Relatorio maristas

Page 20

1.3. Aperfeiçoando a trajetória - a estratégia do PMAS

as informações das ações desenvolvidas pelo projeto em cada localidade, desde o mapeamento das marcas e pontos fixos de comercialização existentes, bem como ensaiar rotas de fluxos e mapas e debater conceitualmente logística.

Durante toda execução do projeto foram privilegiados diferentes momentos para avaliar a trajetória, monitorar e acompanhar o realizado e planejar novamente as ações. Neste sentido, aconteceram oficinas e reuniões para capacitação e avaliação das metas e atividades previstas de forma periódica. O projeto previu uma Oficina Nacional de Capacitação para a equipe contratada; 08 reuniões da equipe nacional com as equipes estaduais; e, uma Oficina Nacional de Avaliação e Sistematização.

Nas reuniões de Planejamento e Monitoramento da equipe houve também momentos para balanço das ações desenvolvidas em cada ano.

A Oficina Nacional de Capacitação para a equipe contratada do Projeto contou com a participação de todos os/as articuladores/as estaduais com a equipe nacional e foi um momento de apresentação da equipe e do Projeto, seus objetivos, metas e estratégias, além de promover um debate conceitual dos principais temas que integram o Projeto. As reuniões de equipes tiveram como tema central questões operacionais do trabalho, assim como orientações para a elaboração de relatórios e planos de ações estaduais, utilização de ferramentas eletrônicas, prestação de contas, entre outras tramites. Também foram momentos para socializar informações de todos os estados; realizar análise de debates sobre possíveis parcerias institucionais; apresentar

20

Para isso, foram avaliadas as principais atividades realizadas pelo Projeto, com destaque para as feiras, o levantamento das marcas e dos pontos fixos nos estados e as relações que aconteceram durante o período. Fez-se uma avaliação sobre o papel das/os articuladoras/es durante o processo de organização e realização das feiras e os desafios encontrados pelos estados. Finalmente realizou-se um levantamento dos principais atores sociais envolvidos no Projeto em cada região e foram planejadas as atividades para os próximos semestres. Estas reuniões também foram espaços para planejar ações regionais. Foram convidados alguns EES para realizar entrevistas coletivas, em que foram discutidas algumas metodologias de trabalho para a comercialização, tal como a técnica da “árvore de problemas”, as “rodas vivas”, entre outras metodologias que serviram para serem utilizadas em ações do projeto nos estados. Além das reuniões nacionais com articuladores, fizeram parte desta Meta diversas reuniões de articulação de parcerias e/ou apresentação do Projeto e outras atividades (oficinas, seminários e reuniões de equipe).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.