumentasse o número de 250 viagens. Acontecido isto, foram sorteados dentre os 283 mais 39 taxistas para operarem como especiais. Os 74 carros se dividem em duas cooperativas, a Coopetaxi e a Aerocoptaxi, sendo esta primeira a pioneira no serviço do aeroporto. Para servir no local existem critérios. O carro deve ter até dois anos de uso, e porte viável para o trans-

Como podem investir tanto para desativar logo em seguida? Os tribunais de Contas e Ministério Público precisam agir” PIO MORQUECHO Presidente da Associação de Lojistas

porte de malas, além de ser envelopado no padrão da cooperativa. Hoje, em Parnamirim, existem 283 autorizações e desde a criação da lei que rege o serviço de passageiros de táxi, em 1998, não foram autorizadas nas concessões. ALDAIR DANTAS

« BLITZ » Apreensões foram feitas durante fiscalização na Roberto

Freire. Entre os autuados, estavam policiais e motorista de ambulância

U

ma blitz realizada na madrugada de o ntem (23) pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual – CPRE, da Polícia Militar, em parceria com o Detran, resultou na apreensão de 79 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) porque motoristas se negaram a realizar o teste do bafômetro, enquanto 17 foram autuados após o teste. Um deles - que é policial federal - foi preso devido à elevada quantidade de álcool no sangue.

Entre os autuados estavam policiais federais, policiais rodoviários federais, dois oficiais da aeronáutica e policiais militares, além de um motorista de ambulância, que estava no veículo de trabalho no momento da autuação. Nenhum dos policiais estava em veículos oficiais. De acordo com o tenente Styvenson Valentim, a blitz teve início por volta da meia-noite, fechando os dois sentidos da avenida Engenheiro Roberto Frei-

re e fiscalizando todos os veículos. Ao todo, era 22 policiais militares e agentes de trânsito trabalhando na fiscalização. O caso que mais chamou a atenção dos policiais foi quando o motorista de uma ambulância foi parado na blitz. Ele afirmou que estava trabalhando, mas os policiais o convidaram para realizar o teste do bafômetro. O condutor se negou a fazer, afirmando que havia bebido pouco, e teve a habilitação recolhida.

Além dos policiais e do motorista da ambulância, um chegou a se apresentar como sobrinho da governadora Rosalba Ciarlini e se recusou a fazer o exame. Ele foi autuado e teve a CNH recolhida. De acordo com a Polícia Militar, a maioria dos condutores que teve as habilitações recolhidas estavam em uma festa de forró em Ponta Negra e em bares na própria Engenheiro Roberto Freire.

Maioria dos motoristas foi flagrada dirigindo sob efeito do álcool


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

natal ALEX RÉGIS

Arena das Dunas tem autorização temporária para funcionamento « SINAL VERDE » Documento emitido pela Semurb tem validade de 127 dias, o que viabiliza a dupla rodada neste domingo

F

altando 72 horas para o início da primeira partida oficial no recém-inaugurado Arena das Dunas, a administração do estádio conseguiu a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) e da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para abrir as portas e receber o público. No final da tarde de ontem, o diretorpresidente da Arena, Charles Maia, recebeu o sinal verde das autoridades. A autorização de funcionamento é temporária e tem validade de 127 dias. Até ontem, a realização de duas partidas de futebol (Alecrim x ABC e Confiança/SE x América) que serão realizadas no próximo domingo, dia 26, era uma incógnita. A dúvida era gerada devido à falta de dois documentos necessários em qualquer construção civil: Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Habite-se – de responsabilidade da Semurb. Sem ambos documentos, o prédio não é liberado. Após uma série de vistorias por parte do Corpo de Bombeiros, onde foram apontadas algumas falhas no sistema sonoro de detecção de incêndio e ausência de alguns corrimões em cor-

redores. Segundo o comandante do CBM/RN, coronel Elizeu Lisboa Dantas, as incorreções foram sanadas e o estádio está liberado. “A Arena das Dunas não é apenas bonita. Ela é segura”, disse após entregar o AVCB a Charles Maia e ao titular da Semurb, Marcelo Toscano. O encontro dos representantes da Arena, CBM/RN e Semurb ocorreu na sede dos Bombeiros. Durante a reunião, Marcelo Toscano entregou o documento que autoriza a realização de jogos e outros eventos no estádio por um determinado período. Até o dia 30 de maio, o espaço vai funcionar com uma “autorização especial temporária”. O documento é uma espécie de Habite-se temporário expedido pela Semurb. O titular da pasta explicou que o Habite-se (liberação definitiva) depende de outras obras no entorno da Arena. A principal delas está sob responsabilidade do Município. Trata-se do sistema de drenagem do estádio. “Já estava acertado que o Habite-se só seria expedido pela Semurb quando a obra do túnel de drenagem do estádio estivesse concluída. Esse projeto fica pronto em maio. Só então, vamos liberar o Habite-se”, afirmou Marcelo Toscano.

Semurb explicou que o Habite-se (documento definitivo) depende de obras no entorno do estádio, entre elas, a de drenagem JOANA LIMA

Bombeiros criou força-tarefa para concluir análise a tempo

Bombeiros e Semurb se reuniram com representantes da OAS

Charles Maia agradeceu o empenho dos órgãos envolvidos na questão e afirmou que, até a Copa, os eventos na Arena não contarão com a capacidade máxima do público – 32

mil pessoas. “Cada jogo será um teste. Vamos trabalhar com 10% abaixo da capacidade total”, colocou. Para a rodada dupla deste domingo, estão disponíveis 27 mil lugares.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) montou uma espécie de força-tarefa para conseguir expedir, em tempo hábil, o Atestado de Vistoria (AVCB). A administração do Arena das Dunas entregou a solicitação da última vistoria no dia 14 de janeiro. Em nove dias, o departamento técnico do CBM/RN analisou os projetos de engenharia e arquitetura compostos por 300 páginas com desenhos e outras informações. Para dar conta do trabalho, o comando do corporação designou os 40 homens do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) da corporação. Segundo o coronel Elizeu Dantas, apesar de “pouco tempo e muito trabalho”, a análise das “pranchas” – nome

das folhas com desenhos dos projetos – foi feita de forma rigorosa e obedecendo as normas técnicas. “Os bombeiros do Serten se dedicaram de forma exclusiva a esse trabalho. Por isso, conseguimos entregar o atestado hoje [ontem]”, explicou o comandante. O parecer final do Serten) garante que o Arena das Dunas, com 77.783,50 metros quadrados de área construída, preenche as exigências das Normas de Prevenção e Combate a Incêndio conforme a Lei 4.436, de 9 de dezembro de 1974, combinado com o Decreto nº 6.576, de 3 de janeiro de 1975.

+

PAGINAS 7 E 16 Arena inicia a venda de ingressos


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

natal

Fetarn cobra efetivação de políticas para o semiárido « ESTIAGEM » Federação alerta que, a se configurar um novo período de seca, o Governo do Estado precisa acelerar ações e programas no interior

« PARKINSON »

Pesquisa abre um novo caminho para tratamento Estudo de Nicolélis aponta a recuperação de neurônios a partir de estímulos elétricos

ALEX RÉGIS

M

esmo com o prognóstico da meteorologia apontando para a possibilidade do inverno este ano ficar 40% abaixo do normal, o tesoureiro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido da Costa, diz concordar com as afirmações dos meteorologistas de que o quadro ainda é de indefinição em relação ao período chuvoso, entre os meses de fevereiro e maio: “A gente sabe que a quadra invernosa no Rio Grande do Norte e na região Nordeste pode começar até o fim de março”. Manoel Cândido afirmou que a Fetarn “não tem uma expectativa própria” como os técnicos dos estados nordestinos que estão reunidos na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mas acha que “não está fora do prazo para se ter alguma definição se haverá ou não inverno no Estado”. Mas, a configurar um novo período de seca, Manoel Cândido disse que apesar das políticas sociais virem minimizando os efeitos da falta de chuva no interior, existe uma preocupação quanto a efetivação de algumas ações por parte do governo estadual, que são implementadas lentamente. Segundo Cândido, “a renegociação das dívidas anunciadas pelo governo federal ainda no ano passado, foi efetivada, mas o governo do Estado, por exemplo, vem atuando lentamente”, como foi o caso do Garantia-Safra, que o governo só veio dar a sua contrapartida no fim do ano passado, referente ainda ao ano de 2012. Cândido disse que, apesar disso, o agricultor continua com

IGOR JÁCOME repórter

O

Estudos meteorológicos indicam a possibilidade de a estação chuvosa ser 40% abaixo do normal

A renegociação das dívidas anunciadas pelo Governo Federal, no ano passado, foi efetivada, mas aqui o Governo do Estado vem atuando lentamente” MANOEL CÂNDIDO tesoureiro da Fetarn

a esperança de haver inverno suficiente para garantir a reposição de água dos pequenos mananciais e da pastagem para o

viver TERÇA A SÁBADO NA TRIBUNA DO NORTE

rebanho, que foi dizimado em mais de 40%. Já a reunião do Comitê da Seca que ocorreria na tarde de ontem, a fim de avaliar o prognóstico feito na reunião da Funceme, em Fortaleza, de que há probabilidade de o inverno ser 25% acima do normal, 40% abaixo do normal e 35% dentro do normal, acabou sendo adiada para as 17h30 da próxima segundafeira, dia 27, como habitualmente é realizada na Governadoria. Para minimizar a falta de pastagem para o rebanho bovino, o governo anuncia que já foram entregues 240 mil sacos de torta de algodão em 17 postos de distribuição de ração para sete mil agropecuaristas do Rio Grande do Norte, a um custo de R$ 14 milhões. A governadora Rosalba Ciar-

lini declarou em Tangará, na manhã de ontem, que o critério para receber a torta de algodão, é de que os beneficiários devem ser fornecedores do Programa do Leite e dos municípios inseridos no decreto de situação de emergência assinado desde abril do ano passado. Outra exigência é apresentação da declaração de vacinação do gado contra a febre aftosa. Entre outras ações desenvolvidas para reduzir os efeitos da seca, a governadora disse em Tangará que estão sendo investidos R$ 30 milhões na ampliação da capacidade hídrica da adutora Monsenhor Expedito Medeiros, a fim de reforçar a oferta de água na região do Trairi, além da construção de 289 barragens submersas dentre as 3,7 mil que serão construídas em todo o Estado.

13

resultado surpreendente de um estudo coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolélis, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), foi publicado ontem (23) na revista online Scientific Reports, do grupo Nature. O uso de estímulos elétricos na coluna vertebral de camundongos e ratos apontou o que pode ser um novo caminho para o tratamento da doença de Parkinson. Os pesquisadores descobriram que, a longo prazo, um tratamento baseado em pulsos elétricos na coluna vertebral, protegeu neurônios dos animais, que deveriam ter morrido. O estudo foi realizado em uma parceria de pesquisadores do IINN-ELS e da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Doutor em Ciências Biomédicas, o bioquímico chileno Rômulo Fuentes, que trabalha desde 2011 no instituto em Natal, foi um dos participantes da pesquisa. De acordo com ele, os testes foram feitos na universidade norte-americana, enquanto os resultados foram analisados no Brasil. “Em 2009, nós publicamos um estudo em camundongos e ratos em que mostramos que a estimulação na coluna melhorava os efeitos do Parkinson. O animal recuperava a função motora que é um das principais coisas afetadas pelo Parkinson. Ele é importante porque essa doença não tem cura, é crônica, e milhões de pessoas no mundo têm”, explicou em entrevista à TRIBUNA DO NORTE. “O melhor tratamento”, detalha o bioquímico, “é o fármaco, que traz complicações, outros problemas motores, com o uso prolon-

gado; e tem a estimulação cerebral profunda, mas que requer implante de eletrodos dentro do cérebro do paciente, por isso não é tão acessível. Na prática, apenas 5% dos pacientes tem esse sistema. Essa proposta é uma alternativa a mais para os pacientes. Ela é importante porque, também precisa de cirurgia, mas é menos invasiva”. A novidade é justamente que o tratamento a longo prazo evitou a morte das células que morreriam por causa da toxina que é aplicada nos roedores para simular a doença. “Neurônios que eram para morrer ficaram vivos. Ainda não sabemos porque, mas o tratamento protege, de alguma maneira. Também não sabemos ainda se isso acontecerá com os pacientes”, coloca. Descobrir como ocorre esse processo e se o tratamento também funcionará nos humanos será deverá nortear o rumo do trabalho de pesquisa. Um único eletrodo, com duas placas é instalado sobre a coluna, na altura do tórax, e emite um pulso elétrico, que chega até o cérebro. Os camundongos e ratos passaram por meia hora de teste, duas vezes por semana, durante seis semanas. Segundo Rômulo Fuentes, centros de clínicos da França, do Japão, da Itália e dos Estados Unidos testaram o método em pacientes, que tinham eletrodos implantados na coluna por outros motivos e também foram diagnosticados com Parkinson, e comprovaram a melhoria imediata do quadro motor das pessoas, em níveis distintos, variando de caso em caso. O portador da doença, que é degenerativa, apresenta tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, de se equilibrar e até de engolir. Ainda de acordo com o bioquímico, o quadro dos pacientes continua a progredir mesmo depois de dois anos de testes. Os exames para comprovar os efeitos de longo prazo, a proteção das células, deverão ser feitos com humanos, de acordo com o andamento da pesquisa, mas não há previsão para início.


14

natal

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

“Grande Hotel, Ducal, agora o Reis Magos. Ai de ti, Natal, pq deixas a gangrena do abandono devorar as histórias mais belas do teu passado...”

« ELIANA LIMA »

Do desembargador federal Marcelo Navarro, depois da informação da intenção do grupo pernambucano em derrubar parte do Hotel Reis Magos, na praia do Meio

elianalima@tribunadonorte.com.br

MÁRLIO FORTE

BLOG DO PLANALTO

Ainda...

1 – PORTARRETRATO

Não foi apenas o sistema de segurança do setor de convidados que falhou, na inauguração do Arena das Dunas. O detector de metais do pórtico para o acesso de jornalistas também apresentou defeito. Aliás, não só um, mas nenhum dos dois aparelhos trazidos pela segurança funcionou. A solução foi usar um detector manual. A desorganização deixou muitos coleguinhas “quarando” no sol inclemente, enquanto os seguranças da Presidência Dilmais resolviam o problema.

O artista plástico Iaperi Araújo exibe o quadro que pintou, retratando a Arena das Dunas, que foi presenteado à presidenta Dilma

trica e iluminação pública.

Holofotes O MPB Petrobras volta a Natal, dia10defevereiro,comshowdocantor e compositor carioca Paulinho Moska, no Teatro Riachuelo, que apresentará o seu último trabalho: CD e DVD “Muito Pouco Para Todos”. Abre a noite a cantora Clara Menezes,acompanhadapeloviolão dopai-músicoRicardoMenezes.Ingressos, a preços populares, à vendanabilheteriadoteatro-R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

2 – FLASHES... Na chegada para a inauguração do Arena das Dunas, os apaixonadóns Júlia Arruda e Renato Quaresma

1

Chiclete, Asa, Aviões

MÁRLIO FORTE

...De Arena

3 - ...DE UMA...

A governadora Rosalba não mediu esforços para sair nas fotos ao lado de Dilma. Foram vários “chega-pra-lá” em que se interpunha entre ela e a presidente. O telão do novo estádio exibiu o momento em que o prefeito Carlos Eduardo também recebeu um, na hora em que posavam ao lado do painel em homenagem a Marinho Chagas.

Um pote de mel para quem acertar de quem são tão bem torneadas pernas...Dica: é poderosa municipal

4 - ...INAUGURAÇÃO As jornalistas Juliska Azevedo e Juliana Celli

2 MÁRLIO FORTE

...Das Dunas Até um operário das obras do estádio teve que abrir espaço para Rosalba sair na foto ao lado da presidente. Que, aparentemente, não chamou a governadora para dividir o registro e queria ser fotografada com os trabalhadores.

E mais AAbelhinha-Mundialficoucuriosa por demais para saber o que Dilma e Carlos Eduardo trocaram em rápidas palavras, no momento em que os dois se encontraram, já na área interna da Arena.

Rodas Uma das sensações da inauguração do Arena das Dunas foi o Segway PT. Pois é, tem PT. É uma nova aquisição do Samu Metropolitano para a Copa do Mundo. Trata-se de um diciclo (meio de transporte de duas rodas lado a lado) que foi criado inicialmente para pessoas com deficiências visuais, pois sua rede de sensores, mecanismos e sistemas de controle permite o autoequilíbrio e a deslocação em duas rodas.

Asprincipaisatraçõesdoúltimo finaldesemanadoTamandaréFest no litoral sul pernambucano, hospedam-se nos hotéis da rede Pontes Hotéis. Chiclete com Banana e os integrantes da banda Aviões do Forró ficam no Mar Hotel. Asa de Águia se divide entre o Mar Hotel e AtlantePlaza.Curiosamente,ostrês grupos reservaram, no total, a mesmaquantidadedeacomodações,23 cada. Durval Lelys, foi o único que fezsolicitaçãoespecial,masnadaexcêntrico. Pediu cesta de frutas com bananas,maçãs,peras,mamõespapaya e ameixas, além de cocos verdes e garrafas de água mineral em temperatura ambiente.

4

3 imediato do cargo, pela segunda vez, um dia depois dela receber, como governadora, com pompas e circunstâncias, a presidente Dilma para os holofotes de inauguração da Arena das Dunas.

guar com a presidente Dilma, e o presidente da Câmara Federal, HenriqueAlves,sentiramaoverem homens encapuzados sacudindo o carro. Pensavam que a van ia virar. Para alívio, não passou de susto.

Urnas

Tarja preta

Por falar no TRE, a corte eleitoraliniciouotreinamentodeestagiários, de nível médio e superior, que atuarão na revisão biométrica que acontecerá a partir do próximo dia 28 nas 33ª e 34ª Zonas Eleitorais, abrangendoosmunicípiosdeMossoró, Baraúna e Serra do Mel.

Além do governo estadual devolver mais de R$ 12 milhões de verbas federais destinadas para reforma de delegacias, referente a 2013, o deputado Fernando Mineiro (PT) alerta que este ano já foram conveniados 30 milhões de reais para a área “e vem mais por aí”. Promete montar um sistema de acompanhamento e divulgação da aplicação dos recursos, para que a sociedade fiscalize. Informa que “foram assinados 14 convênios com

Então

Medo

O TRE até que foi bonzinho com Rosalba. Julgou o processo que rendeu o seu afastamento

Foi a sensação que os integrantes da van onde estavam ministros que desembarcaram em solo poti-

diversos objetivos (além de outros três com a Prefeitura do Natal)”.

Nervos Baixa no estoque de Lexotan. Na expectativa da abertura das propostas técnicas para a publicidade do governo estadual, programada para hoje.

Alvo O Ministério Público do Trabalho no RN pede na Justiça a condenação do Maxxi Atacado, na Grande Natal, em R$ 17 milhões por dano moral coletivo. Segundo o MPT, os funcionários cumprem excesso de jornada, “em alguns casos chegando a trabalhar até a madrugada”. A empresa, do Grupo Walmart, recusou-se a assinar ter-

Inscrições vão até segunda

mo de ajuste de conduta. Assim, requer também a regularização da jornada e a conceder intervalos para descanso aos empregados, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Luz econômica Até domingo, a Cosern distribuirá com os consumidores residenciais que comparecerem ao estande da companhia ao lado da Feirinha de Pium, litoral sul, três lâmpadas fluorescentes compactas econômicas. Recebem os usuários em dia com a Cosern e não tenham participado de outra ação de doação de lâmpadas nos últimos três anos. Também distribuirá kits com jogos educativos e cartilhas informativas sobre uso seguro e eficiente da energia elé-

O Grupo “Mater Dei” realizará o I ‘Retiro com o Padre Airton Freire em Natal’, sob o tema “Setenta vezes Sete” (Mt 11,21-22), dia 26, na Escola de Governo. Junto com os seus colaboradores, o sacerdote desenvolve mais de 30 trabalhos sociais beneficiando crianças, jovens e idosos, nas áreas de saúde, educação, de assistência social, habitação, entre outras. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

« COLMEIA » Hoje tem coro de parabéns para a soprano coloratura Alzeny Neto, Renata Grilli (que segue com o marido Cláudio para Beirute, onde ele será o primeiro adido da Marinha Brasileira no Líbano), Sonali Rosado, Menga Leão, Ésio Costa, Rubens Cyro.

