Page 1

BANHOS DE SPA Chocolate à flor da pele, nos cabelos e na banheira

ATENDENDO BEM O conceito sustentável da hotelaria verde

SEGUINDO VIAGEM COM... Fernando Ferrero, Diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa

ROTA DO CHOCOLATE Todas as cidades que ESTÃO envolvidas COM O chocolate no Brasil, principalmente neste período de Páscoa

Distribuição Gratuita - FEVEREIRO/MARÇO 2012 - edição 9 - ANO 2

HERSHEY A cidade americana que nasceu em função da fábrica de chocolates


A TREND tem os melhores pacotes principais cidades dos MIAMI

DBL USD

A partir de

10x

142,

50

À vista USD 1.425,00

LAS VEGAS

DBL USD

A partir de

10x

195,

00

À vista USD 1.950,00

Y & DRIVE ORLANDO FL

HOTEL CASABLAN CA

5

O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando TAM em classe econômica (Q); 5 noites de hospedagem + Continental Breakfast; Traslados de chegada e saída regulares; City tour; Seguro Viagem.

PLANET HOLLYW OOD

5 O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando LAN em classe econômica (Q) - voo com conexão. 5 noites de hospedagem; Traslados de chegada e saída regulares; Seguro Viagem.

FAIRFIELD INN LA

DBL USD

A partir de

10x

181,

20

À vista USD 1.812,00

KE BUENA VISTA BY MARRIOTT

7

O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando TAM em classe econômica (Q); 7 noites de hospedagem + Continental Breakfast; 8 dias de locação de carro Alamo Econômico - Plano TZ; Seguro Viagem.

UES E COMPRAS ORLANDO PARQ

HOTEL CELEBRATIO N

DBL

A partir de

10x

USD

255,60 À vista USD 2.556,00

SUITES

9 O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando TAM em classe econômica (Q); 9 noites de hospedagem + Continental Breakfast; Traslados Aeroporto/Hotel/Aeroporto; Traslados para todos os parques e 1 tour de compras (Premium Outlet); 2 dias de ingressos Universal; 4 dias de ingressos básico Disney; Seguro Viagem.


para uma semana inesquecível nas Estados Unidos da América. FLY & DRIVE LOS ANGELES

DBL USD

A partir de

10x

186,

80

À vista USD 1.868,00

IVE CO FLY & DR SAN FRANCIS

DBL USD

A partir de

10x

138,

80

À vista USD 1.388,00

NEW YORK

DBL USD

A partir de

10x

222,

10

À vista USD 2.221,00

CROWNE PLAZA BEVE

RLY HILLS

5

O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando LAN em classe econômica (X); 5 noites de hospedagem; 6 dias de locação de carro Alamo Econômico - Plano MF; Seguro Viagem.

Renoir

5

O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando LAN em classe econômica (O); 5 noites de hospedagem; 7 dias de locação de carro Alamo Econômico - Plano MF; Seguro Viagem; Válido para embarque até 30/03/2012.

Fitzpatrick Grand

Central

5

O PACOTE INCLUI: Passagem aérea ida e volta voando TAM em classe econômica (L); 5 noites de hospedagem; Traslados Aeroporto/Hotel/Aeroporto; City tour; Seguro Viagem; Wellcome drink.

www.trendoperadora.com.br Reservas Nacionais: São Paulo 3123 0333 | Outras Cidades 0800 770 8555 Reservas Internacionais: São Paulo 3041 7501 | Outras Cidades 0800 773 7557

Condições Gerais: Valores apresentados são por pessoa em acomodação em apartamento duplo, não contemplando TPL, QDPL e CHD, voos com saída de São Paulo , pacotes válidos para compras do dia 05 de março até 19 de abril de 2012 . Preços, datas de saída, disponibilidades e condições de pagamento estão sujeitos a reajuste e mudanças sem aviso prévio. Valores não inclui taxas de embarque e extras . Consulte outros roteiros e datas de saída com seu agente de viagens.


Palavra do Presidente Definitivamente estamos vivendo uma nova Era no turismo. Fusões, confusões, aquisições e muita euforia para todo o lado. Por aqui, continuamos trabalhando firmemente no nosso propósito de atender, e muito bem, o nosso único cliente: o Agente de Viagens. E mais uma vez inovamos. Depois de muito planejamento e trabalho, conseguimos conceber um modelo dos nossos, ou melhor, dos seus sonhos quando o assunto é sistema e tecnologia. Gostamos tanto da solução que até viramos sócios de uma empresa que qualificamos como a melhor em solução tecnológica: Reserva Fácil. Agora o Reserva Fácil será, sem dúvida, o grande facilitador do agente de viagens, que poderá fazer tudo que sempre sonhou em um só portal. Vamos dar sinal verde, possivelmente em maio. E vem muito mais por aí. Como certamente você vai virar a próxima página, vou te contar um pouquinho do que o nosso pessoal de Marketing preparou nesta edição incrível e deliciosa: Quem não gosta de chocolate? O chocolate e o espírito da Páscoa invadiram a TREND. Tanto que esta edição inteira da Segue Viagem gira em torno desses dois temas. Abrimos com uma entrevista com o Diretor da Bahiatursa, Fernando César Ferrero (que coincidentemente possui o sobrenome de uma famosa marca de chocolate italiana), falando sobre o Roteiro do Cacau, Carnaval e como a entidade cresceu no cenário nacional do Turismo.

SV fevereiro/março 2012

Editorial

Nosso TTC (TREND Training Center) apresenta uma matéria completa sobre os “12 mandamentos do agente de viagens de sucesso”, o curso desenvolvido por mim para que o agente tenha sucesso máximo em vendas e atendimento. É ler e progredir! Além disso, nesta edição trago, pela primeira vez, o Departamento Financeiro para contar as últimas novidades do setor.

4

Com o novo nome de ID Brasil, mostramos a rota turística de todas as cidades que possuem ligação com o chocolate: desde as plantações de cacau em Ilhéus (BA), passando pelos festivais e produtores em Vila Velha (ES), as lojas finlandesas em Penedo (RJ), os festivais em Ribeirão Pires (SP) e Campos do Jordão (SP), chegando até o Chocofest de Gramado (RS). E os hotéis nacionais que destacamos acompanham os destinos: o Blue Mountain de Campos, a Pousada Terra Boa de Ilhéus e o Hotel Villa Bella de Gramado. Falando nessas belas paisagens, levantamos a questão da Hotelaria Verde, mostrando quais hotéis do diretório TREND estão sempre preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade. Na nova seção ID Mundo, exploramos a cidade de Hershey, Pennsylvania (EUA), que foi toda concebida em função da famosa fábrica de chocolate, um destino turístico bem inusitado. Ao redor dele, destaque para os hotéis Waldorf Astoria (Orlando/EUA), Fairmont Lake Louise (Alberta/Canadá) e Atlantis Paradise (Bahamas/EUA). E nem só para comer serve o chocolate. Aqui você vê curiosidades sobre o uso do chocolate por fora do corpo, nos cabelos, na pele, no banho. A esteticista do Spa Satsanga do Hotel


SV fevereiro/março 2012

5

Vila Galé de Cumbuco (CE) fala sobre os banhos de chocolate que o local oferece e dos benefícios para o corpo por fora e por dentro. O advogado Arthur Simões conta como atravessou o planeta somente com uma bicicleta como transporte em Experiências de Viajante. E nossa gastronomia fala sobre peixe, graças à tradição da Páscoa e da Semana Santa, apresentando uma receita que une ingredientes brasileiros e frutos do mar direto de Porto de Galinhas (PE). Para quem gosta de Cultura, listamos todas as cidades que abrigam Festivais de Cinema, importantes eventos turísticos do país: Paulínia (SP), Gramado (RS), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Natal (RN). E para quem vai voar, uma superintendente da ANAC dá dicas preciosas sobre tamanhos e o que pode ir nas malas, tanto de bagagem quanto de mão. A nova seção Agenda traz datas e feiras importantes para o Turismo em fevereiro e março, para ninguém perder nenhum evento. E depois de tanto chocolate, saiba como funciona o diabetes no nosso organismo e como pode afetar a nossa saúde. Por fim, no nosso Espaço TREND inauguramos a seção Onde estamos?, na qual, a cada edição, colocaremos todos os executivos da TREND por região do país. Além disso, nesta edição as novas contratações, minha participação no Fórum Panrotas, o Road Show Caribe, quem andou visitando a nossa sede e a divisão da TREND em Corporativo e Lazer. E tudo isso com um layout renovado, que deixou a nossa revista ainda mais leve! Ufa! É muito conteúdo e novidade! Tudo para reforçar o nosso renascimento em 2012 e desejar a todos uma Feliz Páscoa! Boa leitura!

Luis Paulo LUPPA Diretor-presidente

Expediente

Curta a nossa página no Facebook:

facebook.com/Trendoperadora

Siga a nossa conta no Twitter:

twitter.com/TrendOperadora

A revista Segue Viagem é uma publicação da TREND Operadora. Internet: www.trendoperadora.com.br. Tiragem: 10.000 exemplares. Projeto gráfico e Diagramação: Tatiana Barboza. Gerente de Comunicação, Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Stevan Lekitsch (MTB 36.017 SP) imprensa@trendoperadora.com.br. Revisão: Jussemara Varella. Impressão: W Gráfica. Colaboradores: Alessandra Assad, Alexandre Camargo, Dr. Amaury Simoni, Emanoel Lima, Mário Braga, Maurício Góis, Nilda Brasil, Raúl Candeloro e Ronaldo Silva. Marketing - Diretora: Ana Kuba. Assessora da Diretoria: Thaís Siqueira. Gerente de Marketing: Regina Bartazini. Equipe de Redação e criação: André Torres, Cláudio Zenebon, Fernando Figueiredo, Paulo Calazans, Priscila Palácio, Rosimeire Raven, Thaise Salzgeber e Ulysses Badain. Foto da Capa: Banco de Imagens Shutterstock. Créditos de Fotos: Banco de imagens, Shutterstock, divulgação e Arquivo TREND. As demais fotos estão com o devido crédito do fotógrafo. Para anunciar entre em contato com a nossa área comercial: publicidade@trendoperadora.com.br. Distribuição gratuita. www.revistasegueviagem.com.br.


Conselho de Amigo palavra dos conselheiros A data da Páscoa refere-se ao renascimento. E é essa a sensação que todos estamos passando pela TREND Operadora neste momento. Esta edição da nossa revista Segue Viagem é a primeira do ano de 2012. E vem com novidades na sua diagramação, no seu conteúdo, assim como nossa empresa também está cheia de novidades. Passados a virada do ano, as férias e o Carnaval, é o recomeço das atividades, o renascimento das ideias, é a tomada de fôlego para este ano que já deu a partida. E pode ter certeza, nosso parceiro agente de viagens e hoteleiro, que vamos ter muitas novidades para você em 2012. Ferramentas mais completas, mais e melhores opções de hotéis, muito mais destinos tanto para os que viajam a lazer quanto aos clientes corporativos, novas promoções, melhorias no sistema, novidades no fluxo de faturamento e muitas outras novidades. Um novo ano significa um turbilhão de novidades. Para você que está conhecendo a revista Segue Viagem pela primeira vez, mergulhe neste mar de informações relevantes e renovadas. Para você que já conhece a Segue Viagem, deleite-se com as novidades de sua diagramação, com os novos conteúdos e com uma das edições mais doces que você já leu. A Páscoa cobriu a revista de chocolate em todas as suas páginas.

SV fevereiro/março 2012

Editorial

Feliz Páscoa a todos!

6

José Anjos

Diretor-conselheiro

Washington Preti Diretor-conselheiro


Agradeço muitíssimo toda sua

opinião

do leitor

paciência, sua atenção, seu Arquivo Pessoal

tempo, sua boa vontade, sua simpatia e seu empenho precioso em me ajudar. Continue me auxiliando, por favor, nas próximas faturas e boletos. Sei que você nunca me abandona quando eu preciso. Conto com sua super colaboração de sempre.

A edição de Lazer da revista Segue Viagem fica na minha

Ana Cristina Leão

mesa. A matéria explicando

Agente de viagens da Atelier Turismo São Paulo – SP

como funcionam as telas do sistema é excelente. Utilizo-a como referência o tempo todo. Foi a

O e-mail acima foi encaminhado para a equipe de Pós-Faturamento da TREND Operadora por uma agente de São Paulo que estava com dúvidas em relação a faturas e boletos que foram enviados à agência para pagamento. Ela ficou preocupada com a situação, pois estavam prestes a vencer, então foi orientada via e-mail e telefone e teve seu caso solucionado. O Pós-Faturamento, departamento do qual o Ivo faz parte, é responsável por atender a qualquer solicitação ou tirar as dúvidas dos agentes em relação às faturas e notas emitidas pela TREND.

melhor edição da revista, Arquivo TREND

sucesso Cases de sucesso Cases de

sucesso Cases de sucesso Ca

muito bem explicada e SUPERDINÂMICA. Floris Chieregatti

Ivo Campos Pós-Faturamento da TREND São Paulo – SP

Gerente da Agência Paradise Dreaming São Paulo – SP

8

Arquivo Pessoal

a vez Agente da vez Agente

SV fevereiro/março 2012

Agente Falando

da vez Agente da vez Agente da vez Agente Nome: Marcello Restivo. Idade: 43 anos. Trabalha na: Tivolitur Soluções em Viagens Corporativas, Eventos e Lazer. Localizada na cidade de: São Paulo (SP). Cargo: diretor comercial. Estado civil: casado. No turismo desde: 1982. Começou trabalhando como: office-boy. Na sua área gosta mais de: desafios constantes. Destino favorito: New York e Las Vegas (EUA). Destino mais pedido: Rio de Janeiro (RJ). O maior desafio para o turismo no Brasil: infraestrutura.


Colunistas Confira a estreia da coluna do Departamento Financeiro

ID Brasil Exploramos a Rota do Chocolate: do cacau da Bahia aos chocolates artesanais do Sul

HOTEL INTERNACIONAL Resorts em Orlando, Bahamas e Lake Louise

CURIOSIDADES O chocolate faz bem para a pele e para os cabelos

GASTRONOMIA Os benefícios dos peixes para a mesa e para a saúde

Fernando Ferrero, Diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa

15 26 34 38 44

HOTEL NACIONAL

54

EXPERIENCIAS DE VIAJANTE

Opções luxuosas em destinos achocolatados

Atendendo Bem A hotelaria verde e sustentável já é uma realidade

ID Mundo Hershey: a cidade mais doce do planeta

48 51 O advogado Arthur Simões conta como atravessou o planeta em cima de uma bicicleta

58 62 64

Cultura Cinema é mais que diversão, pode transformar importantes destinos turísticos

CONSUMO Tudo o que pode e o que não pode com as malas que entram nos aviões

Agenda Esta nova seção da revista traz datas importantes para o turismo

SAUDE O diabetes na vida de quem viaja

66 68 70

ESPACO TREND O que acontece dentro e em volta da nossa operadora

9 SV fevereiro/março 2012

10

Seguindo viagem com...


...

do n a , n o er r F rre gita a Fe e a es s r u u q açõ iat as Bah da

do guin

via

g

iv Arqu

o Pe

ssoa

l

Se

om em c

or

SV fevereiro/março 2012

Seguindo viagem com...

O diret ões ç rela de fala e onais naci presente do do ro u t ia fu do Bah o na m turis

10

F

ernando César Ferrero, 54 anos, natural de Ribeirão Preto (SP), formado em Economia pela FAAP, está envolvido com Turismo e com a Bahia desde 1993. Em seu extenso currículo, já teve passagens como Presidente da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento e Lazer da Bahia; foi Presidente Executivo e Diretor de Eventos do Convention Bureau de Salvador (BA); Diretor de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia; Presidente da Emtursa (Empresa Municipal de Turismo S/A); Diretor Financeiro do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (BA); é Vice-presidente de Novos Negócios da Federação Brasileira de Convention e Visitors Bureau; é Conselheiro na área de segmentação, infraestrutura e superestrutura do Conselho Nacional de Turismo. Atualmente é Diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, cargo que ocupa desde o ano de 2009. Com tanta ligação com o Turismo da Bahia, Fernando descreve nas próximas páginas da revista Segue Viagem o que já fez pelo Estado, quais as ações atuais, que já envolveu o Carnaval e agora aguarda o Festival do Chocolate de Ilhéus, e o que está sendo feito para os grandes eventos que estão por vir. É a Bahia seguindo uma próspera viagem! Quantos turistas a Bahia recebe por ano e qual a principal origem deles? A Bahia recebe um fluxo total de 9 milhões de pessoas por ano, sendo 514 mil internacionais e 8 milhões e 538 mil de turistas domésticos. Destes, 4 milhões são


SV fevereiro/março 2012

11

A Bahia recebe um fluxo total de 9 milhões de pessoas

de outros Estados e 4,538 milhões são de baianos viajando pela própria Bahia.

Turismo, guias e monitores da carnaval, sistema integrado de atendimento nos postos de informações, Bahia.com.br na internet e redes sociais digitais.

por ano

Quais são os maiores emissores e os destinos mais procurados?

Participamos em média de 83 feiras e eventos ligados ao Turismo, sendo 55 no Brasil e 28 no exterior. Temos ainda uma Gerência de Desenvolvimento da Malha Aérea da Bahia, em que são desenvolvidos estudos e captações de novos voos para o Estado, incluindo voos regulares e charters.

Os principais emissores de visitantes para a Bahia na área nacional são: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e a própria Bahia; na área internacional são: Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Portugal, Argentina e Espanha, e os destinos mais procurados são: Salvador, Praia do Forte e toda a Costa dos Coqueiros, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Camamu, Chapada Diamantina, Morro de São Paulo, Caravelas, Caraívas, Prado, Paulo Afonso, Juazeiro, Cachoeira, Bom Jesus da Lapa, Canudos, Canavieiras e tantos outros destinos que estão espalhados em 13 zonas turísticas divididas pelo Estado da Bahia.

O Festival do Chocolate da Bahia tornou-se um dos mais importantes eventos relacionados à cultura do cacau e do chocolate do país. Como ele está refletindo para o turismo e para a economia local?

Temos novos produtos implantados na atual gestão, como o Stock Car, Espicha Verão, São João e também novos segmentos como Enoturismo, Turismo Étnico-afro e Turismo Náutico. Também temos novos serviços no sistema integrado de informações, como Disque Bahia

Itacaré (BA)

Mary Melgaço

Quais são os programas desenvolvidos atualmente pela Bahiatursa para promover o turismo?

O Festival Internacional do Chocolate da Bahia chega à sua 4ª edição em junho de 2012. Foram mais de 20 mil visitantes em 2011, de 11 Estados e de sete países estrangeiros. O festival movimenta a economia e o turismo durante o evento e depois, pois promove o estímulo ao empreendedorismo e a produção associada ao turismo, e ajuda a consolidar os roteiros do chocolate e cacau criados pela Bahiatursa no ano passado. Os hotéis sentem o reflexo com uma ocupação de 100% durante


Teremos a feira com expositores de chocolate da região, cursos e seminários, concursos, um espaço infantil, o Planeta Chocolate, o ChocoDay

Quais as atrações, shows e novidades do festival para este ano? O evento acontecerá de 28 de junho a 2 de julho e contará com várias atrações, e com uma rica programação, tornando este um evento único no mundo com estas características. Teremos a feira com expositores de chocolate da região, cursos e seminários, concursos, um espaço infantil, o Planeta Chocolate, o ChocoDay, que é um dia com grandes nomes do chocolate do Brasil e do mundo, visita às fazendas de cacau e os grandes shows de música. Existe a intenção de o Estado da Bahia tornar-se um grande fabricante de chocolate, uma vez que domina a produção da principal matéria-prima, o cacau?

Seguindo viagem com...

Sem dúvida, a Bahia será o principal produtor sul-americano de chocolate de qualidade em poucos anos. Já estão no mercado várias marcas baianas, sendo que algumas estão inclusive exportando, e ainda temos um cacau premiado internacionalmente.

Maraú (BA)

Shutterstock/ Schmid Christophe

SV fevereiro/março 2012

12

o evento e com uma mudança no perfil do visitante depois do evento, que aumentou seu ticket médio e seu tempo de permanência, pois há as fazendas como alternativa de passeio.

Quando falamos de chocolate de verdade, este tem de ter um mínimo de cacau, que na Europa, por exemplo, é de 25%. Na Bahia temos chocolates com 70% praticamente em todas as fábricas. Estamos apenas começando, mas

iremos muito longe com um produto genuíno, funcional e delicioso. Como a Bahiatursa conseguiu contornar os recentes contratempos ocorridos no Estado e garantir por mais um ano o sucesso do Carnaval e do turismo baiano? O Estado da Bahia tem um projeto muito definido nas suas bases políticas, vivemos em um Estado democrático. Nosso governador Jaques Wagner vem de um processo de muitos anos de negociação e tem tradição de ser bom condutor em momentos de conflito. Neste contratempo que tivemos, o governo do Estado agiu de maneira correta e determinada, pois tínhamos que garantir o bem-estar da população e também de todos os turistas que vieram para o Carnaval da Bahia. Neste sentido, acho que conseguimos atingir o objetivo pretendido e ficou a certeza de um ótimo Carnaval por mais um ano. A Bahia é um dos Estados a receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Quais ações estão sendo desenvolvidas para acolher esse megaevento que atrairá milhares de turistas do mundo todo? A principal ação de todas é a construção do novo Estádio da Fonte Nova, nosso estádio principal que foi implodido em 2010, e as obras já estão aceleradas para atender a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Também estamos capacitando toda a cadeia do turismo,


SV fevereiro/março 2012

13

Estamos em contato como a hotelaria, bares, restaurantes, locadoras de veículos, empresas de eventos, agências de viagens e operadoras, que geram um total de 391 mil empregos diretos no setor turístico. Estão previstos ainda novos empreendimentos imobiliários, pavimentação de estradas, ampliação do aeroporto, melhora na sinalização turística e, principalmente, a maior preocupação de todas: a mobilidade urbana.

permanente com

um evento no primeiro semestre na Bahia juntamente com a Trend. Este é um exemplo dentre outros que estamos estudando para fortalecer a imagem da Bahia por meio de ações conjuntas.

a direção da Trend no sentido de estreitar

A Bahiatursa adquiriu uma importância fundamental, tanto dentro do próprio trade turístico quanto no cenário do turismo brasileiro como um todo. Ao que atribui esse sucesso de atuação?

cada vez mais a relação já existente

Quais as expectativas da Bahiatursa e quais benefícios ficarão para o Estado após sua realização? A Bahia já recebe nos em junho e julho, meses em que será realizada a Copa do Mundo, cerca de 400 mil visitantes. Esperamos que durante o evento essa visitação suba para 700 mil, e os maiores benefícios que poderemos esperar é uma melhoria da mão de obra nos serviços em geral e, sobretudo, uma melhor imagem projetada nos principais mercados emissores de turistas para a Bahia. Teremos também o legado das obras que ficarão para benefício dos próprios baianos.

Estamos em contato permanente com a direção da Trend no sentido de estreitar cada vez mais a relação já existente, uma vez que já participamos de seu workshop há vários anos, e neste ano de 2012 estamos comprando a cota ouro como patrocinador, o que nos dará também o direito de em 2013 realizar

Salvador (BA)

Shutterstock

Quais as parcerias firmadas entre a Bahia e a Bahiatursa com a Trend Operadora?

O papel da Bahiatursa no sentido de fomentar o Turismo por meio de ações promocionais, seja através de participação em feiras ou de ações próprias, sempre foi fundamental para a consolidação da imagem da Bahia. A tendência de criação de novos produtos e novos segmentos é muito importante nesta condução. O turismo é dinâmico e temos de estar sempre pensando em fazer algo que esteja no pensamento das pessoas e elas não conseguem encontrar por algum motivo. É neste sentido que o marketing promocional vem para cobrir lacunas que às vezes são esquecidas. Também existe o lado profissional das pessoas envolvidas. A Bahia sempre buscou cercar-se de bons profissionais para que seu trabalho fosse desenvolvido da melhor maneira, com muito profissionalismo e de forma envolvente e sempre com ideias novas. Desta forma conseguimos atingir nosso objetivo, que é elevar o número de visitantes para o Estado da Bahia por meio de seus principais emissores.


Colunistas

SV fevereiro/março 2012

15

Trend Training Center Passados dois meses, que mais pareceram 12, foram inúmeros os projetos, as novidades, com mais de 1.130 impactos presenciais, 280 horas de aula e atingindo a marca de 2.280 horas recebidas de conhecimento agregado, de uma forma lúdica e de fácil fixação. Recebemos a importante capacitação de Sergipe, diretamente ministrada pela Secretaria de Estado do Turismo, representada pela EMSETUR. Para encerrar a UGT de 2011, após uma aula de Andragogia (arte ou ciência de orientar adultos a aprender), os alunos desenvolveram jogos para capacitar novos colaboradores. Coube ao TTC fazer a arte e o funcionamento desses jogos. Aproximamos muito a parceria com a empresa SABRE, que está nos homologando como multiplicadores do seu sistema. Devido ao ousado laboratório que montamos com 16 notebooks supermodernos, poderemos assim em breve oferecer mais uma ferramenta de treinamento para os agentes de viagens. Em janeiro, iniciamos os cursos de língua inglesa e portuguesa gratuitos. Com turmas regulares e didática do método de ensino Positivo, oferece recursos audiovisuais, videoconferências, ilustrações e animações em um portal de última geração. O “Espaço do Saber”, composto pela videoteca e biblioteca gratuita para os colaboradores TREND, tem um acervo de mais de mil livros e DVDs, projeto este planejado pelo nosso presidente Luppa, que doou a maioria do acervo. O programa vem batendo recordes de empréstimo de livros e vídeos, contribuindo cada vez mais para elevar o saber dos colaboradores. O nosso e-learning já atingiu o espantoso número de 4 mil usuários em menos de dois meses. A maioria deles são agentes de viagens de todo o Brasil que, devido à capilaridade do sistema, conseguem usufruir as apostilas, vídeos, podcasts, exercícios, livros e muitas outras novidades. Com essa ferramenta, o agente absorve o conhecimento entregue pelos principais conhecedores do mercado, com abertura para a troca de experiências e crescimento profissional. Quem ainda não acessou, aproveite: www.elearningtrend.com.br. A melhoria contínua da TREND depende totalmente de vocês, pois treinamento é para agente! Sérgio Velloso Gerente de Treinamento


Os 12 mandamentos

dos agentes de viagens

de sucesso

N

a situação atual do Brasil, economia aquecida, dólar baixo, classes sociais ascendentes e, juntando todos esses fatores, turismo em ritmo acelerado, o que mais se ouve ainda pelas feiras e eventos do trade é o consenso: os agentes de viagens não estão aproveitando esse maremoto de negócios como deveriam. Com os pessimistas prevendo que “os agentes de viagens vão acabar”, uma ideia completamente absurda na opinião de Luppa, ele resolveu fazer exatamente o oposto e provar que o agente de viagens que vai acabar é o mal preparado, o sem conteúdo, aquele que parou no tempo e no espaço.

Para o agente de viagens preparado, antenado e vivo, sempre haverá espaço e mercado.

Luis Paulo Luppa assina coleção de 12 fascículos para o agente que quer dominar o mercado com dicas preciosas de

SV fevereiro/março 2012

Colunistas

tudo o que é

16

relevante para alavancar os negócios

E Luppa não ficou apenas na filosofia. Arregaçou as mangas e começou a colocar no papel tudo o que vivenciou nestes quase 30 anos de experiência como profissional e palestrante de vendas, com um adicional: direcionou todo o seu material especificamente para o agente de viagens, usando agora os cinco anos em que esteve envolvido com turismo, principalmente os anos em que está à frente da presidência da TREND Operadora, e criou esse programa imperdível de capacitação e qualificação profissional.


SV fevereiro/março 2012

17

12 fascículos Visando entregar, totalmente de forma gratuita, um fascículo por mês aos agentes de viagens, Luppa dividiu seu conhecimento em 12 tópicos que considera essenciais para o sucesso. Eles atuam na agência de maneira progressiva, ou seja, aplicando um após o outro, e vão se completando e se apoiando. São eles: 1. O papel do atendimento em vendas 2. Venda mais melhor

comunicando

3. Vendas por telefone 4. Como fidelizar o seu cliente 5. Negociando para vencer 6. Como fechar uma venda 7. Como vender valor e não preço 8. Os sete passos da venda 9. Networking vende? Como fazer vendas relacionais 10. O líder que está dentro de você

11. Como construir uma equipe de pela equipe do TTC (TREND Training Center), e a nota de cada fascículo sucesso (trabalho em equipe) será computada e informada durante 12. Mudanças X Vendas. Como o curso. Ao final dos 12 mandamentos, sobreviver neste mercado o agente de viagens que obtiver mais competitivo de 80% de acertos receberá um Cada fascículo traz 16 páginas recheadas certificado exclusivo, confirmando que de informações, gráficos, pesquisas de ele fez o curso e obteve êxito. órgãos conceituados, sobre cada tópico, oferecendo em cada exemplar uma verdadeira aula do começo ao fim, sendo Inscrições que os agentes podem ler os fascículos O primeiro e o segundo fascículo já estão independentes, um não é continuação do circulando, mas ainda dá tempo de outro, apesar de eles se completarem. você, agente de viagens, aproveitar esse treinamento. Basta entrar no site www. elearningtrend.com.br e preencher um E-learning cadastro. Automaticamente você começa E o treinamento não fica apenas nos a receber por meio dos nossos executivos fascículos. Mensalmente, cada agente de vendas os seus fascículos a partir do de viagens cadastrado no programa número vigente. Inscreva-se já! receberá um e-mail convidando-o para fazer um teste de conhecimento sobre cada fascículo. Esse teste é feito via internet, dentro do sistema de e-learning da TREND Operadora. São dez perguntas dissertativas que o agente deve responder sobre o conteúdo que acabou de ler no fascículo do mês. As questões serão corrigidas


Estratégia, execução e lucratividade

SV fevereiro/março 2012

Colunistas

Shutterstock

“Se você não pode medir algo, você não pode melhorar.” A máxima é de Robert Kaplan, lendário professor da Harvard Business School e criador do Balanced Scorecard (BSC), uma das ferramentas mais eficientes de gestão estratégica do mundo. Compartilho do trabalho dele, porque acredito as empresas que, antes de dar início a um programa de mudanças transformadoras, os líderes devem reafirmar as metas e precisam de uma o propósito fundamental da organização. Para ele, um programa de mudanças motiva e descreve o caminho que se Diretoria de Gestão deseja percorrer para realizar a visão e levar a cabo a missão da empresa, sem abandonar seus valores. O recado vai da Estratégia principalmente para aqueles que falam: “Mas é complicado”. As coisas só se complicam quando falta estratégia, porque Kaplan reconhece que, apesar de os executivos mexe diretamente no planejamento da empresa. dizerem que o mais importante é executar a estratégia, A primeira grande questão é: por que as organizações precisam concentram a maior parte do seu tempo no operacional de estratégia? Porque precisam de posicionamento externo, a e tático. “Os líderes precisam começar explicando o que fim de adequar recursos e capacitações internas ao ambiente significa estratégia para suas equipes, porque quando externo para obter uma vantagem competitiva sustentável um funcionário não entende o que significa, ele não e alinhamento interno, que garante que os recursos sejam consegue executar.” Os líderes devem ter em mente: o que alocados de forma a dar suporte às prioridades estratégicas e a empresa está tentando realizar, como a empresa medirá ainda permite que os funcionários e as unidades organizacionais o seu sucesso, o âmbito em que atuará e os meios que vai tomem decisões e implementem políticas consistentes com a utilizar para atingir suas metas. obtenção e preservação de vantagem competitiva. Para ele, é o sistema de gerenciamento da estratégia Kaplan afirma que 60% a 80% das empresas não conseguem que promove rapidez, flexibilidade e adaptabilidade a atingir a meta estipulada, ou seja, nove de cada dez empresas mudanças. Por esse motivo é que defende que as empresas fracassam na execução da estratégia. Quais os motivos? precisam de uma Diretoria de Gestão da Estratégia, porque • Visão – Somente 5% da força de trabalho entende a o sistema de administração típico é formado de diversos estratégia. subsistemas autônomos que não estão integrados ou alinhados entre si. • Administração – 85% das equipes executivas dedicam O professor da Harvard ainda chama a atenção para a menos de uma hora por mês discutindo estratégia. necessidade de ter foco e manter a estratégia em épocas • Recursos – 60% das organizações não vinculam de pouco crescimento ou crise. “A crise vai passar, e o orçamentos à estratégia. desafio é manter as empresas vivas.” Por onde começar? • Pessoas – Somente 25% dos gerentes têm incentivos Respondendo às perguntas: o que queremos ser? Onde queremos estar quando tudo isso passar? vinculados à estratégia.

18

Alessandra Assad é diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora na FGV Management, palestrante e colunista de vários meios de comunicação. É autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como Praticar a Melhor Gestão de Pessoas e Processos. E-mail: alessandra@alessandraassad.com.br


2042!

Paramos de ver as pessoas como multidões e passamos a enxergá-las como Arquivo TREND

indivíduos

Olhando 30 anos atrás, mais precisamente para 2012, me lembro como se fosse hoje dos avanços da tecnologia transformando o mundo. Tudo mudava a cada instante, muito mais rápido do que podíamos imaginar. Como num piscar de olhos, empresas e profissionais – principalmente os de vendas e marketing – tiveram que se adaptar aos novos tempos, aos novos hábitos. Paramos de ver as pessoas como multidões e passamos a enxergá-las como indivíduos. Todos os trabalhos de prospecção, abordagem e vendas foram ficando cada vez mais personalizados. Deixamos de planejar como atuar em um país, passando a planejar como vender para uma região, para uma cidade, para um grupo de pessoas, para uma família, até chegarmos ao ponto de planejar a prospecção, abordagem e vendas pessoa a pessoa.

ideias em exaustivas reuniões e saíamos para almoçar com os amigos. Hoje o mais perto que chegamos de um colega de trabalho é pela videoconferência que, aliás, pode ser feita de celulares, de pads, de televisores e até pelo portaretrato digital que está sobre a mesa da sala. Quantas mudanças desde 2012. Mas acho que nenhuma foi tão impactada quanto a escrita. Naquele tempo podíamos digitar textos sem limitações de espaços e caracteres. Exatamente como fiz nos cinco parágrafos acima. Mas as coisas foram mudando. Primeiro pelo Twitter. Com seus 140 caracteres tivemos que aprender a ser diretos. Tivemos que aprender a escrever parágrafos com informações precisas e pontuais. Aprendemos a vender nossos produtos, contando suas vantagens com menos de 140 letras.

Hoje, quando paro para abastecer o carro e vejo as telas de publicidade nas bombas de combustível apresentando ofertas de acordo com o meu perfil, chego a ter saudades de 2012, quando identificar os hábitos de consumo de uma pessoa era uma tarefa que levava intermináveis horas, para não dizer dias ou semanas.

Mas o ser humano é assim mesmo. Ele foi criado para se adaptar às mudanças mais bruscas. E quando estávamos nos adaptando aos 140 caracteres do Twitter, nova mudança. Anunciar no Google exigia 35 caracteres em cada linha. Era uma loucura. Pior era o título. Apenas 25 caracteres. Adaptamo-nos!

É, muita coisa mudou. Hoje trabalhamos em casa. Se nos sentíamos isolados nas longas horas de congestionamento, hoje nos sentimos isolados dentro de nossas próprias casas. O bom daqueles tempos é que, após o estresse do trânsito, tínhamos o contato humano com as pessoas, discutíamos

Encontramos pessoas. Transformamos em prospects. Depois em consumidores. Vendemos. Vencemos! Com apenas 25 caracteres. Nova mudança! Nova geração! SMS! É, meu amigo, se você achava difícil prospectar clientes em 2012, imagine agora em 2042!

Alexandre Camargo é diretor de Vendas da TREND Operadora, pós-graduado em Administração e Marketing, já foi diretor do Grupo Varig, Vasp e Copa Airlines e é autor do livro O Ano em Que Só Nós Tivemos Lucro, da Editora Matrix. E-mail: acamargo@trendoperadora.com.br

SV fevereiro/março 2012

19


Vivendo no limite (living on the edge)

E a razão disso é que todos os negócios vivem num contexto altamente competitivo, num ambiente de agentes independentes que estão competindo e cooperando para sobreviver. Cerca de um século antes de Drucker, outro estudioso já abordava a questão da competição pela sobrevivência e formulava uma teoria revolucionária para sua época. Ele dizia que neste contexto de alta competitividade, sobreviveria não quem fosse mais forte, mas quem se adaptasse melhor ao ambiente ao seu redor. Seu nome era Charles Darwin.

SV fevereiro/março 2012

Colunistas

Se aplicarmos a teoria de Darwin nos mercados, rapidamente perceberemos que não sobrevive quem tem mais dinheiro em caixa, quem tem mais funcionários, quem tem mais mercado, quem tem mais produtos, nem quem tem os melhores laboratórios de pesquisa e inovação. Sobrevive, pura e simplesmente, quem se adapta mais rápido às mudanças de mercado, situação econômica, configuração global, entre outros fatores externos.

20

Diferentemente das espécies que Darwin estudava, as empresas possuem um ciclo evolucionário muito rápido, fruto da própria dinâmica dos mercados nos quais estão inseridas. Quando eu cheguei à Trend, há sete anos, nós escrevíamos softwares para durar muito tempo. A essência era entender a realidade e automatizá-

Shutterstock

Peter Drucker, um dos papas do management, costumava dizer que “o principal negócio de qualquer negócio é se manter no negócio”, ou seja, sobreviver. Estratégias são construídas o tempo todo, não necessariamente para crescer, mas para sobreviver. la, permitindo que a empresa fosse cada vez mais longe, cada vez mais rápido, em linha reta. Mas a Trend não é uma empresa que tem o DNA para andar em linha reta. Ela sempre olha para os lados, para cima, para baixo e sente a necessidade de ocupar estes espaços. Hoje, o nosso desafio é escrever softwares para mudar, para se adaptar às necessidades dos nossos clientes, criando um crescimento sustentável, porque é um crescimento adaptado, crescimento adaptável, dentro de mercados onde os outros estão competindo permanentemente conosco. Esse é o nosso jogo. É isso que fazemos e vamos continuar fazendo.

sobreviveria não quem fosse mais forte, mas quem se adaptasse melhor ao ambiente ao seu redor

Emanoel Lima é diretor de Tecnologia da TREND. Formado em Administração de Empresas, tem 15 anos de experiência no mercado de TI. Desenvolveu projetos de alta complexidade para o Governo do Estado de Pernambuco, Banco do Brasil, SESC-PE e TREND Operadora. E-mail: elima@trendoperadora.com.br


Molduras para apresentar o hotel e seus serviços

Dar as ‘BOAS-VINDAS’ de forma realmente simpática, acolhedora e respeitosa é um bom meio de agradar

Shutterstock

ao hóspede

A hotelaria tem à sua disposição uma série de Devemos não apenas enumerar o que o hóspede recursos, ferramentas, palavras e ações que ainda encontrará no seu hotel, mas, sobretudo, a qualidade, não usa em seus estabelecimentos e na comunicação a facilidade, o acesso e como usufruí-las. com seus clientes. E nossos apartamentos? São divulgados com “molduras” Dar as “boas-vindas” de forma realmente simpática, como “confortável, moderna e acolhedora”? Ou acolhedora e respeitosa é, sem dúvida, um bom meio de apenas enumeramos seu conteúdo? agradar ao hóspede. Se há espaço no envelope do cartãoNo setor de governança, também podemos nos referir chave para uma frase promocional de seu hotel, use-o! à qualidade do enxoval de cama e banho com uma No seu cardápio, por exemplo, como é melhor definir e “moldura”: absorventes e felpudas toalhas, macios promover um prato? “Pato glaceado com purê de maçã” e confortáveis travesseiros, por exemplo. ou “Nosso especial pato glaceado, acompanhado de Não nos esqueçamos de “emoldurar” a cama-box, os delicioso purê de maçã”? canais de TV oferecidos, o moderno e silencioso arO que é melhor para descrever uma sobremesa? “Uma condicionado, o amplo e claro banheiro, a vista, a simples salada de frutas” ou “nossa especial salada de privacidade, etc. frutas frescas”? E um lembrete final, parceiros hoteleiros: no seu hotel Na gastronomia há palavras como: saboroso, da não há “apartamentos reformados”, e sim apartamentos época, macio, especial, do chef, selecionadas, etc., repaginados, modernizados ou redecorados! Muitos que emolduram e vendem mais o mencionado em seu têm adotado estas e outras “dicas” e “molduras” e nos cardápio, que, sem dúvida, é parte importante para que retornam com palavras muito positivas de concordância seu cliente conheça seus produtos. e bons resultados. Experimente!

Mário Braga é diretor-executivo e CEO de AUDIT HOTEL e HOTEL LABOR, divisões especializadas no apoio à gestão hoteleira, e consultor de hotelaria e restauração. E-mail: mbragarc@unisys.com.br

SV fevereiro/março 2012

21


As três mudanças no planeta turismo

SV fevereiro/março 2012

Colunistas

SEO – Mudança provocada pelos robozinhos do Google. Quer dizer “Search Engine Optmization” (Mecanismo de Otimização de Busca). É o novo ditador da arte de ganhar dinheiro chamado encontrabilidade. O slogan de Conrado Adolpho: “a melhor maneira de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele”. Você “vende” disponibilidade em hotéis? Um caminho é recrutar, selecionar e treinar uma equipe de campeões para que visitem os hotéis. Mas lembre-se: enquanto você só faz isso, há milhares de clientes entrando nos sites de busca e digitando “hotéis”, “viagens”, “disponibilidades”, “roteiros”, “quero viajar”. E qual posição ocupa a sua agência? Aparecerão centenas, mas o seu cliente vai abrir até o terceiro item. Se estiver no quarto link, dificilmente o coração do cliente baterá a seu favor. Pesquisas indicam que 64% dos internautas clicam apenas nos três primeiros endereços que aparecem numa busca. Uma das maneiras de ser um dos primeiros é dar prioridade aos links patrocinados, isto é, pagar para estar no topo. E há dezenas de outras técnicas para fazer você figurar entre os primeiros: obter as ferramentas para webmasters, saber escolher palavras-chave, pois os sites de busca funcionam por relevância.

22

Shutterstock

Profissional do Planeta Turismo: estas três mudanças são fundamentais para você crescer e ganhar mais no mercado de agências de viagens. Elas podem ser afagadoras ou arrasadoras, brisas ou tsunamis: depende de como vai lidar com elas. Conheça-as, ame-as e sobreviva!

quantos clientes visitar no dia, que assume os riscos calculados de inovar suas abordagens de vendas, que prospecciona novos mercados para sua empresa, etc. Enquanto alguns profissionais de vendas (que vão desaparecer) se lamentam, outros se iluminam ao pensar como donos de seu destino, proprietários do futuro, patrões da vida e da venda, geradores de soluções, enfim CEOS (Comunico-me, Entusiasmo-me, Oriento a compra, Soluciono problemas).

CÉU – Céu é céu mesmo. De espiritualidade. Por que ela é importante? Por meio das adequadas ações do SEO, você ajuda seu cliente a viajar (antes, só pensava em vender). Sua empresa figura entre os três primeiros links. Você não pensa mais como empregado de sua empresa e, sim, como CEO de seu trabalho de visitar, convencer, encantar e fechar bons negócios para seu cliente. Você está dentro de uma selva de leões, chamada de Era do Caos, do Excesso, da Escassez, do Desperdício, da Incerteza, do Vazio Existencial. Para suportar os conflitos do dia a dia das vendas, é preciso mais que adversidade, que resiliência, que CEO – “Chief Executive Officer” (Chefe Executivo Corporativo) atitudes vencedoras, que capital intelectual, inteligência quem é? Podemos resumir como o papa de uma liderança, a moral, impulso de ego, paciência sobre-humana: é preciso principal autoridade de uma diretoria, o porta-voz maior de espiritualidade. Só ela lhe dará paz no meio da tempestade. um cargo. Mas como pensar como CEO para mudar a cara de O SEO lhe abre as janelas da encontrabilidade, o CEO lhe sua agência de viagens? Venda como se você fosse o CEO de abre as portas do seu melhor encontro com seu cliente e o seu setor, pois nele você é o presidente. Você é o maior porta- CÉU lhe abre os tesouros de seu encontro consigo mesmo. voz de sua região, pois representa sua agência e os interesses SEO, CEO E CÉU têm a ver com encontros. São eles os três de seu cliente. Representar sua agência, hotel, etc., é fácil, pois novos fundamentos para a gente obter o melhor da vida você é legalmente constituído para esta função. Mas, para pessoal, profissional e empresarial. representar os interesses de seu cliente, você precisa pensar e agir como um CEO que toma as decisões de, por exemplo,

três conceitos para você Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista. E-mail: contato@mauriciogois.com.br

crescer e ganhar mais no mercado de agências de viagens


Uma equipe campeã em 10 lições 8 lição a

SV fevereiro/março 2012

23

Pesquisas já mostraram e validaram a importância de políticas de Reconhecimento e Incentivo

E, para isso, necessitam encontrar em seus agentes de viagem profissionais que entendam exatamente os seus desejos e necessidades. Minha lição de hoje é a lembrança de manter as equipes felizes. Pesquisas já mostraram e validaram a importância de políticas de Reconhecimento e Incentivo. Quer que seus profissionais tenham foco total no cliente e compreendam que a satisfação dele é o aspecto mais importante para que ele volte, fale bem de você e seja o seu principal meio de divulgação, que o receba com tapete vermelho, com agradecimento por ele existir e te procurar? Tenho certeza que sim. No entanto, não estou falando de mágica, mas de uma regra simples: trate as pessoas com respeito, carinho, atenção e reconhecimento, para que elas possam reproduzir este comportamento a quem as procura. Ao procurar sua empresa, tudo o que o cliente espera para que sua viagem aconteça sem qualquer tipo de problema é segurança, tranquilidade e total eficiência. Então, aí vão algumas dicas para que as suas atitudes revelem claramente o poder de reconhecimento: • Tenha algum programa para dizer ao seu colaborador o quanto ele é importante para a empresa e como o trabalho que ele realiza pode fazer a diferença no resultado da organização. • Defina regras absolutamente claras deste programa e compartilhe com a sua equipe, certificandoNilda Brasil é psicóloga com especialização no Disney Institute, na Gestão de Pessoas e Atendimento e Serviços. E-mail: nildabrasil@nildabrasil.com.br

Shutterstock

Páscoa, período em que famílias e amigos se reúnem para aproveitar os dias, muitas vezes longe das suas cidades de origem, e viajam com o desejo de superar expectativas.

se de que ela entendeu todos os seus aspectos. Isto significa tirar dúvidas, ouvir opiniões e fazer modificações, se necessário. • Ouça sempre a equipe. Esteja de ouvidos e coração abertos. Procure conhecer cada perfil, competência e necessidades de todos os que fazem parte do seu time. • Tenha um programa que seja simples e que verdadeiramente atenda às expectativas da sua equipe (quais necessidades?). • Que os eventuais prêmios que resultem dos seus programas não sejam “micos”, ou seja, desestimulem ao invés de motivar. • Promova um concurso com seus colaboradores para eleger a melhor decoração na sua agência. E prestigie o trabalho! • E, principalmente, tenha atitudes que mostrem constantemente a sua capacidade de reconhecer não só os grandes feitos e vitórias, mas os pequenos esforços de cada um. • Neste sentido, abuse de palavras e frases como: obrigado, parabéns, você é excelente, continue assim, o seu trabalho é fundamental para a empresa, contamos com você para alcançar os nossos objetivos, e outras mais. Pense em reforços positivos, que motivem o seu pessoal, para que eles possam cada vez mais surpreender os clientes com um desempenho fenomenal.


Xeque-mate e Reputação

Antes de tomar um xequemate dos clientes, como bom estrategista, olhar à frente

Shutterstock

deveria ser uma de suas principais preocupações

Quando era adolescente, estudei xadrez na escola. Era a época dos duelos épicos de Kasparov x Karpov. Meu irmão e eu passávamos horas resolvendo problemas clássicos, daqueles tipo “xeque-mate em 2 jogadas”. Acabamos amigos de todos os nerds (95% deles milionários hoje) e baixamos nossa popularidade com as meninas, que já não era alta. Mas valeu a pena pelas amizades e pelo aprendizado estratégico.

próxima jogada é a área de SERVIÇOS. Serviços é basicamente Atendimento e Atendimento é basicamente GENTE.

Uma das grandes lições era algo que nosso professor repetia com frequência: qual é a segunda jogada? Ou seja, qual é a próxima jogada depois da próxima jogada? Essa é a diferença entre um campeão de xadrez e alguém normal. A pessoa normal faz uma jogada, espera o adversário fazer a dele e aí começa a pensar no que vai fazer, reage ao que o outro faz. O campeão não: ele antecipa as possíveis jogadas e começa a planejar sua próxima, de maneira que a situação penda a seu favor, independentemente do que o adversário fizer.

Outro reflexo é a queda da qualidade dos serviços. Não existe gente pronta para atender à demanda que está crescendo.

SV fevereiro/março 2012

Colunistas

Todo mundo tem falado da ascensão social e econômica das classes C, D e E no Brasil. Essa ascensão trouxe muitos consumidores novos para o mercado e criou um turbilhão econômico em algumas áreas.

24

Precisamos de pessoas qualificadas. Qualquer empresa hoje tem vagas em aberto. Mesmo com os salários aumentando, é o principal gargalo de muitas e uma complicação para qualquer líder conseguir se planejar corretamente. Dinheiro, recursos, demanda e vontade existem. O que falta é gente preparada.

A conclusão é que REPUTAÇÃO é o grande próximo passo. Reputação não é marca, embora com o passar do tempo possa até ser sinônimo. Reputação está baseada em confiança. E minha definição de confiança é simples: prometer e cumprir, de maneira consistente e previsível. Esse oba-oba na economia vai continuar longe e, durante esse período, talvez algumas empresas consigam até ter resultados razoáveis, mesmo com produtos ou serviços sofríveis. Afinal, por enquanto o cidadão médio ainda não é um consumidor. Mas isso está começando a mudar. As pessoas e as empresas vão exigir cada vez mais confiança: na pessoa que atende, na qualidade do produto ou do serviço, na resolução de problemas, na execução e nos prazos de entrega.

E essa onda vai durar um bom tempo. Basta ver quantos ainda não têm casa própria, carro, faculdade, computador, internet e tv a cabo, conta em banco, nunca viajou de avião, não conhece todos os lugares maravilhosos que o Brasil O que temos feito para que nossos clientes confiem em nós tem para oferecer, nunca viajou para fora, etc. Temos pela como parceiros/consultores/fornecedores? Antes de tomar frente um mar de oportunidades criadas pelo simples fato um xeque-mate dos clientes, como bom estrategista, olhar de mais gente ter mais dinheiro disponível. à frente deveria ser uma de suas principais preocupações. Por outro lado, o que ninguém tem falado é sobre o próximo Você consegue prometer e cumprir de maneira consistente passo – qual é a próxima jogada? Na minha opinião, a e previsível? Qual é a reputação que você está criando? Raúl Candeloro é palestrante, autor de diversos livros sobre vendas e gestão e editor das revistas VendaMais®, Liderança® e InvestMais®. Formado em Administração de Empresas e mestre em Empreendedorismo, é responsável pelo maior portal de vendas e marketing da América Latina: www.vendamais.com.br. E-mail: raul@vendamais.com.br


Rumo ao faturamento 100% online 500 450

Im

400 350

or

elh

çã

a nt

ias

M

o

a

pl

+46%

250

mais agilidade e

com menor utilização

200

Arquivo TREND

eletrônico, gerando

consciência ambiental,

+56%

300

2012, 100% do faturamento será

Processamento a partir do Back Office (capacidade por dia)

Até a metade de

150 100

de papel

50 2009

2010

2011

A TREND tem em sua missão uma frase muito clara: garantir facilidades para nossos clientes, fornecedores e colaboradores por meio de soluções integradas e inovadoras em viagens. E essa missão não se limita apenas ao Departamento Operacional. Envolve toda a empresa, incluindo, e cada vez mais, nosso Departamento Financeiro. Ele também quer oferecer soluções integradas e inovadoras para quem, do outro lado da linha, seja do Departamento Financeiro do agente de viagens (nosso cliente) ou do hoteleiro (nosso fornecedor).

Em 2011 implantamos a Fase 1 do Faturamento Online, com o Módulo Internacional, gerando mais agilidade no recebimento das faturas pelos agentes que trabalham com os nossos produtos internacionais. A melhoria deu tão certo e fez tanto sucesso que agora já estamos implantando a Fase 2, o Módulo Nacional. Nessa nova fase, 70% do faturamento passa a ser eletrônico, aumentando a agilidade e a consciência ambiental, com uma menor utilização de papel, onde o cliente poderá acessar as informações no sistema de autoatendimento.

Após a implantação do Back Office, sistema desenvolvido com inteligência e recursos próprios da empresa, que tem como objetivo dar suporte ao Autoatendimento ao Agente, e que é responsável pelo processamento das informações após a venda, tivemos uma evolução na capacidade instalada e na velocidade de processamento dos milhares de documentos recebidos diariamente, oferecendo aos agentes de viagens e hoteleiros respostas muito mais rápidas em emissão de faturas, boletos e pagamentos. No ano passado aumentamos a produtividade em 50%, e estamos sempre visando aumentar essa capacidade.

E já estamos caminhando para a implantação da Fase 3, quando tornaremos todo o processo de faturamento da TREND Operadora 100% eletrônico! O agente de viagens e os hoteleiros poderão consultar todas as informações financeiras, boletos, faturas, tudo o que envolve pagamentos e recebimentos de forma totalmente online! Quer facilidade maior que essa?

Tais melhorias também refletiram na quantidade de ocorrências no Pós-Faturamento. Com o novo sistema e constantes revisões de processos obtivemos mais eficiência às demandas de vocês, fornecedores e agentes. Em dezembro, 95% das ocorrências foram resolvidas em menos de 72 horas. E nosso objetivo é diminuir ainda mais essa marca.

São melhorias gradativas que vão trazendo agilidade e rapidez aos processos, tanto internos quanto externos, eliminando atrasos e custos e deixando agentes de viagens e fornecedores cada vez mais satisfeitos! E continue acompanhando as próximas colunas, onde traremos as melhorias sempre constantes de nosso sistema de faturamento, índices de interesse do mercado turístico, informações financeiras sobre o setor, dados do segmento, e tudo que facilite cada vez mais a sua vida, agente de viagens e hoteleiro parceiro TREND.

Ronaldo Silva Rocha é Gerente Geral Financeiro da Trend Operadora, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento e Controle pela FAAP e Estratégia Gerencial pela FGV, com experiência de 20 anos de mercado financeiro em instituições como Itaú Unibanco e Bradesco, sempre focado nas áreas de Controladoria, Financeira, Inteligência de Negócios e Planejamento. E-mail: rsilva@trendoperadora.com.br

SV fevereiro/março 2012

25


ID Brasil

A ROTA TURÍSTICA DO

CHOCOLATE Ilhéus

Itu

Itatiaia

Ribeirão Pires

Vila Velha

Campos do Jordão

SV fevereiro/março 2012

ID Brasil

Gramado

26

A DOCE PROVA DE QUE TURISMO, HISTÓRIA, CULTURA E GASTRONOMIA ANDAM DE MÃOS DADAS


João Ramos/Bahiatursa

SV fevereiro/março 2012

27

Foto maior, fazenda Provisão, em Ilhéus (BA); ao lado, fruto do cacau aberto

DE NORTE A SUL DO PAÍS É POSSÍVEL SEGUIR O CAMINHO DA MANUFATURA DO CHOCOLATE, DESDE OS PÉS DE CACAU ATÉ AS RENOMADAS FÁBRICAS

João Ramos/Bahiatursa

A

fruta já foi a moeda principal de nosso país. Antes de o capitalismo invadir as federações, a troca de mercadorias ou suas matérias-primas era a principal fonte de renda de cada território. E no Brasil o cacau dominou o comércio por alguns séculos. Com o chocolate resultante da fruta difundido por todo o mundo em meados de 1600, os empórios que vendiam produtos com esse sabor foram se proliferando. Até que as grandes fábricas invadiram o país, incentivando também a produção nacional, que começou artesanal e se tornou um produto cobiçado por todos, principalmente por turistas. E essa rota turística que vamos esmiuçar nas próximas páginas da sua revista Segue Viagem, mostrando que cultura, história, gastronomia e turismo podem andar juntos, e de forma cada vez mais doce. Vamos seguir essa rota?


Shutterstock

ao lado, fruto do cacau; abaixo, variedades de bombons

a planta do cacau era cultivada na região da América Central onde atualmente se localiza o México

História Não há um registro de quando o cacau foi utilizado para fins alimentícios. O que há de concreto é que a planta era cultivada na região da América Central onde atualmente se localiza o México. Os astecas, povo indígena que habitava a região, foram os primeiros a plantar, colher, separar as sementes e delas extrair uma bebida que era oferecida aos visitantes. Foi após a invasão do espanhol Fernando Cortez ao México, em 1519, que se notou a distribuição de tabletes escuros, feitos da fruta que eles chamavam de cacahualt (originando a palavra cacau posteriormente). Também era feita uma bebida escura e espumante, o tchocolath (origem de chocolate), chamada pelos astecas de “alimento dos deuses”, originando seu nome científico Theobroma, Theo = Deus, Broma = Alimento.

28

Brasil

Shutterstock

SV fevereiro/março 2012

ID Brasil

Quase 150 anos depois é aberta a primeira casa de chocolate em Londres (Inglaterra) destinada à elite. O chocolate voltaria para a América, desta vez do Norte, em 1780, pelas mãos do irlandês John Hanan.

Oficialmente, o cultivo do cacau começou no Brasil em 1679, por meio da Carta Régia que autorizava os colonizadores a plantá-lo em suas terras. Em 1746 Antonio Dias Ribeiro, fundador de Canavieiras, na Bahia, recebeu sementes de um colonizador francês, Luiz Frederico Warneau, do Pará, e introduziu o cultivo na Bahia, às margens do Rio Pardo.


Seguindo essa história, podemos acompanhar turisticamente a rota do chocolate, desde que ele nasce, nas regiões mais quentes, até ir se tornando barras e produtos artesanais, chegando ao status de gourmet nos estados sulinos. E esse roteiro pode ser aproveitado. Veja abaixo o que temos em cada cidade de atração turística relacionada ao cacau e ao chocolate. Um roteiro de lamber os beiços!

colhedores de cacau na Fazenda Riachuelo em Ilhéus (BA)

Vila Velha (ES) A cidade do interior do Estado realiza todo ano, em meados de outubro, aproveitando o Dia da Criança (12), o Festival do Chocolate, que este ano está na quarta edição. O evento acontece no Parque da Prainha e traz dezenas de estandes com chocolates nos formatos mais criativos possíveis, atividades interativas, além de peças teatrais, espetáculos circenses e shows com artistas renomados. Na mesma cidade está a fábrica de chocolates Garoto, que promove visitações monitoradas para mostrar sua história, como são feitos os seus chocolates e ainda permite a degustação. Eduardo Ribeiro

Rota do Chocolate

João Ramos/Bahiatursa

SV fevereiro/março 2012

29

Ilhéus (BA) Várias fazendas do local produzem cacau orgânico e têm um cultivo sustentável. Para saber como o cacau se transforma em chocolate, é possível conhecer as centenárias Fazenda Riachuelo ou a Yrerê, onde o visitante faz uma visita guiada a uma plantação de cacau, uma barcaça (onde o cacau fermenta), terminando com uma degustação de “chocolates rústicos”, entre outros produtos. Ainda em Ilhéus, durante os dias 28 de junho a 2 de julho, acontece o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, evento que traz shows musicais, minicursos de culinária, feira de produtos e outras atrações. Imperdível para os amantes do chocolate.

Crianças no 3º festival do Chocolate em Vila Velha (ES)


João Ramos/Bahiatursa Tonttulakki Suklaat

Fábrica de chocolates artesanais em Penedo (RJ)

Penedo/Itatiaia (RJ) A Tonttulakki Suklaat (gorro do gnomo, em finlandês) é uma pequena fábrica artesanal de chocolates de Penedo, região famosa que fica no município de Itatiaia (RJ), existente há mais de dez anos e que funciona dentro do Shopping Pequena Finlândia, principal polo turístico da cidade. A entrada do shopping procura reproduzir a atmosfera finlandesa rural, com muito colorido e madeira. As receitas da fábrica misturam o chocolate belga com as tradições finlandesas e as peculiaridades da culinária brasileira, criando doces inusitados, como a trufa de cachaça, o bombom de cardamomo e inúmeras receitas próprias, gerando mais de 50 tipos de bombons e 20 tipos de trufas.

Artesã produzindo chocolates em Ilhéus (BA)

Produção O Estado da Bahia detém 75% da produção nacional. Adaptou-se bem à região por exigir temperaturas médias para seu cultivo, superior a 20 graus. O Brasil liderou a produção mundial de cacau entre 1905 e 1910, e ocupa hoje o quinto lugar (195 mil toneladas), perdendo a liderança para a Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões, todos países do continente africano. A primeira fábrica de chocolates no país foi erguida pela multinacional Nestlé, em 1921, na cidade de Araras (SP). Deste dia em diante, a nossa produção só aumentou, estando hoje em quase 600 mil toneladas anuais, fazendo com que o Brasil seja o terceiro produtor do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Alemanha.

30

EMBRATUR

SV fevereiro/março 2012

ID Brasil

Famosa por suas inúmeras lojas de chocolates, oferece uma infinidade de combinações, desde o chocolate quente, passando por drágeas, acompanhados com frutas, fondues e os tabletes. Os chocolates são fabricados de forma artesanal, que prioriza a qualidade e o melhor sabor que o chocolate pode ter, permitindo uma sensação única e realmente muito especial. Um verdadeiro paraíso aos chocólatras.

Shutterstock

Campos do Jordão (SP)

CONSUMO As pessoas do mundo todo consomem chocolate, seja ele quente, frio, líquido, sólido ou até mesmo com ingredientes salgados, como fazem os mexicanos. Dentre os mais de 200 países do planeta, o que mais consome chocolate é a Suíça, com uma média de 10 quilos por habitante anualmente. Aqui, no Brasil, são consumidas 500 mil toneladas por ano, o equivalente a 2,5 quilos por brasileiro. Dos consumidores, as mulheres são maioria, e esse consumo varia de uma cidade para outra. Curitiba (PR) consome 73% desse total, seguida por São Paulo (SP) com 71%, Recife (PE) consumindo 70% e Salvador (BA) com 69%. Quanto à faixa etária, os maiores consumidores estão entre os 12 e os 19 anos de idade. As informações são do Ibope e da ABICAB.


Gabriel Mazzo/PMETRP

Ribeirão Pires (SP) O tradicional Festival do Chocolate é considerado um dos maiores eventos cultural e gastronômico do Estado de São Paulo, e acontece entre julho e agosto, atraindo mais de 200 mil pessoas. Com atrações culturais, como peças teatrais, danças, recitais e shows, onde já passaram Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Paula Lima, Maria Rita, entre outros, possui, claro, as atrações gastronômicas, com os Chalés Gastronômicos, que colocam chocolate em receitas de fondue, milk-shake, estrogonofe e outras variações criativas. Ainda acontece a eleição da Princesa do Chocolate, que comanda o Reino dos Doces, um espaço lúdico com duendes, mágicos e palhaços.

Reino dos Doces no festival do Chocolate em Ribeirão Pires (SP)

Prefeitura de Gramado

No interior do Estado de São Paulo, a aproximadamente 100 km da capital, a cidade de Itu (SP) abriga a Fazenda do Chocolate. Seu estilo rústico preserva as características da cultura caipira, incluindo sua equipe de atendimento, que mantém essa identidade. Por meio de antigas receitas trazidas da Europa pela família dos atuais proprietários, o chocolate acabou mudando até o nome histórico da Fazenda da Serra. O visitante pode observar como ele é cuidadosamente produzido, com ingredientes selecionados, e gerando muitas variedades. Ainda possui uma cafeteria que torra e mói seu próprio café, uma adega que funciona em uma antiga senzala, que produz, além dos vinhos, licores, cachaça, cerveja, manteiga e requeijão artesanal. Um passeio para todos os sentidos.

Avenida Borges Medeiros, em Gramado (RS)

Fernando H. Campos

Itu (SP)

Loja da Fazenda do Chocolate em Itu (SP)

Gramado (RS) Uma das referências nacionais quando o assunto é chocolate realiza anualmente o Chocofest, um evento gigante que envolve a cidade inteira, dura aproximadamente 20 dias e termina sempre na Páscoa. Em 2012 a 17ª edição vai do dia 22 de março a 8 de abril, e tem dezenas de atrações criativas e diferentes, como o espetáculo teatral-musical O mundo encantado da Páscoa; os desfiles abertos de rua “A Parada do Conde Guloseima” e “O Desfile em Açúcar”; e o Fogão Mágico da Vovó Coelho, com aulas de culinária para as crianças. Na Sexta-feira Santa acontece a tradicional Procissão dos Passos, com carros tematizados e mais de 600 atores retratando a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Ainda em Gramado (RS) é possível visitar o único museu brasileiro sobre o chocolate, o Reino do Chocolate, criado pela fábrica Caracol Chocolates. Vale a pena a visita!

SV fevereiro/março 2012

31


Minha melhor Páscoa ...Morro de São Paulo. Lugar maravilhoso, contando com suas belas praias, sempre rodeadas de muitos turistas e atraindo também o público brasileiro, principalmente os baianos, que encantam a ilha com sua beleza e alegria irradiante! Pousadas e hotéis de ótima categoria, com preços variados, Raquel de Oliveira Vilas Turismo Camaçari – BA

mesmo em alta estação! Passeio perfeito de lancha para a praia de Moreré, em Boipeba, conhecendo diversas praias próximas que rodeiam a ilha, Bainema, além das piscinas naturais de Moreré em alto-mar, percorrendo numa travessia o Rio do Inferno, é muito bom! Como dizem: “Morro de São Shutterstock

Paulo, o paraíso é aqui!” Morro de saudades! Este ano pretendo retornar na Páscoa!

...Itacaré (BA). Levei minha família para conhecer a famosa praia de Havaizinho e também à bela praia da Engenhoca, toda cercada pela mata atlântica. Conhecemos Vila Camboinha e terminamos na praia de Itacarezinho, que tem uma beleza incrível. No fim do dia, seguimos para a Cachoeira do Tijuípe, onde apreciamos a beleza natural do lugar e recarregamos as baterias. A noite em Itacaré é muito agitada, com muitos

Wellington Cardozo Clube Turismo Belo Horizonte – MG

32

Mary Melgaço

SV fevereiro/março 2012

ID Brasil

barzinhos, por isso a diversão foi garantida!


SV fevereiro/março 2012

33

foi em... ...Maceió (AL), quando, ao lado de minhas filhas, viajei para desfrutar as belezas naturais que aquela cidade

Shutterstock

oferece. Praias lindas e deslumbrantes, cidade alegre e acolhedora, povo receptivo e hospitaleiro, gastronomia agradável, enfim tudo de bom que uma cidade pode

...Lisboa. Comemorar a data saboreando o

oferecer a quem

melhor bacalhau do mundo foi inesquecível!

a visita. Estilo

Assim como no Brasil, em Portugal comemora-

próprio do bom e

se a ressurreição de Cristo, e por isso muitos

acolhedor Nordeste

portugueses não comem carne e não ingerem

brasileiro.

bebida alcoólica, principalmente na Sexta-feira da Paixão. Por este motivo, encontrei uma enorme variedade de pratos deliciosos feitos com bacalhau. Além da

Graça Lantyer Nay Tour Viagens e Turismo Salvador – BA

gastronomia, Lisboa destacase por sua bela arquitetura, como a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge e o Mosteiro dos Jerônimos, e Marcella Romeiro

especialmente pelo carinho por nós brasileiros. Shutterstock

Almeida Viagens Shopping Campo Grande Campo Grande – MS

...Nobres (MT). Gosto de lugares tranquilos nesta época. Em 2011 vivi um momento inesquecível com minha família neste lugar paradisíaco, localizado a pouco mais de uma hora de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Mergulhamos no aquário natural e no Rio Salobra, e conhecemos a Arquivo pessoal

belíssima Cachoeira do Tombador. O lugar oferece pousadas com preços acessíveis e tratamento bastante agradável.

Valterson Gonçalves Premier Turismo Várzea Grande – MT


Arquivo Hotel

BLUE MOUNTAIN

ESTADA INTEGRADA

HOTEL&SPA

COM OS MAIS ELEVADOS PADRÕES INTERNACIONAIS DE

SV fevereiro/março 2012

34

Arquivo Hotel

Hotel Nacional

Arquivo Hotel

ATENDIMENTO

Exclusividade TREND Uma cesta de frutas

É um dos poucos hotéis no Brasil que oferece serviços de excelência, em local privilegiado, de fácil acesso, em uma cidade extremamente Roberto Jeolas aconchegante. Com CEO – Rede HG – esta parceria, podemos Hospitalidade Global alavancar ainda mais nossas vendas.

E

m meio às montanhas de Campos do Jordão (SP), em uma área de aproximadamente 600 mil metros quadrados, oferece uma infraestrutura de categoria internacional sem similares na região. Local perfeito para uma estada relaxante, seja para a família ou para uma convenção de negócios. Com inúmeras opções para o hóspede aproveitar ao máximo suas confortáveis acomodações, possui restaurantes, bares, shopping, área de lazer, SPA, Kid´s Club, fitness center em meio à decoração aconchegante, que remete a elementos da natureza local.

Lojas Foram reunidas para oferecer praticidade com muito bom gosto em um complexo exclusivo de lojas que incluem desde itens para o dia a dia até sofisticadas peças de arte e produtos artesanais.

Gastronomia e vinhos

Com os espaços mais seletos de Campos do Jordão, conta com um Bistrô, o Café Restaurante Jacarandá, com uma vista de 180 graus das belas montanhas da região, o Piano Bar Cedro, local descontraído com boa música, Bar Piscina, com sucos de frutas Apartamentos frescas, frozen refrescante, long drinks, além de lanches, saladas e pratos leves, e a adega São 94 suítes elegantes, com um conceito inovador de hospedagem. Dispõe de Cave, com uma carta de 1.350 rótulos apartamentos dúplex, possibilitando que supervisionados pelo sommelier, e queijos. grupos e famílias possam ficar hospedados no mesmo ambiente. As combinações SPA permitem a criação de uma grande Oferece uma grande variedade de acomodação, com três suítes e duas salas. massagens especializadas, para Os banheiros possuem banheira com recarregar as energias e ter momentos hidromassagem, aquecedor de toalhas, de tranquilidade absoluta, com câmaras duas pias e piso aquecido. Todos os apartamentos são equipados com TVs de individuais de tratamento completo. LCD e internet banda larga, cama king size, Apresenta ainda tratamentos de ar-condicionado com controle individual rejuvenescimento e terapias, em um de temperatura, frigobar, telefone, secador ambiente especialmente decorado, de cabelo, cofre, além de serviço de quarto com vista para as montanhas a fim de proporcionar pleno relaxamento. 24 horas.


POUSADA

SV fevereiro/março 2012

O rústico e o 35 chique convivendo com as BELAS PAISAGENS de ITACARÉ

TERRA BOA

Possui 42 apartamentos, todos com varandas e redes em que os hóspedes podem desfrutar a bela paisagem do lugar, sendo 36 deles equipados com ar-condicionado, cama queen size,

Arquivo Hotel

No restaurante é servido um bufê de pratos regionais e internacionais, feitos com produtos frescos e locais. O bar serve uma variedade de bebidas refrescantes e lanches rápidos, em uma atmosfera relaxante.

Lazer Disponibiliza uma academia para quem gosta de manter a forma, possui uma bela piscina com largo deck e pool bar, fitness center, spa com sauna, hidro para dez pessoas e caminho de pedras para massagem nos pés, além de área de massagem, salão de jogos ao ar livre, sala de estar e jacuzzi com iluminação subaquática.

Arquivo Hotel

Apartamentos

Gastronomia

Arquivo Hotel

Com muito conforto, a pousada quatro estrelas foi construída em estilo rústico-chique, preservando o charme, requinte e sofisticação. Possui um imenso jardim onde os hóspedes podem fazer um tranquilo passeio. Há estacionamento privativo disponível gratuitamente no local e serviço de traslado.

frigobar, internet wi-fi, TV LCD, canais a cabo e telefone. Os outros seis são da categoria luxo e equipados com camas king size, hidromassagem privativa, arcondicionado Split, frigobar, telefone, TV LCD 32 polegadas com sistema de antena parabólica e canais a cabo, acesso wi-fi e serviço de quarto.

Arquivo Hotel

L

ocalizada em Itacaré (BA), fica a dois minutos da Praia da Concha e perto das praias da Tiririca e do Ribeira. Muito próximo também localizam-se os principais bares e restaurantes da cidade. Com fama internacional, atrai muitos turistas estrangeiros, pelas suas belas praias, rios, cachoeiras e pela prática de rafting, surfe e trilhas pela mata atlântica.

Cida Aguilar

Diretora da Pousada Terra Boa

Nossa pousada prima pelo atendimento personalizado de nossos clientes, num ambiente integrado às exuberantes belezas naturais de Itacaré. Com muito charme, requinte e sofisticação, conseguimos proporcionar uma boa relação custo-benefício.

Exclusividade TREND

1 criança até 12 anos free e um jantar mais um passeio no destino para 2 pessoas


Arquivo Hotel

Gastronomia

VILLA BELLA

Eventos Possui uma sala para até 120 pessoas e outras duas para no máximo 40 pessoas cada uma, além de salas de apoio e ambientes agradáveis para confraternizações, com terminais de acesso à internet wireless, além de gerador de energia e uma equipe especializada para auxiliar no evento.

Hotel

Requinte e as

Lazer

belas paisagens

O

Nos últimos anos, devido a ações arrojadas e constantes inovações, tornou-se um hotel conceito no Rio Grande do Sul. Valorizando e respeitando o meio ambiente e os diversificados públicos que recebe, conquistou a certificação de total acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais pelo Instituto Pestalozzi.

Dispõe de cinco suítes, ideais para casais em lua de mel, e 82 apartamentos que acomodam confortavelmente até três pessoas. Todos equipados com aquecimento, ar-condicionado, telefone, TV com canais a cabo, frigobar, cofre, secador de cabelo e acesso à internet sem fio. Em algumas categorias e em todas as suítes há espaçosas varadas com vista para as belezas da região. Há ainda opções de apartamentos para alérgicos e não fumantes.

Arquivo Hotel

Apartamentos

Oferece uma completa estrutura para o descanso físico e mental, com piscinas aquecidas, hidromassagem com deck panorâmico, academia de ginástica, saunas, sala de jogos, além de salas especiais para recreação jovem e infantil, com acompanhamento de monitores.

Hotel Kids Possui uma sala para o soninho dos pequenos e outra com piscina de bolinhas, TV com DVD e brinquedos. As atividades se concentram em brincadeiras diversificadas, gincanas, oficinas de pintura e colagem, shows, palhaços e uma infinidade de atrações que deixarão os pequenos hóspedes encantados e os pais bem tranquilos.

Arquivo Hotel

Hotel Nacional SV fevereiro/março 2012

36

Arquivo Hotel

DA SERRA GAÚCHA Vale do Quilombo, em Gramado (RS), é um dos mais belos cenários da cidade, com rara beleza, onde riachos, colinas e bosques podem ser admirados, e onde o hotel se localiza.

Um delicioso café da manhã com especialidades da culinária serrana e linha light é servido no restaurante Vintage, que também oferece cardápio balanceado e combina a cozinha tradicional com pratos típicos da região, além de um cardápio kids cuidadosamente elaborado para o público infantil. Tudo isso com uma deslumbrante vista panorâmica.

Exclusividade TREND

cesta de frutas da estação + drink de boas-vindas no check-in O Villa Bella Hotel Conceito nos permite viver novas experiências, e estar em contato com pessoas, hóspedes e colaboradores é muito gratificante e engrandecedor. O nosso prazer é sempre atender a todos com sorriso, amor, eficiência e Roger José Bacchi qualidade. Diretor do Villa Bella Hotel Conceito


atendendo bem

Para que um empreendimento hoteleiro seja considerado sustentável é preciso que ele seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. É a invasão da hotelaria verde

SV fevereiro/março 2012

ATENDENDO BEM

HOTELARIA

38

VERDE E SUSTENTÁVEL


SV fevereiro/março 2012

39

Muito se ouve falar sobre sustentabilidade ultimamente, termo que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. O conceito vem sendo difundido e conquistando adeptos. Condomínios, lojas, supermercados e restaurantes vêm aderindo a ESSA IDEIA. Práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de empresas, cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza, e ainda ganham simpatia de seus clientes quando anunciam que praticam ações sustentáveis. Agora chega a vez de a hotelaria se render a essas premissas.

Shutterstock

A palavra sustentável provém do latim sustentare e significa defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar. Segundo o Relatório de Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, órgão das Nações Unidas, em 1987, o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. É prover o desenvolvimento sem esgotar os recursos para o futuro e integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.


Hotéis esverdeados

O

Brasil hoje possui vários hotéis que acompanham essa tendência mundial, e, é claro, a TREND Operadora também abraça essa ideia, trazendo para seu portfólio parceiros que adotaram esse conceito em seus empreendimentos. O hotel Canto das Águas em Lençóis (BA) possui o título de primeiro hotel sustentável do Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Dentre algumas de suas práticas estão: a coleta seletiva de lixo, com o resultado da venda distribuído para funcionários envolvidos; sistema de aquecimento solar em todos os apartamentos; projeto paisagístico e de recomposição ambiental; informativos feitos para os hóspedes sobre o programa ambiental do hotel, sua flora, fauna e cultura local, entre outros benefícios.

Melhor hotel

40

Shutterstock

Agora em funcionamento, é feita diariamente a coleta seletiva de lixo no hotel, em toda a área social foi utilizada a iluminação natural, é feita reutilização de água, foi aplicado um sistema de ar-condicionado menos poluente e de baixo consumo, uso de aquecimento de água por meio de aquecimento solar, elevadores inteligentes, descarga de duplo acionamento e horta orgânica. Possui ainda Programa Atitude Verde, que tem por objetivo executar ações de responsabilidade socioambiental com o intuito de contribuir com ações de incentivo às práticas sustentáveis. Shutterstock

SV fevereiro/março 2012

ATENDENDO BEM

Em João Pessoa (PB), o hotel Verde Green foi eleito pelo Guia Quatro Rodas como o Melhor Hotel Sustentável de 2012. Localizado à beira-mar, na Praia de Manaíra, durante sua construção foi feita a coleta seletiva de lixo, uma campanha antitabagismo e a maioria dos fornecedores ficavam a menos de 80 quilômetros de distância, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera no transporte. Como matéria-prima foram usadas cerâmicas naturais e madeira de reflorestamento.

FINANCIAMENTO PARA HOTÉIS COM PROJETOS SUSTENTÁVEIS O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou o programa ProCopa Turismo com o objetivo de financiar a construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis, a fim de aumentar a capacidade e qualidade de hospedagem em função da Copa do Mundo de 2014. O projeto conta com dois subprogramas com condições especiais de financiamento para empreendimentos hoteleiros que obtenham duas certificações: de construção sustentável e de eficiência energética.

No Transamérica da Ilha de Comandatuba (BA), desde a sua inauguração (há quase 20 anos), a preocupação com a sustentabilidade está sempre presente. O esgoto passa por um moderno processo anaeróbico; o lixo orgânico é tratado em usina de compostagem e transformado em adubo; e do óleo de cozinha é produzido biodiesel. O que não pode ser aproveitado da coleta seletiva de lixo é compactado, refrigerado e depositado em um aterro sanitário no município de Una. Junto com a ONG Ecotuba, é realizado um trabalho de conscientização ambiental e interação com a comunidade por meio de mostras culturais.

Gestão sustentável O hotel Canto Verde, em Gramado (RS), distribuído em uma área de 7.000 m², trabalha com um sistema de gestão sustentável, que abrange colaboradores, fornecedores, clientes e o seu entorno, aplicando a coleta seletiva de resíduos, destinação adequada e redução da produção de lixo, uso racional da água e de fontes de energia, captação e utilização de água da chuva, utilização de produtos


SV fevereiro/março 2012

41

biodegradáveis e de baixo impacto ambiental e a preservação do meio ambiente onde se localiza.

Energia Shutterstock

Indo para Natal (RN), a Pousada Toca da Coruja, localizada na Praia de Pipa, possui todo um programa de sustentabilidade que inclui: eficiência energética com o uso de sensores de presença, lâmpadas econômicas, manutenção preventiva e campanhas de conscientização de economia de energia junto aos colaboradores e clientes, telhas transparentes para permitir a entrada de luz natural, boias automáticas e vasos econômicos para conservação de água, entre outras ações, em conjunto com a ONG NEP (Núcleo Ecológico da Pipa). Também são utilizadas portas, janelas, móveis, grades e madeiras de demolição na arquitetura e construção das acomodações.

CONCURSO PARA O MELHOR PROJETO DE HOTEL SUSTENTÁVEL O primeiro concurso “Um Hotel Sustentável para uma Copa Verde”, promovido pelo Projeto Aliah, convida jovens arquitetos paulistas com até cinco anos de graduação a enviar ideias de projetos arquitetônicos para um hotel sustentável. O projeto deve ter até 108 unidades e capacidade para abrigar até 400 hóspedes, alinhando conforto com o conceito sustentável. Os quatro primeiros colocados ganharão prêmios em dinheiro, e o melhor projeto será convidado a participar na elaboração do projeto executivo do hotel, a ser construído em Bragança Paulista, cidade a 88 quilômetros de São Paulo (SP), próximo dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. O Projeto Aliah é desenvolvido por uma equipe de empreendedores sustentáveis que atua por meio do gerenciamento de projetos e da prestação de consultoria para gerir ou aprimorar negócios que, ao mesmo tempo, sejam rentáveis e tenham impacto socioambiental positivo.

Educação ambiental

Shutterstock

Shutterstock

O Ibiquá Eco Resort, em Avaré (SP), promove vários projetos que incentivam a conservação da natureza local. O Projeto Redescobrindo o Brasil resgata os aspectos históricos, geográficos e culturais da tribo indígena guarani-nhandewa, que fica próxima ao empreendimento. O projeto Proteger é direcionado à conscientização dos visitantes por meio da educação ambiental, com um programa baseado na observação de espécies da fauna e flora. O Projeto Reciclar promove, por meio de oficinas, a compreensão e a conscientização para a prática da reciclagem. O Projeto Ervas Medicinais apresenta plantas utilizadas pelos índios guaranis, resgatando sua cultura e conscientizando sobre a preservação da natureza. E ainda o Projeto Reflorestando incentiva o plantio de mudas pelos hóspedes, com sementes da vegetação característica da região.


Ruína Maya, em Tulum

Catedral de San Rafael, em San Miguel de Allende

vai vender méxico?

Shutterstock

Stockxpert.com

Shutterstock

Arquivo TREND

consulte a Trend. pacotes para cancún, riviera Maya, cidade do México e puerto vallarta.

central do carro Feiras e Grupos receptivo seguro viagem lazer atendimento 24 horas e trilíngue reservas 100% online Reservas Internacionais: 55 11 3041.7510

www.trendoperadora.com.br

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

Farol, em Playa del Carmen


QUANTOS

CAPRICHOS VOCÊ TEM? Realize todos no fim do mundo, em Noi Hotels.

A MAGIA DO DESERTO mais árido do mundo fica a seus pés. Casa

Atacama é o único hotel de luxo dentro do milenar povoado de San Pedro. CONHECER SANTIAGO a partir do bairro mais sofisticado da

capital chilena e desfrutar das melhores massas argentinas no restaurante Piegari é possível em Noi Vitacura. DORMIR NA CORDILHEIRA DOS ANDES, rodeado de geleiras

e lagoas virgens, para acordar e desfrutar de excursões na natureza, a mais de 2.000 metros de altura, é um sonho que se realiza em Puma Lodge. VISITAR A PATAGÔNIA CHILENA, percorrer seus cursos de água e

respirar o ar do canto mais austral do planeta é um presente de Índigo. DESCUBRA O ARQUIPÉLAGO DE JUAN FERNÁNDEZ, rodeado de

magia e história. Crusoe Island Lodge o convida a mergulhar no Pacífico e experimentar a gastronomia de um dos lugares mais exuberantes do mundo.

www.noihotels.cl


ID Mundo

Hershey,

A CIDADE AMERICANA

SV fevereiro/março 2012

ID mundo

MAIS DOCE DO PLANETA

44

Foto maior, entrada da atração turística dentro da fábrica da Hershey. Foto menor, loja de produtos hersheys


Divulgação

SV fevereiro/março 2012

45

O nome tornou-se mundialmente famoso. Mas pouca gente sabe que tudo isso se deve à cidade onde essa marca se localiza, no interior dos Estados Unidos

Divulgação

A

“cidade” de Hershey localiza-se no Condado de Dauphin, dentro do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A três horas de Nova York, é muito famosa por conta da enorme fábrica de chocolates que abriga: a Hershey. Conhecida até em terras brasileiras, a cidade criou diversos pontos turísticos que giram em torno do mesmo tema: o chocolate. E como tudo o que os americanos colocam a mão vira sucesso, a cidade tornou-se um destino desejado por todos, principalmente pelos amantes dessa iguaria, atraindo mais de um milhão de turistas por ano.


História Com 17 mil habitantes, a cidade foi criada por seu fundador, Milton S. Hershey (1857-1945), em 1903, sendo que dois anos depois ele inauguraria a maior fábrica de chocolates do mundo no local. Com o intuito de oferecer o melhor aos seus funcionários, o sr. Milton criou áreas de moradia, recreação, escolas, centros culturais, bancos, sistema de transporte, todas as facilidades para que os seus colaboradores pudessem viver, morar e trabalhar ao redor da fábrica com o maior conforto possível.

Atrações Turísticas

46

Divulgação

SV fevereiro/março 2012

ID mundo

Várias são as atrações turísticas pela cidade, sempre envolvendo o chocolate como tema. Confira algumas na página ao lado.


nA página ao lado, fábrica da hershey, na cidade de Hershey (EUA)

Parque Hershey Parque de diversões com mais de 60 atrações, das mais tranquilas às mais radicais, diversas montanhas-russas, brinquedos e shows aquáticos, roda-gigante, shows musicais, zoológico, os personagens Hershey, tudo isso distribuído em oito áreas temáticas.

Mundo do Chocolate Hershey

O visitante também pode fazer uma incursão na Universidade do Chocolate, onde se aprende a origem do doce; inventar uma sobremesa exclusiva com chocolate no Studio de Criação; trabalhar como empacotador (com direito a crachá e tudo) na seção dos Kisses Hershey; colocar uma foto numa barra de chocolate ou num vidro de calda de chocolate; passear de bonde pela fábrica; e ainda desfrutar os restaurantes e lojas, tudo com a Hershey como tema. É atividade que não acaba mais!

Jardim de Rosas Criado em 1937, possui mais de três acres de rosas, tulipas, árvores diversas, entre outras espécies botânicas. Abriga também mais de 300 borboletas na Casa das Borboletas (Butterfly House), reservando ainda espaço para a diversão das crianças.

Divulgação

Nessa atração imperdível, o visitante acompanha as castanhas de cacau até se transformarem em chocolate; pode montar seu próprio chocolate dentro da fábrica da Hershey e escrever uma mensagem na embalagem que ele mesmo vai criar; assistir a um filme em 3D em que o chocolate salta da tela.

Curiosidades Todos os postes da cidade de Hershey possuem suas luminárias no formato de um dos mais famosos produtos da fábrica de chocolates: os inconfundíveis “kisses”. Significando beijos em inglês, são chocolates em forma de gotas. As ruas também possuem nomes curiosos, como a Chocolate Avenue, que cruza com a Cocoa Avenue.

Time de Hockey A cidade é tão próspera que possui até um time de hockey no gelo, o Hershey Bears (Ursos de Hershey), que possui estádio próprio, o mascote Coco, uniforme personalizado, torcida organizada e tudo que um time importante precisa ter. Ir até Hershey e não assistir a um jogo dos Hershey Bears é fazer o passeio pela metade.

Curiosamente localizado na Chocolate Avenue, traz um mundo de informações e sensações. Por meio de telas interativas e miniteatros, o museu mostra toda a trajetória de Milton Hershey, a criação do chocolate, sua fabricação até os dias de hoje, de onde o visitante pode sair com um jornal e moedas personalizadas como recordação. Um passeio inesquecível pela história.

Divulgação

Museu Hershey

SV fevereiro/março 2012

47


Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

RESORT DE ALTA CATEGORIA A POUCOS MINUTOS DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ORLANDO

SV fevereiro/março 2012

Hotel interNacional

O

48

resort cinco estrelas de 14 andares foi construído em 2009 em Orlando (EUA), cidade onde se localiza o parque Walt Disney World, para o qual os hóspedes podem usufruir do traslado gratuito. Próximo também do Disney’s Hollywood Studios, parque onde todas as atrações são dedicadas ao cinema, ao Downtown Disney, um centro de compras, restaurantes, teatros e todos os tipos de entretenimento. Suntuoso, com uma bela vista, vastos jardins internos, trilhas por entre as áreas verdes e instalações luxuosas, está na lista dos 25 melhores hotéis de luxo dos Estados Unidos, e também na revista Condé Nast Traveler como um dos 100 melhores de 2011.

A equipe do resort está sempre disposta a ajudar, e dá assistência nas excursões, ingressos, serviços de casamento e eventos. Tem ainda

Waldorf Astoria

HOTELs & Resorts

recepção 24 horas,15 salas de eventos para reuniões, serviço de babá e atividades infantis supervisionadas.

Apartamentos São 498 apartamentos, todos para não fumantes, equipados com arcondicionado, cofres que acomodam notebook e TVs LCD, mesa de escritório, telefone com linha externa direta com secretária eletrônica. As camas possuem lençóis de algodão egípcio e antialérgicos. Os banheiros têm banheiras e chuveiros separados, telefone, balança e roupões de banho. Se o hóspede preferir, ainda pode receber no quarto serviço de massagem e despertador.

Gastronomia As refeições estão disponíveis nas 12 opções de restaurantes, como Bull

& Bear, Peacock Alley e Clubhouse Grille, que servem café da manhã, almoço e jantar. Na área da piscina, possui dois charmosos bares e ainda quatro bares/lounges.

Spa Serviço completo de Spa com 22 salas que oferecem uma variedade de tratamentos, massagens corporais, faciais e terapêuticas, incluindo hidroterapia, manicure e pedicure.

Lazer Uma academia de ginástica está presente no resort, além de quatro piscinas externas, sauna a vapor e uma jacuzzi. Outras atrações incluem campo de golfe, rio artificial e tobogã aquático. Nas proximidades, o hóspede pode praticar windsurfe, pular de bungee jump e realizar passeios de helicóptero e avião.


SV fevereiro/março 2012

49

LOCALIZADO NO CORAÇÃO Do BANFF NATIONAL PARK, PATRIMÔNIO MUNDIAL Arquivo Hotel

DA UNESCO

Fairmont CHATEAU

O restaurante Walliser Stube traz no cardápio os deliciosos fondues de queijo e de carne, e conta com uma adega de vinho que vai do chão ao teto. Serviços personalizados esperam pelos hóspedes em todos os restaurantes. Um guia de jantar semanal é fornecido na chegada, no qual o hóspede pode escolher com antecedência o que deseja comer, de acordo com sua preferência. Há desde o chá da tarde à sombra de uma geleira até um jantar fino.

São inúmeras opções de acomodações, cada uma com serviços únicos e exclusivos. Todas as suítes e apartamentos são equipados com despertador, poltrona, roupões, controle de clima em todas as suítes, serviço de café e chá, computador, secador de cabelo e tábua de passar, telefone e acesso à internet. A Cerimônias de Casamento suíte executiva é diferenciada e possui uma Rodeado por montanhas cobertas de neve, cama king size, sala de estar, jacuzzi e vista é bastante procurado para realização de para os jardins. cerimônias de casamento, pois possui todos os elementos necessários para uma Atividades celebração mágica. A equipe dedicada de No inverno é bastante procurado devido às profissionais auxilia no planejamento e atividades de lazer como esqui, patinação execução da cerimônia e recepção perfeita.

Arquivo Hotel

Gastronomia

Arquivo Hotel

Apartamentos

e passeios de trenó puxado a cavalo. E no verão, o Parque Nacional oferece atividades como caminhadas, canoagem, equitação, pesca, mountain bike e rafting.

Arquivo Hotel

O

hotel histórico, com vista para o Lago Louise e para a geleira Victoria, está no Parque Nacional Banff, em Lake Louise, no Canadá. Construído em 1890 e renovado em 2003, conta com 554 quartos, distribuídos por oito andares. Em seu hall de entrada há uma recepção com serviço 24 horas. Em suas instalações, oferece guichê para câmbio, café, cabeleireiro, pub, restaurantes, salas para conferências, acesso à internet, como também serviços de quarto, cofre e estacionamento.

Arquivo Hotel

Lake Louise


Atlantis Paradise

Arquivo Hotel

DESCUBRA A CIDADE DESAPARECIDA DE

Bahamas

ATLÂNTIDA EM UM

Arquivo Hotel

RESORT EXCLUSIVO

O

50

Grandioso e requintado, conta sua versão da história de Atlântida, a cidade perdida. São cenários que simulam cavernas, tudo decorado com temas marinhos. Possui um espaço para realização de shows, o Atlantis Live, onde acontecem apresentações de famosos dentro do resort e ainda um cassino exclusivo para os hóspedes.

Arquivo Hotel

Apartamentos

Arquivo Hotel

SV fevereiro/março 2012

Hotel interNacional

Arquivo Hotel

imponente resort e parque aquático localizado nas Bahamas foi inaugurado em 1998 com mais de 2 mil quartos em quatro núcleos de hospedagem.

Oferece uma variedade de opções de acomodações, desde o ambiente tropical descontraído da praia no Coral Towers ao icônico Royal Towers, que contém a suíte Bridge, classificada pela revista Forbes como uma das mais luxuosas do mundo. O The Cove é uma torre composta por 600 suítes de luxo puro. E ainda o exclusivo Harborside Resort, constituído por 392 vilas, com porto, restaurante, área de piscina com fontes de água e uma academia de ginástica.

atrações do Atlantis, o rio The Current, com um quilômetro de extensão e 3 milhões de litros de água, com ondas e marés artificiais. Aquários localizados abaixo do lobby do Royal Towers formam o maior hábitat marinho ao ar livre, com centenas de diferentes espécies aquáticas. Nos tanques é possível observar os tubarões, raias mantas, barracudas e vários tipos de água-viva. Ainda na parte inferior do piso, destroços e escombros estão espalhados representando a cidade perdida de Atlantis. Imensos tobogãs também fazem parte da atração.

Gastronomia Há variedades de cozinhas requintadas comandadas por chefes famosos e premiados nos mais de 40 restaurantes, bares e lounges preparados para satisfazer qualquer paladar, da tradicional cozinha francesa à asiática.

A cozinha oriental é uma das atrações do resort, como o famoso restaurante Nobu, do chef Nobu Matsuhisa. O chef Jean Georges Vongerichten traz sua experiência culinária para a reinvenção do histórico Cafe Martinique. O restaurante Dune ostenta pratos franco-asiáticos com influência das Aventuras Aquáticas Bahamas. A Toscana também está presente O parque Aquaventure tem 757 mil litros no premiado Casa D’Angelo, sob o comando de água. Inclui uma das mais populares do chef Angelo Elia.


51 SV fevereiro/março 2012

curiosidades

Quem pensa que chocolate

Curiosidades

só serve para comer está deliciosamente enganado

CHOCOLATE A

saúde e o bem-estar estão tomando conta de nossas vidas de forma devastadora. Antigamente, ir a um Spa ou fazer um tratamento de beleza era privilégio (ou capricho) de poucos. Agora, mulheres e até mesmo os homens estão se rendendo aos benefícios de tratamentos de beleza, relaxantes, estimulantes e outros mais que façam bem ao corpo e ao espírito. E o chocolate, até então conhecido por suas características alimentícias, também entrou nessa dança.

Shutterstock

À FLOR DA PELE


Cosméticos As receitas com chocolate não ficaram só pela cozinha. Ele acaba de invadir o banheiro, a banheira, os salões de beleza e os spas. Para a pele, o chocolate chega em forma de máscaras faciais, óleos bifásicos para massagem, emulsões que aquecem ao serem aplicadas na pele, milk-shakes ou mousses hidratantes, sabonetes líquidos, cremosos, em barra, esfoliantes, espuma de banho e outras variações. Para os cabelos, já existem as escovas feitas com chocolate, que deixa o cabelo mais liso e sedoso, os xampus e condicionadores à base de chocolate, cremes hidratantes para os cabelos, e uma centena de produtos para achocolatar as madeixas. E as ideias com esse ingrediente poderoso não param de surgir.

Mergulhando E, para alguns, passar o produto no corpo não basta. Elas (e eles também) querem mergulhar de cabeça nessa iguaria. Para isso, spas começaram a oferecer a seus clientes o banho à base de cacau.

52

Shutterstock

SV fevereiro/março 2012

Curiosidades

“Aqui no Satsanga Spa Médico, utilizamos o cacau associado à baunilha, sob forma de hidroterapia, um banho de imersão individual ou casal, que pode ser realizada só para ela, ou como parte integrante de nosso Ritual Shiva & Shakti”, conta a coordenadora do Spa, Daniela Becker. O referido ritual é especialmente concebido para um casal e oferece uma vivência sensorial única, promovendo o enaltecimento do romantismo. Compartilham-se a mesma sala, os mesmos aromas, os mesmos paladares, as mesmas sensações. Por se tratar de uma hidroterapia, o banho de imersão reúne os efeitos terapêuticos da água e do calor e os efeitos hidratantes e revitalizantes

do banho aromático. O banho é cremoso, de cor marrom, com notas de cacau e baunilha e tem duração de 30 minutos. Para tornar o momento ainda mais agradável, são servidos espumantes (sem álcool), bombons e frutas cobertas de chocolate.

Benefícios As propriedades do cacau e do chocolate são muitas. O cacau é um alimento rico em flavonóides, que tem ação antioxidante, e possui duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto, que o açaí, e até três vezes mais que o chá verde. A manteiga de cacau é hidratante e emoliente, deixando a pele macia e perfumada. O cacau possui diversas substâncias benéficas ao corpo. Contém mais magnésio do que qualquer outro alimento, que auxilia no funcionamento do coração, cérebro, sistema digestivo e é importante para o desenvolvimento da estrutura óssea. Possui também grande quantidade de ferro, essencial para o sangue; de cromo, que


Montevidéu/Uruguai Daniela Becker Carpena, 40, nasceu nos Estados Unidos, é técnica em Turismo, massoterapeuta, instrutora de Yoga e coordenadora do Satsanga Spa Médico, que recebeu o prêmio de Melhor Spa em Hotel de 2011 do Guia 4 Rodas.

Arquivo Pessoal

Crystal  Palace Hotel Diárias a partir de:

SGL USD

97

DBL USD

,00

116

,00

Válidas até 30/06/2012 (incluem café da manhã)

Ele aparece em forma de dezenas

Hotel localizado no centro de Montevidéu, na principal avenida da cidade, a 18 de Julio.

de produtos

Assunção/Paraguai

para a pele,

Bourbon Conmebol Convention Hotel

cabelos, rosto, banho e

Diárias a partir de:

muitas outras

SGL USD

funções que

121

,00

DBL USD

142

,00

Válidas até 30/04/2012 (incluem café da manhã)

O aroma adocicado do cacau e da baunilha possui propriedades sedativas, antidepressivas, euforizantes e afrodisíacas. E o chocolate, por sua vez, contém alcaloides estimulantes, como a cafeína e a teobromina, gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas. O alimento libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar.

Primeira unidade internacional da rede em parceria com a Confederação Internacional de Futebol. O hotel está localizado a 3 km do aeroporto.

Shutterstock

Buenos Aires/Argentina

Howard Johnson  Plaza Florida Street Diárias a partir de:

SGL/DBL USD

161

,00

Válidas até 30/09/2012 (incluem café da manhã)

Shutterstock

ajuda a balancear o açúcar no organismo; de anandamida, endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após fazer exercícios físicos, e é encontrada apenas no cacau; teobromina, que dilata o sistema cardiovascular, tornando o trabalho mais fácil para o coração; serotonina, que funciona contra o estresse; feniletilamina, substância que produzimos quando nos apaixonamos, uma das principais razões do amor e o chocolate terem tanta conexão; além de manganês, zinco, cobre, entre outras substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo.

pode ter

Hóspede TREND ganha show de tango na Casa Sabor a Tango ou Voz Tango.

Shutterstock

Shutterstock

esse alimento

Reservas Internacionais:

55 11 3041.7501 I 0800 773 7557 www.trendoperadora.com.br Tarifas sujeitas à disponibilidade e a variações de acordo com o período da reserva.


Experiencias de viajante

SV fevereiro/março 2012

Experiencias de viajante

O mundo sobre duas rodas

54

Arthur Simões relata undo em seu livro O M ência ao Lado a experi de percorrer 46 países icicleta em cima de sua b e conta histórias emocionantes

A

rthur Simões tem 29 anos, nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, mas cresceu em Jacareí (SP). Graduou-se em Direito pela Universidade Mackenzie em 2004 e, após concluir a faculdade, deu início à realização de um sonho por meio do projeto Pedal na Estrada: uma volta ao mundo de bicicleta. Retornou ao Brasil em 2009 depois de viajar durante três anos por 46 países de cinco continentes. Essa volta ao mundo mudou a vida de Arthur que, desde então, passou a se dedicar exclusivamente à fotografia, fazendo trabalhos para revistas, agências, realizando exposições, palestras e cursos baseados em suas experiências de viagem, e são algumas dessas que ele relata aqui. O jovem aventureiro tinha a intenção de conhecer destinos incomuns, e elaborou um roteiro por países menos visitados, áreas desconhecidas e sem grande visitação de turistas, para poder conhecer a verdadeira cultura local, pessoas e suas histórias. Sempre que possível, ele se hospedava em casas de moradores, fugindo dos grandes polos turísticos. Durante a volta ao mundo, Arthur escreveu um diário, que está no site www.pedalnaestrada.com.br, contando momentos de sua viagem e relatos de suas passagens pelo Deserto do Atacama no Chile, Machu Picchu no Peru, ruínas de Angkor Wat no Camboja, Karakoram Highway no Paquistão,


juntei algumas paixões pessoais num só projeto. Primeiro entrou a bicicleta, que fazia parte de minha vida desde meus 4 anos de idade, depois veio a viagem

Persépolis e Pasárgada no Irã, Capadócia na Turquia e o Deserto do Saara no Sudão. A experiência também lhe rendeu um livro, O Mundo ao Lado, no qual relata momentos de sua jornada solitária e como enfrentou períodos de grandes dificuldades entre desgastes físicos, acidentes, doenças, diferenças culturais, falta de recursos financeiros e de companhia. Conta como superou todas essas dificuldades, o que aprendeu e como saiu de cada situação, sempre concentrado no objetivo de completar a volta ao mundo. Trechos do livro revelam dois momentos opostos da viagem vividos pelo jovem aventureiro. O primeiro, no Peru, como um todo reflete a sensação de grande liberdade ocasionada por uma viagem como essa, e mostra os pontos positivos de viajar de bicicleta e de forma tão livre. O oposto é apontado na passagem pelo Sudão, um país africano devastado por uma longa guerra civil, onde pedalar era um desafio.

Foi na estrada, a Panamericana, que liga Arequipa a Lima (Peru), que me senti conectado com tudo à minha volta. Tinha a sensação que não poderia estar em outro lugar naquele momento. Aquele era o meu ambiente preferido para pedalar: a estrada contava com um bom acostamento, que me permitia relaxar sem ter que me preocupar em olhar para trás a cada ruído de motor que escutava; não havia muitos veículos; não precisava me preocupar com a chuva, pois o céu azul me acompanhava constantemente; havia o sol, mas o calor não era demasiado e, de tempos em tempos, encontrava hospedagens, restaurantes e vilarejos pelo caminho.

Estava sozinho, longe de tudo, mas estava justamente onde queria. Acordava naturalmente cedo todos os

ao lado, arthur deitado nos trilhos de uma ferrovia na bolívia. Nesta página, de cima para baixo, arthur na índia; em Salar de Uyuni (Bolívia); Atravessando o rio Mekong, (Laos); e num Pequeno Oásis no Peru

SV fevereiro/março 2012

55


Fotos: Arthur Simões

Conforme pedalava, percebia que o Sudão era um país basicamente tribal, e as cidades que eu via, quase sempre, pareciam ter saído de um filme de guerra

Foi naquela estrada que constatei que, ao pedalar, eu buscava algo que apenas conseguia sentir naquelas condições, sobre uma bicicleta e no meio do nada, como eu estava. A sensação era de liberdade, de uma liberdade rara, completa, serena e confortante.

Conforme pedalava, percebia que o Sudão era um país basicamente tribal, e as cidades que eu via, quase sempre, pareciam ter saído de um filme de guerra, de tão destruídas que eram. Não havia exceção para isso e até mesmo a capital do país, Karthoum, parecia uma cidade em ruínas, com ruas de terra, escombros de prédios, regiões interditadas, soldados nas ruas e muitas metralhadoras à vista. A guerra que abalava o país nos últimos 30 anos parecia ter espantado muitos dos investidores dali, incluindo hotéis e restaurantes, cuja ausência era perceptível àqueles que chegavam à cidade. Por conta disso, quase todos os estrangeiros que passavam por Karthoum – pois ninguém ia ao Sudão para conhecer as “belezas” do país, mas apenas o cruzava para chegar a outro local na África – ficavam num camping chamado Blue Nile Sailing Club, que não era bem um espaço para acampamento, mas um clube de vela, e talvez o único, sem ter um só barco a vela. Não quis ser diferente. Como já sabia da dificuldade de encontrar um lugar para dormir naquele país e por estar ciente de que o melhor sono que se pode obter no Sudão era ao ar live, fui direto em busca do Blue Nile Sailing Club, que ficava à margem esquerda do Nilo Azul, apenas cerca de 2 quilômetros do encontro entre o Nilo Branco e Azul. Montei minha barraca e logo encontrei outros viajantes, que, assim como eu, cruzavam o país cada um em seu veículo. Dois deles de motocicleta, outros em Defenders todas equipadas e apenas eu numa bicicleta, o que chamava a atenção até desses viajantes.

Experiencias de viajante SV fevereiro/março 2012

56

dias, tamanha era minha empolgação com o que me esperava pela frente. A curiosidade pelo desconhecido me alimentava, e o fato de saber que, em poucos dias, estaria do outro lado do mundo não me deixava parar. Apenas seguia em frente, sem olhar para trás. A mesma estrada que me levava para longe, me levaria de volta.

Título: O Mundo ao Lado Autor: Arthur Simões Edição do Autor/ProAC, 2011 220 páginas

bicicleta de Arthur no deserto do Irã

www . p e dal n a e s t r ada . c o m . b r


Gastronomia

OS BENEFÍCIOS

DOS PEIXES

Apesar da grande extensão costeira, o

SV fevereiro/março 2012

gastronomia

consumo de

58

peixes e frutos do mar no Brasil é pouco

N

a Idade Média (período entre os séculos 8 e 9 depois de Cristo), a Igreja Católica definiu que o período de 40 dias (quarentena) antes da Páscoa seria marcado pelo “carnis vale”, que traduzido significaria “adeus à carne”. Ou seja, durante 40 dias os fiéis católicos deveriam se abster de carne bovina e buscar outras formas de alimento como uma maneira de unir-se ao sacrifício de Cristo até sua ressurreição. Essa tradição foi diminuindo com o passar dos anos, e atualmente resumese ao período entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. Baseados nessa tradição, convidamos a nutricionista Juliana Dragone para falar sobre os benefícios do peixe quando inserido na nossa alimentação e no nosso organismo.

sardinha, atum, salmão, cavala e arenque, são fontes saudáveis de ômega 3, por isso acrescentá-los ao cardápio é garantia de bom funcionamento do cérebro e do coração.

Diferentes das carnes vermelhas, os peixes de água fria e gordos, como

Fonte de vitaminas A, E, D e minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio,

Além de possuir elevada concentração de ácidos graxos, a carne de peixe é considerada proteína de alto valor biológico, é fonte de aminoácidos essenciais ao organismo, proteínas de origem animal que não são sintetizadas pelo organismo e, por isso, precisam obrigatoriamente ser incluídas na alimentação. Importante para o crescimento das fibras musculares, a reconstrução e formação de tecidos, órgãos, produção de hormônios e enzimas.

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

PARA A SAÚDE


SV fevereiro/março 2012

59 O ideal é

A nutricionista Juliana Dragone – CRN3: 27403 – é pós-graduada em nutrição clínica pelo GANEP. E-mail: juliana@ nutricionistajuliana.com.br

consumir peixes

ferro, iodo, selênio, manganês, zinco e cobalto. Também possui vitaminas do complexo B, tais como niacina (B3) e ácido pantotênico (B5), essenciais a inúmeras funções do organismo e indispensáveis para o metabolismo energético. O ideal é consumir peixes de duas a três vezes por semana (cerca de 550 gramas). Para melhor aproveitar os seus nutrientes, é interessante preparar o alimento em baixa temperatura e evitar cozinhar demais. As preparações milanesas, empanadas e fritas fazem com que o alimento perca parte de seus benefícios e nutrientes. Prefira os assados, ensopados e grelhados. Os peixes também contribuem para reduzir os níveis de colesterol total e triglicérides. Por outro lado, elevam os níveis de HDL colesterol, mais

conhecido como “colesterol bom”. Confira os cuidados a serem observados no momento da compra dos peixes:

Shutterstock

vezes por semana

Shutterstock

Shutterstock

Arquivo Pessoal

de duas a três

embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alteração;

• Escolha estabelecimentos de • Adquira os produtos congelados e refrigerados sempre no final das confiança, que apresentem boa compras; higiene; • Na escolha, verifique se o peixe está • No caso de filés de peixes embalados, verifique o peso líquido, o prazo de fresco e firme, sem areia e pedaços validade, a forma de conservação e de plástico; as informações nutricionais; • O pescado deve estar úmido e sem • Em peixes salgados secos, como o manchas na pele; bacalhau, a atenção deve ser redobrada • Deve estar com odor característico para que o armazenamento esteja suave; limpo e protegido de poeiras e insetos; • As escamas devem estar presas à • Não congele o alimento novamente pele; após o descongelamento total. Isso • O peixe deve ter olhos translúcidos e só pode ocorrer depois de cozido brilhantes; e preparado. Para proteger bem o • Ele deve estar conservado em gelo; pescado, utilize filmes e embalagens • Nunca compre alimentos com apropriadas de primeiro uso.


Os elementos locais são os melhores para se criar pratos criativos e

Vinicius Lubambo

diferentes

Alex, chef do Hotel Village Porto de Galinhas (PE)

Ingredientes da terra e do mar O CHEF ALEX

SV fevereiro/março 2012

Gastronomia

UNE O FRESCOR

60

DO COCO COM O SABOR DO CAMARÃO

Amaro Severino da Silva, mais conhecido como Chef Alex, hoje com 38 anos, natural de Cabo de Santo Agostinho (PE), iniciou seu trabalho aos 18 anos de idade, como ajudante de cozinha do Hotel Village Porto de Galinhas. Demonstrando facilidade de aprendizado e talento no preparo dos alimentos, foi promovido dois anos depois à função de cozinheiro. Continuou seu desenvolvimento profissional com cursos de culinária e estudos por meio de livros, revistas e vídeos na área de alimentação,

incluindo cursos na renomada escola do Senac. Com grande capacidade de liderança e fácil relacionamento entre colegas, finalmente chegou à condição de chef de cozinha do Hotel Village Porto de Galinhas, posição que ocupa com destaque até os dias de hoje. Unindo elementos da região, como o coco e os frutos do mar, o Chef Alex apresenta à revista Segue Viagem uma receita infalível para a Sexta-feira Santa, aquele dia em que recomenda-se comer peixe e frutos do mar e evitar a carne bovina.


Arquivo Hotel Village

SV fevereiro/março 2012

61

Camarão

ao molho de coco verde com arroz colorido Ingredientes

Preparo

Camarão

Abra o coco e retire e reserve a água e a sua polpa. Tempere os camarões e frite-os rapidamente. Adicione o conhaque, o suco do limão e o creme de leite.

1 coco verde (polpa, água, coco) 100 ml de creme de leite fresco 50 ml de conhaque 1 limão Sal e pimenta-do-reino a gosto 300 g de camarão

Arroz 100 g de arroz branco 30 g de açafrão 40 g de tomate Azeite a gosto Salsa a gosto

A polpa e a água de coco serão acrescentadas na panela depois que o camarão estiver pronto. Deixe ferver um pouquinho e sirva dentro do coco. Faça o arroz como de costume, adicione depois de pronto o açafrão, coloque os tomates e a salsa.


MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

C

A mostra completou 15 anos, e este ano homenageou o ator Selton Mello com o Troféu Barroco, o prêmio do festival. O Melhor Filme deste ano, eleito pelos cinco membros do Júri da Crítica, foi o longa do Distrito Federal A Cidade é Uma Só, de Adirley Queirós. Com estilo barroco em suas construções, a cidade do interior de Minas que abriga o festival foi proclamada patrimônio histórico nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas e tombadas. Vale a visita para quem gosta de história e cinema ao mesmo tempo.

FESTIVAL DE CINEMA DE PAULÍNIA

de 21 a 28 de junho de 2012 (Paulínia/SP) O festival nesta cidade do interior do Estado de São Paulo é considerado hoje um dos mais importantes do país quando o assunto é cinema. O evento reúne atores, diretores e produtores durante oito dias na cidade. Em 2011 o vencedor de Melhor Filme foi A Febre do Rato, de Cláudio Assis. Possui enormes estúdios que formam um verdadeiro polo de realização de filmes, sendo o local da filmagem de muitos do cinema nacional atual. Indo para a quinta edição, tem mais de 400 filmes inscritos anualmente, e a entrega dos prêmios acontece num belíssimo teatro de 1.300 lugares. Paulínia, além do cinema, possui importantes indústrias, mais de 80 mil habitantes e foi emancipada da cidade de Campinas (SP) em 1964.

SV fevereiro/março 2012

cultura

om o constante crescimento das produções cinematográficas brasileiras, os festivais pelos quatro cantos do país atuam como grandes coadjuvantes na divulgação das produções nacionais, que ganham cada vez mais espaço. O Brasil hoje conta com polos de produção cinematográfica que, além de contribuírem para o crescimento do cinema nacional, geram novas atividades econômicas para as regiões nas quais acontecem, como, e, principalmente, o turismo.

janeiro de 2012 (Tiradentes/MG)

62

FESTIVAIS DE CINEMA pelo paÍs


FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

de 10 a 18 de agosto de 2012 (Gramado/RS) A primeira edição aconteceu em 1973, e apontou Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor, como Melhor Filme da mostra competitiva, que também deu a Darlene Glória o título de melhor atriz e ainda recebeu uma menção especial pela utilização da música de Astor Piazzolla. O festival, que já está em sua 40ª edição, apresenta produções brasileiras e estrangeiras que concorrem ao Kikito de Ouro, troféu que virou também um dos símbolos da cidade. Muitos, além de irem para assistir aos filmes, aproveitam o clima de inverno que cobre a cidade, propício para o saboreio de fondues e chocolates quentes. A cidade, de arquitetura europeia, triplica o número de seus habitantes (cerca de 30 mil) durante o inverno, o festival e no final do ano.

CINE CEARÁ FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO de 26 de setembro a 3 de outubro de 2012 (Brasília/DF) A mostra, que está em sua 44ª edição, apresenta produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia para disputar o prêmio de melhor longa-metragem do ano. A edição anterior recebeu um número recorde de inscrições. Foram 624 filmes. O festival conta ainda com seminários, oficinas, mostras paralelas não competitivas e a Mostra Brasília. Os vencedores, além de ganharem o Troféu Candango, recebem o maior prêmio do cinema nacional distribuído em dinheiro. A cidade, capital do país, que possui um perfil completamente corporativo, acolhe os amantes da sétima arte e oferece um catálogo de belos exemplares arquitetônicos, todos criados pelo gênio Oscar Niemeyer.

OS TRADICIONAIS FESTIVAIS ATRAEM O OLHAR DO GRANDE PÚBLICO PARA os filmes e para as CIDADES ONDE SÃO REALIZADOS

de 31 de maio a 7 de junho de 2012 (Fortaleza/CE) O festival, que chega à sua 22ª edição, começou a partir da Videomostra, uma das atividades da Casa Amarela Eusélio Oliveira, foi crescendo e se reinventando. Em 1995 se rebatizou Festival Cine Ceará, passando de mostra local a evento nacional de cinema e vídeo, e cresceu para Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema ou, como é conhecido no mundo, Cine Ceará. Os vencedores são contemplados com o Troféu Mucuripe. No ano passado, o longa-metragem Mãe e Filha, de Petrus Cariry, venceu cinco categorias. A cidade, famosa por suas praias, realiza o festival dentro de um dos mais belos e antigos teatros do país, o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910 e todo feito em ferro fundido.

SV fevereiro/março 2012

63


CONSUMO

Tudo o que você e seu cliente QUANTIDADE precisam saber sobre MALAS E BAGAGENS EM transporteS aéreos

A

cadaano,cresceonúmerodebrasileirosqueviajam de avião dentro do Brasil e para o exterior.em 2011, foramregistradosmaisde160milhõesdeembarques e desembarques nos principais aeroportos brasileiros.as autoridades do setor aéreo trabalham em conjunto para queaofertadeserviçoseasegurançaacompanhemoritmo de crescimento da demanda pelo transporte aéreo.

SV fevereiro/março 2012

Shutterstock

consumo

mesmo com a regulação e a fiscalização efetiva do setor, é fundamental que o passageiro se mantenha informado sobreseusdireitos.eotransportedebagagensestáentreas principais dúvidas dos viajantes.confira algumas dicas de daniellecrema,daagêncianacionaldeaviaçãocivil(anac), sobre o assunto.

64

Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 quilos de bagagem. Pode-se despachar mais de um volume, desde que o peso total não ultrapasse esse limite. Para aeronaves de até 30 assentos são permitidos 18 quilos e para as de até 20 assentos, 10 quilos. Artigos esportivos em geral (pranchas de surfe, bicicletas, etc.), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial devem estar incluídos na franquia, da mesma forma que a bagagem comum.

NA MÃO A bagagem de mão é outro ponto importante. Saber o que pode ou não ser levado, o peso, o tamanho permitido e outros aspectos, evita transtornos na hora do embarque. Para as aeronaves com mais de 50 assentos, o peso total não pode exceder cinco quilos e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não deve ultrapassar 115 centímetros. É sempre recomendável que objetos de valor sejam carregados como bagagem de mão. A resolução da ANAC n° 207/2011 dispõe sobre os procedimentos de inspeção das bagagens de mão e o que pode ou não ser despachado. Trata-se de um procedimento de segurança essencial para a garantia da segurança de passageiros, tripulantes e trabalhadores do setor. A inspeção é feita em passageiros e em suas bagagens de mão para prevenir o embarque com armas, explosivos, artefatos ou agentes químicos, biológicos, radioativos, nucleares ou substâncias e materiais proibidos. Nos embarques para o exterior são observados padrões internacionais, conforme o país de destino. Nesse caso, o transporte de líquidos, inclusive de gel, pastas, cremes, aerossóis e similares, deve ser feito em embalagem com no máximo 100 ml. Para facilitar a inspeção, o frasco deve ser envolvido em uma embalagem plástica transparente, que


O transporte de bagagens está entre as principais dúvidas dos viajanteS

DANOS E EXTRAVIOS

O transporte de animais vivos pode ser feito em aeronaves de passageiros, em compartimento destinado a cargas e bagagens. Como o peso do animal não pode ser incluído na franquia de bagagem, a companhia pode cobrar um valor adicional. O transporte de animais domésticos na cabine de passageiros fica a critério da empresa. É necessário consultar a companhia aérea com antecedência e apresentar atestado de sanidade do animal fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto de Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.

O extravio de bagagem deve ser avisado, de preferência, ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias. O relato pode ser feito em documento fornecido pela empresa ou em comunicado por escrito. Para fazer a reclamação é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. A companhia terá até 30 dias (voos nacionais) ou 21 dias (voos internacionais) para localizar a bagagem. Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deve indenizar o passageiro.

Outras informações relativas ao que pode e como pode ser transportado, bem como os direitos dos passageiros, podem ser encontradas no Guia do Passageiro, publicação coordenada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), disponível em todos os aeroportos e nos sites da Agência Nacional de Aviação

Shutterstock

ANIMAIS

Quando a bagagem é danificada, o procedimento de reclamação é semelhante. O passageiro deve informar por escrito e registrar a queixa na companhia aérea em até sete dias após a data de desembarque. O furto de bagagens deverá ser informado à empresa aérea com uma ocorrência registrada na Polícia.

Civil (www.anac.gov.br), da Infraero (www. infraero.gov.br) e da Secretaria de Aviação Civil (www.sac.gov.br). A ANAC ainda dispõe de informativo sobre o assunto e também sobre outros temas (atrasos e cancelamentos de voos, documentos necessários para a viagem, dentre outros) em seu site, em Espaço do Passageiro.

Reprodução

AIS INFORMAÇÕES

MAIS INFORMAÇÕES

As compras feitas em free shops ou a bordo de aeronaves podem exceder o limite para a quantidade de líquido transportado, observando o limite imposto pela Secretaria da Receita Federal. O passageiro deve manter os produtos em uma embalagem plástica padronizada e selada e com o recibo de compra à mostra e a data do início do voo para quem embarca ou está em conexão. Essa regra pode sofrer alterações dependendo do país de origem ou conexão, sendo importante consultar a empresa aérea ou seu agente de viagens antes do voo.

Arquivo ANAC

Danielle Crema é Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional de Aviação Civil

possa ser fechada, com capacidade máxima de um litro e dimensões de 20 x 20 cm. Medicamentos com prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais não entram nessa restrição, mas devem ser transportados na quantidade necessária e prescrita para o tempo de duração do voo e eventuais escalas.

SV fevereiro/março 2012

65


FEVEREIRO

Paris/França

Astor Saint-Honoré 

Agenda

Diárias a partir de:

SGL/DBL EUR

216

,00

DATAS E EVENTOS IMPORTANTES

Válidas até 27/04/2012 (incluem café da manhã)

Hóspede TREND que se hospedar com mínimo de 3 noites receberá uma garrafa de champanhe no quarto. Hotel a 3 km da Champs-Élysées, 2,5 km do Musée du Louvre e 4 km do Jardin du Luxembourg.

Montevidéu/Uruguai

FEVEREIRO/MARÇO 2012

21.fevereiro

CARNAVAL

02.março

Dia Nacional do Turismo

29.março a 08.abril

Paixão de Cristo

(Nova JERUSALÉM, PE)

Dhavid Normando/Riotur

Austral Hotel  Montevideo Ótimas tarifas em Montevidéu!

FEIRAS E EVENTOS SOBRE TURISMO Hotel localizado no coração de Montevidéu.

K+K Hotel Cayre  Diárias a partir de:

SGL EUR

203

,00

DBL EUR

220

,00 Válidas até 31/03/2012 (incluem café da manhã)

13.e14.março

Emif – Para profissionais de eventos (Bruxelas, Bélgica)

Reservas Internacionais:

55 11 3041.7501 I 0800 773 7557 www.trendoperadora.com.br Tarifas sujeitas à disponibilidade e a variações de acordo com o período da reserva.

(Berlim, Alemanha)

La Dolce Vita – Festival Italiano (Londres, Inglaterra)

14.e15.março Tarifa promocional para mínimo de 4 noites. Hotel a 3 km da Champs-Élysées, 1,3 km do Musée du Louvre e 2 km do Jardin du Luxembourg.

ITB Berlim

22.e23.março

25. e26.março

Best of Britain and Ireland – Destinos e produtos (Birmingham, Reino Unido)

37º Encontro Comercial Braztoa (São Paulo, SP) Trend no estande A62 Tianguis Turístico

(Puerto Vallarta, México)

Shutterstock

Paris/França

07.a11.março 09.a11.março


EVEREIRO/MARÇO 2012 67

Rio de Janeiro

(RJ)

Joinville (SC)

Agenda

Recife (PE) Aracaju (SE) São José do Rio Preto (SP) Florianópolis (SC) Porto Alegre (RS) Curitiba (PR) Salvador (BA)

Shutterstock

01.março 09.março 12.março 17.março 19.março 23.março 26.março 29.março 29.março

SV fevereiro/março 2012

ANIVERSÁRIOS DE CIDADES


Shutterstock

Tudo sobre

diabetes

Por Dr. Amaury Simoni (especialista em Medicina Aeroespacial e de Altitude e Atendimento a Turistas)

E

SV fevereiro/março 2012

SAUDE

m uma edição recheada de delícias e com a proximidade da Páscoa, não poderíamos, sem querer ser estraga-prazer, deixar de comentar um assunto muito importante para quem é ou para seus acompanhantes, principalmente os que seguirão uma viagem aérea: diabetes.

68

Quando pessoas diabéticas viajam de avião, especialmente em voos longos que cruzam vários fusos horários, o gerenciamento desta condição necessita de um planejamento cuidadoso e provisões que evitem uma potencial anomalia associada ao diabetes. Distúrbios metabólicos podem ser agravados por doenças intercorrentes, enjoo do viajante, estresse e ansiedades associadas ao voo, alteração nos horários normais de refeições causada por atrasos e por adversidades inesperadas como acidentes ou perda da medicação. Com uma preparação antes da viagem, assegurando a manutenção de um suprimento adequado de medicação e carboidratos, monitorações frequentes do nível sanguíneo de glicose durante a jornada e uma compreensão de como lidar com ocorrências não previstas, diabéticos podem seguir uma viagem

bastante longa a trabalho ou lazer sem qualquer medo. Alterações metabólicas que podem ocorrer durante voos incluem o desenvolvimento de hipoglicemia (predominantemente em pessoas em tratamento com insulina) ou hiperglicemia persistente, que em circunstâncias extremas podem progredir para uma cetoacidose diabética com o risco de coma. A orientação fundamental no manuseio e controle do diabetes, que é manter uma dieta apropriada e ingestão apropriada de fluídos, pode estar comprometida durante uma viagem aérea. Diabetes mellitus é um nome genérico de um grupo de doenças que são caracterizadas por um desenvolvimento de hiperglicemia, que está associada com uma regulação deficiente no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Uma boa fonte de consulta sobre o diabetes e viagem é o site: www.diabetes.org.uk. Em português, www.diabetes.org.br. Abaixo, algumas dicas de como se preparar para viajar: IDENTIFICAÇÃO PESSOAL: um relatório da clínica ou do médico que o trata deve ser obtido, especificando

o tipo de diabetes, medicação e doses, especialmente quando a insulina é usada. Isso ajudará a afastar suspeitas dos agentes de imigração e oficiais da alfândega, que podem suspeitar de uso de drogas quando seringas e agulhas forem encontradas na bagagem de mão. Se a viagem for prolongada, é útil levar uma receita com a lista dos medicamentos (incluindo os nomes genéricos, além dos nomes comerciais, que podem variar muito entre vários países), prescrição da insulina, seringas e os itens usuais para efetuar testes sanguíneos. Além dos documentos habituais, diabéticos devem levar alguma forma de identificação informando sobre sua condição, particularmente se tratado com insulina. Pode ser um “Alerta Médico” marcado em um bracelete de metal ou em um colar que contenha informações personalizadas. Este tipo de identificação é reconhecida mundialmente. SEGURO: passageiros diabéticos também devem obter um seguro para a viagem que cubra acidentes e doenças agudas, sua condição crônica, além de seguro contra perda ou roubo do equipamento de controle que leva consigo e medicações. É muito


EQUIPAMENTOS E DROGAS: itens essenciais para o passageiro diabético que seguirá viagem aérea estão listados abaixo. Aqueles que recebem tratamento com insulina devem levar também um amplo suprimento de insulina em sua bagagem de mão, separado em duas bolsas ou malas (uma delas deve ser levada por um amigo ou parente acompanhante da viagem), para o caso de perda ou roubo. Quando se trata de viagens aéreas, mesmo a insulina que não será usada imediatamente não deverá ser transportada na bagagem que será despachada para a área de carga da aeronave. É que a bagagem pode ser exposta a temperaturas negativas, que

Se a viagem é prolongada, é útil levar uma receita com a lista dos medicamentos e prescrição da insulina podem congelar e inativar a insulina. Os itens essenciais para diabéticos são: insulina, seringas e agulhas ou canetas perfuradoras; bolsa ou recipiente térmico; medidor de glicose sanguínea, medidor de reserva, baterias de reserva; tiras para medição de glicose. Para hipoglicemia, é recomendado carboidratos de ação rápida, como bebidas e tabletes à base de glicose,

e carboidratos de ação lenta, como bolachas, biscoitos e barras de cereais. Passageiros de linhas aéreas tratados com insulina devem ser orientados que a sua dose diária usual de insulina pode ser significativamente alterada pelo horário ou conteúdo das refeições a bordo, inatividade dentro do avião e alterações na temperatura ambiente. Devemos lembrar, também, que cruzar fusos horários requer habilidade para alterar doses e adequar as medicações para os prolongamentos ou reduções das horas totais do “dia” do viajante. Ah! E quanto ao chocolate, bem, os dietéticos não contêm praticamente açúcares e, portanto, podem ser consumidos (com moderação) por diabéticos controlados. Podem experimentar... O gosto é ótimo! E Feliz Viagem!

69 SV fevereiro/março 2012

importante checar, quando da aquisição de um seguro-saúde para a viagem, se ele irá cobrir condições preexistentes, especialmente devido ao diabetes.


ESPACO TREND

Luppa fará palestra no Fórum Panrotas O Fórum Panrotas, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, é considerado o maior fórum de tendências e debates do turismo brasileiro e reúne líderes, formadores de opinião e profissionais do setor durante dois dias. Luppa, Diretor-presidente da TREND Operadora, será um dos palestrantes dessa edição. Com o tema “Impacto das fusões, aquisições e a atratividade do turismo do Brasil para investidores estrangeiros”, ele participará de um debate com outros painelistas, como Peter Long, presidente e CEO da Tui Travel (Reino Unido), e Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotéis e do Conselho de Administração da CVC.

SV fevereiro/março 2012

ESPACO TREND

Fotos: Arquivo TREND

70

Participação de Luppa no Fórum Panrotas 2011

TREND associa-se à Braztoa e participa de evento comercial A TREND Operadora tornou-se associada da Braztoa no início deste ano. E, logo na sua chegada, já participa do 37º Encontro Comercial Braztoa, que vai girar sobre o tema Mídias Sociais. O evento acontece nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). No estande estarão presentes o Diretor-presidente, Luis Paulo Luppa, o Assessor da Presidência, Roberto Araújo, o Diretor de Vendas, Alexandre Camargo, além da equipe de vendas de São Paulo e as equipes operacionais das Unidades Corporativa e de Lazer. Serão distribuídas durante a feira as famosas sacolas amarelas com conteúdo inédito para o agente de viagens. Aguardamos a sua visita no nosso estande! 37º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA. ESTANDE DA TREND OPERADORA – RUA F – ESTANDE A62. DIAS 22 E 23 DE MARÇO – CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA – SÃO PAULO (SP). DIA 22 – DAS 12 àS 19H / DIA 23 – DAS 12 àS 18H.


Começam os preparativos para os Workshops TREND de 2012 Já está confirmado! Além de Atibaia (SP), que recebe o Workshop TREND pelo terceiro ano consecutivo, Belém, capital do Pará, também receberá o Workshop TREND este ano. O acordo para realização do evento no Estado foi assinado ainda durante o 13º Workshop TREND em Atibaia, com o Presidente da Paratur, Adenauer Góes. A sétima edição do Workshop TREND Brasil vai acontecer em Belém nos dias 22 e 23 de junho, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 13 de abril. E, a partir do dia 2 de julho, abrem-se as inscrições para o 14º Workshop TREND, que acontecerá no dia 29 de setembro no Bourbon Atibaia Spa Resort, em Atibaia (SP). Para se inscrever, basta entrar no site www.workshoptrend. com.br. O evento, como já é conhecido, reúne expositores, palestrantes renomados, treinamentos diversos, e os agentes ainda concorrem a um carro zero-quilômetro. Fotos: Arquivo TREND

WORKSHOPS TREND 2012 ATIBAIA/SP

29/SET

BOURBON SPA RESORT ATIBAIA

BELÉM/PA 22 e 23/JUN

HANGAR CENTRO CONVENÇÕES

www.workshoptrend.com.br

TREND divide-se em duas unidades de negócio Com o sucesso do lançamento do Lazer da TREND e os números do primeiro trimestre de operação da nova área de venda de pacotes, Luppa tomou a decisão de dar foco para o Lazer em 2012 e criar uma unidade de negócio absolutamente independente. Agora a empresa passa a ter duas unidades de negócios: a TREND Corporativo e a TREND Lazer. Os setores de Vendas, Operações, Atendimento e Comercial serão exclusivos, com profissionais especializados e experientes nas respectivas áreas. Agora o agente de viagens ganha uma linha exclusiva, uma hotline, para ser atendido quando o assunto é Lazer: (11) 3041-7510.

CORPORATIVO

SV fevereiro/março 2012

71


Hoteleiros e autoridades participam de brunch dentro da TREND Operadora Hoteleiros de diversas cidades do Brasil e do mundo marcaram presença na sede da TREND Operadora para um delicioso e promissor brunch. Representantes de hotéis como Marina Park de Fotaleza (CE); do Enotel Resort & Spa, com unidades em Portugal e Pernambuco; do condado de Kissimmee (Flórida/EUA); do Celebration Suites Hotel, do OAK Plantation Resort e do Seralago Hotel & Suites, todos de Kissimmee; do Gaylord Palms Hotel de Orlando (EUA); do Clarion Suites de Portugal, entre outros, tiveram a oportunidade de conversar com Daniel Santos, Vice-presidente Comercial, Gabriela Cavalheiro, Diretora Comercial, Adriano Gomes, Diretor de Novos Negócios, e, da unidade de Lazer, Simone Araújo, Gerente Comercial, e Mary Terra, negociadora.

SV fevereiro/março 2012

ESPACO TREND

Quem também esteve visitando a sede foi o Secretário Municipal de Turismo de Porto Seguro (BA), Wilson Spagnol, que conheceu o local e firmou parcerias importantes, como acordos para realização conjunta de eventos, famtours, participação no Workshop TREND, treinamentos e a divulgação do novo produto de Porto Seguro para 2012, o “Feliz Aniversário do Brasil em 22 de Abril”.

72

Hoteleiros visitando a Trend Fotos: Arquivo TREND


SV fevereiro/março 2012

73

Promoções e contratações Roberto Araújo, que antes era Diretor de Operações, foi promovido a Assessor da Presidência, cargo criado por Luppa, visto a necessidade vital de um acompanhamento da área em diversos setores da Operadora e do estabelecimento de um canal amplo de comunicação com toda a empresa. Fernando Del Cistia, 41, formado em Turismo e com mais de 20 anos de experiência na área, foi contratado para o cargo de Gerente Comercial de Lazer. Ele já trabalhou em grandes operadoras do país, onde exerceu cargos de Gerente Operacional e Gerente Geral Comercial. Fotos: Arquivo TREND

Road show sobre Caribe fez sucesso entre os agentes A TREND promoveu o Caribe por meio de um Road Show para os agentes de viagens entre janeiro e fevereiro. O evento passou pelas cidades de Campinas, (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Nele, os agentes puderam conhecer, através de pequenas palestras, toda a diversidade, beleza e encanto de Aruba, Curaçao, República Dominicana, Barbados e Colômbia, e ficar por dentro das promoções exclusivas de pacotes da TREND para os destinos. Eles ganharam um passaporte que era carimbado por cada destino e ficaria como recordação do evento. Fotos: Arquivo TREND


O MAIOR PORTIFÓLIO DE HOTÉIS NO BRASIL E NO MUNDO EM UM CLIQUE.

A TREND está presente no BRASIL e no MUNDO com as melhores opções de HOTÉIS, e com tudo que AGENTE precisa para oferecer aos seus clientes a melhor experiência em VIAGENS CORPORATIVAS e de LAZER. Tudo em um sistema 100% ONLINE. Rápido, prático e descomplicado.

VIAGEM É COM AGENTE. Reservas Nacionais: São Paulo 3123 0333 | Outras cidades 0800 770 8555 Reservas Internacionais: São Paulo 3041 7501 | Outras cidades 0800 773 7557

www.trendoperadora.com.br

Revista Segue Viagem - Edicao 09  

Revista Segue Viagem - Edicao 09

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you