Page 1

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

»

» COMÉRCIO ESTICA HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO • ECONOMIA 2

Ano 63 • Número 221 • Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

EXEMPLAR DO ASSINANTE

natal ALEX RÉGIS

Procon multa seis postos por ‘reajuste abusivo’ « COMBUSTÍVEL » O Procon estadual autuou e multou seis postos de combustíveis ontem, em Natal, apontando

EXEMPLAR DO ASSINANTE

Calmon vê avanço na luta anticorrupção A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, participou ontem em Natal do Dia Internacional contra a Corrupção. « PÁGINA 7 »

aumentos “abusivos” nos preços da gasolina comercializada na capital. Análise do órgão de fiscalização registra estabelecimentos que reajustaram em até 9% o preço do litro da gasolina, quando o índice no país ficou em torno de 2,8%. Hoje, os fiscais vão às zonas Norte e Oeste de Natal, e até o final da semana as equipes chegam a Mossoró. As empresas autuadas têm 48 horas para enviar planilhas justificando o aumento.« ECONOMIA 1 »

Visita ilustre, conta amarga

EMANUEL AMARAL

esportes GIULIANO GOMES/EC

« VIOLÊNCIA » Polícia sem pistas sobre assassinos de torcedores A Polícia Civil não conseguiu apontar quem são os autores dos 14 homicídios envolvendo supostas rixas entre torcidas organizadas, registrados este ano, em Natal. « PÁGINA 11 »

Clubes devem perder 20 mandos de campo O STJD pode tirar 20 mandos de campo dos clubes após cenas de violência. Um dos envolvidos, Jonathan Santos, está preso em Joinville. « PÁGINA 14 »

A representante da Federação Italiana de Futebol visitou o Estádio Frasqueirão e apontou a necessidade de reformas na praça esportiva do ABC. A conta de R$ 1 milhão a ser paga ainda não tem financiador. « PÁGINA 16 »

Performance e consumo VLADEMIR ALEXANDRE

esportes Padang insiste na manutenção de Régis O presidente do América, Alex Padang, viajará a São Paulo para tentar a renovação do empréstimo do meia Régis, para 2014. « PÁGINA 15 ».

Woden Madruga Milton Hatoum usa Natal como exemplo em artigo sobre desfiguração arquitetônica.« PÁGINA 2 »

Nova ‘moda’ perigosa no trânsito de Natal: fotografar enquanto dirige.« PÁGINA 12 »

Cláudio Humberto Romeu Tuma está pronto para dar explicações sobre Estado policial implantado por Lula. « PÁGINA 4 »

Intervenção artístico-urbana criada pelos professores da USP, Marcos Bulhões e Marcelo Denny, trouxe ontem a Natal um 'exército' de 40 pessoas para performance que pede reflexão sobre o consumismo.« VIVER 4 »

« CEARÁ-MIRIM » Adolescente de 15 anos morre após acidente em parque Felipe Queiroz estava internado no ‘Walfredo Gurgel’. Ele foi atingido por uma peça de um brinquedo do Nacional Center Park, que está montado em Ceará-Mirim. « PÁGINA 13 »

28

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Representantes dos servidores estaduaisdaSaúde,EducaçãoeSegurança reclamam da quebra de compromisso do Executivo em cumprir acordos feitos ao longo do ano e anunciam paralisações.« PÁGINAS 9 E 10 »

« PT » Eraldo Paiva é confirmado presidente do diretório do PT

colunistas

Eliana Lima

« SERVIDORES » Saúde retoma greve; Educação e Polícia marcam assembleias

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

« DESPEDIDA » Ex-presidentes acompanham Dilma em velório de Mandela

País será representado na África do Sul por Dilma e quatro ex-presidentes: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. « PÁGINA 6 »

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

O diretório nacional determina que Eraldo Paiva fique na presidência do Partido dos Trabalhadores no RN. A vitória representa, também, a liderança interna do deputado Fernando Mineiro. « PÁGINA 3 »

« VESTIBULAR » Vagas de cursos da Uern serão disputadas por 25 mil pessoas

« BRASÍLIA » Mulheres condenadas no mensalão são transferidas

Mais de 25 mil estudantes estão concorrendo às 2.180 vagas disponíveis no vestibular da Uern. As inscrições foramatédia6easprovasocorremnos dias 2 e 3 de fevereiro.« PÁGINA 13 »

Aex-presidentedoBancoRuralKátia Rabello e a ex-diretora da agência de publicidade de Marcos Valério são levadasàpenitenciáriadeBeloHorizonte, onde vão cumprir penas. « PÁGINA 5 »

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Cidade desfigurada

N

atal é citada pelo escritor Milton Hatoum em seu artigo de sexta-feira, no Estadão, com o título de “O país das torres medonhas”. O mote é a desfiguração arquitetônica das cidades brasileiras, uma combinação da avidez de construtoras com a cumplicidade e o descaso dos governantes que passam o trator da insensatez por cima da história e da cultura. O desrespeito total ao passado. Acontece em Natal e em outras cidades brasileiras. O artigo de Hatoum, que também é arquiteto e urbanista, começa pelo bairro da Ribeira. Começa assim: “Há pouco tempo, quando passei por Natal, mal pude reconhecer a Baixa Ribeira, que eu havia visitado nos 1970. Nas duas últimas décadas construíram-se torres em volta desse bairro antigo, um dos mais belos de Natal. Isso aconteceu em outras cidades litorâneas: Maceió, Recife, Salvador, Rio, Fortaleza, Vitória... Santos é mais um exemplo de total desfiguração arquitetônica, mas há torres e fortalezas por toda a parte, até em pacatas cidades do interior”. Milton Hatoum esteve aqui no começo de novembro participando do Festival Literário de Natal. Foi um dos palestrantes, dividindo a mesa sobre “Experiência e Linguagem Literária” com a poeta maranhense Tânia Lima, professora da UFRN. É um dos mais importantes escritores brasileiros, detentor de três Prêmios Jabuti (com os romances Relato de um certo oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte) e o Portugal Telecom de Literatura, de 2006, com Cinzas do Norte. Nascido em Manaus (1955), vive em São Paulo desde 1998. Sua obra já foi traduzida para vários idiomas. Durante a Flin, na segunda noitada, bati um papo com Milton Hatoum ao redor da Praça Augusto Severo. O compositor Mirabô Dantas também entrou na roda. O escritor e arquiteto - acho que na ocasião mais arquiteto do que escritor - se declarou encantado com a arquitetura do bairro, os velhos e abandonados sobrados da Ribeira, a bela fachada do Teatro Alberto Maranhão, a fachada do antigo Grupo Escolar Augusto Severo (depois Faculdade de Direito), as linhas sóbrias da antiga sede da Escola Doméstica. Fez perguntas. Respondi que infelizmente o bairro estava degradado, sua arquitetura e sua história maltratadas. As “torres” subindo coladas à Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores que, coitada, teve o seu barroco desfigurado. Ele se queixou também do que vem acontecendo com sua cidade, Manaus, violentada pelo “progresso”. Das cidades do Norte que ainda preservam o seu patrimônio arquitetônico, seu patrimonial cultural, citou Belém. Cito algumas passagens do artigo de Milton Hatoum: - Na verdade, sentimos horror à memória urbana. Casas e edifícios históricos de municípios e ca-

pitais brasileiros foram e estão sendo desfigurados ou destruídos; somos impotentes diante da avidez de algumas construtoras, que demolem a arquitetura histórica e erguem torres de 40 andares. Mas essas barbaridades não seriam praticadas sem a cumplicidade (às vezes secreta) de funcionários públicos e políticos. Alguns bairros de São Paulo, se forem adensados com a construção de novos edifícios-torres, vão parar de vez. - Mas há também pequenas barbáries, de grande alcance simbólico. Cinemas que faziam parte da história cultural das cidades brasileiras foram demolidos. Vários tornaram-se sede de bancos, e outros, horrorosos templos religiosos, que nem mesmo o diabo ousaria visitar. - Casas onde viveram poetas, artistas, escritores foram destruídas. A casa do poeta Thiago de Mello – um dos raros projetos de Lúcio Costa na Amazônia – está ameaçada pela ampliação de um porto. Na cidade alagoana de Viçosa, a casa onde morou Graciliano Ramos foi demolida e deu lugar a um condomínio, cuja fachada dispensa comentários. Agora só falta derrubar a Igreja Matriz da cidade, onde Graciliano escreveu boa parte de uma obra-prima da literatura brasileira: S. Bernardo. - O escritor e crítico de cinema Paulo Emílio Sales Gomes assinalou que o descaso em relação à nossa História mais antiga está ligado a um profundo e inconsciente horror ao passado: ódio à miséria social do nosso passado e à opressão colonial. Ele usou uma expressão certeira ao dizer que “as decadências prematuras são doenças do subdesenvolvimento”.Hoje,aopressão é de outra ordem, mas essas doenças persistem: basta ver os projetos de habitação popular, onde os pobres são arrebanhados em abrigos vergonhosos. No Brasil, a moradia popular é o avesso de uma vida digna. - Na crônica “Os arranha-céus no Rio não fazem bela figura”, Manuel Bandeira escreveu: “O arranha-céu é uma fatalidade econômica, não é criação artística. Tudo o que se pode fazer é meter a ridículo os snobes que inscrevem o arranha-céu como cláusula de modernidade. Quem manda construir arranha-céus está se ninando para as artes, modernistas ou não. Quer é dinheiro”.

Na Academia Hoje tem eleição para presidente da Academia NorteRiograndense de Letras, sem maiores e menores emoções. Diógenes da Cunha Lima é candidato único à reeleição. Está no cargo há 29 anos seguidos, quando se elegeu na sucessão ao professor Onofre Lopes. Boa música A Filarmônica de Cruzeta, regida pelo maestro Humberto Carlos Dantas, o Bembem, se apresenta hoje em Natal num concerto marcado para as 16 horas no Caic. No programa, Tonheca Dantas, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Carminha Soares, Luís Carlos Lima, Mizael Cabra, Luís Dantas e outras feras.

Economia Uma das manchetes de ontem na mídia nacional: “A previsão de crescimento da economia brasileira em 2013 foi revisada de 2,50% para 2,35%”. É o resultado da pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central com 100 analistas do mercado.

Jornalismo Hoje tem a entrega do 1º Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo, a partir das 19h30, no Hotel Praiamar. Medicina Os concluintes do Curso de Medicina da UFRN, turma de 1963, celebram na manhã de hoje o cinquentenário de sua colação de grau. Missa às 9 horas, na Capela da Maternidade Escola Januário Cicco. Em seguida, uma sessão solene no Anfiteatro Professor Leide Morais.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

opinião

Sucessão nem boato tem AGNELO ALVES jornalista

P

olítica, sem jogo da especulação, não tem sabor, embora não guarde preocupação com a verdade. Mas tem a sua validade num jogo algo excitante, jogado no ar, conforme o lema: “se colar, colou”. Desde que dezembro começou, marcando o fim próximo de 2013 para o início de 2014, já em janeiro que vem chegando, cresceram em volume as especulações na área política. Algumas, digamos, absurdas, estapafúrdias até. Outras, digamos, plausíveis. Fazer o exercício da classificação é mais difícil do que as preliminares da Copa do Mundo que estamos vivenciando no Brasil, parecendo que nada mais importante acontece no país e nada é mais relevante. Papai Noel está perdendo feio para o presidente da FIFA, Joseph Blatter. Zé da Bica é mestre em soltar boato e estimular especulações. O cara é tão astucioso que não raro solta um boato e, de

Brum

imediato, solta um contra-boato também. E olha lá, hein? Às vezes, solta um boato ao sair de casa e, quando chega à primeira esquina, já encontra o seu boato com uma versão aperfeiçoada a tal ponto que ele mesmo acredita que o que criou como boato é verdade. Pode? O Zé é incrível. Andou meio afastado de mim, mas me telefonou logo nas primeiras horas da manhã com um boato dos mais estapafúrdios, desses sem pé nem cabeça. Perguntei se era mais um dos boatos dele. O Zé pegou pesado. “Você me acha capaz disso?” Apesar de Zé da Bica ser um boateiro, sempre teve o cuidado de se antecipar ao boato, dizendo: “Eu soube”... E muitas vezes, para reforçar sua não autoria ou para provocar o seu ouvinte, dizia: “Eu não acredito”... E quando sentia que o boato não ia prosperar, emendava: “Em política, tudo é possível”. Hoje sou o primeiro a telefonar para Zé da Bica perguntando qual é o “boato do dia”. Ele ri, mas assegura por Deus e todos os santos que o que soube na noite anterior é “verdade

Copa - Natal

A política está em baixa. Nem boato abastece a sucessão governamental. – Boa a chave da Copa do Mundo, com dois campeões mundiais jogando em Natal.” verdadeira”, mas não vai me dizer porque vou achar que é boato dele. Insisto em saber se boato ou não. – Você vai saber e aí vai me dizer se é boato ou mentira. Ok, não esperei meio minuto e Zé da Bica retoma a palavra e solta a bomba. Para no final perguntar: – O que você acha, verdade ou boato? O mercado político está vazio até de boatos, mas prenhe de versões, balões de ensaios e outros similares do boato. Uma família “boa parideira”.

A chave da Copa do Mundo trará para Natal as seleções de dois países campeões mundiais, Uruguai e Itália. Três potências econômicas mundiais, Estados Unidos, Japão e Itália. Nenhuma seleção cotada para a disputa final e muito menos cotada como possível campeã.

Vasco e Fluminense Uma disputa pela maior renda no Arena das Dunas no campeonato Brasileiro de 2014: 1 – ABC x Vasco ou América x Vasco? 2 – América x Fluminense ou ABC x Fluminense?

Faz sentido Zé da Bica me manda um bilhete de última hora. Ainda pensei em até escrever uma nova coluna. Mas não consegui vencer a preguiça. Nem televisão liguei no domingo passado. Perdi alguma coisa, além dos jogos? Perdi, sim, mas o que me incomodou foi o bilhete de Zé da Bica. Olhaí, Zé da Bica, faz sentido sim.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Rosalba (1) Concordo que o governo da dra. Rosalba é muito aquém do que se esperava. Todavia, temos que reconhecer que ela pegou um rabo de foguete danado. Entretanto, isso não era segredo para ninguém, muito menos para ela. Há muito não se tem no Governo do Estado e na Prefeitura do Natal uma pessoa competente que consiga efetuar um plano estratégico para o Estado e para a cidade. Nosso novo aeroporto será o que fica mais longe de todas as capitais do NE. E até o momento ainda não tem acesso. Ficamos fora da Ferrovia Norte-Sul. Nossas estradas ainda são ruins, com lombadas e até semáforos. Tudo isso leva a um frete de transporte caro, e como o mercado consumidor local é pequeno, será difícil atrair indústrias. mauricyterra@hotmail.com

Sem novidades

Rosalba (2)

VALÉRIO MESQUITA escritor

O

novo aumento no preço dos combustíveis já era previsto desde a ascensão e queda da Petrobras. Nem por isso ninguém deixará de comprar carros. As carretas com modelos 2014, todo dia chegam a Natal piorando cada vez mais o trânsito. Na política a bolsa de apostas continua em queda livre. Aspirantes apenas, porque continua difícil decifrar os signos e desígnios da política. A vida partidária do Rio Grande do Norte é um mundo somente de temperaturas e temperamentos. Vejam as entrevistas. Toda semana prefeitos do interior lançam nomes. Gente de vida pública breve e sem talento vasto. Os atores políticos de hoje não possuem a flegma da intemporalidade. Ainda dentro dos mistérios das claridades e das sombras interiores da política local, consultei a constelação de Orion a fim de saber se a torrente caudalosa de inserções na mídia global, diariamente, da imagem e atuação do deputado federal Betinho Rosado - a que se deve tanto? Seria ele candidato a governador em lugar de Rosalba, caso lhe seja negada a legenda? Não sei, mas algum astrólogo arbitrário deseja dizer alguma coisa. Não tá demais, não? Por outro lado, lembrei-me Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

A classe dirigente encontra-se em total descrédito. Já teoriza a eliminação de políticos e a desestruturação do Estado. Cuidado com essa novidade” de um fato ocorrido ao tempo de um determinado governo, cujo secretariado era constituído, na sua maioria, por figuras soberbas intragáveis que não atendiam telefonemas nem concediam audiências, a não ser aquelas que atendessem as conveniências pessoais. Cansado de tanto ser evitado e repelido, um prefeito do agreste potiguar foi preciso e certeiro na sua verve: “Gestor público que não dá feedback (retorno) de ligação ou de audiência é porque dá o boga!”. Mas, isso aí hoje não constitui nenhuma novidade no front. Existem intangíveis ilhotas incrustadas no oceano da administração pública emergidas do degelo polar da impopularidade. Tem maus políticos, animais predadores por excelência, que escapam de escândalos por linhas tortas e entrelinhas certas da fugaz legislação penal brasi-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

leira. Quem não sabe - e também não representa novidade - é que o tamanho da máquina estatal geradora de escândalos, rombos e extravios, inflou tanto que hoje prejudica a carta geográfica da província e do país. No governo federal só ministérios são trinta e nove entregues aos partidos políticos grandes e nanicos. Mas, vem aí 2014. E com ele o ciclo das invasões por terra, ar e mar. Não confundir, nessas premissas, com máquina lubrificada. Lembre-se de que quem faz eleição é o agente político e não o burocrata. E já se foi o tempo de distribuir benesses. Assim está escrito. A prefeita de Mossoró tem passado por muita provação. Também, não é nenhuma novidade. Apenas, o que se deve ter em mente como rumo e prumo, é que ninguém pode ser dono de nada e todos os eleitos têm patrão: o povo. Ele é o verdadeiro dono do mapa. E da mina. Também não é novidade. Somente o tempo tornará as coisas mais claras. A classe dirigente encontra-se em total descrédito. Já teoriza a eliminação de políticos e a desestruturação do Estado. Cuidado com essa novidade. Enquanto isso a Controladoria Geral da União (CGU) comemorou, semana passada, o “dia internacional contra a corrupção”. O problema reside nos 364 dias restantes.

E as obras do prolongamento da Prudente, que ela já prometeu e adiou algumas vezes? A última foi quando havia a possibilidade do Carnatal ser lá. Correram com as máquinas e começaram, mas quando viram que não seria mais. Parou tudo de novo. gustavoribeiro99@hotmail.com

Rosalba (3) Sonhar não custa nada. Mesmo fazendo acontecer, a governadora do DEM tem pela frente uma forte oposição política, sem falar do funcionalismo público que não tem boas perspectivas de reajuste ou melhora de trabalhoem 2014. Assim, só obras iniciadas não garantem votos suficientes para sua reeleição. maxhist@hotmail.com

Alternativos Legal! Quando falam que a justiça só funciona para quem tem dinheiro, o Ministério Público acha ruim. Mas por que quando os ônibus param a cidade com as greves dos motoristas e cobradores, ninguém é responsabilizado? rodriguesjoadson@yahoo.com.br Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Acessos

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, vai se reunir amanhã com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, para tratar da liberação do financiamento da contrapartida do Estado para as obras de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O deputado está preocupado com as informações, segundo as quais o Governo estadual não conseguiu o aval para liberar os recursos dessa contrapartida, porque estaria com pendências no Cauc (Cadastro Único de Convênios). Apesar de o dinheiro estar disponível na Caixa Econômica Federal, não teria sido autorizado para o pagamento à construtora responsável pela obra, o que colocaria em risco a conclusão dos serviços até 3 de abril, data da inauguração do aeroporto. Por isso, Henrique Eduardo falou ontem com o ministro, que estava na Holanda e retorna hoje ao Brasil, e marcou a reunião. A intenção é encontrar uma alternativa que supere as dificuldades para evitar qualquer transtorno à conclusão dos acessos ao aeroporto.

Impasses O diretor do DER, Demétrio Torres, admite que havia, até ontem, dificuldade para liberar o financiamento para a contrapartida do Governo nas obras de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Mas ele afirma que os entra-

ves burocráticos e as pendências que o Governo estava no Cadastro Único de Convênios (Cauc) do Tesouro Nacional foram contornados ontem. As obras do acesso estão em construção com investimentos de R$ 75 milhões.

Licitação A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) republicou o aviso do processo licitatório para os serviços de limpeza e coleta da capital potiguar. O valor de referência da licitação ficou em R$ 341.724.069, na modalidade menor preço. A Prefeitura definiu que a abertura dos envelopes para habilitação das empresas será no dia 14 de janeiro do próximo ano. Suspen-

sa desde agosto passado por identificação de sobrepreço, a concorrência foi aprovada no dia 28 de novembro pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), após a correção dos valores e apresentação de justificativas. Com isso, a licitação que estava orçada em R$ 369.401.938,20 para um prazo de 60 meses consecutivos teve uma economia de R$ 27.677.869,00.

Liminar Amanhã, o pleno do Tribunal de Justiça do RN vai apreciar a liminar concedida pelo desembargador Amaury Moura Sobrinho, que acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, contra o artigo 21, inciso XIII, da Lei Orgânica do Município de

Natal. O texto determinava que a aprovação de ato de concessão ou permissão do serviço público, incluindo o transporte coletivo e a limpeza urbana, competia à Câmara Municipal com a sanção do prefeito. Se for confirmada a Adin, licitações para esses serviços não precisarão passar pela Câmara.

Seridó Haverá uma reunião hoje em Caicó entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. Eles vão tratar dos procedimentos para implantação do Distrito Industrial da cidade.

Em queda A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) calcula uma perda de R$ 8 bilhões no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2013. O cálculo tem por base a reestimativa da União para este fundo. Se-

gundo a CNM, o Orçamento deste ano previa um repasse de 80,3 bilhões para o FPM, que é fonte de arrecadação para boa parte das cidades no país, mas a Confederação calcula que o repasse deve ficar em R$ 72,3 bilhões.

Repasse A queda do Fundo de Participação dos Municípios se deve à política de desonerações de impostos empreendida pelo Governo e à queda da atividade econômica: o FPM é composto por uma parcela do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A CNM também cal-

culou que as prefeituras do país deixarão de receber R$ 475 milhões neste ano com o não pagamento do Fundo de Apoio à Exportação (FEX). Esse fundo é pago pela União a Estados e municípios exportadores, mas, de acordo com a CNM, o Governo sinalizou que vai realizar o repasse neste ano.

Pronunciamento O Palácio do Planalto informou que a presidenta Dilma Rousseff será uma das oradoras na missa em homenagem a Nelson Mandela. A homenagem será realizada hoje em Johanesburgo. Antes de Dilma,

o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também fará discurso na cerimônia. Depois da presidenta, falam o vice-presidente da China, os presidentes da Namíbia, Índia e Cuba.

Homenagens A presidenta Dilma Rousseff embarcou ontem para a África do Sul, ao lado dos expresidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Hen-

rique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A missa em homenagem a Mandela está prevista para as 11h, no horário local (7h, horário de Brasília).

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

3

Câmara de Recurso encerra disputa do PT estadual « CONFLITO » Instância do diretório nacional determina que Eraldo Paiva

fique na presidência do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte im da discussão sobre o diretório estadual do PT. A Câmara de Recursos da executiva nacional da legenda confirmou o resultado proclamado pela comissão eleitoral do Rio Grande do Norte colocando Eraldo Paiva como o presidente reeleito do diretório potiguar. Essa foi a última instância na discussão sobre o pleito estadual do partido.Na semana passada, ao ter o resultado transferido da executiva nacional para a Câmara de Recursos, Olavo Ataíde, o candidato opositor a Eraldo, havia declarado que acataria qualquer resultado. A vitória de Eraldo Paiva representa também a liderança interna do deputado estadual Fernando Mineiro, que foi seu principal cabo eleitoral. No diretório municipal de Natal, o candidato apoiado por Mineiro, ex-vereador Juliano Siqueira, também venceu o pleito.“Agora vamos trabalhar para recuperar esse mês perdido (o processo de votação até o desfecho de ontem). Vamos trabalhar a unidade do partido. Temos muita unidade na política, vamos estar em consonância com a direção nacional e fortalecer nosso partido”, disse Eraldo Paiva. Ele considerou o Processo de Eleições Diretas (PED) uma “página virada”. O presidente reeleito demonstrou preocupação em buscar a “construção da unidade”. “O PT tem uma vantagem, ninguém perde na eleição interna. Todos estarão representados na direção estadual”, disse o presidente reeleito, fazendo referência ao fato de que pela proporção de votos conseguidos na eleição, todas as correntes do partido são representadas no diretório. Eraldo Paiva destacou que é preciso fazer todo trabalho em consonâncias com as diretrizes do diretório nacional.

JÚNIOR SANTOS

F

Articulação

O presidente reeleito do PT já adiantou as metas para o pleito do próximo ano e enalteceu a “oportunidade do PT eleger uma

Depois de uma série de recursos, Eraldo Paiva tem o nome homologado na instância nacional

Ninguém perde uma eleição interna. Todos estarão representados” ERALDO PAIVA presidente do diretório estadual

senadora”. “Temos a chance de eleger a primeira senadora do Rio Grande do Norte com característica popular e história, como a deputada federal Fátima Bezerra. Vamos ampliar nossos mandatos na Assembleia e manter o de federal”, comentou. Sobre a candidatura própria ao Governo do Estado, Eraldo Paiva foi ponderado. Ele disse que a discussão será feita com a executiva nacional e o objetivo do PT será reproduzir no plano local a aliança nacional. “Agora, com o fim da eleição interna do PT, esperamos responsabilidade de todos e vamos construir um partido mais forte”, completou.

Eleição envolveu conflitos internos entre petistas A eleição para o diretório estadual do PT no Rio Grande do Norte foi envolvida em muitas polêmicas. A disputa ocorreu no dia 10 de novembro. Mas o resultado só foi proclamado três dias depois. A demora por divulgar a votação já era um prenuncio do grande duelo que travaria os grupos da deputada federal Fátima Bezerra, que apoiava o candidato Olavo Ataíde, e do deputado estadual Fernando Mineiro, defensor da reeleição de Eraldo Paiva. Apenas no dia 13 o resultado foi proclamado e dois dias depois membros da executiva nacional do PT reconheceram Eraldo Paiva como vencedor, fato que foi contestado pelo grupo de Olavo Ataíde. A eleição para presidente estadual do Partido dos Trabalhadores expôs a divisão interna da legenda, envolvendo as divergências dos grupos favoráveis à deputada federal Fátima Bezer-

Projeto de transporte está no gabinete do prefeito « LEGISLATIVO » Proposta deverá ser enviada à Câmara Municipal nesta semana para tratar do Fundo Municipal do Transporte procurador-geral do Município, Carlos Castim, confirmou que a Prefeitura do Natal enviará, nos próximos dias, para Câmara Municipal de Natal o projeto de lei autorizativo para o Transporte Público. A partir da aprovação desta proposta é que será aberta a licitação para as concessões de transporte público. O projeto de lei autorizativo ganhou uma importância ainda maior depois da decisão liminar proferida pelo desembargador Amaury Moura Sobrinho, na semana passada. Ele considerou inconstitucional o artigo da Lei Orgânica do Município que obrigava o envio do resultado do processo licitatório para análise da Câmara Municipal de Natal. Carlos Castim confirmou que a proposta está no gabinete do prefeito Carlos Eduardo, que analisará antes do envio. A proposta a ser enviada pelo Executivo prevê a criação do Fundo Municipal de Transporte. “O nosso sistema hoje tem muitos problemas, para as melhorias não pode ficar apenas com o repasse da tarifa. É preciso fazer uma dotação orçamentária”, explicou Carlos Castim. Ele disse que verbas de esta-

O

MAGNUS NASCIMENTO

ra contra os que estão aliados com o deputado estadual Fernando Mineiro. Sobre o resultado do pleito, o principal questionamento do grupo de Olavo Ataíde era a justificativa de que os levantamentos com base nos números que chegaram dos boletins de urnas indicavam uma maioria de 30 votos favoráveis a Olavo. Mas foram anulados os votos de Carnaúba dos Dantas, Pureza, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul e Touros, o que teria favorecido Eraldo Paiva. A eleição para o diretório estadual foi envolvida em polêmica e troca de acusação entre os grupos. Candidato a presidente estadual do PT, Olavo Ataíde, da chapa “Novo Tempo” chegou a dizer que não reconhecia o resultado eleitoral anunciado. Em nota oficial, a chapa “Novo Tempo” definiu como “tentativa de golpe” o anúncio do resultado.

« COLIGAÇÃO »

PSDB e PSB tratam de alianças regionais senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), prováveis candidatos à Presidência em 2014, discutiram alianças regionais durante um jantar na noite de domingo, 08, no restaurante Gero, na zona sul do Rio de Janeiro. Presidentes de seus respectivos partidos, Aécio e Campos avaliam a possibilidade de dividir palanques estaduais, especialmente em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul O encontro estava marcado para a semana passada, mas acabou sendo adiado. O encontro entre dois prováveis concorrentes na disputa presidencial de 2014 aconteceu um dia após o PPS, tradicional aliado do PSDB, aprovar indicativo de apoio ao governador de Pernambuco em 2014 - o que representou um revés para o senador tucano. O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse ontem que no encontro os presidenciáveis discutiram a conjuntura e “os caminhos da oposição”. Para Amaral, contudo, o jantar não significa uma aproximação das futuras campanhas presidenciais.

