Page 1

» AEROVIÁRIOS AMEAÇAM PARALISAR ATIVIDADES A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 20 • PÁGINA 11

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

Ano 63 • Número 217 • Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

EXEMPLAR DO ASSINANTE

PERMISSÃO DO CAOS OS DONOS DA RUA

Um grupo de permissionários do transporte alternativo assumiu o poder de paralisar a capital. Entre as 10h e as 14h30 eles bloquearam três cruzamentos principais e deixando milhares de natalenses presos nos veículos ou a pé. Foram quilômetros de engarrafamentos, revolta e impotência.

LINHAS EM DISPUTA

Eles querem a revogação de autorização concedida pela Prefeitura a sete veículos alternativos que passaram a atuar na linha Planalto-Natal Shopping em parceria com o Seturn. Segundo o grupo, essa liberação afeta o trâmite da unificação da bilhetagem eletrônica.

NOVO ENCONTRO

Representantes do Sitoparn estiveram reunidos com o Prefeito Carlos Eduardo. O encontro não foi conclusivo e nova discussão foi agendada para o próximo dia 11. O grupo chegou a pedir revogação da autorização para a linha Planalto-Natal Shopping, mas não foi atendido. « NATAL 1, 2, 3, E PÁGINA 8 »

« MENSALÃO » Laudo rejeita aposentadoria imediata de José Genoino TentativadoPTemaposentarodeputado, imediatamente, fracassou. Médicos da Câmara pediram mais 90 dias para concluir se o Genoino tem invalidez permanente.« PÁGINA 6 »

O trânsito de Natal parou. Um pequeno grupo de proprietários de alternativos realizou protesto e fechou três dos principais cruzamentos de avenidas da cidade levando transtorno a milhares de pessoas

geral PF prende 16 do Jogo do Bicho Operação em três estados prende 16 no RN, dos quais cinco são policiais que davam cobertura às atividades do jogo do bicho e caça-níqueis. « PÁGINA 6 »

política Definição sobre o PTRN é adiada

DECORAÇÃO JÁ É NATAL EM NATAL

ROBERTO FERNANDES FICA NO ABC PARA 2014 « PÁGINA 14 »

A tradicional árvore de Natal, montada no conjunto Mirassol, foi acesa pelo prefeito Carlos Eduardo ontem. O símbolo natalino conta com os 126 metros de altura e é a principal estrutura da decoração nas principais avenidas da capital. « NATAL 5 »

FIFA REDUZ VENDA DE INGRESSOS EM 3 ARENAS

CARNATAL CONSEGUE LICENÇA E COMEÇA HOJE

« PÁGINA 13 »

Definição sobre eleição do diretório estadual do PT é adiada para segundafeira, em reunião na Câmara de Recursos, em São Paulo.« PÁGINA 3 »

« NATAL 4 »

DIVULGAÇÃO

EXEMPLAR DO ASSINANTE

MAGNUS NASCIMENTO

“HIPER MULHERES” EM FESTIVAL DE CINEMA « VIVER 1 »

32

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

« SEM PAGAMENTO » Carro de PMs é bloqueado durante perseguição Viatura usada por PMs de São Miguel do Gostoso foi bloqueada por falta de pagamento de aluguel quando perseguia bando que explodiu caixa eletrônico. « NATAL 7 »

« ESCOLAS » Novos alunos vão pagar adiantamento de matrícula Para reservar vaga em escolas particulares, aluno novato pagará taxa de 10% da matrícula. Medida ficou definidaemreuniãoentreProcon,MP e Sindicato das Escolas. « NATAL 4 »

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

opinião

Obrigado, Jardim do Seridó AGNELO ALVES jornalista

Jornal admirado O jornal O Estado de S. Paulo lidera, na categoria “jornal impresso”, pesquisa realizada pelo Grupo Troiano de Branding (especializada em marcas) sobre os veículos de comunicação mais admirados no Brasil, quase empatado com a Folha de S. Paulo. O Estadão obteve 68,3,% no índice de Prestígio de Marca (IPM). A Folha chegou a 63,5, enquanto o Valor Econômico, em terceiro lugar, 57,3. O jornal O Globo ficou em quarto lugar com 47,2. A pesquisa foi contratada pelo jornal Meio & Mensagem, de São Paulo, e confirma a liderança do Estadão pelo 11º ano consecutivo. Esta foi a 14ª edição da pesquisa feita pelo Grupo Troiano e reflete a opinião de 888 profissionais do mercado publicitário(agências, anunciantes e veículos). A avaliação dos entrevistados se fundamenta em seus atributos: conteúdo editorial ou de programação, credibilidade, atendimento comercial, eficácia, inovação e ética. O questionário foi aplicado entre os dias 5 e 29 de outubro. Na matéria publicada pelo Estadão (edição onlaine de terça-feira) são destacados ainda outros líderes da pesquisa. A Globo, TV aberta, por exemplo, alcançou um índice de prestígio de 78,7; a GNT (tevê por assinatura), com 50,6 e a Rede CBN, na categoria rádio, com 59,3. A revista Veja chegou aos 59,3, liderando o índice de prestigio entre as revistas. O Google, em internet, 58. O presidente do Grupo Estado, jornalista Francisco Mesquita Neto, falando num encontro empresarial que se realizava em São Paulo, no mesmo dia em que foram anunciados os números da pesquisa, ao destacar a transformação do setor de mídia no mundo todo, afirmou que a empresa “vê claras oportunidades para se

desenvolver”. Disse mais, agora na área do jornalismo digital: “Reunimos mais de 7 milhões de visitantes únicos da internet em torno de puro jornalismo, sem conteúdos apelativos apenas para turbinar audiência. Temos lançado novidades nos tablets e nos smartphones; sites e projetos em torno de comunidades, como ‘Jornal do Carro’, ‘Paladar’ e ‘PME’. E o pioneiro ‘Broadcast’, líder de mercado frente a concorrentes globais, gerou neste ano seu primeiro filhote, o Broadcast Político” Mesquita Neto ainda ressaltou a diversificação de receitas que o Grupo Estado vem conseguindo, reduzindo sua dependência da publicidade, mas que isso não significa despriorizar esse segmento: “Existem mercados de leitores e de anunciantes muito relevantes e estamos investindo para permanentemente atendêlos”. Citou como bons exemplos: os mercados imobiliário, financeiro, o agronegócio, e os pequenos e médios e empresários. Bom, o Estadão é das minhas leituras preferidas, ao abrir todas as manhãs, aqui na aldeia, a porteira da internet.

N

ão estava preparado para rever a nova paisagem seridoense. Guardava em minha memória a paisagem que supunha teimosa de outrora, de um tempo que mudou, verdejante, bela, de uma economia fundamentada no pioneirismo do algodão e da pecuária. A paisagem que vi agora é árida, seca. Verdade que foi uma viagem rápida. Apenas algumas poucas horas. Fui receber uma comenda aprovada pela Câmara Municipal de Jardim do Seridó com a titularidade do fundador da cidade, o português Antônio de Azevedo Maia. Uma honraria que fizeram jus várias personalidades, filhos de Jardim do Seridó e também, como eu, lá do sertão do Cabugi, o menos merecedor. Coisa do meu amigo e irmão

Brum

Manoel de Medeiros Brito e seus dois filhos, Gilberto e Gustavo. Uma amizade fraterna, nascida com o nosso Brito nos anos que já se foram – mais de 60 para trás – compreendida e aprovada pela generosidade da unanimidade dos vereadores de Jardim do Seridó. Não vou esquecer jamais. Não tenho como retribuir. Brito e seus filhos sabem de minha precariedade, salvo com a permanência de uma amizade que continua com as novas gerações. Amigo é assim mesmo. Só tem um endereço, o coração, e uma motivação: a amizade que dispensa adereços. Mesmo assim, de público, digo mais uma vez: “Muito obrigado”! Pensei em externar, de viva voz, perante uma plateia extremamente qualificada, presente no evento, meu pleito à gratidão. Mas, me dispensei do gesto momentâneo inserido

na permanência do carinho que nos une indelevelmente. Preferi ouvir os diversos oradores, cada um deixando em nós outros a certeza de que o Seridó está resistindo à adversidade que torra a sua vegetação, mostrada pela profunda e feia aridez em uma paisagem dir-seia mortal, mas que a resistência dos seridoenses mantém a vida que um dia – oramos aos céus – sobreviverá pujante, forte e fértil, multiplicadora e distribuidora por todos os seridoenses irmãos e iguais. Eu acredito. Prestei, no meu silêncio, uma homenagem a um jardinense que conheci e admirei como exemplo de vida, de empreendedorismo, para usar uma palavra da atualidade, o Cel. João Medeiros, lembrando as palavras de meu irmão Aluízio Alves, falando à multidão

reunida em praça pública da cidade para ouvi-lo: “Jardim do Seridó não sei quem é mais feliz, se Jardim do Seridó por ter um filho como João Medeiros ou João Medeiros por ter nascido em Jardim do Seridó”. Jardim do Seridó, a cidade fiel.

Vernáculo seridoense Na viagem Natal/Jardim do Seridó/Natal a companhia amiga e seridoense de Manoel de Brito e Jorge Cunha. Falavam entre eles no idioma do Seridó. Mais propriamente de Jardim do Seridó. Claro que Pezão e eu nos divertimos. E tome riso. Até gargalhadas com o que ouvíamos. Jardim do Seridó é também como um “país-irmão”. Mantêm a brasilidade, mas tem idioma próprio. Sou jardinense de coração.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Segurança (1) Fiz contato com o Dnit para instalar iluminação no trecho da BR-101 Norte, que dá acesso a Pitangui e outras praias, porque à noite, em virtude da escuridão, conforme registro da PRF, vários acidentes ocorrem nesse setor, como também assaltos, pois os veículos têm que diminuir a velocidade. O Dnit informou que a implantação é de responsabilidade da Prefeitura de Extremoz. Vamos esperar que o prefeito cumpra o dever do município. carlosreny1@gmail.com

Navarro Pouca gente foi à Academia Norte-Riograndense de Letras para a Leitura Poética de Newton Navarro, noite de terça-feira. Esperava casa cheia. Ali se homenageava uma das maiores expressões artísticas e culturais do Rio Grande do Norte, o artista plástico, o poeta, o contista, o cronista, o dramaturgo, o agitador cultural. Lançava-se na ocasião três livros: um deles, a reedição de seu primeiro livro de contos, “O solitário vento do verão”, uma coletânea de poemas e crônicas e um terceiro reunindo depoimentos sobre suas artes e sua vida. Era noite para casa cheia. Não foi. Pouca gente no triste e quase vazio auditório da Academia, que também foi uma das casas do poeta imortal. Dos 38 acadêmicos vivos ou quase, anotei a presença de apenas seis: Diógenes da Cunha Lima, presidente da instituição, e

Segurança (1) que foi um dos leitores da Poética; Paulo de Tarso Correia de Melo, também intérprete na leitura e organizador de um dos livros ali lançados; Paulo Bezerra, Paulo Macedo, Manoel Onofre Jr. e Diva Cunha. De poetas (e olhe que Natal, segundo a última pesquisa da Unesco, é única cidade do mundo com o maior número de poetas por metro quadrado), contei oito (repetindo na lista três acadêmicos acima citados): Adriano de Souza, Alex Nascimento, Volonté, Jarbas Martins, Rizolete Fernandes, Diva, Diógenes e Paulo e Tarso. De jornalista, nenhum. Blogueiro cultural (como tem por estas bandas!), nada. Político, nem pensar. De artista plástico, abstração total. Lá em cima, Newton deve ter segurado a sua irreverência para não estirar o dedo. Mas que a cidade merece, merece.

Das manchetes As manchetes dos principais jornais continuam estremecendo o coreto de Brasília. Na Folha de S. Paulo: “Investimentos encolhem, e PIB cai 0,5% no 3º trimestre”; Estadão: “PIB cai 0,5% e tem pior trimestre em 4 anos”; Brasil

Econômico: “PIB liga o alerta, mas concessões ainda podem salvar o ano”; Jornal do Commercio, de Recife: “Economia encolhe e gera pessimismo”. Zero Hora, de Porto Alegre: “Fôlego perdido: PIB mais baixo pode abalar pleno emprego.”

Livro No final da tarde, coisa das 17 horas, na Cooperativa Cultural da UFRN, haverá o lançamento do livro “Humanização na estratégia saúde da família”, da professora Rosana Lúcia Alves de Villar.

Poesia O lançamento do livro O Beijo de Eros, da poeta Maria José Gomes, será amanhã, sexta-feira, e não hoje como saiu aqui na coluna. Acontecerá na Livraria Nobel, da Rua Potengi, já chegando na Afonso Pena, esquinas de Petrópolis. Poeta Quem chegou de repente na aldeia foi o poeta Nei Leandro de Castro, há algum tempo de tenda armada no Rio de Janeiro. Foi visto ontem no Barro Vermelho, no rumo dos Altos da Candelária. Certamente estará na Nobel no lançamento do livro de Maria José Gomes, de cuja poesia é um admirador entusiasmado. Pega do Boi Domingo, 8, na Fazenda Bonfim, tabuleiros de São José de Mipibu, tem a Pega do Boi no Mato, a Missa do Vaqueiro e ainda a 4ª Vaquejada da Mulher. Tudo ao redor do Museu do Vaqueiro, ao lado do Forró da Lua.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Ricélia Santiago Gerente de Circulação: Thales Vilar

Formas de mitigação da corrupção CARLOS JOSÉ CAVALCANTI DE LIMA coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção - MARCCO

A

tualmente a forma de organização econômica e suas articulações coloca a corrupção como um problema existente em todas as sociedades globais. A facilidade, a instantaneidade e mesmo a opacidade das transferências de recursos financeiros, obtidos de forma fraudulenta por pessoas ou organizações criminosas em todas as partes do globo, para bancos de paraísos fiscais, são exemplos de atividades que contribuem para o avanço da corrupção. Nesse sentido, o enfrentamento da corrupção deve partir de articulações internacionais em conjunto com ações locais. Na América Latina, a corrupção está disseminada na maioria dos países como reflexo de instituições fracas, práticas de governabilidade deficientes e ingerência excessiva de interesses privados. No Brasil, onde permanece alto nível de injustiça social, com acentuado contraste entre ricos e pobres, a dificuldade no acesso a bens e serviços facilita a privatização de setores públicos e sua transformação em mercadoria, tendo como resultado o seu uso em benefício privado. A situação brasileira é agravada pela banalização da corrupção, ou seja, a tentativa de apresentá-la como sendo algo natural, o que reduz a possibilidade de combatêla. A impunidade tem sido uma característica marcante da corrupção no Brasil. No entanto, a redemocratização do País faz surgir o exercício da cidadania, o que aponta possibilidades de mudanças favoráveis às ações anticorrupção. Considerando que o que ocorre na instância global relaciona-se

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

com o que acontece no âmbito local, a corrupção como fenômeno mundial se concretiza no lugar, daí as ações locais articuladas às iniciativas globais serem de grande importância para o seu enfrentamento, sendo a discussão pública e a participação social crucial para a elaboração de formas de mitigação dessa questão. Para minimizar o grau de corrupção vigente na sociedade contemporânea, em primeiro lugar é preciso que cada cidadão, na sua vida cotidiana, atue de forma limpa, pensando nos outros, alertando todos que puder para os males da corrupção e a verdadeira função do político, trabalhando para que sejam eleitas pessoas dignas de exercer mandatos políticos, denunciando toda improbidadequetomeconhecimento. Ressalte-se que atualmente existem no Brasil mecanismos que podem ser acionados pelo cidadão para esse fim, como por exemplo os sítios eletrônicos das instituições como a Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal, Ministério Público e outros, além da existência de novos dispositivos legais que podem auxiliá-lo nesse mister, como a Lei de Acesso à Informação. Ou seja, o importante é que o cidadão se torne um agente de mudança contra a corrupção. No nosso País, várias iniciativas vem sendo desenvolvidas, seja por organizações da sociedade civil seja por instituições públicas, que tem entre seus objetivos o combate e a prevenção da corrupção. Vale destacar as ações de ONGs, como a Transparência Brasil, Instituto Ethos, Observatório Social do Brasil, e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), bem como a atuação de órgãos da administração pública, como a CGU, Po-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

lícia Federal, Ministério Público, dentre outros. Aliam-se a essas iniciativas, as articulações interinstitucionais, como a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), no nível nacional, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO), além de outras instituições congêneres já existentes em outros estados da Federação. O MARCCO/RN , criado em 2007, é constituído por 26 instituições públicas e privadas, unidas mediante termo de compromisso de cooperação, de formação colegiada permanente, e tem desenvolvido um relevantepapel nessecampo em nosso estado. O Brasil tem sido apontado recentemente como um país de vanguarda na questão anticorrupção. Essa mudança histórica tem sido de grande importância para os resultadoseprogressosqueopaístem alcançado na área, e que as atuações locais disseminam-se em nível nacional seguindo na maioria das vezes as diretrizes estabelecidas nas convenções de âmbito global, confirmando que o Brasil está se fortalecendo no combate à corrupção a nível local e tem implementado paulatinamente as diretrizes das Convenções Internacionais contra a Corrupção em que é signatário. As medidas adotadas pelo Brasil na prevenção e combate à corrupção tem apontado para mudanças positivas na sociedade brasileira na direção de uma maior justiça social, apoiada por um comportamento ético individual e político e apresenta novas formas de articulação internacional que permitem um maior desenvolvimento econômico com solidariedade.

Praia de Pitangui também é problemática, todavia bem habitada, por ser grande celeiro de barcos de pesca, independente de veraneios. Aguardemos que o Estado faça a sua parte no litoral Norte em prol do clamor pública. Aliás, caro leitor, Carnatal que já é maior de idade assuma seus riscos, visto que há visão empresarial com lucros suficientes para dar segurança aos seus frequentadores. sidneylettieri@yahoo.com.br

Assalto (1) O problema da insegurança continua sem solução. Um município como São Miguel do Gostoso, um polo turístico, deveria usufruir de um sistema de segurança mais robusto, com mais homens, veículos, armas e equipamentos. A propósito, para que serve mesmo o helicóptero da polícia? Num caso como esse de Gostoso, o uso da aeronave não seria um suporte valioso? Com a palavra, dona Rosalba, secretário Aldair e o coronel Araújo. albertosbezerril@uol.com.br

Assalto (2) Acabaram de reformar, porque já havia sido explodida. Tem que haver uma forçatarefa eficaz com uso de helicóptero, pois as cidades do interior ficam indefesas devido ao baixo contingente, se tornando alvos fáceis. danielle-o2004@ig.com.br

Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Notas & Comentários [ colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Mais cargos

O plenário do Senado aprovou, em uma votação relâmpago e simbólica, um projeto de lei que prevê a criação de 1.437 cargos no Ministério Público Federal (MPF) até 2020. A proposta, que segue para sanção presidencial, propõe a criação de 687 postos para integrantes do MPF, entre procuradores (660), procuradores regionais (15) e subprocuradores-gerais da República (12), e outros 750 cargos em comissão no seu quadro funcional. A previsão é que a proposta cause um impacto até o ano de 2015 de R$ 22,2 milhões com a criação dos cargos. Na justificativa do projeto, enviada ao Congresso em 2011, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, os novos postos têm por objetivo aperfeiçoar a atuação judicial e extrajudicial da instituição.

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Câmara de Recursos definirá presidente do PT estadual « IMPASSE » Em reunião com Rui Falcão, cúpula da legenda determina que

impasse será resolvido pela instância que tem representação proporcional JOSÉ PATRÍCIO

Aprovação O Senado também aprovou ontem outro projeto de lei que prevê a criação de 198 representações do Ministério Público Federal nos municípios. A proposta tem por objetivo garantir que a instituição acompanhe a expansão das varas federais na Justiça. O texto segue para sanção presidencial.

Município A governadora Rosalba Ciarlini recebeu ontem o prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues. Durante o encontro foram discutidas a instalação do Centro Industrial do município e a duplicação da RN-316, do trecho BR-

101/Monte Alegre. Também participaram da audiência o diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Demétrio Torres e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato.

Conciliação Nos dois primeiros dias da Semana Nacional de Conciliação, iniciada na última segunda-feira, as Varas do Trabalho e a Central de Apoio à Execução do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRTRN) atenderam a 1.767 pessoas. Das 747 audiências agendadas, 655 foram realizadas. Nelas foram homologados 194 acordos, totalizando R$ 2,5 milhões.

“Esperamos realizar o maior número possível das audiências designadas, com um significativo número de acordos, proporcionando o fortalecimento da cultura da conciliação”, ressaltou a juíza Lisandra Cristina Lopes, coordenadora da Semana da Conciliação na Justiça do Trabalho da 21ª Região, que conta com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Debate O Ministério Público do Rio Grande do Norte promove hoje e amanhã, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, o 1º Seminário Internacional de Violência Doméstica contra a Mulher.

Autonomia

Competição

A proposta de Lei Orgânica das Universidades Federais, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que regulamenta a autonomia universitária, foi discutida em audiência pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizada ontem, no auditório da Reitoria. Coube à reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, abrir as dicussões. Ela afirmou que a proposta tem como princípio “criar um novo ente jurídico diferente” do que está definido hoje.

A equipe do Rio Grande do Norte se destacou na final do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae, e terminou no pódio. Os estudantes Renato Bullio (Marketing – UnP), Vitor Salgado (Engenharia Elétrica – UFRN) e Estela Nunes (Marketing – UnP) acabaram a fase nacional da competição, realizada em Brasília (DF), em terceiro lugar, após uma disputa que reuniu mais de 17 mil universitários de todo o Brasil durante cinco dias. As equipes de Pernambuco e de Sergipe foram os primeiros colocados.

Rui Falcão reuniu o diretório nacional que decidiu levar impasse à Câmara de Recursos

definição sobre a presidência do PT do Rio Grande do Norte será dada pela Câmara de Recursos do diretório nacional, que se reunirá na próxima segunda-feira para apresentar o desfecho do caso, que já dura quase de um mês. Toda discussão começou após a comissão eleitoral do Estado ter declarado Eraldo Paiva, atual presidente, como o vencedor do pleito. Olavo Ataíde, que disputou como opositor, contesta os números a partir do cancelamento de votos em alguns municípios potiguares e conseguiu aprovar os recursos no diretório da legenda no RN. A discussão chegou a instância nacional. Ontem, o diretório nacional do PT se reuniu, em Brasília. A reunião da executiva nacional foi fechada e coordenada por Rui Falcão, presidente do PT. De Natal, foram a Brasília para o encontro Eraldo Paiva e o deputa-

A

do estadual Fernando Mineiro, que integram a chapa inicialmente proclamada vencedora, e Olavo Ataíde e Adriano Gadelha, membros da chapa apoiada pela deputada federal Fátima Bezerra, que aprovaram o recurso no diretório estadual. No entanto, os quatro não chegaram nem mesmo a entrar na reunião, já que a executiva nacional, ainda no debate reservado, definiu que não traria qualquer desfecho sobre o Processo de Eleições Diretas dos petistas potiguares.

Diversos

O diretório nacional não analisou o mérito da discussão e optou por encaminhar para Câmara de Recursos, que é integrada por sete pessoas, representantes de Estados diversos e também de grupos distintos dentro do PT nacional. Na próxima segundafeira, será analisada não apenas

a questão do Rio Grande do Norte, mas também do Maranhã, que vive no PT estadual situação semelhante a do Estado potiguar. Candidato a presidente estadual do PT com o apoio da deputada federal Fátima Bezerra, Olavo Ataíde disse que o grupo acatará qualquer que seja a decisão da Câmara de Recursos. “Ela (a Câmara) definirá não apenas a questão da presidência estadual, mas também da votação da chapa”, disse Olavo Ataíde. Ele analisou que o embate no PT estadual já foi “longe demais”. “A questão já foi longe demais. Precisamos pensar e construir o futuro e os passos seguintes. Não tem mais como perdurar essa situação”, afirmou Olavo Ataíde. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou, insistentemente, falar com Eraldo Paiva, mas ele não atendeu ao telefone celular.

Câmara aprova unificação das eleições para Conselho Tutelar « TRANSIÇÃO » Com a aprovação do projeto de lei, alguns conselheiros que foram empossados em 2011 e 2012 terão os mandatos prorrogados ELPIDIO JÚNIOR

penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde cumpre pena por corrupção ativa, Dirceu questiona a punição imposta pelo STF em relação à formação de quadrilha.

Segurança Os estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014 terão que garantir o padrão de exigências em segurança da Fifa para o evento. A afirmação é de Andre Pruis, consultor de segurança da entidade e responsável pela área no Mundial de 2010, na África do Sul. Durante apresen-

tação à imprensa nacional e internacional, em Brasília, sobre o planejamento para a próxima Copa, Pruis foi sucinto ao analisar a preparação do Brasil. “Se vocês me perguntarem se eu tenho fé na segurança no Brasil, eu devo dizer que sim, sem dúvida”, destacou.

Indústria O distrito industrial de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, foi um dos assuntos da reunião de ontem da governadora Rosalba Ciarlini, com o prefeito Roberto Germano, e os secretários do Gabine-

te Civil, Carlos Augusto Rosado, e de Relações Institucionais, Esdras Alves. Também participou da audiência o diretorgeral do Departamento de Estradas de Rodagem, Demétrio Torres.

Crise mostrou divergência interna no partido

A eleição para o diretório estadual do PT ocorreu no dia 10 de novembro. Mas o resultado só foi proclamado na três dias depois. A demora por divulgar a votação já era um prenuncio do grande duelo que travaria os grupos da deputada federal Fátima Bezerra, que apoia o candidato Olavo Ataíde, e do deputado estadual Fernando Mineiro, defensor da reeleição de Eraldo Paiva. Apenas no dia 13 o resultado foi proclamado e dois dias depois membros da executiva nacional do PT reconheceram Eraldo Paiva como vencedor, fato que foi contestado pelo grupo de Olavo Ataíde. A eleição para presidente estadual do Partido dos Trabalhadores expõe a divisão interna da legenda, envolvendo as divergências dos grupos favoráveis à deputada federal Fátima Bezerra contra os que estão aliados com o deputado estadual Fernando Mineiro. Sobre o resultado do pleito, o principal questionamento do grupo de Olavo Ataíde é a justificativa de que os levantamentos com base nos números que chegaram dos boletins de urnas indicavam uma maioria de 30 votos favoráveis a Olavo. Mas foram anulados os votos de Carnaúba dos Dantas, Pureza, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul e Touros, o que teria favorecido Eraldo Paiva. A eleição para o diretório estadual foi envolvida em polêmica e troca de acusações entre os dois grupos.

