Page 1

» GABARITO DAS PROVAS DO 1º CONCURSO DA ALRN SERÁ DIVULGADO DIA 9 • NATAL 4

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

Ano 63 • Número 139 • Terça-feira, 03 de setembro de 2013

EXEMPLAR DO ASSINANTE

PROGRAMAÇÃO DA FIFA FAN FEST EM NATAL PODE SER AJUSTADA « VIVER 1 »

« AEROPORTO » Novo projeto dos acessos só fica pronto em 30 dias A revisão do projeto do acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante deve ser concluída em 30 dias. A alteração é necessária porque a obra passa por área de mata atlântica. « PÁGINA 6 »

ALEX RÉGIS

MUDANÇA EM MASSA

A VITÓRIA HOJE SOBRE O OESTE, EM SP, TIRA AMÉRICA DA ZONA DE QUEDA

Para voltar a vencer, Roberto Fernandes terá um time com seis mudanças, sendo três estreias. O ABC recebe o América/MG às 21h50, pela Série B, no Estádio Frasqueirão. « ESPORTES 1 »

« ESPORTES 1 »

‘Mais Médicos’ começa com desfalques no RN « SAÚDE » Pelo menos nos municípios de Natal e Macaíba, a quantidade de profissionais que se apresentou

para o primeiro dia de trabalho do 'Mais Médicos' no RN não foi a esperada. Na capital, das oito vagas para médicos brasileiros, um desistiu e outros dois não chegaram ontem. Em Macaíba, das cinco vagas anunciadas, apenas dois se apresentaram. A coordenação do programa não tem balanço geral do primeiro dia do trabalho aqui no RN, mas aguarda até a próxima quinta-feira a apresentação ou explicações dos faltosos. « NATAL 1 E 2 »

EXEMPLAR DO ASSINANTE

JÚNIOR SANTOS

« INDEPENDÊNCIA » Com ameaças de protestos, militares vão reduzir desfile

« BALDO » Estudo vai alterar preço e data de entrega do viaduto

As escolas estaduais não vão participar do desfile em Natal, e a PM e Aeronáutica - força responsável pelo desfile este ano - garantem reforço na segurança. « NATAL 5 »

As obras de recuperação do viaduto e do canal do Baldo não vão mais ser entregues este ano. A Prefeitura anunciou que está fazendo um estudo que vai apontar serviços adicionais ao planejado, alterando preço e data de entrega da recuperação. « NATAL 8 »

geral Dilma cogita desistir de viagem aos EUA Presidenta vai usar tribuna da Assembleia Geral da ONU para cobrar uma ação contra espionagem dos Estados Unidos. « PÁGINA 7 » A médica Elizabeth Dias Dantas (direita) veio da Suíça para trabalhar na Maternidade das Quintas, em Natal

colunistas

Espera e desinformação

Woden Madruga Manelito dá aula sobre semiárido no Globo Rural. « PÁGINA 2 »

MAGNUS NASCIME3NTO

Eliana Lima TJRN cogita representar criminalmente a governadora. « NATAL 6 »

Negócios e Finanças O mercado aumenta a estimativa para o PIB, pela 1ª vez no ano. « PÁGINA 6 »

« LEGISLATIVO » Governo terá que negociar tramitação de projetos na AL Com a perda de poio político na Assembleia Legislativa, a governadora e seus interlocutores terão que negociar, individualmente, cada proposta, uma vez que a maioria dos deputados se declaram “independentes”. « PÁGINA 3 »

« ESTADO » Funcionários da Saúde e policiais decidem hoje sobre greves

faltam

283

DIAS PARA A COPA

Os servidores da saúde pública do RN, policiais civis e técnicos do Itep decidem hoje os rumos das greves das categorias. Os policiais já descumprem decisão da Justiça que Atraso nas viagens dos ônibus é um dos principais problemas apontados pelos usuários do sistema de transporte de Natal. determinou a volta ao trabalho de 70% do efetivo. « NATAL 7 » Resultado: paradas cheias. Só este ano, 2.819 multas haviam sido aplicadas às empresas por esse motivo. « NATAL 3 »

30

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira,03 de setembro de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

O escritor do futuro

Domingo, teve Manelito (Manoel Dantas Vilar Filho) falando no Globo Rural, dentro de um roteiro sobre a seca devastadora no sertão paraibano. Evidente que o tempo do programa não deu para colocar no ar tudo o que Manelito falou e pensa. E ele fala muito. Mas o pouco que apareceu já valeu como uma aula de catedrático, que ele é e sabe ser. Só que na ampla sala desta universidade permanece vazia dos políticos nordestinos, há séculos. Fui ver depois a entrevista completa no G1 – Economia/Agropecuária, da Globo, já copiando o vídeo para mostrar depois ao pessoal mais chegado. Mas no tempo real do programa, o que foi mostrado na manhã de domingo, tem uma declaração de Manoel que é uma síntese da realidade do semiárido nordestino. Lição perfeita na comparação por ele apresentada. Disse que a média anual de chuva que cai em Taperoá, onde fica a sua fazenda Carnaúba, é a mesma de Paris: 600 milímetros. A diferença é que na capital da França a chuva se estende por 6 meses e no sertão paraibano não passa de dois. Na França é como se aguasse com uma mangueira um jardim, todos os dias, ilustrou Manelito. Prova como distribuição das chuvas nos sertões nordestinos é desigual, irregular. E como dói. O que é que tem a ver a seca de Taperoá com o futuro do es-

O futuro do autor

“A última mesa deste domingo do Café Literário, na Bienal do Rio, reuniu o poeta Ferreira Gullar, o escritor Ruy Castro, a crítica literária Beatriz Rezende e a educadora Tânia Zagury. Planejada para ser uma mesa de memória da Bienal, com quatro decanos do evento, o debate acabou passando por vários temas – com destaque para a discussão sobre o futuro do autor. Depois de uma pergunta da plateia questionando os debatedores se o autor havia virado uma mercadoria, Ruy Castro citou uma notícia de jornal, sobre como seria possível escrever livros baseados em obras já escritas, os chamados fanfics, desde que se remunere o autor da obra original. - Você poderia pegar o começo de “Grande Sertão: Veredas” e escrever outro livro a partir daí. Já ouvi que, no futuro, você não dar um passo fora de casa sem cobrar. O autor vai usar um boné de patrocinador, que nem jo-

critor? Tem muito. Até porque, estou sabendo, Manelito anda escrevendo um livro sobre esses sertões secos. Que é outra coisa que ele sabe fazer bem, dominando também a mesma arte de juntar as palavras, além de criar cabras, ovelhas de raças nativas e vacas e bois Sindi e Guzerá vindas dos sertões da Índia e do Paquistão, quase o mesmo chão daqui. Tudo com a mesma harmonia. Se eu estou misturando todas essas coisas é que, acabando de chegar das Queimadas, li na edição onlaine de O Globo a coluna Prosa que fala da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Tem lá um comentário sobre uma mesa em que se discutiu o futuro do autor. Daí o título lá de cima. Passemos, então, para a Prosa:

gador de futebol – disse Castro, arrancando risos da plateia. O mediador, Ítalo Moriconi, mencionou o fato de algumas pessoas dizerem que, no futuro, a mercadoria das editoras não seria mais o livro, mas o autor. E que, com o crescimento de eventos como a Bienal, o escritor estaria se “profissionalizando”. - A gente está diante de uma perplexidade diante de nossa relação entre o real e o virtual, ainda não sabemos como responder a isso – disse Beatriz Rezende. A educadora Tânia Zagury, que no começo da mesa havia se emocionado ao lembrar suas participações na Bienal, fez piada: - Se um dia um escritor receber para botar um boné, vou dizer que o Brasil progrediu muito – afirmou, rindo. O poeta Ferreira Gullar fez questão de lembrar que fracassos editoriais, como poeta francês Baudelaire, ficaram para a posteridade, enquanto os best-sellers da época foram esquecidos.”

Livro E todos estarão presentes, mais tarde, assim pelas 18 horas, na livraria Saraiva, do Miduei, para pegar o autógrafo do

doutor Paulo Bezerra no seu livro “Cartas dos Sertões do Seridó”. Um bom começo para este setembro literário.

Marcha do tempo Na lousa do Cova da Onça, estava escrito, em letra de imprensa, ontem, 2 de setembro:

“Faltam 15 meses para o fim do governo Rosalba Ciarlini!!!” Sim, com três exclamações!

Política Pelas ribeiras do Potengi, por onde andei no final da

semana, todos acharam natural – porque todos esperavam – o rompimento do PMDB com o Governo Rosalba. As conversas agora se voltam para o partido do deputado João Maia, que seguiria o exemplo do PMDB de Henrique Eduardo, compromissos já assumidos em Brasília. Mestre Ambrósio, em São Paulo do Potengi, acha que a situação do senador José Agripino, presidente do DEM, mesmo partido da governadora, não é confortável. Tem uma pedrinha no sapato.

Cinco estrelas Manchete do Correio Braziliense, de ontem, na expectativa dos últimos julgamentos do mensalão: “Celas reformadas para receber presos ilustres”. É nos arredores do Distrito Federal.

Calçada Um dia, as calçadas de Natal voltaram a ser uso exclusivo dos pedestres. Natalenses ou mosoroenses. A propósito, camelô paga imposto?

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

opinião

O rompimento do PMDB AGNELO ALVES Jornalista

efinindo-se pelo rompimento com o governo da senhora Rosalba Ciarlini, o PMDB buscará, agora, o apoio para um candidato dos seus próprios quadros. De saída, é fatível que conte com a solidariedade de dois outros partidos paradoxalmente conflitados ideologicamente entre si, o PR do deputado João Maia e o PV do suplente de senador no exercício do mandato Paulo Davim. Há quem duvide. Mas o PMDB chega à liça sucessória livre e desembaraçado para conversar com todos os partidos até com o DEM, do senador José Agripino. O rompimento – é bom que se entenda – salvo melhor juízo, foi com o governo da senhora Rosalba Ciarlini e, portanto, com a candidatura dela à reeleição, ainda não afastada definitivamente. Resta saber se o DEM conversa com essa clara restrição e oposição ao governo de sua correligionária. Ocorre uma espécie de fenômeno. O DEM também não está satisfeito com a sua correligio-

D

Brum

nária, a governadora Rosalba Ciarlini, uma quase unanimidade no item de desaprovação de seu governo – oitenta e três por cento, segundo as pesquisas. E não há, tampouco, nenhuma manifestação de parte a parte, nem da governadora e do seu governo e muito menos, até diria, do DEM, fazendo parecer que tudo continua como antes, quando contavam com o apoio do PMDB. A oposição, por sua vez, já tem duas candidaturas em pleno trabalho pessoal de cada uma, a da ex-governadora Wilma Maria de Faria e a do vice-governador Robinson Faria, ambos visitando o interior do Estado em todos os eventos. Wilma não declarandose candidata, mas colhendo manifestações pessoais refletidas nas pesquisas, como anti-Rosalba e Robinson declaradamente candidato, buscando apoio também com a mesma bandeira de oposição. O rompimento do PMDB ainda não tem reflexo na opinião pública, o que só se saberá em pesquisas a partir da segunda metade de setembro e começo de outubro. Não há, ainda, nenhum ato político prático, salvo a demissão

Do ato esperado ao inusitado ainda na incubadora. As conversas começaram timidamente, ainda informais. PV e PR serão solidários mesmo com o PMDB?

de indicados dos peemedebistas para o governo da senhora Rosalba Ciarlini. Vem aí a manifestação do PR do deputado João Maia e o PV do senador Paulo Davim, o que, politicamente, deverá acontecer nos próximos dez dias, sim ou não, positivamente e negativamente. Se a decisão do PMDB foi unânime, a sua consequência será da responsabilidade do partido no seu todo. Em palavras mais claras, oposição? Independência? O rumo eleitoral da sucessão governamental já está sendo traça-

do pelos condutores de partidos. Não se há de esperar maior ou menor velocidade nos acontecimentos antes das seguintes providências: 1 - A tomada de posição do PV e do PR. Do PV cuida o senador Garibaldi. Do PR cuida o deputado Henrique Eduardo. 2 - As pesquisas de setembro, isto é, deste mês, apontarão os caminhos, os nomes, os possíveis candidatos, próprios e de outros partidos. 3 - Os demais partidos que já estão na oposição. As conversas já começaram.

Guerra Brasil X EUA

Estou, sinceramente, assustado com uma possível guerra do Brasil com o apoio da Bolívia e da Venezuela contra os Estados Unidos. Há quem tema que a tríplice aliança – Brasil, Bolívia e Venezuela – ganha a guerra.

Orelha de freira

Quem foi que implantou a frase a respeito do dinheiro do Governo do Estado, comparando-o a “orelha de freira, que ninguém vê nem viu”?

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Atestados (1)

Sabem o que é isso? Arrocho (salarial, serviço, estresse, dificuldades financeiras, dívidas, problemas familiares, e etc. etc.), sem nenhuma perspectiva de melhora. Um efetivo defasado em mais de 4 mil homens! O efetivo existente, sofre, com serviço dobrado, cobrança desmedida, interstício absurdo, salário irrisório, e nada de recompensa!!! Assim, não há tropa que aguente, é hospital ou hospício. elizeu.caetano@yahoo.com.br

Atestados (2)

Anais da política VALÉRIO MESQUITA Escritor

01) O doutor José Varela durante o seu mandato de governador do Rio Grande do Norte, empolgou correligionários e adversários. Ele se explicava: “Sou governador do povo do Rio Grande do Norte”. Terminado o “calvário”, segundo repetia, voltou a clinicar na sua querida Macau. Nova campanha se aproximava. O médico Duarte Filho em Mossoró, alimentando interesse próprio, foi a Macau e tentou persuadir o ex-governador: “José, Mossoró lançou a ideia e Natal aprovou. Você será o nosso candidato ao senado”. O ex-mandatário, ressabiado com a derrota para governador do seu candidato Manoel Varela, com o olhar fixo no nada, sentenciou: “Nem pense fazer-me esse grande mal. A política me deixou fortes raízes de indignação e indiferença. Só quero distância do poder e da podridão que tanto o caracteriza”. Tudo sem sal e sem sabor. E lá se vão 66 anos. 02) Agenor Nunes de Maria, estava de volta à terrinha. Tudo que vira em Brasília o encantara. Queria falar, falar muito. Via, porém, que tinha muito o que aprender. Certa vez, passando os primeiros dois anos, sentindo como a máquina política do Planalto funcionava, ouvia atentamente um famoso senador que citava Lia Luft. Agenor não sabia quem era. Apenas aprendia naquele mundo novo e erudito, pela voz dos parlamentares: “Que a gente viva sem se matar. Que a gente ame sem se Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

Em dado momento, o marujo-feirantesenador, mandou o verbo: ‘Vocês não imaginam a minha alegria nesta hora em que estou pisando o chão de Belém, terra onde Jesus nasceu!’ Os paraibanos se olhavam, sem entender nada” contaminar. Que aprenda sem se enganar e que viva sem se vender!!”. Comentou Agenor - que nessa noite não dormiu direito: “Como pode” – falava aos seus botões –, “se viver assim em Brasília!? Será que eu peguei o avião errado?”. 03) Ainda sobre Agenor Nunes de Maria, depois que aterrissou em Brasília, ele fez de tudo para aparecer na mídia. Missa, batizado, briga de galo, o escambau. Convidou Agenor, ele chegou! Certa feita, dada a proximidade do vizinho estado da Paraíba com o Seridó, o então governador de lá convidou o nosso senador para uma visita especial, onde aconteceria uma série de inaugurações pelo interior. A caravana estava chegando ao então distrito de Be-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

lém do Brejo, banda de música, animando a praça, além de foguetório explodindo em toda parte. No palanque oficial, Agenor “jogava confetes” no anfitrião da festa. Em dado momento, o marujo-feirante-senador, mandou o verbo: “Vocês não imaginam a minha alegria nesta hora em que estou pisando o chão de Belém, terra onde Jesus nasceu!” Os paraibanos se olhavam, sem entender nada do mapa geográfico do parlamentar de São Vicente. 04) Joaquim Inácio de Carvalho Neto, partia do sertão rumo à capital como um corcel desenfreado. Parecia ter com língua de fogo, atingindo a quem cruzasse seu caminho. Em Natal, via rádio, o jornalista Erivan França rebatia seus ataques. “O cavalo doido pensa que com suas bravatas, nos assusta! Escolha as armas e venha para o duelo! Aqui nós mostraremos como lidar com animal bravo. Aqui, costumamos colocar freios, arreios e sela em todo tipo de equinos e fazê-lo trotar pelas avenidas”. Tal e qual, um torneio macabro de impropérios, Carvalho Neto, irado, rebatia: “Meu avô dizia que chaleira, bajulador, deitado é um porco e em pé é um toco. Eu vim para cortar o mal pela raiz e também as asas dos bacuraus agourentos pelo tronco”. Ao final deu zebra. Tanto Carvalho como França foram surpreendidos pelo prazo fatal de validade. Apenas, ficou o estilo, o modelo do duelo político desenfreado que fez escola e seguidores memoráveis depois como: Eugênio Neto, Magnus Kelly e outros.

A falta de perspectiva de ascensão profissional tem corroído o ânimo da tropa. É frustrante olhar para trás e ver, depois de dez ou quinze anos, que oficiais que serviam como aspirante já são capitães, majores ou tenentes coronéis, enquanto muitos continuam soldados. Não seria isso uma porta para os mais diversos problemas psiquiátricos, não deveríamos ver a conjuntura como um todo? skytrigo@yahoo.com.br

Orçamento

Um ministro do Supremo diz uma coisa, o outro diz outra totalmente diferente. Vai terminar o governo do Estado carregando sozinho o peso de cortar despesas na esfera administrativa para se adequar à queda na arrecadação. Enquanto isso, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Assembleia Legislativa se esbaldam em cima de verbas francas, salários astronômicos e muito poder de mobilização, inclusive na mídia e nas instâncias superiores do Judiciário. Pros pobres mortais do Executivo, chumbo grosso nas costas, para os marajás, as benesses do poder. martinsalvador@gmail.com

Saúde

Ninguém quer saber de entraves, desvios, burocracia e LRF que impedem o funcionamento do sistema de saúde. Todos nós queremos ter o direito à saúde garantido e cumprido. marcosasbarbosa@hotmail.com Cartas para esta coluna deverão ter no máximo 40 linhas para cada leitor e endereçadas para a seção Coluna do Leitor - Fone: 4006-6100 FAX: 4006-61224 - Redação/Tribuna do Norte. Email - tribuna@digizap.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Notas & Comentários [colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Contra o pessimismo

Dono de um dos maiores conglomerados do setor têxtil do Brasil, o empresário potiguar Flávio Gurgel Rocha usou ontem as redes sociais para criticar a “onda de pessimismo” que tomou conta do País desde as gigantescas manifestações de rua de junho que derrubaram a popularidade da presidenta Dilma Rousseff. “Que isto amenize essa epidemia de pessimismo doentio: O PIB tem maior alta em 3 anos com avanço de 1,5%”, disse no twitter. Na mensagem havia um link que remetia o internauta a um texto postado no portal IG sobre o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre do ano.

Crescimento A reportagem do IG citada pelo empresário Flávio Rocha informou que houve uma “recuperação expressiva” em vários segmentos, a começar pelo agronegócio, que cresceu 13% em relação a igual período do ano pas-

sado. E mais: que o crescimento brasileiro ficou abaixo apenas do chinês. Estados Unidos, Japão e Reino Unido, por exemplo, tiveram crescimento de 0,6%, Alemanha 0,7%, enquanto a Espanha permaneceu estagnada.

Expansão O Grupo Guararapes, de Flávio Rocha, também teve números expressivos nos primeiros seis meses de 2013. O faturamento ultrapassou R$ 2 bilhões e o lucro líquido do segundo trimestre foi de R$ 93 mi-

lhões, valor 9,3% maior que o registrado em igual período de 2012. Na sexta-feira, Flávio havia também usado o twitter para postar informações sobre o crescimento de 5,2% nas vendas do varejo em julho.

Adesão A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou que vai participar da campanha “Eleições Limpas”. Trata-se de um projeto de iniciativa popular para reforma política. Idealizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o projeto também conta com a adesão da Central Única dos Trabalhado-

res (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Ordem dos Advogados do Brasil. O “Eleições Limpas” defende o fim do financiamento de campanhas por empresas privadas, limite para doação financeira de pessoa física e votação em dois turnos nas eleições de deputados e vereadores.

Votação O projeto de reforma política denominado “Eleições Limpas” apresenta um modelo de eleição para os legislativos (Câmaras Municipais, Assembleias e Câmara dos Deputados) em duas etapas. No pri-

meiro turno, as pessoas votariam em partidos, não em candidatos. Depois, escolheriam os candidatos a partir do número de vagas que cada legenda partidária conquistaria na primeira fase da votação.

É preciso grandeza para colocar os interesses de longo prazo do povo e do país acima das desavenças e pactuar algumas reformas capazes de criar um horizonte melhor, começando pela partidário-eleitoral” FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Ex-presidente da República, em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo

Reposicionamento A situação do procuradorgeral do Estado, Miguel Josino, estava praticamente insustentável no Governo. Com isso, ele ficou na iminência de sair do cargo. Mas o relacionamento teria mudado após ele conseguir uma decisão favorável ao Estado no

Supremo Tribunal Federal. A decisão foi a do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que suspendeu a liminar que determinava a transferência integral dos recursos previstos no Orçamento Geral do Estado para o Ministério Público.

