Page 1

APRESENTAÇÃO DO RANGE ROVER VELAR Chega o quarto membro da família Range Rover

Uma nova incorporação na família Range Rover, que ocupa o vazio entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport.

Um SUV de luxo de dimensão média que disponibiliza níveis nunca antes vistos de requinte, elegância e tecnologia.

O novo Range Rover Velar já está disponível para pedido na Rede Oficial de Concessionários Land Rover com um PVP desde 68.212€. As primeiras unidades chegam a Portugal no fim do verão de 2017.

O primeiro SUV de luxo apareceu em 1970, quando a Land Rover apresentou o Range Rover original. Quase meio século depois, o espírito inovador continua vivo com a incorporação de um quarto membro na família Range Rover. As linhas de identidade do novo Range Rover Velar são uma simplicidade elegante, um enfoque visual minimalista e a tecnologia mais inovadora ao serviço dos clientes. Existem cinco elementos que tornam o Range Rover Velar totalmente irresistível: ➢ Minimalismo absoluto: A complexidade desaparece para revelar a verdadeira qualidade • Concebido e desenvolvido com um objetivo claramente "reducionista". • O interior amplo transborda: um santuário de paz que combina um design simples e elegante com materiais Premium e detalhes requintados, como os controlos ocultos até o sistema ser ligado. ➢ O quarto Range Rover: uma revolução no design SUV pensada ao milímetro • A meio caminho entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport. • Minimalista desde a sua conceção, o design do Range Rover Velar foi possível graças à tecnologia mais avançada e representa o passo lógico seguinte para ampliar a gama de modelos Range Rover. ➢ Um pedigree inigualável: respeita o legado excecional da Range Rover 1


A história de quase meio século da Range Rover representa uma garantia para aspirar ir mais alto e mais longe, e permitir aos clientes tirar o máximo partido do seu mundo. Rei dos SUV, a trajetória do Range Rover começou com os protótipos originais Velar de 1969.

➢ O veículo que irá definir tendências: Um novo Range Rover como símbolo de inovação • O Velar continua o percurso de inovação da Range Rover ao incorporar a tecnologia mais avançada, um design atraente e uma atenção requintada ao detalhe. • Inclui características que irão definir a tendência, como o vanguardista sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, os faróis elegantes em Matriz de LED laser, os puxadores das portas articulados à face ou os detalhes polidos em cor de cobre. ➢ Perfeito para todas as ocasiões: Um veículo que supera todas as expectativas graças às lendárias capacidades todo o terreno da Land Rover • O requinte esperado pelos clientes e as capacidades todo o terreno inigualáveis da Land Rover para enfrentar qualquer superfície do mundo. • Performance e agilidade excecional em estrada, conjugadas com um requinte de rolamento e estabilidade extraordinárias.

Resumo •

Atração e design espetacular com proporções otimizadas, superfícies reforçadas e um perfil de grande impacto.

Os seus faróis elegantes com Matriz de LED laser e os puxadores das portas articulados realçam a pureza das suas linhas.

Incorpora pela primeira vez o sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, com dois ecrãs tácteis de 10 polegadas e alta definição que proporcionam uma funcionalidade inigualável e utilização mais intuitiva.

A estrutura da carroçaria é rígida e leve, integrando uma percentagem elevada de alumínio, maximizando a performance, a agilidade e a eficiência. 2


Graças à distância entre eixos de 2.874 mm e à destreza do seu design interior, a bagageira disponibiliza uma capacidade impressionante de 673 litros e todos os ocupantes desfrutam de um espaço excecional.

A suspensão pneumática é disponibilizada como equipamento de série em todos os modelos de seis cilindros para proporcionar um requinte incomparável; Sistema Dinâmico Adaptativo de série em todos os modelos para um conforto e controlo inigualáveis.

A tração integral com Intelligent Driveline Dynamics (IDD) e o bloqueio dinâmico do diferencial traseiro asseguram capacidades fora de estrada líderes no segmento e uma impressionante de condução experiência em estrada.

Inclui tecnologias de tração inovadoras como Terrain Response 2, All Terrain Progress Control, Arranque de Baixa Tração, Controlo de Descida de Declives e Gradient Release Control.

A sua capacidade de reboque de até 2.500 kg é complementada pela função de Assistência Avançada ao Reboque, que permite ao condutor realizar manobras de marcha atrás com o atrelado utilizando o seletor Touch Pro Duo, sem necessidade de rodar o volante na direção contrária.

Encontram-se disponíveis seis motores, desde a versão mais eficiente com elevada capacidade de resposta Ingenium diesel 2.0 de 132 kW (180 CV) e emissões de CO2 de apenas 142 g/km, até ao potente motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina de 280 kW (380 CV).

Dispõe de uma gama abrangente de sistemas avançados de segurança, como a Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, a Deteção de Veículos em Marcha Atrás e o Monitor da Condição do Condutor.

O Range Rover Velar adiciona uma nova dimensão de glamour, modernidade e elegância à família Range Rover. Concebido para ocupar o vazio entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, o novo modelo Velar disponibiliza níveis de luxo, requinte e capacidade fora de 3


estrada nunca vistos no segmento dos SUV médios. Trata-se de uma nova categoria Range Rover para uma nova classe de cliente. O Velar foi concebido de raiz com a arquitetura leve em alumínio da Jaguar Land Rover, e representa mais um marco na história de sucessos da Range Rover. As suas marcas identificadoras são uma simplicidade elegante e um cuidado milimétrico a cada detalhe, o que representa uma evolução do ADN da Range Rover e uma antecipação da próxima geração de veículos. O design apresenta um equilíbrio perfeito, com proporções poderosas, um perfil contínuo e linhas traseiras afiladas. A distância entre eixos longa contribui de forma significativa para a sua elegância e, simultaneamente, para proporcionar um interior espaçoso enquanto em suas jantes em liga leve de grande dimensão (em especial, nos modelos de 22 polegadas) otimizam o perfil impressionante do veículo e maximizam a presença em estrada excecional do Velar. Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover, declarou: "Velar é design atraente e classe, com um volume perfeitamente otimizado, superfícies potentes e tensas e um perfil impressionante". A tecnologia mais avançada foi crucial neste design moderno. Por exemplo, os faróis full-LED são os mais estreitos de sempre incorporados num veículo Land Rover de produção. Os puxadores das portas articulados realçam a forma minimalista e escultural do Velar e contribuem para proporcionar uma resistência aerodinâmica de apenas 0,32 Cd, tornando-se no Land Rover com maior eficiência aerodinâmica de sempre. No interior do Velar destacam-se a simplicidade elegante, a sofisticação e o requinte. Foi conseguido um enfoque claramente reducionista, com a quantidade de interruptores reduzida ao mínimo para criar um santuário de paz. A tecnologia que marca o design teve um papel chave no desenvolvimento do novo sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, que funciona como eixo central do interior do modelo. Touch Pro Duo inclui dois ecrãs tácteis de 10 polegadas e alta definição que se enquadram na superfície, permanecendo ocultos até que serem ligados. Estes ecrãs elegantes e intuitivos integram-se em perfeita harmonia com a arquitetura do habitáculo e proporcionam 4


um ar de modernidade que complementa o design exterior do veículo. A tudo isto há que adicionar o carácter prático do Velar, que disponibiliza uma capacidade sem precedentes de 673 litros. Uma estreia no seu segmento, o Velar inclui um revestimento têxtil produzido com materiais Premium sustentáveis como alternativa ao couro. O revestimento em Dapple Grey foi desenvolvido em colaboração com a Kvadrat, o fabricante de têxteis de alta qualidade mais importante da Europa, e é completado com inserções Suedecloth em Ebony ou Light Oyster. A estrutura rígida, leve e com elevado conteúdo de alumínio da carroçaria, a suspensão dianteira de triângulos duplos e a suspensão traseira Integral Link são a base perfeita para uma condução ágil, conforto de rolamento superior e um requinte extraordinário. Efetivamente, disponibiliza níveis excecionais de protecção contra embates, dado que foi desenvolvido para cumprir as normas mais exigentes de teste de embate. O Velar incorpora a última tecnologia de segurança, em complemento a um sistema completo de restrição que inclui seis airbags e um conjunto de sistemas de assistência ao condutor como a Travagem Autónoma de Emergência com Deteção de Pões, o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistência em Fila e o Limitador de Velocidade Adaptativo. Encontra-se também equipado com um sofisticado sistema de tração integral e suspensão pneumática às quatro rodas (de série nas versões de seis cilindros), uma distância ao solo de 251 mm (213 mm com suspensão de molas helicoidais) e uma profundidade de passagem a vau de 650 mm (600 mm com suspensão de molas helicoidais) líderes no seu segmento, e as insuperáveis tecnologias de tração da Land Rover, como Terrain Response 2 e All Terrain Progress Control. Da mesma forma que no resto da gama Range Rover, o Velar disponibiliza uma capacidade todo o terreno líder no segmento. A performance e eficiência inigualáveis são conseguidas graças à gama de seis motores diesel e gasolina, acoplados a uma caixa automática ZF de oito velocidades com passagens de caixa suaves e a tração integral com o sistema sofisticado Intelligent Driveline Dynamics. Eficientes e requintados, os motores diesel Ingenium de quatro cilindros são disponibilizados em versões de 132 kW (180 CV) e 177 kW (240 CV), que se destacam pelas emissões reduzidas de 5


