Page 1

Distribuição Gratuita - DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012 - edição 8 - ANO 2

GASTRONOMIA Saladas e sorvetes para refrescar

AMAZÔNIA De folhas abertas para o turismo ecológico

CONSUMO Cecilia Dale dá dicas de belas decorações natalinas

ANDORRA O calor da neve num dos países mais acolhedores da Europa

NATAL LUZ

O maior evento natalino do país acontecendo em Gramado


editorial

Palavra do Presidente

E

ste ano de 2011 foi vivido intensamente dia a dia, em que praticamos, e muito, a atitude. Ou você faz, ou tenha certeza de que alguém fará em seu lugar. Não me canso de falar isso todos os dias, para que a atitude e a proatividade prospere no DNA de todos aqui na Trend. Tudo passa, e o tempo não está nem aí para o fato de você aproveitá-lo ou não. Até porque esta questão de gestão do tempo não existe, uma vez que você só pode gerir aquilo que você pode controlar. Também não adianta buscar ajuda “não convencional”, acreditando que Aquele lá de cima sempre terá um tempinho só para você. O mundo está aberto, e parte dele está na rede. Mas, por mais aprendizado que você tenha pelo virtual, um dia terá que aplicá-lo, expondo-se para cantar a sua própria música, criando públicos para formar a sua parte dos aplausos. Este é o maior desafio de todos nós: “SER OU NÃO SER”. Todos nós praticamos o nosso lado proativo, para que ele vença as limitações e faça com que as incertezas das ações iniciais e o medo da aceitação sejam superados. Estou convencido de que estamos preparados para dar mais um passo seguro e bem pensado na direção de ter: a excelência de nossos fluxos operacionais, a capacitação da nossa força de vendas, a adequação de velocidade da nossa área de TI, a consistência de nossas relações estratégicas com nossos fornecedores e, fundamentalmente, o nosso processo criativo superando as expectativas de experiências de nossos clientes. A cada ano renovamos a nossa missão, visão e valores, e continuamos com mão forte na gestão de nossa estratégia global de avançar cada vez mais. Que Deus nos abençoe em mais uma jornada que batizamos de “PRA CIMA 2012!”

Luis Paulo LUPPA Diretor-presidente

Expediente

Curta a nossa página no Facebook:

facebook.com/Trendoperadora

Siga a nossa conta no Twitter:

twitter.com/TrendOperadora

A revista Segue Viagem é uma publicação da TREND Operadora. Internet: www.trendoperadora.com.br. Tiragem: 10.000 exemplares. Projeto gráfico e Diagramação: Tatiana Barboza. Gerente de Comunicação, Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Stevan Lekitsch (MTB 36.017 SP) imprensa@trendoperadora.com.br. Revisão: Jussemara Varella. Impressão: W Gráfica. Colaboradores: Alessandra Assad, Alex Sugiyama, Alexandre Camargo, Dr. Amaury Simoni, Mário Braga, Maurício Góis, Nilda Brasil e Raúl Candeloro. Marketing - Diretora: Ana Kuba. Gerente de Marca: Marianne Bernardo. Equipe de Redação e criação: André Torres, Fernando Figueiredo, Paulo Calazans, Priscila Palacio, Rosimeire Raven, Thaise Salzgeber e Ulysses Badain. Foto da Capa: Cleiton Thiele. Ilustrações: Camila Torrano. Créditos de Fotos: Banco de imagens, Shutterstock, divulgação, arquivo Mercado & Eventos e Arquivo TREND. As demais fotos estão com o devido crédito do fotógrafo. Para anunciar nesta revista, entre em contato com a nossa área comercial: publicidade@trendoperadora.com.br. Distribuição gratuita. www.revistasegueviagem.com.br.


NAS SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS, ASSUMA ESSE COMPROMISSO COM VOCÊ. VENHA PARA NATAL. VENHA PARA O RIO GRANDE DO NORTE. Programe-se para viver momentos inesquecíveis em Natal. De dia, você aproveita ao máximo os mais de 400 quilômetros de praias com águas cristalinas e mornas, dunas emocionantes, paisagens paradisíacas e um clima perfeito para pegar um bronze. De noite, a diversão está garantida nos restaurantes, bares, casas de show e teatros da cidade. Venha para Natal. Venha para o Rio Grande do Norte. Esse é o lugar.

ÀS VEZES, É PRECISO LEMBRAR QUE O COMPROMISSO MAIS IMPORTANTE DA VIDA É VIVER.

www.rn.gov.br


editorial

Conselho de Amigo palavra dos conselheiros Mais um ano fica para trás. E devemos confessar que foi um ano pra lá de agitado. Muitas mudanças, muitas novidades, muitos lançamentos, muito trabalho. E isso tudo refletiu num só resultado: crescimento. A TREND Operadora cresceu em espaço, em número de colaboradores, em aparições na mídia, em atuação em feiras nacionais e em presença em feiras internacionais. E para 2012 nosso objetivo vai continuar sendo esse, crescer cada vez mais, em produtos e serviços, oferecendo sempre mais ao nosso cliente, o agente de viagens. Passamos os últimos meses de 2011 planejando tudo o que queremos para 2012, e nós mesmos nos surpreendemos com tudo o que queremos. As metas são ousadas, os planos são grandes e as conquistas deverão ser muitas. E queremos você, que lê esta página, seja hoteleiro, agente de viagens ou até mesmo um passageiro que teve a curiosidade de folhear a Segue Viagem, junto conosco sempre, testando nossos produtos, enviando suas críticas, sugestões, opiniões, para que possamos oferecer um produto atualizado e antenado com as suas necessidades e desejos constantemente. Quando criamos o nosso sistema 100% online, foi para atender a sua necessidade. Quando criamos os parcelamentos, foi atendendo você. Quando criamos os produtos de lazer, foi atendendo aos seus pedidos. E é isso que queremos para 2012: continuar te escutando e respondendo à altura. Afinal, em 2012, viagem vai continuar sendo com agente, sempre! Feliz Natal e um Super 2012!

José Anjos

Diretor-conselheiro

Washington Preti Diretor-conselheiro


Só quem é líder mundial tem as melhores soluções em locação a negócios ou a lazer. São cinco anos de parceria com a Trend oferecendo sempre as melhores soluções em locações de veículos para você, agente de viagens.

www.trendoperadora.com.br (11) 3123-0333 Grande São Paulo

Comece sua viagem.

0800 770 8555 Demais localidades

Imagem do carro meramente ilustrativa. As reservas são efetuadas pelo grupo de veículo. A Hertz não garante a escolha de modelo, cor, placa ou disponibilidade de acessórios no veículo para locações eventuais. Consulte a Hertz para saber detalhes das condições customizadas oferecidas para empresas.


AGENTE FALANDO

opinião

do leitor

Quero fazer um elogio ao Arquivo Pessoal

atendimento prestado pelo atendente Lucas Fattori, que me ajudou em uma reserva de hotel em um período de muita demanda na cidade de Campinas (SP). Além de fazer tudo com bom humor e satisfação, agiu de forma rápida e precisa. É de gente assim que o turismo precisa.

Douglas Dutra Agente de Viagens da Prioritá Turismo Santos – SP

O elogio acima foi copiado também para a Supervisora do FIVE (célula Rinoceronte), Fernanda Reina, o Executivo de Contas de São Paulo, Fabrizio Cavallini, a Diretora Comercial, Gabriella Cavalheiro, e o Diretor de Vendas, Alexandre Camargo.

do conteúdo da revista Segue Viagem. Com ganha, mas também todos que trabalham e empreendem em Turismo. Os pequenos e grandes destinos do Brasil e do

Esse foi o email enviado para a equipe do FIVE (Força Interna de Vendas), da TREND Operadora, por um agente do litoral de São Paulo que precisava de quatro apartamentos em Campinas (SP) durante um feriado prolongado (15 de novembro, Proclamação da República) e que, na época, na mesma região (Paulínia, 20 km de Campinas), estaria acontecendo o Festival SWU, que lotaria todos os hotéis. O FIVE, do qual Lucas faz parte, é um departamento especializado da TREND Operadora que tem como objetivo não deixar de atender a nenhuma solicitação. Criado há poucos meses, nesse mês de novembro bateu sua meta um dia antes do previsto, tendo uma enorme comemoração. É dividido em cinco células, cada uma com um nome de um animal selvagem.

Parabéns pelo nível

esta qualidade, não só a TREND

Arquivo TREND

Cases de sucesso Cases de sucesso Cases de a vez Agente da vez Agente

sucesso Cases de sucesso Cases

Mundo tÊm tido espaço nesta magnífica PUBLICAÇÃO. Chega de veículos que publicam

press releases e vamos para os que contam com experiência,

Lucas Fattori Integrante da Célula Rinoceronte do FIVE da TREND São Paulo – SP

conteúdo e sentimento o que devemos conhecer e viver. Virgilio N. S. Carvalho Personalidade conhecida e respeitada por todo o trade turístico e hoteleiro, com muitos serviços prestados para os dois setores como diretor, professor e consultor São Paulo – SP

Arquivo Pessoal

da vez Agente da vez Agente da vez Agente Nome: Douglas Barbosa. Idade: 37 anos. Trabalha no: GRUPO MC&A TURISMO, focado no atendimento corporativo. Localizada na cidade de: São Paulo (SP). Cargo: consultor de viagens. Estado civil: casado. No turismo desde: 1989. Começou trabalhando como: office-boy. Na sua área gosta mais da: troca de experiências que temos no contato direto com os clientes e fornecedores. Destino favorito: Miami Beach (EUA). Destino mais pedido: Estados Unidos e Ásia. O maior desafio para o turismo no Brasil: estruturar-se para atender a nossa demanda interna, visto que, graças ao bom momento financeiro do Brasil, as classes D e E estão lotando aviões, hotéis e cruzeiros. Do meu ponto de vista, essa demanda é muito mais latente do que qualquer outro evento internacional.


