Revista Evolução 6

Page 7

7

Roberta Peixoto

Maternal II

em cores, formas e expressões

T

rabalhar artes, na Educação Infantil, possibilita o desenvolvimento de atividades que proporcionam estímulos à imaginação e à ampliação das percepções e expressões da criança em sua singularidade. Colorir, imaginar, rasgar, reinventar, misturar e descobrir novas cores e texturas foram atividades que as turmas do Maternal II realizaram durante todo o mês de maio, a partir do contato com obras de artistas irreverentes como Romero Brito, consagrados como Tarsila do Amaral, contemporâneos como Aldemir Martins clássicos como Van Gogh . Diante de toda a ludicidade que caracteriza a linguagem artística, as crianças conheceram a biografia de diversos pintores, as histórias envolvidas em suas produções e aprenderam a reconhecer, interpretar e a diferenciar cada um delas. Para o encerramento do mini projeto, foi realizada uma exposição que destacou os alunos como artistas, a partir de releituras das principais obras trabalhadas em sala de aula, resultado de momentos de descoberta, expressividade, fantasia e prazer.

II Caminhada Pais pela Paz

Marcella Peixoto

A

responsabilidade social requer, de uma escola, o compromisso com a realidade, fazendo com que os valores ensinados no âmbito escolar ultrapassem suas portas. E é por essa razão que decidimos, pelo segundo ano, aliar uma data comemorativa tão especial, como o Dia dos Pais, a uma causa urgente e necessária, uma campanha em prol da paz. Este ano, a caminhada “Pais pela Paz”, realizada no dia 18/08, teve uma temática muito importante para o nosso Estado, que é o terceiro no nordeste em número de mortes no trânsito. Só nos últimos dez anos,

mais de 7 mil pessoas morreram em acidentes, um aumento de 111%. O nosso principal objetivo, com esta caminhada, foi conscientizar a população para imprudência na direção, o respeito a pedestres e ciclistas, às normas de transito, promovendo os valores de tolerância e gentileza. A realização da Caminhada Pais pela Paz teve grande importância na disseminação da ideia de um mundo melhor, mais justo e seguro, além de ter proporcionado aos participantes um dia de esporte, entretenimento e de socialização com amigos e familiares.

Dom Quixote No clube da leitura Gabriela Peixoto

A

s histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e de expressar-se. Formar leitores, portanto, é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Como parte das atividades do Clube da leitura, alunos do 6º Ano fizeram a leitura coletiva do clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Eleita, em 2002, como a melhor obra de ficção de todos os tempos, tem como protagonista um cavaleiro andante que vivia num mundo de sonhos junto a seu fiel escudeiro, Sancho Pança, que, no século XVII, caminharam pela Espanha a procura de aventuras. Os alunos dramatizaram as aventuras vividas por esta dupla a partir da releitura que fizeram da história. O enredo adaptado, o figurino e o cenário foram produzidos pela própria turma, que embarcou no reino imaginário dos fantásticos andarilhos espanhóis.

evolucaoemacao@colegioevolucaopb.com.br |


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.