CO2, de 142 g/km e binário elevado de 500 Nm. Os clientes podem também selecionar um dos novos e avançados motores Ingenium a gasolina de quatro cilindros que disponibilizam 184 kW (250 CV) e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. Dentro de alguns meses estará disponível uma versão ainda mais potente de 221 kW (300 CV). O motor diesel V6 conjuga emissões de CO2 de apenas 167 g/km com um binário extraordinário de 700 Nm que permite uma aceleração sem esforço e melhora a capacidade fora de estrada. O motor V6 Supercharged a gasolina de 280 kW (380 CV) disponibiliza uma performance excecional e uma sonoridade inconfundível e permite ao Velar acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h. Os modelos principais da gama, Velar e Velar R-Dynamic, encontram-se disponíveis nas versões Standard, S, SE e HSE. Para os clientes que desejarem um acabamento ainda mais distinto, poderão optar pelo Black Exterior Pack ou o Luxury Exterior Pack. A versão mais exclusiva do Velar será a First Edition, que estará disponível em todo o mundo, durante o primeiro ano de comercialização do modelo. Ainda mais luxuosa que a especificação HSE, esta versão está disponível apenas com motores diesel e gasolina 3.0 V6 e inclui de série uma gama completa de características adicionais, como um interior totalmente revestido em couro que complementa os bancos em couro Windsor perfurado em cor Light Oyster ou Ebony, um sistema de som exclusivo Meridian de 1.600 W, faróis em Matriz LED laser e jantes com raios duplos de 22 polegadas com um acabamento espelhado polido. A gama de cores exteriores da versão First Edition inclui Corris Grey, Silicon Silver e Flux Silver bem como um acabamento acetinado exclusivo da versão First Edition, que estará disponível apenas para o modelo do primeiro ano. Estes veículos serão pintados à mão Centro Técnico da Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover em Oxford Road, Reino Unido. Concebido e desenvolvido nos centros da Jaguar Land Rover do Reino Unido, o Velar será produzido nas instalações de produção da companhia em Solihull (Reino Unido). O modelo será comercializado no verão de 2017 simultaneamente no Reino Unido, resto da Europa e em mais de 170 mercados internacionais.

6


RANGE ROVER VELAR CONTEÚDO DO DOSSIER DE IMPRENSA

1.

DESIGN PREMIUM

1.1

Proporções perfeitas, execução precisa

1.2

Design interior: Um santuário de paz

2.

TECNOLOGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

2.1

Estreia mundial: Sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo

2.2

Sistemas de Assistência Avançada à Condução

3.

ENGENHARIA LÍDER

3.1

Capacidades extraordinárias em estrada e fora de estrada

3.2

Motores requintados e eficientes

3.3

Arquitetura Leve em Alumínio

1.

DESIGN PREMIUM

O Range Rover Velar adiciona uma nova dimensão de glamour e elegância à família Range Rover. Concebido para ocupar o vazio entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, trata-se de uma nova categoria de Range Rover para um novo tipo de cliente.

1.1

Proporções perfeitas, execução precisa

O Velar é instantaneamente reconhecível como um Range Rover, mas a sua interpretação dos elementos mais característicos da marca é totalmente radical. Este SUV exclusivo de dimensões 7


médias incorpora potentes dimensões formais que se equilibram esteticamente graças à otimização perfeita das suas proporções e do seu volume. As suas jantes grandes (com um diâmetro de até 22 polegadas) contribuem para o design do perfil impressionante, maximizando, simultaneamente, a presença em estrada de grande impacto do Velar. O tejadilho flutuante e o capot em forma de concha são uma referência clara à sua linhagem e reforçam visualmente a capacidade todo o terreno líder no segmento que deu fama mundial à Range Rover. A distância entre eixos de 2.874 mm (Evoque: 2.660 mm; Range Rover Sport: 2.923 mm) realça o comprimento visual do Velar e permite desfrutar de espaço amplo no habitáculo e bagageira, que apresenta uma capacidade de 673 litros, líder no segmento. Um perfil contínuo mais elevado e as linhas afiladas das janelas laterais servem para equilibrar a elegância formal com a atitude desportiva e segura. A projeção dianteira curta e os faróis estreitos full-LED contribuem para proporcionar um impacto visual mais minimalista. A projeção traseira é maior para proporcionar equilíbrio e realçar o comprimento imponente do Velar, enquanto o efeito pronunciado realça a sua presença em estrada robusta. As ponteiras de escape cromadas duplas integram-se na perfeição no parachoques traseiro e refletem de forma subtil a potência elevada e performance do modelo. Detalhes requintados, tecnologia avançada O capot grande e o gráfico dianteiro direito e arrojado definem o aspeto exterior do Velar. A forma da grelha imponente destaca-se adicionalmente graças aos estreitos e elegantes faróis full-LED, que proporcionam uma dose de energia às suas linhas estilizadas. As entradas de ar marcadas e as discretas placas protetoras do para-choques dianteiro aludem à performance e à capacidade fora de estrada líder no seu segmento. O ângulo pronunciado do para-brisas atravessa a linha do eixo dianteiro e funde-se com o design de tejadilho flutuante do Range Rover, que pode ser solicitado na cor da carroçaria ou em cor contrastante com um acabamento em Narvik Black. As opções de tejadilho panorâmico fixo ou de abrir realçam o espaço interior excecional do Velar, permitindo que a luz natural inunde o habitáculo.

8


A pureza da forma das secções laterais, tão simples como grandiosa, é testemunho do longo historial da Range Rover na produção de veículos em alumínio de peso reduzido. As superfícies limpas e discretas são realçadas por uma linha média marcada sob as janelas laterais, enquanto um gráfico preto em arco flui com elegância ao longo da zona inferior da carroçaria. As grelhas laterais começam alinhadas com o eixo dianteiro, seguindo para trás até às portas dianteiras, refletindo o carácter dinâmico do Velar. Era primordial conseguir linhas puras e limpas, pelo que o espaço entre os painéis deveria ser o mais reduzido possível, um desafio que as equipas de design e engenharia superaram com precisão absoluta. Trata-se da primeira ocasião em que um modelo Range Rover irá incluir puxadores articulados à face, um exemplo perfeito de que o design atraente do Velar foi conseguido graças à tecnologia. Estes puxadores integram uma iluminação subtil em LED e são rapidamente acionados quando as portas são destrancadas com a chave ou se for premido o botão discreto que incorporam. Quando for necessário abrir as portas, deslizam com elegância para a frente. Recolhem para dentro das portas quando o veículo está trancado ou atinge uma velocidade superior a 8 km/h, melhorando a eficiência aerodinâmica e, desta forma, otimiza o consumo de combustível. Desta forma, a atenção centra-se ainda mais nas formas limpas e contínuas das atraentes secções laterais. Todos os modelos Velar incluem faróis em LED como equipamento de série. Além de disponibilizarem uma iluminação e eficiência energética superior aos faróis Bi-Xénon, a tecnologia LED permitiu também aos designers criar o conjunto de faróis mais estreito da história da Land Rover. Envolvem de forma espectacular a secção dianteira do veículo e apresentam um gráfico preto que realça o seu design elegante. As Luzes Diurnas Signature realçam a presença em estrada imponente, característica de todos os veículos Range Rover. Encontram-se disponíveis quatro designs diferentes de LED disponíveis, o topo de gama são os faróis Matriz LED laser, uma estreia no setor. O laser proporciona uma visibilidade noturna superior, dado que aumenta o alcance do feixe de luz para até 550 metros. O sistema de Faróis Dianteiros Adaptativos ajusta o feixe conforme o ângulo do volante, enquanto a tecnologia de 9


Matriz atenua seletivamente LEDs específicos para manter a distribuição ideal da luz e assegurar que pode utilizar o alcance integral sem encandear aos veículos que circulam em sentido contrário. Os faróis dianteiros com Matriz LED laser destacam-se também pelas luzes diurnas Signature e piscas animados, que percorrem todo o farol para a direção correspondente e contribuem para melhorar a segurança. Os faróis de nevoeiro estreitos em LED realçam adicionalmente a importância da tecnologia para o design e integram-se na perfeição na faixa preta inferior que percorre todo o veículo. Os farolins traseiros em LED imitam a sofisticação dos faróis dianteiros com um atraente aspeto tridimensional. São complementados por uma luz de stop elevada com vidro translúcido, que ocupa toda a superfície, permanece oculta até que ser acesa e utiliza uma tecnologia de orientação de luzes com um sistema ótico microscópico que cria uma luz suave e homogénea. Os farolins de nevoeiro traseiros em LED fundem-se com a curva gráfica preta em contraste quando alcançam a secção traseira do veículo e podem ser visualizados da lateral.