67

A participação da Operadora nos eventos mais importantes do trade pelo país, e os realizados para encantar parceiros

40

ESPAÇO TREND

64

Cuidados para aproveitar todas as atrações aquáticas com segurança

36

SAÚDE

62

Cecilia Dale dá dicas para adequar a decoração de Natal ao estilo de cada casa e família

56 34

CONSUMO

30

Os presépios de Natal ainda encantam e inspiram muitos artistas e turistas

52

Cultura

48 22

Tudo sobre umas das sobremesas mais apreciadas do mundo, o sorvete

14

GASTRONOMIA

10

Empresário conta a experiência de cruzar a América do Sul em cima de uma moto

EXPERIÊNCIAS DE VIAJANTE

Cidades investem em grandiosos eventos natalinos para atrair turistas

CURIOSIDADES Entrevista

Conforto e requinte em três opções de hotéis em Andorra

HOTEL INTERNACIONAL EM DESTAQUE

Andorra, um destino nevado surpreendente

DESTINO INTERNACIONAl EM ALTA

Hplus acaba com o chek-out e Anhembi Morumbi tem descontos

Parceria

Como os hotéis lidam com as restrições ao fumo

Atendendo Bem

Hotéis cheios de charme, em paisagens de tirar o fôlego

HOTEL NACIONAL EM DESTAQUE

Tudo sobre a Amazônia, uma das sete maravilhas naturais do mundo

DESTINO NACIONAL EM ALTA

Especialistas ensinam como aperfeiçoar vida profissional e pessoal

Colunistas

Rosa Helena Volk fala sobre a grandiosidade do Natal Luz

Sumário

44

70


na e l e H a s o o e R lk so Vo ces al do suundi luz o d a m m atal a N Gr em a Carla

d Wen

t

ENTREVISTA

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

ári t e ecr o s A sm i r tu de oé m co a e t n ess co r tra s e u oso l q u r o fab o t even

10

R

osa Helena Volk, natural de Porto Alegre (RS), tem 51 anos, e no dia 12 de agosto de 2011 foi empossada secretária de Turismo da cidade de Gramado (RS), uma das mais turísticas do Estado. Após aceitar o cargo, oferecido pelo prefeito Nestor Tissot, Rosa Helena estaria também aceitando um desafio: orquestrar um dos maiores eventos natalinos do Brasil. Do Brasil? Não, o Natal Luz de Gramado (que acontece desde 1985) não é mais restrito apenas ao nosso país. É um evento que já está mundialmente conhecido, e coordená-lo é uma tarefa monumental. Ela já havia tido contato bem próximo com ele durante o tempo que foi gerente de Comunicação da Prefeitura (em 2007) e quando foi assessora de imprensa do evento em 2010. Porém, agora, estar na cadeira de Turismo lhe dá uma outra responsabilidade. E, nesta entrevista exclusiva para a revista Segue Viagem, ela conta como foi enfrentar esse desafio. Com 26 anos de existência, o Natal Luz de Gramado já é considerado um dos maiores eventos natalinos do mundo. A que se deve todo esse sucesso? O Natal Luz é um evento que envolve toda a comunidade gramadense. É feito por várias mãos, e o seu sucesso passa muito por essa gama de pessoas que participa do evento. Por trás de toda a magia do evento estão pessoas que sempre acreditaram no Natal Luz e em toda a sua beleza. É um trabalho que vem sendo feito ao longo de 26 anos e que o consolida como um dos maiores eventos natalinos do Brasil e do mundo.


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

11

a cada real investido no Natal Luz, R$ 30 retornam ao Estado. Sendo assim, em 2010 a riqueza gerada pelo O Natal Luz atrai que número de turistas do Brasil e do exterior?

evento superou os

São 2 mil empregos diretos gerados pelo Natal Luz, além de outros 7 mil empregos criados indiretamente, no comércio em geral da cidade.

R$ 513 milhões

No último ano de realização, o evento contou com mais de 1 milhão de visitantes, e na 26ª edição estima-se que esse número seja maior, atingindo cerca de 1,3 ou 1,5 milhão de pessoas.

A Escola de Artes do Natal Luz já é uma iniciativa com função social. Quantos alunos já passaram por lá?

Não se tem a estimativa de quantos estrangeiros e quantos daqui, porém o número de visitantes do exterior sobe a cada ano, o que mostra que o evento vem ganhando fama em diversas partes do mundo.

A Escola das Artes Pedro Benetti é um grande projeto social realmente. Já foram mais de 230 crianças formadas em diversas atividades, todas relacionadas à arte, como dança, teatro e música. Em 2011, por exemplo, a abertura do Natal Luz de Gramado foi feita pela Orquestra de Gramado, composta em sua grande maioria por gramadenses, e em grande parte por alunos da Escola das Artes.

Quais as cifras financeiras que o Natal Luz movimenta para Gramado? Apenas com impostos pagos durante o período do Natal Luz, em 2010, por exemplo, Gramado beneficiou-se com R$ 5,3 milhões.

Outra iniciativa com cunho social e ecológico é o recolhimento de garrafas pet, para a confecção dos enfeites natalinos. O que isso representa para a reciclagem do município?

Quantos profissionais estão envolvidos em sua realização, seja direta ou indiretamente?

Carla Wendt

Segundo um estudo que foi feito pelo economista Marcelo Portugal (UFRGS), a cada real investido no Natal Luz, R$ 30 retornam ao Estado. Sendo assim, em 2010 a riqueza gerada pelo evento superou os R$ 513 milhões.

Desde que teve início o Projeto Pet, de reaproveitamento das garrafas para a criação de enfeites natalinos que embelezam as ruas de Gramado, em 2003, já foram mais de 4 milhões de


ENTREVISTA

Em 2011, as pré-estreias geraram mais de 10 toneladas de alimentos, que são destinadas às

garrafas recicladas e mais de 300 mil por ano são reaproveitadas.

famílias de maior

Existem outros projetos sociais vinculados ao Natal Luz?

vulnerabilidade social

Alguns exemplos: os três grandes espetáculos (Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile e Nativitaten) têm suas pré-estreias realizadas dias antes do início oficial do evento, e o ingresso para cada uma delas é um quilo de alimento não perecível. Em 2011, essas pré-estreias geraram mais de 10 toneladas de alimentos, que são destinadas às famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.

12

O Natal Luz nasceu durante a Festa das Hortênsias. Elas deixaram de ser um atrativo para a cidade? As hortênsias de Gramado são ainda um atrativo à parte. A cidade é muito conhecida pela beleza da flor, inclusive os acessos à cidade são caminhos tomados por hortênsias. Todos os anos, a poda da flor é realizada e novas mudas são plantadas.

Cleiton Thiele

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Além disso, a doação de ingressos para entidades e projetos que destinam verbas para entidades da cidade.

O Festival de Cinema de Gramado é outro importante evento da cidade, e que ajudou a projetá-la no cenário do turismo

interno. Em comparação com o Natal Luz, qual a posição do evento atualmente? O Festival de Cinema é um grande evento e que, conforme citado, ajudou a projetar Gramado para todo o Brasil. Atualmente ele é, ao lado do Natal Luz, da Chocofest – evento que acontece durante a Páscoa e cria diversas atrações, todas relacionadas ao chocolate – e da Festa da Colônia, um dos grandes eventos realizados no município. O chocolate também é um grande atrativo de Gramado. O que representa economicamente para a cidade? O chocolate é um dos principais setores de produção em Gramado. As delícias dos chocolates caseiros produzidos na cidade ganharam fama em todo o Brasil, e, ao lado da indústria moveleira, da rica gastronomia e, da vasta e excelente rede hoteleira, ele é um dos maiores fomentadores da indústria gramadense, sempre levando o turismo em consideração. E a confecção de roupas para o inverno? As malharias, como são chamadas, são tradicionais em Gramado. O


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

13

Até o final do ano, estima-se que a cidade deva receber 4 milhões de clima da cidade é propício a esse tipo de confecção e comércio.

visitantes

é muito bonita e sua comunidade orgulha-se muito da estrutura que apresenta para todo o país.

O inverno segue movimentando boa parte do turismo em Gramado. Os meses da estação registram alto índice de ocupação nos hotéis da cidade, e apenas em 2011, durante o período do inverno, cerca de 1 milhão de visitantes estiveram em Gramado. Até o final do ano, estima-se que a cidade deva receber 4 milhões de visitantes (100 vezes o número de habitantes).

Qual a infraestrutura que a cidade oferece, além dos pontos turísticos? A cidade possui escolas de muita qualidade, um centro de saúde de alto nível, além de um hospital munido com UTI. Temos em Gramado alguns grandes centros de eventos, como o ExpoGramado, que foi adquirido pela administração municipal atual e que recebe eventos o ano inteiro, fomentando ainda mais o número de visitantes.

E Gramado é um bom local para se morar fora dos períodos de alta turística? A Prefeitura de Gramado vem apostando na estrutura da cidade, por isso, não só a área central do município recebe atenção do poder público. Os bairros mais afastados também estão sempre recebendo algum tipo de obra, mostrando assim a atenção especial da prefeitura, tornando Gramado uma cidade muito boa para se viver.