à

O Baile de Máscaras do Clube de Engenhariia, agendado para o dia 14 de fevereiro, foi cancelado, “por motivo de força maior”.

à

EMANUEL AMARAL

« SELEÇÃO DE PROFESSORES » SME está recebendo cadastro de profissionais

para vagas temporárias em vários níveis da educação municipal de Natal

C

erca de 300 pessoas estão chegando, diariamente, à sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) para entregar a documentação necessária ao processo de seleção simplificada. Até a próxima segunda-feira (27), a SME está fazendo o cadastro de profissionais para ocuparem vagas temporárias na educação in-

fantil, professor intérprete de Libras (surdo e ouvinte), língua portuguesa e para professor dos anos iniciais. Os salários variam entre R$ 1.334,52 e R$ 1.639,34 e as inscrições custam R$ 50,00. De acordo com Justina Iva, a SME não tem a quantidade definida de professores que serão contratados, definição que depende

do resultado das matrículas do ano letivo de 2014 e de possíveis afastamentos e aposentadorias de professores efetivos. A seleção terá validade de dois anos. O resultado parcial será divulgado no dia 29 e, após julgamento dos recursos, o resultado final deve ser publicado no dia 4 de fevereiro. O contrato terá duração de seis

meses e pode ser prorrogado três vezes, chegando a dois anos. “Hoje, cerca de 10% dos professores da rede estão afastados por motivo de licença, e nós precisamos cobrir essas vagas”, explica Justina Iva. Atualmente, a SME tem 3.644 professores efetivos , 644 educadores infantis e 478 servidores temporários (11% dos servidores).

Mais de 300 profissionais estão procurando a SME diariamente


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

HOJE NA TV

11h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo 21h - Panorama Esportivo

Confira a charge de Brum, na coluna Apito Final, relacionada ao esporte.

17h30 - Campeonato Francês: Lille x Rennes; SporTV 17h45 - Copa da Inglaterra: Arsenal x Coventry City; ESPN

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

ARENA DAS DUNAS INICIA VENDA DE INGRESSOS • Página 16

TN ONLINE

Acompanhe todos os detalhes sobre a partida do América na Copa do Nordeste. www.tribunadonorte.com.br

esportes

15

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 24 de janeiro de 2014

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

O adeus e a Arena das Dunas Por pouco, por muito pouco o primeiro jogo na Arena das Dunas, neste domingo, 26, não coincide com o mesmo dia da última partida disputada no estádio João Machado, em 2011. O jogo que fechou as cortinas do est´dMachadão e iniciou a demolição aconteceu dia 23 de abril, jogo do Estadual, ABC 1x0 Alecrim, gol de Cascata no último minuto do 2º tempo. A vitória assegurou ao Alvinegro a conquista de um dos turnos do Estadual, enquanto o América sobrava e o Alecrim se embaralhava mais uma vez. Para reavivar a memória das torcidas do ABC e Alecrim, eis os dois times: ABC com Wellington, Pio, Tiago Garça, Alessandro e Renatinho, Basílio, Reinaldo, Jackson e Gabriel, Ederson e Leandrão. Técnico, Leandro Campos. O Alecrim FC, cujo treinador era o desconhecido Anax Morais, jogou com Dida, Igor, Ramon, Cleiton e Nêgo, Carioca, João Paulo, Fernando e Fabinho, Acácio e Luiz. Por ironia, dois dias antes havia falecido aos 72 anos o ala esquerdo Jácio, um dos ídolos do Verdão nos anos 70. apesar de não ter sido campeão estadual pelo seu clube.

ABC encara tensão e riscos logo no início da temporada « CAMPEONATO ESTADUAL » Sem conseguir vencer

e apresentando futebol abaixo da média, o Alvinegro vai entrar em campo pressionado contra o Alecrim JÚNIOR SANTOS

O “sinuca de bico” do ABC Para muitos, o futebol só é emocionante por conta de suas surpresas e alternâncias. Enquanto o ABC FC chega à quarta rodada do Campeonato Estadual sem ganhar uma só partida e estar na última colocação do seu grupo, inclusive correndo sério risco de ficar à margem do restante do Estadual ou – acredite leitor, risco de cair pa-

ra a 2ª divisão em 2015, ano do centenário do clube. A molecada gostava muito de chamar isso de “sinuca de bico”. Vejam só: o vizinho time do Fortaleza/CE completou anteontem sua sétima vitória seguida no Estadual, 100% de aproveitamento. No futebol cearense, é um feito inédito esse do Tricolor do Pici.

Festa no Barretão

Era o que faltava

Guindado surpreendentemente à condição de líder do seu grupo no Campeonato Estadual/2014, além de manter-se invicto, o Globo obteve a primeira vitória de sua existência de clube da 1ª divisão da FNF já que se trata de um clube novo, fundado há alguns meses. Foi também a primeira vitória do time global depois de ascender à divisão de profissionais. Para o ABC, teve a coincidência da derrota ser na data em que o clube chegava aos oito anos de existência do “Frasqueirão”, no dia 22/01/2006, quando abriu os portões pela primeira vez, empatando em 1x1 com o Alecrim FC, em jogo festivo.

A declaração do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira, 48 horas atrás, de que o seu clube vai tentar junto à CBF incluir o Rubro-negro na Copa do Nordeste. E quando alguém estranhou porque na Copa do Nordeste, se o clube é filiado à Federação de Futebol do Rio de Janeiro, ele respondeu que o Flamengo é uma associação de todos os brasileiros, Para muitos, dificilmente o Flamengo encontrará guarida na sua ideia, com o argumento de que os jogadores reclamam tanto do excesso de jogos, calcule acrescentando outro torneio, e mais jogos.

Ceará lidera a Copa NE Com o máximo de dois jogos para cada clube na Copa do Nordeste, só um participante até agora soma seis pontos, que é o Ceará (do grupo “C”), vindo em seguida Potiguar/M, Santa Cruz e CSA, com quatro. Com três pontos, estão América/RN e Sergipe. Os demais têm entre um ponto e zero ponto, no caso, Treze/PB e Confiança/SE, adversário dos rubros no domingo na Arena das Dunas. O Treze/PB, que vem cumprindo campanha muito fraca, é o único time a ter zero ponto em três partidas. Nordeste versus Sudeste Pelo menos na primeira rodada de três competições brasileiras, a Copa do Nordeste foi a de melhor média de público pagante, com 7.335 assistentes pagando ingresso, o Paulistão 5.083 e o Carioca 3.006. Levando-se em conta as populações paulista, carioca e nordestina, vê-se que o interesse dos torcedores do Nordeste foi bem maior. Os últimos resultados foram estes: Vitória da Conquista 2x2 CSA, Treze 0x1 Ceará (gol da vitória já nos acréscimos), Confiança 1x3 Vitória e Bahia 1x1 Sta. Cruz/PE

Enfim, fez-se justiça Sempre que era chamado para pronunciar-se sobre sua participação nas providências visando Natal como uma das sedes da Copa, o presidente da FNF, José Vanildo insistia no que parecia haver um boicote de alguns setores locais alijando-o de qualquer interferência e prestígio nos assuntos da Copa em Natal e a Arena das Dunas.

« CARTÃO AMARELO »

O técnico Roberto Fernandes mostra decepção com o rendimento da equipe que está jogando

A

ntes do início da primeira fase do Estadual, o ABC era apontado por todos como o favorito a conquistar o título, já que, como América e Potiguar estão disputando a Copa do Nordeste, o alvinegro entraria com grande vantagem, por ser o time com maior investimento. Mas, na prática a situação é outra. Em quatro jogos, o time empatou três e perdeu uma, ficando na última colocação do seu grupo e correndo sérios riscos de ficar de fora do restante da competição, já que, de acordo com o regulamento, os últimos colocados de cada grupo, ao término dessa fase, se enfrentam para decidir quem é o rebaixado. Aquele que sair vencedor do confronto, não cai, mas, em compensação, fica de fora das fases seguintes, que vão ter as entradas de América e Potiguar. Com o término da quarta rodada, no grupo A aparece a equipe do Globo em primeiro lugar, com seis pontos, seguido de Alecrim e Palmeira, com quatro pontos cada um e o ABC, em último,

com apenas três. No grupo B, o líder é o Baraúnas, com oito pontos, seguido do Coríntians de Caicó, com sete, Santa Cruz com seis e o ASSU com apenas um ponto. Se a competição terminasse hoje, ABC e ASSU iriam jogar entre si para decidir quem seria o rebaixado para a segunda divisão em 2015. Para não correr nenhum risco, o alvinegro tem que vencer seus próximos dois compromissos, contra o Alecrim, domingo, na inauguração da Arena das Dunas e o Palmeira de Goianinha. Para tentar evitar o pior, o técnico abecedista, Roberto Fernandes, já adiantou que pretende utilizar o time que considera titular, o que não vinha acontecendo nas partidas anteriores, já que ele vinham privilegiando a parte física. “Para domingo a gente deve colocar em campo o máximo de jogadores que estão de fora, o que já estava dentro do planejamento”, antecipou. Mas, jogadores considerados titulares, e que, segundo Fernandes, ainda estão precisando de um melhor condicionamento físico, de-

« BARCELONA »

Caso Neymar provoca renúncia do presidente Após acusações relativas ao valor da contratação, Sandro Rosell deixou o clube

B

arcelona, (AE) - O presidente do Barcelona, Sandro Rosell, renunciou ontem ao cargo. Acusado de ter sonegado o valor real da contração de Neymar, muito mais cara do que o revelado, o dirigente se reuniu na Espanha com a junta diretiva do clube e entregou o cargo de forma irrevogável, conforme anunciou em entrevista coletiva. O dirigente, em discurso lido todo em catalão diante de centenas de jornalistas, afirmou que renunciava ao cargo para preservar o clube e também a sua própria família. Rosell garantia que a operação para o Barcelona se reforçar com Neymar teve um custo

de 57,1 milhões de euros (aproximadamente R$ 184,7 milhões). Mas segundo uma denúncia, o preço real seria de 95 milhões de euros (R$ 307 milhões), em razão de comissões pagas para as partes envolvidas na transação. De acordo com informações do jornal espanhol El Mundo, publicadas na última segunda, o Barcelona pagou comissões secretas à família de Neymar para que o jogador optasse pelo clube catalão. Nos supostos contratos secretos estariam 8,5 milhões de euros que iriam para o pai de Neymar. O Barcelona ainda teria pago 7,9 milhões para reservar eventuais promessas que surgissem no Santos e mais 9 milhões de euros para jogar um amistoso contra o clube. A essa conta ainda deveriam ser somadas comissões para a realização de projetos sociais nas favelas, em um valor de 2,5 milhões de euros e outras verbas milionárias.

vem continuar de fora. “Não vou colocar em campo um Gilmar, Daniel ou Somália que ainda não está preparado e que corre risco de se lesionar”, afirmou. Outros jogadores, que vinham atuando como titulares, devem perder a vaga, já que, de acordo com o comandante abecedista, não corresponderam as expectativas e atletas que antes eram considerados carta fora do baralho, já ganham status de imprescindíveis. “Esta não vai ser a cara do ABC na temporada mas esperava que esses jogadores que estão em uma condição física melhor pudessem segurar a peteca e não foi assim. A vida é feita de oportunidades. Alguns jogadores, que no inicio da temporada não eram para ser titulares, tiveram a oportunidade de observados. É melhor que a gente observe as falhas e carências neste momento do que dentro da segunda fase do Estadual. Dos meias que nós temos à disposição não resta dúvida que Júnior Xuxa joga, mas ele está com cinco quilos acima do peso e assim não vai jogar”, finalizou.

« FÓRMULA 1 »

Williams revela os detalhes do novo carro

L

ondres (AE) - A Williams se tornou ontem a segunda equipe da Fórmula 1 a exibir as primeiras imagens do carro que irá utilizar na temporada de 2014. Um dia após a Force India fazer o lançamento online, a escuderia inglesa também usou o seu site oficial para apresentar o design do modelo FW36, ainda com a pintura toda em azul, sem os patrocinadores habituais. A mudança mais clara em relação ao carro usado em 2013 pela Williams foi a presença de um bico mais baixo e estreito, cujo desenho está diretamente ligado às exigências técnicas do novo regulamento técnico que a Fórmula 1 terá a partir deste ano. Em 2014, os carros da Fórmula 1 passarão a contar com motores V6 turbo, sendo que a Williams terá propulsores fornecidos pela Mercedes, que irão substituir os da Renault utilizados pela equipe baseada em Grove na temporada passada. Apesar da troca dos motores V8 aspirados pelos turbo V6 neste ano, o diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, afirmou que o design dos carros e as consequências proporcionadas por ele ainda terão um peso maior para o sucesso das equipes. “A F1 ainda vai ser uma fórmula aerodinâmica em 2014. Há algumas mudanças significativas: o nariz é menor do que no ano passado e a asa dianteira é mais estreita, o que significa que as placas terminais estão agora mais envoltas pelo pneu dianteiro. A asa traseira não é tão profunda como no ano passado, e a asa do feixe abaixo dela não é mais permitida, e nós também perdemos a capacidade de usar o escape para melhorar o desempenho aerodinâmico”, explicou Symonds. A apresentação oficial do novo carro da Williams está marcada para acontecer no próximo dia 28, em Jerez de la Frontera, na Espanha, palco dos primeiros testes coletivos de pré-temporada da Formula 1. A McLaren anunciou ontem que Stoffel Vandoorne será o seu piloto reserva na temporada de 2014. O belga faz parte do programa de jovens talentos da equipe inglesa.


16

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

esportes

Arena inicia a venda de ingressos « COPA 2014 » Após a liberação do Habite-se, os bilhetes para a rodada dupla começaram

a ser comercializados no site. Hoje vários pontos de vendas também estarão funcionando ALEX RÉGIS

O

s ingressos para a abertura da Arena das Dunas, no próximo domingo (26), já estão à venda desde ontem no site www.arenadunas.com.br – No entanto, desde a liberação do sistema de vendas até às 21h30 de ontem os interessados em comprar via internet encontraram dificuldades e uma mensagem de “erro de login” era sempre o destino final para os que acessavam o site. A partir de hoje, segundo informações da Federação norterio-grandense de Futebol – FNF as vendas passarão a ser feitas em vários locais da cidade e nas bilheterias da Arena. Os ingressos valerão para as duas partidas do dia: América x Confiança (às 16h), pela Copa do Nordeste, e ABC x Alecrim (às 19h), pelo Campeonato Potiguar. Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, o fato das vendas começarem muito próximo ao dia do jogo não prejudicam a operacionalização. “Nós temos até por pesquisa que cerca de 10% das vendas de ingressos são feitas de forma antecipada aqui no estado. Não é uma tradição do nosso povo. Sabemos que, nesse caso, será um pouco diferente pois além do público tradicional do futebol teremos os curiosos que querem ver a arena nova, mas ainda assim o esquema que será montado é suficiente”, comentou. O valor do ingresso varia de R$ 40 a R$ 70. Tem direito ao bilhete de meia entrada os idosos, estudantes, professores da rede pública, doadores de sangue e menores de dois a 12 anos. Crianças até dois anos não paga, mas devem estar acompanhadas dos pais. “A nossa expectativa é para que seja uma grande rodada, com excelentes jogos e com carga máxima de vendas”, especulou o presidente da FNF. Serão

ADRIANO ABREU

« CURITIBA » Reunião sela a paz com a Fifa O principal assunto na reunião do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, ontem, no Rio de Janeiro, encerrando mais uma visita ao Brasil do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi a situação da Arena da Baixada. Apesar da preocupação com o atraso nas obras do estádio de Curitiba, que pertence ao Atlético Paranaense, os dirigentes mostraram confiança. Valcke revelou preocupação. Ontem, porém, o discurso de todos foi de otimismo.

« ENCONTRO » Blatter recebe a presidenta

Bilhetes serão utilizados nas novas catracas eletrônicas da Arena

LOCAIS

A nossa expectativa é que seja uma grande rodada, com excelentes jogos no domingo” JOSÉ VANILDO presidente da FNF

disponibilizados cerca de 21 mil lugares, sendo que entre esses existem os ingressos destinados aos programas de sócios-torcedores de ABC e América. O esquema de segurança já está montado para o evento. Dentro da área da Arena das Dunas

VENDAS - Site oficial (até sábado, às 12h): www.arenadunas.com.br . - Bilheterias da Arena das Dunas América: - Shopping Cidade Jardim – Loja Móvel América Futebol Clube - Sede do América - (Espaço Sócio Dragão) ABC: - Frasqueirão - ABC Store

300 profissionais de segurança privada farão o trabalho de contenção. Eles estarão acompanhados de perto pelos Policias do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que executarão suas atividades apenas em emergências ou quando solicitados.

Até ontem pontos de vendas não haviam recebidos os ingressos

TCU ameaça com punição para os atrasos em obras Os gestores federais responsáveis pelas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo no Brasil poderão ser multados e punidos pela atraso na entrega dos equipamentos previstos na Matriz de Responsabilidade. A ameaça foi feita ontem pelo relator-geral das obras da Copa no Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Valmir Campelo, após terminar uma inspeção no terminal de passageiros do porto do Mucuripe, em Fortaleza - o local atingiu o estágio de 90% de conclusão e a promessa é de entrega em março. “Estes gestores poderão ser multados e punidos, inclusive com inelegibilidade, por estes atrasos nos aeroportos e portos. Mas não sem antes darmos o am-

plo direto da defesa”, informou Valmir Campelo. Hoje, Valmir Campelo e comitiva de técnicos do TCU visitam as obras do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A ampliação na capital cearense é a que está mais atrasada entre os aeroportos que serão utilizados na Copa, com somente 29% das estruturas finalizadas. A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estuda a possibilidade de construir uma estrutura provisória no aeroporto para atender os turistas, que irão a Fortaleza para assistir a seis jogos, devido ao anuncio da consórcio responsável pela obra no Pinto Martins de que não entregará o terminal de passageiros ampliado até junho.

A presidente Dilma Rousseff garantiu ontem, em Zurique: fazer estádio “é simples” e, em uma iniciativa cuidadosamente coreografada com a Fifa, tentou passar uma imagem à imprensa internacional de que o Brasil está pronto e que as polêmicas com a entidade máxima do futebol não existem. Dilma fez a sua primeira visita à sede da Fifa, em um esforço de selar a paz com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e mostrar união faltando menos de cinco meses para a Copa.

hoje na tv 16h30 - Campeonato Alemão: Borussia Mönchengladbach x Bayern de Munique; ESPN Brasil 16h30 - Campeonato Francês: Lille x Rennes; SporTV 16h45 - Copa da Inglaterra: Arsenal x Coventry City; ESPN Internacional 17 h00 - Golfe: PGA Tour (Farmers Insurance Open); ESPN+ 17 h00 - Campeonato Europeu Masculino de Handebol: Dinamarca x Croácia; BandSports 20h30 - Superliga Feminina de Vôlei: Praia Clube x Pinheiros; SporTV 22 h00 - NBA: Chicago Bulls x Los Angeles Clippers; ESPN Internacional


TELEFONES ÚTEIS Detran STTU Reboque 24h

3234-1214 3232-9120 3201-2960

PREVENÇÃO

Falta de revisão no carro pode trazer danos ao proprietário. PÁGINA 2

PRODUTO

Confira os lançamentos da BMW no Brasil em 2014. PÁGINA 2

MITSUBISHI L200 TRITON: A PICK-UP PREMIUM DO MERCADO • PÁGINA 3

CRIANÇA

Até que idade deve se usar o bebê conforto? PÁGINA 3

autos&motores Editor: Fernando Siqueira [fernandosiqueirarn@gmail.com

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 24 de janeiro de 2014

Lançado no mercado nacional o Mercedes-Benz sedã “CLA”

»

O automóvel Mercedes-Benz CLA 200 Turbo 1st Edition traz design diferenciado e esportivo e ampla lista de equipamentos de série.