Exterior cuidado ao milímetro para um design perfeito Os diferentes designs exteriores aumentam as opções para o cliente e proporcionam uma singularidade superior ao Velar. Os modelos R-Dynamic incluem um para-choques dianteiro exclusivo mais profundo, com aberturas ampliadas para melhorar a refrigeração e criar uma presença visual de maior impacto. Os detalhes em Burnished Copper foram incorporados nos frisos do para-choques dianteiro e nas grelhas laterais, enquanto a grelha dianteira e todos os anagramas Range Rover apresentam um acabamento em Shadow Atlas Silver. A opção de tejadilho contrastante preto baixa o foco visual e é o complemento perfeito para as jantes Dark Grey Satin. Os pacotes Black e Luxury proporcionam uma maior diferenciação visual. Disponível na versão Standard e R-Dynamic, o Black Pack incorpora a cor característica Narvik Black na grelha e moldura da grelha, anagramas no capot e tampa da bagageira, grelhas laterais, moldura do ponto 10


de reboque e a secção inferior do para-choques traseiro. Nos modelos R-Dynamic, as grelhas no capot, as inserções de abertura da bagageira e ponteiras de escape apresentam também um acabamento em Narvik Black. O Luxury Pack reserva-se exclusivamente para as versões Standard do Velar e inclui acabamentos exteriores inferiores com acabamento brilhante em Narvik Black que realça os detalhes elegantes do veículo. A transformação é completada com a incorporação de faróis de nevoeiro, uma tampa do ponto de reboque Narvik Black, a moldura do ponto de reboque em Indus Silver e frisos inferiores do para-choques Atlas Silver. A gama de cores exteriores é composta por 13 cores: Fuji White, Narvik Black, Yulong White, Indus Silver, Corris Grey, Santorini Black, Kaikoura Stone, Byron Blue, Firenze Red, Aruba, Silicon Silver, Carpathian Grey e Flux Silver nos First Edition. Se o cliente procura uma cor exterior totalmente única, a opção perfeita é Flux Silver, um acabamento acetinado exclusivo da versão First Edition, disponível apenas para o modelo durante o primeiro ano, que é personalizado no Centro Técnico da Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover em Oxford Road, Reino Unido. Esta pintura avançada é composta por pigmentos metalizados em vácuo que realçam o efeito de luzes e sombras do perfil do elegante modelo Velar. Os clientes terão à sua disposição oito designs de jantes exclusivos entre 18 e 22 polegadas* com quatro opções de acabamento. Os modelos Standard encontram-se equipados com jantes em liga leve de 18 polegadas, a especificação S inclui jantes de 19 polegadas, a SE de 20 polegadas e a HSE de 21 polegadas. Todos os clientes podem optar pelas jantes em liga leve de 22 polegadas*, que integram o equipamento completo de série da versão First Edition. *Em função do mercado

1.2

Design interior: Um santuário de paz

Da mesma forma que o design exterior de execução perfeita, elegante e minimalista, o interior do Velar foi produzido de forma precisa e artesanal para incorporar a tecnologia mais avançada que otimiza a arquitetura característica da Range Rover com um enfoque renovado que prioriza os materiais de luxo, os detalhes requintados e excecionais. 11


Posicionados para proporcionar uma Posição de Condução Elevada Desportiva, os bancos dianteiros do Velar conjugam o conforto mais opulento com um design centrado na performance e apoio, além de proporcionar 20 ajustes, funções de massagem e função de aquecimento e refrigeração. O seu peso foi cuidadosamente otimizado e as proporções são perfeitas para disponibilizar o máximo espaço interior possível. Em complemento, foi cuidadosamente concebido para facilitar o acesso ao habitáculo. Os bancos traseiros rebatíveis 40:20:40 proporcionam um conforto excecional e é possível adicionar um sistema elétrico para reclinar e aquecer os bancos. O equipamento opcional, como o ar condicionado automático configurável de quatro zonas e o sistema de ionização do ar do habitáculo, tornam o interior do Velar ainda mais confortável para todos os ocupantes. Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover, declarou: "O interior de Velar é um santuário de tranquilidade que conjuga um espaço excecional com materiais e acabamentos autênticos, de execução excecional e detalhes elegantes, como os controlos ocultos e iluminados" A barra horizontal imponente do painel de instrumentos define a arquitetura interior do modelo. Apresenta uma inclinação de grande impacto para o para-brisas para criar o ângulo mais pronunciado da história da Land Rover e realça as características de condução dinâmica do Velar. As grelhas de ventilação estreitas reforçam o design minimalista e são possíveis graças à tecnologia. Em primeiro plano, no centro, encontram-se os dois ecrãs tácteis de 10 polegadas e alta definição do novo sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo. Os ecrãs capacitivos finos em policarbonato acompanham ao milímetro a curvatura subtil do painel de instrumento, fundindose na perfeição com a superfície fluida. Os seletores Terrain Response e Terrain Response 2 foram integrados no Touch Pro Duo, pelo que já não é necessário incluir botões tradicionais. Desta forma, é aumentado o espaço da consola central e realçado o enfoque estético minimalista que impregna todos os aspetos do design do Velar. O sistema de informação e entretenimento incorpora dois selectores rotativos multifunção que se destacam pela sua superfície exterior em borracha com dimensão táctil, aros em Satin 12


Chrome e ecrãs digitais de visualização perfeitamente integrados. O seletor rotativo da caixa de velocidades típico dos modelos Jaguar Land Rover eleva-se silenciosamente da consola central quando o motor é ligado. À frente do condutor encontram-se dois manómetros analógicos e, entre ambos, um ecrã TFT de 5 polegadas ou o ecrã interativo do condutor de 12 polegadas (incorporado de série a partir da especificação SE). Este painel de instrumentos virtuais em alta definição disponibiliza uma experiência tecnológica completa e permite ao condutor dar prioridade à informação mais importante: uma configuração com dois manómetros e um painel informativo ao centro, uma disposição com um manómetro e dois painéis informativos aos lados ou uma panorâmica de mapa em ecrã completo. No HUD a cores de última geração é possível também apresentar informação relevante, como a velocidade, instruções de navegação passo a passo e avisos do sistema de segurança ativa. As imagens virtuais projetadas no para-brisas parecem flutuar dois metros à frente do condutor, o que lhe permite processar a informação de forma rápida e fácil mantendo a sua atenção na estrada. O volante integra interruptores tácteis que ativam opções conforme a situação, podendo, inclusivamente ser programados. Materiais autênticos, detalhes inovadores O design luxuoso do Velar é realçado com materiais genuínos da maior qualidade e acabamentos modernos. A arquitetura horizontal distinta do habitáculo é reforçada com um novo design exclusivo Cut Diamond em relevo, que flui do painel de instrumentos até aos revestimentos das portas para realçar a largura do habitáculo espaçoso. O novo design é replicado em todo o interior: os bancos em couro Windsor e tecido Premium incluem uma interpretação perfurada, enquanto que o motivo Cut Diamond é uma parte integral da estrutura dos altifalantes em aço inoxidável dos sistemas de som de Meridian com 17 e 23 altifalantes.

13


Uma estreia no segmento SUV de luxo, é disponibilizado um material têxtil inovador Premium como alternativa para os bancos ao mesmo preço que o revestimento em couro. Desenvolvido em parceria com a Kvadrat, o fabricante de designs têxteis de alta qualidade mais importante da Europa, este material sustentável encontra-se disponível em Dapple Grey e inclui um tecido com mistura de lã que contrasta com inserções Suedecloth em Light Oyster ou Ebony. As fibras Suedecloth foram produzidas a partir de garrafas de plástico recicladas e criam um material não tecido de grande textura que é muito suave ao tacto. Um revestimento avançado assegura que o interior em tecido Premium pode ser facilmente limpo e supera os testes mais exigentes de durabilidade da Land Rover. Os modelos Standard incluem um revestimento em Suedecloth e tecido Luxtec com uma costura dupla distinta. Os modelos S e SE encontram-se equipados com couro Grained perfurado de alta qualidade. A especificação da gama mais alta HSE incorpora couro Windsor perfurado, o expoente máximo da suavidade e luxo, que se estende ao painel de instrumentos e aos revestimentos das portas. Os acabamentos interiores perfeitos são uma homenagem ao aspeto natural e à textura dos materiais genuínos. É possível optar entre Blonde Linear, um tom claro com acabamento acetinado de poros abertos que transmite um carácter moderno e entusiasmante, e o prestigioso Argento Pinstripe, que se caracteriza pelo seu acabamento brilhante e riscos prateados que realçam os veios da madeira. Há também que destacar o acabamento Carbon Fibre Copper, que transmite luxo desportivo e é criado ao tecer fibra de carbono com filamentos de cobre sob um acabamento brilhante. A iluminação ambiente em LED consegue criar uma atmosfera descontraída ao incorporar uma iluminação suave em todo o habitáculo e realçar de forma subtil as imponentes linhas da arquitetura e os materiais genuínos. A tecnologia configurável de iluminação ambiente disponibiliza 10 opções de cores diferentes.