Cleiton Thiele

Há, por exemplo, na cidade uma grande oferta de empregos, principalmente pelo fato de o município ter pouco mais de 32 mil habitantes e receber milhões de visitantes. Com isso, todo o comércio precisa estar preparado, além da rede hoteleira e gastronômica, o que gera empregos diretos à comunidade gramadense. Além disso, a cidade

Como as gestões atuais encerram-se no ano que vem, qual o legado que deixam ao próximo a assumir a pasta? Desejo retribuir a confiança depositada em mim pelo prefeito Nestor Tissot e pela comunidade de Gramado com meu esforço e dedicação no trabalho pela nossa cidade.
Tenho procurado desenvolver um planejamento de longo prazo para que os gramadenses continuem tendo orgulho de Gramado, mantendo o sucesso que conquistamos até aqui e que nos rendeu títulos como de Melhor Cidade Turística do Brasil, e qualificando ainda mais a atividade turística do município.


Colunistas

Trend Training Center Amigo leitor, Chegamos ao mês de dezembro. Mês de reflexão, retrospectivas, balanços. Dezembro também é o mês de festejos e confraternizações. Neste mês comemoramos o Natal, o nascimento de Jesus Cristo, que nos traz mensagens de vida e renovação. Comemoramos também a chegada do Novo Ano, que venha cheio de sonhos e realizações. Nesse momento de entusiasmo e alegria próprios do mês de dezembro, a revista Segue Viagem também preparou matérias especiais de agradável leitura.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Para o deleite de nossos leitores, iniciamos com um artigo muito interessante de Alessandra Assad, que nos conduz o olhar para a base da pirâmide organizacional, argumentando que os processos de trabalho podem e devem ser focados também na base piramidal, que participa ativamente no processo de crescimento das empresas.

14

Maurício Góis traz, com assertividade, sugestões de procedimento de vendas, relembrando-nos que nossos olhos testemunham nossos pensamentos, assim como todo nosso corpo se comunica. Nilda Brasil nos dá dicas para nos tornarmos mais que uma equipe de sucesso. Raúl Candeloro comenta que alguns maus hábitos do homem moderno podem afetar e prejudicar a nossa saúde: fumo, bebida, sedentarismo, agitação mental, preocupações, angústias e ansiedade. Precisamos mais de diversão, buscar a tranquilidade na música, em passeios na natureza, em leituras. É isso aí, caro leitor: o homem moderno precisa colocar mais Lazer em sua vida!

Sérgio Velloso Gerente de Treinamento


Onde está o lucro das empresas? Já não é de hoje que muitos dos grandes estudiosos de management sinalizam que as classes menos favorecidas deveriam despertar a atenção dos empreendedores para as oportunidades que existem na base da pirâmide. O indiano C. K. Prahalad, falecido no ano passado, defendia bravamente que a riqueza de uma nação pode estar na base da pirâmide social. E o que impede, da mesma forma, que a riqueza da sua empresa esteja na base da pirâmide social dos seus funcionários? Para termos sucesso no mundo em que estamos entrando, precisamos ampliar o modo de pensar sobre os negócios, e isso corresponde a um novo conjunto de modelos mentais no qual o grande desafio é a busca da gestão que cria resultados por meio das pessoas. O futuro do seu negócio pode estar no chão da sua fábrica ou com o pessoal de operações. Prahalad defendia que concentrar-se na classe menos favorecida pode ser uma grande estratégia não só para a diminuição da pobreza, mas principalmente pelo fomento ao empreendedorismo e pelo surgimento de inovações criativas a partir de um público altamente consumidor e consciente de alguns valores da sociedade, que em muitas outras classes acabam perdidos. A partir do momento em que os gestores prestarem serviços para o cliente interno menos favorecido, teremos um novo cenário econômico dentro das empresas. Fala-se tanto de estratégia para alta gerência e diretoria, mas é preciso consciência de que de nada adianta grandes estratégias se não houver grandes executores na outra ponta. E uma execução bem-sucedida requer uma gestão de mudança eficaz. A falta de suporte da alta administração e recursos financeiros insuficientes

Shutterstock

A riqueza na base da sua empresa

O futuro do seu negócio pode estar no chão da sua fábrica ou com o pessoal de operações são hoje os principais problemas da execução da estratégia em organizações. Como podemos querer a riqueza das empresas se deixamos a base sobreviver na pobreza? Thomas Malone, professor de Management da MIT Sloan School of Management e diretor-fundador do Centro de Inteligência Coletiva do MIT, defende que, cada vez mais, as empresas competirão de acordo com a sua capacidade de dar sentido à vida. Então esse talvez seja o grande significado do sentido da frase “colocar as pessoas no centro dos negócios”. Não significa apenas colocar mais pessoas no centro da tomada de decisão, mas, principalmente, significa colocar os valores humanos no centro de nosso pensamento empresarial. É ter a visão para enxergar a riqueza e fazê-la acontecer a partir da base da pirâmide, de dentro da empresa para a sociedade também. A rapidez hoje é uma medida de inteligência. E é isso o que torna uma organização inteligente, uma empresa rica e um país próspero. Onde estão os empreendedores do Brasil?

Alessandra Assad é diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano. Formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação Audiovisual e MBA em Direção Estratégica, é professora na FGV Management, palestrante e colunista de vários meios de comunicação. É autora do livro Atreva-se a Mudar! – Como Praticar a Melhor Gestão de Pessoas e Processos. E-mail: alessandra@alessandraassad.com.br

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

15


Colunistas

Paris ou Roma?

Nove em cada dez pessoas já tiveram dúvidas de onde ir numa

Shutterstock

viagem de lazer

Certa vez um amigo me perguntou para onde deveria ir: Paris ou Roma? E eu lhe respondi com outra pergunta: para que time você torce? Sem entender nada, ele respondeu: sou Corinthians! “Muito bem, nem tudo é perfeito, mas vamos lá”, respondi. “Imagine a seguinte situação: você entra em uma loja para comprar uma camisa do Corinthians e lá na vitrine está exposta uma do Marcelinho Carioca e outra do Neto – dois dos maiores ídolos da história do clube. Qual você compraria?”

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Meu amigo se pôs pensativo por alguns instantes e respondeu: “Que decisão difícil. Os dois foram meus ídolos e eu gostaria de ter a camisa de ambos. Acho que compraria as duas”. “Muito bem”, concordei com ele. “Sábia decisão. Então por que escolher entre Paris ou Roma? Vá a ambas!”

16

Se você também já teve dúvidas para onde viajar, não se preocupe. Acho que nove em cada dez pessoas já se perguntaram: Miami ou Orlando? Argentina ou Chile? Fortaleza ou Natal? Justamente para ajudar nesta decisão, a Trend Operadora criou a Segue Viagem. Eu me arrisco a dizer que esta é uma das melhores revistas de turismo que já conheci. Muito mais do que

um veículo de comunicação, a Segue Viagem é um verdadeiro consultor de viagens, com dicas precisas e certeiras para que você possa escolher os melhores destinos para as férias de seus clientes, ou, pelo menos, ajudá-los a decidir. E por falar em consultor de viagens, outra dica importante: o portal de lazer da Trend já está no ar. Lá você encontra mais de 23 milhões de pacotes online, o que lhe transforma em um dos maiores e melhores consultores de lazer do mercado. Veja que interessante. O cliente entra em sua agência e pergunta pra você: “Estou pensando em viajar, você tem alguma sugestão?” E você responde: “23 milhões ajuda? Isto é ou não diferencial?” E sobre perguntas, tem algumas que a gente não sabe mesmo como responder. Sabe aquele meu amigo lá do primeiro parágrafo? Logo após aceitar minha dica de conhecer Paris e Roma, fez-me uma nova pergunta: “E para qual das duas cidades vou primeiro?” Bom, tem perguntas que só se responde com cara ou coroa! Para todas as outras, consulte a Segue Viagem e acesse o novo Portal de Lazer da Trend para conhecer nossos novos produtos!

Alexandre Camargo é diretor de vendas da TREND Operadora, pós-graduado em Administração e Marketing, já foi diretor do Grupo Varig, Vasp e Copa Airlines e é autor do livro O Ano em Que Só Nós Tivemos Lucro, da Editora Matrix. E-mail: acamargo@trendoperadora.com.br


Uma tempestade de transformações

O mercado exige cada vez mais que as organizações de TI sejam orientadas a suportar as empresas a atingir os objetivos de negócios e no atendimento aos clientes. E foi isso que fizemos! A nossa gestão é orientada por competências e funções baseadas nos pilares da arquitetura, engenharia de sistemas, gestão de projetos e operações, e suporte. Essa organização foi fundamental para a implementação de projetos estratégicos que agregaram valor aos nossos clientes internos, externos e parceiros. Estamos conectados e integrados globalmente em uma nuvem de serviços de tecnologia (Cloud Computing). Entregamos aos nossos clientes cada vez mais opções de produtos, como hotéis internacionais, carros, serviços de receptivos e lazer, além de vendermos os produtos nacionais em um âmbito internacional. Interagimos de forma mais assertiva com as agências e auxiliamos na busca pelas melhores opções por meio de ferramentas de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) e a geolocalização. Implementamos uma solução 100% online de Lazer, que oferece 23 milhões de opções, permitindo a aquisição de pacotes pré-montados, a personalização de uma viagem dos sonhos, pagamento e emissão dos documentos na hora! E mais: oferecemos facilidades de back office que permitem reduzir os trabalhos manuais de conciliação e digitação de dados financeiros, além de contribuir de forma sustentável, reduzindo o consumo e a troca de papéis em forma de documentos de cobrança. Com todos esses projetos, aprendemos muito e, com isso, implementamos e melhoramos processos e políticas que nos levaram a um nível de maturidade da chamada Governança

Shutterstock

Olá, amigos leitores! Chegamos a mais um final de ano e, como de costume, queremos fazer um balanço e compartilhar com vocês as nossas realizações em TI (Tecnologia da Informação) no ano de 2011. Foi um período marcado por transformações na nossa organização.

de TI. Com base em práticas de mercado, aplicamos a nossa metodologia de gerenciamento e implementação de projetos, gerenciamento do ciclo de vida de aplicações (Application Lifecycle Management – ALM) e suporte no atendimento com qualidade aos diversos tipos e níveis de usuários (Service Desk). Nos bastidores, implementamos e mantivemos as melhores tecnologias de mercado nos nossos servidores, sistemas operacionais, banco de dados e aplicações, e buscamos fornecedores de alto nível de serviço para obtermos a melhor relação de performance, disponibilidade e segurança do nosso parque tecnológico. E o que sustentou toda essa transformação? Pessoas! Dizemos com muito orgulho que a nossa equipe, e também todas as áreas de negócios, com seus patrocinadores e usuários, demonstraram comprometimento, responsabilidade, motivação e conhecimentos específicos para entregar as melhores soluções, buscando incessantemente a excelência em tecnologia! Em 2012 teremos muitas novidades para apresentar para vocês, clientes, parceiros e leitores da Segue Viagem!