« RUMO A 2014 »

Justiça eleitoral vai orientar sobre gastos e arrecadação Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará amanhã a quarta audiência pública para debater as resoluções das Eleições Gerais de 2014. Na ocasião, serão abordados a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros, além da prestação de contas à Justiça Eleitoral. A audiência será no edifício-sede do TSE, às 14h30, em Brasília. As audiências públicas são presididas e coordenadas pelo relator das instruções das Eleições 2014, ministro Dias Toffoli, vicepresidente do TSE. O objetivo é colher sugestões e debater o assunto com representantes dos partidos políticos, entidades da sociedade civil e advogados. As minutas das resoluções sobre os temas da audiência desta sexta (6) já podem ser consultadas no Portal do TSE (www.tse.gov.br). Até o momento, o TSE já realizou três audiências públicas para tratar das normas do pleito de 2014. A audiência realizada no dia 28 de outubro abordou a apresentação de reclamações e representações eleitorais, incluindo direito de resposta, as regras para realização e divulgação de pesquisas eleitorais, bem como a escolha e o registro de candidatos. Uma das audiências foi no dia 8 de novembro e discutiu as normas para propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha.

O

Condenação O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao STF que confirme a condenação de José Dirceu por formação de quadrilha. Preso desde novembro no complexo

3

Vereadores analisam projeto de lei que unifica a eleição para conselhos tutelares de Natal

s vereadores de Natal aprovaram na sessão plenária da Câmara o projeto de lei que dispões sobre a escolha unificada dos Conselheiros tutelares da capital potiguar. O projeto foi colocado em regime de urgência, pelo vereador Ardoldo Alves (PSDB), e aprovado por unanimidade. “Os conselheiros tutelares empossados de 2011 e de 2012 terão, excepcionalmente, o mandato prorrogado até a posse dos escolhidos no primeiro processo unificado. Essa é uma recomendação do Conselho Nacional da Criança de do Adolescente e uma vitória para os conselheiros e para a população”, disse o vereador. A sessão teve a aprovação ainda, em segunda discussão, do projeto de lei do vereador Luís

O

Almir (PV), que cria área destinada à instalação de banheiros químicos em Natal. “Este é um projeto autorizativo, em que o município pode fazer parcerias com empresas, sem, portanto, gerar custos. Em troca as empresas ganhariam publicidade e a população ganha um direito básico”, disse o vereador. Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei da vereadora Eudiane Macedo, (SDD) que dispõe sobre a obrigatoriedade do preenchimento de no mínimo 80% dos caixas disponíveis nas instituições de venda de gêneros alimentícios, por funcionários, para atender aos consumidores, no Município de Natal, ficando revogada integralmente a Lei nº 6322/2011.

 A ORIGEM O Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 e é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente

A ATRIBUIÇÃO O Conselho Tutelar tem a função de tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Cláudio Humberto [ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Manobra para Genoino

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu recomendar a permanência do mensaleiro José Genoino em prisão domiciliar, após reunião com dirigentes do Complexo Penitenciário da Papuda, todos nomeados pelo governo petista do DF. Alegaram não ter “condição” de garantir cuidados especiais, como alimentação restritiva. Detentos em idênticas condições não receberam tal “ajuda” dos zelosos dirigentes.

Nunca vi casamento deixar de acontecer por isso (atraso da noiva)” ALDO REBELO Ministro (Esporte) fazendo paralelo com os atrasos em obras de estádios

Melhor prevenir... Quase um hotel Apesar de médicos qualificados terem atestado que o mensaleiro está bem e pode ir para a cadeia, Rodrigo Janot preferiu não correr riscos.

Dirigentes da Papuda se prepararam para receber a “companheirada” mensaleira do PT, reformando e melhorando celas. Só faltou frigobar.

Hóspedes

Desobediência

Os mensaleiros se sentem tão à vontade na Papuda que, à exceção das condenadas mineiras, todos querem cumprir pena em Brasília.

Ousada, a direção da Papuda se nega a cumprir ordem judicial de não tratar mensaleiros com regalias, como permitir visitação diária.

‘Mosca azul’ O zagueiro Paulo André, líder rebelde que ameaça greve de jogadores, inclusive no seu time, Corinthians, recebeu sondagens e ficou de pensar em se filiar a algum partido. Mas terá de ficar para a eleição de

2016, porque o prazo de filiação para 2014 já venceu. Colegas do atleta dizem que ele está particularmente interessado no PSOL, para ajudar a candidatura do senador Randolfe à Presidência da República.

Futebol e política

Declínio

Paulo André pensa em se filiar a algum partido, entre outras razões, porque tomou gosto pelos holofotes que a política costuma gerar.

Outra razão para o zagueiro rebelde entrar em política é sua queda de desempenho em campo. Dirigentes já o olham com desconfiança.

Barriga cheia Atletas das sérias A e B reclamam porque jogam

bola duas vezes por semana em troca de fortunas. Torcedor não é otário, daí as vaias.

Antiga suspeita A revelação de que familiares de Sergio Naya são donos de 40% do hotel Saint Peter, reacendeu a antiga suspeita de que foi para inglês ver

o leilão do prédio do falecido ex-deputado para pagar os prejuízos às vítimas do desabamento do edifício Palace II, no Rio, em 1998.

Vacinados

Presepada

Com medo das canetadas da presidente Dilma, a bancada do PMDB decidiu em reunião, ontem, condicionar a aprovação do Orçamento de 2014 à sanção, sem vetos, da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

ONGs, inclusive estrangeiras, organizaram os protestos de ontem em Brasília, e a tentativa de invasão do Planalto. A maioria é de pessoas fantasiadas de índio. Todos bancados com dinheiro público, claro.

Fui

Anarquia urbana

A Semp Toshiba encerrou as atividades na Bahia e transferiu para o Polo de Manaus sua fábrica de computadores. Fechou 200 empregos em Águas Claras, perto de Salvador, para abri-los na Zona Franca.

Espaços públicos de Brasília, sobretudo na Esplanada dos Ministérios, foram privatizados por empresas com estranha facilidade de obter licenças para instalar grandes estruturas desmontáveis, para eventos.

Espelho meu O ministro Alexandre Padilha (Saúde) oficializou ontem o acordo com empresas aéreas, FAB, Infraero e Anac para transportar órgãos para transplantes, de graça. A notícia foi antecipada aqui em 28 de outubro.

Internacional A fiscalização de parlamentares é sempre reconhecida. Várias denúncias do deputado distrital Chico Leite (PT) viraram destaques no exterior, como o caso Ailanto, sobre a mutreta de R$ 9 milhões, na organização do jogo Brasil x Portugal, em Brasília, e o cartel do metrô.

Moleza Trabalhando 14 horas por dia, a presidenta Dilma não gostou de saber que o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, vai para casa às 17h. Não gostou, mas não agiu. E ontem se repetiu a rotina manemolente.

política

Juiz nega prioridade ao pedido de José Dirceu « MENSALÃO » Recusa para decisão ser em caráter prioritário é primeiro revés para a liberação do ex-ministro trabalhar no hotel ma decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) de Brasília foi o primeiro revés no pedido do ex-ministro José Dirceu para trabalhar fora da cadeia como gerente-administrativo do Hotel Saint Peter. O juiz Vinicius Santos Silva rejeitou o pedido da defesa de Dirceu para que fosse realizada com prioridade a análise de sua contratação pelo hotel. A decisão da VEP reflete a resistência ao pedido feito por Dirceu, que provocou entre os ministros do Supremo Tribunal Federal críticas pelo valor do salário - dez vezes maior do que o pago à gerentegeral - e pela situação da empresa proprietária do hotel, cujo exgestor poderia ser um laranja. Na decisão publicada ontem, o juiz afirmou que Dirceu tem direito à tramitação prioritária de seu processo por ter 67 anos de idade, mas enfatizou que a proposta de emprego feita ao ex-ministro não pode passar à frente das demais em análise na Vara de Execuções. “Tal prioridade (em razão da idade) não pode se sobrepor à específica hipótese de estudo da idoneidade das propostas de emprego, pela Seção Psicossocial, tudo sob pena de grave prejuízo aos demais sentenciados e à estabilidade do sistema prisional”, decidiu o juiz.

Sem essa prioridade, José Dirceu pode levar até dois meses para ter analisado o seu pedido. De acordo com o coordenador do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Distrito Federal, Leonardo Melo Moreira, assim que o preso apresenta a oferta de emprego à Vara de Execuções Penais (VEP), é iniciado um processo que dura de 30 a 60 dias. Nesse período, o setor psicossocial da VEP realiza três procedimentos para atestar a viabilidade do trabalho. Primeiro,

o detento passa por uma avaliação psicológica. Posteriormente, com o objetivo de confirmar que ele terá acompanhamento adequado, o empregador é entrevistado e o local de trabalho passa por fiscalização. Antes de todo esse processo burocrático, Dirceu permanecerá preso no presídio da Papuda, onde cumpre pena de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e acusado de ser o mentor do esquema do mensalão.

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão e condenado a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi submetido ontem no Instituto Nacional do Câncer (Inca), à perícia médica que havia sido pedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. De acordo com o Inca, o laudo que vai apontar se

Jefferson tem condições de cumprir pena no presídio ou se deverá ser encaminhado à prisão domiciliar ou hospitalar foi encaminhado nesta quartafeira ao STF. A avaliação clínica durou uma hora e 32 minutos. O exdeputado do PTB do Rio entrou e saiu do hospital sem dar declarações, mas logo depois divulgou uma nota em que elogia os médicos nomeados pelo STF

e pede “desculpas à imprensa por não atendê-la neste momento”. “O que tinha de fazer pelo bem do Brasil eu já fiz. Volto a falar com vocês assim que puder”, escreveu o delator no blogue que mantém. “A pedido do meu advogado, devo permanecer em silêncio, em respeito à Justiça. Compreendo a dificuldade de vocês, mas agora é o melhor que posso fazer por mim.”

U

ALEX SILVA

Preso em regime semiaberto, José Dirceu quer trabalhar como gerente de hotel quatro estrelas

Jefferson é submetido a perícia médica

Hotel é controlado por empresa com sede no Panamá O despacho do juiz que negou prioridade ao pedido do exministro José Dirceu foi divulgado na mesma semana em que reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou que a companhia controladora do hotel Saint Peter é presidida por um auxiliar de escritório que mora em uma área pobre da Cidade do Panamá. A notícia, assim como o valor do salário - R$ 20 mil, superior ao pago à gerente-geral, de R$ 1,8 mil -, deve atrapalhar ainda mais as pretensões de Dirceu de sair do presídio para trabalhar no estabelecimento do setor hoteleiro. Ministros do STF afirmaram que a proposta de emprego tem de ser examinada com cautela pelo Judiciário. “Tem que haver bastante cautela por parte de quem decide para que não ocorram abusos”, disse o ministro Gilmar Mendes.


política

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Lula sugere PT no poder até 2022 « SUCESSÃO » Ex-presidente fez um discurso que demonstra confiança de que os petistas estarão no Palácio do Planalto por pelo menos mais nove anos, quando o país chegará ao bicentenário da Independência ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que o PT possa permanecer no governo ao menos até 2022, no bicentenário da Independência. “Eu já estou pensando no Brasil de 2022, quando a gente completar 200 anos de Independência e a gente fizer uma comparação do que era esse Brasil. Aí, vai ser duro, Dilminha, vai ser duro quando a gente falar do Brasil que deixamos em 2022 e o que pegamos em 2020 (referindo-se a 2002)”, afirmou. A frase foi dita perto do fim do discurso no qual recebeu o 26º título doutor honoris causa, na Universidade Federal do ABC (UFABC), o primeiro concedido pela instituição, em São Bernardo do Campo (SP), quando Lula exaltava os ganhos sociais desde quando assumiu. A presidenta Dilma Rousseff, presente no evento, é provável candidata à reeleição. Caso o desejo dele se concretize, o PT permaneceria no governo por pelo mais dois mandatos, incluindo o próximo dela. O ex-presidente petista repetiu o bordão que costuma usar e afirmou que “um complexo de vira-lata” permeou o País no século 20. “Não sei por que meus adversários ficam tão incomodados quando digo ‘nunca antes na história desse País’. É só provar que estamos errados”, concluiu.

O

Mãe do PAC

Lula também fez vários elogios à presidenta Dilma. Ele lembrou que Dilma foi chamada de mãe do PAC, ainda quando era ministra, e disse que a presidenta “está preparando o país para um novo salto com medidas corajosas”. Lula citou a geração de empregos - “só nesse ano foram 1,4 milhão de novos postos” - e citou os leilões de concessão de rodovias e do Campo de Libra, no pré-sal, como um exemplo de sucesso do governo. “O sucesso dos leilões reforça o interesse dos investidores externos no País”, disse. O ex-presidente também transformou parte do discurso da cerimônia em uma exaltação à política econômica adotada desde seu primeiro governo, em 2003. Ele lembrou que assumiu com uma inflação em 12,5%, e o indicador caiu para 5,8%, com o indicador há dez anos na meta. “Combinamos uma política social ampla com valorização do salário. Aumento de consumo criou empregos e ampliou a produção num círculo virtuoso de crescimento”. Segundo Lula, no auge da crise de 2009, “em vez de discuti-la, discutimos o que iríamos fazer e fizemos o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, disse “Desde a crise, nenhum país no mundo manteve uma taxa de desemprego como a nossa”, completou. O ex-presidente Lula aproveitou para criticar a falta de atenção de governos com a educação. “Em 1992 o então deputado professor Luizinho conseguiu a aprovação do projeto para a criação da universidade e três governos estaduais se sucederam sem a aprovação. No ano 2000, o governo federal rejeitou as propostas”, disse ele, sem citar que os governantes mencionados eram do PSDB. “Era um tempo que governos tratavam a universidade pública como um estorvo”, completou. Lula lembrou que a UFABC só foi viabilizada em seu governo e considerou a universidade como “um exemplo de luta política porque mobilizou a sociedade”. Lula voltou a criticar, sem citar nomes, a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ter tirado da administração federal a responsabilidade pelo ensino técnico, passando aos Estados.

5


6

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de novembro de 2013

geral

Polícia prende bicheiros no RN « OPERAÇÃO FORRÓ » Ação em três Estados prende 16 no Rio Grande do Norte, dos quais cinco são policiais que davam cobertura ao jogo do bicho e exploração de caça-níqueis MAGNUS NASCIMENTO

DAÍSA ALVES

Brasileira e filha se refugiam na Embaixada enebra(AE) - Com medo de perder a filha, a pernambucana Vitória Alves Jesumary refugiou-se na semana passada na Embaixada do Brasil em Oslo, com a criança de 3 anos de idade. A menina é procurada pelo serviço de proteção a menores da Noruega para ser levada a um programa de adoção. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil tenta mediar uma solução. As autoridades norueguesas optaram por retirar a criança dos pais, depois de um divórcio tenso entre Vitória e o ex-marido, um chileno de nacionalidade norueguesa. Eles brigavam pela guarda da filha. Mas, há poucos meses, o pai aceitou que a criança ficasse com a mãe, que se mudou para a Noruega há três anos. A questão é que agora são as autoridades norueguesas que vetaram a guarda e pretendem realizar uma troca de família. O argumento seria que o processo de divórcio afetaria o crescimento da menor e o Conselho Tutelar optou por retirar dos pais a guarda da criança. A mãe teria sido declarada como “não qualificada” para se ocupar da criança, enquanto se determinou que o pai está doente. No início desta semana, a família de Vitória, de 37 anos, entregou uma carta ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pedindo uma intervenção no caso. O Itamaraty também está envolvido, assegurando plena assistência à brasileira, autorizando que ela se refugie na embaixada e buscando uma solução negociada com as autoridades. O caso ganhou contornos dramáticos quando as autoridades foram até a casa do pai buscar a criança. Orientado pela brasileira, que estava na embaixada em Oslo para pedir auxílio às autoridades brasileiras, ele a levou diretamente para o local. Ali, a criança não poderia ser levada pelas autoridades. Líderes de igrejas brasileiras em Oslo e amigos de Vitória programam uma passeata na capital norueguesa para o próximo sábado. O trajeto seria até o Parlamento, justamente para pressionar contra a decisão do Conselho Tutelar. Com base nas leis brasileiras, eles entendem que a mãe tem direito à guarda, por ser melhor, do ponto de vista emocional, para a criança.

G

repórter

a Operação Forró, dezesseis já dançaram no Jogo do Bicho. Dentre os presos, quatro são policiais militares e um policial civil, investigados por acobertarem a ação criminosa dos envolvidos em organização criminosa voltadas para a prática de exploração do jogo do bicho e de jogos eletrônicos, comumente denominados caça-níqueis. Os demais eram envolvidos na atividade. Pesam contra os investigados a suspeita de prática de contrabando, formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. Além das prisões dos suspeitos, foi apreendido dinheiro, carros de luxo, e máquinas caça-níquéis. A Polícia Federal deflagrou a Operação na manhã de ontem na qual foram mobilizados aproximadamente 200 policiais para cumprir 51 mandados de busca e apreensão, 22 prisões temporárias e 15 mandados de condução coercitiva nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os mandados de busca e apreensão englobam tanto as residências dos acusados, quanto os estabelecimentos comerciais. As informações foram divulgadas na manhã de ontem durante coletiva de imprensa na Superintendência da Polícia Federal. A principal organização investigada foi a “Paratodos”, por maior índice de atuação no Rio Grande do Norte, o que também justifica a curiosa denominação da Operação Forró. O nome refere-se à versão de que a origem da palavra forró viria do inglês “For All”, expressão que, traduzida significa “Para Todos”. Segundo Joel Moreira Ciccotti, superintendente em exercício da Polícia Federal, a estruturação atual das organizações se fundiu de tal maneira que está se apresenta como principal atuante no estado. As prisões realizadas hoje se concentraram na região metropolitana de Natal e no interior do estado, mais precisamente na cidade de Assu. A investigação teve duração de um ano e três meses. Iniciada no Rio Grande do Norte, a Polícia Federal encontrou ramificações das atividades nos estados do Rio de Janeiro e em Per-

« NORUEGA »

N

Superintendente em exercício da Polícia Federal, Joel Moreira Ciccotti (centro) fala sobre a operação no Rio Grande do Norte

nambuco. Para o estado do sudeste foram emitidos seis mandados; um coercitivo, três de prisão e dois para apreensão. Já em Pernambuco, um para prisão e um coercitivo. Contra os policiais pesa a suspeita de prestarem serviço de segurança aos estabelecimentos de jogos ilícitos, a “vista grossa” para a atividade ilegal, ou ainda o exercício da segurança clandestina dos locais onde havia a atividade. Há indícios também de receberem propina para estes comportamentos que indicam corrupção. Com os presos foram encontrados R$ 100 mil em dinheiro, apreendidos 168 máquinas de caça-níquéis, oito armas de fogo e sete veículos de luxo, além de documentos e objetos relacionados às atividades. Sabe-se que a atividade movimentava uma “quantidade considerável de recursos financeiros”, ainda não divulgados. “A operação está fluindo. A medida que tivermos mais informações vamos divulgando”, declara Moreira. De acordo com o superintendente, a operação foi iniciada por denúncias realizadas à Polícia Federal, averiguadas por investigação inicial ao local de denún-

cia. “Como havia dificuldade na abordagem colhemos até papéis no lixo que comprovaram a denúncia”, conta. A investigação em campo pôde ser aprofundada por meio de escutas telefônicas durante o monitoramento da rotina da atividade ilegal. O superintendente ressalta ainda a colaboração da Secretaria do Estado de Segurança Pública, que apoiou com policiais do BOPE/PM/RN. Na manhã de ontem os presos estavam na superintendência da Polícia Federal. No mesmo dia foram levados para exame de corpo de delito. Os policias serão encaminhados para o sistema prisional policial e os demais para o presídio. Não foi divulgada a identificação de nenhum dos presos, na justificativa que a operação ainda está em andamento e poderia dificultar as prisões. Apesar de não ter sido objeto de investigação, a Operação Forró também coletou informações sobre o caso do duplo homicídio que teve como vítimas o bicheiro Gilberto Tavares da Silva e o soldado da Polícia Militar, Sérgio Henrique dos Santos, executados em agosto de 2012 na área comercial do Alecrim.

Contrabando e lavagem de dinheiro são investigados

A atividade do jogo do bicho, isoladamente, não compõe elevado peso criminoso, pois se constitui como contravenção penal com penas principais apenas de prisão simples ou multa. A diferença consiste no fato de a contravenção ser um ato ilegal que não provoca tantos danos à sociedade. Por conta disso, as penas aplicadas aos contraventores são pequenas, facilmente substituídas por medidas alternativas. Os processos são direcionados para o Juizado Especial, com exceção daqueles que envolvem outras atividades relacionadas. No entanto, a prática conexa com outros crimes caracteriza a ação criminosa. Pesam contra os 22 investigados a suspeita de prática de contrabando, formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2008, houve a última operação acerca do jogo do bicho no Rio Grande do Norte, que prendeu 27 pessoas por envolvimento em várias atividades ilegais. O jogo do bicho se trata de uma “loteria” tipicamente bra-

sileira. Nasceu ainda no século 19, na época do Império, através do Barão de Drummond, João Batista Viana Drummond . O objetivo era levantar fundos para a manutenção de um zoológico de sua propriedade, localizado no Rio de Janeiro. Para conseguir arrecadar o dinheiro, o barão criou uma espécie de loteria com sorteio semelhante aos bingos: bolinhas brancas em um globo. Foram listados 25 animais diferentes e a cada um atribuído quatro dezenas. O sorteio foi motivo de cobertura do Jornal do Brasil à época, no dia quatro de julho de 1892. O primeiro prêmio saiu para o avestruz, coincidentemente o primeiro animal da lista do jogo. Já no início, houve repressão por parte da polícia, por se tratar de um “jogo de azar”, ou seja somente o acaso é responsável pelo sucesso ou insucesso do apostador. Até hoje vários projetos para legalizar o jogo do bicho foram iniciados, assim como para criminalizá-lo definitivamente.

tn família TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

geral

7

Tucanos investem contra Cardozo « MÁFIA DO METRÔ » Ministro da Justiça participa de audiência pública na Câmara dos Deputados e rebate acusação de vazamento seletivo de informações para prejudicar “cardeais” do PSDB paulista rasília (AE) - O PSDB retomou ontem a ofensiva contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por sua atuação no encaminhamento de denúncias de formação de cartel no metrô de São Paulo e do Distrito Federal. Em mais uma audiência pública sobre o caso, desta vez na Câmara dos Deputados, tucanos estiveram de novo frente a frente com o ministro e voltaram a acusá-lo de direcionamento político no episódio. Em suas respostas, o ministro manteve a linha adotada nos últimos dias: de que apenas cumpriu sua função de encaminhar para investigação as denúncias que recebe. Para tanto, a certa altura, usou de ironia para rebater os ataques. Ao responder ao líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse ter aprendido essa conduta com a própria oposição: “Vossa Excelência me ensinou que eu, quando tomar ciência de alguma denúncia, tenho que investigar”. Era uma alusão a uma acusação do próprio Sampaio ao então ministro da Justiça Tarso Genro em 2008, de que ele não encaminhara para investigações denúncias sobre uso de cartões corporativos pelo governo do então presidente Lula da Silva. No entanto, o principal embate foi protagonizado pelo secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal (PSDB), que se licenciou do cargo por dois dias justamente retomar o posto de deputado federal e participar da audiência. Ele disse a Cardozo que ele tem agido de forma não democrática e declarou ter “nojo” da forma como a denúncia foi vazada. Pediu também que o ministro parasse de ameaçar processá-lo por injúria. Na semana passada, o ministro disse que abriria uma ação contra Aníbal. “Não fiz ameaças. O ministro que aceitar passivamente ser chamado de bandido, vigarista, não vale o cargo. Um ministro não pode ser chamado de quadrilheiro. Fiz não para ameaçar, tolher sua liberdade de expressão, fiz porque não posso permitir que o ministro da Justiça seja injuriado”, declarou Cardozo.

GABRIELA KOROSSY

B

Cardozo nega manobras e sugere que tucanos peçam a quebra de sigilo do processo de investigação do escândalo do metrô

Aníbal sugeriu também que houve facilitação no vazamento de informações para que elas coincidissem com a prisão dos dos condenados no julgamento do mensalão. “A Polícia Federal está analisando faz meses, e no quinto dia depois da prisão do mensalão, vaza para a imprensa.” Cardozo rebateu sugerindo aos tucanos que peçam a quebra do sigilo das investigações: “Não há outra alternativa. Assim, o teor dos depoimentos, das investigações, será colocado ao publico. Eu não posso requerer isso, mas vossas excelências podem. Eu me comprometo a vir aqui trazer os documentos (se o sigilo cair)”, afirmou o ministro. Na audiência, Cardozo e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, admitiram não saber do paradeiro de Henrique Pizzolato. O ex-diretor do Banco do Brasil é um dos 25 condenados no processo do mensalão, mas está foragido desde o dia 15 de novembro. “Não temos a confirmação de onde ele está”, destacou Daiello. Cardozo disse, ainda, que ainda não se sabe como o ex-diretor do BB fugiu.

Lobista da Alstom orienta tucano São Paulo (AE) - Cópia de email em posse da Polícia Federal mostra que Jorge Fagali Neto, apontado como lobista da multinacional francesa Alstom e intermediador de propinas do cartel de trens, fez sugestões, no fim de 2006, sobre como o governo estadual deveria agir no setor metroferroviário ao tucano Aloysio Nunes Ferreira, então coordenador da campanha de José Serra (PSDB) ao comando do Estado. Uma dessas sugestões - a busca de dinheiro externo para obras de uma linha do Metrô - acabou concretizada depois de Serra ser eleito e Aloysio assumir a Casa Civil do Estado. A obra foi tocada por um consórcio que tinha a Alstom como sócia. Anexada nos autos da investigação sobre o cartel suspeitos de atuar nas gestões do PSDB entre 1998 e 2008, a correspondência é de 26 de setembro daquele ano eleitoral. Faltavam cinco dias para a votação e as pesquisas demonstravam que Serra

NÚMERO

6,5 milhões de dólares depositados numa conta na Suíça foram bloqueados pela Justiça.

venceria no 1º primeiro turno, o que de fato ocorreu. Na ocasião, além de coordenar a campanha de Serra, o hoje senador Aloysio era secretário de Governo de Gilberto Kassab (PSD) na prefeitura paulistana. Fagali é um dos 11 indiciados pela Polícia Federal por suspeita de ilegalidades envolvendo contratos de energia da Alstom com o governo estadual. Os investigadores afirmam que ele cometeu os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Fagali nega. Antes de se transformar em consultor do setor metroferro-

viário, no qual a Alstom também atua e é suspeita de formar cartel, ele havia sido secretário de Transportes do governo Luiz Antonio Fleury Filho por um ano: em 1994. Fagali sucedeu no cargo justamente Aloysio, que foi secretário de Transportes de Fleury entre 1991 e 1993. Ou seja, Fagali e Aloysio se conhecem “há muitos anos”, nas palavras do próprio senador tucano, segundo quem o e-mail de 2006 foi apenas um “alerta de um amigo” sobre a situação do setor metroferroviário naquele momento. O irmão do consultor, José Jorge Fagali, foi escolhido por Serra para presidir o Metrô, estatal do governo, cargo que ocuparia entre os anos de 2007 e 2010. Fagali, o consultor que mandou o e-mail com as sugestões para Aloysio, está hoje com os ativos bloqueados na Suíça. São US$ 6,5 milhões bloqueados pela Justiça do país europeu por suspeita de lavagem de dinheiro.