A

Mercedes-Benz traz ao Brasil o CLA 200 Turbo 1st Edition, edição especial de lançamento, com ampla gama de equipamentos de segurança, direção e conforto. O novo integrante da geração de compactos estabelece uma nova categoria. O coupé de quatro portas com design esportivo possui motor 1.6 turbo com 156 cv de potência e 250 Nm de torque, injeção direta de combustível, sistema ECO start/stop e transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT com sete marchas. O modelo combina linhas agressivas e dinâmicas com detalhes de estilo que deixam claro seu DNA, como o design da grade dianteira. Esteticamente, o design do Mercedes-Benz CLA é paralelamente funcional. O desenvolvimento do modelo garantiu o menor coeficiente aerodinâmico do mundo entre veículos produzidos em série (Cd=0,23), um dos fatores a contribuir para a eficiência no consumo e baixas emissões de CO2.

»

Motor 1.6 turbo com 156 cv e transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT garantem desempenho dinâmico.

»

Com Cd de 0,23, o CLA estabelece nova referência mundial em eficiência aerodinâmica para veículos produzidos em série. FOTOS: DIVULGAÇÃO

Segurança

O Mercedes-Benz CLA 200 Turbo 1st Edition se destaca pelo design que integra esportividade e apelo jovial

Estilo O CLA chega ao Brasil para disputar o mercado interessado em estilo, design e modernidade, sem deixar de lado a qualidade e segurança. Não por acaso, proporções claramente esportivas e uma linguagem dinâmica de design deixam claro, à primeira vista, que o CLA faz parte de uma nova era na história da Mercedes-Benz. A ausência da coluna central entre as janelas laterais e o jogo entre superfícies côncavas e convexas dão a este cupê com quatro portas um visual inconfundível. As características do veículo incluem o capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com contorno em forma de diamante. Os faróis bixenônio e os LEDs das luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico criam um efeito de difusão luminosa. À noite, eles geram uma assinatura que define a aparência energética do carro e, durante o dia, proporcionam uma jovem expressão facial. Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as molduras das rodas flui na direção da traseira em uma linha descendente característica. Outra linha, mais sinuosa, marca a musculatura dos ‘ombros’ acima do eixo traseiro, enquanto a terceira se estende em uma curva envolvente desde a roda dianteira para trás. Juntas, estas linhas dão força, profundidade e dinamismo ao perfil lateral, ressaltado também pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos. As linhas da traseira reforçam a impressão de largura, mostrando força e disposição atlética por meio do jogo entre a curvatura das superfícies e bordas. O contorno do teto suavemente inclinado e a curvatura da

namiza o fluxo de ar sob o carro.

A traseira do CLA apresenta lanternas inovadoras e bem dispostas

janela traseira proporcionam ao CLA um caráter esportivo. A impressão dinâmica da parte posterior resulta principalmente do recuo das colunas C e da musculatura dos ombros sobre as molduras das rodas traseiras. As lanternas, dispostas em forma de flecha, são envolvidas pelas linhas dos ombros que se estendem para dentro da traseira e sua orientação horizontal acentua a força estética do conjunto traseiro. As duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, são um toque esportivo adicional. O grande teto solar panorâmico deslizante/oscilante reforça o estilo jovem do CLA . O conjunto consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro. A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira de forma natural, como um elemento de estilo totalmente integrado ao design do carro. Caso deseje, o motorista pode proteger o interior dos raios solares acionando uma tela de isolamento, ao toque de apenas uma tecla.

Interior A linguagem de design avançada e esportiva do CLA 200 Turbo 1st Edition também se eviden-

cia no interior do veículo. A parte interna tem uma aura de qualidade especial ressaltada por seus traços, pela seleção e as combinações de materiais de qualidade. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em uma aparência metálica elegante. O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, lembrando turbinas a jato, uma reminiscência do superesportivo SLS 63 AMG. A direção do fluxo de ar é controlada por um inserto galvanizado . O display com 17,8 cm, que se eleva ao centro, tem painel dianteiro em laca pretopiano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz. O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e Sd-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming. O CLA 200 Turbo 1st Edition é equipado com bancos integrais na frente e atrás, com acabamento em couro sintético ÁRTICO e tecido, reforçando seu caráter esportivo. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo

Internamente o painel de instrumentos é o grande destaque

2+1). Costura pespontada colorida é disponibilizada de acordo com as opções selecionadas para o acabamento interno. O padrão de acabamento dos bancos é replicado nos painéis internos das portas, que combina o couro sintético ÁRTICO com frisos cromados. A forração do teto é preta, criando um ambiente simultaneamente acolhedor e ainda mais esportivo. O CLA vem equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação estrategicamente escolhidos, com destaque para as soleiras em alumínio iluminadas. A tonalidade quente é proposital, buscando aproximar o interior do veículo do aconchego de uma sala de estar.

Esguio por natureza Entre os diferenciais tecnológicos do CLA, merece destaque o Cd (coeficiente aerodinâmico) de 0,23. A área de arrasto, Cd x A, que é crucial para a resistência aerodinâmica, é de 0,51 m². As boas características do fluxo de ar, importante fator para o baixo consumo de combustível do veículo em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Entre elas, estão o baixo ombro da coluna A com uma geometria especialmente adaptada, espelhos retrovisores externos ae-

Ficha técnica Mercedes CLA > Preço R$ 150.500,00 > CLA 200 Turbo 1st Edition > Motor 4 cilindros em linha, turbo, 16 válvulas > Cilindrada - 1.595 cm³ > Potência - 156 cv / 5.300 rpm > Torque máx. - 250 Nm entre 1.250 - 4.000 rpm > Aceleração 0-100 km/h em 8,5 s > Velocidade máxima - 223 km/h > Peso - 1.430 kg > Pneus - 225/40 R18 > Porta-malas - 470 litros > Tanque de combustível - 56 l > Dimensões:comprimento: .630 mm; largura: 2.032 mm; altura: 1.432 mm

rodinamicamente otimizados, o desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e defletores serrilhados nas molduras de rodas dianteiras e traseiras. A preocupação com a aerodinâmica também está em áreas não visíveis, a começar pelo fluxo de ar dentro do capô dianteiro. Ao mesmo tempo, a ampla cobertura da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro com sulcos especiais e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido, seguido pelo difusor, di-

O CLA 200 Turbo 1st Edition dispõe de suspensão dianteira tipo McPherson e suspensão traseira independente com braços múltiplos em alumínio, com três elementos de controle e um braço de arrasto por roda. Isso permite que as movimentações longitudinais e laterais sejam virtualmente independentes entre si. Uma característica específica do CLA é a separação flexível do suporte do eixo traseiro, que beneficia o conforto de rodagem. Os cubos de rodas e suportes de molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas. Outro importante item é a direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e contribui de forma decisiva para melhorar a eficiência total do veículo, já que a assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado. O sistema também dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada. Numerosos sistemas de assistência dão apoio ao motorista no CLA e reduzem a necessidade de esforço. O sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso. Fundamental para a segurança do veículo, o sistema de frenagem adaptativo concentra, além de suas funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, précarregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado. A segurança passiva em caso de colisões é assegurada por um conjunto composto de sete airbags. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, há dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista. A estrutura da carroceria, que utiliza 66% de aço de alta e ultra-alta resistência, também é fundamental para garantir ótima proteção aos ocupantes do veículo.


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Especulando AURINO ARAÚJO

Estórias do fusca (241) Se alguem olhar - de relance - para a foto acima, provavelmente será levado a pensar que o carro nela retratado é um Fusca dos mais antigos...

autos & motores

Falta de revisão pós-férias pode trazer danos ao carro « PREVENÇÃO » Oficina Brasil fornece dicas dos itens que devem ser revistos

na volta das férias, checados para se evitar problemas durante o ano

FOTOS: DIVULGAÇÃO

M

Porém, verificando-a com mais atenção, verá que não é! Trata-se de um legítimo Mercedes-Benz de 1934. Talvez seja lícito chamá-lo de “primorico”dosFusquinhas,considerando-se que, anos mais tarde os carros daquela marca se tornariam mundialmente famosos, carregando um símbolo de elevado status. Ademais, a semelhança citada acima não foi bem uma dessascoincidênciasdavida,uma vez que – segundo consta – FerdinandPorscheteriaoferecidoaos fundadoresdaMercedesemStuttgart, seu projeto do Volkswagen Sedan, anosantesdetorná-lorealidadesobopatrocíniodoFührer... O automóvel que vemos ali, tal como os futuros “primos pobres”, de Wolfsburg, tinha motoratrás,demodestos25cve,também como estes, trazia a janela traseira no estilo bi-partido, mais tarde, apelidada pelos americanos de “split-window” quando os Fusquinhas - aos milhares e levados em navios cargueiros transatlânticos - invadiram os States. Um ciclópico e horrorosamente anti-estético terceiro farol dianteiro central “ornamentava” o capuz do Mercedes com cara de Fusca. Motores traseiros em automóveis já existiam na Alemanha

em fins do século dezenove, mas os Mercedes 130; 150 e 170 H lançados no país , fruto do aperfeiçoamento de protótipos construídos à partir de 1930 - antes, portanto, de Porsche conseguir viabilizar seu projeto - não obtiveram otremendosucessoalcançadopelos Volkswagens, que só começaram a ser fabricados em série pouco tempo depois. Sendo menores e mais aerodinâmicos – conseqüentemente mais econômicos tal como exigiam os rigores da época – e, certamente embalados pela maciça propaganda do ministro Goebbels, os Fuscas nasceram predestinadosaosucesso,maistarde tornando-se os carros mais conhecidos no mundo, únicos com produção contínua por mais de setenta anos. O MERCEDES CENTO E TRINTA, COM A CARA DO FUSQUINHA. Em produção logo extinta, Foi lançado no mercado De um Fusca, adaptado, O MERCEDES CENTO E TRINTA. Do Volks, trazia a pinta, Conservando a mesma linha E atrás, a janelinha, Tinha vidro bi-partido, No Mercedes construído, COM A CARA DO FUSQUINHA

ás condições das estradas, maresia, areia ou lama. A viagem de férias desgasta o carro, que deve passar por um check-up completo antes de encarar a volta à rotina. A Oficina Brasil - maior rede de franquias deserviços automotivos - alerta para a importância de uma revisão pós-férias e indica os principais danos causados principalmente na parte de baixo do veículo. Segundo Antônio César Costa, consultor técnico da Oficina Brasil, um dos primeiros itens que precisam de revisão são as coifas das homocinéticas. Localizadas nas pontas dos eixos, essas peças de borracha são responsáveis por proteger a lubrificação das homocinéticas e garantir o bom funcionamento da peça, que dá direcionamento às rodas. Conforme o consultor, um dos indícios de que as coifas estão com problemas são rangidos enquanto se contorna uma curva. "É uma peça barata, custa ent re R$ 20,00 e R$ 30,00, mas se não receber a atenção devida, pode levar à troca de toda a homocinética, que não sai por menos R$ 150,00", alerta. "Umaoutradicaérealizaruma boa lavagem na parte de baixo do veículo para retirar todo o vestígio de areia ou barro. Mas é importante lembrar que se deve evitar, durante a limpeza, o uso de qualquer produto que possa ser agressivo às borrachasdasuspensão,comoóleo queimado,óleodemamonaouóleo diesel", explica o consultor.As estradas mal pavimentadas, vias secundáriasquelevamasítios,fazendasepraiasmaisafastadastambém

O carro deve ser submetido a revisão, a fim de superar possíveis desgastes de peças e conjuntos

podem causar danos ao sistema de suspensão do carro. Nessa lista, devem ser checadas as bandejas, pivôs, terminais e também o sistema de rodagem, como pneus e rodas. "Temos um cliente que, após uma viagem para o Nordeste, veio até nós apenas para um check- up. Qual não foi nossa surpresa quandodescobrimosqueosquatropneus comprados dias antes das férias apresentavam bolhas pelo lado interno e que foram causadas pelas más condições das estradas. Pneus nesse estado são perigosos, pois podem estourar e causar um acidente

grave", adverte Antônio César. O consultor também alerta para os filtros de ar e de combustível que também merecem atenção especial, pois estando fora da região habitual, muitas vezes o carro é abastecido em postos cuja qualidade do combustível não se pode assegurar. "Combustível de má qualidade, o famoso 'combustível batizado' e com impurezas são prejudiciais para o motor, que começa apresentar falhas e queda no rendimento", completa César. A Oficina Brasil possui 50 unidades espalhadas em diversas re-

giões é especializada em manutenção de todos os itens da parte de baixo do automóvel (escapamentos, amortecedores, freios, alinhamento e balanceamento, sistema de ar, injeção eletrônica, arrefecimento, suspensão, direção, pneus, troca de óleo, etc.) e dispõe em suas unidades de um ambiente de oficina diferenciado, com recepção climatizada, cyber café, espaço para leitura com mini-biblioteca e TV com programação variada e filmes. O objetivo é oferecer aos clientes momentos de descontração durante a espera pelo reparo do automóvel.

Película precisa ser escura? « MOSTRA » Tecnologia foi apresentada no AutoEsporte ExpoShow.

Feira também mostrou pneu que tem 5 anos de garantia contra furo

D

ez entre dez colecionadores de carros antigos rejeitam a ideia de aplicar uma película de controle solar, temendo a alteração da aparência original – o grande atrativo quando se trata de automóveis clássicos. Por outro lado, a ausência do “insulfilm” pode deteriorar, após muita exposição ao sol, alguns elementos da cabine, como volante e estofamento. Uma solução pode ser a película transparente, que rebate o calor causado pelos raios solares - mas não a luz. Esta tecnologia foi uma das atrações do AutoEsporte ExpoShow, edição de 2013 em São Paulo. Além desse item, outros adventos para carros foram expostos no evento, como é o caso de um selante que evita que o pneu fure por até quatro anos. No caso do "insulfilm", o dispositivo tem como princípio os

vantagem de durar mais tempo. A garantia é de 5 anos. Há, no entanto, quem prefira se proteger dentro do carro tanto do calor quanto da luz. Nesse caso, é recomendável a aplicação das duas películas, uma sobre a outra.

Pneu 'antifuros'

A película não precisa ser muito escura para proteger o automóvel

óculos 3D usados nos cinemas, rejeitando o raio infravermelho, aquele que não se pode ver, mas apenas sentir. Assim, a luz visível – geralmente rebatida nas

películas convencionais – não é barrada. Outra vantagem da película transparente é que ela é regulamentada pelo Detran”. Essa película também tem a

PRODUTOS: lançamentos da BMW no Brasil A BMW AG fez, dia 13, durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit (Estados Unidos), a estreia oficial dos automóveis M3, M4 e Série 2. A temporada de lançamentos do Grupo BMW no Brasil começa em abril, quando o “Série 2” desembarcará, inicialmente na versão 235i, de 304 cavalos de potência; a 228i chega em seguida. O veículo que dará sequência aos lançamentos da montadora alemã é o elétrico “i3”, que será apresentado ao mercado nacional em setembro. A gama de elétricos da BMW, no entanto, só se expandirá em 2016, quando o esportivo “i8” começa suas vendas no Brasil. O “M4” tem passaporte carimbado para o Brasil para o 2º semestre (a data exata ainda não está definida). Curiosamente, a BMW não dá como certa a vinda do M3. No entanto, disse estar “tentando” importar o modelo.

Chaves de fenda, pregos e outras ferramentas apareciam fincadas em um pneu em um dos corredores no AutoEsporte ExpoShow, mas o equipamento não apresentava nenhum vazamento de ar. A "mágica" é produzida pelo uso de uma substância, chamada de selante, formada por água, fibras e substâncias adesivas. O produto é inserido dentro do pneu, no mesmo compartimento que leva o ar, mas enquanto o pneu está vazio.


autos & motores

Circulando FERNANDO SIQUEIRA

Até que idade deve-se usar o “bebê conforto”? A resolução que regulamenta o transporte infantil é a “277”, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de maio de 2008. Ao contrário do defendido por alguns especialistas, o Contran, ao editar a lei, não considerou o peso e a altura da criança, mas apena a idade. E assim ficou definido:

Idade O “bebê conforto”, instalado no sentido contrário ao de movimento do carro, deve ser usado pelo bebê com idade de até UM ano. Em seguida, vem a “cadeirinha”, que pode ser voltada para a frente e tem que ser usada até que a criança complete QUATRO anos. E, finalmente, dos QUATRO aos SETE e meio anos, o correto é que a criança sente sobre o assento de elevação ou booster, usando o cinto de segurança do carro, mas de modo que a “fita” não encoste em seu pescoço. Depois disso, por lei, a criança está liberada para sentar no banco traseiro, como qualquer adulto, mas, ainda por questão de segurança, os pais ou responsáveis devem observar, também, se o cinto de segurança não está resvalando no pescoço e se a curva dos joelhos coincide com a do banco. Aliás, especialistas da área da saúde recomendam que os pais ou responsáveis não tenham “pressa” para mudar de fase, desde que o dispositivo ainda esteja de acordo com o peso e a altura da criança (descrito no manual do produto), pois quanto mais tempo permanecer no dispositivo anterior, mais segura ela (criança) estará. Outro detalhe a ser observado é que a criança só está apta a ser transportada no carro no banco da

frente depois dos DEZ anos de idade. No entanto, há três exceções (Resolução 391, do Contran): a) quando o veículo automotor tiver somente banco dianteiro (pick-up cabine simples, por exemplo); b) quando a quantidade de crianças transportadas exceder a lotação do banco traseiro (nesse caso, deve-se sentar na frente a mais velha e/ou de maior estatura); c) quando os cintos desegurança traseiros forem subabdominais. Em todos os casos, também é preciso que se use o dispositivo de retenção adequado, sendo observado outro aspecto, que são os airbags. Para conduzir uma criança, o banco do carro com airbag para o passageiro da frente deverá ser ajustado na última posição de recuo (a não ser que haja outras recomendações do fabricante). Nesse caso, o dispositivo de retenção não pode ser colocado em sentido contrário ao de movimento do carro, nem pode ser bandeja ou acessório equivalente.

Multa O descumprimento de qualquer das recomendações acima é infração gravíssima, implicando em multa de R$ 191,54, além de perda de 7 pontos na CNH e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. Pior, no entanto, é deixar a criança em risco

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

3

L 200 Triton: a “pick-up” premium do nosso mercado « FACE LIFT » Modelo recebeu melhorias interessantes que fizeram com

que permanecesse no patamar considerado “topo de linha” do segmento FOTOS: DIVULGAÇÃO

A

pick-up Mitsubishi L200 Triton, lançada no Brasil em 2008, é considerada pelo mercado nacional como veículo altamente robusto e confiável. Além disso, tem “design” diferenciado, ótimo pacote de equipamentos e o moderno motor diesel de injeção eletrônica direta do tipo “common-rail”. Agora, a L-200 Triton é disponibilizada em 9 versões, a partir do cruzamento de 6 padrões de acabamento (GL, GLS, GLX, HLS, HPE e SAVANA); três motorizações (3.2 diesel, 3,5 flex, e 2.4 flex); duas transmissões (4x2 e 4x4) e dois câmbios (manual e automático). Na linha 2014, todas as versões apresentam novidades, como o novo tanque de combustível, agora com capacidade para 90 litros, que garante autonomia de 1.000 quilômetros nas versões a diesel. No entanto, algumas receberam um tratamento mais diferenciado. O pacote comum contempla o tratamento acústico da cabine (que aperfeiçoou o isolamento do motor, da transmissão e das caixas de rodas) e o reforço estrutural do chassi (que aumentou a resistência a flexões e torções), que resultaram em ganhos de conforto e dirigibilidade. Além disso, a Mitsubishi L-200 Triton ficou ainda mais silenciosa e estável. A nova suspensão SDS (Soft Dynamic Suspension), por seu turno, com amortecedores

Rodas, grade, para-choque, maçanetas e retrovisores cromados sinalizam a versão “HPE”

que controlam a distensão e o fechamento do conjunto através de válvulas que limitam o fluxo interno do óleo, foi outra melhoria significativa. O motorista percebe o benefício disso ao passar por obstáculos (comuns nas operações urbanas e nas fora-deestrada). Ao ultrapassar uma lombada, por exemplo, nota-se que dianteira da pick-up não “mergulha” de forma agressiva na saída do obstáculo, como é comum nas pick-ups. Nesse item,

a Triton passou a ser referência entre suas concorrentes. As versões com tração integral e câmbio automático, contam com novo diferencial traseiro híbrido (LSD Hybrid), que combina características dos sistemas de acoplamento viscoso com os mecânicos, tipo “Torsen”, sensíveis ao torque, com ganhos de estabilidade, segurança e capacidade de ultrapassar obstáculos. As versões diesel ganharam, ainda, câmbio automático de 5 velocidades (an-

tes eram de 4). Com uma marcha a mais, foi possível escalonar melhor as relações, encurtando a 1ªe a 2ª- (para dar mais agilidade nas arrancadas) e alongando a 5ª(para conforto e economia, graças ao funcionamento em regimes mais baixos). Além disso, a nova caixa de marchas permitiu à engenharia da Mitsubishi remapear o motor, extraindo dele mais força: a potência subiu de 170 para 180 cavalos e o torque, de 35 para 38 mkgf.