Implementamos e melhoramos processos e políticas que nos levaram a um nível de maturidade da chamada Governança

Alex Sugiyama é Gerente de TI na TREND com a responsabilidade pela Metodologia e Implementação dos Projetos de Sistemas. Tem experiência de 15 anos no mercado de TI, participou e gerenciou projetos de alta complexidade de ERP e BI em grandes empresas de diversos segmentos. Atuou como gerente na consultoria PricewaterhouseCoopers, tem formação em MBA em Gestão Empresarial e experiência internacional no Japão, Estados Unidos e América do Sul. E-mail: asugiyama@trendoperadora.com.br

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

17


Colunistas

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Um menino estava na UTI de um hospital. Os familiares olhavam para a distante porta da cirurgia, ansiosos, todos esperando a comunicação do médico. Será que nosso querido viverá? De repente, eis que a porta se abre, o médico surge e começa a dançar imitando os passos das escolas de samba. Os parentes se abraçam, choram e riem. O menino estava salvo. Por que o médico, sem abrir a boca, fez todos entenderam que tudo estava bem? O poder da comunicação não verbal não tem limites. “Eu quero carne de porco!”, dizia em vão um cliente para o garçom num restaurante em Moscou, mas não sabia como se diz “porco” em russo. Aí teve uma ideia: desenhou o rabo do animal num guardanapo. O garçom sorriu e, sem trocarem uma palavra, se entenderam. Será que no setor de turismo a coisa é diferente?

18

Shutterstock

Comunicação não verbal em turismo

deixá-lo feliz com os resultados, mas você diz esses argumentos com os ombros caídos, olhando para o chão e com a voz quase afônica. Como resolver isso? Frases como “ganhar dinheiro”, “lucro à vista”, “o senhor vai aumentar sua satisfação” devem ser ditas com voz de ouro, olhos brilhantes e entusiasmo saindo pela pele. A incoerência produz baixas vendas no setor turístico. Imagine a seguinte cena. Você está apresentando seus produtos e serviços a um cliente e alguém bem atrás de você diz que tudo é mentira. Não se assuste, pois isso pode acontecer a cada entrevista que você faz. A linguagem não verbal desmente a comunicação verbal. Quando um vendedor diz que está feliz por manter contatos com o cliente, mas seu rosto parece que saiu de um funeral, algo errado fica no ar e é decodificado pelo inconsciente do cliente como uma mentira.

Já ouviu falar de um vendedor deficiente físico mudo em nossa área? Um campeão de vendas mudo usava fichas coloridas para refutar objeções. Quando o cliente dizia que o preço da passagem aérea ou do hotel estava alto, ele retirava da pasta uma ficha amarela e entregava sorrindo para o cliente. O cliente lia: “O meu trajeto turístico não tem preço, e sim valor, pois Outras vezes, você diz a verdade, mas seu interlocutor ele se paga por si só por causa dos quatro benefícios enxerga insegurança. Se você fala sobre as vantagens diferenciais que são...” O cliente se comovia, se de viajar através de sua agência, mas o cliente vê que convencia e comprava. seu rosto está suando e suas mãos tremendo, há a O que fazer para você vender mais quando o assunto possibilidade de ele pensar: “Ele está preocupado em é linguagem não verbal? Entenda que há duas pessoas não perder a venda, mas não confia no que vende”. em você: aquela que diz uma coisa com a boca e outra A comunicação verbal é produto de uma decisão. Já com o corpo. E o cliente intui: vou acreditar na pessoa a linguagem não verbal é involuntária, pode partir do que estou vendo ou na que estou ouvindo? Você diz inconsciente do emissor. Sua boca diz uma coisa e seus ao cliente que o roteiro turístico que você oferece vai gestos, tom de voz e postura corporal dizem outra.

Não permita que sua Maurício Góis é empresário, palestrante, autor e estrategista. E-mail: contato@mauriciogois.com.br

linguagem não verbal desminta o que sua boca argumenta


Uma equipe campeã em 10 lições 7a lição

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

19

pessoas fazendo o que gostam, com o aproveitamento adequado, possuem muito mais chances de se mostrarem CAMPEÃS

Se quisermos ter uma equipe campeã, a mesma deve realizar seu trabalho com competência. E já vimos em outras lições que, para que isso ocorra, várias habilidades devem estar presentes. Mas como identificá-las no cotidiano corrido das empresas que se propõem a gerar prazer e lazer a todos os seus clientes? Além de produtos e serviços bacanas, a experiência precisa ser inesquecível, comandada por pessoas extraordinárias. E para garantir esse resultado fantástico, precisamos saber se as pessoas estão desempenhando bem as suas funções. Mas de que forma? Praticando uma avaliação de desempenho que permita que as competências de cada um sejam reforçadas e as oportunidades de melhorias, trabalhadas e desenvolvidas. Para isso, a seguir algumas dicas: • Avalie constantemente a sua equipe, através da proximidade com ela. Observe o que as pessoas fazem de bom que esteja em sintonia com os valores da empresa e da função, e os desvios que podem estar acontecendo. • Dê os feedbacks imediatamente, suas observações precisam de fatos concretos. • Baseie-se sempre nos resultados do trabalho e não nas pessoas. No momento da avaliação, o que deve estar em questão é como as funções estão sendo realizadas, não devendo jamais serem consideradas suas impressões pessoais. Nilda Brasil é psicóloga com especialização no Disney Institute, na Gestão de Pessoas e Atendimento e Serviços. E-mail: nildabrasil@nildabrasil.com.br

Shutterstock

Nesta nova lição, vou lembrar de um momento importante: os colaboradores devem ser avaliados por suas lideranças.

• Forneça informações claras e que o outro possa verdadeiramente entender. Ninguém consegue iniciar um processo de mudança se não souber em que, por que e como. Certifique-se de que houve a compreensão utilizando a técnica do “mostre-me”: peça a quem você está avaliando para mostrar o que entendeu, para que possam alinhar tudo o que estiver sendo tratado. • Seja objetivo, baseando todas as observações em fatos. Cite exemplos, faça correlações com situações do dia a dia, auxiliando os colaboradores a refletirem sobre a realidade. • Não se esqueça de que o pior feedback é o nulo. Todos os retornos precisam ser dados, sejam positivos ou negativos. • No processo de avaliação, utilize a comunicação assertiva: fale com respeito, carinho e atenção, para que esse momento que você vai ter com os integrantes da sua equipe possa ser revelador e sirva para que as fortalezas sejam confirmadas e as fragilidades entendidas e aperfeiçoadas. • E, por último, tenha a certeza de que pessoas fazendo o que gostam, com aproveitamento adequado das suas competências, conscientes do que a empresa espera delas e podendo sempre trabalhar no seu desenvolvimento, possuem muito mais chances de se mostrarem Campeãs! Boa avaliação!


Colunistas

Cuide de si mesmo: tenha lazer!

nunca se esqueça de que você é seu

Shutterstock

bem mais valioso

Quantos anos você acha que vai viver? Quando faço essa pergunta em palestras, a maioria das pessoas responde que vai morrer com uns 60 ou 70 anos de idade. Alguns nem isso – acham que não aguentam nem mais dez anos. Mas a verdade é que todos os estudos indicam que vamos viver bem mais do que isso, chegando facilmente aos 80, talvez até 90 ou 100 com sorte.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Mas quem se cuida para viver até lá? Felizmente a maioria dos vendedores que conheço eliminou o cigarro do seu dia a dia, e cada vez menos mãos levantam na plateia quando pergunto quem fuma. Entretanto, se perguntarmos quantas pessoas têm gastrite, ou insônia, ou falta de energia, veremos que muitas mãos levantam entre os vendedores. Isso porque não podemos falar publicamente de outros males, como disfunção erétil (lembre-se de que Viagra é o remédio mais vendido do Brasil), depressão, problemas conjugais, alcoolismo, etc.

20

Alimentação inadequada, falta de exercícios regulares, não saber relaxar, falta de um sistema de higienização mental (como a meditação ou a oração), falta de lazer e diversão são casos típicos entre profissionais de vendas. Por isso temos um desgaste tremendo na equipe, e isso acaba sempre influenciando negativamente os resultados. Tem gente que cuida do seu carro melhor do que cuida do corpo ou da mente. Fazem revisões regulares, só colocam gasolina de primeira, cuidam sempre do óleo, calibram pneus, etc., porque sabem que não podem ficar sem carro. Porém, se ficar sem carro é um problemão, imagine ficar sem corpo!