Uso de colete será obrigatório « TRÂNSITO » Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova proposta que torna obrigatório uso de colete inflável por motoqueiros e instalação de limitador de velocidade rasília - Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram ontem um projeto de lei que torna obrigatório o uso de coletes infláveis de proteção por motociclistas e obriga a instalação nas motocicletas de limitadores de velocidade. A proposta, aprovada em caráter terminativo na CCJ, seguirá diretamente para a Câmara, caso não haja recurso de senadores para discuti-la no plenário. O projeto, de autoria do senador licenciado e ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, acrescenta ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a exigência de acordo com a qual condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão trafegar nas vias usando roupas de proteção, “inclusive colete inflável com acionamento por inércia (air bag)”. As especificações do equipamento serão determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em outra modificação ao CTB, a proposta também obriga a instalação de dispositivo que limite a velocidade máxima em 110 quilômetros por hora nas motocicletas e motonetas. “Como se sabe, embora empregada maci-

B

çamente, a fiscalização executada por meio de equipamentos eletrônicos instalados nas vias não tem sido capaz de conter excessos praticados pelos pilotos, o que, fatalmente, resulta em acidentes, não raro com perda de vidas humanas”, afirmou o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), relator da matéria, no parecer. Mais uma alteração do mesmo projeto foi propor a mudança de uma lei de 2009 que regulamentou a profissão de mototaxista. Ela também torna obrigatório para esses profissionais o uso dos coletes “air bag”, dotado de dispositivos retrorreflexivos. Segundo Lopes, a repetição da exigência na lei específica para os mototaxistas visa a “reforçar a aplicação da medida junto ao segmento onde ela se faz mais necessária”. A CCJ do Senado aprovou ainda, em votação suplementar, uma proposta apreciada na semana passada que torna mais graves as punições e multas aos motoristas para uma série de infrações de trânsito. O projeto prevê dobrar o valor da multa para o condutor que se envolver num acidente com vítima e não prestar socorro. Ela passaria dos atuais 957,70 reais para R$ 1.915,40. O moto-

rista também teria suspenso o direito de dirigir por um ano. O texto seguirá diretamente para a Câmara por ter sido aprovado em caráter terminativo, exceto se houver recurso de senadores para levar a matéria ao plenário. A proposta, relatado pelo senador Magno Malta (PR-ES), também aumentaria o valor da punição para quem dirigir um veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a permissão para dirigir, de 574,62 reais para 957,70 reais. A multa para quem dirige com a CNH cassada ou suspensa subiria de 957,70 reais para R$ 1.915,40. Nesse caso, o documento de habilitação passaria a ser recolhido e suspenso por até dois anos por decisão da autoridade de trânsito. A proposta também eleva as punições para quem participar de rachas ou competições de velocidade ao dirigir sem autorização. No caso da disputa de corrida, a pena subiria de 574,62 reais para R$ 1.915,40, com suspensão do direito de dirigir por um ano O texto prevê ainda o aumento dos atuais dois anos para três anos o período no qual o infrator terá de passar com a CNH cassada para pedir a reabilitação.

Infrações de trânsito Aprovação de mudanças na CCJ do Senado

Aloysio Nunes explica e-mail de lobista

São Paulo (AE) - O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou ontem que o e-mail do consultor Jorge Fagali Neto foi um “alerta” dado a um amigo. “Eu sou amigo dele desde jovem. Desde quando ele era presidente da associação dos moradores da cidade universitária”, disse o senador tucano, referindo-se aos seus tempos de estudante da Universidade de São Paulo (USP). “Fagali estava fazendo um alerta, ele estava acompanhando as propostas do Serra na campanha”. Em setembro de 2006, quando o e-mail foi enviado, Aloysio era coordenador da campanha de José Serra ao governo do Estado. Segundo o senador, Fagali previa que as propostas de Serra não cabiam no orçamento e que, por isso, teria avisado. “O orçamento não seria compatível às propostas. A gente não tinha recurso para isso. E ele sugeria que Serra fosse ao Banco Mundial. O Serra não foi. Ele estava em plena campanha naquela altura, a um mês da eleição.” Aloysio afirmou ainda trocar e-mails com o consultor pelo seu conhecimento em financiamentos externos. “Fagali tinha uma grande expertise em financiamentos externos, trabalhou com isso desde o tempo da Eletrobrás. Sempre trabalhou com isso”, disse o parlamentar. O advogado de Jorge Fagali, Belisário dos Santos Júnior, afirmou que Edna Flores acessou os e-mails do lobista ilegalmente. Disse ainda que ela pediu cerca de R$ 500 mil para não revelar informações para a imprensa e a autoridades. Sobre a relação do consultor com Aloysio, Belisário afirmou não saber se são próximos. “Mas ser amigo deste ou daquele não quer dizer nada, não é nenhum crime”.

« PROTESTOS »

Morador de rua é condenado por uso de Molotov io (Abr) – A Justiça do Rio de Janeiro condenou a cinco anos de prisão o morador de rua Rafael Braga Vieira, preso em flagrante na madrugada do dia 21 de junho, após a manifestação que reuniu 300 mil pessoas na Avenida Presidente Vargas. Ele estava com “dois frascos contendo substância inflamável com pedaços de pano presos em seu bocal, conhecidos como coquetel-molotov”, como descreve a sentença do juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte. Na sentença, o juiz afirma que o réu tinha intenção de provocar um incêndio. “Vale destacar que as circunstâncias em que ocorreu a prisão, ou seja, enquanto ocorria uma enorme manifestação popular, conforme amplamente divulgado na mídia, e no mesmo dia em que ocorreu confronto com as forças policiais, deixam claro que o intento do réu não seria outro senão o de proceder ao incêndio de qualquer objeto ou pessoas.” Naquele dia, a própria delegacia foi atingida por bomba de gás lacrimogêneo lançada pela polícia.

R


geral Permissionários discutem bilhetagem com prefeito

8

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

« TRANSPORTES » Depois do protesto que parou Natal durante quatro

horas, representantes do Sitoparn sentam-se na mesa de negociações om o objetivo de dar celeridade ao processo de implantação da bilhetagem unificada, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Alternativo de Natal (Sitoparn) volta a se reunir na próxima quarta-feira (11), às 17h, no Palácio Felipe Camarão, com o prefeito Carlos Eduardo e técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Durante encontro realizado ontem à noite, na sede da Prefeitura, o Sitoparn pediu a revogação da autorização de sete permissionários que desde a última segunda-feira fazem a linha Planalto-Natal Shopping, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn). O pleito não foi atendido pelo prefeito Carlos Eduardo. Concluída a reunião, o prefeito reconheceu a importância de dar agilidade ao processo de implantação da bilhetagem eletrônica unificada. “Eles [permissionários] pediram pressa na unificação do cartão. Como a secretária [de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos] está cumprindo um compromisso em Maceió, marquei uma reunião para a agilizar essa questão

ALEX RÉGIS

C

Carlos Eduardo promete agilizar processo de unificação do bilhete eletrônico de transportes

na próxima semana. O prazo estimado para a bilhetagem única seria maio, o que está muito distante e acaba prejudicando a categoria. Como a lei já foi aprovada, não há motivo para não unificar logo”, afirmou. Mesmo tendo ciência do problema, Carlos Eduardo criticou a atitude do sindicato. “Nada justifica o que fizeram. O diálogo nunca foi interrompido”, avaliou. De acordo com o diretor de Comunicação do Sitoparn, José

Pedro dos Santos, a categoria saiu satisfeita da reunião. “Na secretaria (Semob), quem manda nas quem manda nas reuniões é o Seturn. Trazendo a reunião para o prefeito, os resultados foram bem melhores”, disse. A reunião foi agendada por Carlos Eduardo para garantir o encerramento do protesto do Sitoparn, que bloqueou os cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com Salgado Filho, Prudente de Morais e Romualdo Galvão.

Além da diretoria do Sitoparn e do prefeito Carlos Eduardo, participaram da reunião o procurador geral do Município, Carlos Castim, o secretário do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt, e o secretário adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral. O vereador George Câmara acompanhou a negociação.

+

NATAL 1 A 3

Protesto provoca quatro horas de caos no trânsito

« ABC »

« SUL-AMERICANA »

Diretoria renova com mais dois jogadores

Ponte Preta esbarra na marcação e empata

diretoria do ABC vem cumprindo o prometido e depois de acertar a renovação do contrato do treinador Roberto Fernandes, anunciou o acordo para manter o atacante Gilmar e o meio-campista Daniel Paulista na equipe que está sendo montada para temporada de 2014. Agora já são os jogadores que participaram da campanha salvadora da equipe na série B que estão com vagas garantidas no elenco, uma vez que o meia Júnior Timbó também já havia acertado. O presidente do ABC, Rubens Guilherme, tem pressa nessas definições e ressaltou que pretende fechar com todos os atletas que interessam a Roberto Fernandes até o final da sexta-feira. A correria se explica por causa da estreia do clube no Campeonato Estadual, competição que abrirá a temporada para o alvinegro em 2014. Pela tabela o time estreia no dia 9 de janeiro, enfrentando o Palmeira, no Frasqueirão e no dia 12, o clube fará o amistoso contra o América, na festa de inauguração da Arena das Dunas. Além das renovações a diretoria abecedista espera pela apresentação da lista de reforços por Roberto Fernandes. Até agora não foram divulgados quantos atletas vão chegar ao clube.

a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana, na noite de ontem, nenhum time em vantagem. Com dois gols de falta, Ponte Preta e Lanús empataram em 1 a 1 no Pacaembu e aumentaram ainda mais a importância do jogo de volta da próxima quartafeira, na Argentina. O gol do Lanús foi marcado pelo zagueiro Goltz, aos 12 minutos da etapa final, em bela cobrança da intermediária. Fellipe Bastos empatou na mesma moeda, aos 33. As equipes voltam a se enfrentar na próxima semana, em La Fortaleza, como é chamado o Estádio Ciudad de Lanús. Novo empate leva a decisão para a prorrogação, já que o gol fora não é critério de desempate na decisão. Empurrada por sua torcida, que cantou incansavelmente e escreveu a sigla AAPP em mosaico na entrada do time em campo, a Ponte Preta começou a partida em busca do primeiro gol. Do outro lado, o Lanús apostava nos lançamentos longos para Santiago Silva disputar pelo alto, sem efeito. Aos poucos, porém, a equipe argentina se encontrou na partida e passou a marcar a saída de bola da Ponte, impedindo que ela seguisse imprimindo seu ritmo. Agora a Ponte terá de vencer o jogo da volta para ficar com o título.

A

N

« PARNAMIRIM »

« FACEBOOK »

Contribuintes terão prazo ampliado para pagar IPTU

Compartilhamento causa indenização

Decreto estabelece novo mecanismo para correção do tributo municipal s contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Parnamirim terão mais tempo para pagar o tributo este ano. Decreto assinado pelo prefeito Maurício Marques e publicado no Diário Oficial do Município desta quartafeira (4), fixa as bases da correção, do lançamento dos carnês de 2014 e do prazo de pagamento. Os contribuintes em situação regular com o fisco municipal e que optarem por quota única poderão fazê-lo até 31 de janeiro com desconto de 20% do valor do imposto. Antes, o prazo era 10 de janeiro. Os demais contribuintes terão direito a 10% de desconto para pagamento à vista e prazo até 28 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em oito meses, sem desconto. A correção do IPTU mudou em relação aos anos anteriores. A partir de 2014, esse mecanismo leva em conta, além da correção monetária, a atualização da planta genérica durante 10 anos. Assim, o reajuste será de 6% na base de cálculo, mais 5,92% do IPCA-E – Índice de Preço ao Consumidor Amplo Especial -, usado como fator de correção de tributos municipais. Levando-se em conta um IPTU de R$ 100, o reajuste seria aplicado da seguinte forma: 6% da correção da base de cálculo, o que elevaria o valor para R$ 106, mais a correção pelo IPCA-E (5,92%), totalizando R$ 112,27. No caso de pagamento à vista para o grupo 1 (20% de desconto), este valor cairia para R$ 89,81. No caso do grupo 2 (10% de desconto) o valor seria de R$ 101,04.

O

CALENDÁRIO Condições do pagamento do IPTU no exercício de 2014 Grupo 1 Data Desconto

31/01/2014 20%

Grupo 2 Data Desconto

28/02/2014 10%

Parcelamento Prazo:

8 meses

Pessoa Física Menor parcela

Pessoa Jurídica Menor parcela

R$ 20

R$ 130

A atualização da base de cálculo foi aprovada na Câmara Municipal no mês passado por 15 votos a favor e apenas um contra depois de uma negociação do prefeito Maurício Marques com a bancada aliada. De acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Tributação os valores da planta genérica do IPTU de Parnamirim estão defasados em 70%. Isso porque a última atualização foi feita em 2001. De lá para cá, os imóveis tiveram grande valorização no mercado imobiliário. A atualização da planta não atinge os contribuintes cujos imóveis foram recadastrados pela Tributação. De acordo com o decreto 5.683, de 2 de dezembro, o parcelamento em oito meses pode ser feito desde que o valor mínimo da parcela não seja inferior a R$ 20 para os contribuintes pessoa física e R$ 130 para pessoa jurídica. A base de dados do IPTU tem mais de 90 mil imóveis cadastrados. Cerca de 40% dos contribuintes pagam o imposto à vista, o que anularia, neste primeiro ano, o reajuste.

São Paulo (AE) - Uma ativista foi condenada a pagar indenização de R$ 10 mil a um médico-veterinário de Piracicaba/SP por causa do compartilhamento de uma mensagem no Facebook. A funcionária pública municipal Mônica Rodrigues foi processada por ter postado em seu perfil uma texto escrito por outra pessoa criticando o profissional. “Eu nem conhecia a mulher”, diz Mônica, que também neste ano foi condenada a pagar R$ 100 mil a duas unidades do Habib’s. Ela foi acusada de organizar um boicote à marca após o atropelamento de um cachorro que foi retirado do restaurante.

« INVESTIGAÇÃO » Suspeitos de invadir fórum são presos Rio (AE) - A Polícia Civil prendeu quatro suspeitos de envolvimento na tentativa de invasão do Fórum de Bangu, em 31 de outubro. Na ocasião, houve tiroteio entre os invasores e policiais militares, levando à morte do policial militar Alexandre Rodrigues de Oliveira e do menino Kayo da Silva Costa, de 8 anos, que passava diante do prédio no momento do confronto. As prisões temporárias foram determinadas pela Justiça em resposta a requerimento da Divisão de Homicídios, que apura o caso. Os presos seriam os advogados Adriana Godoy dos Santos Prado e Clovis Pinto de Souza Neto, além de Bruna Anastacia Godoy dos Santos Prado e Danielle Godoy dos Santos Prado, irmãs de Adriana.


TELEFONES ÚTEIS

DÓLAR COMERCIAL

DÓLAR TURISMO

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 2,3870 Venda: R$ 2,3890

Compra: R$ 3,1230 Venda: R$ 3,3500

DÓLAR PARALELO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,3500 Venda: R$ 2,4830

Compra: R$ 3,9111 Venda: R$ 3,9127

APÓS FRACASSO, RN VAI A NOVO LEILÃO COM TERCEIRA MAIOR OFERTA DE ENERGIA ENTRE OS ESTADOS. PÁGINA 10

NA TN ONLINE Hotsite da Tribuna mostra a interiorização da indústria, as oportunidades de negócios e empregos. tribunadonorte.com.br/costurandoodesenvolvimento

economia Editora: Renata Moura [ renatamoura@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 05 de dezembro de 2013

Telefônica terá que sair da TIM « NEGÓCIOS » O Cade decidiu que o grupo espanhol, dono da Vivo, não pode ficar com 100% do capital da empresa sem se desfazer de sua participação na TIM. Ontem, tanto a Telefônica quanto a TIM foram multadas RODRIGO SENA

A Telefônica tem acordo no exterior para controlar dona da TIM

rasília (AE) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu ontem que a Telefônica não pode ficar com 100% do capital da Vivo sem se desfazer de sua participação na TIM Brasil. O conselheiro Eduardo Pontual propôs a aprovação, com restrições, da saída da Portugal Telecom (PT) do capital da Vivo, ocorrida ainda em setembro de 2010. Para aprovar o caso, Pontual propôs a exigência da extinção da participação direta ou indireta da Telefônica na TIM Brasil ou a entrada de um novo sócio estrangeiro no lugar da PT na Vivo. Os portugueses venderam os 50% que tinham na Vivo para a Telefônica O prazo para o cumprimento de uma das alternativas é confidencial. Fora do Brasil, o grupo espanhol Telefônica - que, com a saída da Portugal Telecom, passou a controlar por completo a Vivo - tem um acordo para assumir o controle da Telco, dona da Telecom Italia. A TIM Brasil é uma subsidiária da operadora italiana. Por isso, Pontual sugeriu a entrada de um novo sócio sem presença atual no País na Vivo ou a saída por completo do grupo espanhol da TIM Brasil. “Se é inadequado que a Portugal Telecom retorne à sua posição original, abrimos espaço para que se busque um novo sócio”, afirmou o presidente do Cade, Vinicius Carvalho. O órgão de defesa da concorrência ainda deve analisar futuramente a fusão entre a Oi e a Portugal Telecom, cujo acordo preliminar foi anunciado em outubro. As duas companhias planejam realizar um aumento de capital de cerca de R$ 13,1 bilhões na operadora brasileira.

B

Multas

O Cade decidiu também punir a Telefônica e a TIM Brasil com duas multas que, somadas,

 O QUE Em setembro, a Telefônica, dona da Vivo no Brasil, chegou a um acordo para aumentar sua participação na Telecom Italia, dona da TIM Brasil

COMO O grupo espanhol não poderá ter o controle das operadoras Vivo e TIM no Brasil, porém, porque isso é contra a legislação nacional

chegam a R$ 16 milhões. Ambas as penalidades dizem respeito ao descumprimento de cláusulas de um Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) firmado pelo órgão antitruste com as duas companhias ainda em abril de 2010. A primeira e maior multa, de R$ 15 milhões, refere-se ao acordo anunciado em setembro deste ano pela Telefônica, para aumento de sua participação na Telco. A Telco possui 22,4% do capital da Telecom Italia, que controla a TIM Brasil. No entendimento do presidente do Cade, Vinicius Carvalho, esse potencial acesso a informações da TIM violou os termos do TCD firmado pelas companhias. Além disso, segundo ele, a possibilidade de compra de 100% da Telco pela Telefônica a partir de janeiro de 2014 também viola diversos termos do TCD. A segunda multa, de R$ 1 milhão, refere-se à contratação pela TIM de uma empresa vinculada à Telefônica. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Telefônica informou que “está analisando a posição do Cade e vai se pronunciar oportunamente”.


10

economia

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Futuro comprometido?

O desempenho do Brasil na avaliação internacional dos estudantes preocupa a indústria. A análise da OCDE coloca os alunos brasileiros entre os dez últimos da lista de 65 países. A CNI alerta para a dificuldade que esses jovens terão em absorver tecnologia quando entrarem no mercado de trabalho. Os dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) revelam que os alunos brasileiros de 15 anos e com, pelo menos, sete anos de estudo estão a quase cem pontos de diferença da média da OCDE.

PERDAS Além desse fraco desempenho de quem estuda, o Bra-

sil enfrenta mais duas situações ruins para o futuro. Uma é a geração “nem, nem”, aquela que nem estuda, nem trabalha e nem procura se qualificar. A outra é o elevado número de jovens que morrem todo o fim de semana, uma verdadeira chacina em cada estado, envolvendo jovens entre 16 e 22 anos.

Crescimento

Devolução

Nos três meses encerrados em outubro, o setor industrial acumula uma alta de 1,6%. Mesmo assim, o resultado não é suficiente para zerar as perdas de maio a julho, quando, na média, a indústria teve uma perda de 2,3%. Mas, ainda indústria sustenta a tendência de recuperação e cresce 0,6% em outubro, na comparação com o mês anterior.

A consulta ao último lote de restituições do IR está sendo liberada nesta semana e quem não receber deve procurar o extrato no site da Receita para verificar por que caiu na malha fina. O dinheiro será depositado no banco, com a correção do período, no próximo dia 16. Todas as declarações foram processadas, conforme a Receita Federal.

ESTRADAS O consórcio Triunfo Participações vence o leilão de três estradas com desconto de 52%. A concessão de 1.177 km das rodovias BR-060/153/262 (DF/GO/MG), saiu para a menor tarifa de pedágio, de R$ 2,85 por 100 quilômetros. O trecho concedido da BR060, ligando Brasília a Goiânia, já é duplicado, o que poderia acontecer na BR 101, entre Natal e Recife, com os recursos sendo direcionados para a duplicação de outras estradas no Nordeste.

Aposta na experiência Um estudo inédito realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela CNDL, mostra que cinco em cada dez empreendedores de serviços abriram a própria empresa sem qualquer experiência. Levantamento realizado em todas as capitais revela que os em-

preendedores do setor de serviços valorizam mais a experiência de mercado do que o conhecimento formal. O estudo traça o perfil do empreendedor do setor de prestação de serviços, identificando práticas de gestão, dificuldades e perspectivas de investimento.

PALESTRA O Sinduscon RN, a Secretaria de Infraestrutura, e o Tribunal de Contas do Estado, promovem hoje, às 9 horas, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, a palestra “Aspectos Polêmicos de Licitações e Contratos de Obras Públicas”, com o engenheiro André Mendes, auditor federal de controle externo do TCU. Foram habilitados ontem 687 projetos para o segundo leilão de energia elétrica, deste ano, para fornecimento a partir de 2018, somando 21.130 megawatts. Mais uma vez, a energia eólica liderou em número de projetos e de volume de geração que será ofertado, com 539 usinas, ou 13.287 megawatts. A maioria dos projetos de usinas eólicas está no Nordeste do país (408), e o restante no Sul (131).

1

A UFRN inaugura o Laboratório de Energia Alternativa amanhã, às 16h. É um laboratório didático , que vai contribuir com a disciplina Fenômenos de Transporte que atua nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Também servirá de pesquisa na área de secagem do pedúnculo do caju, com diferentes configurações de secadores (dimensionados e montados no Laboratório) utilizando energia convencional e solar.

2

O engenheiro Milton Pinto, diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) lançará hoje (5), na livraria Saraiva do Midway, um livro sobre o desenvolvimento do modelo energético brasileiro. O livro “Energia Elétrica – Geração, Transmissão e Sistemas Interligados” aborda uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte e baixo índice de perda energética.

3

INTERCÂMBIO A líder internacional no setor, a EF Intercâmbio chega a Natal. Com escritório em mais de 50 países, empresa fez uma parceria com a potiguar “Sunline Turismo”, oferecendo centros de estudos nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, Itália, Suécia, entre outros países. A agência Sunline Turismo é controlada pela empresária Ana Carolina Costa. TRANSTORNOS Não existe reivindicação trazendo transtornos à sociedade, como a que aconteceu ontem em Natal. Nenhuma reivindicação pode colocar em risco a vida das pessoas (ambulâncias) e fazer toda uma cidade refém. Muito menos quando essa manifestação parte de empresários (locaute). Com a palavra as autoridades. CONFRATERNIZAÇÃO A confraternização do Sindicato das In-

dústrias Gráficas do RN (Singraf), será hoje (5), a partir das 20h, no Sesi Clube. Uma das ações de destaque do Singraf este ano foi a implantação do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), viabilizado em parceria com a CNI e o Sebrae Nacional.

RN vai a novo leilão com 3ª maior oferta de eólica « ENERGIA » Após leilão em que não negociou energia em nenhum

projeto, o Estado volta à disputa com mais “parques” e usinas solares io de Janeiro (ABr) – Mais de 70% dos 21.130 megawatts (MW) da energia que será ofertada no 2º Leilão de Energia A-5 - 2013, marcado para o próximo dia 13, será de matriz eólica (13.287 MW) e solar (2.234 MW). A fonte solar terá 88 projetos fotovoltaicos, com 2.024 MW e sete empreendimentos heliotérmicos, com 210 MW. As informações foram divulgadas ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia. O estado com a maior oferta nas duas modalidades é a Bahia, com 4.656 MW de eólica e 1.319 MW de solar, sendo 1.109 MW fotovoltaicos e 210 MW heliotérmicos. A energia contratada deverá estar disponível em 2018. O Rio Grande do Sul apresenta a segunda maior oferta de eólica, com 2.873 MW. O Rio Grande do Norte terá oferta de 2.491 MW eólicos e 203 MW fotovoltaicos. O Ceará aparece na quarta posição na oferta de energia eólica, com 1.547 MW, além de 73 MW de fotovoltaica. Este leilão ocorre após um outro realizado em novembro,

ALEX REGIS

R

Parque eólico no RN: O Estado terá 2.491 MW eólicos e 203 MW fotovoltaicos no leilão deste mês

ocasião em que a carência de subestações e linhas de transmissão no Rio Grande do Norte foi uma das razões apontadas para o desempenho ‘frustrante’ do estado, segundo avaliação do próprio governo do estado. O leilão só contratou projetos com escoamento de energia garantido. O RN não conseguiu negociar nenhum dos 71 projetos de parques eólicos que habilitou para

a disputa. Feito inédito para o estado, que passou a disputar leilões com a participação de eólicas em 2009, e chegou a ser líder em anos anteriores.

Disputa

O leilão que será realizado neste mês também terá 2.140 MW de energia produzida por quatro termelétricas a carvão, sendo dois projetos no Rio Gran-

de do Sul, um em Santa Catarina, e mais um em São Paulo. Duas hidrelétricas representarão oferta de 1.118 MW: no Pará e em Rondônia, com 418 MW. Haverá ainda a oferta de energia produzida por 32 pequenas centrais hidrelétricas, com 520 MW, e 14 termelétricas a biomassa, com 593 MW. Informações mais detalhadas podem ser obtidas na página da EPE na internet.