O

Carlos Castim enviou o projeto de lei ao gabinete do prefeito

cionamentos rotativos e de multas, além de uma dotação orçamentária prevista no orçamento, irão compor o Fundo Municipal do Transporte. O procurador também explicou que na lei autorizativa do Transporte Público virão definições sobre preservação da malha viária sobre qualquer ato de interdição.

Embora o projeto seja enviado nos próximos dias, a expectativa do procurador geral do Município é que os vereadores analisem apenas no próximo ano, porque o recesso do Legislativo será iniciado já no dia 27 de dezembro e só retornará aos trabalhos no início de fevereiro.


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cláudio Humberto [ ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Estado policial

O delegado Romeu Tuma Jr está pronto para atender a convite e prestar esclarecimentos ao Congresso, inclusive apresentando provas das denúncia do que chama de Estado policial, implantado no governo Lula, no qual foi secretário nacional de Justiça por quatro anos, entre 2007 e 2010. As denúncias de perseguições e fabricação de dossiês contra adversários estão detalhadas nas 567 páginas do livro-bomba “Assassinato de Reputações – Um crime de estado” (ed Topbooks, RJ).

Não tenho detalhes” TARSO GENRO (PT), para quem Romeu Tuma Jr endereçou denúncias jamais apuradas

Volume II a caminho Prestando contas Em entrevista a esta coluna, única que concedeu ontem, Romeu Tuma Jr diz que responderá a novos ataques com o Volume II do seu livro.

Tuma Jr define o livro-bomba como “prestação de contas”, porque não pôde se defender de acusações que o fizeram deixar o cargo, em 2010.

Esqueceram de mim

Dossiês fajutos

Acusado de “ligações” a um suposto contrabandista, Tuma Jr jamais foi ouvido pela Polícia Federal, tampouco alvo de inquérito ou processo.

Romeu Tuma Jr contou que o ex-ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) e Aloizio Mercadante pediram a ele para “esquentar” dossiês fajutos.

Dilma acabou órgão Dizendo-se chocada com a violência em Joinville (SC), a presidenta Dilma anunciou novo factoide: a “delegacia do torcedor”. Mas foi o seu governo que acabou em 2011 a Câmara Técnica de Combate à Intole-

rância Esportiva, no Ministério da Justiça. Enquanto a Câmara existiu, por um ano, não houve um só caso de briga em estádios. A Câmara definia padrões de policiamento dentro e fora dos estádios.

Diz que não estou

Foi para o saco

O Ministério da Justiça embromou Ontem por mais de sete horas e não explicou por que o ministro José Eduardo Cardozo extinguiu a Câmara.

Câmara de Combate à Intolerância Esportiva ultimava o Procedimento Policial Padrão (POP), a ser replicado em todos os estádios do País.

De olho na Copa A Câmara elaborava o planejamento estratégico das medidas de segurança para a Copa do Mundo de 2014.

política

Tuma Júnior denuncia ‘assassinato de reputações’ « LIVRO » Ex-secretário do Ministério da Justiça aponta articulações

para criação de dossiês que atingiram adversários do Governo Federal livrodoex-secretárionacionaldeJustiçaRomeuTuma Júnior ainda nem foi lançadoejácomeçaamovimentarBrasília. A edição de “Assassinato de Reputações - Um Crime de Estado”,quedevechegaràslivrariasesta semana, promete colocar o dedoemferidasaindaabertasnoPartidodosTrabalhadores(PT),como o caso da morte do prefeito de SantoAndré(SP) CelsoDaniel,criação de dossiês e o Mensalão, entre outros. O PSDB promete convidar o autor para dar mais detalhes sobre as denúncias no Congresso. “É importante aprofundar questão colocadas por Tuma Júnior no livro. Ele retirou do armário alguns esqueletos que ainda não foram totalmente retirados”, disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Denúncias como a confecção de “falsos” ou “esquentados” dossiês contra adversários políticos do governo, conforme o parlamentar, são mais conhecidas, mas é preciso ouvir diretamente do policial que fez parte do governo informações sobre Mensalão e o episódio de Santo André, citado por Dias como um “crime insolúvel”. O ideal, de acordo com o tucano, é que Tuminha, como é conhecido, faça um depoimento oficial na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “É preciso ver se ele tem documentos que possam dar credibilidade às denúncias. Ele é um policial experiente, não faria isso (denunciar) sem ter algum material (que comprove as acusações)”, considerou. Essa participação de Tuma Júnior no Congresso pode gerar como desdobramento a criação de inquéritos. “Ouvindo o Tuma oficialmente teremos subsídios para protocolar a denúncia na Pro-

MARCELLO CASAL JÚNIOR

O

Tuma Júnior vai lançar o livro com sobre a “produção” de dossiês no Ministério da Justiça

curadoria Geral da República (PGR) e instaurar inquéritos”, disse. No livro, o ex-secretário do Ministério da Justiça disse ter ouvido do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, a confissão de que recursos arrecadados na Prefeitura de Santa André, na gestão do prefeito assassinado Celso Daniel (PT), alimentavam as campanhas do partido. Álvaro Dias admitiu que a ação da oposição precisar ser rápida, afinal, o fim do ano está próximo. “No final do ano, não temos muito tempo. Temos que convidar primeiro o Tuma e depois ver as providências subsequentes”, explicou, quando questionado sobre se o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também poderia ser chamado a prestar depoimentos. “É impossível fazer isso na pauta na virada do ano, temos que agir rápido agora para criar um fato oficial, que não fique apenas co-

mo revelações fantásticas, mas que adotem providências oficiais.” A promessa de ação do PSDB surgiu após entrevista concedida por Tuminha à revista Veja neste final de semana. Segundo ele, o PT tinha uma “fábrica de dossiês”. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), chamou a entrevista do ex-secretário de “esclarecedora e estarrecedora”. Ele vai requerer no início da semana à Comissão de Segurança Pública e Combate ao CrimeOrganizadodaCâmaraarealização de audiência pública com a presença de Tuma Júnior. “O exsecretário Tuma Júnior, que fez partedoaltoescalãodogovernoLula por três anos, confirmou tudo aquilo que sempre denunciamos: a fábrica de dossiês petista, o até hoje obscuro assassinato político do prefeito Celso Daniel e a existência de uma conta no exterior para onde foram enviados os recursos do Mensalão, entre outras afirmações graves “, disse Carlos Sampaio.

Influência de araque Ex-futuro patrão de José Dirceu, Paulo Abreu adora se gabar da influência em tribunais, até os Superiores, o que pode induzi-los a erro, fazendo-os ignorar a jurisprudência. Mas dificilmente se dá bem.

Município de Macaíba terá agência da Previdência Social

Mandou bem

« SEGURIDADE » Ministro entrega unidade de atendimento, no sábado,

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) está feliz com o acordo histórico liderado pelo brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da Or-

ganização Mundial do Comércio. Foi ele quem alertou Dilma, após visitar Genebra, que Azevedo poderia vencer a eleição na OMC.

Pobres suíços O jornal Le Matin criticou o preço de pacote de 17 dias para três jogos da Suíça na Copa: R$30 mil com passagens e hotel duas estrelas, fora os ingressos. Genebra é uma das cidades mais caras do mundo.

Está explicado A revelação de que Lula foi informante do Dops, no regime militar, dá sentido à gentileza do então delegado Romeu Tuma, permitindo que o então sin-

dicalista deixasse sua breve cadeia de 31 dias para ir ao velório da mãe. A ditadura não fazia gentilezas aos seus reais inimigos.

Explosão criativa Além de jogar fora R$160 milhões no projeto, o Brasil ainda pagou o mico de topar a inspiração maoísta imposta pela China no foguete de sensoriamento remoto: o Longa Marcha 4 B mal chegou à esquina.

Caso de polícia Líder do PPS, Rubens Bueno (PR) entrou com pedido na Comissão de Segurança Pública da Câmara para convocar o ex-secretário de Justiça Romeu

Tuma Jr. para esclarecer denúncias de corrupção e de dossiês no governo PT: “Se ele tiver provas, vamos propor a criação de CPI”.

Xadrez eleitoral

Mortos não falam

A fim de aumentar chances de segundo turno em 2014, Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG) cogitam incentivar o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) a também disputar a Presidência.

Nelson Mandela, que uniu brancos e negros após o fim do apartheid na África do Sul, sem dúvida descartaria a “oportuna” visita póstuma de Lula, que já culpou “brancos de olhos azuis” pelos males do Brasil.

em continuidade ao Plano de Expansão da Rede de Atendimento distância entre Pinhão e Guarapuava (municípios localizados na região Centro-Sul do Paraná) se aproxima dos 60 quilômetros. Esse percurso tinha que ser vencido pelos pinhãoenses que precisavam de atendimento previdenciário. De carro, o trajeto pode ser feito em aproximadamente 45 minutos. Para o cidadão mais simples, com pouca instrução e dinheiro escasso, a situação não era fácil. Com a inauguração da agência da Previdência Social (APS) de Pinhão, ontem, esse quadro mudou. No próximo sábado (14), será a vez dos moradores de Macaíba (RN) ganharem uma Agência da Previdência Social. Com isso, eles não terão que ir mais a Natal ou Parnamirim para ter acesso aos benefícios do INSS. “Estamos trabalhando para que o cidadão brasileiro possa dispor de conforto, comodidade e segurança quando for requerer os benefícios a que tem direito na Previdência Social”, comentou o ministro Garibaldi Alves Filho. Para isso, a APS Pinhão conta com instalações amplas e modernas, mobiliário novo e acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência. O deputado federal Nelson Padovani destacou que a agência facilitará a vida dos que eram obrigados a se deslocar até Guarapuava enfrentando um frio

ASSESSORIA

A

PROCESSO O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, divulgou ontem uma nota oficial respondendo às acusações feitas por Romeu Tuma Jr. no livro Assassinato de Reputações. “Repudio as acusações absolutamente falsas do senhor Romeu Tuma Júnior. Vou processá-lo imediatamente, para que ele responda na Justiça pelas calúnias que fez contra mim”, informa a edição desta segunda-feira, 09, do jornal O Estado de S. Paulo Ex-secretário nacional de Justiça, Tuma Jr. disse ter ouvido de Carvalho a confissão de que recursos arrecadados em Santo André na gestão do prefeito petista Celso Daniel alimentavam campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores.

« MANIFESTAÇÃO »

Bill Clinton elogia reação de Dilma a protestos rganizador de um seminário sobre América Latina que reúne gestores públicos, empresários e organizações não governamentais (ONGs), o ex-presidente do Estados Unidos Bill Clinton elogiou a reação da presidente Dilma Rousseff aos protestos que tomaram conta do País em junho. Clinton disse que Dilma optou por dar ouvidos às reivindicações e fez uma comparação com a reação violenta aos protestos na Síria. “Na Síria, essa guerra civil horrível começou com pessoas se manifestando nas ruas, pedindo mais liberdade, maior oportunidade econômica. O governo reagiu atirando nas pessoas, prendendo. No Brasil, a resposta da presidente foi dizer: `Sim, vocês levantaram questões importantes aqui, ainda há muita desigualdade, precisamos justificar os investimentos, precisamos combater a corrupção’. A resposta foi: ‘Vamos combater isso juntos’. Há uma diferença dramática da qual cada cidadão neste País deve se orgulhar”, disse. “Em vez de confronto, a cooperação é mais importante para resolver nossos problemas”, concluiu. Ela participou da sessão plenária de abertura do seminário e depois se reuniu com o ex-presidente dos EUA por 30 minutos. Desde as 8 horas, um pequeno grupo de manifestantes se concentrou em frente ao Hotel Copacabana Palace, na orla do Rio de Janeiro.

O

Garibaldi Filho inaugura agência da Previdência em Pinhão

que às vezes chegava a três graus abaixo de zero, no inverno. Já o prefeito de Pinhão, Dirceu Oliveira, considerou a nova unidade da Previdência como um presente à cidade, que no próximo dia 15 completa 49 anos de fundação. A agência que o ministro da Previdência Social inaugurou em Pinhão é a 18ª unidade entregue no Paraná desde que foi lançado o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Já foram contemplados os municípios de Arapoti, Andirá, Astorga, Cambará, Campina Grande do Sul, Imbituva, Lapa, Mandaguari, Paiçandu, Palotina, Pinhais, Prudentópolis, Coronel Vivida, São Miguel do Iguaçu, Mandirituba, Rio Negro e Santo Antônio da Platina.

O PEX prevê a instalação de 720 novas agências em municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes e que ainda não contam com atendimento previdenciário. Sob a responsabilidade da agência de Pinhão está a manutenção de 4,5 mil benefícios, o que representa a injeção mensal de R$ 3,3 milhões na economia local. A unidade apresenta duas salas de perícia médica e sete guichês de atendimento e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O endereço é Rua Lauro Ferreira Caldas, 145, no Centro. A nova APS está subordinada à Gerência-Executiva do INSS em Ponta Grossa, que é responsável, ainda, por coordenar as equipes de outras 13 agências paranaenses.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

política

5

Presas do mensalão são transferidas « PUNIÇÃO » A ex-presidente do Banco Rural e a ex-diretora da agência de publicidade de Marcos

Valério são levadas ao Complexo Penitenciário de Belo Horizonte, onde vão cumprir 16 anos de prisão ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e Simone Vasconcelos, ex-diretora das agências de publicidade do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, chegaram no fim da tarde de ontem no Complexo Penitenciário Estevão Pinto, no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte. É na unidade que elas devem cumprir as penas de 16 anos e oito meses e de 12 anos e sete meses de prisão, respectivamente, a quem foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. As duas foram transferidas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (Colmeia) e chegaram ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana da capital mineira, pouco depois das 12h. Por causa do esquema de logística elaborado pela Polícia Federal (PF), apenas no meio da tarde elas deixaram o terminal e foram encaminhadas para o Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte, antes de serem levadas para a Estevão Pinto. A transferência para a unidade da capital foi autorizada pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, na semana passada. No presídio, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas, elas foram submetidas a procedimentos de revista e entrevistas com assistentes sociais e psicólogos para “desenvolvimento do primeiro perfil”. Em seguida, receberam os uniformes vermelhos, com chinelos, que usarão na unidade e foram encaminhadas para uma cela de triagem, que vão dividir por cerca de dez dias. Após este período, Kátia e Simone vão ser transferidas para as celas comuns. Na Estevão Pinto, que tem capacidade para 374 detentas e hoje abriga 300, há celas individuais e duplas, com oito metros quadrados, e alojamentos para até 20 presas. Não foi informado em qual elas ficarão após o período de triagem. As celas têm cama de alvenaria, pia, vaso sanitário e banheiro com chuveiro com aquecimento solar. Nos alojamentos há aparelhos de TV e ca-

ALEX DE JESUS

A

Condenadas por envolvimento no esquema do mensalão deixaram o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília

da presa pode ter ainda um rádio pequeno. As presas também podem requisitar livros na biblioteca do presídio.

Trabalho

Na Estevão Pinto, cerca de 200 presas trabalham em atividades internas ou em construção civil, cozinha industrial e outros tipos de serviços realizados por meio de parcerias com nove instituições públicas e privadas. Para ter direito ao benefício - cada três dias trabalhados dá remição de um dia na pena - Kátia e Simone, como as outras presas, terão que passar pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), que avalia, a cada 12 meses, se elas estão aptas às atividades. Na unidade, as duas terão que comer a alimentação servida às demais presas, elaboradas por nutricionistas e compostas normalmente por café da manhã com pão, manteiga e leite e café, servido às 7h, e, às 11h, almoço com arroz feijão, carne e outra guarnição e uma fruta ou doce de sobremesa. Às 14h e 17h as mesmas refeições são servidas novamente. Familiares podem levar alimentos, desde que sejam aprovados pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) e entregues em dias específicos.

Procurador aceita prisão domiciliar O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sinalizou que deve aceitar inicialmente o pedido de Roberto Jefferson para cumprir pena domiciliar em razão da necessidade de tratamento de um câncer no pâncreas. Delator do esquema do mensalão, Jefferson foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a sete anos de prisão em regime semiaberto. A pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, uma junta médica avaliou o quadro de saúde do exdeputado. De acordo com os médicos, “do ponto de vista oncológico”, não é imprescindível a sua permanência em casa ou em um hospital. O laudo deve ser encaminhado nos próximos dias para que o procurador Rodrigo Janot se posicione a respeito do pedido de Jefferson para cumprir a pena em regime domiciliar. No final do mês passado, o procurador apresentou um primeiro parecer a respeito de outro condenado, José Genoino (PT-SP), que também pediu o cumprimento da pena em regime domiciliar em ra-

WILTON JÚNIOR

Ex-deputado Roberto Jefferson foi condenado no processo do mensalão

zão de um problema cardíaco. Na ocasião, apesar de um laudo médico apontar que o petista não tinha “cardiopatia grave”, o procurador recomendou que Genoino ficasse em prisão domiciliar por, pelo menos, mais 90 dias. Questionado se tomaria a mesma precaução em relação a Jefferson, Janot respondeu: “Claro. Acho que o condenado

Comissão quer explicações « ÉTICA » Conselheiros pedem informações ao ministro da Justiça

sobre procedimentos com documentos enviados à Polícia Federal ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem estar “absolutamente tranquilo” em relação ao pedido de informações sobre a investigação do cartel de trens e de metrô em São Paulo, encaminhado a ele pela Comissão de Ética da Presidência da República. “Quem cumpre a lei seguramente não age de forma antiética”, afirmou Cardozo. “É correto, legal e normal o procedimento da Comissão de Ética da Presidência ao requerer informações.” O PSDB acusa Cardozo de usar o cargo para determinar uma “investigação seletiva”, com o objetivo de perseguir adversários políticos tucanos e abafar os desdobramentos do escândalo do mensalão, que atinge o PT. Para o deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, o ministro mirou as eleições de 2014 quando pediu investigação à Polícia Federal e não à Procuradoria Geral da República - sobre denúncias de corrupção envolvendo cartel de trens e de Metrô em governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB. “O ministro da Justiça não po-

VALTER CAMPANATO

O

tem que responder pela pena que a lei prevê. Não existe pena prevista na legislação brasileira, graças a Deus, que seja de uma coação física no que se refere a doença ou risco de vida de um apenado. Se houver risco, se houver problema de saúde, que recomende um tratamento especial em razão desta doença, a manifestação será sempre nesse sentido”, afirmou. Segundo ele, o laudo dos médicos sobre Jefferson ainda não foi encaminhado à PGR. Após o recebimento do documento, o procurador terá um prazo de cinco dias para apresentar um posicionamento a respeito do tema e enviá-lo para o STF que poderá acatá-lo ou não. “Eu nem recebi o laudo, não chegou na minha mesa. Assim que chegar, vou analisar e vou encaminhar dentro do prazo”. Janot ressaltou, no entanto, que as condições de tratamento na penitenciária também serão levadas em consideração para a emissão do parecer. “Vou analisar as conclusões dos médicos e as circunstâncias da penitenciária que fazem parte de um conjunto que tem que ser apreciado”.

de ser um engavetador geral de denúncia.Sefosseassim,seriaumprevaricador geral”, rebateu Cardozo. “Quem quer criar uma polêmica eleitoral para tirar o foco das investigações não vai nos intimidar.” O Estado de S. Paulo revelou ontem que a Justiça Eleitoral barrou estratégia do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius

de Carvalho, que pleiteava o reconhecimento retroativo de sua desfiliação do PT para a data de 16 de maio de 2008. Ao requerer a retroatividade, Carvalho pretendia evitar questionamentos sobre a legitimidade do exercício de seu mandato no Cade, cadeira que ocupa desde 30 de maio de 2012. “Ele não cometeu nenhuma prática ilegal”, disse Cardozo. Em

maio, o Cade fez acordo de leniência com executivos da multinacional alemã Siemens, entre eles Everton Rheinheimer, que revelou cartel no sistema de trens e Metrô em São Paulo. O acordo de leniência é semelhante à delação premiada, no qual o denunciante tem a possibilidade de reduzir sua pena, em troca da colaboração com autoridades.

Após discursar na cerimônia de comemoração do Dia Mundial de Combate à Corrupção e fazer um balanço dos 10 anos do trabalho da Controladoria Geral da União, o ministro Jorge Hage, disse, em entrevista, que os presos do Mensalão não representam os símbolos da corrupção no País. Sem citar nomes, o ministro Jorge Hage acrescentou que não considera que os símbolos da corrupção estejam presos. Ao ser questionado se o julgamento do Mensalão com a respectiva prisão dos seus condenados na Papuda poderia ser considerado um símbolo neste combate à corrupção, o ministro-chefe da CGU respondeu: “é importante sim porque mostra que as instituições quando querem, funcionam. Mas eu diria que está muito longe de termos condenado símbolos da corrupção do Brasil”. E emendou: “na minha opinião os símbolos da corrupção, os emblemáticos, continuam soltos”. Na cerimônia, o ministro Jorge Hage comemorou que “há muitos avanços no avanço ao combate à corrupção”. Ressalvou, no entanto, que ainda há uma série de medidas necessárias a serem tomadas para que estas ações se tornem mais efetivas. E listou algumas delas: a reforma política, reforma no processo judicial e a participação mais efetiva dos estados e municípios, no combate às praticas criminosas. Em seu discurso, o ministro lembrou avanços dos dez anos da criação da CGU, destacando que o Brasil acabou se tornando um exemplo mundial por causa de iniciativas como a criação do Portal da Transparência, as fiscalizações em municípios, a demissão de 4,3 mil servidores federais e a Lei de Acesso à Informação. E defendeu que este exemplo fosse seguido por estados e municípios porque o fato destas duas instâncias não acompanharem os avanços a nível federal acaba prejudicando o combate à corrupção e a percepção da corrupção no país.

« MUNICÍPIOS »

CMN afirma que situação das prefeituras é ‘desesperadora’ Prefeitos alegam que não terão recursos para aumentos salariais presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, classificou de “desesperadora” a situação das finanças das prefeituras do País. “É desesperador para as prefeituras e também para o cidadão”, avaliou o presidente, logo após divulgar uma série de dados sobre o andamento de repasses e da arrecadação de municípios no País. De acordo com um dos levantamentos apresentados hoje, pela CNM, 65% de cerca de 350 municípios pesquisados estão com um atraso médio de cinco meses com seus fornecedores. Na mesma linha, o gasto com pessoal médio das prefeituras analisadas está em 50,38%, próximo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Na mesma pesquisa, 51,1% das cidades consultadas apontaram que não fecharão suas contas neste ano, com um déficit orçamen-

O

José Eduardo Cardozo afirma que está tranquilo por ter procedido dentro da legalidade

Controlador da União pede reforma política

tário médio de 15%. O quadro descrito pela Confederação Nacional dos Municípios se deve, segundo a seu presidente, ao número cada vez maior de atribuições repassadas aos municípios, sem que haja correspondência de arrecadação ou de transferências. De acordo com Ziulkoski, 85% da arrecadação nacional fica nas mãos da União e dos Estados. Um dos exemplos citados é a criação de um piso nacional para o magistério. A Confederação alega que as prefeituras não terão recursos para pagar o reajuste previsto para o próximo ano, de 19,2%, cujo impacto estimado pela CNM é de R$ 9,5 bilhões. O cenário é preocupante mesmo com o aumento de arrecadação registrado por tributos municipais. O ISS recolheu 7,2% a mais em 2013, enquanto que o IPTU (cerca de 11%) e o ITBI (14%) também avançaram. A pequena participação desses impostos no total arrecadado, e o fato de os dois principais impostos serem melhor aproveitados por áreas de maior concentração urbana, pouco ajuda a aliviar as finanças municipais, de acordo com Ziulkoski.


6

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

geral

Dilma participa hoje de celebrações « TRIBUTO A MANDELA » Dilma e quatro ex-presidentes representam o Brasil nas

homenagens ao ex-guerrilheiro que pôs fim ao regime racista da África do Sul

ROBERTO STUCKERT FILHO/PR

B

rasília (ABr/AE) – A presidenta Dilma Rousseff e quatro ex-presidentes da República embarcaram no início da tarde de ontem para a África do Sul onde vão participar do funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Pouco antes do embarque, a presidenta escreveu em sua conta no microblog Twitter que “o Estado brasileiro se une para honrar Mandela” e que “é uma honra reunir todos os ex-presidentes em um objetivo comum”. A presidenta disse ainda que a atividade conjunta é uma demonstração de que “as eventuais divergências no dia a dia não contaminam as posições do Estado brasileiro”. Fazem parte da comitiva os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. Também integram o grupo o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, as ministras da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; da Comunicação Social, Helena Chagas; e o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Nesta terça-feira, será feita uma cerimônia nacional em memória de Mandela, no estádio de Soweto, em Johanesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da presidência em Pretória, entre os dias 11 e 13. No dia 15, Mandela será sepultado na Aldeia de Qunu, no Sul do país, onde foi criado.

Segurança Milhares de policiais sulafricanos estarão a postos para a cerimônia desta terça-feira em homenagem no estádio de futebol de Soweto. Membros do governo alertaram que as autoridades irão bloquear o acesso ao estádio se o número de pessoas for muito grande. O memorial ao líder sul-africano

José Sarney, Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fernando Henrique e Fernando Collor posam para fotos antes do embarque em Brasília

Mabida não duvidava da luz. Ele abriu o caminho da África do Sul para um futuro melhor" SEBASTIAN J. ROSSOUW padre de Soweto

que se tornou um ícone na luta contra o apartheid deve lotar o estádio com capacidade para 95 mil pessoas. Entre os convidados estão dezenas de chefes de estado. A última aparição pública de Mandela foi no mesmo estádio, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2010. O tenente-general Solo-

mon Makgale, um porta-voz para o Serviço de Polícia SulAfricano, disse que “milhares” de agentes da polícia irão direcionar o tráfego, proteger as pessoas e auxiliar os guardacostas de autoridades visitantes. Makgale disse que há uma força-tarefa conjunta da polícia, de diplomatas e de oficiais do serviço de inteligência para auxiliar as delegações estrangeiras que planejam comparecer à cerimônia. Ruas a vários quilômetros ao redor do estádio serão fechadas, e as pessoas terão que andar ou tomar transportes públicos para chegar ao estádio. Estádios próximos equipados com telões também serão abertos para acomodar o excesso de pessoas. O Ministro do Governo Collins Chabane disse a jornalistas que não é possível estimar quantas pessoas comparecerão à cerimônia. “Uma vez que o número esteja se tornando insustentável, o acesso será negado”, disse ele.

Sul-africanos participam do dia nacional de orações Johanesburgo (AE) - No domingo, os sul-africanos encheram templos religiosos de todo o país em um dia nacional de orações e reflexões. No interior da igreja Regina Mundi, localizada perto do epicentro do da revolta de Soweto, em 1976, o padre Sebastian J. Rossouw descreveu Mandela como o “luar” e disse que ele foi um guia de luz para a África do Sul. Centenas de pessoas participaram da missa. “Mabida não duvidava da luz”, disse Rossouw. “Ele abriu o caminho para um futuro melhor, mas não pôde fazer isso sozinho”, disse ele, chamando o expresidente por seu nome de clã. A ex-mulher de Mandela, Winnie Madikizela-Mandela, participou, junto com um de seus netos, Mandla Mandela, e do presidente sul-africano Jacob Zuma, de um serviço religioso numa igreja metodista de Joha-

nesburgo. “É importante que tenhamos um dia no qual todos nós, sul-africanos, estejamos unidos e oremos pelo primeiro presidente democrático e refletir sobre o seu legado”, afirmou Zuma. “Mas também orar por nossa nação...orar para que não nos esqueçamos de alguns dos valores pelos quais ele lutou.” Num subúrbio predominantemente branco da capital Pretória, fiéis rezaram por Mandela num local que já foi frequentado por líderes empresariais e pessoas ligadas ao governo do apartheid. Eles rezaram em silêncio enquanto uma imagem de Mandela era colocada na parede acima púlpito da igreja, cena que mostra as enormes mudanças vividas pelo país. Um serviço religioso também foi realizado na catedral St. George, na Cidade do Cabo em memória de Mandela.

« VENEZUELA » Chavistas conquistam maioria das prefeituras, amplia vantagem sobre a

oposição, mas perdem terreno na região metropolitana de Caracas e na cidade de Chávez

C

Temporal mata onze no interior da Bahia

S

Maduro comemora vitória popular aracas (AE) - A estratégia chavista de responsabilizar “sabotadores” e “especuladores” pelos recentes problemas econômicos do governo surtiu o resultado esperado e o governo do presidente Nicolás Maduro, embora tenha amargado derrotas em algumas cidades simbólicas, pôde sair das urnas de domingo como vencedor. Os principais trunfos do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) estão no número de prefeituras conquistadas e na votação nacional. Após as medidas de Maduro para tentar conter a inflação, que passa de 50% nos últimos 12 meses, frear a desvalorização da moeda no mercado negro e reduzir o crescente desabastecimento, candidatos chavistas foram eleitos para pelo menos 215 das 335 prefeituras em disputa no domingo. A oposição tinha assegurado 54 municípios. Além disso, o PSUV e seus aliados obtiveram 5.111.336 de votos, 49,24%, no âmbito nacional - diante de 4.435.097 (42,72%) da opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD). Os demais votos se distribuíram entre agremiações menores não alinhadas com as duas forças principais. Em abril, ainda sob a comoção causada pela morte do líder Hugo Chávez, em 5 de março, Maduro venceu a eleição presidencial por diferença de 1,4

« CLIMA »

A verdade é que não se viu uma vitória espetacular do governo nem um triunfo da oposição" LUIS VICENTE LEÓN diretor do Datanálisis

ponto porcentual. “Claro que temos de levar em conta quando um governo decide fazer com que os preços cobrados pelos comerciantes do país sejam justos”, justificou Pedro Henrique Silva, diante da sede do Conselho Comunal de Sabana Grande, área popular de Caracas. “Ele está enfrentando os especuladores capitalistas que querem explorar o povo”, completou. A oposição liderada pelo governador licenciado de Miranda, Henrique Capriles, também pode celebrar vitória em municípios-chave da geografia política venezuelano, incluindo quatro dos cinco que formam o Distrito Federal. Reelegeu também o prefeito da área metropolitana de Caracas, Antonio Ledezma, apesar de o chavismo ter apresentado um peso-pesado da nova geração do movimento, Er-

nesto Villegas, conhecido por divulgar os boletins de saúde de Chávez. O cargo, a cereja do bolo das eleições de domingo, foi mantido por Ledezma graças a uma vantagem de 0,1 ponto porcentual dos votos. Os opositores venceram também em Barinas, reduto e região natal da família de Hugo Chávez, em outro triunfo recheado de simbolismo. Maduro atribuiu a derrota em Barinas a divisões internas do PSUV e pediu a “correção da rota” e o compromisso com a “unidade revolucionária”, recomendada pelo próprio Chávez havia um ano, quando anunciou que retornaria a Cuba para tratar do câncer que o levaria à morte e nomeou o atual presidente seu herdeiro político. “A verdade é que não se viu nem uma vitória espetacular do governo nem um triunfo da oposição no caráter plebiscitário que pretendia impor ao processo eleitoral”, declarou o diretor do instituto de pesquisas Datanálisis, Luis Vicente León. No discurso da vitória, já na madrugada de ontem, Maduro ironizou a oposição e disse que Capriles deveria “ter a dignidade de renunciar ao governo do Estado de Miranda”. “O filhinho de papai, o ‘caprichito’, pediu licença do cargo para coordenar a campanha da direita. Com a derrota, deveria renunciar ao governo e à liderança de seu partido.”

ALEJANDRO CEGARRA/AP/EC

ão Paulo (AE) - A Defesa Civil confirmou ontem que ao menos 11 pessoas morreram na cidade de Lajedinho, no interior da Bahia, onde um temporal destruiu casas e arrastou carros. A tempestade, que ocorreu na noite do sábado, destruiu cerca de 70 casas e deixou mais de 200 desabrigados. Seis pessoas continuam desaparecidas, principalmente na região central da cidade, que tem quatro mil habitantes. Os desabrigados foram levados para abrigos públicos, escolas e casas de parentes. O prefeito de Lajedinho, Antonio Mário Lima Silva, decretou estado de emergência. “Os estragos foram muito grandes, cerca de 70% da cidade está destruída”, contou. “A prioridade hoje foi buscar os desaparecidos e dar apoio aos desabrigados, que foram levados para a escola”, disse o prefeito, que também teve a casa invadida pela água. “A chuva foi muito forte em uma cidade que inclusive vinha enfrentando uma estiagem. Como não foi tão tarde, algumas pessoas tiveram tempo de sair de casa. De madrugada poderia ter sido pior”, contou o superintendente da Defesa Civil, Salvador Brito. “Os corpos que estavam sob os escombros já foram encontrados, mas há a possibilidade de a enxurrada ter arrastado mais vítimas”, completou. O deputado federal José Carlos Araújo (PSD-BA), que está na cidade, contou que carros estacionados nas ruas foram arrastados por mais de 500 metros e se disse impressionado com os estragos causados pelo temporal. “A cidade acabou. Em um município que sofria com uma estiagem de dois anos, choveu 130 milímetros em uma hora e meia.”

« CONTROLE »

Remédio vai ser rastreado desde a produção

B

Maduro ironiza oposição e cobra renúncia de Henrique Capriles

rasília (AE) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem regras para rastreamento de remédios no País. Num prazo de 3 anos, o sistema, que permitirá acompanhar a trajetória do medicamento da produção até a venda estrará em funcionamento. “No caso de medicamentos controlados, o sistema trará informações desde o produtor até o comprador”, afirmou o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Os dados sobre compradores dos demais remédios passarão a ser incluídos no sistema em uma segunda etapa, com prazo ainda não definido. Todas as embalagens deverão apresentar sistema bidimensional, semelhante a código de barras, que permitirá ao usuário saber se o produto é original. Trata-se de ferramenta essencial para evitar o contrabando e falsificações, segundo a indústria. O processo deverá estar totalmente implementado em três anos. Dentro de dois anos, no entanto, cada fabricante apresentará pelo menos três linhas de produtos com o sistema já em funcionamento. “É um grande dia para quem defende a ética no mercado de medicamentos no País”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Pesquisa (Interfarma), Antonio Brito.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

geral

7

Ministra destaca luta anticorrupção « CIDADANIA » Ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça compara luta contra a corrupção no

Brasil ao movimento das marés e elogia mecanismos criados para conter abusos de agentes públicos participar ontem em Natal do Dia Internacional contra a Corrupção, a ministra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, comparou a luta contra a corrupção ao movimento das marés. “Avançamos e recuamos. E a nossa luta é para que esse recuo seja menor do que o avanço. Que a gente consiga dar dois passos à frente e um só para trás”, disse a ministra, durante palestra na Escola de Governo, em um evento organizado pela Controladoria Geral da União (CGU/RN) em parceria com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção no RN (MARCCO/RN). Ela chamou atenção para pensar na ética como uma questão coletiva: “Hoje em dia, aquele que está pensando somente em si, está pensando em nada. Quem está “na sua”, não está em coisa nenhuma. Nós estamos “na de todo mundo”, disse. No encontro, que contou com a presença do Ministério Público, Polícia Federal, representantes da sociedade civil, estudantes e imprensa, o diretor dos Correios no RN, José Alberto Brito, lançou selo e carimbo comemorativo à data e a ministra do Supremo Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, proferiu palestra sobre “Ética e Regulação”. Para a ministra, a cultura individualista está na base da corrupção do Brasil, que na maior parte da sua história política, privilegiou apenas o interesse financeiro das elites: “É fruto dessa cultura, o patrimonialismo entre Estado e sociedade, que é a apropriação de recursos do governo para fins pessoais”. Calmon destacou ainda, a importância dos mecanismos que hoje facilitam o combate à corrupção no Brasil, como a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), criada em 2003 para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no país; e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que traça um mapa com as tendências de onde os

A

ALEX RÉGIS

recursos públicos estão circulando em todo o Brasil. Neste sentido, ressaltou ainda a transparência na divulgação de dados referentes à gestão do dinheiro público, a adequação contínua da legislação e a fiscalização orçamentária das instituições: “ Quanto às leis, pode se considerar como avanço no combate à corrupção, a Lei contra a Improbidade Administrativa, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Ficha Limpa e a Lei da Informação”. A ministra apontou como causas para a corrupção no Brasil, a exclusão social que limita a participação do cidadão, a apropriação indevida de espaços públicos, a impunidade, o nepotis-

CORRUPÇÃO OS DEZ MAIORES CASOS NO BRASIL à 1.Anões do orçamento

Um rombo de R$ 800 milhões,de 1989 a 1992,no Congresso Nacional; à 2.Vampiros

Prejuízo de R$ 2,4 bilhões,de 1990 a 2004,no Ministério da Saúde (17 presos no esquema não foram condenados); à 3.TRT SP

Foram desviados R$ 923 milhões, de 1992 a 1999,no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo; à 4.Banestado

Nossa luta é para que esse recuo seja menor do que o avanço. Que a gente consiga dar dois passos à frente e só um para trás” ELIANA CALMON ministra do STJ

mo e os agentes públicos despreparados para a mudança: “O resultado disso é o descrédito da sociedade nas instituições e o atraso no desenvolvimento do país”. Carlos Cavalcanti, presidente do MARCCO/RN, citou como algumas das ações de combate à corrupção no Rio Grande do Norte em 2013, a solicitação para que salários de servidores da Câmara Municipal de Natal e da Assembleia Legislativa do RN, fossem publicados em site, se adequando ao que exige a Lei de Acesso à Informação e a pressão para que o Tribunal de Justiça do RN agilizasse o julgamento das ações de improbidade.

Um rombo de R$ 42 bilhões,de 1996 a 2000,no Estado do Paraná;

Eliana Calmon aponta a impunidade, o nepotismo e a exclusão social como causas da corrupção à 5.Banco Marka

Fraude de R$ 1,8 bilhão,em 1999, no Banco Central;

BATE-PAPO Eliana Calmon - ministra do Superior Tribunal de Justiça

É preciso nova lei para a magistratura Muitas vezes, a punição máxima para um magistrado envolvido em irregularidade é a aposentadoria compulsória. A senhora defende mudança na legislação para que seja possível uma punição mais severa?

Sim, precisamos com urgência mudar a legislação, a Loman - Lei Orgânica da Magistratura que é antecedente à Constituição de 88 e não mais está se adequando à realidade brasileira, como é o caso da punição para desembargadores.

Onde e a partir de quando ocorreram os maiores avanços no combate à corrupção?

Os maiores avanços nascem no Legislativo e, Ironicamente, as maiores corrupções também têm ali o seu nascedouro.

Onde começa o papel do cidadão comum e das instituições responsáveis no combate à corrupção?

Começapeladenúnciaepelaintolerância em aceitar comportamentos que minam o Estado em suas funções. A transparência e a denúnciasãodoisinstrumentosfortíssimos no combate à corrupção. É possível criar mecanismos de controle 100% eficazes que antecipem e evitem a corrupção?

É difícil um controle 100% por parte das instituições, mas estou certa de que há um aperfeiçoamento dos órgãos de controle o que vai aos poucos melhorando a sua eficiência.

A burocracia é uma aliada daqueles que cometem esses crimes?

Anac aplica multa na Gol no final de semana que podem resultar em multa de R$ 5 milhões WILSON DIAS/ABR

R

Sem dúvida alguma. A burocracia e o anonimato são as duas grandes e maiores ferramentas dos corruptos. A primeira cria dificuldades, vende facilidades e o que é pior, dilui as responsabilidades de tal forma que ao fim e ao cabo ninguém é responsável por nada. O segundo, o anonimato, deixa na penumbra e na dúvida os partícipes das falcatruas. Penas mais severas aos condenados por crimes de corrupção seriam suficientes?

Entendo que, independentemente de penas mais severas, é necessário que os órgãos de controle funcionem e funcionem bem e a tempo, começando pelo Judiciário cuja atuação não tem sido das melhores no capítulo, combate à corrupção, principalmente pela sua morosidade.

Anac começa a investigar problemas que atrasaram voos e provocaram tumultos nos aeroportos

tripulantes e horas trabalhadas. Segundo a Anac, o “problema diferenciado” da Gol, que não conseguiu normalizar suas operações com a mesma agilidade de outras companhias, decorreu de uma falha no gerenciamento da tripulação. Com os atrasos, tripulantes tiveram seu limite de horas de voo excedido e não puderam seguir trabalhando. Outras pessoas tiveram de ser deslocadas para atender à demanda - o que ocorreu com certa lentidão e informações

à 7.Pobre Amazônia

Desvio de R$ 214 bilhões,entre 1998 e 1999,pelo Senado Federal e União.O caso Sudam teve 143 réus e só Jader Barbalho,reeleito para o Senado em 2011,foi condenado; à 8.Mensalão

Desvio de R$ 55 milhões de reais em 2005,na Câmara Federal; à 9.Sanguessugas

Rombo de R$ 140 milhões em 2006 por Prefeituras e Congresso Nacional; à 10.Operação Navalha

Rombo de R$ 610 milhões em 2007 por Prefeituras,Câmara dos Deputados e Ministério de Minas e Energia.

Clinton destaca avanço na redução da desigualdade Ex-presidente dos Estados Unidos elogia programa de inclusão social do Brasil

io (AE) - Em visita ao Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton declarou ontem que o País conquistou grande avanço na redução da desigualdade na última década. Clinton apontou o sucesso dos programas Bolsa Família e Bolsa Escola, além do esforço na concessão de crédito para aumentar a inserção de alunos em instituições de ensino superior privadas. “Nos últimos dez anos, na América Latina, nós observamos um crescimento surpreendente. Apesar da crise financeira de 2008, cerca de 70 milhões de pessoas dessa região saíram do que o Banco Mundial classifica como pobreza extrema, e 50 milhões passaram para a classe média. Entre as grandes economias emergentes na última década, apenas Brasil e México mostraram queda da desigualdade. Ainda assim, um progresso foi alcançado. A grande pergunta aqui é como acelerar o crescimento econômico?”, ressaltou o americano, durante o Clinton Global Initiative Latin America, no Rio. O evento reuniu autoridades e executivos, além da presiden-

R

“A Gol declarou, e os dados mostram, que não teve problema com a quantidade de tripulantes. Vamos fazer uma auditoria para atestar se esses dados que estamos recebendo estão corretos e se aquilo que foi apresentado pela empresa efetivamente ocorreu”, afirmou o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Eduardo Pellegrino, em referência ao levantamento que a Anac faz junto às companhias sobre número de

Máfia dos Fiscais Rombo de R$ 18 milhões,de 1998 a 2008,na Câmara de Vereadores de São Paulo;

« JUSTIÇA SOCIAL »

« AVIAÇÃO » Agência reguladora apura irregularidades praticadas io (AE) - Depois de um fim de semana conturbado nos aeroportos do País, em que a companhia aérea Gol chegou a ter quase metade de seus voos atrasados, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) continua contabilizando as infrações da empresa. Até agora, já foram apuradas 250 irregularidades por falta de informações ou assistência aos passageiros o que deve se converter em uma multa de R$ 2,5 milhões, calcula o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys. O valor ainda não está fechado e pode ultrapassar R$ 5 milhões, uma vez que a agência continua efetuando o levantamento das infrações. Cada irregularidade gera uma multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil. A apuração deve ser concluída ainda este mês, mas a Gol ainda poderá se manifestar sobre as infrações ou recorrer. Só depois desse prazo é que a cobrança será de fato realizada. Além da multa, a Gol vai passar por uma auditoria da Anac para verificar se a tripulação é suficiente para a operação da empresa. Neste ano, a empresa chegou a lançar um programa de demissão voluntária entre seus funcionários, além de ter dispensado pessoal da Webjet após esta ter sido adquirida pela Gol e, posteriormente, desativada.

à 6.

equivocadas, segundo a Anac. “A própria Gol perdeu o controle do gerenciamento”, disse Guaranys. “Isto não pode acontecer em hipótese alguma. Problemas meteorológicos ocorrem no mundo inteiro, mas essa discrepância gera, de fato, um distúrbio no sistema de aviação.” Para evitar mais problemas, a Gol está operando, no momento, com dois sistemas de gerenciamento de tripulação - um deles manual.

te Dilma Rousseff. Em frente ao hotel que sediava o evento, uma dezena de manifestantes protestava contra a presença do americano no País. Durante a mesa que conduzia sobre investimentos em infraestrutura, o ex-presidente lembrou das manifestações que movimentaram o Brasil no meio do ano. Clinton elogiou a postura do governo da presidente Dilma Rousseff diante dos protestos e tentou traçar um paralelo com a Síria. Segundo ele, ao contrário do governo sírio, o governo brasileiro reconheceu as demandas dos manifestantes e chamou a população para combaterem juntos os problemas apresentados. “Na Síria, essa guerra civil horrível começou com pessoas manifestando nas ruas, pedindo mais liberdade, maior oportunidade econômica. O governo decidiu reagir atirando nas pessoas, prendendo”, disse. “A coisa mais importante foi que a resposta de seu presidente (Dilma) foi que sim, vocês levantaram questões importantes aqui, ainda há muita desigualdade, precisamos justificar os investimentos, precisamos combater a corrupção. A resposta foi ‘vamos combater isso juntos’. Há uma diferença dramática que cada cidadão nesse País deve se orgulhar”, acrescentou o americano.


8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

geral

Gasto com pessoal chega a 90%

« PEDIATRIA »

Justiça proíbe venda de andadores

« AÇÕES BÁSICAS » Remuneração dos médicos responde pela maior parcela do gasto com as equipes de saúde da família, comprova pesquisa divulgada pelo Ipea

B

Salários e encargos Valores apurados pelo Ipea - 2010 Saúde da Família Salário médio

18.509,54

Saúde Bucal Mobilidade 1

Saúde Bucal Mobilidade 2

Salário

6.013,94

Salário

1.262,93

INSS (21%)

6.962,56

INSS (21%)

3.887,00

INSS (21%)

Décimo terceiro (mensal)

1.542,46

Décimo terceiro (mensal)

501,16

Décimo terceiro (mensal)

580,21

Adicional de férias (mensal)

167,05

Adicional de férias (mensal)

193,40

Adicional de férias (mensal) Total

514,15 24.453,16

Total

7.945,09

1.462,14

Total

9.198,31

10 mil a 20 mil

5.393,36

Até 10 mil

médicos com vínculo com as prefeituras

4.642,27

98.056

4.871,38

total de médicos no ESF

4.783,92

218.170

4.888,85

NORDESTE Remuneração dos médicos

5.192,59

mília e entre R$ 7,9 mil e R$ 9,2 mil para Saúde Bucal. De acordo com o levantamento do Ipea, a remuneração média dos médicos nas equipes do PSF seria de R$ 8,3 mil, ou em torno de R$ 56,60 por hora. A pesquisa não encontrou uma relação firme entre o tamanho e a população dos municípios e os salários oferecidos aos profissionais, mas o levantamento mostra que apenas 40% deles têm apenas um vínculo formal de trabalho - ou seja, a maioria trabalha em mais de um posto, o que eleva a remuneração. A pesquisa calcula, ainda, os repasses federais para implantação e manutenção das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal - lembrando que os custos são divididos entre União, Estados e municípios. O Ministério da Saúde repassa valores fixos mensais por equipe, entre R$ 9,6 mil e 6,4 mil para PSF, mais valor por habitantes pelo número de agentes comunitários de saúde. Além disso, é entregue uma parcela única para implantação da equipe e mais valores mensais por habitante para manutenção dos programas de atenção básica. No total, esses valores representam cerca de um terço (33,75%) do custo de uma equipe de saúde da família, mas apenas entre 15% e 17% das equipes de saúde bucal.

5.046,70

B

rasília (AE) - A remuneração dos médicos é o principal componente dos custos de uma unidade do Programa Saúde da Família. Pesquisa apresentada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o gasto do pessoal de saúde representam entre 60% e 90% dos custos totais da atenção básica. Em média, a remuneração total dos médicos de uma equipe chega a R$ 18 mil por 40 horas semanais de trabalho, de acordo com levantamento do Ipea com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), levantamento feito pelo Ministério do Trabalho junto aos empregadores. Os valores, no entanto, variam de R$ 16,2 mil, na região Nordeste, a R$ 25,6 mil no Centro-Oeste. O levantamento faz parte de uma pesquisa maior, que ainda não está pronta, e pretende estimar as necessidades de financiamento da saúde pública e que avaliou também os custos das equipes de saúde bucal. Nesses casos, o valor médio fica entre R$ 6 mil R$ 7 mil, dependendo do tipo de equipe. Os valores não levam em conta os encargos trabalhistas. Se eles ainda forem acrescentados, o custo de recursos humanos chega a R$ 24,4 mil para as equipes de saúde da fa-

26,5 horas

média da carga horária semanal dos médicos

R$ 8,3 mil

remuneração média dos médicos

Em termos absolutos, o setor público municipal é o segundo maior contratante de técnicos e auxiliares de enfermagem, perdendo apenas pa-

20 mil a 50 mil

50 mil 100 mil 200 mil Acima de a 100 mil a 200 mil a 500 mil 500 mil

Faixa populacional dos municípios e região

ra a associação privada. Em terceiro lugar encontra-se o setor público estadual e distrital. A maioria dos técnicos e auxiliares de enfermagem é

contratada por associação privada ou sociedade limitada, mas com participação significativa do executivo municipal e estadual.

rasília – A Justiça do Rio Grande do Sul proibiu a venda de andadores para crianças em todo o Brasil. Desde o começo deste ano, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) faz campanha contra o uso de andadores por crianças que estão aprendendo a andar. A SBP diz que há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que usam o andador e que, em um terço dessas ocorrências, surgem lesões graves. A decisão abrange nove marcas, citadas como rés no processo, ajuizado em Passo Fundo (RS) pela Associação Carazinhense de Defesa do Cidadão. A juíza Lizandra Cericato Villarroel, que concedeu a liminar, fixou multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento da medida. Ela também determinou que, caso as fabricantes não apresentem certificação de qualidade de seus produtos feita pelo Inmetro, a proibição de venda ficará valendo até a decisão final da ação. Na campanha da SBP, os pediatras explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento. Para eles, um dos principais fatores de risco para traumas em crianças é dar a ela mais independência do que sua idade permite.


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 30ºC Mín.: 24º C Parcialmente nublado

Curta e compartilhe a notícias da TRIBUNA DO NORTE.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 11h02 - 1.9 - 23h24 - 2.0 Baixa-mar 04h26 -0.6 - 17h00 - 0.7

PROMOTOR JOSÉ AUGUSTO PERES FALA SOBRE SEGURANÇA NOS ESTÁDIOS E DIVISÃO DAS TORCIDAS • PÁGINA 11

natal Editora: Rosa Lúcia Andrade [pauta@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 10 de dezembro de 2013

Servidores da Saúde estadual retomam greve a partir de hoje « ACORDOS DESCUMPRIDOS » Das cinco reivindicações apresentadas pelo SindSaúde, o Governo se comprometeu a cumprir três, mas até o momento não cumpriu nenhuma delas FELIPE GALDINO repórter

H

oje, mais uma vez, a saúde estadual amanhece em greve. Após a categoria passar 34 dias, entre agosto e setembro deste ano, de braços cruzados, nesta terça-feira o movimento grevista será retomado porque os termos do acordo celebrado na última negociação, segundo dirigentes do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SindSaúde) foram descumpridos e as negociações com a administração pública para forçar o cumprimento das cláusulas não avançaram. Na administração estadual, os servidores da saúde não são os únicos a indicar suspensão das atividades. Ontem pela manhã, em coletiva de imprensa unificada, dirigentes dos sindicatos dos educadores estaduais, dos policiais civis e dos servidores da Administração Indireta, apresentaram o panorama do funcionalismo público potiguar, que consideram “caótico” e anunciaram uma possível onda de greves. Os policiais civis e servidores do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep/RN), representados pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN) indicaram assembleias nos próximos dias 16 e 18, provavelmente com a votação favorável para mais uma paralisação, após mais de 60 dias de braços cruzados, neste ano. Os professores também, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), anunciaram uma assembleia no dia 22 de janeiro. A tendência é que o ano letivo de 2014, marcado para 23 do mês que vem, não comece na data estabelecida devido ao movimento dos educadores. A reclamação da Saúde quanto à falta de compromisso do Governo ganha unanimidade entre as categorias. Acordos feitos nas últimas negociações, segundo os sindicalistas, “foram simplesmente desfeitos”. É o caso do que ocorreu nas conversas entre Executivo e Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde/RN). Dos cinco pontos postos em pauta, o Governo se comprometeu a cumprir três, o que fez a categoria, na época em greve, voltar às atividades.

O principal deles foi o acerto para aplicação de tabela com o internível de 3% a ser feita entre março e maio de 2014 por nível – elementar, médio e superior. Ficou ainda acordado que o Governo ainda enviaria um projeto de lei com a nova tabela à Assembleia Legislativa, algo que não ocorreu. Além disso, a administração pública agora afirma que não pode manter o pagamento para maio aos servidores de nível superior da saúde. O Executivo já indicou que fará isso em parcelas, entre agosto e setembro. Outra questão da pauta de reivindicações que vem irritando o Sindsaúde é a criação da chamada comissão mista que revisará o Plano de Cargos. O grupo até foi formado e um documento enviado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mas não houve resposta oficial até agora. Além disso, a a promessa de enviar o projeto de lei ao Legislativo também não se concretizou. O terceiro ponto é o pagamento de 22% das gratificações aos aposentados, que receberiam em grupos em janeiro, fevereiro e março. O problema é que agora, segundo os sindicalistas, não há mais garantias de que a promessa seja cumprida e os aposentados recebam realmente em janeiro. “Cansados disso, cumpriremos o que prometemos quando terminamos a greve. Dissemos que iríamos ficar em ‘estado de greve’ e se não fôssemos atendidos, iríamos retomar a paralisação. E é isso que vai acontecer: vamos retomar a greve amanhã [hoje] com o objetivo de transformar em lei tudo aquilo que for acordado”, afirmou a diretora geral do SindSaúde, Simone Dutra. Daqui a três dias, a categoria promove assembleia geral. Dutra ainda relatou o cenário de caos implantado neste ano. Não se paga mais terço de férias, alguns servidores perderam R$ 1 mil no contracheque, o número de funcionários nas escalas de plantão foram reduzidos. Tudo isso foi relatado pela sindicalista, que alerta: “Essa greve é um ensaio para uma greve unificada no ano que vem”.

+

PÁGINA 10

Educadores e Polícia Civil ameaçam parar em janeiro WLADEMIR ALEXANDRE

Sindicalistas acusam Governo de descumprir os acordos firmados

NA TN ONLINE

Confira hotsite das mudanças de trânsito no entorno do Arena das Dunas.

tribunadonorte.com.br


10

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

natal

Educação e Polícia ameaçam parar « GREVES » Servidores do Itep/RN e da Polícia Civil têm assembleia nos dias 16 e 18 deste mês, para decidir se retomam paralisação. Educadores fazem assembleia no dia 22/01, um dia antes do início do ano letivo JOANA LIMA

N

este ano, os policiais civis e servidores do Itep protagonizaram a paralisação mais longa da história da categoria. Foram 64 dias de greve em todo o Estado. O movimento terminou no dia 10 de outubro após pedido por parte da governadora Rosalba Ciarlini e a promessa de que as reivindicações seriam acatadas. Dois meses após, a categoria denuncia que desde então, nada foi feito. Com esse panorama, no próximo dia 16, os funcionários do Itep fazem assembleia. No dia 18, será a vez dos policiais civis. “A nossa situação nunca esteve tão ruim, não temos as mínimas condições estruturais: trabalhamos com coletes vencidos, falta armas e munição; o Itep está sucateado. Hoje, a palavra de Rosalba Ciarlini é um ‘risco n’água’. Se não houver avanços algum, começamos o ano que vem, já em janeiro, com greve”, destacou o presidente do Sinpol, Djair Oliveira. O Governo não teria cumprido nada do que foi acertado. Os salários de setembro ainda estão bloqueados, devido à última greve da categoria.

Educação No caso dos educadores estaduais, a categoria estuda entrar em greve no início do próximo ano, provavelmente dia 23 de janeiro, quando começa o semestre na rede pública. “O Governo vem tomando uma atitude de enrolar as categorias, por isso não tem como começar o ano letivo com uma administração assim, que rasga acordos”, definiu a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

As escolas, aponta a entidade, não têm estrutura. O exemplo citado por ela foi a Escola Estadual Cônego Monte, que na última sexta-feira registrou um acidente – o teto de uma das salas desbou. “As escolas não têm estrutura alguma, o programa de reformas das escolas é falho, insuficiente; é um tapa buraco que responsabiliza apenas os diretores”, reclamou. Segundo ela, de todas as reivindicações, o Governo cumpriu apenas uma, e de maneira parcial: o pagamento do terço da hora-atividade dos servidores, que inclusive ainda está em processo. Quanto às convocações de concursados, o Estado chamou 116 novos servidores, quando era preciso pelo menos 800 para cobrir o déficit no quadro atual, segundo o Sinte.

Pontos em aberto: Saúde (greve: hoje): * Pagamento de 22% das gratificações aos aposentados, a partir de janeiro; * Aplicação de tabela com o internível de 3% entre março e maio de 2014 para níveis elementar, médio e superior; * Envio, neste ano, de PL ao Legislativo com a nova tabela; * Criação da comissão mista que revisará o PCCS [Grupo formado, mas não houve resposta oficial].

Educação (assembleia: 22/01): * Pagamento da letra, que representaria 5% para a categoria;

Durante protesto, policiais militares e bombeiros fizeram um abraço símbolico ao Arena das Dunas

Terceirizados Os servidores terceirizados da saúde estadual, que atuam no Hospital Walfredo Gurgel, estão de braços cruzados desde o sábado, 7. Ontem, a categoria promoveu mobilização em frente à unidade. Com a greve, a alimentação de servidores e acompanhantes de pacientes foi interrompida. Dos 10 maqueiros do turno da manhã, apenas três estão trabalhando e transportando os pacientes. Contratados pela empresa Safe para cumprir funções de limpeza, alimentação e de transporte de pacientes, eles deveriam ter recebido o pagamento referente à folha de novembro até a sexta-feira passada, o que não ocorreu. Hoje, eles se juntam aos servidores estaduais de Saúde em ato público em frente à Sesap.

* Comissão de revisão do PCCS;

Militares fazem novo protesto hoje

* Envio de PL para modificar a mudança de nível dos professores.

Policiais e bombeiros militares se reuniram na tarde de ontem durante um protesto pedindo o envio da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa. A concentração aconteceu em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo, onde um grupo está acampado desde do último dia 3 de dezembro. Da Governadoria, o grupo seguiu em direção à Arena das Dunas, onde realizou um “abraço simbólico” ao estádio e, em seguida, uma caminhada na BR-101, deixando o trânsito lento. De acordo com o soldado Roberto Campos, presidente da As-

Itep e Polícia Civil (assembleias programadas para 16 E 18/12):

sociação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, cerca de 500 militares participaram da movimentação de ontem e está previsto mais um ato hoje, dessa vez na sede da Assembleia Legislativa, a partir das 9h. O projeto da Lei de Promoções de Praças está parado no gabinete civil, apesar do secretário adjunto da Secretaria de Administração ter prometido que seria encaminhado até 15 de novembro para a Consultoria Geral do Estado. “Não vemos motivo para essa demora, entendemos que isso é uma questão de prioridade política do Governo”, disse Campos.

Além de reivindicar o encaminhamento do projeto para a AL, os militares também fazem o movimento “Segurança com segurança” pedindo mais estrutura para o trabalho. Desde a semana passada, viaturas que se encontram com problemas, como falta de pneu de step e pneus carecas, não estão circulando.

* Melhoria estrutural das delegacias e de condições de trabalho, com novos coletes à prova de balas, mais munição e armamento; * Retirada de presos das delegacias; * Contratação de empresa para a limpeza das delegacias;

www.tribunadonorte.com.br

FOTOS

Confira galeria com imagens da mobilização dos militares.

* Envio do Estatuto do Itep [Governo pediu até 31/12 para a aprovação, mas, mesmo após a auditoria feita, ainda não deu resposta].


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

natal

11

Polícia não tem pistas de assassinos « TORCEDORES MORTOS » Delegada Alzira Veiga investiga 14 homicídios envolvendo supostas rixas entre torcidas organizadas, todos registrados neste ano, em Natal. Os dois últimos casos ocorreram há 25 dias FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

ROBERTO LUCENA repórter

Polícia Civil ainda não conseguiu apontar quem são os autores dos 14 homicídios envolvendo supostas rixas entre torcidas organizadas, registrados neste ano, em Natal. Os dois últimos casos ocorreram há 25 dias. Uma comissão interinstitucional criada com a finalidade de apoiar e exigir investigações mais céleres também não apresentou resultados positivos. A seis meses da Copa do Mundo, Polícia Militar afirma que o Rio Grande do Norte é exemplo em termos de segurança nos estádios e o Ministério Público vai apresentar proposta de divisão das principais torcidas na Arena das Dunas. Os casos mais recentes foram registrados em novembro passado. As vítimas eram dois jovens torcedores do ABC, mortos a tiros poucas horas após a vitória do time potiguar sobre o alagoano ASA de Arapiraca. Ainda não há pistas sobre as mortes. Uma das vítimas era o adolescente Flávio Augusto da Costa Leandro, de 17 anos. Ele foi morto nas proximidades da passarela de Neópolis, após um carro de cor preta se aproximar e um de seus ocupantes efetuar disparos. Flávio estava na companhia de dois amigos, mas apenas ele foi assassinado. O caso está nas mãos da delegada Alzira Veiga, titular da 10ª Delegacia de Polícia. Ontem, a policial não quis dar detalhes sobre o caso, mas afirmou que a investigação não será encerrada no prazo inicial de 30 dias. “Vamos pedir prorrogação desse período. Posso afirmar que estamos investigando e, o mais rápido possível, encaminharei o inquérito para a Justiça”, colocou. O outro homicídio registrado em novembro passado foi no loteamento José Sarney, em Lagoa Azul, na Zona Norte. Quatro jovens voltavam para casa quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, na Avenida Apucarana. Os tiros vieram de um carro que passou pelo grupo. Ismael Aprígio Teixeira, 18, foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, juntamente com seus colegas, mas não re-

A

EPISÓDIO DE JOINVILLE Duas semanas antes da briga entre torcedores do Atlético Paranaense e do Vasco – ocorrida no último domingo –,o Ministério Público de Santa Catarina já havia recorrido à Justiça do Estado para que os responsáveis pela Arena Joinville fossem obrigados a sanar irregularidades estruturais e funcionais.Para o promotor Francisco de Paula Neto,os problemas colocam em risco a integridade dos frequentadores do estádio municipal.Entre os itens apontados pelo promotor na ação civil pública ajuizada no último dia 2,três têm relação direta com os fatos desse domingo,durante a partida pela última rodada do Campeonato Brasileiro.O ponto que mais chama a atenção é “a precariedade ou inexistência de contenção eficiente aos torcedores ocupantes do setor destinado à torcida de equipes visitantes”.Na ação,o promotor já apontava a falta de assentos numerados e de sistemas de monitoramento por imagens.Após a briga que deixou quatro pessoas gravemente feridas,o promotor lembrou que a ação civil ainda não foi julgada e que,portanto,o MP não tem o poder de vetar a atuação dos PMs no estádio.A PM contudo, antecipou-se,acatou a proposta do MP e restringiu a atuação à área externa do estádio.

Augusto Peres defende PM dentro da Arena durante jogos locais

sistiu aos ferimentos. Apesar destes dois episódios fatídicos e outras doze mortes registradas este ano, o comandante do Policiamento da Capital, coronel Alarico Azevedo, informou que o Rio Grande do Norte é exemplo para os demais Estados. Até sexta-feira, ele participa de um evento promovido pelo Ministério da Justiça, em Brasília, cujo tema é segurança nos estádios durante a Copa. “Estou aqui para prestar um depoimento de como conseguimos evitar brigas e outros incidentes nos estádios”, disse, por telefone, à TRIBUNA DO NORTE. “Há muito tempo não temos problemas dentro dos estádios. Nem no Frasqueirão, Nazarenão e até mesmo antes, no estádio Machadão. Desde que criamos uma unidade especializada nessa área, num trabalho feito com a Choque, obtivemos sucesso”, completou. O número de 14 homicídios foi obtido através de levantamento do Conselho Estadual de Direitos Humanos. O presidento do Conselho, Marcos Dionísio, criticou a letargia na resolução dos casos. “O que acontece é que não há investigação e o crime é esquecido, arquivado. Não estamos vendo nenhuma resposta concreta”, afirmou. Um grupo interinstitucional, com a participação de Ministério Público e Governo, foi criado com a intenção de dar celeridade e cobrar investigações dos casos,mas, os resultados ainda não foram apresentados.

COPA DO MUNDO A estrutura de segurança durante a realização dos jogos da Copa na Arena das Dunas já está definido. A OAS,empresa responsável pela administração do estádio juntamente com o consórcio Arena das Dunas,vai disponibilizar seguranças dentro do local.A PM ficará responsável pela segurança fora do estádio.“Faremos barreiras em três pontos situados a três, dois e um quilômetro de distância da Arena”, explicou coronel Alarico. No entanto,haverá uma equipe da PM dentro da Arena.Os policiais farão parte do “grupo de intervenção rápida”e estarão localizados em um espaço com visão para todo o estádio. Segundo o promotor de Justiça, José Augusto Peres,a configuração da segurança que será disponibilizada durante os jogos do Mundial não será repetida nos demais jogos. “Durante a Copa é dessa forma. Nos outros jogos,teremos a presença da polícia,como ocorre atualmente.Ou seja,com a polícia lá dentro”, disse ele. Para o promotor os recentes episódios não permitem que a polícia saia de dentro dos estádios e que o consumo de bebidas alccólicas seja liberado.“Quando não tivermos mais problemas,sem incidentes,é que podemos pensar na liberação de bebidas e esvaziamento de polícia.Hoje, com esse estado de barbárie,não podemos pensar nisso”, disse ele.

Alzira Veiga pedirá prorrogação de prazo para concluir inquérito

BATE-PAPO José Augusto Peres promotor de Justiça

“Quando há impunidade, os episódios de violência continuam existindo” O número de brigas e acidentes nos estádios potiguares diminuiu?

No RN, o último grande problemas registrado foi em 2005, dentro do Machadão. Uma briga generalizada que acabou em morte fora do estádio. Esse problema ocasionou a criação de um grupo dentro do Ministério Público para atuar no combate à violência nos estádios e implementação do Estatuto do Torcedor. Quais resultados da atuação desse grupo?

De lá para cá, conseguimos reduzir a níveis desprezíveis os incidentes envolvendo torcidas adversárias dentro dos estádios. Isso está associado à proibição da venda de bebida alcoólica. Isso é um fator de contenção de ânimos dentro dos estádios. Agora, a gente sabe que, quando há predisposição para briga, quando há impunidade reinante, os episódios de violência continuam existindo. Tanto é que, somente em 2013, temos 14 mortes atribuídas, numa primeira análise, à briga de torcidas.

As mortes ocasionaram uma outra ação do MP, não é isso?

Essas mortes fizeram com o que o Ministério Público voltasse a ter atenção a essa questão extra-campo. Nesse caso, o problema extrapola o Estatuto do Torcedor. No RN, foi criado um grupo interinstitucional para analisar essas questões: investigação de crimes passados e prevenção de futuros episódios. Recentemente, o coronel Alarico tomou uma decisão que causou polêmica: proibiu a entrada de torcedores com camisas de times de outros Estados no Frasqueirão. Ele diz que isso também ajudou a reduzir a violência. O senhor concorda?

A contenção da violência não acontece por uma causa isolada. São vários fatores. Essas torcidas atuam em função das parcerias com grupos de outros Estados. Muitas vezes elas se unem contra uma torcida adversária. Quando isolamos esse fator, isso reduz a possibilidade de violência pois o torcedor pode ser um alvo ou pode incentivar a violência.

MP propõe novos locais para torcidas de ABC e América A forma de divisão das torcidas dos dois principais times de futebol do Rio Grande do Norte, dentro da Arena das Dunas, será apresentada para a Polícia Militar, em data ainda a ser definida. Os locais onde torcedores de América e ABC vão assistir os clássicos no estádio foram definidos pelo Ministério Público e traz mudanças em relação ao posicionamento das torcidas, em relação ao formato do Machadão. Torcedores do América ficarão de costas para o Sebra e do ABC no sentido oposto. A divisão deverá ser utilizada no jogo de inauguração da Arena. A divisão é uma sugestão da Promotoria do Consumidor. Segundo o promotor José Augusto Peres, foram realizadas algumas visitas na Arena antes de decidir pela proposta. As torcidas não foram ouvidas. “Vamos levar a indicação de divisão para a polícia militar. O comando vai decidir. Se houver algum descontentamento por parte dos torcedores, poderemos repensar a forma como a proposta foi elaborada”, explicou o promotor. Augusto Peres informou ainda que a direção do estádio também já recebeu a proposta. Ele disse que a divisão das torcidas no formato proposto ocorrerá nos jogos clássicos. “Em outras partidas, nem todos os setores estarão disponíveis. A divisão vai ocorrer nos chamados ‘clássicorei’”, pontuou o promotor.

Inauguração

Com o ritmo forte de construção da arena, que já rompeu o percentual de 94% de todo projeto, os representantes da OAS, empresa que irá administrar o novo estádio natalense através do consórcio Arena das Dunas, já voltou suas atenções para festa de inauguração. O evento principal será o confronto entre ABC x América. Recentemente, o presidente do consórcio, Charles Maia, esteve na Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) para tratar da divisão de tarefas e planejar a realização do clássico. “Já estamos preparando uma minuta para apresentar ao clubes, com a finalidade de definir as regras para estes jogo festivo”, disse José Vanildo. No clássico inaugural, o vencedor levará a Taça Arena das Dunas. “Na minuta, em caso de empate no tempo normal, está previsto a cobrança de pênaltis para definir com quem vai ficar a taça. Não está previsto a realização de prorrogação, até porquê os clubes estarão em início de temporada”, ressalta o dirigente. O autor do primeiro gol também terá o feito eternizado por um troféu. O presidente da FNF não soube explicar se os títulos de sócio-torcedores vão valer para que os mesmos tenham assento e acesso gratuito neste jogo inaugural. “Não sei se algo neste sentido foi amarrado no contrato que ABC e América assinaram com a OAS. Mas acredito que não, trata-se de um jogo festivo e geralmente isso não fica contemplado. Mas acredito que as partes poderão chegar a um acordo bom para todos”, afirmou José Vanildo. No encontro com Charles Maia ficou definido que toda arbitragem e delegados da partida serão potiguares e que a OAS se responsabilizaria em lançar edital para contratação da empresa que ficará responsável pelo controle e o acesso dos torcedores ao estádio.


12

natal

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

« ELIANA LIMA »

Anna Ruth Dantas (interina) - annaruth@tribunadonorte.com.br

“Enquanto a governadora @RosalbaCiarlini vai jantar nos Camarões com a FIFA, nós PM vamos jantar uma quentinha que chegou às 15h” Do policial militar Emiliano, domingo, no Twitter, mostrando a foto da quentinhafria: arroz branco, macarrão sem molho e quatro pedacinhos de frango. Não dava para “encher barriga” nem de quem faz dieta FOTO JOAONETOFOTOS.COM

Espelho

Uma nova “moda” no trânsito do RN, principalmente na capital dos magos-vaidosos’, é o perigo do momento: tirar foto enquanto dirige, ou quando se para nos semáforos. Caras e bocas para postar no Instagram. Principalmente entre jovens. Muito entre belas.

Aliás

Por falar em celular ao volante, é prática cada vez mais comum no Estado, principalmente, claro, na capital-potengi, dirigir ao mesmo tempo em que fala ao celular. Nem mesmo em curvas e retornos, muito menos em trânsito intenso, cumpre-se a lei de trânsito. Sem fiscalização, salve-se quem puder.

Em tempo

E falar ao celular enquanto se dirige não é um hábito apenas de jovens. Muito também pelos mais, digamos assim, maduros.

1

3 1 – NO CARNATAL... Os lindinhos e apaixonadinhos Júlia Arruda e Renato Quaresma

É bom

Quem comprar moeda de outro país em casa de câmbio, para viajar, é aconselhável exigir que se coloque o carimbo do local da compra em cada nota, para não ter uma ingrata surpresa em outro país. Também é bom levar sempre na bolsa ou na carteira a nota de compra da casa de câmbio.

Sem iniciativa

O que mais se vê são pessoas entrando em agências bancárias com o capacete da moto ainda na cabeça. Deveria ser proibido. A contar que é uma estratégia de assaltantes em ação para não serem identificados.

A...

Na solenidade de homenagem aos 45 anos da UERN, ontem, na AL, a deputada Larissa Rosado (PSB) quebrouo protocolo. Na presença da secretária estadual BetâniaRamalho(Educação),lamentou que,apesardasconquistasalcançadas, a Instituição passa atualmente por “humilhação pública”. Citou alguns exemplos: “Falta papel paraprovaseatépapelhigiênico”.Concordou que é hora de comemorar, mas que naquele momento ela precisava falar sobre a triste realidade.

...Ação...

A deputada revelou que destinou várias emendas para a UERN,

4

2 - ...OS HOLOFOTES... Promotor da festa, Ricardo Bezerra e Danielle Leite

3 - ...DA BOA... Os noivóns Andréa Dias e João Paulo Viveiros

4 - ...FOLIA Em cima do trio, o blogueiro Diego Negrellos samba com Cláudia Leitte

2 aprovadaspelaComissãodeFinanças da AL, que não tem dúvida de que os “colegas aprovarão na votação do orçamento”. E bradou: “Espero e exijo bom senso do Governo do Estado para que não vete emendas, como tem acontecido”.

...Sem reação

Betânia Ramalho também quebra o protocolo e pede a palavra. Para surpresa de todos que aguardavam uma resposta ao duro desabafo de Larissa, fez apenas um discurso politicamente correto, sem tocar no assunto que discorrera a deputada.

Crônica de uma tragédia...

Infelizmente, o acidente com um brinquedo de um parque de diversões montado na festa da padroeira de Ceará Mirim já era, no

mínimo, esperada. Entre os feridos, um adolescente de 15 anos vive a situação mais grave. Atingido pelo motor enorme de um brinquedo que despencou sobre ele, Felipe, que esperava um irmão menor brincar em outro equipamento, sofreu morte cerebral.

...Anunciada

O despreparo e a demora para o atendimento também foram flagrantes. Nem ambulância, nem médicos, nem bombeiros prestaram pronto atendimento ágil, necessário e esperado. Não fosse a agilidade e a iniciativa de um operário boliviano que trabalha na montagem de torres eólicas na região, que montou andaimes e subiu para resgatar as pessoas presas no alto do brinquedo, a coisa teria sido pior. Como se não bas-

tasse, o Nacional Park não tem seguro contra acidentes. E agora?...

Tilintares...

Com a esposa Laurita, Henrique Eduardo Alves foi recebido em jantar na casa do deputado Paulo Maluf (PP), em São Paulo. Noite para brindar o aniversário do presidente da Câmara Federal. O anfitrião permitiu ao aniversariante escolher um vinho da safra em que ele nasceu: 1948. Francês. Maluf não tem vinho de outra nacionalidade e é dono de uma das maiores adegas do país, com cerca de quatro mil garrafas.

...Políticos

Noite com presença da nata da economia brasileira. Nomes como doex-ministroDelfimNeto,Benjamim Steinbruch (CSN/Vicunha).

Pé na areia

Começo da noite de hoje tem festa de entrega da premiação anual do N’Decor, entidade que reúne fornecedores do mercado de arquitetura e design de interiores da capital dos magos decoradores. No Old Five, nas areaias da praia de Ponta Negra.

Holofotes

O Carnatal ganhou destaque nas páginas on-line de veículos nacionais como Ego, Quem, R7, com fotos de Fred Pontes.

Mudança

AcantoraIveteSangaloveioparaumarápidaapresentaçãonoCarnatal. Cantaria somente no corredor da folia. Mas, antes de atender a imprensa no trio, conclui-se que ela esquecera o vestido da ocasião nohotel.Mandoubuscar.Assim,ganharamosfãsefoliões,quepermanceramcomIvete,DurvalLeliseAlinne Rosa durante todo percurso.

Luxo...

Toda designer de joias maismais, Valéria Françolin inaugura amanhã uma big loja-ateliê, com 216 m2 de contemporaneidadem, na Av. Afonso Pena. Projeto belo e ousado assinado pelo top Renato Teles. Noite com direito ao lançamento do lindo e romântico catálogo de joias e apresentação da nova coleção, intitulada “Pour Toujours” (Para Sempre), inspirada no amor e na França.

...Luxo

Noite também de holofotes para a Jacinto, a alfaiataria chique e sofisticada da dupla de estilistas Douglas Pranto e Glacio Paiva. Apresentarão uma alfaiataria leve e com cartela de cores que vai do preto ao off, militar ao vermelho. Eles dividem o espaço com Françolin. Ocasião com outros designers, como André Lasmar, joalheiro que utiliza prata, ouro, diamantes e até fragmentos de porcelana do seculo 19, que tem clientes como o ator Cauã Reymond, Marisa Monte e Camilla Belle.

Letras

AescolaparanaenseDomBosco, após a correção dos dados divulgadosdoEnem,ficoucomamelhornotadoPReentreas16dopaís. EmNatal,oNec/PingunhodeGente há 15 anos utiliza o material didático da Dom Bosco.

« COLMEIA » à Coro de parabéns para Larissa

Billa, Dilma Carvalho, Flávia Bezerril, Manoel Ribeiro, Flávio Marcílio Lyra, Geraldo Pinto (Geraldão), Wendell Jefferson. à Os formandos de 1963 da

Faculdade de Medicina da UFRN comemoram hoje o cinquentenário da colação de grau, com programação a partir das 9h, no anfiteatro da Maternidade Escola Januário Cicco.

Livro analisa publicidade abusiva « DIREITO DO CONSUMIDOR » Trabalho do professor da UFRN, Fabrício Germano, será lançado nesta terça-feira, na Livraria Saraiva, e analisa o direito do consumidor diante da comunicação publicitária e suas diferentes formas o Brasil, os direitos e interesses do consumidor apenas ganharam maior relevância após a sua consolidação na Constituição Federal de 1988 e a edição da Lei Federal no 8.078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor), que instituiu o microssistema consumerista. O desenvolvimento da rela-

N

ção consumidor/mercado/publicidade é o tema abordado no livro “Proteção Constitucional do consumidor no âmbito da relação publicitária” do professor da UFRN, Fabrício Germano Alves, que será lançado hoje em Natal. O trabalho analisa o direito do consumidordiantedacomunicação publicitária. “Analisamos a publici-

dade sob o prisma da normatização consumerista, conceituando-a e apresentandoumadiferenciaçãoda mesma em relação a práticas como marketing,ofertaecomunicaçãocomercial, bem como examinando as suas diversas formas de manifestação, enfocando principalmente as que são classificadas como publicidade enganosa ou abusiva”.

O livro detalhes que algumas categorias específicas de publicidade (produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, defensivos agrícolas, medicamentos e terapias) estão sujeitas a um conjunto de restrições próprias previstas na Lei Federal no 9.294/96, o que possibilita a realização de um controle especial em relação às mesmas.

“Além do controle estatal, existe também um sistema de autocontrole da comunicação publicitária, que se desenvolve por intermédio da atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)”, explica o professor que completa: “Entretanto, este sistema de autocontrole da publicidade ainda apre-

senta algumas deficiências que impedem a sua efetividade”. SERVIÇO Livro “Proteção Constitucional do consumidor no âmbito da relação publicitária” Local: Livraria Saraiva (Midwai Mall – 3º piso) Data: 10 de dezembro (hoje) Horário: 19h


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

natal

Mais de 25 mil estão na disputa « VESTIBULAR UERN » Concorrência por curso será divulgada no dia 21 de janeiro. Provas serão aplicadas dias 2 e 3/2. Uma das novidades é o aumento de vagas para Medicina ais de 25 mil estudantes estão concorrendo às 2.180 vagas disponíveis no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (6) e as provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de fevereiro. A concorrência por curso só será divulgada no dia 21 de janeiro. Este ano, uma das novidades é a oferta de 5% das vagas para pessoas com deficiência, equivalente a 131 vagas. Estão inscritos, ao todo, 526 candidatos. Isso representa 2.07% do total de inscritos. Os cotistas da rede pública de ensino somaram 16.904 ou 66,67% dos concorrentes. Já os candidatos que concluíram o nível médio em Centros Supletivos totalizam 1.815, representando 7,16%. Os não cotistas, por sua vez, são 8.451 ou 33,33% dos concorrentes. Para este ano, uma das principais novidades é o aumento no número de vagas para o curso de Medicina, que passa de 26 para 60 vagas. Outra mudança é que cinco por cento das vagas iniciais distribuídas por campus, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinadas a candidatos, exclusivamente, com deficiência comprovada, através de laudo médico, por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme deter-

RODRIGO SENA / 16/10/2010

M

« CEARÁ-MIRIM »

Morre garoto atingido em parque de diversão ma das pessoas machucadas no acidente ocorrido na madrugada de domingo passado (8) no Nacional Center Park, montado em frente à igreja matriz de Ceará-Mirim, a 28 quilômetros de Natal, faleceu na tarde de ontem. Felipe Queiroz Rodrigues da Silva, de 15 anos, teve falência múltipla de órgãos, segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa do Hospital Walfredo Gurgel, no início da noite de ontem. Ele estava internado em coma profundo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a equipe médica do Walfredo abriu um Protocolo de Morte Encefálica, pois não houve melhora no quadro do adolescente, porém o procedimento não pode ser realizado. Não houve estabilização do quadro clínico de hipotermia com a temperatura do corpo do paciente ficando abaixo dos 32 graus. Felipe morreu por volta das 15h30 de síndrome de disfunção múltipla de órgãos (MODS). Segundo a família, Felipe estava no parque com um tio e primos menores quando o brinquedo Interfly deu pane e parte do equipamento giratório, supostamente um dos motores, foi arremessado. A família afirma que ele teve fraturas na bacia, na perna e na clavícula, além de fratura exposta na costela. As fraturas indicadas pela família não foram confirmadas pela equipe do hospital. Por outro lado, foi informado que Felipe estava, no fim da manhã de ontem, com baixo nível de consciência, entubado e respirando com auxílio de aparelhos. De acordo com o capitão Harrison Moreira, comandante das companhias de Polícia do município e que esteve no local após o acidente, as pessoas que estavam no brinquedo sofreram escoriações leves. Os bombeiros chegaram a socorrer 14 pessoas. “O adolescente que estava sentado no banco da praça foi o que saiu com maior gravidade, aparentemente com uma fratura exposta no fêmur”, disse sobre Felipe. O brinquedo foi interditado logo após o acidente. Na tarde de ontem, uma equipe do Serviço Técnico de Engenharia dos Bombeiros (Serten) voltou ao município para realizar uma inspeção no parque. O resultado do relatório será divulgado na manhã de hoje. Harrison Moreira confirmou que o parque de diversões tem toda a documentação para funcionar. “Foi realizada uma vistoria do Corpo de Bombeiros antes do funcionamento, e uma autorização do parque foi assinada no dia 29 de novembro pelo tenente coronel Luiz Monteiro da Silva Junior”, afirmou o capitão. O Nacional Center Park não se pronunciou oficialmente sobre o acidente. O parque funcionou normalmente entre o acidente e o início da semana, exceto o brinquedo que foi isolado. O hospital Doutor Percílio Alves, de Ceará-Mirim, recebeu oito das 14 vítimas. O administrador da unidade, Rogério Coutinho, conta que a maioria das demandas era por escoriações leves ou casos de pressão alta. “Familiares ou conhecidos do menino atingido por um pedaço do brinquedo deram entrada com hipertensão. Também teve o pessoal que começou a correr depois que a peça foi arremessada e acabou machucando o pessoal”, relatou. O acidente ocorreu por volta da 0h do domingo passado (8), quando moradores do município de Ceará-Mirim estavam concentrados na praça onde o Nacional Center Park foi montado, em frente à igreja matriz da cidade, para celebração da festa da padroeira.

U

Para o campus de Natal, a Uern divulgou ontem um número de inscritos superior a 3.400 estudantes. Em Mossoró foram 15.651

mina Lei Estadual nº 9.696, de fevereiro deste ano. Caso a aplicação do percentual resulte em número fracionado, deve ser considerado o primeiro número inteiro subsequente. Com isso, no PSV 2014 serão ofertadas 131 vagas para deficientes.

Cotistas

Para os estudantes cotistas, metade das vagas iniciais, 50%, distribuídas por campus, curso, habilitação, turno e semestre letivo da Uern são destinadas a alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o ensino

fundamental e médio em escola pública, de acordo com a Lei Estadual 8.258, de dezembro de 2002. As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

Confira o número de inscritos em cada cidade: Assu- 1.131 Caicó - 1.522 Mossoró - 15.651 Natal - 3.491 Patu - 914 Pau dos Ferros - 2.646 ANA REGINA /DIVULGAÇÃO PMN

« CONCURSO »

« ESTIAGEM »

MTur abre 52 vagas para nível superior

ANA mantém Itans em racionamento

Estão abertas as inscrições para o concurso público do Ministério do Turismo (MTur). São 52 vagas, sendo 49 de ampla concorrência e três reservadas a pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas no site www.esaf.fazenda.gov.br a partir das 10h do dia 16 até às 23h59 do dia 29/12, mediante pagamento da taxa de R$ 90. As provas objetivas serão aplicadas em Brasília (DF), em 9 de fevereiro. As vagas são para nível superior. A remuneração varia de R$ 4.247,82 a R$ 5.212,38. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As regras de racionamento definidas pela Agência Nacional de Águas (Ana) em novembro para os usuários do açudes de Itans, no Seridó potiguar, com objetivo de manter o volume que resta nesse reservatório para atravessar o período de seca, continuam valendo agora em dezembro. Pelo menos, até que sejam realizadas novas avaliações. Já no fim de novembro, o açude estava com apenas 13% da capacidade. A Ana considera crítica a situação do Itans, responsável pelo abastecimento de 70% da área urbana de Caicó, que possui 57 mil pessoas.

Literatura: viajando aos 60 anos JOANA LIMA

Sem parafusos, estrutura de ferro da árvore que estava sendo montada no Panatis tombou

Vandalismo e furtos geram prejuízo superior a R$ 85 mil « DECORAÇÃO NATALINA » Últimos atos atingiram a decoração da av. Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, e a árvore da zona Norte decoração natalina na capital potiguar tem sido alvo de vandalismo e furtos. A informação é da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Os últimos atos atingiram a decoração da avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, e a árvore da Zona Norte. A estrutura de ferro da árvore natalina que estava sendo montada na praça de eventos do Panatis, na zona Norte, tombou durante a madrugada desta segunda-feira (9). A estrutura metálica de 60 metros de altura ainda estava sendo montada, quando a queda ocorreu porque os parafusos da base que sustentam a haste principal foram arrancados. Ninguém se feriu, mas a Prefeitura teme que novos furtos possam ocorrer, como na outra árvore, de 18 metros de altura, que será erguida no entorno do ginásio poliesportivo Nélio Dias. Já nas avenidas Engenheiro

A

O livro “Conhecendo o mundo a partir dos 60 anos” da escritora Ieda Pessoa Cortez, que conta a história de um casal que resolveu viajar pelo mundo depois que chegou à terceira idade, foi lançado ontem,9, no Solar Bela Vista. Na publicação, Ieda Pessoa conta que a história não é baseada na vida dela, apesar de ter narrativas sobre viagens que fez pelo mundo. “O livro mostra para as pessoas com idade maior que a vida continua. Digo e penso que ninguém deve levar a idade para a vida, apesar das dores e das dificuldades que aparecem”,comentou. Bastante prestigiado, o lançamento terá toda a renda revestida ao abrigo Juvino Barreto, casa que abriga idosos em Natal. Este é o segundo livro da autora. Ieda escreveu seu primeiro romance em 2010. O livro “Os voos da memória” conta a história da família da escritora, os descendentes e os costumes do nordeste.

NÚMERO

85.600,00 esse é o prejuízo estimado pela Prefeitura do Natal em decorrência da ação de vândalos e do roubo de peças.

Roberto Freire e Salgado Filho, as ações foram de vândalos. Segundo a Semsur, 20 refletores e mais de 15 peças decorativas foram roubados entre a Hermes da Fonseca e BR- 101, com os criminosos levando mais de 300 metros de cabos. Na Engenheiro Roberto Freire, 110 metros de cabos furtados, havendo, inclusive, um flagra de roubo de mais 130 metros de fios da iluminação natalina, que foram jogados no calçadão de Ponta Negra. Esse quantitativo representa um prejuízo de R$ 85.600,00 “Esse tipo de ação, além do

prejudicar os cofres públicos, tem atrasado o nosso trabalho para finalização da decoração natalina. Outro fator prejudicial são os apagões provocados pelos furtos que deixam vários pontos da cidade às escuras”, disse o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Raniere Barbosa. A empresa contratada já fez a reposição de parte do material furtado e, pela manhã de hoje (9), recomeça o trabalho de reposição da torre da árvore no Panatis. Após o furto, o prazo para acender a árvore será prorrogado em 10 dias. As primeiras peças da decoração natalina começaram a ser instaladas nesta sexta-feira (8) em Natal. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a empresa vencedora da licitação, Servlight, já iniciou os trabalhos de execução dos projetos. A previsão da Semsur é que a instalação seja totalmente finalizada até a primeira semana de dezembro.

13


NO FACEBOOK

Confira a charge de Brum no Cartão Amarelo, com o tema atual do dia no Esporte. facebook.com/tribunarn

14

NO RÁDIO

12h - Globo Esportivo primeira Edição 17h - Globo Esportivo www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

15h - Copa Alemanha: Hamburgo x Colônia; ESPN+ 17h - Inglês: Crystal Palace x West Ham; ESPN+

ITALIANOS PEDEM REFORMA DE R$ 1MILHÃO NO ESTÁDIO FRASQUEIRÃO • PÁGINA 16

TN ONLINE

Confira tudo sobre a violência nos estádios de futebol e o problema no RN. www.tribunadonorte.com.br

esportes

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 10 de dezembro de 2013

STJD pede 20 jogos sem mando « BRASILEIRO - SÉRIE A » A violência das torcidas de Vasco da Gama e Atlético/PR pode gerar uma punição inédita para clubes da primeira divisão. Quatro torcedores ficaram feridos e alguns já foram presos CARLOS MARAES

R

io - Os graves incidentes ocorridos no último domingo na Arena Joinville podem custar, na esfera esportiva, a perda de 20 mandos de campo - desta vez com portões fechados - para cada um dos clubes envolvidos (Atlético Paranaense e Vasco) nos atos de violência protagonizados por seus torcedores. Este é apenas um dos itens que constam na denúncia oferecida ontem pelo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt. O árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro também vai ser julgado pelo tribunal e pode ser suspenso por até 90 dias. Isso porque, na avaliação do procurador, ele não poderia ter iniciado o jogo sem condições de segurança para atletas e público. Além disso, Ribeiro descumpriu o prazo de no máximo 60 minutos para o reinício do jogo, que ficou paralisado por 73 minutos, como ele mesmo citou na súmula. De acordo com os artigos que os dois clubes teriam infringido, eles podem arcar ainda com multas que somadas chegam a R$ 200 mil (para o Vasco) e R$ 400 mil (para o Atlético). A denúncia vai ser julgada em primeira instância possivelmente na semana que vem e atinge também as federações de Futebol de Santa Catarina e Paraná. As duas entidades também podem ser multadas, em até R$ 100 mil, cada uma, por não terem

Torcedores do Vasco agridem um torcedor do Atlético que está no chão, enquanto alguns jogadores pedem que parem a violência

cumprido com obrigações que ajudassem a garantir a segurança na Arena Joinville. Se a denúncia de Paulo Schmitt for acatada na íntegra, vai sobrar punição também para o estádio que recebeu Vasco e Atlético: seria interditado, impedindo que o Joinville, na Série B do Campeonato Brasileiro, disputasse partidas na arena. Paulo Schmitt defendeu ainda que o Brasil adote como medida

punitiva aos clubes que tiverem briga de torcida nos estádios a proibição da presença de homens adultos nas arquibancadas. “Mulheres e crianças nos estádios é uma ideia interessante, que já foi testada com sucesso na Turquia”, comentou Schmitt, em entrevista ao SporTV. No país europeu, chamou atenção especialmente um jogo do Fenerbahce, em 2011, em que a equipe, na época com Alex no time, a-

clubes e organizadas no bolso. “Insisto na possibilidade de ausência de público porque incentiva atacar o lado financeiro. Isso é importante para lidar com a bandidagem, que vem usando o futebol ilicitamente no aspecto econômico. Quando você fecha o estádio, não há transação de souvenir, brindes e ingressos, que é o que sustenta a organizada”, lembrou Schmitt.

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A

Pedro Neto [ pedron@natal.digi.com.br ]

JF DIORIO

Nenhuma novidade

Tem que ter um basta Confesso que ainda estou anestesiado com as cenas que assisti no último domingo por ocasião do jogo entre Vasco da Gama x Atlético PR. Alguns poderão dizer que nem se surpreendem mais com tanta violência nos estádios de futebol pelo Brasil. Ok! Vou respeitar o pensamento de cada um. Agora, é chocante ver toda aquela brutalidade ser transmitida ao vivo para o mundo inteiro tendo como cenário um estádio de futebol. Até porque no futebol deveríamos apenas fazer amigos e não inimigos. Também não dá para esconder que vários dirigentes têm culpa no cartório, até porque alguns deles financiam as torcidas organizadas com ingressos para os jogos, viagens para outras cidades e compra de material para as referidas organizadas. E tudo isso para que esses marginais das chamadas torcidas organizadas possam gritar o nome do presidente, do vice-presidente ou do diretor de futebol em dia de jogos. Enquanto isso o verdadeiro torcedor, aquele que paga seu ingresso, fica a cada dia mais distante dos estádios. A não punição desses integrantes dessas torcidas organizadas também contribui para o crescimento desenfreado da violência, pois como eles não são punidos exemplarmente a violência só cresce. Então, que a Polícia Militar e Ministério Público possam declarar guerra a esses delinquentes que insistem em frequentar os estádios de futebol. Que a Lei possa ser aplicada e cumprida de forma cada vez mais forte contra estes bandidos que atormentam a tudo e a todos.

Reeleito E ontem o empresário Antony Armstrong foi reeleito para mais um mandato no Alecrim. Candidato único Antony contou com o apoio dos conselheiros alviverdes que querem ver um Alecrim cada vez mais forte. Arro-

traiu mais de 40 mil mulheres e crianças a um único jogo. Schmitt também defendeu a realização de jogos sem torcida, possibilidade que não existe no Regulamento Geral de Competições de 2013 da CBF, mas que foi incluída na legislação válida para os campeonatos nacionais do ano que vem, divulgada na última sexta. Para o procurador geral do STJD, seria uma forma de punir

jado nas decisões envolvendo o Alecrim o empresário já avisou que fará em 2014 uma equipe bem mais competitiva que a deste ano. Desejar sorte e sucesso ao alviverde e ao seu presidente nos próximos anos.

As quedas para série B de Vasco e Fluminense já vinha sendo ensaiada desde o início da competição. E isso é fácil de constatar. O Vasco da Gama está numa crise financeira como nunca antes em sua história. Sem dinheiro ninguém consegue administrar. E tanto é assim que o clube vende em média dois jogadores por ano para quitar salários dos meses anteriores. Já o Fluminense mesmo com um grande patrocinador por trás da direção é dividido em dois grupos. O grupo dos jogadores que são pagos pelo patrocinador e o outro grupo que recebe do clube. Enquanto Fred, Cavalieri, Rafael Sóbis e Diguinho recebem grandes salários e rigorosamente em dia, outros atletas que são pagos pelo clube recebem menos e com atraso. Vasco da Gama e Fluminense estão pagando pelos seus erros e não por conta de erros dos outros.

Ainda mais forte E a série B de 2014 promete. Com as chegadas de Vasco e Fluminense a competição ganhará uma importância ainda maior no próximo ano. Novos e grandes patrocinadores deverão se fazer presentes. A mídia do sul/sudeste dará uma atenção muito maior à série B. Para muitos já não temos mais quatro vagas para série A de 2015, mas sim duas, pois as outras duas deverão ficar com Vasco e Fluminense que brigarão para saber quem será o campeão. Será? Confesso que tenho minhas dúvidas!

SEGUNDO TURNO Time 1º Cruzeiro-MG 2º Grêmio-RS 3º Atlético-PR 4º Botafogo-RJ 5º Vitória-BA 6º Goiás-GO 7º Santos-SP 8º Atlético-MG 9º São Paulo-SP 10º Corinthians-SP 11º Flamengo-RJ 12º Portuguesa-SP 13º Coritiba-PR 14º Bahia-BA 15º Internacional-RS 16º Criciúma-SC 17º Fluminense-RJ 18º Vasco da Gama-RJ 19º Ponte Preta-SP 20º Náutico-PE

PG 76 65 64 61 59 59 57 57 50 50 49 48 48 48 48 46 46 44 37 20

J 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38 38

» 38ª RODADA Flamengo-RJ 1 x 1 Cruzeiro-MG Náutico-PE 1 x 0 Corinthians Botafogo-RJ 3 x 0 Criciúma-SC Bahia-BA 1 x 2 Fluminense-RJ Portuguesa 0 x 0 Grêmio-RS São Paulo-SP 0 x 1 Coritiba-PR Goiás-GO 0 x 3 Santos-SP Atlético-PR 5 x 1 Vasco Inter-RS 0 x 0 Ponte Preta-SP Atlético-MG 2 x 2 Vitória-BA

V 23 18 18 17 16 16 15 15 14 11 12 12 12 12 11 13 12 11 9 5

E 7 11 10 10 11 11 12 12 8 17 13 12 12 12 15 7 10 11 10 5

D 8 9 10 11 11 11 11 11 16 10 13 14 14 14 12 18 16 16 19 28

GP 77 42 65 55 59 48 51 49 39 27 43 50 42 37 51 49 43 50 37 22

GC 37 35 49 41 53 44 38 38 40 22 46 46 45 45 52 63 47 61 55 79

SG 40 7 16 14 6 4 13 11 -1 5 -3 4 -3 -8 -1 -14 -4 -11 -18 -57

% 66,7 57,0 56,1 53,5 51,8 51,8 50,0 50,0 43,9 43,9 43,0 42,1 42,1 42,1 42,1 40,4 40,4 38,6 32,5 17,5

» ARTILHARIA 21 GOLS

Atlético-PR - Éderson

17 GOLS

Flamengo - Hernane

16 GOLS

Vitória - Dinei

15 GOLS Santos - Cícero

FIFA condena violência nos estádios brasileiros A Fifa condenou a violência nos estádios brasileiros, mas alertou que o sistema de segurança da Copa do Mundo será completamente diferente do que existe no Campeonato Brasileiro e que o modelo já provou que funciona. As imagens da violência no fim de semana no Brasil deram a volta ao mundo, em parte abafando o espetáculo do sorteio dos grupos da Copa. Jornais

estrangeiros chegaram a apontar a “batalha campal no país da Copa”, enquanto que a imprensa inglesa alertou para a “real imagem” do futebol no Brasil. A Fifa, em uma resposta por e-mail à reportagem, deixou claro que tais acidentes “não devem ocorrer em nenhum estádio de futebol”. “Isso é muito triste para o futebol brasileiro”, declarou a entidade.

O comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) do Rio de Janeiro, tenente-coronel da PM João Fiorentini, disse ontem que não havia recebido até o fim da tarde nenhuma solicitação formal da polícia de Santa Catarina para ajudar na identificação dos torcedores do Vasco envolvidos no distúrbio. “Pelas imagens que vi, pude reconhecer vários daqueles torcedores no meio da confusão. Mas não posso agir no caso se não houver um pedido, uma vez que a investigação cabe ao Estado onde ocorreu o tumulto”, declarou. O saldo da briga foi de quatro torcedores encaminhados ao hospital. Um deles está em estado grave, enquanto outro levou pontos devido a um corte no rosto e os dois restantes devem receber alta a qualquer momento. De acordo com o Hospital Municipal São José, nenhum deles corre risco de morte. Um dos torcedores do Vasco detido pela polícia na briga da Arena Joinville, no último domingo, esteve presente em outro confronto violento neste Campeonato Brasileiro. Jonathan Fernandes dos Santos, de 29 anos, participou da confusão com corintianos na Arena Mané Garrincha, no dia 25 de agosto, pelo 16ª rodada do primeiro turno. A comparação das imagens e reconhecimento foi divulgado pelo canal SporTV.

Cariocas choram duas quedas O presidente Roberto Dinamite está passando pelo seu pior momento à frente do clube. Se em 2008 a culpa pelo rebaixamento poderia ser dividida com o ex-presidente Eurico Miranda, já que ele assumiu o Cruz-Maltino no meio da competição, dessa vez o ex-jogador vai carregar a responsabilidade pela queda sozinho. Isso porque se encontra cada vez mais isolado em São Januário e a pressão contra ele aumentará consideravelmente essa semana. Isso porque até mesmo alguns dos que apoiam a sua gestão ficaram insatisfeitos com o comportamento do dirigente durante o tumulto na Arena Joinville, em Joinville (SC), onde os cariocas foram goleados pelo Atlético-PR por 5 a 1. Na visão de alguns conselheiros do clube, Roberto Dinamite não deveria ter aceitado reiniciar a partida contra o Atlético-PR após a interrupção por conta da violência das torcidas organizadas. Eurico Miranda, que chegou a falar em dar queixa contra Dinamite.

FLUMINENSE O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, vai conceder uma entrevista coletiva hoje para falar do planejamento de sua equipe para a próxima temporada. O dirigente ainda está visivelmente abatido com o rebaixado para a Segunda Divisão, confirmada no domingo, mesmo após a vitória de 2 a 1 sobre o Bahia. Isso porque o Coritiba acabou vencendo o São Paulo por 1 a 0. Na entrevista Peter deverá anunciar o futuro de alguns profissionais do clube, mas poucas mudanças deverão acontecer. Financeiramente, como o clube continuará recebendo a cota digna de Série A, o impacto deverá ser pequeno.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

O desabafo de J. Machado... Antes da antiga CBD criar o Campeonato Nacional – posteriormente transformado em Campeonato Brasileiro a “madrasta” lançou em 1919 o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no qual o RN somente fez sua estreia em 1939. Anos depois, a seleção do Pará veio jogar em Natal, levando um grande público ao “Juvenal Lamartine”, com vitória dos paraenses por 2x1. Nesse jogo, aconteceu uma cena lamentável, quando o zagueiro potiguar, Barbosa, apelidado de “Burro Preto” agrediu com um chute na barriga o árbitro carioca Ivan Capeletti, que veio substituindo a Mário Vianna, gripado, não pôde vir. Comentando o gesto condenável do jogador, João Machado desabafou com toda sua costumeira verve, comparando “Burro preto” a um “subnitrato de merda de gato em pó ...” Lembrei-me da comparação do saudoso Machado ao gesto inadmissível das torcidas do Vasco e Atlético Paranaense, domingo no estádio do Joinville. Uma vergonha, que o mundo inteiro viu, estarrecido, às portas de uma Copa do Mundo.

O desabafo (2) A data de 20 de abril de 1952 ficou marcada como uma das cenas mais tristes na história do velho estadinho do Tirol. “Burro preto” foi preso, punido com suspensão pesa-

da pela justiça desportiva. Quanto ao árbitro Ivan Capeletti, necessitou ser atendido pelo médico da FND, José Alfran. Pará eliminou a seleção potiguar.

Fiascos A rodada final da série “A” serviu para Roberto Dinamite ser considerado ídolo e vilão, acumulando prestígio como jogador e, ao mesmo tempo, o presidente que deixou o Vasco cair duas vezes para a série “B”, em 2008 e 2013. Seu estilo individualista de administrar afastou os verdadeiros vascaínos. Fiascos (2) Se, por um lado, Roberto Dinamite manchou sua passagem brilhante pelo Vasco, como atleta sob o aspecto administrativo é considerado despreparado, por ser o Vasco o primeiro clube carioca a acumular dois rebaixamentos. O primeiro, em 2008 e agora, ainda na administração do antigo ídolo. “Dinamite” tem no rival Fluminense um segundo papelão carioca, já que o Tricolor juntou o campeão brasileiro/2012 com o rebaixamento/2013.

nhar as simpatias de quem escalava o time. Em uma partida deslanchava, na outra ia para o banco. O tempo foi passando, e agora Ederson é goleador do Brasileirão, domingo fez três no Vasco.

RIO E S. PAULO DANÇARAM Pela primeira vez, nos últimos 25 anos, Rio e São Paulo ficam de fora do trio que encabeça os primeiros lugares da série “A”: Cruzeiro campeão, Grêmio vice e Atlético/PR 3º colocado, respectivamente clubes de Minas, Rio Grande do Sul e Paraná.

Goleada no Sub 15 Se na série “B” o América saiu-se razoavelmente bem ficando no 13º lugar, mas na categoria sub 15 o clube encerrou a temporada sendo goleado pelo ABC por 5x0, jogo disputado domingo no “Juvenal Lamartine”, como sempre o “JL” quase às moscas. Vitória do técnico Moura. Pena que têm sido raros, raríssimos os jovens talentos preparados pelo ABC e pelo prof. Eloy Simplício, aproveitados pelo clube. Chuteiras coloridas, lindas A mais nova edição da Placar já está nas bancas com ótimo material visando a Copa que vem se aproximando. O que me chamou atenção foi o anúncio das chuteiras Tronic. E e me veio a lembrança do material utilizado pelos jogadores, 40 anos atrás. As bolas eram invariavelmente marrons ou brancas, estas para os jogos noturnos. chuteiras, pretas.

Chuteiras (2) Tantos anos depois, as chuteiras da Tronic são das mais variadas cores: amarelas com tons vermelhos e verdes, vermelhas com listras azuis, brancas, cheias de listras em vários tons. É um carnaval de cores, nem parecendo que só servem para chutar as bolas. O anúncio diz que são de encher os olhos. É mesmo, embora nem todos os jogadores mereçam usá-las. Imaginem, as Adidas e as Toppers.

PELADÃO O Peladão dos médicos festejou, domingo, os 41 anos de sua fundação. Teve a disputa do troféu no gramado do quartel da “PM”, 1x0 gol de Paiva, arbitragem de Antônio Lira, o único árbitro vinculado à FNF – hoje aposentado do apito, que é exclusivo do peladão. Depois do racha, comemoração na sede da AABB. SINUCA No América, dias 13 a 15, II Copa N/NE de sinuca, presença do mestre, o internacional Rui Chapéu. Depois do futebol, o sinuca vira atração.

«

CARTÃO AMARELO

« FUTEBOL POTIGUAR » O presidente Alex Padang

viajará para São Paulo, onde tentará viabilizar a renovação do empréstimo do jogador para 2014

JÚNIOR SANTOS

E

mbora esteja perto de passar o “bastão” para Gustavo Carvalho, Alex Padang aproveita os últimos dias ocupando a presidência do América para tentar sanar algumas questões da formação do elenco visando 2014. Quinta-feira ele vai até São Paulo tentar renovar o empréstimo de Régis, que sob o comando do treinador Leandro Sena, se transformou num dos grandes destaques do alvirrubro na série B. “Não podemos falar nada em relação ao atleta. Existe o interesse do clube em renovar o contrato dele, mas temos de conversar antes com a diretoria do São Paulo. Vou a capital paulista e tentar resolver essa questão, uma vez que a apresentação do nosso elenco está marcada para o dia 27 de dezembro”, disse o dirigente. Como está aguardando a entrada de R$ 110 mil na conta americana, referente a primeira parcela da cota da Copa Nordeste, o dinheiro já irá servir para pagamento dos acertos rea-

O meia Régis foi um dos destaques do América na Segundona

lizados com os jogadores.

ABC Júnior Timbó já se recupera da cirurgia para correção de uma lesão ligamentar do joelho. O meiocampista abecedista vai passar seis meses em recuperação e só deve retornar a atuar no início da série B do Brasileiro do próximo ano. A cirurgia foi realizada no último sábado no Natal Hospital

Center e considerada um sucesso pelos médicos. O jogador abecedista sofreu a contusão na partida contra o Icasa/CE, no estádio Frasqueirão, válida pela 34ª rodada, e desde então ficou entregue ao Departamento Médico,s em condições de atuar. A expectativa dos médicos e fisioterapeutas alvinegros é que na próxima semana o meia inicie o trabalho de recuperação. FLAVIO TAVARES/HOJE EM DIA

« LIGA »

O fenômeno Ederson Ou os técnicos do ABC eram “cegos” (inclusive Leandro Campos, o o que mais durou no ABC) ou não iam com a cara do atacante Ederson. Mesmo tendo caído no “gosto” do torcedor, esse jogador não conseguiu ga-

América tenta uma última cartada para segurar o meia Régis

»

Juventus encara o Galatasaray e corre risco

L

ondres (AE) - A Juventus está em perigo. Mesmo tendo perdido apenas um dos cinco jogos que disputou na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, os bicampeões italianos podem ser eliminados hoje do torneio. Para isso, basta uma derrota para um Galatasaray que tem Drogba e Sneijder. E mais: a partida será disputada em Istambul, na Turquia. Quem também joga no Galatasaray é Felipe Melo, que jogava na Juventus antes de chegar ao clube turco. Fiel a seu estilo falastrão, o volante disse que os italianos vão experimentar sofrimentos terríveis. “Se nós temos medo da Juventus? Nós vamos afogá-la!”, disse o jogador, que depois reduziu um tanto o tom. “Sabemos que será um jogo muito difícil e muito importante para o nosso futuro na competição. Estamos muito concentrados, preparados para jogar”. A Juventus está nessa situação porque empatou com o modesto Copenhague, na Dinamarca, e com o próprio Galatasaray, em Turim. Enquanto isso, o Real Madrid, que jogará em Copenhague, esmagou os dinamarqueses e os turcos e, assim, já garantiu a primeira colocação da chave. Para um time que joga pelo empate, como é o caso da Juventus, é muito importante ter jogadores de meio de campo que controlem o ritmo da partida e consigam manter a posse da bola. E é por isso que Andrea Pirlo fará muita falta à Juventus o maestro da equipe alvinegra não vai jogar por causa de uma lesão de tornozelo. Ainda assim, há otimismo em Turim. “Não começamos a competição muito bem, mas o time é forte. Nós conseguimos retomar o caminho e ganhamos a possibilidade de passar para a segunda fase”, comentou o atacante espanhol Llorente, que fará dupla com Carlos Tévez.

Ronaldinho Gaúcho embarcou como principal estrela do Galo

« MUNDIAL DE CLUBES »

Multidão apoia o Galo em aeroporto de Minas Torcedores do clube lotaram Confins com o objetivo de se despedir do time brasileiro

B

elo Horizonte (AE) - A delegação do Atlético Mineiro contou com um caloroso apoio de sua torcida antes de embarcar rumo ao Marrocos, na manhã de ontem, na Grande Belo Horizonte. Uma multidão lotou o Aeroporto Internacional de Confins para se despedir dos jogadores que disputarão o Mundial de Clubes da Fifa. Segundo a Polícia Militar, cerca de 5 mil atleticanos foram até o local, apesar da chuva que caiu nesta manhã de segunda na capital mineira, de onde o time seguiu rumo a São Paulo, onde fez escala para depois partir rumo a Marrakesh. Com bandeiras e camisas do clube, além de rojões e tambores, os torcedores fizeram muita festa e atrapalharam a chegada do ônibus do Atlético no aeroporto, que teve sua rotina normal modificada por causa da presença em massa da torcida. O embarque para São Paulo estava marcado para acontecer às 10h58, mas neste horário os atletas ainda tentavam deixar o veículo que os transportava. Por causa do grande número de torcedores, os jogadores não conseguiram passaram pe-

lo saguão do aeroporto e precisaram utilizar um ônibus da Infraero para agilizar o processo de embarque. O voo que levou a equipe atleticana até Marrocos também previu uma escala em Lisboa, em Portugal, antes de seguir finalmente até Marrakesh. A estreia do time no Mundial será no próximo dia 18, contra rival a ser definido entre Auckland City, da Nova Zelândia, Raja Casablanca, do Marrocos, e Monterrey, do México. Caso passe por um destes times na semifinal, a equipe mineira pegará na decisão do título o ganhador da partida entre Bayern de Munique e o vencedor do jogo entre Al Ahly, do Egito, e Guangzhou Evergrand, da China. O atacante Diego Tardelli ficou fora da partida de despedida do Galo no Brasileiro, mas no Mundial de Clubes, o jogador é presença certa. O atleta está confiante na conquista atleticana, em Marrakech, no Marrocos. “O Mundial de Clubes é a competição mais importante para nós sul-americanos e, por isso, é tão desejada pela torcida. Serão jogos difíceis, mas temos tudo para fazer uma grande competição. Tenho certeza que a torcida estará com a gente lá, nos apoiando, e nós todos do Atlético-MG acreditamos muito no título” declarou.

15

« PONTE PRETA » Treino fechado antes da viagem A Ponte Preta realizou o seu último treinamento antes de embarcar para a Argentina ontem. Com os portões do estádio Moisés Lucarelli fechados para a imprensa, o técnico Jorginho não divulgou time que vai começar jogando a partida decisiva desta quarta-feira contra o Lanús, no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, pela final da Copa Sul-Americana. Com a suspensão de Uendel recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de ida -, a dúvida de quem vai assumir a lateral esquerda continua. Sem um substituto imediato, Jorginho vai ter que improvisar no setor e o nome mais forte para iniciar a partida é o zagueiro Diego Sacoman. Se isso acontecer, Ferron seria o novo companheiro de César na defesa. O lateral-direito Régis e o atacante Chiquinho são as outras opções.

« INGRESSOS » Copa tem número recorde de vendas A Fifa divulgou ontem que quase 1,2 milhão de ingressos já foram solicitados nesta segunda fase de vendas para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. O número impressiona porque foi alcançado apenas 24 horas depois deste estágio de vendas ser iniciado. Como tem acontecido até agora, a maior procura foi de brasileiros, com 86% das solicitações. Na primeira fase de venda, dividida em duas etapas - uma com destinação dos ingressos por sorteio e outra por ordem de solicitação -, os torcedores não sabiam exatamente quais jogos estavam comprando. Afinal, a comercialização aconteceu entre os meses de agosto e novembro, ainda antes da definição dos grupos da Copa.

« NEYMAR » Atacante briga por prêmio Puskas Neymar foi incluído em duas listas de finalistas de honrarias da Fifa ontem. O atacante foi um dos três indicados ao gol mais bonito do ano, o Prêmio Puskas, que já ganhou em 2011, e foi também listado entre os 15 melhores atacantes, ao lado de craques como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Neymar vai disputar o Prêmio Puskas com o sueco Zlatan Ibrahimovic e o sérvio Nemanja Matic. Os gols marcados pelo trio foram escolhidos entre 10 anunciados previamente pela Fifa. O atacante do Barcelona entrara nesta lista mais ampla pela quarta vez na carreira. O resultado será definido por votação popular no site da Fifa. O vencedor será conhecido na cerimônia de entrega da Bola de Ouro.

hoje na tv 12 h00 - Liga dos Campeões de Vôlei: Dínamo Moscou x Igtisadchi Baku; BandSports 12 h00 - Liga dos Campeões Sub-19: Copenhague x Real Madrid; Esporte Interativo 14 h00 - Mundial Feminino de Handebol: Brasil x Sérvia; Esporte Interativo 15 h00 - Campeonato Brasileiro Sub-20: Internacional x Palmeiras; SporTV 16h45 - Liga dos Campeões: Bayern de Munique x Manchester City; ESPN Internacional 16h45 - Liga dos Campeões: Galatasaray x Juventus; ESPN Brasil e Esporte Interativo 16h45 - Liga dos Campeões: Benfica x Paris Saint-Germain; ESPN+


16

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

esportes

Dirigente da Itália visita o Frasqueirão « COPA 2014 » Além do estádio do ABC, Alessandra Savini, que veio representando a equipe europeia, também foi ao complexo esportivo da Universidade Federal e visitou as obras na Arena das Dunas EMANUEL AMARAL

O

s campos de treinamentos oficiais da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, em Natal, o Frasqueirão, a UFRN, além da Arena das Dunas, receberam visitas na tarde de ontem, de representantes da Federação Italiana de Futebol, para saber as condições das praças esportivas da cidade, que devem receber as seleções que vão jogar na capital do Rio Grande do Norte. A visita teve início pelo estádio do ABC. A italiana Alessandra Savini Nica, estava acompanhada de Rafael Vac, representante da Federação Internacional de Futebol. Eles vistoriaram todo o Frasqueirão e passaram suas impressões para os dirigentes abecedistas presentes, Wilson Cardoso, diretor geral do clube e Paulo Tarcísio, vice de patrimônio. O secretário municipal de esportes, Luiz Eduardo Machado, também se fez presente. Algumas obras precisam ser realizadas, mas, nada que preocupe, segundo o secretário municipal de esportes de Natal. “Eles olharam as instalações, gramado, a questão de logística e distância entre os centros, aeroporto e Arena das Dunas. O ABC precisa fazer adequações nos vestiários e a Prefeitura de Natal está disposta a ajudar, tentar arranjar parceiros para realizarmos essas intervenções, que não só na parte interna do estádio, mas também do lado de fora”, disse Eduardo Machado. Essa não foi a primeira visita de comitivas internacionais e sim a 12ª vez que representantes de outras Federações estrangeiras, estiveram em Natal para analisar as condições do Frasqueirão. Mas, com a confirmação dos times que vão jogar na cidade (Itália, Uruguai, Gana, Camarões, Japão, Grécia, Estados Unidos e México), essas visitas devem se intensificar nos próximos meses, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014. As adequações que o Frasqueirão vai precisar passar, vai custar em torno de R$ 1 milhão. Como o ABC não tem como investir esse valor nas reformas, a solução encontrada é procurar parcerias com empresas que aceitem acompanhar o time nesse momento. “Temos algumas situações que iremos acertar até o final da semana, mas, precisamos de parcerias para realizar essa adequações no Frasqueirão”, revelou Paulo Tarcísio, vice presidente de patrimônio do clube. Caso o clube não consiga arrecadar ou encontrar parceiros que banquem esse valor, a Prefeitura de Natal está disposta a ajudar, mas, com ressalvas. “Estamos dispostos a ajudar o ABC. Não sei se com ajuda financeira ou fazendo ponte com possíveis parceiros. O mais importante é que o Frasqueirão e a UFRN já são campos de treinamentos oficiais e isso não vai mudar. Vamos deixar os dois locais aptos para receber as seleções. Se não pudermos cumprir tudo que foi solicitado pela Fifa, isso não quer dizer que corram riscos de perderem os postos de campos de treinamentos. Iremos fazer o necessário para que isso se realize”, afirmou o secretário municipal de esportes. Além dos representantes a Itália, um funcionário da Fifa, que não quis se identificar, revelou estar no Frasqueirão, para analisar os acessos ao estádio. O secretário Luiz Eduardo Machado, levantou a possibilidade da Prefeitura pavimentar algumas ruas no entorno do estádio do ABC. “Isso a Prefeitura pode realizar, caso seja necessário”, finalizou Machado.

Representantes da Federação Italiana de Futebol estiveram visitando as instalações do Frasqueirão para analisar a situação do estádio do ABC para o Mundial de 2014 EMANUEL AMARAL

Cadeiras móveis apenas em março

Agente da Fifa fotografa instalações do estádio Frasqueirão DANIEL OCHOA DE OLZA

Cristiano Ronaldo é o maior favorito para ser o melhor de 2013

Está marcada para o dia 26 de dezembro o anúncio da empresa que será responsável pela montagem das arquibancadas móveis na Arena das Dunas. Dessa forma o estádio será entregue no próximo dia 30, sem os 11.744 novos assentos que vão aumentar a capacidade de público para 42 mil pessoas no período da Copa do Mundo. Mas de acordo com o secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres, esse atraso não irá ocasionar nenhum prejuízo, uma vez que o governo do RN conseguiu uma autorização especial Junto a Fifa e ao Comitê Organizador Local (LOC), para concluir o serviço até abril de 2014. “O Processo de licitação já foi aberto, a apresentação das propostas está prevista para ocorrer no dia 26. Já a conclusão do serviço está marcada para o dia 30 de março”, afirmou Demétrio Torres. O secretário ressaltou que a Fifa concedeu ao governo do RN a mesma elasticidade de cronograma aberta para o Itaquerão e Arena Paraná, que enfrentaram problemas nas obras e receberam prazo até abril para concluírem os seus projetos. “Não vamos precisar de um prazo tão longo, a entrega da arquiban-

Não vamos precisar de um tempo tão longo. A entrega da arquibancada móvel até o final de março é perfeitamente exequível. Então não existiriam motivos para acelerar esse processo ” DEMÉTRIO TORRES secretário da Secopa

cada móvel até o final de março é perfeitamente exequível”, assegurou o secretário. O princípio usado pelo governo do RN com vistas a solicitar a extensão do prazo para montagem da estrutura é que, por ser uma locação, quanto mais cedo se montar mais caro irá se tornar o equipamento. “Nós só vamos necessitar da Arena das Dunas

com sua plenitude para receber o público durante a Copa do Mundo. Então não existiriam motivos para acelerar esse processo. Só serviria para aumentar os gastos do governo”, alegou Demétrio. Como o modelo escolhido para licitação foi o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), Lei nº 12.462. Nele a definição do vencedor se dá pelo menor preço quando os concorrentes apresentam suas propostas e ofertas por meio de lances públicos. Diferentemente do modelo tradicional de licitação, os concorrentes não têm acesso ao orçamento da obra. Pelo novo regime, os concorrentes só têm um único prazo recursal de cinco dias úteis no fim da fase de habilitação. No RDC Integrado a ideia é transferir para as empresas responsáveis pelas obras a elaboração de projetos, eliminando uma etapa que antes era feita pelos entes públicos. Neste caso, as empreiteiras vencedoras também ficam com a responsabilidade de arcar com eventuais aumentos de custos decorrentes de erros de projeto e atrasos. A inauguração da Arena das Dunas continua marcada para o dia 12 de janeiro. EMANUEL AMARAL

C. Ronaldo, Messi e Ribery concorrem à Bola de Ouro A Fifa anunciou oficialmente nesta segunda-feira que Lionel Messi, do Barcelona, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Frank Ribéry, do Bayern de Munique, são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2013. Desta forma, os três jogadores irão concorrer à Bola de Ouro que será entregue no próximo dia 13 de janeiro, em premiação promovida pela entidade, em Zurique, na Suíça. Os três astros acabaram sendo eleitos os finalistas de uma disputa que contava com outros 20 nomes divulgados anteriormente pela Fifa como candida-

tos ao prêmio, sendo que Cristiano Ronaldo aparece como principal favorito a encerrar o reinado de Messi, eleito o melhor do mundo por quatro anos consecutivos. Já Ribéry pela primeira vez ficou entre os três finalistas da premiação da entidade. Neymar e Thiago Silva eram os brasileiros que estavam entre os finalistas revelados anteriormente pela Fifa, mas que agora estão oficialmente fora da briga pela Bola de Ouro. Mais uma vez finalista, Cristiano Ronaldo levou a Bola de Ouro da Fifa em 2008, antes de Messi passar a dominar a premiação.

As obras na Arena das Dunas seguem em ritmo acelerado para que o estádio seja entregue este ano


TELEFONES ÚTEIS

DÓLAR COMERCIAL

DÓLAR TURISMO

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 2,3190 - Venda: R$ 2,3200

Compra: R$ 3,1770 - Venda: R$3,3600

DÓLAR PARALELO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,2930 - Venda: R$ 2,4400

Compra: R$ 3,8090 - Venda: R$3,8106

NATAL É UMA DAS CAPITAIS MENOS COMPETITIVAS DO NORDESTE, DIZ ESTUDO. FERNANDO BEZERRIL COMENTA. Página 3

NA TN ONLINE Hotsite da Tribuna trás as notícias atualizadas da economia do Brasil e do Rio Grande do Norte. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 10 de dezembro de 2013

Postos são autuados após reajustes « COMBUSTÍVEIS » Segundo o Procon/RN, há postos cobrando até 9% a mais pelo litro da gasolina em Natal, quando a alta no país ficou em torno de 2,8%. Os estabelecimentos serão multados por “aumento abusivo” Procon/RN autuou e multou seis postos de combustíveis ontem em Natal, apontando aumentos “abusivos” nos preços da gasolina comercializada nos estabelecimentos. De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Ney Lopes Júnior, há postos cobrando até 9% mais pelo litro da gasolina na capital, quando o reajuste no país ficou em torno de 2,8%. Segundo ele, os seis postos que foram alvos da fiscalização aumentaram em mais de 2% o preço, após reajuste anunciado pela Petrobras, para as refinarias, no último dia 30. A estatal aumentou o valor da gasolina em 4% e o do diesel em 8%. Ney Lopes Júnior admitiu que o preço não pode ser controlado pelo Procon/RN, mas reforçou que cobrar preços abusivos fere o Código de Defesa do Consumidor. “O reajuste repassado pelos postos de combustíveis de Natal é abusivo. O fato de a Petrobras reajustar em 4% o litro da gasolina para as distribuidoras não significa que os postos poderiam reajustar também em 4%. Eles poderiam aumentar em no máximo 2%, já que outros fatores compõem o preço do litro vendido pelas distribuidoras aos postos”, justificou.

O

Cartel

O coordenador do Procon também disse ter encontrado indícios de formação de cartel em Natal. “Quase 90% dos postos vistoriados estão cobrando o mesmo preço. Há algo de estranho nisso”, observou. O sindicato do setor, segundo Ney Lopes Júnior, será chamado para esclarecer porque a maioria dos postos está cobran-

do o mesmo valor. O Procon/RN calcula neste momento o valor das multas aplicadas nos seis postos das zonas Sul e Leste da cidade. Hoje, o órgão fiscalizará os postos da zona Norte e Oeste e até o final da semana os de Mossoró. Até o momento, o orgão recebeu 30 denúncias de consumidores que detectaram ‘reajustes abusivos’, só em Natal. Os empresários autuados, segundo Ney Lopes Júnior, têm 48 horas, a contar da autuação, para enviar as planilhas de custos e justificar o reajuste repassado para o consumidor final. Quem não fornecer as informações solicitadas nem explicar o aumento dentro do prazo previsto, terá o posto fechado por tempo indeterminado. O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) também será notificado. A TRIBUNA DO NORTE tentou contato com a entidade para saber como analisa o resultado da fiscalização em Natal, mas a assessoria de comunicação não disponibilizou porta voz até o fechamento da edição. Em nota encaminhada à imprensa no último dia 2, o Sindipostos afirmou que a planilha dos postos é extremamente delicada e que nenhum reajuste poderia ser absorvido pelos empresários. Um levantamento realizado no banco de dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) revelou que o RN foi o terceiro estado da Região que aplicou o maior reajuste na gasolina (+3,1%). A gasolina do estado é a segunda com maior preço médio do Nordeste.

O peso para o consumidor Levantamento revela alta de até 8,6% em Natal* Preço médio da gasolina 24 a 30/11 01 a 07/12 Variação

R$ 2,856 R$ 2,961 +3,6% (R$0,10)

Preço médio do óleo diesel 24 a 30/11 01 a 07/12 Variação

R$ 2,276 R$ 2,384 +4,7% (R$0,10)

Preço máximo da gasolina 24 a 30/11 R$ 2,890 01 a 07/12 R$ 2,999 Variação +3,77% (R$0,10) Preço máximo do óleo diesel 24 a 30/11 R$ 2,299 01 a 07/12 R$ 2,499 Variação +8,6% (R$0,20)

Preço médio da gasolina no Nordeste - 01 a 07/12 1º Bahia

R$ 3,027

2º Rio G. do Norte

R$ 2,958

3º Alagoas

R$ 2,956

4º Ceará

R$ 2,919

5º Pernambuco

R$ 2,909

6º Sergipe

R$ 2,861

7º Paraíba

R$ 2,837

8º Maranhão

R$ 2,813

9º Piauí

R$ 2,788

Onde o preço médio da gasolina mais subiu no Nordeste 24 a 30/11 - 01 a 07/12 Bahia +6% Paraíba +2,3% Maranhão Piauí +3,3% Pernambuco +2,1% Alagoas Rio G. do Norte +3,1% Ceará +2% Sergipe

+1,66% +0,9% +0,3%

*A Petrobras anunciou um reajuste de 4% no preço da gasolina e de 8% no preço do óleo diesel para as distribuidoras do país no dia 29 de novembro. Segundo levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo, o aumento do preço da gasolina nos postos na semana seguinte ao reajuste ficou em torno de 2,86%, em média, no país. Fonte: ANP


2

economia

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Negócios &Finanças

Comércio estica horário de atendimento ao público

LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Hora da votação

Marcada para hoje a votação, na Assembleia Legislativa, do Orçamento do Estado para 2014. As receitas e despesas foram fixados pelo Executivo Estadual, em R$ 11,9 bilhões, cerca de 7% superior ao orçamento deste ano. Nas discussões na AL, o valor subiu para R$ 12,1 bilhões, um acréscimo de R$ 211,8 milhões. No orçamento atual, o Tribunal de Contas aceitou o corte de 10,74% nas despesas. Importante seria um aumento robusto nos investimentos em áreas como Saúde e Segurança Pública, Educação e Infraestrutura. Pelo menos é isso que o contribuinte espera.

CORREÇÃO Uma janela para corrigir o FGTS foi aberta pela Justiça. Um trabalhador com conta entre 1999 e 2013 pode cobrar na Justiça as perdas causadas com a TR próxima de zero. A decisão beneficia milhares de trabalhadores que podem optar pelas ações individuais ou coletivas patrocinadas pelos sindicatos e entidades de classe. As perdas acumuladas somam R$ 160 bilhões nas contas do FGTS.

Falências

Ameaça

Os pedidos de falência voltaram a cair em novembro, mostra a Serasa Experian. Ao todo, foram 131 solicitações em novembro, contra 181 em outubro. A maioria dos pedidos partiu de micro e pequenas empresas. Em outubro, o levantamento havia registrado 181 requerimentos e, 136 em novembro do ano passado. Uma estatística que mostra a boa saúde das empresas.

O prêmio Nobel de Economia Eugene Fama vê risco de recessão global em 2014. Ele disse que os governos altamente endividados nos EUA e na Europa representam uma ameaça constante para a economia. Para o Brasil vão sobrar mais dificuldades para segurar o dólar e até o próprio endividamento interno. Se a piora persistir, em 2015 a recessão é mundial.

PREVISÃO O mercado financeiro prevê menos inflação e crescimento em 2013. A expectativa para o IPCA deste ano recuou de 5,81% para 5,70%. Já a previsão para crescimento do PIB de 2013 caiu de 2,5% para 2,35%. VIDA MELHOR Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o Ibope, aponta que 73% dos nordestinos consideram que é mais fácil melhorar de vida. Há um sentimento de prosperidade entre os brasileiros. Hoje, 63% da população acha mais fácil avançar socialmente do que há dez anos, mostra a pesquisa inédita.

ciação Comercial de São Paulo. Neste ano, a marca foi atingida 19 dias antes do que no ano passado. Quando se avalia a relação entre carga tributária e qualidade dos serviços públicos – como educação, saúde e transporte -, o Brasil fica atrás dos vizinhos Uruguai (13º) e Argentina (21º).

SHOPPING O país deve encerrar o ano com 495 shopping centers, segundo estimativas da Abrasce (associação de shoppings). A previsão é que 41 empreendimentos sejam inaugurados em 2014. Em 2013, 32 novos complexos entraram em operação, e mais cinco devem abrir as portas até o final do ano. A população pobre no Brasil é maior do que se pensa. Segundo o jornal Valor Econômico, empresas de pesquisa especializadas em detectar hábitos de consumidores vão mudar o modelo usado para classificar os domicílios que compõem suas bases de dados. A camada mais pobre da população é bem maior. Formada pelas classes D e E, essa parcela equivale a 37,3% dos domicílios e não 18,2%, segundo a metodologia atual.

1

Os moradores de Ceará-Mirim passaram a receber a conta de energia no ato da leitura, através do novo sistema de coleta, processamento e impressão da conta, iniciado em outubro para os moradores da zona Norte de Natal. Nessa primeira fase de ampliação do projeto 100 mil unidades consumidoras da zona norte já estão recebendo as suas faturas. A mudança ocorre de forma gradativa e deverá chegar a todo o RN até o segundo semestre de 2014.

2

tarde e o horário será ampliado mais ainda a partir da próxima semana e olho no movimento mais aquecido nessa época do ano, o comércio de Natal ampliou o horário de atendimento ao público na Cidade Alta e no Alecrim. Lojas localizadas nesses dois centros comerciais estão fechando as portas somente as 20h e não mais as 18h. O novo horário vale desde ontem e será ainda mais esticado a partir da próxima semana, tanto no comércio de rua quanto nos shoppings (Veja os horários no quadro). As informações foram divulgados pela Associação Comercial do Rio Grande do Norte. A entidade projeta um crescimento de 6% no Natal deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Um dos fatores que devem ajudar a alcançar o percentual é o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro que deve ser usada nas compras do Natal, de acordo com a Associação. “Os segmentos de vestuário e brinquedos continuam sendo destaques, mas a proximidade da Copa do Mundo deve elevar as vendas de televisores de LED e LCD”, disse ainda a entidade, em nota publicada no site.

D

MAIS HORAS PARA COMPRAR Veja os horários de funcionamento do comércio neste fim de ano:

COMÉRCIO DE RUA àAté 13/12 – fecha às 20h sábado (14/12) – fecha às 18h domingo (15/12) – horário facultativo

àDe 16/12 até 23/12/2013 – abre horário normal e fecha às 22h sábado (21/12) – abre normalmente fechando às 18h domingo (22/12) – abre normalmente, fechando às 18h àDia 24/12 – abre normalmente fechando às 18 horas

Dia 25/12 – fechado àDia 26/12 até 30/12 – horário normal do comércio

àDia 01/01/2014 – fechado

SUPERMERCADOS Funcionamento normal, fechando nos dias 25/12 e 01/01.

SHOPPINGS àDia 15/12 (domingo) - das 10 até as 22h àDe 16 a 20 /12- abre às 10h e fecha às 23h Dias 21 (sábado) e 23 (segunda-feira ) – abre às 10h e fecha à meia-noite

àDia 22/12 (domingo) – abre às 10h e fecha às 23h àDia 24/12 (terça) – abre às 9h e fecha às 19h àDia 25/12 – fechado, mas poderão abrir praças de alimentação e cinemas àDia 30/12 – abrindo às 10 horas e fechando às 22horas àDia 31/12 – abrindo às 10 horas e fechando às 18 horas àDia 01/01 – fechado, mas poderão abrir praças de alimentação e cinemas Fonte: Associação Comercial do RN

Sebrae seleciona bolsistas « NO RN » Seleção oferece 60 vagas para agentes de inovação e duas

para orientadores, no Estado. Os valores das bolsas chegam a R$ 4 mil

Impostos x eficiência O Brasil atinge a marca de R$ 1,5 trilhão em impostos pagos em 2013, numa demonstração de que o problema do País não é de escassez de recursos, mas de gestão. São impostos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia deste ano, revelam dados do Impostômetro da Asso-

« DE OLHO NO NATAL » O comércio de rua está desde ontem fechando mais

3

A Semana Nacional de Conciliação da Justiça fechou na última sexta-feira com vários acordos, em todos os níveis. Em dois dias de negociação com as prefeituras, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) firmou dez termos de compromisso para o pagamento de precatórios de prefeituras vencidos e a vencer, no valor de R$ 1,531 milhão. A Justiça Estadual também contabiliza um grande número de acordos.

REVENDA (I) O Grupo A.Cândido vai inaugurar duas novas con-

cessionárias em 2014, uma Volkswagem e outra da Mercedes Benz, na BR-101. O novo Dealer Number (DN) da Volkswagen beneficiará os moradores de toda região sul e da Grande Natal. Serão gerados cerca de 40 empregos diretos na revenda, situada quase em frente a Reunidas Mercedes, na entrada de Cidade Satélite.

REVENDA (II) A segunda novidade do grupo é a conquista da bandeira Mercedes Benz Carros, com inauguração confirmada para março de 2014, juntamente com a chegada do novo sedan da marca alemã, o CLA. O Grupo A.Cândido também inaugurou recentemente duas novas concessionárias VW em Fortaleza e se consolidou como o principal grupo da marca no Brasil. PACOTES A Arituba Turismo lança hoje o Roteiro 2014 de pacotes de viagem, no Hotel Majestic, às 19h. Neste ano de 2013, fez dos pacotes para Cruzeiro Fluvial na região da Provença, Europa com Pe. Nunes, Jornada Mundial da Juventude, Bulgária e Romênia, Encantos da Indochina, Singapura com China e Tailândia, e Peregrinação na Terra Santa.

DA AGÊNCIA SEBRAE RN

atal - O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) abre inscrições hoje para processo seletivo de bolsistas. Serão 60 vagas para agentes de inovação e duas para orientadores. Os valores das bolsas vão de R$ 3,6 mil a R$ 4 mil. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da EGaion Consultoria (www.egaion.com.br). O ALI é uma parceria entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Depois de contemplar empresas dos setores comercial e industrial do estado nos dois primeiros ciclos, o programa ALI deverá estender o atendimento também aos Microempreendedores Individuais (MEI) a partir do próximo ano. A ideia do Sebrae é que os

N

agentes selecionados passem atender 1.000 microempresas e 1.000 negócios de pequeno porte neste terceiro ciclo do programa. O processo seletivo visa à capacitação dos 60 candidatos a agentes aprovados no que se refere às soluções de inovação e tecnologia nas micro e pequenas empresas. A capacitação dura dois meses e os participantes recebem uma bolsa, nesse período, de R$ 1,1 mil. Os 40 melhores classificados nessa fase ficam por dois anos no ALI. Há vagas para Assú (3), Caicó (3), Currais Novos (2), Mossoró (4), Natal (22), Santa Cruz (2), Pau dos Ferros (2) e Nova Cruz (2).

Requisitos

Para participar, os candidatos a agente precisam ter concluído a graduação – bacharelado, li-

cenciatura e tecnólogo – entre dezembro de 2010 e dezembro deste ano, entre outros requisitos. Os inscritos serão submetidos à análise do currículo. Os selecionados vão à segunda etapa, que consta de avaliação de conhecimentos, com provas objetiva e discursiva (estudo de caso). Entre as atribuições dos aprovados, estão visitas, acompanhamento e diagnósticos das empresas participantes do programa, ajuda na elaboração e acompanhamento de plano de trabalho das empresas assistidas, acompanhar e facilitar o processo de inovação, entre outras funções. Já os interessados nas vagas para orientadores devem ter formação superior em qualquer área há, no mínimo seis anos, ter titulação de mestre ou doutor e não estar matriculados em curso de ní-

vel superior. Além disso, é necessário experiência comprovada na área de inovação e tecnologia, atuação como orientador de graduandos, pós-graduandos e mestrando, assim como ter participado de projetos de pesquisa voltados a levantamento de boas práticas de inovação em empresas. O processo seletivo dessa categoria envolve a análise curricular e documental e entrevista técnica. Os aprovados vão atuar como orientadores dos artigos científicos de até 30 agentes e elaborar, no mínimo, artigos de opinião. Terão também que traçar um ‘Plano de Atividades para a Orientação’ a ser desenvolvido pelos agentes. A maior parte dos trabalhos ocorrerá à distância, mas será necessário disponibilizar 20 horas mensais para atendimento presencial.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

economia

3

Turismo perde competitividade « ESTUDO » Dados do Ministério do Turismo apontam Natal entre as capitais menos competitivas do

Nordeste e com pontos a menos em quesitos como atrativos turísticos, divulgação e políticas públicas ANDRIELLE MENDES repórter

turismo de Natal é o terceiro menos competitivo do Nordeste, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013, divulgado ontem pelo Ministério do Turismo. Embora tenha se tornado mais competitiva de uma forma geral entre 2011 e 2013, a cidade perdeu pontos em quesitos que pesam na hora de fisgar turistas, como atrativos turísticos e divulgação, item que registrou a queda mais acentuada. O destino também aparece como pior do Nordeste, em termos de políticas públicas para o setor e como o segundo pior da Região em termos de atrativos. em termos de atratividade, só está à frente de São Luís, no Maranhão. O levantamento que avalia a competitividade de 65 destinos no país e é realizado desde 2008, acende um sinal de alerta, na ótica de George Costa, presidente executivo do Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB), entidade que capta eventos de negócios para a cidade e é composta por representantes de toda a cadeia produtiva. “Estamos muito mal posicionados, principalmente em termos de atrativos, o que significa que nem estamos cuidando dos que já temos em Na-

O

SAIBA MAIS O Índice de Competitividade de Natal e dos demais destinos turísticos do Brasil foi divulgado dias depois de o governo do estado anunciar que elaboraria novas estratégias de promoção e divulgação do destino na tentativa de captar mais turistas durante a Copa de 2014.Natal,uma das cidades-sede, receberá quatro jogos em junho e recepcionará as seleções da Itália, Estados Unidos,Gana,Camarões, México,Grécia e Japão.O Mundial, segundo empresários do setor, continua sendo a aposta para superar a crise que o turismo potiguar enfrenta atualmente.Dados do Ministério do Turismo mostram uma queda de 65,5% no fluxo de turistas estrangeiros entre 2006 - considerado o auge do turismo potiguar - e 2012,mas que poderá, segundo o próprio Ministério,ser revertida durante a realização da Copa, quando espera-se um aumento de 109,8% no fluxo de turistas, considerando o total de estrangeiros que visitaram o RN em 2012.

tal nem trabalhando para criar novos na cidade”, analisa.

Prefeitura

De acordo com o secretário do Turismo de Natal, Fernando Bezerril, a Prefeitura tem se empenhado para melhorar os indi-

cadores avaliados no estudo. “Estamos trabalhando com muita garra para trazer investimentos e tirar antigos projetos do papel, como as marinas”, afirmou. Bezerril admitiu que “não existe uma política de promoção e divulgação de Natal” e que esse trabalho está sendo iniciado agora. “A questão é que não podemos resolver problemas que se arrastam há anos em seis meses”, respondeu referindo-se à gestões anteriores. O secretário reconheceu o esforço dos empresários locais e admitiu que o poder público tem sido “tímido” na hora de fomentar o turismo local. “Parece até que não caiu a ficha de que o turismo é sim um indutor do desenvolvimento da cidade”. Além de Natal, o município de Tibau do Sul, onde está localizada a praia de Pipa, também foi incluído no estudo, que avalia avalia a evolução de 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais, pela presença de atividade artesanal típica e organizada.

Competividade no turismo Ministério do Turismo avalia a competitividade dos destinos turísticos no país Competitividade das capitais nordestinas

Evolução da competitividade* Brasil 2011 2013

57,5

1º Recife

75,87

Infraestrutura

58,8

2º Salvador

74,0

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º

Natal** 2011 2013 Tibau do Sul 2011 2013

Principais indicadores de competitividade no Nordeste***

62,6

3º Fortaleza

69,1

4º João Pessoa

68,7 67,3

5º São Luís

63,4

6º Maceió

65,2 63,4 62,8

7º Natal 43,4

8º Aracaju

41,3

9º Teresina

Destino turístico mais competitivo do país São Paulo

55,0

Destino turístico menos competitivo do país

80,3

João Pessoa Recife Salvador São Luís Natal Aracaju Fortaleza Maceió Teresina

84,4 84,1 82,4 79,4 79,3 78,0 76,6 66,9 59,4

Políticas públicas

34,2

Mateiros (Tocantis)

Onde Natal ficou mais competitiva Infraestrutura

de 70,5 para 79,3

Acesso ao destino

de 67,6 para 76

Serviços e equipamentos turísticos

de 72,4 para 73,4

Monitoramento do destino

de 17,8 para 36,8

Economia local

de 63,5 para 72,8

Capacidade empresarial

de 86,5 para 91

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º

Fortaleza Salvador João Pessoa Recife Maceió Aracaju Teresina São Luís Natal

69,8 64,0 63,1 60,9 60,4 60,0 57,5 57,7 50,1

Atrativos turísticos

Onde Natal ficou menos competitiva Atrativos turísticos

de 53,7 para 52,4

Marketing

de 49,6 para 45,9

Políticas Públicas

de 51,5 para 50,1

Cooperação regional

de 68,2 para 53

Aspectos sociais

de 58 para 43,4

Aspectos ambientais

de 76,5 para 73,7

Aspectos culturais

de 60,3 para 54,1

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º

Recife Salvador Fortaleza João Pessoa Maceió Teresina Aracaju Natal São Luís

76,9 76,5 62,2 59,7 57,1 56,4 53,9 52,4 52,1

MARCELO BARROSO

*O índice mede a competitividade nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico do país. Índice vai até 100; **Natal e Tibau do Sul são os dois destinos turísticos do Rio Grande do Norte considerados na pesquisa; ***O estudo avalia a evolução de 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais, pela presença de atividade artesanal típica e organizada. Fonte: Ministério do Turismo

BATE-PAPO Gastão Vieira/ministro do Turismo ELZA FIÚZA

Por que a competitividade do Turismo nacional aumentou entre 2008 e 2013?

Tibau do Sul, no RN: destino aparece entre os 10 do país com pior infraestrutura e marketing

Indicadores de Tibau do Sul recuam A situação de Tibau do Sul, outro município potiguar incluído no estudo, é ainda mais preocupante que a de Natal, observa George Costa, presidente executivo do Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB), entidade que capta eventos de negócios para a cidade e é composta por representantes de toda a cadeia produtiva. Dos 13 quesitos, o município só aparece bem em dois: serviços e equipamentos e aspectos ambientais, o que, segundo George, mostra que os empresários

tn família

têm investido em meios de hospedagem e têm conseguido preservar o meio ambiente. O município regrediu em oito dos 13 indicadores avaliados entre 2011 e 2013 e aparece entre os 10 destinos turísticos do país com pior infraestrutura, marketing turístico e capacidade empresarial. A pontuação obtida em políticas públicas voltadas para o turismo caiu 15,2 pontos nos últimos três anos, passando de 53,7 para 38,9. O investimento privado também parece ter perdido força no município. Tibau do Sul

TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

é o segundo destino turístico do país com pior capacidade empresarial, segundo o levantamento. Fica na frente apenas do município de Mateiros, em Tocantins. “A situação de Tibau do Sul é muito grave. Os indicadores do município são terríveis. O de políticas públicas caiu de forma muito acentuada, o que mostra a falta de visão do Município”, analisa George Costa, do Natal CVB. Segundo Costa, a falta de atenção poderá culminar na decadência do destino e provocar o ‘sucateamento do balneário’.

De modo geral, a competitividade aumentou porque o Brasil tem investido cada vez mais em infraestrutura, com impactos positivos para o turismo. Dos 13 indicadores analisados no Índice de Competitividade, o que tem o melhor desempenho é Infraestrutura, com 68,6 pontos em 2013. Os aspectos ambientais vieram na sequência, com 67,7 pontos, o que também dá a dimensão do potencial do país em turismo de natureza. Esses dois indicadores ficaram bem acima da média nacional, que foi de 58,8 pontos em 2013. A maior evolução, porém, foi em serviços e equipamentos turísticos, como meios de hospedagem – 4,8 pontos de crescimento apenas entre 2011 e 2013.

Como esse aumento na competi-

ristas, mais dinheiro circulando, mais emprego e mais renda. O que Estados e municípios precisam fazer, na sua opinião, para aumentar o seu nível de competitividade?

tividade se reflete nas economias locais?

O turismo é uma das atividades econômicas que permitem gerar emprego a custo mais baixo por vaga gerada. Ajuda a reduzir desigualdades regionais. E em geral faz tudo isso com sustentabilidade social e ambiental. Note que o turismo no Brasil cresceu 6% no ano passado, contra cerca de 1% do crescimento do PIB. Aumentar a competitividade significa atrair mais tu-

Estou pensando em indicadores de competitividade que estão abaixo da média nacional. Um deles é promoção: o Brasil ainda não aprendeu a fazer marketing turístico, e esta é uma tarefa urgente para Estados, municípios, setor privado e governo federal. É preciso também evoluir mais em monitoramento, ou seja, na produção de dados e indicadores sobre os mercados. Estados e municípios também precisam cooperar mais entre si, e alguns deles precisam abraçar o turismo como um instrumento de desenvolvimento econômico fundamental, desenvolvendo políticas públicas mais amplas para o setor.


4

economia

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

»ENTREVISTA » MARCIANO FURUKAVA COORDENADOR DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA UFRN

ALEX RÉGIS

“Formamos mais do que a indústria consegue absorver” « MOTORES » Professor e coordenador de inovação e

empreendedorismo da UFRN, Marciano Furukava, fala da formação de profissionais para o setor industrial SARA VASCONCELOS repórter

m dos fatores que entravam odesenvolvimentodaindústria:acarênciaderecursohumano qualificado, poderia estar equacionadonoRioGrandedoNorte. Dados da UFRN apontam que o número de engenheiros formados ao ano seria suficiente para atender toda a demanda por profissionais.Contudo,acontanãofechadevidooperfildosetorsecundáriopotiguar, explicaoprofessorecoordenadordeinovaçãoeempreendedorismodaUFRN,MarcianoFurukava.“Issoocorreporqueomodeloindustrial de alta produção não é contemplado no Estado”, frisa. A falta de uma indústria de base faz com que50%dosengenheirosformados no estado sigam para outros mercados. “O mais importante é o Estado decidir qual a vocação da indústria”,completouFurukava.Oassunto será debatido durante o Seminário Motores do DesenvolvimentodoRioGrandedoNorte,com o tema “Oportunidades e Desafios da Indústria: 60 anos da Fiern. O eventoseránopróximodia16,às8h, no Auditório Albano Franco, na Fiern, e terá participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Braga de Andrade, entre outros. O Motores é realizadopelaTRIBUNADO NORTE, Salamanca Capital Investments, Sistema Fiern, Sistema Fecomércio/RN,comapoiodoBNDESepatrocínio do Sebrae e Prefeitura do Natal. Confira a entrevista.

U

Como a UFRN tem tratado a qualificação de mão de obra para a indústria?

A UFRN tem se preparado para este desenvolvimento industrial, se bem que o próprio desenvolvimento industrial não consegue colocar todo esse potencial formado pela Universidade no Mercado de trabalho.

Então, o número de profissionais formado pela UFRN ultra-

A Universidade forma mais profissionais da indústria do que a indústria do Rio Grande do Norte absorve”

Qualificamos mão de obra para “exportação”?

Se o nosso engenheiro tivesse oportunidade de escolher, acredito que ficaria aqui, junto aos seus, onde se criou e se formou. Mas o que vejo que a escolha de sair do estado se deve ao perfil da indústria localquenãoabsorveeporissomuitos vão buscar colocação em outros mercados.

O senhor se refere ao fato do RN não ter indústria de base?

Em relação a inovação, não estamos atrasados, mas em tamanho de mercado, sim. Fomos ultrapassados, e muito, pelos vizinhos, Ceará e Pernambuco, em que a capacidade de atração de indústria só cresce”

A inovação da indústria no RN é ainda muito baixa? Estamos atrasados na comparação com a indústria do restante do Nordeste e do país?

passa as vagas ofertadas na indústria potiguar? Mas isso contraria a reclamação do setor de falta mão de obra especializada, sobretudo de engenheiros. Por que isso ocorre?

Isso, a Universidade forma mais profissionais da indústria do que a indústria do Rio Grande do Norte absorve. Isso ocorre porque o modelo industrial de alta produção não é contemplado no Estado, com exceção de algumas pequenas fábricas. Em outras regiões e estados, como em Pernambuco e Ceará, o potencial é bem maior. Em termos de Brasil, há uma necessidade ainda maior de engenheiros. E os formados aqui no RN estão sendo levados para atuar fora do Estado. Cerca de 50% dos formados em engenhariaficameoutros50%buscam as oportunidades de colocação no mercado de fora do Estado.

Eu acho sim que falta espaço e oportunidade para os profissionais formados aqui trabalhar aqui no Rio Grande do Norte. O que é necessário para maior absorção desses profissionais no Estado?

Já há algumas iniciativas. Acredito que a criação de parques tecnológicos no interior do estado seria uma alternativa interessante. As facções são importantes para a revitalização da área têxtil. Devem ainda ser traçados novos modelos de negócios para melhor discussão no RN e algumas propostas já ganham espaço no Motores do Desenvolvimento. A viabilização dessas ideias do Motores podem contribuir para a consolidação desse

Eu vejo que um dos problemas de recursos humanos na nossa indústria é referente ao corpo técnico, não somente no tocante as engenharias, como também do nível básicodeprodução.EesseéumtrabalhoqueaUFRNjuntocomoutras instituições também tem abraçadojuntoaoPronatec.Outroproblema é que o engenheiro formado pelaUniversidadeacabaatuandomais na na parte gerencial do que propriamente em engenharia uma vez que não há muito desenvolvimentotecnológiconaindústria,queaqui são mais de transformação e beneficiamento de produtos, não tem muita tecnologia a ser agregada.

parque tecnológico no estado. Mas o mais importante é o Estado decidir qual a vocação da indústria, porque para montar uma indústria no formato tradicional não é compatível com a indústria do turismo, que precisa preservação natural maior. se for o formato tradicional ouantiga,dealtaproduçãosemtanta preocupação com o meio ambiente e se valendo de mão de obra barata não é interessante para o Estado e também. Mas esse quadro também tem mudado nos últimos anos, algumas empresas já mantêm um relacionamento forte com a academia no sentido de desenvolver pesquisas, não só para o desenvolvimento de processos e produtos, como também para a capacitação de recursos humanos. A UFRN está com várias parcerias com a Federação das Indústrias (Fiern), o CTGas-ER com o governo do Estado e com a capacitação dos empresários por meio de programas como o Capacite, o Brasil Inovador e o Pro-InovaNagi. Quais áreas demandam mais pessoal?

Continuasendoaconstruçãocivil e a indústria de preparação de materiaiseinsumosparaaconstrução civil. Mas temos também dois mercados bastante fortes para a UFRN, que é a Petrobras, com investimentos maciços em pesquisa, na área de geologia, da engenharia de petróleo. Outra que começa a tomar vulto é a energia alternativa. A chegada dos parques eólicos no RN despertou essa necessidade de formação de recurso humanos.

Como tem sido o atendimento em oferta de cursos para essas áreas?

Temos algumas especialização junto com o CTGas-ER e estamos

em entendimento com o governo do Estado para a formatação de um parque tecnológico de energia alternativa. E com a Petrobras também estamos em discussão para construção de um parque tecnológico, para formatar uma espécie de incubadora de empresas para promover esse desenvolvimento industrial. EM TI também tem sido alavancada com a chegada do Metrópole Digital, que não é uma indústria da forma geral de bens, mas é uma indústria da prestação de serviços. Há novos nichos de mercado que têm demandado qualificação de recursos humanos?

Maisvoltadoparaesseplanoindustrial, a UFRN criou os cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Aquícola, diferente da engenharia de pesca. No sentido de promover aindustrializaçãodopescadodoestado. Embora o RN tenha uma costa muita extensa, não tem expressividade na colocação na produção de pescado. Não só o Estado, mas como o país. Aengenharia com bom resultado no RN é a de produção. Uma aposta que a UFRN fez e teve bons resultados. Esses alunos exercem a profissão mais de gerenciamento em empresas e na indústria. Há uma característica local de que a indústria local é de propriedade de engenheiros e familiar. E nos dias de hoje que há bastante tecnologia, fica difícil para o empresário sozinho dominar todas as tarefas e mais essa área tecnológica. Então, ele pode estruturar melhor o processo produtivo, organizar o fluxo de produção, responsável pelosistemademonitoramentoeavaliação com maior eficiência.

A formação técnica tem sido uma preocupação...

Há um esforço da Universidade, por meio dos programas citados, para colocar na mente do empresariado a necessidade da inovação como meio para a sobrevivência da própria empresa, no contexto atual em que não se está isolado, mas conectado ao restante do país e do mundo. Em relação a inovação não estamos atrasados, mas em tamanho de mercado sim. Fomos ultrapassado e muito pelos vizinhos, Ceará e Pernambuco, em que a capacidade de atração de indústria só cresce. Eles têm feito um trabalho melhor na captação das indústrias. Mais isso se deve à oferta de melhor infraestrutura nesses Estados...

Sim. Exemplo disso é a indústria de energia eólica. O RN teve um grande número de parques arrematados nos primeiros leilões, foi campeão, mas enfrenta a falta de linhões (linhas de transmissão de energia) para essa geração. Outra dificuldade são as estradas que não são adequadas a logística de transporte industrial o que onera bastante os custos de produção e impede a expansão dessa industrialização do Estado, desfavorece o Estadonestacaptaçãodenovasindústrias. Nosso porto é bastante acanhado. E mesmo com o novo aeroporto voltado para essa linha de exportação, a nossa estrutura ainda é muito precária para o desenvolvimento industrial. Até que ponto isso reflete a falta de uma política industrial de Estado?

Acredito que tem toda a influência.

O Mais RN é a nova aposta de uma política nesse sentido. Como a academia tem conversado com os outros setores para esse desenvolvimento?

Melhorou bastante a interação dessa tríplice hélice: gestor público, setor industrial e academia e esperamos bons


LANÇAMENTO

Warner lança pacote Blu-Ray com sete filmes de Clint Eastwood. PÁGINA 3

FESTNATAL

HOJE NA TELINHA

Diretor Sílvio Coutinho é presença no FestNatal. Hoje o filme é “Faroeste caboclo”. PÁGINA 4

Interlúdio do Amor, de Clint Eastwood; e A casa elétrica, de Gustavo Fogaça, são destaques. PÁGINA 2

PERFORMANCE ‘INVADE’ SHOPPING E CHAMA A ATENÇÃO DO PÚBLICO. PÁGINA 4

BLOG DO VIVER

Clara Menezes faz show próxima quinta-feira, na Aliança Francesa.

tribunadonorte.com.br/blogdoviver

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 10 de dezembro de 2013

VLADEMIR ALEXANDRE

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Lançamentos de 2013 “Ana e o Sapo”, de AnaLu Medeiros; “As sátiras em quadrinhos de Zé Areia”, de Carlos Alberto; “BRUMMMMM!!! Não quero, sou nerd”, de Rodrigo Brum; “Cajun – Amargas Lembranças” e “Cajun – O bom franjou”, de Gabriel Andrade no mercado americano Wendell Cavalcanti e Diorge Trindade; “Crônicas de Tenebras”, de Sandro Pseudoord e Alan Marinho; “Condenável”, de Marcos Guerra e Paulo Sérgio; “Depois de tudo 2”, de Wagner Michael, Elton Thomasi, Wanderline Freitas, Jefferson Dênis, Wendell Cavalcanti e Dickson Tavares; “Educação Financeira”, de Rodrigo Bezerra, Miguel Rude, Robson Nascimento, Carlos Alberto e Erre Rodrigo; Adaptação: As sátiras de Zé Areia “Enigmá e os diamantes valem ouro”, de Wandeline Freitas; “Lampião em Mossoró”, de Emanuel Amaral e Aucides Sales; “Limbo”, de Marcos Garcia e Milena Azevedo; “Luz nas trevas – HQs de um mundo assustador”, de Joseniz Moura entre outros desenhistas; “Os Black”, de Mario Rasec “O Guarda-Vidas”, de de Milena Azevedo e Rodrigo Brum “Parnamirim – construindo uma história”, de Marcos Guerra, Leander Moura, Clayton Marinho, Victor Negreiros, José Veríssimo e Memória: História de Parnamirim Milton Cobe; “Revista 14”, com Beto Leite, Fábio Farias e outros colaboradores; “Tempestade mental”, de Renato Jotanovjsh e Rodrigo Xavier; “Um herói chamado Urubuman”, de Wanderline Freitas; “Visualizando citações”, de Milena Azevedo, ilustrado por desenhistas do RN e de outras partes do país a partir de obras literárias de Balzac.

YUNO SILVA repórter colaborou: Rodrigo Brum

O

ano de 2013 rendeu bons frutos aos quadrinhos potiguares, um ano considerado por amantes da arte sequencial e profissionais da área como dos mais produtivos e movimentados para o segmento. Diversas exposições e eventos, surgimento de cursos e selos editoriais, lançamentos de títulos, presença de nomes de peso do mercado mundial, artistas potiguares conquistaram reconhecimento nacional e espaços dedicados às HQs foram abertos estão na lista de atividades que marcaram o período. Um panorama onde a exigência por ousadia e qualidade da parte tanto de leitores como autores são tendência. Para o quadrinista Rodrigo Brum, chargista desta TRIBUNA DO NORTE e agora integrante da equipe fixa da revista de humor Mad, “a vontade de produzir foi maior do que a paciência para se encontrar editoras interessadas em publicar, esse foi o ano dos lançamentos independentes”, avalia. Ele cita a criação e retomada de selos, a abertura da comic shop da KÓtica (na Livraria Nobel Salgado Filho) e a presença destacada do coletivo PQP (Produtores de Quadrinhos Potiguares) durante a Feira Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte. “Fico feliz em ver diversidade e força de vontade dos profissionais que querem a cada novo trabalho o reconhecimento merecido. As coisas – finalmente – começaram a melhorar no que diz respeito à arte sequencial no RN, e cabe a nós continuarmos conquistando espaço”, acredita o desenhista Leander Moura. Segundo Milena Azevedo, fundadora do selo MBP de quadrinhos e colaboradora do site Universo HQ, “o ano de 2013 coroa o trabalho que cada quadrinista potiguar vem fazendo, gente que resolveu abraçar a arte sequencial como profissão”. O roteirista de quadrinhos Rodrigo Bezerra, do selo Estúdio Soluções Criativas (ESC), reforça: “O setor de quadrinhos e animação cresce e se fortalece a cada momento, agora chegou o momento de investirmos em qualificação, análise e estratégia do mercado. Temos que firmar parcerias também tendo como foco o lado empresarial”, garante.

Entre nós Como forma de evidenciar o bom momento das quadrinhos potiguares, vale ressaltar que em 2013 o Rio Grande do Norte recebeu a visita de nomes ilustres como o mineiro Eddy Barrows, responsável pelos traços do Superman; e “o cara da Marvel” Mike Deodato Jr (MulherMaravilha, Os Vingadores, Hulk, Thor e Elektra). O quadrinista cearense Geraldo Borges, colaborador da DC Comics, resolveu se instalar na cidade e abriu a “Quadrinhos Estúdio de Desenho” aqui em Natal. “Mas o grande destaque”, informa Rodrigo Brum, “ficou por conta de Maurício de Sousa que, segundo ele mesmo, nunca fez uma palestra para tanta gente”, disse o quadrinista, lembrando da abertura da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, realizada em outubro, quando o criador da Turma da Mônica falou para cerca de 6 mil pessoas no anfiteatro do Cam-

Artistas participam de flash mob dos quadrinhos, no Parque das Dunas

O ano em que lemos quadrinhos

Profissionais da arte sequencial festejam o grande ano para as HQs potiguares: além da visibilidade nacional, o surgimento de selos, eventos e novas publicações marcaram a temporada

Encontro com Sidney Gusman (MSP), Brum, Maurício de Sousa, Williandi e Márcio Coelho

pus Central da UFRN. “Inclusive não podemos deixar de citar a presença dos potiguares Williandi e Márcio Coelho nas coletâneas MSP+50 e MSP NOVOS 50, publicações especiais em comemoração aos 50 anos da Turma da Mônica”. Para Brum, outra conquista que merece ser citada é o reconhecimento do projeto “Visualizando Citações”, da roteirista de quadrinhos Milena Azevedo. “Esse projeto trouxe um reconhecimento inédito para o mercado potiguar, pois pela primeira vez o RN esteve na lista dos finalistas do prêmio HQ MIX (o Oscar dos quadrinhos nacionais), na categoria web quadrinhos”.

Ficção: Condenável

Série: Cajun, o bom Franjou

QG dos quadrinhos Um dos lugares que vem se tornando referência para quem produz e consome quadrinhos em Natal é a livraria Nobel Salgado Filho. “O local se tornou o principal ponto de venda das HQs produzidas no RN, ainda mais agora, com a abertura da loja K-Ótica”, disse Brum. Além da comic shop da K-Ótica, o estúdio de Geraldo Burges também funciona no local. “A livraria foi palco de diversas noites de autógrafo e dos ‘Cafés Literários’, momento criado para conversarmos (artistas e público) sobre quadrinhos”. Mas nem tudo são flores, e o chargista Rodrigo Brum lamentou o quinto aniversário do calote da Fundação José Augusto quanto ao pagamento do edital Prêmio Moacir Cirne de Quadrinhos. “Outra notícia triste foi a morte prematura do chargista Amâncio, vítima de acidente automobilístico. Ele era um dos chargistas mais polêmicos do Estado e vencedor de vários salões de humor espalhados pelo país”, recordou.

Brum na exposição do Sansão-SP

Literatura: Visualizando citações


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR JOÃO MIGUEL JUNIOR/DIVULGAÇÃO

Sem lágrimas

Propaganda cênica

Gabriela Duarte acumula 24 anos de televisão em sua carreira. Ao longo do tempo, a atriz ficou marcada por suas mocinhas dramáticas e sofredoras. No entanto, desde a Jéssica, de “Passione”, Gabriela tem mostrado um lado cômico na tevê que se fortaleceu com o convite para integrar o elenco da segunda temporada de “Junto & Misturado”. “Sempre soube que eu gostava de comédia. É a primeira vez que faço esquetes de humor. É mais uma chance de mostrar uma maior versatilidade e flexibilidade do meu trabalho”, explica a atriz, que sente maior prazer na comédia. ‘’É uma delícia. A sua vida fica mais leve, e é quase um estilo de vida”, brinca, aos risos. Com texto final de Bruno Mazzeo, Gabriela disponibiliza de total liberdade para interferir em suas cenas do humorístico. “A liberdade é enorme. Tudo é muito engraçado e pode tudo”, valoriza. A partir de janeiro, a atriz poderá ser vista também em “Amor Veríssimo”, série do

A proximidade da estreia da 14ª edição do “Big Brother Brasil” fará com que “Amor à Vida’’ passe a divulgar o “reality show”. A Globo irá montar uma casa de vidro falsa para colocar Valdirene, interpretada por Tatá Werneck, dentro. O departamento comercial da emissora já está providenciado a construção da locação, que, assim como no “BBB’’, deve ficar em um shopping do Rio de Janeiro. Recentemente, outros programas do canal, como “Encontro com Fátima Bernardes”, foram citados no folhetim para maior divulgação.

Em baixa

GNT baseada em crônicas sobre relacionamentos amorosos escritas por Luís Fernando Veríssimo. Gabriela participará de 8 dos 13 episódios da

produção. “São personagens de humor, mas há momentos de drama também. É um humor que fala sério. Me emocionei diversas vezes”, ressalta.

« NOVELAS » ALEX CARVALHO

Ninho sente ciúmes de Aline e César

Malhação Globo 17:30 Anita e Ben revelam que estão juntos, e Sofia fica abalada. Ronaldo e Vera não aceitam o namoro dos dois. Vera decide levar Anita para a casa de Caetano para afastá-la de Ben. Alunos da escola gravam uma briga entre Anita e Sofia.

Chiquititas SBT, 20:30 Junior diz a Carol que Carmen a viu na rua com um homem. Tati se despede de Cícero e Mili vai até ele. Mili diz a José Ricardo que tem imenso carinho por Gabi. Mili conta a Tati que conheceu Cícero. A órfã pede para Mili guardar segredo e não contar para Vivi.

Joia Rara Globo 18:00 Manfred diz a Franz que ama Amélia. Manfred tenta atropelar Franz. Franz reclama de Manfred para Ernest e pergunta qual é a ligação entre os dois. Gaia deixa Hilda assustada ao avisá-la de que vai lutar por Toni. Franz pergunta a Manfred por que ele o odeia tanto.

Amor à vida Globo 21:00 Ninho sente ciúmes de Aline e César. Natasha dispensa Thales. Aline deixa César confuso. Pilar expulsa Jacques de sua casa. Félix convence Márcia a dar dinheiro a Valdirene. Amarilys e Eron levam Fabrício embora. Lutero suspeita de Glauce.

Além do Horizonte Globo 19:00 William decide ajudar Lili. Rafa é o primeiro a terminar o desafio. Tereza se incomoda com o entusiasmo de LC com Paulinha. Thomaz manda Heloísa embora. Vitória diz a Paulinha para manter Zélia afastada. Matias e Celina ficam juntos. Thomaz conversa com LC. Líder Jorge anuncia o nome dos vencedores.

Pecado Mortal Record 22:30 Picasso encharca roupa de Otávio com bebida, o embriaga e o leva à casa dos Vêneto. Os bicheiros Perfume e Sabonete desejam que Carlão tome o lugar do pai no comando do jogo do bicho. Livia conversa com Laura e desconfia que o Carlãopossa não ser filho de Donana e Michele.

DIVULGAÇÃO

Ruço descobre que será vovô novamente em Pé na Cova - Globo, 23h Em meio à desilusão amorosa com a traição de Abigail, Ruço comemora a notícia de mais um enterro. A F.U.I. vai preparar o velório de um anão, o que, no ramo funerário, significa sorte. Mas ninguém imagina que o defunto poderia desaparecer. Adenóide, a responsável pelo sumiço, confessa ter confundido o boneco que ganhou de Odete com o morto e o havia jogado na caçamba. Mas as surpresas de Ruço não param por aí. Ele descobre que vai ser vovô novamente: Odete está grávida.

Alberto Dines entrevista Paulo Sérgio Pinheiro TV Brasil, 19h Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Observatório da Imprensa traz uma entrevista especial com o coordenador da Comissão Internacional de Inquérito para a Síria, Paulo Sérgio Pinheiro. O diplomata é um árduo defensor dos direitos humanos no mundo. Ele defende os direitos humanos como importante instrumento para o alcance da paz. Paulo Sérgio é otimista quando diz que “a paz é possível e no Brasil existem milhares de pessoas lutando por ela”, afirma.

Seu regente Marte, agora em Libra, representa a dificuldade em impor seu ritmo, livremente, à sua vida. Sinaliza a importância das parcerias e de como elas decidirão, em última análise, a realização ou não de suas metas e desejos.

Touro 21/04 a 20/05 Mudança astral de ontem ressalta a necessidade de tomar uma posição, mesmo difícil, pois não tomar será pior “‘ a dúvida que prejudica, especialmente no campo do trabalho. Os assistentes desafiarão seu comando. Saúde delicada.

l CARRIE, A ESTRANHA (16 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões 15h15, 17h25, 19h35 e 21h45 / Cinemark 5. Sessões 14h20, 16h35, 19h30, 21h40 e 23h55 (sáb) Carrie (Chloe Moretz) é uma adolescente oprimida pela mãe, Margaret White (Julianne Moore). Fanática religiosa e superprotetora, ela faz da adolescência da filha um inferno. Tímida, problemática e atormentada pelos colegas de escola, Carrie não consegue levar uma vida normal. O que ninguém sabe é que Carrie carrega um segredo: ela é capaz de usar poderes telecinéticos. Suas habilidades vêm à tona quando ela é humilhada no baile de formatura do seu colégio. A partir daí, coisas horríveis começam a acontecer. Direção: Kimberly Peirce

Mercúrio em Sagitário, Marte em Libra “‘ articulações delicadas se desenvolvem no momento. Para você, é tempo de negociar muito bem seus interesses, cada detalhe será importante. Idas e vindas no amor tiram você do sério também.

Câncer 21/06 a 21/07 Marte em Libra anuncia a emergência de conflitos e contrastes no campo familiar. O melhor será reconhecer estas diferenças antes que alguns parentes façam corpo mole. Hoje, demandas fortes do chefe; não se estresse, confie em si.

A homenagem a Renato Aragão no “Divertics”. Foi o ponto alto do programa, que reuniu momentos marcantes da carreira do humorista.

Foi mal A falta de criatividade do “Pânico na Band” em investir em falsos mistérios ao longo do programa. A técnica, que já está manjada, é uma falta de respeito com o telespectador.

De volta

★★★

Patrícia França está cotada para integrar o elenco de “Meu Pedacinho de Chão”, “remake” de Benedito Ruy Barbosa. O folhetim irá marcar o retorno da atriz à Globo, após nove anos na Record, onde atuou em tramas como “Luz do Sol” e “Poder Paralelo”. Este não será o primeiro trabalho de Patrícia ao lado do autor. Ela participou da primeira fase de “Renascer’’.

Nesta terça, “A Liga” investiga pessoas que levam vidas duplas.

★★★★ THOR 2: O MUNDO SOMBRIO (10 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessões (leg) 13h45 (sáb e dom) e 19h / Moviecom 6. Sessões (3D) (dub) 16h30 e 21h05 21h20 / Cinemark 7. Sessão (leg) 0h10 (sáb) Thor (Chris Hemsworth) luta para salvar a Terra e os Nove Reinos de um inimigo sombrio, mas uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith (Christopher Eccleston) retorna para levar o universo de volta às trevas. Enfrentando um inimigo que nem mesmo Odin (Anthony Hopkins) e Asgard são capazes de derrotar, Thor embarcará em sua jornada mais perigosa e pessoal que o reunirá Jane Foster (Natalie Portman) e o forçará a sacrificar tudo para salvar a humanidade. Direção: Alan Taylor ★★★★ JOGOS VORAZES EM CHAMAS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 2. Sessões (leg) 16h05 e 21h20 / Moviecom 5. Sessões (dub) 14h20, 17h20 e 20h20 / Cinemark 3. Sessões (dub) 11h50 (sáb e dom), 14h55, 18h e 21h20 / Cinépolis 4. Sessões (leg) 15h10 e 20h50 Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara o 75º Jogos Vorazes, uma competição que pode mudar Panem para sempre. Direção: Francis Lawrence

★★★ BONS DE BICO (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessão 15h10 / Cinemark 7. Sessão 14h50 Jake e Reggie são dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades. Mas o destino unirá essas duas figuraças, quando eles terão que viajar no tempo juntos para mudar os rumos da história e fazer o impossível: impedir que os perus se tornem o prato tradicional do Natal. Direção: Jimmy Hayward ★★★ JACKASS – VOVÔ SEM VERGONHA (14 anos, legendado) Moviecom 3. Sessões 17h10, 19h10 e 21h10 Irving Zisman, de 86 anos está fazendo uma viagem pelos Estados Unidos com seu neto de oito anos. Tudo parece normal, mas este idoso é na verdade um personagem de Jackass e o garoto poderá fazer tudo o que sonhou, ou seja, beber, fumar e encontrar stripers. Direção: Jeff Tremaine l ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 4. Sessões 14h50, 17h05, 19h20 e 21h35 / Cinemark 6. Sessões (dub) 15h10 e 19h50 / Cinemark 6. Sessões (leg) 12h50, 17h30 e 22h10 / Cinépolis 5. Sessões (leg) 15h30 e 20h30 / Cinépolis 6. (dub) 14h45 e 19h30 Quatro amigos quase setentões decidem fugir da casa de repouso e dar uma festa de despedida de solteiro em Las Vegas para o único deles que ainda é solteiro. Direção: Jon Turteltaub ★★★ UM TIME SHOW DE BOLA (Livre, dublado) (3D) Moviecom 6. Sessões 14h15 e 18h50 / Cinemark 7. Sessões 12h20 e 17h20 Amadeo, um jovem tímido e talentoso, tenta reunir seu time de futebol de pebolim, após uma separação.Sua ideia é juntar os amigos para finalmente superar The Champ, seu maior adversário. Diretor: Juan José Campanella ★★ CRÔ, O FILME (12 anos, nacional) Moviecom 7. Sessões 14h, 16h, 18h, 20h e 22h / Cinemark 1. Sessões 13h, 15h, 17h10, 19h20 (exceto ter e qui), 21h30 e 23h40 (sáb) / Cinemark 2. Sessões 12h (sáb), 14h, 16h10, 18h20, 20h25 e 22h25 / Cinépolis 1. Sessões 13h30, 15h45, 18h e 20h15 / Cinépolis 2. 14h30, 16h30, 18h45 e 21h

★★★

Hoje, em “Pé na Cova”, o enterro de um anão irá movimentar a rotina da funerária de Ruço. ★★★

Vai ao ar, nesta terça, a grande final de “Aprendiz – O Retorno”. Melina Konstadinidis e Renata Tolentino disputam o prêmio de R$ 1 milhão e um emprego com salário de R$ 20 mil por mês.

Após herdar uma fortuna, Crodoalvo Valério, mais conhecido como “Crô”, não quer apenas uma vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova paixão, ele inicia uma busca entrevistando diversos tipos de mulheres. Direção: Bruno Barreto l TATUAGEM (16 anos, nacional) Cinemark 1. Sessão 19h10 (ter e qui) Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura. Direção: Hilton Lacerda l COMO NÃO PERDER ESSA MULHER (16 anos, dublado e legendado) Cinemark 4. Sessões (leg)11h30 (sáb), 13h50, 16h, 18h10, 20h15 e 22h20 / Cinépolis 5. Sessões (dub) 13h15 e 18h15 / Cinépolis 6. Sessões (leg) 17h15 e 22h Jon Martello (Joseph Gordon-Levitt) é um cara sedutor, considerado um verdadeiro Don Juan moderno pelos seus amigos. Poucas coisas lhe interessam além de seu corpo, sua casa, seu carro, sua família, seus amigos, suas mulheres, e claro seus vídeos pornôs da internet. Até que Barbara (Scarlett Johansson) aparece em sua vida mudando-a completamente. Direção: Joseph Gordon-Levitt ★★★ MEU PASSADO ME CONDENA (12 anos, nacional) Cinemark 7. Sessões 19h40 e 21h55 / Cinépolis 4. Sessões 13h e 18h20 Com apenas um mês de namoro Fábio e Miá resolvem se casar e passar a lua de mel em um cruzeiro até a Europa. O problema é que na viagem eles encontram seus respectivos ex-namorados, Julia e Tiago, agora casados e também em lua de mel. Direção: Júlia Rezende

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

ALINE MASSUCA/TV GLOBO

Gêmeos 21/05 a 20/06

Enquanto não se dedica aos primeiros trabalhos de “Geração Brasil”, nova novela das sete, Taís Araújo é a próxima atriz a participar do quadro “Como Achar a Mulher da Sua Vida”, do “Fantástico”. Protagonizada por Marcelo Serrado, a produção conta com esquetes sobre os diferentes momentos para achar a parceira ideal. Fernanda Souza e Juliana Paes também participarão do quadro.

« CINEMA »

CYNTHIA SALES

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO »

Foi bem

Musa inspiradora

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Em Além do Horizonte, William decide ajudar Lili

Áries 21/03 a 20/04

O ‘’Domingo da Gente” registrou a sua pior audiência desde a estreia. Comandado ao vivo por Ticiane Pinheiro, o programa alcançou 4 pontos de média. O índice é inferior até mesmo ao obtido por Adriane Galisteu na estreia, quando a Record havia marcado 4,9 pontos. Danilo Gentili, que seria um dos convidados do

programa, teve sua participação cancelada de última hora.

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL

Realy musical é tema de Law & Order: SVU Universal, 22h Em “Dissonant Voices”, a equipe da Unidade de Vítimas Especiais investiga um caso de abuso que envolve um garoto de quatro anos, Jonah Allen, e seu professor de música, Jackie Walker, que é também o tutor do reality show musical “American Diva”. O menino conversa com Olivia (Mariska Hargitay) na delegacia. Logo o pai é chamado lá e começa uma briga com a mãe. Participam do episódio artistas que venceram reality shows musicais, como Ashanti, Taylor Hicks e Clay Aiken.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br REPRODUÇÃO

Mostra da Cultura apresenta ‘Interlúdio de Amor’ - TV Cultura, 22h A faixa exibe o longa que conta a história da jovem Breezy, uma adolescente hippie com um grande coração. Depois de pegar carona com um homem que tenta se relacionar sexualmente com ela, Breezy escapa e se esconde em uma casa isolada, na qual vive um homem de meia idade e divorciado, Frank Harmon, por quem a moça se apaixona. O filme de 1973 é dirigido por Clint Eastwood e traz no elenco William Holden, Kay Lenz. Indicado ao Globo de Ouro em três categorias, incluindo trilha.

REPRODUÇÃO

Seleção Brasileira apresenta ‘A Casa Elétrica’ Canal Brasil, 21h Filme conta a história de três irmãos imigrantes italianos que abriram a primeira fábrica de gramofones da América Latina. Savério (Nicola Siri), Carlino (André Di Mauro) e Aquille (Juan Arena) fundaram em Porto Alegre, em 1913, a Casa A Electrica. A história da música na América do Sul contada junto com a história da realização dos sonhos de um imigrante, a do Brasil e também a de um amor. O filme resgata capítulos importantes e marca a estreia de Gustavo Fogaça na direção.

Marte em Libra anuncia temporada de tensões nas leis. Lua cheia em Gêmeos 16/12 Leão 22/07 a 22/08 Lua e Marte em fricção astral “‘ ainda que passageira “‘ sinalizam irritação e destempero; palavras erradas em má hora terminam por complicar a sua vida. Portanto, pense antes de reagir! Leve a sério sua intuição, mas guarde-se hoje.

Virgem 23/08 a 22/09 Imerso em sua vida intima, para fazer um resgate mais que necessário de energia, conhecimento e bem estar, você está prestes a se sintonizar com algo novo. Um caminho mental de vanguarda e inovação se abre para você, tenha coragem e siga!

Libra 23/09 a 22/10 Marte em seu signo significa que você está mais impaciente para imprimir seu próprio ritmo à via, agir livremente, fazer o que achar certo. O perigo está em duvidar desses impulsos, contemporizando ações. Evite, para não se prejudicar.

Escorpião 23/10 21/11 Seu regente Marte transitará Libra por muitas semanas; um tempo longo pra você se preservar mais ainda de iniciativas grupais, pois acabaria sendo ‘boi de piranha’ delas, imolando-se inutilmente. Hesitações prejudiciais, controle-as.

Sagitário 22/11 a 21/12 Mercúrio em seu signo causa dispersão, mil interesses em mil direções, é preciso manter o foco, sem perder as ideias incríveis que povoam sua imaginação. Marte em Libra acirra conflitos com amigos e sociedades, seja claro e determinado.

Capricórnio 22/12 a 20/01 As coisas se complicam um pouco mais a partir de hoje. É preciso ter paciência e diplomacia para driblar as ansiedades de um chefe indeciso. Você mesmo terá de ser mais cordato, e ainda sim firme e decidido. Para o seu bem, seja discretíssimo!

Aquário 21/01 a 19/02 Cenário astral começa a se complicar com raivas mal dirigidas, má comunicação, impaciência geral. O emocional coletivo está contraditório. Em compensação, Júpiter e Saturno sinalizam a realização de um sonho antigo até 15/12.

Peixes 20/02 a 20/03 Dinheiro é o assunto que irrita hoje, e o movimento no campo profissional continua firme. Seu amor anda aéreo, conectado com temas abstratos demais para seu gosto. Independência é motivação para você. Júpiter o protege com muita sorte.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

viver

3

RUMENNIG AZEVEDO

CEDIDA

Miss Surda

George Azevedo

Sob a coordenação de Vanessa Vidal, Miss Ceará 2008 e vice Miss Brasil, aconteceu no último sábado, 7, na Praia do Futuro em Fortaleza | CE o evento Miss Surda Brasil. O concurso que foi super concorrido deu o título à bela potiguar Isabel Maia, de 24 anos. Agora ela prepara-se pra representar o Brasil no mundial que acontece em Praga na República Tcheca. Arrasou!

Miss Internacional A potiguar Cistina Alves manda notícias de Tokyo/Japão, onde se encontra desde a semana passada defendendo nossa bandeira no Miss Beleza Internacional: está adorando aquele país e sendo muito bem tratada pela imprensa que cobre o evento para o mundo, e confiante para trazer o título novamente para o Brasil, pois em 60 anos de concurso, o feitio só aconteceu em 1968 pelas mãos da carioca Maria da Glória Carvalho.

Carnatal

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

É duro de ouvir algumas pessoas torcendo e vibrando pela “queda” do Carnatal, um evento que só trouxe benefícios para a capital do Estado. Pois bem, a edição de 2013 teve lá suas dificuldades para acontecer e acabou sendo levada para o Parque Aristófanes Fernandes e isso fez a “grande” diferença. Não foi ruim, digamos que rolou com gostinho diferente. Os que foram com o intuito de brincar, amaram. Eu adorei. E como sou “fã” do trabalho da Destaque, acredito que em 2014 a folia seja grandiosa. Salve, salve!

Cristina Alves é a representante brasileira no Miss Internacional em Tókio | Japão

{

Vocês, verão... O último final de semana foi de muito trabalho para turminha da revista Glam, que finalizou a produção dos editorias de moda para publicação de alto verão. No sábado sob a batuta do fotógrafo mossoroense Mathws Aires e no domingo, com duas equipes, uma coordenada pelo “mago das lentes” Lucas Freitas e outra dirigida pelo talentoso Andrey Lourenço. Quer saber mais? Essa edição é comemorativa aos cinco anos de sucesso da revista e traz na capa as tops de sucesso da cena fashion potiguar.

Cultura

Som dos bons

Estreia quinta-feira, 12, e segue em temporada até o próximo dia 14 de dezembro, na área externa do Ginásio Nélio Dias, o espetáculo teatral “Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento”. A peça é resultado do projeto “Natal:

Logo mais a partir das 21h, acontece no Teatro Riachuelo a última edição 2013 do projeto Música no Ar Unindo Talentos. No palco do evento vai rolar shows da banda Roda de Pedra e de Daúde.

A potiguar Isabel Maia na conquista do Miss Surda Brasil

}

encruzilhada do mundo”, idealizado pelos grupos natalenses Coletivo Atores à Deriva e Bololô Cia e contam a história da cidade na primeira metade do século 20, desde as aventuras do aviador Augusto Severo, até a cidade abandonada pelos soldados norte-

A dignidade de Mandela expressa por Freeman

LÍVIO OLIVEIRA

REPRODUÇÃO

LUIZ ZANIN ORICCHIO/AE

M

Freeman vive o líder sul-africano em uma das passagens fundamentais da atuação como presidente

ì O QUE Warner lança Coleção Clint Eastwood em Blu-Ray, com sete discos trazendo boa parte da filmografia do diretor. Firefox: Raposa de Fogo (1982); Um Mundo Perfeito (1993); Dívida de Sangue (2002); Gran Torino (2008); Invictus (2009); J.Edgar (2011); Curvas da Vida (2012)

Hoje os jornalistas Rafael Barbosa e Paulo Nascimento lançam a partir das 18h, na Pinacoteca do Estado, o livroreportagem "Valdetário Carneiro: a essência da bala". A publicação é resultado de mais de um ano de pesquisas sobre a vida de José Valdetário Benevides, que entrou para a crônica policial do Rio Grande do Norte como Valdetário

Virada Cultural Arquivo Vivo, Mc Priguissa, Orquestra Boca Seca, Camila Masiso, Fukai, DJ Marcy, DJ Danina Fromer, são alguns dos nomes confirmados para a edição especial do Circuito Cultural Ribeira que acontece entre os dias 14 e 15 de dezembro, com a segunda Virada Cultural de Natal, tendo como sede das atividades o bairro da Ribeira. Dezenas de artistas, casas, equipamentos culturais e a própria rua estarão tomadas por cultura durante 24h.

Inesquecível tarde poética para Luís Carlos Guimarães

Clint Eastwood, caixa com sete filmes do diretor, lançada pela Warner

similar adversários ferrenhos faz parte da política e aconteceu até mesmo na Revolução Russa. Outra sequência que não se esquece é a visita de Damon à cela de Mandela, conservada como relíquia nacional. A face silenciosa do capitão do time expressa seu sentimento profundo de compreensão daquele homem que lhe fora pedir a vitória. A direção de Clint é sóbria, precisa, com pouca concessão a sentimentalismos. Mas o que sobressai é mesmo a interpretação de Morgan Freeman, que consegue se parecer ao Madiba até mesmo na forma de andar. Isso, os grandes atores percebem quando precisam interpretar um personagem real e de alta visibilidade como Mandela. Não basta se parecer no rosto, porque disso a maquiagem em geral se incumbe. É preciso assemelhar-se também na expressão corporal Nós conhece-

Lançando

Carneiro, um dos assaltantes de banco mais procurados do Nordeste nos anos 90.

« ARTIGO »

« LANÇAMENTO » Invictus, lançado em 2009, é um dos destaques da Coleção

organ Freeman é a cara de Mandela. Quem duvidar, veja Invictus (2009), no qual o ator norte-americano interpreta o líder sul-africano em uma das passagens fundamentais da sua atuação como presidente. Trata-se da hábil manobra política que consistiu em transformar a seleção de rúgbi do país, tida como nicho de racistas, em símbolo da união nacional, grande ambição de Mandela desde quando saiu da prisão, em 1990. Acontece que, em 1995 jogava-se na África do Sul o Campeonato Mundial de Rúgbi. O time africano entrava na competição como dono da casa, mas parecia não ter qualquer possibilidade de vitória. Nelson Mandela conversa com o capitão do time, vivido por Matt Damon, e o convence de que a vitória é fundamental para o país àquela altura do campeonato. Há cenas que definem a mão de um diretor de peso, Clint Eastwood, no caso. Logo no início, vemos a comitiva de Mandela libertado depois de 27 anos de cárcere na prisão de Robben. Os automóveis passam por um campo onde um time de rúgbi é treinado. O técnico fala para um dos garotos: “Guarde bem esse dia. Hoje a África do Sul começou a sua ida para a ruína”. Uma simples cena define o ânimo de parte do país. Noutra, vemos Mandela interferir numa reunião que pretende mudar cores do uniforme, nome e hino do time nacional, identificado com os africâneres. Mandela vê nisso um erro. Entende que o momento é o de preservar a simbologia do inimigo e transformála em signo de união nacional. As-

americanos, na decadência do pósSegunda Guerra Mundial. A direção é de Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX de Teatro | SP, e codireção de Paulo Arcuri. Imperdível!

mos o modo falar, de mexer a cabeça, de andar de um pessoa íntima. Inconscientemente, é o que nos fornece o signo de reconhecimento à distância. E Freeman captou muito bem esses sinais corporais de Mandela. Em especial, essa aura de dignidade que foi a marca maior de Mandela. Revolucionário na juventude, Madiba meditou sobre seu país durante os 27 anos de cárcere e concluiu que precisava de uma solução negociada para fazer a transição. Seu plano foi um sucesso e o esporte, no caso o rúgbi, desempenhou função importante. Mandela conduziu o jogo como verdadeiro estadista, e seu intérprete, Morgan Freeman, compreendeu a essência dessa ação política para melhor interpretá-lo. Invictus faz parte de Coleção Clint Eastwood, caixa com sete filmes do diretor lançada em Blu-Ray pela Warner.

procurador federal e escritor livioliveira@yahoo.com.br

C

omeço esse texto com duas perguntas que possuem sentido aproximado: Quem são os potiguares? Quem somos de fato e de direito? Talvez uma outra pergunta caiba melhor: O quê e quem queremos ser? Qual a identidade que queremos assumir nos tempos que virão, em contrapartida ao nosso passado e seu percurso, acidentes e glórias registrados? O que fazemos no presente em prol disso? Essas interrogações me chegam fortes após ter ouvido do artista plástico Franklin Serrão uma observação intrigante, seguida de um olhar e uma pausa reticentes, quando preparávamos – juntamente com o poeta João Barra, o Chef Alexandre Gurgel e o produtor cultural Júlio Pimenta – uma homenagem ao saudoso poeta Luís Carlos Guimarães lá no Sebo Balalaika (do vibrante Severino Ramos), na Cidade Alta. A frase foi mais ou menos essa: “– E se os potiguares, de repente, se descobrirem, se encontrarem...”. Não parei mais de pensar no assunto e nos seus questionamentos intrínsecos. Numa terra conhecida como de pouca auto-estima e mísero auto-reconhecimento dos valores culturais, artísticos e humanos, com algum histórico de iconoclastia de caráter não muito louvável, uma frase dessas é uma chave, um início mais do que adequado para que busquemos elementos sobre a nossa identidade. E cabe mesmo prosseguir com essas indagações para que sérias questões que envolvem nosso processo civilizatório e humanístico sejam permeadas, analisadas,

e para que haja alguma mínima tentativa de resposta(s). Este pequeno texto não passa, portanto, de um minúsculo ensaio em busca disso, sem maiores pretensões, a não ser a de provocar mais ainda o debate. E foi nisso que fiquei pensando durante o sarau que preparamos em homenagem a um dos nossos maiores poetas. Poemas de Luís Carlos Guimarães estavam expostos com as ilustrações feitas pelo grande artista plástico Assis Marinho para o livro “O Fruto Maduro” (FJA/RN, 1996). E eram lidos durante aquela tarde de sábado em que ouvíamos, de forma intercalada, a bela e comovente música de nomes valorosos como Fernando Tovar, Franklyn Nogvaes, Yrahn Barreto, Pedrinho Mendes, Liz Rosa, Aécio Queiroz. Vocês podem imaginar o tamanho da festa? É. Foi grande! E ainda contou com o prato musical (“Baião de Todos”) de Alexandre Gurgel. Sabores gerais... Naquela tarde em que inauguramos os “Sábados de Ramos”, eventos artístico-culturais que se pretendem mensais a partir de 2014, vivenciamos o encontro de diversas formas de arte e de seus representantes contemporâneos, valores importantes que compareceram e os seus apreciadores. Tantos que, se eu começar a citálos aqui, cometerei alguma falta grave. O essencial mesmo é que quando nos deparamos com uma festa maravilhosa como essa, um congraçamento leal e real em torno da poesia e das artes do nosso Rio Grande do Norte e de nossa Natal, podemos dizer, sem qualquer dúvida, que os potiguares têm motivos de sobra para o próprio descobrimento e para o encontro.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 10 de dezembro de 2013

BOBFLASH

Parabéns! Abraços de felicitações para Manoel Ribeiro, Larissa Bila, Monica Carvalho, Dilma Carvalho musa do deputado gente boa Gustavo Carvalho.

Vergonha! Justiça seja feita em relação ao festival de violência que se viu, domingo passado, na cidade de Joinville/SC, no jogo AtléticoPR x Vasco, a polícia não tem culpa nenhuma pela violência, até porque em jogos particulares a segurança tem que ser privada. Mesmo que se diga que futebol é uma paixão nacional. Portanto, que sirva de exemplo para eventos que venham a ser realizados pelo país, que a segurança, nesse caso, é de responsabilidade de quem está promovendo o evento. Aliás, segundo a PM, o Ministério Público de Santa Catarina que decidiu pela não colocação de policiais na área interna da Arena Joinville. É lamentável. O Vasco, time do qual sou torcedor, ser protagonista, mais uma vez, de cenas como estas que só envergonham o nome do Brasil em todo mundo.

Gente de dez: Edna Galvão, Lourdes Flor, Tázia Varela e Dani Fonseca

Em Sampa, o anfitrião Miro Pereira, Alberto Gonzalez, Marcelo Harpa e Samuel Verazane

O tempo é muito lento para os que esperam... Muito rápido para os que têm medo... muito longo para os que lamentam... muito curto para os que festejam...mas, para os que amam, o tempo é eterno!”

Timeline

Se ligue!

O Twitter anunciou na última quinta-feira que começará a mostrar anúncios aos usuários com base em seus históricos de navegação. O recurso permitirá aos anunciantes usarem cookies para mostrar anúncios segmentados.

No nosso blog, leia mais: Ela se superou de novo... Lady Gaga a parece vestida de árvore de Natal.> No Take a Note: A temporada de festas é uma boa época para procurar emprego. > Allegra Versace – quase – bilionária. > “Grown Woman”: Prévia do novo clipe de Beyoncé é divulgada; vem ver no Sounds. > Paris Hilton acusa Lindsay Lohan de mandar espancar seu irmão. > No Fashion, veja os casais mais elegantes de 2013 segundo Bruno Astuto para Vogue. > Quer saber o jeito certo e usar perfume? Vai lá no GFK.

Punição Prefeitos de cidades que registrarem piora nos índices de qualidade da educação podem ficar inelegíveis por cinco anos caso seja aprovada a Lei de Responsabilidade Educacional, segundo o Estadão. Leia mais no nosso blog.

Vandalismo A decoração natalina tem sido alvo da ação de vandalismos e furtos, segundo a Semsur. Os últimos atos atingiram a decoração da avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, e a Árvore da zona Norte, que já estão sendo reparadas.

A noite de sábado foi de muita resenha em confraternização natalina na morada do amigo Miro Pereira que reuniu colegas de trabalho do Stúdio W do Iguatemi. Ocasião com direito a muiiita descontração, amigo secreto, birinaites e divertimentos de boca, até começo da madrugada, com esticada na The Week, onde encontrei o fashion man Wagner Kallieno.

participação de 40 pessoas. Na ruas, ninguém ficou indiferente a “Cegos” VLADEMIR ALEXANDRE

Intervenção artístico-urbana, concebida por Marcos Bulhões e Marcelo Denny, questiona a cegueira causada pelo consumo

A

cena inusitada e monocromática seria surreal se não estivesse tão impregnada de cotidiano. Apesar de destoar em meio ao colorido da decoração natalina, ela (a cena) está em ‘perfeita’ sintonia com o contexto de festas e compras do período. Apresentada no início da tarde desta segunda-feira, entre às 13h e 15h, nas imediações (e dentro) do Shopping Midway Mall, a performance “Cegos” refletiu de forma crítica e contun-

dente o padrão de comportamento da sociedade e a cegueira que o consumo provoca nas pessoas. Ou seriam apenas clientes sem vontade própria, escravizados pelo mercado? Essa foi a intenção: provocar reflexões! A intervenção artístico-urbana criada por Marcos Bulhões e Marcelo Denny, ambos professores do curso de teatro na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), levou um ‘exército’ de 40 pessoas, homens e mulheres bem vestidos, devidamente vendadas e munidas com suas sacolas de compras. Durante mais de duas horas, esses ‘ce-

F.B

Em Sampa

« PERFORMANCE » Ação durou duas horas e meia e contou com a

repórter

Vivas para Gustavo Carvalho e Dilma. Ela trocando de idade

WILLIAM SHAKESPEARE

Performance ‘invade’ shopping e critica consumo

YUNO SILVA

J.O

JOÃO NETO

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Em ocasião de bolinhas, Moacir Potiguar e Roberto Shelman

Jota Oliveira

BOBFLASH

gos’ passearam tranquilamente entre pedestres, carros e clientes do centro comercial, sempre perseguidos por um batalhão de fotógrafos e curiosos: “Valha-me!”, disseram uns; “que coisa macabra” disse outro; “isso deve ser uma ação de marketing”, arriscou um terceiro. Enquanto os atuadores babavam, deslumbrados com as vitrines, aplausos – ora isolados ora compartilhados – quebravam o silêncio ensurdecedor do grupo. Inclusive, na verdade, o aplauso pode ser entendido como uma forma de extravasar a concor-

dância com a crítica. “É algum protesto?”, perguntavam; “parece Os Cão da Redinha”, comparavam. “Não estou entendendo nada!”, declarou uma senhora baixinho, logo advertida por outro espectador: “Deve ter alguma coisa a ver com consumismo”. O fato é que foi difícil ficar alheio à performance “Cegos”. A atividade faz parte da programação do Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea, que segue até a próxima quarta-feira (11). Informações: 9975-4161 e artecruor.com.

Destino

Abraços de parabéns para o aniversariante Manoel Ribeiro

Com coffee break no Majestic, a Arituba Turismo lançará Roteiros de Viagem para 2014. O evento acontece logo mais às 19h, e vai reunir clientes e parceiros que vão conhecer em primeira mão as novidade da agência.

« CINEMA »

FestNatal retorna ao calendário com duas mostras Sessões gratuitas acontecem na Fiern e na Assembleia Legislativa até sexta-feira (13)

C

om programação enxuta, a edição 2013 do Festival de Cinema de Vídeo de Natal chega ao segundo dia de sessões gratuitas. Por dia são exibidos dois filmes, um documentário no auditório da Fiern e uma ficção na Assembleia Legislativa, e hoje é a vez do público conferir “A Alma da Gente” e “Faroeste Caboclo” - respectivamente às 16h e às 21h. O primeiro, um documentário assinado por Helena Solberg e David Meyer, mostra como estão os jovens que participaram de um projeto de dança desenvolvido em 2002 com moradores da Favela da Maré. A produção mostra a rotina de treinos e a interação entre os participantes, revelando os sonhos destes jovens para o futuro. Dez anos mais tarde, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto daquela ação em suas vidas e ver se conseguiram conquistar os desejos de infância. Já “Faroeste Caboclo” leva

às telas a saga do personagem João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), cantada por Renato Russo da banda Legião Urbana. O filme conta a história de um brasileiro comum, que deixa sua cidade natal e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia (Ísis Valverde). A direção é de René Sampaio. Viabilizado através do edital Cine Natal, iniciativa da Prefeitura/Funcarte que disponibilizou R$ 100 mil (brutos) para cobrir todas as despesas do evento, o FestNatal só fechou sua programação a cerca de dez dias: “Foi um ano atípico, tivemos poucos dias para montar a programação, mas o importante é voltar ao cartaz. Esse é o grande mérito”, avaliou Valério Andrade, crítico de cinema e idealizador do festival. Para ele, é “mais difícil recomeçar que começar”: “Este ano vamos fazer um festival bem modesto, dentro das possibilidades”, justificou. Serviço FestNatal, de 9 a 13 de dezembro. Programação completa no festnatal2013.blogspot.com.br REPRODUÇÃO

Faroeste Caboclo é a atração da segunda noite do FestNatal

Tribuna do Norte - 10/12/2013  
Advertisement