São coisas desagradáveis, mas reais. Acontecem o tempo inteiro, fazem parte do nosso cotidiano, com certeza conhecemos alguém que está passando por isso, mas fazemos de conta que não é com a gente. Quando chegar a nossa vez, tiraremos um coelho da cartola, ou Somos um grupo de profissionais que vive estressado. É o um raio de luz mágico vai nos salvar. Será? mal do século, como a tuberculose o foi para os escritores Ideal de vida do século 18. Pressionados por resultados maltratamos Coloque no papel o que é realmente importante para nosso bem mais valioso que é o nosso corpo. Algumas você, e veja se tudo o que tem feito hoje em dia está pessoas até dizem que o bem mais precioso é o tempo, de acordo com esse ideal de vida. Se não estiver, sua mas de que adianta termos todo o tempo do mundo se vida estará em desequilíbrio e com certeza em algum não temos saúde? momento você vai pagar um preço alto. Se estiver,

Revisões periódicas

maravilha, aproveite para se preparar para o futuro.

Você se lembra de uma propaganda de bebida que dizia ‘Eu sou você amanhã’? Será que você está sendo justo com seu próprio futuro? Será que você não está preparando o caminho para seu próprio enfarte, ou depressão, ou úlcera?

Independentemente do que quiser da vida, cuide bem de si mesmo e nunca se esqueça de que você é seu bem mais valioso. Por isso, inclua o lazer na sua agenda. Ter momentos de lazer e diversão também é uma forma de se cuidar!

Raúl Candeloro é palestrante, autor de diversos livros sobre vendas e gestão e editor das revistas VendaMais®, Liderança® e InvestMais®. Formado em Administração de Empresas e mestre em Empreendedorismo, é responsável pelo maior portal de vendas e marketing da América Latina: www.vendamais.com.br. E-mail: raul@vendamais.com.br


S A M I T Ó

em

dag e p s o h s de

opçõe

a d o ã i g na re

! A T S I L U PA

The Landmark Residence Flat

The Fortune Residence Flat

Alameda Jaú, 1.607 - Cerqueira César

Haddock Lobo, 804 - Cerqueira César

Flats com sofisticadas suítes a duas quadras da Av. Paulista com fácil acesso ao Aeroporto de Congonhas. Central de reservas Telefones: São Paulo 3123.0333 - Outras cidades 0800 7708555

www.trendoperadora.com.br


Shutterstock

Destino NACIONAL em alta

A maior selva do planeta está de folhas abertas

22

Shutterstock

Acima, à esquerda, arara; acima, aldeia indígena KamayurÁ; ao lado, rio amazonas

Shutterstock

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

para o turismo


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

23

AMAZÔNIA:

uma das sete maravilhas DO MUNDO

Shutterstock

A

Floresta Amazônica é uma floresta latifoliada úmida, que cobre a maior parte da Bacia Amazônica na América do Sul. Abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio são cobertos pela floresta tropical, e inclui territórios pertencentes a nove nações, sendo que sua maior parte (60%) está contida dentro do Brasil. E este ano foi eleita uma das sete maravilhas naturais do mundo, merecidamente.


Destino NACIONAL em alta ao lado, tucano; abaixo, vitória-régia florescida

Shutterstock

Imponência

Um passeio inesquecível por dentro da Floresta Amazônica, unindo turismo, conhecimento, história, ciência, cultura e uma natureza exuberante

Índios do Brasil

24

Bacia Amazônica É a maior bacia fluvial do mundo e envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o Rio Amazonas, que deu o nome ao Estado e nasce na Cordilheira dos Andes, abrange uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados, e, assim como a floresta, espalha-se por diversos países, como Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. E aqui em nosso território vai atravessar sete Estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá. Possui dezenas de afluentes, pequenos rios que desembocam no principal, sendo os mais conhecidos os rios: Negro, Solimões, Araguaia, Xingu, Madeira, Tocantins, Japurá, Juruá, Mamoré, Jurema, Uatumã, Purus, Tapajós, Capim, Guamá, Moju, Nhamundá, Cuieiras, Ariaú, Manacapuru, Pará, Branco, Jari e Trombetas, todos navegáveis e responsáveis por paisagens inesquecíveis. Por entre as águas, formam-se algumas ilhas, sendo muitas visitadas por turistas, como as da cidade de Três Bocas, região também é rica em lagos e lagoas naturais, como o Lago do Jacaré, o Lago Manaquiri, o Lago Janauacá, localizado em uma saída do Rio Solimões e ideal para a pesca esportiva (a comercial é proibida no local) pela fartura de exemplares de peixes, e o Lago Janauari, repleto de vitórias-régias.

Shutterstock

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Segundo dados (de 2008) da Fundação Nacional de Saúde, o Brasil tem 547 mil índios espalhados em 656 áreas indígenas que ocupam 12,7% do território nacional.

Espalhada pelo Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, é a floresta tropical com a maior biodiversidade do mundo. O Parque Nacional do Jaú, localizado dentro da área amazônica brasileira, foi considerado Patrimônio da Humanidade em 2000 pela Unesco.

Outra formação característica da Amazônia são os igarapés, cursos d’água constituídos por um braço estreito de rio ou canal, caracterizados por pouca profundidade e por correrem quase no interior da mata, de águas escuras semelhantes às do Rio Negro, transportando poucos sedimentos. São navegáveis por pequenas embarcações e canoas e desempenham um importante papel como vias de


transporte e comunicação, sendo transformados agora em pontos de visitação turística, como a região de Trincheira, por proporcionarem um contato mais estreito com a mata.

Atualmente é considerado o mais comprido (com 7 mil quilômetros) e o mais caudaloso do mundo. Ao longo de seu percurso, recebe vários nomes, como Tunguragua, Apurímac, Marañón, Ucayali, Amazonas (a partir da junção do rios Marañon e Ucayali, no Peru), Solimões e novamente Amazonas (a partir da junção do rios Solimões e Negro, já no Brasil). Descarrega no Oceano Atlântico 20% de toda a água doce da Terra.

Pororoca Fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas, e que produz uma grande onda que percorre o rio por várias horas, neste caso, o Rio Amazonas com o Oceano Atlântico. A pororoca pode ser vista do espaço e seu barulho é ouvido a mais de mil quilômetros, ou com duas horas de antecedência até ela chegar à cabeceira do mar. Esse choque das águas derruba árvores de grande porte e modifica o leito dos rios. Recentemente, a pororoca tem atraído praticantes do surfe, por gerar ondas de 3 a 6 metros de altura, transformandose numa atração turística regional amazônica.

Porto de Manaus Construído em 1890, hoje é o maior porto flutuante do mundo que pode operar com quatro navios simultaneamente em qualquer período do ano e mais três durante a cheia do Rio Negro (março e abril). Recebe navios de cruzeiros de diversas origens, que saem para o Oceano Atlântico ou para passeio pelo próprio Rio Amazonas.

Shutterstock

Rio Amazonas

Boto cor-de-rosa nas águas amazônicas

Boto Cor-de-rosa Golfinho fluvial presente nas bacias do Rio Amazonas, diferenciado pelo seu tamanho e coloração característica, também conhecido por boto-branco ou boto-vermelho. Possui um rosto curto, a cabeça bem destacada, os olhos pequenos, corpo franzino, a nadadeira na parte de cima parece uma corcova baixa e as nadadeiras laterais são largas, achatadas e flexíveis, alimentando-se basicamente de peixes. Infelizmente os botos da bacia amazônica estão ameaçados de extinção, pois se enroscam nas redes de náilon, ou são pescados para serem matéria-prima de amuletos ou rituais religiosos.

Encontro das Águas É uma das mais espetaculares atrações turísticas da Amazônia, resultado da fantástica junção das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões. Eles correm lado a lado, sem se misturar, por uma distância que varia entre 6 e 18 quilômetros, conforme a época do ano, proporcionando um espetáculo inesquecível. O fenômeno ocorre devido à diferença das temperaturas, densidades e correntezas das águas dos rios.

O município tem muitas atrações turísticas, sendo a principal o contato direto com os botos cor-de-rosa na praia da cidade. Contém também o arquipélago de Anavilhanas, o maior arquipélago fluvial do mundo, um serpentário, as grutas de Madadá, o igarapé do Mato Grosso e orquidários naturais. A antiga sede do município é outro atrativo, Airão Velho, uma cidade fantasma encravada na selva e rodeada de vestígios humanos ainda mais antigos.

Robervaldo Rocha

Novo Airão

Praia do Tupé, em Manaus

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

25


Destino NACIONAL em alta

As belezas naturais da região e a enorme variedade de peixes atraem para o Amazonas um número cada vez maior de visitantes que têm a pescaria como principal objetivo. É importante lembrar que a pesca predatória é proibida, como também é restrita a pescaria no período da piracema (época da desova), entre os meses de dezembro e fevereiro. Algumas espécies são comuns nos rios da região: tucunaré, dourado, tambaqui, pescada e destaque para a piranha. As piranhas são peixes carnívoros de água doce, muito rápidos e vorazes, predadores e com mandíbulas fortíssimas e comportamento agressivo. São parentes próximos dos pacus e facilmente confundidos quando pequenos. A pesca desse peixe é uma atração turística comum na Amazônia.

SUDAM No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada “Amazônia Legal”, definida a partir da criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em 1966.

Robervaldo Rocha

Pesca

Manaus Localizada na região Norte do Brasil, à margem esquerda do Rio Negro, é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta. Convive com um extraordinário estoque de recursos naturais, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo. Privilegiada pela posição geográfica, a cidade destacase pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental, dando exemplo de compromisso e responsabilidade. O ecoturismo assume um papel de destaque, sinalizando novos caminhos para a autossustentabilidade da região, onde história e modernidade convivem harmoniosamente. Luminosa e grandiosa, é o maior destino de turistas da Amazônia, oferecendo uma ampla rede hoteleira, incluindo diversos hotéis de selva em sua região metropolitana, que atrai milhares de praticantes do ecoturismo. A região recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina durante a feira de turismo World Travel Market de Londres, em 2009.