Arrecadação A Folha de São Paulo destacou que o município de Pendências (RN) conseguiu, na Justiça, “o direito de receber royalties de produção marítima de petróleo e gás natural apesar de nenhuma gota de origem marítima passar por seu território”. Desde 2009, a cidade já ganhou R$ 67 milhões. “Quase metade da receita de

Pendências, município de 14 mil habitantes a cerca de 200 km de Natal, vem de royalties provenientes da produção na bacia Potiguar. Royalties são compensações pela produção pagas pelas empresas de petróleo e gás ao governo federal, que repassa parte dos valores a Estados e municípios”, informou a Folha.

Exame A Fundação Carlos Chagas (FCC) vai divulgar o gabari-

to das provas do concurso da Assembleia no dia 9 de setembro, a partir das 14 horas. As informações estarão disponíveis no site www.concursosfcc.com.br.

Restrições Os deputados da base governista na Assembleia

Legislativa do Rio de Janeiro apresentaram um projeto de lei que proíbe a presença de pessoas com os rostos cobertos em atos públicos. A proposta deve ser votada hoje. Não há, por enquanto, iniciativa semelhante no Legislativo do RN.

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

3

Governo perde apoios e terá dificuldades nas votações « LEGISLATIVO » Líder da bancada de situação admite que está em minoria, mas aposta que os deputados vão aprovar os projetos benéficos ao RN saída do PMDB da base de apoio da governadora Rosalba Ciarlini trará dificuldades adicionais para os projetos que estão em tramitação na Assembleia Legislativa e interessam ao Govenro. Se antes as articulações para votações eram em bloco, agora a governadora e seus interlocutores terão que negociar individualmente cada proposta, uma vez que a maioria dos deputados se declaram “independentes”. O líder do Governo na Assembleia, deputado Getúlio Rego (DEM), afirma que antes havia facilidade nas votações, uma vez que o governo tinha ampla maioria. “Evidente que agora há uma inferioridade da base do Governo dentro da Casa. Mas isso (a saída do PMDB) é um fato da dinâmica da política. Certamente, serão geradas dificuldades na aprovação dos projetos”, reconheceu Getúlio Rego. Mas ele disse que pelas declarações dos líderes do PMDB não acredita que o partido votará “contra projetos de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. “Acredito que o PMDB vai continuar contribuindo para que o Rio Grande do Norte cresça e se desenvolva. Esperamos ter a colaboração de todos nos projetos que dizem respeito ao interesse coletivo do Estado”, comentou Getúlio Rego, ressaltando que a oposição não pode ser “exercitada para criar obstáculo ao desenvolvimento do Estado”. A dificuldade pode ser constatada pelos números das bancadas. Atualmente, há dez deputados por partidos que apoiam Rosalba Ciarlini desde a campanha eleitoral de 2010: DEM, PMN, PR e PV. Há seis parlamentares que afirmam ter uma postura de “independência”. Eles estão filiados a legendas partidárias, como PMDB, PDT e PHS. Além disso, os partidos que declaram abertamente que estão na oposição (PT, PSB, PSD e PTB) têm uma bancada constituída por oito deputados.

MAGNUS NASCIMENTO

A

Deputados estaduais devem ampliar o diálogo com o Governo e negociar a votação de cada projeto JOÃO GILBERTO

JOÃO GILBERTO

O plenário da Assembleia sempre foi plural, os deputados têm liberdade para as críticas necessárias”

Esperamos ter a colaboração de todos nos projetos que dizem respeito ao interesse coletivo do Estado”

RICARDO MOTTA

GETÚLIO REGO

Presidente da Assembleia Legislativa

Líder do governo na Assembleia Legislativa

O problema é que há possibilidade de aumento do número de parlamentares na oposição. O deputado Kelps Lima, que tem feito pronunciamentos com críticas ao governo, conseguiu a autorização da Justiça Eleitoral para deixar o PR, atualmente na base aliada, e aderir a outra legenda partidária. O deputado Fábio Dantas, atualmente no PHS, está em situação semelhante. Também recebeu autorização para trocar de partido e tende a se filiado ao PC do B, que está entre as siglas oposicionistas. Além disso, no dia 14 de setembro, o PR decidirá se deixa a base alia-

da para assumiu uma posição de independência. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), tenta minimizar as implicações destas movimentações dos partidos e seus parlamentares. Ele observou que a diversidade do plenário da Assembleia e destacou que a postura dos parlamentares sempre foi em prol do Estado. “O plenário da Assembleia Legislativa sempre foi plural, onde os deputados têm liberdade para se manifestarem, para fazer as críticas que se fizerem necessárias, sempre construtivas. Independente da configuração das bancadas, da quantidade de deputados de situação e de oposição, os interesses do Rio Grande do Norte sempre estiveram em primeiro lugar”, analisou o parla-

mentar. Ele lembrou que em muitos casos o Governo conseguiu aprovar projetos a unanimidade. “Eu acredito que, independente de termos alteração nas bancadas de oposição e de situação, os deputados e deputadas continuarão na linha da defesa dos interesses do povo do Rio Grande do Norte”, analisou Ricardo Motta. O deputado estadual Fábio Dantas (PHS) disse que não acredita em dificuldades maiores do Governo na Assembleia, mesmo com a mudança de postura do PMDB. “O Governo até hoje não teve dificuldade nenhuma na Assembleia. Acho que não muda muita coisa. O que muda é a relação política da governadora, uma questão dela para uma possível candidatura ao Governo”, destacou Fábio Dantas.

O Tribunal Regional Eleitoral concedeu a “justa causa” para o deputado estadual Fábio Dantas deixar o PHS, legenda pela qual foi eleito, sem a punição por infidelidade partidária. A decisão, adotada a unanimidade, teve como relator do juiz Carlos Virgílio. O entendimento do magistrado foi de que no processo ficou configurado que o deputado foi vítima de discriminação no partido, além da “reiterada mudança programática do PHS”, o que enseja a desfiliação sem punições por infidelidade partidária. Com a decisão, o novo destino partidário de Fábio Dantas, que será candidato à reeleição, é o PC do B. Ontem, após conse-

guir a justa causa do TRE, ele já começou a articular novas filiações nos quadros da legenda. Um ex-prefeito de Tangará e dois exvereadores de Natal, que o deputado ainda não revelou os nomes, serão alguns dos novos filiados do PC do B. Fábio Dantas foi o segundo deputado, desta legislatura, a conseguir desfiliação por justa causa. O primeiro foi Kelps Lima que, no primeiro semestre deste ano, deixou o PR, legenda pela qual foi eleito. No caso de Kelps, ele ainda não definiu qual será o novo partido. O deputado confirmou que está em conversas com a Rede, novo partido que será criado pe-

la ex-senadora Marina Silva. “Já recebi convite de outros partidos também, do PMDB, PP, PV, PSDB e de outros”, destacou em recente entrevista.

Infidelidade

Gabinete civil articula aprovação de empréstimo

O Governo Rosalba Ciarlini poderá pedir mais um empréstimo. O secretário chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado já fez um primeiro contato com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), e pediu a intermediação do parlamentar junto aos demais deputados. No entanto, a resposta que ouviu do presidente da Assembleia é que essa articulação deve ser feita pelo próprio Governo. O líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, deputadoestadualGetúlioRego(DEM), afirmou a possibilidade do Governo pedir um novo financiamento ocorre devido a dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado. “Nesse último mês o Governo não teve recurso suficiente para pagar a folha de inativo. Mas quem criou essa dificuldade não foi a governadora, é uma falta de responsabilidade da gestão em governos anteriores que levaram a situação vexatória”, destacou o deputado. Ele analisou que a situação vivida pelo Governo potiguar ocorre também devido a frustração de receita. Getúlio Rego lembrou que o empréstimo chegou a ser posto pelo próprio Governo Federal não apenas a gestão potiguar, mas também aos demais Estados. “O empréstimo seria um dos acenos do Governo Federal para compensar a frustração de receita, que ocorreu com a isenção de IPI feita pelo Governo. Essa (a frustração de receita) é uma realidade de todos os Estados”, destacou o líder da bancada governista na Assembleia. A votação do projeto para autorizar o novo financiamento poderá ser o principal teste para o governo na Assembleia, após o rompimento político do PMDB com a base aliada.

TRE permite Fábio Dantas trocar de partido PMN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), e o deputado Raimundo Fernandes (PMN) estão com processo no Tribunal Regional Eleitoral pedindo desfiliação por justa causa para deixar o PMN. Os dois pretendem se filiar ao Partido Progressista, que hoje tem como presidente estadual o vereador Rafael Motta, filho do de Ricardo Motta.

Ao processo, a defesa dos dois deputados anexou um documento assinado pelo deputado estadual Antonio Jácome, presidente estadual do PMN, que autoriza a desfiliação dos deputados. Embora o partido de origem tenha liberado, o processo dos dois parlamentares tramitará normalmente na Justiça Eleitoral, mas com um rito célere, porque não terá a instrução. Para concorrerem ao pleito de 2014, necessariamente, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes precisam assinar a ficha do novo partido antes de 5 de outubro, prazo final da legislação eleitoral para mudança partidária com vistas ao pleito do ano seguinte.


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

Cláudio Humberto [ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Compromisso de Aécio

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) disse ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), durante o encontro no Recife, que será candidato contra a presidenta Dilma, em 2014, “desde que tenha condições mínimas” para isso, como “o apoio de um partido relevante”, citando o PPS de Roberto Freire. Aécio o tranquilizou: não tentará o apoio do PPS à candidatura tucana, ao menos no primeiro turno.

política

Ministro do STF suspende votação favorável a Donadon « PARLAMENTO » Luís Roberto Barroso acatou pedido de liminar do deputado Carlos Sampaio para anular a sessão do Congresso Nacional FELIPE SAMPAIO

Não tem nada decidido” SERGIO CABRAL Governador(RJ) sobre sua renúncia em dezembro, que já está decidida

Contra Lula, não

Plano B

O socialista Eduardo Campos continua repetindo o mantra de que só tomou uma decisão: não enfrentar uma eventual candidatura de Lula.

Eduardo Campos age como presidenciável, mas tem dito a amigos que “não ficaria ruim” sua eventual candidatura ao Senado.

Palanque duplo

Papo na porteira

Aécio Neves e Eduardo acertaram compartilhar o palanque em Estados onde candidatos majoritários do PSDB e do PSB forem aliados.

A conversa foi tão amistosa que Aécio acertou uma visita de Eduardo Campos e família à fazenda da família Neves em Cláudio (MG).

Espionagem A presidenta Dilma poderia cancelar a visita de Estado a Washington, em outubro, e chamar de voltar “para consultas” o embaixador nos Estados Unidos, Mauro Vieira, como sinais da indignação brasileira

contra a comprovação que ela própria tem sido espionada da Agência Nacional de Segurança do governo Barack Obama. Mas o governo brasileiro fez opção pela “cautela”, tão acovardada quanto suspeita.

Calaboca

Coisa feia...

Em vez de dar “explicações”, o embaixador dos EUA Thomas Shannon parece haver enquadrado o governo, logo pela manhã, no Itamaraty.

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) foi aos EUA mudo e voltou calado. Só ontem contou que suas “ponderações” não foram aceitas.

Chacota americana Cardozo disse que “propôs” condicionar espionagem a “ordem judicial”, mas os americanos não aceitaram. Devem ter gargalhado.

Blindagem Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) desde 1980, Antonio de Oliveira Santos mantém o poder esmagando adversários e no-

meando para órgãos da CNC figurões como o ministro Gilberto Carvalho e Carlos Eduardo Gabas, o “vice-ministro” da Previdência.

Sou da paz

Herança maldita

Está na hora de Lula se oferecer para intermediar o conflito no Oriente Médio: após condecorar o ditador assassino da Síria, Bashar al-Assad, e ser condecorado por ele em 2010, reiterou sua disposição. Vai, Lula.

Em sete meses, Antonio Patriota executou R$ 1,5 bilhão do orçamento do Itamaraty com pessoal, encargos e investimentos. Substituto, Luiz Alberto Figueiredo terá R$ 700 milhões para se virar até o final do ano.

A volta de Adams Isentado pela comissão de Ética Pública e pelo ex-procurador-geral Roberto Gurgel, que não viu crime a ser apurado no caso da Operação Porto

Seguro, o ministro Luís Adams (AGU) se reabilita perante Dilma e volta a ser cogitado para a Casa Civil ou o Supremo Tribunal Federal.

Prioridades

Acordo em Roraima

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) passou mais tempo bajulando o presidente da Câmara, Henrique Alves, na sessão que não cassou Natan Donadon, do que discursando contra o deputado ladrão.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) negociou com Gilberto Kassab substituir Raul Lima por Urzeni Rocha na presidência do PSD, a fim de garantir apoio ao governador José de Anchieta (PSDBRR) em 2014.

Bateu, levou O governador Marconi Perillo (PSDB-GO) entrou com processo contra deputada Íris de Araújo (PMDB), que foi membro da CPI do Cachoeira, por chamá-lo de chefe de quadrilha, em reunião interna do PMDB-GO.

Vendendo frango Funcionários locais do Itamaraty ameaçam nova greve contra a indefinição do regime de salários no exterior: justificam que ganham menos por hora que os da rede KFC, em greve por US$ 15 a hora.

Ministro destacou que deliberação do Congresso ficará suspensa até decisão do mérito pelo STF

ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem decisão da Câmara que preservou o mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), preso em Brasília. Barroso atendeu a um pedido de liminar feito pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). Pela decisão de Barroso, a recente deliberação da Câmara sobre o mandato de Donadon ficará suspensa até que o plenário do STF julgue o mérito da ação movida por Sampaio. Apesar de ser apenas uma decisão liminar, nela Barroso adianta pontos de vista sobre o mérito. Ele disse que a Constituição prevê como regra geral que cabe a cada uma das Casas do Congresso a decisão sobre a perda do mandato do deputado ou do senador que sofrer condenação criminal. “Esta regra geral, no entanto, não se aplica em caso de condenação em regime inicial fecha-

O

do, por tempo superior ao prazo remanescente do mandato parlamentar. Em tal situação, a perda se dá automaticamente, por força da impossibilidade jurídica e física de seu exercício”, disse o ministro. Para o líder do PSDB, Carlos Sampaio, a Câmara tem de acatar a decisão e declarar a perda de mandato de Natan Donadon imediatamente, sem esperar a decisão do Plenário do STF. “Essa liminar fala por si só. O presidente da Câmara tem de agarrar essa possibilidade e imediatamente declarar a perda de mandato do deputado Natan Donadon”, disse. Na opinião do líder, o presidente errou ao levar a cassação ao Plenário e, agora, diante da decisão do STF, deve corrigir o erro. O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), também defendeu a posição do PSDB. Bueno disse que vai ingressar com requerimento cobrando da Mesa a de-

claração de perda do mandato e levará a proposta para debate na reunião de líderes de hoje. Já na opinião do líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), a Câmara só poderá agir diante da decisão final de todos os ministros do STF. “Não podemos descartar mudança de posição pelo Plenário do STF a respeito de liminar de algum ministro. Isto já ocorreu outras vezes”, afirmou Chinaglia. Ele ressaltou que a atual composição do STF, inclusive com o ministro Barroso, já decidiu que cabe à Casa, Câmara ou Senado, votar a perda do mandato. Ele se refere ao caso do senador Ivo Cassol, condenado pelo Supremo Tribunal Federal em processo relacionado a licitações públicas no tempo em que foi prefeito de Rolim de Moura, em Rondônia. “Não compactuaria com decisão que apequenasse a Câmara, ainda que ela própria tenha se apequenado”, afirmou Chinaglia.

« PROCESSO »

Nova decisão cancela propaganda do Estado juiz de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, concedeu um prazo de 30 dias para que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) informe se foram adotadas as providências para o funcionamento dos serviços de Pronto-Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no hospital do município. A decisão se reporta a Ação Civil Pública interposta desde 2012 pelo Ministério Público. O magistrado suspendeu ainda – e pela segunda vez – as propagandas pagas pelo Estado. A medida se dá 48 horas após o desembargador Cláudio Santos haver determinado o cancelamento de ordem semelhante, quanto aos repasses da publicidade. Na ocasião anterior, Marcus Vinícius suspendeu o pagamento da propaganda do Executivo até que fosse garantida cirurgia a uma paciente com câncer. O juiz rememorou, ao fundamentar a decisão, que precisou bloquear verbas em várias ocasiões, para que as determinações oriundas da Ação Civil Pública fossem cumpridas. Desta vez, a multa pessoal para a governadora, em caso de descumprimento, é de um milhão de reais. O secretário de Comunicação Social do Estado também será intimado para que envie à Vara Cível de Currais Novos, em um prazo de 10 dias, relação de todas as empresas que recebem valores do Governo, com ênfase para as Agências de Publicidade. “Devendo providenciar, também, a suspensão de repasses”. Uma fonte jurídica ligada ao Estado questiona a decisão do magistrado. Segundo ele, essa não é uma medida autorizada em lei. “Além do mais é uma forma de pressão que não é regular no ordenamento constitucional”, frisou. Ele disse que esta é uma interferência nos Poderes, que são independentes. “Como é que se altera um orçamento de uma rubrica (no caso, Comunicação) para regularizar serviços de saúde. Essa autoridade é do legislativo e não do Judiciário”, disse.

O


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

economia

Perspectiva é de inflação e juros maiores neste ano « ANALISTAS » Projeção do mercado financeiro para a inflação em 2013

subiu de 5,80% para 5,83%. A taxa básica de juros também deve subir rasília (AE) - A projeção de instituições financeiras para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este ano, subiu de 5,80% para 5,83%. Para 2014, a estimativa foi mantida em 5,84%. As projeções são de pesquisa feita pelo Banco Central (BC), o boletim Focus, divulgado semanalmente.Analistas do mercado financeiro estão mais céticos em relação à redução da inflação em 2013 e 2014 e um grupo maior já acredita que o Banco Central precisará continuar a trajetória de alta dos juros, iniciada em abril, até meados de 2014. Com isso, aumenta a perspectiva de, às vésperas da eleição presidencial, a taxa básica – a Selic - estar na casa de 10% ao ano, o que quebraria a promessa da presidente Dilma Rousseff de que a Selic não voltaria “aos dois dígitos do passado”. A pesquisa Focus mostrou que analistas ajustaram as planilhas para cima, para uma taxa de 9,75% ao fim de 2014. A corrente dos economistas que contam com uma taxa mais próxima de 10% no fim de 2014, no entanto, é crescente. Uma das casas que já apostam na volta dos dois dígitos é o Banco Cooperativo Sicredi. De acordo com o economistachefe, Alexandre Barbosa, a Selic subirá para 9,5% em outubro e encerrará 2013 em 10%, devendo

ALEX RÉGIS

B

Os alimentos ajudaram a puxar a inflação para cima neste ano: tendência é de cenário ainda pior

chegar ainda no primeiro trimestre do próximo ano à marca de 10,25% ao ano. “Há efeito da alta do câmbio para a inflação e uma parte disso acaba sendo permanente, com repasse para outros contratos”, considerou. Segundo Barbosa, o BC precisa continuar a agir para evitar que a inflação estoure o teto de 6,5% da meta em 2014. “Será muito difícil ter uma Selic mais baixa, a taxa de 9,75% ao ano já é piso”, afirmou. Ontem, a pesquisa do BC mostrou uma deterioração generalizada das estimativas para a inflação, independente do índice que se escolha. “De fato, com

o câmbio caminhando para um nível mais depreciado, o mercado continuou revisando para cima as projeções de inflação para 2013 e da taxa Selic para 2014”, disse o diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros.

PIB

Outro ponto que chamou atenção na Focus foi a interrupção de um ciclo de revisões para baixo das previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Desta vez, ao contrário, a estimativa passou de 2,20% para 2,32% em reação ao

surpreendente avanço de 1,5% no segundo trimestre do ano, informado na sexta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A avaliação, porém, é a de que nem todas as casas tiveram tempo de apresentar ao BC as novas contas para essa variável a tempo de participar da pesquisa divulgada ontem e a tendência é de uma nova alta na Focus do dia 9. A consultoria GO Associados, por exemplo, afirmou que ampliou a perspectiva para o crescimento brasileiro este ano de 2,2% para 2,6%, depois do resultado anunciado pelo IBGE.

5

« PIAUÍ »

« EX-BILIONÁRIO »

Aneel confirma queimada como causa do apagão no NE

‘Forbes’ destaca perdas de Eike Batista

rasília (AE) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou,ontem, que a ocorrência de queimadas na fazenda Santa Clara, no interior do Piauí, causou o apagão em toda a Região Nordeste por algumas horas na quarta-feira passada, 28. De acordo com o órgão regulador, uma inspeção feita sexta e sábado, 30 e 31, constatou "falta de limpeza" das faixas, o que contribuiu para que a vegetação atingisse um "porte inadequado" no local. "Em virtude das evidências de que a queimada da vegetação causou os desligamentos, a Agência instruirá os consequentes processos administrativos para a determinação das responsabilidades e punições previstas na regulamentação setorial", cita. O texto destaca que a fiscalização da Aneel inspecionou as faixas das linhas de transmissão de 500 kV Ribeiro GonçalvesSão João do Piauí. A operação foi para identificar as causas dos desligamentos e acompanhada por técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema (ONS). As linhas de transmissão Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí são operadas pelas concessionárias Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e Interligação Elétrica Norte Nordeste (Ienne), informou a Aneel.Procurada, a Taesa não respondeu a e-mail, após tentativas de contato por telefone. A Ienne não foi localizada.

