Page 1

»

GOVERNADORA MUDA COMANDO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO • PÁGINA 4

FUNDADOR: ALUÍZIO ALVES - 1921 - 2006

Ano 63 • Número 133 • Terça-feira, 27 de agosto de 2013

OS NOVOS CORINGAS DE ROBERTO FERNANDES

AMÉRICA ENCARA A CHAPECOENSE NA DESPEDIDA DO BARRETTÃO «ESPORTES 1 »

MENINAS DO VÔLEI FAZEM O CLÁSSICO CONTRA OS EUA

O técnico do ABC, Roberto Fernandes ganhou 11 novas opções para escalar o time. Jogadores como Somália, Giovanni Augusto, Lima, Schwenck e Gilmar chegam para ser titulares de uma equipe que precisará ter aproveitamento de 54% para escapar da zona de rebaixamento. « ESPORTES 2 »

«ESPORTES 3 »

Secretarias pedem corte do ponto de 948 grevistas « GREVES » Os departamentos de pessoal das secretarias da Saúde, Educação e Segurança enviaram lista com

nomes de 948 funcionários que aderiram às paralisações das categorias. A folha de pagamento referente ao mês de agosto será fechada hoje e o corte no salário – já anunciado pelo Governo - não está confirmado. A listagem inclui 420 nomes de professores, 400 policiais civis e 128 funcionários da Saúde. Até ontem, as negociações como governo não tinham avançado e grevistas continuavam acampados em frente à residência oficial do governo. « NATAL 1 E 3 »

« ESTADO » PMDB entrega cargos e define dia 30 se oficializa rompimento Luiz Eduardo Carneiro (Ação Social), Getúlio Batista (Fundac) e Fernando Dinoá (Potigás) entregaram os cargos diante da possibilidade do PMDB oficializar o rompimento com o governo Rosalba. « PÁGINAS 3 E 4 » JOÃO MARIA ALVES

geral

APÓS CHUVAS, NÍVEL D’ÁGUA É BAIXO

Patriota é demitido do ministério Antonio Patriota sai do ministério das Relações Exteriores. Luiz Alberto Figueiredo assumirá. « PÁGINA 8 »

economia Reajuste da gasolina não está definido Ministro da Fazenda, Guido Mantega afirma que não haverá um aumento da gasolina em função da variação cambial. « PÁGINA 6 »

colunistas Woden Madruga

Euforia na chegada dos médicos cubanos ao Brasil. « PÁGINA 2 »

Negócios e Finanças BNB amplia crédito emergencial contra a seca. « PÁGINA 6 » faltam

289

DIAS PARA A COPA

34

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO: páginas

FALE CONOSCO: PABX: Redação:

A Lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento de 30 cidades, acumulou menos água este ano que em 2011 e 2012. Baixa no nível de reservatórios de água preocupa, e é um dos motivos que levou o Comitê de Combate à Seca a pedir a reedição do decreto de emergência no RN. « NATAL 5 »

« MULTAS » Em Natal, 3% dos veículos são notificados a cada ano

« COMÉRCIO » Vendas e vagas de empregos temporários crescerão menos

« SAÚDE » Médicos estrangeiros passam por capacitação

« VERBA » STF determina repasse integral do orçamento da Justiça

Os dados são da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) que apontam queda de 28,03% no valor arrecadado em multas de trânsito em Natal em 2012, em relação ao ano anterior. « NATAL 3 »

As vendas e a abertura de vagas de empregos temporários no período natalino deste ano terão o menor crescimento desde 2004. A projeção é da Confederação Nacional do Comércio. « PÁGINA 5 »

Em meio a polêmicas sobre qualificação profissional e condições de trabalho, Governo Federal recebe médicos de Cuba, Espanha, Portugal e Argentina que vão trabalhar no País. « PÁGINA 7 »

O STF publicou decisão do ministro Ricardo Lewandowski sobre o corte no orçamento do TJRN, determinando que o Executivo faça o repasse integral. Governo diz que há contradições e vai recorrer. « PÁGINA 4 »

Assinaturas: 4006-6100 Venda avulsa: 4006-6113 Comercial:

4006-6111 Classificados: 4006-6103 Circulação: 4006-6173 Reclamações:

4006-6161 4006-6103 4006-6111

SITE: www.tribunadonorte.com.br REDAÇÃO (pauta): pauta@tribunadonorte.com.br

NO FACEBOOK

facebook.com/tribunarn

NO TWITTER

@tribunadonorte

PREÇO DESTA EDIÇÃO:

R$ 1,50


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

Jornal de WM WODEN MADRUGA [ woden@terra.com.br ]

Dos cubanos aos bolivianos

Você escolhe a manchete: tem a que fala dos cubanos e tem a dos bolivianos. No primeiro caso, escolhi esta: “Desembarque e suspeitas – médicos chegam sob proteção especial do Exército e da PF”. Vi na televisão os médicos cubanos descendo no aeroporto de Fortaleza, cada um metido em seu jaleco branco e segurando com a mão esquerda (sempre a esquerda) a bandeirinha de Cuba. Era domingo, 25 de agosto, Dia do Soldado no Brasil. Na recepção, a euforia da festinha organizada pelos companheiros daqui, agora com a participação de bandeirinhas do Brasil, sotaque petista. Num desses aeroportos foi visto o ministro da Saúde, o Padilha, recebendo os seus colegas importados. Ele é candidato ao governo de São Paulo pelo PT e segue à risca a cartilha do marquetingue do partido. Leio outra manchete: “Cubano ganhará menos e não terá direito a asilo”. Das manchetes bolivianas, tem esta do Estadão: “Ajuda em fuga do rival de Evo irrita a Bolívia e o Itamaraty”. É a história da fuga do senador boliviano Roger Pinto, asilado na Embaixada do Brasil, havia mais de um ano, exatamente 455 dias. A fuga teria sido facilitada por um diplomata brasileiro e é uma história cercada de muito mistério. Os dois acontecimentos bem poderiam ter sido “inventados” por Gabriel Garcia Márquez. O Brasil também é uma Macondo, maior do que a da Colômbia e bem maior do que da Bolívia. Mas com os mesmos sotaques. Os Buendias estão em toda parte. Dos mares do Caribe aos degraus dos Andes dando as mãos aos cerrados daqui. Essa fuga do senador boliviano, opositor ferrenho do presidente Evo Moraes, dá um romance. Quem sabe o Vargas Llosa não pega o mote? A história está aí para todo mundo ler, prometendo grandes emoções. Basta conferir algumas linhas do comentário de Josias de Souza, a partir de uma entrevista que o diplomata Eduardo Saboia, que respondia pela Embaixada do Brasil em La Paz, deu para o Fantástico, domingo: “A diplomacia traz o seu estilo no nome: é macia. Muitas vezes,

Literatura

E por falar em literatura, será divulgado, hoje, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o nome do vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, um dos mais importantes do Brasil (150 mil reais), concedido ao romance em língua portuguesa publicado do país. São 10 finalistas, entre eles a escritora portuguesa Lídia Jorge (‘A noite das mulheres cantoras’).

porém, o excesso de punhos de rendas faz desandar a receita da marmelada. Foi o que sucedeu no caso do senador boliviano Roger Pinto. Dilma Rousseff concedeulhe asilo político. Mas Evo Morales negou-se a emitir o salvo-conduto. O Itamaraty fingiu-se de morto, havia 455 dias. Até que... Encarregado de negócios e titular interino da embaixada brasileira em La Paz, Eduardo Saboia resolveu rodar a baiana. Fez isso para interromper o suplício imposto pela inação do Itamaraty ao asilado Roger Pinto. “Eu me sentia como eu tivesse o DOI CODI ao lado da minha sala de trabalho”, disse. Responsável pelo planejamento e pela execução do plano de fuga do senador boliviano, Saboia recebera instruções de seus superiores para ficar de bico calado. Moveu os lábios depois de ter o nome mencionado, de forma pouco amistosa, numa nota oficial do Itamaraty. Reagiu por meio de entrevista concedida ao repórter Carlos de Lannoy.” Um dos títulos dados à entrevista do Saboia: “Fuga de senador boliviano teve ajuda de colega brasileiro, diplomata, fuzileiros da Marinha e Polícia Federal”. É ler e esperar pelo próximo Jabuti.

Nas suas andanças por caminhos e veredas do Rio Grande do Norte, no final da semana que passou, o ministro Garibaldi Fiilho foi até a cidade de Nova Cruz. Fez questão de estar presente à inauguração

Dos nove brasileiros, estão Daniel Galera (‘Barba ensopada de sangue’), Noemi Jaffe (‘Os cegos estão sonhando’), Ricardo Lísias (‘O céu dos suicidas’), Luiz Ruffato (‘Domingo sem Deus’), Paulo Scott (‘Habitante irreal’), Ana Maria Machado (‘Infâmia’), Alberto Martins (‘Lívia e o cemitério africano’), João Gilberto Noll (‘Solidão continental’) e Eliane Brun (‘Uma duas’).

do Fórum Eleitoral Nei Marinho, o ilustre advogado filho da terra. Quinta-feir,a Garibaldi volta a Natal para a abertura do Congresso Nacional de Direito Previdenciário.

De boi Quinta-feira, 29, em Uberaba, tem a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O novo presidente é o pernambucano Luiz Cláudio de Souza Paranhos Fereira.

Geografia Será aberto, amanhã, na UFRN, o XX Encontro Estadual de Geografia. A Geoeconomia da transição energética é um dos temas postos em discussão.

Cabra Já tem data certa para a abertura do IV Torneio de Cabras Leiteiras do Litoral-Agreste: dia 13 de setembro, em Arenã, município de São José de Mipibu.

Chuvas Findando agosto, ainda chove aqui e acolá nos tabuleiros

costeiros. No final da semana, a Emparn registrou 38 milímetros em Touros e 16 em Maxaranguape. Em Pureza, 9,5, Extremoz, 8,8, Baía Formosa, 6,5, Natal, 5,5 e Parnamirim, 5.

Livro

Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo: - A Nova Fronteira lança na Bienal do Rio uma nova edição do livro João Guimarães Rosa, meu pai, escrito pela filha Vilma. Terá textos inéditos do escritor que pertencem ao acervo da família.

Empresa Jornalística Tribuna do Norte Av. Tavares de Lira, 101 - Ribeira - Natal/RN CEP: 59010-200 Fone: (PABX) 4006-6100 Fax: (0xx84) 4006-6124 Endereço eletrônico: www.tribunadonorte.com.br

Pesquisa AGNELO ALVES jornalista

om uma pesquisa divulgada, outra cochichada e ainda outra encomendada, resolvi dar “trato à bola”, ler o que foi divulgado, comparar com o que soube através de cochichos para tirar algumas conclusões, me antecipando à que vem aí, em setembro. Troquei ideia com quem julgo e respeito como conhecedor da matéria, o genial Vulgo da Silva. Salvo alguns pequenos detalhes, tudo a ver com o que li, conversei e soube. Não vou esmiuçar detalhes porque o PMDB está anunciando uma pesquisa qualitativa para setembro e não quero me arvorar em “adivinhão”, o que não sou. Mas Vulgo da Silva está aí, nas ruas, sem esconder o que pensa. O PMDB está fortemente contaminado pela rejeição recorde da governadora Rosalba Ciarlini. Apesar da fase excepcional dos seus três principais líderes, o deputado Henrique

C

Brum

Eduardo, presidente da Câmara Federal, o senador Garibaldi Filho, ministro da Previdência Social e o deputado estadual Walter Alves, líder do partido na Assembleia Legislativa. Mesmo assim, o PMDB ainda tem gás nos pulmões para respirar, mostrando que está vivo, embora combalido, vitimado pela contaminação do governo a quem serve e de nada se serve. Esta semana promete ser decisiva para o PMDB anunciar a permanência ou o rompimento com o governo de Rosalba. É mais acreditável que assuma uma posição de “independência” de que será porta-voz na Assembleia o deputado Walter Alves, líder da bancada. Esperava-se como fatível que o professor Luiz Eduardo pedisse demissão ontem, em caráter irrevogável. Pediu? As pesquisas estão colocando na cabeceira para governador, em 2014, a vice-prefeita de Natal e ex-governadora, Wilma Maria de Faria, campeã com boa vantagem nos dados coletados pela última pesquisa divulgada,

além de protagonizar também um empate técnico na pesquisa apenas “cochichada”. Wilma é caracterizada como anti-Rosalba, uma grande vantagem. O vice-governador, Robinson Faria, apesar de estar na oposição, também aparece contaminado pela condição de vicegovernador. A pesquisa qualitativa esclarecerá melhor esse detalhe. A vice-governança não tem nada a ver com o governo. Robinson é oposição a Rosalba. Pesquisa só pode ser desacreditada por outra pesquisa. A diferença entre números e percentuais que possam parecer fora da ressalva do “empate técnico”, desde que não seja aberrante, não altera o produto. Sendo aberrante, fica sugestiva de uma outra pesquisa. Não é o caso. A pesquisa divulgada e a pesquisa cochichada sugerem coerência na posição de Wilma, mas a pesquisa qualitativa poderá ser mais esclarecedora. A campanha de 2014 está definitivamente antecipada na área política.

Dúvida

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski está suscitando “dubiedade”. Não li. Não posso afirmar. Se a governadora insistir nessa tese, corre um risco desnecessário e perigoso. Melhor apagar o seu decreto “inconstitucional” e convidar os Poderes e afins atingidos para um projeto convincente, partindo da redução de despesas que cada um possa fazer sem prejuízo do pagamento de pessoal e de atividades funcionais. A “queda de braço” ou a tese da “dubiedade” não me parece que tenha sido a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que tem me parecido muito claro em suas intervenções e votos no Supremo, mesmo que, eventualmente, possa dele discordar.

Assembleia

A Assembleia poderá tomar a iniciativa, revogando o Decreto Institucional da governadora, se ela não tomar a decisão de revogar.

Cartas

[ www.rabiscosdobrum.zip.net ]

Turismo Não sei se por incompetência de seus políticos, de seus administradores, ou de ambos, o fato é que o RN, e em particular Natal, não tem acompanhado o progresso dos demais Estados e capitais do Nordeste. A orla da cidade de Natal está um lixo. Como atrair mais turistas, apesar da beleza da natureza, se está tudo degradado? Não há um plano estratégico, não se estabelecem prioridades, e muito menos e se fazem bons projetos, para os poucos investimentos realizados. Fato notório é a construção de um novo aeroporto, e ainda assim, sem os acessos. Com o número de voos reduzidos para que um novo aeroporto? mauricyterra@hotmail.com

Lançamento Amanhã, começo da noite, o encontro já está acertado. Todos estarão na Livraria Saraiva, do Miduei, para o lançamento do livro de Paulo Bezerra, Cartas dos Sertões do Seridó.

Garibadli

opinião

Diretor Presidente: Henrique Eduardo Alves Superintendente: José Roberto Cavalcanti Diretor Adm. e Operações: Ricardo Luiz de V. Alves Diretor Financeiro: Agnelo Alves Filho Diretor de Redação: Carlos Peixoto cpeditor@tribunadonorte.com.br Gerente Comercial: Eliane Rocha Gerente de Marketing: Andréia Barandas Gerente de Circulação: Thales Vilar

Paradas indigestas VALÉRIO MESQUITA escritor

grande Sandoval Wanderley segurou por muito tempo a bandeira do velho teatro Carlos Gomes, depois Alberto Maranhão. Sandoval abria as portas para todos que buscavam as artes. Certa vez, um teatrólogo provinciano convidou o mestre para assistir a estréia do seu grupo, que encenava uma peça própria. Sandoval, postado na primeira fila, dormiu logo no primeiro ato. No dia seguinte, o rapaz encontrou o admirável Sandó: “Mestre, que pena que o senhor adormeceu. Eu queria tanto a sua opinião”. Sandoval foi curto e certeiro: “Meu filho, dormir é uma opinião”. Creuza Fernandes, funcionária por demais competente, procurou o setor de pessoal da prefeitura de São Gonçalo, a fim de requerer férias. O servidor responsável pelo serviço, aconselhou: “Fale com o seu chefe”. Creuza ficou indignada e desabafou: “Mas seu Carlos, eu estou com duas dentro, a outra entrando, sem gozar”. Quando governador, Geraldo Melo criou um programa tipo: “Conversa com o povo”. O pessoal escrevia e Geraldo respondia a missiva pelo rádio. Um jovem inventor, dirigiu uma missiva ao governador pedindo um motor de um fusca, o qual seria usado num aeroplano concebido pelo próprio. O governador, num misto de sapiência e ironia, comentou via rádio: “Meu caro José, desde já admiro sua inteligência. Não vou po-

O

Classificados Redação Fax Venda Avulsa Assinatura Natal Reclamações Natal ASSINATURA Mensal (à vista) Semestral (à vista) Anual (à vista)

4006-6161 4006-6113 4006-6124 4006-6100 4006-6111 4006-6111 R$ 43,00 R$ 258,00 R$ 516,00

der atendê-lo, pois tenho medo que você saia voado – se voar – por aí e caia em cima de uma casa e, eu seja chamado de irresponsável. No entanto, vou lhe presentear com um jumento anda-luz. É um meio de transporte bem mais seguro. Um abraço do seu governador.” Domício, um velho bonachão da várzea do Assu, tinha o hábito de passear a cavalo. Certa vez, num desses passeios com um amigo de lado, prolongaram a cavalgada até uma comunidade distante. Conversa vai, conversa vem, o animal de Domício tropeçou e o alvoroçado cavaleiro bateu com o lombo no chão. Para quem não o conhece, ele é dessas pessoas que de tudo faz “um bicho”. Gritou para o amigo: “Me acuda compadre João. Dessa vez eu sei que vou morrer. Me acuda por caridade. O que vai ser da minha fazenda, da minha família, da minha velha...”, choramingava o tempo todo. Na verdade, Domício apenas torceu o tornozelo e não era motivo para tanto drama. João chegou mais perto e consolou: “Pode morrer meu compadre. O que o senhor fazia eu vou fazer.” Domício, de repente arregalou os olhou e bradou: “Tá bêbado seu f.d.p. Você tá pensando em fazer com minha velha o que eu faço? Isso nunca”. O carnatal corria solto em Natal. Ary Gomes, gay assumido, recebia algumas “amigas” em sua residência, chegadas do Ceará. À noite, todos travestidos rumaram para o corredor da folia. No grupo, destacava-se “uma menina” que beirava os dois metros de al-

PREÇO DO EXEMPLAR Rio Grande do Norte 3ª a Sábado Domingo Outro Estado 3ª a Sábado Domingo

Médicos tura. Cheia de balagandans ele(a) só queria ser Carmem Miranda. O trio elétrico tocava a marchinha: “Vou sacudir, vou abalar, quando meu amor passar...”. A “menina” pulava na frente da orquestra, quando começou um pega-prá-capar. Houve tiros, e Ary com cuidado no amigo, gritava: “Bicha a bala! Bicha a bala!”. No que a outra dizia: “Mulher eu já tou abalando!”. Só deu conta do perigo quando um projétil passou raspando o turbante da fantasia de Carmem Miranda. Coisas do deslumbrado mundo da fantasia. O Dr. Luiz Antônio, ateu juramentado, sempre repetia que da sua cabeça prá cima não acreditava em nada. Um dia faleceu um grande amigo que residia no bairro da Ribeira. Por força da amizade, foi ao velório e ao enterro. Luiz Antônio bastante gordo, mesmo assim, postou-se a frente e segurou a alça do caixão do compadre que beirava uns cem quilos de peso. O cotejo subia a velha Junqueira Aires, rumo ao cemitério do Alecrim. O famoso médico e escritor já suado, olhava de lado mas ninguém se candidatava a substituí-lo. Tirou o lenço, enxugou o rosto, mostrou cansaço e ninguém o acudia. Chegaram a Catedral. Missa de corpo presente, recomendações, etc. Abriram o caixão. Muito choro dos parentes. O padre ao aproximar-se, o Dr. Luiz Antônio dos Santos Lima fitou o caixão e disse em tom de oração: “É meu compadre, até aqui eu lhe trouxe. Daqui pro Alecrim o diabo que o carrega. Você pesa demais.”

Todos sabemos da qualidade e do avanço da medicina cubana. Os atendimentos dos nossos médicos pelo Sistema Único de Saúde comumente são muito medíocres, a falta de atenção e os cuidados com os pacientes são desanimadores, postura completamente diferente adotada por eles em seus consultórios particulares. Estou confiante de que finalmente poderemos receber tratamentos mais humanos. keio_ferr@yahoo.com.br

Médicos (2) Não sei por que os médicos brasileiros são contra a vinda de profissionais de outros países se eles não querem nem ouvir falar em atender no interior. bartolomeuSC@hotmail.com

Construção Li no caderno Imóveis que o bom mesmo hoje é morar perto do trabalho. Morar no centro de Natal seria uma boa opção, mas pergunto: como morar em locais escuros, sujos e fedorentos e ter conforto? Particularmente, prefiro morar num bairro de boa qualidade de vida, como Capim Macio, mesmo que tenha de chamar todos os dias um “barbeiro” do trânsito de fdp. Verdade seja dita: Natal ainda não tem esse estresse todo. Morei em São Paulo e isso daqui é nada em relação ao que existe lá. mariossan45rosas@uol.com.br

FILIADO AO

R$ 1,50 R$ 2,50

FILIADO AO INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

R$ 2,00 R$ 3,20

REPRESENTANTE NACIONAL – Pereira de Souza & Cia Ltda: Rio de Janeiro : (O21)2544-3070 – São Paulo: (011) 3259-6111

FILIADO À ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

REDE CABUGI DE COMUNICAÇÃO TRIBUNA DO NORTE 4006-6100 Rádio Globo/Cabugi (AM) Natal 4006-6180 104 (FM) Parnamirim 3272-3737 Rádio Difusora de Mossoró (AM) 3316-3181/2181/3317-6167 Rádio Cabugi do Seridó (AM) J. do Seridó 3472-2759 Rádio Baixa Verde (AM)J. Câmara 3262-2498 Pereira de Souza(SP) 11/3259-6111 Pereira de Souza(RJ) 21/2544-3070


política

Notas & Comentários [colunanotas@tribunadonorte.com.br ]

Exonerações

O secretário de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, foi para a audiência com a governadora Rosalba Ciarlini acompanhado do presidente da Fundac, Getúlio Batista. Na ocasião, eles pediram exoneração. Nos bastidores, as congitações indicam que o secretário estadual de Agricultura, Júnior Teixeira, terá a mesma iniciativa.

Substituição O secretário estadual de Comunicação, Edilson

Braga, também saiu do governo. Ele foi avisado ontem que seria exonerado. O substituto será o jornalista Paulo Araújo, que no início do ano passou algumas semanas no cargo.

Definição Enquanto o secretário Luiz Eduardo comunicava à governadora a decisão, o diretório estadual do PMDB anunciava para a próxima sexta-feira uma reunião da Executiva estadual do partido. “O encontro terá pauta única: Os diri-

gentes do PMDB vão discutir a relação política do partido com o governadora Rosalba Ciarlini”, informou a nota divulgada pela assessoria do presidente do diretório estadual da legenda, Henrique Eduardo Alves.

Barragem

Registro

Antes da reunião dos auxiliares que entregaram os cargos, ontem, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, ela garantiu que haverá medidas em benefício das comunidades que atualmente estão na área de construção da Barragem de Oiticica. A governadora disse que os primeiros cadastros no local foram elaborados em 2005. Por isso, há necessidade de “uma atualização cadastral com georreferenciamento das famílias que podem ser desapropriadas ou realocadas.” O recadastramento será iniciado a partir do próximo dia 2 de setembro.

A ex-ministra Marina Silva aumentou a pressão sobre a Justiça eleitoral para viabilizar seu partido, a Rede Sustentabilidade. Marina Silva protocolou ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido definitivo de registro da legenda, lastreado por documentos de cartórios referentes a 304 mil assinaturas já validadas pelos tribunais regionais. Para conseguir o número mínimo de 492 mil assinaturas exigido pela legislação para a criação de um novo partido, restam ainda 188 mil. A ideia dos articuladores da Rede é entregar ao TSE a papelada, paulatinamente, assim que for liberada dos cartórios.

Definição O advogado da Rede Sustentabilidade, Gaudêncio Torquato, disse que até o dia primeiro de outubro o TSE deverá dizer se o novo partido estará ou não aprovado. Haverá, na opinião dele, tempo suficiente para que os interessados em se filiar à Rede possam fazer a opção, pois o

prazo final para a troca de partido e de filiação é o dia 5 de outubro. Dos atuais deputados federais, cinco deverão se filiar à Rede: Walter Feldman (PSBD-SP), Domingos Dutra (PT-MA), Simplício Araújo (PPS-MA), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Alfredo Sirkis (PV-RJ).

Investimentos O lançamento de uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas foi destaque na edição desta segundafeira, 26, no programa semanal da rádio “Café com a Presidenta”. Dilma Rousseff ressaltou que o Governo Federal aplicará R$ 1,6 bilhão em ações

de restauração e preservação, envolvendo 425 imóveis e espaços públicos em todo o Brasil. Em Natal, os investimento na recuperação de prédios históricos por intermédio do programa serão próximos de R$ 40 milhões. Serão recuperados monumentos e edifícios históricos.

Prazo O Tribunal de Justiça definiu um prazo de 72 horas para que o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) apresente as alegações sobre a greve da categoria, iniciada no dia 01 de agosto. Após o pronunciamento do

Sindicato, a Justiça decidirá sobre o pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para “a imediata suspensão da greve e o retorno ao trabalho de todos os servidores que aderiram ao movimento paredista”.