26

Robervaldo Rocha

Com lanternas superpotentes, guias locais levam os turistas para a focagem de jacarés. Na beira do rio, com a lanterna, os olhos dos jacarés se iluminam. Nesse momento é preciso ficar em silêncio para não espantá-los. É o momento em que o barqueiro mergulha em cima do jacaré, os pequenos, e o traz para dentro do barco, para que os visitantes possam acariciá-lo, sentir sua pele e conhecê-lo bem de perto. Na região existem várias espécies, mas a em maior número e mais conhecida é o jacaré-açu. Vale ressaltar que, após o contato com o jacaré, o mesmo é devolvido para a água.

Teatro Amazonas

Shutterstock

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Focagem de Jacarés

Inaugurado em 1896, no auge da época da borracha, é o principal Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Amazonas. Apesar da predominância de elementos neoclássicos, o edifício tem vários outros estilos que o caracterizam como uma obra eclética, com materiais e artistas trazidos da Europa, como Domenico de Angelis, Giovani Capranesi e Crispim do Amaral. Tombado como patrimônio histórico em 1965, e restaurado em 1990, hoje com mais de 100 anos, tem capacidade para 681 pessoas na plateia e nos três andares de camarote.


Lendas Amazônicas Os índios, como forma de explicar o que não conhecem, ou até mesmo de proteger a Amazônia, criaram lendas assustadoras. Confira algumas abaixo: Rio Amazonas - A lenda diz que o rio foi formado pelas tristes lágrimas da Lua, que foi impedida de se casar com o seu grande amor, o Sol. Curupira ou Caipora - Pequeno indígena que usa uma tanga e um cachimbo, tem cabelos vermelhos, pés virados para trás e muitos pelos por todo o corpo, é doido por cachaça e fumo, conhecido como o guardião da floresta e protetor da fauna e da flora, apresenta-se sob a forma de um menino endiabrado. Tem como missão proteger os animais, espantando-os dos caçadores, e acredita-se ter o poder de ressuscitá-los. É temido por castigar quem caça por esporte e não por necessidade, fazendo a pessoa se perder na floresta para sempre. Anda montado em um porco e emite um som estridente, causando arrepios e pavor a todos os que o escutam. Cobra-grande - Conhecida como demônio das profundezas das águas, teria sido gerada por uma índia prenha de uma sucuri, dando à luz duas cobras gêmeas, macho e fêmea. Para fugir da fúria de seu irmão, a fêmea teria se escondido numa caverna na Amazônia, onde estaria até hoje. Os tremores de terra na região são atribuídos aos movimentos da cobra-grande em sua caverna. Boitatá - Conhecido como a cobra de fogo, possui os olhos grandes e tem como missão assustar os maus elementos que incendeiam as florestas. Lenda que tem como objetivo proteger a natureza, políticamente correta. Vitória-Régia - Uma bela índia acreditava que a Lua escolhia as mais bonitas para transformá-las em estrelas. À noite, saía de sua oca para ser vista pela Lua, mas, para sua tristeza, nada acontecia. Certa vez, viu a figura da Lua nas águas límpidas de um lago. Imaginando que era para buscála, atirou-se e morreu afogada. A Lua, comovida, decidiu transformá-la numa estrela diferente: a Vitória-Régia (estrela das águas). Curiosamente, as flores brancas desta planta só abrem durante a noite.

Boto - Peixe encontrado nos rios da Amazônia, transformase à noite num elegante e belo rapaz de chapéu (pois na sua cabeça ficaria o buraco do peixe), que sai pela floresta para conquistar as moças, principalmente nas festas, desaparecendo ao amanhecer. A ele também é atribuída a paternidade dos filhos das mães solteiras. É considerado o protetor das mulheres, pois, quando ocorre algum naufrágio, ele as empurra para as margens do rio. Saci-Pererê - Menino travesso de cor negra que possui apenas uma perna, que usa na cabeça um gorro vermelho e fica o tempo todo fumando cachimbo. Costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e dar nó em suas crinas, dando risada ou assovios alegres e agudos. A ele são atribuídas as coisas que não dão certo, como queimar a comida na panela, secar a água das vasilhas e sumir com objetos que dificilmente serão encontrados novamente. Mandioca - Em certa tribo, a filha do cacique ficou grávida, deixando-o muito triste, pois ela estava esperando um filho de um desconhecido. Ela deu à luz uma linda menina de pele extremamente branca e delicada, muito inteligente e alegre, sendo querida por todos. Numa manhã, a menina não acordou mais. A índia, desesperada, enterrou-a dentro da maloca, molhando a terra com suas lágrimas. Uma planta nasceu no local, que a índia cuidava com todo o carinho, até que um dia percebeu que a terra ao redor tinha rachado. Cavou até achar raízes muito grossas e brancas como o leite, que vieram a tornar-se o alimento principal de todas as tribos indígenas brasileiras.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

27


Destino NACIONAL em alta

Meu melhor Natal ...Gramado (RS). Pra quem não tem tempo suficiente para fazer uma viagem histórica pela cultura Europeia, a dica é ir a Gramado, A Famosa Europa Brasileira. o lugar é lindo e encantador. Com suas colônias, comidas típicas e passeios, você Valda Medeiros Futura Viagens Manaus – AM

certamente terá o que fazer durante toda sua estada na Cidade. Agora prepare-se, pois coca-cola e Sanduíches é o que você menos vai comer. A culinária é rica sobre todos os aspectos, os passeios Cleiton Thiele

cheios de aventura e alegria contagiante e a parada de Natal é, com certeza, uma lembrança pra se guardar por uma vida.

...JERICOACOARA (CE), ou Jeri, para os íntimos, um dos lugares mais impressionantes do nosso planeta, onde temos a sensação de que tudo, cada detalhe, foi cuidadosamente planejado pelas mãos de Deus. Basta uma simples caminhada pelas ruas de areias, subir na duna no final da tarde para contemplar o pôr do sol, fazer os passeios de BUGGY pela beira-mar em direção

28

a paradisíaca Lagoa do Paraíso, onde há quiosques e

Cleuma Lopes Unibens Turismo São Luís – MA

redes na água em que podemos chegar a um nível de preocupação zero.

Arquivo pessoal

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

às lagoas de águas mornas e cristalinas, em especial


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

29

foi em... ...Manaus (AM), data especial que passei em minha cidade, quando pude valorizar ainda mais minha

Shutterstock

terra. Às vezes esquecemos o que temos perto de nós, simplesmente por desconhecer o que pode existir. Assistir ao espetáculo

...Manaus (AM), em 2006, pois foi o

natalino em

ano em que minha filha Fernanda

torno do Teatro

nasceu. O melhor presente que Papai

Amazonas,

Noel poderia me dar. O Natal por si

no Largo São

só já é uma data especial, EM QUE a

Sebastião, é

família toda se reúne para celebrar

motivo de

o nascimento de Cristo. E com a

Claudia Mendonça

presença da minha primogênita

Paradise Turismo Manaus – AM

a comemoração

orgulho e emoção.

ficou ainda mais inesquecível.

Thaisa d’O Melo Shutterstock

Alta Estação Turismo Manaus – AM

...Japaratinga (AL), no litoral. Com meus amigos e minha família em um hotel que fechamos para o nosso Natal. Teve ceia, música, nossas preces à meia-noite e a festa, pois considero que a data

Shutterstock

é para relembrar o nascimento de Jesus e cultivar o amor em nossos corações.

Claudio Perrelli Lys Turismo Maceió – AL


hotel NACIONAL em destaque

Juma Amazon

UM HOTEL SUSPENSO, PRA LÁ DE Arquivo Hotel

INTEGRADO COM A

Lodge

SELVA AMAZÔNICA

E

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

stá localizado em uma região remota a 100 km ao sudeste de Manaus, numa área totalmente preservada, de 7 mil hectares. A viagem até lá é feita em veículos e lanchas, e dura em média três horas (no trajeto, passamos pelo Encontro das Águas). Há a alternativa de contratar um hidroavião (a viagem dura 30 minutos). Planejado para ser integrado à floresta, teve sua construção e operação respeitando o meio ambiente.

30

Exclusividade TREND

Upgrade para Cabana Especial com vista para o lago e garrafa de espumante (válido de 1º de fevereiro a 30 de

junho, mediante confirmação de disponibilidade).

O Juma é um hotel de selva que realmente é de selva, pois temos uma preocupação enorme em garantir que nosso principal ativo (a própria Caio Fonseca selva) esteja sempre Diretor do Juma preservado. Amazon Lodge

O propósito é oferecer uma experiência única na intocável Amazônia. Todos os materiais utilizados foram criteriosamente extraídos da própria floresta. Madeiras como angelim, itaúba, aquariquara, tintarana e jacareúba são usadas nas paredes, passarelas e palafitas, e as folhas de babaçu fazem a cobertura, no mesmo processo utilizado pelos moradores da floresta em suas casas, evitando que se introduzam elementos estranhos à selva. A comunhão do hotel com a natureza é coroada pela presença constante de macacos, araras e tucanos.

Cabanas Possui 20 cabanas, 8 com vista para a floresta e 12 para o lago, todas com varanda, rede, ventilador e banheiro privativo. As Cabanas da Floresta, construídas sobre palafitas,

possuem dois quartos amplos com vista para a floresta. As Cabanas do Lago ficam na copa das árvores (a 15 metros de altura do rio no período da seca) e estão localizadas numa área exclusiva, com total privacidade. O hotel também dispõe de restaurante próprio, de cozinha típica regional e internacional, com uma deslumbrante vista.