Versatilidade 14


O requinte é primordial no interior de qualquer Range Rover, mas a versatilidade também é fundamental. A eficiência inerente à configuração da arquitetura leve em alumínio do Velar, em conjunto com distância entre eixos de 2.874 mm, permite que o espaço interior seja excecional para todos os ocupantes. O apoio de braço dividido encontra-se na zona central e desliza para que os ocupantes dos bancos dianteiros possam ajustar cada metade de forma individual. Em baixo, encontra-se um compartimento oculto com um suporte para copos e 4 litros de espaço de armazenamento. Encontra-se disponível outro suporta para copos sob uma tampa à superfície, junto ao seletor da caixa de velocidades rotativo. O porta luvas refrigerado disponibiliza 7,5 litros de espaço para pequenos objetos. Os ocupantes dos bancos dianteiros têm acesso a duas fichas USB e três fichas de 12 V para carregar dispositivos móveis. Pode ser adicionada outra ficha de 12 V na zona dianteira do habitáculo, bem como duas fichas USB adicionais nos bancos traseiros. As bolsas das portas são largas e fundas, dado que foram concebidas para guardar facilmente garrafas de 750 ml. A consola central inclui espaço adicional de armazenamento atrás do ecrã táctil inferior, perfeito para guardar telemóveis e chaves longe de olhares indiscretos. A capacidade de 673 litros da bagageira encontra-se não apenas no topo do seu segmento, como é também comparável a alguns veículos do segmento superior. Os bancos traseiros rebatíveis 40:20:40 incluem uma abertura para transportes de objetos longos e, se os bancos forem integralmente rebatidos, o Velar disponibiliza até 1.731 litros de espaço, com 1.795 mm de comprimento por 1.247 mm de largura. Na bagageira foram incorporados manípulos de acionamento remoto para tornar o rebatimento dos bancos traseiros ainda mais conveniente. A opção de tampa da bagageira com acionamento por gestos torna mais fácil o carregamento de objetos volumosos ou pesados na bagageira. Já não é necessário procurar a chave nem premir o botão físico, terá apenas deslocar o pé sob o para-choques traseiro e os sensores detetam o movimento e abrem a bagageira. Um outra tecnologia nova concebida para facilitar a vida aos clientes é a Activity Key da Land Rover, uma pulseira à prova de choques e resistente à água com um transponder integrado que 15


permite praticar desporto ou atividades ao ar livre como corrida, ciclismo ou passear em caiaque sem necessitar de transportar a chave convencional. Ao posicionar a Activity Key à altura do anagrama da Land Rover na tampa da bagageira, o veículo é trancado e é simultaneamente desativada qualquer chave que esteja no seu interior, pelo que esta pode ser deixada com toda tranquilidade no interior do veículo enquanto desfruta de um estilo de vida ativo. A Activity Key não funciona com pilhas, por isso não terá de se preocupar com a sua substituição.

2.

TECNOLOGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

A tecnologia e a inovação definem o modelo Velar, como o demonstram o vanguardista sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo.

2.1

Estreia mundial: Sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo

O Velar estreia o novo sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, o mais avançado de sempre desenvolvido pela Jaguar Land Rover, o último em tecnologia de vanguarda. O sistema Touch Pro Duo inclui dois ecrãs tácteis de 10 polegadas e alta definição como eixo central do atraente habitáculo minimalista. Conjuga um aspecto elegante e futurista com uma interface intuitiva e elegante, e um desempenho e funcionalidade sem igual. Incorporado na zona central do tablier, o menu do ecrã táctil superior encontra-se dividido em três painéis: navegação, conteúdo multimédia e telefone. A interacção é tão intuitiva como utilizar um tablet ou um smartphone; por exemplo, terá que deslizar o dedo pelo ecrã para mudar de menu, separar e unir os dedos para ampliar e reduzir a escala, bem como tocar e mover o dedo para percorrer os mapas. Nick Rogers, Executive Director, Product Engineering, Jaguar Land Rover, comentou: "A nossa tecnologia de vanguarda, desenvolvida por engenheiros inovadores, disponibiliza uma interface intuitiva com um desempenho e funcionalidade inigualáveis. O sistema Touch Pro Duo com um 16


processador quad-core de elevada performance e gráficos fantásticos consegue que o condutor tenha sempre a melhor informação no momento preciso”. "Características como a conectividade 4G, o hotspot Wi-Fi para até oito dispositivos e o sistema de entretenimento de última geração asseguram que cada viagem no novo Range Rover Velar seja ainda mais divertida". Cada função pode ser selecionada de forma individual e apresentada na zona principal do ecrã para ampliar a informação e as opções do utilizador. Através do painel lateral é possível aceder a até cinco funções frequentes: navegação, conteúdo multimédia, telefone, notícias e informação meteorológica. A barra de menu, fixada zona inferior do ecrã, permite um acesso fácil ao menu inicial, configurações do veículo e a assistência no estacionamento. O ecrã superior apresenta um design suavemente curvado que lhe permite fundir-se na perfeição com a estrutura que o rodeia. Em complemento, pode ser inclinado em até 30º, para ajuste na posição ideal. Quando o motor é desligado, o ecrã regressa à posição original na estrutura do tablier. Quando o motor volta a ser ligado, o ecrã é automaticamente posicionado no ângulo previamente selecionado. O ecrã táctil inferior é integrado na consola central e permite gerir diversas funções, como o ar condicionado automático e as opções Terrain Response. O funcionamento deve ser o mais fácil e intuitivo possível, não sendo incluídas imagens em movimento nem menus complexos. Por exemplo, o ecrã apresenta diretamente os valores dos seletores de temperatura dos bancos. Os dois ecrãs tácteis são completados com dois seletores rotativos tácteis que podem ser reconfigurados para realizar diversas funções, como ajustar a temperatura geral do habitáculo, definir os valores de massagem dos bancos ou definir o modo Terrain Response. Entre estes encontra-se um botão para controlar o sistema de som. Sob os seletores rotativos encontra-se uma fila de interruptores tácteis que controlam a função para desembaciar o para-brisas e colocar o ar condicionado à velocidade máxima, bem como as funções de Controlo Dinâmico de Estabilidade e Hill Descent Control. Se não estiverem a ser utilizados, os interruptores apresentam uma luz branca e quando são premidos a luz passa a âmbar. 17


As tecnologias mais novas do mercado tornam possível o design minimalista e o desempenho extraordinário do sistema Touch Pro Duo. Os ecrãs tácteis de alta definição utilizam ligações óticas para conseguir uma superfície curvada, disponibilizando, simultaneamente, uma qualidade de imagem excecional: ao suspender o ecrã plano TFT numa resina ótica são eliminadas as câmaras de ar que poderiam provocar reflexos e distorções nas imagens. Construído com um processador Intel quad-core, uma rede Ethernet ultrarrápida e uma unidade SSD de 60 GB de alta velocidade, o sistema Touch Pro Duo disponibiliza um desempenho e funcionalidade que lideram o segmento. Em complemento, em conjunto com o design dos ecrãs tácteis, os seletores rotativos, disponibilizam uma experiência de utilizador inigualável. Conectividade O Touch Pro Duo foi também concebido para manter os clientes sempre ligados, dado que a sua conectividade 4G lhes permite desfrutar de uma gama completa de características, funções e serviços baseados na localização que tornam as viagens mais simples, agradáveis e descontraídas. Quando utilizado para pesquisa online para encontrar um destino, o sistema verifica se existe combustível suficiente no depósito para lá chegar. Se não dispuser de combustível suficiente, será apresentado um aviso e serão apresentados no mapa os postos de abastecimento no percurso; tocando num, este será adicionado como ponto intermédio. É também possível consultar os preços do combustível e inclusivamente a marca do posto de abastecimento. A informação de trânsito em tempo real pode auxiliar a evitar engarrafamentos e planificar percursos alternativos. Se o atraso for inevitável, o modo Share ETA do Touch Pro Duo permite enviar a posição e a hora prevista de chegada aos contactos selecionados através de e-mail ou mensagem de texto. Se o tempo necessário para chegar ao destino sofrer alterações, o sistema pode enviar atualizações de forma automática. O modo Commute memoriza os hábitos de condução diários e utiliza dados históricos e em tempo real sobre o trânsito para apresentar percursos alternativos e auxiliar a chegar a horas ao seu destino. 18