Altas não serão automáticas « COMBUSTÍVEIS » Por meio de comunicado, a Petrobras reforçou ontem

que os reajustes “não serão automáticos”, como queriam investidores io e São Paulo (AE) - A Petrobras divulgou ontem seu quarto comunicado em seis semanas sobre política de reajuste de combustíveis, em resposta a um ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com pedidos de detalhamento. Mas a tentativa de remendar a explicação teve efeito contrário para investidores, por não trazer grandes novidades e mais uma vez confirmar que a empresa não ajustará preços de forma transparente ao mercado ou independente do governo. “As mensagens confusas a respeito de um aspecto tão crítico para a tese de investimento na empresa pode ser ainda mais prejudicial à percepção do mercado em relação à governança corporativa e à intervenção governa-

EMANUEL AMARAL

R

Na semana passada, os valores do diesel e da gasolina subiram

mental”, disseram em relatório os analistas Paula Kovarsky e Diego Mendes do Itaú BBA O comunicado da compa-

nhia reforçou que os reajustes “não serão automáticos”, como queriam investidores. A proposta da diretoria da empresa, se-

gundo o primeiro dos comunicados, em 25 de outubro, defendia um modelo que desse previsibilidade aos reajustes, mas esta não foi aprovada pelo Ministério da Fazenda pelo potencial de impacto à inflação. No comunicado, a Petrobras também negou as especulações sobre a saída da presidente Graça Foster da petroleira, gerados por boatos na semana passada de que a executiva se retiraria por não conseguir reajuste satisfatório de preços na reunião de conselho de administração de sexta-feira passada, quando o tema foi discutido. Fonte da empresa ligada à presidente acredita que, apesar do desgaste da batalha, Graça não perdeu as esperanças de conseguir novos ajustes em 2014, mesmo sendo ano eleitoral.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

economia MARCOS BEZERRA

« MINISTÉRIO »

Turismo vai fiscalizar prestadores de serviço Ministério do Turismo ganhou força para fiscalizar os prestadores de serviços do setor e guias de turismo com a publicação da portaria 311, ontem. A partir de agora, o MTur vai poder advertir, multar, interditar e até pedir o cancelamento do registro dos prestadores que estiverem prestando serviço sem o cadastro no Ministério do Turismo, não apresentarem informações referentes ao exercício de suas atividades ou deixarem de fornecer dados sobre o perfil dos hóspedes, como taxa de ocupação, permanência média e números de hóspedes por unidade habitacional. As multas variam entre R$ 453,00 e R$ 854 mil. A fiscalização dos estabelecimentos será feita por órgãos delegados, como secretarias de turismo e empresas de turismo, pelo Ministério do Turismo, que serão treinados em Brasília, entre janeiro e fevereiro de 2014 . As blitz serão feitas preferencialmente em dupla e o fiscal preencherá um auto de infração. Serão concedidos de 5 a 30 dias para correção do problema. “A publicação da portaria é uma medida bastante aguardada pois aumenta o poder do Ministério, que antes não podia agir, caso os prestadores de serviços turísticos não estivessem executando os serviços conforme prevê a Lei Geral do Turismo, a lei 11.771”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. As penalidades variam conforme a classificação da infração, de leve a grave e, conforme os fatores atenuantes e agravantes. Em caso de reincidência, o prestador será multado. O fiscal poderá pedir ainda o cancelamento da classificação e do cadastro, de acordo com a reincidência ou a gravidade da infração. Depois de cumprida a penalidade e se não houver mais motivos, os prestadores de serviços turísticos e os guias de turismo poderão requerer a reabilitação perante o Ministério do Turismo. Caso o guia de turismo seja reincidente, fica obrigado à comprovação de ter realizado curso de reciclagem.

O Sindicato realizou protesto ontem em Congonhas: Atendimento nos guichês foi comprometido

Em estado de greve, aeroviários querem parar aeroportos « POR SALÁRIOS » Trabalhadores preparam um protesto para o dia 10, nos aeroportos de Brasília e Guarulhos, e ameaçam fazer paralisação nacional io (AE) - Após uma reunião com os representantes das empresas aéreas na tarde de ontem os aeroviários decidiram entrar em estado de greve. Eles preparam ainda um grande protesto para paralisar as atividades em 10 de dezembro, atingindo os aeroportos de Brasília e Guarulhos. Ainda não está definido se a manifestação ocorrerá simultaneamente em ambos ou em um deles, mas a expectativa é reunir 300 funcionários do setor aéreo. Na manhã de ontem, cerca de cem aeroviários fizeram protesto e paralisaram atividades no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. E os protestos podem ganhar alcance nacional nos próximos dias. Se a reunião que está prevista para o dia 11 não acabar em acordo, os sindicalistas planejam protestos em aeroportos de todo o País no dia 20 de dezembro, quando o fluxo deverá ser grande nos locais em função dos deslocamentos de passageiros para

R

as festas de fim de ano. “Vamos passar pro usuário por qual motivo não estão aceitando a negociação. Mostramos com dados do IBGE que a aviação cresceu mais de 25% e que as empresas aéreas estão tendo lucros absurdos”, explica o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Luiz da Rocha Cardoso Pará.

Reivindicações

A reivindicação do sindicato é de 10% acima da inflação para quem ganha o piso da categoria e 8% para quem ganha acima do piso. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), porém, acena com reposição da inflação de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por volta de 5,5%. No dia 11, às 14h, haverá uma nova rodada de negociações na sede do SNEA. Segundo Odilon Junqueira, coordenador das negociações de parte do SNEA, a oferta patronal “não é pouca coi-

sa”. “Houve avanços significativos com a proposta de conceder o INPC integral tanto para os aeronautas como para os aeroviários”, avalia Junqueira. Ontem pela manhã, o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Sindaesp) realizou um protesto dentro do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o que provocou filas demoradas nos guichês de check-in. A entidade informa que voos foram cancelados por causa da paralisação, mas a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não confirma a informação. O ato começou por volta das 4h30 e seguiu até as 8h30. Os cerca de cem manifestantes, segundo o sindicato, ocuparam guichês da Gol, TAM e Avianca, deixando liberados alguns terminais para o atendimento de pessoas com necessidades especiais, gestantes e idosos. Por volta das 9h, a Infraero informou que a movimentação em Congonhas era normal.

11


15h - Sub-20: Corinthians x Fluminense; Sportv 18h -Copa Futsal: Brasil x Chile; Sportv

12h - Globo Esportivo primeira Edição 17h - Globo Esportivo

Confira a charge de Brum no Cartão Amarelo, com o tema atual do dia no Esporte.

www.radioglobonatal.com.br

facebook.com/tribunarn

12

HOJE NA TV

NO RÁDIO

NO FACEBOOK

ABC RENOVA COM ROBERTO FERNANDES E INICIA PLANEJAMENTO • PÁGINA 14

BLOG DO CIRÍACO

Acompanhe todos os detalhes nas renovações de elenco de ABC e América para 2014. www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br• Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 05 de dezembro de 2013

Lucas sonha com a Copa no Brasil « SELEÇÃO BRASILEIRA » Meio-campo, que defende o Paris Saint-Germain, caiu de rendimento e ficou de

fora dos amistosos diante do Chile e Honduras e, com isso, perdeu espaço com o técnico Luiz Felipe Scolari

P

aris (França) - Principal jogador do São Paulo na conquista da Copa Sulamericana em 2012. Destaque da Seleção Brasileira Sub-20, que ainda contava com Neymar, no título do Sul-americano de 2011. Todos estes fatos fizeram com que Lucas se tornasse figura praticamente carimbada na Copa do Mundo de 2014. Algo que mudou radicalmente em 2013. Convocado para a Copa das Confederações e à maior parte dos amistosos brasileiros neste ano, o meia-atacante ficou de fora da última lista de Luiz Felipe Scolari e já teve colocada em risco a sua presença no Mundial. Apesar de se admitir triste por não ter sido lembrado para os amistosos diante de Honduras e Chile, no último mês, o jogador do Paris Saint-Germain afirmou que seguirá trabalhando duro para estar no maior torneio de futebol do planeta, mas também não se mostrou abalar caso ausente-se da Copa de 2014.

KARIM JAAFAR

Em entrevista à ESPN Brasil, o craque revelou qual foi a sua reação ao não ver o seu nome na última convocação de Luiz Felipe Scolari. “Quando eu fiquei sabendo que o meu nome não estava na lista, eu fiquei chateado, é claro, porque eu queria fazer parte destes dois jogos, ainda mais neste momento mais próximo de uma Copa do Mundo. Eu fiquei triste, sim, mas não desanimei. Eu não cheguei até aqui à toa, sei da minha capacidade, sou muito jovem ainda e estou trabalhando firme. Esta ausência serviu para eu trabalhar ainda mais forte, para dar a volta por cima e retornar à Seleção”, disse o atleta. Para piorar ainda mais a situação de Lucas, os jogadores que foram convocados no seu lugar, ocupando posição semelhante à sua, casos de Robinho e Willian, foram bem e se destacaram nos amistosos. O atacante do Milan anotou um gol dian-

Lucas está confiante de que pode recuperar o tempo na Seleção

te do Chile, enquanto o meia do Chelsea entrou no segundo tempo e balançou as redes na parti-

da contra Honduras. “São dois grandes jogadores, que eu admiro bastante, e acho

que o Felipão tem um leque de opções para convocar. Então ele está fazendo alguns testes e isto serve mais para deixar um trevo na cabeça dele. Acho que ele está a analisando todo mundo, e o mais importante é eu seguir trabalhando aqui no PSG, com a cabeça firme. O Felipão vai fazer a escolha dele, e o que tiver que ser, vai acontecer”, afirmou. Sobre uma possível volta ao São Paulo, transação que foi cogitada nos últimos meses para provavelmente ficar mais próximo da Copa do Mundo, o jogador do Paris Saint-Germain negou. Disse que tem gratidão pelo Tricolor, clube pelo qual garantiu torcer, mas revelou que não pretende sair do futebol europeu neste momento de sua carreira. “Todos sabem do carinho que eu tenho pelo São Paulo, foi o clube que me deu tudo e que estará para sempre no meu coração. Mas eu não tenho a intenção de voltar agora. Eu acabei de

sair do Brasil, tenho os meus objetivos aqui na Europa e vou batalhar para conquista-los. Só depois disto, eu penso em voltar para o Brasil. Então, isto não passa pela minha cabeça agora”, ressaltou Lucas, antes de acrescentar: “Mas um dia eu voltar para o São Paulo, sim, porque é o meu time do coração”, garantiu. Por fim, Lucas reafirmou o seu desejo de jogar a principal competição de futebol no Brasil, mas também declarou que, caso não seja convocado, estará tranquilo para buscar estar nossos torneios de 2018 e 2022. “Espero que eu esteja na Copa de 2014, é o meu sonho, o meu objetivo e eu torço para conseguir realizá-lo. E se também não acontecer, eu vou ficar torcendo pelo Brasil, claro, acho que temos toda a capacidade para conquistar o hexa no nosso País. E eu tenho muito tempo ainda para estar em outras Copas, mas eu vou trabalhar para estar nesta. Este é o meu foco”, destacou.

FIA exclui 3 etapas e antecipa GP do Brasil no calendário de 2014

Pedro Neto [ pedron@natal.digi.com.br ]

« FÓRMULA 1 » As provas de Nova Jersey/EUA, México e Coreia do Sul

José Rocha e a Arena América O presidente do Conselho Deliberativo do América José de Vasconcelos da Rocha continua muito empolgado com a construção da Arena América. José Rocha é o grande idealizador da Arena América. Com o passar do tempo alguns outros grandes americanos se chegaram para dar ao presidente do Conselho Deliberativo o respaldo que ele precisava. E olha que alguns não queriam a construção. Agora, a determinação de José Rocha, Eduardo Rocha, Medeiros e Sobrinho, entre outros dirigentes, tem sido determinante para que a própria torcida passasse a acreditar ainda mais no sonho sonhado inicialmente apenas por uma pessoa. Também não podemos esquecer que os citados acima são os responsáveis por gerir o dinheiro das cadeiras e camarotes da Arena América adquiridos pelos americanos. E, por terem história dentro do clube esses homens tem o respaldo do torcedor que quer ver a sua nova casa pronta com a maior brevidade possível. Digo diariamente que credibilidade não se impõe. Credibilidade se conquista. E, José Rocha tem credibilidade junto ao torcedor rubro. ALEX RÉGIS

Retorna para ser reeleito E quem deve chegar a Natal nos próximos dias é o presidente do Alecrim Antony Armstrong. Segundo informações Antony vem para ser reconduzido ao cargo. Após a eleição o empresário deverá retornar a Itália onde deverá permanecer por mais alguns meses, até porque tem negócios naquele país. Se espera que Antony Armstrong possa resolver algumas situações financeiras que estão pendentes no clube alviverde. Tenho dito que o Alecrim mudou desde a chegada de Antony Armstrong. mudou para melhor. O clube arrendou um estádio – Ninho do Periquito. Conquistou o título de Campeão Estadual no Sub 20. Além de ter se tornado internacional ao disputar um torneio na Europa. Que Antony Armstrong possa dar ao Alecrim uma condição de trabalho ainda melhor no próximo biênio.

Norberto Durante todo o dia de ontem muito se comentou nas mídias sociais sobre uma possível saída de Norberto do América para o futebol do exterior. Caso isso venha a se confirmar ganham todos. Norberto, América e o clube que o está contratando. Sem dúvida alguma o lateral rubro vem jogando muito. No ano de 2012 ele sofreu com algumas contusões que o afastaram da equipe por vários jogos. Já este ano Norberto jogou praticamente todas as partidas e seu futebol só fez crescer. Caso se confirme a transferência que o lateral possa ser muito feliz na sua vida. Até porque as pessoas próximas de Norberto dizem que ele é um grande profissional.

deixam o circo. Prova em São Paulo tem data mudada pela entidade Rubens Guilherme O presidente do ABC Rubens Guilherme vem trabalhando forte para fazer um ABC melhor em 2014. O empresário tem sentido na pele que a mão que afaga é a mesma que apedreja. Não dá para negar que o presidente é um vitorioso. Bicampeão Estadual em 2010/2011. Campeão da série C em 2010. Vice-campeão da Copa do Nordeste de 2011. Como se tudo isso não bastasse o alvinegro participou da Copa do Brasil desde que o presidente assumiu. Agora, em 2012 e 2013 o ABC não conquistou nada que disputou. Mesmo assim, não dá para negar que Rubens Guilherme é um vencedor. Empresário de grande visão Rubens Guilherme pecou em algumas ocasiões por delegar poder demais a quem não merecia. Agora, com as chegadas de Ferdinando Teixeira, Bira Marques (que já deixou o clube) e Roberto Fernandes, entre outros, Rubens Guilherme tem se sentido mais confortável, pois sabe que são pessoas que querem o melhor para o clube. Que o Rubens Guilherme possa continuar com força e determinação na sua caminhada vitoriosa como presidente, muito embora ele saiba que ainda vai encontrar muitas pedras e espinhos pelo caminho. Até porque não se acerta sempre. Torço muito por Rubens Guilherme, pois sei que ele é uma pessoa de bem!

Festa E amanhã será o dia da grande festa do sorteio dos grupos da Copa do Mundo. O evento acontecerá em um resort na Bahia e será transmitido para 165 países do mundo inteiro. A FIFA está esperando a presença de mais de mil jornalistas de toda parte do mundo. Além dos homens fortes da FIFA e da CBF os presidentes das Federações também estarão presentes no evento. Alguns campeões do mundo também se farão presentes, entre eles Cafú, Ronaldo e Bebeto. Segundo a mídia do sul a festa custará algo próximo dos R$ 2 milhões.

P

aris (AE) - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quarta-feira o calendário oficial da Fórmula 1 em 2014, sem as etapas de Nova Jersey (EUA), do México e da Coreia do Sul, mas com as mesmas 19 corridas. Outra novidade é que a entidade antecipou o GP do Brasil, que passará a ser a penúltima etapa do campeonato, no dia 9 de novembro - antes, portanto, de Abu Dabi. Os GPs de Nova Jersey e México constavam no calendário provisório, divulgado pela direção da Fórmula 1 em setembro. Mas já se sabia que estas duas etapas teriam poucas chances de serem incorporadas pelo campeonato. Nas últimas semanas, o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, reiterou que as duas corridas não entrariam na disputa em 2014. O GP de Nova Jersey, que seria o segundo a ser disputado nos Estados Unidos (há também a prova realizada em Austin), não teria cumprido com obrigações contratuais. Mas deve ingressar na competição em 2015, segundo

CALENDÁRIO 2014 16/03 - GP da Austrália 30/03 - GP da Malásia 06/04 - GP do Bahrein 20/04 - GP da China 11/05 - GP da Espanha 25/05 - GP de Mônaco 08/06 - GP do Canadá 22/06 - GP da Áustria 06/07 - GP da Inglaterra 20/07 - GP da Alemanha 27/07 - GP da Hungria 24/08 - GP da Bélgica 07/09 - GP da Itália 21/09 - GP de Cingapura 05/10 - GP do Japão 12/10 - GP da Rússia 02/11 - GP dos Estados Unidos 09/11 - GP do Brasil 23/11 - GP de Abu Dabi

adiantou Ecclestone. Já o GP do México estaria com dificuldades para reconstruir seu circuito a tempo de receber a Fórmula 1. A Coreia do Sul, por sua vez, teria perdido seu lugar no calen-

dário por causa de problemas financeiros - o país sediou uma corrida de Fórmula 1 nas últimas quatro temporadas. Outra prova a deixar o campeonato foi o GP da Índia, que já estava fora da lista provisória divulgada em setembro e teve a confirmação da exclusão nesta quarta-feira. Mesmo com essas exclusões, o calendário da Fórmula 1 será mantido com 19 etapas, assim como aconteceu nesta temporada, porque, a partir de 2014, a categoria contará com uma prova na Rússia, no dia 12 de outubro, e outra na Áustria, em 22 de junho Por causa destas mudanças no calendário, a FIA alterou também a ordem de algumas corridas. Em 2014, o Brasil deixará de fechar o campeonato, como vinha acontecendo nos últimos anos. A etapa final será disputada em Abu Dabi, no dia 23 de novembro. O Autódromo de Interlagos receberá a Fórmula 1 duas semanas antes, em 9 de novembro - pelo calendário provisório, a prova em São Paulo seria no dia 30, encerrando a temporada.

Brasil tem cinco na lista da Fifa « BOLA DE OURO » Todos os defensores escolhidos pela entidade estão nos planos de Luiz Felipe Scolari para o Mundial do próximo ano

Z

urique (AE) - A Fifa anunciou nesta quarta-feira os nomes dos 20 defensores que são candidatos a integrar a seleção ideal do ano, cuja formação será conhecida em 13 de janeiro, quando ocorrerá a premiação da entidade que elegerá o melhor jogador do mundo em 2013. Ao todo, cinco brasileiros fazem parte desta lista, que engloba laterais e zagueiros. São eles: Daniel Alves, do Barcelona, David Luiz, do Chelsea, Marcelo, do Real Madrid, Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, e Dante, do Bayern de Munique. O Brasil, por sinal, é o país com o maior número de jogadores de defesa pré-selecionados para concorrer a um lugar na se-

leção. A Espanha e Alemanha, ambos com três defensores indicados cada uma, estão logo atrás dos brasileiros no número de candidatos. Jordi Alba e Gerard Piqué, do Barcelona, e Sergio Ramos, do Real Madrid, são os representantes espanhóis, enquanto os alemães aparecem com Jérôme Boateng e Philipp Lahm, ambos do Bayern de Munique, e Mats Hummels, do Borussia Dortmund, nesta briga. Já a Inglaterra, com Leighton Baines (Everton) e Ashley Cole (Chelsea), e a Sérvia, com Branislav Ivanovic (Chelsea) e Nemanja Vidic (Manchester United), contam com dois jogadores na disputa de defensores, cujos outros concorrentes são o

austríaco David Alaba, do Bayern de Munique, o belga Vincent Kompany, do Manchester City, o português Pepe, do Real Madrid, o francês Raphael Varane, também do Real Madrid, e o argentino Pablo Zabaleta, do Manchester City. Como fez em outros anos, a Fifa vem soltando aos poucos a lista de candidatos a um lugar na sua seleção ideal. Na última segunda-feira, revelou os cinco goleiros concorrentes ao posto de melhor do mundo em 2013. E na sexta, a entidade irá divulgar a lista de meio-campistas (volantes e meias), antes de exibir o grupo de atacantes concorrentes na próxima segunda. Ao total, serão 55 nomes nesta eleição.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Cinco times correm risco O Fluminense já caiu, inclusive chegando até à série “C” mas escapando graças a uma jogada esperta da CBF, retornando depois à série “A”, fruto de uma equipe frágil que possuía. O Vasco já é freguês, o Botafogo já sentiu o gosto amargo, restando apenas o Flamengo como único “sobrevivente”, após ser salvo milagrosamente quando tinha Luxemburgo como treinador. Dos paulistas, somente vêm escapando até agora, Santos e São Paulo, com o tricolor este ano rondando a Segundinha mas escapando com o retorno de Muricy. No momento, o drama maior é dos “fregueses” vascaínos e tricolores. O pior é que pode ocorrer a queda da dupla, mesmo que vença seus dois adversários. Basta para isso que Portuguesa, Criciúma e Inter empatem suas partidas, e o Coritiba derrote o São Paulo, no Morumbi. Aqui do Nordeste ninguém escapou, dos sulistas só o Inter ainda está virgem, porém não de todo livre de cair este ano na série “B”, desde que perca para a Ponte Preta e aconteçam algumas combinações.

Previsões Até então, só se buscava ver as previsões na disputa dos times da série “B”. Mas, agora, é como gostava de repetir o companheiro Lauro Neto, “são as brigas de cachorro grande”. Vejamos: São Paulo x Coritiba com 52.4% para vitória do São Pau-

lo e 19.8% de chance pro Coritiba, Atlético/PR x Vasco, 60% para o Atlético e 18.4% para o Vasco vencer e escapar, Bahia x Flu, 24% para vitória do visitante Flu, o Bahia não pode mais ser alcançado, porém sua chance de vitória é de 45.2%.

Adriano 115

Adriano (2)

No início desta semana, o Atlético-PR surpreendeu sua torcida ao “aceitar” a chegada do atacante Adriano, 31 anos, para usar seu espaço visando a recuperar a forma física e voltar a jogar futebol – o que não ocorre desde março de 2012. Adriano chegou à Curitiba na segunda-feira, e saiu do Aeroporto Afonso Pena direto para o CT do Caju para conversar com pessoas ligadas à diretoria, além de funcionários do departamento médico e físico.

Sua forma é visivelmente fora do ideal, passando dos 115 kg. Em seu auge na carreira, pesava 95. O clube já deixou claro que não vai se pronunciar sobre a chegada do atleta - pelo menos, por enquanto. O atacante fica na cidade por 90 dias e, após avaliação física e clínica, terá seu destino definido: o acerto de contrato fixado em R$ 80 mil de salário mais premiação por produtividade (partidas, gols, títulos) ou outra tentativa frustrada, talvez a última.

Futebol abrasador A Fifa já bateu o martelo: está mantido o horário de 13h para os jogos da Copa 2014. Para algumas arenas, jogo às 13h é suplício, já que uma das desvantagens desses novos estádios é que não há praticamente ventilação natural. Uma dos mais quentes é a Arena Castelão, em Fortaleza. A Fifa defende-se, alegando que o “culpado” é o fuso horário. Atualmente no Brasil, o cartolão da Fifa, Joseph Blatter confirma que não há como alterar o horário.

A presidenta O Baraúnas AC já está em preparativos visando a temporada 2014 e, a tiracolo, um fato inédito no futebol mossoroense e também norte-riograndense. Só não é no país inteiro porque o Flamengo teve recen-

temente na presidência do clube a vereadora carioca Patrícia Amorim. A “cartola” mossoroense Isabel já está em plena atuação resolvendo os muitos problemas de um clube pobre e de estrutura modesta.

Recorde negativo O menor público da série “B” deste ano foi o do jogo América/RN x Oeste, no último dia 30, nos “Aflitos”: segundo informa o <Datatrindade,blogsport.com>: menos de 50 assistentes compareceram ao estádio do Náutico, na rua Conselheiro Rosa e Silva,

alugado ao América, cumprindo punição injusta imposta pelo STJD, já que o rojão soltado por um torcedor caiu fora do Nazarenão. O jogo de sábado foi apenas para cumprir tabela, já que os dois não corriam mais risco de rebaixamento.

Nogueirão é assunto O eterno problema da falta de um estádio condigno para o futebol de Mossoró, volta às manchetes esportivas. Contando com um Nogueirão há muito desestabilizado para grandes jogos, surge novamente um grupo empresarial interessado na permuta do “Leonardo Nogueira” por um estádio novo em outro local da cidade. Nogueirão (2) O assunto sempre volta aos noticiários quando Potiguar e Baraúnas participam de competições oficiais, como vai acontecer com o Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil/2014. Um dos entraves é o problema trabalhista, com alguns funcionários colocando a Liga Mossoroense na Justiça.

« CARTÃO AMARELO »

13

Venda de ingressos será reduzida para três arenas « COPA 2014 » A medida vai atingir o Itaquerão, em São Paulo; a Arena da Baixada, em Curitiba; e o estádio do Pantanal, que estão atrasadas EUCLIDES OUTRTAMARI JR.

C

osta do Sauipe (AE) - A Fifa reabre no domingo, já com a definição de todos os jogos, a venda de ingressos para a Copa do Mundo. Mas avisou ontem que a carga de entradas disponíveis para as partidas no Itaquerão, em São Paulo, na Arena da Baixada, em Curitiba, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, será reduzida por conta do atraso nas obras desses estádios - a entrega dos três pode ficar para fevereiro. “Alguns estádios serão entregues mais tarde. Trabalhamos com contingência de ingressos maior e não vamos disponibilizar tudo nesse momento”, afirmou o diretor de marketing da Fifa e responsável pela venda das entradas, Thierry Weil, durante entrevista na Costa do Sauipe (BA), onde será realizado amanhã o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. A ideia é que na etapa seguinte de venda de ingressos, a partir de 26 de fevereiro, as entradas relativas a esses três estádios sejam comercializadas em maior número em relação às demais arenas para compensar a carga reduzida da fase anterior. De domingo até 30 de janeiro, os torcedores terão de solicitar os bilhetes no site da Fifa e esperar que a entidade distribua através de um sorteio. Já em fevereiro, quando for reaberta uma nova etapa da venda, os bilhetes serão comercializados por ordem de encomenda. “Serão servidos no sistema de quem chegar primeiro leva”, avisou Weil.