Eu escolhi a porta estreita e lutei o bom combate. Não me omiti. Optei pela vida e eu salvei a honra do meu país, que eu defendo sempre”

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

Secretário indicado pelo PMDB entrega o cargo « DEFINIÇÃO » Luiz Eduardo Carneiro comunica a Rosalba que não fica

no Governo diante da possibilidade do PMDB oficializar o rompimento secretário estadual de Trabalho e Ação Social, Luís Eduardo Carneiro, oficializou a entrega do cargo no início da noite de ontem, durante audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. Além dele, deixarão o Governo o presidente da Fundac, Getúlio Batista, e o diretor da Potigás, Fernando Dinoá, que também participaram da reunião e pediram exoneração. Os três foram indicados pelo PMDB. O diretório estadual do partido fará uma reunião na próxima sexta-feira, quando vai decidir se oficializa o rompimento político com o Governo. Ontem, a governadora também decidiu substituir o secretário de Comunicação, Edilson Braga. Ao deixar ontem a Governadoria, por volta das 21h30, Rosalba Ciarlini evitou comentar sobre a decisão dos indicados pelo PMDB e a tendência dos dirigentes da legenda oficializarem a decisão pelo afastamento político. A governadora preferiu não responder sobre a situação política do governo com o provável rompimento dos aliados. Ao ser questionada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, ela disse que a substituição do secretário de Comunicação é “natural”. A governadora afirmou que a mudança na equipe de auxiliares faz parte das medidas rotineiras e negou que signifique uma crise administrativa.

ADRIANO ABREU

O

ADRIANO ABREU

Luiz Eduardo foi à Governadoria entregar o cargo. Rosalba Ciarlini lamenta, mas aceita a decisão

trabalhos não podem ser paralisados. O que está acontecendo é uma questão partidária e não de gestão”, completou. Depois da audiência com a governadora, Luiz Eduardo afirmou que o diálogo foi cordial. Rosalba Ciarlini lamentou a decisão, mas não solicitou que ele reconsiderasse. Ela fez apenas um apelo para que Luiz Eduardo continue no cargo até que a escolha do substituto. O secretário avisou à governadora que essa escolha precisa ocorrer até quinta-feira.

Garibaldi afirma que indicados deixam o governo

Desde a semana passada, Luís Eduardo Carneiro já tinha confirmado a intenção de deixar o cargo. Ontem à tarde, momentos antes de se reunir com a chefe do Executivo, ele se queixava da situação diante da possibilidade de rompimento do PMDB. “Estou desconfortável, é uma repetição diária de que o partido vai romper, isso dá uma instabilidade”, destacou, referindo-se as constantes entrevistas de líderes da legenda criticando a atual administração. No final de semana, Luís Eduardo já havia se reunido com o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e com o deputado estadual Walter Alves, que foram responsáveis pela sua indicação ao Governo Rosalba. “Sou o único remanescente do PMDB que ingressou no início do Governo”, lembrou o secretário. Ele observou que a situação de instabilidade incomodava os assessores e gestores que assumiram cargos a partir da indicação do peemedebista. “Os problemas que o Estado têm devem ser enfrentados. Os

No Governo do Estado, o PMDB também ocupa a pasta da Secretaria de Agricultura, com o agropecuarista Júnior Teixeira. Ele chegou à função indicado pelos peemedebistas, mas também avalizado pelo segmento do agronegócio. Júnior Teixeira ainda não se posicionou oficialmente. Mas a assessores próximos já disseram que ele acompanhará a posição do partido. Se o PMDB deixar a gestão estadual, ele também entregará o cargo. A saída do PMDB do Governo Rosalba pode refletir também no fim da aliança de outra legenda. O PR, do deputado federal João Maia, já afirmou que acompanha o PMDB para 2014. O PR, neste momento, tem apenas um cargo de primeiro escalão, o empresário Renato Fernandes, na titularidades do Turismo. Ontem, o presidente estadual do PR, deputado João Maia, não foi localizado para informar se vai romper com a administração estadual.

O ministro da Previdência Garibaldi Filho confirmou que o presidente da Potigás, Fernando Dinoá Medeiros Filho, também pediu exoneração. Ele confirmou que todos os cargos indicados pelo PMDB na Secretaria de Trabalho e Ação Social estarão à disposição da governadora Rosalba Ciarlini. “Essa atitude representa um abandono meu do Governo. Eu indiquei essas pessoas e elas estão deixando os cargos”, disse Garibaldi Filho. Ele evitou falar em posicionamento do PMDB. “Pelo partido fala o presidente, o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Agora os cargos que indiquei todos serão entregues. Essa é uma atitude minha, a do partido é com o presidente (da legenda)”, ressaltou. O ministro afirmou que no momento da reunião do diretório estadual do partido “ficará mais a vontade”. Sobre o secretário estadual de Agricultura, Júnior Teixeira, que é filiado ao PMDB, o ministro da Previdência explicou que foi uma indicação do Conselho Político, integrado pelo próprio Garibaldi, pelos deputados federais Henrique Eduardo Alves e João Maia, deputado estadual Ricardo Motta, o senador José Agripino Maia e o secretário chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado.

ANTÔNIO AUGUSTO

WALDEMIR BARRETO

ADRIANO ABREU

Exoneração

Indicações

Conselheiro

Vamos ter que fazer uma tomada de posição, a respeito do governo, clara, coerente e consciente do que o partido deve fazer”

Fiz o que pude [no relacionamento com aliados], lamento. Há 4 meses, houve uma indicação conjunta do DEM, PMDB e PR. É público”

O PMDB pode vir somar na oposição. Isso não significa deixar de ajudar na conquista de contratos e convênios”

O advogado Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, ex-presidente da OAB-RN, toma posse no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) hoje, às 16 horas.

HENRIQUE EDUARDO ALVES Presidente da Câmara dos Deputados e do PMDB no RN

JOSÉ AGRIPINO Senador e presidente nacional do DEM

WILMA DE FARIA Vice-prefeita e presidente estadula do PSB

EDUARDO SABOIA Diplomata brasileiro que assumiu ter sido o responsável por trazer para o país o senador boliviano Roger Pinto, que estava asilado na embaixada brasileira na Bolívia há mais de um ano, alegando perseguição política do governo Evo Morales

3

Aliado e adversária repercutem as exonerações

As substituições no secretariado da governadora Rosalba Ciarlini repercutiram ontem, ao longo do dia, com declarações de aliados e adversários na internet. A presidente estadual do PSB, vice-prefeita Wilma de Faria, afirmou que pretende convidar o PMDB para integrar a oposição. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino, foi lacônico e comentou apenas que fez o possível para evitar rompimentos políticos dos partidos que atualmente integram a base aliada do governo estadual. “Eu fiz o que pude. Lamento”, disse José Agripino, que preside o partido ao qual a governadora é filiada. “Há quatro meses, fizemos uma indicação conjunta, o DEM, o PMDB e o PR. Isso é público”, acrescentou. Para o senador, “quanto mais partidos melhor, porque o governo fica oxigenado”. A vice-prefeita Wilma de Faria — que nas eleições de 2010 apoiou a candidatura de Iberê Ferreira de Souza (PSB) contra Rosalba Ciarilni — disse que “o PMDB pode vir somar na oposição”.

+

PAGINA 4

Mais sobre o rompimento do PMDB com o Governo MAGNUS NASCIMENTO

Os cargos que indiquei serão entregues. Essa é uma atitude minha, a do partido é com o presidente e as instâncias próprias para a discussão” GARIBALDI FILHO Ministro da Previdência


4

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cláudio Humberto [ch@claudiohumberto.com.br - www.claudiohumberto.com.br]

Uma prisão política

O ex-chanceler Antonio Patriota interrompeu só uma vez sua atitude omissa e acovardada, durante os 452 dias de asilo do senador Roger Pinto Molina. Ainda assim, para atormentar a vítima, em nome do “bolivarianismo”. Ele foi a La Paz tornar o asilo do perseguido do regime de Evo Morales uma “prisão política”, ordenando restrições a banho de sol, proibindo visitas e segregando-o a cubículo sem janela.

Molina corria o risco de vida. Foi um ato de solidariedade” RICARDO FERRAÇO Senador (PMDB-ES) sobre o resgate do senador asilado em La Paz

Que vergonha

Cruel covardia

Segundo diplomatas, a estratégia de Patriota, para bajular o regime de Evo Morales, era vencer Molina pelo cansaço e fazê-lo se entregar.

A ordem cruel do gabinete de Patriota para tomar celular e computador de Molina jamais foi confirmada por escrito, como exigiram diplomatas.

Insistência

Bons profissionais

Além das visitas pessoais ao Itamaraty, o diplomata Eduardo Sabóia enviou vários telegramas a Patriota pedindo a solução do caso Molina.

Como o pai, embaixador Gilberto Sabóia, o diplomata Eduardo Sabóia deixa admiradores por onde passa. Washington foi seu posto anterior.

política

PMDB decidirá na sexta-feira se oficializa rompimento « BASE ALIADA » Diretório do partido vai se reunir para discutir como

ficará o posicionamento administrativo e político em relação ao Governo pós o pedido de exoneração do secretário de Trabalho e Ação Social, Luís Eduardo Carneiro, o presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, convocou reunião do diretório estadual para a próxima sexta-feira. Em pauta, a relação do partido com o Governo Rosalba Ciarlini. O pedido de exoneração do secretário abre uma nova fase de discussão no PMDB. O presidente estadual da legenda, deputa-

do federal Henrique Eduardo Alves, já havia confirmado que a saída do secretário deflagraria o debate sobre a postura do partido diante do Governo Rosalba Ciarlini. Na semana passada, Henrique Eduardo defendeu candidatura própria do partido ao Executivo estadual em 2014 e destacou que discussão dos peemedebistas sobre o rompimento com a administração se anteciparia caso o secretário estadual de Trabalho e Ação Social,

A

Morales. Em março, por exemplo, Evo criou um pretexto para inviabilizar o salvo-conduto ao senador Roger Molina, vetando na mesa de negociações o embaixador, Marcel Biato. Em vez de prestigiar o colega diplomata, Patriota cedeu ao cocaleiro.

Processo nele

‘Compañeros’

O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, foi direto ao ponto: Patriota deveria ser processado por omissão, no caso do senador asilado.

Além da simpatia do povo e da baixa qualidade da Saúde, brasileiros e cubanos dividem o desejo irrefreável de fazer compras em Miami.

Cenários distintos Pesquisa no Rio Grande do Norte revela

que 55,76% aprovam Dilma, enquanto 83,35% desaprovam a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Segura a língua

O futuro é ontem

Aspirante a disputar a Presidência, o senador Aécio Neves (MG) foi orientado a “segurar a língua” para não inflamar o desafeto José Serra (SP), que pediu prévias no PSDB para definir o candidato em 2014.

O esdrúxulo esquema de contratação de médicos cubanos lembra os “escravos de ganho” no Brasil Colônia: os pequenos faz-tudo davam parte do que ganhavam ao “dono”, mas compravam a futura liberdade.

Cana dura

Está em outra

Escapou da morte, mas pegará perpétua o brasileiro José Oliveira Coutinho, 38, que matou por vingança o casal brasileiro Sczepanik com o filho de 7 anos em Omaha (EUA), em 2009. Lançou os corpos no rio.

Em plena articulação para criar o Partido Solidariedade, o deputado Paulo Pereira (PDTSP), presidente da Força Sindical, não colocou os pés no 5° Congresso Nacional do PDT, no último fim de semana.

Vem novidade aí Relatora da CPI da Violência contra Mulher, Ana Rita (PT-ES) recebeu telefonema entusiasmado da ministra Eleonora Menicucci (SPM) sobre

entrega do relatório final a presidenta Dilma, no Senado. A expectativa é de anúncio de verba ou de nova política para as mulheres.

Isolado

Desde a ditadura

Sem espaço na base aliada de Dilma, o ministro Fernando Bezerra (Integração) agora tenta reconquistar a confiança do governador Eduardo Campos (PSB-PE), a quem ameaçou trair para se aliar ao PT.

Presidente do PPS, Roberto Freire critica a regra que obriga políticos a estarem filiados a partido, durante no mínimo um ano, para disputar as eleições: “Isso foi criado na ditadura, quando governo controlava tudo”.

Na moita O PSB já avisou ao senador Pedro Taques (PDT-MT)

que está de braços abertos caso ele não consiga negociar espaço no PDT para sair candidato ao governo de Mato Grosso em 2014.

Pensando bem... ...o senador Roger Pinto agora é o Battisti de Evo Morales.

tornar inviável vou ser democrático e realista para convocar uma discussão (do diretório do PMDB)”, comentou. O deputado confirmou que o plano era convocar a discussão interna no partido após a pesquisa qualitativa que será feita, mas a saída do professor Luís Eduardo Carneiro da administração antecipa todo processo. “Vamos ter que fazer uma tomada de posição clara e coerente, consciente do que o partido deve fazer”, completou.

Governadora substitui o secretário de Comunicação

ADRIANO ABREU

O secretário estadual de Comunicação, jornalista Edilson Braga, e a adjunta da pasta, Valéria Costa, foram avisados ontem que serão exonerados do cargo. A governadora Rosalba Ciarlini fez uma reunião com os dois e comunicou a decisão. Para o cargo de secretário, deve ser nomeado o jornalista Paulo Araújo. Ele já ocupou o cargo no atual governo por um breve período, em janeiro deste ano. A jornalista Glácia Ma-

Covardia e submissão O ex-chanceler Antonio Patriota não recusava chance de mostrar como sua política externa era feita à sua imagem e semelhança: cabisbaixa e submissa diante da arrogância da Venezuela e das desfeitas da Argentina e do regime de Evo

Luís Eduardo Carneiro, entregasse o cargo. O deputado considerou um ato importante a saída de Luís Eduardo Carneiro do Governo. Para ele, é “uma sinalização clara da posição de Garibaldi Filho. E acrescentou: “isso acontecendo (o rompimento) não vou ficar em posição isolada”, afirmou. Ele disse que vai esperar os desdobramentos e lembrou que tentou ajudar o Governo a construir soluções, atender demandas urgentes. “Na hora que se

Edilson Braga deixa o cargo

rilac foi escolhida para ser a adjunta. Edilson Braga estava no cargo de secretaria de Comunicação desde o mês de fevereiro. Ele foi o terceiro secretário de Comunicação da pasta. Já a adjunta Valéria Costa estava no cargo há quase um ano. As indicações eram da cota da governadora Rosalba Ciarlini. Os novos ocupantes dos cargos deverão ser nomeados ainda esta semana.

DIVULGAÇÃO

Paulo Araújo volta ao cargo

STF publica íntegra da decisão « ORÇAMENTO » Ministro do Supremo Tribunal Federal determina repassa integral e admite reprogramação com novos critérios Supremo Tribunal Federal (STF) publicou ontem, no Diário da Justiça, a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, cujo teor havia provocado mais uma divergência de entendimentos entre o Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN) e o Governo. Ao se pronunciar, o magistrado determinou ao Estado que faça o repasse integral do orçamento do TJ/RN. Mas ressaltou que a ordem não impede o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 pelos Poderes, quanto a necessidade de ajustes nas finanças. O Judiciário potiguar reconhece que as alterações orçamentárias podem ser refeitas, desde que sejam proporcionais a participação de cada instituição no custeio e investimen-

tos do OGE. O Governo entendeu que a decisão contém contradições e vai recorrer. Ao ingressar com o recurso, a decisão fica suspensa. De acordo com Ricardo Lewandowski, os cortes orçamentários devem ter “uma ordem de distribuição prioritária (não somente equitativa) de satisfação das dotações orçamentárias, consignadas ao Poder Judiciário”, assinalou ele. O Tribunal de Justiça registrou, no processo, que o déficit oriundo dos repasses mensais feitos ao Judiciário de forma incompleta chegou, em julho, a R$ 30 milhões. De acordo com as informações prestadas pelo TJ/RN, o valor do orçamento para gerência dos desembargadores deveria ser de quase R$ 63 milhões/mês, no entanto, o Governo tem transferido um valor

O

aproximado a R$ 49,8 milhões. O Tribunal de Justiça reconhece, contudo, que alguns dos valores repassados a menor foram compensados pelo Estado. Mas observa que se mantido o corte de 10,74% nas finanças do segundo semestre se tornará inviável inclusive o pagamento da folha de pessoal do Judiciário.

Embargo

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, destacou ontem que a decisão do ministro Lewandowski tem aspectos “contraditórios” e “obscuros” e por isso o Governo vai recorrer. “Vamos entrar com um embargo de declaração (quando se pede ao magistrado que elimine a existência de uma possível obscuridade, omissão ou contradição e, em alguns casos, dúvida)”, disse ele. O recur-

so do Estado vai ser interposto, segundo o procurador, na próxima quarta ou quinta-feira. De acordo com Miguel Josino, o Governo mantém o entendimento de que a decisão do ministro Lewandowski favoreceu o Poder Executivo. Segundo ele, três procuradores analisaram a determinação do ministro e concluíram que a determinação é para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, fazer valer as medidas que imprimam um ajuste fiscal nas contas do Governo. “Vamos pedir que o ministro esclareça e que esse assunto seja resolvido de forma tranqüila e serena”, frisou. Miguel Josino observou ainda que o Estado cumpriu a decisão do Tribunal de Justiça quando ao repasse integral do duodécimo do Ministério Público.

A decisão O que determinou o ministro e a as implicações O que estabelece o decreto da governadora para o ajuste no orçamento: Corte em 10,74% para o Executivo, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa.

1

O que pediu o Tribunal de Justiça ao Supremo Tribunal Federal: Suspensão do corte imediato e redefinição do ajuste, com cada poder definindo a redução dos gastos, na proporção da participação de suas despesas com custeio e investimentos no Orçamento Geral do Estado.

2

AS REAÇÕES Do Tribunal de Justiça: O TJ-RN avalia que foi atendido no pedido. Espera agora que o governo faça o repasse integral; Do Governo: O Governo não reconhece que o repasse deve ser integral, como definido na Lei Orçamentária, uma vez que o orçamento original não existe, porque foi reprogramado com o decreto. Mas considera que a decisão do ministro do STF não é clara em alguns itens. Por isso, vai pedir que ele explique melhor a decisão, ao entrar com “embargo de declaração”. Se acatado, a decisão fica suspensa.

O que determinou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski: Repasse integral ao Tribunal de Justiça, Ministério Público, TCE e Assembleia Legislativa, de acordo com o previsto na Lei Orçamentária Anual.

3

Ressalva o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski: Os ajustes podem ser refeitos, desde que proporcional à participação de cada Poder nas dotações orçamentárias e despesas do Estado.

4

ALGUNS DOS PRINCIPAIS TRECHOS DA DECISÃO: Defiro a extensão de medida liminar requerida, até o julgamento final deste mandado de segurança, a fim de determinar que a Governadora repasse, já a partir do mês em curso, o valor integral dos respectivos duodécimos, correspondentes às dotações orçamentárias destinadas, na forma da lei, ao Poder Judiciário estadual

É evidente (...) que os orçamentos legalmente destinados aos Poderes e ao Ministério Público devem se conformar à eventuais frustrações de receitas

A Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê que o percentual de limitação de empenho e movimentação financeira a ser definido para cada Poder, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública deverá ser calculado de forma proporcional à participação de cada um no total das dotações fixadas


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

economia

5

Vendas e emprego crescerão menos « FINAL DE ANO » Projeções da CNC indicam que o varejo nacional terá um ritmo menor de expansão no Natal.

Preços em alta, maior endividamento e menos empregos estão entre os freios da atividade, também no RN s vendas do Natal deste ano terão o menor crescimento desde 2004, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa, divulgada ontem, indica que a previsão é de alta de 4,5% nas vendas, ante 8,1% em 2012. Há nove anos, antes da política de incentivos ao consumo, a taxa ficou em 4,3%. O ritmo de crescimento menor também deve ser percebido na geração de empregos. Segundo a CNC, as vagas de trabalho temporárias terão o menor avanço dos últimos cinco anos, com a previsão de 122.900 novos postos, uma alta de 1,8%, ante 3,1% de avanço registrado em 2012. No Rio Grande do Norte, a perspectiva também é de desaceleração. De acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), a partir dos números da CNC, a previsão de crescimento para as vendas potiguares é de 4% em dezembro, pouco mais da metade dos 7,5% de incremento registrados em 2012, sobre 2011. Na esteira desta retração, o volume de postos temporários também deve ter um crescimento menor. Enquanto no ano passado foram registrados 5,9 mil vagas sazonais, de setembro a novembro (quase 10% a mais que em 2011), este ano, a expectativa é de algo em torno de 6 mil vagas (incremento de apenas 1,5%). De acordo com o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, vários pontos concorrem para esta expectativa de desaceleração. “Os indicadores para este segundo semestre não são bons. O emprego está crescendo menos, o endividamento e a inadimplência estão oscilando entre estáveis e em alta e, com a disparada do dólar, projeta-se uma inflação para o varejo agora no final do ano na casa dos 7,5%. É uma combinação explosiva. Preços em alta, maior endividamento e menos emprego. Este cenário não aponta para outro lugar que não para vendas

ALDAIR DANTAS

A

Dos principais ramos do varejo, o setor de vestuário é um dos que mais empregam no final do ano

O ritmo no Natal A evolução dos empregos temporários no comércio, no final do ano: 2010

2011

116.000

2012

120.000

2013

122.900

105.000

5.000

5.500

BRASIL

RN

6.000 Fonte: Fecomércio/RN

Rio(AE) - Nacionalmente, a desaceleração nas projeções do varejo pode ser ainda maior com a alta do dólar. O período da pesquisa da CNC não abrangeu a trajetória cambial recente que, na última quinta-feira, 21, fez a moeda norte-americana ultrapassar a marca de R$ 2,45, maior valor desde 2008. Ontem, segundo dia útil da nova política para o câmbio adotada pelo Banco Central (BC), a moeda norte-americana subiu e voltou a encostar em R$ 2,40. O dólar comercial encerrou a segundafeira vendido a R$ 2,3837, com alta de 1,29%. A cotação acumula alta de 4,43% em agosto e de 16,39% no ano. Os setores mais expostos à variação cambial também diminuem projeções de contratações de trabalhadores temporários. Segmentos como informática e comunicação e artigos de uso pessoal projetam quedas de 0,1% e 1,1% na geração de vagas para o período natalino. “Imaginamos uma taxa de R$ 2,25, mas as incertezas com o câmbio podem minar a capacidade dos bens duráveis de puxar o crescimento das vendas, como nos últimos anos”, explica Fábio Bentes, economista responsável pelo estudo. “Ainda podemos revisar as projeções, mas preferimos acreditar que as medidas tomadas pelo Banco Central vão surtir efeito”, avalia.

Retração

menores”, diz Queiroz.

Emprego

Dos principais ramos do varejo, o vestuário é usualmente o mais impactado pela demanda sazonal de final de ano. No RN, com previsão de abertura de 3,3 mil vagas, esse segmento deverá, novamente, se destacar respondendo por 55% do total de

postos de trabalho criados no Varejo. Em seguida, devem vir os segmentos de Hiper e Supermercados com 1,3 mil postos (ou cerca de 22% do total), e de Móveis e Eletrodomésticos com 600 empregos (ou 9,8% do total). A temporada de contratações, que no varejo se inicia em setembro e se estende até o mês de novembro, normalmente, respon-

Amaro Sales assume Conselho da Micro e Pequena Empresa « INDÚSTRIA » O Conselho Nacional que vai presidir contribui para a elaboração e a aplicação de políticas públicas para o segmento Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo, assumiu ontem a presidência do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem), da Confederação Nacional da Indústria. A posse foi realizada em Brasília. Em seu discurso, Sales ressaltou que as micro e pequenas empresas são de vital importância para o desenvolvimento econômico e social do país. “O Brasil precisa pensar nas pequenas empresas e desenvolver programas e projetos de apoio voltados ao aumento da competitividade e do crescimento do segmento”, afirmou. O Compem contribui para a elaboração e a aplicação de políticas relativas ao tratamento diferenciado aos pequenos negócios industriais, com vistas a sua competitividade e desenvolvimento. Propõe estratégias para questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte, incluindo o marco regulatório e temas como tributação, desburocratização, inovação, capacitação empresarial e acesso a crédito e ao mercado externo, dentre outros. “Para mim este momento (de assumir a presidência do conselho) é tão importante

5.900

Disparada do dólar ajuda a desacelerar o comércio

DIVULGAÇÃO

O

Presidente da Fiern, Amaro Sales: meta é fortalecer o Conselho

quanto foi assumir a presidência da Federação das Indústrias no meu Estado. Em tudo que faço, seja lá ou aqui, onde há espaço para discussão, eu busco dar visibilidade às questões pertinentes às micro e pequenas empresas, vamos juntos, num só caminho, fortalecer mais este Conselho”, disse Amaro Sales. Ele assumiu o Conselho em lugar de Lucas Izoton, um dos vice-presidentes da Confederação Nacional da Indústria. Participaram da solenidade

de posse o primeiro vice-presidente da Fiern, Pedro Terceiro de Melo, o vice-presidente da Fiern e presidente do SebraeRN, Silvio Bezerra, o diretortesoureiro, Roberto Serquiz, o diretor-secretário, Heyder Dantas, o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto, o presidente da Faern, José Vieira, o presidente do Compem/RN, Vargas Soliz Pessoa, e o chefe de gabinete da presidência da Fiern, Fernando Antonio Bezerra.

de por 40% das vagas abertas ao longo do ano, em média. A expectativa é de que um em cada oito trabalhadores contratados em regime temporário seja definitivamente absorvido ao contingente de empregados do varejo após as vendas de final de ano. *Com informações da Agência Estado.

A retração no consumo de bens duráveis é apontada como a principal causa da desaceleração no consumo projetada para o período de festas de fim de ano. Em janeiro, o governo revogou a isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, o que provocou uma corrida dos consumidores às lojas no Natal. “É inegável que há

PROMOÇÕES A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) não tinha divulgado até ontem projeções específicas para a cidade. Ao menos entre agosto e setembro, porém, o clima é de otimismo, na esteira da Liquida Natal. A campanha – que oferece descontos em produtos e serviços para o consumidor – será realizada entre os dias 29 de agosto e 08 de setembro. A previsão, diz a CDL, é que as vendas no período somem R$ 200 milhões, com alta de 10% sobre a Liquida em 2012. Mais detalhes da atual edição serão divulgados hoje, no Centro de Convenções de Natal. Na ocasião, o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, fará palestra com o tema a “Economia Brasileira, perspectivas para o varejo no cenário nacional”.

um tombo”, explica o economista Fábio Bentes. “Mas em 2012 o crescimento foi artificial pelas alíquotas reduzidas do IPI.” Sem os estímulos ao crescimento e com dificuldades provocadas pelo câmbio, o setor projeta “um fechamento de ano com alta de preços e vendas baixas.” O varejo, segundo Bentes, foi atrapalhado pela inflação alta no primeiro semestre, pela estagnação no mercado de trabalho e o encarecimento do crédito. A artilharia contra a disparada do dólar, apresentada na semana passada pelo BC, foi insuficiente para que analistas do mercado barrassem o movimento de alta das previsões para a inflação deste e do próximo ano.