Ao aproximar-se do final do trajeto, o modo Arrival apresenta uma panorâmica interativa de 360° do destino em conjunto com o mapa principal com imagens da rua. Se assim o desejar, o sistema pode procurar os lugares de estacionamento mais próximos disponíveis e indicar o percurso até aos mesmos. A aplicação de planificação de percursos permite-lhe programar antecipadamente um percurso a partir de um smartphone e carregar automaticamente no sistema quando entrar no veículo. Touch Pro Duo disponibiliza navegação real porta a porta, que poderá auxiliar a completar a fase final do trajeto a pé ou em transportes públicos. Para tal, volta a transferir as indicações para o telemóvel após estacionar o veículo. Para uma conectividade superior, Touch Pro Duo inclui um ponto de acesso Wi-Fi para um máximo de oito dispositivos. InControl Apps permite também aos clientes aceder através do ecrã táctil superior do sistema a aplicações compatíveis para dispositivos iOS e Android, como é o caso da aplicação Spotify mais recente. Em complemento, é possível interagir com o Velar de forma remota a partir de qualquer local do mundo. A aplicação InControl Remote permite aos proprietários trancar e destrancar o seu veículo, verificar o nível de combustível no depósito ou saber onde está estacionado através de um smartphone ou smartwatch. Permite inclusivamente ligar o motor e configurar o ar condicionado automático remotamente ou o aquecimento em estacionamento. A tecnologia Secure Tracker permite ao proprietário realizar a monitorização de um veículo furtado utilizando a aplicação da Land Rover no seu smartphone. Se o veículo for aberto ou deslocado sem permissão, a aplicação irá alertar o condutor e o centro de monitorização para auxiliar na rápida localização e recuperação. Mesmo se o veículo for furtado utilizando as chaves, o proprietário pode alertar o centro de monitorização utilizando a aplicação no seu smartphone. Os condutores podem estar tranquilos graças à tecnologia de chamada de emergência com deteção automática de colisão e assistência otimizada. Em caso de emergência, o sistema realiza um telefonema para os serviços de emergência indicando a localização do veículo. Em caso de avaria, a assistência otimizada transmite os seus dados de localização e diagnóstico do veículo a uma empresa de assistência em estrada. 19


Uma sonoridade perfeita Em complemento a uma conectividade inigualável, o Velar disponibiliza quatro sistemas de som de gama alta, que se integram na perfeição no habitáculo e proporcionam uma qualidade sonora excecional, em especial o sistema de som exclusivo de 1.600 W, desenvolvido em parceria com os reconhecidos especialistas de áudio britânicos da Meridian. Este sistema de som surround vanguardista proporciona uma experiência acústica inigualável a todos os ocupantes do veículo graças aos seus 23 altifalantes estrategicamente posicionados e melhorados com o sistema de equalização sonora digital Audyssey MultEQ XT e a tecnologia de processamento de som tridimensional Trifield. São todos combinados para gerar uma experiência realmente imersiva que reproduz na perfeição a gravação original. Os clientes podem também adicionar o sistema multimédia traseiro, composto por dois ecrãs tácteis de 8 polegadas e alta definição em formato panorâmico 16:9, dois comandos à distância e dois pares de auriculares WhiteFire sem fios. Os ecrãs são independentes, pelo que cada um pode reproduzir um filme ou um canal de televisão digital, se a opção estiver instalada. Os ocupantes dos bancos traseiros podem visualizar conteúdo multimédia de smartphones e tablets através das fichas duplas USB 3.0 ou das ligações HDMI e HDMI/MHL. Pela sua parte, os ocupantes dos bancos dianteiros podem selecionar e monitorizar o conteúdo apresentado nos ecrãs traseiros, bem como apagar os ecrãs individualmente, se assim o desejarem.

2.2

Sistemas Avançados de Assistência à Condução

O Velar dispõe de uma gama completa de sistemas avançados de assistência ao condutor, disponibilizados como equipamento de série ou como opção, para que todas as viagens sejam mais seguras e confortáveis. Uma das tecnologias principais é a Travagem Autónoma Emergência (AEB). Atrás do parabrisas, uma câmara estereoscópica virada para a frente monitoriza a estrada à frente do veículo: se o sistema AEB determina a iminência de uma colisão com um peão ou outro veículo, aciona 20


o travão para evitar o embate ou atenuar os seus efeitos. O condutor recebe também avisos visuais e acústicos antes do veículo começar a travar. A câmara estereoscópica é também utilizada para as funções de Aviso de Saída de Faixa (LDW) e Assistência à Manutenção da Faixa (LKA). Ao monitorizar as linhas no piso da estrada e a utilização dos piscas pelo condutor, estes sistemas podem auxiliar a evitar que o veículo saia da sua faixa: o LDW emite um alerta através de uma vibração no volante, enquanto o LKA vai mais além e roda levemente o volante na direção contrária para manter ao veículo na sua faixa. Se necessário, é possível superar o binário de direção facilmente. O Monitor da Condição do Condutor mede as solicitações na direção, acelerador e travão enquanto analisa as mudanças de faixa e a utilização dos piscas pelo condutor. Se os algoritmos do sistema determinam que o condutor sofre de sonolência, apresenta o ícone de uma chávena de café no tablier para sugerir que faça uma pausa. Os dados utilizados para identificar a sonolência poderão ser períodos de atividade nula da direção, seguidos de manobras repentinas ou bruscas. O Reconhecimento de Sinais Trânsito (TSR) utiliza a câmara estereoscópica para interpretar os sinais de limite de velocidade, que são, de seguida, apresentados no tablier e no HUD (quando instalado). O TSR adapta de forma inteligente a velocidade aos limites temporários devido a obras na estrada, aos limites inferiores aplicados em alguns países sob condições de chuva e aos limites específicos quando o veículo reboca um atrelado. A Deteção de Veículos em Marcha Atrás utiliza um radar para monitorizar os veículos que se aproximam por ambos os lados do veículo durante uma manobra de marcha atrás. Nos espelhos exteriores é apresentado um ícone laranja que avisa o condutor para qualquer perigo potencial. O Controlo Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Assistência em Fila e Travagem de Emergência Inteligente reduz a carga de trabalho do condutor na condução em autoestrada ou em situações de trânsito intenso. O ACC mantém a velocidade de cruzeiro definida ou a distância entre veículos selecionada pelo condutor se a velocidade do veículo da frente for inferior. Esta tecnologia assegura que o veículo irá parar totalmente quando o veículo da frente parar. Se o condutor premir o acelerador, o Velar arranca continua a acompanhar o veículo da frente até 21


atingir a velocidade definida, quando as condições o permitam. Se o sistema deteta uma probabilidade de embate frontal com outro veículo, apresenta um alerta que avisa o condutor que deve travar. Se o condutor não reagir, o sistema trava para reduzir a gravidade do impacto potencial. Os Sensores de Estacionamento 360° tornam mais fáceis as manobras em lugares de espaço reduzido. As câmaras incorporadas em redor do veículo são automaticamente ativadas quando for selecionada a marcha atrás, ou podem ser ligadas manualmente. De seguida, é apresentado um gráfico no ecrã táctil com a panorâmica superior do veículo. A proximidade aos obstáculos é apresentada no ecrã e indicada através de avisos acústicos. O sistema Park Assist identifica os lugares de estacionamento paralelo e perpendicular apropriados através de um sensor ultrassónico e avisa ao condutor com uma mensagem no tablier. Quando o condutor aceita o lugar de estacionamento, o sistema controla o veículo de forma autónoma tanto ao entrar como, no caso do estacionamento em paralelo, ao sair do mesmo. Entretanto, o condutor tem apenas que controlar o acelerador e o travão, bem como selecionar a mudança apropriada. Reboque mais simples e seguro Todos os veículos que exibem o logótipo Land Rover devem ter uma capacidade de reboque exemplar, e o Velar não é exceção. Trata-se do veículo de reboque mais prático do seu segmento, dado que desfruta de uma capacidade de reboque de até 2.500 kg e inclui tecnologias que já foram comprovadas no novo Discovery e que conseguem que esta capacidade inerente esteja muito mais acessível. A função semiautónoma de Assistência Avançada ao Reboque permite a qualquer condutor realizar com facilidade manobras de marcha atrás que poderiam parecer complicadas. Em vez de rodar o volante para um lado e outro como habitual, o condutor tem apenas que conduzir o reboque até o local desejado através do seletor rotativo do sistema de informação e entretenimento e a Assistência Avançada ao Reboque calcula todos os movimentos de direção necessários.