O computador de bordo « ELETRÔNICA » Centrais de dados do automóvel se sofisticam a cada

momento, agregando valor (entretenimento) e melhorias à segurança

Construa seu carro O Lobine, segundo Isadora Carvalho, é praticamente o único automóvel de representatividade histórica, dos fora de série nacionais. Construído por Fábio Birolini e Alaor Espósito, ele é um esportivo ano 2005, que usa motor central traseiro de 300 cv de potência, da Volkswagen. Você deseja construir seu próprio carro? Esse sonho está mais perto de ser realizado do que você pensa. Existe em São Paulo um curso que ensina, em um dia, os segredos de você se tornar um projetista construtor. Ele dá as bases de como começar e os cuidados para desenvolver um projeto veicular. Você vai aprender o quanto pode economizar ao desenhar um carro e onde encontrar os materiais necessários. As aulas contemplam des-

AUTO-SHOPPING

de itens mais técnicos, como motor e ergonomia, até o processo de homologação. O custo do curso é de R$ 500,00 (ebtech.com.br) Outro curso, é o que ensina como restaurar carros antigos, ministrado pelo Clube do Carro Antigo, também em São Paulo, com 3 meses de duração. É o 1º- do Brasil (clubedocarroantigo.com.br)

O

s computadores de bordo estão dominando, cada vez mais, o universo automotivo mundial. As centrais multimídia surgiram em torno de 1987. Na época eram somente mostradores rudimentares, que mostravam, entre outras coisas, informações de autonomia e consumo. Atualmente, os carros têm telas sensíveis ao toque e exploram a conectividade com o telefone celular, permitindo fazer ligações e acessar músicas e fotos. Com o advento da direção elétrica, é possível espalhar sensores e programar o computador de bordo para o carro mexer volante e fazer a “baliza” sozinho. Antigamente, os sistemas eletrônicos entraram apenas para fornecer dados de consumo e autonomia. Hoje, eles radiografam o veículo e amanhã irão promover a interação do automóvel com o entorno. O Volkswagen Fox, por exemplo, possui sistema eletrônico interativo herdado do Novo Golf, que dá alertas sobre como dirigir de forma econômica; excesso de velocidade e necessidade de revisão mecânica.

O automóvel Ford Fusion Hybrid reconhece trajetos via GPS e opera com motor elétrico

O Fiat Uno R, em 1987, versões topo de linha, trazia o check control, com luzes que indicavam porta aberta, pastilhas de freio gastas e lâmpadas queimadas. Hoje, o motorista pode acionar o computador de bordo de alguns modelos mais sofisticados

e o mesmo, através de um sistema, manté o carro na faixa de rolagem, além de regular a distância em relação aos demais que estão à sua frente (caso da Rang Rover Sport Em breve, promoverá a condução autônoma do carro. Rastreadores permitirão a comunicação entre os veículos e com

a própria cidade, ajudando a diminuir os engarrafamentos a partir da melhoria do ajuste dos semáforos. Algumas fábricas de automóveis avaliam a possibilidade de transferir parte dos comandos para o celular e fazer “painéis de instrumentos” mais simples.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

autos & motores


PROGRAME-SE Programa do Dr. Oz chega ao Brasil PÁGINA 2

COPA 2014

DESTAQUES DA TV

Astros da música norte-americana Pitbull e Jennifer Lopez cantarão na abertura da Copa com Claudia Leitte. PÁGINA 4

Ruy Castro e Luis Fernando Veríssimo conversam sobre os campeões de venda na TV Brasil PÁGINA 2

LIVRO ABORDA A GERAÇÃO 1973, QUE FEZ A MÚSICA LIVRE DAS AMARRAS DOS MOVIMENTOS • PÁGINA 3

BLOG AGITOS E BALADAS Confira vídeo com opções de lazer

tribunadonorte.com.br/agitosebaladas

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 24 de janeiro de 2014

Revitalizando

o Memorial Itajubá

YUNO SILVA Repórter

O

sobrado número 63 da rua Chile, na Ribeira, é a sede de projetos e ideias que orbitam em torno da figura controversa de Ferreira Itajubá. Pintado como uma pessoa sisuda ao longo do tempo, mesmo com registros apontando seu lado circense e boêmio, pouco se conhece do poeta que circulou pelo bairro histórico na virada do século 19 para o 20. A intenção de recompor essa memória serviu como alicerce para “Itajubá – Memorial e Espaço Cultural”, um dos 14 projetos aprovados no FIC 2013. A proposta é ampla, está orçada em R$ 280 mil, envolve parceiros nacionais e inclui a restauração do imóvel, e os R$ 30 mil garantidos pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura darão início à transformação do lugar em um local para produção, reflexão e irradiação de arte e cultura. A meta é transformar o sobrado em memorial e centro cultural, com direito a galeria de arte, café, área para eventos e espetáculos, lançamento e venda de livros, realização de palestras, vivências e cursos. Pelos planos, na entrada do sobrado funcionará o memorial sobre Ferreira Itajubá, com exposição permanente sobre o poeta. “Os recursos do FIC 2013 vão viabilizar programação específica de literatura proposta pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), que chega para somar a uma proposta maior”, informou o artista plástico Novenil Barros. “Como a casa é vinculada a história do poeta, o projeto reforça a imagem de Itajubá. Queremos popularizar a imagem dele, uma figura brincalhona, bem diferente da imagem que a elite criou e passou adiante”. De fato: Manuel Virgílio Ferreira, que incorporou ao nome artístico o “Itajubá”, mantinha um circo nos fundos da casa e fazia todos os personagens se fosse preciso. Apesar de citado pelo poeta modernista Manuel Bandeira (1886-1968), que escreveu que o Brasil “deveria conhecer melhor Itajubá”, até hoje não se sabe ao certo se ele nasceu em 1875, 76 ou 77, se em Natal ou Touros em Natal. O que se sabe dele é que não lançou nenhum livro em vida e morreu doente e pobre aos 35 anos no Rio de Janeiro, onde foi enterrado como indigente. “Há uma pesquisa permanente em torno da vida e da obra de Ferreira Itajubá que precisa chegar às escolas. Estou na cola dos vestígios dessa história, tentando localizar a família

Com projeto aprovado no Fundo Municipal de Cultura, recursos nacionais oriundo do Mais Cultura e parceiros como a ong Braseco, projeto “Itajubá – Memorial e Espaço Cultural” vai transformar o bonito sobradinho em espaço de arte, educação e ecologia. Novenil Barros e josé Martins estão à frente da empreitada FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

cançar a proposta completa é preciso “fazer por etapas” e que esses R$ 30 mil são apenas para a primeira fase: “Vamos iniciar a instalação do memorial e fazer a pintura dos dez portais (arcos no muro) no pátio interno”. Ele destacou a busca por outros parceiros fora do RN e a inscrição do projeto em editais nacionais.

Diálogo com o Iphan

Sobrado centenário da rua Chile já foi bar e agência de propaganda. Recentemente servia de “backstage” do Festival DoSol

Espaço catalisador

Há uma pesquisa permanente em torno da vida e da obra de Ferreira Itajubá que precisa chegar às escolas” NOVENIL BARROS, Artista

e vendo a possibilidade de reeditar livros para reavivar a figura do poeta junto a nova geração”, informou Novenil. “Achavam que ele era doido, mas Itajubá estava muito à frente de sua época: era seresteiro, mulherengo, briguento, poeta. Se dava bem com canguleiros (Ribeira/Rocas) e xarias (Cidade Alta). Trabalhou no porto e conhecia tudo aqui na Ribeira”.

Como Novenil faz parte do Conselho Municipal de Cultura, comissão responsável pela aprovação dos projetos no Fundo, teve o cuidado para não misturar as coisas: o artista plástico ocupa, ainda que de forma tímida, o sobrado desde 2012, e de lá para cá vem firmando parcerias como essa com a SPVA – a entidade mantém, atualmente, seu escritório por lá. O proponente do projeto é José Antônio Martins Neto, poeta e atual presidente da SPVA-RN. Também professor do IFRN, Zé Martins está envolvido até o pescoço com seu Doutorado e preferiu passar a bola para Novenil. “Meu tempo está meio corrido, tenho que fazer medições de 5 em 5 minutos para minha pesquisa, por esse motivo conversei com Novenil e ele vai te passar todas as informações”, disse Martins. De acordo com a descrição do projeto aprovado, o espaço “atua como catalisador de esforços dos diversos segmentos da cultura e das artes, fomentando ações que ampliem o sentimento crítico de reflexão e mobilização, visando modificações sociais relevantes e sustentáveis”. Novenil adianta que para al-

Segundo Novenil, a ong Braseco (SP), demonstrou interesse em dois projetos ambientais. “O programa Mais Cultura, do governo Federal (MEC/MinC), também aprovou um projeto nosso e espero que até março teremos mais R$ 40 mil para desenvolver novas atividades”. O artista plástico informa que a formalização dessas parcerias estão se dando através da ong potiguar IDEA (Instituto de Desenvolvimento, Educação e Planejamento Ambiental), que possui mais de dez anos de atividades no RN e tem como foco educação, arte e ecologia. “Temos proposta para ocupar uma casa na Praia dos Artistas, que amplia nossa atuação para questões esportivas”, acrescenta. Outra frente de atuação é o projeto Conexão Ribeira, que pretende envolver outros espaços culturais em atividade no bairro. “Um dos objetivos principais, além da própria valorização da Ribeira, é aproximar o Iphan-RN desse movimento. Queremos estabelecer um diálogo com o Instituto, que precisa ser mais sensível à proximidade de questões do patrimônio com o fazer artístico no bairro”.

Pagamento do FIC Espaço ganhará o memorial dedicado ao poeta Ferreira Itajubá

Espaço vai receber exposições, lançamentos de livros e oficinas

Uma das preocupações dos proponentes de projetos aprovados no Fundo, após o calote da gestão anterior, é quanto ao pagamento do incentivo. De acordo com Josenilton Tavares, consultor de projetos da Fundação Capitania das Artes, “os pagamentos estão garantidos. Os procedimentos burocráticos foram cumpridos e estávamos no aguardo da publicação da LOA (Lei Orçamentária Anual) que saiu este fim de semana. Dácio Galvão (presidente da Funcarte) informou que não há risco do FIC ficar sem recursos; e como o Conselho Municipal de Cultura voltou a se reunir, acredito que até a primeira quinzena de fevereiro teremos o FIC 2013 quitado.”


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CZN

Carga pesada

Reencontro

A intensidade dramática de seus personagens é um dos principais interesses de Anita Amizo na hora de aceitar um papel. Não é à toa que a atriz se identifica com as tradicionais minisséries bíblicas da Record, tramas conhecidas por seus gêneros intensos. Escalada para dar vida à submissa Samara no episódio “A Mulher Encurvada”, da série ‘’Milagres de Jesus’’, ela será a principal amiga da protagonista Miriam, interpretada por Roberta Gualda, e vai ajudá-la nos momentos mais difíceis. “A Samara sente muita piedade por ela. Tenho cenas fortes e bonitas. Principalmente quando a minha personagem descobre que a Miriam perdeu o filho”, explica. Durante a fase de produção da minissérie, Anita passou por um longo período de laboratório e preparação, que incluem palestras com historiadores sobre a época retratada. “Tivemos de controlar nossas emoções e gestos. Brasileiro é muito expansivo e não

“Em Família”, próxima novela das nove, é anunciada por Manoel Carlos como sua despedida dos folhetins. A partir de agora, o autor pretende se dedicar apenas a obras menores. Por isso, Manoel Carlos decidiu contar em seu elenco com diversos atores que obtiveram destaque em suas antigas tramas. Caso de Bruna Marquezine, que viveu a sofrida Salete em “Mulheres Apaixonadas”, sua estreia na tevê. No entanto, para ter a atriz em sua novela, o autor precisou solicitar uma liberação a Manoel Martins, diretor geral de Entretenimento da Globo. “Liguei para ele e pedi para ter a Bruna. Ela já estava reservada para outra produção”, afirma.

Tempo curto podíamos fazer movimentos bruscos. Tudo era contido”, lembra. Nos próximos meses, a atriz irá se dedicar ao teatro. No entanto, já expressou seu desejo de continuar nos

projetos bíblicos da Record. “É uma produção que é meu estilo. Me senti muito confortável. Vou batalhar para ter mais personagens épicos”, torce.

Vai e volta Aguinaldo Silva pretende seguir uma narrativa não-linear em “Doctor Pri”, novo seriado da Globo. Por isso, enquanto os pacientes contam suas histórias no consultório da protagonista, a trama terá diversas inserções de ‘’flashbacks” e saltos no tempo, recurso pouco utilizado em suas novelas. Com Gloria Pires no papel principal da psicóloga Priscila, o seriado tem estreia prevista para segundo semestre.

De carona A repercussão do Emmy Internacional de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro por “Doce de Mãe” fez com que a Globo acelerasse a exibição da primeira temporada do seriado, inspirado no telefilme homônimo que foi ao ar no ano passado.

A baixa audiência de “Além do Horizonte” está afetando o tempo de duração da novela. A Globo está exibindo capítulos mais curtos da trama de Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Sem intervalos comerciais, o folhetim tem duração de 36

« NOVELAS »

minutos. Embora tenha menos tempo de exibição, a novela não deverá ser encurtada. “Geração Brasil”, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, tem estreia agendada para o dia 5 de maio, como previsto desde o início.

Foi bem O desempenho de Julio Andrade, o Joaquim de “Serra Pelada – A Saga do Ouro”. O ator domina os principais momentos em cena e praticamente desaparece com Juliano, interpretado por Juliano Cazarré.

Foi mal A falta de sincronia do áudio de “Milagres de Jesus”. Com uma produção rebuscada, a minissérie caiu em um erro primário, evidenciando a falta de atenção nos momentos de finalização. ★★★

Hoje, a Record exibe o episódio “O Presente”, da oitava temporada de “CSI: NY”. A estreia de ‘’Milagres de Jesus’’, na última quarta, registrou 10 pontos de audiência.

« PROGRAME-SE » Programa do Dr. Oz chega ao Brasil Por Tonica Chagas

LC diz a Lili que William morreu

Pérsio e Lutero vão à delegacia denunciar o desaparecimento de Rebeca

Malhação Globo 17:30 Júlia tenta convencer Anita de que é possível que Antônio tenha divulgado o vídeo, como Ben sugeriu. Anita visita Antônio na instituição, que consegue manipulá-la contra Ben. Paulino e Sofia descobrem que o vídeo foi divulgado de um celular. Sofia diz a Flaviana que fará com que Sidney assuma que ainda a ama.

Chiquititas SBT, 20:30 Armando sugere contratar Tobias para um comercial do Café Boutique. O juiz diz a Carol que é impossível reverter o processo de adoção. Ao sair da delegacia, Carol acha uma menina suja, no lixo.trata-se de Maria. Carol oferece comida. A menina fica com medo, mas segue Carol até a casa dela.

Joia Rara Globo 18:00 Franz, disfarçado de idoso, procura a casa onde Silvia está, mas é expulso por Bibiana. Toni passa a noite com Gaia. Valter entrevista Davi para a vaga de gerente. Hilda termina com Toni. Pilar conta a Manfred o plano de Franz. Ernest finge passar mal e é levado para o hospital.

Amor à vida Globo 21:00 Pérsio, Paloma e Lutero vão à delegacia denunciar o desaparecimento de Rebeca. Aline fica tensa quando César fala com o delegado sobre a médica. Pérsio liga para Rebeca, que confirma a história de Aline. Eron pede para dormir na casa de Niko.

Além do Horizonte Globo 19:00 Celina e Nilson tentam esconder William de Selma, Rita e Romildo. LC manda Angelique passar a noite ao lado de Lili, e orienta Líder Jorge a levar os dossiês para a Polícia Federal. Kléber mente para LC sobre o destino de William. LC diz a Lili que William morreu. Kléber vê William na casa de Celina.

Pecado Mortal Record 22:30 Patrícia fica apavorada ao ser pega por Veludo. Carlão espera ansioso por Veludo em quarto de hotel. Stella pede para Baldochi investigar possível local em que Picasso escondeu corpo de cunhado de Michele. Danilo fica revoltado quando Dorotéia o chama para ser seu secretário.

Nova York - Numa das primeiras participações do cirurgião cardíaco Mehmet Oz no programa dela, em 2004, Oprah Winfrey, dona do talk show mais popular da história da televisão americana, o chamou de “o médico da América”. O codinome pegou e, hoje, o doutor Oz lidera índices de audiência na quinta temporada do próprio programa, que já acumula cinco estatuetas do Emmy e é o conselheiro de saúde mais célebre do mundo. Capaz de explicar questões médicas de maneira que quase todo mundo pode entender, ele mesmo compara o objetivo do seu programa à prática de curandeiros em aldeias de séculos atrás: curar. Assistido por um público majoritariamente feminino em canais de TV de 118 países (no Brasil, inclui a nova programação do Fox Life, que estreia nesta sexta-feira, 24, e terá este ano episódios selecionados das temporadas 3 e 4 do Dr. Oz Show), ele segue a trilha de Oprah, a

madrinha poderosa, expandindo sua presença e influência via mídia eletrônica, impressa e digital. Há um mês, pelo blog.doctoroz.com, ele abriu a campanha de assinaturas para sua revista The Good Life, que chega aos leitores em fevereiro, e lançou o AskMD (Pergunte ao Médico, em tradução aproximada), um aplicativo gratuito para sistema IOS. Em resumo, o AskMD é um formulário que, com base em tecnologia de reconhecimento de padrões, define possíveis causas de sintomas e pode indicar médicos e hospitais. Os mais de 150 milhões de links para “doctor Oz” no Google é uma medida para a presença dele na mídia. O programa no qual o cardiologista aborda assuntos de saúde que vão do câncer a manchas nas unhas gerou o website com clipes dos episódios produzidos para a TV, uma lista enciclopédica de tópicos que incluem tratamentos baseados unicamente em alimentos,

« DESTAQUES DE HOJE »

Estreia temporadas de House of Lies e The Big C HBO, 20h e 20h30 O canal estreia no mesmo dia a terceira temporada de House of Lies e a última da comédia dramática The Big C. A primeira conta a história de um grupo de consultores que domina o jogo do mundo empresarial e usa truques para atrair poderosos CEOs. Em reuniões, bares e até na cama das pessoas mais influentes, a corrupção nos negócios é comum. Já The Big C traz a atriz Laura Linney no papel de Cathy Jamison, uma reservada e reprimida professora de Mineápolis que recebe uma notícia sobre uma doença inesperada.

Ruy Castro e Veríssimo conversam sobre os campeões de venda - TV Brasil, 17h30 Diverso investiga um fenômeno próprio da literatura: o que torna um livro um best seller? O programa busca saber por que alguns títulos caem no “gosto popular”, quem e o que determina esse sucesso. O programa mostra como o universo da literatura encara esse fenômeno, que gera preconceitos. Afinal, um livro necessariamente é ruim porque vende milhões? O programa entrevista a editora Luciana Villas Boas, os premiados escritores Ruy Castro e Luis Fernando Veríssimo.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Áries 21/03 a 20/04 Com a minguante lunar vem um tempo menos explosivo. Você pode se arrepender de atitudes estrepitosas, julgando-se menos capaz. Dá tempo de voltar atrás e pedir desculpas, rever decisões feitas de afogadilho. No campo das finanças compartilhadas e aplicações, mais ainda.