ão Paulo (AE) - A revista Forbes, dos Estados Unidos, afirmou ontem que o empresário brasileiro Eike Batista “deixou, oficialmente, de ser um bilionário”. Após aparecer na lista da Forbes como o sétimo homem mais rico do mundo em 2012, com uma fortuna de US$ 30 bilhões, agora o patrimônio de Eike é calculado pela revista em menos de US$ 900 milhões. “Boa parte da fortuna estimada de Eike está em ações da suas seis companhias listadas em bolsa, sendo que todas estão em estágios pré-operacionais e ainda não apresentam lucro. Isso significa que ele poderia, eventualmente, ver sua riqueza cair ainda mais, já que ele teria comprometido sua fortuna pessoal para garantir empréstimos com bancos brasileiros”, diz o jornalista Anderson Antunes, num artigo publicado na página da Forbes na internet. A revista afirma que Eike poderia evitar o colapso do império usando a Lei de Falências do Brasil para reorganizá-lo, mas isso resultaria em anos de batalhas judiciais. A Forbes lembra que o empresário prometeu, num artigo publicado em julho, que não deixaria de pagar “um centavo” das dívidas. “Isso, certamente, não o transforma num herói. Ele, provavelmente, não conseguirá cumprir suas enormes promessas e muita gente já perdeu dinheiro por acreditar nele”, diz o texto.

B

S


6

economia

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013 TN ONLINE

Gabarito para provas da Polícia Rodoviária Federal já está disponível.

DÓLAR COMERCIAL

EURO TURISMO

Compra: R$ 2,3730 Venda: R$ 2,3750

Compra: R$ 3,0230 Venda: R$ 3,2570

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,3300 Venda: R$ 2,4870

blog.tribunadonorte.com.br/tnconcursos/

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE [ laf@tribunadonorte.com.br]

Inversão de expectativa

O mercado aumenta a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto), pela primeira vez no ano. Desde fevereiro, segundo o Boletim Focus, o mercado não se apresentava tão otimista como agora, ao projetar uma alta de 2,32%. O crescimento da economia do país no segundo semestre veio acima das expectativas dos investidores, com alta de 1,5% no segundo trimestre, a maior alta desde o começo de 2010. Porém, a previsão do PIB para o próximo ano foi reduzida, de 2,40% para 2,30%. Já a previsão de inflação, medida pelo IPCA, subiu de 6,08% para 6,12%.

TELEFONES ÚTEIS

SALÁRIO MÍNIMO

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 3,6863 Venda: R$ 3,6913

R$ 678,00

TAXA SELIC 9%

NA TN ONLINE

À espera de revitalização, Hotel Reis Magos tem estrutura deteriorada na Praia do Meio. Veja galeria de fotos.

www.tribunadonorte.com.br

Revisão de projeto deve ser concluída em 30 dias « AEROPORTO » A revisão do projeto de um dos acessos ao Aeroporto de

São Gonçalo é necessária porque há mata atlântica no meio do percurso FOTOS:EMANUEL AMARAL

TRIMESTRE Como vem acontecendo nos últimos, o PIB deve desacelerar no terceiro trimestre de 2013 (julho/setembro). Segundo analistas, o PIB do terceiro trimestre deve ficar perto de zero. Esse “fraco” desempenho não altera a previsão para o PIB fechado de 2013.

Energia

Ônibus

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o consumo de energia no sistema nacional alcance 63.357 megawatts (MW) médios, agora em setembro. O volume representa um aumento de 5% em relação a igual período do ano passado. O consumo de eletricidade, um forte indicador de crescimento econômico, foi de 5,1% em julho, comparado com igual mês de 2012 e puxado principalmente por setores como o comércio e residências. Os maiores aumentos foram registrados no Centro-Oeste (11%), Nordeste (6,9%) e Norte (6,8%).

Enquanto as licitações das linhas de ônibus municipais se arrastam em todo o País e, em Natal não é diferente, o Governo Federal anuncia a licitação de mais de duas mil linhas interestaduais. O vencedor do leilão será o que apresentar o menor valor da tarifa, segundo os critérios da Agência Nacional de Transportes Terrestres que vai leiloar 2.110 linhas, em abril de 2014. As linhas foram distribuídas em 16 grupos e 54 lotes e têm estimativa de demanda de 54,3 milhões de passageiros.

SALÁRIO O reajuste para os funcionários públicos federais terá

mais R$ 909,4 milhões, na proposta orçamentária de 2014. O reajuste será aplicado para novas "reestruturações remuneratórias", mas apenas para os funcionários do Executivo.

Debate sobre o ambiente Hoje e amanhã, o Idema e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em parceria com diversas outras entidades, promovem a partir das 8 horas, a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. Na pauta de discus-

sões a política nacional de resíduos sólidos e suas possíveis alterações para adequação no Rio Grande do Norte. A conferência acontecerá no Hotel Praiamar e toda a sociedade é convidada a participar dos debates.

COMÉRCIO A Comissão Europeia alertou que o Brasil e a Argen-

tina seguem aplicando um grande número de medidas restritivas ao comércio, por isso pediu mais esforços globais para combater o protecionismo e apoiar o "frágil" crescimento econômico mundial. O estudo identificou, no período entre 1º de maio de 2012 e 31 de maio de 2013, cerca de 150 novas restrições enquanto apenas 18 medidas desse tipo deixaram de existir.

Avicultores potiguares, cearenses e paraibanos estiveram reunidos ontem, com lideranças políticas, numa discussão para o fortalecimento da atividade nos três estados, também atingidos pela grave seca desde o ano passado. Apesar do apoio de empresas integralizadoras os empresários de criação de aves de corte e de poedeiras sofrem a concorrência de grandes empresas nacionais. Um dos principais problemas é o aumento de custo da ração (milho) e da mão de obra.

1

O déficit da balança comercial, na visão de analistas é conjuntural e se deve a importações de petróleo, para atender o mercado interno, enquanto o Brasil não aumenta a sua produção nos próximos anos. Em agosto a balança fechou com superávit de US$ 1,226 bilhão, o menor resultado para o mês desde 2001. Com isso, a balança comercial brasileira registra déficit de US$ 3,764 bilhões de janeiro a agosto.

2

Enquanto Natal perdeu vários voos internacionais, a American Airlines passa a operar seis voos por semana para o Recife e mais um de São Paulo para Los Angeles. A empresa aérea americana acrescenta um voo a mais entre a capital pernambucana e Miami a partir de 21 de novembro. Com isso, apenas às segundas-feiras não haverá o voo direto para os Estados Unidos partindo do Recife. Hoje esse voo tem 80% de ocupação mínima.

3

CONCURSOS O Governo federal prevê 66.678 novas vagas para o setor público em 2014. Do total previsto, 6.001 estão ocupadas hoje por terceirizados. O custo da empreitada aos cofres do Tesouro Nacional será de R$ 3,1 bilhões, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual. AGU: 78 vagas de procurador com salário. A UFRN também lança concurso público para prenchimento de vagas de professor em diversos departamentos.

PROJEÇÃO A rede de fast-food Pittsburg investe em seu projeto

de expansão com o objetivo de chegar a todo o país. A proposta é chegar a um número de 40 lojas até o fim de 2014. Além das lojas no RN, Paraiba, Sergipe, a rede inaugura em breve franquias nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. No site oficial www.pittsburg.com.br os empresários interessados encontram mais informações de como ser um franqueado.

Obra de construção do acesso norte ao Aeroporto: Construtora voltou ao trabalho ontem, após dois dias parada por causa da chuva

Os acessos foram licitados em 2010 e as obras deveriam ter começado em outubro de 2011, com previsão de conclusão em 15 meses. A construção, no entanto, só foi iniciada neste ano

A necessidade de revisão do projeto pode provocar atraso no cronograma, mas não impediu a realização de obras até o momento, diz a EIT Engenharia, responsável pela construção dos acessos. A empresa voltou a trabalhar ontem na obra. Os serviços, que agora se concentram em dois pontos do acesso norte, chegaram a ser interrompidos por dois dias, em função das chuvas. A empreiteira, que assumiu o projeto em agosto deste ano, após a desistência da Queiroz Galvão, disse ter recebido autorização para desmatar o trecho

de mata atlântica detectado pelo Idema, mas não soube informar de que órgão partiu a autorização. Segundo Dorian Carlos, diretor regional da EIT Engenharia, máquinas começarão a trabalhar no trecho – que fica a poucos metros do canteiro de obras - ainda esta semana. Segundo Jamir Fernandes, diretor geral do Idema, a autorização não partiu do órgão nem poderia ter partido da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo do Amarante, que não tem autonomia para fazer isso. A Secretaria de São Gonçalo foi contatada, para confirmar se havia liberado o desmatamento mesmo sem o aval do Idema, mas o secretário Hélio Duarte se negou a falar com a equipe de reportagem. A TRIBUNA DO NORTE também ligou inúmeras vezes para o assessor de imprensa do Município, para checar a informação, mas ele não atendeu as ligações. O Idema, segundo Jamir, definirá amanhã se autorizará o desmatamento do trecho de mata atlântica ou se permitirá que a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo realize um desvio e altere o percurso. “Pode-se desmatar mata atlântica, se for para uma atividade de interesse público-social, como no caso de uma estrada. Agora se há uma alternativa, o ideal é que não se desmate o bioma”, afirmou Jamir.

rada. Só não me recordo quando. Agora se o DER não autorizou a EIT, tem que confirmar isso com o DER”, afirmou Jamir Fernandes, diretor geral do Idema. Além de terraplenar e construir a estrada, a empreiteira ainda terá que construir uma ponte – so-

bre o Rio Potengi - no percurso. A construção do equipamento, segundo a EIT, não comprometerá o prazo de conclusão, porém. Os entraves que rondam os acessos são alvo de preocupação do consórcio, das companhias aéreas, e da Secretaria Nacional

de Aviação Civil. O receio de todos eles é que o aeroporto, que deve começar a operar em abril de 2014, fique ilhado. Os acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante totalizarão 33,27 quilômetros em pista dupla e estão orçados em R$ 73 milhões.

ANDRIELLE MENDES Repórter

revisão do projeto executivo de engenharia para a via de acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante deve ser concluída em 30 dias. O prazo foi fixado ontem pelo diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Demétrio Torres. O órgão, que é vinculado ao governo do estado, confirmou na sexta-feira (30) que o projeto deveria passar por uma revisão. A alteração seria necessária porque o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) detectou uma área de três hectares de mata atlântica no meio do percurso. O bioma é protegido pela Lei da Mata Atlântica, segundo o Idema. O governo do estado teria sido informado sobre o problema desde 2012. A licitação para contratação da empresa que revisará, adequará e detalhará o projeto do acesso, foi publicada na última quinta-feira no Diário Oficial do Estado - três anos após o governo ter assinado o contrato para construção dos acessos. Ontem, a reportagem procurou o DER por meio da assessoria de imprensa, mas foi informada de que o diretor do órgão e único porta-voz indicado para tratar do assunto não poderia conceder entrevista nem pessoalmente nem por telefone, para dizer se a empresa que re-

A

A existência de mata atlântica no percurso deve exigir mudança

 O QUE O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá contar com dois acessos: um norte que passa pela BR-406, ligando o empreendimento à zona Norte e ao litoral Norte - e um sul, que passa pela BR-304, na altura do município de Macaíba

QUANDO

visará o projeto já foi contratada e quando iniciará a revisão. No início da noite, Torres atendeu, mas disse que não daria entrevista por telefone.

Obra

Acesso sul ainda não começou a ser construído O acesso norte não é o único que está atrasado. O acesso sul, que passará por Macaíba, ainda não começou sequer a ser terraplenado. Segundo a EIT, falta a licença para iniciar a obra. O Idema, por sua vez, diz que já liberou a licença em nome do DER. “A licença foi libe-


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

geral

Dilma articula reação contra EUA « ESPIONAGEM » Presidenta vai usar tribuna da Assembleia Geral da ONU para cobrar uma ação internacional contra violação de telefonemas e correspondências eletrônicas rasília (AE) - Irritada com a revelação de que foi alvo de monitoramento por parte da Agência Nacional de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), a presidenta Dilma Rousseff ameaça agora cancelar a visita oficial àquele país, prevista para outubro. Antes disso, Dilma usará a tribuna da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no próximo dia 24, em Nova York, para cobrar uma ação internacional contra a violação de telefonemas e correspondências eletrônicas. A presidenta cogita até mesmo chamar de volta o embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Mauro Vieira, caso o colega Barack Obama não dê "explicações convincentes" nem se desculpe pela espionagem da NSA. Tanto o cancelamento da visita oficial aos EUA como a retirada do embaixador representariam uma crise diplomática sem precedentes. Dilma não tomou decisão final e ainda avalia a conveniência desses gestos. Na tentativa de articular um protesto de peso, a presidenta levará o assunto à reunião do G20 - grupo de países mais poderosos do planeta -, que ocorrerá nesta semana em São Petesburgo, na Rússia. Ela também montará uma estratégia contra a bisbilhotagem norte-americana no encontro dos Brics, fórum formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O tema foi discutido ontem, por Dilma em reunião com sete ministros, no Palácio do Planalto. A portas fechadas, ela avaliou que o monitoramento norte-americano deve ter objetivos comerciais. Uma das suspeitas envolvem até mesmo as reservas de petróleo do pré-sal, além dos lobbies da indústria armamentista. O governo avalia a possibilidade de enviar missões a outros países para verificar como o problema do monitoramento das comunicações vem sendo tratado. "Se podem espionar uma presidenta da República, imagine o que fazem com um cidadão e com uma empresa?", afirmou Dilma, de acordo com relato de dois participantes do encontro. "Ninguém está a salvo." Mais tarde, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,

VALTER CAMPANATO/ABR

B

Turbulência em voo da TAM deixa 15 feridos São Paulo (ABr) – Quinze pessoas ficaram feridas no início da madrugada de ontem, durante o voo JJ8065 da TAM, procedente de Madri com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Elas passaram pelo posto médico do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, onde o avião fez pouso de emergência. Duas das vítimas, uma colombiana e outra peruana, continuam internadas com traumatismo cervical. O voo tinha 168 passageiros. Onze feridos foram levados para o Instituto José Frota na capital do Ceará.

Estudante pode esclarecer crimes

Eduardo Cardozo, da Justiça, e Luiz Alberto Figueiredo Machado, das Relações Exteriores, falam sobre medidas adotadas pelo governo

GOVERNO ACELERARÁ E-MAIL CRIPTOGRAFADO Brasília (AE) - Como uma resposta às denúncias de espionagem de dados de cidadãos brasileiros por agências de inteligência dos Estados Unidos, o governo pediu aos Correios que acelerem o desenvolvimento de uma ferramenta de e-mail criptografado e gratuito para a população. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 2, pelo secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. O secretário acrescentou que esse serviço deverá ser remunerado por meio de anúncios, como o modelo de negócios consagrado pelo Google. “Os Correios já trabalham há bastante tempo com certificação digital e criptografia. Daí para um serviço de e-mail de massa, com essas características, é fácil”, avaliou Lins. O secretário executivo admitiu, no entanto, que o custo de implantação dos sistemas e de um datacenter deve ser algo e, por isso, o lançamento da ferramenta ainda não tem um prazo definido, pois dependerá das condições de mercado. Embora a criptografia sirva para proteger os dados dos cidadãos, a atual arquitetura mundial da internet continuará forçando que o tráfego de pelo menos parte desses e-mails ainda passe pelos Estados Unidos.

adotou o mesmo tom ao dizer que, se confirmada, a denúncia de interceptação da correspondência eletrônica do governo representa fatos "inadmissíveis" e "muito graves", não condizendo com as relações de parceria entre Brasil e Estados Unidos. "O que chama mais a atenção é que a violação de sigilo atingiu a chefe do nosso governo", insistiu Cardozo. "Se violação do sigilo atingiu a presidente, o que não dizer de cidadãos brasileiros e de outras empresas?"

Em Washington, a administração do presidente Barack Obama disse ontem, que o governo americano não comentaria publicamente as acusações de que o país espionou comunicações da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do México, Enrique Peña Nieto. Segundo a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden, Washington responderá a seus "parceiros e aliados" por meio de canais diplomáticos.

Líder do governo no Senado defende CPI da espionagem

Brasília (AE) - O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), apresentou ontem, à Mesa Diretora da Casa, um requerimento com voto de censura contra o governo norteamericano e à Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês). O parlamentar também defendeu a “imediata” instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Espionagem. A reação do líder do governo ocorre horas depois de uma reportagem veiculada neste domingo, 1º, pelo programa Fantástico, da TV Globo, mostrar que em documentos da NSA, classificados como ultrassecretos, a presidente Dilma Rousseff aparece como alvo de espionagem. “Creio que chegou a hora de nós do Parlamento darmos um voto de censura a essa postura da agência de informações americana e do governo americano, bem como estabelecer a instalação imediata, nesta terça-feira, 3, da nossa CPI, para que possamos compreender e comprovar até onde houve a extensão dessa invasão de soberania por par-

te dessa agência em nosso País”, disse Braga após apresentar no plenário o requerimento com o voto de censura. A CPI citada pelo senador deve ser instalada nesta terçafeira no Senado. De autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a principio, tem como objetivo investigar as denúncias de monitoramento de e-mails e telefonemas pelos Estados Unidos no Brasil. Da tribuna, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga, também defendeu que organizações internacionais como a das Nações Unidades adotem as devidas providências. “Diante dessa demonstração de autoritarismo e de intolerância, só nos resta, no plano interno, adotar providências capazes de garantir a segurança do tráfego das informações em nosso território e, no plano externo, recorrer à Organização das Nações Unidas e outras instituições multilaterais, ligadas à estruturação das relações internacionais, para que elas atuem com urgência”.

« SAÚDE » Médicos selecionados para reforçar assistência não aparecem no primeiro dia de trabalho e governo pode chamar mais estrangeiros na segunda etapa do programa

B

« AVIAÇÃO »

« CHACINA »

Brasileiros faltam ao Mais Médicos rasília (AE) - A estreia do programa Mais Médicos foi adiada em várias partes do País pela falta de profissionais no primeiro dia de trabalho. Embora o cronograma oficial estabelecesse a segunda-feira como o dia em que 1.096 profissionais deveriam se apresentar para o início das atividades, em várias regiões os médicos não apareceram. O Ministério da Saúde não tinha estimativa das ausências. Em Brasília, dos 15 profissionais inscritos, nove se apresentaram. A subsecretária de Atenção Primária de Saúde do governo do Distrito Federal, Rosalina Aratani Sudo, atribui o alto índice de ausência à falta de interesse de parte dos profissionais. "A leitura que se faz é que eles se inscreveram sem convicção sobre se, de fato, gostariam de integrar o programa", disse. Na cidade de Araguaina, Tocantins, a estreia do programa também foi frustrada. Dos quatro médicos esperados, apenas um se apresentou. Dois disseram

7

que não viriam e outro, que perdera o avião. "Vamos esperar esta semana. Mas a esperança que eles apareçam é quase nula", afirmou o superintendente de Atenção Básica da cidade, Osmar Negreiro Filho. Para a cidade de 160 mil habitantes a prefeitura havia requisitado oito profissionais. "Se eles não vierem, vamos reforçar o pedido para o ministério. O mais provável é que, num segundo momento, as vagas sejam ocupadas por médicos cubanos", completou. Em Imperatriz, no Maranhão, o placar de ausência foi semelhante ao de Araguaina. Dos quatro inscritos, apenas um compareceu. "Está claro que essa ausência em massa é fruto do boicote feito pelos médicos. Eles se inscreveram, mas sem interesse verdadeiro em integrar o programa", disse o coordenador de atenção básica do município, Anderson Gomes Nascimento. Na cidade baiana de Feira de Santana, também quatro médicos foram selecionados e somen-

te um se apresentou. "Um deles afirmou que seu registro não está valendo e outro, que não tem disponibilidade de tempo", disse Valdenice de Queiroz Costa Rodrigues, responsável pela atenção básica do município. "A nossa sorte é que não anunciamos para a população a chegada dos profissionais, justamente para não criar expectativas." O Ministério havia fixado, num comunicado às secretarias municipais, esta segunda-feira como prazo para a apresentação dos profissionais que integram o programa. O início das atividades, no entanto, ficaria a critério de cada prefeitura. Em Brasília, por exemplo, os médicos inscritos devem passar por dois dias de treinamento. As prefeituras têm até dia 12 para informar quantos médicos de fato ingressaram no programa

+

MARCOS DE PAULA/EC

« ITÁLIA » Brasileira é achada morta em escritório São Paulo (AE) - A mineira Marilia Rodrigues Martins, de 29 anos, foi encontrada morta na noite de sexta-feira, no escritório da empresa onde trabalhava na cidade de Gambara, norte da Itália. O corpo de Marilia, que estaria grávida de seis meses, foi achado por um superior, que afirma ter sentido cheiro de gás. A promotoria de Brescia trata o caso como homicídio. Natural de Uberlândia/MG, Marilia foi morar na Itália com a mãe, que já retornou para o Brasil. Autoridades italianas acreditam que o gás tenha vazado de uma caldeira. A vítima tinha ferimentos no rosto e na nuca que não poderiam ter sido causados por uma queda acidental.