6

economia

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013 TN ONLINE

Concurso do IFRN oferece mais de 30 vagas.

DÓLAR COMERCIAL

EURO TURISMO

Compra: R$ 2,3860 Venda: R$ 2,3880

Compra: R$ 3,0200 Venda: R$ 3,3200

DÓLAR TURISMO

LIBRA ESTERLINA

Compra: R$ 2,2830 Venda: R$ 2,5030

blog.tribunadonorte.com.br/tnconcursos/

Negócios &Finanças VICENTE NETO - INTERINO [ vneto@tribunadonorte.com.br]

Combustível

Empresários potiguares seguem para São Paulo, onde participam da ExpoPostos & Conveniência 2013 - 11ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service. O encontro reunirá, a partir de hoje até quinta-feira, empresas, profissionais e fornecedores de Postos de Serviços, Lojas de Conveniência e Indústria de Equipamentos de todo o país para lançamento de produtos e novidades tecnológicas, com previsão de movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios.

Seca O Programa Emergencial para a Seca, que disponibiliza crédito especial para produtores afetados pela estiagem, contará com mais R$ 300 milhões, no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado

pelo Banco do Nordeste (BNB). Somados aos recursos que já haviam sido aprovados anteriormente, o orçamento total da linha FNE-Estiagem do BNB sobe para R$ 3,45 bilhões. Desse montante, o Banco do Nordeste já aplicou R$ 2,83 bilhões.

Transposição O Ministério da Integração Nacional concluiu a última licitação das obras complementares do Eixo Leste (Meta 3L), do Projeto de Integração do Rio São Francisco e se aproximam do RN. O contrato e as ordens

de serviços foram assinados ontem, em Monteiro, na Paraíba. Com isso, as atividades do empreendimento que passam por Sertânia, em Pernambuco, e em Monteiro, na Paraíba, serão intensificadas.

Juros O mercado acredita em novo aumento dos juros. O Copom

se reúne e quarta-feira divulga a nova taxa básica de juros. A previsão é de juros em 9% ao ano, fazendo com que a poupança volte aos patamares de rendimento pleno. Na estimativa para o ano, os economistas veem alta maior da inflação em 2013 e 2014 e PIB menor.

Aperto O nível de endividamento das famílias com os bancos avançou pelo sexto mês consecutivo em junho deste ano e atingiu o patamar recorde de 44,82%, segundo informações do Banco Central. Em doze me-

ses até maio, estava em 44,52%. Neste ano, o endividamento cresceu 1,4 ponto percentual, visto que estava em 43,41% no fechamento de 2012. É um momento de queda do poder de compra.

A dona de casa pode ficar tranquila porque a inflação está sob controle. Não permitiremos que haja grandes repasses de preços ou que haja contágio da questão cambial na inflação. Não é certo que a Petrobras tenha aumento” GUIDO MANTEGA ministro da Fazenda, negando intenção de o Governo reajustar os preços dos combustíveis neste momento de medidas para conter o processo inflacionário.

Gergelim Para mostrar a viabilidade econômica do plantio de plantas oleagionosas, a Emparn, vai promover um Dia de Campo, nesta quarta-feira (28), a partir das 8 horas, na Base Experimental de Apodi, no Oeste Potiguar. A atividade vai reunir pesquisadores, técnicos, entidades como a Emater-RN, Embrapa Algodão, de Campina Grande, a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), Banco do Nordeste e peque-

nos e médios produtores rurais. Serão mostradas as experiências com o plantio de várias oleaginosas como o amendoim, girassol, mamona e, especialmente, o gergelim. O cultivo do gergelim é uma das alternativas para o semiárido brasileiro, segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel, que estará em Apodi, na próxima quarta-feira. Está sendo esperada também a participação de produtores do Piauí.

Milho As exportações brasileiras de milho aumentaram em agos-

to. A grande disponibilidade interna do grão nesta temporada e, mais recentemente, as altas de preços no mercado internacional colaboram. A média diária exportada até a terceira semana de agosto foi de 113,7 mil toneladas por dia, 12,3% mais em relação à média embarcada diariamente até a segunda semana do mês.

Potência O negócio da energia eólica irá quadruplicar até 2030, segundo a alemã Siemens. O mercado será impulsionado pelo forte crescimento nos próximos anos na Ásia e região do Pacífico, respondendo por mais de 47% do total, contra uma parti-

cipação atual de 34%. A capacidade instalada global de energia eólica aumentará para 1.107 gigawatts (GWs) em 2030. A região da Europa e Oriente Médio ainda é o maior mercado de energia eólica do mundo, com uma participação de 40%.

TELEFONES ÚTEIS

Receita: 3220-2200 Procon Estadual: 3232-6869 Procon Municipal: 3232-9050 DRT RN: 3220-2000

Compra: R$ 3,7119 Venda: R$ 3,7133

TN ONLINE

SALÁRIO-MÍNIMO

TAM anuncia novo voo direto de São Paulo para Natal.

R$ 678,00

TAXA SELIC

blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/

8,5%

Mantega nega previsão de aumento de combustíveis « PREÇOS » Em meio à expectativa do mercado por reajuste, o ministro

disse que não há qualquer decisão tomada. O assunto está em análise ão Paulo (ABr) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou ontem que haja previsão de aumento dos combustíveis vendidos pela Petrobras. Segundo ele, não há alta prevista e a inflação está sob controle. “A dona de casa pode ficar tranquila que [a inflação] está sob controle. Não permitiremos que haja grandes repasses [de preços] ou que haja contágio da questão cambial na inflação. Não é certo que a Petrobras tenha aumento. Não sei quem falou isso, não há decisão nenhuma a esse respeito, portanto, não há aumento previsto”, disse o ministro, após encontro com líderes empresariais.

JOSÉ CRUZ

S

Postos

Caso a Petrobras reajuste os combustíveis o aumento será certo no Rio Grande do Norte. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do estado (Sindipostos RN) disse na semana passada que eventuais aumentos serão repassados pelos postos. “O segmento da revenda no Rio Grande do Norte opera hoje no limite mínimo da viabilidade do negócio e ainda que só agora o Governo traga, indiretamente, a possibilidade de aumentar o preço, pequenos reajustes já foram feitos pelas distribuidoras. Lamentavelmente, o revendedor de combustível do RN terá que repassar os novos aumentos que, por ventura, se-

Mantega tentou tranquilizar “as donas de casa” ressaltando que a inflação está sob controle

 O QUE O risco do reajuste aumentou com a desvalorização do real em relação ao dólar. Um pedido da Petrobras para elevar os preços está em análise no Governo

POR QUÊ A influência das moedas sobre os combustíveis ocorre porque a Petrobras importa parte do que vende no Brasil e revende internamente a um preço inferior

jam implantados pelo Governo”, disse, por meio de nota à imprensa. O preço do combustível hoje no Estado tem uma variação média de R$ 2,78 a R$ 2,99, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com informações do Sindipostos, do preço, 35,75% são pagos em impostos; 51,35% correspondem ao custo com produção, distribuição e transporte e apenas 12,9% ficam com a revenda. O sindicato se disse “preocupado” com o possível aumento de preços e enfatizou que , embora o setor busque preços mais competitivos para oferecer ao

NÚMERO

R$ 2,99 é a quanto chega o litro da gasolina, no RN. O Sindipostos disse que o setor vai repassar ao consumidor qualquer aumento.

consumidor final, “a alta carga tributária e o preço, também elevado com que o produto chega das distribuidoras, travam iniciativas mais arrojadas com vistas a isso”. A preocupação do governo, no caso de um reajuste, é com o impacto que o aumento pode ter na inflação.

Natal terá seminário grátis « E-COMMERCE » Evento programado para quinta-feira deve mostrar

como estruturar negócios, inovar e crescer no comércio eletrônico ão Paulo – A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net – vai realizar, no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, em Natal, mais um seminário sobre comércio eletrônico do Ciclo MPE.net, dirigido a micros, pequenos e médios empreendedores interessados em investir em comércio eletrônico. O segmento está entre os que tem apresentado os melhores índices de crescimento no país. Durante o seminário, os participantes vão receber informações sobre como construir uma loja virtual, logística do comércio eletrônico, segurança e agilidade nas operações de venda, oportunidades oferecidas pela plataforma de negócios on-line do cartão BNDES, benefícios da certificação digital, vendas via marketplace, vendas em redes sociais e inovação para pequenas e médias empresas por meio de múltiplos dispositivos. “Os participantes receberão todas as informações necessá-

ALEX RÉGIS

S

O comércio eletrônico está entre os segmentos que mais crescem

rias para que possam iniciar suas atividades no comércio eletrônico ou, no caso de já atuarem no segmento, fortalecerem o seu negócio”, explica Fernando Ricci, coordenador do Ciclo-MPE.net, que complementa: “Cerca de 20% das pessoas que ainda não atuam no negócio de e-commerce, depois de participarem

dos nossos cursos, acabam abrindo suas lojas virtuais”. De acordo com E-bit, empresa associada à Camara-e.net e especializada em informações sobre comércio eletrônico, o ecommerce B2C apresentou um crescimento nominal de 20% em relação a 2011, registrando um faturamento R$ 22,5 bilhões de

faturamento. Para 2013, a expectativa é 25% de crescimento nominal com um faturamento de R$ 28 bilhões. O Nordeste está em segundo lugar em número de novos e-consumidores do primeiro semestre do ano, segundo dados da 28ª edição do Webshoppers lançado na semana passada pela E-bit, em parceria com a Camara-e.net. Embora os novos entrantes ainda estejam concentrados no Sudeste (65%), 14% estão na região Nordeste. Fundada em 2001, a Camarae.net conta com mais de 100 associados, dentre todas as empresas do e-commerce, infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, compras coletivas, seguros e e-banking.

Serviço Data: 29 de agosto Horário: das 8h às 18h15 Local: Praiamar Natal Hotel & Convention Rua Francisco Gurgel, nº 33 - Ponta Negra, Natal (RN)


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

geral

7

Começa ‘estágio’ de estrangeiros « MAIS MÉDICOS » Em meio a polêmicas sobre qualificação profissional e condições de trabalho, Governo recebe delegações de Cuba, Espanha, Portugal e Argentina que vão trabalhar nos rincões do Brasil rasília (AE) - Para se “vacinar” contra a reação das associações médicas e neutralizar ataques ao Mais Médicos, o governo publicou ontem decreto que proíbe o exercício da medicina pelos “importados” fora do programa oficial. Na recepção aos estrangeiros, em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que os profissionais formados no exterior não disputarão mercado com os brasileiros. A representante do governo cubano, viceministra da Saúde, Marcia Cobas, reforçou: “Queremos ir aos lugares onde a população mais precisa, onde não tem médico”, disse. “Cuba é um país sem muitos recursos naturais. Nossos recursos são homens e mulheres que se preparam com conhecimento para tratar do nosso povo e do povo que precisa.” Do ponto de vista financeiro, os médicos cubanos que vieram ao Brasil pelo programa Mais Médicos continuarão a receber o salário integral que ganham em seu país de origem, além de um bônus por participar de missões externas, esclareceu Padilha. Marcia Cobas disse que os profissionais do país recebem 100% de seus salários. Na realidade, isso significa que eles continuarão a receber o salário do governo cubano, e não o valor integral da bolsa, de R$ 10 mil. Perguntado se o salário dos profissionais cubanos é compatível com o custo de vida no Brasil, Padilha disse “não sei” e emendou que é compromisso dos municípios garantir moradia e alimentação para esses profissionais. “O Ministério da Saúde acompanhará isso de perto, para que profissionais tenham tranquilidade para atender bem a população.” Padilha disse que repudia e lamenta veementemente a declaração do presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares, que recomendou que os brasileiros não socorram erros de profissionais cubanos que porventura ocorram. “Não sei em qual juramento ele se baseou pra fazer essa declaração. É omissão de socorro e é afronta ao código de ética médica. Nenhum profissional pode se negar a atender ou socorrer qualquer brasileiro ou brasileira”, afirmou. Questionado sobre a possibilidade de conselhos regionais entrarem com ação para não serem obrigados a conceder registro provisório aos profissionais

ELZA FIÚZA/ABR

B

Ao chegar à sede da Finatec para apresentar programa, Alexandre Padilha posa para fotos ao lado de médicos estrangeiros

estrangeiros que não fizerem a prova de revalidação do diploma, Padilha disse que a lei deve ser cumprida. “Medida Provisória é lei e lei tem que ser cumprida e será cumprida. Temos segurança jurídica sobre esse programa. A MP estabelece claramente as regras”, afirmou. Sobre os relatos de que os estrangeiros não estariam hospedados em boas condições, Padilha disse que os alojamentos, de responsabilidade do Ministério da Defesa, podem ser alterados. “Têm ajustes necessários. Aqui em Brasília estamos programando deslocamento dos profissionais para outras estruturas para ficarem melhor acomodados porque nessas três semanas eles passarão por um processo rigoroso de avaliação, além de reciclagem”, disse. Para o médico venezuelano Manoel da Cruz, a diferença de idiomas não irá atrapalhar o atendimento à população. “O mesmo que fazemos em outros países faremos aqui e a língua não vai atrapalhar”, disse. Ele tem cinco anos de experiência na profissão e, mesmo sabendo das críticas das entidades médicas brasileiras à contratação dos estrangeiros, diz que chega ao Brasil com boa expectativa.

Guerra ideológica domina debates A chegada dos médicos para consolidar o programa do governo desencadeou uma polêmica nas redes sociais, com todos os tipos de reações, das mais equilibradas às mais radicais. Em Natal, o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, endossou o ponto de vista de alguns conselhos regionais que são veemente contra e recorreu à questões trabalhistas e ideológicas para criticar o Mais Médicos: “O programa do governo não é para assistir a população, é para repassar dinheiro a Cuba”, disse ele em entrevista ao programa RN Acontece, da Band Natal. Geraldo insinuou que o Brasil faz parte de um rodízio de países latinoamericanos para financiar o governo comunista da Ilha dos irmãos Castro, e que agora seria a vez de o Brasil, a exemplo do que já fez a Venezuela, dar sua colaboração financeira. O presidente da Fenam disse que colheu informações na Bolívia onde foi comprovado que até motorista de táxi estava trabalhando como médico e que de cada grupo de “cinco médicos cubanos há um supervisor, que não é médico, mas um feitor militar.”

Reprovados vão ser desligados Vitória de Santo Antão (AE) - Se o desempenho dos médicos estrangeiros não for considerado satisfatório no curso de 21 dias sobre legislação médica brasileira e língua portuguesa a que se submetem, eles serão desligados do programa Mais Médicos e voltarão aos seus países. A informação é do Ministério da Saúde. Segundo o professor Rodrigo Cariri, que coordena o curso no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no município metropolitano de Vitória de Santo Antão, a avaliação dos profissionais será permanente, diária, ao longo do curso, e ao seu final, testarão seus conhecimentos da língua portuguesa em provas escrita e oral. Cento e quinze médicos iniciaram o curso ontem. De acordo com Cariri, que é coordenador do curso de Medicina da UFPE em Caruaru, no agreste, o curso, todo em português, abordará a formação do povo brasileiro e os aspectos sociais, econômicos e políticos do País, os protocolos e parâmetros médicos e os aspectos éticos e legais da prática da medicina.

O que eles acham da escravidão via organizações sociais? E das cooperativas?" FRANCISCO JÚNIOR ex-pte Cons. Nacional de Saúde

Na guerra de palavras, os defensores do programa colocaram ontem nas redes sociais uma reportagem publicada pela revista Veja, edição de 20 de outubro de 1999, cujo título é “Doutores de Cuba”. O texto começa assim: “Inaugurado em 1995, o único hospital de Arraias, um município muito pobre com apenas 20 mil habitantes fincado no Estado do Tocantins, teve de permanecer fechado por quatro anos. O motivo não poderia ser mais bizarro: faltavam médicos que quisessem aventurar-se por aquele fim de mundo. O que o hospital ofe-

recia não era desprezível: salário de 2 mil reais e ajuda para moradias. Só há onze meses o hospital foi finalmente reaberto. O milagre veio de Cuba” Crítico da “privatização dos serviços de saúde”, o ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior comentou as críticas de trabalho escravo, feitas pelas entidades médicas: “O que eles acham da verdadeira escravidão via organizações sociais? E das cooperativas? Ah! E dos planos de saúde?”, perguntou, para em seguida acrescentar: “Achar que a criação de uma “Carreira de Estado” derrotará o mercantilismo, o corporativismo e o obscurantismo, é de uma inocência exemplar!” Ao comentar a manchete de domingo da Tribuna do Norte - “UTI tem fila de espera apesar de 27 leitos ociosos” Francisco Jr. sugeriu: “Capacitemos e busquemos mais cubanos.” Já o padre Djacy Brasileiro, de Pedra Branca, cidade do sertão da Paraíba, saudou a chegada dos estrangeiros: “Graças a Deus, os pobres agora terão assistência médica por parte dos anjos bons. Sejam bem-vindos, abençoados. Avante!”

Mais Médicos ALEX RÉGIS

Distribuição de profissionais na primeira etapa do progama Rio Grande de Norte

Municípios contemplados

43

16

total de médicos

25

brasileiros

18

estrangeiros

Municípios

Geraldo Ferreira: dinheiro repassado para a ditadura cubana

RN RECEBERÁ 43 MÉDICOS No Rio Grande do Norte, 101 municípios se inscreveram no Mais Médicos, mas apenas 16 foram contemplados nesta primeira etapa. Os 43 profissionais que virão para o RN farão treinamento em Fortaleza, segundo informou ontem o Ministério da Saúde. A maior quantidade vai ficar em Natal. De acordo com informações da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), para atender à necessidade das prefeituras e colocar em funcionamento do Programa Saúde da Família seriam necessários 400 médicos generalistas. Na inscrição do programa, os prefeitos solicitaram 286 profissionais. Dos 43 que virão este ano, dezoito são estrangeiros.

Alexandria Bom Jesus Caraúbas Ceará-Mirim Extremoz Ielmo Marinho Lagoa de Pedras Macaíba Monte Alegre Natal Olho D'água dos Borges Porto do Mangue Riacho da Cruz São Miguel do Gostoso Serra Caiada Touros Fonte: Ministério da Saúde

Quantidade de médicos Brasileiros Estrangeiros 1 1 2 1 1 1 4 1 8 1 1 1 1 1

3 4 9 1 1

Fenam entra hoje com ação no Supremo

Fortaleza (AE) - A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), representando 53 sindicatos, entra na tarde desta terça-feira com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o programa Mais Médicos, do governo federal. A informação é do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simce), José Maria Pontes. “Não somos contra a vinda de médicos cubanos a Fortaleza, mas esses médicos são da Escola Latino-Americana de Medicina e são proibidos de exercer a profissão em Cuba. Então, por que eles podem exercer suas funções no Brasil?”, questiona. De acordo com Pontes, a denúncia que os médicos da Escola Latino-Americana de Medicina são proibidos de atuar em Cuba foi feita numa audiência pública com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, e ele não teria contestado. “O pior é que só fazem essas missões e ganham apenas 700 reais dos 10 mil reais que o governo brasileiro está prometendo. R$ 2.300,00 vão para família e R$ 7 mil, para o governo cubano. Na verdade, é um trabalho escravo que estamos denunciando”. Segundo ele, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) não darão o registro para os cubanos. “Isso é uma palhaçada. Nós fomos recebidos com spray pimenta em Brasília e os cubanos são recebidos com festa no Brasil. Temos médicos brasileiros excelentes. O que não presta é a saúde pública brasileira e os conselhos já consultados não

Eles podem fazer um estrago muito grande no Brasil. Isso é um crime” JOSÉ MARIA PONTES presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará

darão o registro para eles medicarem no Brasil.” Conforme Pontes, os “cubanos não podem operar porque não sabem”. “Eles podem fazer um estrago muito grande no Brasil. Isso é um crime”, adverte. Ontem, 70 cubanos começaram treinamento na capital cearense para o Mais Médicos. Na aula inaugural do treinamento, cerca de 200 médicos cearenses protestaram e exigiram que os cubanos se submetam ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). O treinamento será de três semanas e eles serão avaliados por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Escola de Saúde Pública do Estado. Eles chegaram na tarde deste domingo, 25, direto de Havana. Do total, 60% são profissionais do sexo feminino e 40%, masculino. Cada um deles tem curso de Medicina de seis anos e mais três anos de especialização. “Mais de 700 municípios ficaram sem médicos na primeira etapa do Mais Médicos e vamos preencher com estes médicos cubanos, portugueses, argentinos e espanhóis”, disse o secretário nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, presente no domingo à recepção aos médicos cubanos que chegaram portando bandeiras de Cuba e do Brasil.


8

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

geral

Presidenta demite Patriota

« VIOLÊNCIA »

« DIPLOMACIA » Queda do ministro das Relações Exteriores foi desencadeada após resgate de senador boliviano organizada pelo embaixador interino do Brasil em La Paz TÂNIA MONTEIRO E LISANDRA PARAGUASSU Agência Estado

elo Horizonte - Desgastado com a operação de “resgate” do senador Roger Pinto que provocou uma crise diplomática com a Bolívia, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, foi obrigado ontem a pedir demissão. A queda de Patriota foi desencadeada após a operação de libertação do senador boliviano de oposição, organizada pelo embaixador interino da do Brasil em La Paz, Eduardo Saboia. A decisão da presidenta Dilma para o “gravíssimo episódio” foi rápida inclusive para mostrar ao presidente da Bolívia, Evo Morales, e ao governo boliviano a sua indignação com o ocorrido. Para o lugar de Patriota irá o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, atual representante do Brasil junto às Nações Unidas. Dilma indicou Patriota para o lugar de Luiz Figueiredo. Eduardo Saboia será submetido a um processo administrativo e deverá ser “severamente” punido, segundo fontes do Palácio, pelo que a presidenta Dilma está chamando de “grave quebra de hierarquia”. A saída de Patriota, com quem Dilma já se desgastara, precipita a reforma ministerial programada para o fim do ano. Dilma já havia conversado com Patriota e determinado que ele cancelasse sua viagem à Finlândia e permanecesse no Brasil para resolver este problema. A presidenta estava “inconformada” com o episódio e com a quebra de hierarquia e queria saber exatamente quem sabia da operação idealizada por Saboia. Por isso, convocou no início da tarde desta segunda ao Planalto, os ministros da Defesa,

B

VALTER CAMPANATO/ABR

Celso Amorim, a quem estavam subordinados os fuzileiros que fizeram a segurança do senador boliviano e às Forças Armadas, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, a quem a Polícia Federal está subordinada. Queria saber se eles sabiam da operação. A conversa entre Dilma e Patriota foi rápida, no Palácio do Planalto. A irritação da presidenta Dilma era maior porque a quebra da hierarquia de Saboia não se resumia à operação da madrugada de domingo. Há seis meses, o governo da Bolívia havia feito proposta ao governo brasileiro de que senador boliviano fosse levado de carro até a fronteira com o Brasil e deixado lá, “sem que fosse de conhecimento” do governo local. O senador teria de percorrer 1600

ão Paulo (AE) - As pessoas estão matando menos, em compensação estão roubando mais em São Paulo. Em julho, pelo segundo mês seguido, a capital registrou menos homicídios do que no mesmo período do ano passado. Também houve menos ocorrências de latrocínio - roubo seguido de morte. Já os roubos, furtos e roubos de carros, crimes que assustam a população, tiveram altas significativas. Foram 85 homicídios na cidade em julho, diminuição de 7,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. No Estado, ocorreram 313 assassinatos, queda de 10,1%. Na cidade e no Estado, foi o mês de julho com menos homicídio dos últimos 12 anos. Os latrocínios tiveram leve queda na capital (8,3%) e Grande São Paulo (13,6%) e se mantiveram estáveis no Estado. Os casos de roubo subiram 18,4% na capital, com 11.382 ocorrências em julho, o que significa 15 casos por hora. No Estado, houve 22.954 roubos - aumento de 14,5%. As próprias autoridades não parecem conseguir uma resposta satisfatória para explicar as razões de a política de segurança pública conseguir reduzir crimes contra a pessoa e não diminuir os crimes contra o patrimônio. “Há uma série de fatores que influenciam a criminalidade. A existência dos desmanches, por exemplo, é um caso. Há um projeto de lei para fechar os desmanches. Se a solução for bem equacionada, contribuirá para reduzir furtos e roubos de veículos. A investigação também é relevante, quando prendemos uma quadrilha envolvida em diversos crimes”, disse o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

S

NÚMEROS

1.600 Foi o total de quilômetros percorridos por dois carros da diplomacia brasileira para retirar o senador da bolívia Senador Roger Pinto acena para fotógrafos depois de conversar com advogado, em Brasília

km, durante 22 horas, de carro, até chegar à fronteira brasileira tornando a sua liberdade um fato consumado. Ao tomar conhecimento desta proposta, a presidenta Dilma disse que não concordava. Na época, Dilma reagiu avisando que, se acontecesse alguma coisa com o senador, neste longo trajeto, um acidente, ou qualquer coisa, o governo brasileiro seria responsável, já que era o Estado brasileiro era o guardião da sua segurança e da sua

São Paulo tem menos homicídios e mais roubos

vida. Dilma insistiu que a vida do senador não poderia ser colocada em risco. Portanto, reiterava Dilma, havia uma clara determinação da presidenta da República de que não fosse feito o trajeto de carro com o senador, por causa do risco e da responsabilidade e, apesar da ordem dada, o diplomata a desafiou e montou a operação de fuga de Roger Pinto. Para Dilma, ao decidir pela operação, Eduardo Saboia assumiu o risco e deve responder

por isso.