Justificativa O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, e o secre-

A Arena Cuiabá está com seu cronograma de obras atrasado e vai ter carga de ingressos reduzida

tário-executivo do ministério do esporte, Luís Fernandes, esclareceram temas importantes referentes à comercialização de ingressos para Copa do Mundo. Eles explicaram a polêmica envolvendo a quantidade de entradas destinadas aos argentinos. Inicialmente, Thiery Eil elucidou uma das maiores polêmicas da primeira fase de comercialização de ingressos. Segundo balanço divulgado pela Fifa no dia do encerramento do processo, em 10 de outubro, os argentinos haviam solicitado um total de 266.937 entradas. No entanto, conseguiram garantir somente 4.493 bilhetes - apenas 1,7% do total. O país ficou na 11ª

colocação no ‘ranking de sorteados’ pela entidade, atrás de Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Colômbia, Suíça e Japão. Os números mostraram que a Argentina deu muito azar no sorteio realizado pela Fifa. Vicelíderes no número de pedidos, os Estados Unidos, por exemplo, foram agraciados com 66.464 ingressos (cerca de 18% das 374.065 inscrições). O residentes no Brasil, por sua vez, tinham pedido quase 4,4 milhões (4.368.029, mais especificamente) e garantiram 625.276 - percentual de sucesso de 14%. O fato gerou enorme discussão nos principais jornais argen-

tinos, que colocaram em xeque a legitimidade do sorteio realizado pela Fifa. Nesta quartafeira, porém, a entidade revelou os motivos pelos quais os ‘hermanos’ não conseguiram um número de ingressos proporcional aos pedidos feitos pelo site oficial da Fifa. “Nós tivemos a Argentina em segundo lugar em termos de pedidos. E houve uma diferença imensa. Comparo isso como se 200 pessoas quisessem comprar um carro e apenas uma tenha conseguido. Mas o que aconteceu é que a maioria dos argentinos pediu ingressos para os mesmos jogos. Por isso tão poucos”, explicou Weil.

Com fama de “pé-frio”, Pelé não vai ao sorteio

Ministro compara novas arenas da Copa às noivas

Pelé não irá participar do processo de retirada das bolinhas do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, amanhã, na Costa do Sauipe (BA), para não ser responsabilizado por uma eventual chave difícil da seleção brasileira. “A presidente Dilma me indicou e fui chamado para tirar as bolinhas. Eu preferi não tirar, não me sinto confortável de chegar e tirar as bolas e, de repente, a chave não ser favorável ao Brasil. Não tem nada relacionado ao tipo de sorteio. Eu é que não quis participar”, revelou o ex-jogador. A afirmação foi feita nesta quarta-feira em um evento de um patrocinador que contou com a participação também do ex-nadador Michael Phelps, maior medalhista olímpico de todos os tempos. Pelé e o astro norte-americano conduziram uma espécie de clínica sobre hábitos saudáveis para um grupo de crianças. Apesar da decisão de não participar do sorteio, Pelé negou a fama de pé-frio. “Sobre ser péfrio, você tem razão. São cinco (tí-

Costa do Sauípe/BA (GP) - O atraso dado como certo pela Fifa em três dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 parece não preocupar o ministro do esporte, Aldo Rebelo. Em entrevista coletiva realizada na Costa do Sauipe, nesta quarta-feira, o político não lamentou o anúncio feito pela entidade, de que Arena Corinthians, Curitiba e Cuiabá deverão entregues somente em fevereiro do ano que vem, e preferiu brincar para justificar a procrastinação. “Aqui no meu país, há uma instituição muito respeitada, que é o casamento. E a noiva quase sempre atrasa e o casamento acontece sem problema algum. Podemos ter alguns atrasos, mas nenum deles vai influenciar no andamento da Copa - disse Rebelo, no mesmo local onde serão sorteados os grupos da Copa do Mundo de 2014, a partir das 14h(de Brasília) desta sexta-feira. O ministro ainda fez um anúncio importante. Após a Fifa declarar que os estádios de São

tulos) mundiais (sendo três com a seleção brasileira e dois com o Santos), mais de mil gols na carreira”, ironizou o ex-jogador. A participação de Pelé no sorteio é um segredo guardado pela organização do evento. Nem o estafe do ídolo tem informações exatas. O certo é que ele estará no palco na Costa do Sauipe, mas a tarefa de sortear os grupos da Copa estará nas mãos de outros representantes dos oito países campeões do mundo. Pelo Brasil, o capitão do pentacampeonato de 2002, Cafu, irá tirar as bolinhas. Acompanham o brasileiro neste processo o francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Cannavaro, o inglês Hurst, o alemão Matthäus e o argentino Kempes. Pela Espanha, Fernando Hierro representará o time campeão mundial de 2010, embora tenha se aposentado anos antes desta conquista. “Pelé não estará como um assistente, mas ele também não estará no público. Ele estará no palco”, afirmou David Ausseil, diretor de filmes da Fifa.

Paulo, Curitiba e Cuiabá tiveram seus prazos prorrogados de 31 dezembro de 2013 para fevereiro do ano que vem, Rebelo declarou que as arenas de Porto Alegre, Natal e Manaus, outras três que ainda não ficaram prontas, poderão ser entregues somente em janeiro. “A Fifa exige que haja eventos testes nos estádios que não foram entregues. Não haveria data para a presidente Dilma Rousseff estar presente nesses eventos. Por isso pedi para postergar para janeiro”, justificou o ministro, antes de acrescentar: “Entendemos que mesmo nos estádios que forem entregues fora do prazo, haverá tempo para esses testes”. A maior entidade do futebol mundial pede que no mínimo dois jogos teste sejam realizados para garantir a abertura de um estádio para o grande público. Nestas ‘partidas preparatórias’, a Fifa verifica o acesso dos torcedores, gramado, visão da torcida da arquibancada, entre outros pontos.


14

esportes

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

Roberto Fernandes fica no ABC « FUTEBOL POTIGUAR » Com definição da permanência do treinador, diretoria agora vai acelerar negociações com os jogadores que participaram da Série B e estão nos planos do comandante para compor o elenco

A

direção do ABC confirmou a permanência do técnico Roberto Fernandes para a próxima temporada. O contrato com o clube vai até dezembro de 2014. O treinador, que tinha propostas de outras equipes, principalmente do futebol pernambucano, optou por permanecer em Natal depois de uma reunião com o presidente abecedista Rubens Guilherme Dantas e seu vice, Sílvio Bezerra, na tarde de ontem. Agora, o comandante alvinegro vai começar a montar o time que vai entrar em campo no dia 9 de janeiro, na estreia do ABC no campeonato potiguar, contra Palmeira de Goianinha, no Frasqueirão. “O ABC vinha trabalhando muito para conseguir renovar com o Roberto Fernandes e conseguimos chegar a um denominador comum. Nosso torcedor pedia a permanência do técnico e, com muito sacrifício, mantivemos o treinador, que se identificou muito com o ABC, com a torcida, com o clube”, disse o presidente Rubens Guilherme, aproveitando para adiantar que o treinador vai receber uma quantia financeira para montar o elenco para a próxima temporada. Nomes como Giovanni Augusto e Gilmar podem continuar no clube, assim como o zagueiro Flávio Boaventura, que seria um pedido pessoal de Roberto Fernandes. Mas, o treinador abecedista sabe das dificuldades em montar um elenco para o iní-

DIVULGAÇÃO

cio da temporada. “Vai ser complicado montar um elenco do mesmo nível que tivemos na série B para a disputa do campeonato potiguar. Somos sabedor das dificuldades que vamos enfrentar, mas, um clube como ABC não pode ficar sem vencer campeonatos. Nosso foco é o primeiro turno, depois vamos pensando na sequência da temporada”, afirmou Fernandes. O presidente alvinegro pede a compreensão da torcida para ajudar o clube nesse momento. “Contratamos Roberto Fernandes, mas, sozinho, ele não vai poder fazer muita coisa não. Para termos jogadores do nível do nosso técnico, precisamos da ajuda do nosso torcedor. Para o próximo ano, precisamos ter receita e a maior receita tem que vir dos sócios. Já tivemos mais de 10 mil e é necessário que a torcida volte a se associar”, disse o mandatário alvinegro. Sobre a temporada de 2014, na qual o ABC vai ficar de fora da Copa do Nordeste, o alvinegro vai disputar apenas no Campeonato Estadual no início da temporada, marcado para o começo de janeiro. Faltando pouco mais de um mês para a primeira partida, a situação agora é correr contra o tempo para montar o elenco. “Vamos ter uma reunião amanhã (hoje), com toda a comissão técnica e diretoria, para acertarmos o planejamento e cronograma de 2014. Temos pouco tempo”, afrimou Rubens.

Potiguar segue aprimorando a parte física

uma disputa fora de campo com o ABC para saber quem vai conseguir inscrever mais sócios até o final do ano. “Alguns jogadores do elenco receberam propostas para deixar o Brasil ou de transferência para outros clubes. Mas se obtivermos sucesso nessa campanha de sócios, acredito que teremos condições de renovar com todos. Eles só vão sair do América se for por uma proposta irrecusável”, adianta o dirigente. Até o próximo dia 24 de dezembro, o preço para adesões será de R$ 45,00, depois disso vai aumentar para R$ 50.

Tem um ditado popular que é “com trabalho e perseverança, tudo se alcança.” Se isto for verdade o Alvirrubro está no caminho certo, pois os jogadores alvirrubros seguem realizando uma forte pré-temporada como preparação para o ano de 2014. Com três competições a disputar e a possibilidade de uma quarta, a comissão técnica alvirrubra vem mostrando que o elenco terá muito trabalho. As atividades foram realizadas no campo da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), e foi comandada pelo preparador físico Netinho. Os jogadores realizaram uma avaliação física (Soccer Test), que é um teste de resistência aeróbia e potência aeróbia, que tem como objetivo fazer o atleta realizar o maior número de repetições possíveis. Todos os atletas alvirrubros participaram das avaliações físicas. O preparador físico Netinho, falou que os atletas alvirrubros estão demonstrando um bom rendimento físico neste começo de pré-temporada. “Os atletas estão realizando um bom trabalho, ainda é cedo para fazer uma avaliação mais profunda, mas eles estão se saindo muito bem, vamos continuar com este desempenho, pois temos uma grande temporada pela frente”, disse Netinho. O volante Yuri Neto, cria das categorias de base do Potiguar sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, em passagem pelo Brasília DF, nesta temporada. O jovem atleta realizou uma cirurgia no mês de julho e teve uma rápida recuperação. Agora Yuri espera retornar em breve aos treinos com bola e mostrar o grande talento que tem dentro das quatro linhas. Nesta segunda-feira, o volante começou os trabalhos de fortalecimento muscular. A única incerteza do clube é saber onde mandará os seus jogos, já que o Nogueirão está fora dos padrões de segurança.

« BARAÚNAS »

« SANTA CRUZ »

Técnico espera ficar em primeiro lugar

Carlos Júnior será o treinador do S. Cruz

O novo técnico do Baraúnas, Joel Cornelli, deverá chegar até sábado à Mossoró para comandar o clube no Estadual. Em entrevista ele se mostrou muito contente pelo convite do Leão do Oeste. “Fiquei bastante lisonjeado com o convite da diretoria do Baraúnas. Espero fazer uma boa campanha no clube e como meta inicial ficar em primeiro lugar no grupo para tentar uma vaga na Copa do Brasil de 2015’. Ele adiantou que quatro jogadores deverão chegar até segunda-feira.

Depois de ser dúvida no campeonato potiguar de 2014, o Santa Cruz confirmou sua participação na competição e anunciou Carlos Júnior como o técnico da equipe. Ele estava no Centro Limoeiro, na segunda divisão de PE. O diretor de futebol do clube, Jackson Jaedson, adiantou que conversas estão acontecendo para a contratação de jogadores. “Temos alguns jogadores apalavrados, incluindo alguns que já honraram a camisa do Santa Cruz-RN”, disse.

O acordo para permanência de Roberto Fernandes no ABC foi fechado ontem numa reunião longa

JÚNIOR SANTOS

Padang espera manter Rodrigo Pimpão

Rodrigo Pimpão é outro que espera oficialização de proposta

Sem saber se vai contar com o lateral-direita Norberto, que tem propostas de clubes do exterior, o América também não sabe se vai contar com o atacante Rodrigo Pimpão, que tem uma proposta do futebol do Irã e ainda não decidiu se fica em Natal. O clube começou a definir algumas situações com os atletas do atual elenco para a próxima temporada. Entre os atletas que não permanecerão no clube estão o volante Adilson Goiano, que pertence ao XV de Piracicaba-SP, e com o meia Neto, jogador da Penapolense-SP. Os jogadores vão jogar o campeonato

paulista pelas equipes que têm contrato. O volante Daniel Amora também não deve renovar seu contrato. O meia Régis continua na dependência de uma liberação do São Paulo. O presidente do clube, Alex Padang, que promete trabalhar até o último dia de mandato ressalta que a intenção é ficar com toda base. “Os jogadores que tinham de sair já foram embora. Nossa intenção é segurar todos os que ficaram e vamos trabalhar uma forte campanha para adesão de novos sócios para isso”, ressaltou o dirigente. A meta da diretoria é realizar

OAS acerta detalhes da inauguração da Arena Com o ritmo forte de construção da arena, que já rompeu o percentual de 94% de todo projeto, os representantes da OAS, empresa que irá administrar o novo estádio natalense através do consórcio Arena das Dunas, já voltou suas atenções para festa de inauguração do mesmo, no dia 12 de janeiro. O evento principal será o confronto entre ABC x América. O presidente do consórcio, Charles Maia, ontem esteve na Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) para tratar da divisão de tarefas e planejar a realização do clássico. “Já estamos preparando uma minuta para apresentar ao clubes, com a finalidade de definir as regras para estes jogo festivo”, disse José Vanildo. No clássico inaugural estrá em disputa a Taça Arena das Dunas, dessa forma o confronto não poderá sair empatado. “Na minuta, em caso de empate no tempo normal, está previsto a cobrança de pênaltis para definir com quem vai ficar a taça. Não está previsto a realização de prorrogação, até por quê os clubes es-

tarão em início de temporada. Também vamos definir o número de substituições permitidas e quais são as pessoas que vão poder ficar no banco de cada equipe”, ressalta o dirigente. O autor do primeiro gol também terá o feito eternizado por um troféu. O presidente da FNF não soube explicar se os títulos de sócio-torcedores vão valer para que os mesmos tenham assento e acesso gratuito neste jogo inaugural. “Não sei se algo neste sentido foi amarrado no contrato que ABC e América assinaram com a OAS. Mas acredito que não, trata-se de um jogo festivo e geralmente isso não fica contemplado. Mas acredito que as partes poderão chegar a um acordo bom para todos”, afirmou José Vanildo. No encontro com Charles Maia ficou definido que toda arbitragem e delegados da partida serão potiguares e que a OAS se responsabilizaria em lançar edital para contratação da empresa que ficará responsável pelo controle e o acesso dos torcedores ao estádio.

ADRIANO ABREU

hoje na tv

José Vanildo trabalha organização do clássico na Arena das Dunas

15h00 - Campeonato Brasileiro Sub-20 de Futebol: Fluminense x Corinthians; SporTV 16h00 - Liga dos Campeões de Vôlei Feminino: Cannes x Eczacibasi Istanbul; BandSports 18h00 - Copa Intercontinental de Futsal: Brasil x Chile; SporTV 18h00 - NBB: Pinheiros x Uberlândia; SporTV 2 20h00 - Superliga Masculina de Vôlei: Campinas x Montes Claros; SporTV 20h00 - Copa Intercontinental de Futsal: Croácia x Colômbia; SporTV 2 21h00 - NBA: Brooklyn Nets x New York Knicks; Space 21h50 - Campeonato Mexicano: Toluca x América; ESPN+ 22h30 - NFL: Jacksonville Jaguars x Houston Texans; ESPN Internacional e Esporte Interativo


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe a charge de Brum.

TEMPO HOJE

Máx.: 30ºC Mín.: 24º C Parcialmente nublado

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 06h04 -2.3 - 18h19 -2.5 Baixa-mar 11h49 -0.2

PREFEITO DE NATAL, CARLOS EDUARDO, FALA SOBRE A ILUMINAÇÃO NATALINA • PÁGINA 5

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 05 de dezembro de 2013

BLOQUEIO E CAOS « ALTERNATIVOS PARAM » Vinte micro-ônibus bloquearam o trânsito no cruzamento de três das principais vias de Natal, por onde circulam a maioria das linhas de ônibus e 60 mil veículos/dia

« CAOS NO TRÂNSITO » O bloqueio nos cruzamentos da Bernardo Vieira com a Romualdo, Prudente e Salgado Filho reteve, por baixo, 17 mil veículos durante quatro horas e meia

« AS REIVINDICAÇÕES » Permissionários querem revogar autorização concedida a sete veículos para atuarem de imediato em parceria com o Seturn, na bilhetagem eletrônica

« O QUE VAI ACONTECER » Após apresentação de documentos pendentes por parte do Sitoparn e Seturn, minuta da portaria que vai regulamentar a bilhetagem eletrônica unificada deverá ser redigida e analisada pela PGM

+

PAGINAS 2 E 3

Permissionários têm dúvidas se unificação da bilhetagem sairá do papel MAGNUS NASCIMENTO

Bloqueio trava, por baixo, 17 mil veículos em 4 horas e meia

NA TN ONLINE

Confira novidades da Coluna do Consumidor.

tribunadonorte.com.br


2

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

natal

HUDSON HELDER Chefe de Reportagem

om apenas 20 microônibus, permissionários do sistema de transporte alternativo que atuam em Natal bloquearam ontem, durante quatro horas e meia, o trânsito das principais avenidas da capital e deixaram sem possibilidade de locomoção milhares de pessoas. Em uma ação simultânea, às 10h, motoristas de alternativos impediram o tráfego em três dos principais cruzamentos por onde passa a maioria das linhas de ônibus e mais de 60 mil dos veículos que trafegam diariamente entre os diversos bairros de Natal. O protesto só terminou, com as vias liberadas, às 14h30, após o prefeito Carlos Eduardo concordar em receber uma comissão na sede da Prefeitura de Natal, às 21h de ontem (leia sobre o resultado no primeiro caderno). O objetivo do protesto era forçar a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para revogar a autorização concedida a sete permissionários para atuarem em parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn). Atualmente, 25 vans tem essa permissão. O bloqueio dos cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com a Romualdo Galvão, Prudente de Moraes e Salgado Filho reteve, em um cálculo estimado por baixo, cerca de 17 mil veículos durante quatro horas e meia. O número de pessoas prejudicadas é difícil de mensurar. Nem mesmo as autoridades sabiam estimar a extensão dos congestionamentos. Na Salgado Filho, sentido Zona Sul/Centro, por volta do meio dia os carros estavam parados na altura da entrada do complexo viário do Quarto Centenário. No sentido inverso, o congestionamento começava a altura do estádio Juvenal Lamartine. Mesmo com a liberação das vias às 14h30, o trânsito nos bairros do Alecrim, Lagoa Nova e Tirol só voltou à normalidade por volta das 16h devido a quantidade de veículos retidos nos corredores principais e ruas secundárias. E também faltaram guardas e amarelinhos em vários cruzamentos para ordenar e orientar o fluxo. O bloqueio surpreendeu a população. Os permissionários usaram 20 veículos para fechar os cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com outras três principais vias — Senador Salgado Filho, Romualdo Galvão e Prudente de Morais. Os agentes de trânsito demoraram a che-

Usuários de ônibus e motoristas criticaram a falta de ação das autoridades policiais e de trânsito para desobstruir as vias. Duas horas após iniciado o bloqueio, às 12h, todo o policiamento presente no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira restringia-se a uma guarnição da Polícia Militar e, nas áreas de entorno ao shopping Midway Mall, a alguns amarelinhos da Semob. Os líderes do movimento assumiram o poder no local e só eles autorizavam quem tinha direito a passagem. Até mesmo as ambulâncias que seguiam rumo ao Hospital Walfredo Gurgel foram submetidas ao critério dos permissionários, sem que policiais e guardas municipais intervissem. Houve discussão quando o moto-

C

Caos no meio do caminho de milhares « PROTESTO » Bloqueio dos cruzamentos da Bernardo

Vieira com a Romualdo Galvão, Prudente de Moraes e Salgado Filho reteve, por baixo, cerca de 17 mil veículos gar em quantidade suficiente aos locais, e formaram-se longas filas. Na Bernardo Vieira, sentido zona norte à zona sul, e Salgado Filho nos dois sentidos. Por volta das 12h, mesmo do alto da passarela do shopping Midway mall, não era possível enxergar onde terminava a fila de ônibus e carros encaixotados e até sem possibilidade de usar as ruas adjacentes. E o caos diário e comum nessas avenidas nos horários de pico, ganhou uma proporção que nem mesmo as autoridades de trânsito conse-

guiam dimensionar. A maioria dos passageiros desembarcou dos ônibus e caminhou sob sol forte e indignados porque não havia como chegar ao trabalho, escola e outros compromissos. Muitos não tinham conhecimento do motivo da mobilização. Algumas pessoas caminharam do bairro do Alecrim, pela avenida Presidente Bandeira, até a Bernardo Vieira, à altura do shopping Midway Mall, na esperança de conseguir um taxi ou algum ônibus nas vias adjacentes. Mas tiveram que esperar nas calçadas ou canteiros das avenidas por-

que a quantidade de taxis das praças localizadas no shopping e supermercados não foi suficiente à demanda. Outros, sem opção, resolveram esperar mais de quatro horas dentro dos ônibus. Motoristas de carros e motociclistas subiram os canteiros, sob o olhar dos guardas de trânsito, para se livrarem do congestionamento. Onde ainda havia fluxo, o trânsito virou uma balbúrdia, com todas as regras ignoradas. Praticamente todas as lojas do maior shopping center da cidade registraram falta ou atraso de funcionários.

rista de uma ambulância insistiu para cruzar a Bernardo Vieira. Três horas após o bloqueio, o policiamento começou a ser reforçado, com o envio do primeiro oficial PM à área para abrir as negociações com os líderes da categoria, e em seguida a Polícia Rodoviária Estadual começou a autuar os veículos usados para bloquear as avenidas. Os policiais militares explicaram que a CPRE-RN enviará as autuações para a Semob, a quem cabe a fiscalização e competência para autuar os infratores. Os policiais militares alegaram que foram enviados ao local para garantir que os agentes de trânsito conseguissem atuar com segurança, mas acabaram sendo responsáveis pelas únicas autuações.

A Polícia Militar acompanhou a mobilização e não registrou incidentes. Somente por volta das 13h30, um oficial teve a primeira conversa com os líderes dos permissionários para negociar a liberação das vias. Diante da negativa, a Polícia Militar acionou dois caminhões guincho, que sequer chegaram ao local, também presos ao congestionamento. Àquela altura, de acordo com o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo, os policiais já haviam sido orientados a usar a força, caso não houvesse acordo quando à liberação do tráfego. Quem resistisse poderia ser conduzido a uma delegacia. Os manifestantes liberaram o trânsito às 14h30 após obterem do prefeito Carlos

Eduardo a garantia de uma audiência. Não houve prisões ou veículos apreendidos. A conta das quatro horas de bloqueio ficou com os milhares de cidadãos que, indignados, não entendiam porque ficaram mais de quatro horas sob transtorno e sob as ordens de um pequeno grupo reunido à sombra das árvores no canteiro central da Bernardo Vieira. Durante toda a manifestação, a única voz de comando no principal cruzamento da cidade ainda era do diretor de comunicação do Sintoparn, José Pedro dos Santos Neto, que determinava — por telefone celular ou através do carro de som — o momento de liberar o fluxo em cada pista.

Sem opção

Usuários criticam falta de ação para desobstruir vias

FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

Usuários foram forçados a caminhar a pé para chegar ao destino

PRE começou a atuar veículos três horas após início do protesto

Diariamente, cerca de 60 mil veículos trafegam na área bloqueada pelo


os permissionários de alternativos

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013 FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

 NO TWITTER Carlyle ?@Carlyle_RN Atenção! Durante a COPA2014 Natal será vitrine mundial e propícia para todo tipo de manifestação. Sem polícia preparada será um caos. @fabiofariasf Uma briga entre cooperativa e sindicato de transportes alternativos. Resultado: o caos.

Usuários ficam surpresos com bloqueio A aposentada Ilbélia Souza, 75 anos, saiu de casa bem cedo na manhã de ontem para buscar uma medicação para hipertensão na Unicat, central de medicamentos do Governo do Estado localizada há 500 metros principal bloqueio dos permissionários. Embarcou em um ônibus

rumo à zona norte, mas foi obrigada a desembarcar e esperar durante horas, até entrar em pânico e pedir socorro. A idade, as lágrimas, os apelos, ou o desespero da aposentada que reside no bairro Pajuçara indignou outros passageiros que de uma hora para outra viraram pedestres.

Dona Ilbélia Souza precisou do auxílio de uma guarnição da Polícia Militar, que usou a viatura para socorrer a idosa. A mesma viatura também conduziu dona Edinalva Quirino e o filho, que sofre de escrisofenia e estava desde as primeiras horas na rua em busca de assistência médica ao filho.

É uma vergonha; uma falta de respeito e humanidade. Estamos com pessoas doentes, ou idosos nas ruas, sem poderem seguir viagem. Gente com fome, sem saúde. Se vão fechar, que deixassem ao menos uma pista”, desabafou dona Edinalva Quirino.

Os piquetes obrigaram a costureira Maria Guedes, de Nova Parnamirim, a desistir da viagem ao Alecrim. Ela pretendia comprar material de trabalho, mas a viagem foi interrompida, em possibilidade até mesmo de voltar para casa. “E onde fica nosso direito de ir e vir?”, indagou

Entre lágrimas, Ilbélia Souza, 75 anos, aposentada, que mora na zona Norte, entrou em pânico e pediu socorro. “A gente vive num país livre, mas todo mundo quer ter mais direito que as pessoas simples”, comentava em desespero

@ChristianoTito Absurda manifestação na Salgado Filho parou Natal. Não poderia ser mais inconveniente e irresponsável. Meu desprezo pela causa... @LilaBCarvalho Rui Barbosa, Salgado Filho, Romualdo, Prudente, São José e Jaguarari. Tudo parado. Vendo meu carro e compro uma moto. É o jeito! @marthmartins Caos no trânsito na zona sul. Mais de 30 minutos entre a avenida Senador Salgado Filho e a rua São José. @TheFelipeMoura 30 minutos na Alexandrino entre os cruzamentos da São José e Prudente de Morais. @aniziacosta O cruzamento da Antônio Basílio com a Romualdo Galvão no maior sufoco e os Amarelinhos da PM foram embora... @leaniorobson Estes permissionários conseguiram atiçar o ódio do Natalense #engarrafamento @chleiros Brasileiro adotou protesto. Até reivindicação de mesada rende baderna. Natal anda um caos. A turma dos transportes alternativos fecha ruas!