Touro 21/04 a 20/05 É no setor de parcerias que ocorre a minguante lunar de hoje —um toque astral para você repensar quem está na sua vida como parceiro, consultor ou conselheiro. Visão poderosa de Escorpião ajuda a revelar essências e então você saberá escolher seus pares. Focalize nisso.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Dura em média sete dias a fase lunar que ocorre hoje, propícia a revisões e reflexões, menos ativa e turbulenta do que a anterior. Excelente pra iniciar um programa sério e profundo de revitalização e saúde. Ótimo pra acertar detalhes da vida, e se livrar de pendências.

Câncer 21/06 a 21/07 É na área romântica que a minguante lunar incide com força hoje! E até 30/1 você conta com um instinto profundo de sobrevivência, sabendo muito bem onde se apoiar e o que esperar de quem ama. Assunto em pauta é fertilidade em todas as suas manifestações. Busque mais qualidade.

Especial exibe contos dos irmãos Grimm +Globosat, 21h Os irmãos Grimm são reconhecidos no mundo todo por suas fábulas infantis, escutadas e reproduzidas por gerações e gerações. O canal mostra algumas dessas histórias com a estreia de “Os Melhores Contos de Grimm”. Com vinte episódios, a série adapta os clássicos contos como Rapunzel e Branca de Neve. “Os Melhores Contos de Grimm” vai ao ar toda a sexta-feira, e seus episódios são reapresentados aos sábados às 2h, domingos às 9h, terças-feiras às 16h e quintas-feiras às 11h.

boletim informativo e sugestões de livros. Ele mesmo é autor de sete, todos campeões de vendas. A isso ainda se acrescentam a participação dele em outros programas de televisão e rádio, batalhões de seguidores em redes sociais e multidões que comparecem às clínicas públicas e gratuitas que ele faz. Antes de ser o “médico da América”, o filho de turcos Mehmet Oz já havia construído uma honrosa carreira na mesma profissão que o pai e o sogro. Formado em 1982 pela Harvard University, há mais de 20 anos o cirurgião especializado em transplante de coração é vice-diretor e professor do Departamento de Cirurgia do New York-Presbyterian Hospital, centro médico de referência internacional afiliado à Columbia University. Treinado em Paris pelo inventor das primeiras válvulas cardíacas artificiais e criador do coração artificial autônomo, Alain Carpentier, Oz tem a patente de uma

válvula aórtica que pode ser implantada pela virilha, sem necessidade de abrir o coração, e de uma solução para preservar o tecido dos órgãos. Ele credita a segunda carreira a sua mulher, Liza, que é produtora de TV e cinema. Em 2003, ela o colocou na série Second Opinion, programa de medicina feito para leigos pelo Discovery Channel. Oprah Winfrey foi uma das convidadas para discutir seus problemas de controle de peso naquele programa, retribuiu o convite e o levou para mais de 80 participações no programa dela provando que o médico era um grande sucesso, em 2009 Oprah produziu um programa exclusivo para ele. Oz não se importa com a alcunha de filhote da Oprah e segue os passos empresariais da mentora bilionária. Mas ele diz não ter nenhum tino para negócios. “Confio em pessoas mais inteligentes do que eu nessa área. Acho que sou um bom entertainer, posso fazer as coisas serem divertidas”, diz ele.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Cine Brasil apresenta O Samba Mora em Mim TV Cultura, 22h15 O Samba que mora em mim é uma co-produção entre Brasil e Portugal, com direção de Georgia Guerra-Peixe. Partindo de uma pesquisa autobiográfica, o filme sai da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e sobe o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, trazendo um relato pessoal do samba e da história da comunidade com depoimentos de: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta e DJ Glauber.

Estreia a série “10” Eurochannel, 19h Série produzida na Suíça é inspirada por Six Feet Under e Os Sopranos. Dirigido por Jean- Laurent Chautems, 10 conta a história de dez pessoas reunidas em uma mesa de pôquer. Desde um jovem triste até um agente de imprensa chinesa, e um jogador de pôquer profissional, todos têm algo a esconder. Mas eles não sabem que nem todos os jogadores estão lá para ganhar, e que a polícia mantê-los sob vigilância. A série tem lugar em um ambiente urbano e fornece os seus enredos de histórias e subhistórias.

Lua minguante em Escorpião acentua consciência de que recursos são finitos Leão 22/07 a 22/08 Depois de um tempo voltado às relações humanas, você está pronto pra checar se toda essa trabalheira e ambição tem ressonância com seus sonhos, com sua biografia, com seu passado. Se não tiver, tome estes dias para corrigir direções. Sensibilidade digestiva.

Virgem 23/08 a 22/09 A questão agora não é somente incorporar as novas tecnologias, os novos instrumentos, as pesquisas de ponta no seu trabalho. O desafio passa, a partir de hoje, a ser a mudança mental que estas novidades provocam na sua própria postura e entendimento do mundo.

Libra 23/09 a 22/10 O Sol em Aquário brilha a seu favor e fortalece sua criatividade, sua fertilidade e seu brilho pessoal. Mas tudo isso tem de ter base, fundamento em valores, e em recursos para vingarem. Nos próximos sete dias, pense em como adequar suas ideias a seus recursos reais.

Escorpião 23/10 21/11 Semana vai terminando sob o influxo positivo de uma Lua minguante em seu signo. Contrapondo à necessidade de socializar, agitar ideias e pessoas, surge a demanda por um mergulho profundo em si mesmo. Você tem estes dias para se cuidar e para se aprumar.

Sagitário 22/11 a 21/12 Descansar das batalhas do ego para se engajar em lutas coletivas, em interesses além do seu umbigo: a minguante lunar em Escorpião, que ocorre hoje, envia esta vibração para você curtir. Devoção e doação são essenciais. E coragem para encarar seus medos também!

Capricórnio 22/12 a 20/01 Fase mais calma começa para você hoje. Poderá se voltar a estudos, pesquisas e planejamentos. Nestes dias, evite atrelar planos futuros a amigos indecisos, para não sair prejudicado financeiramente. Embate entre valores e relações sociais. Escolhas difíceis.

Aquário 21/01 a 19/02 Lua minguante hoje, em Escorpião, propõe novas reflexões: como somar naturalidade à ambição de ser o demolidor de mitos. O desafio é bom, deverá ser encarado, e atender a ambas as demandas. Certas liberdades pessoais precisarão ser readequadas. Em nome do principal.

Peixes 20/02 a 20/03 É agora, com as boas vibrações da Lua minguante, que você vai conseguir juntar as pontas de uma charada pessoal. Tem a ver com seus brios, com o que merece viver. Novas necessidades amorosas pedem atenção. Em vez de fugir para teorias abstratas, aja aqui e agora.


Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

viver CEDIDA

3

CANINDÉ SOARES

Artesanato Tem início, hoje, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal a 19ª Feira Internacional de Artesanato do RN-Fiart. Por lá, participação de 385 stands, com artesãos locais, nacionais e de 15 países, além de uma excelente programação cultural e gastronômica. A feira segue até o dia 02 de fevereiro. Vale conferir!

Ação no Campo O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, realiza hoje mais um Projeto Ação no Campo. Dessa vez, ele fará o encontro ao lado dos auxiliares no projeto de Assentamento Favela, onde a reunião atenderá às comunidades de outros assentamentos como Mulungunzinho, Favela Cordão de Sombra 1 e Cordão de Sombra 2, Sítio do Meio, entre outros.

Mossoroenses presentes à inauguração da Arena das Dunas: Karume Nascimento, Rachel, Jonas Filho e Roberta Rosado LARISSA MARINHO

» RAIO X »

Em cena De volta ao palco do Teatro Riachuelo a dupla Zé Lezin e Cinderela apresentam o a comédia “Em briga de marido e mulé ninguém mete”. No espetáculo, eles formam um casal enxaqueca que vive eternamente entre tapas e beijos. A apresentação é logo mais às 19h. Imperdível!

UFC em Natal

Tropicaliente O colunista tibauense Márcio Custódio está com tudo prontinho para mais um tradicional “Verão Tropical”, festão que vai rolar logo mais às 22h, no restaurante Álibi, em Tibau, com animação da banda Nagib Acário e do Dj Gabriel Sodré com seu projeto Sax in the House. A noite promete!

O deputado federal Felipe Maia e Natália, o senador José Agripino e Anita. Família reunida na sessão corta fitas

eee No Espaço Happy Hour do Tenda Restaurante vai rolar muita MPB, hoje, com o cantor Ivan Júnior, a partir das 21h. eee A cantora Natali Vox agita o Planeta Água do Hotel Thermas, hoje, a partir das 20h. eee Hoje é dia de enviar os parabéns para Gregório Rosado, Disraeli Macedo Heronildes e Sonali Rosado, pela passagem do aniversário.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Com a ilustríssima presença da presidenta Dilma Rousseff e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi inaugurado anteontem o tão esperado estádio Arena das Dunas. E quem esperava um “espetáculo” de abertura teve que se contentar com uma solenidade bem normal, bem sem nada. Assim, estrutura do Rio Grande do Norte passa a ser a sétima entre as 12 sedes do mundial a ter as obras concluídas. Na ocasião, a presidenta elogiou a arena e ressaltou a beleza do estádio “é tão bonito quanto Natal”. Estiveram também presentes na cerimônia a governadora Rosalba Ciarlini, deputados estaduais, federais, ministros, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e curiosos em geral.

George Azevedo

Gol de placa

Dia 25 de fevereiro é noite de despedida de Bárbara Elali como Miss Natal

Teste seu português TEREZINHA BELOTE CHAMAN

Está confirmado: Natal será sede do UFC. O evento está programado para acontecer no dia 23 de março, no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte da capital. No octógono uma das revanches mais esperadas, o excampeão dos pesos meiopesados Maurício Shogun Rua enfrentará o excampeão do Pride o americano Dan Henderson. Atrações locais também estão confirmadas. Jussier

Formiga, Ronny Markes e Gleison Tibau. Faltando aí o “bom de briga” Gaspazinho, que fez a maior presença no “reality”global Tuf/Brasil.

com os demais personagens. É simplesmente incrível!

Bodas de Prata

Circula convite de casamento do empresário Karume Nascimento e Rachel, agendado para o dia 08 de fevereiro no belíssimo Hotel Casa do Mar, em Icapuí | CE – vizinho a Tibau. A cerimônia começará às 17h em pleno por do sol. Vamos, sim!

A estilista Fátima Carlos comemora vinte e cinco anos atuando no mundo da moda mossoroense. A data oficial é 25 de novembro, mas até lá ela vai está presenteando sua clientela com ótimas promoções, ou seja, no dia 25 de cada mês vai ter surpresinhas. E claro, a badalação já começou com descontos malucos até amanhã, 25. Arrasou!

Mundo mágico

The party.

O mundo encantado de Alice no País das Maravilhas invade o Natal Shopping até o próximo dia 13 de fevereiro. Por lá, um circuito de aproximadamente 20 minutos destinados à criançada de 3 a 12 anos, interage com a própria Alice e

Passado o recesso do verão a Pink Elephant volta a todo vapor logo mais às 22h, com a festa “Pink is Back!” sob a animação do projeto IndaHouse, dos DJs Daniel Cas e Claudinho Santa Cruz. A noite ainda contará com o som do DJ brasiliense, Felipe BZ.

Karume & Rachel

Obra mostra os rumos das carreiras artísticas de 1973 « MÚSICA » Livro “1973 - o ano que reinventou a MPB” apresenta o ciclo sem movimentos da música brasileira, reunindo 48 álbuns fundamentais

“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessita aprender”. Soneto de Aniversário é um poema de Vinícius de Moraes. Não existe um poema que retrate com mais fidelidade a doce ventura do envelhecer. Leia uma... duas... três vezes, se necessário, e perceba a calma realidade de envelhecer-se dia após dia. Se você ainda não chegou lá, prepare-se, pode ser... deve ser como o desabrochar de uma rosa. Passem-se dias, horas, meses, anos Amadureçam as ilusões da vida Prossiga ela sempre dividida Entre compensações e desenganos. Faça-se a carne mais envelhecida Diminuam os bens, cresçam os danos Vença o ideal de andar caminhos planos Melhor que levar tudo de vencida. Queira-se antes ventura que aventura À medida que a têmpora embranquece E fica tenra a fibra que era dura. E eu te direi amiga minha, esquece... Que grande é este amor meu de criatura Que vê envelhecer e não envelhece.

Teste o seu Português.

c ( ) a brasileira.

01 - ___________ é uma tangerina originária do Japão. a ( ) Poncam; b ( ) Poucan; c ( ) Poucã; d ( ) Poncã.

06 – Como é chamado o negociante de bacalhau a varejo? a ( ) bacalhaueiro; b ( ) bacalhoero; c ( ) bacalhoeiro.

02 – Utiliza-se para fazer certos doces: um açúcar muito fino. Falo do açúcar: a ( ) palpável; b ( ) impalpável; c ( ) apalpável. 03 – Que tal degustar uma deliciosa fritada de: a ( ) caranguejo; b ( ) carangueijo; c ( ) caranquejo. 04 – Vamos ao restaurante experimentar um _______________ com linguiça e brócolis? a ( ) capeleti; b ( ) capeletti; c ( ) cappelletti; d ( ) capelletti; e ( ) capelete. 05 – Dentre os bons pratos daquele restaurante está o surubim ou surubi: a ( ) há brasileira; b ( ) à brasileira;

07 – Você lê em uma receita: “asse em forno médio, ___________, por 20 minutos...” a ( ) preaquecido b ( ) pré-aquecido c ( ) pré aquecido 08 – O ____________ é rico em licopeno. a ( ) catchup; b ( ) “ketchup”; c ( ) ketichup. 09 – Deixe a carne de sol algumas horas em água fria, para eliminar o __________ de sal. a ( ) ecesso; b ( ) excesso; c ( ) exesso; d ( ) essesso. 10 – O __________ é uma fruta muito saborosa. a ( ) quiuí; b ( ) quiwi; c ( ) quiui; d ( ) kiwi.

Respostas do Teste o seu Português nº. 280 brócolis? capelete com linguiça e restaurante experimentar um Resp 4.: e - Vamos ao caranguejola. caranguejada, caranguejar, Caranguejo (sem o i), caranguejo ? uma deliciosa fritada de Resp 3.: a - Que tal degustar 2004). palpar ou apalpar (Borba muito fino, que não se pode Açúcar impalpável = um açúcar fino. Falo do açúcar impalpável. certos doces: um açúcar muito Resp 2.: b - Utiliza-se para fazer tangerina originária do Japão. Resp 1.: d - Poncã é uma

Preaquecer – aquecer antes, minutos...” preaquecido, por 20 receita: “asse em forno médio, Resp 7.: a - Você lê em uma bacalhoeiro. bacalhau a varejo chama-se: Resp 6.: c - O negociante de a, obrigatoriamente. necessidade do acento grave no moda de, à maneira de), daí a OBS.: surubim à brasileira (à o surubim à brasileira. pratos daquele restaurante está Resp 5.: b - Dentre os bons Cappelletti em Italiano. com recheio variado). (pastelzinho de massa cozida, Num bom português: capelete

Kiwi = palavra inglesa. suave, com casca fina e fibrosa. Quiuí = fruto ovalado, de sabor muito saborosa. Resp 10.: a - O quiuí é uma fruta Atenção: x/c/ss, que excesso! para eliminar o excesso de sal. sol algumas horas em água fria, Resp 9.: b - Deixe a carne de dos tomates. Licopeno = pigmento vermelho a mais usada. “Ketchup” é a forma inglesa. É aportuguesada. Resp 8.: a - Catchup é a forma Preaquecido, preaquecimento. aquecer previamente.

Professora de Língua Portuguesa,com especialização em Lingüística de Texto.Mestre em Comunicação pela Unesp de Bauru e doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, jornalista e produtora do quadro "Teste o seu Português",Programa Mestre-Cuca - da CNT.Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP).

JÚLIO MARIA

O

fim do mundo, segundo o místico italiano Eugênio Siragusa, deveria se dar em algum dia do ano de 1973. Os alienígenas que ele dizia contatar, descontentes com o que viam lá de cima, estavam decididos a apagar as luzes a qualquer momento. De repente, foi uma escuridão só. Não havia mais a festa da Era dos Festivais, a Tropicália se mandara depois de dar seu recado, a Jovem Guarda era uma brincadeira do passado e a Bossa Nova começava a dar sinais de fossilização. O fim do mundo previsto por Siragusa poderia até fazer algum sentido se 1973 não se tornasse, justamente, o recomeço. A falta de norte virou o rumo e a ausência de parâmetros, a libertação de quem não tinha mais mantras a seguir - desde que não irritasse os militares. Os anos anteriores, sobretudo os pós-Tropicália, já deixavam a marca da pluralidade, e artistas como Elis Regina haviam sedimentado suas carreiras sobre ela. Mas 1973 ia além. Fagner, João Bosco, Odair José, Raul Seixas, Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Gal Costa, João Gilberto, Naná Vasconcelos, Martinho da Vila, Tom Zé, Nelson Cavaquinho, Walter Franco, Tim Maia, Secos e Molhados, Taiguara, Som Imaginário, Milton Nascimento, Novos Baianos, Sérgio Sampaio. Se os alienígenas amigos de Siragusa ouvissem os discos dessa gente em 1973, certamente acreditariam que cada um caiu de um planeta diferente. Assim, e com mais um punhado de argumentos, o livro 1973 - O Ano que Reinventou a MPB apresenta o ciclo “sem movimentos” da música brasileira. A coordenação de Célio Albuquer reúne 48 álbuns lançados

Nem música de protesto nem canções melodiosas

em 1973 que reforçam a tese da temporada que não era da música de protesto nem das canções melodiosas. “Era tudo isso e mais um pouco”, escreve. Cada título é analisado por um crítico. “Só fizemos questão de chamar para escrever pessoas que tivessem ligações muito pessoais com as obras”, conta Célio. Há ainda um capítulo sobre o álbum Phono 73 - O Canto de Um Povo, gravado ao vivo durante o festival não competitivo de três dias realizado pela gravadora Philips/Polygram, e uma entrevista com seus comandantes, André Midani e Roberto Menescal, feita por Albuquerque e pelo jornalista Marcelo Fróes, diretor editorial do projeto. “Eles dizem que foi ali que viram a necessidade de tratar os artistas sem mais diferenças”, conta Albuquerque. Afinal, eram as altas vendagens de um fenômeno de massas como Odair José que pagavam as contas dos baixos retornos de artistas consagrados. A temporada de 1973 pagou um tributo pelo experimentalismo e pela individualização dos projetos. O livro mostra que foi ela também a safra dos incom-

preendidos. Ou, como disse Tom Jobim a Paulo Cesar Pinheiro quando seu parceiro na música Matita Perê o desencorajou de ouvi-la no rádio, conforme narra na obra o jornalista Roberto Muggiati: “É meio sinfônica e tem tempo demais para o rádio, quase oito minutos”, disse Pinheiro, para logo ouvir de Tom: “Essa aí não é pra agora, é para adiante”. Para adiante também seria Manera Fru Fru, Manera, a estreia do cearense Fagner nos LPs. Entendida hoje como uma obra monumental, com Último Pau-de-Arara, Mucuripe, Canteiros e Serenou na Madrugada, o disco de Fagner fracassaria nas prateleiras, como conta o autor do artigo sobre o álbum, o jornalista do Estado Renato Vieira. “Apenas 5 mil cópias foram vendidas e o álbum foi retirado de catálogo ainda em 1973.” Uma derrota que pode ter começado com uma série de embates judiciais Fagner primeiro foi processado pela família de Cecília Meirelles pelo uso de versos do poema Marcha na canção Canteiros. Depois, como conta Vieira, foi também processado pela família de Hekel Tavares por usar uma parceria sua com Nair Mesquita, Você, como sendo a canção Penas do Tiê. A série se completaria com Sina, assinada por Fagner e Ricardo Bezerra, que, a exemplo de Marcha, de Cecília, tinha como base os versos de O Vaquêro, de Patativa do Assaré. O jornalista Danilo Casaletti lembra em seu texto o álbum Elis, de 1973, que, mesmo vindo de um grande disco de 1972, foi recebido com reservas pelos jornalistas. “Por conta de um som bastante elaborado - o trabalho em estúdio durou três meses - o disco foi classificado pela crítica como ‘frio’, ‘contido’ e ‘técnico demais’”. Sorte o mundo não ter acabado em 1973.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 BOBFLASH

O nosso abraço com vivas de felicidades para a advogada e gente querida desta coluna: Ana Katarina Miranda de Andrade, Hermengarda Souza Leão e advogado Ézio Costa.