Nota oficial

Enquanto a presidenta Dilma falava com Patriota no Planalto, em rápida audiência, Eduardo Saboia estava sendo ouvido pela Secretaria Geral do MRE, dando as suas explicações para o inquérito administrativo aberto contra ele, que pode levar à sua exoneração do cargo. A posse do novo ministro deverá ocorrer na quarta-feira (28), já que ele desembarca no Brasil nesta terça-

feira. Dilma distribuiu nota oficial informando que “aceitou” o pedido de demissão de Patriota e agradecendo a sua “dedicação e empenho nos mais de dois anos que permaneceu no cargo” e anunciou sua indicação para a Missão do Brasil na ONU. Luiz Figueiredo já acompanha a presidenta Dilma na próxima sexta feira, na reunião da Unasul, em Paramaribo. Dilma Rousseff não telefonou para Evo Morales. Deve encontrá-lo apenas na reunião da Unasul.

« CRIME » Execução em Brasilândia levou 10 minutos São Paulo (AE) - O presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional São Paulo (OABSP), Arles Gonçalves Júnior, disse ontem que a execução da família Pesseghini demorou cerca de 10 minutos, segundo testes feitos na residência na Brasilândia, onde os cinco corpos foram encontrados. Segundo testemunhas, a sequência de disparos leva a crer que as mortes ocorreram nesse intervalo. O período analisado inclui as mortes dos pais, da avó e da tia-avó de Marcelo. O principal suspeito ainda é o filho da policial, Marcelo Pesseghini, de 13 anos. A Polícia Civil ouviu ontem dois PMs que foram superiores da cabo Andréia Regina Bovo Pesseghini. Os dois disseram desconhecer a informação de que o garoto sofria de uma doença degenerativa grave, mas não quiseram falar sobre os depoimentos. A polícia pretende ouvir novamente nesta semana alguns colegas de Marcelo, que disseram que o garoto assumiu ter matado os pais ao chegar na escola no dia do crime. Eles teriam omitido informações em seu depoimento, o que foi constatado em um e-mail obtido durante as investigações. Os jovens fariam parte de um grupo chamado Os Mercenários.


TEMPO HOJE

NO FACEBOOK

Máx.: 28ºC Mín.: 21ºC Nublado com possibilidade de chuvas.

Curta e compartilhe charge de Brum.

facebook.com/tribunarn

TÁBUA DE MARÉS

Preamar 08h39 -1.9 - 21h04 -1.8 Baixa-mar 02h08 -0.6 - 14h24 -0.7

LEONARDO RÊGO [SEMARH] EXPLICA NECESSIDADE DE RENOVAR DECRETO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À SECA. PÁGINA 5

NA TN ONLINE

Confira dicas do blog TN Concursos.

tribunadonorte.com.br

natal Editora: Margareth Grilo [margareth@tribunadonorte.com.br ]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 27 de agosto de 2013

EDU BARBOSA

Corte do ponto: 948 estão na lista « GREVES » Secretarias da Educação, Saúde e Segurança Pública pediram o desconto dos dias para 948 grevistas. A folha de agosto será fechada hoje e a aplicação da penalidade ainda não está confirmada RICÉLIA SANTIAGO E ROBERTO LUCENA Repórteres

ovecentos e quarenta e oito servidores estaduais da Saúde, Educação e Segurança deverão ser penalizados com o desconto no salário devido a adesão aos movimentos grevistas deflagrados pelas categorias esse mês. Os departamentos pessoais destes órgãos enviaram a relação com os nomes daqueles que não compareceram ao trabalho, durante as últimas semanas, à secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). A folha de pagamento referente ao mês de agosto será fechada hoje e a aplicação da penalidade, apesar de anunciada pelo Governo, ainda não está confirmada. Governo e categorias em greve têm poucas horas para tentar chegar a um acordo e evitar o desconto no salário. Atualmente, cinco categorias estão em greve. A lista com o nome dos grevistas que faltaram o serviço foi repassada à Searh na semana passada. De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Ivonete Bezerra da Costa, o número de servidores que pode ser penalizada é pequeno. “São 200 servidores da capital e mais 220 no interior do Estado. É um número, se comparado com nosso universo de servidores, pequeno”, colocou. Ainda segundo Ivonete, apenas quatro escolas estaduais estão com as atividades completamente paralisadas devido à greve. “Quero inclusive agradecer àqueles que respeitam os alunos e não abandonaram a sala de aula”, citou. O controle de frequência dos profissionais é feito através do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) e Sistema de Gestão Pessoas (Sagep). Os diretores de cada unidade escolar enviam, através da internet, o relatório de presença dos professores. Na Segurança, o número de servidores que poderão ser penalizados é um pouco menor que o registrado na Educação. De acordo com informações obtidas na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), 400 agentes e escrivães têm registros de falta nos últimos dias. A reportagem tentou obter os números do Instituto Técnico-científico da Polícia Civil (Itep), mas não havia ser-

N

 QUEM Cinco categorias do serviço público estadual estão em greve

O QUE A maioria dos servidores está ligada à rede de saúde pública

vidores na direção da unidade na tarde de ontem. A maioria dos servidores que estão de braços cruzados está ligada à secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a definição de um consenso parece ser inviável. Segundo a Sesap, a listagem enviada à Searh é composta pelo nome de 128 servidores responsáveis por 403 faltas nos últimos dias. A Sesap frisou que, nessa listagem, não foram incluídos os nomes dos servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. “A direção da unidade não mandou a lista em tempo hábil”, explicou a assessoria da secretaria. A folha de pagamento do Estado será fechada hoje. No entanto, ontem à noite, a governadora Rosalba Ciarlini não confirmou se de fato haveria desconto no pagamento dos grevistas. “Não posso responder isso agora para você. Preciso conversar com os secretários antes”, disse à reportagem. O corte do ponto dos grevistas foi anunciado, primeiramente, pela titular da SEEC, Betânia Ramalho. O titular da Sesap, Luiz Roberto Fonseca, também afirmou que utilizaria a mesma punição. A Sesap afirma que está disposta a atender de imediato a quatro das cinco reivindicações apresentadas pela direção do Sindisaúde/RN e a discutir o quinto ponto por meio de uma Comissão Paritária. “Atender de imediato quatro dos cinco itens de reivindicações é uma demonstração inequívoca de compromisso com o diálogo e o entendimento, é uma ação clara e evidente de que o Governo tem se mostrado disposto a negociar sobre a remuneração dos servidores da Saúde”, justificou Marcelo Bessa, secretário adjunto da Sesap.

+

PAGINA 3 Grevistas da Saúde ainda aguardam negociação


2

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

natal

Notificação atinge 3% dos veículos « MULTAS DE TRÂNSITO » Semob atribui queda na arrecadação à eficácia das campanhas educativas. Para este ano, a Semob reservou no orçamento da pasta, cerca de R$ 480 mil para a área de Educação no Trânsito MAGNUS NASCIMENTO

E

Panorama do trânsito Volume de notificações e de arrecadação do município Arrecadação 2011

R$ 7,7 milhões

2012

R$ 5,5 milhões

2013*

R$ 2,9 milhões

28,03% foi quanto caiu o valor arrecadado em multas pelo Município entre 2011 e 2012

*De janeiro a julho de 2013 NOTIFICAÇÕES Volume cresceu 19,54% entre 2011 e 2012

81.947

97.965

2012

2013

notificações

notificações

notificações

Das notificações de trânsito aplicadas pela Semob, em Natal, 85% são convertidas em multas

no Trânsito, Fiscalização e Engenharia. Além disso, 5% do total arrecadado é encaminhado ao Governo Federal para aplicação no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para este ano, a Semob reservou no orçamento da pasta, aproximadamente R$ 480 mil para a área de Educação no Trânsito. Do total, R$ 400 mil foram empenha-

dos para pagamento de 30 estagiários que atuam em diversos setores, principalmente, nas campanhas educativas nas ruas. Atualmente, o sistema de aplicação de multas é operacionalizado por duas concessionárias, a FS Natal Fotossensores e a Natal Sertel/Perkons. Por mês, o contrato com tais empresas custa ao Município, R$ 187.522,50.

As empresas não recebem nenhum valor percentual relativo ao total de multas aplicadas. “Se isso acontecesse, seria ilegal. Geraria o que a Justiça chama de empresa das multas”, frisou Walter Pedro. A vigência do atual contrato vencerá em breve e, na próxima sexta-feira, empresas do setor deverão apresentar propostas à Semob para operacionaliza-

Talão via amarelinho

Fotossensores

4.304

6.441

6.890

6.275

13.948

12.150 Radares

48.454

12.905

28.063

22.692

24.970

49.513

2011

40.215

ntre os anos de 2011 e 2012, o valor arrecadado em multas de trânsito pelo Município de Natal caiu 28,03%. Em 2011, foram desembolsados pelos proprietários de veículos R$ 7,7 milhões em multas, contra R$ 5,5 milhões no ano passado. De janeiro a julho de 2013, foram pagos R$ 2,9 milhões por infrações cometidas nas vias administradas pela Prefeitura de Natal. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a previsão é de que o total arrecadado ao final deste ano seja similar ao acumulado nos doze meses de 2012. “A arrecadação vem caindo em decorrência das campanhas de conscientização”, comentou o secretário municipal adjunto de Trânsito, Walter Pedro. Apesar da arrecadação ter sofrido redução no mesmo período, o número de notificações aumentou. Entretanto, nem toda notificação de trânsito se transforma em multa. Isto porque, conforme explicado pela Semob, muitos proprietários de veículos recorrem e valor não é cobrado. “Do total de veículos que circulam em Natal diariamente, somente uma média de 3% é notificada”, destacou Walter Pedro. Cerca de 85% das notificações se concretiza em multa. Os recursos oriundos dos pagamentos das multas são divididos entre os departamentos que formam a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Prioritariamente, a monta financia projetos nas áreas de Educação

Lombadas eletrônicas

Fonte: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)

ção do processo. O certame será através de Pregão Eletrônico. A empresa vencedora deverá administrar e gerir o funcionamento de 17 equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, conhecidos como “lombadas eletrônicas”. Além de outros 14 equipamentos de fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de

travessia de pedestres, chamados de “pardais”. Hoje em dia, o “pardal” campeão na aplicação de notificações é o situado na Avenida Bernardo Vieira, entre as avenidas Interventor Mário Câmara e Avenida Jaguarari. De janeiro a julho deste foram emitidas 11.652 notificações por excesso de velocidade pelo referido “pardal”.

tn família TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

natal

3

Negociações na Saúde não avançam « GREVES » O acampamento em frente à residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini completa uma semana amanhã. A principal reivindicação do SindSaúde é a implantação da tabela salarial do Dieese FOTOS: VLADEMIR ALEXANDRE

Comando de greve do Sinte teve reunião com interlocutores da Seec

epois de quase uma semana de acampamento em frente à residência da governadora Rosalba Ciarlini, os servidores estaduais da Saúde ainda aguardam o início efetivo das negociações. Até agora houve duas reuniões com a categoria. A principal reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) é a implantação da tabela salarial anexa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em resposta à solicitação, o Governo divulgou um ofício afirmando que “tão logo os servidores encerrem o movimento grevista e retornem às suas atividades laborais será designada uma comissão paritária a ser composta por servidores do Searh, Sesap e Sindsaúde para reformulação da tabela”. Ainda segundo o documento, as conclusões da comissão seriam apresentadas no mês de novembro. Segun-

D

Servidores continuam acampados para pressionar o Governo a negociar

MP MONITORA GREVE O Ministério Público do Estado (MPE) está acompanhando o movimento grevista e monitorando as faltas dos servidores para garantir o cumprimento do calendário escolar. A informação é da promotora de Justiça da Educação, Carla Campos Amico. “Todos os dias letivos precisam ser repostos, seja através de aulas aos sábados ou através da extensão do calendário escolar. O Ministério Público vai atuar para

garantir o cumprimento dos 200 dias letivos em todas as escolas da rede estadual”. A promotora, no entanto, expressou preocupação com relação ao fim do calendário escolar este ano. “O ano letivo de 2014 vai começar em janeiro (devido à Copa) e tememos que a extensão do calendário escolar de 2013 acabe prejudicando o início do ano letivo de 2014”, diz.

do a Sesap, a implantação da tabela do Dieese geraria um impacto de R$ 5 milhões por mês na folha de pagamento. Para o Sindsaúde-RN, o ofício apresentado pelo Governo não demonstra nenhum avanço nas negociações. “A proposta do Governo é que acabemos com a greve sem contrapartida, formando uma comissão que só se manifestará daqui a 60 dias e que submete o comprimento da tabela salarial às possibilidades orçamentárias da atual gestão. Isso não atende as nossas reivindicações e por isso as ne-

Tememos que a extensão do calendário escolar de 2013 acabe prejudicando o início do ano letivo de 2014” CARLA CAMPOS AMICO promotora de Justiça

gociações continuam emperradas”, informou o sindicato através de assessoria de imprensa. Enquanto isso o acampamento em frente à residência da governadora continua. Os servidores alegam que não vão abandonar o local enquanto não houver um avanço concreto nas negociações. “O sistema público está em colapso e o cidadão que paga seus impostos e não tem acesso aos serviços essenciais não pode continuar arcando com as consequências da falta de diálogo entre o governo e as categorias”, diz o técnico de enferma-

gem João Antônio de Assunção. Servidores da Saúde, Educação, Itep e Polícia Civil – incluindo os delegados – estão em greve. Hoje, os médicos aderem ao movimento grevista. Em assembleia realizada na semana passada, no Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), os médicos do Município de Natal e do Estado decidiram paralisar todas as atividades amanhã. Às 9h, haverá uma concentração no Centro Clínico Zeca Passos e caminhada até a sede da prefeitura. A principal reivindicação da categoria é melhor condição de trabalho, com equipamentos e insumos básicos nas unidades de saúde. O ponto eletrônico também tem sido contestado pela categoria, que exige o salário adequado à carga horária para que o ponto possa ser cumprido. Os médicos devem preparar relatórios sobre a falta de condições de trabalho e estrutura nas unidades de saúde para encaminhar ao Ministério Público.

Panorama das greves no Rio Grande do Norte A paralisação atinge cinco categorias do serviço público estadual Greves

Reivindicações

O que diz o Governo

Saúde

Aplicação da Lei Nº 333/06, do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), assumindo a tabela apresentada pelo Dieese e Sindsaúde; Abertura de uma folha suplementar, para devolução imediata dos descontos indevidos feitos em julho e a incorporação das gratificações ao salário-base; Pagamento dos 22% aos aposentados, como os demais servidores receberam em 2011; Convocação imediata de 380 concursados; Manutenção da comissão de revisão do PCCR e publicação da portaria no Diário Oficial; Estabelecimento de uma data-base para reajuste salarial; Ampliação do auxílio transporte.

Durante reunião no dia 9 de agosto, ficou definido que uma Portaria irá nomear uma comissão composta por representantes do Sindsaúde, Sesap e Searh para discutir o PCCR, mas com a greve, não há negociação.

Educação

Pagamento das horas de trabalho excedente aos professores; Pagamento da carga suplementar e das gratificações dos diretores e vice-diretores, que foi cortada no mês de julho; Pagamento aos professores recém-ingressos que estão sem receber; Atualização e pagamento da tabela salarial, devida desde 2011; Pagamento de direitos funcionais aos servidores, previsto no Plano de Carreira.

Vai cortar o ponto dos servidores faltosos e pedir, na Justiça, a ilegalidade da greve; Piso nacional da categoria é pago; Em dois anos e meio, o salário do professor cresceu 76,8%; Desde 2011, convocou 3.723 professores aprovados no concurso

Polícia Civil

Nomeação de concursados; Mudança na carga horária dos policiais; Modernização da polícia; Plano de cargos e implantação de carreira única; Reajuste salarial; Restauração das delegacias; Terceirização do serviço de limpeza.

Alguns pontos da pauta estão em análise. Os quesitos que diz respeito a reajuste salarial não serão estudados; A categoria teve, entre julho de 2010 e julho de 2013, aumento salarial de 60,97%

Itep

Aprovação da Lei Orgânica e Estatuto do Itep que vai regular as atividades do Instituto

Minuta da Lei Orgânica em fase de finalização; Possível concurso público no próximo ano.

Delegados

Nomeação imediata dos concursados

Não tem condições financeiras de convocar novos delegados

Quando começou a paralisação

Quantidade de servidores

Servidores que podem ter desconto em folha

1º de agosto

15 mil

128

10 mil

420

1.280 escrivães e agentes

400

500

-

164

-

(27 dias de greve)

12 de agosto (16 dias de greve)

6 de agosto (22 dias de greve)

12 de agosto (16 dias de greve)

22 de agosto (16 dias de greve)

Fonte: sindicatos e secretarias

Seec lista pontos passíveis de entendimento

A Seec recebeu ontem representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). A secretária de Educação, Betânia Ramalho, no entanto, não participou da reunião, que foi conduzida pelo secretário adjunto, Joaquim de Oliveira. No encontro, ficou acertado que a Seec encaminhará à Assembleia Legislativa o projeto que trata da promoção horizontal dos servidores (que leva em conta o tempo de serviço), além da convocação imediata de 116 concursados e a realização de um processo seletivo simplificado para o preenchimento das vagas dos professores afastados por licença. Também ficou definida a retomada das reuniões com a comissão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Secretaria de Educação se comprometeu ainda em enviar aos deputados estaduais o texto do projeto de Lei que altera a forma de remuneração dos diretores, que passa a variar de acordo com o porte da escola. O texto deve ser enviado em outubro. No entanto, segundo a presidente do Sinte-RN, Fátima Cardoso, o pagamento das horas extras dos professores e o pagamento das gratificações foram pontos que ainda ficaram pendentes e que serão discutidos na próxima reunião, na segunda semana de setembro. A Seec se comprometeu em enviar um documento com todas as resoluções discutidas na reunião ao Sinte e os servidores realizam assembléia hoje na Escola Estadual Winston Churchill.

Adepol faz diagnóstico da situação das DPs A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado (Adepol) se reuniu ontem com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Sérgio Freire, para tratar da greve dos delegados civis, deflagrada na última sexta-feira. Segundo a presidente da Adepol, Ana Cláudia Saraiva, o Governo ainda não apresentou respostas às reivindicações da categoria. “Neste momento, estamos visitando as delegacias do interior para fazer um diagnóstico definitivo de adesão. Será instalada também uma central de inquéritos para garantir o andamento de processos durante o movimento grevista, garantindo o percentual mínimo de 30% no atendimento”, colocou. Na pauta de reivindicações dos delegados civis está a convocação dos concursados, a melhoria das instalações físicas e a aquisição de novos equipamentos de segurança. Segundo a delegada Karla Viviane, da Delegacia Especializada de Homicídios, “falta desde de papel até combustível para as viaturas nas delegacias”. De acordo com Sérgio Freire, “a OAB-RN apoia o movimento grevista e trabalha para facilitar o diálogo entre o Governo do Estado e os servidores em greve”. Uma comissão liderada pela Ordem busca abrir diálogo com o Governo.


4

natal

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pleno do TJ referenda nome de Gilson Barbosa amanhã « NOVO DESEMBARGADOR » O magistrado foi o único a fazer inscrição no

processo para escolha do substituto do desembargador Osvaldo Cruz eleição do juiz que vai ocupar a vaga do desembargador Osvaldo Soares da Cruz está marcada para amanhã, às 8h, no Pleno do Tribunal de Justiça. Contudo, ela será simbólica, já que apenas um magistradojuiz da 1ª Vara de Sucessões da Comarca da Natal, o paraibano Gilson Barbosa de Albuquerque, de 64 anos, se inscreveu para o processo. O desembargador Osvaldo Soares da Cruz foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) no dia 5 de agosto, por envolvimento no desvio de recursos de precatórios revelado pela “Operação Judas”. Durante a sessão do Pleno, será observada a conduta do magistrado nos 31 anos da carreira que foi iniciada em 19 de julho de 1982, em Santana do Matos, na região Central do Estado. Entre os trâmites já superados na candidatura de Gilson Barbosa estão o levantamento de sua conduta pelo Departamento de Recursos Humanos, e o envio do relatório com as informações sobre a vida e carreira profissional dele para análise no Conselho de Magistratura e do corregedor geral da Justiça, desembargador Vivaldo

JOÃO MARIA ALVES

A

O juiz Gilson Barbosa vai ocupar a única, das 15 vagas do Tribunal de Justiça, que ainda está em aberto

 QUEM Juiz Gilson Barbosa de Albuquerque tem 64 anos e 31 anos de carreira

Otávio Pinheiro. Além disso, o processo de indicação também previa a passagem do levantamento pelas mãos

do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino, que então definiria a data para a eleição, em sessão ordinária do Pleno do TJRN. O prazo para inscrição de candidatos pelo critério de antiguidade foi encerrado no dia 14 deste mês, apenas para a quinta parte ou 31 dos 158 magistrados de Terceira Entrância. Gilson Barbosa vai ocupar a única das 15 vagas do TJ que ainda está em aberto. Recentemen-

te, com a aposentadoria por idade, aos 70 anos, do desembargador Rafael Godeiro, depois convertida em compulsória pelo CNJ no dia 5 de agosto, também por envolvimento no desvio de recursos de precatórios, passou a ser ocupada pelo desembargador Ibanez Monteiro da Silva. O paraibano Gilson Barbosa deverá exercer o cargo de desembargador até a sua aposentadoria compulsória, quando completar 70 anos, em 2018.

« CIÊNCIA »

Pesquisa afirma que cérebro trabalha de forma integrada Estudo de Nicolelis afirma que neurônios podem responder a estímulo visual m novo estudo do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis foi publicado nesta segunda-feira, 26. Nele, Nicolelis afirma que os neurônios responsáveis pelo tato e pelo controle dos movimentos podem responder, também, aos estímulos visuais. Isto porque, segundo o neurocientista, o cérebro trabalha de forma integrada. Parte do estudo divulgado nesta segunda-feira, 26, foi desenvolvido no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IINELS) em Natal. A pesquisa que culminou na confecção deste mais recente artigo científico foi desenvolvida na Universidade de Medicina de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e faz parte do Projeto Walk Again (Andar de Novo, em tradução livre) que vem sendo desenvolvido há alguns anos por uma equipe de cientistas capitaneada por Nicolelis. O objetivo do estudo é fazer com que um paraplégico consiga dar o pontapé inicial na abertura da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, através de uma estrutura robótica externa ao corpo, chamada de “exoesqueleto”. O estudo, desenvolvido em macacos, foi publicado na edição online da Revista Proceedings National Academy

U

of Sciences. Nele, constam informações de como o sistema somatossensorial e motor do corpo humano são capazes de reagir ao estímulo visual, numa comprovação de que o cérebro trabalha de forma integrada. De acordo com os resultados analisados, os portadores de paralisias poderão melhorar seu desempenho motor com o uso de membros artificiais e neuropróteses, como se estas fossem parte da imagem corporal do paciente. “O estudo demonstra pela primeira vez que o córtex somatossensorial ou toque pode ser influenciado pela visão, o que vai contra tudo escrito em neurociência“, disse Miguel Nicolelis, autor do estudo. Adiante, ele destacou: “os resultados apóiam nossa teoria de que o córtex não é estritamente segregado em uma única função, como o toque, ou a visão”.

 QUEM Neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, do IINELS

O QUE Desenvolveu pesquisa que ampliou a segurança de que a aplicação do projeto Walk Again (andar de novo) é plenamente possível

autos &

motores

TODAS AS SEXTAS NA TRIBUNA DO NORTE


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

natal

5

Comitê quer renovar emergência « ESTIAGEM » Os órgãos que compõem o comitê estão elaborando um documento para justificar o pedido.

Semarh diz que chuvas que caíram este ano não foram suficientes para garantir o abastecimento em todo RN JOÃO MARIA ALVES

ALEX REGIS

ROBERTO LUCENA E VALDIR JULIÃO Repórteres

Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca vai solicitar à governadora Rosalba Ciarlini a publicação de um novo Decreto de Estado de Emergência em decorrência da estiagem. Os órgãos que compõem o comitê estão elaborando um documento para justificar o pedido. De acordo com o titular da secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Rego, as chuvas que caíram este ano não foram suficientes para garantir o abastecimento em todo Estado. “Somente os reservatório menores estão em boa situação. Os grandes reservatórios continuam com problemas”, colocou. Ontem à noite, foi realizado mais uma reunião do Comitê. Antes do encontro, Leonardo Rego participação de uma audiência com a governadora Rosalbar Ciarlini e representantes da Igreja Católica do Rio Grande do Norte. Os religiosos foram ao encontro da governadora para discutir o projeto da barragem de Oiticica e a situação da estiagem no RN. O pedido para renovação do Decreto de Emergência já foi sugerido anteriormente pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As chuvas que caíram ao longo de 2013 não foram suficientes para reabastecer os principais mananciais de água doce do Estado. Foi por isto, e basea-

O



Bonfim: volume atual de água é menor do que em agosto de 2012

Panorama da Bacia Leste Situação hídrica das seis lagoas Comportamento volumétrico da Lagoa do Bonfim – 2011/2013

Abril 2013

Agosto 2011

Cota 39,90

Cota 39,07 64,59%

Abril 2012

Cota 38,35

79,77%

Abril 2011

Cota 40,89

59,43%

71,59%

Cota 39,97

71,40%

Cota 39,95

71,0%

Em %

Agosto 2012

Agosto 2013

Evaporação da Lagoa do Bonfim durante os meses de verão Média Histórica 142,6 l/m²

143,2 l/m² 137,4 l/m²

94,5 l/m²

84,6 l/m²

50 l/m²

41,6 l/m²

QUEM Unidade de Águas da Regional Litoral Sul da Caern Ago

O QUE Continua desligando sistemas por áreas de atendimento nas regiões atendidas pela adutora Monsenhor Expedito

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Bacia Litorânea Leste Bonfim

84,27 milhões/m³

Boa Água

1,47 milhões/m³

Urubu

2,74 milhões/m³

Ferreira Grande

2,81 milhões/m³

Redonda

3,72 milhões/m³

Carcará

1,57 milhões/m³

Fonte: Semarh

do em previsões climatológicas, que a Emparn encaminhou um ofício sugerindo a renovação do Decreto. Leonardo Rego explicou que o Decreto não pode ser renovado. “O que vamos sugerir é a publicação de um novo Decreto”, disse. O documento que justifica o pedido deverá ficar pronto ainda nesta semana. A resposta da governadora é aguardada na próxima semana. “O pedido terá como justificativa basicamente os mesmos problemas quando o primeiro Decreto foi publicado. A situação é praticamente a mesma. Vamos elencar onde houve avanço e onde precisa melhorar mais”, colocou. Conforme estudos do meteorologista Gilmar Bristot, choverá pouco nos próximos meses, tanto no litoral quanto nas demais áreas do estado potiguar, com precipitações que deverão variar até 150 mm e 50 mm, respectivamente. “Entre os meses de setembro e novembro choverá muito pouco. O segundo semestre, historicamente, chove pouco. Haverá uma precipitação maior no litoral, mas ainda baixa. No restante do Estado a situação será pior”, analisou.