MARCOS GUERRA Advogado e vice-presidente da OAB-RN

Sitoparn tem dúvida de que bilhetagem sai O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Alternativo de Natal (Sitoparn) defende que a concessão dada pela Prefeitura a sete permissionários para cumprir a linha Planalto - Natal Shopping afeta o andamento da unificação da bilhetagem eletrônica entre alternativos e ônibus. Para a entidade, existem dúvidas se o processo de unificação sairá do papel. Os donos de alternativos e motoristas vinculados ao Sitoparn alegam que haviam feito um acordo com a secretária da Semob, Elequicina dos Santos, para o Município não conceder novas permissões autorizando a exploração de alguns itinerários em parceria com o Seturn. Na prática, segundo a categoria, o Seturn estaria terceirizando linhas que não seriam economicamente viáveis ao sistema convencional. O acordo considerava que havia 25 carros do sistema opcional terceirizados — todos da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Natal (Transcoop) —, e como estavam diante do processo de implantação da bilhetagem única, a Prefeitura não concederia novas autorizações para esse acordo de exploração de serviço entre o Seturn e a Transcoop. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) argumenta que neste momento, o único entrave do processo de unificação da bilhetagem eletrônica reside em dúvidas sobre a representatividade do Sitoparn que não comprovou ter legalidade (leia-se, a carta sindical expedida pelo Ministério do Trabalho). “Como vamos delegar a venda dos créditos do sistema se não nos foi apresentado nenhum registro do sindicato? O Sitoparn ficou de apresentar a ata que elegeu seu presidente registrada em cartório”, explicou o secretário adjunto de Transportes da Semob, Clodoaldo Cabral. Conforme o diretor de comunicação do Sitoparn, José Pedro dos Santos Neto, não existe qualquer problema com a documentação do sindicato. Ele informou que na próxima reunião da comissão paritária responsável pela implementação da bilhetagem eletrônica, marcada para a próxima segunda-feira (9), o advogado do sindicato deverá repassar a documentação requisitada.

Prazo

Bilhetagem eletrônica O que falta para implantar a unificação do sistema

SINDICATOS

Devemos lamentar as consequências de uma paralisação que inferniza a vida do cidadão comum. Seguramente não avaliaram que perderiam o apoio da população. Por outro lado, há dificuldade dos poderes públicos de exercerem sua autoridade em defesa do interesse público. Deve existir diálogo para que uns possam evoluir sem prejudicar o outro.

3

Sitoparn: deve apresentar ata de eleição registrada em cartório Seturn e Sitoparn: devem apresentar empresas que vão fornecer tecnologia da venda

COMISSÃO Definir o funcionamento técnico da unificação, regras de venda e fiscalização à

PREFEITURA Acompanhar o processo

à Redigir minuta da portaria que regulamentará a bilhetagem à Enviar minuta para análise da PGM

à

à

PGM: analisar minuta da portaria do ponto de vista jurídico e aprovar ou não

à

à

Delegar venda dos créditos

Fiscalizar a implementação propriamente dita do sistema

PL da licitação espera aval do prefeito

Com a licitação dos transporte público de Natal vencida, tanto ônibus como transportes alternativos rodam a capital potiguar sem uma regulamentação que discipline o funcionamento desses serviços. Após analisar propostas sugeridas em audiências públicas realizadas nas regiões de Natal, a Procuradoria Geral do Município (PGM) concluiu os ajustes no projeto de licitação dos transportes públicos urbanos na capital potiguar. De acordo com o

procurador geral do Município, Carlos Castim, a divulgação das mudanças no projeto de lei e o envio da matéria para a Câmara Municipal de Natal (CMN) dependem agora do aval do prefeito Carlos Eduardo. No início da tramitação do projeto de lei autorizativa para a licitação, a Câmara Municipal de Natal chegou a ser ocupada por manifestantes ligados aos alternativos. Pressionado, o presidente da CMN, Alberto Dickson, retirou o projeto de pauta e acertou com os permis-

sionários que, no decorrer dos 100 dias, a contar de 19 de julho, haveria debates sobre o projeto. O projeto acabou devolvido ao Executivo municipal que ficou encarregado das audiências públicas.Conforme o procurador geral do Município, Carlos Castim, as audiências tiveram a participação da população e também do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional

Clodoaldo Cabral ressaltou que a Semob não tem como dar um prazo definido para a conclusão do processo de implantação da bilhetagem única porque isso depende dos sindicatos envolvidos. “A Prefeitura está acompanhando essas discussões. O prazo para terminar isso depende de informações que eles [sindicatos] devem apresentar”, afirmou. De acordo com o secretário adjunto, além da apresentação da ata de eleição do Sitoparn, será preciso que ambos os sindicatos formalizem junto à comissão quais empresas serão responsáveis pelo fornecimento da tecnologia necessária à comercialização dos créditos de cada um dos interessados. A partir desse ponto, serão discutidos o funcionamento técnico da unificação, além das regras de venda e de fiscalização. Concluídas essas etapas, uma minuta da portaria que vai regulamentar a bilhetagem deverá ser redigida para passar à análise da Procuradoria Geral do Município (PGM). Com a aprovação da minuta pela PGM, a Prefeitura poderá então delegar a venda dos créditos através da portaria, que será publicada no Diário Oficial do Município.

+

PAGINA 8

PMN e Sitoparn retomam negociação próxima quarta


4

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

natal

Escolas vão cobrar 10% antecipado « RESERVA DE VAGAS » Medida ficou definida em reunião entre Procon Estadual, MPRN e Sindicato das Escolas Particulares do RN para delinear a relação de consumo entre pais e escolas, de acordo com Lei Federal 12.886 ito dias depois da entrada em vigor da lei federal 12.886 que vai dar mais transparência nas relações de consumo quanto à aquisição de material de uso coletivo escolar, foram ratificadas, em acordo, mais quatro recomendações da lei, durante reunião entre o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do RN (Procon), Ministério Público e Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte. Na reunião realizada na terça-feira, 3 (a segunda em 20 dias), um dos pontos acordados, que traz novidade aos pais, é a definição de que todo aluno novato, ao solicitar uma reserva de vaga na escola particular, deverá pagar uma taxa de 10% da matrícula. Caso ele efetue a inscrição pagará os 90% restantes, e se desistir da vaga,

O

perderá os 10% já pagos. Anteriormente, não existia medida para a reserva, o aluno tinha apenas como opção firmar a matrícula com o valor total. De acordo com Ney Lopes Junior, coordenador do Procon-RN, o diálogo foi proposto pela instituição de defesa do consumidor e deve ter definições com rapidez já que se aproxima o período de matrículas nas escolas. A data para a próxima reunião para definição dos pontos em aberto ainda está sendo programada. Ainda falta definir a cobrança extra em festividades promovidas pela escola e o mês de pagamento da matrícula, se dezembro ou janeiro. Outro ponto firmado entre as partes é que a lista de material para ação pedagógica dos alunos deverá ser acompanhada de um

anexo justificando o uso de cada item. As recomendações objetivam delinear a relação de consumo entre os pais e as escolas, de acordo com o direcionamento da Lei Federal 12.886, sancionada na semana passada. Já quanto aos materiais de uso coletivo, tais como: copos plásticos, artigos de limpeza e higiene, papel ofício entre outros que possam ser considerados de expediente e devem fazer parte da Planilha de Custos da escola. No caso de descumprimento das recomendações a instituição de ensino poderá ser penalizada com multa, ou até intervenção. Segundo Alexandre Siqueira, as definições sobre o material coletivo definidos na lei podem encarecer a mensalidade, mas não mais esse ano, já que os valores já foram anunciados.

JOANA LIMA

REGRAS Pontos acordados: - Lista de material pedagógico deve ser acompanhada por anexo justificando o uso de cada item - Pais de alunos,poderão escolher entre comprar o material ou pagar uma taxa à escola. - O aluno novato,para reserva de vaga,deverá pagar 10% do valor da matrícula.Caso efetive a inscrição,pagará os 90% restantes. Se não,perderá os 10% pagos. Pontos em aberto: - Cobrança extra em festividades - Determinação de mês de pagamento da matrícula

Escolas devem justificar cada um dos itens de uso pedagógico

Bombeiros conclui hoje vistoria do Parque para emitir licença « CARNATAL » CBMRN já emitiu Habite-se, atestando que espaço está de acordo com a lei, mas falta atestado de vistoria garantido segurança primeiro dia do Carnatal 2013 começa hoje com o Corpo de Bombeiros concluindo pela manhã, a vistoria de quarenta prédios em áreas do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, para formalizar o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB. Ontem à tarde, apenas cinco itens haviam sido verificados. Na última terça-feira, uma visita preliminar ao Parque de Exposições realizada por representantes de instituições como o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Prefeitura de Parnamirim, efetuou uma ação conjunta para verificar detalhes como a adequação do local, percurso dos trios e dos foliões. O encontro resultou em um termo de ajustamento para a Destaque, organizadora da micareta, sobre o trajeto e as instalações. Ontem, de acordo com o Tenente Santos, os 17 pontos que ainda precisavam de atenção para a adequação do Parque ao Carnatal 2013, foram resolvidos. Já foi emitido o Habite-se, documento que atesta que o empreendimento está de acordo com a legislação e agora, esperase pelo resultado da AVCB. Segundo Tenente Santos, a intenção é observar se ainda pode ser encontrada alguma irregularidade. “O Parque de Exposições é uma área muito grande e precisa estar com instalações adequadas com extintores, hidrantes – quando houver necessidade, sinalização, saídas de emergência e rotas de fuga, por exemplo”, afirmou.

O

 QUEM Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte

O QUE Conclui na manhã desta quinta-feira, 5, vistoria nos 40 prédios do Parque Aristófanes Fernandes

O Parque é uma área muito grande e precisa possuir extintores, hidrantes, saídas de emergência e rotas de fuga” TENENTE SANTOS Corpo de Bombeiros

O tenente explicou que na ocasião da última Festa do Boi, o Parque ainda não tinha o Habite-se e que, naquela ocasião, foi feito alguns termos de ajustamento entre Ministério Público, administração do Parque e Corpo de Bombeiros. “Foi possível a realização da Festa do Boi, mas com Habite-se de uma forma extraordinária”, disse.

Entre a Festa do Boi do ano passado e o Carnatal deste ano, segundo Tenente Santos, “a adminsitração do parque, desta vez, teve mais tempo para se regularizar. Mas, por ocasião da última Festa do Boi, ressaltou, “mesmo sem o Habite-se formal, havia as condições de segurança para o público. O Habite-se era apenas uma questão de formalização”.

Vendas

Essas decisões de última hora sobre as condições de realização da micareta, na opinião dos cambistas, é um dos fatores que está levando a uma procura menor dos foliões pelos abadás, se comparado com o mesmo período, em relação a anos anteriores. Fabiano Costa, cambista há 10 anos, diz que o Carnatal costumava ser o seu 13º salário, mas este ano , as vendas ainda estão fracas. “Estou tendo pouco lucro. Vamos ver se depois do primeiro dia, se os foliões aprovarem a estrutura do evento, as vendas crescem”. Segundo o cambista, o movimento verificado hoje em frente à sede do América Futebol Clube, onde os abadás estão sendo entregues, nem se compara com o do ano passado, mas, isso já era esperado após tantas indefinições sobre a realização da micareta. Ontem começou a entrega dos abadás do bloco Nana e das camisetas do camarote principal e da arena 51. A expectativa, segundo algumas vendedoras no local, é que as vendas aumentem a partir de hoje. WLADEMIR ALEXANDRE

Cambistas alegam que “decisões de última hora” enfraqueceram vendas de abadás este ano


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

natal

Prefeitura acende árvore de natal e dá largada aos festejos « ILUMINAÇÃO NATALINA » Símbolo natalino tem os

mesmos 126 m de anos anteriores, mas usará 100% de lâmpadas de led e deve economizar 450 mil watts

tradicional árvore de natal, montada na praça do conjunto Mirassol, na zona Sul da capital potiguar, foi acesa pela Prefeitura na noite de ontem. O símbolo natalino conta com os mesmos 126 metros dos anos anteriores, mas traz novidades como o uso de 100% de lâmpadas de led, que deve gerar uma economia de 450 mil watts de energia. Maria Eduarda, de apenas um ano e meio foi levada pela família para ver a inauguração. “Ficou encantada. Teve um pouco de medo do Papai Noel, mas quando acendeu a árvore foi uma alegria só”, contou a tia, Iguerlane Macêdo, de 23 anos. Ao todo, são usadas 800 mil microlâmpadas de led, 300 a mais que no ano passado, divididas em oito conjuntos de luzes, nas cores verde, amarela, azul e âmbar. Além da animação com sequência de cores em espiral, as luzes ainda deverão ter efeito giratório e pisca-pisca. Um telão de led também foi instalado ao lado da árvore, voltado para a BR-101. “Quando houver o sorteio das seleções que jogarão na Copa do Mundo aqui em Natal, o telão será sincronizado com outra árvore que será montada dentro desta e tem mais ou menos 80% do seu tamanho. As cores dessa árvore serão sincronizadas com as bandeiras dos países que aparecerem na tela”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa. A árvore foi acesa pelo prefeito Carlos Eduardo Alves por volta das 19h20. O chefe do executivo relembrou a inauguração do local em 2007. “Estamos revivendo esse momento. Natal está recuperando sua autoestima. É uma cidade amada por nós e por todo o mundo”, discursou.

ALEX RÉGIS

A

São 800 mil microlâmpadas de led, 300 a mais que em 2012

“Natal precisa de mais espaços como esse, um atrativo que a cidade tem pelo menos nessa época do ano”, pontuou o auditor na área de construção civil, Tadeu Azevedo, de 30 anos. O filho dele, o pequeno Yuri Dalysson, aproveitou o momento para tirar fotos e se divertir com os reis magos, que estiveram presentes no local. Além da árvore, a prefeitura instalou um presépio, a casa do Papai Noel e um trenzinho, que permanecerão abertos ao público todas as noites até o dia 6 de janeiro. Segundo Raniere Barbosa, foram gastos cerca de R$ 4 milhões e 700 mil, recolhidos através da taxa de iluminação pública, para a compra e instalação dos enfeites natalinos e da Copa do Mundo de 2014, cuja maior parte será colocada após o carnaval do próximo ano. No dia 10 será a árvore acesa será a vez do ginásio Nélio Dias, na zona Norte da cidade. Os dois locais terão palcos que receberão nomes da música popular brasileira. Roberta Sá fará show em Mirassol no dia 13, enquanto Zeca

Baleiro se apresenta no dia 20. Elba Ramalho e Fagner farão shows nos dias 14 e 21, respectivamente, no Nélio Dias. No dia 25, data do Natal e aniversário da cidade, haverá atividades religiosas e uma nova apresentação da Orquestra da Casa Talentos, entidade que atende crianças através do ensino da música. O grupo encerrou o evento de ontem tocando músicas natalinas e de música popular. O espetáculo Auto de Natal, que não ocorreu no ano passado, será encenado por três dias nos palcos montados nas duas regiões. A responsabilidade pela montagem dos palcos e apresentações ficou com a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). De acordo com Raniere, a perspectiva é que a praça da árvore receba eventos de arte e cultura durante todos os meses de 2014. “Espero que essa programação, que tem tudo a ver com o nome da nossa cidade, sempre melhore”, afirmou a assistente administrativa, Flávia Silva, de 27 anos.

5


6

natal

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

“Atenção! Durante a COPA2014 Natal será vitrine mundial e propícia para todo tipo de manifestação. Sem polícia preparada será um caos”

« ELIANA LIMA »

Anna Ruth Dantas (interina) - annaruth@tribunadonorte.com.br AR

Do juiz Raimundo Carlyle, no Twitter PAULO LIMA

Gramado

1 - GELADA

A MPB construções, do empresário potiguar Marconi Barretto, que mora nos Estados Unidos, solicitou ao Idema “Licença de Alteração” para aumentar a capacidade do estádio Arena Ceará-Mirim. Para 10.024 torcedores. É o Estádio Manoel Dantas Barretto, conhecido como Barretão, inaugurado no dia 9 de maio último.

Comandante do chope Bossa Nova, Pedro Paulo Gaag, recebeu elogios do cantor Mateus, que provou e aprovou a bebida

Repouso

2 – ÁLBUM Das mãos do deputado Simão Sessim e do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, o senador Paulo Davim recebeu a Medalha Mérito Legislativo, ontem, no Plenário Ulisses Guimarães

2

1

Com as intensas movimentações em torno da Lei do Passe Livre, a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) foi ao esgotamento mental. Por “estresse”, de acordo com o código da doença em seu atestado, solicitou 15 dias de licença.

SB

PAULO LIMA

Ao lado do filho-conselheiro Emmanoel Campelo e da esposa Maria Cristina, o ministro Emmanoel Pereira (TST) recebe a comenda do deputado-propositor Fábio Faria

Novamente O advogado mossoroense Erasmo Machado, que foi pedra no sapato para a nomeação de Glauber Rego desembargador do Tribunal de Justiça, mira agora no TRT. Ingressou no CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) com pedido de suspensão da craiação de mais duas vagas de desembargador no TRT-RN. Argumenta que o volume processual atualmente não justificava. O voto da relatora, Elaine Machado Vasconcelos, é pelo arquivamento do processo.

Casa nova Prefeitura de Natal e Câmara Municipal formaram comissão conjunta para elaborar o projeto final para o financiamento de construção da nova casa legislativa e o centro administrativio do Executivo. Serão erguidos na Redinha. Um prédio da Câmara e dois para a prefeitura e suas secretarias.

Calculadora Nas contas feitas pelos poderes, após a mudança, quando os prédios estiverem concluídos, a economia será em torno de R$ 700 mil por mês - com atuais alugueis –, pouco mais de 600 mil da prefeitura e cerca de 70 da CMN.

Na conta Após a elaboração pela comissão, que o BNDES exige, os recursos serão libereados e começa o processo licitatório.

3 - PORTARRETRATO

4 - HOLOFOTES

4

3 A voz Vereador eleito pela primeira vez, Dagô (DEM) pediu ontem a palavra, no plenário a Câmara de Natal. Para dizer que estava muito feliz, motivado pelos exames médicos que apontaram sua saúde muito bem. Foi até uma surpresa o pedido de Dagô, a contar que ele normalmente abre a boca apenas para declarar seu voto.

Pois Logo ecoou a voz de Luís Almir (PV). Versejou: “Fui pro dedo e a próstata (sua) está crescida”. Declarou que o “dedo não é bom, mas pior é o câncer”.

Decrepitude A Polícia Militar bem que tentou prender os bandidos que na madrugada de ontem explodiram o posto do Banco do Brasil em São Miguel do Gostoso. Mas, em plena perseguição, a viatrua foi bloqueada pela empresa locadora. Motivo: falta de pagamento.

Aliás Carros das polícias bloqueados em serviço já são ações corri-

Casadóns, Anna Thereza e Marcelo Miranda festejam o sucesso do espetáculo “Um Convite Premiado”, do Studio Corpo de Baile, encenado no palco do TAM

queiras de empresas contratadas pelo Estado. Antes, avisam que se o pagamento não sair acionam o dispositivo que faz viaturas parar onde quer que estejam.

É Num caso de perseguição, viatura bloqueada pode transformar caçador em caça. Ou seja: policiais na mira da ira dos bandidos em fuga. É.

Do Brasil Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do RN, Luciano Ramos foi eleito ontem presidente do Conselho Nacional de ProcuradoresGerais de Contas. A posse será em março do próximo ano, em Brasília.

Se joga! E hoje começa o Carnatal, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Os portões serão abertos às 18h. A edição deste ano contará com a novidade da Arena 51, um espaço para shows em palco dentro da festa - visão para o

circuito de trios, bares e praça de alimentação. Exclusivos. Para ter acesso ao Parque, é obrigatório o uso do abadá de um dos blocos, ou camiseta do Camarote Skol, ou Camiseta da Arena 51 ou passaporte para os camarotes particulares.

ra revendedores, investidores, conselheiros, transportadores e para o programa de fidelidade e gestão para a rede de postos “Clube ALE”.

Leque

A jornalista Glacia Marilac deixou a Secretaria de Comunicação do Estado para, a convite da governadora Rosalba, assumir, em janeiro, a cooordenação da comunicação do projeto RN Sustentável, realizado em parceria com o Banco Mundial.

Mercado potiguar cada vez mais em baixa no mercado publicitário, a premiada agência Art&C também está ultrapassando divisas. Já chegou às capitais paraibana e sergipana. Em João Pessoa, criou um belo filme para a prefeitura, desenvolvido pela Ginga de Paulo Suassuna, mostrando as belezas que as terras de Ariano Suassuna tem.

Mundão

Saúde

Entrou no ar o novo site da ALE, a quarta maior distribuidora de combustíveis do país. De novidades, a técnica de visualização Parallax, em que imagens parecem se mover a partir do rolamento da página. Efeito de profundidade na tela dá a impressão de composição tridimensional. Conta com links para acesso direto ao blog e às redes sociais da empresa, mais espaço exclusivo pa-

A Smart Fit Academia, do Grupo Bio Ritmo, abre suas portas em Natal, no bairro de Candelária, numa área de 1.000m2, com 66 equipamentos de cardio, entre eles mais de 40 esteiras. Na sala de musculação, 56 equipamentos. Para se tornar aluno, basta acessar o site da academia, fazer o cadastro e escolher a forma de pagamento, que pode ser até por débito automático.

Mudança

Globo Ana Carolina Costa fechou parceria entre a sua agência Sunline Turismo e a EF Intercâmbio e agora é a representante local da empresa, líder internacional em intercâmbio cultural e viagens educacionais. Com a junção, a Sunline passa a operar grade de programas que vão desde cursos de idiomas, intercâmbio cultural, colegial internacional a cursos universitários e MBA.

« COLMEIA » à Hoje tem grito de felicidade para

Monalisa Souza, Claudine Góis, Naiara Azevedo, Joseane Louvain, Júlia Dantas Lira, Lourimar Neto, Lauro Herculano Soares, Rosivaldo Toscano Júnior. à Começa hoje o Pipa Rock Festival.

De atrações nacionais: Dona Leda (CE); Far From Alaska; Mundo Livre S.A e Cachorro Grande. E amanhã: Renegados (CE); Pipa Highway; Nando Fernandes e Moby Dick e Sepultura.

Falta remédio contra toxoplasmose « FARMÁCIA PÚBLICA » Unicat está há dois meses sem Rovamicina, medicamento indicado para as gestantes que estão com toxoplasmose. Com o desabastecimeno, gestantes estão gastando cerca de R$ 600 por mês

O

sinal de alerta está ligado para as mulheres grávidas e com toxoplasmose que moram no Rio Grande do Norte. O motivo é que a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) está há dois meses sem Rovamicina, medicamento indicado para as gestantes que estão com a doen-

ça. Com a escassez do medicamento, várias gestantes estão gastando aproximadamente R$ 600 por mês para evitar complicações. Ainda não há data confirmada para a chegada do medicamento. A toxoplasmose é uma doença infecciosa contraída através de protozoário e que não traz riscos

à saúde de quem a adquire. No entanto, apesar de ser considerada benigna, a enfermidade pode causar aborto ou má formação do feto quando adquirida pela mãe antes ou durante o período de gestação. A Rovamicina atua impedindo que o feto venha a se prejudicar. “Se a gestante tiver toxoplas-

mose, são grandes os riscos de um aborto, lesões auditivas, cerebrais ou ósseas no bebê. Se não houver o uso do medicamento, a criança pode ficar sequelada”, explicou o médico infectologista Antônio Araújo. A diretora do órgão no RN, Alaíde Porpino, admitiu a falta

do medicamento, apesar de negar que o problema persista há dois meses – período confirmado através de fontes de dentro da Unicat. Segundo ela, o pedido foi encaminhado e a droga já está paga, mas ainda não foi entregue por problemas com a distribuidora. “Já houve a solicitação ao

laboratório e que está no frete. Na próxima semana deve chegar”, acredita Alaíde Porpino. O valor do Rovacimina 500 mg nas farmácias em Natal varia entre R$ 38 e R$ 50. Segundo Antônio Araújo, as gestantes com toxoplasmose precisam tomar dois comprimidos três vezes por dia.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

natal

7

Viatura trava durante perseguição « SEGURANÇA » Caminhonete da Força Tática foi bloqueada via satélite, por atraso no pagamento da

locação. Policiais perseguiam um grupo de seis homens que explodiu banco em São Miguel do Gostoso PEDRO ANDRADE repórter

M

ais uma ação criminosa contra agências bancárias no Estado do Rio Grande do Norte terminou sem presos, desta vez devido ao atraso de pagamento do aluguel de caminhonetes da Polícia Militar. Policiais de São Miguel do Gostoso participavam de diligência contra o grupo de seis homens que arrombou caixas eletrônicos na cidade quando, através de um sistema controlado via satélite, a viatura parou. Pela segunda vez neste ano, PM’s ficaram, repentinamente, sem movimento no carro, tendo que abandoná-lo onde estava. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel Francisco Canindé Araújo Silva, o atraso de pagamento ocorreu com uma das cinco empresas do consórcio que aluga caminhonetes à PM. “Esse atraso ocorreu com uma empresa e outras três caminhonetes também foram travadas por esse motivo. A liberação do pagamento já foi solicitada e deve sair até sexta-feira”, disse. De acordo com coronel Araújo, o valor a ser pago é em torno de R$ 60 mil e R$ 80 mil. Das 1.200 viaturas da PM, 20 são caminhonetes. O mesmo problema - de travamento de viaturas - aconteceu na terça-feira (3) no município de Santa Cruz. Porém, ao contrário de São Miguel do Gostoso, a viatura não estava em serviço e não causou grandes prejuízos à população. De acordo com a delegacia local, o veículo utilizado pela Força Tática foi guinchado e trazido para Natal

JÚNIOR SANTOS

sem que fossem dadas maiores explicações aos policiais. No casod e São Miguel, coronel Araújo afirma que um Sandero e um Gol completam a frota de veículos da PM na cidade. No posto policial, a reportagem constatou a presença de um Gol da Polícia Civil e uma segunda caminhonete, que está parada nos fundos da base policial, precisando de reparos desde janeiro. Policiais afirmam que esses veículos constituem a frota local, além de um outro carro que estava na oficina. O bloqueio foi alvo de protestos em São Miguel do Gostoso, onde um grupo de seis homens armados explodiram uma agência do Banco do Brasil na madrugada dessa quarta-feira (4). Ao encontrar os caixas vazios, o bando saiu em fuga e disparou contra dois comércios próximos ao local da explosão. Não houve mortos nem feridos. Além da agência bancária, a unidade mista de saúde Doutor Ricardo Simioni e uma casa lotérica vizinhos ao banco tiveram danos estruturais. No posto de saúde toda a recepção foi danificada pela explosão e três paredes tiveram alguma parte quebrada. A área foi interditada pela coordenadora Simone Meireles, que acionou a Prefeitura para elaboração de um laudo técnico para reabertura do prédio. Na casa lotérica, o impacto da explosão fez um buraco na parede, derrubou partes do roda teto, além de deixar rachaduras. Uma câmera de segurança da lotérica filmou toda a ação dos bandidos. O delegado Cláudio Henrique, de João Câmara, responsável provisoriamente pela região

São Miguel do Gostoso: viatura da PM fica no meio do caminho

ANDRÉ FOTOS

Santa Cruz: viatura foi rebocada para Natal na última terça-feira

Explosão é a segunda na mesma agência Esse atraso ocorreu com uma empresa e outras três caminhonetes também travaram. Mas o pagamento deve sair até sexta” CORONEL FRANCISCO ARAÚJO Comandante da PM

de Touros e São Miguel do Gostoso, foi ao local para colher as primeiras informações, mas a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) ficará à frente do caso. Sheila Freitas, titular da Deicor, disse que já abriu as investigações.