22


Em primeiro lugar, o condutor deve introduzir os dados principais do reboque no ecrã táctil para configurar o sistema. De seguida, são apresentadas linhas de trajetória no ecrã táctil sobre a imagem de vídeo das câmaras incorporadas nos espelhos retrovisores exteriores que apresentam a trajetória prevista do reboque. Ao rodar o reboque com o seletor rotativo do sistema de informação e entretenimento e premir os pedais, o condutor pode manobrar reboques em marcha atrás com grande facilidade, dado que o sistema calcula os movimentos da direção necessários. Em complemento, avisa o condutor se o movimento da direção solicitado é excessivo e poderá provocar a rotação excessiva do reboque. A Assistência ao Engate do Atrelado facilita o processo de engate do veículo ao reboque. O Ecrã Táctil utiliza as câmaras periféricas para apresentar a barra de reboque traseira e reconhece o ponto de engate do reboque. De seguida, o ecrã é ampliado para apresentar uma linha de trajetória, que responde às ações do volante para auxiliar o condutor a controlar o veículo até ao seu lugar. A função de Teste de Luzes do Atrelado permite aos condutores testar as luzes dos seus atrelados sem ajuda exterior, acendendo-as do exterior do veículo. O sistema pode ser ativado com um botão na bagageira ou através do ecrã táctil.

3.

ENGENHARIA LÍDER

A integridade da engenharia é fundamental em qualquer Land Rover. O Velar está à altura desta filosofia, dado que foi concebido no Reino Unido e desenvolvido e testado em condições extremas por todo o mundo. O resultado é um SUV médio de luxo que disponibiliza uma dinâmica excelente, um requinte excecional, uma capacidade fora de estrada inigualável e fiabilidade absoluta.

3.1

Capacidades extraordinárias em estrada e fora de estrada

O chassis avançado do Velar disponibiliza níveis nunca vistos de conforto, dinamismo e capacidade fora de estrada. A suspensão dianteira sofisticada de triângulos duplos segue os 23


princípios de design dos veículos desportivos, com rótulas e rolamentos concebidos para proporcionar uma rigidez especialmente elevada que otimize a resposta da direção, o comportamento e a precisão. Na produção do veículo foi utilizada uma grande percentagem de alumínio para reduzir o peso, enquanto os tirantes de controlo inferiores dianteiros em aço asseguram a máxima durabilidade em condições exigentes fora de estrada. O eixo traseiro Integral Link com tirantes e braços superiores em alumínio forjado proporciona a rigidez lateral elevada necessária para proporcionar uma precisão excecional na condução. Em complemento, cumpre os requisitos longitudinais para proporcionar um conforto de condução e requinte extraordinários. Integral Link é o sistema de suspensão traseira mais sofisticado e versátil desenvolvido até à data, e o seu design tira o máximo partido do espaço que minimiza a intrusão na bagageira. Os sistemas de suspensão proporcionam também uma articulação de eixos excelente e asseguram que o veículo irá superar os seus concorrentes em todos os tipos de piso. O Velar estabelece novos patamares de capacidade todo o terreno no segmento SUV médio ao disponibilizar um ângulo de ataque de até 28,89 graus, um ângulo de rampa de até 23,5 graus e um ângulo de saída de até 29,5 graus, bem como uma profundidade de passagem a vau máxima de 650 mm (600 mm com suspensão com molas helicoidais) Kevin Stride, Vehicle Line Director, Jaguar Land Rover: "A nova carroçaria leve e rígida em alumínio do Velar, os sistemas sofisticados de suspensão e o sistema de tração às quatro rodas de última geração, proporcionam uma combinação inigualável de segurança, requinte e agilidade excelentes em estrada, em complemento à capacidade fora de estrada esperada de um veículo Range Rover.” Em conjunto com as avançadas tecnologias Terrain Response 2, All-Terrain Progress Control e Arranque de Baixa Tração, a nova performance e funcionalidade do Velar em todos os tipos de piso e em todas as condições climatéricas tornam-no único no seu segmento". O Velar incorpora suspensão com molas helicoidais como equipamento de série nos modelos de quatro cilindros, com uma distância ao solo de 213 mm. Nas versões diesel de 177 kW (240 CV) e gasolina de 221 kW (300 CV) pode ser encomendado como opção com suspensão pneumática, 24


incorporada como equipamento de série em todos os modelos de seis cilindros. Este sistema disponibiliza um conforto realmente extraordinário e melhora significativamente a capacidade todo o terreno. A altura da suspensão pneumática é reduzida em 10 mm na condução a uma velocidade superior a 105 km/h para diminuir a resistência aerodinâmica e otimizar o consumo de combustível. A função Altura de Acesso Automática baixa a suspensão automaticamente em 40 mm quando o motor é desligado para facilitar a entrada e a saída do veículo. O modo fora de estrada eleva em 46 mm a altura ao solo em comparação com o modo normal a uma velocidade inferior a 50 km/h para proporcionar uma distância ao solo de 251 mm, líder no seu segmento. Na condução a uma velocidade entre 50 e 80 km/h, o sistema reduz a altura ao solo para proporcionar uma combinação perfeita de estabilidade, conforto e distância ao solo nas viagens mais longas sobre pisos não pavimentados com buracos. A suspensão pneumática auxilia também o condutor nas passagens a vau. A função de Deteção de Assentamento pode elevar automaticamente o veículo para passar por cima de obstáculos submersos que o condutor não consiga ver. Para adicionar distância ao solo, terá apenas que premir o pedal de travão tocar num botão no ecrã táctil. A suspensão é autonivelante, pelo que mantém a altura ao solo ideal em reboque ou no transporte de cargas pesadas para maximizar o conforto dos ocupantes do veículo. É também extremamente útil no engate de reboque, carga e descarga: os controlos incorporados na bagageira permitem elevar ou baixar a suspensão em 50 mm respetivamente. O Sistema Dinâmico Adaptativo é incorporado de série em todos os modelos. O sistema monitoriza os movimentos das rodas 500 vezes por segundo e o movimento da carroçaria 100 vezes por segundo, ajustando a configuração de amortecimento nas quatro rodas. Desta forma, assegura a rigidez ideal da suspensão para as condições e melhora requinte de condução e o comportamento. Em complemento, dispõe de uma configuração específica para condições fora de estrada. Sistema Dinâmico Configurável: uma experiência de condução personalizada

25


Disponibilizado como equipamento série nas versões First Edition e disponível como opção em toda a gama, o Sistema Dinâmico Configurável permite ao condutor personalizar as configurações do veículo no ecrã táctil. A configuração predeterminada do modo de condução dinâmica aumenta a resposta do acelerador, as passagens de caixa antecipam um estilo de condução mais desportivo, a suspensão torna-se mais rígida e a assistência da direção é minimizada para uma condução mais envolvente. O Sistema Dinâmico Configurável permite configurar cada parâmetro de forma individual; por exemplo, a maior capacidade de resposta do acelerador pode ser combinada com a configuração predeterminada da suspensão. No ecrã táctil é apresentada informação específica, como as forças G, o cronómetro e a ativação do acelerador, que auxiliar os condutores mais entusiastas a tirar o máximo partido da sua experiência de condução. Direção Assistida Elétrica: resposta e eficiência O sistema de direção assistida elétrica (EPAS) do Velar foi desenvolvido para proporcionar níveis excecionais de resposta, precisão e experiência de condução. A fricção otimizada e os algoritmos de compensação da inércia asseguram uma resposta intuitiva da direção. Pela sua parte, o sistema de retorno ativo cria um efeito natural de centragem da direção enquanto o volante regressa à posição central. O sistema de relação variável assegura também que a resposta aumenta quanto mais o volante é rodado. A EPAS melhora a eficiência e a experiência de condução: utiliza energia apenas quando o volante é rodado, o que pode reduzir o consumo de combustível em até 3 % no ciclo combinado europeu, em comparação com os sistemas hidráulicos. O sistema de Vetorização do Binário Através da Travagem (TVB) é incorporado como equipamento de série em todos os modelos e maximiza a agilidade. Se o sistema deteta a iminência de subviragem ao entrar numa curva, pode iniciar a travagem suave das rodas interiores (em especial, da roda interior traseira) para auxiliar o condutor a manter a trajetória ideal em toda a curva. O TVB é também útil a velocidades reduzidas, na condução em pisos de aderência reduzida como o lama ou neve. Capacidade inigualável: Sistema de tração integral AWD e tecnologias de tração 26