Meio Ambiente Este é um empreendimento ativo e um dos responsáveis pela conservação da floresta. Ele financia a recuperação das matas ciliares da bacia do Rio Juma, onde está localizado, e é associado à ONG Eco Amazonas, ligada à Universidade Federal do Amazonas. O projeto visa ao aumento de renda do morador das margens dos rios, através da capacitação, do financiamento ao plantio e da compra garantida da produção de mudas de plantas nativas da região. Hoje envolve 40 famílias e uma área de 3.500 hectares. O hotel também cadastra todos os indígenas da comunidade Mura, com o compromisso de recuperar sua cultura e sua língua, garantido a aquisição de artesanato por eles produzido. É a hotelaria auxiliando a sociedade numa ótima iniciativa.


Privé

31 SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Boulevard

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

CALDAS NOVAS

Gastronomia Arquivo Hotel

L

ocalizado a 800 metros do centro de Caldas Novas, cidade a 168 km de Goiânia (GO), trouxe para a região o primeiro hotel de alto padrão. O empreendimento da Rede Privé proporciona aos hóspedes a oportunidade de desfrutar conforto, serviços personalizados e os parques termais.

Arquivo Hotel

O LUGAR IDEAL PARA QUEM PROCURA ÁGUA QUENTE E DIVERSÃO

Apartamentos Com antessala em estilo flat, são equipados com varanda, cama de casal super king ou duas de solteiro, frigobar, forno micro-ondas, ar-condicionado, TV de LCD com canais via cabo, fechadura e cofre eletrônicos e ponto de acesso à internet. Há apartamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

jogos, sauna e fitness center são as opções de lazer. Também é permitido o acesso gratuito ao Water Park, complexo aquático com piscinas termais, cascata, hidromassagem, ofurôs, sauna, fitness center, salão de jogos e equipe de recreação, e ao Clube Privé com inúmeras piscinas, espaço zen e equipe de lazer com monitores especializados para as crianças. Ambos estão localizados ao lado do hotel.

Arquivo Hotel

Seu restaurante para 220 pessoas oferece três refeições diárias e a possibilidade de apreciar pratos regionais, nacionais e internacionais. Também é possível saborear as pizzas do forno a lenha da Firenzze Pizzaria, tomar um bom chope na Choperia Boulevard e um drinque Com seus 12 andares, 402 apartamentos no bar da piscina, além das deliciosas e decoração arrojada, possui ambientes sobremesas e do café bem tirado da tanto para hóspedes executivos quanto cafeteria Frapuccino Coffe. para casais e famílias que viajam a lazer. Dispõe de Business Center e Centro de Eventos em formato de auditório, com Termas capacidade para até 400 pessoas e Piscina adulto e infantil, piscina aquecida, estacionamento privativo. sala de ginástica, sala de TV, salão de

Marco Xavier

Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Privé

Com 40 anos de tradição em turismo na região das águas quentes, o grupo Privê conseguiu unir o tradicional com o que há de mais moderno em hotelaria no Privê Boulevard.

Exclusividade TREND

Criança de até 12 anos free por apartamento, acompanhada de 2 adultos pagantes.


Exclusividade TREND

hotel NACIONAL em destaque

Noite gastronômica para casal entre dezembro e janeiro 2012 (exceto de 25/12 a 10/01

Arquivo Hotel

reservas com um mínimo de 4 noites e bebidas à parte).

Insólito

Boutique Hotel CHEIO DE ESTILO E LUXO, PROPORCIONA IMERSÃO NA CULTURA

32

Arquivo Hotel Arquivo Hotel

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Arquivo Hotel

BRASILEIRA

L

ocalizado na beira de uma das mais belas praias de Búzios, a Praia da Ferradura, busca integração sustentável com a natureza e oferece sofisticação com quartos temáticos que mergulham na cultura brasileira. A decoração é toda feita com objetos de design, o paisagismo é assinado por Anouck Barcat e a iluminação por Maneco Quinderé. Os ambientes foram decorados por sua proprietária, a empresária francesa Emmanuelle Meeus de Clermont-Tonnerre, como forma de expressar sua paixão pelo Brasil.

Apartamentos Possuem cama king size, TV LCD, DVD, canais Sky, wi-fi e ar-condicionado. A decoração inclui obras de arte e livros sobre música, fotografia, literatura, natureza, história, arquitetura, moda e cultura negra, demonstrando a intenção cultural do projeto. Cada apartamento é nomeado de acordo com o segmento cultural representado, e eles ganham nomes como: Candomblé, Quilombo,

Devido a sua exclusiva localização, o Insólito é como um salto sobre o mar. Com um luxo sutil, fruto de seu conforto, serviço personalizado, sofisticação e modernidade, tornando sua Daniel Karrer hospedagem única Gerente Geral Insolito Boutique Hotel & Spa em Búzios.

Pau-Brasil, a igreja Outeiro da Glória, povos indígenas, Arte Naif (arte primitiva produzida por artistas sem formação acadêmica), moda, animais, O Guarani (ópera do brasileiro Carlos Gomes), o escritor Jorge Amado e o compositor Vinícius de Moraes. É cultura subindo pelas paredes.

Bem-Estar Vários profissionais são responsáveis por tratamentos corporais e faciais, massagens e rituais indianos para garantir relaxamento à beira-mar. A integração entre as áreas de bem-estar e a natureza garante sensação de prazer extra aos hóspedes.

Lazer O local é apropriado para a prática de atividades aquáticas, como esqui, wakeboard e boia cross, de pesca e piquenique. Conta ainda com piscina de água doce, aquecida e de água salgada (todas com vista para a praia da Ferradura), sauna seca e a vapor, jacuzzi e ofurô.

Gastronomia O restaurante parece flutuar no mar, e tem vista para a Praia da Ferradura. O cardápio é composto por peixes, frutos do mar e carnes. O cenário é atraente e suntuoso.


A VOLTA DOS QUE

NÃO FORAM

T

oca o telefone. Mais uma reserva? Mais hóspedes chegando? Mais hotéis lotados? Mais faturamento? Não! É a frustração do cancelamento de uma reserva. E o atendente tem que fazer todo o processo novamente, desta vez inverso, para cancelar uma reserva. Ligar para o hotel, localizar a reserva, cancelar e, em muitos casos, ter que negociar o No Show, taxa que os hotéis cobram quando uma reserva é cancelada. E ainda há todo o custo de ligações para efetuar o cancelamento, que é um dinheiro que ninguém mais irá receber. Para o hotel, pode ser a perda da chance de ter vendido aquele quarto para alguém que realmente iria, para deixar vago para alguém que não vai aparecer mais. É a reserva dos que não foram. Um desperdício e um prejuízo incalculável de um quarto que fica vazio, causando aquele rombo na taxa de ocupação do hotel. Quem ganha com isso? Ninguém! É um retrocesso na cadeia produtiva do turismo, sem contar a perda de tempo, de mão de obra, de recursos e de dinheiro de todos os envolvidos nessa cadeia. As chamadas “reservas frias” são uma “fria” para qualquer um que esteja relacionado ao processo, pois ninguém se beneficia com elas.

Números Agora multiplique essa reserva cancelada por muitas. Uma empresa que faz milhões de reservas por ano, se tiver, no mínimo, um milhão de reservas “frias”, ou seja, canceladas por ano, terá mais de 83 mil diárias canceladas por mês, quase 3 mil por dia, 115 por hora, 2 por minuto! São muitas diárias perdidas! Imagine todas essas reservas canceladas multiplicadas pelos recursos desperdiçados em telefonemas, emails, internet, papel e tudo o mais: haja recurso para tanto cancelamento! E tudo isso poderia estar sendo gasto com reservas reais, verdadeiras, efetivas, que são nada mais do que um resultado eficaz das vendas de um hotel e de uma agência! As cotas das operadoras ficam comprometidas, pois elas perdem credibilidade junto aos hotéis, podendo não conseguir mais boas tarifas, e até mesmo terem suas reservas negadas. No final do mês, as operadoras acham que venderam muito, mas, tirando o que entrou e o que saiu, acabam vendo que o faturamento era virtual. Enfim, perda de todos os lados. E os agentes de viagens que querem diárias naqueles hotéis cancelados não conseguem, pois as reservas falsas ocuparam os quartos com seus “hóspedes fantasmas”. Não queira fazer parte do reservasfrias.com.br: ele é seu maior concorrente. Antes de efetuar uma reserva que não está totalmente confirmada pelo cliente, que ele não está certo da sua estada, ou então, antes de cancelar uma reserva que levou tempo e recursos para ser feita, pense: fantasmas não enchem hotéis. Só os mal-assombrados!

33 SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

atendendo bem

O desperdício de produtividade (e de faturamento) que o cancelamento de reservas provoca


P

roibição de fumar é um regulamento ou uma legislação pela qual se restringe o uso de tabaco em locais determinados, visando à proteção da saúde de não fumadores.

REDES HOTELEIRAS SEPARAM

QUARTOS, ANDARES E ATÉ

PRÉDIOS INTEIROS EM

RESPEITO AO HÓSPEDE QUE NÃO FUMA

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

TUDO COMEÇOU nos RESTAURANTES,

34

DEPOIS em LOCAIS FECHADOS, ESPAÇOS PÚBLICOS E, AGORA, A HOTELARIA ENTRA NESSA BATALHA CONTRA O FUMO

Shutterstock

A primeira proibição de cigarro pública conhecida veio do papa Urbano VII que, em seu curto reinado papal de apenas 13 dias (de 15 a 27 de setembro de 1590), baniu o ato de fumar em igrejas e ameaçou os fumadores de excomunhão.