« SÃO PAULO » Quadrilha amarra explosivos em refém

NATAL 1 E 2

Primeiros profissionais do Mais Médicos se apresentam no RN

São Paulo (AE) - A Polícia Militar de Goiás encontrou e apreendeu a adolescente Hélen Martins, de 16 anos, desaparecida desde o dia 19 de agosto. Hélen é considerada testemunha essencial para esclarecer a morte de quatro colegas, executados a tiros, em Aparecida de Goiânia, cidade vizinha da capital Goiânia. A Secretaria de Segurança Pública do Estado confirmou ontem que a jovem foi encontrada, mas não deu mais informações sobre a apreensão. A jovem e os quatro amigos estudavam no mesmo colégio. A principal suspeita de familiares das vítimas é de que o namorado de Hélen, que está foragido, tenha assassinado os jovens.

Médico Rafael Dutra chega para trabalhar em posto de Realengo

São Paulo (AE) - Um funcionário de uma empresa de ônibus na zona oeste de São Paulo foi feito refém com explosivo no corpo colocado por criminosos que ameaçaram a ele e sua filha. Os ladrões levaram R$ 48 mil da Viação Transpass, no Jaguaré. “Fiquei desesperado. Disseram que iriam explodir a mim e a minha filha”, disse o conferente Manoel Domingos de Araújo, de 55 anos. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi até o local e confirmou que o material era explosivo, sem especificar o tipo de bomba. O equipamento foi destruído pelos policiais. Araújo trabalha no setor de contabilidade da empresa e tinha acesso ao cofre da companhia.


8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

geral

SUS inclui catapora em calendário de vacinação

« ESTADO DE GUERRA »

Franceses acusam regime sírio por ataque químico

« SAÚDE » Público-alvo nesta fase é formado por crianças até 15 meses de idade que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral rasília - A partir deste mês o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer imunização contra catapora no calendário nacional de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a tetra viral uma atualização da tríplice viral - irá imunizar contra caxumba, sarampo, rubéola e varicela, mais conhecida como catapora. Até hoje, a imunização gratuita contra a doença era feita somente em casos de surto e em locais específicos. Uma dose na rede particular de saúde custa, em média, R$ 150. A nova vacina será aplicada em duas doses: a primeira quando a criança completar um ano e a segunda aos quatro anos de idade. A incorporação da doença ao Programa Nacional do Ministério da Saúde foi possível a partir de uma parceria firmada com um laboratório privado britânico, em agosto do ano passado, que permite a produção nacional da tetra viral. Com a inclusão da vacina, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por catapora. “Com apenas uma injeção o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 9 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 100 óbitos. Além disso, facilita o trabalho dos profissionais e traz economia, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro Alexandre Padilha. Com a tetra viral, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no Calendário Nacional Vacinação.

ALDAIR DANTAS

B

Vacina que será distribuída de graça nos postos de saúde custa R$ 150 nas clínicas particulares

Com apenas uma injeção, o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças” ALEXANDRE PADILHA ministro da Saúde

Foram investidos R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano que já foram enviadas para os estados. A população deve se informar no posto de saúde mais próximo para saber se a vacina tetra viral já está disponível. Isso por-

que alguns municípios ainda estão adequando a rotina à nova vacina, por causa da necessidade de capacitação dos profissionais para administração da dose ou pela dificuldade de distribuição para as salas de vacina em locais de difícil acesso. A previsão é que todas as 34 mil salas de vacinação distribuídas no Brasil estarão ofertando as doses até o final do mês. A vacina tetra viral é segura tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.

Parcerias

A produção nacional da vacina tetra viral é resultado da parceria para transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK). Nos acordos de transferência de tecnologia, firmados pelo Ministério da Saúde, a produção se dá por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), feito com os laboratórios públicos. Nessa parceria, os laboratórios da rede privada, são responsáveis por produzir o princípio ativo e transferir a tecnologia. Como contrapartida, o governo garante exclusividade na compra do medicamento por cinco anos. Esta é a sétima parceria entre o laboratório privado GSK e o laboratório público Bio-Manguinhos.

Relatório do serviço secreto da França culpa Bashar al-Assad pelo ataque de 21 de agosto aris (AE) - Os serviços franceses de espionagem afirmaram ontem que seus analistas concluíram que o governo sírio “fez uso em massa de agentes químicos” no ataque da madrugada de 21 de agosto contra um subúrbio de Damasco, provocando a morte de centenas de pessoas. Ainda segundo a avaliação dos serviços secretos da França, o governo da Síria poderia realizar ataques similares no futuro. Quase simultaneamente ao relatório, o jornal francês Le Figaro divulgou em sua página na internet trechos de uma entrevista exclusiva com o presidente da Síria, Bashar Assad. Ele desafiou os EUA e a França a apresentarem provas que sustentem a acusação de que o governo sírio usou armas químicas contra população civil, usada por ambos para justificar a necessidade de intervenção militar. Na avaliação do presidente sírio, os líderes dos dois países “foram incapazes de fazê-lo, inclusive perante seus próprios povos”. Em uma sinopse divulgada ontem, a espionagem francesa diz que pelo menos 281 mortes podem ser atribuídas ao ataque de 21 de agosto. A contagem baseiase em dezenas de filmagens feitas depois do ataque em Ghouta. Na semana passada, o governo dos Estados Unidos afirmou que mais de 1.400 pessoas morreram no massacre. “A análise das informações que possuímos nos leva a estimar que em 21 de agosto de 2013 o regime lançou um ataque contra alguns subúrbios de Damasco capturados por unidades de oposição, recorrendo ao mesmo tempo a armas convencionais e ao uso em massa de agentes químicos”, diz o relatório.

P

Aparentemente, segundo o documento, não seria a primeira vez que armas químicas foram usadas na Síria este ano. Amostras de urina, sangue, solo e munições confirmam o uso de gás sarin em abril em Saraqeb e Jobar, dizem os analistas franceses. Assim como no episódio mais recente, governo e rebeldes trocam acusações mútuas sobre quem teria usado armas químicas em Saraqeb e Jobar. Na entrevista ao Figaro, Assad advertr para o risco de eclosão de uma guerra regional caso o Ocidente promova uma ofensiva militar contra seu país. O líder sírio qualificou o Oriente Médio como um “barril de pólvora” e afirmou ser impossível prever as consequências de uma ação militar contra a Síria. Segundo Assad, “todo mundo vai perder o controle da situação, o caos e o extremismo vão se espalhar e o risco de uma guerra regional é real”. Enquanto EUA e França pressionam por uma ação militar, a Rússia mantém o apelo à busca por uma solução diplomática. O ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov, salientou que o governo de seu país não está totalmente convencido pelas evidências apresentadas pelos EUA e seus aliados sobre o ataque químico de 21 de agosto. Segundo a agência de notícias russa Interfax, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem planos de enviar em breve uma delegação de parlamentares aos EUA para discutir a situação da Síria com membros do Congresso norte-americano. O conflito sírio, que já dura dois anos e meio, deixou mais de 100 mil mortos e pelo menos 5 milhões estão desalojados dentro da Síria. Outros 2 milhões fugiram para países vizinhos, segundo dados da ONU. No total, cerca de 7 milhões, ou quase um terço da população síria, está fora de suas casas.

« MÉXICO »

Congresso aprova projeto de avaliação de professor Proposta que prevê demissão de reprovado em testes de avaliações causa polêmica idade do México (AE) - O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, usou seu primeiro discurso sobre o Estado da União ontem para reforçar uma agenda agressiva de reformas que, na semana passada, parecia improvável devido aos protestos de professores que paralisaram grande parte da Cidade do México na tentativa de bloquear partes de sua agenda. Peña Nieto abriu o discurso elogiando a aprovação pelo Congresso do México de um projeto que determina avaliações e demissões de professores ruins mantidos em sala de aula. A lei de educação ainda precisa ser aprovada pelo Senado, e os professores que bloquearam a principal avenida da capital e o acesso ao aeroporto na semana passada continuam ocupando a principal praça da Cidade do México. “A resistência é uma consequência natural quando você está estimulando uma transformação,” afirmou Peña Nieto aos manifestantes, que também foram responsáveis pela mudança na data e local do discurso. “Nosso dilema está em perma-

C

necer estagnados ou se permitimos ao Estado recuperar a liderança, transformar e melhorar a qualidade da educação.” A lei aprovada pelo Congresso com folga é uma versão ligeiramente mais fraca do que a proposta apresentada por Peña Nieto e que tinha por objetivo ajudar o governo a retomar o controle do sistema educacional, onde contratações e promoções estão quase que inteiramente nas mãos dos sindicatos de professores. Líderes do sindicato conhecido como CNTE pediram uma “insurgência nacional dos professores” e afirmaram que buscarão aliados entre outros grupos que se opõem ao programa de reformas Nas últimas duas semanas, professores do sindicato tomaram a cidade com marchas e protestos. “Na quarta-feira vamos declarar uma insurgência dos professores em todo o país”, disse Francisco Bravo, líder do CNTE. Segundo ele, professores de pelo menos 22 dos 31 Estados mexicanos e da capital do país vão participar. “Vamos para a batalha. Isso não acaba aqui”, frisou. Parlamentares do Partido Revolucionário Institucional de Peña Nieto e do Partido de Ação Nacional (PAN) votaram a favor do projeto.


NO FACEBOOK

Curta e compartilhe imagens da semana.

TEMPO HOJE

TÁBUA DE MARÉS

Máx.: 28ºC Mín.: 21ºC Nublado com curtos períodos de sol.

Preamar 03h00 -2.2 - 15h23 -2.2 Baixa-mar 09h00 -0.4 - 21h09 -0.4

facebook.com/tribunarn

CORONEL ARAÚJO FALA SOBRE SEGURANÇA NO DESFILE DA PÁTRIA, NO SÁBADO, 7/9. PÁGINA 5

NA TN ONLINE

Confira dicas do blog TN Concursos.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 03 de setembro de 2013

EDU BARBOZA

Programa começa com desfalques « MAIS MÉDICOS » Em Natal, dos oito médicos esperados para atuar na capital, três faltaram sem apresentar qualquer justificativa. Já em Macaíba, apenas dois dos cinco médicos se apresentaram nesta segunda-feira JOÃO MARIA ALVES

RICÉLIA SANTIAGO E VINÍCIUS MENNA

BATE-PAPO

“Precisamos dar um voto de confiança”

repórteres

s profissionais brasileiros do programa Mais Médicos se apresentaram ontem (02) aos seus respectivos municípios. Em Natal, os médicos foram acolhidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Petrópolis. Dos oito médicos esperados nesta segunda-feira, 2, para começar a atuar na capital, três faltaram sem apresentar qualquer justificativa. Um deles está lotado na USF José Sarney e dois na UPA 24h do Pajuçara. Já em Macaíba, apenas dois dos cinco médicos se apresentaram. Um deles, que atuaria na unidade de saúde básica do Loteamento Esperança, desistiu. Os outros dois estão lotados na USF de Lagoa do Sítio e USF Cana Brava. Os dois médicos não compareceram à secretaria e não explicaram a falta. Até o fechamento desta edição, a coordenação local do Programa Mais Médicos não tinha um balanço desse primeiro dia de apresentação dos médicos brasileiros. No total, 25 médicos brasileiros do programa estão lotados em 14 municípios. O secretário de Saúde de Natal, Cipriano Maia, e a coordenadora da Atenção Básica de Macaíba, Glenda Freitas, não souberam explicar a razão das faltas. Os médicos que se apresentaram ontem em Natal e Macaíba já visitaram as unidades básicas de saúde para conhecer as instalações e as equipes do local onde vão atuar. Eles começam a trabalhar oficialmente hoje. Segundo Sonale Costa, apoiadora do Ministério da Saúde no Estado, o órgão vai realizar uma checagem da situação dos faltosos em cada município e averiguar se há justificativa plausível para a ausência desses profissionais. “Não queremos perder os médicos brasileiros, no entanto vamos avaliar cada caso individualmente e determinar as sanções de penalidade dentro da norma técnica, podendo haver, em última instância, desligamento ou substituição desses profissionais”, explica. De acordo com Sonale, até sexta-feira (06) haverá uma posição definitiva do Ministério da Saúde em relação aos faltosos. Cipriano Maia admitiu que os médicos vão enfrentar sérias dificuldades estruturais em Natal. O prefeito Carlos Eduardo decretou há pouco mais de um mês estado de calamidade na saúde (válido por 90 dias), para acelerar a captação de recursos para recuperar pelo menos 37 unidades em situação precária. No entanto, segundo o titular da Saúde, até agora apenas obras de manutenção e pequenos reparos foram feitos. Para o médico gaúcho Gaspar Saldanha, que vai atender na USF da Pompeia, zona norte, as condições são difíceis, mas “os profissionais que estão aqui têm paixão pela atenção básica e muita vontade de melhorar o cenário atual”.

O

+

PAGINA 2 União apresenta defesa em Ação do Cremern

JÚNIOR SANTOS

Qual a sua avaliação da estrutura da unidade?

Nesse primeiro momento, gostei da unidade onde estou lotada. Para atender, precisamos de uma sala, uma maca, mesa e cadeira. Se tem água, luz, está ótimo. Mas precisamos que o paciente tenha o medicamento e acesso aos exames solicitados.

Pela manhã, SMS recepcionou os médicos que vão atuar nas unidades instaladas em Natal

Da Suíça para a Unidade das Quintas

A médica brasileira Elizabeth Dias Dantas conheceu na tarde de ontem a Unidade Mista das Quintas, onde começa a trabalhar a partir de hoje pelo Programa Mais Médicos. Natalense, a médica de 42 anos se formou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1995, e veio da Suíça há duas semanas, onde atuava. Ela diz já ter experiência no Sistema Único de Saúde (SUS), tanto em Natal como no interior do Estado. A médica conta que trabalhou no Município de Natal como em unidades básicas de saú-

de, em hospitais, além de ter trabalhado para empresas. Chegada há duas semanas da Suíça, Elizabeth aprovou as condições de trabalho da Unidade Mista das Quintas. “Estou gostando. Aqui é amplo, é bom”, disse. De acordo a diretora-geral da unidade, Aloma Teresa Fonseca, a chegada de médicos é bem-vinda. “Sempre precisa de médicos aqui. Hoje, o nosso grande problema é médicos para o ambulatório. Atendemos a um bairro que tem mais de 30 mil habitantes e temos uma unidade que é porta aberta, que atende a outros

bairros e até a outros municípios”, explicou. Segundo ela, a unidade dispõe de 42 leitos e a média mensal de atendimentos é de 1.110. A unidade dispõe de dois pediatras e quatro ginecologistas. Segundo Aloma Fonseca, outros cinco médicos seria o ideal para completar o quadro de pessoal. A unidade mista tem dois ambulatórios, um de atendimento básico e outro para mulheres e crianças, com ginecologia, obstetrícia, pediatria, pré-natal, vacinas, preventivos e também diversos tipos de ultrassonografia.

Por que você decidiu atender ao chamado do Mais Médicos?

Primeiramente porque gosto do atendimento básico, à população. Segundo porque se nós não começarmos, quando é que isso vai começar? Um dos motivos da vinda de estrangeiros é porque nós brasileiros não aderimos, talvez porque o próprio médico esteja descrente de que vai funcionar. Muitos médicos vão para o interior e acabam não recebendo ou não tem condições de atender. Em ambulatório é diferente, não é como hospital. Mas precisamos dar um voto de confiança. Não adianta ficar dizendo “falta isso, falta aquilo”.

Você iria para o interior?

Eu trabalhei no interior e saí porque não me pagaram e por-

Elizabeth Dantas médica que vai atuar no bairro das Quintas

que não tinha estrutura. Era em um hospital, que precisa de mais recursos do que uma unidade básica. Mas se a unidade básica funcionar, vamos diminuir a necessidade de atendimento nos hospitais. Ir para o interior, eu confesso que seria complicado. Falta estrutura, medicamento, pessoal. O médico não trabalha sozinho, precisa de material. O que você acha dos protestos da classe médica?

Sou a favor na hora que o estrangeiro vem sem o revalida. Morei, trabalhei e ralei muito lá fora [na Suíça]. Precisei de muitos revalidas, tanto teóricos quanto práticos. Um país sério deve ter revalidação pela língua, pelas doenças de outras realidades e até para valorizar nossos médicos.


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

natal

AGU apresenta defesa do programa « MAIS MÉDICOS » As alegações foram feitas em processo que tramita na Justiça potiguar. A ação está pronta para despacho da juíza Gisele Leite. Cremern exige que médicos intercambistas façam revalidação do diploma Advocacia Geral da União já apresentou manifestação do pedido de tutela antecipada feito pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) em Ação Civil Pública, aberta no último dia 27. A ação contesta a obrigatoriedade de emissão do registro provisório dos médicos intercambistas do Programa Mais Médicos. O Cremern exige a comprovação documental da revalidação dos diplomas emitidos por universidades estrangeiras para conceder a permissão aos médicos. Segundo o advogado da União, Dr. Carlos Luiz Neto, o programa está respaldado por uma medida provisória, que tem força de Lei. “Não há irregularidade alguma na emissão dos registros provisórios, uma vez que a medida provisória se baseia na própria Lei brasileira”. O processo se encontra para despacho da juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal. Até o fechamento desta edição não saiu decisão sobre o caso. De acordo com o presidente do Cremern, Jeancarlo Fernandes, há ainda outra pendência com relação ao programa: a tutoria dos médicos. Segundo ele, os profissionais que vão atuar no Programa Mais Médicos vêm na condição de bolsistas e, por isso, eles necessitam de acompanhamento de um tutor e um perceptor durante os atendimentos. Segundo o presidente do Cremern, o órgão vai fiscalizar o andamento do programa no Estado e cobrar supervisão durante os pro-

A



Panorama do Mais Médicos

QUEM

Confira a distribuição por município do RN

Conselho Regional de Medicina do RN

Médicos brasileiros deslocados para 14 cidades:

O QUE Ingressou com ação civil pública com tutela antecipada no último dia 27. Ontem, a AGU apresentou a defesa da União no processo

cedimentos. “Vamos enviar equipes aos municípios para avaliar as condições de trabalho e o desempenho desses profissionais e se detectarmos alguma irregularidade vamos abrir sindicância para apurar os fatos”, adiantou. Segundo o pró-reitor de Planejamento da UFRN, João Emanuel Evangelista, a universidade está negociando com o Ministério da Educação (MEC) a tutoria dos profissionais do Programa Mais Médicos. De acordo com o pró-reitor, a UFRN encaminhou ao MEC um conjunto de propostas para realizar o acompanhamento. O principal ponto de divergência é exatamente a questão do revalida: “há uma dificuldade de aceitação sobre a emissão dos registros provisórios desses profissionais, uma vez que existe uma discordância dos professores da academia com relação a não obrigatoriedade de revalidação dos diplomas dos médicos es-

Médicos estrangeiros

Município Alexandria Bom Jesus Caraúbas Extremoz Ielmo Marinho Lagoa de Pedras Macaíba Monte Alegre

Nº de médicos 01 01 02 01 01 01 04 01

Município Nº de médicos Natal 08 Olho D'água 01 do Borges Porto do Mangue 01 Riacho da Cruz 01 Serra Caiada 01 Touros 01 TOTAL 25

Médicos cubanos do Convênio de Cooperação Técnica entre Brasil e Cuba Município São Tomé Riacho de Santana São Miguel

Nº de médicos 02 02 03

(*) Naturalidade (**) País do diploma de médico Fonte: MS/Sesap

trangeiros”. O pró-reitor ressaltou que “caberá aos professores que vão atuar como tutores aceitar ou não trabalhar com esses profissionais, mesmo sem a revalidação dos diplomas”. O MEC vai convocar os professores da UFRN até o final desta semana para definir como será feito o acompanhamento. Segundo o pró-reitor será formado um grupo de tutoria, que inicialmente conta com quatro professores.

Médicos cubanos

Para Jeancarlo Fernandes,

a situação dos médicos cubanos é outra preocupação do Cremern. Os profissionais daquele País têm direito a apenas 40% da bolsa (R$ 4 mil). O restante (R$ 6 mil) é destinado ao Governo de Cuba. “Isso é uma agressão às leis trabalhistas brasileiras, porque esses profissionais estão atuando em solo brasileiro, e eles têm que seguir as leis trabalhistas do Brasil, e não do País de origem”, diz. O Ministério Público do Distrito Federal já entrou com uma Ação Civil Pública questionando o regime de trabalho dos médicos cubanos.

viver O SEU CADERNO DE CULTURA NA TRIBUNA DO NORTE

Municípios Ceará-Mirim - 3

Nacionalidade* 2 Espanha 1 Bolívia

País de atuação** Espanha Espanha

Macaíba - 4

1 Brasil 1 Espanha 1 Argentina 1 Espanha

Espanha Cuba Argentina Espanha

Natal - 9

2 Brasil 3 Brasil 1 Argentina 1 Brasil 2 Bolívia

Rússia Espanha Argentina Argentina Espanha

São Miguel do Gostoso - 1

1 Itália

Itália

Touros - 1

1 Ucrânia

Portugal

TOTAL – 18

MÉDICOS BRASILEIROS EM NATAL NATAL 1 - Dr. Fernando Sérgio Caldas USF Vale Dourado 2 - Dra. Elizabeth Dias Dantas Maternidade das Quintas 3 - Dra. Patrícia de O. Marques UPA 24h de Pajuçara 4 - Dr. Paulo Coelho Tross UPA 24h de Pajuçara 5 - Dr. Gaspar Saldanha Júnior USF Pompeia, Zona Norte 6 - Dr. Thiago Costa de Araújo Dantas UBS Quintas 7 - Dr. Fernando da Costa Carriço USF José Sarney

8 - Dr. Honório H. de Farias Neto UBS Quintas MACAÍBA 1 - Dra. Karina Torres Cardoso PSF Potengi 2 – Dr. Paulo Celestino da Costa Posto de Saúde Traíras 3 – Dr. Giordino B. dos Santos (desistiu) Loteamento Esperança 4 – Dra. Tereza Cristina Lemos USF Cana Brava 5 – Dr. Michel Edgar Pinto USF Lagoa do Sítio


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

natal

3

FOTOS: MAGNUS NASCIMENTO

Superlotação e atrasos constantes estão entre as maiores reclamações que chegam à Semob

Motoristas reclamam que os buracos nas vias tornam o tráfego lento e contribuem para os atrasos

Pouca informação e muitos atrasos « TRANSPORTE PÚBLICO » Em nenhuma parada de ônibus, o passageiro é informado do horário que circula

cada linha urbana de Natal. Não há sequer sinalização indicando as linhas que param em cada ponto ALEX RÉGIS

RAFAEL BARBOSA repórter

egar ônibus lotado e aguardar por muito tempo o transporte nos pontos de parada é rotina na vida dos usuários do sistema de transporte coletivo de Natal. Basta ouvir os relatos de quem usa o sistema e chega a esperar até 40 minutos por um ônibus para constatar os problemas. “Hoje (ontem) está como nunca”, reclamou a estudante Jane Lúcia, de 35 anos de idade. Ela esperava pelo veículo que faz a linha 77 - Parque dos Coqueiros -, na parada do Shopping Midway Mall. Eram 11h40 e Jane já estava na parada havia 40 minutos. Nos pontos de ônibus, os horários das linhas que circulam de Norte a sul, de leste a oeste da capital são uma incógnita. “Ouvi falarem que de 10h e pouco passou um, e até agora nada”, relatou a estudante. Enquanto a estudante conversava com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, dois carros da linha 77 apontaram no semáforo do cruzamento entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. “Vou correr, senão passam direto”, exclamou a estudante. O problema vivido por ela tem uma causa conhecida, mas ainda não resolvida, apesar das infrações que penalizam o setor: os constantes atrasos no cumprimento dos horários das linhas que cortam a cidade provocam grandes esperas para os usuários do transporte público, que precisam se desdobrar se quiserem manter a pontualidade em seus compromissos. O descumprimento dos horários e a superlotação dos veículos são hoje as maiores reclamações entre as pessoas que precisam do serviço, e isso reflete nas autuações realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). De acordo com o setor de fiscalização da pasta, o maior motivo das multas é o “não cumprimento da especificação de Ordem de Serviço/Carta de Tempo”. Incluem-se os atrasos e a falta de reposição de carros, quando estes quebram, nesta infração. Entre 1º de janeiro deste ano e a manhã de ontem, 2.819 multas haviam sido aplicadas por esse motivo. O número aumentou 458,6% desde o dia 18 maio, quando a Semob já contabilizava 428 multas. Nesse mesmo período a tarifa de transporte voltou a R$ 2,20, depois que a Prefeitura desistiu do aumento de R$ 0,20. A reportagem percorreu alguns bairros da cidade e conversou com usuários, motoristas, cobradores e fiscais da Semob. Todos confirmam a deficiência nos cumprimentos dos horários. Os funcionários das empresas prestadoras do serviço e os fiscais afirmaram, inclusive, que boa parte desses transtornos é gerada pela redução da frota de ônibus. “Isso

P

Até final de setembro, Prefeitura implanta, em caráter experimental, faixa exclusiva de ônibus na avenida Senador Salgado Filho

No ponto de ônibus: ”Estou esperando há uma hora”

“Estudo na Estácio de Sá e hoje consegui carona até o Midway, pensando que chegaria mais cedo ao trabalho. Mas o 77 ainda não passou. Estou esperando há uma hora”

“Moro no Pajuçara e trabalho no Conjunto Pirangi. Normalmente saio às 8h20 para pegar o ônibus no terminal e chegar às 10h no escritório”.

Giselda Pinheiro 49 anos – professora

Elizabeth da Silva 52 anos – contadora

 O QUEM Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

O QUE Entre 1º de janeiro deste ano e a manhã de ontem (2), o órgão aplicou 2.819 multas em empresas de ônibus por atrasos e falta de reposição de carros que quebram

começou a acontecer desde que a passagem voltou ao valor de R$ 2,20”, corroborou Madson Lima, fiscal da Secretaria. O servidor contou que diariamente registra atrasos. “Eu trabalho em diferentes pontos da cidade e isso é comum em todos”, disse Lima.

A titular da Semob, Elequicina dos Santos, informou que a pasta fiscaliza esta prática há quinze dias e aplica multas. “Oficiamos na semana passada as empresas informando que elas não podem diminuir a quantidade de ônibus nas ruas”, garantiu. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) nega a prática. Através da assessoria de imprensa, o Seturn afirmou, inclusive, que não tem conhecimento desse ofício. A redução da frota não é o único motivo dos atrasos. Os motoristas também reclamam dos gargalos urbanos da capital e da má conservação das vias. Um desses funcionários, que não quis se identificar, revelou que chega a levar 2h40 para realizar todo o percurso da linha 79, que vai do Parque das Dunas, na zona Norte, até Mirassol, zona Sul.

“Têm muito buraco e engarrafamento na cidade, que atrasam o trabalho” Gerson Silva motorista da linha 16 (Pajuçara-Petrópolis)

“Os pequenos problemas de cada dia no trânsito e os buracos dificultam o cumprimento do horário. A dupla função e redução da frota também causam atraso” João Maria Carvalho despachante - terminal do Pajuçara

Licitação do transporte está à espera das audiências

O Projeto de Lei que embasará a licitação do transporte público na capital potiguar foi enviado à Câmara de Vereadores pela Prefeitura do Natal no dia 21 de junho. Na leitura da mensagem que acompanhou o Projeto de Lei enviado à Casa Legislativa no mês passado, o prefeito Carlos Eduardo ressaltou que o Projeto de Lei se destacava por contemplar avanços no que tange a concessão do serviço de transporte público, além do inegável caráter social. O imbróglio envolvendo a Municipalidade e as empresas operadoras do sistema de transporte público em Natal remonta ao final da década de 1990 e foi judicializado pelo Ministério

Público Estadual. Uma liminar da Justiça impediu que o processo licitatório fosse aberto antes de 2010. O transporte público de passageiros, de acordo com o documento outrora apresentado à Câmara Municipal, terá tratamento prioritário no planejamento do sistema viário e na organização do trânsito nas vias urbanas. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina dos Santos, as audiências públicas serão realizadas a partir do próximo dia 17 de setembro para apresentarão, à sociedade natalense, o Projeto de Lei Autorizativo para a licitação.

Prefeitura anuncia faixa exclusiva na Salgado Filho A Prefeitura do Natal vai implantar até o final de setembro, em caráter experimental, faixa exclusiva/preferencial para ônibus na avenida Senador Salgado e até o final do ano a ação chegará às avenidas Prudente de Morais e Coronel Estevam. A experiência começa a partir do dia 23. A informação foi repassada aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), pela titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina Santos, durante audiência entre a categoria e o prefeito Carlos Eduardo, ocorrida na manhã desta segunda-feira (2). O tema da audiência, que contou com a presença da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos e do chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, teve como principal foco as mudanças que irão ocorrer no trânsito da cidade na atual administração municipal. Durante o encontro, o presidente do Sintro/RN, Nastagnan Batista, entregou ao prefeito Carlos Eduardo um documento contendo as reivindicações da categoria que anseia por melhores condições de trabalho. Entre os principais pontos solicitados estão à criação de faixas exclusivas/preferencial para ônibus e terminais com estrutura (baias) para diminuir os riscos de acidentes, além de participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) nas discussões de grande importância da categoria. “As reivindicações estão dentro dos projetos que vão acontecer em Natal na área de mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo. A secretária da Semob, Elequicina Santos, mostrou os projetos que já contemplam tanto as faixas exclusivas para os ônibus como as baias para as paradas de ônibus. Com relação à melhoria dos terminais, Elequicina Santos revelou que “onde for possível será atendida a colocação de baias nas paradas”. Na opinião do presidente do Sintro/RN, com a melhoria da mobilidade o usuário vai utilizar mais o sistema de transporte coletivo o que gera o aumento da demanda. “O corredor exclusivo reduz o estresse dos motoristas porque o ônibus vai andar com menos congestionamento e as baias, vão protegerem os usuários de possíveis acidentes provocados por carros, motos, bicicletas ou ônibus” disse ele.


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

natal

Assembleia divulga gabarito dia 9 « CONCURSO » A informação foi confirmada pela Fundação Carlos Chagas, responsável pela aplicação das provas. Ontem, a FCC divulgou que 22.775 candidatos fizeram as provas aplicadas neste domingo, 1/9 s gabaritos do primeiro concurso público da Assembleia Legislativa serão divulgados às 14h do dia 9 de setembro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (2) pela Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pelas provas. No mesmo dia, às 17h, serão disponibilizadas as questões da prova e no dia 30 de outubro, os resultados preliminares das provas objetivas, redação e estudos de caso. De acordo com a coordenadoria de execução de projetos da FCC, as provas, que aconteceram neste domingo (1º), foram aplicadas com tranquilidade. Dos 28.265 inscritos, 7.490 faltaram. Os candidatos disputaram 85 vagas distribuídas em 15 cargos: o de analista (Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina e Psicologia), que terão a remuneração de R$ 6.215,20; técnico legislativo, os outros cargos de nível médio são Operador de Som, Programador, Taquigrafia e Técnico em Hardware, com remuneração de R$ 2.609,48. O cargo mais concorrido, proporcionalmente, é o de Técnico do Controle Interno, com salário de R$ 17.025,00. No domingo, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu os locais de prova. Até as 8h, horário de fechamento dos portões para a realização

JÚNIOR SANTOS

O

QUEM Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

O QUE Realizou concurso público para preenchimento de 85 vagas para 15 cargos. O Cargo mais concorrido, proporcionalmente, foi o de Técnico do Controle Interno, com salário de R$ 17.025,00. Provas foram realizadas no domingo, e dos 28.265 inscritos, 7.490 não compareceram

De acordo com a Coordenadoria de Execução de Projetos da FCC, a aplicação das provas, no domingo (1/9) ocorreu com tranquilidade

das provas da manhã, o movimento era intenso nas proximidades das 22 instituições de ensino selecionadas pela organização do concurso. Fizeram as provas pela manhã os inscritos para concorrer ao cargo de Técnico Legislativo, com habilitações em Técnico Legislativo, Taquigrafia, Operador de Som, Programador e Técnico em Hardware. No período da tar-

de, foi a vez dos inscritos para disputar vagas dos cargos de Analista Legislativo, cujas habilitações são Analista Legislativo, Arquitetura, Analista de Sistema, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina (Clínica Geral) e Psicologia. Também fizeram provas neste horário os candidatos a Assessor Técnico do Controle Interno.

Pela manhã, faltando 15 minutos para o fechamento dos portões, o analista de sistemas Jonas Cícero Silvino, de 32 anos, chegou ao colégio Marista para fazer a prova de Técnico Legislativo, de habilitação homônima. Ele garante que estudou para o concurso. “A concorrência é grande. A gente calcula que 10% dos candidatos estão realmente preparados, o que dá umas 1.600

Juíza flagra falso advogado « FALSIDADE IDEOLÓGICA » O homem exercia advocacia durante uma

audiência preliminar. Polícia Federal e MPRN vão atuar na investigação Juizado Criminal de Parnamirim flagrou na última quinta-feira (29), a atuação irregular de um professor do curso de Direito de uma faculdade em Natal, que se dizia profissional registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O homem estava exercendo a advocacia durante uma audiência preliminar sobre lesão corporal leve, quando a juíza Ana Cláudia Braga, titular da unidade, solicitou a apresentação da carteira. O professor entregou o documento e a juíza determinou que fosse realizada consulta no Sis-

O



tema de Automação da Justiça (SAJ). Na verificação, ficou constatado que o número presente na carteira pertencia a outro advogado e que o nome do professor não constava na relação de advogados habilitados para atuar. O suspeito alegou à magistrada que devia estar havendo algum engano, pois além de ser pós-graduado, é professor do curso de Direito de uma faculdade. Segundo a juíza, as informações procedem, mas ele não foi aprovado no Exame de Ordem. Consultada, a OAB informou que esta pessoa não está habilitada para o exercício pro-

fissional e que a carteira é falsa. Informou ainda que na realidade, o suspeito é bacharel na área e presta assessoramento a um escritório de Construção Civil. O homem pode responder pelos crimes de Falsidade Ideológica, Falsificação de Documentos e Estelionato, que juntos somam pena superior a 16 anos. O suspeito se apresentara como advogados das vítimas. De acordo com a juíza Ana Cláudia Braga, não houve prejuízo às partes envolvidas na audiência preliminar, pois ocorreu composição civil entre elas, com a presença de

tn família

representante do Ministério Público. O acordo foi homologado. Por ter havido falsificação de um documento federal, a juíza oficiou à Polícia Federal sobre o caso e o Ministério Público Estadual irá atuar na questão. Há a possibilidade desta pessoa ter enganado outros clientes. “Está cada vez mais difícil burlar à Justiça com a utilização de carteiras falsas, com os sistemas eletrônicos, mas a OAB pede para que os magistrados lembrem sempre de pedir a apresentação do documento nas audiências”, destaca a juíza Ana Cláudia.

TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

pessoas para concorrer a 40 vagas”, avaliou. Após o fechamento dos portões, que ocorreu precisamente às 8h, a recepcionista Josileide Rodrigues de Moura, de 38 anos, se aproximava do local para prestar as provas. Trazendo no colo a filha Hozana Thayna, de três meses, ela ainda tentou argumentar com os auxiliares da portaria para que permitissem sua entrada,

mas não conseguiu convencê-los. “Infelizmente, acabei chegando atrasada. Fiquei mais de uma hora esperando o ônibus”, disse Josileide. Ela aguardava a chegada do ônibus da linha 21, no bairro de Felipe Camarão, para chegar ao local de prova e concorrer a vaga de Técnico Legislativo. Mesmo tendo perdido a prova, ela não desanima: “Vou continuar estudando”, disse.

« RODOVIAS »

« VIOLÊNCIA »

Trinta e três acidentes no fim de semana

Bandidos fazem arrastão em posto

Durante o fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal registrou 33 acidentes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte, dos quais 22 não houve vítimas. Neste período, duas pessoas morreram em dois acidentes mais graves ocorridos no domingo (1º de setembro). A PRF aplicou 362 autos de infração pelo flagrante de condutas irregulares no trânsito, entre os 1.346 veículos fiscalizados no período. As equipes de plantão realizaram 345 testes de bafômetro, retirando de circulação 18 condutores que dirigiam sob efeito de álcool.

Por volta das 6h desta segunda-feira (2) bandidos fizeram um arrastão em posto de gasolina na avenida Jaguarari, em Lagoa Nova. No momento em que deixavam o o local, foram surpreendidos pela Polícia Militar, abriram fogo contra os policiais. A PM revidou, mas o bando conseguiu escapar pela avenida Prudente de Morais. Ninguém foi preso. Os bandidos chegaram ao posto de gasolina em um Ecosport. O carro foi abandonado na Prudente de Morais e tinha marcas de sangue no estofado. A PM acredita que um dos criminosos foi ferido.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

natal

5

ALEX RÉGIS

Em Natal, o desfile cívico está marcado para acontecer a partir das 8h30 na Praça Pedro Velho (Praça Cívica). A Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pela organização do evento em 2013

Protesto anunciado: desfile reduzido « FERIADO » Por causa dos protestos marcados para o mesmo horário do desfile cívico-militar, o número de

participantes será menor em Natal. As escolas estaduais não vão participar do desfile e segurança será reforçada Veja as interdições de ruas previstas para o período do desfile na Praça Cívica:

Com o fechamento de diversas ruas e avenidas da capital,é necessário trafegar por vias alternativas durante o feriado da Independência do Brasil.A partir das 6h30 da manhã,alguns

acessos de Natal serão fechados em prol do desfile cívico em comemoração a Semana da Pátria.Em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob),a

TRIBUNA DO NORTE fez o registro dos acessos interditados e apontou vias alternativas para o tráfego na cidade durante o evento,que deve se encerrar por volta das 13h:

Av. Hermes da Fonseca

Ru aN ilo Pe ça nh a

Av. Alexandrino de Alencar

Rua Ceará-Mirim

N

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

an oe l

o próximo sábado, milhares de pessoas, em todo Brasil, vão às ruas comemorar os 191 anos de independência do país. Esse ano, o evento deverá ser diferente. Por causa dos protestos marcados para acontecer no mesmo horário do desfilo cívico-militar, o número de participantes será menor em Natal. As escolas estaduais não vão participar do desfile e o número de militares desfilando também será menor. Por outro lado, Polícia Militar e Aeronáutica – responsável pelo desfile esse ano – garantem reforço na segurança. O tradicional desfile de 7 de setembro, costumeiramente, reúne expectadores de todas as idades que assistem a passagem das forças armadas, polícias, escolas e outras instituições. Mas há um fato novo na edição desse ano. Embalados pelos protestos que marcaram o semestre passado, os grupos que reivindicam mudanças na política prometem realizar “o maior protesto da história do Brasil”. Em Natal, o desfile cívico está marcado para acontecer a partir das 8h30 e o cenário da festa terá, mais uma vez, a avenida Prudente de Morais e a praça Pedro Velho (Praça Cívica) como pontos principais de concentração de pessoas. A Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pela organização do evento em 2013. Através de redes sociais, o grupo Anonymous articula a divulgação de protestos em pelo menos 140 cidades. No Rio Grande do Norte, há informações de manifestações programadas para Caicó e Mossoró, além da capital. Na pauta reivindicatória, vários temas. Entre eles: prisão dos mensaleiros, fim do voto obrigatório, aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e Lei de Combate à Corrupção. Mas outras temáticas deverão estar presentes no protesto. Hoje, o coletivo #RevoltaDo-

Busão realiza plenária, às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para definir como será a participação do grupo durante o protesto. Alguns sindicatos de servidores estaduais confirmaram presença no evento. Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini assistirá o desfile do palanque reservado às autoridades cuja montagem já foi iniciada. Segundo o tenente Andrews, do setor de Comunicação da FAB em Natal, a preocupação com a segurança está norteando a organização do evento. Será da FAB a responsabilidade pela segurança do palanque das autoridades bem como os militares e civis que desfilarão. “Não vamos fazer a segurança no entorno da praça Cívica. Nossa meta é garantir a segurança daqueles que estarão desfilando”, disse Andrews. O tenente confirmou a redução no número de militares participando diretamente do evento. “Por causa das manifestações, o desfile será menor”, colocou. A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) informou que a preocupação com a segurança e as informações de novos protestos no momento do desfile foram decisivos para cancelar a participação de 15 escolas no evento. Cerca de oito escolas municipais devem participar da solenidade. O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, garantiu que haverá reforços no policiamento antes, durante e após o desfile. O entorno da praça Cívica será monitorado desde as primeiras horas do dia. Apesar do reforço, o comandante acredita que não haverá confronto. “As pessoas vão para assistir o desfile. É um momento cívico. Se for preciso, vamos agir”, informou. A expectativa da organização é a de que 15 mil pessoas acompanhem o desfile. O cortejo será aberto pela Marinha do Brasil seguido pelo Exército Brasileiro, FAB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Ce l. Jo aq uim M

ROBERTO LUCENA repórter

Av. Prudente de Morais

Entre as principais interdições estão a avenida Hermes da Fonseca nos dois sentidos,a partir do cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar;a avenida Coronel Joaquim Manoel e Nilo Peçanha,e, principalmente, a avenida Prudente de Morais até o cruzamento com a rua Ceará-Mirim.As vias adjacentes ao longo da área de desfile na Prudente de Morais também estarão fechadas ao trânsito.

Quem estiver indo em direção ao bairro de Petrópolis para participar do evento deve se deslocar pela avenida Romualdo Galvão,Deodoro da Fonseca e até mesmo a Rio Branco.A avenida Régulo Tinoco é mais uma opção para quem quer chegar mais depressa ao centro da cidade.

O motorista que vem da Zona Norte para assistir ao desfile deve trafegar pela Ponte Newton Navarro,contornando o Canto do Mangue e seguindo pela avenida Duque de Caxias,na Ribeira,subindo pela avenida Câmara Cascudo.

MEIA PASSAGEM A meia passagem válida para qualquer usuário de transporte coletivo durante o feriado é R$1,10. A tarifa social beneficia o usuário que efetuar o pagamento a dinheiro.Os cartões eletrônicos de vale transporte ou passe fácil não concedem esse benefício.O número de veículos em circulação deve ser menor do que em dias normais.