Um grupo de seis homens armados com revólveres, pistolas e espingardas calibre 12, de coletes e capuzes, explodiu a agência do Banco do Brasil em São Miguel do Gostoso, a 102 quilômetros de Natal, na madrugada de ontem (4). Utilizando barras e dinamites no arrombamento, ao destruir o banco os bandidos notaram que os caixas estavam vazios e saíram sem levar qualquer valor. Deixando o local às 2h42, sete minutos após a chegada, o grupo disparou contra um supermercado e um pequeno comércio de roupas, todos próximos ao Banco do Brasil. De acordo com a dona da loja, Célia Maria, a vitrine, cinco vestidos e frascos de perfume foram danificados pelos disparos. Uma das balas atingiu o fundo da loja, que-

brou um cabide e por pouco não alvejou a parede que separa a loja do local onde Célia dormia. Já no supermercado, Sérgio Teixeira, que trabalha no local, conta que três garrafões e algumas garrafas de cerveja, que ele não soube especificar quantas, foram destruídas pelos disparos. Após os tiros, o grupo seguiu no sentido norte, até chegar no distrito de Morro dos Martins, onde abandonou o Gol prata de placas OJS-1905/Natal, com queixa de roubo e furto na capital potiguar. O delegado Cláudio Henrique disse, após analisar as imagens captadas pela câmera de segurança da lotérica, que provavelmente essa não era a primeira ação do grupo, devido ao modo como agiram. Ele afirma também que por estar seis homens

em um carro na hora do arrombamento, é possível que outro carro estivesse dando apoio no local onde o Gol foi deixado. No dia 25 de maio do ano passado, um arrombamento no mesmo caixa eletrônico causou menos danos à agência, mas deixou a população sem acesso aos serviços do Banco do Brasil. Segundo moradores, nessa segunda explosão do caixa, mal completara seis meses da reforma da agência. Nesse período, a população utilizou a agência de Touros, a 50 quilômetros de distância de São Miguel do Gostoso. Apesar de ser o primeiro município potiguar a adotar uma moeda própria implantada no início deste ano, o Gostoso, nem todos os estabelecimentos da cidade aceitam esse dinheiro.


8

Natal - Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

natal


LIVRO

Claudionor Barbalho lança hoje na Academia de Letras seu novo livro ‘Conheça o que é museu’. PÁGINA 4

CANAL ZAP

HOJE NA TELINHA

Dira Paes fala sobre papel de sedutora e sofisticada Celeste em “Amores Roubados”. PÁGINA 2

Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, volta ao Acre e revê o legado de Chico Mendes. PÁGINA 2

APÓS “AMADURECER AS INTERPRETAÇÕES”, NEY MATOGROSSO LANÇA EM CD O SHOW ‘ATENTO AOS SINAIS’. PÁGINA 4

BLOG VINO DIVINO VINO

Vem aí a continuação do filme El Camino Del Vino.

tribunadonorte.com.br/vinodivinovino

viver Editora: Cinthia Lopes[cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Quinta-feira • 05 de dezembro de 2013

O amor na maré Cinema documental ganha novas tintas com o trabalho do jovem diretor Victor Ciríaco e do produtor Hélio Ronyvon. Inspirado na “famosa” casinha da ilha, conhecida pelos que transitam pela Ponte de Igapó, filme conta história de amor que nasceu na beira do Potengi. O curta arrematou prêmios em festivais, como o Goiamum, e diretor foi contemplado com estrutura para seu segundo trabalho ALEX RÉGIS

YUNO SILVA repórter

A

o cruzar a ponte de Igapó, já do lado da zona Norte, repare na solitária casinha de taipa que ocupa quase a totalidade de uma pequena ilha cercada pelo mangue do Potengi. O lugar é humilde, seu cotidiano obedece o movimento das marés, e quem vê de longe nem imagina que ali há uma história de amor pronta para ser contada. A paisagem bucólica, o famoso pôr do Sol e a relação estreita com o rio servem como fonte de energia para Biluca e Ilton seguirem vivendo sem lamentos; também são a moldura enxergada pelo jovem diretor Victor Ciriaco no documentário “Abraço de Maré”. Apesar do cenário, pobreza é última coisa que passa pela cabeça de quem assiste o curta-metragem em preto e branco – o foco está no amor que paira sobre aquele pequeno naco de terra onde o casal e seus três filhos compartilham há doze anos. Ilton é pedreiro e pescador, e quando não está empregado, recorre ao rio para garantir o sustento da família. Melhor filme do Goiamum Audiovisual, a produção ganhou vida alimentada pela curiosida-

Victor Ciríaco e Hélio Ronyvon dividem roteiro do documentário “Abraço de Maré”

ì O QUE Documentário “Abraço de Maré” conta a história do casal Biluca e Ilton, que mora em uma ilhota no mangue do rio Potengi

de que o estudante universitário de 19 anos nutria pela paisagem diária avistada da janela do ônibus. “Passo por ali todos os dias e aquela casa sempre foi motivo de muitas perguntas: quem são e como vivem aquelas pessoas? Até que decidi ir lá conhecer de perto”, disse Victor ao VIVER. Diretor estreante, aluno do

curso de Rádio e TV da UFRN, ele participava de uma oficina de formação audiovisual com o cineasta paraibano André da Costa Pinto, e aquele contexto poderia servir como base para se construir o argumento de um documentário. Dito e feito! Ele passou a frequentar o lugar, participou do co-

BATE-PAPO

« DIREITOS HUMANOS »

Festival presta homenagem ao cinema de Vladimir Carvalho

A

oitava edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que chega a Natal nesta quinta (5) e segue até o próximo dia 10, promove sessões gratuitas e presta homenagem ao documentarista Vladimir Carvalho com mostra de cinco filmes. As exibições acontecem em 515 pontos de todo o país, e na capital potiguar a programação ocupa o auditório do IFRN-Cidade Alta sempre a partir das 14h. Além das produções de Vladimir, o público irá conferir Mostra de Cinema Indígena, Mostra Competitiva (de longas e curtas) e Programação Especial com cinco curtas latino americanos convidados. A realização do Mostra é da Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Cultura, sob coordenação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e patrocínio do BNDES e Petrobras. Natural de Itabaiana (PB) e radicado em Brasília há mais de 40 anos, Vladimir Carvalho, 78, fez do cinema sua forma de pensar e intervir no cotidiano ao seu redor. Ex-professor da Universidade de Brasília e autor de mais de duas dezenas de filmes, entre eles o recente “Rock Brasília: a era de ouro” (2011), o cineasta estará representado pelos documentários “O país de São Saruê” (1971), “Barra 68”

PROGRAMA PARCIAL Dia 5, quinta 19h - “A onda traz, o vento leva” (28’) e “Uma história de amor e fúria” (75’) Dia 6, sexta 14h - “Codinome Beija-Flor” (16’) e “Repare bem” (95’) 16h - “O prisioneiro” (24’) e “Ilegal.co” (70’) 18h - “Kene Yuxi, as voltas do Kene” (48’) 19h - “Conterrâneos velhos de guerra” (153’) * programação completa no mostracinemaedireitoshumanos.sdh .gov.br

(2000), “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1991), “O Evangelho Segundo Teotônio” (1984) e “Brasília Segundo Feldman” (1979). Carvalho não virá a Natal, na terça (3) ele participou da abertura do evento em Brasília como ato simbólico estendido a todas as outras praças, mas concedeu entrevista ao VIVER por telefone sobre a homenagem, novos projetos, a possibilidade de um outro filme sobre o rock candango e a transformação de sua casa em museu. Sua relação com Natal é antiga, além de já ter participado de edições do FestNa-

conseguiu viabilizar o filme através de pequenos apoios: “Pedimos de R$ 50 a R$ 100 aos comerciantes da zona Norte, e quem não podia ajudar com dinheiro ajudou com serviço: em um salão de beleza conseguimos quatro cortes de cabelo e rifamos, um sex shop nos deu um kit e vendemos...”, contou. Além de Victor, Pipa e Helio, a ficha técnica também inclui Beatriz Tanabe (direção de produção), Luara Schamó (direção de fotografia), Bárbara Neves (som direto), Ixion Fonteneles (produção), Pedras Leão (trilha sonora) e Eduardo Schamó (arte) – todos são estudantes de Rádio e TV na UFRN. O roteiro é assinado por Victor, Luara e Helio. O próximo passo da equipe é utilizar o crédito ganho no Goiamum Audiovisual, o Prêmio Mangue Filmes, para gravar uma ficção. “Como teremos estrutura e suporte, vamos utilizar esse prêmio para fazer uma ficção, bem mais dispendioso de rodar um documentário. Temos duas ideias em discussão no momento”, adiantou Ciriaco. Em tempo: Ibama e Idema sabem da existência da casinha, e já avisaram que a família não pode fazer nenhuma benfeitoria na casinha de taipa que recebe o “abraço de maré”.

DIVULGAÇÃO

Vladimir Carvalho cineasta

Seus filmes abordam temas que possuem ligação direta com os Direitos Humanos. É intencional? DIVULGAÇÃO

Animação “Uma História de Amor e Fúria” será exibido na mostra que vai até terça-feira no IFRN

ì

tidiano, e começou a levar outros integrantes da equipe até sentir confiança para ligar a câmera – as filmagens foram realizadas em apenas quatro dias, mas o resultado coroa uma relação que durou cerca de três meses, de maio a agosto. O primeiro indício de que aquela história havia sido bem contada veio no início de novembro, com o prêmio de Melhor Filme, Roteiro e Direção na Mostra Primeiros Passos do festival nacional Curta Taquary, em Taquritinga (PE). Esse resultado reflete outro mérito da “Abraço de Maré”, que passa longe do perfil ‘reportagem’ visto em muitos documentários. Questionado sobre a opção visual de adotar o preto e branco como linguagem narrativa, Victor informa que foi uma decisão tomada na hora de editar o material. “A montadora Pipa Dantas que sugeriu o preto e branco. Acredito que esse recurso disfarçou a humildade do lugar, das pessoas, e concentrou foco na história”, acredita o diretor. Para Helio Ronyvon, 22, diretor executivo do curta, “com o preto e branco víamos menos os detalhes da pobreza e mais a essência das palavras deles. As cores poderiam desviar a atenção”, garante. O produtor lembra que

tal, sou muito amigo do Valério Andrade já ganhei prêmio aí, em 1960, quando fez vestibular para Filosofia em João Pessoa, veio a Natal com uma caravana de alunos interessados em conhecer Câmara Cascudo: “era um velho fantástico! Estou aqui conversando com você e olhando para a foto que fiz com ele na época qui em cima da minha mesa”. Serviço 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, de 5 a 10 de dezembro no IFRN-Cidade Alta. Sessões a partir das 14h, com acesso gratuito. Informações: 4005-0950

Nada proposital, fiz o que fazia sentido e estava sentindo na época. São filmes que tem um espaço temporal, e não para servir como ponto de partida para debates sobre direitos humanos. O “São Saruê”, por exemplo, tem muito do nordestino que sou, da seca, da exploração... tem a ver com a luta pelo direito a terra. O “Rock Brasília” também tem seu lado de DH, por ser ambientado no fim da ditadura Militar e início do Estado democrático de direito. Achei ótimo a homenagem e por terem adotado esses filmes, é bom que circula. Falando nisso, o rock de Brasília marcou presença nos cinemas com “Faroeste Caboclo” e “Somos Tão Jovens”. Pensa em produzir um novo documentário sobre o assunto?

Pois é, foi uma espécie de trilogia do rock. Mas da minha parte tenho certa resistência de dar continuidade, não quero ser cineasta de uma nota só. Até tenho material para outro filme, mas teria que ser muito bem recortado. Tenho muitas imagens das quatro bandas (Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso) que acabou ficando fora do documentário lançado em 2011. E essa história do museu: você doou sua casa e todo o acervo?

Estou em Brasília há 43 anos e tenho mania de guardar coisas.

Isso passou a me incomodar, morava em um apartamento e tinha lata de filme até no quarto. Então decidi me mudar para uma casa ampla, de dois pisos, onde fiz um mini-auditório para reuniões audiovisuais, e nisso fui organizando o material e criei a Fundação Cinememória. São mais de 5 mil livros e outros milhares de objetos e documentos: guardei câmeras antigas e a moviola onde Glauber Rocha montou “Terra em Transe” e o Joaquim (Pedro de Andrade) fez “Macunaíma” - tenho quatro modelos, inclusive uma da década de 1930. Hoje recebo visita de interessados em visitar o acervo (agendamento pelo telefone (61 3225-8680), e resolvi doar a casa com todo o acervo dentro a UnB. Novos projetos em vista?

Trabalho há uns cinco anos em um projeto sobre o artista plástico Cícero Dias, que migrou para Paris em 1937. Era compadre de Picasso e do naipe de de Di Cavalcanti. Tenho entrevistas com a viúva, com a filha dele que é afilhada de Picasso. Ainda bnão tem data, mas até ano que vem começo a dar forma ao documentário.


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR PEDRO PAULO FIGUEIREDO/CZN

Lado chique

Banco da escola

Pequenos que lucram

Dira Paes é bastante lembrada por personagens populares, como a destrambelhada Solineuza de “A Diarista’’. No entanto, roupas elegantes e gestos delicados farão parte do universo de seu novo trabalho na minissérie “Amores Roubados”, onde vive a sedutora Celeste. Na história, que estreia dia 6 de janeiro, Dira vive uma mulher atraente casada com Cavalcanti, interpretado por Osmar Prado, um dos maiores exportadores de frutas do sertão. Apesar de amar o marido, irá se aventurar em um romance proibido e perigoso com o “sommelier” Leandro, papel de Cauã Reymond. Porém, Dira minimiza o fato de encarnar um tipo mais elegante na tevê. “Não vejo esse trabalho por esse viés. Não é meu primeiro trabalho como mulher rica. Prefiro me apegar às diferentes relações que a personagem constrói ao longo da história’’, argumenta. Há cinco meses envolvida nas preparações para a série dirigida por José Luiz

Aos poucos, Carlos Lombardi vai inserindo mais elementos históricos em “Pecado Mortal”. A partir dos próximos capítulos, o autor começará a apresentar o início do tráfico no Rio de Janeiro. Atualmente, Lombardi mostra o desenvolvimento do jogo do bicho na cidade. Segundo o autor, as cenas serão extremamente didáticas para que o público compreenda as diferenças entre bicheiros e traficantes.

“Carrossel” chegou ao fim em julho, mas ainda rende frutos para o SBT. A partir do dia 11 de janeiro, a emissora estreia a série “Patrulha Salvadora”, inspirada no folhetim de Iris Abravanel e com parte do elenco da produção infantil. Será a primeira série de teledramaturgia do canal.

Alcoólicos anônimos

Villamarim, a atriz, que tem uma carreira bastante pautada no cinema, ressalta a importância de misturar profissionais da tevê e do teatro na produção. “Todo mundo

aqui teve muito para acrescentar na série. É a chance do público de conhecer atores premiados no cinema e no teatro. Essa mistura agregou muito ao trabalho”, valoriza.

« NOVELAS »

Malhação Globo 17:30

Chiquititas SBT, 20:30 Armando volta à sua sala e acusa Carol de ter roubado o Café Boutique. No restaurante, Ernestina e Chico percebem que estão no mesmo encontro. Mili e Duda chegam à mansão para o almoço. José Ricardo diz a Carol que foi confirmado que a transferência foi feita no seu computador e a demite.

Joia Rara Globo 18:00 Manfred fica arrasado com o desprezo de Amélia e Gertrude o consola. Dália diz a Lola que não se arrepende de ter armado o flagrante. Fabrício avisa Mundo que conseguiu o dinheiro para pagar a fiança de Iolanda. Manfred propõe a Décio que eles assaltem a joalheria Hauser.

Amor à vida Globo 21:00 César se desespera com a cegueira. Carlito grava um CD e avisa a Valdirene. Aline diz a Mariah que está apaixonada por Ninho. Mariah decide gravar um depoimento para Paloma para contar parte do plano de Aline. Paloma convida César para morar com ela.

Além do Horizonte Globo 19:00 Líder Jorge e Armando conversam com Lili. Celina fica pensativa quando Fátima a compara ao povo da cidade. LC se impressiona com os comentários de Paulinha numa palestra. Lili pede para encontrar com André. Nilson e Fátima se assustam ao ver uma embarcação seguir para os limites da floresta.

Pecado Mortal Record 22:30 Carlão briga com Picasso por fotos provocativas de Patrícia. Danilo e Picasso recebem boliviano na casa dos Ashcar. Patricia teme que Carlão tome o lugar de Michele nos negócios. Carlão acha papéis da contabilidade do pai que foram roubados por Patrícia.

★★★★ JOGOS VORAZES EM CHAMAS (14 anos, dublado e legendado) Moviecom 1. Sessões (dub) 14h10 (sáb e dom), 17h10 e 20h10 / Moviecom 7. Sessões (leg) 15h10, 18h10 e 21h10 / Cinemark 2. Sessões (leg) 12h40, 15h50, 19h e 22h10 / Cinemark 3. Sessões (dub) 11h30 (sáb e dom), 14h30, 17h50 e 21h10 (exceto ter e qui) Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) retorna a salvo, depois de ter ganhado o 74º Jogos Vorazes com o colega Peeta Mellark. Vencer significa que eles devem retornar e abandonar sua família e amigos próximos, embarcando na “Turnê da Vitória” nos distritos. No decorrer do percurso, Katniss sente que uma rebelião está em ebulição, mas o congresso continua fortemente no controle, ao mesmo tempo que o Presidente Snow prepara o 75º Jogos Vorazes, uma competição que pode mudar Panem para sempre. Direção: Francis Lawrence ★★★★★ CAPITÃO PHILLIPS (14 anos, legendado) Moviecom 2. Sessões 16h30 e 21h15 / Cinemark 7. Sessões 21h50 (exceto sáb) e 23h50 (sáb) Baseado na história real do capitão Richard Phillips (Tom Hanks), que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação. Direção: Paul Greengrass ★★★★ BLUE JASMINE (12 anos, legendado) Moviecom 2. Sessões 14h25 e 19h10 Jasmine (Cate Blanchett) vive na alta sociedade em Nova York. Sua vida muda completamente quando ela separa-se do marido e perde todo seu dinheiro. Com isto ela é obrigada a ir morar com sua modesta irmã em São Francisco. Agora, distante de seu luxuoso universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida. Direção: Woody Allen

★★★★ THOR 2: O MUNDO SOMBRIO (10 anos, dublado e legendado) Moviecom 3. Sessões (leg) 19h e 21h25 / Moviecom 6. Sessão (3D) (dub) 21h20 / Cinemark 4. Sessões (leg) 19h40, 22h05 e 0h30 (sáb) Thor (Chris Hemsworth) luta para salvar a Terra e os Nove Reinos de um inimigo sombrio, mas uma antiga raça liderada pelo vingativo Malekith (Christopher Eccleston) retorna para levar o universo de volta às trevas. Enfrentando um inimigo que nem mesmo Odin (Anthony Hopkins) e Asgard são capazes de derrotar, Thor embarcará em sua jornada mais perigosa e pessoal que o reunirá Jane Foster (Natalie Portman) e o forçará a sacrificar tudo para salvar a humanidade. Direção: Alan Taylor ★★★ BONS DE BICO (Livre, dublado) Moviecom 3. Sessões 14h50 e 16h50 / Cinemark 4. Sessões 13h, 15h30 e 17h35 Jake e Reggie são dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades. Mas o destino unirá essas duas figuraças, quando eles terão que viajar no tempo juntos para mudar os rumos da história e fazer o impossível: impedir que os perus se tornem o prato tradicional do Natal. Direção: Jimmy Hayward l CRÔ, O FILME (12 anos, nacional) Moviecom 4. Sessões 14h, 16h, 18h, 20h e 22h / Cinemark 5. Sessões 11h20 (sáb e dom), 13h20, 15h20, 17h20, 19h20, 21h20 e 23h30 (sáb) / Cinemark 6. Sessões 12h30, 14h20, 16h20, 18h20, 20h290 e 22h20 Após herdar uma fortuna, Crodoalvo Valério, mais conhecido como “Crô”, não quer apenas uma vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova paixão, ele inicia uma busca entrevistando diversos tipos de mulheres. Direção: Bruno Barreto

Caminhos da Reportagem revela a luta e o legado de Chico Mendes - TV Brasil/TVU, 21h O Caminhos da Reportagem analisa o legado do seringueiro Chico Mendes. Vinte cinco anos depois do assassinato do ativista, a equipe do programa investiga como estão os projetos e as cooperativas idealizadas pelo líder sindical. No coração da maior floresta do mundo, os últimos seringueiros do Brasil buscam continuar vivendo do extrativismo, mesmo com a constante desvalorização do látex. Hoje, as dificuldades ainda são imensas. Ameaçados por posseiros, os seringueiros do Acre são os alvos de ameaças.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Convites para novos trabalhos e saúde mais resistente são alguns dos bônus astrais de hoje, aproveite! Em destaque, viagens e estudos. Alguns arianos estarão mais curiosos. Mercúrio em Sagitário expande a vontade de quebrar a rotina.

Touro 21/04 a 20/05 Mercúrio avisa: refaça contas. Contato tenso com Netuno confunde e embaça a atenção para detalhes e aspectos práticos do dia a dia. Para compensar, você pode conversar bastante com todo tipo de gente e aprender com isso.

Gêmeos 21/05 a 20/06 Seu regente Mercúrio tem trabalho a mais para fazer. No signo dos dogmas, o planeta das perguntas fica aflito. Astral recheado de mudanças nesta primeira semana evoca o ciclo da vida, com suas alterações e mudanças permanentes.

Câncer 21/06 a 21/07 Certo cansaço e dispersão obscurecem seu julgamento. Embora difícil para trabalhos mecânicos, o astral de hoje favorece a manifestação artística no trabalho. Mercúrio anuncia movimento nessa área, mas em direções contrastantes. Muito amor.

Para toda a divulgação e estardalhaço que a Globo fez para anunciar a transmissão de seus jornais em HD. Com direito a matéria de 5 minutos no ‘’Jornal Nacional’’, a emissora fez parecer que era algo inédito na tevê. No entanto, outros canais já disponibilizam essa tecnologia há um longo período. ★★★ Amanhã, o “Conexão Repórter”, do SBT, entrevista um grupo que prega o ódio contra aos homossexuais. ★★★ Nesta quinta, o “Sob Medida”, da RedeTV!, ajuda Suellen de Andrade a recuperar a autoestima após ter sido abandonada 5 dias antes do casamento. ★★★ O “The Voice Brasil” exibe, hoje, ao vivo, a última fase do ‘’Tira Teima”.

l JACKASS – VOVÔ SEM VERGONHA (14 anos, legendado) Moviecom 5. Sessões 15h15, 17h20, 19h25 e 21h30 Irving Zisman, de 86 anos está fazendo uma viagem pelos Estados Unidos com seu neto de oito anos. Tudo parece normal, mas este idoso é na verdade um personagem de Jackass e o garoto poderá fazer tudo o que sonhou, ou seja, beber, fumar e encontrar stripers. Direção: Jeff Tremaine l UM TIME SHOW DE BOLA (Livre, dublado) (3D) Moviecom 6. Sessões 14h20, 16h40 e 19h / Cinemark 7. Sessões 12h20, 14h40, 17h10 e 19h30 Amadeo, um jovem tímido e talentoso, tenta reunir seu time de futebol de pebolim, após uma separação.Sua ideia é juntar os amigos para finalmente superar The Champ, seu maior adversário. Diretor: Juan José Campanella ★★★ MEU PASSADO ME CONDENA (12 anos, nacional) Cinemark 1. Sessões 12h50, 15h, 18h10 e 20h45 Com apenas um mês de namoro Fábio e Miá resolvem se casar e passar a lua de mel em um cruzeiro até a Europa. O problema é que na viagem eles encontram seus respectivos ex-namorados, Julia e Tiago, agora casados e também em lua de mel. Direção: Júlia Rezende ★★★★ ADEUS MINHA RAINHA (14 anos, legendado) Cinemark 4. Sessão 21h10 (ter e qui) A relação entre Maria Antonieta (Diane Kruger) e uma de suas leitoras, durante os primeiros dias da Revolução Francesa. Direção: Benoît Jacquot ★★★ DOCTOR WHO (10 anos, legendado) (3D) Cinemark 7. Sessão 21h50 (sáb) Episódio especial de uma das séries de TV mais tradicionais do mundo, há 50 anos no ar na Inglaterra, em versão cinematográfica. Direção: Nick Hurran

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Matinê traz a animação Michel Strogoff Tv Cultura, 17h Dirigida por Hubert Chonzu e Alexandre Huchez, filme conta história do império russo de Alexandre II, que está ameaçado por uma invasão tártara. Para que a informação chegue ao grão-duque, entra em cena Michel Strogoff, o mensageiro do czar. É suportando todo o tipo de dificuldades e de obstáculos, submetido a humilhações e tortura durante esse longo percurso pelo interior do continente asiático, que nosso herói surge como um modelo de perfeição e virtude, forte e corajoso.