O Velar incorpora uma gama abrangente de tecnologias avançadas para proporcionar um comportamento e agilidade inigualáveis em estrada, bem como uma capacidade fora de estrada líder no seu segmento. Entre estas destacam-se o sistema inteligente e eficiente de tração integral AWD com binário sempre que necessário, que disponibiliza uma distribuição de binário ideal em conformidade com as condições, quer seja em condução dinâmica em estradas de asfalto ou no arranque em gelo. O sistema foi criado com base numa caixa de transferência de uma velocidade que inclui uma embraiagem multidisco em banho de óleo e transmissão de corrente para o eixo dianteiro. Concebida para ser compacta e de funcionamento silencioso, a principal vantagem da caixa de transferência é a sua velocidade: conforme as condições pode mudar de tração 100 % traseira para bloqueio total em apenas 165 milissegundos, enquanto a transferência de binário para o eixo dianteiro pode ser realizada em apenas 100 milissegundos. Estes dados demonstram a incrível capacidade de resposta do sistema de tração às quatro rodas, que disponibiliza um desempenho excecional sob quaisquer condições. A distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro é gerida através do Intelligent Driveline Dynamics (IDD), um sistema de controlo muito sofisticado que foi integralmente desenvolvido nas nossas instalações. O IDD recolhe informação de diversos sensores do veículo, como o ângulo do volante, a posição do acelerador, a velocidade de viragem ou a aceleração lateral. Estes dados servem para calcular continuamente a fricção entre a zona de contacto do pneu e o piso, bem como a proporção da aderência disponível que é utilizada. Graças a este nível elevado de inteligência, o IDD pode utilizar estratégias de controlo preditivas e reativas para otimizar a distribuição do binário, maximizar a tração e a dinâmica do veículo. Para tornar o sistema IDD ainda mais eficaz, foi ligado ao sistema Controlo Dinâmico de Estabilidade, ao sistema de Vetorização do Binário Através da Travagem e ao Bloqueio Dinâmico do Diferencial Traseiro (quando instalado). O Bloqueio Dinâmico do Diferencial Traseiro encontra-se disponível em todos os modelos de seis cilindros e proporciona também benefícios para a condução em estrada e fora de estrada. O controlo eletrónico da embraiagem em banho de óleo significa que o diferencial pode otimizar 27


a distribuição do binário entre as rodas traseiras como uma função de transferência de carga e fricção do piso. Desta forma, é maximizada a tração à entrada e saída de uma curva, bem como na transposição de condições difíceis fora de estrada. O sistema excecional Terrain Response da Land Rover permite ao condutor configurar os sistemas do veículo para se adaptar às condições do piso com os modos de condução Eco, Comfort, Relva/Gravilha/Neve, Lama/Trilhos e Areia, bem como o modo Dynamic nos modelos R-Dynamic. Para proporcionar um comportamento e tração ideais, as configurações do motor, da transmissão, do sistema de tração integral, da suspensão e dos sistemas de controlo de estabilidade são ajustadas continuamente. A versão mais avançada do sistema Terrain Response 2, incorporada de série na versão First Edition, encontra-se disponível como opção nas restantes versões da gama. Este novo sistema inclui uma configuração automática que torna ainda mais fácil tirar o máximo partido da capacidade do veículo, dado que seleciona automaticamente o melhor modo Terrain Response para qualquer superfície. Como estreia num Land Rover, o acesso aos sistemas Terrain Response não é realizado através de um seletor específico, utiliza o selector rotativo reconfigurável do sistema de informação e entretenimento ou diretamente no ecrã táctil. Esta integração inteligente do sistema contribui para o design limpo e minimalista da consola central. Uma gama abrangente de tecnologias fora de estrada reforçam a capacidade todo o terreno líder no segmento do Velar. All Terrain Progress Control (ATPC) é um sistema de controlo de velocidade de cruzeiro de velocidade reduzida que proporciona um comportamento mais estável em condições adversas ao controlar a velocidade do veículo. Desta forma, o condutor pode concentrar-se unicamente no volante, dado que não é necessário premir o travão nem o acelerador. O sistema é ativado premindo um botão e a velocidade desejada é selecionada com os interruptores do controlo de velocidade de cruzeiro incorporados no volante.

ATPC funciona também em marcha-atrás e, em qualquer caso, pode ser utilizado entre 1,8 km/h e 30 km/h. É especialmente útil em situações exigentes fora de estrada onde é necessária uma

28


velocidade constante muito reduzida para manter o equilíbrio do veículo e o conforto dos ocupantes.

O Arranque de Baixa Tração foi concebido para auxiliar os condutores a arrancar facilmente em pisos de aderência muito reduzida. É ativado no ecrã táctil inferior do sistema de informação e entretenimento e proporciona uma aceleração muito progressiva que reduz a probabilidade de patinagem das rodas. Acima de 30 km/h, o acelerador regressa automaticamente à configuração Terrain Response anteriormente selecionada.

O Controlo de Descida de Declives (HDC) utiliza o sistema ABS para manter uma velocidade controlada em declives acentuados sem necessitar de intervenção do condutor. O HDC incorpora a função Gradient Release Control que liberta progressivamente os travões no arranque em declives. A última atualização do menu 4x4i inclui informação sobre o ângulo de inclinação e imagens das câmaras dianteira e traseira, bem como dados frequentes como o ângulo do volante, a distribuição do binário da transmissão, a articulação da suspensão e os valores do sensor de passagem a vau.

3.2

Motores requintados e eficientes

Os seis motores diesel e a gasolina disponíveis no novo Range Rover Velar foram concebidos para disponibilizar a fusão perfeita de performance, requinte e eficiência. Em complemento, cumprem todos a exigente norma de emissões Euro 6. Combinados com uma transmissão sofisticada que inclui a caixa automática de oito velocidades de funcionamento suave e a tração às quatro rodas, proporcionam uma experiência de condução simples e descontraída que sempre caracterizou os veículos Range Rover.

Motores diesel Ingenium: Consumo de combustível reduzido, binário elevado 29


Encontram-se disponíveis duas versões do motor diesel Ingenium de quatro cilindros da Jaguar Land Rover. Eficientes e requintados, disponibilizam níveis elevados de binário desde regimes baixos, assegurando uma capacidade de resposta excelente e aceleração quando solicitada pelo condutor. O requinte absoluto é garantido pelo cárter rígido reforçado, os veios de equilíbrio duplos e os apoios de motor dinâmicos hidráulicos que complementam os anteriores para minimizar as vibrações. Ambos os motores 2.0 apresentam um design com eficiência inerente e fricção reduzida, que inclui características como um sistema de refrigeração dividida e uma bomba de refrigerante com controlo eletrónico para assegurar um aquecimento rápido que diminua o consumo de combustível. A distribuição variável da came de escape permite que o motor atinja a temperatura normal de funcionamento assim que possível, reduzindo as emissões. Os dois incorporam tecnologias de última geração para diminuir as emissões de NOx. O sofisticado sistema de Recirculação de Gases de Escape (EGR) incorpora um circuito de baixa pressão refrigerado em complemento ao circuito de alta pressão para reduzir as perdas de bombagem e melhorar adicionalmente a eficiência. Diminui também os picos de temperatura de combustão, minimizando a formação de NOx nos cilindros. O sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) reduz as emissões de NOx para níveis muito reduzidos. Injeta AdBlue nos gases de escape, onde reage com os NOx e os transforma em inofensivos azoto e água, assegurando que todos os motores diesel Ingenium cumprem os limites rigorosos da norma Euro 6. A versão mais eficiente do motor denomina-se D180 e inclui um sistema Common Rail de 1.800 bar e um turbo compressor de geometria variável para proporcionar uma combustão eficiente, limpa e silenciosa, bem como uma resposta excelente desde regimes baixos. Graças aos seus 132 kW (180 CV) e um binário máximo de 430 Nm desde 1.500 rpm, este motor disponibiliza uma performance flexível e uma eficiência extraordinária: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, consumo de combustível de 5,4 litros/100 km e emissões de CO2 de 142 g/km no ciclo combinado europeu.