NÚMEROS

143,2 litros por metro quadrado é o pico da média de evaporação na Lagoa do Bonfim

tn família TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

Rosalba Ciarlini recebe bispos para discutir situação da estiagem

Lagoa do Bonfim tem menos de 65% de sua capacidade

A Lagoa do Bonfim é responsável pelo abastecimento de água potável de 30 municípios das regiões Agreste, Trairi e Potengi do Rio Grande do Norte, mas apesar de ter aumentado em mais de 70 centímetros o volume de água em relação a cota de abril deste ano - a mais baixa desde abril de 2011 -, o acúmulo de água ocorrido ao fim da temporada invernosa na Região Metropolitana de Natal (RMN) é inferior a quantidade de água a que chegou em agosto de 2011 e de 2012. Com capacidade volumétrica de 84,27 milhões de metros cúbicos, a Lagoa de Bonfim está, hoje, com 64,59% do seu volume total ou R$ 54,43 milhões de m³, conforme levantamento da situação volumétrica feito na segunda-feira (26) pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No fim de agosto de 2012, Bonfim estava com 71% de sua capacidade. A coordenadora estadual de Gestão de Recursos Hídricos, Joana D’Arc Freire de Medeiros, disse que a situação volumétrica da Lagoa do Bonfim, que está situada no município de Nísia Floresta, já não é tão preocupante quanto a de abril, quando o reservatório estava com 59,43% de sua capacidade. “A gente estava esperando o fim das chuvas, pois

pode ser que que a lagoa continue recuperando o manancial”. Joana D’Arc disse que ao contrário da Lagoa do Jiqui, em Parnamirim e da Lagoa de Extremoz, que são alimentadas por rio e por isso enchem com mais rapidez, a Lagoa do Bonfim é alimentada por águas subterrâneas, “que escorre no subsolo mais lentamente”. Por essa razão, Joana D’Arc Medeiros disse que a Semarh não trabalha com a hipótese de racionamento de água para consumo humano neste período de transição, a partir de setembro, quando começa o verão para a chamada região semiárida e até março ou abril, início da temporada invernosa. No entanto, segundo ela, a orientação da Semarh é que a população passe economizar e consumir água “com muita parcimônia”, e somente na hipótese do manancial de água da Lagoa do Bonfim baixar em níveis preocupantes, é que se poderá destinar a água “só para consumo humano”. O racionamento de água, acrescentou, “é a última hipótese”. Ela confirmou que até novembro deve entrar em operação os 12 poços tubulares na área da comunidade do riacho Boca Cica, já próximo ao litoral de Nísia Floresta, que vão dar um reforço na Adutora Monsenhor Expedito Medeiros, que capta águas da Lagoa.

Emparn defende política de manejo para evitar colapso

A recarga da Lagoa do Bonfim em função das chuvas não é a variável mais importante para garantir, no futuro, o abastecimento de águas dos 30 municípios atendidos pela adutora Monsenhor Expedito Medeiros. Para o chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, é preciso que “se tenha uma política de manejo” da Lagoa do Bonfim para não faltar água para consumo humano. Bristot defende a preservação das áreas do entorno das seis lagoas pluviais existentes na difusa Bacia Fluvial Litorânea Leste, das quais, Bonfim é a maior delas, com 84,27 milhões de metros cúbicos de capacidade. “Não é que seja contra o desenvolvimento econômico da região”, disse Bristot, mas é necessário preservar o meio ambiente no entorno da lagoa, porque “uma variação ou mudança climática por insignificante que seja” vai, futuramente, influir na evaporação de água em época de verão. O chefe da Unidade de Águas da Regional Litoral Sul da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Dídimo de Oliveira Dantas, informa que em virtude da insuficiência de chuvas para recuperação do manancial de água a um nível desejável, a empresa “continua fazendo manobras estratégicas”, desligando sistemas por áreas de atendimento nas regiões atendidas pela adutora Monsenhor Expedito. “As chuvas foram muito poucas, só deixamos de fazer isso nos dias estava chovendo”, acrescentou Dídimo Dantas, a respeito do rodizio implantado ainda em março deste ano, quando se configurou o segundo ano consecutivo de seca no semiarido da região Nordeste. No começo do ano a Caern implantou rodizio em 17 das 30 cidades atendidas pela adutora.


6

natal

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

“@elianalima Onofre (Neto) seria um excelente nome. Mas estaria disposto a pedir exoneração do MP pra se candidatar? Não creio”

« ELIANA LIMA »

Do promotor José Augusto Peres, no Twitter, sobre a nota na coluna de que um grupo começa a ecoar o nome do ex-PGR para governador

elianalima@tribunadonorte.com.br

FOTOS ALEX COSTA

Vulcão

1 – MOMENTO

Prefeitos e vereadores do interior pelo PMDB fazem pressão para que o partido tenha candidato próprio ao Governo do RN. Querem aproveitar o bom momento da legenda. Mas, os líderes não querem deixar a zona de conforto.

Num legítimo Chanel, a aniversariante Beta Almeida se joga ao som de Tiago E-Santafé com o maridón Marino Eugênio

festas do Jet Set pelo mundo afora, Tereza Tinoco exclamou: “Quando sai de casa, eu já sabia que seria uma festa deslumbrante. Mas tudo que vi no Olimpo superou as minhas expectativas!”.

2 - FESTA BAILE

...Elegante...

Também na pista de dança, os noivóns Laurita Arruda e Henrique Eduardo Alves

E o melhor de tudo: a felicidade e a arte de muito bem receber do casal Marino Eugênio e Beta Almeida. Contagiante. Tanto que o deputado Henrique Alves e Laurita Arruda, o ministro Garibaldi Filho e Denise, que normalmente saem cedo das festas, demoraram mais para curtir a noite impecável, que reuniu a fina flor da sociedade dos magos-chíquimos e do Judiciário do Trabalho. Do Estado, idem. O luxo do grife Chanel, convertido em monograma com as iniciais de Elizabeth Almeida, ganhou o sabor festivo da descontração. Na soma de elogios, Luciano não resistiu: “Eu fiquei muito feliz. Quem foi à festa estava ali para comemorar”. E foi mesmo. Até Alexandre Macedo dançou muito. Sorrideeente.

Você! Os dedos indicadores apontam para o ministro Garibaldi Filho (Previdência), que não pretende enfrentar as urnas no próximo ano. Aliás, desde as eleições de 2006 que Garibaldi já não tinha disposição. Se pela intuição, diante da primeira derrota que sofreu no ano que não quis, certamente não deve arriscar. De novo. Ainda mais com os resultados da última pesquisa Consult que mostram seu algoz nas urnas, Wilma de Faria, vencendo em todos os cenários.

3 - FELIZES Entre as Camélias da impecável festa de 5.0 da mãe-chíquima: Luciano e Lucila Almeida

4 – HOLOFOTES Na entrada, parada para os flashes de Alex Costa, a família-querida: Sandra e Sami Elali, Juliana e André Elali

1

2

Será? Nos últimos dias, observa-se uma reaproximação entre Garibaldi e Wilma, com direito a acenos e afagos. Maaasss...não deve prosperar para uma aliança, a contar que as pesquisas para consumo interno indicam que o eleitorado, dos dois, não permite tal. Ponto final(?).

Então Na falta de um nome do PMDB para ser o candidato a governador, a solução pode ser caseira. Ou seja: continuar familiar. O candidato seria o primo. O prefeito Carlos Eduardo Alves. Do PDT. Mas, seria uma união de partidos que agradaria o PT. Lá de cima. O Dilmais.

Ou seja A multiplicadora de votos, Wilma de Faria, não entraria em disputa. Alguma. Pois assumiria, sem gastar nem se desgastar, a Prefeitura de Natal, com uma renúncia de Carlos Eduardo para sair candidato ao governo.

Também Não entraria em embate com a candidatura que o PT quer no RN: Fátima Bezerra para o Senado.

Assim Como José Agripino e Garibaldi tem mais quatro anos de Senado, todos sorrirão felizes para as urnas. Henrique disputaria a reeleição com objetivo de

...E chique

4

3 continuar na Presidência da Câmara dos Deputados; Walter Alves vai à reeleição para deputado estadual, enquanto estuda gestão pública para num futuro não muito distante ser administrador. Público. Felipe Maia e João Maia seguem na parada federal numa coligação proporcional DEM e PR. Ricardo Motta continuaria na AL, e seu filho Rafael Motta já pode ser considerado deputado federal. Etc e mais.

Isolamento Também navegariam no barco de todos unidos para uma vitória geral o deputado Leonardo Nogueira e sua esposa-ex-prefeita Fafá Rosado. Leonardo, inclusive, acompanha, e até comanda, todas as reuniões sobre o futuro político da mulher. Ela, inclusive, noutro partido. Já ele

continua no DEM. Para não perder o mandato.

Todavia Leonardo Nogueira continua no DEM, mas não como aliado de todas as horas na bancada governista. Não tem poupado críticas ao governo democrata. Que ele rotula de “autossuficiente”.

Toda pausa Tempos de definições políticas, pausa também é necessária. Mas, claro, unindo o agradável em passeio com acenos para uns votinhos. A mais. Pois bem, durante o badalado final de semana em Pipa, presença de políticos para se jogar ao bom som do Fest Bossa Jazz. No sábado, circulavam os petistas Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro e o vereador Hugo Manso. Cada um, claro, com o seu grupo de amigos.

Certamente Quem circulou para lá e para cá durante o festival musical foi a viceprefeita de Natal, Wilma de Faria.

Relax Nesses tempos dificílimos, de trajes esportivos, a secretária Betânia Ramalho (Educação) foi vista passeando pelas ruas de Pipa no domingo. Acompanhada de uma amiga, entrava e saía de lojas. De volta à realidade em Natal, a polêmica greve dos professores continua.

Todo luxo... Até mesmo quem está acostumado a se maravilhar com as produções do top-decorador Luciano Almeida ficou boquiaberto com o requinte da festa de aniversário da sua mãe Beta Almeida, sexta, no Olimpo. Sob a hastag #beta50anos, instagreiros

natalenses acompanharam uma noite deslumbrante com fundamento na Paris dos Anos 50, idade que a aniversariante completou, com inspiração na mademoiselle que transformou a moda feminina em chique e usual: Coco Chanel. Inclsusive na indumentária. Beta usava um vestido preto Chanel. Comprado na Europa.

...Na medida... Luciano trabalhou os clássicos preto e branco, a partir de pérolas, mesas quadradas adornadas por flores e candelabros (criados especialmente para noite), profusão de colares, carrinhos inspirados na primavera de Chanel do início do século passado. O bar, mapeado especialmente para festa, foi meticulosamente calculado para criar efeito nas projeções. Toda bela e com credenciais de quem conhece bem

E quem pensava que Luciano estava coberto em grife, surpresa. O diretor do Olimpo foi à mistura que está na moda mundial: o popular das lojas de departamentos com o requinte de grife de luxo: usou terno Zara e gravata Prada. Entre as mulheres, Laurita deu um tempo no verde e era toda glamour no belíssimo vestido em mais puro vermelho ‘Valentino’.

Designer Frisson na arquitetura potiguar, Natal recebeu as famosas cerâmicas HD, produto recémlançado na linha de piso e porcelanato. Exatamente no Armazém Pará.

« COLMEIA » à Hoje tem coro de parabéns para Tereza Souto Filgueira-Teteca, jornalista Ana Cristina França, Vivianny Lopes, Osvaldo Figueiredo, personal dos em forma Duno Martins. à O CRECI-RN promove de hoje (Dia do Corretor de Imóveis) ao dia 30, o XVI Encontro de Corretores de Imóveis (ECIM).

‘Saúde e meio ambiente’ é tema de livro Escolas vão receber coleção do Enem « COLETÂNEA » A publicação organizada por professoras da UFRN visa

« MATERIAL DIDÁTICO » Dez coleções serão doadas pela vereadora

melhorar a prevenção de doenças e reduzir danos ao meio ambiente

Eleika Bezerra para escolas da rede estadual, que funcionam em Natal

O

A

livro “Meio Ambiente e Saúde Humana: Práticas, Vivências e Saberes” será lançado nesta sexta-feira, 30, às 17h, no Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A publicação foi organizada pelas professoras do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Raquel Franco de Souza e

Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, atual vice-reitora. A coletânea traz resultados de pesquisas e reflexões sobre o meio ambiente e a saúde, com um breve resgate histórico e estudos acerca das principais endemias que ocorrem, principalmente, na região metropolitana do estado e no Seridó. “Os autores analisam o acesso aos serviços de saúde, a relação entre áreas de proteção

ambiental e a ocorrência de doenças em áreas urbanas”, esclarece Maria de Fátima. Os estudos visam melhorar a prevenção de doenças e reduzir danos ao meio ambiente. A obra, que possui 18 capítulos e 401 páginas, é composta por trabalhos de professores e profissionais que estudam no PRODEMA, como biólogos, nutricionistas, geólogos, médicos, entre outros.

vereadora Eleika Bezerra (PSDC) fará nesta terça-feira (27) a doação de 10 coleções “Enem & Vestibulares – o passo decisivo para sua aprovação” para 10 escolas estaduais de Natal. O objetivo é fornecer material preparatório para os alunos da rede pública de ensino que irão cursar o Enem 2013 ou os vestibulares tradicionais. A entrega será realizada no

gabinete da vereadora, às 9h, na Câmara Municipal de Natal. “Esse material, que inclui livros e videoaulas, foi desenvolvido por excelentes professores e nós queremos que parte desses alunos da rede pública tenha acesso a um material de boa qualidade colocando-os em um patamar de igualdade com outros candidatos”, disse a vereadora, que fará a doação através dos re-

cursos de salário, doado integralmente todos os meses. Cada coleção possui 12 livros de matérias diferentes. As escolas estaduais Desembargador Varela Barca, Jean Mermoz, Atheneu, José Fernandes Machado, Francisco Ivo, Winston Churchill, Floriano Cavalcanti, Padre Monte, Edgar Barbosa e Sebastião Fernandes serão contempladas com as coleções.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

natal

7

Projeto vai beneficiar 10 mil pessoas « MORADIA » Prefeitura do Natal anunciou ontem que 2.048 apartamentos deverão ser erguidos na área do Guarapes. Termo de repasse dos recursos será assinado amanhã pela Seharpe no Ministério das Cidades VINÍCIUS MENNA Repórter

m projeto habitacional no bairro Guarapes que visa beneficiar 10 mil pessoas com a construção de 2.048 apartamentos deverá ser homologado em reunião marcada para amanhã, às 15h, em Brasília, no Ministério das Cidades. Participam o secretário municipal de habitação Homero Grec, além de representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e construtoras. Localizado próximo do limite entre os municípios de Natal e Macaíba, o Condomínio Village da Prata será viabilizado através do Programa Minha Casa, Minha Vida. O custo é de R$ 125 milhões, recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial, via Governo Federal. De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), por se tratar de um empreendimento com mais de 1.500 unidades, o contrato deve ser homologado no Ministério das Cidades. A ida à Brasília também terá o objetivo de pleitear recursos para a construção de um conjunto de equipamentos públicos, com custo de R$ 9 milhões. Conforme o secretário Homero Grec, os equipamentos são um posto de saúde, uma escola de ensino fundamental, um Centro Municipal de Educação Integral (CMEI), um Centro de Referência

U

 QUEM Secretaria de Habitação, regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe)

O QUE Receberá R$ 125 milhões do programa Minha Casa Minha Vida para reduzir deficit habitacional

de Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo Grec, a separação das contratações foi viabilizada com a portaria nº 168/2013, do Ministério das Cidades, que prevê que haja um acréscimo de até 6% no valor de empreendimentos financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial para construção de equipamentos públicos das áreas de habitação, saúde, educação e segurança. O terreno é da iniciativa privada. “Os construtores deram entrada no empreendimento na Caixa, que pré-aprovou o projeto. Agora, a homologação será feita no Ministério das Cidades e quero crer que assinamos o contrato na primeira semana de setembro. O contrato é assinado entre a Caixa e a construtora. A Prefeitura dará apoio na relação com os beneficiários”, explicou Homero Grec. O secretário informou ain-

da que, para esgotamento e drenagem da área, há uma carta consulta que deve sair no mês de setembro, já pré-aprovada com o Ministério das Cidades. Maruim e Planalto De acordo com Homero Grec, devido a custos de demolição, a Seharp cancela hoje o chamamento público feito em julho para propostas de construção do condomínio de 176 apartamentos nas Rocas, que abrigará famílias do Maruim. A previsão é de que a nova publicação seja feita até segunda-feira. “A nossa expectativa é de que no dia 20 de setembro já se saiba o resultado”, disse Grec. Em outra frente, relacionada à urbanização, o projeto aguarda aprovação da Caixa para dar início ao processo licitatório. Além destes, 483 apartamentos no Planalto terão sorteio realizado no próximo sábado. A portaria que regulamenta o sorteio do condomínio Vivendas do Planalto será publicada hoje. Após sorteio e apresentação de documentos pelas famílias, a Seharp prevê que os imóveis sejam ocupados até o fim de novembro. Ao todo, são 896 apartamentos desse condimínio pelo programa Minha Casa, Minha Vida, sendo 359 para atender aos moradores dos assentamentos Monte Celeste e 8 de Outubro. Mais 54 unidades serão destinadas para deficientes físicos e idosos. O programa Minha Casa, Minha Vida tem 80.498 inscritos em Natal. O cadastramento foi encerrado no dia 9 de agosto.

EMANUEL AMARAL

Procuradoria Geral do Estado apresentou contrarrazões para tentar manter reintegração de posse

PGE recorre para retomar o ‘Praiamar’

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentou na última quinta-feira as contrarrazões da decisão do desembargador Amílcar Maia que suspendeu a reintegração de posse das 65 casas que foram invadidas no Conjunto Habitacional Praiamar, localizado no bairro de Felipe Camarão. Lançado pelo Governo do Estado em 2008, o empreendimento de 202 casas e 108 apartamentos tem custo de R$ 9,3 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O desembargador suspendeu

a reintegração de posse no dia 22 de julho. De acordo com a PGE, uma audiência foi requisitada para tentar chegar a um entendimento sobre o problema, já que a cada visita ao local o número de invasões aumenta, inviabilizando a conclusão do empreendimento. Após a primeira invasão de 137 unidades, em 2011, a maioria inacabada, a Justiça ordenou o despejo das famílias em 2012. Mas, ainda no ano passado, 65 residências voltaram a ser ocupadas. Para as 310 unidades, foram cadastradas 151 famílias desde 2008, ano de lançamento

do programa. Segundo a defensora pública Cláudia Carvalho, 22 das 65 residências podem ser ocupadas porque as famílias cadastradas não foram localizadas. “As pessoas que estão ocupando também preenchem princípios normativos do programa, como famílias grandes, de baixa renda, com idosos, crianças e adolescentes ou portadores de necessidades especiais. É preciso averiguar a situação de cada um e ver a possibilidade de que elas utilizem essas casas que em tese não teriam destinação”, avaliou.


8

Natal - Rio Grande do Norte Terรงa-feira, 27 de agosto de 2013

natal


EXIBIÇÕES

América Latina no cinema é tema de mostra na UFRN. PÁGINA 3

LITERATURA

HOJE NA TV

Chega ao Brasil o livro 'O Clube do Livro do Fim da Vida', uma história real sobre o poder da leitura e a celebração da vida. PÁGINA 4

Museu Internacional do Perfume é destaque em documentário da série Mundo Museu, no +Globosat. PÁGINA 2

COLETIVO ESPANTALHO ESTREIA O CURTA “A VIUVEZ DA CARPIDEIRA” EM FESTIVAL PORTUGUÊS. PÁGINA 4

BLOG AGITOS E BALADAS

Circuito Literário homenageia centenário de Vinícius de Moraes.

tribunadonorte.com.br/agitosebaladas

viver Editora: Cinthia Lopes [cadernoviver@tribunadonorte.com.br]

Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 27 de agosto de 2013 FOTO: VLADIMIR ALEXANDRE

Fragmentos de uma

vida real

YUNO SILVA repórter

J

acy era uma senhora distinta, bem relacionada e influente, que testemunhou passagens históricas a partir de um ponto de vista privilegiado e passou boa parte de sua vida próxima a pessoas importantes. Jacy morava em Natal e morreu em 2010, aos 89 anos. Sua vida foi literalmente parar no lixo, descartada sem nenhum pudor como um caderno usado, até ser resgatada pelo ator e diretor Henrique Fontes. Obra do acaso, coincidência, sorte ou destino, independente da palavra que se queira usar para explicar o acontecido, o fato é que Henrique tropeçou na frasqueira onde Jacy guardava os fragmentos mais relevantes de sua história em um lixão na Av. Prudente de Morais. Desse encontro fugaz para os palcos foram três anos, de muita pesquisa e investigação, que embasaram a dramaturgia do espetáculo “Jacy”, que o grupo Carmin estreia este sábado (31) na Casa da Ribeira. Com esta montagem, o grupo mergulha pela primeira vez no chamado teatro documental, um terreno movediço onde a fronteira que separa a ficção da realidade é sutil e, no caso, poética e histórica. Também aborda questões sociais como a velhice e a falta uma parcela cada vez maior da população. O espetácu-

Será dia 31 a estreia de ‘Jacy’, espetáculo do grupo Carmin, baseado em uma história real e tocante. Nascida do acaso, a partir de uma valise encontrada no lixo, a peça segue a linha do teatro documental e coletivo e tem à frente Henrique Fontes, Quitéria Kelly e Pedro Fiúza, com as colaborações de Pablo Capistrano e Iracema Macedo

ì

lo, contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz 2012, será reapresentado no domingo (1º de setembro), sempre às 20h.

O QUE

História “jogada fora” Dentro da frasqueira, muitas fotografias, documentos, listas de aniversários, cartas e anotações que serviram como ponto de partida para reconstruir a trajetória de vida da personagem. Por sinal, o contato de taxistas que prestavam serviço a Jacy foram cruciais no processo de criação. A construção de “Jacy” foi compartilhada entre Henrique Fontes e a atriz Quitéria Kelly, núcleo principal do Grupo Carmin, e contou com a presença dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo – ele também escritor e ela poetisa –, ambos estreantes no campo da dramaturgia. O vídeo-maker Pedro Fiuza também estreia no teatro como o terceiro elemento em cena. Henrique assina a direção, a cenografia é de Mathieu Duvignaud, iluminação de Ronald o Costa e trilha sonora original de Luiz Gadelha e Simona Talma. “O espetáculo ganhou forma a partir da investigação feita em torno dos vestígios encontrados na frasqueira, que revelaram fatos curiosos e a ligação direta da personagem com a história de Natal”, disse Henrique Fontes. O diretor contou que a maleta chamou atenção em meio “as coisas de casa e os móveis” joga-

A atriz Quitéria Kelly incorpora a personagem real Jacy, numa história que trata de velhice e memórias sob costura histórica

dos no lixo: “Na hora não me dei conta do conteúdo. Testei as fechaduras e levei pra casa pensando em usar como elemento de cena em algum espetáculo. Só quando cheguei em casa e abri a frasqueira com calma que percebi o tesouro que havia ali dentro”, lembrou. “Depois que ficamos sabendo que a frasqueira foi descartada pela empregada que fazia a limpeza, sem o consentimento da pessoa que cuidava de Jacy”. Como o grupo Carmin já pesquisava sobre a velhice e cogitava tratar do assunto em algum projeto futuro, tropeçar com essa o descarte foi um presente. “Reforçou nossa reflexão sobre a falta de políticas públicas para os idosos no Brasil, onde a população envelhece e não há espaços, projetos e ações para atender esse público”, destaca Fontes. Ele explicou que a vida de Jacy se en-

O espetáculo “Jacy” marca a primeira experiência do Grupo Carmin no universo do teatro documental. A montagem é construída a partir de fragmentos da vida da senhora Jacy, encontrados dentro de uma frasqueira jogada no lixo em 2010

trelaça com a própria história de Natal, onde “muitos elementos coincidem. Por isso a escolha de criar elos entre fatos históricos e as situação criadas a partir de fragmentos reais”.

Verdade verdadeira Henrique Fontes avisa que 80% do que estará em cena é verdade. “Mas para preservar a personagem [e evitar problemas com a família de “Jacy”] sua identidade algumas coisas são ficcionadas e diferentes do que seria a verdade verdadeira, um recurso muito usado no teatro documental”, explica Henrique. Na opinião do diretor, o público vai ao teatro para ver uma ficção, mesmo que seja baseada em fatos reais. O arremate na costura da dramaturgia foi dado por Pablo, que trouxe dados históricos, e Iracema, que entrou com seu olhar

poético e uma abordagem mais profunda sobre o universo feminino. “Pablo e Iracema romantizaram passagens da história dessa mulher que não conseguimos reconstituir, e isso permite que o público possa imaginar e completar o que está sendo contado no palco”, reforçou a atriz Quitéria Kelly. Para ela, “Jacy” vem como uma bela mensagem sobre a velhice, e de certa forma interage com a temática da exclusão também abordada em “Pobres de Marré”, primeiro espetáculo do grupo Carmin em 2007. “Levar

essa história descartada no lixo para o palco tem um pouco de denúncia”, considerou a atriz. Além de Quitéria e Henrique, um terceiro ‘ator’ marca presença no palco: o vídeo-maker Pedro Fiúza dialoga o tempo todo com o que acontece no palco através das imagens prégravadas e criadas ao vivo. “Ele cuida das projeções, da luz, do som, tem texto, então é um terceiro ator no palco, que interfere e atua conosco”, informou Quitéria.