Foi mal

« CINEMA »

César recebe convite de Paloma para ir morar com ela

Drica vence a gincana, mas Antônio ignora e convida Bruna para sair. Antônio diz a Bruna que eles estão namorando. O pai de Júlia morre, e os amigos a consolam. Júlia questiona a mãe sobre a forma com que sua avó materna trata seu pai.

O merchandising social é uma das fortes características nas novelas de Manoel Carlos. Por isso, o alcoolismo será um dos principais temas apresentado na próxima trama das nove, “Em Família”. Os personagens de Gabriel Braga Nunes e Tiago Mendonça, que interpretam Laerte e Felipe, respectivamente, irão viver alcoólatras no folhetim, que tem estreia prevista para 3 de fevereiro.

George Moura está se tornando um especialista no horário das 23 horas. Após assinar as adaptações de “O Canto da Sereia” e “Amores Roubados”, o autor também estará responsável pelo “remake’’ de “O Rebu”, próxima novela das 23 h. Conhecido da faixa tardia, George acredita que tenha mais liberdade para trabalhar assuntos delicados em horários avançados. “Há uma chance de ousar mais. Sempre posso colocar mais picardia, conflitos verticais e densos”, argumenta.

A desenvoltura de Kiko Mascarenhas, o Tavares de “Tapas & Beijos” e integrante do elenco de “Junto & Misturado”. O ator, que está no ar em duas produções, mostra variedades no vídeo sem se tornar repetitivo.

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

Em Além do Horizonte: Lili pede para encontrar com André

Áries 21/03 a 20/04

Proibido para menores

Foi bem

Super Tela exibe Mais Velozes e Mais Furiosos Record, 22h30 Direção de John Singleton, com Paul Walker (falecido no último dia 30, em acidente de carro). Após deixar a polícia, Brian O’Conner é forçado a participar de uma nova missão: se infiltrar no crime organizado de Miami de forma a investigar sobre o transporte de dinheiro sujo para Carter Verone, o chefe do tráfico local. Para tanto ele recebe a ajuda de seu ex-colega Roman Pearce e da agente secreta Monica Clemente. Apesar das indicações ao “Framboesa de Ouro”, o filme tem muitos fãs.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Inédito de Elementary tem participação de Margaret Colin - Universal, 21h O oitavo episódiode Elementary, terá participação especial de Margaret Colin (“Gossip Girl”) e William Sadler (Homem de Ferro). Em “Blood is Thicker”, Holmes (Jonny Lee Miller) e Mycroft (Rhys Ifans) estão tentando se reaproximar. Eles treinam esgrima juntos no terraço da casa do detetive enquanto Mycroft tenta convencê-lo de que o detetive sente falta de Londres e o convida para jantar em seu restaurante, mas Sherlock parece relutante em aceitar.

Michael J. Fox faz nova participação em The Good Wife - Universal, 22h O 11º episódio tem nova participação especial de Michael J. Fox e dos atores T.R. Knight . Alicia vai a Minnesota para colher o depoimento do presidente de um grande banco. Uma garota de 15 anos o está processado por ter contraído uma doença que a colocou em uma cadeira de rodas e tinha uma carreira como bailarina. O escritório alega que a doença foi causada por um mosquito que pode ser encontrado em água parada como nas piscinas das casas que o banco recebeu como hipoteca e não se encarregou da limpeza.

Cena astral tensa evoca escândalos financeiros e desacertos políticos Leão 22/07 a 22/08

Sua forma de expressar suas crenças e visão de mundo será tocada pelo ardor e pela persuasão. Para quem vai competir em alguma área, sinal de que a comunicação e o conhecimento serão essenciais para sua vitória. Melhorias na cena amorosa.

Virgem 23/08 a 22/09 Fragilidade orgânica e necessidade de recolhimento dão o tom desta quinta-feira; atenha-se ao mínimo, preservando seu organismo. Reuniões com poderosos e influentes: adiadas ou inúteis. Procure agir de forma independente hoje.

Libra 23/09 a 22/10 Estes primeiros dias do mês são perfeitos para você avançar em suas metas e circular por aí, curtindo o ambiente social. Aceite convites para novos trabalhos. Prestígio e boa reputação. Mercúrio e Netuno sensibilizam imaginação. Amores em alta.

Escorpião 23/10 21/11 Você poderá dar um passo mais ousado e acertar. Considere projetos em comum, ideais e valores que possam sustentar e ampliar suas relações. Some responsabilidade com coragem e invista na cena amorosa com algo novo.

Sagitário 22/11 a 21/12 De modo geral, o dia é fácil para você, e requer temperança e equilíbrio nas escolhas e nos prazeres. Mudança de ares inspira mais a criatividade a ser aplicada. Foco na agenda, decisiva para concluir projetos. Amor neutro.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Amparo de Vênus abre novas oportunidades de trabalho. Um amigo pode sondá-lo a respeito. Saturno pede prudência e realismo com planos. Algo precisa ser terminado com eles antes de se jogar nessa nova aventura.

Aquário 21/01 a 19/02 Um passeio rápido pela cidade estimulará o arejamento mental. Nervosismo e desatenção aumentam. Neutralize fugindo de programas agitados e pessoas nervosas. Lua e Júpiter favorecem limpeza emocional à noite. Solidão é melhor.

Peixes 20/02 a 20/03 Foco na agenda da semana, decisiva para concluir projetos. Seu lado espiritual cresce com Júpiter e sua intuição se torna mais clara. O melhor é que será fácil para você expressar essas impressões de conjunto por meio da arte e das ideias arrojadas.


Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

viver

Espelho meu O cabeleireiro Allain Jhonies, potiguar radicado em São Paulo, encontra-se na terrinha para visitar fam iliares e produzir capa e ensaio para próxima edição de Glam. O rapaz que já realizou alguns ensaios para nossa publicação, é agora um dos queridinhos da cena “fashion” nacional, já tendo trabalhos realizados ao lado de nomes como: Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Sabrina Sato, Ivete Sangalo e outras tão famosas quanto.

Com nossos vivas – Em sua residência brasiliense, Augusto Viveiros recebe parabéns sábado

Norinha show! Parabéns à nossa querida Andréia Schultz que fez brilhante apresentação do TCC e já aguarda conclusão em Direito/UNIRN (FARN) neste início de 2014.Um ano que promete muitas emoções!!!

Joalheiro TOP Um dos mais famosos do Brasil é o baiano Carlinhos Rodeiro. Ele ficou conhecido pelas jóias que refletem a religiosidade dos baianos – da pulseira do Senhor do Bonfim com brilhantes negros ao Sagrado Coração em rubis e as peças com pedras raras, como a turmalina paraíba, a mais desejada do momento. Carlinhos desembarca na cidade para o casamento do amigo baiano Severino Roberto Brito (Bibiu) que vai casar sábado com Ana Augusta de Paula. As joias da mãe do noivo são assinadas por ele.

É Carnatal!!! Parabéns aos " meninos guerreiros" da Destaque. Há 23 anos lutando para levar alegria aos foliões,mesmo sofrendo "paulada" de todos os lados. São muitos os "amargos" que não vivem a vida e que só pensam em "colocar areia". Vá em frente Destaque!!! Esse Carnatal foi importante para não deixar morrer, afinal são muitos jovens e adultos que curtem e brincam. EIS A PROGRAMAÇÃO : A 23ª edição do Carnatal será realizada de quinta a sábado no Parque Aristófanes Fernandes e contará com cinco blocos, Camarote SKOL, Corredor da Folia com camarotes, Área de Convivência e o Espaço 51. As atrações do primeiro dia são: Corredor da Folia - Nana Banana (Chiclete) e Bloco Garfith; Camarote SKOL - Bateria da Mangueira (RJ); Espaço 51 - Harmonia do Samba...* O Camarote SKOL terá como atração o cantor Tuca Fernandes e o Espaço 51 contará com show de Psirico.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Hoje tem início a edição 2013 do Carnatal. Como já adiantamos por aqui, este ano devido às obras de mobilidade urbana para copa a festa será realizada em um endereço novo, o Parque Aristófanes Fernandes. Os portões abrirão a partir das 18h. E olha só, uma das novidades deste ano é a Arena 51, um novo espaço onde acontecem shows de artistas nacionais que se apresentaram em um palco e por lá hoje o grupo Harmonia do Samba é quem comanda a festa. Já nos blocos a folia segue com banda Grafith animando os foliões do Grafithão e Chiclete com Banana no Nana Banana, a partir das 21h..

hilnethcorreia@tribunadonorte.com.br

Hoje é dia!

Hilneth Correia

Grande abraço para Socorro Paiva, que muda de idade hoje

George Azevedo

MARILENE PAIVA

3

MARILENE PAIVA

A festa de Eduarda Queiroz

Lairinho Rosado com a irmã Larissa e a mamãe Sandra Rosado no debut de Eduardo Queiroz

Como já era de se esperar, o debut de Eduarda Queiroz foi um dos mais badalados de 2013 em Mossoró. De quebra, o local escolhido foi a Fazenda Santa Luzia, dos papais Jair Queiroz/Lucineide, que atenderam pedido da filha e realizaram a festança do jeitinho que sempre sonhou. O tema foi “Woodstock” no melhor estilo paz e amor desenvolvido no maior capricho pela turma da Master Produções e Eventos. Teve homenagens, coreografias, fechações, valsa e muita animação ao som da Radiola Club e André Luvi.

Lucivan Fontes e Luciene Fontes na noite de Eduarda Queiroz TRAFEGANDO.COM

Mister

Prêmio de Jornalismo

Agora é pra valer! A Tráfego Models vai coordenar o concurso de Mister Rio Grande do Norte Universo 2013 no finalzinho do mês de fevereiro. O vencedor participará do Mister Brasil, que acontece em abril na capital pernambucana. Aguardem que o babado é fortíssimo!

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte FIERN realizou na última terçafeira, 03, a solenidade de entrega do prêmio de jornalismo. Entre os destaque teve alunos do curso de Comunicação Social da UERN, como Valéria Pereira com trabalho “A Indústria da Criatividade”, grande vencedor da noite, recebendo não só o primeiro lugar na categoria estudantil, mas também sendo considerado o melhor trabalho entre todos os concorrentes. E também os alunos Arthur Rebouças e Yuri Feldman com o projeto “Vale Sustentável”, que tirou segundo lugar na categoria de estudante.

» RAIO X » eee Quem comanda a festa hoje no Camarote Skol do Carnatal 2013 é a Bateria da Mangueira, a banda Pura Tentação e projeto Sax In The House. Vai ser tudo!! eeeA equipe do Requinte Buffet assinou os serviços do debut de Eduarda Queiroz, sempre arrasando. eeeNos próximos dias 13 e 14 de dezembro, o poeta Jessier Quirino, apresentará no Teatro Riachuelo o seu novo livro Papel de Bodega. A novidade segue a linha das obras anteriores que vem com um CD no encarte. eeeHoje é dia de enviar os parabéns para Joãozinho Marques, Cefas Formiga, Tote Barreto, Luiza Medeiros, e Eloah Belmont pela passagem do aniversário. eeeFesta, também, para Socorro Paiva, a toda poderosa do Requinte Buffet que muda de idade hoje.

Beach wear

A debutante Eduarda Queiroz recebendo o colunista Georgiano Azevedo

Com carinho dos amigos e da família, Genibaldo Barros festeja idade nova no sábado. Clic com Aécio Emerenciano e Kleber Bezerra

Em Petrópolis – Os irmãos Rodrigo e Patrícia recepcionam no Outlet Lingerie. Nós com Chrystian de Saboya e Erika Nesi

Onde ir?

Chá de bebê - Tudo lindo na prévia da chegada de Eduardo com mimos da mamy Gipsi e a vó Madalena Chacon

Ela chega – Márcia Carrilho desembarca...Clic em recente encontro show com Dora Cortez e Branquinha na Toca

{ } VAPT VUPT

EM rápida temporada quem está na cidade é a amiga Semirames Melchionda que reside em Milão. Embarca domingo e chega dia 20 para festejos de final de ano com Matteo e filhos... *E lá vamos nós Alcina Holanda, Nelson Faria, Wilma-Paulinho Freire para final de semana em Gostoso...* QUEM embarcou para a Califórnia foi o nosso Toninho Magalhães. Passa Natal com a mana Karla e Mocó, retorna a tempo do Ano Novo.* DOMINGO uma mesinha show no Mama Itália formada por Cláudia Galindo, Tereza Tinoco, Regina Emerenciano, Ysamin Correia e nós. Programinha pós missa...*OPERADO as pressas!!! Já zerado o top da Marca, José Ivan Fernandes. Num piscar de olhos passou por cirurgia de vesícula...*BOM formar mesa sexta,no JOBIM (dividindo delicias do Cascudo Bistrô) com os amigos Ana Virgínia e José Delfino, Erildo-Lenise Cardoso, Alcina e Nelson Faria...* SÁBADO foi de repeteco com as irmãs Jussara e Jurema Cansanção e Gê Soares...*LUA DE MELChegando de Paris e Londres os noivos Fernando MouraLuciana na companhia de Isabelle-Correia Jr.

A badaladíssima marca de “moda praia” Cia. Marítima, que abriu as portas de sua franquia no Natal Shopping desde o dia 28 de novembro, promove hoje um “super” coquetel para clientes e convidados vipérrimos. E claro, Glam estará por lá fazendo o registro para a próxima edição da revista.

* De quinta a terça da próxima semana, Natal sediará a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A abertura será na quinta, às 19h, no IFRN de Cidade Alta...HOJE - a cantora Marisa Monte sobe ao palco do Teatro Riachuelo na quinta, às 22h...*A Mostra François Truffaut, uma promoção do Cineclube Natal, prossegue nesta quinta com o filme “Um só pecado”.Até sábado, sempre às 18h30, no Nalva Melo Café Salão, na Ribeira...* Em curta temporada em Natal, a cantora Liz Rosa faz show a partir das 21h nesta quinta, no Jobim Bossa e Jazz, acompanhada de Daniel Ribeiro e Juliano Ferreira... SEXTA - * O Pipa Rock Festival vai acontecer de sexta a sábado na Praia da Pipa -Sábado: *Até sexta da próxima semana, a Escola de Música da UFRN promove a Semana do Violino 2013. O convidado do evento é o violinista chinês Song Qiang, que se apresenta no sábado, às 20h, no Auditório Onofre Lopes.

Parabéns para vocês Abraçar e festejar Monaliza Souza, Lauro Herculano Soares, a jornalista Josianne Louvain, Júlia Tereza Cunha Cavalcanti, Airton Júnior...SEXTA : Renata Dowsley, Francisco Freitas Diniz, Roberto Aguiar, Fernanda Borges, Adriana Senna, Clécio Santos, Lourdinha Flor, Daniel Rebouças, Maria Tereza Cunha Cavalcante, Fernanda Borges... SÁBADO :Augusto Carlos Garcia Viveiros, Genebaldo Barros, Felipe Catalão Maia, Lívia Fernandes, Eliade Pimentel,

Angélica Tereza Medeiros. EM TEMPO : parabéns ao tio querido Médico José Correia, com aniversário na ultima terça-feira.

Toca Lulu... hummmm! Promoção anunciada para quatro de janeiro na Pipa. Showsaço de Lulu Santos e convidados!

Com assinatura da Casa de Idéias a marca beachwear Cia. Marítima, do Grupo Rosset, será inaugurada em Natal nesta quinta em coquetel às 19h, no Natal Shopping.

GACC Solidário * Com doação de produtos das Lojas Riachuelo, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer GACC-RN realiza nesta quinta e sexta mais uma edição do Mega Bazar Solidário, das 9h às 17h, na sede da instituição (Av. Floriano Peixoto, nº 383, Petrópolis).

Cantinho da saudade 1-Registrar o pesar a família Bulhões e Sá leitão para perda de Maristela, mãe dos amigos Márcia, Marcelo e Mário ... 2DOMINGO às 11h na Capela do Colégio maria Auxiliadora será a missa de 30º dia de Savana Galvão Araújo Barbosa. Uma estrelinha no céu!!!

Amanhã é dia As luluzinhas vão festejar Andrea Moura e a "mais querida" Cleuze Fiúza, com almoçoem Renata Motta. Cleuze antecipa aniversário que será em janeiro.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

DIVULGAÇÃO

Parabéns! Vivas para Monalisa Sousa, jornalista Joseanne Louvain, Julia Tereza Dantas Lyra, médico Ortopedista Lauro Herculano Soares, o criativo Designer Brasil Clodualdo Bahia e Claudine Bezerra Góis.

Na frente O telespectador da InterTV Cabugi desde o início da semana que curte a nova da emissora que está com a programação local em alta definição, seguindo o padrão global. Aliás, muitas novas pra melhor vêm acontecendo ali, desde instalações com equipamentos de última geração e um jornalismo mais interativo e participativo como o que acontece em Natal e no interior. Também novas caras integram a competente equipe de jornalismo sob o comando do jornalista Luiz Veiga, do RJ, que juntamente com o Diretorsuperintendente Dirceu Simabucuru com entusiasmo e dedicação vem fazendo e planejando boas novas para 2014. Take a note!

Ministro Emmanuel Pereira em ocasião de homenagem com Emmanuel Filho, deputado Fábio Faria e Cristina Pereira

Papos No almoço de terça-feira passada, no Abade do Midway, formavam mesa à quatro, jornalista Woden Madruga, presidente da Funcarte Dácio Galvão e as professoras e produtoras cultural Candinha Bezerra e Olguinha Aranha. Também no cardápio do quarteto, ações e projetos para Cultura de Natal.

Viver é isto: ficar o tempo todo se equilibrando entre escolhas e consequências” JEAN-PAUL SARTRE

Útil

Com doação de produtos das Lojas Riachuelo, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer GACC-RN realiza hoje e amanhã, das 9h às 17h, mais uma edição do Mega Bazar Solidário. São edredons, lençóis, tapetes, sapatos, biquínis, roupas e acessórios novos vendidos a preços populares.

O Google comemorou o lançamento do Google Cultural Institute com quatro museus brasileiros. A ideia é levar o internauta a visitar os museus e apreciar as obras como se ele estivesse mesmo andando pelas galerias, ao estilo do Google Street View.

Se ligue! No nosso blog, leia mais: Reclame Aqui recebeu 8,5 mil reclamações durante a Black Friday 2013. > Brad Pitt entra de cabeça no papel e compra avião de 7 milhões. > Países ricos gastam 3 vezes mais do que Brasil em educação. > Facebook e aplicativo Lulu são investigados pelo Ministério Público. > Consulta ao 7º lote de restituições do IR pode ser liberada. > São Paulo concorre ao prêmio gay de "Melhor Cidade para se Visitar Solteiro". > Comprar passagem com antecedência pode gerar economia de R$ 1.119.

Nesta quinta, o diretor do Grupo Vila, Eduardo Vila, recebe o Título Honorífico de Cidadão Parnamirinense. A sessão solene acontece às 19h, na Câmara Municipal de Parnamirim.

Em recente evento social, a descontração de Paulo Coelho/Márcia BOBFLASH

Máquina A PG Prime Chrysler se prepara para receber os novos modelos da linha 2014. Neste mês de dezembro todas as expectativas estão sobre a chegada do Jeep Grand Cherokee Laredo 2014, a principal novidade da marca para o mercado brasileiro. Take a note!

Claudionor Barbalho lança “Conheça o que é museu”

Dois milhões de logins e senhas de serviços como Facebook, Google e Twitter foram encontrados em um servidor baseado na Holanda. Os logins capturados podem ter vindo de até 102 países, indicando que o ataque é global.

Mérito

Parabéns para o Designer Brasil Clodualdo Bahia rasgando folhinha

Na manhã de ontem, o ministro do T S Trabalho Emmanoel Pereira foi homenageado com a Medalha “Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados”. A homenagem, proposta pelo dep. Fábio Faria, aconteceu na Câmara dos Deputados.

« PATRIMÔNIO »

Obra do Instituto Histórico é embargada Superintendente do Iphan diz que não vai haver multa, mas IHGRN terá de compensar erro

O

Livro editado pela UBE aborda o museu de forma didática

Em alerta

Cidadão

« ACADEMIA »

DIVULGAÇÃO

Nos salões natalenses, a descontração e simpatia de Ivone Freire e Gisele Rique

Bazar

LENILTON LIMA

escritor Claudionor Barroso Barbalho lança nesta quinta-feira o livro “Conheça o que é museu” (Ed. Nave da Palavra), às 18h, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em Petrópolis. O autor pensou o livro como uma introdução aos estudos museológicos. “Tem por finalidade auxiliar as pessoas interessadas em preservar coleções particulares e/ou criar e fundar museus regionais, além de servir como subsídio para alunos de cursos universitários ou não, que se interessam pelo assunto em tela”, disse Claudionor na introdução do livro. Claudionor discorre sobre a história dos museus, o valor para a sabedoria do intelectual e do popular, as maneiras de organização, a facilidade de consultas às épocas remotas e aos dias atuais, entre outros assuntos relativos ao espaço e conceito dos museus. O livro é o quarto volume da Coleção Enélio Lima Petrovich, selo editorial Nave da Palavra. Onde: Rua Mipibu, 443, Petrópolis.

JOÃO NETO

JOÃO NETO

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Abraços com vivas de parabéns para Lauro Herculano Soares/ Rosane. Ele em idade nova

Jota Oliveira

JOÃO NETO

A Após circular o Brasil com novo show, cantor traz versão em disco com canções inéditas

Novo álbum de Ney Matogrosso ecoa protestos de rua « MÚSICA » Aos 72 anos, o intérprete está alerta para a produção da nova geração da música. Oito das 14 faixas do CD são de jovens compositores ROBERTA PENNAFORT/AE

R

io - Ney Matogrosso começou a selecionar o repertório de “Atento aos Sinais” quatro anos atrás, muito antes de bater nas ruas a onda de protestos de jovens. Atual, o CD é aberto com duas músicas que reverberam as manifestações populares. “Todo mundo tem direito à vida/e todo mundo tem direito igual”, apregoa “Rua da Passagem”, de Arnaldo Antunes e Lenine. “Fogo, fogo, fogo, água/ incêndio nas ruas/ bomba, bomba, bomba, praça/ vielas, ratos, figuras nuas”, descreve Incêndio, de Pedro Luís. “Quando vi o que aconteceu nas ruas, percebi que tinha um diálogo. Aquelas tais atenas que dizem que os artistas têm estão ligadas. Não prevejo o futuro, mas estou atento”, diz Ney, que acompanhou com interesse o noticiário. “Os Black Blocs não vão resolverocapitalismo,elevaiseesvairpor si próprio, assim como aconteceu

com o comunismo. Tem que acontecer alguma coisa. A gente está num momento de transição. Todos estão insatisfeitos. As pessoas têm o direito de expor seus sentimentos.” Aos 72 anos, o intérprete está alerta para a produção da nova geração da música. Oito das 14 faixas do CD são de jovens compositores. Em seu quarto, ele tem pilhas de material mandado por autores que sonham ser gravados por uma das vozes mais prestigiosas da MPB. Mas ele não ficou só nisso. Em viagem a Maceió, leu num jornal sobre o trabalho do rapper Vitor Pirralho e pediu o CD à produtora. Ficou com Tupi Fusão (Vitor/Dinho Zampier/Pedro Ivo Euzébio/André Meira), uma aula de história do Brasil sob a narrativa indígena. Do trio paulistano Zabomba, quis a inspirada Pronomes. Da banda carioca Tono, ouviu um CD disponível na internet e escolheu a derramada “Não Consigo” e o divertido “Samba do BlackBerry”. No aclamado CD

“Nó na Orelha”, de Criolo, encontrou “Freguês da Meia-Noite”. “Se você não correr atrás, não chega onde quer. Não sou de esperar por nada”, justifica Ney, que vem testando essas músicas no show com que viaja desde fevereiro. Ele preferiu chegar ao estúdio com as interpretações mais maduras. De tonalidade pop e rock, o CD tem um Paulinho da Viola nada óbvio, “Roendo as Unhas”, duas composições de Itamar Assumpção, “Noite Torta e “Isso Não Vai Ficar Assim”, e “A Ilusão da Casa”, de Vitor Ramil. Um dos shows do ano, “Atento aos Sinais” poderia ter um caráter retrospectivo, já que neste ano ele completou 40 anos de carreira, iniciada com o lendárioálbumdos“Secos&Molhados”. Só que Ney rechaça autoelogios.Maisaindaaideiadeincluirsucessoscomafinalidadedeafagarseu público. “Não acho que seja obrigado a cantar certas músicas só para agradar.Bis,porexemplo, é uma coisa recente na minha vida”.

pós retirada do antigo piso do Instituto Histórico e Geográfico, na Cidade Alta, sem a devida autorização do Iphan-RN, os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional decidiram embargar as obras de reparos que estavam em andamento na entidade cultural. Feito de ladrilho hidráulico, cujas peças são fabricadas artesanalmente, o piso não era o original mas estava instalado no local há mais de meio século. O superintendente do IphanRN, Onésimo Santos, informou que na tarde da última quartafeira (4) era o prazo para definir se o IHGRN terá de compensar a atitude precipitada. Santos descartou aplicação de multa. A retirada do piso foi motivo de divergências entre membros da atual diretoria do Instituto: Ormuz Simonetti, o vice-presi-

dente da IHGRN, autorizou a retirada sem apoio do presidente Valério Mesquita. Em reportagem publicada dia 28 de novembro aqui nesta TRIBUNA DO NORTE, Ormuz informou que a medida extrema foi tomada para evitar desabamentos. “Havia rachaduras por todo lado e a ameaça real de desabar por completo, muitas partes estavam ocas. Conversei com algumas pessoas e a restauração era difícil de ser feita. O reaproveitamento do material retirado também é inviável”, informou Simonetti na ocasião. O ator Rodrigo Bico postou em seu perfil no Facebook imagens do local feitas no sábado dia 30 de novembro. De acordo com ele, “os auxiliares de pedreiros estavam guardando o piso retirado no jardim. Perguntei se eles estavam jogando no lixo e o rapaz me respondeu que não, que aquela metralha era importante (...) Os trabalhadores limparam o piso junto com os tijolos que estavam na calçada do prédio e os colocaram no jardim do instituto”, escreveu Rodrigo. LENILTON LIMA/CEDIDA

Pedreiros limparam e organizaram parte do piso recuperado

Tribuna do Norte - 05/12/2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you