Delírio Apesar da crise que passa o Estado em todos os setores, em especial Saúde, Segurança e Educação, o RN amanheceu ontem mais rico e sem crise, pelo menos foi o que se viu pela alegria e deslumbre postado nas redes sociais pela grande maioria que foi ao Arena das Dunas, na tarde de quartafeira, com a inauguração do mesmo. Atrasos e desorganização foram o centro das reclamações de muitos. Os protestos pelo visto foram ignorados pela maioria da Imprensa. A presidente e a governadora, ou melhor: a classe política foi blindada. Ah, não faltaram os papagaios de pirata querendo uma caroninha.

Jota Oliveira

Parabéns!

Em ocasião do verão de Jacumã: Laurita Arruda, Joy Fonseca e Adriana Dias Fonseca

Consumo Carros, moda, cosméticos, relógios, joias e hotelaria são os principais desejos do brasileiro quando o assunto é o mercado de luxo. A conclusão é de levantamento da empresa de pesquisas Digital Luxury Group.

Balada

Endinheirados

Nesta sexta a Pink Elephant está de volta aos agitos da cidade depois de uma pequena pausa no verão. Para a reabertura, traz a dupla do projeto IndaHouse/PB com os DJs Daniel Cas e Claudinho Santa Cruz), a balada começa a partir das 23h.

O Real Madrid e o Barcelona são, pelo quinto ano seguido, os clubes que mais arrecadaram no mundo, segundo o estudo “Football Money League”. Respectivamente, acumularam 518,9 e 482.6 milhões de euros. Quer mais?

Arte Celebrando os 20 anos de história, o espaço Nalva Melo Café Salão promove a exposição Viva Natal, Iaperi Araújo, um dos principais nomes da cultura popular no Rio Grande do Norte. A mostra segue até fevereiro.

À mesa Em clima de confraternização e no calor do verão, o prefeito de Parnamirim, o gente boa Maurício Marques, reunirá a imprensa para o já tradicional almoço com a imprensa. O Paçoca do Pilão será o local do encontro a partir das 12h30.

À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem... Simplesmente, observo o que elas fazem!” (DESCONHECIDO)

De aluguel

A

drismo dos elogios mútuos, com as angústias curtidas nos bares, alguns jovens poetas... (...) resolveram estudar a fundo a teoria e prática da Poesia Concreta. Estava preparado o campo para um salto qualitativo de maior envergadura: esse salto se verificou em dezembro 1967, quando o PoemaProcesso seria lançado ao mesmo tempo em Natal e no Rio de Janeiro.” Na concepção criativa de Cirne o poema pode receber versões gráficas, sonoras, utilizando técnicas variadas de colagem, pichação, oralização, etc. Poema multimídia. São inúmeras as possibilidades para o “Abaixo a” se materializar. A versão semantizada ou oralizada induz à ambigüidade de significação, apropriadíssima ao uso de slogans panfletários, principalmente se levarmos em conta os discursos contestadores comuns e necessários naqueles momentos agitados, do protesto de esquerda, contrapondo-se à situação reacionária da política brasileira. Slogans aplicados na técnica cartazística, nas pichações de ruas induzindo à indagação imediata: “abaixo a ditadura?”, “abaixo a censura?”, “abaixo os atos institucionais?” – eram algumas das expectativas provocadoras incitadas no poema. Era o insuflar, o experimentar e o formalizar de protestos, ou o “realizar versões” através do happening. Da anti-arte. A utilização da tinta nesse poema de cunho caligráfico é marca diferencial. Os poemasprocesso de Cirne são, na verdade, projetos à espera de leituras aceleradoras de ilimitadas versões num auto-superar-se constante. Na criação de cada lei-

Vivas para a mais querida Ana Katarina Miranda de Andrade em idade nova JOÃO NETO

No nosso blog, leia mais sobre: Justin Bieber é detido em Miami por dirigir em alta velocidade sob efeito de álcool. > Facebook muda Feed e vai privilegiar posts de usuários em vez de páginas. > Engajado: Chris Pine, ator de “Star Trek”, crítica lei anti-gay da Rússia. > No Fashion, confira imagens e vídeo da nova campanha da Sisley.> Londres inaugura a maior ponte solar do mundo.

Repúdio

Libido

Elton John classificou as novas lei anti-gay da Rússia como “desumanas” e “isolantes” quando se apresentou por lá em dezembro. Agora que está de volta da turnê, ele escreveu uma condenação que você vê no Arco-íris do nosso blog.

A vida sexual do brasileiro está “meia-boca”, diz estudo. Segundo pesquisa, metade da população sexualmente ativa do país está insatisfeita com a vida sexual. Leia mais no nosso blog.

O aniversariante Ézio Costa divide felicidade com a musa Michele

« COPA DO MUNDO »

Pitbull é autor da música da Copa“We Are One (Ole, Ola)”

DÁCIO GALVÃO [ daciogalvao@globo.com ]

MOACY CIRNE VIVO (2)

Se ligue!

O projeto Rent The Runway fez sucesso nos EUA ao permitir o aluguel de roupas de grandes grifes. Agora, a concorrente britânica Girls Meets Dress disponibilizou para aluguel modelos de vestidos usados por Kate Middleton.

QQ COISA produção poética de Moacy Cirne, compreendida entre os anos de 1967 e 1972, quando transcorreu o período do Poema-Processo, é densa e numericamente reduzida. Compõe-se de oito poemas, explorando ambiências, esculturas em papel, estímulo à efemeridade, a aberturas semânticas e experimentais em versões ambientais e múltiplas. Nos poemas “1.2.3.”, “Poema para ser queimado” e “Versão de 12 x 9”, todos de 1968; “Branco x branco x branco”, 1969; “Ato primeiro”, 1970; “Título”, 1972, e o “Poema sem título”, delineia um percurso, optando pelo não uso da tinta. Ficaria fora desta série somente o “Abaixo a”, de 1968, produzido no formato cartaz. Anos depois ’Abaixo a’ foi reelaborado em CD (Poemúsica, Projeto Nação Potiguar) com a minutagem de 01:53 recebendo versão oralizada do autor influenciada de ações dadaístas adquirindo sintoma de poema fonético na qual a abertura semântica expande os significados e significantes explorando ao máximo a clássica dicotomia saussureana. No disco compacto lançado em 2006 tem ainda a oralização de fragmentos da crônica publicada na Revista de Antropofagia “Cidade do Natal do Rio Grande”, de Câmara Cascudo, por Augusto de Campos e o “Grilo”, de Luis Carlos Guimarães, por Jomard Muniz de Britto. Afirmava Cirne: “Até quase 1960 o romantismo vivencial e existencial impregnava a nossa vida literária. Em 1966 deu-se a ruptura: insatisfeitos com o verso, com o provincianismo e o compa-

Em tarde de papos na Nick Doceira: Mônica Faria, Dalila Cabral e Thiago Cavalcanti CEDIDA

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Em tempo e festa de verão: Soledade Fernandes, Jarbas Bezerra e Dani Fonseca

CEDIDA

J.O

FOTOS: CANDINHA BEZERRA

tor codificando nova versão, resultará novo poema. Aspectos formais irão se ampliando, constituindo expressionalmente outras construções poemáticas. Ainda no ano de 1968, somado ao Abaixo a, o poeta realizaria mais três poemas-processo, sendo um originado da versão de poema de Álvaro de Sá. São eles: “1.2.3.”, identificado como poema da picotagem, o Poema para ser queimado; e o poema “Versão 12 x 9”. Somando a produção sintética e integradora quando se fixa exclusivamente nos projetos de poemas, Cirne aponta para a supremacia de primordial interesse: as versões. Persiste, diretamente na criação, a implicação potencial da participação ativa do(s) leitor(es). É esta, nos parece, a

maior estratégia. O convite para intervir convincente, e a expectativa maior dos poemasprocesso passaria mesmo a ser o de provocar o desencadeamento de novos poemas. Por releituras individuais ou coletivas. Obra sempre aberta, viva e com possibilidade de constante reatualização. É interessante observar, no “1.2.3.”, as apropriações de folhas de papel em cores brilhosas e a visualidade contrastante entre elas. O aspecto cromático nesse poema é regra. A ação e a interferência do leitor convidado a fazer picotes nos papéis em sete cortes já neles contidos, embaralhando-se e destacando-os fora do envelope acondicionador, sugere apelos à manifestação, à tatilidade do material, formatações retilíneas e diversidade de figurações. Poema não reproduzível, como, aliás, serão os outros, induzindo sempre a pensarse em happenings. Performances. A propósito deste fenômeno de manifestação artística, informava didaticamente Décio Pignatari, com quem Moacy trocou correspondência, no ensaio “O que acontece quando o happening acontece”, 1973: “O happening se é arte, é uma arte do precário e do passageiro. Arte de ação, contra arte de contemplação. Arte-vida, arte cotidiana, de qualquer lugar contra toda arte que requer lugar para se manifestar ritualisticamente (salas de concertos, galerias, museus, etc.)... É um acontecimento semântico-experimental, isto é, de experimentação de novos significados, e de significados já decodificados”.

Rapper interpretará a música de abertura, ao lado de Jennifer Lopez e Cláudia Leitte

O

s astros internacionais Pitbull e Jennifer Lopez e a cantora brasileira Claudia Leitte vão cantar juntos a música “We Are One (Ole Ola)”, canção oficial que abre a Copa do Mundo da FIFA 2014 em junho, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. O nome dos artistas foi anunciado ontem pela FIFA e Sony Music, com presença de Claudia Leitte e Pitbull ao lado do secretáriogeral da FIFA, Jérôme Valcke, bem como do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, do secretárioexecutivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do membro do Conselho de Administração do COL e ídolo do futebol brasileiro Bebeto e do bicampeão da Copa do Mundo da FIFA Cafu. A música foi escrita e coproduzida por Pitbull. Para quem não lembra, na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, o nome escalado para interpretar a canção “Waka Waka (This Time for Africa)”, foi a estrela colombiana Shakira.

“Nas várias visitas que fiz ao país, ouvi muito sobre a formidável tradição musical do Brasil. Para mim, portanto, é uma alegria enorme ver uma artista brasileira entre os destaques dessa canção”, disse Jérôme Valcke durante o anúncio no Maracanã. “Estou muito feliz e emocionada de representar meu país na Copa do Mundo da FIFA ao lado desses dois artistas maravilhosos que admiro e respeito”, contou Claudia Leitte. “We Are One (Ole Ola)” irá estrear nos próximos meses, antes do início da Copa do Mundo da FIFA 2014, e estará presente no álbum oficial da competição, que será lançado pela Sony. Entre as músicas oficiais das últimas edições da Copa do Mundo da FIFA, estão: “Un’Estate Italiana”, de Edoardo Bennato e Gianna Nannini, em 1990; “Gloryland”, de Daryl Hall com Sounds of Blackness, em 1994; e “La Copa de la Vida”, de Ricky Martin, em 1998. “Boom”, de Anastacia, foi a canção de 2002, que também teve um hino composto por Vangelis a partir de elementos sonoros típicos da Coreia e do Japão. Em 2006, “The Time of Our Lives”, do quarteto Il Divo, fez sucesso. CANINDÉ SOARES

Cláudia Leitte e Pitbull vão cantar juntos “We are One”


+

Restaurantes apostam na cozinha saudável e diferente: “Enquanto o lobo não vem” (vegana) e “Fio de Azeite” (healthy food) « PÁGINAS 3 E 4 GUSTAVO DANTAS

FIM DE SEMANA É UM SUPLEMENTO DA TRIBUNA DO NORTE. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE.

Natal • Rio Grande do Norte • Sexta-feira • 24 de janeiro de 2014

APROVEITE

O DIA!

Em sistema de “day-use”, hotéis de Natal abrem as portas para o público. Dos parques aquáticos ao café da manhã, as opções são variadas para quem não é hóspede págs. 6 e 7


2

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Editora: Cinthia Lopes Repórter: Tádzio França. End: Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira. Fone: 4006-6113/6128/6117. E-mail: cadernoviver@tribunadonorte.com.br

O

arquiteto Raul Varela tem atualmente diversas prioridades de trabalho. Uma delas é a criação na Fugere Urbem, uma marca de camisetas alternativas. Ele também é o idealizador do Projeto Pincéis Potiguares, que catalogará os 30 principais pintores do Rio Grande do Norte, e produzirá um documentário sobre o assunto. Ele também promoverá vários eventos sobre o tema. Quando sobra espaço para o lazer, também continua sendo para ele uma oportunidade de fazer arte. “Na sexta-feira, final de tarde, a minha preferência é o bar do Pedro Catombo (hoje sob a batuta do seu filho Nélio). O que me atrai naquele lugar é o contato com os artistas e intelectuais natalenses, a nata do Beco da Lama, entre os quais me sinto confortavelmente medíocre e fico, bem caladinho, só ouvindo os cabras conversando, uma atmosfera fantástica. No cardápio, a famosa sardinha do Nélio acompanhada da melhor Meladinha da região (mel, limão e 51, batidos num liquidificador que, por si só, já é um espetáculo). Depois, recomendo uma passadinha no Panela de Barro Vermelho (Espetinho do Luís), no Barro Vermelho, em frente à casa Durval Paiva. Lugarzinho simples e agradável. O banheiro masculino fica ao ar livre, entre um milharal e uma plantação de Babosa, mas, segundo o Luís, novas instalações já estão sendo providenciadas para melhor atender à macharada mijona. Tem um picado acima do normal e um carneiro que nunca consegui provar. Pra completar, tenho a sorte de sempre ter à minha mesa, entre outras, a companhia do lendário José Neto B., o cara mais divertido num raio de 120 quilômetros. No sábado, gosto do Benditas, bistrô regional da ‘chefona’ caicoense Glaucia Veras. Comi-

MEU PROGRAMA LEGAL

Fazendo arte no FDS DIVULGAÇÃO

Raul Varela, Arquiteto e produtor cultural

O Som da Mata é o que há de melhor na música da nossa terra

da boa, preço bom e uma das melhores músicas ao vivo de Natal. Domingo é relax puro: meiodia no ponto do Testa (em frente ao hotel Manary). Livrinho na mão, sem sentir o tempo passar com pausa apenas para dar uma olhadinha no Morro do Careca (não enjôo nunca). A música de fundo é o ‘ploc-ploc’ da bola de frescobol, e rezar para o chato do carrinho de CD pirata não aparecer. Aproveitando para dar uma dica de leitura: ainda estou meio que extasiado com o recém terminado ‘Chatô’, do Fernando Morais. É biblioteca básica. A origem da sujeira na mídia brasileira. Às 15h30, junta os troços e carreira para o Bosque dos Namorados. O Som da Mata é o que há de melhor na música da nossa terra. Feras do naipe de um Dudu & Beto Talfik, Mário Primata, Neemias, Rogério Pitomba... e lá vou eu me sentir um merda novamente. É fechar o ‘FDS’ com chave de ouro. Prontinho para a segunda, terça...”

Este é um serviço gratuito, oferecido aos leitores da TRIBUNA DO NORTE com objetivo de orientá-los na hora de escolher sua opção de lazer, roteiro gastronômico ou programa cultural de fim de semana. As informações de serviço contidas no caderno foram fornecidas por donos de bares, produtores, donos de restaurantes e casas noturnas. É importante checar antecipadamente, pois não nos responsabilizamos pelas mudanças de horários e preços.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

3

GASTRONOMIA

O

mais novo restaurante de comidas leves e saudáveis de Natal tem um nome, no mínimo, diferente. O ‘Enquanto Seu Lobo Não Vem’, aberto esta semana, em Ponta Negra, não quer sugerir algo específico com esse nome; a ideia é brincar com a imaginação do cliente. “A gente quis fugir do clichê de nome de restaurante natural, e mostrar algo lúdico na gastronomia”, diz a proprietária Márcia Bones. “O nome da casa, na verdade, não significa nada. Cada um interpreta como quiser. E a gente pode brincar com isso. ‘Enquanto o lobo não vem’, vamos comer”, diverte-se. Essa proposta também se estende à ambientação do restaurante, cheia de motivos coloridos, sacadas bem humoradas, e iluminação aconchegante. O espaço comporta até 32 pessoas. O serviço delivery está sendo programado para breve. O cardápio é focado em comida vegetariana e vegana. “Eu fui vegetariana por muitos anos, e quem segue essa linha normalmente só pode ir a restaurantes específicos ou pedir que façam adaptações nos pratos de restaurantes comuns. Decidimos criar um local que facilite a vida dessas pessoas, com pratos ágeis e que sirvam bem a todos”, explica. Ela conta que viagens recentes a Londres fizeram ver a normalidade desse tipo de casa. “Lá eles chamam de fast food saudável. Comida rápida e de qualidade”, completa. As carnes do menu são as de salmão e frango orgânico. Sob a elaboração do chef Eduardo Damasceno, as saladas e os waffles (massa prensada) são os destaques do cardápio. O cliente tem a opção de montar sua própria salada personalizada a partir de oito itens, mais proteína, carboidrato, molhos e sementes. E tem as saladas “Seu Lobo”, da casa, como as de presunto cru, camarão e manga, frango grelhado, salmão, camarão e abacate, bife de soja, falafel, cogumelo shitake, e tofu. Preços de 16,90 a R$19,90.

Leve E LÚDICO Restaurante “Enquanto o lobo não vem” aposta em comidinhas vegetarianas ou vegan, com um ar mais divertido. A ideia de Márcia Bones é sair dos “clichês”

FOTOS:TIAGO LIMA

Pão de queijo com geleias artesanais

Cupcakes e muffins preparados com ingredientes leves

O cliente pode montar sua salada de waffles

Smoothies de frutas com caldas naturais

Já os recheios dos waffles salgados variam entre presunto blanquet, presunto copa, ovos Benedict, salmão desfiado, pizza (molho de tomate, mussarela, manjericão e orégano), shitake, e tofu. Entre os doces, recheios de figo, morangos, pêssego, banana, salada de frutas, abacaxi, morangos e creme de avelã. Para refrescar, uma grande variedade de

Culinária vegana tem variedade de pratos

smoothies, desde morango até maracujá, a cupuaçu e kiwi. Os sanduíches variam entre pães integral, baguete, sírio, ou tipo wrap. Os recheios são frango com ricota, frango com espinafre, atum com ricota, peito de peru com requeijão, ricota com ervas finas, salada de feijão, e homus. Já os sandubas da “vovó” trazem formatos mais tradicio-

nais, com queijo/presunto, queijo e ovos, queijo e salada, creme de soja vegetal com ervas. Há ainda cupcakes, muffins, iogurtes, açaí, e pães de queijo. Serviço: Enquanto seu lobo não vem. Rua Renato Guilherme Kaiser, 27, loja 12, Ponta Negra. Tel.: 3025-4884. Aberto diariamente, das 7 às 20h.


4

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COZINHA LEVE A hora e a vez da

Healthy food Restaurantes de culinária saudável e com toque gourmet são tendência em Natal. A Casa Fio de Azeite segue o caminho e apresenta seu menu CANINDE SOARES

JOANA LIMA

Menu: produtos orgânicos, cardápio sem frituras e baixo sódio

Ambiente agradável e trilha sonora leve para o almoço

U

gorgonzola e mel, frutas vermelhas, etc.). Os wraps estão em versões de frango defumado, camarão, filé, carne de sol, e lombo suíno. Os sanduíches levinhos: frango, filé, hambúrguer caseiro de patinho, tomate confit e pão integral, natural (frango desfiado e beterraba). Como sobremesa, cottage com frutas vermelhas, sorvete de canela com pêra glaceada, salada de frutas com mel e granola, entre outras. “O Fio de Azeite é um restaurante que chega para suprir a necessidade que todos têm de serem saudáveis, porém com muito sabor no cardápio e saindo da ideologia de que comida saudável é sem gosto” explicam os proprietários.

Rock Samba Soul e Girassol O projeto Rock Samba Soul, parceria de verão entre Talma & Gadelha e Orquestra Boca Seca, fará a festa sábado no Girassol Music Bar, em São Miguel do Gostoso, a partir das 22h. A noitada terá ainda beats de MC Priguissa e DJ Zé Caxangá. Versões ensolaradas para o indie rock e versões. Entrada no local: R$20. Onde: Rua das Ostras, 412 (próximo à academia).

Super Oara embala a Apurn A programação musical de verão da Associação de Professores da UFRN (Apurn) se encerra neste sexta-feira com apresentação da Orquestra Super Oara, e de Francinaldo Show. Com mais de 50 anos de carreira e natural de Pernambuco, a orquestra é considerada uma das melhores do Brasil. Preços: R$40 (individual), e mesas R$120 para sócios e R$160 para não sócios. Mais informações pelo 3620-5262 ou 9406-4142.

CANINDE SOARES

ma comida leve após um dia pesado. É a proposta do Fio de Azeite, casa inaugurada esta semana, e que engrossa o número de opções de restaurantes na cidade que oferecem culinária saudável com o toque gourmet. ‘Healthy food’ é o segmento que abrange uma “tendência global”, segundo os proprietários Militão Chaves e Marísio Neto. Cresceram as oportunidades de reeducar o paladar com muito estilo. A casa não abre mão do sabor. O menu ressalta ingredientes frescos e orgânicos, evita frituras, manteiga e açúcar branco, sugerindo boas ideias para pratos de proposta saudável e gourmet. Tudo preparado para oferecer pratos sem glúten e lactose, e com baixo sódio e carboidrato. A começar pelas entradas, com chips de batata doce, mix de antepastos (caponatta e cottage

com ervas) e enroladinho de frango defumado (com ricota, ervas finas e fatia de abobrinha). Entre as saladas, opções como caprese, frango defumado, frango com chutney de manga, tomate confit e ricota temperada, filé, camarão (mix de gergelim), carne de sol com feijão verde e coalho de búfala, quinoa (legumes e mussarela). Entre os pratos principais estão o salmão cítrico (grelhado, com redução de acerola e gengibre), frango com manga, lombo suíno com abacaxi, camarão cottage, tilápia ao molho de ervas, filé ao molho funghi, entre outros. Para os fãs de grelhados, peito de frango, salmão e contra-filé – todos acompanhados de uma salada Paris (folhas, cenoura, mussarela, tomate confit e gergelim). Molhos são à escolha, e diversos (iogurte e gengibre, mel e mostarda,

Summer Party na Favela

Militão Chaves e Marísio Neto apostam numa cozinha mais livre de produtos agressivos DIVULGAÇÃO

Serviço: Fio de Azeite. Av. Rodrigues Alves com a Ceará-Mirim, Petrópolis. Aberto para almoço e jantar, das 11 às 20h30.

O azeite é o elemento inspirador até na decoração

O Favela Pup promove uma “Summer Party” nesta sextafeira, a partir das 23h. O som ficará por conta do grupo NNP, com pagode, e a dupla Pedro e Erick, de sertanejo universitário. Onde: Rua Mossoró com a Rodrigues Alves, Petrópolis. Tel.: 9958-9361.

Carmen Pradella acústico em P. Negra A cantora Carmem Pradella apresenta o seu acústico hoje (sexta) no restaurante Galo do Alto, em Ponta Negra, às 21h. No repertório, músicas de Adele, The Cranberries, U2, Bruno Mars, Lady Gaga, Madonna, Alicia Keys, entre outros nomes do pop internacional. R. Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 142, Ponta Negra.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

5

LAZER CANINDE SOARES

A FESTA DO ARTESANATO

na Fiart Salão e o Seminário do Artesanato Potiguar, Oficina e Salão dos Mestres, Prêmio Vitrine do Artesanato, Festival de Danças Folclóricas, tribos indígenas Pataxó e Fulni-ô são destaques da edição

Nesta edição, a cultura e a arte indígenas ganham espaço CANINDE SOARES

A

Feira Internacional de Artesanato-Fiart inicia sua 19ª edição nesta sextafeira, das 15 às 22h, seguindo até 02 de fevereiro no Centro de Convenções. O evento oferecerá a habitual diversidade de opções através de seus 385 estandes regionais, nacionais e internacionais. Negócios, música, lazer e gastronomia estão no roteiro. Entre os eventos estão o Salão e o Seminário do Artesanato Potiguar, Oficina e Salão dos Mestres, Prêmio Vitrine do Artesanato, Festival de Danças Folclóricas, tribos indígenas Pataxó e Fulni-ô, praça de alimentação e shows artísticos. Estão presentes

em 2014 representantes dos Emirados Árabes Unidos (Dubai), Espanha, França, Índia, Itália, República das Filipinas, Japão, Indonésia, Paquistão, Peru, República Tcheca, Portugal, Senegal, Polinésia Francesa e Tailândia. A programação cultural irá sempre das 18 às 22h. Começa nesta sexta com apresentações sequenciadas de Trio de Forró Santa Maria, Trupi Ashaki Cia de Dança, Quadrilha Arraiá Rei do Baião, grupo cultural Dialetos, pastoril Renascer, e encerrando com a banda de música do 3º Distrito Naval, Maiorais do Forró, e Perfume de Gardênia. No sábado a programação se-

gue com grupos circenses, grupo cultural da FJA, grupo de dança Enigma, Academia Evidance, grupo Raízes Potiguar, banda Trampolim da Vitória, e os shows de Carlinhos Zens e Forró Meirão. O domingo cultural na Fiart começará com trio de forró Santa Maria, mamulengo, Orquestra Sanfônica de Parelhas, Macambiras, banda de música de Extremoz e, fechando o dia, Cacetada do Forró e Banda Anos 60. Serviço: 19ª Fiart. De 24/01 a 02/02, no Centro de Convenções, Via Costeira. Aberto das 15 às 22h.

Artesãos criam peças ao vivo durante a Fiart

Oxente Pipa inaugura na beira da praia ROGERIO VITAL

Mesa de frente para o mar, cozinha praiana simples e saborosa e um bom chuverinho. Com esses itens, e mais a simpatia do ex-publicitário e restauranteur, José Ricardo do Ó, o agradável restaurante Caxangá virou referência no badalado balneário da Pipa. Pensando em ampliar os negócios, Ricardo e a esposa Valquíria investiram em uma nova casa: o Oxente Pipa Praia Bar, com a mesma proposta do restaurante que virou até cenário da novela Flor do Caribe. O Oxente está localizado à beira-mar, na Praia do Centro – ca-

minho da Praia do Amor. A casa foi inaugurada no dia 15 de novembro e está abrindo todos os dias, das 9h às 19h. Salão interno com varanda e mesinhas na areia da praia completam o ambiente. A casa tem capacidade para receber até 200 pessoas e o cardápio acompanha o menu do Caxangá: caranguejo e goiamum na água e sal ou coco; peixe frito, camarão, peixadas com acompanhamentos regionais, e outros petiscos praianos que fazem a alegria dos turistas e nativos. Onde: Rua Largo de São Sebastião, Box 9. Tel: (84) 3246-2100.


6

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LAZER APPROACH

Curtindo a vida de turista

Grandes hotéis como Pestana Beach Resort, Ocean Palace, Vila do Mar, entre outros, abrem suas estruturas para o lazer de quem não está hospedado. Alguns já viraram opção chique de café da manhã e almoço, como é o caso do Majestic, que possui o La Brasserie da La Mer

TÁDZIO FRANÇA Repórter

P

iscinas de águas límpidas, diversidade culinária, cenários ensolarados, relaxamento, e serviços impecáveis. Essa “visão” de um dia ideal de verão é comum nos hotéis - e nem sempre restrita apenas aos seus hóspedes. Vários estabelecimentos da capital estão aderindo ao chamado “day use”, em que se paga uma taxa para usufruir de determinados serviços do local. Mesmo quando não permite um uso extenso de sua estrutura, o hotel também pode abrir as portas de seus restaurantes para os passantes. São serviços que a maioria das pessoas ainda desconhece, mas que podem contribuir para dar aquela incrementada no lazer que estava faltando. Curta o hotel sem se hospedar. O Pestana Natal Beach Resort aderiu recentemente ao ‘day use’. O representante local da badalada rede portuguesa está oferecendo o serviço das 8 às

18h, englobando desde o café da manhã até o chá da tarde, passando pela sauna, piscinas, snacks, almoço, e drinques e bebidas (alcoólicos ou não). O preço é de R$120 por pessoa (incluindo uma taxa de 15% adicional). Recomenda-se sempre ligar antes de solicitar o serviço, pois o day use pode ser condicionado pelo nível de ocupação do hotel: se estiver máxima, o day use não será oferecido. O hóspede será sempre a prioridade. As opções oferecidas pelo ambiente amplo do Pestana são variadas. Entre os restaurantes do hotel se destacam o Cais da Ribeira e o Takuapu – este, situada na área da piscina que serve os almoços e jantares em sistema de buffet. Além dos restaurantes também estão à disposição o Lobby Bar e o Bar Kanoa, na área da piscina, especializado em snacks e drinques. O “hóspede” usual pode se espreguiçar na cadeira e também se movimentar entre o complexo de piscinas e opções de esporte. O parque aquático do hotel é com-

posto de uma piscina com hidromassagem, outra com cascata, piscina infantil equipada com o “aqualoco” (brinquedo aquático), bar interno, campo gramado para prática de vôlei e futebol, e fitness center. Para quem quer relaxar, o spa oferece piscina aquecida com jatos de água que massageiam, saunas seca e a vapor. As crianças não ficam de fora: o espaço Pestana Kids oferece programação de entretenimento especialmente desenvolvida para elas. A promoção do day use tem tempo limitado: irá até 10 de junho, excluindo feriados.

Curtição mensal ou diária O tradicional Vila do Mar aderiu ao day use há cerca de quatro anos, e criou duas maneiras de utilizar seu espaço para os passantes: o cliente pode aderir ao ‘Vila Club’, um cartão com mensalidade de R$100 que dá direito ao uso de piscina, restaurante, sauna e hidromassagem. Ao final de um ano, o cliente tem a contribuição revertida em hos-

Em janeiro de 2014, a rede portuguesa Pestana experimenta pela primeira vez em Natal o sistema de ‘day use’

pedagem. Há também o day use convencional, que exige o mínimo de consumação de R$50. Independente dos ‘day uses’, o restaurante do hotel é aberto ao público, ressalta o George Brasil, gerente de vendas e eventos do Vila do Mar. “Para ter acesso basta deixar algum documento, como a carteira de identidade, na recepção, e receber o cartão passaporte com um código”, ensina. O restaurante Canguleiro é a la carte, mas tem bufê à noite. George também ressalta o sábado, que conta com um animado pagode na área da piscina, do meio-dia às 15h.


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

7

LAZER EMANUEL AMARAL

APPROACH

Vista para o mar

Alessandro de Souza é o chef do Le Soleil GUSTAVO DANTAS

No Vila do Mar pode-se optar pelo ‘Vila Club’

A conhecida área de lazer do Imirá Plaza Hotel está disponível a R$50 por pessoa – revertidos em consumação mínima. O cliente tem acesso à sauna, piscina, sala de jogos, restaurante, lobby com bar molhado. O restaurante do hotel, Tainá, já é aberto ao público passante, contando com uma entrada exclusiva pelo terreno da arena do Imirá. Tem café da manhã das 6 às 10h a R$22, bufê de almoço a R$38, e jantar a la carte das 19 às 22h. O serviço é oferecido no hotel há cerca de três anos, mas ainda é pouco utilizado pelos natalenses. “A maioria das vezes são amigos dos hóspedes que vêm ao serem chamados por eles”, afirma o recepcionista Marcos Andrade. Ele ressalta uma curiosidade: o natalense gosta muito de se hospedar. “Principalmente em dias de shows na nossa arena. O pessoal prefere passar o dia, curtindo a piscina antes e depois da festa”, diz. Mario Barbieri, gerente geral do hotel Pirâmide, lamenta que o natalense ainda não tenha por hábito o lazer em hotel. “Não há muita procura, é mais fácil recebermos turistas de outros hotéis em busca de diversão”, afirma. O acesso se dá ao preço de R$60 por pessoa, revertido em consumação mínima obrigatória. Criança de 9 a 12 paga metade. Horário: 9 às 17h. Ele indica os restaurantes que estão sempre abertos aos passantes: o Dunas, para café da manhã a R$35, das 6h30 às 10h, e o Laguna, para jantar. Já o Oásis é o bar molhado do parque aquático.

Só para degustações

Day Use do Pestana começa no café e vai até 18h GUSTAVO DANTAS

Piscinas são os preferidos do público ‘day use’

RODRIGO SENA

EMANUEL AMARAL

Serviço: Pestana Natal. Tel.: 32208900 Vila do Mar. Tel.: 4009-4900 Imirá. Tel.: 4005-0505 Pirâmide. Tel.: 4009-9400 Sehrs. Tel.: 4005-2000 Ocean Palace. Tel.: 32204144 Majestic/La Brasserie. Tel.: 3642-7000

No Ocean Palace, o coffe shop Sunrise está disponível

No hotel Majestic, o La Brasserie se destaca pelo menu 5 estrelas

Boa parte dos grandes hotéis natalenses limitam o acesso do público só aos seus restaurantes. Mesmo sem poder ir à piscina, o cenário também inspira. O Ocean Palace não tem day use, mas abre as portas dos restaurantes Coffee Shop Sunrise, Le Soleil, Ocean Grill, e o sushi bar – que se mantém como um dos favoritos da cidade. “Acho que as pessoas glamurizam demais os hotéis, e acham que eles são inacessíveis. Não é bem assim”, diz Jurema Gurgel, gesto-

contam com buffets e pratos executivos, sendo ideais para almoços e lanches. Todos os sábados tem feijoada no Sunrise, a R$54. O luxuoso Sehrs tem quatro restaurantes à disposição: Pizza Roberto, Marenostrum (de comida mediterrânea), Tapiro (steak house de cortes especiais) e Potiguar. Sempre ligar antes para reservar. Há ainda o Jangada, à beira mar e de uso exclusivo dos hóspedes. No Potiguar é servido um buffet, com café da manhã a

ra de esporte e lazer do Ocean. O chef Alessandro de Souza, do Le Soleil, ressalta a qualidade do menu contemporâneo com base francesa. “Temos ótimos pratos de camarão, lagosta, pato...receitas que valem a pena conhecer”, diz. Ele afirma que um festival de frutos do mar está sendo pensado para movimentar mais o restaurante – que já recebeu eventos com nomes como Alex Atala e Eric Jacquin. Os restaurantes Ocean Grill e Sunrise

R$30 e almoço/jantar a R$50. Segundo o gerente de alimentos e bebidas Eddie Silva, o acesso pode variar conforme a ocupação. “É uma questão de manter a qualidade dos serviços. Se formos atender hóspedes e passantes juntos, pode comprometer”, diz. Mas, passada a alta temporada, o serviço flui mais leve para todos. Eddie também indica a Sexta do Jazz, no lobby do hotel. O Hotel Majestic chama mais a atenção por sua gastronomia do

que pela área de lazer. É o restaurante La Brasserie de La Mer que atrai os passantes bons de garfo. Os cafés da manhã têm feito sucesso, das 6 às 10h, a R$25. É essencialmente regional, oferecendo de tapioca a omelete, além de frios, bolos, pães, etc. A partir do almoço entra o toque de Eric Jacquin, renomado chef francês que elaborou o cardápio da casa. O menu degustação sai a R$130, e o executivo para almoço a R$43. À noite, o menu é a la carte.


8

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SHOWS DIVULGAÇÃO

NA CADÊNCIA PODEROSA DE

Sueldo M

Banda baiana abre a festa na praia de Camapum

O Carnaval começa cedo em Macau com Chicabana O verão segue muito quente e as festas na praia ainda não acabaram. Para quem está disposto a pegar a estrada, Macau receberá sábado uma edição do projeto Chicabana Beach, a partir das 22h, no espaço Clube da Praia, praia de Camapum. Além da banda baiana criadora da festa, a noitada de axé e arrocha terá Filho Araújo e A Farra, e o cantor Serginho Lisboa. Será montada no local uma caprichada estrutura com pista e área VIP. A banda Chicabana foi criada em 2006, na Bahia, e segundo eles mesmos, o nome significa “chic e bacana”. O grupo assume a influência do Chiclete com Banana, reproduzindo a mesma pegada, e trazendo influências do rock e do forró. Entre os sucessos dos baianos estão “Eu quero só

você”, “Falar de amor”, “Pôr do sol”, “Ele nunca vai saber”, “Tome amor”, “Tentativas em vão”, “Pega pega”, entre outros. O repertório do Chicabana inclui também músicas de artistas como Ivete Sangalo, Asa de Águia, Daniela Mercury, entre outros que mantém o clima de micareta da apresentação. A banda lançou ano passado o clipe da música “Eu pago pra ver”, com participação da atriz Antônia Fontenelle. Ela dividiu a cena com o vocalista Kiko, em cenas “quentes” gravadas na Praia do Recreio, Rio de Janeiro. Serviço: Chicabana Beach em Macau. Sábado, às 22h, na Praia de Camapum. Entrada: R$20 (pista) e R$30 (VIP). Vendas: Bar Chico da Cobal.

úsico potiguar veterano, tarimbado por anos na noite natalense, o cantor e compositor Sueldo Soaress está com novidades dançantes na bagagem e vai tocar algumas delas em show que fará neste domingo, a partir das 18h30, no Taverna Pub. Sueldo estará acompanhado da banda Bamuamba, e fará um grande baile no terraço do castelo ao som de sambarock, reggae, manguebeat, e música pop em geral. Sueldo lançou há pouco tempo sua novíssima música de trabalho, “A poderosa”, uma canção suingada e fácil ao estilo Seu Jorge, prestando tributo a outras bambas como Jorge Benjor e Gilberto Gil. A música fará parte do quarto disco do músico, “Vou por aí em cantos”, que ele já disse estar “montado e gravado, só aguardando o momento certo de ser lançado”. “O novo CD está bem rico desse recurso rítmico. As pessoas encontrarão poesia, emoção e muito suingue”, afirmou em entrevista à TRIBUNA DO NORTE. Sueldo Soaress estreou em 1982 com o show Tinta Viva, ao lado do amigo e parceiro Pedro Mendes, no palco do Teatro Alberto Maranhão. Além de fazer apresentações com o lado dançante da MPB, o cantor também toca canções próprias como “Musa azul”, “Seus arredores” e “Belezura”. Serviço: Sueldo Soaress e Bamuamba. Domingo, às 18h30, no Taverna Pub, Ponta Negra. Entrada: R$10. Tel.: 3236-3696.

Em clima de pré-lançamento, Sueldo Soaress e Bamuamba mostram sambarock, reggae, sambalanço pop neste domingo no Taverna Pub ALEX REGIS

Cantor e compositor mostra canções do novo disco


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

9

PALCOS Pra fechar o verão

dançando Jota Quest lança novo trabalho “Funky funky boom boom” na “Última festa de verão” em Pirangi, no espaço Ecomax

Serviço: Jota Quest – A Última Festa do Verão. Arena Ecomax, Pirangi, a partir das 19h. Ingressos na Graciosa (Midway e Praia Shopping).

Show mescla os principais hits da carrreira do grupo e as novas canções de “Funky Funky”

DIVULGAÇÃO

O

pop/funk/soul de sotaque mineiro do Jota Quest está de volta às paradas. A banda acabou de lançar um disco novo, o sugestivo “Funky funky boom boom”, e virá nesse pique para encerrar a temporada de shows na Arena Ecomax, sábado, na praia de Pirangi. A partir das 19h, a noitada ainda terá apresentações das bandas Uskaravelho e Pura Tentação. Apesar do disco novo na bagagem, o Jota Quest só vai estrear a nova turnê em abril de 2014. O show deste sábado foi preparado especialmente para apresentações de verão, portanto, privilegia os hits do passado com alguns toques do repertório novo. Para dançar terá “Na moral”, “Encontrar alguém”, “Mais uma vez”, “De volta ao planeta”, “O sol”, “Sempre assim”, “Já foi”, “Só hoje” e “Amor maior”, a versão de “Tempos modernos”, de Lulu Santos, e “Mandou bem”, do novo disco. O grupo foi criado em 1993, e fez seu primeiro show como J. Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de acid jazz Jamiroquai. Em 98, mudaram o nome para Jota Quest, devido a questões de direitos autorais. Mas a banda seguiu emplacando sucessos, que já lhes rendeu sete discos de estúdio, e quatro discos ao vivo. É formado por Rogério Flausino (vocal e violão), Marco Túlio Lara (guitarra), PJ ( baixo), Paulinho Fonseca ( bateria), e Márcio Buzelin (teclado).

Briga de humor : Zé Lezin e Cinderela fazem dueto no TR A dupla de humoristas Nairon Barreto (PB) e Jeison Wallace (PE) está de volta a Natal para uma nova temporada do espetáculo “Em briga de marido e mulé ninguém mete...”, sextafeira, às 19h, no Teatro Riachuelo. Zé Lezin e Cinderela formam um casal eternamente entre tapas e beijos. De um lado o marido só pensa na posição mais cômoda para tirar um cochilo; do outro, uma mulher mandona que fala alto e diz besteiras. No palco, situações hilárias e espaço aberto a improvisações e interatividade com a platéia – um casal é convidado a fazer uma “DR” com a dupla. Ambos trabalharam anos, pesquisaram e coletaram características do povo nas ruas, até construírem as figuras de Zé Lezin e Cinderela.

FOTO ROLO

Pink Elephant volta às pistas A boate Pink Elephant retoma hoje (sexta) a sua programação normal, após a temporada de verão na praia. A casa traz o dupla paraibana IndaHouse (DJs Daniel Cas e Claudinho Santa Cruz), misturando hits com percussão e efeitos eletrônicos, além do DJ Felipe BZ (DF), com um som mais prog house. Entrada: R$30 (revertido em consumo até 0h). Onde: Av. Hermes da Fonseca, 754, Tirol.

Electronic Connections em Capim Macio O espaço Hakuna Matata promove uma noitada eletrônica nesta sexta-feira. O som ficará por conta dos DJs Melson Diniz (SP), Lari Costa e Rodrigo Arcoverde. No local terá caipirinha clonada, espaço lounge, mais drinques variados e pizzas. Entrada: R$5. Onde: Rua Abraham Tahim, 1902, Capim Macio (lateral da UnP). Tel.: 8767-1735.

Clara Menezes canta em Pium O projeto “sexta Lá” traz hoje ao Porão Arte & Gastronomia, em Pium, a voz e o balanço de Clara Menezes. Acompanhada por sua banda, a cantora fará versões para clássicos do soul, funk, samba e reggae. Entrada: R$10. Onde: Av. Joaquim Patrício, 1083, Pium.

Folia e Roda de Bambas na Catita “Em briga de marido e mulé” está de volta com novidades

“Todo personagem vem de trabalho cuidadoso porque nosso interesse é interagir com o público e apresentar detalhes que sejam conhecidos”, explica Nairon Barreto. Jeison afirma que a Cin-

derela nasceu dos detalhes curiosos e cidadãos anônimos nos grandes centros. Preços: R$90/45 (plateias, frisas e balcão nobre), e R$120/60 (camarote).

As sextas são de prévias carnavalescas no Buraco da Catita, ao som do grupo Ribeira de Pau e Corda, inspirados nos blocos de antigamente, tocando frevos e marchinhas. No sábado o samba de raiz dará o tom com Debinha e Roda de Bambas, em três horas de batuques clássicos. Onde: Rua Câmara Cascudo, Ribeira.


10

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CINEMA

De olho no Lobo de Wall Street Indicado a cinco Oscars, novo Scorsese pode atropelar os favoritos na premiação. Tem tudo o que o público gosta: sexo, drogas, palavrões e rock’n’roll e a incorreção política de sempre LUIZ CARLOS MERTEN

CRÍTICA

H

á uma maldição do Oscar. Tem sido infalível - os campeões de indicações para o prêmio da Academia têm sido os grandes derrotados na festa. Martin Scorsese sabe disso. Com Gangues de Nova York e O Aviador, duas de suas cinco parcerias com o astro Leonardo DiCaprio, ele teve o máximo de indicações e o mínimo de prêmios. Steven Spielberg, também. No ano passado, campeão de indicações com seu Lincoln, ele viu o filme receber apenas uma estatueta de Academia, a de melhor ator para Daniel Day-Lewis. Por essa lógica, Trapaça e Gravidade, os campeões deste ano, cada um com dez indicações, que se cuidem. Poderão ser atropelados pelo novo Scorsese, O Lobo de Wall Street, e por 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen, que concorrem, respectivamente, em cinco e seis categorias. Não há que levar a regra longe demais, até porque David O. Russell e Alfonso Cuarón têm papado prêmios e bilheterias, e isso avaliza as aspirações de ambos (o filme do segundo é melhor, ressalte-se). Mas O Lobo possui uma característica - ou vantagem? Márcio Fraccaroli, da Paris Filmes, distribuidora do Lobo no Brasil, aposta no mercado - ele garante que o filme de Scorsese é o mais comercial desta safra do Oscar. Tem tudo o que o público gosta - sexo, drogas, palavrões e rock’n’roll (na verdade, rap). O máximo da incorreção política - contra mulheres e gays, mas não contra negros. Há que tomar cuidado com o assunto, e o Lobo, afinal, vai perder para 12 Anos, ou alguém duvida? Indicado para cinco prêmios,

Anunciado em Cannes como o “verdadeiro filme punk”, “Bastardos”, da diretora Claire Denis, estreia no Cine Cult do Cinemark

No filme de Scorsese, Leonardo DiCaprio vive o ambicioso corretor da bolsa, Jordan Belfort

ì QUEM Jordan Belfort trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna. Quando consegue ser contratado como corretor, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal

O Lobo concorre a melhor filme, diretor (Scorsese), ator (‘Leo’, que já ganhou o Globo de Ouro da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood como melhor ator de comédia pelo papel), ator coadjuvante (Jonah Hill) e roteiro adaptado (Terence Winter, baseado no livro autobiográfico de Jordan Belfort). A disputa promete ser acirrada e o suspense só termina em 2 de março. And the Oscar goes to... Quem? Em meados dos anos 1980, Scorsese fez o remake do cultuado Desafio à Corrupção/The Hustler, de Robert Rossen, de 1961, pelo qual Paul Newman ganhou o Oscar, repetindo seu papel como o jogador de sinuca Eddie Felson. O filme chamou-se A Cor do Dinheiro no Brasil. O Lobo de Wall Street poderia ser agora A

Cor do Dinheiro 2, ou Desafio à Corrupção 3. Jordan Belfort, o personagem de Leonardo DiCaprio, toma dinheiro dos otários com a consciência tranquila de quem se considera avalizado para isso e a certeza de que saberá desfrutar mais, ao gastar, que o povo que engana. O filme narra uma miríade de sonhos que, eventualmente, vira pesadelo. Os tietes juram que Scorsese está sendo crítico. Talvez não esteja. Na dúvida, não ligue para a opinião dos outros e forme a sua. Não seja um cabeça de vento. SERVIÇO O LOBO DE WALL STREET Título original: The Wolf of Wall Street. Direção: Martin Scorsese. Gênero: Policial (EUA/2013, 180 min.). Classificação: 18 anos.

Promotor federal critica retrato feito pelo cineasta ‘O Lobo de Wall Street’, de Martin Scorsese, reconta a história real do corretor norte-americano Jordan Belfort que, nos anos 90, foi julgado e condenado por fraude financeira e lavagem de dinheiro - após colaborar com o FBI, ele passaria 22 meses na prisão. Hoje, ele dá palestras motivacionais. Mesmo reconhecendo a fidelidade com que Scorsese recria a história (baseada no livro de Belfort, lançado no Brasil pela Planeta), no entanto, um dos promotores responsáveis pelo caso fez críticas ao diretor. Em um texto para o jornal The New York Times, Joel M. Cohen afirma que é danosa a presença, ainda que indireta, da marca da empresa de palestras de Belford. E questiona a decisão do cineasta de não apresentar algumas das vítimas do corretor. “São centenas de pessoas que perderam milhões de dólares enquanto ele acordava diariamente pensando em novas maneiras de enganar as pessoas. s criadores do filme podem justificar a exclusão das vítimas, mas não quando dão a última cena para o belfort real. Pode ser arte, mas está errado.”


Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira,24 de janeiro de 2014

CINEMA

★ RUIM ★★ REGULAR ★★★ BOM ★★★★ ÓTIMO ★★★★★ EXCELENTE l ESTREIA

legendado) Moviecom 1. Sessões 15h25, 17h30, 19h35 e 21h40 / Cinemark 3. Sessões 15h30, 19h50, 22h e 0h10 (sáb) / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessão (dub) 20h15 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (leg) 18h e 22h30 Jack e Samantha são apenas um casal como outro qualquer. Quando descobrem que Sam está grávida de seu primeiro filho, eles se enchem de felicidade esperando a chegada do bebê. O que eles não imaginam é que essa criança pode ser o fruto de uma força maligna que se apoderou do corpo dela. Direção: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett

Moviecom 2. Sessões 16h50 e 21h10 / Cinemark 5. Sessões 11h40, 14h, 16h30, 19h, 21h20 e 23h40 (sáb) / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessão 17h30 / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões 15h45, 19h30 e 22h Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits) são salvos da falência pela inesperada herança do Tio Olavinho (Maurício Sherman). O problema é que o testamento traz um pedido incomum: o ricaço deseja que suas cinzas sejam lançadas no Grand Canyon. Aproveitando a viagem, o casal resolve dar uma esticadinha em Las Vegas, a terra dos cassinos, uma tentação para o perdulário Tino. Direção: Roberto Santucci

★★★ ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 2 (12 anos, nacional)

★★★ ATIVIDADE PARANORMAL: MARCADOS PELO MAL (16 anos, dublado e legendado)

l O HERDEIRO DO DIABO (14 anos, dublado e

11

Moviecom 2. Sessões (leg) 14h50 e 19h10 / Cinemark 7. Sessões (leg) 21h30 (ter e qui) e 23h50 (sáb) Jesse é um adolescente latino do subúrbio de Los Angeles que, após acordar com uma estranha marca em seu corpo, começa a ser perseguido por forças misteriosas, enquanto sua família e amigos tentam salvá-lo. Direção: Christopher Landon

★★ MUITA CALMA NESSA HORA 2 (14 anos, nacional) Moviecom 3. Sessões 15h20, 17h25, 19h25 e 21h30 / Cinemark 1. Sessões 11h20, 13h20, 15h20 e 17h20 / Cinemark 4. Sessões 13h50, 16h, 18h e 22h10 / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões 15h15, 20h e 22h10 / Cinépolis 5 Norte Shop. 14h, 16h15, 18h30 e 20h45 Três anos depois da fatídica viagem a

Búzios, quatro amigas se encontram no Rio de Janeiro. Estrella (Débora Lamm) acaba de retornar da Argentina, Aninha (Fernanda Souza) está impressionada com a consulta de uma vidente, Tita (Andréia Horta) passou uma temporada na Europa trabalhando como fotógrafa, e Mari (Gianne Albertoni) quer produzir um festival de música. É desse reencontro que a aventura começa. Direção: Felipe Joffily

★★★★ O LOBO DE WALL STREET (16 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões (leg) 13h50, 17h15 e 20h40 / Cinemark 1. Sessão (leg) 20h50 / Cinemark 2. Sessões (leg) 11h, 14h30, 18h10 e 21h50 / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões (leg) 18h15 e 22h / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (leg) 19h e 22h30 (exceto sex) / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessão (dub) 17h45 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessão (leg) 21h15 Corretor da bolsa de Nova York, interpretado por Leonardo DiCaprio, se recusa a cooperar para uma grande investigação sobre fraude em Wall Street. Direção: Martin Scorsese ★★★ CONFISSÕES DE ADOLESCENTE (12 anos, nacional) Moviecom 5. Sessão 22h / Cinemark 4. Sessões 20h e 0h20 (sáb) / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessões 13h15 e 17h15 Baseado na série de TV dos anos 90, o filme acompanha as aventuras de uma adolescente e suas primeiras fortes experiências na vida, que envolvem dúvidas sobre sexo, drogas e sua relação com o mundo. Direção: Cris D’amato e Daniel Filho ★★★ TARZAN – A EVOLUÇÃO DA LENDA (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessões 14h, 16h, 18h e 20h / Cinemark 7. Sessões (3D) 12h50, 15h, 17h10 e 19h20 / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessão (3D) 12h45 e 15h / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (3D) 14h e 16h30 / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) 13h45, 16h, 18h15 e 20h30 Diferente de todas as outras versões, esta clássica lenda é reinventada nos tempos atuais. Durante uma viagem a uma isolada área da selva africana apenas Tarzan, filho único da família Greystoke, sobrevive a um acidente aéreo. Em completo isolamento, Tarzan cresce aprendendo as leis da selva junto com um grupo de gorilas. Quando ele finalmente estabelece contato com outros humanos e apaixona-se pela bela Jane, descobre que o local onde vive está ameaçado por um grande empreendimento de exploração mineral. Agora Tarzan terá que usar seus conhecimentos para salvar esse paraíso intocado. Direção: Reinhard Klooss CAMINHANDO COM DINOSSAUROS 3D (Livre, dublado) Moviecom 6. Sessões 13h45 e 15h40 / Cinemark 3. Sessões 13h10 e 17h40 / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões 13h45 e 16h / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões 12h30 e 14h45 Filme épico pré-histórico que narra a história de dois irmãos em viagem ao Ártico na tentativa de seguir os passos do pai. No caminho, superam obstáculos e mesmo indefesos se tornam heróis. Baseado em série de TV. Direção: Barry Cook e Neil Nightingale

l FRANKENSTEIN: ENTRE ANJOS E DEMÔNIOS (12 anos, dublado e legendado) Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 17h40 e 19h45 / Moviecom 6. Sessão (3D) (leg) 21h50 / Cinemark 6. Sessões (3D) (dub) 12h e 16h20 / Cinemark 6. Sessões (3D) (leg) 14h10, 18h30, 20h40 e 23h (sáb) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessão (dub) 17h15 / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões (leg) 19h30 e 21h45 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (dub) 12h45 e 15h15 / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões (leg) 19h15 e 21h30 O monstro de Frankenstein, agora com o nome de Adam, sobreviveu até os dias atuais. Tentando encontrar o próprio caminho, ele acaba se envolvendo em uma guerra entre dois clãs imortais em uma cidade ancestral chamada Darkhaven. Direção: Stuart Beattie

★★★ FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE (Livre, dublado) Moviecom 7. Sessões 14h10, 16h30, 18h50 e 21h10 / Cinemark 1. Sessões 11h50, 14h20 e 16h40 / Cinépolis 5 Natal Shop. Sessões (3D) 14h e 16h30 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões 12h45 e 15h15 / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões (3D) 13h e 15h30 Anna, uma jovem otimista destemida, junta-se ao ousado homem da montanha Kristoff e seu parceiro, a rena Sven, em uma jornada épica, encontrando místicos trolls, o boneco de neve Olaf, condições climáticas extremas como as do Everest e magia a cada passo em uma corrida para encontrar Elsa, a irmã de Anna, a Snow Queen, e salvar seu reino do inverno eterno. Direção: Chris Buck e Jennifer Lee ★★★★ AZUL É A COR MAIS QUENTE (18 anos, legendado) Cinemark 7. Sessão 21h30 (ter e qui) Aos 15 anos, Adèle não questiona: meninas saem com meninos. Sua vida muda para sempre quando ela conhece Emma, uma jovem com cabelo azul, que lhe permitirá descobrir o desejo, a afirmar-se como mulher e como adulta. Direção: Abdellatif Kechiche ★★★★★ GRAVIDADE 3D (12 anos, legendado) Cinépolis 2 Natal Shop. Sessão 0h (sáb) A Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) é uma brilhante engenheira em sua primeira missão espacial, com o astronauta veterano Matt Kowalsky (George Clooney). Durante um passeio espacial rotineiro ocorre um acidente e a nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky completamente sozinhos. Conforme o medo vai se tornando pânico, o oxigênio que resta vai sendo consumido. E, provavelmente, o único jeito de ir para casa seja encarar a imensidão assustadora do espaço. Direção: Alfonso Cuarón ★★★★★ CAPITÃO PHILLIPS (14 anos, legendado) Cinépolis 5. Sessão 22h30 (sex) O filme se concentra na relação entre o capitão Richard Phillips (Tom Hanks), e o capitão pirata somali, Muse (Barkhad Abdi), que o toma como refém. Os dois entram em uma inevitável rota de colisão quando Muse e sua tripulação decidem colocar em sua mira o navio desarmado comandado por Phillips. Baseado em fartos reais. Direção: Paul Greengrass


12

Natal - Rio Grande do Norte Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MEDITANDO NA ADEGA

Gilvan Passos [gilvanpassosvinhos@gmail.com]

O real sentido do

agenda do vinho

terroir

24/01 (sexta feira) – Jantar enogastronômico com a Confraria dos Casais no Camamo Beijupirá, em Tibau do Sul, do Chef Tadeu Lubambo.

Solo, clima, cepa e o homem, no manejo das técnicas de vinificação, formam o complexo conjunto de fatores que determina grande parte da qualidade de um vinho maioria das pessoas compreende o termo francês terroir, terrunyo para os espanhóis, como uma conjunção de fatores naturais: solo, clima, cepa, e homem (manejo vitícola e técnicas de vinificação), capaz de fazer com que determinada variedade de uva, produza um vinho qualitativamente melhor numa determinada localidade que noutra. Mas isso suprime a incontestável verdade de que todo apreciador julga a qualidade do vinho pelo prazer gustativo que ele proporciona, quando uma coisa não necessariamente condiz com a outra. Essa definição de terroir soará simplista, incompleta e até errônea ante a complexidade e amplitude de sua real conotação. O terroir, para além destas coisas todas, se traduz pela identidade territorial do vinho. Terroir para um vinho equivale a pedigree para um cão. É quando o vinho tem uma ligação visceral com o meio de onde surge. Uma singularidade telúrica, revelando uma identidade sensorialmente notável com os fatores naturais e humanos locais, mas também com o modo de viver do seu povo, os hábitos alimentares e o habitat de um determinado lugar. Um vinho de terroir não necessariamente é bom ou agrada, mas o que é inegável é que ele tem identidade, uma personalidade determinada pelo meio que o denuncia de forma natural, sem o expedien-

A

28, 29 e 30 /01 (terça, quarta e quinta) - Evento degustação nas Vinhedos Prudente de Morais, Natal Shopping e Midway Mall respectivamente.

ì Vinho de Terroir FOTOS: DIVULGAÇÃO

te de aditivos, correções ou técnicas que agrupam os vinhos de lugares distintos como iguais. A qualidade técnica de um vinho com pedigree (de terroir) pode existir eventualmente, como eventual será a sua agradabilidade no julgamento do consumidor. O que ocorre atualmente com muita frequência é que apreciamos vinhos dos mais variados lugares do mundo e não sabemos distinguir de onde procedem, porque o interesse econômico, que norteia grande par-

te dos produtores, cerceia a influência da natureza local para perfilá-los ao gosto do mercado-alvo. Essencialmente um vinho de terroir não tem qualquer compromisso com o mercado, ele tem compromisso com suas origens. Ele tem de revelar sua base genética sob todos os aspectos, e assim sendo, agradar passa a ser uma possibilidade, não uma obrigatoriedade. O grande problema é que confundimos terroir qualidade subjetiva (agradabilida-

de pessoal), mas um exemplo bem prático que mostra quão maior é esse fenômeno está no Malbec argentino de Mendoza em comparação com o Malbec francês de Cahors, terra natal desta casta. Os melhores argentinos jamais se comparam aos melhores franceses, havendo quem goste mais de um ou de outro. Mas, o que importa de verdade é que eles são diferentes porque tudo é diferente em cada uma dessas regiões. Isso é terroir.

Loureiro Muros Antigos 2011. Um Vinho Verde da sub-região de Monção, produzido pelo genial enólogo Anselmo Mendes. A casta, 100% Loureiro, típica da região, mostra nesse vinho sua digital local, em nada se assemelhando as conhecidas: Sauvignon Blanc, Chardonnay e congêneres, que marcam o vinho pela fruta convidativa. Nele percebe-se a mineralidade, o floral e a frutuosidade ímpar, contida em uma casta bem trabalhada no campo e na cantina, que revela pura territorialidade e grande potencial gastronômico. Importado pela Decanter em Natal é uma exclusividade Vinhedos.

Tribuna do Norte - 24/01/2014  
Advertisement