Comércio altera horário de funcionamento

O comércio natalense vai funcionar em horário diferenciado no próximo sábado. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) divulga hoje a relação dos estabelecimentos que fecham as portas e o horários que os demais locais funcionarão, mas a expectativa é de que a maioria dos comerciantes utilizem o mesmo tipo de expediente dos domingos. O feriado ocorre em meio ao Liquida Natal, campanha promocional que começou na última sexta-feira e segue até domingo na capital potiguar. Nesse período, mais de três mil lojas instaladas prometem oferecer descontos nos preços, como forma de catapultar as vendas. A projeção da CDL Natal é que a campanha movimente R$ 200 milhões em vendas, 10% a mais que no ano passado. A perspectiva de incremento explica-se, em parte, pelo aumento de 14,2% no número de pontos de vendas que aderiram a campanha este ano. “Se não fosse a Liquida, dificilmente movimentaríamos uma quantia como essa nesse período”, observou Bernardo Carvalho Farias, coordenador da Liquida. Com dólar, juros, inflação e endividamento em alta, além do mercado de trabalho mal das pernas (o que reduz o número de potenciais consumidores), a própria CDL admite, porém, que chegar a esse percentual de crescimento, em relação à edição do ano passado, não será fácil. “Mas acredito que a Liquida será a largada para o aumento das vendas”, disse o presidente da entidade, Amauri Fonseca Filho, durante o lançamento da campanha, semana passada. Trânsito Com a realização do desfile cívico-militar, o trânsito nas imediações da praça Cívica será modificado a partir das 6h30. Confira no mapa as mudanças e sugestões de itinerários alternativos.


6

natal

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

« ELIANA LIMA » elianalima@tribunadonorte.com.br

“Autorização da ministra Marta Suplicy para estilistas realizarem desfiles com recursos captados via Lei Rouanet recebe críticas do próprio PT” Do jornalista Miranda Sá, no Twitter

JOAONETOFOTOS.COM

AS

Revide

1 – TODO...

Em sobrevoo pelo Tribunal de Justiça, ontem, a Abelhinha de Plantão captou que a presidência cogita representar criminalmente, junto ao Ministério Público, a governadora Rosalba Ciarlini e o procurador-geral, Miguel Josino. Motivo: descumprimento da decisão suprema do repasse imediato da integralidade do duodécimo, pelo Executivo.

Dono da noite com recheio de cidade maravilhosa, Chrystian de Saboya recebe os mimos da Dona Keity Desaboya

2 - ...CHEIO... Dos convidados estrelados, a vice-prefeita Wilma de Faria e a filha-deputada Márcia Maia

3 - ...DE IDEIAS... Ao som de samba, Manoel Ribeiro e o casal-amigo Marcos Moraes e Luciana Leal

Sem choro, nem vela

Por falar no TJ, a ordem é cumprir a Meta 18 do CNJ e julgar até o fim do ano os 1.350 processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública. Sabendo-se que a comissão de juízes designados para a força tarefa é considerada, a exemplo de implacáveis promores, talibãs dos malfeitos, começa a faltar Rivotril no mercado.

2

1

4 - ...GLAMOROSAS

DESABOYA.COM

JOAONETOFOTOS.COM

Mangueira, mais Balanço do Morro, Isaque Galvão, e o DJ Luís Couto. E a festa, por todas as bocas, foi “óóótima!”.

Em Mossoró...

Sobre as notas que deduziram que a governadora dormiu em Mossoró por dois dias na semana passada, diante da agenda oficial pela manhã na capital-oestana e à tarde em Natal, a assessoria de imprensa do Governo garante que ela “não dormiu em nenhum dia” da semana. Na quinta-feira, seguiu de carro, às 5h da madrugada, para um evento às 9h em Mossoró, e de carro retornou para dois compromissos em Natal, às 16h.

...Em Natal

Na sexta, informa que a governadora cumpriu agenda cedo em Natal (mas não publicada na agenda), seguiu para Mossoró, pelo ar, e voltou para compromissos na capital.

Pensando bem...

É prestar atenção à agenda da governadora Rosalba e ter a impressão que é roteiro de governador...em estrada de reeleição.

Em tempo

Curiosamente, a coluna ontem não recebeu a agenda da governadora.

Jantar...

Ao jantar que reuniu pesos pesados da política potiguar nos domínios do ex-deputado Wober Jr. (PPS), sexta-feira, o presidente da

Nos embalos Eu, Rio, as irmãs Lorena e Tereza Tinoco com a amiga Glayds Fernandes

Holofotes

3

4

AL, Ricardo Motta (PMN), levou falta. Também, o ex-governador Iberê Ferreira, que se submeteu a uma cirurgia de catarata. Em entrevista na rádio, o ministro Garibaldi Filho (Previdência) disse que não foi convidado.

diente dos funcionários. Dia desses, fez fila dentro do seu gabinete, para que pudesse conferir com seus próprios olhos quem assinou o ponto de frequência. O horário do expediente, sem choro nem vela, das 9h às 15h.

...Dos poderosos

Sai de baixo

O prefeito Carlos Eduardo se empolgou ao ponto de discursar, como se estivesse num palanque. De campanha. Longo discurso, diga-se.

Reflexos

E ontem, na AL, o jantar era o comentário geral entre deputados. Das muitas ilações, falavam que ficou acertada a candidatura de Dudu Machado (PPS), secretário municipal de Esportes, para deputado estadual.

Faça o que digo

O secretário Renato Fernandes (Turismo) virou o carrasco do horário. Controle total do expe-

Uma assembleia de condomínio no Baixo Palumbo terminou em, digamos assim, baixaria. Inclusive com sopapos e spray de pimenta. Documentos guardados numa sala que não se tinha acesso, moradores não contaram até três. Derrubaram a porta. A polícia foi acionada, e baixou no local.

Chucrute

A cada edição, a Feira de Artes da Praça das Flores se fortalece para a consolidação. No último final de semana, trouxe a alegria de muitos saudosistas das delícias alemãs do Berlim Bar. Lourdinha Alencar montou bar improvisado e, no cardápio, os salcichões ma-

ravilhosos, com chucrute e batata, mais o irreparável Eisbein (joelho de porco). Sucesso tal, deve ter repeteco na próxima edição da feira.

Ao sucesso

Por falar em Lourdinha Alencar, a bela jogou coloca seu talento versátil no blog que lançou. Com pouco tempo no ar, já está bombando de acessos. É o www.mulheresacimados40graus, com caprichosas dicas de moda, casa, cozinha, etc e mais.

Tintim

Do outro lado da Praça das Flores, no Cascudo Bistrô, Rose Flor brindou mais um grito de felicidade, entre bons amigos que não deixaram a data passar sem tilintares. Noite de muitos risos arrancados por Getílio Soares, instigado por Bebeto Torres. Nos parabéns, Laisinha de Paula, Regina Bezerra, Rosa Núbia Campelo, Alcina Holanda e Nelson Faria, as irmãs Te-

Prefeitura divulga sorteados

reza, Verinha e Ana Barreto.

Superou...

Que Chrystian de Sabóya é abusado e tem recheio de ideias que fazem de uma festinha um festão, não é mais novidade. Mas não é que o danadinho conseguiu se superar em superprodução? Foi assim com a sua festa, ou melhor, festão, Eu, Rio, sábado, no Olimpo. Nas rodas de comentários só se fala na beleza, na criatividade, na perfeição. E o Rio baixou no Olimpo. Com direito a calçadão, areia e ombrelones. Cada detalhe, todos boquiabertos.

...Se

Na noite do superou-se, Castelo Casado foi além com a sua iluminação. Das comidinhas caprichadas, sabor de boteco, chique, meu bem, assinadas pela chef Adriana Barros Padilha. Doces à parte, recheios de aplausos para Anna & Claúdia, com seus cupcakes. Pra bailar, tome Bateria da

Na contagem regressiva para inaugurar, oficialmente, o Chaplin Recepções, Paulo Gallindo tira do seu chapéu de mestre cuca novas delícias para o cardápio da Fogo & Chama Steak House. Agora com pratos da gastronomia regional, como dobradinha, feijão verde, paçoca, carne de sol, arroz de leite e, claro, feijoada.

Excelência

A UFRN vai realizar uma pesquisa com ex-alunos de graduação. Motivo: analisar, a partir de opiniões, seus serviços e melhorálos. Os alunos que se formaram de 2008 até 2012 receberão por email um convite para responder ao questionário no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

« COLMEIA » à Hoje tem coro de parabéns para

Darli Couto, Renato Teles, Alexandre Davim, Arimar França Filho, Wernher Soares, jornalista Juliano Freire. Quinta-feira tem ‘Pepper´s Folia’, na Pepper´s Hall, ao som da banda baiana Ciclone, que gravará DVD ao vivo, com participações especiais de Cristiano Frois, Iggor Dantas e Placidio Diniz. A programação terá ainda a animação de Junior Bahya.

à

MARCELO BARROSO

« MINHA CASA MINHA VIDA » Previsão é de que primeiras famílias comecem a ocupar apartamentos do “Vivendas do Planalto” até final de novembro Prefeitura do Natal divulgou no final da tarde de ontem, a lista sorteados do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, foram sorteados 540 beneficiários para o apartamento “Vivendas do Planalto”. O sorteio foi realizado no último sábado (31), através da Loteria Federal. Tam-

A

bém foram sorteados 163 concorrentes para cadastro reserva. Os convocados serão contactados via carta, telefone ou email. O valor máximo para a aquisição do imóvel é de R$ 61.000,00 e o financiamento será parcelado em 10 anos, com prestação mínima de R$ 25,00 e máxima de R$ 80,00.

Do total, 28 apartamentos serão para deficientes físicos, 28 para idosos, 120 (25%) para membros do grupo 1 e 364 (75%) para membros do grupo 2. Agora, a Seharpe fará uma análise cadastral, que inclui a renda do pretendente à casa própria, bem como a conferência da documen-

tação exigida para montar os dossiês que serão enviados à Caixa Econômica. O processo dos dossiês levará em torno de dois meses. Os apartamentos da primeira etapa do programa já estão praticamente concluídos. A previsão é que as primeiras famílias ocupem os imóveis já no fim de novembro.

Para o “Vivendas do Planalto” foram sorteados 540 beneficiários


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

natal

7

Saúde decide hoje se mantém greve « PARALISAÇÕES » Ontem, o Governo do Estado oficializou uma contraproposta, na esperança de chegar a

um consenso com os servidores da Saúde estadual. Categoria tem assembleia na manhã desta terça-feira EMANUEL AMARAL

FELIPE GALDINO repórter

campados desde o dia 21 de agosto em frente à residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini, no bairro de Lagoa Nova, os servidores da saúde pública do Rio Grande do Norte decidem hoje se vão ou não manter o movimento de greve em vigor desde o dia 1º do mês passado. Ontem, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apresentou uma proposta à categoria; proposta esta que, considerada concreta, pode ser aprovada ainda na manhã de hoje. Isso representaria o fim da greve de mais de um mês. Os manifestantes representam apenas uma das categorias que no momento se encontram com as atividades paralisadas. Policiais civis também definem o rumo de seu movimento hoje, assim como delegados se reúnem com representantes do Executivo. Professores da rede pública, que estavam de braços cruzados até a quinta-feira da última semana, voltaram às atividades na manhã de ontem. O Governo está certo que ainda esta semana todas as greves em vigor tenham um fim. A que demonstra estar mais perto desse destino é justamente a paralisação dos trabalhadores da Saúde, o movimento que mais longo dentre os demais. Na manhã de ontem, a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), Simone Dutra, saiu de onde os servidores se aglomeravam – na casa da governadora – e foi à sede da Sesap, na Avenida Deodoro da Fonseca, buscar um documento assinado pelo próprio secretário da pasta, Luiz Roberto Fonseca e que continha uma proposta do governo para tentar o fim da greve da categoria. De posse dos papéis assinados pelo secretário, Simone Dutra voltou à casa Ciarlini para apresentar aos colegas de classe o que o governo tinha a oferecer. A principal reivindicação dos servidores é a implantação da tabela salarial elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No documento oficial, a proposta é contemplada. A Sesap assume o compromisso de corrigir a tabela do Plano de Cargos, Salários e Remuneração (PCCR), e implantar a tabela correta, com o internível definido pela diferença de 3% entre os níveis. A tabela seria resultado do trabalho da comissão do PCCR,

A

Proposta enviada pelo Governo contempla uma das principais reivindicações: a implantação da tabela elaborada pelo Dieese

que prepararia um Projeto de Lei a ser enviado à Assembleia Legislativa em até 45 dias. O único ponto que traz divergência entre a categoria e o Governo é o longo tempo para a implementação dessa tabela. O calendário proposto pela secretaria prevê o pagamento em março/2014 (nível elementar); abril/2014 (nível médio) e maio/2014 (nível superior). “Pedimos a correção da tabela, que é referente à Lei Complementar número 333, de 2006. O único problema é o tempo. O prazo de pagamento proposto é muito longo, só acontece a partir de março de 2014”, afirmou a assistente social do Hospital Walfredo Gurgel, Rosália Fernandes, também representante da diretoria do Sindsaúde. A Sesap justifica que há um estudo sendo realizado sobre o impacto desses reajustes aos cofres públicos. A pesquisa realizada pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) só fica pronta em fevereiro de 2014. De antemão, Fonseca diz que o impacto seria de aproximadamente 4,5 milhões por mês. Entre 20 e 30 manifestantes permanecem com acampamento levantado em frente à casa da governadora do estado. Diariamente passam pelo local 300 pessoas. A proposta é que a estadia na calçada da casa de Rosalba Ciarlini permaneça até o fim das negociações com o Executivo.

ESCOLAS VOLTAM À NORMALIDADE Ontem pela manhã os professores voltaram à sala de aula. A paralisação que começou no dia 12 de agosto terminou na quinta-feira da semana passada. Porém, devido ao Dia Nacional de Lutas que parou o estado no dia seguinte, apenas ontem as atividades voltaram dentro das escolas estaduais. Pelo menos em algumas escolas. No caso da Escola Estadual Izabel Gondim – de Ensino Fundamental –, os alunos é quem levaram falta. Dos 120 estudantes do turno da manhã – o total é de 360 no colégio –, menos de dez compareceram à aula. Dava para contar nos dedos o número de jovens na única sala de aula na ativa ontem. Para a coordenadora Denise Barbosa, o motivo foi a falta de informação do alunado. “Eles não vieram hoje, acho que porque

não acompanharam o fim da greve na mídia”, avaliou. Durante a paralisação, cinco professores mantiveram suas aulas em dia: História, Cultura do RN, Inglês, Matemática e Ensino Religioso. Os docentes de Português, Geografia e Ciências aderiram à greve. “Foi difícil porque contemplam nossa maior carga horária”, disse a coordenadora, quando às três disciplinas. A reposição, como orienta a Secretaria de educação, será negociada entre a direção da escola e os professores faltosos. Na Izabel Gondim, por exemplo, uma reunião acontecerá na sexta-feira para decidir como cada docente que aderiu à paralisação cobrirá seus dias sem aulas.

Governo aguarda para hoje fim das greves Por meio de sua assessoria de comunicação, o Governo do Estado informou que não se pronunciaria sobre as greves porque no seu entender elas já se encaminham para um final, com o retorno dos professores às salas de aula ontem, e com as conversas adiantadas com policiais civis, delegados e servidores da saúde. A assessoria ressaltou a negociação em andamento com as categorias ainda em greve. No caso da Saúde, um dos pontos acatados pela Sesap foi a convocação dos concursados para suprir o déficit de funcionários . “A Sesap, por meio dos estudos técnicos realizados pela Coordenadoria de Operacionalização de

Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) e Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), identificaram as necessidades reais de força de trabalho nas unidades SUS”, definiu o secretário Luiz Roberto Fonseca em sua decisão. Segundo ele, em 20 de agosto do mês passado, 221 aprovados no último concurso público foram convocados para atender o Hospital da Mulher, em Mossoró, e em outubro o Hospital Regional do Seridó também será contemplado com um número ainda indefinido de profissionais. Ainda serão chamados à ativa 61 servidores concursados, principalmente para a atuação no Hospital da Polícia

Salários de inativos atrasam

Militar. Além disso, a Sesap fez o anúncio de 11 médicos para o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Médicos Os médicos da rede estadual adiaram a decisão se entram em greve para a próxima segundafeira (2). A decisão foi tomada durante uma assembleia ocorrida às 19h dessa segunda-feira (2). Segundo Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed, os profissionais realizarão durante essa semana o que ele chamou de “Operação Padrão”, no qual eles incentivarão os pacientes a denunciarem possíveis irregularidades nos hospitais da rede estadual.

Sinpol tem 15 dias para apresentar contestações O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública (Sinpol/RN) foi notificado judicialmente ontem à tarde quanto à liminar do desembargador Cláudio Santos. Ele emitiu na quinta-feira passada decisão que define o retorno ao trabalho de mais da metade dos policiais civil e servidores do Instituto Técnico-científico de Polícia do RN (Itep/RN), atualmente em greve. No despacho do desembargador ficou determinado que se o movimento grevista persistir em manter um efetivo menor do que 70% trabalhando, haverá multa diária de R$ 10 mil ao Sinpol/RN e o desconto no vencimento daqueles que permanecerem afastados das suas funções. Cláudio Santos, devido ao que a Constituição Federal define como “essencialidade” da prestação dos serviços públicos, optou por deliberar a liminar. Isso representaria o fim da paralisação maciça que hoje é apresentada pela categoria e quem fica responsável pela fiscalização do cumprimento da decisão é o próprio Governo, que informará ao desembargador. Por meio de assessoria de imprensa, o Tribunal de Justiça explicou que o Sinpol tem um prazo de 15 dias para apresentar contestação, mas mesmo assim, nesse período, não está livre de ter de pagar multa. “Ainda aguardamos o documento, mas mesmo notificados iremos recorrer e a greve continua sim. Vamos até a última instância se for preciso”, disparou. “Só vamos finalizar a greve com uma proposta aceitável do governo”, concluiu. Hoje às 13h, acontecerá um encontro entre representantes do Governo, da Assembleia Legislativa e das categorias da segurança pública hoje em greve – policiais civis, servidores do Itep, e delegados. “Estamos na expectativa de ter uma boa proposta”, disse Djair Oliveira. A paralisação dos policiais civil começou no último dia 6 de agosto, quando foram interrompidas, em todo o Estado, as atividades nas delegacias e no Itep, ficando em funcionamento apenas os setores de plantão e o necrotério do Instituto. O objetivo da greve é pressionar o Executivo estadual a conceder vantagens salariais e mudanças funcionais que tragam melhores condições de trabalho. VALDIR JULIÃO

« PAGAMENTO » Pensionistas e aposentados deveriam ter recebido seus salários na sexta-feira (30). O pagamento só foi feito na tarde de ontem m problema no envio de dados do Governo do Estado para o Banco do Brasil atrasou o pagamento salarial do mês de agosto para pensionistas e aposentados. Sem informação, dezenas de aposentados e pensionistas foram até a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), no Centro Administrativo, em protesto. Eles deveriam ter recebido a renda mensal na sexta-feira (30), segundo e último dia do calendário de pagamento salarial do funcionalismo público estadual. De acordo com a assessoria de imprensa do governo, às 17h de ontem (2), o problema foi identificado durante reunião entre os técnicos do Instituto de

U

Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (Ipern) e da Secretaria Estadual do Planejamento e das Finanças (Seplan). De acordo com técnicos do Estado, o problema foi decorrente do apagão que aconteceu na quarta-feira (28) e afetou o envio de dados para efetivação do repasse de recursos financeiros para o Ipern, que por sua vez tinha de depositar o dinheiro no Banco do Brasil, que gerencia a conta única do Estado. “Mas não foi falta de dinheiro”, garnatiu a secretaria adjunta de Comunicação Social, Glácia Marillac. O presidente do Ipern, José Marlúcio Diogenes Paiva, confirma, no entanto, que realmente existe um déficit de receita, que

depende de repasses financeiros do Tesouro estadual, pois o Ipern arrecada R$ 65 milhões dos servidores da ativa, mas a folha dos aposentados e pensionistas chega a R$ 90 milhões, uma diferença de R$ 25 milhões. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (Sinai), cerca de 21 mil aposentados e pensionistas deixaram de receber os salários em dia. Santino Arruda, diretor do Sinai, disse que o número representa metade do total de aposentados e pensionistas do Estado. O aposentado Roberto Costa, protestava pelo atraso e disse que esse pagamento não podia atrasar, pois não dependia ar-

recadação de impostos, como chegaram a afirmar outros aposentados. “Esse dinheiro já está reservado no fundo de pensão do Ipern para pagar pensionistas e aposentados”. A aposentada Zélia Rodrigues também estava no grupo de aposentados que aguardavam informações sobre a liberação da aposentadoria: “Eu dependo do meu remédio para sobreviver. Ainda bem que guardei de um mês para o outro, mas o último [remédio] é hoje”, lamentou ela. Santino Arruda afirmou que o Sinai foi informado sobre o pagamento dos salários atrasados, mas até o início da noite de ontem não tinha a confirmação de que tinha realmente acontecido.

Sem informação, aposentados e pensionistas fizeram protesto


8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

natal

Baldo: obra exige serviços adicionais « VIADUTO » Prefeitura ainda não sabe quanto será acrescido ao valor da obra. Prazo para finalizar serviço

será estendido até janeiro de 2014. Entre os serviços adicionais estão adequações no escoramento da estrutura JÚNIOR SANTOS

s obras de recuperação do viaduto e do canal do Baldo necessitam de serviços adicionais ao planejado. Com isso, a entrega da obra deverá ser adiada para janeiro de 2014. A informação é do secretário adjunto de Operações da Secretaria Municpal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Caio Múcio Pasqual. O secretário adjunto de Operações da Semopi informou ainda que o custo do aditivo deverá ser definido após a entrega de um estudo, ainda em fase de elaboração, que vai ser entregue na próxima semana por uma empresa de consultoria.

A

Semopi explicou que mudanças vão viabilizar os trabalhos nas vigas de sustentação do viaduto

“Com o detalhamento do projeto básico, vimos que vai ser preciso fazer mais serviços do que havia sido previsto. Com isso, ficamos um tempo sem fazer os serviços. Estamos aguardando esse estudo chegar nas nossas mãos para a empresa executar o serviço”, explicou Caio Múcio Pasqual. De acordo com o o secretário adjunto, o prazo estimado inicialmente para terminar a obra era novembro. Com a constatação de que mais serviços serão necessários, esse prazo deverá ser estendido para janeiro. Caio Múcio Pasqual não informou de quanto será o aditivo. “Esse estudo deve estar com a gente no

mais tardar na próxima semana. Por lei, como trata-se de uma recuperação, o valor inicial pode ser acrescido em até 50%. Mas mesmo que tenha isso, a gente não tem ideia de qual o percentual do acréscimo. Às vezes é necessário fazer apenas o remanejamento de serviços. Nem sempre esse aditivo gera reflexos financeiros”, disse. Caio Múcio explicou que, caso haja a necessidade de ultrapassar os 50% do valor inicial, uma nova licitação deve ser feita. “O que precisamos é que o viaduto seja recuperado de tal maneira que nós possamos liberar o tráfego. Essa é a razão desse contrato”, afirmou.

Ordem de serviço completa três meses dia 11/9

Os serviços adicionais na recuperação do canal e viaduto do Baldo estão relacionados a adaptações no picotamento do concreto e do asfalto, além de uma adequação no tipo de escoramento que será necessário para viabilizar os trabalhos nas vigas de sustentação da estrutura. De acordo com o secretário adjunto de Operações da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Caio Múcio Pasqual, trata-se apenas de readequar serviços já incluídos no contrato. “Tudo isso gera uma planilha de adequação”, informou. A ordem de serviço para o início da obra de recuperação do viaduto do Baldo foi assinada no dia 11 de junho. Orçados em R$ 1,79 milhão, os serviços da empresa BMB Construções Ltda, vencedora da licitação, só tiveram início na segunda quinzena de julho. Assinada a ordem de serviço, a Prefeitura de Natal teve que lidar com ocupações por moradores de rua. Superada esta questão, a empresa iniciou a montagem do canteiro de obras no dia 27 de junho, mas o serviços só puderam começar depois que questões como a ligação da energia elétrica do canteiro foram solucionadas. O viaduto do Baldo está interditado judicialmente para o trânsito de veículos desde 4 de outubro de 2012, em atendimento a uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MP/RN), a partir de inquérito instaurado em janeiro de 2010. Uma fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RN) constatou que a deterioração e falta de manutenção do equipamento urbano colocava em risco a segurança das pessoas e do tráfego de veículos. Em janeiro deste ano, o engenheiro civil José Pereira apresentou em plenária de posse da atual direção do Crea-RN laudo pericial que mostrava detalhes dos problemas, como infiltração e corrosão nos pilares, no vão central e no canal nas avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, que têm sérios riscos. O laudo atendeu determinação judicial de setembro de 2012, quando o então juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, o hoje desembargador Ibanez Monteiro da Silva, entendeu que o laudo feito em outubro de 2009 era insuficiente para atender o pleito sobre a interdição do viaduto. O viaduto do Baldo foi inaugurado em 1978, na gestão do então prefeito Vauban Faria.


NO FACEBOOK

Acompanhe os resultados das partidas do América e do ABC pela Série B do Brasileiro. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

19h30 - Oeste x América/RN 21h50 - ABC x América/MG www.radioglobonatal.com.br

COM FRED LESIONADO, ALEXANDRE PATO É CONVOCADO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA. PÁGINA 2

HOJE NA TV

21h - Série A: Náutico x São Paulo; Pay-per-view 21h50 - Série B: Paysandu x Sport; Sportv

BLOG DO CIRÍACO

Veja o comentário sobre a rodada de hoje da Série B do Brasileiro, com América e ABC www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 03 de setembro de 2013

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br

ABC realiza mudanças para vencer « BRASILEIRO - SÉRIE B » Técnico abecedista, Roberto Fernandes, decidiu modificar o time titular alvinegro para o jogo contra o América/MG. Destaques ficam por conta das estreias de Getúlio Vargas e Giovanni Augusto

U

m ABC bastante modificado vai entrar em campo hoje, para enfrentar o América/MG, pela última rodada do primeiro turno da série B do Brasileiro, às 21h50, no estádio Frasqueirão. Serão seis mudanças e três estreias em relação ao time que foi derrotado para o Avaí na última rodada. Sem poder contar com o zagueiro Flávio Boaventura e o volante Bileu, ambos suspensos, o técnico Roberto Fernandes decidiu improvisar o meio campo Daniel Paulista na zaga ao lado de Rogélio. No gol, com a saída de Lopes do clube, Getúlio Vargas assume a condição de titular. Rodolfo Testone é o novo lateral esquerdo e Gilmar vai formar dupla de ataque com Rodrigo Silva. No meio campo, Giovanni Augusto pode ser companheiro de Erick Flores. “Giovanni não está no melhor da sua forma, vai precisar de uma sequencia mas a necessidade é de urgência. A gente tem que atropelar estágios para conquistar uma vitória em casa. Temos que fazer o máximo do dever em casa então temos que atropelar estágios. O ABC precisa trabalhar tudo o que for ofensivo, então não dá só pra esperar pelo talento que faz a diferença. Temos que criar condições para que eles tenham mais oportunidades durante a partida”, disse o técnico Roberto Fernandes. Sobre a atuação situação do clube na competição, ocupando a última colocação, com apenas 11 pontos em 17 partidas e distante sete pontos do primeiro time fora da zona rebaixamento, o Guaratinguetá/SP, que tem 18 pontos, o comandante pediu um voto de confiança aos torcedores e que ajudem o time nesse momento difícil. “O nosso time não vai funcionar sob pressão. Esse tempo já passou. Todo mundo está ciente da nossa situação, do que precisamos fazer e é agora temos que ter tranqulidade para reagir. Precisamos de 11 vitórias em 20 jogos. Se não der contra o América/MG, vamos precisar de 11 em 19, até chegar o momento em que não teremos mais chances ou não. Mas, enquanto estivermos lutando, é preciso apoiar os jogadores e espero que nosso torcedor faça isso”, pediu o treinador do ABC. As oscilações do AméricaMG na Série B do Brasileiro custaram ao clube o distanciamento do G4, mas o Coelho tenta

ALEX RÉGIS

Com a saída de Lopes, o goleiro Getúlio Vargas vai fazer sua estreia pelo ABC contra o América/MG

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

ABC

PRIMEIRO TURNO Time

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%

AMÉRICA/MG

1º Palmeiras-SP 2º Chapecoense-SC 3º Paraná-PR 4º Sport-PE

41 39 33 31

18 18 18 18

13 12 9 10

2 3 6 1

3 3 3 7

36 36 29 33

15 17 13 29

21 19 16 4

75,9 72,2 61,1 57,4

5º Joinville-SC 6º Boa Esporte-MG 7º Avaí-SC

30 30 29

18 18 18

9 8 8

3 6 5

6 4 5

31 19 27

19 19 23

12 55,6 0 55,6 4 53,7

8º Icasa-CE 9º América-MG 10º Figueirense-SC

28 18 27 18 26 18

9 7 8

1 6 2

8 5 8

27 29 35

32 26 31

-5 51,9 3 50,0 4 48,1

11º Bragantino-SP 12º ASA-AL 13º Ceará-CE

26 22 22

18 18 18

7 7 5

5 1 7

6 10 6

18 23 23

17 29 23

1 48,1 -6 40,7 0 40,7

14º Atlético-GO 15º Oeste-SP

20 19

18 18

6 5

2 4

10 9

17 14

24 -7 37,0 29 -15 35,2

16º Guaratinguetá-SP 18 17º América-RN 18 18º São Caetano-SP 16

18 18 18

5 4 4

3 6 4

10 8 10

20 19 19

31 28 23

19º Paysandu-PA 20º ABC-RN

18 18

4 2

4 5

10 11

19 13

28 -9 29,6 31 -18 20,4

Getúlio Vargas; Thiaguinho, Daniel Paulista, Rogélio e R. Testone; Edson, Daniel Paulista, Giovanni Augusto e Erick Flores; Gilmar e Rodrigo Silva Técnico: R. Fernandes

Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Gualberto e Danilo; Leandro Ferreira, Claudinei, Wéverton (Kleber) e Rodriguinho; Willians e Alessandro Técnico: Paulo Comelli

Estádio: Frasqueirão Horário: 21h50 Árbitro: Mayron F. dos Reis Novais (MA) Assistentes: Márcio Freire Lopes (PB) e José Maria de Lucena Netto (PB)

juntar forças para terminar o turno da competição com o máximo de pontos possíveis para buscar as primeiras colocações no returno. “Projetamos terminar o turno com 32 pontos e isso não será mais possível. Então, precisamos da vitória para fechar com 30 e depois buscar a compensação no returno do campeonato”, disse o técnico Paulo Comelli, que tem desfalques para essa partida, principalmente no setor ofensivo. Nikão, uma das referências do América-MG, segue em tratamento na parte posterior da coxa esquerda e vetado para enfrentar os potiguares. Já o atacante Marcão acusou dores no joelho esquerdo no treino do último domingo é também está fora do jogo em Natal.

16 11

A vitória basta para tirar o América da zona de queda A história de confrontos entre América/RN e Oeste vai começar a ser escrita hoje. As equipes que nunca tiveram os destinos cruzados estarão frente a frente num duelo que pode valer uma troca de posições entre as duas agremiações na tabela de classificação. O rubro-negro paulista está na 15ª colocação, com 19 pontos, um ponto a frente dos potiguares, que abrem a zona de rebaixamento e podem escapulir dessa situação incômoda — que sustenta há 14 rodadas — em caso de vitória. O confronto tem o início previsto para as 19h30, no estádio Dos Amaros , em Itápolis/SP. Reanimado com a conquista da quarta vitória na competição e a possibilidade de confirmar uma reação dentro da série B, o América apesar de ter acumulado poucas vitórias, elas estão bem distribuídas. Foram duas como mandante e duas como visitantes e o treinador Pintado está disposto de marcar o seu trabalho de uma forma positiva e regular, por isso promete mandar a campo uma equipe bastante ousada e que vai buscar a conquista dos três pontos desde os minutos iniciais. Sem Márcio Passos, Daniel Amora deve ser a opção para entrar no meio-campo alvirrubro. O time paulista ainda não en-

trou na zona de “degola” da competição, mas faz uma campanha que neste momento apresenta uma curva descendente. A equipe vai a campo com a responsabilidade de evitar a quarta derrota consecutiva e a última vitória rubro-negra ocorreu no dia 13 de agosto, diante do Paysandu, em São Paulo. Com um perfil desse, não poderia existir um oponente melhor para os americanos no fechamento da fase de ida da série B. O meia Chiquinho, de 30 anos, é a última novidade anunciada pelo clube natalense, contratado por empréstimo até o final da temporada, o atleta estava no São José/SP.

FICHA TÉCNICA OESTE AMÉRICA Fernando Leal; Dezinho, Ligger e Adriano Alves; Eric, Paulo Vítor, Bruno Sabino, Marcos Paraná e Fernando; Jheimy e Pablo Técnico: Ivan Baitello

Andrey, Norberto, Zé Antônio, Edson Rocha e Raí; Ricardo Baiano, Daniel Amora, Fabinho e Vinícius Pacheco; Rodrigo Pimpão e Vandinho Técnico: Pintado

Local: Estádio dos Amaros (SP) Horário: 19h30 (de Brasília) Árbitro: Edmar C. da Encarnação (AM) Assistentes: Marcos Rogerio da Silva (PR) e Ezequiel Barbosa Alves (MS)

ADRIANO ABREU

-11 33,3 -9 33,3 -4 29,6

» 18ª RODADA

» 19ª RODADA

ASA-AL 3 x 1 Figueirense-SC América-MG 0 x 2 Joinville-SC Atlético-GO 4 x 0 Oeste-SP Avaí-SC 2 x 0 ABC-RN Chapecoense-SC 1 x 2 Icasa-CE Bragantino 0 x 0 Paysandu-PA América-RN 2 x 1 São Caetano Paraná-PR 4 x 0 Guaratinguetá Ceará-CE 2 x 2 Palmeiras-SP Sport-PE 2 x 2 Boa Esporte-MG

Joinville-SC x Ceará-CE Oeste-SP x América-RN Icasa-CE x Paraná-PR Boa Esporte-MG x Avaí-SC Figueirense-SC x Bragantino São Caetano-SP x ASA-AL Guaratinguetá x Atlético-GO ABC-RN x América-MG Paysandu-PA x Sport-PE Palmeiras-SP x Chapecoense-SC

Daniel Amora vai ser o substituto do suspenso Márcio Passos


2

esportes

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

No Milan, Kaká diz estar em casa « ITÁLIA » O jogador brasileiro reduziu até o salário pela metade para poder regressar ao time italiano e pelo qual conquistou o posto de melhor do mundo. Agora ele quer voltar a brilhar e disputar outra Copa

M

ilão (AE) - Kaká está oficialmente de volta ao clube em que viveu os melhores momentos da sua carreira. Ontem, o Milan anunciou a contratação do meia brasileiro, após fechar um acordo com o Real Madrid e o próprio jogador. Assim, ele retorna a Milão quatro anos depois da sua saída. “Kaká estará em Milão, ele queria com toda a força voltar ao Milan e hoje não são necessárias muitas palavras, basta um abraço e nossa casa voltará a ser como antes”, dizia a nota oficial do Milan para anunciar o êxito na negociação, confirmada no último dia da janela de transferências. Nesse retorno ao Milan, o meia brasileiro vai vestir a camisa de número 22, com a qual se consagrou na sua primeira passagem. “Volto para casa, estou feliz, realmente contente em vol-

LUCA BRUNO/AP

tar a jogar no San Siro”, declarou Kaká, em entrevista dada momentos antes de embarcar em Madri para Milão. Depois, na chegada à Itália, ele recebeu o carinho dos torcedores já no desembarque no Aeroporto de Linate, em Milão. Ovacionado pelos fãs que deixou no Milan, em claro reconhecimento ao que fez na sua primeira passagem pelo clube. “Passaram quatro anos, agora retorno. Há 15 dias achei que pudesse acontecer o meu retorno, havia entendido que o ideal para mim seria retornar ao Milan. Eu até sonhava em ouvir o coro que os torcedores cantavam para mim”, contou. O Milan não revelou os detalhes financeiros da negociação, mas o jornal esportivo italiano Gazzetta dello Sport informou que o brasileiro terá um contra-

to de dois anos e que receberá 4 milhões de euros por temporada - metade do que ganhava no Real Madrid, onde ainda tinha vínculo de duas temporadas. Sem espaço no time do Real Madrid, onde nunca conseguiu brilhar desde que foi comprado em 2009 por 65 milhões de euros, Kaká chegou a pedir ao clube espanhol para ser negociado agora nesta janela de transferências. E a diretoria do Milan também disse ter feito um “grande esforço” para contratá-lo. Para abrir espaço para a chegada de Kaká, o Milan já tinha negociado na semana passada o meia ganês Kevin-Prince Boateng ao Schalke 04, da Alemanha. Enquanto isso, o Real Madrid nem se abalou muito com a saída do brasileiro - acaba de investir mais de 90 milhões de euros no galês Gareth Bale.

Fred é cortado por contusão

Pedro Neto

« SELEÇÃO BRASILEIRA » Lesão do atacante tricolor é considerada grave e os médicos preferiram não estipular prazo para o retorno do atacante

[ pedron@natal.digi.com.br ]

JUNIOR SANTOS

Hoje tem Frasqueirão A equipe alvinegra joga hoje à noite contra o América MG no estádio Frasqueirão. Roberto Fernandes ainda não repassou a equipe principal para a mídia, entretanto acredito que deveremos ter várias novidades na equipe principal. O grande problema é que com apenas 11 pontos na tabela de classificação a equipe precisa desesperadamente da vitória. Como o ABC recebeu nos últimos dias treze novos jogadores e apenas dois deles estrearam – Daniel Paulista e Rogélio – contra o Avaí, tu-

do indica que no jogo de hoje Roberto Fernandes deverá colocar em campo alguns desses novos contratados e que ainda não tiveram a oportunidade de jogar. Gilson, Getúlio Vargas, Rodolfo, Somália, Lima, entre outros, são alguns dos que já estão à disposição do técnico Roberto Fernandes. E não adianta o técnico ficar adiando as estreias desses jogadores, até porque o tempo está cada vez mais curto. Que o torcedor alvinegro possa prestigiar a sua equipe na noite de hoje no Frasqueirão.

Torcidas organizadas? E na última semana um Promotor de Justiça de São Paulo entrou com uma ação pedindo a extinção da maior torcida organizada do Corinthians. Isso porque nos últimos meses a torcida vem sendo acusada de ser a causadora de vários problemas relacionados à violência nos estádios de futebol em São Paulo. Esse mesmo promotor de São Paulo disse que mais de trinta “torcedores” estão proibidos de entrar nos estádios de futebol, entretanto todos continuam entrando livremente, pois não existe um controle entre polícia, justiça e CBF na hora de identificar esses torcedores nos estádios onde as partidas estão sendo jogadas. Inclusive o último deles em Brasília na partida entre Corinthians x Vasco. Já no Distrito Fe-

Kaká volta a ostentar a camisa do Milan, quatro anos depois de ter trocado o clube pelo Real Madrid

deral a secretaria de segurança pública proibiu a entrada nos estádios de futebol em Brasília das torcidas organizadas do Corinthians e do São Paulo por praticarem a violência dentro e fora dos estádios. O pior de tudo é que eles são punidos e permanecem entrando nos estádios como se nada tivesse ocorrido. E quase sempre estão metidos nas confusões mostradas pelas emissoras de televisão para o Brasil e o mundo. Sendo assim, como resolver a situação? O que fazer para não deixar estes “torcedores” entrarem nos estádios? Como convocar novos torcedores para irem aos estádios com tamanha violência? Perguntas. Apenas perguntas que poucos têm conseguido responder. Não podemos chamar isso de torcida.

Três pontos O América volta a campo na noite de hoje onde enfrentará o Oeste em SP. Após vencer o São Caetano a equipe rubra respirou melhor. Agora, a equipe precisará de uma sequência de bons resultados para sair definitivamente dessa situação. O técnico Pintado não poderá contar com Márcio Passos que recebeu o terceiro cartão amarelo. Daniel e Mazinho disputam a posição. Nas demais posições, dificilmente Pintado fará alguma alteração. Já Laércio está de volta após cumprir suspensão contra o São Caetano. Vencer e torcer pela derrota da turma que está na parte de baixo da tabela. É tudo que quer o clube rubro.

Dispensas A direção do ABC já confirmou a dispensa de quatro jogadores nos últimos dias. Giovane, Lopes, Matheus e Wanderley, chegaram a um acordo e deixaram o clube alvinegro. Na realidade desde última semana que a direção negociava com esses e outros jogadores as suas saídas, porém alguns deles não aceitaram o acordo e permanecem no clube. Entre eles, Guto, Gilcimar, Rafael Santos, Raulen, Vinícius e Leandro Cardozo. Tenho dito quase que diariamente que jogador de futebol é um profissional como outro qualquer. Eles têm direitos e obrigações. Então, que a direção do ABC possa resolver de uma vez por todas essas pendências, afinal são jogadores que já deram o que tinham que dar!

A festa bonita E a torcida rubra fez uma bonita festa no último sábado na volta do América ao Nazarenão. Comandados por Augusto Varela o torcedor rubro prestigiou e incentivou a sua equipe desde o primeiro minuto. Aliás, a hora é de apoiar, a equipe precisará do torcedor próximo.

RAFAEL RIBEIRO

O

atacante Fred, com lesão muscular, está desconvocado para os amistosos contra Austrália e Portugal. O jogador, sob a assistência do médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, se submeteu a uma exame de ressonância magnética, que constatou lesão muscular e uma inatividade de dois meses. Felipão convocou então Alexandre Pato, que se apresentará hoje a tempo de participar do treinamento. O mesmo acontecerá com Neymar. O atacante terá de fazer hoje pela manhã, no Rio de Janeiro, revisão da cirurgia que fez de amígdalas e por isso se apresentará à tarde em Brasília.

Fred lamenta contusão e mostra receio dela atrapalhar trajetória

Uma das principais novidades na Seleção Brasileira que se apresentou ontem, em Brasília, culpa suas opções de lazer pelo momento longe das convocações. De volta após dois anos, Maicon, titular e autor de gol na última Copa do Mundo, admite que exagerou na balada, mas promete retribuir à confiança de Luiz Felipe Scolari com um trabalho que o garantirá para o Mundial do ano que vem. “Saí mais do que deveria. Em dias que eu podia descansar, saía. Isso é um erro que agora não posso cometer. Com certeza aprendi com todos os erros que cometi”, disse o lateral direito em entrevista à “TV Globo” na qual assumiu ter bebido e ido a festas e baladas além da conta. “Agora tenho um objetivo a

ser conquistado que é mais importante do que uma saída. Com certeza, vou optar por ficar em casa descansando porque meu objetivo é maior”, prometeu, com foco na Seleção: “Não posso deixar a desejar neste retorno, e estou preparado para mostrar o meu melhor para não sair mais da Seleção Brasileira.” “Foi um tempo em que eu não estava bem comigo mesmo. Bateu aquela tristeza de não estar mais sendo visto. De um momento para outro, passei a ser, praticamente, um fantasma. É necessário ter cabeça, motivação a cada dia e personalidade porque as críticas começam a surgir, as pessoas começam a desconfiar do seu trabalho”, indicou ele. Ao ouvir seu filho, Felipe, de 8 anos, lhe questionar seguidamente sobre as razões de pouco jogar, Maicon foi para a Roma nesta temporada. E fez uma pro-

« TÊNIS »

« GINÁSTICA »

Brasil define time da Davis

Jade é dúvida para o Mundial

O capitão João Zwetsch anunciouontem os tenistas que defenderão o Brasil contra a Alemanha, entre os dias 13 e 15 de setembro, na cidade alemã de Neu-Ulm, pelo playoff do Grupo Mundial da Copa Davis. Ele chamou Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva para os jogos de simples, além de Bruno Soares e Marcelo Melo para o confronto de duplas entre os dois países. A principal novidade da convocação é a presença de Rogério Dutra Silva, atual tenista número 3 do Brasil e 134º do mundo, que não defende a equipe na competição desde o ano passado.

Com uma lesão no tornozelo direito, Jade Barbosa está entre as convocadas para defender o Brasil no Mundial de Ginástica Artística, entre 30 de setembro e 6 de outubro, na Antuérpia (Bélgica), mas sua participação ainda depende da recuperação. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), ela seguirá em tratamento até o início da competição. A participação de Jade é importante até porque faltam atletas para a ginástica feminina brasileira. Como existe um limite que impede ginastas de menos de 16 anos de participarem de competições adultas.

BALADAS

messa ao ser questionado se era uma aposta. “Vocês estão fazendo pouco caso, estão esquecendo de quem estão contratando. Vocês vão ver”, disse ele. O discurso virou realidade com a recente convocação. “Fiquei bastante surpreso. Foi uma alegria total, uma emoção muito grande, parecia que foi a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira. Não vejo a hora de me apresentar, chegar lá, ver aquela galera, meus excompanheiros de Seleção”, comentou ele. Agora, antes de sair, Maicon vai pensar no Mundial que será disputado no Brasil . “Confiança em mim ele (Felipão) tem, basta retribuir mostrando meu trabalho na Seleção Brasileira. Tudo depende de mim. Acompanhei de fora a galera cantando o hino abraçada na Copa das Confederações. Imagina na Copa do Mundo”, afirmou ele.

hoje na tv 12 h00 - Tênis: US Open; SporTV 2 e ESPN Internacional 15h45 - Supercopa da Espanha de Futsal: El Pozo Murcia x Barcelona; Esporte Interativo 16h30 - Copa do Brasil Sub-20 de Futebol: Paraná x São Paulo; SporTV 18h30 - Copa América de Basquete: México x Argentina; SporTV 3 18 h00 - Copa do Brasil Sub-20 de Futebol: Portuguesa x Flamengo; ESPN Brasil 19h30 - Brasileirão: Goiás x Grêmio; Pay-perview 19h30 - Série B: Joinville x Ceará; SporTV 19h30 - Série B: Figueirense x Bragantino; Pay-per-view 19h30 - Série B: Icasa x Paraná; Pay-perview 19h30 - Série B: Oeste x América-RN; Payper-view 19h30 - Série B: Boa x Avaí; Pay-per-view 20 h00 - Tênis: US Open; SporTV 2 e ESPN Internacional 21 h00 - Brasileirão: Náutico x São Paulo; Pay-per-view 21 h00 - Copa América de Basquete: Brasil x Jamaica; ESPN Brasil e SporTV 3 21h50 - Série B: Paysandu x Sport; SporTV 21h50 - Série B: São Caetano x ASA; Pay-perview 21h50 - Série B: Palmeiras x Chapecoense; Pay-per-view


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

esportes

Apito Final EVERALDO LOPES e_lopes@tribunadonorte.com.br

Cem dias na zona de perigo

B

om dia, amigo leitor, estou de volta após uma folga (féria)mais longa do que as folgas costumeiras dos fins de semana. E como gosto do que faço, os últimos dias de pernas pro ar pareciam não ter mais fim. Volto ao batente e encontro ainda a dupla ABC/América nadando contra a correnteza, o time alvinegro tentando desesperadamente livrarse da incômoda a lanterna, mas sem ter forças para isso. Fez a estreia perdendo para o Paraná Club dia 25 de maio e, por coincidência exatos 100 dias depois, permanece segurando a indesejável lanterna, ou seja, de 25 de maio a 3 de setembro. Na volta, encontro também um clima belicoso entre o América/RN e o empresário Marconi Barretto. Quem ouviu o programa Esportes em debate nesse final de semana, surpreendeu-se com o dono do estádio Barrettão cuspindo maribondo com algumas declarações dos cartolas rubros. Por pura sorte e o ótimo gramado, na volta ao Nazarenão o time rubro colheu uma bela vitória, que poderia ter sido de 2x0 não fosse o pênalti imaginário inventado pelo árbitro Gilberto Rodrigues.

As abelhas Sem ter muito o que ver na telinha da tevê fiquei assistindo o jogo Primavera de Itaiatuba/SP x Tanibi, já nos minutos finais valendo a quarta divisão do futebol paulista. Em dado momento, os 22 jogadores, árbitro e assistentes caem deitados no gramado. É quando

acontece o voo rasante de uma nuvem de abelhas. Cenas iguais aconteceram em 1972, em Mossoró, num jogo do Estadual e em 1982 no clássico Alecrim x ABC no Machadão, milhares de abelhas deixaram jogadores e árbitros deitados no gramado fugindo das ferroadas.

Enterro de anão Voltando ainda à entrevista de Marconi Barretto – uma das melhores da atual temporada, constatou que ele promete investir na equipe do Globo EC, semelhante ao que fez o primitivo presidente do finado Globo SC (time que disputou o Estadual da FNF em 1963), o empresário húngaro Imre Fried),

ele que um dia veio morar no RN e aqui instalou uma fábrica de móveis, assumindo sozinho as despesas com o clube. O húngaro pagava tudo, assim como faz hoje Marconi Barretto no novo Globo SC. Curiosamente, Marconi afirmou que há pouco tempo, pela primeira vez havia comparecido a um enterro de anão...

Brasil comemora o seu nono título do Grand Prix « VOLEIBOL » O time comandado por Zé Roberto Guimarães não perdeu nenhum set na fase final da competição, atropelando os adversários AP

S

apporo (AE) - A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou no domingo o seu nono título do Grand Prix. A campanha irretocável na fase final, disputada em Sapporo, no Japão, foi selada com uma vitória arrasadora sobre a China por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/14 e 25/20, em 1 hora e 13 minutos. Antes desta edição do Grand Prix, o Brasil já havia sido campeão em 1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008 e 2009. E desta vez a conquista veio com uma campanha praticamente perfeita, com oito vitórias e apenas uma derrota na fase classificatória e cinco triunfos na etapa decisiva, sem sequer perder um set. Agora, as brasileiras vão participar do Campeonato SulAmericano, no Peru, marcado para o período entre 16 e 23 de setembro. A competição será classificatória para a Copa dos Campeões e o Mundial de Vôlei de 2014. O Brasil entrou em quadra precisando vencer apenas dois sets, mas fez mais do que isso, sem dar qualquer chance de reação para as chinesas. A oposto Sheilla foi a maior pontuadora do confronto com 18 acertos (15 de ataque, um de bloqueio e dois de saque). As ponteiras Fernanda Garay e Gabi também tive-

Meninas do Brasil comemoram, no alto do pódio, mais uma conquista para o vôlei nacional

ram boas atuações, com 14 e 12 pontos, respectivamente. Já a levantadora Dani Lins foi eleita a melhor jogadora do duelo. “O Grand Prix é uma competição cansativa, mas estou feliz pelo trabalho bem feito e pelo título. Vencemos todos os jogos na fase final por 3 sets a 0. Sabíamos que tínhamos que ganhar o jogo. Quando acabou o segundo set, vibramos um pouco, mas o Zé Roberto pediu concentração para fecharmos a partida. É muito bom ganhar esse título pela MARCELO FONSECA/BRAZIL PHOTO

“Matador” Em meio a tanto jogueiro que geralmente chega num clube, com fama de goleador, mas pouco faz, o Icasa está mostrando ser um clube sortudo. Contratou o atacante Tadeu e o cara logo mostrou serviço. Na estreia contra o São Caetano fez um gol, no 2º jogo fez mais um na vitória sobre o ABC, na outra vitória contra o Bragantino fez dois, um no Paysandu (2x1), deixou sua marca contra a Chapecoense ao assinalar o gol da vitória, lá em Chapecó. Aí, sim, é “matador”.

O recorde de Rubens No período em que esta coluna teve a presença do companheiro Vicente Estevam, o blog do E.T. publicou, com detalhes, que o presidente Rubens Guilherme torna-se o dirigente recordista nos 98 anos do ABC, quando o assunto é contratação. Ao todo, foram 44 em 2010, 30

jogadores em 2011, 38 em 2012 e 34 em 2013, acumulando um total de 13 times em três anos. O América também não fica atrás, pelo menos nestes dois últimos anos. No meio, alguns “estrangeiros”, no ABC, como Scwenck, Michell Schmöller, Giovanni e Testoni.

Os números Como ABC e América voltam aos gramados nesta terça-feira, os rubros enfrentando o Oeste fora de casa e os alvinegros jogando na sua arena, aqui vão os prognósticos do site Chance de Gol. O time de “Pintado” tem 21.3% de chance de vitória, o time local, tem 52%. Já o ABC tem 34.9% de chance de uma vitória esta noite, enquanto o América de Minas tem 39.4% do mandante, no caso homônimo das Minas Gerais.

Consolo Se é que serve de consolo para os potiguares, na zona de rebaixamento da série “A” tem até time várias vezes campeão mundial de clubes – o São Paulo FC, ali pertinho do lanterna Náutico, tem também Portuguesa e Ponte Preta, clubes de prestígio no futebol paulista, o Tricolor do Morumbi tem uma vitória a menos do que o América/RN (4x3). Por coincidência, o bloco da zona de rebaixamento se enfrenta esta noite com os jogos São Paulo x Náutico e Lusa x Ponte Preta. Números & números A edição deste mês da revista Placar traz um raio-X das Arenas que não tiveram jogos valendo a recente Copa das Confederações. No que diz respeito à arena potiguar, os números são estes: capacidade de 42.086 lugares (10 mil deles provisórios), orçamento atual R$ 417 milhões, com 117 milhões a mais da previsão inicial). A revista registra o detalhe da arena potiguar ter começado com 15 meses de atraso, e já tem 78% das obras já prontas

« CARTÃO AMARELO »

3

A prata por equipes e as vitórias individuais animaram judocas

« JUDÔ »

Brasileiras festejam resultado no Mundial Pela primeira vez na história do esporte o País subiu o pódio em disputa por equipes

R

io (AE) - Responsável para um feito histórico para o Brasil ao conquistar nesta semana uma inédita medalha de ouro para o judô feminino do País no Mundial que está sendo realizado no Rio, Rafaela Silva valorizou muito a prata obtida pelas brasileiras na competição por equipes, no domingo, e vê as mulheres próximas de alcançarem o topo do pódio neste tipo de disputa. “O ouro não veio, mas mostramos que estamos perto de conquistá-lo, e que estamos no topo do judô mundial. Fico muito orgulhosa da nossa equipe, lutamos até o fim. Agora é bola para frente, na próxima competição vamos novamente buscar o primeiro lugar”, disse Rafaela Silva. Maria Portela, que na categoria até 70kg derrotou a japonesa Haruka Tachimoto no domingo, foi outra que projetou com otimismo o futuro do judô feminino do Brasil. “Quando a gente entra ali a gente tem que superar tudo. Eu sou raça pu-

ra, vibro mesmo e eu tento passar isso para a minha equipe. Quando eu perdi (na competição individual), elas me levaram e nessa última luta foi o contrário. Somos uma equipe de verdade. Não era para ser ainda, quem sabe vem algo melhor na frente”, disse. Wanderley Teixeira, presidente da Confederação brasileira de Judô (CBJ), também exaltou a boa participação das mulheres neste Mundial. “A avaliação é a melhor possível. Sete medalhas, cinco finais, um resultado histórico para o judô feminino, que é o grande vencedor deste Mundial. As meninas cumpriram a missão delas com perfeição. Os rapazes fizeram o que podiam, mas a vitória é delas. Elas são as poderosas”, brincou o dirigente. A CBJ não gostou nada da derrota para a Alemanha logo na estreia do time masculino do País no Mundial por Equipes. Sem esconder o incômodo com o resultado, o coordenador técnico da seleção criticou duramente o time e afirmou que o desempenho, aliado a uma participação pífia nas chaves individuais, faz com que todo o planejamento tenha que ser revisto.

nona vez. O terceiro set foi difícil, mas deu tudo certo”, disse Dani Lins. Já Sheilla destacou a campanha impecável do Brasil na fase final do Grand Prix. “Ganhamos todos os jogos da fase final por 3 sets a 0. O time se comportou muito bem em todo o campeonato. A China mudou o time para jogar contra nós, mas nos adaptamos e vencemos o jogo. Cumprimos o nosso papel”, afirmou. A oposto avaliou que na etapa decisiva do Grand Prix reen-

controu a sua melhor forma. “Acho que estou aos poucos voltando a minha forma. Foi bom que voltei a jogar bem na fase final. Estou feliz pela atuação do time inteiro. Tivemos muita maturidade na etapa decisiva”, afirmou. A seleção brasileira começou a partida com Dani Lins, Sheilla, Fernanda Garay, Gabi, Fabiana e Thaísa, além da líbero Fabi como titulares. E durante o duelo o técnico José Roberto Guimarães promoveu as entradas de Michelle e Juciely.

« FÓRMULA 1 »

« COPA »

Red Bull anuncia Ricciardo em 2014

Itaquerão recebe cadeiras

A Red Bull encerrou o mistério que já durava dois meses e anunciou ontem que o australiano Daniel Ricciardo, de apenas 24 anos e atualmente na Toro Rosso, será o substituto do seu compatriota Mark Webber a partir de 2014. O veterano piloto de 37 anos adiantou, no final de junho, que está na sua última temporada na Fórmula 1 - ele assinou contrato com a Porsche e participará pela montadora do Mundial de Endurance, competição que conta com as 24 Horas de Le Mans. Agora, a equipe finalmente definiu o futuro companheiro do alemão Sebastian Vettel.

Um dia depois de comemorar o seu aniversário de 103 anos de fundação, o Corinthians viu ontem o início de uma nova fase na construção do Itaquerão. Os assentos começaram a ser instalados no estádio que está sendo erguido na zona leste de São Paulo e será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Os primeiros assentos colocados no estádio formavam a inscrição “SCCP 103”, em alusão aos 103 anos completados no domingo pelo Sport Club Corinthians Paulista. Na ocasião, o time deu um presente aos seus torcedores ao golear o Flamengo por 4 a 0.


4

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 03 de setembro de 2013

esportes

Duelo de lanternas em Recife « BRASILEIRO - SÉRIE A » O time do São Paulo enfrenta o Náutico no início de uma maratona para os

dois clubes que, a partir de hoje, devido a jogos atrasados, terão de entrar em campo a cada 48 horas LUÍS PIRES

R

ecife (PE) - Gazeta Press - Válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro e marcado de início para 31 de julho, o duelo entre Náutico e São Paulo finalmente será disputado hoje, na Arena Pernambuco. Adiada por conta da recente viagem da equipe paulista para o exterior, a partida opõe respectivamente lanterna e vice-lanterna da competição. Hexacampeão brasileiro, o São Paulo faz a pior campanha de sua história e se esforça para deixar a zona de descenso à segunda divisão, na qual se encontra por somar apenas 15 pontos em 16 jogos. Apesar da pressão externa, tem apresentado evolução tática e não perde há quatro rodadas - conquistou uma vitória (a primeira depois de 12 rodadas) e três empates. O último empate foi no domingo, diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, ocasião em que os centroavantes Luis Fabiano e Aloísio (seu reserva imediato) não puderam atuar por estarem suspensos. Ambos voltam a ficar à disposição, mas somente o primeiro deverá ser titular, com a companhia de Osvaldo e a saída do meia Jadson, o qual recebeu o terceiro cartão amarelo. Time precisam da vitória para traçar a rota de

tular da zaga diante do Goiás, ao lado de Werley e Bressan. Já a saída de Riveros promoverá uma mudança tática na equipe: o 3-5-2 passará a ter dois volantes e um meia, e não três volantes. Zé Roberto reassume um lugar no time titular, após lesão que o deixou de fora por um mês. Ontem o Grêmio fez seu único treino visando ao jogo de hoje, às 19h30. O provável time terá Dida; Werley, Gabriel e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos. O Tricolor é vice-líder do Brasileirão, com 31 pontos, três atrás do Cruzeiro.

FICHA TÉCNICA NÁUTICO-PE Após cumprir suspensão, Luís Fabiano reaparece no tricolor

fuga da incômoda zona de rebaixamento da competição.

GRÊMIO X GOIÁS O Grêmio não terá dois titulares do sistema defensivo para a partida desta terça, contra o Goiás, no Serra Dourada. Rhodolfo e Riveros, que levaram o terceiro cartão amarelo na vitória sobre a Ponte Preta, não

poderão atuar em Goiânia. A suspensão do paraguaio foi calculada: ele reforçará a sua seleção nos próximos dez dias, e cumprirá a pena em um jogo no qual não poderia mesmo atuar, devido às Eliminatórias para a Copa de 2014. Os substitutos já estão praticamente definidos. Para a vaga de Rhodolfo, Gabriel será ti-

SÃO PAULO-SP Ricardo Berna, Oziel, Leandro Amaro, Jean Rolt e Bruno Collaço; Elicarlos, Diego Morales, Martinez e Tiago Real; Olivera e Rogério Técnico: Jorginho

Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo (Clemente Rodríguez); Wellington, Fabrício e Ganso; Lucas Evangelista, Osvaldo e Luis Fabiano Técnico: Paulo Autuori

Estádio: Arena Pernambuco(PE) Horário: 21h Árbitro: Leandro Vuaden (RS) Assistentes: Marcelo Barison (RS) e Ivan Bohn (PR)

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A PRIMEIRO TURNO Time 1º Cruzeiro-MG 2º Grêmio-RS 3º Atlético-PR 4º Botafogo-RJ 5º Corinthians-SP 6º Coritiba-PR 7º Internacional-RS 8º Bahia-BA 9º Goiás-GO 10º Vitória-BA 11º Santos-SP 12º Criciúma-SC 13º Atlético-MG 14º Vasco da Gama-RJ 15º Flamengo-RJ 16º Fluminense-RJ 17º Portuguesa-SP 18º Ponte Preta-SP 19º São Paulo-SP 20º Náutico-PE

PG 34 31 30 30 29 25 24 23 23 22 22 20 20 20 19 18 16 15 15 8

J 17 17 17 17 17 17 16 17 17 17 15 17 16 17 17 17 17 16 16 15

V 10 9 8 8 7 6 5 6 5 6 5 6 5 5 4 5 3 4 3 2

E 4 4 6 6 8 7 9 5 8 4 7 2 5 5 7 3 7 3 6 2

D 3 4 3 3 2 4 2 6 4 7 3 9 6 7 6 9 7 9 7 11

GP 38 23 32 27 19 20 27 17 17 21 18 22 15 26 17 19 22 18 15 9

GC SG 17 21 15 8 23 9 19 8 7 12 17 3 24 3 20 -3 21 -4 24 -3 12 6 28 -6 19 -4 32 -6 21 -4 24 -5 28 -6 25 -7 18 -3 28 -19

% 66,7 60,8 58,8 58,8 56,9 49,0 50,0 45,1 45,1 43,1 48,9 39,2 41,7 39,2 37,3 35,3 31,4 31,3 31,3 17,8

» 17ª RODADA

» 18ª RODADA

Grêmio-RS 1 x 0 Ponte Preta Goiás-GO 0 x 0 Atlético-MG Portuguesa-SP 4 x 2 Bahia-BA Náutico-PE 1 x 4 Atlético-PR Fluminense-RJ 0 x 2 Santos Coritiba 0 x 0 Internacional-RS Corinthians 4 x 0 Flamengo-RJ Vitória-BA 0 x 1 Criciúma-SC Botafogo-RJ 0 x 0 São Paulo-SP Cruzeiro-MG5 x 3 Vasco-RJ

Goiás-GO x Grêmio-RS Flamengo-RJ x Vitória-BA Atlético-PR x Santos-SP Portuguesa-SP x Ponte Preta Internacional-RS x Corinthians Bahia-BA x Cruzeiro-MG Atlético-MG x Fluminense Botafogo-RJ x Coritiba-PR São Paulo-SP x Criciúma-SC Náutico-PE x Vasco-RJ

Tribuna do Norte - 03/09/2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you