Mistérios O ator, diretor e coautor Henrique Fontes revela aos mais curiosos que a frasqueira é aberta durante o espetáculo. “E somente no palco”, garante. Fontes conta que alguns detalhes revelados pela frasqueira permanecerão incompletos, como o conteúdo das misteriosas cartas enviadas mensalmente entre 1973 e 2000 para a mesma pessoa no Rio de Janeiro. “Ela trocava essas cartas regularmente e ninguém sabe o que é ao certo, temos nossas suspeitas, nada mais que suspeitas. O que percebemos é que era uma muito estimada, talvez a pessoa que Jacy mais amou na vida”, aposta. Serviço Estreia do espetáculo “Jacy”, dias 31 de agosto e 1º de setembro na Casa da Ribeira, sempre às 20h. Informações e reservas pelo telefone 3211-7710.

A CONSTRUÇÃO DE ‘JACY’

2010 Henrique Fontes tropeça com a frasqueira de Jacy em lixão acumulado na av. Prudente de Morais. Começam as primeiras pesquisas para montagem do espetáculo e o grupo Carmin (Henrique, Quitéria Kelly e Fiúza) convida Pablo Capistrano e Iracema Macedo para participarem.

2011 e 2012

Processo de construção da dramaturgia; são escritas algumas versões do espetáculo antes do roteiro final. A montagem é inscrita no Prêmio Funarte Myriam Muniz.

2013 A partir de abril o

espetáculo ganha reforço com a entrada de Pedro Fiúza (imagens); Simona Talma e Luiz Gadelha começam a compor a trilha sonora. Fase de concepção do cenário, iluminação e figurino.

www.tribunadonorte.com.br

VÍDEO

Na TN On Line Confira a entrevista com os atores Quitéria Kelly e Henrique Fontes


2

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

« CANAL ZAP »

FLÁVIA CIRINO E-MAIL PARA ESTA COLUNA: CANALZAP@CARTAZNOTICIAS.COM.BR JORGE RODRIGUES JORGE/CZN. 26/08/2013

Para menores

Plano B

Fernanda Lima é capaz de definir seu convite para apresentar o show do “Criança Esperança” em uma única palavra: “Inusitado”. A frente do “Amor & Sexo” desde 2009, a apresentadora acreditava que não tinha o perfil ideal para comandar o evento beneficente da Globo. “Eu achava que era algo para os jornalistas mais sérios da casa”, brinca ela, que não hesitou em aceitar o chamado do diretor Luiz Gleiser. “Eu assisto sempre. E muitas vezes pensava em estar ali. Fiquei muito feliz. Vou estar lá como mãe, como mulher e como pessoa que se sensibiliza com o problema das crianças”, valoriza. Mesmo com uma vasta carreira como apresentadora, iniciada em 1999 com o “Interligado” da RedeTV!, Fernanda confessa estar nervosa com a ideia de comandar o evento, ao vivo, no dia 31 de agosto. “Sinto esse frio na barriga. O ao vivo sempre dá uma geladinha diferente no estômago”,

Por ora, Marcos Mion está fora do elenco de “Pecado Mortal”. Com a mudança de Rodrigo Faro para os domingos, a direção da Record deseja que o apresentador priorize o programa “Legendários”. Na novela de Carlos Lombardi, Mion iria fazer uma breve participação como o detetive Van Gogh. Porém, com o extenso número de gravações não foi possível conciliar os trabalhos. Heitor Martinez, que já trabalhou com o autor em “Uga Uga”, da Globo, foi chamado em seu lugar.

cada vez mais valorizado na Globo. Em breve, a atriz deve emendar duas novelas em um curto espaço de tempo. Flávia será protagonista da próxima trama das sete, “Além do Horizonte”. No entanto, Aguinaldo Silva não irá abrir mão de ter a loura em seu próximo folhetim, previsto para estrear em 2014, após “Em Família”, de Manoel Carlos. Recentemente, Walcyr Carrasco, responsável pelos principais papéis da carreira da atriz, também demonstrou desejo de ter Flávia em “Amor à Vida”.

Sem mágoas

Em alta

Na fila

Rafinha Bastos volta a integrar o elenco de “A Liga”, nesta terça. Depois de dois anos afastado da Band, o humorista participa de projeto que afirma ter um envolvimento especial. Rafinha não se arrepende do tempo em que ficou longe do canal e precisava de um período para pensar.”Talvez eu me arrependa da maneira que eu fiz, de ter saído da equipe do ‘A Liga’, que sempre foi muito parceira. E eu sempre tive uma relação de muita proximidade”, explica.

Walcyr Carrasco vive uma fase de boas audiências na Globo. Com duas novelas na programação – ‘’Amor à Vida” e “O Cravo e a Rosa” – o autor vem conquistando bons resultados com a reprise. O folhetim, protagonizado por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, marca 18 pontos de média por capítulo. Enquanto isso, a trama das nove tem registrado média de 35 pontos.

Colaborador de Silvio de Abreu, Daniel Ortiz pode demorar a emplacar uma novela própria na Globo. O autor vai assumir uma antiga sinopse apresentada pela falecida Andrea Maltarolli – autora de “Beleza Pura”, de 2008. A fila para o horário das sete está bem longa. Após “Além do Horizonte”, há a chance de um retorno de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, autores de “Cheias de Charme”. Além da dupla, Geraldo Carneiro também é canditado ao horário.

explica. Além do show do “Criança Esperança’’, a apresentadora já trabalha nos novos detalhes da próxima temporada de “Amor & Sexo”, que tem estreia prevista para outubro. Agora, Fernanda também faz parte do time de roteiristas da produção. “Estamos trabalhando enlouquecidamente com roteiro, figurino, novas coreografias e quadros. Se eu falar mais, o diretor me mata”, desconversa em tom de brincadeira.

« NOVELAS »

Requisitada O passe de Flávia Alessandra está

Em Amor à vida, Félix pede ajuda a Eron

Malhação Globo 17:30 Flaviana e Lia decidem bolar plano para se vingar de Martin. Giovana tem ideia para participar do festival de música da escola. Ben conversa com Sofia e questiona o seu comportamento. Micaela é humilhada pelos meninos do colégio.

Chiquititas SBT, 20H30 As meninas decidem ir ao quarto para ver se Mili está melhor. Ernestina abre o portão do orfanato, e Mosca, Rafa e Binho saem sem pedir para procurar um presente para Mili. Amor à vida Globo 21:00 Jonathan convence César a continuar pagando o salário de Félix. Márcia confirma a gravidez de Valdirene. Félix tenta seduzir Eron para que ele o ajude na auditoria. Jacques conta para Félix que Aline tem um caso com César. Dona Xepa Record 22:10 Inocência e Dafne trocam tapas. Meg e Xepa jogam angu uma na outra. Lis conta a Édison que Rosália está grávida. Bandidos fazem Rosália e Esmeraldino reféns. Saramandaia Globo 23:00 Vitória fica tensa com a presença de Zico, e Pedro é solidário ao sofrimento da mãe. Marcina demonstra sua mágoa com Gibão. Tibério e Candinha relembram o passado. Risoleta conta a Pupu e Belisário que tem uma filha.

★ ★ O CONCURSO (12 anos, nacional) Moviecom 2. Sessões 14h40, 19h30/Cinemark 1. Sessões 15h, 17h05, 19h10, 21h10. Quatro finalistas para uma vaga de juiz federal se conhecem no credenciamento e ficam amigos. Durante um fim de semana antes da prova, que deveria ser de descanso, situações hilárias e inimagináveis acontecem. Com Danton Melo, Fábio Porchat, Sabrina Sato, Carol Castro, Anderson De Rizz. Direção Pedro Vasconcelos. ★ ★ ★ WOLVERINE: IMORTAL (14 anos, dublado/legendado) Moviecom 2. Sessões (dub) 16h40, 21h30/Cinemark 4. Sessões (leg) 11h30 (sab/dom), 16h50, 19h40, 22h20. No segundo episódio da franquia protagonizada pelo herói mutante, o X-man Wolverine viaja ao Japão para treinar com um mestre samurai. Logan, recluso no Japão, encontrará uma misteriosa figura de seu passado que deixará marcas no herói para sempre. Direção: James Mangold. ★ ★ ★ VENDO OU ALUGO (14 anos, nacional) Moviecom 3. Sessões 14h30, 19h15/Cinemark 6. Sessões 11h10 (sab/dom). Bisavó, avó, mãe e filha dividem uma casa luxuosa próxima de uma favela, que elas não podem mais manter. Com a pacificação, na favela, possíveis compradores começam a aparecer, mas, durante uma visita, começa um tiroteio, e todos ficam presos dentro da casa. Direção Betse de Paula. ★ ★ CÍRCULO DE FOGO (12 anos, dublado/legendado)

Moviecom 3. Sessões (dub) 16h30, 21h15/ Cinemark 4. Sessões (leg) 14h10/Cinemark 5. Sessões (leg) 22h10. Quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a emergir do mar, iniciou-se uma guerra que acabaria com milhões de vidas e consumiria recursos da humanidade por anos a fio. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs gigantes, chamados de Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos que têm suas mentes trancadas em uma ponte neural. Um esquecido ex-piloto e uma inexperiente aprendiz se juntam para comandar um lendário Jaeger do passado. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade contra o apocalipse. Direção Guillermo del Toro. ★ OS INSTRUMENTOS MORTAIS – CIDADE DOS OSSOS (12 anos, dublado/legendado) Moviecom 4. Sessões (dub) 13h45 (sab/dom), 16h20, 19h, 21h40/Cinemark 6. Sessões (dub) 13h10, 16h, 18h50, 21h40/Cinemark 7. Sessões (leg) 18h, 20h50, e 23h50 (sab). Quando sua mãe Jocelyn é atacada e levada de sua casa em Nova York por um demônio, Clary Fray, uma garota aparentemente normal, sai em sua busca em uma Nova York cheia de demônios, magos, fadas, lobisomens e outros seres fantásticos. Para ajudála, Clary conta com os amigos Simon e o caçador de demônios Jace Wayland, mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão. Direção: Harald Zwart. ★ ★ OS SMURFS 2 (Livre, dublado) Moviecom 5. Sessões 14h20, 16h35, 18h50, 21h05/Moviecom 6. Sessões (3D) 14h35, 19h10/Cinemark 5. Sessões 12h40, 14h55, 17h10, e 19h35 (exceto ter/qui). Após fracassar em sua caça aos Smurfs em Nova York, Gargamel partiu para Paris e lá se tornou um sucesso, sendo considerado o maior mágico do mundo. Entretanto, por trás dos shows lotados que faz na Opera está um plano para capturar os pequenos seres azuis. Não demora muito para que Papai Smurf organize uma nova expedição rumo ao mundo real, com o objetivo de resgatar Smurfette das garras do bruxo perverso. Direção Raja Gosnell. ★ ★ ★ PERCY JACKSON E O MAR DE MONSTROS (10 anos, legendado/dublado) Moviecom 6. Sessões (dub/3D) 16h50/Moviecom 6. Sessões (leg/3D) 21h15/Moviecom 7. Sessões (dub) 15h40, 18h, 20h20/Cinemark 2. Sessões (3D/leg) 15h50, 21h, e 23h30

Nanda Costa e Otávio Mesquita no “Paulo Miklos Show” / Mix TV, 22h30 Paulo Miklos entrevista a atriz Nanda Costa e Otávio Mesquita. Nanda fala de sua infância em Paraty (RJ), revela curiosidades de sua trajetória artística e comenta a polêmica em torno de suas fotos na revista Playboy. Ela ri quando o apresentador diz que as suas imagens causaram discussões na internet. “Para mim, estar daquela forma é natural. Depois das fotos publicadas, vi outras Playboy e vi que todas outras mulheres estavam depiladas! Nesse dia escrevi na rede social que não dava para usar bigode de Hitler na terra de Fidel”, disse sorrindo a atriz.

«HORÓSCOPO • BÁRBARA ABRAMO » Áries 21/03 a 20/04 Sua animação está dando ótimos frutos! Hoje é dia de rever contatos, reforçando convites. Uma pessoa de Libra a um só tempo encanta e estressa. Os amores seguem um ritmo equivocado, perturbando sua paz. Não desfoque dos pedidos do chefe e segure a língua.

Touro 21/04 a 20/05 Ainda hoje vale a pena manter a diretiva de se cuidar mais, deixando de lado os assuntos que interessam aos outros. Cuidados com a pele: a beleza e a aparência surtem bons efeitos, desde que você ouse algo novo e diferente. Novos convites. Boa receptividade.

Gêmeos 21/05 a 20/06 É preciso seguir adiante num projeto com seu sócio ou com o cônjuge. Nada de desfazer seu compromisso —hoje isso seria perigoso para sua credibilidade. Mantenha a paz no ambiente de trabalho deixando claro ao chefe que espera uma chance de melhoria da parte dele.

Câncer 21/06 a 21/07 Com um cenário astral ainda pouco amigável para a vida financeira dos cancerianos, é bom cuidar para não investir valores altos em projetos malucos —por pressão ou chantagenzinha de amigos e outros queridos de seu coração. Espere, adie, aguarde, não se complique.

A falta de carisma e a cara de tédio de Daniel Furlan durante a transmissão do VMA, na MTV. O humorista não teve o menor preparo para cobrir a transmissão do evento e abusou das piadas sem graça. ★★★

Nesta terça, em ‘’Tapas & Beijos’’, Fátima, finalmente, será apresentada à mãe de PC. ★★★

Hoje, “A Liga” desvenda o universo das mulheres no funk. ★★★

A Globo promove, hoje, uma coletiva para apresentar os quatro participantes do “Medida Certa”, do ‘’Fantástico’’

(sab)/Cinermark 2. Sessões (3D/dub) 11h (sab/dom), 13h20, 18h35/ Para salvar nosso mundo, Percy seus amigos deverão encontrar o poderoso e mágico Velocino de Ouro. Para isso, eles embarcam em uma perigosa odisseia nas águas nunca navegadas do Mar dos Monstros (conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas). Direção: Thor Freudenthal. ★ ★ ★ MINHA MÃE É UMA PEÇA (12 anos, nacional) Cinemark 1. Sessões 12h50. Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher de meiaidade, aposentada e sozinha, tem como preocupação maior procurar o que fazer. Para uma mãe dedicada, a preocupação com os filhos é sempre uma ocupação. Mas os filhos de Dona Hermínia cresceram e agora ela está entediada. Sem um trabalho ou um companheiro, a nada simpática Dona Hermínia passa seu tempo desabafando com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente. Direção: Andre Pellenz. l TERAPIA DE RISCO (14 anos, legendado) Cinemark 5. Sessões 19h35 (só ter/qui). Emily e Martin formam um bem-sucedido casal de Nova York, cuja vida sofre um revés quando ele é preso por revelar informações privilegiadas da companhia onde trabalha. Quando está prestes a sair da cadeia, quatro anos depois, Emily é acometida por uma crise de ansiedade e é tratada pelo psiquiatra Jonathan Banks (Jude Law), sob supervisão da Dra. Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones), com um novo medicamento, chamado Ablixa. Durante o tratamento, uma morte acontece e a situação sai de controle. Direção: Steven Soderbergh. ★ ★ ★ ★ FLORES RARAS (12 anos, nacional) Cinemark 7. Sessões 13h, 15h30. O Brasil nos anos 50/60 passa por grandes transformações. É quando Elisabeth Bishop (Miranda Otto), poetisa americana, chega para conhecer o Rio de Janeiro e passar alguns dias com Lota de Macedo Soares (Glória Pires) mulher forte e empreendedora da sociedade carioca. Com personalidades à frente de seus tempos, elas estabelecem uma relação pessoal gerando muitas conquistas e perdas, que se refletem até os dias de hoje. Direção Bruno Barreto.

Atenção: Este caderno não se responsabiliza pela mudança de horário e de preços de ingressos para os cinemas. Ambos são fornecidos pelas assessorias das redes Cinemark e Moviecom. Antes de ir ao cinema, certifique-se dos horários através dos telefones: Tel.: 3236 3350 (Praia Shopping) ou 3620-3530 (Midway Mall).

« DESTAQUES DE HOJE »

Programa faz um passeio pelo Museu do Perfume/+Globosat, 21h Narrado por Milton Gonçalves, o 19° episódio de “Mundo Museu” apresenta o Museu Internacional do Perfume, na França. Muito mais que uma frivolidade, o perfume faz parte dos hábitos e do dia a dia do homem desde as primeiras civilizações e um produto feito para evitar doenças, seduzir e comunicar. O programa também faz uma viagem da idade média até os dias de hoje para mostrar a história do perfume e os processos científicos em busca do aroma perfeito.

Foi mal

« CINEMA »

Alberto se aproxima de sua mãe Guiomar

Sangue Bom Globo 19:00 Bento tenta impedir Fabinho de atear fogo na Toca do Saci, mas bate a cabeça e desmaia. Érico expulsa Natan da casa de Verônica. Amora decide incendiar a Toca do Saci para incriminar Fabinho. Tito pensa em interditar Damáris.

O quadro “Casa de 73’’, do “Fantástico”. A produção mostrou de forma divertida as mazelas e o lado de bom de morar em uma casa sem as grandes tecnologias da atualidade.

★ RUIM ★ ★ REGULAR ★ ★ ★ BOM ★ ★ ★ ★ ÓTIMO ★ ★ ★ ★ ★ EXCELENTE l ESTREIA

★ ★ ★ GENTE GRANDE 2 (12 anos, dublado/legendado) Moviecom 1. Sessões (dub) 14h50, 17h05, 19h20, 21h35/Cinemark 3. Sessões (leg) 11h20 (só sab/dom), 13h45, 16h10, 18h25, 20h40, e 23h10 (sab). Os quatro amigos de infância (Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade) voltam a se reunir, anos depois, em um final de semana com suas esposas e filhos. Lenny (Sandler) se mudou com sua família para a pequena cidade onde ele e os amigos cresceram. Mas desta vez são os adultos que irão aprender valiosas lições com seus filhos em um dia cheio de surpresas: o último dia de aula. Direção: Dennis Dugan.

Flor do Caribe Globo 18:00 Cassiano avisa a Alberto que ele só verá Laurinha acompanhado por Lindaura. Doralice propõe a Quirino que eles se divorciem, e manifesta interesse em levar William com ela. Guiomar tenta convencer Alberto a procurar ajuda para se tratar. Dionísio afasta Alberto e assume a presidência do Grupo em seu lugar. Cassiano comenta com Ester que Alberto precisa de ajuda. O delegado avisa a Alberto que Hélio confirmou o depoimento de Dionísio. Alberto diz a Hélio que Dionísio não dará o dinheiro que prometeu a ele.

Foi bem

Arte do Artista destaca poesia do CEP 20.000 / TV Brasil/ TVU, 23h O programa vai atrás dos cultuadores da artes sagradas da poesia underground e da experimentação de linguagem, visitando um centro de experimentação poética: o CEP 20.000, espaço de honra para a poesia oral, marginal e sideral, que, há mais de 20 anos, vem sacudindo e renovando a cena cultural carioca. Por lá já passaram diferentes gerações de poetas e escritores, como Michel Melamed, Pedro Rocha, Carlito Azevedo, Gregório Duvivier e o lendário grupo Boato. O programa recebe o guru e figurachave de toda essa história: o poeta Chacal.

cinthialopes@tribunadonorte.com.br

Estreia segunda temporada de Hart of Dixie Glitz, 20h A série narra o sonho da recém-formada médica nova-iorquina Zoe Hart (papel estrelado por Rachel Bilson, que ficou conhecida após interpretar Summer Roberts, na extinta série The O.C.) em se tornar uma cirurgiã cardiovascular, como seu pai. Na segunda temporada, ela continuará lutando por seu ideal, mesmo que sua vida tenha sido forçada a parar na provinciana Bluebell. Além disso, a trama inaugura nova fase de Lemon, que após o divórcio, decide morar sozinha e devolver todos os presentes de casamento.

‘Todos Tenemos Un Plan’ no Telecine Cult, 22h Filme integra a programação do Cinemundi, dedicado a filmes latinoamericanos. “Todos tenemos Un plan” é uma produção argentina e tem Viggo Mortensen na história de um homem louco para deixar a vida que leva em Buenos Aires. A chance ideal surge quando seu irmão gêmeo morre e ele decide começar uma nova vida no lugar do falecido. O problema é que o irmão fazia parte do crime organizado.

Oscilações se mantém num cenário delicado para as finanças e as relações internacionais Leão 22/07 a 22/08 Aos poucos, Júpiter e Plutão desmancham o aspecto tenso que entrincheiraram você num semnúmero de problemas. Mágoas e remorsos do passado, ou ligados à família, perduram, envenenam seu julgamento. Esteja a par disso ao conversar sobre dinheiro com os próximos.

Virgem 23/08 a 22/09 Você já esclareceu dúvidas e se desenganou com pessoas nos últimos dias. Cuidado para não alimentar novas expectativas erradas sobre os outros. Observe mais e se apegue apenas ao que é explícito. Intenções e palavras estão sendo testadas nestes dias.

Libra 23/09 a 22/10 Vênus e Júpiter num ângulo tenso indicam perigo de ser amável demais. Mire quem não sabe discriminar e se apegue a preferências pessoais, deixando interesses comuns em segundo plano. Prudência e moderação são exigências para um dia produtivo e feliz hoje.

Escorpião 23/10 21/11 Você está com um ótimo faro para perceber o que as pessoas querem, e ao mesmo tempo sente a necessidade de ter boas parcerias, confiáveis e dignas. O difícil é achar essas pessoas! Gente que sustente a lealdade sob condições difíceis, eis seu desafio nestes dias.

Sagitário 22/11 a 21/12 Sol, Mercúrio e Netuno promovem certa bagunça no trabalho e na vida doméstica. Vênus e Júpiter acentuam preguiça —que difícil é cumprir um programa de exercícios ou manter uma dieta! Leitura e artes ajudam você a manter o astral alto num dia de entrechoques.

Capricórnio 22/12 a 20/01 Você conta com apoios e amigos hoje. Pessoas que sabem reconhecer o valor de suas dicas e toques, e de seu humor um tanto negro. Uma paquera evolui bem —atente para os sinais de atenção e cuidado que receber dessa pessoa hoje. Assuntos de família pedem zelo especial.

Aquário 21/01 a 19/02 Maior necessidade de ficar consigo, sem se envolver com as lutas do mundo. Cultive sua intimidade, onde só cabem pessoas leais e firmes. Com elas, poderá brindar as coisas boas da vida. Confira contas e pedidos de serviços, há alguma confusão com seu dinheiro.

Peixes 20/02 a 20/03 Em destaque hoje a boa comunicação, as trocas com o meio, os escritos e as palestras, os debates e a relação com os colegas de trabalho. No caminho para casa, uma boa descoberta que pode facilitar sua vida cotidiana. Um amigo exalta seus talentos. Conte com ele!


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

viver

3

HUMBERTO LOPES

Os selecionados O ArteModa Potiguar que é idealizado para dar visibilidade à arte e ao talento de estilistas e empreendedores do Rio Grande do Norte receberá entre os dias 19 e 21 de setembro, no Palácio Potengi, desfiles de coleções de moda, exposições de croquis e fotografias, palestras, minicursos e apresentação musical. O ArteModa também recebeu a inscrição de 52 projetos, sendo selecionados 06. Os selecionados: Rafaella Sousa, Andrey Lourenço, Paulo Anjos, Rafaela Felipe, Fabricia Taciana e Luan Rodrigo, são os classificados para se apresentar na plataforma de moda conceitual. Eles receberão uma ajuda de custo para confecção de oito looks e contará com a consultoria de Riccardo San Martini para serem apresentados durante o evento. Para participar do evento os interessados poderão retirar os convites no próprio Palácio Potengi a partir do dia 10 de setembro.

É água no mar, é maré cheia... O lançamento da nova coleção da Maison Tráfego vai contar com a participação de Nida Lira cantando as músicas de Clara Nunes para receber os convidados numa tarde regada de espumantes e muitas delicinhas do Requinte Buffet. Será amanhã, 28, o dia inteiro nos jardins de Zoraide Azevedo com assinatura da Master Produções e Eventos.

georgeazevedo@tribunadonorte.com.br

Através de sua conta no instagram a cantora Wanessa confirmou os boatos que já rolavam nos grupos fechados dos fãs nas redes sociais. A neta de Francisco vem a Natal no próximo dia 18 de setembro. O show será na abertura da segunda edição do ArteModa Potiguar que acontecerá no Palácio Potengi.

George Azevedo

ArteModa

“Show do Ano” Com produção da 98 FM, B! shows, Jovem Pan Natal e Terreno Promo será inaugurado a Arena dos Ritmos em Macaíba no dia 28 de setembro. De quebra, promete o “Show do Ano” com a banda Aviões do Forró, Sambô e Thiaguinho. Tudo!!!

Silvana Escóssia festejando idade nova. Grande abraço!!!

Parabéns para Jerônimo Rosado, aniversariante de hoje, sempre ao lado da mui amada Glenda Soares

Iully Bezerra, miss Tibau 2013, em festa pela passagem do aniversário. Linda!!!

{

“Quais, Quais, Quais...” É com um repertório exclusivo que os Demônios da Garoa comemoram 70 anos de sucesso com o show “Vem cantar” em Natal. A banda mantém sua forma original de interpretar com humor as canções que falam do cotidiano do povo paulista e brasileiro, como “Trem das Onze”, “Saudosa maloca”, “Iracema”, “Tiro ao Álvaro” e muito mais. O grupo se apresenta nesta sexta-feira, 30, no Teatro Riachuelo. Imperdível!

}

Pre-pa-ra

Circulou

Que Anitta já está de passagem marcada para show na capital potiguar, todos já sabem. Mas, esta semana o “Show das Poderosas” ficou completo com o anúncio da banda The Vibe, os sertanejos Tiago e Santa Fé e o grupo CPQ no line up desta festa que acontece no próximo dia 21 de setembro. Show!!

Natal já tem data, hora e local parar receber o primeiro show do cantor Saulo em carreira solo por terras potiguares. Ele desembarca por aqui no próximo dia 14 de setembro, no Espaço Estrutural. Além do anfitrião baiano, ex-banda Eva, vai rolar as bandas Dubê, Pura, Tá no Dom e o projeto Sax in the House.

DIVULGAÇÃO

Prata da casa

I love Rio

A Terra de Santa Luzia foi destaque no último domingo, 25, no SBT com a participação da turma do “Keké Isso na TV”, programa de sucesso na TV Mossoró, que foram finalistas do concurso “Famosos da Internet” do programa da Eliana – Especial 4 Anos. O quarteto Keké, Jedson, Dona Irene e Zuzu bem que merecia o troféu. Mesmo assim, seguem os nossos aplausos. Estão com tudo!!!

O sábado, 21 de agosto, está na agenda de muitas mossoroenses. Trata-se da festa “Eu, Rio”, de Chrystian de Saboya, que vai rolar nos salões do Olimpo numa verdadeira homenagem ao Rio de Janeiro com direito a muito samba ao som da Bateria da Mangueira, Isaque Galvão e DJ Luís Couto. A ambientação leva assinatura da arquiteta Samara Gosson, Luciano Almeida e do próprio Chrystian.

» RAIO X » eee Georgiano Azevedo fecha parceria com a E-Gráfica Digital,de Vanicleudo Batista, para arrasar no material do Tráfego Look 2013. eeeO cast Tráfego Models promete arrasar amanhã,28,no lançamento da nova coleção da Maison Tráfego,em especial as marcas Wagner Kallieno,Victor Dzenk,Renata Campos,Estrela Viva e Artsy em perfeita harmonia com os acessórios S.Design. eeeHoje é dia de festejar idade nova de Jerônimo Rosado,Tereza Glícia Queiroz,Luanna Fernandes,Allane Fontes,Ranielle Maia,Tine Loureiro e Leide Dias pela passagem do aniversário.

« ARTIGO »

Os sons que vêm de Pipa LÍVIO OLIVEIRA livioliveira@yahoo.com.br procurador federal e escritor

P

Aguirre, de 1972, se inspira na expedição de conquistadores espanhóis em busca de El Dorado

América Latina é tema de mostra na UFRN « FILMES » Projeto promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da UFRN inicia novo ciclo de exibições gratuitas hoje

U

ma das características do cinema é refletir momentos históricos, levantar questões sócio-culturais e trazer para o centro das atenções debates nem sempre travados entre espectadores de um filme. Esse é o tripé que sustenta o projeto América Latina no Cinema, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da UFRN, que inicia novo ciclo de exibições gratuitas hoje, às 18h45, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede. Todas as sessões são seguidas de bate-papo. O filme escolhido para abrir a temporada é “Aguirre, a cólera dos deuses”, drama histórico do diretor Werner Herzog produzido na Alemanha em 1972. Baseado em fatos reais, tomando por base a narrativa do diário do Frei Gaspar de Carvajal,

ì O QUE Projeto América Latina no Cinema inicia novo ciclo de exibições gratuitas hoje na Biblioteca Central Zila Mamede, no campus da UFRN

QUEM “Aguirre, a cólera dos deuses” é o filme de abertura

o filme se inspira na expedição de conquistadores espanhóis em busca de El Dorado, a lendária cidade de ouro, em 1541-

1542. O filme deixa de lado o aspecto histórico e se concentra mais nas teses costumeiras do diretor Herzog, preocupado em mostrar os efeitos mentais e emocionais sofridos por homens em situações-limite, confrontados com a natureza primitiva e desconhecida. A programação do semestre já está definida: dia 19 de setembro será exibido “Chove sobre Santiago” (1975); dia 29/9 sessão com “Diários de motocicleta” (2004), do diretor brasileiro Walter Salles; 1º de outubro “A história oficial” (1985); dia 5 de novembro “Salvador, o martírio de um povo” (1986); em 19/11 “Até a chuva” (2010); e fechando o ciclo dia 26/11 o premiado “O som ao redor” (2013), do brasileiro Kleber Mendonça Filho.

ipa é um lugar acima da média. Impressiona-me a sua peculiar geografia e seus aspectosnaturais,masprincipalmente a natureza humana e os elementos polifônicos desse lugar especialíssimo do nosso combalido Rio Grande do Norte. Nada mais interessante do que circular naquelas ruelaseladeirasouvindovozeselínguas de todos os cantos do mundo. Numa sorveteria, argentinos eletrizados e em alto vozerio; num restaurante ou numa pizzaria, italianos observadores e em fartos gestosebrindesdevinho;emcaminhadas distraídas pela rua, franceses indagadores e solenes; numa loja de artesanato, outros estrangeiros e também brasileiros de São Paulo, Goiás, Paraná, Ceará, Bahia...e potiguares de todos os cantos e recantos. Pipa é assim: absoluta em seus sons e vozes, numa maravilhosa algaravia, uma Babel cercada pela exuberância de vegetação e de céu, sol, mar e brisa a nos contaminarem da mais pura energia vital. É sempre com esse espírito e essa mentalidade que chego em Pipa nos feriados ou finais de semana de plena realização pessoal. E na semana que findou tive direito a mais um fator de satisfação das emoções e do intelecto. É que ocorreu uma nova edição do Festival de Bossa & Jazz,eventoqueparecejáterseconsolidado no calendário cultural do estado e que neste ano contou com atrações pra lá de especiais. Como só cheguei na sexta-feira e tive que

autos & motores

TODAS AS SEXTAS NA

TRIBUNA DO NORTE

Pipa é assim: absoluta em seus sons e vozes, numa maravilhosa algaravia, uma Babel cercada pela exuberância.” sair no domingo à tarde deixei de aproveitar alguns dos bons nomes que lá se apresentaram, mas ainda pudeconferiracompetênciadoacalorado show de Khrystal, bem como a correta, eficiente e sensível (porém algo morna e burocrática) participação do grande e respeitável Ivan Lins; e ainda: a delicada e suave apresentação do Duo Tauffic; a eletrizante apresentação do guitarrista cearense Artur Menezes e, principalmente, tive a oportunidade de ver, ouvir e conhecer pessoalmente um dos maiores ícones do Jazz mundial, o virtuoso guitarrista Stanley Jordan, que deu banho com sua técnica genial e peculiar e sua apaixonada integração com o instrumento. Gostaria de ter comparecido, sim, a outros dos espetáculos programados para o Festival. Afinal, sou um ouvinte antigo, meticuloso e apaixonado de Jazz e da boa música. Pena que não deu, em face de obstáculos alheios à minha vontade. Ocorre que o que vi e o ouvi em Pipa, a iluminação hipnótica e energizante, os sons su-

blimes e envolventes, os sorrisos das pessoas amigas e dos desconhecidos de todas as cores e vozes, a deliciosa gastronomia, tudo me preencheu a alma mais uma vez em Pipa. Mas vou dizer uma coisa: nada me fez ficar mais emocionado do que presenciar – juntamente com minha mulher, filhos e sobrinha – Stanley Jordan mandando ver em interpretações escandalosamente bonitas de duas das músicas que mais amo: “Eleanor Rigby” (dos Beatles) e “Stairway to Heaven” (do Led Zeppelin). Senti-me, de fato e de direito, no paraíso. E a verdade é que eu estava lá mesmo. Dormi nessa noite como um anjo feliz. E acordei com as canções de mil pássaros que me chamavam para passear entre as areias, folhas e flores de Pipa, avistando de longe os barcos levitando naquela parte do mar Atlântico que banha uma cidade mágica e cheia de luzes e sons fantásticos. Só peço uma coisa aos organizadores: que avaliem a possibilidade de trazer no ano que vem as maravilhosas e internacionais cantoras Céu (São Paulo, Brasil), Buika (nascida em Palma de Mallorca, Espanha) e Stacey Kent (EUA). Podem ter certeza que elas vão combinar direitinho com aquele panorama, aquele paraíso natural e musicalmente humano. E aí o evento ficará ainda mais forte. Tenho outras boas sugestões, acreditem. Mas nesse momento quero ficar apenas com a forte memória dos momentos de êxtase espiritual vividos há poucos dias em Pipa.


4

viver

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

Parabéns! Maria Clara Milfont de Souza, Tereza Souto Filgueira, Ralfo Pacchiolini, Osvaldo Figuerêdo, Rejane Godeiro e Paulo Jácome Brito.

Glamour e elegância Como previmos aqui nesta coluna, a elegância, alegria e descontração foram as palavras de ordem da big party em celebração aos 5.0 em forma de Beta Almeida, que junto com o marido Marino Eugênio Almeida, os filhos Luciano, que idealizou e organizou a noitada, Lucila, Ysnara, o genro Hugo Pinto e os netos Clara e Felipe recebeu família e convidados em noite feliz e elegante.

Drinques Também no grande salão, grande bar com opção de scotch, borbulhas personalizadas, coquetéis e vinho tinto from Portugal, das vinhas de Antônio Parente. No volante, também borbulhas, scotch Black Label e Old Par e nas bandejas um festival de entradas. Completando o festival gastronômico, as ilhas MAR e TERRA e Mini Degustações servidos no volante em carrinhos com rodas de bicicleta. Criatividade é assim.

Beth Almeida cercada do carinho da família celebrando a vida (CELSO LUIZ/BLOGJOTAOLIVEIRA

jotaoliveira@tribunadonorte.com.br

Priscila Gimenez num abraço com o filho Pedro Henrique, em seus 12 anos

Jota Oliveira

CELSO LUIZ/BLOGJOTAOLIVEIRA

Em dia de festa, Pedro Henrique recebendo os mimos do pai deputado/ presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves

Aprenda a não precisar de ninguém. Crie poucas expectativas e espere menos das pessoas. Troque a decepção pela surpresa” DESCONHECIDO

Divas Beta, Ysnara e Lucila Almeida, Zélia Medeiros, Thaysa Flor, Tinesa Emerenciano, Cristiane Diniz Barreto, Do Carmo Azevedo, Jurema Cansanção, Denise Gaspar, Laurita Arruda, Silvana Gadelha, Elinor Barbalho Alecrim, Ana Carla Azevedo, Sovânia Monte, Carol Bezerra, Tereza Tinoco e Rosane Soares. Já no nosso blog, clics de Celso Luiz dos melhores momentos da big party.

Criatividade

Requebros

O preto e branco foram as cores da ocasião com destaque para a Camélia, símbolo da Chanel, inspiração do idealizador da festa Luciano Almeida, que cuidou dos mínimos detalhes para homenagear a mami querida, contando com a colaboração e dedicação dos parceiros do Olimpo. Uma réplica do carrinho de flores que faz ponto na Chanel/Paris realçava o ambiente da entrada com flores e bem casados envoltos em papel preto e uma mini camélia. Também no espaço do bolo de Tereza Vale, chocolates, docinhos by Kyara, café e chocolate, um grande painel de Camélias em papel e encosto das cadeiras completando a ideia de um requintado café. Um luxo!

Um mix de ritmos fiz a trilha sonora para os requebros, começando com samba (Tá no Dom com Bagadão), a dupla sertaneja de dez Thiago e Santa Fé, o DJ Jaime Liande, from Sampa, e a banda Dubê, levando a maioria dos festeiros a cair nos requebros, lotando a pista de dança.

Presenças Impossível citar também todas as presenças notadamente dos amigos de Beta e Marino em grupos de vários segmentos marcando presença na big party que rolou por toda noite com a turma da vassoura deixando o pedaço nos primeiros raios do sol. Ai que tudo! Que venham outras.

as longas conversas sobre literatura que teve com a mãe hospitalizada VLADIMIR ALEXANDRE

O

ambulatório de um hospital para tratamento quimioterápico não é certamente o melhor lugar para se escrever um livro, mas foi lá que o escritor norte-americano Will Schwalbe concebeu O Clube do Livro do Fim da Vida, best-seller que, no ano passado, liderou por semanas a lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. Lançado agora no Brasil pela editora Objetiva, nele Schwalbe relata as conversas que teve com a mãe na sala de espera do Memorial SloanKettering, em Nova York, um edifício preto na esquina da rua 53 com a Terceira Avenida cuja arquitetura já deprime por sua frieza de aço e vidro. Lá dentro, porém, Schwalbe e sua mãe Mary Anne, que ficou conhecida por ajudar refugiados de todo o mundo, esquentavam o ambiente com calorosas conversas sobre literatura. Na antessala das sessões de quimioterapia, mesmo debilitada, ela não falava sobre sua doença, mas daquilo que mais gostava: literatura. Schwalbe até evitava perguntar o que estava lendo, pois, para sua frustração, Mary Anne já começava contando o fim da história. Para um escritor e também editor de livros, isso era duplamente decepcionante, mas o incontido entusiasmo da mãe tinha uma razão: a doença avançava rapidamente e ela queria transmitir a Schwalbe sua experiência pessoal de ler em estado de emergência. Foram dois anos de luta contra o câncer pancreático, até a morte de Mary An-

"O que você está lendo?" durante dois anos, Schwalbe e mãe, a ativista Mary Anne, mantiveram uma relação de cumplicidade literária

ì O QUE O CLUBE DO LIVRO DO FIM DA VIDA - Tradução: Rafael Mantovani. Editora: Objetiva (296 págs., R$ 37,90)

associações de refugiados nos países em que esteve - e ela visitou a Bósnia e o Sudão nos longos períodos de crise. Educadora, ela fez parte do comitê de seleção dos candidatos a Harvard. Presbiteriana,

CELSO LUIZ/BLOGJOTAOLIVEIRA

As mulheres, começando pela anfitriã de preto, fizeram a passarela da elegância, onde o brilho, a transparência e estampas predominaram, lembrando a noite do tapete vermelho. Glamour to-tal! Citar apenas algumas divas, pois todas não caberiam nesta coluna, com certeza verão clics no nosso blog e comprovarão a nossa afirmação.

Cerca de 600 convidados lotaram o grande salão, que recebeu mesas de 12 lugares com tampos de espelho e arranjos de flores, tulipas, copos de leite brancos e camélias brancas, lounges ao redor da pista de dança. Ai que tudo!

« LIVRO » Autor Will Schwalbe narra, de forma bem humorada e tocante, ne, aos 75 anos, em 2009. Dividir com outra pessoa mesmo que seja o filho - o sentimento da morte próxima é quase impossível, mas a literatura opera milagres. Mary Anne, que em 2007 havia sido diagnosticada com a doença, fez de tudo para que Schwalbe lesse Crossing to Safety (Para um Lugar Seguro, 1987), do prêmio Pulitzer Wallace Stegner (1909-1993), quando a quimioterapia começou. O escritor fala com entusiasmo do clássico moderno de Stegner na entrevista que concedeu à reportagem, por telefone, de Nova York. “Stegner conta a vida de dois casais muito amigos que enfrentam juntos desde a Depressão americana até a doença de Chariy, consumida pelo câncer”, resume Schwalbe, revelando que ele se tornou o livro favorito da mãe, para quem a palavra mais sagrada era solidariedade. Os afegãos, entre outros povos, sabem que essa mesma palavra conduziu Mary Anne Schwalbe aos lugares mais remotos e perigosos do planeta, sempre buscando ajudar pessoas à beira do desespero. Foi no Afeganistão que ela deixou plantada a semente de um centro cultural na Universidade de Cabul e de várias bibliotecas circulantes. Graças ao empenho do filho, que conseguiu levantar fundos para a sua construção, o centro está funcionando há dois meses. Também as bibliotecas já fazem circular os livros por 200 vilas em 34 províncias do Afeganistão, onde Mary Anne chegou a ser ferida na guerra. A mãe do escritor criou várias

A descontração de Laurita e Henrique Alves em vivas a Beta Almeida

Circulando

‘O clube do livro do fim da vida’ é lançado no Brasil ANTÔNIO GONÇALVES FILHO/AE

Passarela

exerceu sua influência materna para tentar converter o filho ateu. “Foi a única coisa que não conseguiu de mim”, diz Schwalbe, que, entretanto, foi obrigado pela mãe, na infância, a escolher uma igreja para ter aulas de catecismo. “Discutíamos todos o assuntos, ou quase todos, pois ela era liberal, mas, ao criarmos nosso clube do livro particular, de apenas duas pessoas, dedicado a discutir autores tão diferentes entre si como Marilynne Robinson e T.S. Eliot, ela sempre dava um jeito de conduzir a leitura para autores que tratam da fé cristã.” Não por outra razão, Mary Anne, que era presbiteriana mas batizou os filhos numa igreja congregacionista, evocava constantemente a trama de Gilead, livro com o qual Marilynne Robinson ganhou o Pulitzer em 2005. “A obra, como você sabe, é sobre um ministro religioso que, à beira da morte, decide escrever uma carta para seu filho, desejando que ele se torne um homem corajoso e útil”, diz Schwalbe, desconfiando que a mãe transmitia a ele o mesmo recado: o de que na cidade ficcional de Gilead (a montanha do testemunho no Gênesis) ainda há muito por fazer e lutar. Durante os dois anos de “funcionamento” do clube, mãe e filho leram juntos outros escritores cristãos, como C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), até a canadense Alice Munro, narradora das pequenas coisas e dos momentos epifânicos. “Minha mãe me ensinou que, mais importante do que julgar, é ler com o coração aberto e a pureza do olhar”, conclui Schwalbe.

A elegância de Denise e Arnaldo Gaspar celebrando Beta Almeida

« CURTA »

“A viuvez da carpideira” será exibido em festival português Ficção dirigida por Anderson Legal e coletivo Espantalho embarca hoje

“H

abituada a lidar com perdas fúnebres alheias, a carpideira profissional não está livre de padecer com um sofrimento verdadeiro. Ela chora de verdade, sem receber pelo serviço, a que lhe custa caro!”. Esse é o argumento do curta potiguar “A viuvez da carpideira”, que embarca hoje para a Europa onde participa na categoria ficção do Festival Internacional de Curta-Metragens de Faro (Farcume), que acontece entre 28 e 31 de agosto na região de Algarve, extremo Sul de Portugal. O filme de quatro minutos foi rodado em Pium, e atravessa o Atlântico na bagagem do diretor Anderson Legal e da atriz Aini Ashaki. O filme é assinado pelo Coletivo Espantalho, e surgiu durante os intervalos do processo de criação de um outro curta, “Mamucaba”, inspirado no livro “Re-

de de Dormir” de Câmara Cascudo e que está na etapa de finalização. “Foi tudo muito rápido (de junho a julho), surgiu durante um outro trabalho, e ficamos surpresos com o resultado”, disse Anderson Legal, que divide roteiro e direção com Bruno Little. Anderson considera o curta selecionado para o festival português “um flerte cinematográfico de pura ficção”: “Recebemos o texto na disciplina de Direção e Interpretação do curso de Comunicação Social na UFRN, pegamos um fragmento e resolvemos gravar de forma despretensiosa”, recorda. “A viuvez da carpideira” foi gravada durante uma tarde chuvosa no cemitério de Pium. Como o Farcume só oferece hospedagem e alimentação aos participantes, as passagens aéreas foi entrou na cota do Coletivo Espantalho. “Estamos indo por nossa conta, mas na busca por apoio”, adiantou o diretor, enfatizando que o filme representa o cinema potiguar em Portugal. O texto é de Moisés Vicente, a produção de Rodrigo Santos, som direto de Manoel Meirelles e a fotografia de Wallace Yuri. VLADIMIR ALEXANDRE

Diretor e equipe participam do Farcume, festival em Algarve


NO FACEBOOK

Confira as notícias sobre a rodada da Série B de hoje, com o jogo do América. facebook.com/tribunarn

NO RÁDIO

12h - Globo Esportivo 21h - série B: América x Chapecoense www.radioglobonatal.com.br

HOJE NA TV

15h45 - Liga dos Campeões: Arsenal x Fenerbahçe; ESPN 21h50 - Copa Sul-Americana: Coritiba x Vitória; FOX Sports

BLOG DO CIRÍACO

ZÉ ROBERTO APOSTA NA DEFESA PARA BATER OS EUA NA ESTREIA DA FASE DECISIVA DA LIGA . PÁGINA 3

Jornalista Itamar Ciríaco opina sobre os reforços do ABC e o jogo do América. www.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco

esportes Natal • Rio Grande do Norte • Terça-feira • 27 de agosto de 2013

Editor: Itamar Ciríaco itamar@tribunadonorte.com.br

WILLIAN LUCAS

No adeus ao Barrettão, América quer 2ª vitória

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

« BRASILEIRO - SÉRIE B » Com aproveitamento de 29% dos pontos jogados

em casa, alvirrubro quer melhorar situação diante da Chapecoense

D

ez jogos depois, o América faz hoje, às 21h, sua despedida do estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, já que, a partir do próximo sábado, retorna ao Nazarenão, em Goianinha, para o restante da série B do Brasileiro. O adversário de logo mais é a Chapecoense/SC, vice líder da competição. A partida, atrasada, é válida pela 15ª rodada do campeonato. Para o confronto, o técnico americano, Argel Fucks vai fazer apenas uma modificação em relação ao time que foi derrotado para o Avaí, na rodada passada. Recuperado de lesão, o zagueiro e capitão Edson Rocha, aparece entre os titulares. Com isso, Edvânio passa a ser opção. Caso vença os catarinenses, o América deixa a zona de rebaixamento. E é nesse fator que o comandante rubro aposta. “Nós somos a única equipe que não depende de ninguém para dei-

JÚNIOR SANTOS

FICHA TÉCNICA AMÉRICA-RN CHAPECOENSE-SC Andrey; Norberto, Zé Antônio, Edson Rocha e Renatinho Potiguar; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Fabinho e Rodrigo Pimpão; Laércio e Vandinho Técnico: Argel Fucks

Nivaldo; Fabiano, André Paulino, Rafael Lima e Anderson Pico; Glaydson, Wanderson, Paulinho Dias e Danilinho; Fabinho Alves e Caion Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Estádio: Barretão, em Ceará-Mirim (RN) Horário: 21h Árbitro: Rodrigo Guarizo F. do Amaral(SP) Assistentes: Carolina Romanholi Melo e Marcos A. da Silva B. (ambos do CE)

xar a zona de rebaixamento. E, nós já sabemos a receita para que isso aconteça: é só repetir o primeiro tempo que fizemos diante do Avaí, mas, durante todo o jogo contra a Chapecoense. É um time que conheço bem, joga mui-

to na bola aérea e temos que ficar atentos”, revelou Fucks. No Barrettão, o América conseguiu apenas uma vitória na competição, que foi diante do ASA. São oito jogos pela série B como mandante: quatro empates, três derrotas e a vitória contra os alagoanos. O baixo aproveitamento em Ceará-Mirim e as contantes reclamações do gramado foram determinantes para a troca de casa. “Não podemos pensar no Nazarenão se ainda temos esse jogo no Barrettão. Só vou pensar em Goianinha depois da Chapecoense”, disse Argel. Enquanto isto, a sensação do torneio começou a se preocupar no último sábado. Derrotada pelo Bragantino, a Chapecoense viu os adversários se aproximarem dela na tabela de classificação, e, para piorar, o artilheiro Bruno Rangel se lesionar e virar desfalque para as próximas rodadas.

Argel Fucks quer América atuando com determinação

PRIMEIRO TURNO Time 1º Palmeiras-SP 2º Chapecoense-SC 3º Sport-PE 4º Paraná-PR 5º Boa Esporte-MG 6º Joinville-SC 7º América-MG 8º Figueirense-SC 9º Avaí-SC 10º Icasa-CE 11º Bragantino-SP 12º Ceará-CE 13º ASA-AL 14º Oeste-SP 15º Guaratinguetá-SP 16º Atlético-GO 17º São Caetano-SP 18º Paysandu-PA 19º América-RN 20º ABC-RN

PG J 40 17 36 16 30 17 30 17 29 17 27 17 27 17 26 17 26 17 25 17 25 17 21 17 19 17 19 17 18 17 17 17 16 17 15 17 15 16 11 17

V 13 11 10 8 8 8 7 8 7 8 7 5 6 5 5 5 4 4 3 2

E 1 3 0 6 5 3 6 2 5 1 4 6 1 4 3 2 4 3 6 5

D GP 3 34 2 34 7 31 3 25 4 17 6 29 4 29 7 34 5 25 8 25 6 18 6 21 10 20 8 14 9 20 10 13 9 18 10 19 7 17 10 13

GC SG % 13 21 78,4 15 19 75,0 27 4 58,8 13 12 58,8 17 0 56,9 19 10 52,9 24 5 52,9 28 6 51,0 23 2 51,0 31 -6 49,0 17 1 49,0 21 0 41,2 28 -8 37,3 25 -11 37,3 27 -7 35,3 24 -11 33,3 21 -3 31,4 28 -9 29,4 26 -9 31,3 29 -16 21,6

» 17ª RODADA

» 18ª RODADA

Ceará-CE 2 x 0 Guaratinguetá-SP ASA-AL 4 x 0 ABC-RN Joinville 1 x 0 São Caetano-SP América-RN 2 x 3 Avaí-SC Atlético-GO 1 x 1 América-MG Boa-MG 1 x 0 Palmeiras-SP Bragantino 1 x 0 Chapecoense Figueirense 3 x 0 Oeste-SP Paysandu-PA 1 x 2 Icasa Paraná 1 x 0 Sport

ASA-AL x Figueirense-SC América-MG x Joinville-SC Atlético-GO x Oeste-SP Avaí-SC x ABC-RN Chapecoense x Icasa-CE Bragantino-SP x Paysandu América x São Caetano-SP Paraná-PR x Guaratinguetá-SP Ceará-CE x Palmeiras-SP Sport-PE x Boa Esporte-MG


2

esportes

Natal - Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

TODAS AS CARTAS DE FERNANDES

« SÉRIE B » Na tentativa de sair da zona de rebaixamento para a

Série C, o ABC decidiu investir em contratações e trouxe 11 reforços com a missão de inverter a tendência atual e ganhar posições ADRIANO ABREU

GIOVANNI AUGUSTO Sem contar com um armador no time, atleta chega para ser o dono da camisa 10 abecedista.

GILMAR Já foi treinado por Roberto Fernandes e pode ser o atacante de velocidade que o técnico necessita.

SOMÁLIA Volante experiente, com passagens por Botafogo/RJ e Cruzeiro, vem para ser o titular no meio-campo.

SCHWENCK O mais experiente de todos os novos contratados, vem para brigar pela posição com Rodrigo Silva.

LIMA Atacante alto, de bom cabeceio, vira mais uma opção de Roberto Fernandes para armar o ataque do ABC.

MICHEL SCHMOLLER Como está suspenso pelas próximas quatro partidas, não deve conseguir ameaçar Edson e Bileu.

A

chegada de Roberto Fernandes e a contratação de um time inteiro. Esse foi o choque de gestão dado pelo presidente do ABC, Rubens Guilherme, para tentar fazer o clube dar uma guinada na disputa da série B, conseguir recuperação e se livrar da tendência de rebaixamento, que a equipe vem mostrando desde o início da competição. A situação não é fácil, Roberto Fernandes está ciente que só a chegada um grupo novo, não resolve a questão por completo. Ou seja, com a competição na metade, para esse novo ABC será como se o Brasileiro estivesse iniciando agora. O grande desafio é fazer esse grupo se entrosar e começar a dar o resultados esperados. “A diretoria fez a parte dela, trazendo todos os jogadores que foram indicados. Agora nós precisamos de um reforço que dinheiro nenhum é capaz de comprar: o entrosamento”, afirmou o comandante abecedista. Foram contratados reforços para todas as posições e para o jogo contra o Avaí, na próxima sexta-feira no estádio da Ressacada, Fernandes já pretende contar com a maior parte desses reforços. Como o mercado estava fechado, os atletas que foram pinçados estavam sem clube, como é o caso do atacante Gilmar e parados há algum tempo, ou não vinham tendo muitos espaços nos seus antigos clubes, casos de Somália, Michel Schmoller e Daniel Paulista, lateral esquerdo Rodolfo Testoni, o meia Giovani Augusto e do atacantes Schwenck, Lima e do goleiro Getúlio Vargas. Mas tudo isso Roberto Fernandes deseja superar apostando na determinação de cada um a quem foi confiada a missão de recuperação do ABC.

Aproveitamento O caminho para conquistar a salvação, promete ser bastante tortuoso para o clube por aquilo que ele deixou de fazer no turno de ida da série B. A equipe que está há 14 rodadas na última colocação, praticamente jogou fora todo um turno, onde dos 51 pontos disputados, conseguiu acumular apenas 11, fruto de duas vitórias e cinco em-

Nem todos os reforços encaram Avaí fora de casa

GILSON Zagueiro, acostumado com a Série B, passou os últimos dois anos no Atlético/GO.

GETÚLIO VARGAS Revelado pelo Flamengo/RJ, deve brigar pela posição com Lopes.

O ABC ideal

equipe de Esportes da TRIBUNA opina sobre o esquema a ser adotado por Fernandes

DANIEL PAULISTA Volante, campeão da Copa do Brasil em 2009 pelo Sport, vem para ser titular.

ROGÉLIO Zagueiro do estilo de Flávio Boaventura, vai ser uma sombra para o atual titular.

11. Gilmar Tentará resolver o problema da falta de velocidade na frente

10. Erick Flores Principal jogador de criação do time até aqui tem lugar garantido

RODOLFO TESTONI Como Guto e Alexandre ainda não agradaram, ele deve ser o dono da posição.

Os números

10 vitórias e 4 empates precisa para escapar;

1. Getúlio Vargas Lopes não tem passado confiança no gol e deve sair.

9. Lima Tem estilo parecido com Rodrigo Silva, com mais experiência

2. Thiaguinho A posição é problema há anos no clube. O titular não tem reserva à altura.

54 por cento terá que ter de aproveitamento;

21%

é o aproveitamento atual do clube

14 8. Giovanni Augusto Deverá ser o parceiro ideal para o meio com Erick Flores.

3. Rogélio No lugar de Boaventura, que vem falhando muito. 4. Lino Deve ser mantido porque Gilson ainda não tem condições.

pates. O aproveitamento da equipe é de bisonhos 21.6%. Essa pontuação vai obrigar o novo time de Roberto Fernandes a ter um salto de qualidade no rendimento, saindo dos 21% e atingindo a casa dos 54% de aproveitamento. Isso visando atingir a casa dos 45 pontos, que é a margem apontada como segura para um time manter a vaga na série B em 2014. Traduzindo isso para os resultados obtidos no campo de jo-

5. Bileu Deve ser mantido para garantir a identidade do time.

go e para facilitar o acompanhamento do torcedor alvinegro, os dados esteatíticos mostram o seguinte: daqui para frente o ABC terá de conquistar 10 vitórias e obter mais quatro empates, para atingir a margem dos 45 pontos. Dessa forma a equipe potiguar ainda poderá sofrer até sete derrotas. Cada resultado negativo além desse limite, irá obrigar o clube a ter um aproveitamento ainda melhor nos seus jogos. Vale lembrar que o Gua-

6. Rodolfo Alexandre não tem repetido as boas atuações.

7. Somália Uma das principais contratações do time não fica na reserva.

ratinguetá se livrou do rebaixamento em 2012, com 43 pontos. O caminho do ABC rumo a tentativa de salvação ocorrerá assim: Avaí (F), América/MG (C) , Paraná (F), Sport (C), Ceará (F), Bragantino (F), Chapecoense (C), Boa Esporte (C), Atlético/GO (F), Palmeiras (C), Joinville (F), Paysandu (F), São Caetano (C), Guaratinguetá (C), Oeste (F), América/RN (C), Icasa (C), Figueirense (F), ASA (C), Avaí (C), e América (F).

rodadas ocupando a última posição.

9 jogos fora e nenhuma vitória.

Não conseguimos contratar entrosamento. Vou usar a experiência dos jogadores para isso” ROBERTO FERNANDES técnico do ABC

Dos reforços contratados recentemente pelo ABC, um deles não terá condições de ficar a disposição de imediato. O volante Michel Schmoller, apenado com quatro partidas de suspensão mais uma multa de R$ 750,00 pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido a confusão no clássico entre ABC x América no final da série B de 2012, vai ser obrigado a cumprir pelo menos dois jogos de suspensão para depois recorrer da pena. O meia Giovani Augusto é outro, mas nesse caso o que atrapalha são os trâmites burocráticos para regularização. O supervisor Cleber Romualdo disse que no caso específico de Geovani, o jogador antes de ser regularizado pelo ABC, terá de ser devolvido pelo Náutico ao Atlético Mineiro, para só depois a diretoria do Galo realizar o repasse do atleta para o alvinegro. “Nós começamos a tratar desse caso hoje (ontem). Geovani Augusto e Daniel Paulista foram acertados durante o final de semana e junto com o atacante Lima, que estava no México, são os únicos que ainda não estão regularizados”, afirmou o supervisor abecedista. Alertando que a situação de Lima está bem adiantada, com a CBF já tendo, inclusive, mantido contatos com a Federação Mexicana. Com relação ao condicionamento dos atletas, o preparador Flávio Paiva revelou que chegou a ser surpreender com os testes. “Esperávamos encontrar uma situação mais complicada, porém o grupo que chegou se apresentou em boas condições. Gilson (zagueiro) que vinha a mais tempo inativo é o que irá necessitar de um pouco mais de tempo. Os demais podem ficar à disposição do treinador para atuar até mais de um tempo”, ressaltou Flávio Paiva. “Os reforços nos deram uma resposta boa e estão praticamente no mesmo nível dos demais jogadores do elenco”, reforçou.


Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

esportes

Apito Final VICENTE ESTEVAM - INTERINO jrvicente@tribunadonorte.com.br

Time inteiro Com a chegada de Roberto Fernandes a diretoria do ABC se rendeu ao prognóstico feito pelo treinador relâmpago do clube, Zé Teodoro, e contratou dez reforços: os zagueiros Gilson e Rogélio, volantes Somália, Michel Schmoller e Daniel Paulista, lateral esquerdo Rodolfo Testoni, o meia Giovani Augusto, além dos atacantes Schwenck, Gilmar e Lima. Se passou muito tempo e foram acumuladas muitas derrotas para que os homens que definem o destino alvinegro se convencessem de que o grupo que haviam montado era fraco demais para sonhar com algo de melhor na série B. Resta saber se com a competição em andamento, Roberto Fernandes terá tempo de dar liga a esse novo elenco a fim de conquistar a reação que o clube precisa dentro dessa operação de salvamento. Com 21 jogos a disputar e, segundo os matemáticos necessitando chegar a casa dos 45 pontos, o time natalense tem de somar 34 pontos do total de 63 que ainda tem a disputar. O seu aproveitamento daqui por diante no Brasileirão tem de saltar dos módicos 21,6% para 54%. A frieza dos números mostra que nos jogos que restam, Fernandes terá de vencer 10 e empatar 4, no mínimo, para sonhar com a permanência do ABC na segundona de 2014, dentro desse novo período, o alvinegro poderá sofrer no máximo sete derrotas. Porém, como a matemática nos permite brincar com as estatísticas e as probabilidades, esse universo poderá aumentar ou diminuir o seu ponto de corte com o passar das rodadas, dependendo das variáveis. Mas é bom cravar nessa marca.

Copa Ecohouse A segunda rodada do grupo A, o do Alecrim, está marcada para acontecer nesta quartafeira. Pelo menos é com essa previsão que o treinador do Verdão, Wassil Mendes vem trabalhando sua equipe. O Alecrim vai enfrentar o Auto Esporte/PB enquanto o Sport/PE irá medir forças e tentar perma-

necer vivo na luta pela classificação para segunda fase diante do CSP/PB. Os potiguares lideram o grupo com três pontos ganhos e necessitam apenas de uma vitória para carimbar passagem para fase seguinte. O Ferroviário/CE foi o primeiro clube a assegurar presença na fase do mata-mata.

Mortinho Os planos do América de aproveitar a sequencia de três jogos como mandante e escapulir da zona de rebaixamento, ainda dentro desse primeiro turno da série B, já estão prejudicados. Tudo está conspirando favorável aos potiguares dentro da competição, uma vez que os adversários mais próximos não estão conseguindo somar pontos suficiente e aumentar a diferença em relação ao alvirrubro, mas a questão é que o América não está conseguindo se ajudar. Transferir apenas para as condições do campo do Barrettão, a responsabilidade

da virada sofrida para o Avaí, após abrir uma diferença de dois gols, não cola. Quem assistiu o jogo viu um América voando no primeiro tempo e se arrastando na segunda etapa. Das duas uma: ou a equipe dosou mal o ritmo de jogo (mais provável) ou os trabalhos de preparação física estão deixando a desejar. Vamos esperar para ver o desempenho do time hoje contra Chapecoense, onde a vitória já pode fazer o clube colocar pelo menos a cabeça para fora do redemoinho que puxa os americanos para zona de rebaixamento.

Matemática Apesar de não estar conseguindo dar destino a seu plano de salvação da zona de rebaixamento, o América que soma 15 pontos dentro da competição, necessita de mais 30 para atingir a margem considerada segura e evitar o rebaixamento para série C em 2014. Com 22 confrontos a realizar, dez vitórias salvam a equipe, que tem de obter um aproveitamento de 45,4% dos pontos que ainda

têm em jogo. Mas o problema está justamente na péssima campanha que o clube faz como mandante, onde dos 24 pontos que disputou, conquistou só sete, um aproveitamento de 29%. Esse percentual, por exemplo, é bem inferior do que aquilo que a Chapecoense, seu adversário de hoje, conseguiu como visitante (16 pontos), que corresponde a 66,6% dos pontos disputados.

Encontro Natal vai sediar o Fórum Nacional de Secretários de Esporte e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer previsto para ocorrer no dia 06 de setembro. Entre os convidados estarão os ministros Aldo Rebelo (Esportes), Aloizio Mercadante (Educação), e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. O evento será realizado no auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) e terá como tema central “Uma nova visão do Esporte Educacional brasileiro”.

Futsal A URV/São Gonçalo conquistou o título da Copa RN de Futsal A URV que havia perdido a primeira partida por 4 a 3, de virada, em casa. Foi a terra do sal e bateu os macauenses por 5 a 3 no tempo normal, empatou na prorrogação e conquistou o título na cobrança dos pênaltis (4 a 3).

« CARTÃO AMARELO »

3

Brasil abre a fase final com clássico contra EUA « GRAND PRIX DE VÔLEI » Duelo está marcado para a madrugada de amanhã, a partir das 3h30 (horário de Brasília), em Sapporo, no Japão, pela primeira rodada WILLIAN LUCAS

S

apporo (AE) - Finalistas nas duas últimas edições da Olimpíada, ambas com título brasileiro, Brasil e Estados Unidos duelam nesta quartafeira, a partir das 3h30 (horário de Brasília), em Sapporo, no Japão, pela primeira rodada da fase final do Grand Prix. E uma vitória no clássico do vôlei feminino mundial será fundamental para levantar o troféu do torneio. Na fase final do Grand Prix, as seis seleções classificadas se enfrentam entre si até domingo, quando, após os cinco jogos disputados, será campeã aquela que somar mais pontos. Além da estreia contra os Estados Unidos, o Brasil jogará, pela ordem, diante de Japão, Itália,

Para Zé Roberto, brasileiras devem mostrar eficiência na defesa

Sérvia e China. Para o Brasil, atual bicampeão olímpico, será a chance de ampliar o recorde de títulos na história do

Grand Prix - já tem oito conquistas. Nas últimas três edições do torneio, a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato, sempre

atrás dos Estados Unidos, contra quem jogará agora. Consciente da importância do jogo de estreia na fase final e do grau de dificuldade que encontrará diante dos Estados Unidos, o técnico José Roberto Guimarães apontou a eficiência na defesa como a chave para o time do Brasil sair com a vitória nesta quarta-feira. “Nós já jogamos uma vez nesta temporada. Os dois times se conhecem muito bem. Será um jogo de muito volume e o grupo que tiver um melhor posicionamento no sistema defensivo levará vantagem”, afirmou Zé Roberto, lembrando que, na primeira rodada do Grand Prix, o Brasil bateu os EUA por 3 a 1.

« SELEÇÃO »

Brasil perde dois de seus campeões do Mundo

O

ex-goleiro da Seleção Brasileira Gylmar dos Santos Neves morreu no fim de semana, em São Paulo. Ele estava internado desde 8 de agosto em função de sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) e uma insuficiência cardíaca e teve o quadro de agravado por infecção urinária e um infarto agudo do miocárdio. No último dia 22, Gylmar completou 83 anos de idade. O atleta se consagrou ao conquistar os dois primeiros títulos mundiais da Seleção Brasileira, nas Copas de 1958 (na Suécia) e 1962 (no Chile). Defendendo as cores nacionais, foram 104 jogos, com 73 vitórias, 15 empates, 16 derrotas e 104 gols sofridos, segundo estatística da CBF. Depois de estrear em equipes amadoras, em Santos, jogou no Corinthians antes de entrar para o Santos Futebol Clube, onde ficou até o final da carreira. No time do Santos foi contemporâneo de Pelé e dos craques Coutinho e Pepe e defendeu a equipe santista em 330 partidas. Pela Vila Belmiro, participou dos títulos dos campeonatos paulistas de 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968, foi bicampeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes (1962 e 1963) . Também neste fim de semana, o futebol brasileiro teve outra perda entre os integrantes do primeiro título mundial da Seleção. O lateral De Sordi, de 82 anos, morreu em Bandeirantes, no Paraná, onde morava.

hoje na tv 10 h00 - Mundial de Judô: eliminatórias; SporTV 2 11 h00 - Ciclismo: Volta da Espanha; ESPN+ 12 h00 - Tênis: US Open; SporTV 2 e ESPN Internacional 12 h00 - Mundial de Judô: eliminatórias; SporTV 13h30 - Campeonato Alemão: Freiburg x Bayern de Munique; ESPN Brasil 14h30 - Taça BH de Futebol Júnior: Sport x Grêmio; SporTV 3 15h45 - Liga dos Campeões da Europa: Arsenal x Fenerbahçe; ESPN Brasil e Esporte Interativo 16 h00 - Mundial de Judô: finais; SporTV 17 h00 - Taça BH de Futebol Júnior: AtléticoMG x Fluminense; SporTV 3 19h30 - Copa Sul-Americana: Ponte Preta x Criciúma; SporTV 19h30 - Copa Sul-Americana: Emelec x Universidad Católica; FOX Sports 19h30 - Copa do Brasil Sub-17 de Futebol: Flamengo x São Paulo; SporTV 3 e ESPN Brasil 20 h00 - Tênis: US Open; SporTV 2 e ESPN Internacional 21 h00 - Série B: ASA x Figueirense; Pay-perview 21 h00 - Série B: América-RN x Chapecoense; Pay-per-view

Pedro Neto [ pedron@natal.digi.com.br ]

Tem que vencer O América voltará a campo na noite de hoje no estádio Barretão para enfrentará a Chapecoense. Argel Fucks sabe que não tem outra alternativa a não ser a vitória. O técnico terá a sua disposição todos os jogadores que estiveram presentes na derrota para o Avaí. Agora, nos resta saber se o técnico fará alguma mu-

dança na equipe, pois ele mesmo disse que não gostou do América no segundo tempo. Aliás, ninguém gostou. Na realidade o grande problema do América nos últimos jogos é que a equipe não consegue fazer dois jogos seguidos bons. A Chapecoense vem muito bem dentro da competição ocupando atualmente a vice-lidJUNIOR SANTOS

Último jogo E hoje o América estará fazendo a sua última partida no Barretão. E, nada como se despedir com uma vitória. Para muitos o Barretão deu azar ao América. Para outros faltou sorte. Amigos, o América tem mais é que agradecer ao empresário Marconi Barreto que vem fazendo mágica desde o primeiro momento para que o clube rubro possa fazer seus jogos no Barretão. Nos últimos dias o técnico Argel Fucks chegou a dizer que a direção não precisa contratar nenhum jogador, pois a melhor contratação seria a reforma no gramado do Barretão. Sendo assim, acredito que teremos um novo América já a partir do final de semana, pois o gramado do Nazarenão é um brinco. Agora, o gramado só é ruim para uma equipe? Nada disso, todos os jogadores ganham quando jogam num piso de melhor qualidade e perdem quando o gramado é ruim. Principalmente os jogadores de qualidade. Porém, não dá para dizer que o América vem realizando uma campanha ruim porque o gramado do Barretão vinha atrapalhando. Então, que todos possam agradecer a Marconi Barreto que num gesto de grandeza abriu as portas do seu estádio para o clube rubro.

Somália O polivalente Somália foi confirmado como um dos novos contratados pelo ABC. Jogador que atua em vários setores Somália pode ser muito útil ao clube alvinegro. Somália teve uma grande passagem pelo América em 2009, sendo contratado logo depois pelo Bota-

fogo RJ. Após sair do clube carioca Somália jogou na Ponte Preta e até recentemente esteve no Joinville. Agora, não esqueçamos que o tempo passa para todos. Mesmo assim, quero continuar acreditando que Somália será um dos titulares da equipe alvinegra.

erança da competição, contudo não é uma equipe imbatível. Pelo segundo tempo do último jogo Argel Fucks deve ter entendido que mudanças são necessárias, porém não se pode abusar do erro. O América tem tudo para conquistar uma grande vitória e quem sabe sair definitivamente do famigerado Z4.

Uma nova equipe O ABC contratou nos últimos dias uma nova equipe. No total foram onze contratações. Getúlio Vargas, Somália, Gilson, Rogélio, Rodolfo, Daniel Paulista, Michel, Giovanni Augusto, Gilmar, Lima e Shawenk. A direção alvinegra não restou outra alternativa a não ser ir às compras, pois do jeito que estava não podia continuar. Agora, mesmo contratando todos esses jogadores não existe a certeza de que as vitórias voltarão a acontecer. Até porque o principal jogador – entrosamento – não se compra nem ou se contrata na esquina. Sempre digo que é preferível pecar pelo excesso do que pela omissão. Vamos torcer para que tudo possa sair conforme o planejado nos últimos dias, pois o planejamento anterior pode e deve ser descartado.

Selinho da discórdia Na última semana não se falou em outra coisa no futebol brasileiro a não ser no tal selinho que o atacante Emerson do Corinthians trocou com um amigo. Até a Gaviões da Fiel colocou faixas de protesto contra a atitude do atacante. Muito embora no futebol o lado masculino seja muito cobrado, cada jogador tem sua vida pessoal. Ou não? Casos de homossexualismo no futebol não é novidade pra ninguém. Agora, pelas informações Emerson é heterossexual, mas se fosse homossexual qual o problema?


4

Natal • Rio Grande do Norte Terça-feira, 27 de agosto de 2013

« FÓRMULA 1 »

« BALANÇO »

Chefe da Ferrari se diz insatisfeito

Paulistas na zona de queda

O segundo lugar conquistado por Fernando Alonso no GP da Bélgica, no último domingo, em Spa-Francorchamps, foi bastante valorizado pelo chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, mas o dirigente segue insatisfeito com a situação da escuderia.

O São Paulo conseguiu quebrar o jejum sem vitórias, mas o triunfo diante do Fluminense não foi suficiente para afastar o Tricolor da zona do rebaixamento. Portuguesa e Ponte, derrotados na última rodada, também seguem na parte inferior da tabela.

esportes Deco anuncia a aposentadoria « BRASILEIRO - SÉRIE A » Cansado das seguidas lesões, ex-craque do Flu, Barcelona e Seleção Portuguesa anunciou a aposentadoria do futebol

R

io (Agência Estado) - O meia Deco surpreendeu ontem ao anunciar a sua aposentadoria do futebol. O agora ex-jogador, de 35 anos, explicou que as seguidas contusões o forçaram a tomar tal decisão, mesmo que o seu desejo fosse defender o Fluminense até o final desta temporada. De acordo com ele, não era mais possível suportar as dores que vem sentindo há algum tempo. “É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final desta Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores. Mas não estou conseguindo”, afirmou Deco, em nota oficial. Deco entrou em campo pela última vez na quarta-feira passada, no final da vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Em sua nota de despedida, ele fez questão de destacar a sua passagem de sucesso pelo Fluminense. Contratado em 2010, conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro (2010 e 2012) e também foi campeão carioca no ano passado. “Quero agradecer ao Fluminense, Celso Barros (da patrocinadora Unimed) e todos que trabalharam comigo nestes 3 anos

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A PRIMEIRO TURNO Time 1º Cruzeiro-MG 2º Botafogo-RJ 3º Grêmio-RS 4º Atlético-PR 5º Corinthians-SP 6º Coritiba-PR 7º Bahia-BA 8º Internacional-RS 9º Vitória-BA 10º Goiás-GO 11º Vasco da Gama-RJ 12º Atlético-MG 13º Santos-SP 14º Flamengo-RJ 15º Fluminense-RJ 16º Criciúma-SC 17º Ponte Preta-SP 18º São Paulo-SP 19º Portuguesa-SP 20º Náutico-PE

PG 31 29 28 27 26 24 23 23 22 22 20 19 19 19 18 17 15 14 13 8

J 16 16 16 16 16 16 16 15 16 16 16 15 14 16 16 16 15 15 16 14

V 9 8 8 7 6 6 6 5 6 5 5 5 4 4 5 5 4 3 2 2

E 4 5 4 6 8 6 5 8 4 7 5 4 7 7 3 2 3 5 7 2

D GP 3 33 3 27 4 22 3 28 2 15 4 20 5 15 2 27 6 21 4 17 6 23 6 15 3 16 5 17 8 19 9 21 8 18 7 15 7 18 10 8

GC SG 14 19 19 8 15 7 22 6 7 8 17 3 16 -1 24 3 23 -2 21 -4 27 -4 19 -4 12 4 17 0 22 -3 28 -7 24 -6 18 -3 26 -8 24 -16

% 64,6 60,4 58,3 56,3 54,2 50,0 47,9 51,1 45,8 45,8 41,7 42,2 45,2 39,6 37,5 35,4 33,3 31,1 27,1 19,0

» 16ª RODADA

» 17ª RODADA

Ponte Preta 0 x 2 Cruzeiro Flamengo-RJ 0 x 1 Grêmio-RS Santos-SP 2 x 0 Vitória-BA Criciúma-SC 2 x 1 Coritiba-PR São Paulo 2 x 1 Fluminense-RJ Atlético-MG 2 x 1 Portuguesa Bahia-BA 2 x 0 Náutico-PE Vasco-RJ 1 x 1 Corinthians-SP Inter-RS 3 x 3 Goiás-GO Atlético-PR 2 x 0 Botafogo-RJ

Náutico-PE x Atlético-PR Grêmio-RS x Ponte Preta-SP Goiás-GO x Atlético-MG Portuguesa-SP x Bahia-BA Fluminense x Santos-SP Vitória-BA x Criciúma-SC Botafogo-RJ x São Paulo-SP Coritiba-PR x Inter-RS Corinthians-SP x Flamengo-RJ Cruzeiro-MG x Vasco

e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz nesta período no clube”, disse Deco, ressaltando que só para agora por causa das lesões. “Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho”, finalizou o brasileiro naturalizado português, uma estrela do futebol internacional.

VIOLÊNCIA A confusão que aconteceu durante o jogo entre Vasco e Corinthians, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, fez com que a Polícia do DF prometesse mudanças no esquema de segurança do Estádio Mané Garrincha. As arquibancadas foram palco de uma briga entre torcedores das organizadas das duas equipes no intervalo da partida, deixando feridos entre vascaínos, corintianos e policiais, além de aterrorizar famílias que estavam no local. A principal justificativa encontrada para a confusão foi a venda de ingressos sem separação de torcidas no estádio.


Tribuna do Norte - 27/08/2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you