30


Se os clientes exigem uma performance superior sem sacrificar a eficiência, a opção perfeita é o D240, o motor diesel Ingenium mais potente. Com 177 kW (240 CV) e um binário excecional de 500 Nm desde apenas 1.500 rpm, este motor inclui um sistema Common Rail de 2.200 bar e dois turbo compressores, uma estreia para a Jaguar Land Rover, dado que é a primeira vez que introduz nos seus veículos um sistema de sobrealimentação turbo sequencial em série. Estas características permitem que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. Os valores de consumo de combustível também impressionam: 5,8 litros/100 km e emissões de CO2 de 154 g/km. Binário extraordinário: diesel V6 com 700 Nm O D300 é o motor diesel V6 3.0 mais recente: disponibiliza um requinte que marca uma referência com uma eficiência incrível e uma performance notável graças aos potentes 221 kW (300 CV) e um binário máximo excecional de 700 Nm. Este motor excecional pode acelerar o Velar de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, até uma velocidade máxima de 241 km/h. Os valores de consumo de combustível e emissões de CO2 são 6,4 litros/100 km e 167 g/km, respetivamente. Esta combinação de potência e eficiência é conseguida com a ajuda de várias tecnologias avançadas. O sistema piezoelétrico Common Rail de 2.000 bar melhora a performance e reduz as emissões ao assegurar uma injeção muito precisa para conseguir níveis ideais de atomização e mistura do combustível. Foi melhorada a resposta do sistema de sobrealimentação turbo sequencial paralelo com o design otimizado do compressor, turbina e alhetas do sistema de geometria variável, que permitem disponibilizar um binário robusto a regimes inferiores. No turbo principal foi utilizada uma tecnologia vanguardista de rolamentos cerâmicos para reduzir a fricção, permitindo um aumento rápido do binário e aceleração sem esforço. Da mesma forma que os motores diesel Ingenium de quatro cilindros, esta versão V6 inclui os sistemas EGR de alta pressão e EGR refrigerado de baixa pressão, bem como o sistema SCR para reduzir as emissões de NOx e assegurar o cumprimento da norma Euro 6. Motor a gasolina Ingenium de quatro cilindros: performance e eficiência 31


O Velar é um dos primeiros veículos onde a Jaguar Land Rover disponibiliza os seus novos motores Ingenium 2.0 a gasolina de quatro cilindros, concebidos para proporcionar uma performance fluida e requintada. A resposta e eficiência dos motores dependem das tecnologias que os compõem, como o coletor de escape integrado, o sistema de injeção direta de 200 bar e o turbo compressor de conduta dupla. Estes motores integram também controlo eletro-hidráulico das válvulas de admissão. Esta tecnologia inovadora permite elevar as válvulas de forma variável, de forma a que o controlo da carga seja realizado principalmente através das válvulas de admissão em vez da borboleta do acelerador. Isto reduz as perdas de bombagem, disponibiliza uma flexibilidade e controlo inigualáveis do fluxo de ar nas câmaras de combustão, melhorando a potência e o binário, reduzindo o consumo de combustível e as emissões. Denominado P250, o primeiro dos dois novos motores a gasolina desenvolve uma potência máxima de 184 kW (250 CV) e um binário máximo de 365 Nm, desde apenas as 1.200 rpm até às 4.500 rpm. Assim, o Velar acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e tem um consumo de combustível de 7,6 litros/100 km e emissões de CO2 de 173 g/km no ciclo combinado europeu. A versão mais potente desenvolve 221 kW (300 CV) e denomina-se P300. Trata-se do motor de quatro cilindros mais potente de sempre na história da Land Rover. Disponibiliza um binário máximo de 400 Nm, pelo que proporciona uma capacidade de resposta excecional em todas as situações. Esta versão de alta performance estará disponível dentro de alguns meses. Performance excecional: motor V6 Supercharged a gasolina. A opção por excelência para os condutores mais exigentes é o motor 3.0 V6 Supercharged. O P380 é um motor a gasolina produzido integralmente em alumínio que incorpora um compressor Roots Twin Vortex, injeção direta e distribuição variável independente com árvore de cames dupla para proporcionar uma resposta instantânea do ralenti até à redline. Um veio de equilíbrio de compensação minimiza as vibrações para proporcionar um requinte excecional. O resultado são uns impressionantes 380 CV às 6.500 rpm e 450 Nm de binário, suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, até uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h. As capacidades fantásticas deste potente motor são reforçadas pelos 32


valores de consumo de combustível de 9,4 litros/100 km e emissões de CO2 de 214 g/km no ciclo combinado europeu. A sonoridade exclusiva do escape foi cuidadosamente afinada para refletir de forma discreta mas imponente a potência disponível ao premir o acelerador a fundo, bem como o requinte mais absoluto na condução a velocidade de cruzeiro em tranquilidade absoluta. Caixas automáticas de oito velocidades suaves e sensíveis Todos os modelos Velar estão equipados com caixas automáticas ZF de oito velocidades com patilhas de seleção que proporcionam passagens de caixa suaves e rápidas. Os motores de quatro cilindros são acoplados à caixa 8HP 45, que inclui amortecimento de pêndulo integral. Esta função reduz drasticamente os golpes e as vibrações que se podem manifestar na condução em relações longas a regimes baixos. Contribui para proporcionar um consumo de combustível reduzido e um habitáculo silencioso e requintado. Os motores de seis cilindros são conjugados com a caixa de velocidades 8HP 70, que foi concebida para gerir os valores mais elevados de binário disponibilizado por estes motores de grande cilindrada. Todos os motores apresentam uma recalibração de transmissão exclusiva, assegurando um consumo de combustível ideal e as características de passagem de caixa mais gratificantes e intuitivas.

3.3

Arquitetura Leve em Alumínio: rígida, robusta, segura

O monobloco com elevado conteúdo de alumínio do Velar foi criado com a arquitetura leve em alumínio da Jaguar Land Rover. Este design modular é composto por uma mistura inteligente de materiais, sendo essencial para conseguir o requinte, eficiência e capacidade todo o terreno do veículo. As ligas em alumínio representam mais de 81 % da carroçaria em bruto, um valor que nenhum outro fabricante pode igualar. As qualidades e tipos de materiais da estrutura foram cuidadosamente selecionados para disponibilizar o equilíbrio perfeito entre robustez, rigidez e peso. A utilização de secções laterais em liga leve de alumínio da série 6000 permitiu reduzir a espessura do painel de 1,5 mm para 33


1,1 mm, que diminuiu o peso sem comprometer a resistência. O tejadilho em alumínio contribuiu para reduzir o centro de gravidade, melhorando a condução e o comportamento. Foi utilizada fundição de alta pressão para criar componentes extremamente complexos, como as torres da suspensão dianteira. Um aço de alta resistência é incorporado em zonas selecionadas da secção traseira da carroçaria, que são unidas aos painéis de alumínio adjacentes com rebites autoperfurantes e adesivos estruturais. Esta tecnologia de união é limpa e eficiente em termos de energia, além de contribuir para a elevada rigidez torsional da carroçaria. São utilizadas ligas leve de magnésio na produção do suporte dianteiro e travessa do veículo, enquanto a tampa da bagageira é produzida em materiais compósitos avançados. A estrutura da carroçaria do Velar disponibiliza também uma proteção excecional contra embates, dado que foi desenvolvida para cumprir as normas mais exigentes de embate a nível global. A proteção proporcionada pela rigidez extrema do habitáculo é complementada por um sistema de restrições que inclui seis airbags: para o condutor e passageiro dianteiro, airbags laterais nos bancos dianteiros e airbags de cortina para ambas as filas de bancos. A proteção de peões contra embates foi também uma prioridade, dado que a qualidade dos materiais e a forma do capot em alumínio foram selecionados para absorver a energia de forma progressiva e disponibilizar espaço até aos pontos rígidos no compartimento do motor.

O Land Rover mais aerodinâmico de sempre A forma do Velar com elevado conteúdo de alumínio é não apenas leve e rígida, como também excecionalmente aerodinâmica. A resistência aerodinâmica de apenas 0,32 foi conseguida graças à colaboração estreita entre as equipas de design e engenharia desde o primeiro momento, com simulações exaustivas de dinâmica computacional de fluidos e testes em túneis de vento. Este valor torna o Velar no Land Rover com maior eficiência aerodinâmica de sempre e contribui significativamente para o requinte excecional e consumo de combustível reduzido.

34


Todos os detalhes foram cuidados para proporcionar ao Velar a menor resistência aerodinâmica possível. Por exemplo, as protuberâncias dos farolins traseiros foram concebidas para permitir uma separação limpa entre o fluxo de ar e as secções laterais, gerando um fluxo de ar mais estruturado e, por esse motivo, uma resistência aerodinâmica inferior. As condutas de ar incorporadas no spoiler traseiro foram especialmente concebidas para reduzir em até 90 % a resistência e a acumulação de sujidade no vidro traseiro. As alhetas de ventilação ativas são fechadas durante a fase de aquecimento para atingir a temperatura normal de funcionamento com maior rapidez. As alhetas de ventilação são também fechadas quando não é necessária refrigeração adicional, como na condução a velocidade de cruzeiro, contribuindo para uma redução adicional da resistência aerodinâmica. As aberturas no para-choques dianteiro direcionam o ar em redor das rodas dianteiras para reduzir a turbulência, contribuindo também para diminuir a resistência aerodinâmica. O fluxo de ar em redor do veículo foi também otimizado para reduzir a sustentação. O resultado é um equilíbrio de 50:50 entre a sustentação dianteira e traseira, que proporciona mais segurança aos condutores, melhorando a estabilidade e a sensibilidade da direção a qualquer velocidade.

35

Profile for Trendy

Press Pack Range Rover Velar 2017  

O teaser que recebemos há uns dias, deixava antever um SUV com umas linhas arriscadas e um aspecto visual que prometia marcar a diferença em...

Press Pack Range Rover Velar 2017  

O teaser que recebemos há uns dias, deixava antever um SUV com umas linhas arriscadas e um aspecto visual que prometia marcar a diferença em...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded