Issuu on Google+

»

» QUENIANOS DOMINAM O PÓDIO NA MARATONA DE SÃO SILVESTRE • PÁGINA 8

Ano 63 • Número 239 • Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006 EXEMPLAR DO ASSINANTE

EXEMPLAR DO ASSINANTE

o que tem para o ano de « PROMESSAS » O ano terá

« EXPECTATIVAS » Nas ruas, a

obras, como a do novo aeroporto; eventos, como a Copa e as eleições; e datas, como o 1º ano do papa Francisco e os 50 anos do Golpe Militar.

esperança quanto aos eventos programados e obras anunciadas para o novo ano, rivaliza com as dúvidas sobre a viabilidade de algumas delas. « PÁGINAS 12 E 13 »

JANEIRO

FEVEREIRO

No dia 26, com uma rodada dupla, haverá a inauguração da Arena das Dunas. A presidenta Dilma Rousseff é esperada.

A Igreja completa um ano da renúncia de Bento XVI, abrindo o caminho para as mudanças com o papado de Francisco.

ABRIL

MARÇO

Vai entrar em operação o Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Prefeitura promete revitalizar o carnaval de rua e a volta do desfile das escolas de samba em Natal, suspenso em 2013.

Início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. A abertura será em SP. O primeiro jogo, em Natal, será no dia 13.

Previsão de entrega das obras de mobilidade em Natal: viadutos, túneis e novas vias nas regiões Sul e Oeste.

AGOSTO

JULHO

Centenário do início da I Guerra Mundial, conflito que englobou a Europa, cujas consequências ainda são sentidas.

Duas décadas do Plano Real, a mudança econômica que domou a inflação brasileira e abriu mercados.

DEZEMBRO

OUTUBRO

Inauguração do novo Campus do Cérebro, centro de excelência em pesquisas, anunciado pela UFRN.

Eleições gerais no Brasil: Presidência, Congresso, Legislativos e Governos estaduais serão avaliados pelos eleitores.

24

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

A MPB comemora o centenário de nascimento do cantor e compositor Dorival Caymmi, precursor da Bossa Nova.

JUNHO

MAIO

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

ABRIL

aviso

política

economia

natal

Em razão do feriado de hoje, a TRIBUNA DO NORTE não circula amanhã (quinta-feira). Voltamos com nossas edições normais na sexta-feira (3). A todos os nossos leitores, BOM ANO NOVO!

FHC não vê Barbosa como um “líder”

IPI maior não vale para carro estocado

Câmara vai recorrer para votar licitação

O ex-presidente Fernando Henrique analisa - e não aprova - a possibilidade do ministro Joaquim Barbosa (STF) ser candidato a presidente. « PÁGINA 5 »

Consumidor não foi informado que os veículos comprados em 2013 pelas concessionárias – e estocados nas lojas – não sofrerão aumento. « PÁGINA 6 »

A CMN aguarda o fim do recesso Judiciário para recorrer da decisão que isenta a Prefeitura de submeter a licitação dos transportes ao Legislativo. « PÁGINA 11 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Fim dos dicionários Começa o ano novo com uma constatação vinda do ano velho de que os dicionários, como um produto (livro) físico, estariam chegando ao seu crepúsculo, como se vê no título do artigo que me chamou a atenção para o fato: “Crepúsculo dos dicionários”. O autor é Celso Ming, analista de Economia, e foi publicado dia 26 de dezembro no Estadão. Começa assim: “Se você aprendeu a amar os dicionários, não se assuste com o título acima. Não é o fim; há de ser apenas a espera de um novo amanhecer”. A internet, mais uma vez, ameaça a vida do livro de papel, abrindo espaço para o livro digital. Títulos literários – romances, contos, poesia, ensaios – já são comuns nos e-books, os digitados, disponíveis nas livrarias ao lado das estantes dos impressos. Até os nossos machados de assis já aparecem com essa roupagem nova. Agora teria chegado a hora dos aurélios e dos houaiss. No seu artigo, Ming cita o editor Roberto Feith, diretor-geral da Objetiva, editora responsável pela publicação do dicionário de Antônio Houaiss: “Percebemos gradativa redução na procura por dicionários impressos e maior demanda por conteúdos digitais”. Segundo informações das editoras dos três principais dicionários brasileiros, o Aurélio, o Houaiss e o Michaelis, “há uma estagnação na venda dos últimos três anos, depois de um pico em 2009, quando do início da vigência do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) aponta, baseado em dados recentes (2012), uma redução de 7,7% no total de leitores entre os anos de 2007 e 2011. Mais: uma queda de 46,7% do percentual de leitores interessados em dicionários e enciclopédias. Celso Ming pergunta: “O que resta às editoras daqui pra frente?” O editor Breno Lermer, superintendente da Melhoramentos, que publica os dicionários Michaelis, responde que o horizonte do mercado eletrônico permanece nebuloso e acrescenta: “Estamos em busca de saídas. É difícil de imaginar a moçada consultando nossa maior edição, que pesa quase 4 quilos”. Mais adiante, Celso Ming cita o exemplo da Enciclopédia Britânica: - O mais provável é que, para se manter no mercado, os editores de dicionários adotem a estratégia da tradicional Enciclopédia Britânica, que em março de 2012, depois de 244 anos de sucesso, decidiu pôr fim à edição em papel. Na ocasião, a companhia anunciou a concentração nos conteúdos digitais, o que inclui softwares e livros digitais para escolas, aplicativos para celula-

res e tablets, além de material atualizado diariamente no site disponível para assinantes. E arremata: - No Brasil, cerca de 45% dos leitores entrevistados pelo SNEL, em 2011, desconheciam a existência de livros digitais e, entre os que já conheciam, 82% nunca tinham lido um e-book. Sinal de que há longo caminho a ser percorrido pelas editoras brasileiras, não apenas no desenvolvimento de conteúdos mais atrativos, mas na própria formação dos futuros leitores.” Bom, o colunista entra em férias neste alvorecer do ano novo. Que seja mesmo novo e bom. Já coloquei na sacola o “Dicionário de Luís da Camões”, com suas 1.005 páginas, editado pela Editorial Caminho, de Portugal, em setembro de 2011. O exemplar foi adquirido na Livraria Bertrand, da Rua Garrett, 73-75, no Chiado (a livraria mais antiga do mundo, lá se vão 281 anos), bem perto da praça que tem o nome do Poeta Maior. Entre a praça e a livraria, está Fernando Pessoa sentado no calçadão de A Brasileira, cubando a paisagem. Mais adiante, descendo pela rua do Alecrim em busca do Cais do Sodré, você pode tirar um dedo de prosa com Eça de Queiroz, numa pracinha escondida. Saudades de Lisboa! O dicionário foi um presente régio que me foi dado pelo amigo Ivoncísio Meira de Medeiros, vai fazer agora dois anos: “Lisboa, Dia dos Santos Reis de 2012”. Vamos acreditar no novo ano recitando com Camões: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, / Muda-se o ser, muda-se a confiança; / Todo mundo é composto de mudança, / Tomando sempre novas qualidades. // Continuamente vemos novidades, / Diferentes em tudo da esperança; / Do mal ficam as mágoas na lembrança, / E do bem (se algum houve) as saudades. // O tempo cobre o chão de verde manto / Que já coberto foi de neve fria, / E enfim converte em choro o doce canto. // E, afora este mudar-se cada dia, / outra mudança faz de mor espanto, / Que não se muda já como soía.”

Previsões Não querendo ser chato nem pessimista, mas destaco esta manchete de ontem da Folha de S. Paulo: “Em 2013 a Petrobras é a empresa brasileira com maior desvalorização”. Es-

ta outra do Estadão: “Empresário deve se preparar para um 2014 de pouco crescimento e inflação”. Isso sem falar na copa da Fifa e das eleições gerais.

Do tempo Previsão do tempo para o Nordeste, neste primeiro dia do ano novo, segundo o boletim do CEPTEC: “No centro-sul do Maranhão e oeste do Piauí: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva; nas demais áreas da região, sol e poucas nuvens.”

Roberta Sá Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo: - Roberta Sá já está preparando seu novo CD, dedicado exclusivamente ao samba. Marina Lima, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan, entre outras, irão compor especialmente para o disco de Roberta.

O mais falado Outra nota de Ancelmo Gois, agora com o papa Francisco: - Sabe qual foi o assunto mais comentado, em 2013, no Facebook no Brasil? As manifestações de rua. No mundo, o campeão foi o papa Francisco. Livro O velejador Nelson Mattos Filho, também colaborador desta TN, marcou para o dia 3, sexta-feira que vem, o lançamento da segunda edição do seu livro “Diário do Avoante”. Será na Sorveteria Oba! (avenida Márcio Marinho), na Praia de Pirangi do Norte. Começa às 17 horas Alex O poeta Alex Nascimento, que retornou segunda-feira da Alemanha (não passou por Frankfurt) garante para ainda este primeiro trimestre novo livro. Poemas? Nem Mariana sabe.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

opinião

O novo dentro de nós TICIANO DUARTE escritor

O

reveillon foi à festa requintada que conheci nos salões do Aero Clube. Os homens usavam rigor (Smoking ou Summer Jack) e as mulheres vestiam longos bem decotados, jóias e brilhantes fosforescentes. Somente os sócios tinham acesso à privacidade do clube que era naqueles idos o mais festejado e chique da cidade, ainda muito provinciana. A orquestra era sob a batuta de Jonatas, com o inesquecível pianista Paulo Lira, boêmio de travessias fantásticas que a cidade reverenciava, ouvindo-o tocar valsas, boleros, marchinhas, inclusive composições de sua autoria que eram executadas nas noites maiores naqueles salões iluminados que fizeram épocas e marcaram momentos inesquecíveis de alegria da sociedade natalense. O reveillon a partir da meia noite, com a entrada do Ano Novo, virava carnaval. Tirava-se a gravata de laço, o pesado jaquetão, arregaçavam-se as mangas da camisa de colarinho duro e espontaneamente, num gesto de

liberdade e encantamento, caia-se ao compasso do frevo e do samba, das marchinhas, do obaoba que tivesse na moda, vem cá meu bem, deixa pra lá, “eu vou cair no frevo até o sol raiar”. Era a forma maior e descontraída de saudar o Ano Novo, sem remorsos do que fora feito nos trezentos e tantos dias bons ou ruins que estavam terminando. No espocar da champanha fosse de origem francesa ou brasileira, que se bebia com devoção, como se fosse ungido das paixões que acontecem na mocidade, nesses dias que antecedem à chegada do novo, do inesperado, do desconhecido. Como um filme que vem à lembrança, reencontro figuras e personagens, no cenário que ainda guardo intacto na memória. Lá está à respeitável presença de Dr. Ivo, Francisco Ivo Cavalcante, numa longa mesa, rodeado de familiares e amigos, comandando o levantar de taças, brindando e saudando os seus inúmeros amigos; mais adiante, o engenheiro Gentil Ferreira de Souza, presidente do clube, já sem a gravata de laço, dançando no batuque carnavalesco, que era uma espécie de

Emanoel Amaral

“Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente” - receita de Drumond. prévia do grande tríduo que aconteceria no mês seguinte. Ninguém se lembrava da política, nem das questiúnculas locais, nem da queda do preço do algodão fibra longa seridó; das moças mal faladas no Grande Ponto; das brigas e desavenças no Atheneu; da rivalidade entre os políticos da UDN e do PSD. Ali, no Aero, o reveillon ganhava a plenitude de confraternização universal, de esperanças renovadas, esquecendo-se das rixas partidárias e dos rancores dos velhos perrés contra os pelabuchos. Mas, hoje, meu caro leitor, na

companhia do grande Drumond, rebusco a sua lição poética de vida, que fala do Ano Novo sem comparação com todo tempo já vivido, de coisas novas, até no coração. Vejam bem: “Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudam e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal; direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver”. A receita de Ano Novo de Carlos Drumond de Andrade, poeta de canto universal, cujo busto, em Copacabana, no Rio de Janeiro está sento punido e insultado sem explicações, por pessoas que certamente não conhecem as suas mensagens poéticas de sentimento humano, como esta que ainda guardo na memória: “para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

Cartas

[ INTERINO ]

Desembargador (I)

Nomes e pessoas LAURENCE BITTENCOURT jornalista

H

oje, 1º dia de 2014. Feriado internacional. É muito comum dizer que final de ano e inicio de outro é tempo para balanço, para reflexão sobre a vida, os fatos, o que foi positivo e o que não foi. Tanto em nível pessoal quanto coletivo. Sem dúvida, e muitos fazem isso, corretamente. Mas também serve, a meu ver, para pensarmos em nomes, nomes de pessoas queridas, que marcaram nossas vidas durante o ano que passou; nomes que estavam próximos e foram importantes, nomes que mesmo afastados também contribuíram de forma positiva. Mas há também aqueles que estavam afastados e que através de eventos promovidos por amigos comuns, deu margem a que fosse possível o reencontro. Nomes de amigos queridos que fizeram parte de um passado não tão distante. E há claro, nomes de pessoas que mesmo sem fazer parte do nosso dia a dia, de alguma forma marcaram e marcam as nossas vidas. Podemos lembrar-nos do grande nome do grande estadista Nelson Mandela. Uma perda inestimável para o mundo com sua partida em 2013, mas que deixou um legado inestimável de Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

conduta entre os povos e principalmente de convivência com as diferenças. Depois de mais de 20 anos preso na África do Sul pela minoria branca, ao sair, conclama a união entre pretos e brancos, um feito que sela uma vida. Na nossa terra, Natal, podemos também nos lembramos de alguns nomes. Por exemplo, de um nome que vem brilhando e que ainda irá brilhar muito mais em sua área de atuação, a música, em nível nacional, que é a cantora Kristal. Com sua apresentação em um programa da Rede Globo de televisão, fez a cidade e o estado se mobilizarem e quase em uníssono torcer pela sua participação e vibrar com o seu desempenho no programa “The Voice”. São nomes e pessoas assim que fazem um coletivo ganhar e ajudam a melhorar o mundo e uma imagem, promovendo a autoestima social. Posso lembrar também aqui na nossa terra a dedicação de um jovem jornalista, que através da sua “Casa do Bem”, uma idealização própria, tem promovido uma melhoria e ajudado centenas de crianças, dezenas de famílias carentes, a terem um futuro melhor. Esse jornalista, claro, se chama Flávio Resende, de quem tenho a honra de ser amigo. Na esfera dos bons e grandes

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

reencontros posso citar meu velho e querido amigo, desde os bancos do Salesiano São José na velha Ribeira de guerra, Sueldo Florêncio de Medeiros Costa, a quem em 2013 através de eventos promovido pela turma de então, foi possível revivermos antigas lembranças e voltarmos a estreitar nossos laços. E Sueldo não é só o velho amigo, é também um marido e pai de família excelente e dedicado. Engenheiro civil de formação, militando no serviço público da cidade é, em minha opinião, dos melhores técnicos na sua área. Mesmo de longe acompanhando (depois fiquei sabendo melhor), o mesmo esteve muito próximo de se tornar candidato a vereador de Natal, no ano de 2004, mas que preferiu a pedidos ficar ao lado da família abandonando o projeto. Posso garantir: Natal perdeu um grande nome para Câmara municipal, pela sua dedicação para com a coletividade. São nomes e pessoas que de alguma forma vão marcando nossas vidas. Nomes próximos, nomes distantes, nomes afastados e que retornam. Uma vida se faz com nomes e pessoas. Que 2014 possa continuar nos oferecendo o convívio com esses nomes e pessoas que fazem bem a nossa alma.

Esse Alexandre é um cidadão que merece o respeito de todos nós. Independente com quem tenha sido, o fato de ele defender quem estava sendo humilhado diante de todos, já caracteriza igualdade de valores. Quanto a esse cidadão que se apresentou como desembargador, acredito que ele estivesse em um momento infeliz de seu dia. Acredito que, mais do que ninguém, ele sabe de suas prerrogativas de magistrado e, por isso mesmo, sabe, de antemão, que não pode usar do cargo que o poder público lhe confere não estando, ele, no exercício de suas funções. Ali, naquele ambiente, ele era apenas um cidadão como qualquer outro. E, acredito eu, se a lei fosse para ser cumprida, ele, sim, era para ir prestar esclarecimentos ao delegado de plantão. Por outro lado, a Polícia está de parabéns por não se deixar envolver. Foi, e como deve ser sempre, ouvir para depois tomar as providências. Que esse episódio sirva de lição para as demais autoridades públicas que, porventura, abusam de seus cargos. rsouzalopes@hotmail.com

Desembargador (II) Após tomar conhecimento do ocorrido, reforço a minha confiança de que “o mundo ainda tem jeito”. Parabéns a todos que se posicionaram em relação ao ocorrido. Ao sr. desembargador, desejo que ele encontre paz em 2014. Ao empresário, minha gratidão por me fazer acreditar que apesar de todas as mazelas do mundo, ainda há salvação para nós. Vamos nos indignar mais. Vamos construir um mundo com paz, respeitando a todos, independente de classe social, raça ou religião. dirceares@yahoo.com.br

Desembargador (III) Quando um cidadão comum solicita uma viatura da PM, é uma eternidade para chegar. Agora, para atender os chiliques de um magistrado, de repente surgem quatro viaturas para tentar prender um cidadão de bem. Apesar de o TJRN ser considerado um dos melhores, a mídia está sempre mostrando atitudes negativas dos nossos desembargadores. jacomegama@bol.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

3

»ENTREVISTA » FRANKLIN CAPISTRANO

Notas & Comentários

VEREADOR DO PSB E PRESIDENTE ELEITO DA CÂMARA MUNICIPAL PARA BIÊNIO 2015-2016

[ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Convocação extraordinária Os vereadores de Natal terminaram a votação do projeto da Lei Orçamentária Anual, na segunda-feira, e estão oficialmente em recesso. Mas é provável que não demore para que precisem de um novo período de convocação extraordinária. Desta vez para a votação do projeto de reforma administrativa. A proposta enviada pelo prefeito Carlos Eduardo extingue estruturas das secretarias municipais de Relações Institucionais e Governanças Solidária (Serig), de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), além da Empresa de Segurança Alimentar e Nutricional (Alimentar). As mudanças foram apresentadas pelo prefeito Carlos Eduardo como a primeira fase da reengenharia da administração municipal que está em curso sob a coordenação da Falconi Consultores. As primeiras medidas em tramitação na CMN devem gerar uma economia anual de R$ 9,5 milhões. 212 cargos comissionados serão extintos.

Controle A cobiçada Presidência da Câmara Municipal caberá ao vereador Franklin Capistrano, a partir de fevereiro de 2015, quando ele tomará posse no cargo para o qual foi eleito, antecipadamente, neste mês. Franklin Capistrano terá o controle de um orçamento de R$ 56 milhões por ano. Além disso, são dezenas de cargos para livre nomeação.

Mídia O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, é o entrevistado do programa Poder, que será transmitido hoje, a partir das 22 horas, pela TV União, canal 126 (Cabo Tecom). Ele vai responder, principalmente, sobre os desafios da Previdência brasileira e o que realizou neste período no qual está

no primeiro escalão do Governo Federal. O novo modelo de previdência para os servidores públicos, proposto pela equipe do ministro, teve apenas um quarto das adesões (em torno de 2.500) esperadas para o primeiro ano. Outro assunto do programa será política nacional e local.

Oposição O presidente nacional dos Democratas, senador José Agripino (RN), tem criticado os pronunciamentos que a presidenta Dilma Rousseff faz em rede nacional de rádio e TV. O senador não gostou, particularmente, da última aparição da presidenta na qual ela apresentou críticas ao comportamento da oposição, falando até em “guer-

ra psicológica”, que “pode inibir investimentos”. “O que ela fez foi uma apelação. Apelou e apelou muito”, disse José Agripino à reportagem da Agência Estado. Para ele, “guerra psicológica é o que a Dilma está fazendo com os brasileiros, que olham os países em volta voltando a crescer, enquanto o Brasil cai ladeira abaixo”.

Ele não tem o traquejo, treinamento para ser presidente. Uma coisa é fazer carreira de juiz; outra coisa é ter capacidade de liderar um país” FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ex-presidente, ao afirmar que se o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, quiser entrar na política, seria mais positivo ser candidato ao Senado ou a vice-presidente do que à presidência da República.

Arrecadação Os números da contribuição tributária das micro e pequenas empresas potiguares dão uma ideia da importância desse setor para o Rio Grane do Norte. O volume arrecadado para os cofres públicos do Estado somou R$ 9,8 milhões, em novembro. E a cifra diz respeito apenas ao recolhi-

mento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O total acumulado nos primeiros onze meses de 2013 para o tesouro estadual já chega a R$ 98,4 milhões, oriundos do referido imposto. As informações são da Receita Federal e foram divulgadas pelo Sebrae/RN.

“Se a eleição antecipada fosse ilegal, não aceitaria” « LEGISLATIVO » Eleito com um ano de antecedência para presidir a

Câmara de Natal tem como objetivo dar continuidade à gestão atual

S

ão quase duas décadas como vereador de Natal, 69 anos de idade e um desafio, segundo o próprio, gigante. O médico psiquiatra Franklin Capistrano (PSB) disse que não esperava a indicação para se candidatar a presidência da Câmara Municipal de Natal. Mas, uma vez chamado pelos colegas, não hesitou. No trajeto de crítico a antecipação da eleição para a mesa diretora do legislativo municipal a condição de candidato único eleito com um ano de antecedência, ele não vê contradições. Afirma que atendeu “aos apelos” dos companheiros de partido e argumenta: “a eleição ia ocorrer de qualquer jeito, então por que não participar?”. Nos planos para 2015/2016, período em que administrará o legislativo da capital, Franklin destaca a construção da nova sede da Câmara, a realização de concurso público para servidores da Casa e a transparência parlamentar como prioridades para sua gestão. Ao longo dessa entrevista, ele explica o que considera os principais desafios para uma boa administração.

Quais os planos do senhor para a presidência da Câmara, para a qual foi eleito com mais de um ano de antecedência e vai assumir em 2015?

Primeiro, temos que analisar a realidade administrativa da Câmara e, para isso, devemos fazer um diagnóstico. Estamos constituindo pessoas da nossa assessoria para fazer essa avaliação. De acordo com essa análise, vamos estabelecer critérios e propostas para a futura administração. De sorte que continuaremos com vários projetos que vão começar na atual administração, entre eles, a TV Câmara aberta. Pretendemos dar prosseguimento também ao projeto de construção da sede da Câmara Municipal de Natal. Estamos também no caminho legal para a criação da rádio FM da Câmara Municipal. Depois, dever estabelecer o concurso público para funcionários da Casa. E a transparência dos trabalhos nas proposições e nos atos da Mesa Diretora. O senhor pensa em fazer uma transição?

Haverá uma espécie de comissão de transição para diagnosticar, ver o que será necessário, o que é preciso fazer... Isso vai ser feito quando?

Crescimento Uma das explicações para o aumento na arrecadação de ICMS, de acordo com o levantamento do Sebrae/RN, é o número de formalizações registrado após a entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a criação, em 2010, da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). São 101 mil empresas potiguares optantes do Simples Nacional, das quais quase a metade é MEI. Esse universo é formado por negócios com faturamento anual inferior a R$ 3,6 milhões.

Data Entre as propostas de reforma política que estão em tramitação na Câmara dos Deputados, uma muda a época das eleições no Brasil. Esse projeto coloca as eleições no mês de abril, ao invés de outubro, como é realizada atualmente. Os cargos para presidente da República, governa-

dor e prefeito seriam realizados neste período do ano. Atualmente, a Constituição estabelece o primeiro e ou o quarto domingo de outubro para as eleições destes cargos. A ideia é mudar para o primeiro domingo de abril, para o 1º turno, e o último domingo do mês de abril, para o 2º turno.

Restrições A partir de hoje só é permitida a divulgação de pequisa registrada na Justiça Eleitoral. E o registro precisa seguir os requisitos da legislação e das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral. Neste ano, ao contrário de 2012, as enquetes sobre intenção de voto não estão autorizadas.

ALEX RÉGIS

ì PERFIL O vereador Franklin Capistrano tem 69 anos e está na Câmara Municipal de Natal há quase 19 anos. Natural de Monteiro (PB), o médico psiquiatra milita na política desde 1958, quando passou a integrar o movimento estudantil do Colégio Atheneu. Capistrano tem atuação no meio cristão católico, onde participa da coordenação da Renovação Carismática. Ele mantém um trabalho de atendimento médico gratuito nas comunidades carentes da capital potiguar. Integra as Comissões de Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor; do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal; e de Ciência e Tecnologia.

Os vereadores vão participar da minha gestão da Câmara, com indicações competentes, nomes capazes de cumprir missões administrativas.”

Ao longo do ano de 2014. Isso em sintonia com o atual presidente Albert Dickson. O senhor teme que aumente os custos com pessoal ou das despesas com a construção da sede própria?

Veremos os aspectos orçamentários e como obter os aportes financeiros necessários à Câmara. Acho que a sede própria já tem o orçamento. A sede será feita em parceria com a prefeitura, porque será na mesma área do novo centro administrativo do município. Além disso, uma parte do que pagamos de aluguel dará para arcar com a construção da sede própria. Então, não haverá geração de despesas maiores para a Câmara. O senhor é o decano da Câmara, mas ficou surpreso com a eleição para presidente do Legislativo municipal? Como foi a escolha?

Foi por consenso. Chegaram à conclusão que meu nome é o que todos aceitariam. Mesmo as

pessoas que não são da Câmara, também aceitaram bem. Na cidade, nas ruas... Quando converso com as pessoas, elas aprovam nosso nome. Os setores políticos também. Isso sem ter havido ingerência política externa. Foi tudo naturalmente. Cabe ao presidente da Câmara, geralmente, a distribuição dos cargos de forma negociada com os demais vereadores. Como será essa articulação na sua administração?

Toda gestão pública tem que ser compartilhada. Isso é feito em qualquer parte do país. Em qualquer instituição pública que tenha uma atitude democrática do gestor, ele não pode trabalhar sozinho. Assim, o gestor sempre pede que as pessoas que o acompanham naquele momento da administração participem. Então,

certamente, os vereadores vão participar da minha gestão da Câmara com indicações competentes, nomes capazes de cumprir missões administrativas. Teremos pessoas trabalhando com ajudada dos vereadores, pessoas que vão assinar ponto todos os dias, que estarão na Câmara, demonstrando compromisso para que possam assumir o cargo. Há pretensão de mudança nos setores de direção?

Não me inteirei do organograma da Casa. Ainda vou receber essas informações. Vamos analisar com os assessores de administração para emitir um parecer final sobre essa questão. Essa composição atual da Câmara é uma das mais plurais das últimas legislaturas. Houve muitas sessões polêmicas. Como o senhor vê essa situação?

Tudo isso contribui para que tenhamos uma administração republicana, na qual todos podem participar. A tendência da administração pública, que é decorrência das atuações políticas, é melhorar cada vez mais. A população cada vez mais toma conhecimento de seus direitos e os políticos precisam tomar cada vez mais conhecimento de seus deveres para que cumprem seu papel. É natural o que vem ocorrendo. Como é a relação do senhor com os vereadores?

É muito boa, porque eles têm confiança na nossa capacidade de trabalhar e gerir. Espero que todos possam ajudar, que estejam unidos na colaboração com a administração, só assim poderemos conseguir situações para a mudança. Não podemos mais ficar na mesma Câmara de dez anos, vinte anos atrás. Temos que projetar uma Câmara para um futuro. E como será o relacionamento do próximo presidente com o prefeito?

Tem que ser em sintonia. Afinal de contas não estou fazendo um trabalho individual. Fomos eleitos para trabalhar em benefício da cidade e do povo da cidade. Então, tenho que andar em consonância com os objetivos programáticos da Prefeitura, dentro das metas democráticas de gestão. Não podemos ser contra por ser contra. Nem estar de acordo com situações esdrúxulas e contrárias ao que a cidade precisa. Precisamos trabalhar em conjunto. Devemos nos dar as mãos, caminhar juntos, buscar momentos importantes para fazer com que nossa cidade

possa progredir, alcançar um nível social comum e trabalhar em defesa da população. O que deverá mudar em relação à atual administração?

Ainda vou fazer uma avaliação sobre a atual administração. Sentaremos com o atual presidente para analisar o que está sendo feito. O que não estiver dando certo, vamos modificar. Mas não é possível fazer ainda uma avaliação mais detalhada. Existem pleitos apresentados pelos vereadores?

Os vereadores querem uma nova Câmara; vai ser construída. Querem um melhor funcionamento da Casa na sua estrutura administrativa; estaremos caminhando com eles neste sentido. Querem que a TV seja aberta; vamos fazer. Querem uma FM; vamos colocar no ar. Enfim, uma série de coisas importantes para a cidade. E vamos trabalhar para isso. O senhor considera que a Câmara é transparente?

Bom, eu acho que é, mas poderia ser mais. Vamos atender a opinião pública, os outros gestores e as instituições de controle para que essa transparência seja plena e todos possam ver a ação da Câmara. Na verdade, é uma instituição pública que precisa ter uma face republicana. É o que nós queremos. Antes, o senhor era contra a antecipação da eleição. Mas acabou beneficiado por essa articulação. Por que mudou de ideia?

Eu fui contra inicialmente, mas meditando cheguei à seguinte conclusão: mesmo e não fosse candidato, a eleição iria acontecer. Para atender pedido dos vereadores — eles achavam que conosco a situação seria diferente em uma nova gestão — acabei aceitando [a convocação para ser eleito presidente em um escolha antecipada]. Depois, entendi que um ano de antecedência seria no mínimo suficiente para se inteirar de uma casa como essa. Conhecer o que está acontecendo e definir a estratégia de atuação. É um tempo folgado para iniciar uma administração com mais responsabilidade, competência e compromisso com a cidade. Outra coisa, se fosse algo ilegal, não teria aceitado. Está dentro da legalidade. A lei permite. Foi dentro do que diz a lei orgânica. Não fere o embasamento legal e jurídico. Foi dada entrada e a juíza disse que é uma situação interna da Câmara. Então tudo foi feito na legalidade.


4

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

ES gastou mais com publicidade Apesar da crônica anunciada que é a tragédia com as chuvas de fim do ano, o governo do Espírito Santo gastou mais com publicidade do que com prevenção. Segundo Portal da Transparência, foram empenhados R$23,4 milhões, em 2013, ao programa Prevenção, Proteção e Socorro a Desastres, dos quais apenas R$ 7,7 milhões foram pagos. O valor equivale a 10% do que foi liberado para área de Comunicação Social.

Vamos entrar em 2014 para ganhar 2014” GOVERNADOR E PRESIDENCIÁVEL EDUARDO CAMPOS (PSB-PE), otimista em relação à eleição

Grana alta

Importância zero

O governo capixaba empenhou R$ 114,8 milhões para Comunicação Social nas diversas áreas, sendo que R$ 74,8 milhões já foram pagos.

Enquanto isso, destinou para a formação de profissionais da educação apenas R$ 753 mil, dos quais só foram desembolsados R$ 527 mil.

Que droga

Pior ranking

As despesas com gestão de política sobre drogas também ficaram bem abaixo do valor gasto com publicidade: R$ 928 mil.

Na sequência dos programas com menos verba estão o de redução de homicídios (R$ 1 milhão) e habitação de interesse social (R$8 milhões).

Equipe tapeia Dilma Na tentativa de evitar aborrecimentos e arranca-rabos com a presidente Dilma, a equipe de apoio presidencial desenvolveu uma série de ações rotineiras para fingir obedecer suas ordens “sem noção”. Segundo

geral

Pauta trancada limita as votações no 2º semestre « BALANÇO » No segundo semestre de 2013 a Câmara dos Deputados conseguiu votar apenas seis projetos de lei. No ano todo, foram 32 RICARDO DELLA COLETTA

B

rasília - A pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, que esteve trancada por quase quatro meses no segundo semestre deste ano, fez com que a Casa só votasse seis projetos de lei no período. O número contrasta com o ano anterior, quando a Câmara deliberou favoravelmente sobre 37 projetos de lei depois do recesso do meio de ano. Na contagem total de 2013, os deputados aprovaram 32 projetos de lei, versus 73 no anterior, segundo levantamento da Secretaria Geral da Mesa. “Foram quatro meses de pauta trancada por urgências constitucionais”, disse ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). “Houve pauta de votações praticamente somente no primeiro semestre. No segundo, foram apenas Propostas de Emenda à Constituição e Medidas Provisórias”, acrescentou. Pela Constituição, matérias que te-

nham urgência atribuída pelo governo precisam ser analisadas em 45 dias, sob pena de trancamento de pauta, quando os parlamentares só podem analisar proposições como emendas à Constituição e projetos de decreto legislativo. Na segunda metade deste ano, a Câmara ficou com a pauta de Plenário trancada por dois projetos com urgência constitucional: o novo Código da Mineração e o Marco Civil da Internet. O primeiro, enviado pelo Executivo no final de junho, obstruiu os trabalhos do Plenário da Casa de 4 de agosto a 23 de setembro. O governo aceitou revogar a urgência constitucional do marco da mineração após apelo de Henrique Alves, que se comprometeu a trabalhar para que a proposta fosse aprovada ainda em outubro. O prazo não foi respeitado e o código aguarda ainda votação na comissão especial. Pouco mais de um mês depois da retirada da urgência constitucional do Código da Mineração, os trabalhos no Plenário foram novamente bloqueados, desta vez pelo Marco Civil

ì 2013 Balanço da Câmara dos Deputados mostra que foram votados 32 projetos durante o ano

2012 O número é abaixo do total de projetos votados pelos deputados durante o ano anterior: 73

da Internet. Embora tenha sido proposto pelo Executivo no ano retrasado, a presidente Dilma Rousseff pediu que fosse atribuído caráter prioritário ao projeto em setembro de 2013. A falta de consenso entre as duas maiores siglas da Casa - PT e PMDB - jogou a votação para o ano que vem. O impedimento causado pelas urgências causou uma

queda de braço entre o Legislativo e o Executivo, uma vez que parlamentares acusaram o governo de se valer do expediente para evitar votações indesejadas. Henrique Alves fez novo apelo pela retirada da urgência constitucional do Marco Civil da Internet, mas o Planalto tem argumentado que já revogou a do Código da Mineração e que o acordo, à época, não foi respeitado. O levantamento da Mesa Diretora da Câmara também mostra que durante todo o ano de 2013 o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou dez propostas de emenda à constituição, sendo que uma ainda aguarda votação em segundo turno. Os deputados também rejeitaram um projeto de emenda constitucional: a PEC 37, que visava limitar os poderes de investigação do Ministério Público e que foi arquivada após pressão da população com as manifestações de junho. Os deputados também aprovaram neste ano cinco projetos de lei complementar, 26 projetos de decreto legislativo e 30 projetos de resolução. GABRIELA KOROSSY

fontes palacianas, quando Dilma perde a paciência e decola antes dos assessores, pilotos já estão orientados a voar mais devagar, para dar tempo de a equipe chegar ao destino na frente e deixar tudo arrumado.

Jogo dos... Certa vez, Dilma percebeu que o helicóptero dos assessores estava ultrapassando o seu. Irritada, logo soltou: “Mas que m** é essa”.

.... sete erros Como Dilma não tem paciência para esperar as malas, pilotos também enrolam o desembarque, para dar tempo de descarregar a bagagem.

Motivo de brigas Segundo assessores, assim que desce do avião, Dilma nunca espera pela bagagem, mas cobra que tudo esteja lá assim que chega no hotel.

Isola o PSB A cúpula nacional pressiona o PMDB de Pernambuco a se aliar ao senador petebista Armando Monteiro, que disputa-

rá o governo estadual em 2014, ou a lançar candidato próprio. O nome mais cotado é o do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.

A saga continua Quase um ano após ter sido denunciado por assédio moral e sexual no Consulado do Brasil, o embaixador Américo Fontenelle continua em Brasília, morando em apartamento funcional e recebendo em dólares, como se ainda estivesse em Sidnei (Austrália), onde foi acusado.

Matéria de memória Problemão Além de paraíso offshore, o Panamá – sede da empresa proprietária do Hotel St. Peter, de Paulo Abreu, tem cassinos, que lembram bingos, que lembram “laranjas” e Waldomiro Diniz, ex-assessor de José Dirceu.

Levantamento encomendado pelo PSDB à Consult Pesquisa revela que mais de 40% dos entrevistados consideram a segurança o maior problema enfrentado em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.

Falta dar...

... o exemplo

Líder do PDT, André Figueiredo (CE) enviou requerimento de indicação à presidenta Dilma sugerindo que ela estenda para cargos de confiança sua proposta de 20% de cotas para negros em concursos públicos.

Para Figueiredo, a iniciativa também deveria partir do prefeito Fernando Haddad (PTSP), que apressou-se em aprovar Lei municipal de cotas para negros antes mesmo de Dilma: “É uma questão de coerência”.

Honoris Jerico Dilma sancionou lei proibindo venda de produtos imitando cigarros, para reduzir o número de fumantes. Ainda não se sabe o formato dos cigarrinhos de maconha, caso a droga seja liberada. Copa da bandidagem O inglês Daily Star alertou que bandidos armados, próximos ao estádio do Corinthians, ameaçam “arrastão” de torcedores ingleses na abertura em São Paulo, em junho. O chefão explicou ao jornal: “são ingênuos e têm mais grana”. Eles pretendem “arrecadar” uns R$ 100 mil.

Com a pauta trancada durante quatro meses do segundo semestre, Mesa Diretora da Câmara precisou negociar as votações

Felipe faz emendas à LOA 2014 « ORÇAMENTO » Vereador peemedebista destaca recursos para áreas

que considera prioritárias para a cidade: saúde, mobilidade e turismo JOÃO MARIA ALVES

N

a discussão da Lei Orçamentária Anual foram apresentadas 152 emendas ao projeto original enviado pela Prefeitura. O vereador Felipe Alves (PMDB) deu sequência ao que foi apresentado no Plano Plurianual (PPA) e reforçou os investimentos nas áreas de Saúde, Turismo, Regularização Fundiária, Reforma e Urbanização do Mercado de Petrópolis e Educação de Trânsito. Todas as emendas foram consensuais. Na saúde, foi aprovada a ampliação e a oferta de serviços especializados de média e alta complexidade, de forma universal e integral, priorizando as necessidades dos cidadãos usuários do SUS; bem como garantindo a disponibilização de máquinas para a realização de exames de mamografia em pessoas enquadradas no grupo de risco de câncer de mama. A mobilidade urbana é uma área que merece uma atenção especial do poder público. Com

Felipe Alves (PMDB) destaca necessidade de reaparelhar a saúde

esse objetivo, Felipe Alves aprovou uma emenda para desenvolver ações que visem formar hábitos, valores e atividades na população, no que tange a construção de um trânsito mais seguro, incluindo campanhas educativas para condução dos veículos ciclomotores. A Regularização Fundiária

é uma das maiores preocupações do mandato do líder do PMDB no legislativo municipal. Nesse sentido, ele apresentou e o plenário aprovou uma emenda que irá reforçar a promoção das políticas públicas de Regularização Fundiária em loteamentos informais, urbanização de assentamentos precários, programas

habitacionais de interesse social e demais áreas integrantes do município do Natal. Felipe Alves teve a preocupação de garantir recursos para que a Prefeitura promova o destino Natal, através de campanhas publicitárias nacionais e internacionais para atrair mais visitantes para a cidade. A emenda apresentada pelo parlamentar destina R$ 200.00 mil reais para a secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) para a execução dessas ações. O vereador justificou a apresentação da emenda, lembrando que essa é uma reivindicação antiga do setor que sente falta de campanhas nesse sentido. O Mercado Publico de Petrópolis vai ganhar um projeto de isolamento acústico. Os recursos para a execução da obra foram garantidos através de emenda apresentada a LOA pelo vereador Felipe Alves. Serão investidos R$ 100.00 mil reais na execução dos serviços.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

geral

5

FHC não vê Barbosa como ‘líder’ « POLÍTICA » Ex-presidente avalia chances do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, em uma

candidatura à presidência da República e conclui que o magistrado se sairia melhor como parlamentar

O

ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, “não tem traquejo” para ocupara a Presidência da República na hipótese de o ministro decidir se candidatar ao Planalto. Para FHC, Barbosa não possui as características necessárias para liderar o País e sugeriu que seria “mais positivo” se ele eventualmente se candidatasse ao Senado ou à Vice-Presidência. Barbosa já negou que tenha intenção de se lançar candidato à Presidência em 2014, mas não descarta disputar uma eleição futuramente. Ele admite se aposentar antes do limite legal de 70 anos e seu nome costuma ser incluído em cenários de pesquisas de intenção de voto. O ministro ganhou projeção ao relatar o processo do mensalão. Por ser magistrado, conforme a legislação eleitoral, Barbosa possui um prazo diferente para se filiar a um partido político e disputar um cargo eletivo - ele pode fazer isso até seis meses antes do pleito, ou seja até abril do ano que vem. “Ele não tem o traquejo, treinamento para isso (ser presidente). Uma coisa é fazer carreira de juiz. Outra coisa é ter capacida-

HELVIO ROMERO

Acho que seria mais positiva uma candidatura, não diretamente para a presidência. Ao Senado ou talvez até à vice-presidência” FERNANDO HENRIQUE ex-presidente, sociológo

de de liderar um País. Eu não creio que ele tenha as características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises no País”, afirmou FHC em entrevista ao programa Manhattan Connection, da Globonews, na noite de domingol. “Eu tenho admiração por ele. Acho que seria mais positiva uma candidatura não diretamente para a Presidência. Ao Senado, ou talvez até à VicePresidência”, afirmou. O nome do atual presidente do STF começou a ser ventilado pela opinião pública como opção a uma eventual candidatura à Presidência logo depois dos protestos de junho. Barbosa, inclusive,

começou a figurar nas principais pesquisas de intenção de voto, muitas vezes à frente de políticos de carreira Na pesquisa Datafolha publicada em julho, o ministro aparecia à frente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e com a mesma porcentagem que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB). Para FHC, o nome do ministro Joaquim Barbosa ganhou força no cenário político graças à descrença da sociedade com as instituições, sentimento que veio à reboque das manifestações do meio do ano. “As pessoas descreem tanto nas instituições que buscam heróis salvadores. Ele teria que ter um partido para começar, acho que ele é uma pessoa que tem sentido comum e duvido que vá fazer uma aventura desse tipo”, disse o ex-presidente ao classificar a busca pelo salvador da pátria como um movimento “perigoso”. “O sentimento de que nós precisamos ainda de um salvador é mostra de que nossa democracia não está ainda consolidada. É perigoso, é realmente é perigoso. Ele fez o que ele tinha que fazer como juiz. Agora colocar uma expectativa numa pessoa como aquela que resolve tudo não vai resolver”, disse.

FHC considera culto a Joaquim Barbosa como sinal de que o país ainda espera por um “salvador” JEFF PACHOUD/AFP/ESTADÃO CONTEÚDO

« DEFESA »

Anderson vai poder treinar entre seis e nove meses

Caça Mirage faz o último voo para museu no Rio Aviões franceses serão susbstituídos pelos novos caças suecos, adquiridos este ano

S

ão Paulo - A festa do adeus foi na segunda-feira, dia 20 - o último voo, foi ontem, às 10h40, na base de Anápolis, a 140 km de Brasília. O Mirage 2000, de matrícula 4948, decolou rumo ao Rio de Janeiro. Chegou lá uma hora depois e pousou para sempre. Foi doado ao Museu da Aeronáutica, seu destino final. O último voo foi pilotado pelo capitão Antonio Augusto da Silva Ramalho, do 1º Grupo de Defesa Aérea. Ramalho se disse “feliz, como piloto, pela honra da missão”. Aos 33 anos, operando desde 2010 os interceptadores Mirage, Ramalho reconhece “o salto qualitativo da aviação de caça brasileira”, com a chegada do novo jato supersônico de tecnologia avançada, o modelo sueco Gripen NG, selecionado dia 18, pela presidente Dilma Rousseff na definição do longo processo F-X2; durou cerca de 20 anos a contar do estudo preliminar e das consultas iniciais. A possibilidade é de que a expectativa do capitão, seus colegas e, ainda, a da complexa rede da indústria aeronáutica, seja superada. A encomenda inicial de 36 aeronaves, mais o conhecimento sensível - cuja liberação irrestrita é “cláusula pétrea” do acordo -, vai custar US$ 4,5 bilhões. E deve ser seguida de pa-

cotes subsequentes, de longo prazo, até um total de 124 unidades contratadas a longo prazo, coisa de 10 a 15 anos, contemplando um horizonte além de 2030. A previsão pode ser maior, chegando a 160 jatos Gripen NG. O número é considerado o ideal para proteção integral dos pontos estratégicos do País, de acordo com um oficial combatente ouvido pelo jornal O Estado de S.Paulo. O plano da Força Aérea é substituir a frota atual por um só tipo padrão, capaz de ser configurado de forma personalizada para cada necessidade. A Marinha está na mesma sintonia. A aviação naval embarcada hoje no porta aviões São Paulo A-12 e, no futuro, a bordo do novo navio dessa classe que vai liderar a 2ª Frota, no litoral Norte/Nordeste, quer empregar a versão especializada do mesmo avião escolhido para a FAB. Em Anápolis, na sede do Grupo de Defesa Aérea, a dupla inicial de caças F-5M, que cumprirá a tarefa de proteger Brasília até a chegada dos Gripen, estimada para 2018, está pronta. Vieram de Santa Cruz (RJ) e de Canoas (RS). Na segunda mobilização ao menos um sairá de Manaus. Os 12 Mirage 2000C/B comprados usados, na França, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, deveriam ter sido aposentados em 2011. A Aeronáutica montou um esquema de manutenção que imobilizou seis caças e manteve no ar o esquadrão remanescente. DIVULGAÇÃO

Mirage da esquadrilha que serve à FAB desde o ano de 2005

« UFC »

A Médicos foram surpreendidos com melhora após retirada de novos hematomas em Schumacher

Situação de Schumacher é de “ligeira melhora” após cirurgia « ACIDENTE » Equipe médica que atente ao piloto, após grave acidente na pista de esqui, fala em melhora, mas reafirma: “Quadro é grave”

G

RENOBLE, FRANÇA - O alemão Michael Schumacher passou por uma segunda cirurgia na noite de segunda-feira para a retirada de novos hematomas e médicos apontaram, na manhã de ontem, que a situação do piloto está “ligeiramente melhor”. Mas sua vida continua em risco. “Ganhamos tempo”, declarou Jean François Payan, médico em Grenoble. Em uma coletiva de imprensa concedida na manhã de ontem, a equipe médica do Hospital Universitário de Grenoble, onde o ex-campeão está internado desde domingo, confirmou a notícia sobre os resultados da cirurgia, que o procedimento levou mais de duas horas e foi realizado depois de uma consulta com a família e médicos. “Não podemos dizer ainda que ganhamos”, declarou Gerard Saillant, médico e amigo de Schumacher. Na tarde da segunda (30), os médicos realizaram um exame no ex-piloto e ficaram surpreendidos diante do que parecia ser uma certa melhora na condição do alemão. A decisão foi a de aproveitar o momento para realizar uma nova cirurgia para retirar um dos hematomas no lado esquerdo.Ontem de manhã, um novo exame foi realizado e

Acidente

Há muita hemorragia ainda, os hematomas estão em todas as partes do cérebro” Emmanuel Gay cirurgião francês

mostrou que a situação era estável. Mas nem os médicos e nem a família ousava nesta dar sinais de otimismo. “Há muita hemorragia ainda, os hematomas estão em todas as partes do cérebro”, declarou Emmanuel Gay, o médico que realizou a cirurgia. “Há um longo caminho a ser percorrido ainda”, insistiu. “A situação está mais controlada que ontem (segunda). Mas não temos condições de afirmar que ele está fora de risco”, disse. “Ganhamos um pouco de tempo e as próximas horas serão cruciais. Hoje podemos estar dizendo que houve uma melhora, mas isso pode ser revertido rapidamente amanhã. Temos de continuar monitorando”, insistiu.

Schumacher continua em coma, induzido pelos médicos, e sua transferência para um outro hospital está fora de questão por conta do risco que o movimento poderia causar. Os mesmos médicos indicaram que o alemão lutava por sua vida. Schumacher sofreu um acidente em uma pista de esqui em Meribel, nos alpes franceses no domingo. O Ministério Público de Albertville abriu uma investigação para determinar “as circunstâncias e causas do acidente” e a Justiça confirmou que o choque ocorreu em uma zona “fora de pista onde os rochedos estavam encobertos em parte ou totalmente pela neve”. “Schumacher bateu violentamente a cabeça sobre um dos rochedos depois de ter caído ou ter sido desequilibrado por um outro rochedo”, indicou a Justiça em um comunicado. Para o Ministério Público, “a presença, papel ou ação de uma terceira parte não está sendo colocado em causa”. A violência do choque foi tão grande que o capacete que ele usava rachou. Sem a proteção, o ex-piloto sequer teria chegado ao hospital com vida. Na sexta-feira, Schumacher completa 45 anos.

pergunta que Anderson Silva mais fez ao médico Steven Sanders, ortopedista do UFC responsável pela cirurgia do brasileiro, é sobre quando voltará a treinar. O especialista conta que mesmo com muitas dores o Spider mostravase ansioso por voltar ao octógono. “Antes da cirurgia, suas perguntas eram sobre quando poderia treinar. Se tivesse de dar um palpite, acho que a fratura estará curada entre 3 e 6 meses, e ele estará liberado para treinar entre 6 a 9 meses”, revela. Sanders conta que não ficou perguntando para Anderson Silva sobre seu futuro no mundo do MMA, respeitando a privacidade do lutador. “A coisa mais importante é dar a ele informações e quais são os prognósticos. Ele teve uma lesão séria e estamos a menos de 48 horas da cirurgia. Fazemos avaliações constantes e não posso dizer nem quando ele terá alta”, explica o médico, lembrando que ele não será liberado nesta segunda-feira. “Pacientes que passam por esse tipo de cirurgia ficam por alguns dias no hospital, tomando antibióticos e tendo o monitoramento dos sinais vitais.” O especialista lembra que a agilidade da equipe médica durante o UFC 168, realizado no sábado, foi fundamental para o sucesso da cirurgia. “Fizemos a estabilização o mais rápido possível para evitar mais danos aos tecidos”, diz Sanders. O médico lembra que, além da fratura, outro grande problema são os tecidos da perna, rompidos pelo osso quebrado. Na cirurgia foi colocada uma haste de titânio dentro do canal do osso, de 11,5 milímetros de diâmetro. “Ela se adapta muito bem à biologia humana. Não vemos casos de rejeição. Pode ser removida, claro, mas é possível ficar pelo resto da vida”, comenta. Também foram colocados parafusos para estabilizar o osso e evitar a rotação da haste. “É uma contusão que dói bastante e temos de usar medicação .”


6

economia

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014 TN ONLINE

DÓLAR COMERCIAL

EURO TURISMO

Inscrições para concurso da Caern começam quinta-feira (2).

Compra: R$ 2,3550 Venda: R$ 2,3560

Compra: R$ 3,2030 Venda: R$ 3,3500

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESSTERLINA

Compra: R$ 2,3670

blog.tribunadonorte.com.br/tnconcursos/

Venda: R$ 2,4570

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE E VICENTE NETO[ laf@tribunadonorte.com.br]

Um 2014 de esperança

E

stá começando um ano que, para os brasileiros e, em particular os potiguares, deve ser um ano de mudanças. Um ano de promessas da classe política em continuar mudando os rumos do País, muito embora seja um ano eleitoral. O Brasil tem tudo para acertar os rumos para chegar ao grupo dos mais ricos do mundo. Os poderes públicos já definiram os recursos. Para 2014, o Orçamento Geral da União fixa o salário-mínimo em R$ 724,00 e corta o PAC 2 em R$ 3 bilhões. O orçamento do ano que começa será de R$ 2,49 trilhões, 9,21% a mais do que o de 2013 (R$ 2,28 trilhões). A proposta aprovada no Congresso prevê R$ 130 bilhões a mais de despesas em comparação ao projeto enviado pelo Executivo ao Legislativo (R$ 2,36 trilhões). Já o Orçamento do Estado deverá atingir os R$ 12 bilhões. Para Natal, a lei orçamentária estima a receita e fixa a despesa para 2014 em R$ 2,3 bilhões. Estão garantidos mais recursos para a educação, cerca de 35% do orçamento.

CHEQUE A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu comunicado para alertar os correntistas sobre o preenchimento de cheques a parir de hoje. A instituição informa que durante o mês de janeiro, “para os cheques datados com o ano de 2013, os bancos vão adotar procedimentos de verificação para checar se os mesmos não foram emitidos além do prazo permitido em norma para sua compensação”.

PARA 2014 (I)

PARA 2014 (II)

A Eletrobras planeja investir R$ 13 bilhões em 2014. A empresa cortará 30% dos gastos de custeio em três anos para enfrentar desafios trazidos pela Lei 12.783, o Plano Diretor de Negócios e Gestão, garantindo sua competitividade e integração. Em 2014, a companhia continuará neste rumo, com passo mais acelerado. A estatal manterá o elevado patamar de investimentos, que deve atingir R$ 11 bilhões, com uma realização de cerca de 82% do orçamento previsto de R$ 13,4 bilhões.

O plano de expansão da Riachuelo vai beneficiar diretamente o Rio Grande do Norte, a partir de 2014. O compromisso é do presidente do Grupo Riachuelo, Flávio Rocha, ao afirmar que o objetivo da empresa é criar 100 mil novos postos de trabalho em até quatro anos e focar a maior parte possível dos empregos no RN. Hoje, a Riachuelo possui 55 mil postos de trabalho, sendo 40 mil permanentes e 15 mil temporário. No entanto, há um plano para investimentos de R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos para duplicar o número de lojas e triplicar o faturamento.

ORÇAMENTO O Conselho do FGTS fixou um orçamento de R$ 72,66 bilhões para 2014. Desse valor, R$ 57,86 bilhões deverão ser destinados para investimentos em habitação, sendo R$ 55,26 bilhões para habitação popular. Ou seja, o Minha Casa Minha Vida vai continuar na vitrine do Governo Federal. O eSocial alterará substancialmente o modo como as empresas do Brasil prestam as informações de seus funcionários. Embora seja obrigatório a partir de 1º de maio de 2014, já a partir deste mês de janeiro as empresas optantes do “Lucro Real”, poderão informar as obrigações relativas à admissão, despedida/demissão, transferências, dentre outras, em tempo real, o que permitirá, também, que no mesmo tempo sejam fiscalizadas pelos órgãos de proteção e acompanhamento dos trabalhadores.

1

A partir de hoje, a energia elétrica será mais barata fora do horário de pico. Para que isso aconteça, os consumidores terão que aderir ao novo modelo de cobrança da energia elétrica, chamado “tarifa branca”. As distribuidoras de energia cobrarão desses clientes valores diferenciados para o uso da rede durante o horário de pico, aplicando uma tarifa mais cara, e para o uso da energia fora do horário de pico, que será mais barata. A redução deve ser considerável, até 45%”, estima o diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Edvaldo Alves de Santana.

2

3

É bastante significativa a contribuição dos pequenos negócios do RN. Em novembro recolheram em ICMS aos cofres públicos R$ 9,8 milhões e durante os 11 meses do ano, R4 98,4 milhões. O recolhido em novembro equivale a 10% do repassado nos últimos onze meses do ano. Uma das explicações para o aumento na arrecadação de ICMS passa pelo aumento no número de formalizações.

Menos investimentos? Em um ano eleitoral, o Congresso reduziu R$ 1,5 bilhão os recursos para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Enquanto a proposta do Executivo previa investimentos da ordem de R$ 63,2 bilhões, o texto aprovado no Legislativo fixou os custos em R$ 61,7 bilhões. A emenda impositiva prevê o pagamento obrigatório, pelo governo federal, de R$ 14 milhões por ano a cada parlamentar para obras indicadas pelos próprios congressistas. O texto aprovado no Congresso ainda diminuiu de 4% para 3,8% a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bru-

to). No total, R$ 654,7 bilhões, o que representa quase um terço do orçamento serão usados para o refinanciamento da dívida pública - o mesmo valor já estava previsto na proposta enviada pelo Executivo. Descontado o montante que será empregado com folha de pagamento e seguridade social, restam R$ 105,7 bilhões para investimentos das estatais e R$ 81,7 bilhões para os demais órgãos públicos. O texto aprovado no Congresso elevou em R$ 84,7 milhões os investimentos que estavam previstos na proposta do governo, quase nada essa elevação.

TELEFONES ÚTEIS

Compra: R$ 3,8912 Venda: R$ 3,8928

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

SALÁRIO-MÍNIMO R$ 678,00

TAXA SELIC 10,0%

NA TN ONLINE

Hotsite mostra a interiorização da indústria, as oportunidades de negócios e empregos. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento

Com estoques, reajuste do IPI não deve ser imediato « VEÍCULOS » O imposto sobe a partir deste mês, mas a nova alíquota

não deve atingir veículos que as concessionárias estocaram em 2013 VALTER CAMPANATOABR

Imposto terá dois aumentos ao longo de 2014

Para driblar o aumento do IPI, consumidores correram às concessionárias antes da virada do ano

B

rasília (ABr) – A previsão de reajuste nas alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) a partir deste mês foi usada como argumento, por vendedores de automóveis, para incentivar os consumidores a comprar carros antes da virada do ano. Em muitos casos, o que não foi informado, porém, é que a nova alíquota será aplicada na nota da fábrica e que, portanto, veículos comprados em 2013 pelas concessionárias – e estocados nas lojas – não sofrerão aumento. Esses veículos estocados também não são obrigados a se adequar à lei que obriga a instalação de freios ABS e air bags. “Estocamos 990 carros. Falta até espaço para estacioná-los. Com isso, conseguiremos manter em R$ 23 mil o preço de veículos que passarão a custar R$ 27 mil”, disse à Agência Brasil Mário Celso de Araújo – gerente comercial de um grupo responsável por duas concessionárias Volkswagen em Brasília. Segundo ele, a expectativa é que o estoque dure cerca de 45 dias. O grupo vende 500 automóveis por mês. Em dezembro foram registradas cerca de 600 vendas. Mas esse crescimento, disse ele, costuma ocorrer independentemente do aumento do IPI.

Aumento Em 2013, a estratégia de fazer estoque foi adotada porque, além do IPI, há previsão de aumento

As concessionárias não dizem que o IPI não vai incidir sobre o estoque e acabam perdendo nossa confiança”. DELMO SOUZA SILVA consumidor

no preço de fábrica. “Estimamos aumentos entre 2,4% e 3,3% no preço final, fora o aumento de R$ 1,5 mil, decorrente da obrigação de os automóveis saírem de fábrica com air bags e freios ABS”, disse. O medo desses aumentos acabou apressando consumidores como o vigilante João Lopes. “Estou procurando um carro popular porque o ônibus que uso para trabalhar é muito problemático. Há algum tempo venho juntando dinheiro para fazer a compra. Mas se o preço aumentar, não terei condições”, disse ele. O problema é que nem sempre os consumidores são informados de que o aumento não será tão imediato, nos casos em que há estoque. É o caso do motorista Delmo Souza Silva. “Eu não sabia que o aumento do IPI pode não ser aplicado nos carros do estoque. Nas quatro concessionárias que visitei, disseram que o preço aumentará em

janeiro. Nenhuma disse que o IPI não vai incidir sobre carros estocados. Dizem apenas que se não comprar até o final do ano terei de pagar mais. Dessa forma, eles acabam perdendo nossa confiança”, criticou. Gerente de vendas de uma concessionária Nissan, Cristiano Lennon diz que até o momento a loja não tem sentido tanto o impacto do IPI. “Em parte por ainda termos carros no estoque, para cerca de três meses”, justifica. Segundo ele, nem todas as lojas informam que a alíquota não incide sobre veículos já adquiridos junto às fábricas. “É claro que há vendedores que acabam usando o argumento do IPI para estimular os consumidores a fazerem a compra de imediato”, admite. “Mas isso implica, posteriormente, em falta de credibilidade”. Em uma concessionária Fiat, o vendedor Rogério Henrique disse que seu estoque estava com 40% da capacidade. O ano, segundo ele, não foi tão bom. “Mas melhorou nas duas últimas semanas. No começo do ano, eu vendia em média três carros por semana. Agora vendo pelo menos cinco. Acho que a previsão de aumento do IPI é o que mais está favorecendo isso”, disse. Já o gerente deuma concessionária JAC, Mauro Silveira, diz que sua empresa trabalha “com pouco estoque”, e que, portanto, o aumento deverá ser repassado já no dia 2 de janeiro.

Estão previstos dois aumentos de IPI. Um para janeiro e outro para a partir de julho. Originalmente, o imposto deveria ter subido a partir de abril do ano passado, mas o governo estendeu o benefício fiscal até o fim de 2013. Para evitar o segundo aumento, o diplomata Daniel Lopes planeja comprar dois carros em março, quando voltará ao país. Um para ele e outro para a esposa, Flávia Guilarducci. Atualmente, o casal mora na Holanda. “Por mim eu nem usaria carro para ir ao trabalho. No exterior não há necessidade de usar porque o transporte público tem excelente qualidade e há infraestrutura para usarmos bicicleta. Isso não ocorre no Brasil”. Pensamento similar tem o militar Edinaldo Araújo. “Troco de carro a cada três ou quatro anos. Não dá para usar ônibus porque temos um dos piores transportes públicos do país. Se fosse de boa qualidade eu deixaria, sem a menor dúvida, o carro em casa. Mas não dá para confiar em um ônibus que não chega e que, quando chega, te deixa na metade do caminho”, disse. O militar calcula uma economia de aproximadamente R$ 2 mil, caso feche o negócio antes de o aumento do IPI e das fábricas ser repassado ao preço final. Sem se importar com o aumento previsto, o economiário Alexis Rodrigues diz considerar que a variação prevista “é pequena e pode ser diluída nas prestações”, disse ele enquanto analisava os carros expostos na concessionária. “Ainda estou na dúvida se compro agora ou não. Não tenho pressa porque minha ideia é comprar até março, quando vence a garantia do meu carro atual”, justificou.

Intenção de viajar é recorde « PESQUISA » Dados do Ministério do Turismo mostram que interesse

por destinos nacionais é recorde e que o Nordeste é o mais desejado

O

brasileiro vai investir em viagens em 2014. É o que revela a última pesquisa do Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem da população. Mais de 37% dos entrevistados nas sete maiores capitais do país pretendem viajar nos próximos seis meses pelo Brasil e exterior. O percentual de pessoas interessadas em visitar destinos nacionais também foi recorde anual: 76,2% frente aos 22% que devem desembarcar em outros países. Entre as paisagens brasileiras mais requisitadas, a região Nordeste continua imbatível como objeto de desejo. É a preferida de 40,1% dos turistas que pretendem viajar. Os estados do Sul aparecem em segundo lugar, com 23,3% das preferências, seguidos do Sudeste, com 23,3%. A pesquisa, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra também que

VLADEMIR ALEXANDRE

NÚMERO

76,2% é o percentual de pessoas interessadas em visitar destinos nacionais, segundo a pesquisa.

53,2% dos entrevistados pretendem viajar de avião. Em dezembro de 2012 eram 43,7%. O segundo meio de transporte mais utilizado será o automóvel, com 35%, e o ônibus, com 7,8%. A maioria dos entrevistados (48%) pretende hospedar-se em hotéis e pousadas e uma parcela menor (39,8%) afirma preferir casa de parentes e amigos. A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, é realizada mensalmente em Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Praia no RN: o Nordeste é o mais desejado pelos turistas


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

geral

Segurança é reforçada na Rússia

7

« EUA »

Autoridades « APÓS ATAQUES » Prestes a sediar uma Olimpíada de Inverno, o país ficou em alerta após evacuam ataques suicidas que resultaram na morte de ao menos 34 pessoas na cidade de Volgograd cidade após acidente AP PHOTO

V

olgograd - Milhares de policiais e forças paramilitares fazem a segurança da cidade de Volgograd, na Rússia, onde ataques suicidas resultaram na morte de ao menos 34 pessoas. As explosões realçam as ameaças terroristas que a Rússia enfrenta enquanto se prepara para sediar os Jogos de Inverno em fevereiro. Volgograd está a 650 quilômetros ao norte de Sochi, onde as Olimpíadas serão sediadas. Em Londres, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, demonstrou confiança de que as autoridades russas conseguirão entregar uma Olimpíada segura em Sochi, apesar dos dois atentados suicidas no sul da Rússia. O COI disse que Bach escreveu ao presidente russo, Vladimir Putin, oferecendo as condolências após os ataques na cidade de Volgograd, que está a 650 quilômetros ao norte de Sochi. Essa cidade sediará os Jogos Olímpicos de Inverno entre 7 e 23 de fevereiro. “Esse é um ataque desprezível a pessoas inocentes e todo o Movimento Olímpico se une a mim em condenar completamente esse ato covarde”, disse Bach, em comunicado. As autoridades russas acreditam que os dois ataques foram conduzidos pelo mesmo grupo, mas ninguém ainda se declarou responsável pelos atentados.

C

Imagem de câmera de segurança mostra o momento do ataque em uma estação de trem ao sudoeste da Rússia, no domingo

Meses atrás, o líder rebelde da Chechênia Doku Umarov ameaçou realizar novos ataques contra alvos civis na Rússia, incluindo as Olimpíadas. O presidente do COI disse estar certo de que tudo ocorrerá de modo a garantir a segurança dos atletas e de todos os participantes no evento. “Lamentavelmente, o terrorismo é uma doença global, mas ela nunca pode triunfar”, disse. O diretor do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, dis-

se que não há necessidade de medidas extras para garantir a segurança de Sochi, uma vez que “todo o necessário já foi feito” No entanto, o vice-presidente do COI e diretor do Comitê Olímpico da Austrália, John Coates, disse que o comitê de seu país tomará precauções adicionais, como restringir viagens somente a aviões. “Nenhum de nossos atletas viajará para ou de Sochi por carro, ônibus ou trem; ninguém treinará ou competirá foWILLIAN VOLCOV

ra de Sochi na Rússia e ninguém continuará em qualquer outro lugar da Rússia após os jogos”, disse, em comunicado.

Atentados No domingo, a explosão de uma bomba em uma estação de trem resultou na morte de 18 pessoas. No segundo ataque suicida, 16 pessoas morreram na explosão de um ônibus. Autoridades informaram que 65 pessoas foram hospitalizadas para tratar ferimentos.

« SUPERSALÁRIOS »

« CONFLITO »

Supremo mantém teto salarial no Senado

Governo de Uganda pressiona por cessar fogo

Decisão do STF indefere pedido de liminar do Sindicato dos Servidores

B

Cristina Kirchner, presidente da Argentina: silêncio diante dos protestos recentes contra a crise

Argentina encerra o ano de 2013 em meio à crise energética « DIFICULDADES » O país registrou alta de 25% das importações de energia elétrica e tem ao menos 11 mil pessoas sem eletricidade

B

UENOS AIRES - A crise energética na Argentina já deixou ao menos 11 mil pessoas sem eletricidade, em meio ao dezembro mais quente dos últimos 107 anos, com temperaturas acima dos 36ºC. Com dificuldades para cumprir a demanda, a Argentina terminará o ano com um aumento de 25% das importações de energia elétrica. Os governos provinciais, municipais e Federal decidiram encerrar os trabalhos antes do feriado do Ano Novo para economizar energia. Em Buenos Aires, o prefeito Maurício Macri decretou estado de emergência. Os bombeiros estão sendo obrigados a resgatar pessoas idosas e que não podem descer escadas dos edifícios sem luz e sem água. Recolhida em sua residência de El Calafate, na Patagônia, a presidente Cristina Kirchner se manteve em silêncio diante dos protestos recentes contra a cri-

“O problema não é a geração, mas a falta de ampliação da rede e substituição das mesmas”. JORGE LAPEÑA ex-secretário de Energia

se energética. À frente da reação do governo à escassez, os ministros de Planejamento, Julio De Vido, e o chefe de Gabinete de Ministros, Jorge Capitanich, culparam as empresas distribuidoras de energia pelo problema e ameaçaram estatizar duas companhias: a Edesur e a Edenor. O aumento da importação de energia consome as reservas do BC argentino, que fecharam a última sexta com um estoque de US$ 30,802 bilhões.

Conforme projeções do analista Daniel Montamat, ex-secretário de Energia, a conta energética ficaria entre US$ 14 bilhões a US$ 15 bilhões, em 2014. “A conta vai continuar subindo mesmo no cenário de estancamento da economia previsto para 2014 porque a oferta de petróleo e gás continua baixa, exigindo importação”, afirmou Montamat. Para o ex-secretário de Energia, Jorge Lapeña, as estimativas de gastos para 2014 são realistas diante do aumento da demanda de gasolinas, óleo diesel e eletricidade e da baixa oferta nacional. Ele explicou que as falhas na distribuição, provocada pelo curto-circuito de fios e cabos de transmissão e transformadores, se repetem todos os anos, mostrando a falta de investimentos. “Essa situação indica que o problema não é a geração, mas a falta de ampliação da rede e substituição das mesmas”, afirmou.

Em meio à onda de ataques à bomba, a polícia aumentou o número de policiais nas ruas e o Ministério do Interior enviou tropas à cidade de Volgograd para reforçar a segurança. Autoridades cancelaram grandes eventos de Ano Novo na cidade e pediram aos residentes que não usem fogos de artifício. Em Moscou, as festividades foram mantidas, mas as autoridades disseram que a segurança poderia ser aumentada.

asselton, North Dakota (AE) - Autoridades norte-americanas pediram aos moradores da cidade de Casselton que deixem a cidade após a colisão de dois trens na noite de segundafeira, sendo que um deles transportava petróleo. O acidente deixou a cidade tomada pela fumaça preta. Cerca de um terço da população de Casselton, uma pequena cidade no estado de Dakota do Norte, foi retiradas de suas casas após o acidente. A colisão ocorreu a cerca de 1,6 quilômetro da cidade, ocasionando uma série de explosões. Ninguém ficou ferido, mas 10 carros pegaram fogo e continuavam em chamas quatro horas após o acidente. Casselton possui cerca de 2.400 habitantes. A estrada de ferro passa dentro da cidade. A empresa BNSF Railway, responsável pelo trem que transportava petróleo, disse que acredita que cerca de 20 carros pegaram fogo após o trem ter saído dos trilhos. As autoridades ainda não conseguiram explicar como o acidente aconteceu, mas um segundo trem transportando grãos estava envolvido. Com informações da Associated Press.

rasília (AE) - O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido de liminar formulado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) contra decisão que determinou ao Senado Federal a regularização das remunerações que superam o teto constitucional e a devolução de valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos. Essa determinação foi imposta pelo do Tribunal de Contas da União (TCU) e é questionada pelo Sindilegis por meio de Mandado de Segurança. O Sindilegis argumenta que os valores pagos a título de horas extras e de exercício de funções comissionadas estão excluídos do teto constitucional. Ao pedir a suspensão liminar da

decisão do TCU, o Sindilegis disse que é verba de natureza alimentar, cuja supressão afrontaria o princípio da irredutibilidade salarial.

Cofres públicos Ao rejeitar o pedido, o ministro Toffoli afastou a existência de risco de lesão grave e de difícil reparação, critérios que justificariam a concessão da liminar. “A efetivação da medida não implicará supressão do pagamento de remuneração ou pensão, mas, sim, de parcela que exceda o valor do subsídio mensal, em espécie e atualmente em vigor, dos ministros do Supremo Tribunal Federal, ou seja, R$ 28.059.28”, afirmou o ministro do STF. Para Toffoli, a situação revela situação de periculum in mora inverso, “com o comprometimento dos cofres públicos por força de comando judicial precário”. Para Toffoli, “é necessário aguardar o trâmite natural da ação para o exame das teses jurídicas ali debatidas”. FELLIPE SAMPAIO

Toffoli manteve corte nos supersalários dos servidores do Senado

Juba, Sudão do Sul - O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, disse que os líderes regionais irão se unir para “derrotar” o ex-vice-presidente do Sudão do Sul se ele não aceitar a proposta do governo, em um alerta para que o líder rebelde aceite o cessar fogo oferecido pelo presidente do Sudão do Sul. O vice-presidente do Sudão do Sul, Riek Machar, é acusado de participar de um golpe fracassado no mais novo país do mundo. Museveni disse que Machar tem quatro dias para responder à proposta de cessar fogo. O presidente de Uganda disse que após esse prazo o bloco conhecido como Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD, na sigla em inglês) irá retaliar contra Machar. Um encontro de líderes do leste africano na semana passada congratulou o compromisso do governo do Sudão do Sul em cessar fogo contra os rebeldes e insistiu que os dois lados deem início a negociações de paz. O líder dos rebeldes do Sudão do Sul, Riek Machar, disse ontem que está enviando uma delegação para negociar a paz com o governo e que ainda não está pronto para se encontrar com o presidente Salva Kiir. Rebeldes e tropas do governo entraram em confronto ontem na disputa pelo controle da cidade de Bor. Na semana passada, o exército celebrou a retomada de Bor do controle dos rebeldes, que estão em luta contra as tropas do governo há mais de duas semanas. O país está sob o caos desde 15 de dezembro quando o presidente Salva Kiir acusou o exparlamentar Riek Machar de planejar um golpe contra seu governo. O conflito, que acirrou as diferenças étnicas entre o grupo de Kiir e Machar, vem ocorrendo em áreas estratégicas de produção de petróleo.


8

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

geral

Quenianos dominam São Silvestre « CORRIDA » Atletas do Quênia ocuparam os três primeiros lugares na Corrida de São Silvestre, realizada ontem em São Paulo. Um brasileiro ficou com a quarta posição MARCELO MACHADO DE MELO/FOTO ARENA

S

ão Paulo (ABr) – Os atletas do Quênia voltaram a vencer a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre neste ano. No masculino, o queniano Edwin Kipsang conquistou o bicampeonato com o tempo de 43 minutos e 47 segundos. O corredor brasileiro Giovani dos Santos conquistou a quarta colocação. Entre as mulheres, a vitória foi de Nancy Kipron, com a marca de 51 minutos e 58 segundos. Sueli Pereira Silva, sexta colocada, ficou com a melhor posição entre as brasileiras. A corrida foi realizada ontem. Kipsang avalia que o fato de estar mais familiarizado com o percurso fez com que conseguisse melhorar ainda mais o seu tempo na prova. “No ano passado, entrei meio às cegas e foi mais difícil. Agora foi mais tranquilo”, declarou. Em 2012, ele havia conseguido a marca de 44 minutos e quatro segundos. O queniano disse ainda que o treino conjunto e a prova em parceria ajudam a explicar a hegemonia do país na corrida de São Silvestre. “A gente vai correndo, conversando e controlando o ritmo. Sabemos realmente qual estratégia vamos seguir a partir daí”, completou. O brasileiro Giovani dos Santos comemorou a colocação conquistada, com o tempo de 44 minutos e 49 segundos. “Consegui estar junto [dos quenia-

« EDUCAÇÃO »

MEC divulga vagas e instituições no Sisu

B

No masculino, o queniano Edwin Kipsang conquistou o bicampeonato na corrida com o tempo de 43 minutos e 47 segundos

nos] quase o tempo todo. Não consegui vencer ainda o Kipsang, mas uma hora a gente vai chegar.” Ele avalia que, no km 11 e no km 12 da prova, os atletas do Quênia começaram a forçar mais a corrida, porque perceberam a sua aproximação. “Se estivesse com eles na subida da [Avenida] Brigadeiro [Luiz Antônio], estaria melhor”, apontou. Giovani relatou ter sentido dores na panturrilha direita, o que prejudicou o seu desempenho.

O pódio masculino foi completado por mais dois quenianos. Mark Korir, que conquistou a terceira colocação no ano passado, avançou uma posição e ficou em segundo neste ano. Ele fez o tempo de 44 minutos e oito segundos. O progresso de Stanley Koech foi ainda maior. Ele saltou da décima primeira posição em 2012 para a terceira colocação, com uma marca de 44 minutos e 29 segundos. O quinto lugar na premiação ficou com o marroquino Abderrahime Elasri.

Mulheres No feminino, a segunda colocação ficou com a atleta etíope Netsanet Gudeta Kebede, que fez o tempo de 52 minutos e oito segundos. A terceira posição foi conquistada pela tanzaniana Jacklie Juma Sakilu. Também do Quênia, a atleta Sara Ramadhani Makera, quarta colocada, passou mal logo após finalizar a prova. Depois de ser atendida pelo serviço médico, recuperou-se a tempo de participar do pódio. A

queniana Delvine Relin Meringor completou o time de premiadas com a quinta posição. A brasileira Sueli Pereira da Silva, sétima no ano passado, ficou satisfeita com o avanço para a sexta colocação neste ano. “Corri bem melhor, mas não deu pra correr como planejei, de igual para igual com as quenianas”, avaliou. Ela acredita que o treinamento das atletas brasileiras deve se intensificar para que o nível se iguale ao das africanas.

rasília (ABr) – O Ministério da Educação divulgou a lista com as instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2014, além dos respectivos cursos e número de vagas de ensino superior ofertadas. As inscrições para o Sisu começam no dia 6 de janeiro e serão encerradas no dia 10 de janeiro. No Rio Grande do Norte, participam do Sisu o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do semiárido (UFERSA). Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e que não tenham zerado a redação. O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 13 de janeiro e da segunda chamada, no dia 27. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. O Sisu é um sistema informatizado desenvolvido pelo MEC onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Salário-mínimo de R$ 724 entra em vigor nesta quarta-feira « DINHEIRO » O valor é 6,78% superior aos R$ 678 atuais e deverá adicionar R$ 657 milhões na economia do RN, segundo o Dieese

B

rasília (ABr) - O novo salário mínimo de R$ 724 passa a vigorar hoje. O valor é 6,78% superior aos R$ 678 atuais. O percentual está acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no início da semana passada pelo Banco Central, deve fechar o ano em 5,72%. O aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e foi aprovado pelo Congresso na semana anterior à do Natal. No dia 23 de dezembro, a presidenta Dilma Rousseff assinou o de-

NÚMEROS

2,23 é a quantidade de cestas básicas que os brasileiros conseguirão comprar com o novo valor do salário-mínimo, diz o Dieese.

creto com o reajuste e confirmou o novo valor em sua conta no Twitter. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o mínimo injetará R$ 28,4 bilhões na economia em

2014. No Rio Grande do Norte, serão R$ 657 milhões a mais na economia. De acordo com cálculos da entidade, o novo valor permite a compra de 2,23 cestas básicas. Trata-se da maior relação de poder de compra desde 1979. O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Ano-Novo: fogos iluminam o céu em Sidney

Fogos de artifício iluminaram o céu perto da Opera House, famoso monumento australiano, marcando a chegada do Ano Novo em Sidney, na Austrália. A Nova Zelândia também começou cedo a celebrar 2014. Fogos de artifício deram boas vindas ao ano na cidade

GREG WOOD/AFP

de Auckland – horas antes da “virada” no Brasil. Textos e fotos sobre o Réveillon brasileiro e as comemorações em Natal podem ser conferidos no portal TN Online, da TRIBUNA DO NORTE, no endereço www.tribunadonorte.com.br.


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 31ºC Mín.: 25º C Parcialmente nublado

Curta e compartilhe charge de Emanoel Amaral.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 04h19 - 2.4 - 16h36 - 2.6 Baixa-mar 10h02 -0.1 - 22h32 - 0.1

ERIBERTO COSTA FALA SOBRE DECISÃO QUE IMPEDE CÂMARA DE OPINAR NA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE • PÁGINA 11

NA TN ONLINE

Confira hotsite das mudanças de trânsito no entorno da Arena das Dunas.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 01 de janeiro de 2014

Tradicional Festa de Santos Reis começa amanhã e vai até dia 6 « FESTEJOS » Festa de Reis tem como ponto alto a procissão com imagens dos copadroeiros de

Natal, marcada para as 16h do dia 6 de janeiro. Primeiro dia da celebração começa com carreata

A

manhã começa a tradicional programação dos festejos pelos Santos Reis Magos. Primeiro evento religioso do ano em Natal, a Festa de Reis tem como ponto alto a procissão com as imagens dos copadroeiros de Natal, marcada para as 16h do dia 6 de janeiro, próxima terça-feira. Para o primeiro dia dos festejos, a programação reserva uma carreata de abertura, com saída na Catedral Metropolitana às 19h, que seguirá até o Santuário de Santos Reis, no bairro homônimo. No local, uma novena de abertura será celebrada logo depois. A Festa de Reis comemora a anunciação da chegada de Jesus e faz alusão à trajetória dos três Reis Magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – que guiados pela Estrela de Belém foram ao encontro do recém-nascido messias. De acordo com o Padre Ednaldo Virgílio da Cruz, administrador paroquial do Santuário de Reis, este ano, o tema a ser trabalhado durante as festividades é o combate às drogas. A tradicional procissão costumar atrair entre 10 e 15 mil pessoas. “O auge é a procissão, que começa às 16h, no dia 6. Este ano, a missa de encerramento será presidida pelo nosso arcebispo, Dom Jaime [Vieira Rocha], celebrando os 18 anos de episcopado”, explicou padre Ednaldo. Segundo ele, a expectativa é de atrair muitos fieis. “Pelo fato de ser uma festa já tradicional, que normalmente chama muitas pessoas, além do fato de que os Santos Reis são copadroeiros da cidade, acredito que teremos um público bem significativo. Os comentários tem sido bem positivos”, avaliou. As novenas começam sempre as 19h30 e, segundo o padre Ednaldo, os contatos com a Po-

FOTOS: ALEX RÉGIS

ì

Programação Confira o que vai acontecer

SERVIÇO

02/01 – quinta-feira 19h – Carreata de abertura da festa Saída: Catedral Metropolitana 20h – Abertura do Tríduo e Hasteamento das Bandeiras Celebrante: Pe. Edilson Nobre (Vigário Geral) Comunidade de Santos Reis

Procissão com imagens dos Santos Reis Magos Data: 6 de janeiro Início: 16h Saída do Santuário, na Praça Wilson Miranda Percurso: Rua João Carlos de Souza, Rua Cel. Flamínio, Rua São João de Deus, Rua Areial, Rua Pedro Afonso, Rua Feliciano Dias, Rua Rodrigues Dias, Av. Café Filho e Av. Professor José Melquíades Chegada: Santuário de Santos Reis

lícia Militar foram feitos com antecedência no sentido de garantir a segurança dos fiéis. “As pessoas realmente temem pela questão da falta de segurança, mas nos preparamos para não ter problemas”, garantiu. Padre Ednaldo ressaltou a importância da presença de todos para a renovação da fé neste ano que se inicia. “Que todos sejam bemvindos ao Santuário de Santos Reis. Estaremos de portas abertas, por isso venham rezar, agradecer e renovar sua fé”, disse.

03/01 – sexta-feira 06h30 – Santa Missa 19h30 – Tríduo com Bênção do Santíssimo Sacramento. Celebrante: Pe. Fábio Pinheiro (Paróquia de João Câmara) Comunidade de Nossa Senhora de Fátima – Praia do Meio

Festa comemora a anunciação da chegada de Jesus feita pelos reis Baltazar, Melchior e Gaspar

05/01 – domingo 05h – Caminhada Penitencial para o Forte dos Reis Magos, seguida de Missa. 19h30 min. – Santa Missa Celebrante: Flávio Herculano (Paróquia da Catedral) Comunidade de Nossa Senhora da Conceição – Brasília Teimosa 06/01 – segunda – Epifania do Senhor 06h – Alvorada 07h – Santa Missa dos Enfermos Cel.: Pe. César Luiz L. de Morais (Vigário da Sagrada Família) 09h – Missa dos Peregrinos Cel.: Pe. João Paulo da Costa (Par. de São José Operário – Jandaíra) 11h – Batizados 16h – Procissão com as veneráveis imagens dos Santos Reis Magos

Bancos e comércio Os bancos não têm atendimento ao público hoje por causa do feriado. Praticamente todo o comércio de rua, supermercados e shoppings da cidade também ficarão com as portas fechadas nesta quarta-feira. No caso das feiras livres, a do Carrasco, que é realizada sempre às quartas-feiras, será suspensa hoje e retomada apenas no dia 8 de janeiro.

04/01 – sábado 06h30 – Santa Missa 19h30 – Tríduo com Benção do Santíssimo Sacramento Celebrante: Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz (Adm. da Sagrada Família) Comunidade da Sagrada Família Rocas e Comunidade de São Pedro - Maruim

Igreja deve receber entre 10 e 15 mil fiéis durante toda a semana de programação da celebração


10

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

natal

Mega Sena movimenta lotéricas « MEGA DA VIRADA » Na esperança de se tornarem milionários em 2014, natalenses correram às casas lotéricas para fazer uma “fezinha” e acalentar sonhos mais ousados

O

FOTOS: JOANA LIMA

movimento nas casas lotéricas de Natal foi maior do que o normal durante a manhã de ontem. O motivo foi o sorteio da chamada Mega da Virada, que aconteceu na última noite de 2013 e que acumulava um tentador prêmio que poderia ultrapassar os R$ 220 milhões. O valor arrecadado para o certame até a manhã da última segunda-feira, de acordo com informações da Caixa totalizou R$ 512 milhões, equivalente a 256 milhões de apostas, com mais de 66 milhões de bilhetes vendidos. Hoje, um dos milhões de apostadores pode ser o mais novo milionário do país. Viagens pelo mundo, casa nova, carros, montar um negócio. As possibilidades para um prêmio de R$ 220 milhões são inúmeras. Em Natal, muita gente foi a uma lotérica para tentar a sorte. É o caso do aposentado João Batista Neto, 75. Ex-servidor da Marinha Mercante, o senhor que passou 22 anos no ramo marítimo parece nem saber o que fazer com tanto dinheiro. “Minha família é tão grande que sei não, acho que vou repartir. Tenho dez irmãos, quatro filhos. Mas ainda sobra. Quero deixar o que sobrar de reserva”, afirmou ele, com um grande sorriso no rosto, aparentemente já imaginando o prêmio em sua conta bancária. Só ontem, João Batista saiu da lotérica, no bairro das Rocas, com três apostas. Antônio Avelino de Sousa, 31, é gari há seis anos e também tem a intenção de ajudar a família caso vença o grande prêmio. Atualmente morando de favor, além disso, ele é um dos milhões que compraria uma casa própria. Viajar, ele quer viajar para o interior e ainda diz que ajudaria a quem precisa. “Quero ajudar a família, arrumar um canto para morar, montar um negócio, viajar para o interior e ainda ajudar quem precisa, mendigos na rua talvez”, relatou. Na poupança, segundo a Caixa, a fortuna rende mais de

ì Caixa Econômica Federal

O QUE Sorteia anualmente a Mega Sena da virada. Apostadores tiveram a oportunidade de jogar até as 14h. Hoje o Brasil pode já ter mais um milionário

tn família TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

Nas rodovias, animais são causa de 3,4% dos acidentes

C

QUEM

R$ 1 milhão por mês. Em bens, a dinheirama é suficiente para a compra de 400 casas no valor de R$ 500 mil, uma frota de mais de 1,3 mil carros de luxo ou 9,6 mil carros populares. A probabilidade de acerto no sorteio realizado às 20h de ontem, era de uma em 50 milhões. Apesar de difícil, não custa sonhar. Aliás, neste caso custou R$ 2, o preço de uma aposta simples. Mais uma sonhadora natalense foi a universitária Ana Priscila Santos, que esteve numa lotérica na Cidade Alta “fazendo um fezinha”. A jovem de 22 anos contou que com um prêmio tão grande vai visitar o mundo inteiro. “Quero ajudar minha família e viajar muito, conhecer o mundo. É a terceira vez que jogo e Mega da Virada tentando a sorte”, comentou a jovem. Mais atrás, na fila que chegou até o lado de fora do estabelecimento, estava o pedreiro José Luiz de Souza, 51. Ele nem sabia o que fazer caso começasse o ano de 2014 milionário. “Eu não sei nem o que fazer com tanto dinheiro”, afirmou sorrindo. “Mas acho que ia dividir porque dinheiro demais dá dor de cabeça demais, é perigoso porque vem todo mundo querer o que você tem”, complementou, precavido.

« PERIGO »

Para o natalense, ganhar era uma tarefa difícil, mas todos concordavam que não custava sonhar

Se não me virem mais amanhã [hoje] é porque ganhei”

Eu não sei nem o que fazer com tanto dinheiro”

Seria bom para arrumar um canto para morar, montar um negócio e viajar”

NICINHA ANDRADE

JOSÉ LUIZ DE SOUZA,

ANTÔNIO AVELINO DE SOUSA,

49, costureira

51, pedreiro

31, gari

om as festas de fim de ano e o período de férias escolares, muita gente decide pegar a estrada com a família entre os meses de dezembro e fevereiro. Mas é preciso estar atento: entre os perigos que as rodovias reservam está a presença de animais perdidos, situação que pode acarretar em acidentes graves. Apesar da queda nas estatísticas das rodovias federais – este ano foram 130 acidentes desse tipo, enquanto em 2012 foram 159 – esse é o motivo pelo qual 3,4% dos acidentes registrados nas BRs ocorreram em 2013. Conforme o Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2013, os 130 acidentes registrados deixaram 55 feridos e dois mortos. O ano de 2012 teve mais acidentes desse tipo: foram 159, com 71 feridos e, assim como em neste ano, dois mortos. Em 2011 apesar do número menor de acidentes - foram 146 envolvendo animais – 48 pessoas ficaram feridas e outras quatro morreram. No intuito de evitar esse tipo de acidente, a PRF faz a busca de animais pelos 1.620 quilômetros da malha rodoviária federal. De acordo com o inspetor Roberto Cabral, quando é possível identificar, a PRF submete o dono do animal abandonado nas rodovias a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pelo crime previsto de abandono de animal em via pública gerando risco para a segurança das pessoas. Até ontem, já haviam sido apreendidos 1.348 animais, número menor que em anos anteriores. Em 2012, foram 1.562 e em 2011, 1.356. Para o inspetor Cabral, os animais acabam se aproximando das rodovias em decorrência da formação de represas nas margens das vias, gerando acúmulo de vegetação que acaba servindo de pasto. As vias com maior incidência de animais é a BR-304, entre Natal e Mossoró. Ela é seguida pela BR-226, entre Natal e Currais Novos, pela BR-406, entre Natal em Macau, e pela BR-405, entre Mossoró e Pau dos Ferros.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

natal

11

Câmara estuda recorrer de decisão « LICITAÇÃO DO TRANSPORTE » Procuradoria-Geral da CMN aguarda fim do recesso do Judiciário para impetrar

recurso, tentando derrubar decisão do Pleno do TJRN, que suspendeu apreciação do processo pelo Legislativo JÚNIOR SANTOS

SARA VASCONCELOS DAÍSA ALVES repórteres

A

Câmara Municipal do Natal estuda recorrer da decisão do Pleno do Tribunal de Justiça que suspendeu a apreciação do processo de licitação do Transporte Público de Natal, na fase de homologação, pelo Legislativo. O procuradorgeral da CMN, Eriberto Costa Neves, disse que aguarda o fim do recesso do Judiciário para impetrar o recurso. De férias, Neves alegou que não poderia antecipar os fundamentos por não haver publicação do acórdão do TJ. “Ainda não tive acesso aos argumentos da decisão dada em caráter liminar, só quando estiver de posse poderemos comentar”, afirmou. Para o procurador, o encaminhamento da licitação sem o trânsito em julgado compromete a efetivação dos resultados. “Caso seja realizada e consigamos depois derrubar essa liminar, corre-se o risco de ter que refazer todo o processo de licitação. Esse seria um prejuízo”, frisou. No último dia 6, o Tribunal de Justiça do RN, através do desembargador Amaury Moura Sobrinho, concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, contra o artigo 21, inciso XIII, da Lei Orgânica do Município de Natal. O texto determinava que a aprovação de ato de concessão ou permissão do serviço público, inclusive transporte coletivo e do lixo urbano, competia à Câmara Municipal, com a sanção do prefeito. O MP defendeu que o artigo era inconstitucional e o entendimento foi acatado em caráter liminar pelo Judiciário.

Câmara Pela decisão, o projeto da licitação dos transportes públicos não precisará mais passar pela Câmara Municipal, o que permitiria à Prefeitura de Natal deflagrar o processo licitatório sem o aval do Legislativo. Por telefone, o procuradorgeral do Município, Carlos Castim, informou que já havia remetido a lei autorizativa da licitação para a apreciação dos vereadores. “O processo está dentro do cronograma e deverá ser analisado pelos vereadores, e pode demandar um tempo maior devido a complexidade do tema, mas não há atrasos”, garantiu Castim. A previsão, segundo ele, é que o trâmite se estenda até março. A TRIBUNA DO NORTE não conseguiu confirmar com o setor legislativo e Procuradoria da CMN, o recebimento do documento na tarde da última segunda-feira (30). O procuradorgeral da CMN não soube informar se o documento já foi remetido. A análise contudo deverá ser feita somente com o final do recesso legislativo, quando a lei autorizativa será submetida as Comissões de Constituição e Justiça, de Transporte e do Trabalho, antes de ser apreciado no plenário. “A previsão que essa análise aconteça somente em fevereiro”, disse Eriberto Costa. O projeto de licitação dos transportes públicos de Natal foi concluído também no início do mês. Após realização de audiências públicas, a principal novidade é a criação de um fundo municipal que prevê um subsídio para a atividade. As mudanças no projeto foram aprovadas pelo prefeito Carlos Eduardo, após o fechamento do projeto pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

Com decisão, projeto da licitação dos transportes não precisa mais passar pela Câmara Municipal. Nas ruas, o natalense reclama melhorias urgentes no sistema VLADEMIR ALEXANDRE

Mapeamento de linhas sai em 60 dias

Nas linhas Ribeira-Extremoz, a biometria está em fase de testes

Ônibus utilizam sistema digital para combater fraudes Sistema para leitura de impressão digital está sendo instalado em ônibus de transporte coletivo. A biometria auxilia a identificação do indivíduo no uso do cartão de passagem, com foco nos estudantes. Municípios da região metropolitana de Natal já fazem uso do novo equipamento, como Ceará-Mirim e Extremoz, ainda em fase de teste. Em Natal, equipamentos estão sendo instalados. A iniciativa é das próprias empresas que detêm a permissão do serviço de transporte, objetivando o combate a fraudes no uso incorreto da carteira de estudante, que só pode ser utilizada pelo detentor. “Isso visa primeiramente evitar a fraude, que o verdadeiro tenha direito a passagem, e terceiros não usem indevidamente”, explica Augusto Maranhão, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano. Inicialmente, o objetivo é passar por um período de teste. Em Ceará-Mirim e Extremoz, as empresas Oceano e Cidade das Dunas já recadastraram os estudantes usuários de cartão e o sistema está em utilização nos ônibus. Primeiramente se projeta o cartão no equipamento, que depois de identificar a carga de passagem, uma luz indica a precisão da colocação da digital. Após este processo, a catraca é liberada. Para Natal, não há previsão para uso do novo sistema. Os equipamentos estão sendo implantados aos poucos nos ônibus e ainda dividem espaço com as peças antigas. “Para natal, é uma mudança de tecnologia necessária. Temos equipamentos com mais de doze anos. Esta-

mos apenas aguardando definições de validadores, da bilhetagem única para colocar em uso. Creio que daqui para março já tenha avançado, e já seja um projeto vencedor”, declara Augusto Maranhão. Somente neste ano, mais de 3 mil pessoas foram flagradas usando a carteira de estudante indevidamente, segundo Clodoaldo Trindades, secretario adjunto Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Em Natal, desde o primeiro semestre de 2013 o estudante que solicita uma nova carteira, ou segunda via, na Central do Estudante, já passa pelo cadastramento biométrico, explica Trindade. Com esses novos registros, a Semob já possui mais de 5.700 estudantes registrados com impressão digital, de um total de quase 90 mil estudantes possuidores de cartão. Os dados ficam detidos na Central do Estudante, sob a responsabilidade do Seturn e são enviados a Semob quando solicitados. Dentro de duas semanas haverá uma reunião entre a Semob e entidades estudantis de Natal para esclarecimentos sobre este novo sistema, informa Trindade. Quanto aos municípios da Grande Natal, a mudança de sistema ainda não foi informada ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), regulador dos transportes intermunicipais. No entanto, Irannilson Matos, diretor de transportes do DERRN, explica que as empresas tem o prazo de até 60 dias de uso para comunicar ao órgão. “Caso dê certo, vamos verificar a instalação para todas as empresas. Se não, se cancela o que foi feito”, explica.

Novas definições para o transporte coletivo de Natal e da região metropolitana ainda estão em trâmites burocráticos. Conclusão do estudo da malha de ônibus na Região Metropolitana de Natal foi adiado para mais 60 dias. Bilhetagem eletrônica unificada ainda está em trâmites burocráticos. O estudo que vai mostrar o mapeamento do sistema de transporte público de passageiros na Grande Natal, contratado pelo Governo do Estado em abril passado, teve conclusão adiada por mais 60 dias. O prazo final era ao final de dezembro deste ano. Segundo Matos, a falha de informações nas áreas do Alto Oeste e em João Câmara demandaram a necessidade de refazer a pesquisa. A empresa responsável pelo levantamento de dados é a Oficina Engenehiros Consultores Associados Ltda e o investi-

mento do Governo é superior a R$ 1,1 milhão. Os trabalhos foram iniciados em 17 de junho. O estudo em questão visa o reodernamento da rede de transportes coletivos. Em pesquisa, apura-se o itinerário das linhas atuais e as localidades que não são atendidas pelos transportes coletivos. “O objetivo é fazer um reordenamento na rede. Vê qual local tem potencial para ser colocado novas linhas”, explica Matos. Já a questão da bilhetagem única para ônibus e alternativos, que tanto demandou negociações, está resumida numa minuta enviada à Procuradoria Geral do Municípios que analisará a proposta escrita pelas partes. O secretario adjunto da Semob, Clodoaldo Trindade, disse que não podia adiantar o conteúdo da minuta, já que estava com a procuradoria para análise. Mas, adianta que, quer seja

o sistema, ou equipamento adotado, cada cooperativa, ou sindicato, que se responsabilizará pelo custo de implementação. A lei da bilhetagem foi sancionada pelo prefeito Carlos Eduardo no dia 30 de setembro deste ano. O Seturn e Sitoparn, sindicatos dos ônibus e dos alternativos, serão responsáveis pela comercialização das passagens inteiras, vale transporte e a passagem com abatimento, “sendo os custos do serviço e da confecção dos cartões assumidos pelos sindicatos representativos até a homologação da licitação de transporte coletivo, quando o município assumirá a comercialização”. Com a medida, todos os ônibus e transportes alternativos deverão possuir a infraestrutura embarcada necessária para a bilhetagem unificada, incluindo a tecnologia de controle através de GPS.


12

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

natal JANEIRO O novo templo do futebol

É uma obra que vai trazer muitos benefícios para Natal, mas acho que o estádio vai acabar ficando só para a realização de shows. Acho inclusive que vários estádios do brasil vão ficar nessa mesma situação. Mas está ficando muito bonito. Pretendo assistir ao primeiro jogo. Já estou em busca dos ingressos para assistir com os amigos.”

ALEXANDRE DIAS vigilante

“As eleições gerais deste ano serão realizadas dentro de um contexto de mais esclarecimento social em relação à política. Nesse mesmo contexto, vimos a prisão de vários políticos esse ano por corrupção. O país está se desenvolvendo e com isso tem dado sinais de que uma verdadeira limpeza está ocorrendo no seio da na nossa sociedade.”

GUARACI GABRIEL artista plástico

“Acho uma boa ideia trazer o carnaval para Natal porque a cidade nunca tem nada. A cultura não recebe investimentos e esse é um ponto que merece atenção. O povo acaba saindo daqui nesses períodos festivos. Outro evento que merece atenção é o São João. Investir em cultura é bom para a economia da cidade.”

JULIANA PEREIRA

Uma rodada dupla com América x Confiança, pela Copa do Nordeste e ABC x Alecrim, pelo Campeonato Estadual. Estes serão os primeiros jogos oficiais da Arena das Dunas, em Natal, marcados para o dia 26 de janeiro. A presença da presidenta Dilma Rousseff é esperada. O evento é teste para a Copa do Mundo e terá a presença de delegados da Fifa, que realizarão avaliações sobre o funcionamento da arena, além de buscar soluções para possíveis gargalos. O estádio potiguar ainda não contará com a capacidade completa de 42 mil lugares, uma vez que 10 mil cadeiras provisórias serão instaladas pelo governo do estado apenas no mês de março. A Arena das Dunas custou cerca de R$ 400 milhões.

FEVEREIRO Renúncia e uma nova Igreja Na manhã do dia 11 de fevereiro de 2013, uma segunda-feira, o 2013 o então Papa Bento XVI convocou um consistório – reunião de cardeais – e anunciou que estava renunciando ao papado. O gesto, inédito na história moderna e raro na Igreja – apenas três outros papas renunciaram – surpreendeu todo o mundo católico. E a surpresa aumentou à medida que as razões para a renuncia foram sendo analisadas: intrigas, denúncias e desvios que o Papa não conseguiu combater dentro do Vaticano e no clero católico por todo o mundo. Em 13 de março, os cardeais elegeram o papa Francisco, o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história.

MARÇO Carnaval terá edital

recepcionista

“Acho que o aeroporto vai ser uma boa oportunidade para o município de São Gonçalo do Amarante. Para nós taxistas também vai ser bom porque as corridas vão ser melhores e para a cidade também, já que vai dar oportunidade de crescimento para mais uma cidade na região metropolitana de Natal.”

LUCIANO ABREU taxista

Os planos da Prefeitura do Natal para viabilizar o Carnaval em 2014 passa, invariavelmente, por trâmites burocráticos. Diferente de anos anteriores, quando repasses financeiros eram feitos de forma direta, os carnavalescos interessados em contar com apoio público para botar o bloco, a escola de samba ou a tribo de índio na rua, terá que inscrever projeto e entrar na concorrência por recursos através de edital público. “Pretendemos lançar o edital ainda na primeira quinzena de janeiro”, adiantou Dácio Galvão, presidente da Fundação Capitania das Artes. Para atender as necessidades de cada segmento, a Funcarte vem debatendo o melhor formato do edital: “Não há mais como ignorar as exigências jurídicas, estamos cumprindo o que determina a lei”, disse o gestor, ao justificar o modelo a ser adotado.

ABRIL RN passa a ter novo aeroporto

“Gosto muito da música de Caymmi. Quando eu trabalhava em uma livraria no Rio de Janeiro, em 1971, 1972, ele aparecia sempre depois dos shows. A livraria ficava aberta durante a madrugada e tanto ele como Mário Lago e outros grandes nomes da cultura apareciam por lá para comprar livros.”

FRANCISCO DE PAULA PINTO advogado

Com obras que se arrastaram por mais de uma década, o Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi concedido à iniciativa privada em 2011 e viu suas obras decolarem, a partir de então. A previsão do consórcio Inframérica, que arrematou o direito de terminar a construção e administrar o empreendimento, o novo aeroporto deve começar a funcionar em abril de 2014. Os primeiros vôos chegarão ao terminal de passageiros antes da Copa do Mundo de Futebol, que começa em junho e terá Natal como uma das sedes dos jogos. Os acessos rodoviários que levam ao empreendimento e que estão a cargo do Governo estadual, atrasaram no início, mas o Estado promete entregá-los a tempo da operação.

MAIO Sai as obras de mobilidade “Na gestão dos militares, eles botaram moral, mas em compensação, inocentes foram sacrificados. Era ruim porque tinha uma censura muito dura. Por outro lado, hoje não temos controle nenhum e a televisão, por exemplo, mostra coisas absurdas. Ainda assim, é um tempo que não quero que volte.”

WALDEMIR CARNEIRO aposentado

Iniciadas no dia 21 de outubro, as obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas prometem mudar a cara do trânsito de Natal e reduzir os congestionamentos em vias de maior fluxo de veículos, como a prudente de Morais, Salgado Filho e Capitão Mor Gouveia. A promessa da Prefeitura do Natal é entregar a obra em maio de 2014. Até lá, mais de 100 mil motoristas que trafegam na área enfrentam mudanças de trânsito devido à interdição de sete vias. O conjunto de obras que incluem a construção de seis túneis, dois viadutos, sendo um estaiado, e duas passarelas, está orçado em R$ 222,5 milhões. Já as Avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara serão transformadas no primeiro binário de Natal, num um investimento de R$ 114 milhões, sob a responsabilidade a EIT.

o que vem


m por aí!

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

13

JUNHO Fifa abre a Copa do Mundo O dia 12 de junho marca a abertura da Copa do Mundo do Brasil com o jogo entre a Seleção Brasileira e a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo. A realização do Mundial em território brasileiro vai permitir que o torcedor tome contato com os melhores jogadores em atividade no futebol mundial. Nomes como o brasileiro Neymar, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo são os que mais despertam a atenção. Os três juntos, são avaliados em R$ 900 milhões. No dia seguinte (13/06) após a bola rolar em gramados paulistas, será a vez da torcida potiguar participar diretamente. Às 13h, México e Camarões entram em campo no estádio Arena das Dunas.

Acho que é uma coisa válida para a cidade e se sair conforme programado, vai ser ótimo. O que a gente questiona é a falta de planejamento para começar as obras, que poderiam ter sido iniciadas com antecedência. Se houvesse planejamento, a população não estaria sofrendo com tantos transtornos.”

ANDRÉ FREDERICO MARQUES médico

JULHO Real completa 20 anos O Plano Real vai completar 20 anos no dia 1° de julho de 2014. Desenhado pela equipe econômica do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no governo Itamar Franco, o plano ficou famoso por ter trazido estabilidade de preços e controle inflacionário ao Brasil, num semestre em que a taxa de inflação acumulada chegava a 758,59%. Não quer dizer, porém, que a inflação deixou de existir. Em 2013, a inflação ultrapassou o teto da meta (6,5%). Isso aconteceu em junho, quando ficou em 6,7%. Combustíveis, passagens aéreas e alimentos estão entre os itens que pesaram mais no ano que passou. Para 2014, economistas avaliam que a inflação deve continuar em patamar elevado, sem perspectiva de quando poderá chegar ao centro da meta (4,5%).

JULHO/AGOSTO Centenário da carnificina

“Acho que o Rio Grande do Norte não está preparado para receber a Copa do Mundo. A gente não tem o mínimo de estrutura em saúde, saneamento, educação, limpeza urbana e o poder aquisitivo da população é baixo, ou seja, voltamos ao que era feito em Roma: estamos igual a Política do Pão e Circo.”

ISABEL CRISTINA DE SOUZA assistente social

“O Real não foi uma mudança legal para o Brasil. A moeda perdeu muito valor e hoje já encontra-se muito desvalorizado. Com R$ 1 se compra pouquíssima coisa. Hoje, com R$ 1 real, só se compra um copo de suco, um cafezinho. Já está em tempo de se pensar em uma nova moeda, que seja mais valorizada.”

ROBERTO GUEDES aposentado

A Grande Guerra foi o primeiro conflito globalizado da era moderna, centrada na Europa, começando em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito iniciou-se com a invasão austro-húngara da Sérvia, seguida pela invasão alemã da Bélgica, Luxemburgo e França, e um ataque russo contra a Alemanha. O assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, herdeiro do trono da Áustria-Hungria, em Sarajevo (Bósnia), foi o motivo deflagrador, mas as razões era as disputas coloniais, a busca por mercados e hegemonia política entre os impérios europeus. Mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados e mais de 10 milhões de combatentes e civis foram mortos. A guerra mudou o mapa-múndi e algumas de suas consequências, como os conflitos no Oriente Médio e a tensão étnica nos Balcãs, perduram até a atualidade.

“Para mim, um comunista, a 1ª Guerra tem um significado importante porque acarretou na derrubada do regime czarista na Rússia. Sem esse evento, o regime comunista não teria como se erguer. A Rússia perdeu mais de 1 milhão de soldados, o que enfraqueceu o regime czarista que depois veio a ser deposto.”

OSÓRIO OLIVEIRA escritor

OUTUBRO Eleições com leitura digital Em eleições simultâneas nos 27 Estados brasileiros e no Distrito Federal, serão escolhidos, no dia 28 de outubro, o presidente, os governadores, senadores, de putados federais e estaduais. Pela 1ª vez os eleitores deverão ser identificados em todas as seções por intermédio das digitais. Estão praticamente lançadas as principais candidaturas à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSDB). Para o Governo do Estado, o quadro permanece indefinido. Os partidos cogitam alguns nomes, como os de Fernando Bezerra (PMDB) e Robinson Faria (PSD), mas até agora não há candidaturas co nsolidadas. A governadora Rosalba Ciarlini enfrenta um processo, na Justiça Eleitoral, na qual é acusada de abuso do poder político que pode resultadar em inelegibilidade, se a punição for confirmada pelo TSE.

DEZEMBRO UFRN abre Campus do Cérebro Em dezembro de 2014, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugura o Campus do Cérebro, no município de Macaíba. Composto por dois grandes prédios, a estrutura, orçada em R$ 40 milhões, vai abrigar o Centro de Pesquisas e a Escola Lygia Laporta. No primeiro, serão desenvolvidas atividades educativas e de lazer para crianças e jovens. Já o segundo edifício produzirá pesquisas voltadas para a neurociência. Após a inauguração, haverá a cessão para o Instituto Internacional de Neurociências (IINN), dirigido por Miguel Nicolelis, para utilização de um dos prédios.

“Acho muito interessante esse resgate do passado de Natal, principalmente para essa turma nova que não conhece bem o envolvimento da cidade como ponto estratégico durante a 2ª Guerra Mundial. A cidade era cheia de americanos... Eu ainda alcancei a época dos forrós que os estudantes faziam lá.”

EDGAR DE FREITAS aposentado

“A presidente Dilma está com a bola cheia para essas eleições de 2014 e, sinceramente, os outros candidatos e partidos estão muito fracos. Além do mais, acho que ela está fazendo um bom governo. Ainda assim, acho que o melhor para o país seria que, após quatro anos, a pessoa não devi a mais ser candidata.”

CID MARIDO aposentado


14

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

Que os sonhos se realizem os mandamentos milionários da Fifa. Festa privada com dinheiro do povo, mas inacessível ao povo. Se é que me entendem. Poderim ter batizado a Bola com um nome bonitinho: Sofisma. Soa bem. Realmente bem. Bom, mas 2014 chegou e o momento é de celebrar. E desejar Saúde e Sucesso. Mesmo aos que não terão o direito de realizar o sonho de assistir

ALEX COSTA

O casamento cinco estrelas de Heloísa Drummond e Leonardo Carneiro

SUELI NOMIZO/VERSAILLES

Mariana Azevedo e Francisco Rêgo festejam a união JOAONETOFOTOS.COM

SUELI NOMIZO/NAHORAH.NET

Carolina Dantas e Pedro Agostini

Lançamento da Revista Bzzz em Natal, no Solar Bela Vista, prestigiado pelo ministro Garibaldi Filho e Denise Alves

JOAONETOFOTOS.COM

Com Silvana, José Bezerra Jr.-Ximbica festejou 6.0, na Fazenda Olho D’Água

JOAONETOFOTOS.COM

A família Rio Center festeja a reabertura da loja repaginada no Natal Shopping RODRIGOLOUREIRO.COM.BR

JOAONETOFOTOS.COM

O juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira lançam a cartilha Cidadania A-Z

Em big produção no Olimpo, Chrystian de Sabóya pilota “Eu, Rio” e recebe as belas Cláudia Gallindo e Tereza Tinoco

Cruzeiro: virada do ano em Natal Atracou nesta terça-feira, 31, no Porto de Natal o navio Orient Queen II, que passou a virada do ano na capital potiguar. A embarcação é a primeira da temporada 2013/2014 de cruzeiros marítimos nacionais, que tem como escalas Natal, Fernando de Noronha, Recife, Fortaleza e Cabedelo. Vindo de Recife, o Orient Queen II deve seguir viagem hoje para Fernando de Noronha. A embarcação chegou com 275 passageiros e 185 tripulantes. Foram montados no Porto de Natal, estandes de exposição dos artesãos que já expõem mensalmente na Feira de Artes de Petrópolis, na Praça das Flores, com artes plásticas, pedras preciosas lapidadas do Seridó, utensílios feitos de renda e exposição do Aquário de Natal. Ontem pela manhã, do lado de fora do Porto, uma fila de taxis se formou à espera dos turistas que desembarcaram.

aos jogos no pomposo Arena das Dunas. Mesmo que para a construção sacrifiquem os meus, os seus, os nossos royalties e patrimônios imóveis, o “fundo garantidor” para a construção do estádio com o dinheiro emprestado do BNDES. Esquecendo o que pode gerar dor de cabeça, vamos relembrar as festas que marcaram 2013 nesta incansável JOAONETOFOTOS.COM

Anna Ruth Dantas e Marcos Lima

colmeia. Feliz 2014 a todos adoráveis leitores! E bons pagadores de impostos. E financiadores da Fifa! E que o Hospital Walfredo Gurgel proporcione atendimento digno! E que as unidades municipais de saúde cumpram o seu dever. Que a educação, enfim, seja um direito de todos. Idem, a segurança. E...Viva! INSTAGRAM @ELIANALIMA

Laurita Arruda e Henrique Eduardo Alves

JOAONETOFOTOS.COM

Lançamento da Bzzz em Mossoró, no Garbos Recepções, prestigiado por Laíre Rosado, Polyana e Lahyrinho Rosado FOTO IDEIA

Os irmãos Roger e Rilder Chaves inauguram Wine Bar Vinhedos no Natal Shopping JOTAOLIVEIRA.COM.BR

No Chaplin, Jota Oliveira brindou mais uma badalada festa “Forever Young” e recebeu os chíquimas Arnaldo e Denise Gaspar, Anita Maia

SAMU

Em aterrissagem no Aeroporto Augusto Severo, rainha Sílvia, da Suécia, é atendida pela equipe do Samu Metropolitano JOAONETOFOTOS.COM

A família Galvão Marinho celebra os 15 anos do Boulevard INSTAGRAM

Pe. Carlos Sávio levou Elba Ramalho, e posaram para o portarretrato com os sócios do Shock Bar: Heitor Almeida e Daniel Melo

JOANA LIMA

E chegou 2014. O sonhado ano da Copa do Mundo em Natal. No Brasil. Para os que podem comprar os caríssimos ingressos dos jogos. Muito do pobre-rico-dinheirinho do povo brasileiro foi investido para a realização do “sonho” do mundial de futebol. Em Natal. No Brasil. Mas, todavia, desfrutar do investimento só será possível para quem pode cumprir com


NO RÁDIO

NO FACEBOOK

HOJE NA TV

11h - Globo Esportivo 17h - Globo Esportivo 21h - Panorama Esportivo

Confira a charge de Emanoel Amaral na coluna Apito Final, relacionada ao esporte.

11h - Jogo Aberto Bandeirantes 12h45h - Globo Esporte Telejornal esportivo - TV Globo

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

AMÉRICA AINDA TENTA MANTER NORBERTO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA• Página 16

esportes

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 01 de janeiro de 2014

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Tudo em casa Algumas semanas atrás, esta coluna focalizou a interação entre pai e filho ocupando a equipe técnica de um clube de futebol. O que, anos passados poderia até ser novidade absoluta, hoje começa a virar moda. O primeiro caso explícito, foi quando o treinador Celso Teixeira chegou para o América de Natal, trazendo a tiracolo um filho seu, estudante de educação física, passando a atuar como seu auxiliar técnico. Em se tratando de Teixeira, seu período no clube não poderia durar muito tempo. Celso é um temperamental do tipo que anda com uma bomba-relógio na sacola. Durou pouquíssimo tempo, e lá se foi a dupla embora. Este ano, eis que reaparece a figura de Celso Teixeira, com a diferença de que, dessa vez, apesar de altamente explosivo, Celso concorreu para o segundo título estadual do Potiguar. No dia seguinte ao título, ele se mandou, deixando a poeira para trás.

Tudo em casa (2) Ano passado, foi a vez de chegar para o ABC FC o treinador Ademir Fonseca, trazendo à tiracolo um filho, seguindo as pegadas de Celso, com a diferença de que ao contrário de Teixeira e seu filho, a dispensa ocorreu por deficiência técnica, as vitórias não vieram e a dupla se mandou. Agora, a novidade é a consolidação da dupla Leandro/Jorge Sena, filho e pai, o herdeiro como treinador, o paizão como seu auxiliar técnico ou – se for o caso, uma mistura de conselheiro e auxiliar técnico, já que o pai jogou bolas e últimamente atuava como treinador. O velho ditado: uma mão, lava a outra, e o fato é que Jorge e Leandro acordam falando em futebol, almoçam tendo futebol como assunto e, à noite, completam o assunto do dia: futebol.

Últimos retoques Enquanto ABC e América estão somente agora dando a largada nos treinamentos visando a temporada 2014, alguns times interioranos já estão fazendo amistosos. Os últimos jogos treinos apresentaram ASSU goleando um combinado de Pendências, por 5x0, Santa Cruz derrotando o Palmeira por 1x0, em

Souza o Coríntians de Caicó perdeu o amistoso por 2x1, enquanto Potiguar/M e Horizonte do Ceará empataram em um gol. No amistoso Campinense 1x0 Alecrim/RN, o rubro-negro paraibano ganhou por 1x0, gol aos 47m do segundo tempo, coisas que só acontecem ao Verdão, um gol de Ubirany.

Figuras (2)

Muito se comenta a tendência que o jogador brasileiro tem de ganhar logo cedo um apelido. Atualmente, a mania é anexar o nome do atleta à cidade ou estado de origem. A moda pegou. Só, que, além das raridades, há os nomes próprios, e curiosos. O leitor Telmo Albuquerque selecionou 20 dessas figuras, com os respectivos clubes onde atuam. Em Castanhal/Pará o atacante Sizenando, no Santa Inês (Maranhão) o goleiro Péricles defendendo o E. C. Prudentópolis, do Paraná? Em compensação, há vários jogadores com nomes minúsculos, como Dé, Dedé, Zito, Tota, Lima, Deca, Azul, Lula, Pi.

O zagueiro Cincinato (no Castanhal, do Pará), o volante Tupinambá (no Libermorro), o meia avançado Nabucodonosor (no Poções/BA), o zagueiro Epaminondas, no CFZ FC de Ceilândia), o ala Afrodízio, no Alegrense/Espirito Santo), o ala também esquerdo Asclepíades, no Serra, do Espírito Santo), o zagueiro Melquisedeck, no Sinop/(M. Grosso do Sul), Esperidião, no Alegrense EC (Espírito Santo) e Pancrácio, volante do Carajás, do Pará.) Já pensou, leitor, um meio de campo formado por Epaminondas, Ermanegildo e Nabucodonosor?

Ajuda Além das gozações naturais pela fama que tem o Fluminense, de conseguir benesses no tapetão, eis que a sede do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) fica no 6º andar de um edifício localizado na rua da Ajuda... Ironia do destino, até por acaso.

Presente da Placar Você, torcedor, que é alagoano, baiano, paraibano, norte-riograndense – enfim, que seu time preferido tenha sido o campeão estadual 2014, a revista Placar – já nas bancas, está presenteando seus torcedores com o poster. O Potiguar/M, que jamais havia figurado num poster da Placar, está lá a foto colorida com o detalhe: Celso Teixeira está na foto o como técnico campeão.

« CARTÃO AMARELO »

Acompanhe tudo sobre as novidades de ABC e América para a temporada de 2014. www.tribunadonorte.com.br

15

Messi retorna aos treinos amanhã, em Barcelona « ESPANHA » O craque argentino se machucou no dia 10 de novembro

e realizou parte da recuperação em Buenos Aires. Jogador está animado CÉSAR OLMEDO

B

arcelona, 30 (AE) - Depois de ficar um mês na Argentina, recuperando-se de uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda, Lionel Messi vai voltar a Barcelona no primeiro dia de 2014. Na segundafeira, em vídeo publicado pelo programa argentino ‘Mundo Leo’, que trata semanalmente da carreira do jogador, ele afirmou que na quinta-feira já deverá estar treinando com seus companheiros. “No dia 1º saio daqui (Buenos Aires) e no dia 2 me junto ao grupo, para treinar com eles, jogar um pouco de futebol, que é algo que aqui eu não pude fazer. A partir daí veremos quando estarei pronto para jogar”, comentou Messi. Em declaração reproduzida pelo site do jornal El Clarín, Messi diz que seu maior desejo para 2014 é não ter lesões. “Existem muitas coisas importantes no ponto de vista pessoal, mas no desportivo peço que 2014 seja um ano sem lesões. O objetivo agora será ficar pronto fisicamente. A ideia é realizar alguns treinos com meus companheiros antes de voltar a jogar”, afirmou O craque argentino se machucou em 10 de novembro e começou a recuperação na Espanha mesmo. Ele viajou no dia 30 daquele mês para a Argentina,

O atacante Lionel Messi viu o brasileiro Neymar crescer de produção no período da sua contusão

onde treina sob a supervisão de Elvio Paolorrosso, preparador físico do Barcelona. O ‘Mundo Leo’ filmou parte dos treinamentos de Messi em Buenos Aires. Nas imagens disponíveis na internet, o jogador aparece realizando aparentemente sem dificuldades exercícios de movimentação e explosão, sempre encerrando com chutes a gol. DIVULGAÇÃO

Figuras raras

TN ONLINE

O diretor do COB se mostrou satisfeito com a temporada passada

« COB »

Comitê Olímpico faz balanço positivo de 2013 De acordo com dados do próprio órgão, o Brasil ficou na oitava posição no ano passado

O

Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou um balanço de 2013 com relação ao desempenho do Brasil em campeonatos mundiais. E, cruzando resultados das principais competições das temporadas nas modalidades olímpicas, montou um quadro de medalhas que mostra o País como oitavo colocado no ano de 2013. Para o ciclo olímpico dos Jogos do Rio/2016, o COB trabalha com a meta de o Brasil ficar entre os 10 melhores da próxima Olimpíada, levando em consideração o total de medalhas e não o ranking por ouro conquistado. Assim, a entidade passou a utilizar essa tabela anual, que analisa o resultado de campeo-

natos mundiais e de competições como, por exemplo, a Liga Mundial no vôlei e a Copa do Mundo por equipes no hipismo de saltos. Assim, ao fim de 2013, o Brasil comemora 27 medalhas conquistadas nas competições desse nível, ficando atrás apenas de potências olímpicas: Rússia, Estados Unidos, China, Alemanha, Grã-Bretanha, França e Austrália. O País, porém, superou Japão, Coreia do Sul e Itália, outras nações que tradicionalmente brigam pelo Top 10 em Olimpíada. “O ano de 2013 foi muito bom para o esporte olímpico brasileiro, mas isso não traz a garantia de medalhas para 2016. No entanto, além de comprovarem a evolução do esporte olímpico brasileiro, os resultados conquistados este ano mostram que estamos no caminho certo”, comenta Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.

Assim, dá mostras de que está plenamente recuperado. O treinador do Bayern de Munique, Pep Guardiola, garantiu que sua passagem pelo Barcelona não pode ser encarada como ‘Era Guardiola’, mas sim como ‘Era Messi’. A declaração foi dada durante o Dubai International Sports Conference, evento com palestras que busca tra-

zer melhorias para o futebol, semelhante ao Futcom (Fórum Internacional de Futebol) idealizado por Carlos Alberto Parreira Também marcaram presença Antonio Conte, treinador da Juventus, e Fábio Capello, comandante da seleção da Rússia. “Poderei dizer que foi a era de Messi”, revelou Guardiola ao ser perguntado sobre o Barcelona.

« VÔLEI »

« HUNGRIA »

Lucarelli quer o Brasil campeão

Zagueiro de Trinidad e Tobago morre

Ricardo Lucarelli completará 22 anos em março, mas já é um dos destaques da seleção brasileira masculina de vôlei. O jovem ponteiro do Sesi é a esperança da nova geração da modalidade no Brasil e sabe que a próxima temporada será importante para o time do técnico Bernardinho, que vai atrás do tetracampeonato mundial. “Queremos o melhor possível para o ano que vem”.

Jogador da seleção principal de Trinidad & Tobago, o zagueiro Akeem Adams faleceu na segunda-feira, aos 22 anos. O atleta, que defendia o Ferencvaros, tradicional time húngaro, estava hospitalizado desde setembro, quando sofreu um ataque cardíaco que encerrou sua carreira precocemente. Durante a carreira, Adams jogou no W Connection.


16

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

esportes ARQUIVO TN

América espera Norberto para a próxima temporada

Juvenal admite negociar por Vargas Juvenal Juvêncio admitiu que negocia com o Napoli para ter o chileno Vargas, ex-Grêmio, mas acredita que o clube italiano esteja aproveitando o interesse de São Paulo e Santos pelo jogador para conseguir o máximo possível pela transferência do atacante. O mandatário, no entanto, disse que não pretende fazer loucuras para contar com o jogador. “Eles pedem o mesmo valor para o Santos e ainda entregam o Bruno Uvini, é compre um e leve dois. Estamos conversando, queremos o jogador mas nem sempre realizamos tudo o que queremos, vamos aguardar”, disse o presidente sãopaulino.

« FUTEBOL POTIGUAR » Gustavo Carvalho diz que o jogador só deixa o Alvirrubro mediante compensação financeira. Corinthians e Vasco estão de olho

A

expectativa no América gira em torno da permanência, ou não, do lateral direito Norberto, no clube, para a próxima temporada. O presidente americano, Gustavo Carvalho, negou que o atleta iria permanecer no clube no primeiro semestre de 2014 e disse que o jogador só deixa o alvirrubro mediante a compensação financeira. Clubes como o Atlético/PR, Corinthians, Coritiba, Bahia e Vasco da Gama estão interessado em Norberto, o que deve dificultar a permanência dele na equipe potiguar. Com contrato até o final de 2014, quem quiser contratar o lateral, vai ter que desembolsar o valor de R$ 2 milhões, valor da sua multa resci-

sória. Mas, tudo depende da negociação. O diretor de futebol alvirrubro, Eliel Tavares, adiantou que, caso algum clube interessado em Norberto, queira envolver algum outro atleta na negociação, esses valores podem ser revistos. Norberto tem contrato com o América até novembro de 2014. Os direitos do atletas estão divididos entre América (40%), um grupo empresarial (40%) e o próprio jogador (20%). Caso o lateral não firme acordo para deixar o América já no início de 2014, o clube vai propor prorrogação do contrato, mas garantindo a saída em caso de proposta de um clube da série A. “O jogador tem contrato e, pa-

ra sair, é preciso haver uma compensação financeira ao América. Esperamos que ele permaneça e já conversamos no sentido de renovar o contrato. Queremos renovar por um ano, que ele dispute o estadual e a Copa do Nordeste e, depois, liberaríamos por empréstimo para um clube da série A, sem problema algum”, disse o presidente americano. O primeiro compromisso do América em 2014 é pela Copa do Nordeste, marcada para o dia 19 de janeiro, contra o Vitória, no Barradão, na Bahia. Por isso, é provável que a equipe alvirrubra realize um jogo amistoso, no dia 12, ainda sem adversário definido, no estádio Nazarenão, em Goianinha.

« VASCO » Clube quer contar com sete reforços O término melancólico da temporada de 2013 - que encerrou com uma goleada por 5 a 1 diante do Atlético-PR e o rebaixamento à Série B faz a diretoria do Vasco se mexer em busca de reforços para o próximo anos. O clube pretende anunciar pelo menos sete jogadores até o início da pré-temporada. Dois deles devem ser apresentados já na próxima semana. O goleiro uruguaio Martín Silva e o volante paraguaio Eduardo Aranda, vice-campeões da Libertadores pelo Olimpia, desembarcam no Rio já nesta sexta-feira para a realização de exames médicos.

ABC quer amistoso antes da estreia Sem ter muito tempo para aprimorar a parte físico dos jogadores, já que estreia no campeonato estadual, dia 12 de janeiro,contra o Palmeira de Goianinha, no Frasqueirão, o técnico Roberto Fernandes está fazendo treinos intercalados. Pela manhã, apenas treinos físicos e a tarde, um treinamento com bola, para tentar entrosar o time, que conta com 12 reforços para a temporada 2014. No primeiro treinamento coletivo, a primeira baixa: o lateral direito Dimas, deixou o campo reclamando de dores no tornozelo direito, mas

« PORTUGUESA »

Presidente assume esta semana e pede cautela

E

nquantoopresidenteda Portuguesa, Manuel da Lupa, deixou o julgamento que provocou o rebaixamento para a Série B, na última sexta-feira, dizendo que o clube iria recorrer à Justiça comum para se manter na elite do futebol brasileiro, o presidente eleito da Lusa prefere manter a cautela. Ilídio Lico, que assume o cargo no dia 3 de janeiro, ainda não sabe se irá se defender fora da esfera esportiva. “Não é a Portuguesa que está indo para a Justiça comum. O que a gente sabe é o sócio-torcedor e a gente fala: ‘Vocês façam o que acham melhor’. A gente como dirigente não iria para a Justiça comum porque a genteprecisaouvirodepartamento jurídico”, explicou Ilídio Lico. Ele também indicou que deve dispensar o advogado Osvaldo Sestário Filho, que defendeu a Lusa no julgamento que culminou com a suspensão de dois jogos ao meia Heverto. “Claro que esses erros têm que ser analisados. O prejuízo está sendo muito grande. Não pode ficar mais aqui na Portuguesa quem errou porque é um erro muito grave e quem erra assim não tem responsabilidade. Vamos apurar, sim, e quem foi o culpado não poderá trabalhar mais conosco na Portuguesa”, comentou Ilídio Lico.

não deve ser preocupação para o comandante abecedista, para a estreia do Estadual. Existe a possibilidade do ABC realizar um amistoso antes da estreia no campeonato estadual. A direção não confirma o adversário, nem o local, mas, o confronto pode acontecer no próximo domingo, dia 5 de janeiro. Como acontece em quase todas as federações brasileiras, o fim de ano é de recesso. Com isso, os dirigentes abecedistas estão correndo contra o tempo para regularizar os novos contratados o quanto antes, para que to-

dos estejam prontos para entrar em campo no dia 12 de janeiro. Com a folga para as festas de fim de ano, o elenco alvinegro volta aos treinamentos amanhã e a torcida pode ter surpresas entre os jogadores. A direção do ABC segue negociando com Rodrigo Silva, Bileu, Flávio Boaventura e Lino, para que eles possam permanecer no clube e formem a base alvinegra para brigar pelo título estadual. A expectativa é de que alguns desses atletas possam se apresentar amanhã, com o restante do elenco.

« FLUMINENSE » Para Norberto sair, direção exige compensação financeira

Elias admite entrar na justiça « FLAMENGO » Jogador diz não entender os motivos do Sporting que levam a dificultar sua saída em definitivo para o futebol brasileiro

A

novela envolvendo o destino de Elias na próxima temporada pode terminar nas mãos da FIFA. O meiocampista, que pertence ao Sporting, de Portugal, e esteve emprestado ao Flamengo neste ano, avalia como injusta a recusa do time português em negociar sua transferência ao clube carioca e já admite tomar medidas legais para definir seu futuro. “Tudo estava sendo conversado mais na amizade. Não queria esse caminho, mas se for preciso entrar na Justiça para resolver a situação, vou entrar”, admitiu o jogador no Maracanã, logo após participar do Jogo das Estrelas, promovido por Zico. Elias disse ainda não entender os motivos do Sporting que levam a dificultar sua saída em definitivo para o futebol brasileiro. “Sinceramente, não sei por que estão fazendo isso. Meu pai saiu de lá com uma proposta e agora eles estão pedindo um valor maior. Queremos um preço justo porque o que estão pedindo é para jogador de 20 anos que está saindo para a Europa. Quero ficar, já disse ao Flamengo. Mas para isso eles precisam ceder. Se não, terei de voltar ao Sporting e cumprir o restante do contrato”, desabafou. Em outubro de 2013, o jogador entrou com uma ação na FIFA cobrando oito meses de salá-

« SÃO PAULO »

ARQUIVO TN

Emprestados voltam e serão reavaliados Esperando pelo julgamento que definiu a permanência na primeira divisão nacional, o Fluminense trouxe poucos reforços para a próxima temporada até então. A única contratação foi a de Darío Conca, ídolo do time que estava no futebol chinês. Uma das soluções pode estar no jogadores emprestados pelo clube. Felipe Ximenes, diretor executivo, Ricardo Tenório, vice-presidente de futebol e o técnico Renato Gaúcho irão avaliar os jogadores que retornam ao clube. São eles Matheus Carvalho, Bruno Veiga,Higor e Emerson Bacas.

« ATLÉTICO/PR » Mancini revela briga com o presidente

Elias esteve emprestado pelo Sporting, mas encontra dificuldades para negociar permanência

rios atrasados ao Sporting, pedindo a quitação da dívida e a rescisão do contrato. Um acordo entre as partes, no entanto, fez Elias retirar a queixa. Entre os termos, estava um valor fixo de transferência caso o Flamengo decidisse continuar com o meio-campista.

Botafogo A comissão técnica do Botafogo decidiu que o elenco não realizará um período de treinamentos no Equador visando o primeiro duelo com o Deportivo Quito,

válido pela fase preliminar da Copa Libertadores. Os jogadores, inclusive, seguirão para Quito, cidade do jogo, apenas horas antes do início do confronto. O Botafogo revelou nesta segunda-feira que a equipe chegará a Guayaquil em 28 de janeiro, véspera do confronto. No dia seguinte, os jogadores seguem para Quito, cidade com altitude de, aproximadamente, 2.800 metros acima do nível do mar. Gustavo Campos, novo coordenador médico do clube, explicou que a de-

cisão da comissão técnica foi priorizar a pré-temporada no Brasil. “Neste momento, não existe o cenário ideal. Jogar na altitude nunca será fisiológico. Pesamos todas as variáveis e nesse momento é mais importante os treinamentos da pré-temporada para que a equipe chegue em condições de suportar bem a altitude”, afirmou Gustavo Campos, acreditando que os trabalhos em Saquarema (RJ) serão suficientes para os jogadores aguentarem os efeitos da altitude de Quito.

A diretoria do Atlético-PR surpreendeu ao dispensar Vagner Mancini do posto de treinador. O técnico resolveu se pronunciar e revelou um ambiente conturbado com o presidente Mário Celso Petraglia, principalmente após a derrota para o Flamengo na decisão da Copa do Brasil. A convivência lá te leva a ter alguns atritos. Após a perda do título, houve um manifesto do presidente no vestiário e eu também falei aquilo que pensava. Deve ter pesado e muito isso. Houve uma cobrança forte sobre todos nós e eu, educadamente, falei o que achava, que iríamos buscar a vaga na Libertadores E foi o que aconteceu”, declarou Mancini à Rádio Brasil.


CANAL ZAP

A Globo ainda insiste no nome de Marcelo Adnet, que vai protagonizar novo humorístico. PÁGINA 2

ENTREVISTA

NOVIDADES NA TELINHA

Novo disco de Moby, "Innocents" parece reconectá-lo à sua fase áurea. PÁGINA 4

Som na Rural da TV Brasil encontra Silvério Pessoa. Multishow exibe doc inédito com Paul McCartney. PÁGINA 2

FILME DE MONJARDIM, “O TEMPO E O VENTO” GANHA EDIÇÃO PARA A TV, COM ESTREIA HOJE. PÁGINA 3

BLOG DO VIVER

Capital Inicial confirma show em Pipa, dia 11 de janeiro.

tribunadonorte.com.br/blogdoviver

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quarta-feira • 01 de janeiro de 2014

Sertão de paixões e

vinganças

ESTEVAM AVELLAR

ì

“Amores Roubados”, minissérie que estreia próxima segunda-feira (6), reúne grande elenco e revela um Nordeste contemporâneo, porém conectado com o passado

A

s tradições por vezes arcaicas do sertão nordestino, e a modernidade que chega de carona com o desenvolvimento econômico, servem de cenário para a nova minissérie “Amores Roubados” (TV Globo). Rodada em Petrolina (PE) e Paulo Afonso (BA), a produção estrelada por Cauã Reymond e Ísis Valverde traz para a telinha uma trama de amor e vingança, poder e paixão. O enredo gira em torno do casal Leandro Dantas (Reymond), uma espécie de Don Juan sertanejo que retorna à cidade onde nasceu, às margens do Rio São Francisco, como um sofisticado sommelier. Bonito, inteligente e com uma lábia irresistível, Leandro degusta vinhos e mulheres da alta sociedade. E é aí que a coisa se complica! Cássia Kis Magro, Patrícia Pillar, Dira Paes, Murilo Benício e Osmar Prado completam a lista dos famosos. Com estreia marcada para o próximo dia 6 de janeiro (segunda-feira), no horário pós-novela das 21h, “Amores Roubados” terá presença do ator potiguar César Ferrário na pele do moto taxista e mercenário Bigode de Arame, mais os pernambucanos Irandhir Santos (“Febre do Rato”, “Tropa de Elite, “Tatuagem”) e Jesuíta Barbosa – uma forma da Globo conferir maior credibilidade ao sotaque regional. A minissérie é inspirada no conto “A Emparedada da Rua Nova”,

O QUE Amores Roubados traz no elenco, como protagonistas, Cauã Reymmond e Ísis Valverde

de Carneiro Vilela (1846-1913), editado semanalmente em um jornal do Recife entre 1909 e 1912. A direção geral é de José Luiz Villamarim (“Avenida Brasil” e “O Canto da Sereia”), o texto traz George Moura sob supervisão de Maria Adelaide Amaral, mas é a fotografia cinematográfica de Walter Carvalho que fará toda a diferença – experiente, Carvalho assina a direção de fotografia de filmes como “Febre do Rato”, “A Máquina”, ”Carandiru”, “Amarelo Manga”, “Abril Despedaçado”, “Madame Satã” e “Lavoura Arcaica”. Cerca de 70% das gravações foram feitas em locações externas, em Petrolina e Paulo Afonso, municípios que representam um lugar ficcional chamado ‘Sertão’. As filmagens se estenderam de julho a novembro. “O projeto de ‘Amores Roubados’ remete aos anos 1980, quando li, pela primeira vez, ‘A Emparedada da Rua Nova’. O romance é repleto de tramas e muitas reviravoltas, e fiquei encantado. Comecei a sonhar que gostaria de, um dia, ver essa história sobre o poder avassalador da paixão na TV”, disse o roteirista George Moura. “A história da ‘Emparedada’ é muito potente, tem todos os elementos de folhetim clássico como as traições, viradas, reviravoltas, vinganças, triângulos amorosos. No caso, um quadri-

Elenco ESTEVAM AVELLAR

ì QUEM Minissérie terá participação do potiguar César Ferrario, como Bigode de Arame, um mototaxista mercenário

Nas entranhas familiares « CRÍTICA » Baseada em peça vencedora do Pulitzer e com elenco poderoso, ‘Álbum de família’ é um filme arrebatador. Não foi por acaso que o filme ganhou várias indicações para o SAG Awards e o Globo de Ouro DIVULGAÇÃO

LUIZ CARLOS MERTEN

P

auline Kael, a grande crítica norte-americana - e a mais influente - tinha uma fórmula simples Diante de certos filmes, ela não conseguia definir se eram ‘cinema’ ou ‘teatro filmado’, o que quer que fossem, mas concluía - são grandes. Pauline Kael provavelmente recorreria à sua velha definição. Álbum de Família baseia-se na peça de Tracy Letts que venceu o Pulitzer. Algum crítico dirá, provavelmente, que é teatro filmado, que o diretor John Wells exagera nas tintas, mas o que não falta à adaptação é intensidade. E o elenco é poderoso. Não foi por acaso que o filme ganhou várias indicações para o SAG Awards, o prêmio do Sindicato dos Atores, e o Globo de Ouro. Meryl Streep e Julia Roberts foram indicadas ao SAG - melhor atriz e melhor coadjuvante - e há outra indicação para o prêmio de melhor elenco. Julia também foi indicada ao Globo de Ouro como melhor coadjuvante de

Com o desaparecimento do patriarca, a família se reúne novamente revelando fragilidades, rancores e conflitos de cada membro

drama. É poderosa como a filha durona de Meryl Streep. Com as irmãs, ela é chamada às pressas para a casa em Oklahoma quando o pai desaparece. Afloram conflitos e ressentimentos. Face ao que parece a fragilidade do grupo familiar, Julia assume as rédeas da situação. Dá ordens, grita com todo mundo. Não se iluda, a matriarca do clã Weston Meryl - é mais dura que ela.

látero amoroso. Além disso, também existe um thriller embutido no enredo, uma trama policial que entra para eletrizar ainda mais a trama escrita por Carneiro Vilela”, destaca José Luiz Villamarim. Para o diretor, o desafio de trabalhar um olhar contemporâneo do sertão ganhou corpo em bases reais. “Durante as viagens de campo e pesquisa, percebemos que no sertão de hoje o arcaico não pode ser dissociado da modernidade. Passou a ser o conceito a ser buscado na minissérie, uma recriação a partir dos dados da realidade. Já estamos habituados a ver o sertão retratado no cinema brasileiro e na TV, como aquele sertão mítico de Lampião, do gado morrendo de sede. A busca agora é por este novo sertão que tem uma nova imagem, um novo drama, um frescor”, revela. Villamarim acredita que “Amores Roubados” irá apresentar uma cara nova do sertão para o Brasil. “O Nordeste ainda tem todos os resquícios do coronelismo, mas tem toda a modernidade que está chegando a todos os lugares”, garante.

Logo na abertura, num solilóquio, o ator e dramaturgo Sam Shepard, sem olhar para a câmera, conta que a mulher e ele fizeram um pacto - ele bebe, ela se enche de pílulas. O patriarca Weston some - logo o espectador fica sabendo o que ocorreu com ele - e a mãe, traumatizada e sob efeito das drogas, transforma o jantar com o que restou da família num violento acerto de

contas verbal com as filhas e genros. Para agravar, Meryl, que se chama Violet - Vi - está sendo devastada por um câncer na boca. Ela acusa Julia de haver ignorado sua doença, mas de ter vindo correndo ao saber do sumiço do pai. Pais e filhos nunca conseguem esconder suas preferências, ela brada. Tracy Letts é um ator, dramaturgo e roteirista que já inscre-

veu seu nome no teatro e no cinema dos EUA. Autor de peças como Bug e Killer Joe, ele também assinou o roteiro das adaptações (impressionantes) feitas por William Friedkin. Ele também tem o crédito pelo roteiro de Álbum de Família. No original, é August: Osage County. E, como ator, seguiu trabalhando em séries como Prison Break, que terminou em 2009, (o personagem

O primeiro requisito para a escolha do elenco foi a disponibilidade, os atores teriam que ter tempo para mergulhar nos personagens. “A partir de muita pesquisa, ensaio, estudos, conversas, lançamos luz sobre o universo dramático da nossa história. Como temos personagens limítrofes, que vão da ordem a desordem, procurei escalar atores que tem paixão por seu ofício e estamos com um elenco brilhante nesse sentido”, verifica José Lluiz Villamarim. Ele acredita que a presença de atores nordestinos, rostos novos para o grande público, e que trazem a prosódia, a angústia, a felicidade e a vivência local “gera uma maneira de interpretar mais realista que eu chamo de ‘interpretação documental’”.

Peter Tucci) e Homeland (o senador Andrew Lockhart). A parceria entre Letts e Friedkin tornou-se explosiva porque são duas personalidades muito fortes. Mas John Wells, o diretor de Álbum de Família também merece crédito. Ganhou vários Emmys por séries como ER. A trilha de Gustavo Santaolalla contribui para o clima. Wells sabe que a força de seu filme está na palavra - no verbo de Tracy Letts. Sua mise-enscène, à maneira de um Joseph L. Mankiewicz, constrói-se por meio do dinamismo dos diálogos. Mas ele possui ideias, e boas. A casa inicialmente fechada abre-se, mas não é para que entre a luz libertadora. A transparência é para que todo mundo exponha suas carências. E o calor é insuportável, virando ele próprio um personagem. Lá pelas tantas, você não sabe se as pessoas estão derretendo de calor ou por causa da combustão interna. Algumas cenas ficam com o espectador - Violet falando da própria mãe, e Julia pela primeira vez entendendo como e por que esta mulher é assim; ou a tia, ao confessar seu ‘erro’, como diz, olhando o marido que sai da casa, após a agressão verbal. Impossível não pensar numa frase de Jean Renoir no cultuado A Regra do Jogo - e o mais terrível é que todas essas pessoas têm suas razões.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CZN

Vida modificada

No conceito

Na pele do apaixonado Tomás de “Além do Horizonte”, Alexandre Borges entrega que o jeito sonhador e corajoso de seu personagem é instigante. Até porque, é dessa forma que o advogado consegue romper com sua vida de aparências e comodidades para ir atrás do que realmente o faz feliz. Nesse caso, o amor da destemida Heloísa, de Flávia Alessandra. O ator aceitou o convite para a novela sem saber muita coisa sobre o personagem. Por isso, se surpreende a cada novo roteiro que chega. “Fazer novela é sempre lidar com o imponderável. E acho que ‘Além do Horizonte’ segue muito bem essa cartilha”, analisa. Muito dessa inconstância da produção reside nos baixos números de audiência da trama assinada por Marcos Bernstein e Carlos Gregório. Pressionados pela cúpula da Globo, os autores e a direção estão modificando algumas histórias e adequando o folhetim a um formato mais tradicional. Entusiasta do texto ousado da dupla de es-

Os atores que trabalham com Luiz Fernando Carvalho já sabem que o processo artístico do diretor é totalmente diferente dos outros núcleos da Globo. Para “Meu Pedacinho de Chão”, próxima novela das seis, Carvalho tem se encontrado todos os dias com os principais nomes da trama para fazer leituras do texto e experimentar “tom” deste novo trabalho. O encontro é sempre no galpão que o diretor mantém nos fundos do Projac – Central Globo de Produção, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Comando jovem

critores, Borges acredita que, como em qualquer trabalho que precise de alguns ajustes, o elenco deve estar preparado para problemas que surgem no desenrolar da história. “Quando

está tudo muito parecido, ousar é preciso. Em alguns anos, acho que o público e a própria emissora vão entender a importância de ter apostado nessa história”, valoriza.

Luan Santana já é figura fácil dentro da Globo, tendo participado de uma temporada de “Malhação” e se apresentado em tramas como “Morde & Assopra” e “Cheias de Charme”. Agora, o sertanejo parece querer mesmo estreitar os laços com a emissora ao aceitar o convite para ser um dos apresentadores do “Sai do Chão”, programa musical que estreia no domingo,

« NOVELAS »

Malhação Globo 17:30 Maura se desespera com a partida de Sidney e Zelândia tenta consolar a tia. Ben e Anita chegam ao camping. Sidney pede dicas de comportamento para Meg e Flaviana e Sofia humilha o rapaz. Ben e Anita se assustam com um barulho vindo de fora de sua barraca.

Chiquititas SBT, 20:30 Carol esquece que precisa pegar Dani no colégio e a garota fica chateada. Duda revela a Junior e Carmem que colocou a carteira na cama de Mosca. Carmen chega ao orfanato com Mosca. Carmen entra na sala de Cintia e comunica que ela retirou a acusação de Mosca.

Joia Rara Globo 18:00 Gertrude aceita o pedido de Ernest e todos ficam constrangidos. Sonan decide voltar para os Himalaias. Arlindinho se algema a Serena para ela não ir para São Paulo. Viktor tem uma visão de Silvia. Matilde chora ao ver Sonan ir embora. Manfred sequestra Amélia.

Amor à vida Globo 21:00 César não acredita em Paloma. Aline insinua que Bruno é seu cúmplice, e Paloma acredita. Pilar exige que Félix devolva o dinheiro que pegou de Amarilys. Niko convida Félix para ser gerente de seu restaurante. Ciça acha o local onde Mariah foi enterrada.

Além do Horizonte Globo 19:00 Priscila se disfarça para encontrar Marcelo. Zélia constrange Paulinha na frente de LC. Tereza revela a Thomaz onde Lili está. LC fica tenso ao saber do romance entre Heloísa e seu advogado. Marlon examina a planta que ganhou de Vitória. Heloísa exige saber de Thomaz quem é Tereza.

Pecado Mortal Record 22:30 Os bicheiros se intimidam com Carlão. Carlão suspende os sorteios do bicho. Valdo diz a Getúlio que Perfume deu a ordem para atirar em Michele. Carlão pede que Picasso descubra o responsável pelo atentado e mate. Perfume pede que Picasso mate Carlão.

★ ★ ★ O HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG (12 anos, dub e leg) Moviecom 1. Sessões (dub) 14h (exceto qua), 17h15 (exceto ter) e 20h30 (exceto ter) / Moviecom 6. Sessão 3D (leg) 21h (exceto ter) / Cinemark 3. Sessão 3D (dub) 11h10 (exceto qua) / Cinemark 7. Sessões 3D (leg) 13h10 (exceto qua), 16h40 (exceto ter), 20h10 (exceto ter) e 23h40 (sáb) / Cinépolis 2 Natal Shop. Sessões 3D (leg) 13h (exceto qua), 19h (exceto ter) e 22h30 (exceto ter) / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessões (3D) (dub) 14h15 e 17h45 (exceto ter) / Cinépolis 1 Norte Shop. Sessão (3D) (leg) 21h15 (exceto ter) Bilbo, os anões e Gandalf continuam sua jornada depois de serem salvos pelas águias nas Montanhas Sombrias e se encontram com Beorn, um trocapele, que pode se transformar em um urso enorme. Depois disto eles continuam até a Floresta das Trevas, onde Gandalf os abandona. Eles precisam roubar Smaug, um dragão que há muito tempo saqueou o reino dos anões do avô de Thorin. Direção Peter Jackson ★★ CRÔ, O FILME (12 anos, nacional) Moviecom 5. Sessões 15h35 (exceto qua), 17h30 (exceto ter), 19h25 (exceto ter) e 21h20 (exceto ter) / Cinemark 5. Sessão 14h (exceto sáb, dom e qua) Após herdar uma fortuna, Crodoalvo Valério, mais conhecido como “Crô”, não quer apenas uma vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova paixão, ele inicia uma busca entrevistando diversos tipos de mulheres. Direção: Bruno Barreto ★★ CARRIE, A ESTRANHA (16 anos, dub e leg)

Moviecom 3. Sessão (dub) 21h35 (exceto ter) Carrie (Chloe Moretz) é uma adolescente oprimida pela mãe, Margaret White (Julianne Moore). Fanática religiosa e superprotetora, ela faz da adolescência da filha um inferno. Tímida, problemática e atormentada pelos colegas de escola, Carrie não consegue levar uma vida normal. O que ninguém sabe é que Carrie carrega um segredo: ela é capaz de usar poderes telecinéticos. Direção: Kimberly Peirce l CONFISSÕES

DE ADOLESCENTE (12 anos,

nacional) Moviecom 3. Sessão 14h35 (seg, sex, sáb e dom) / Cinemark 4. Sessão 17h20 (sáb) / Cinépolis 6 Norte Shop. Sessão 14h40 Baseado na série de TV dos anos 90, o filme acompanha as aventuras de uma adolescente e suas primeiras fortes experiências na vida, que envolvem dúvidas sobre

sexo, drogas e sua relação com o mundo. Direção: Cris D’amato e Daniel Filho ★★★ ENDER’S GAME: O JOGO DO EXTERMINADOR (10 anos, dub e leg) Moviecom 3. Sessões (dub) 16h45 e 19h10 (exceto ter) / Cinemark 4. Sessões (leg) 14h40, 17h20 (exceto sáb e ter), 19h50 (exceto ter) e 22h20 (exceto ter) / Cinemark 4. Sessão (dub) 12h10 (exceto qua) / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessão (dub) 15h15 / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões (dub) 17h15 e 20h (exceto ter) / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessão (leg) 22h30 (exceto ter) Setenta anos após uma violenta guerra entre a humanidade e alienígenas, uma criança superdotada é enviada a uma instituição militar no espaço, para ser preparada para uma próxima invasão. Direção: Gavin Hood l ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 2 (12 anos, nacional) Moviecom 4. Sessões 13h20 (exceto qua), 15h30 (exceto qua), 17h40 (exceto ter), 19h50 (exceto ter) e 22h (exceto ter) / Moviecom 7. Sessões 14h40 (exceto qua), 16h50, 19h (exceto ter) e 21h10 (exceto ter) / Cinemark 1. Sessões 11h30 (exceto qua), 13h50 (exceto qua), 16h10 (exceto ter), 18h30 (exceto ter), 21h (exceto ter) e 23h20 (sáb) / Cinemark 2. Sessões 11h (exceto qua), 15h40, 18h (exceto ter) e 20h20 (exceto ter) / Cinemark 6. Sessões 12h (exceto qua), 14h30, 16h50 (exceto ter), 19h10 (exceto ter), 21h30 (exceto ter) e 23h50 (sáb) / Cinépolis 1 Natal Shop. Sessões 14h30, 17h, 19h30 (exceto ter) e 22h (exceto ter) / Cinépolis 6 Natal Shop. Sessões 12h45 (sex, sáb e dom), 18h (exceto ter) e 20h30 (exceto ter) / Cinépolis 2 Norte Shop. Sessões 13h (exceto qua), 18h (exceto ter) e 20h30 (exceto ter) / Cinépolis 3 Norte Shop. Sessões 13h30 (exceto qua), 16h, 18h30 (exceto ter) e 21h (exceto ter) / Cinépolis 4 Norte Shop. Sessões 14h30, 17h, 19h30 (exceto ter) e 22h (exceto ter) Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits) são salvos da falência pela inesperada herança do Tio Olavinho (Maurício Sherman). O problema é que o testamento traz um pedido incomum: o ricaço deseja que suas cinzas sejam lançadas no Grand Canyon. Aproveitando a viagem, o casal resolve dar uma esticadinha em Las Vegas, a terra dos cassinos, uma tentação para o perdulário Tino. Direção: Roberto Santucci ★★★ A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (12 anos, dub e leg)

Documentário inédito com Paul McCartney Multishow, 17h O documentário mostra a criação do “New”, novo álbum do ex-beatle. Com entrevistas com o próprio Paul, membros da banda e produtores, eles falam sobre a escolha da equipe, as influências, a experimentação com instrumentos, tecnologias e a transição de tudo o que foi criado e ensaiado nos estúdios para apresentações com até cem mil pessoas. O documentário também mostra imagens da turnê realizada em 2012 e 2013, incluindo os shows em sua passagem pelo Brasil.

Se o ano abre com a tensão entre poderosos, como indica a briga entre os astros, você pode não somente escolher o seu lado, como agir consoante a isto. Fuja de ambientes opressivos, evite estradas, concentre-se nos planos para o futuro.

Touro 21/04 a 20/05 Você faz parte da tribo dos que se dão bem neste começo tenso de ano. Por ser prático por natureza e respeitar os limites da vida como eles se apresentam, fluirá melhor com tudo e todos. Mudança de planos imprevista, seja flexível e tudo sairá bem.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Boas entradas junto à natureza e com os pés bem plantados no chão! A cada promessa feita a si e aos outros, cuide de que irá cumpri-las. A ênfase em Capricórnio pede seriedade e o que é transitório e superficial não tem vez hoje.

Câncer 21/06 a 21/07 Ano começa com apelo forte aos relacionamentos! Você conta com uma antena poderosa para se conectar com o que seu amor precisa e está disposto a tudo pra agradá-lo. E com a proteção de Júpiter, conta com uma orientação infalível!

Foi mal Rodrigo Faro teve um início promissor aos domingos, mas o tom cada vez mais assistencialista de “O Melhor do Brasil” começa a cansar. Seguro e carismático, o apresentador bem que poderia fazer a diferença na vazia programação dominical. ★★★

Neste sábado, dia 4 de janeiro, o “Globo Cidadania” viaja para o município de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Moviecom 5. Sessões (dub) 14h30 (exceto ter e qua), 16h50 (exceto ter), 19h15 (exceto ter) e 21h40 (exceto ter) / Cinemark 3. Sessões (leg) 19h40 (exceto seg, ter e qui) e 22h10 (exceto ter) / Cinemark 3. Sessões (dub) 14h20 (exceto qua) e 17h10 (exceto ter) / Cinépolis 5. Natal Shop. Sessões (leg) 16h e 21h30 (exceto ter) / Cinépolis 5. Norte Shop. Sessões (dub) 13h45 (exceto qua), 16h30 e 19h15 (exceto ter) / Cinépolis 5. Norte Shop. Sessões (leg) 22h15 (exceto ter). Um tímido fotógrafo embarca em uma aventura sem precedentes em busca de um negativo perdido. Direção: Ben Stiller l FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE (Livre, dub) Moviecom 6. Sessões (3D) 14h (exceto ter e qua), 16h20 e 18h40 (exceto ter) / Cinemark 2. Sessão (3D) 13h20 (exceto qua) / Cinépolis 2. Natal Shop. Sessão (3D) 16h30 / Cinépolis 2. Norte Shop. Sessão (3D) 15h30. Anna (voz de Kristen Bell), uma jovem otimista destemida, junta-se ao ousado homem da montanha Kristoff (voz de Jonathan Groff) e seu parceiro, a rena Sven, em uma jornada épica, encontrando místicos trolls, um boneco de neve extraordinário e engraçado chamado Olaf, condições climáticas extremas como as do Everest e magia a cada passo em uma corrida para encontrar Elsa, a irmã de Anna (voz de Idina Menzel), a Snow Queen, e salvar seu reino do inverno eterno. Direção: Chris Buck e Jennifer Lee ★★★★ FRANCES HA (16 anos, legendado) Cinemark 3. Sessão 19h40 (seg e qui) Frances (Greta Gerwig) mora em Nova York, mas na verdade ela não tem um apartamento. Frances é aluna numa companhia de dança, mas não é de fato uma bailarina. Frances tem uma melhor amiga chamada Sophie, mas na verdade elas não estão se falando mais. Frances se joga de cabeça em seus sonhos, mesmo que a possibilidade de realização seja pequena. Direção: Noah Baumbach l ÁLBUM DE FAMÍLIA (12 anos, leg) Cinemark 5. Sessões 11h20 (exceto qua), 14h10 (sáb e dom), 17h15 (exceto ter) e 20h05 (exceto ter) / Cinépolis 5. Natal Shop. Sessões 13h15 (exceto qua) e 18h45 (exceto ter). Barbara (Julia Roberts), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) que após um longo período separadas precisam voltar para casa e cuidar de sua dura, mas carismática mãe Violet (Meryl Streep). Direção: John Wells

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Áries 21/03 a 20/04

Carol Macedo é do tipo que atrai papéis complexos. Em sua estreia na tevê, em “Passione”, de 2010, ela interpretou uma menor de idade que era obrigada a se prostituir. Já em “Fina Estampa”, na pele da “funkeira” Solange, teve de retratar o cotidiano de muitas jovens que enfrentam a violência dentro de casa. Prestes a voltar ao ar em mais uma novela das nove, “Em Família”, a intérprete agora se prepara para viver uma doméstica grávida que entra em conflito com a patroa, Juliana, de Vanessa Gerbelli. No entanto, as desavenças vão além da faxina. Juliana perde o bebê e vai querer “roubar” o filho da empregada.

« CINEMA »

Aline insinua que Bruno é seu cúmplice, e Paloma acredita

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

Fonte de problemas

Foi bem “Além do Horizonte” ainda tem sérios problemas de roteiro e não “pegou” o público, mas é preciso destacar que autores, direção e elenco estão fazendo o possível para “virar o jogo”. Aos poucos, a trama parece encontrar um caminho mais tradicional, amparada em cenas bem acabadas e atores experientes.

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Tereza revela a Thomaz onde Lili está

Som na Rural com Silvério Pessoa TV Brasil, 18h30 Neste episódio, o Som na Rural monta o palco na Ponte da Boa Vista, em Recife (PE), para receber Silvério Pessoa e banda. O grande diferencial da obra de Silvério reside no tratamento contemporâneo dado às músicas, que têm como principal referência o cancioneiro popular da Zona da Mata. Silvério Pessoa despontou na cena musical pernambucana em 1994, como vocalista da banda Cascabulho. Após realizar turnês no Brasil e no exterior com o grupo e conquistar vários prêmios estreou em carreira solo.

dia 12 de janeiro. Luan jura que não planeja virar apresentador, mas que gostou da experiência. “O convite foi irrecusável. Pude montar o programa do meu jeito, escolher os convidados e o repertório. Mas sei que meu negócio mesmo é a música”, ressalta.

Estreia temporada de The Line +Globosat, 22h Estreia da segunda temporada de série The Line. A produção holandesa acompanha em flashback a vida de diversos personagens que nada têm em comum até suas vidas serem afetadas pela explosão de um ônibus. Mais do que um acidente, a explosão acontece durante um julgamento no principal tribunal da cidade e no momento em que um carro de polícia estava bem atrás do ônibus.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br FOTOS: DIVULGAÇÃO

Histórias Cruzadas em temporada de estreia Telecine Touch, 21h Filme dirigido por Tate Taylor, com Emma Stone, Viola Davis e Octavia Spencer. Na década de 60, em uma pequena cidade do Mississipi, nos Estados Unidos, a jornalista Skeeter reúne depoimentos de mulheres negras e escreve um livro. Na publicação, ela conta histórias verídicas de preconceitos que elas enfrentam trabalhando em casas de famílias ricas da região. Octavia Spencer, que interpreta a empregada Minny, foi premiada com o Oscar de Atriz Coadjuvante.

Até que a Sorte nos Separe (2012) Globo, 23h03 Recordista de bilheteria, filme de Roberto Santucci traz no elenco Leandro Hassum e Danielle Winits nos papeis de Tino e Jane,um casal comum, mas que têm suas vidas transformadas ao ganharem na loteria. Após 15 anos de muita ostentação, eles acabam gastando o dinheiro. Ao se ver quebrado, Tino aceita a ajuda do vizinho Amauri, um consultor financeiro metódico e que passa por uma grave crise conjugal. Para evitar que Jane descubra sobre a nova situação financeira o marido se envolve em armações.

Lua nova em Capricórnio evoca responsabilidades compartilhadas. Leão 22/07 a 22/08 Vibrações ótimas pra planejar seu cotidiano em 2014! Você verá claro o que tem de fazer para tornar este o ano em que a vida real se aproximou mais dos sonhos. Cada passo pequeno o levará mais perto deles. Comece hoje! Cuide da saúde também.

Virgem 23/08 a 22/09 Astral enfatiza o poder de superar a si mesmo, de amar e de provar que o amor, quando existe, é vivido à luz do Sol quente do verão brasileiro, quando os contornos da realidade são claros. Ninguém é infalível, esta é a lição pra entrar em 2014!

Libra 23/09 a 22/10 Quem quer fundar uma estirpe tem de ser um pouco como as raízes frondosas das arvores —sua aparência pode ser invisível aos olhos, o que aparece é o resultado. Esta mensagem é para você pensar sobre suas raízes e seu futuro.

Escorpião 23/10 21/11 Um bom papo esclarece tudo e esta é uma ótima pedida para engatar uma entrada auspiciosa em 2014! Você também pode mostrar aos irmãos e amigos queridos como eles são importantes em sua vida. Vigie seus pensamentos, vibre pelo melhor!

Sagitário 22/11 a 21/12 Agora que 2014 começou com Lua nova em Capricórnio, reserve um tempo para fazer seus planos financeiros para o ano. Por três dias a partir de hoje você conta com um faro especial para isto, auspicioso e feliz. Valorize-se mais.

Capricórnio 22/12 a 20/01 É raro, mas acontece hoje: o ano do calendário conjugou-se com um início de mês lunar, em seu signo! Duas vezes repete-se o simbolismo de um ciclo que começa, para você mais especial ainda. Momento de listar suas metas e objetivos!

Aquário 21/01 a 19/02 A Lua nova de hoje marca o momento mais profundo do seu período de revisão de vida, que inicia o ano de 2014 com um pedido especial de reflexão, recolhimento e análise de sua vida passada. Seja uma presença invisível para o mundo hoje.

Peixes 20/02 a 20/03 Dádivas e dúvidas tingem início de ano; os amigos e as esperanças são ponto forte, mas precisam de ação concreta para vingarem. A Lua nova em Capricórnio apela para expectativas realistas; trabalhe nelas a partir de hoje mesmo.


Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014

viver YAGO

3

HUMBERTO LOPES

Glam 5 anos Em clima de alto verão e já falando no inverno 2014, a Revista Glam já tem data marcada para o lançamento de sua edição de 5° aniversário. Será no dia 17 de janeiro, na ocasião da White Party, no Espaço Ecomax em Pirangi. E olha só, a revista traz uma matéria “super” com os melhores momentos de nossa publicação, com imagens inéditas e depoimentos de pessoas que contribuíram para o nosso sucesso. É só aguardar!

Macho man Com a participação dos tops Billy Martins e Andréia Schultz, a marca de moda masculina Schalk, vem aí com uma novíssima campanha publicitária. O material foi fotografado pelo talentoso Humberto Lopes num lugar paradisíaco; O Hotel Sombra e Água Fresca, em Pipa. E as primeiras imagens serão mostradas na edição de 5° aniversário da Revista Glam.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Para celebrar 5 anos de sucesso da White Party, Herculano Junior promete uma grandiosíssima festa no dia 17 de janeiro, no Espaço Ecomax em Pirangi. A bem da verdade, essa balada é a mais esperada da temporada, pelo simples motivo de ser a maior concentração de bonita – e bem vestida! – do Estado. E a campanha de divulgação já chega “chegando” com imagens das tops Andréia Schultz, Thaysa Bello e Bárbara Varela pelas lentes de Thiago Varela.

George Azevedo

White Party

Ele é o tal! Curtindo dias de descanso na casa da “mammy” em Mossoró, o styling Kaio Assunção retorna a capital paulista no próximo dia 5 de janeiro para começar a produção de moda para revista Vogue, edição de março que terá como “star” a cantora Rihana. Brinque! Isso mesmo, tudo estará nas mãos desse mossoroense que é só sucesso na cena “fashion” Brasil afora.

Começando o ano em boa companhia, com Andréia Schultz, Bárbara Varela e Thaysa Bello

Brenda Marciel, Vanessa Muniz e Mariana Albuquerque no nosso ensaio Made in Brazil GEORGE AZEVEDO

Quer ser top? O mês de janeiro chegou e a Tráfego Models anuncia o início da nova turma do seu Projeto Modelando. Como todos sabem, o projeto capacita meninas que sonham com a carreira de modelo com aulas de passarela, fotografia, vídeo, beleza e moda. E olha só, para garantir uma das últimas vagas é só ligar para Sandra Máximo no 8899.0413 ou 3206.3052.

Não para Dando boas-vindas a 2014 em Macau, a festa não para. Logo mais no palco armado na Praia

{

É verão Hoje o todo-poderoso Vicente Holanda realizará a sessão corta fitas do novo endereço de quem irá veranear em Tibau. Tudo trata-se do Aloha Beach Pub, localizado na praia do Ceará. O point funcionará dia e noite, durante do o verão com muita música ao vivo. Arrasou!!

Mais Glam

}

Ainda não conferiu a nossa última coluna glam? Então se joga no nosso portal Mais Glam e veja o editorial Made in Brazil realizado com todo o cast da Tráfego Models no Hotel Villa do Mar. Nos cliques feito por Humberto Lopes a os modelos vestem as cores da bandeira nacional. Tudo devido a tão “sonhada” Copa do Mundo que vem aí.

É festão O ano de 2014 mal começou e o colunista social Georgiano Azevedo já anuncia que no finalzinho de abril vai rolar a edição 2014 do “Buteco do Gegê” nas terras de Santa Luzia. A ferveção acontecerá no Requinte Buffet com concepção da galera da Master Produções. Por enquanto ainda não foi divulgada nenhuma atração, mas fiquem ligas que logo, logo divulgaremos tudo por aqui.

de Camapum, o cantor Serginho Lisboa - O Príncipe do Arrocha e a banda Grafith, encerraram a programação de fim de ano e já anuncia o carnaval, na capital do sal.

Decolando

Billy Martins é o novo rosto da marca Schalk

Após o sucesso que foi a abertura do Verão Arena Show em Tibau no último sábado dia 28, a galera da Gondim & Garcia Produções anuncia para o próximo sábado, 4, que a “tchurma” do Aviões do Forró comanda a festa ao lado do Solteirões do Forró, a dupla cearense Luís Marcelo e Gabriel e o cantor André Luví. Vamos todos!! DIVULGAÇÃO

« ARTE » Morre o marchand Franco Terranova

autos &motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE

Um dos precursores do mercado de arte no Brasil, o marchand e poeta italiano Franco Terranova morreu nesta segunda-feira, 30, aos 90 anos, vítima de câncer, no Rio de Janeiro, cidade que adotou há 60 anos. Terranova, ao chegar, passou por dificuldades, mas, confiante, trabalhou e comprou a Petite Galerie, criada em 1953 pelo pintor Mario Agostinelli, transformando a pequena galeria da Avenida Atlântica num dos principais espaços expositivos do Rio.

Versão de “O Tempo e o vento” será exibida em três capítulos, numa edição do filme homônimo

Saga de Érico Veríssimo ganha adaptação para a TV « ADAPTAÇÃO » Globo apresenta nova versão de “O Tempo e o Vento” em três capítulos, numa transposição do longa de Jayme Monjardim

U

ma das sagas mais conhecidas da literatura nacional volta em nova adaptação às telas. Estréia nesta quarta-feira, na Rede Globo, a minissérie O Tempo e o Vento, baseada na obra de Érico Veríssimo. Virá agora com apenas três capítulos, mais compacta que a clássica versão televisiva de 1985. Com direção de Jayme Monjardim, a nova série é uma transposição editada do filme lançado neste ano – com direito a novos personagens, não vistos no cinema. A série começará logo após a novela Amor à Vida. A aventura gaúcha conta a história de amor entre Bibiana e Capitão Rodrigo, em meio aos conflitos de duas famílias opostas, os Terra Cambará e os Amaral, que viveram em confronto por mais de 150 anos. As histórias do pampa e das guerras são narradas por Bibiana, a centenária Terra Cambará que relembra

a trajetória de sua família, desde sua avó Ana Terra (Cleo Pires) até o final de sua vida. A trama percorre os séculos 18 e 19 do Sul colonial/imperial brasileiro. Santa Fé é a cidade fictícia onde se passa a história central. Construída no Parque do Gaúcho, em Bagé, Rio Grande do Sul, a cidade cenográfica ocupa 10 mil metros quadrados, conta com 17 edificações, e envolveu mais de 200 trabalhadores durante mais de seis meses. Na obra, Santa Fé foi fundada pelo imponente Ricardo Amaral (José de Abreu), que é quem acolhe Ana Terra. É em Santa Fé que ela reconstrói sua vida ao lado do filho ainda criança, Pedro (Eduardo Correa), após perder a família e suas terras em um ataque dos castelhanos. Ana Terra - vivida por Cléo Pires, papel que foi da sua mãe Glória Pires nos anos 80 - não poderia imaginar que seus sucessores

se tornariam os principais rivais da família Amaral. O início desse combate se dá com a chegada do charmoso e divertido Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda). Desejada por Bento Amaral e apaixonada por Rodrigo, Bibiana resiste às imposições daquela época e, com a ajuda do irmão, Juvenal Terra, convence a família de seu amor e, apesar de não ter aprovação do pai, se casa com o capitão. A minissérie apresenta mais uma geração da família Terra Cambará: Bolívar Terra Cambará (Igor Rickli), Florêncio Terra (Rafael Cardoso) e Luzia (Mayana Moura). A partir daí o cerco se fecha para os Terra Cambará. Prisões, mortes e mais guerras tomam conta da família, que seria sustentada pelo amor, dedicação e superação de Bibiana. A obra de Veríssimo foi iniciada em 1949 com o livro “O Continente”, seguido de“O Retrato”, em 1951, e “O Arquipélago”, em 1961.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quarta-feira, 01 de janeiro de 2014 BLOGJOTAOLIVEIRA

O nosso abraço de parabéns para os aniversariantes de hoje Indira Rosado, Robson Coelho e Eduardo Meira Lima. Nesta quinta, dia 02, vivas antecipados para Auxiliadora (Dodora) Alves Santos, Zequinha Baltazar, Renato Gomes Netto, Fabio Pinheiro e Thiago Medeiros.

Homenagem U2 receberá um prêmio especial, geralmente conferido a diretores, no Festival de Cinema de Palm Springs. O grupo será homenageado com o Sonny Bono Visionary Award pelo “trabalho humanitário que faz contra a pobreza, doenças e injustiça social”.

Feira A Semsur informa que neste Réveillon a Feira livre do Carrasco realizada nas quartas-feiras, será suspensa e retomará suas atividades no próximo dia 8. A feira do Bairro Aliança, na ZN funcionará normalmente, mesmo no feriado de hoje.

Márcia Dantas Varela com o marido Luiz Neto e os filhos Roberto Neto, Vítor e Luíza

Celebrando Márcia Dantas: Walmar Martins/Tázia, Mário Barreto e Sheila Sales BLOGJOTAOLIVEIRA

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Parabéns!

Jota Oliveira

Bolinhas em papos: Gutinho Tinoco, Bebeto Torres e Duda Santos

BLOGJOTAOLIVEIRA

BLOGJOTAOLIVEIRA

Photoshop Na seção Take a Note do nosso blog, confira 7 dicas para editar suas fotos em um smartphone Android com um kit bastante completo de ferramentas para edição.

Podendo

Deu bobeira

O Ano Novo bem começou e Gisele Bündchen não fica parada e já tem um novo contrato para começar 2014. Ela agora será embaixadora da Pantene nos Estados Unidos, ampliando seu acordo com a grife de cosméticos. Ela já é representante da marca para a América Latina desde 2007.

Google admite que “dormiu no ponto” com as redes sociais. Diretor da empresa, Eric Schmidt, disse que empresa não cometerá esse erro novamente. Atualmente Facebook domina segmento com mais de 1 bilhão de usuários.

Coringa Seja para uma festa pós-praia ou uma tarde al mare, os maiôs são o item tem-que-ter da estação. Estampadas ou com recortes que bem desenham o corpo, a peça tem passaporte livre para compor looks com calças, saias ou mesmo shorts. No Fashion do nosso blog, confira opções.

Barulhentos Kanye West e Kim Kardashian são eleitos os piores vizinhos de 2013! Pelo menos é o que leva a concluir uma pesquisa do site imobiliário Zillow que divulgou que um quarto dos entrevistados elegeu o casal como os “Piores vizinhos de 2013”

Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo” (ABRAHAM LINCOLN)

Woman Power

Ícone Ivanoska/Sílvio Torquato em vivas para Márcia Dantas BLOGJOTAOLIVEIRA

Mulher na diretoria faz empresa gastar menos com aquisições. Segundo pesquisa da Sauder School of Business, quanto mais mulheres, menos uma companhia paga por negócio.

Se ligue!

Ligado O Brasil terminou 2013 com pouco mais de 271 milhões de celulares ativos. Segundo dados preliminares da Anatel, as operadoras encerraram novembro com 270,5 milhões de aparelhos em operação.

Elton John deve ter aproveitado a passagem pelo Brasil no início deste ano. Tanto que já tem confirmada nova turnê no país no início de 2014. O músico aproveitou o lançamento do álbum The Diving Board e marcou novas apresentações no país em fevereiro.

A simpatia de Fause Abou Chakra/Karina

A ansiedade é capaz de deixar o corpo todo em estado de alerta. O sentimento é necessário para a nossa sobrevivência, assim como o medo, pois faz com que sejamos mais cuidadosos. No nosso blog, confira algumas dicas para evita-la.

»ENTREVISTA » MOBY MÚSICO, PRODUTOR E DJ

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Com “Innocents”, Moby se reconecta à sua fase áurea

ve a impressão de que havia uma forte conexão com a experiência de ouvir The Great Gig in the Sky, do Pink Floyd. Você era influenciado por eles?

Fui influenciado por tanto tipo de música. Minha mãe foi a maior responsável por meu gosto, porque ela possuía uma coleção fantástica de discos. Ela ouvia Gershwin, John Coltrane, Crosby, Stills, Nash & Young, Pink Floyd. Fui apresentado ao Pink Floyd nos anos 1970, porque minha mãe era uma grande fã. Eu gosto especialmente da fase com o Syd Barrett. E mesmo após, com o David Gilmour, continuou fantástico.

« MÚSICA » Artista comenta novo trabalho, fala da

liberdade de criar, por não ser rotulado em nenhum estilo, e relembra sua dependência com o álcool

JOTABÊ MEDEIROS

U

m dos discos de maior sucesso deste fim de ano é Innocents, o novo álbum de Moby. Com convidados como Wayne Coyne, dos Flaming Lips, do lendário Mark Lannegan e do folk singer Damien Jurado, o trabalho parece reconectar Moby com seus anos áureos - quando chegou a vender 20 milhões de discos e foi atração principal de festivais como o Glastonbury, na primeira metade dos anos 2000. O produtor foi Mark Stent, que trabalhou com U2, Madonna, Muse, Björk. “Cineastas, músicos, muitos artistas tentam justificar um resultado artístico por meio de um relato de sofrimento. Muitos falam de como se agrediram no processo de fazer um artefato artístico, de como todo mundo envolvido gritava com todo mundo. Eu tenho orgulho de dizer que esse disco foi feito em completa harmonia com todos os envolvidos”, disse Moby, falando por telefone:

Há uma música sua fazendo um grande sucesso aqui na trilha so-

nora de uma novela, Perfect Life, que é o tema de uma garota autista, Linda. Você sabia disso?

Sim, sabia. Conversei recentemente com alguns amigos que vivem no Brasil e eles me contaram sobre esse surpreendente, e quase acidental, sucesso. É tema de um caso de amor autista, o que me pareceu perfeito. É um personagem autista. Você acha apropriado com a música?

Sim. É engraçado, porque isso me lembra que eu trabalho com uma instituição em Nova York, o Institute for Music and Neurological Function. Você viu o filme Awakenings, com Robert De Niro? Pois bem, o filme é baseado no médico neurologista Oliver Sacks, que é como se dá a origem do instituto. E eles têm vários terapeutas musicais com trabalhos diretamente relacionados em como a música afeta o cérebro. E tem vários resultados muito interessantes em pacientes autistas. Por isso, fez sentido para mim. Ouvindo seu disco e vendo sua atuação como DJ, percebo algo curioso. Vi na internet você tocando

em Las Vegas outro dia, e você era um homem festa, milhares de pessoas à sua frente em êxtase. Por outro lado, em disco, você é muito introspectivo. Parece um paradoxo o jeito como se manifestam esses dois lados de sua personalidade.

rer ser muito filosófico, mas o ser humano é complicado, é cheio de paradoxos. Alguns artistas, quando se definem em um único caminho, às vezes o fazem por conveniência, mas isso pode ser criativamente limitante.

Estranho seria se não fosse desse jeito. Em uma conversa com amigos outro dia, a gente falava sobre como certos cineastas, músicos, escritores, artistas são conhecidos apenas por uma coisa. Veja uma banda como o Metallica. Adoro o Metallica. Eles são conhecidos por uma única faceta, a de heavy metal hard rock band. O bom a respeito disso é que a plateia sempre sabe o que esperar do Metallica. Mas o problema para eles é que se quiserem fazer uma outra coisa não poderão, porque sua audiência não vai deixar. Na minha vida, meu background é muito estranho, porque eu comecei tocando música clássica, depois, quando estava na high school, toquei em punk rock bands; então toquei como um DJ de hip-hop, jazz. E nos meus próprios discos tenho sido um estranho paradoxo, o que tem confundido muita gente. Mas

Você fala como uma pessoa pode ser diferente em um único dia. Há diferentes substâncias hoje em dia que potencializam essas diferenças de comportamento. Eu soube que você teve sérios problemas com álcool, é verdade?

ì O QUE Novo trabalho conta com participações especiais de Flaming Lips, Mark Lannegan e outros

também me libera para criar aquilo que eu quero experimentar. Teria sido pior se eu tivesse escolhido fazer apenas um gênero. Veja o Daft Punk, por exemplo. O Daft Punk toca dance music. Quando compram um disco do Daft Punk, sabem o que esperar, e essa é uma das razões pelas quais têm grande sucesso comercial. Eu conheço os caras do Daft Punk, eles podem fazer um monte de outras coisas. Sem que-

Sim, é verdade. Meu problema com o álcool é que o álcool é bom demais. Gosto muito. Durante a maior parte da minha vida eu bebi muito, 10 a 15 drinques por noite. Quando eu era adolescente, eu bebia assim e no dia seguinte continuava bem. Quando eu tinha 30 anos, continuava bebendo sem problemas. Mas levava 24 horas, às vezes 36 horas para voltar a ficar bem. Chegou a um ponto que eu tive de buscar ajuda para parar, porque já não conseguia parar sozinho. No ano 2000, eu o vi tocando na Inglaterra pela primeira vez e ti-

Innocents é um disco que já faz sucesso massivo. Desde Play, você não fazia tanto sucesso. A indústria do disco quase desapareceu, e você vende muito de novo. Isso surpreendeu você?

Eu cresci tocando em bandas punk, e nunca esperava ter nenhum sucesso como músico. Não tinha pretensão de vender mais de 10 discos. Eu esperava passar minha vida inteira trabalhando como professor de filosofia em uma escola de comunidade, e fazendo música nas horas vagas para quem quisesse ouvir. Então, quando eu me tornei hábil para fazer discos e turnês, aquilo foi um espanto e um maravilhamento para mim mesmo, como é até hoje. Quando eu toquei com uma banda punk no colégio, teve um momento em que vendemos 100 fitas, e nós passamos a nos sentir como os maiores rock stars do planeta. Cada aspecto da minha vida como músico tem sido uma surpresa. Quando é legal é que quando eu faço um disco, ainda hoje, nunca penso em vendas, porque tenho consciência que, em 2013, ninguém mais vende discos a não ser a Beyoncé.


Tribuna do Norte - 01/01/2014