Invenção A descoberta do cigarro é atribuída aos nativos que moravam no continente americano. Alguns indícios arqueológicos apontam que o consumo de cigarros já acontecia há mais de oito mil anos. Os astecas fumavam tabaco enrolado em folhas de junco ou tubos de cana. Outros povos preferiam a casca do milho. Em um vaso maia do século 10 foram encontrados desenhos de um grupo de indígenas fumando um chumaço de folhas de tabaco enroladas num tipo de barbante. Aproximadamente cinco séculos mais tarde, quando o navegador Cristóvão Colombo chegou à América, os europeus tomaram gosto pelos hábitos dos nativos encontrados na região das Bahamas. O navegador Rodrigo de Xerxes experimentou o hábito indígena e, quando retornou à Europa, levou algumas folhas consigo. No século 16 apareceram os primeiros charutos. Trabalhadores pobres de Sevilha (Espanha) picavam restos de charuto na rua e enrolavam em papel, e assim criariam os primeiros cigarros de toda a história. No final do século 19, o hábito de mascar tabaco era bem mais popular que o consumo do cigarro. Somente no final desse mesmo século o cigarro foi popularizado, quando James Bonsack criou a máquina de enrolar. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras de guerra. Atualmente, segundo algumas estimativas, cerca de um bilhão de pessoas fumam regularmente.


Legislação Numa luta constante contra o fumo, vários Estados brasileiros instituíram uma lei para proibir a população de fumar, principalmente em ambientes fechados, com algumas variações. Sete Estados têm leis antitabaco absolutas, sem a permissão de locais para fumantes isolados, os chamados “fumódromos”: Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

35

fumantes precisam ser lavadas com maior frequência. No caso de ter que bloquear o apartamento por causa do cheiro forte ou danos no mobiliário ou no enxoval, com partes queimadas de móveis, colchas ou lençóis, há um impacto e um prejuízo maior ainda. E isso acontece com uma frequência muito maior do que se imagina. A implantação da política de 100% não fumante por alguns hotéis é considerada uma tendência mundial.

Em outros 16 Estados, a lei antitabaco permite o “fumódromo”: Alagoas, Bahia, Exclusividade Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Foi isso que fez o Hotel Grand Hyatt São Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Rio Grande Paulo adotando a política 100% antifumo em seus edifícios. A rede Accor (que do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. engloba as bandeiras Ibis, Sofitel, Pullman, Nos Estados do Acre, Rio Grande do Norte Novotel, Mercure, entre outros) também e Piauí, os projetos de lei antitabaco estão foi uma das primeiras no Brasil a adotar a em tramitação, e o único que não tem política de hotéis 100% antifumo. legislação a respeito é o Amapá. Saindo da capital paulista, a Rede Plaza As novas leis alinham o Brasil com a tendência Brasília antigamente possuía a política de internacional de combate aos males causados ter andares exclusivos para “não fumantes”. pelo tabagismo, principalmente em relação ao Como a tendência mundial a respeito da fumo passivo. Cidades como Nova York, Paris importância da sustentabilidade e saúde e Buenos Aires já adotaram medidas similares. passou a fazer parte do dia a dia de todos, De acordo com a lei, fica proibido fumar: a rede mudou a política, deixando apenas no interior de bares, boates, restaurantes, dois andares para “fumantes” em cada hotel, hotéis, escolas, museus, áreas comuns de enquanto nos demais é totalmente proibido condomínios e hotéis, casas de shows, fumar, assim como nas áreas sociais, com açougues, padarias, farmácias e drogarias, sinalização para deixar os hóspedes cientes. supermercados, shoppings, repartições Em várias capitais do país, seus hotéis públicas, hospitais e táxis. também seguem essa tendência. No

Com as restrições da lei antifumo em vários Estados, os apartamentos dos hotéis se tornaram os últimos redutos dos fumantes. Mas o cerco continua apertando e muitos hotéis resolveram radicalizar e não aceitar fumantes em seus prédios, o que já é uma tendência mundial. Um hóspede fumante aumenta o custo da operação. As cortinas dos apartamentos para

Shutterstock

Hotelaria

Nordeste, hotéis consagrados como o Seara Praia e o Praia Centro Hotel (Fortaleza/CE) possuem andares não fumantes. Os da Rede Best Western e Radisson de Aracaju (SE) também isolaram os andares. O Maceió Atlantic Suites e o Raymar Express seguem a tendência. Em Natal, os hotéis Quality e Holiday Inn possuem andares exclusivos. No Sul, redes como Deville, presentes em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), têm andares exclusivos para não fumantes, assim como o Porto da Ilha, em Florianópolis (SC).


Parceria

HPLUS

INOVAÇÃO E OUSADIA O fim do check-out!

S

e a Hplus Hotelaria pudesse ser definida em uma só palavra, seria: inovação. Localizada na capital do país, vem com propostas inovadoras para oferecer um sistema de hotelaria mais integrado com o que os hóspedes e os destinos pedem. E por Brasília ter uma configuração específica, afinal a maioria dos hóspedes chega na segunda e vai embora na sexta, totalmente corporativa, a Hplus adaptou seus empreendimentos a essa realidade.

Shutterstock

História Fundada em 2002, é pioneira em Brasília na implantação de residenciais com serviços e locação por longa estada. Hoje são oito empreendimentos em operação: Biarritz, Lake View, Multiparque, Premier Residence, Residencial Verona, Boulevard, Life Resort e o Saint Moritz (veja box).

36

A Hplus dividiu os seus empreendimentos em cinco tipos de conceitos de hospedagem: • Office: ideais para clientes corporativos. • Long Stay: para longa permanência. • Express: com serviços, facilidades e conceito de flat. • Executive: que privilegiam as áreas corporativas. • Premium: de categoria elevada para clientes vips.

Arquivo Hplus

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Cinco conceitos

administradora brasiliense traz

Sua missão é oferecer hospedagem com o melhor custo-benefício, conjugada com a máxima rentabilidade para o investidor. E a empresa já pensa em expansão para outras capitais, incluindo São Paulo, que possui perfil para seu estilo de administração.

Sem check-out!

soluções integradas A Hplus acaba de implantar na cidade a com as necessidades bandeira Hplus Express. Trata-se de um da cidade e seus hóspedes

novo conceito de administração, com diferenciais ousados. O hotel oferece café da manhã gratuito, ao contrário do convencional, e numa belíssima cobertura www.hplus.com.br


O diferencial está na hora de ir embora. O hóspede não precisa fazer checkout! Basta pegar a sua bagagem e sair. Isso é possível? No sistema criado pela Hplus, sim!

E o custo de telefonia sempre presente nos check-outs? O telefone no apartamento apenas recebe ligações, não faz telefonemas. Se quiser utilizar a internet, basta adquirir um cartão com 24 horas na chegada.

Copa do Mundo Arquivo Hplus

O pagamento das diárias é feito no check-in. O café, como dito, é gratuito. No instante que entra, o hóspede pode escolher itens de frigobar ou buscar refeições de qualidade na Central de Congelados, em porções individuais, que pode preparar no micro-ondas disponível no apartamento. Isso resulta em preços muito mais convidativos do que o tradicional room-service.

Saint Moritz O conceito Express citado acima está sendo aplicado no Saint Moritz Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, desde o início deste ano, quando foi inaugurado. É o primeiro hotel da Hplus a operar também no sistema de diárias, com 430 apartamentos, sendo 200 no pool hoteleiro e 230 funcionando como apartamentos de flat, no conceito Hplus Express.

E a Hplus não vai parar por aí. Já estão em construção na Capital Federal outros dez empreendimentos, que devem ficar prontos até a Copa do Mundo de 2014. São mais de 1.500 novas unidades hoteleiras. “E esses novos empreendimentos serão para diárias ou para longa estada na medida da demanda”, informa Ana Paula Faure, diretora executiva da Hplus. Estão a caminho o Fusion Work Live e o Vision Work Live (com o conceito Express), The Sun, Vista Park Sul Suítes, The Union, Blend, Spot, Venice Park, Athos Bulcão e o Cullinan. Aguardem!

37 SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

E tudo é pago na recepção, com cartão de crédito ou dinheiro, na hora do check-in ou do consumo. Nada fica pendente. É o fim das filas desagradáveis (geralmente ao meio-dia, quando sai todo mundo junto) para fazer check-out!

com uma das melhores vistas da cidade. E por que isso?


Parceria

U

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

ma parceria boa é quando ela beneficia, e muito, os dois lados da moeda. E é exatamente isso que a TREND Operadora acaba de fechar com a Universidade Anhembi Morumbi. Com mais de 40 cursos de Graduação, e 13 de Graduação Tecnológica (duração média de dois anos), a universidade inclui pastas relevantes ao nosso negócio, como Nutrição (agora exigido em todos os hotéis do país), Hotelaria, Turismo, Eventos e Gastronomia, principalmente neste momento em que teremos dois eventos de grande porte chegando ao Brasil (Copa e Olimpíadas).

38

E foi pensando nessa mão de obra cada vez mais necessária que a TREND fechou com a universidade uma parceria inédita e arrasadora: todos os colaboradores de hotéis e agências de viagens que forem clientes ou fornecedores TREND têm direito a 10% de desconto em qualquer curso escolhido na Anhembi Morumbi. Há descontos também para cursos de pós-graduação, MBA, MBAs Executivos e cursos Masters. E esses descontos também estão disponíveis para os mais de 700 colaboradores da TREND Operadora em todo o país.

w w w. a n h e m b i . b r


Workshop TREND Essa parceria surgiu após a universidade conhecer o trabalho da operadora, que mostrou a importância do hoteleiro e do agente de viagens durante o 13º Workshop TREND que aconteceu em outubro em Atibaia. “Ficamos impressionados com a força da operadora, e como os agentes reconhecem sua importância. Foi o primeiro evento específico para o Turismo que participamos, e ele nos deu um retorno imenso. Por isso firmamos essa parceria e, com certeza, estaremos lá no ano que vem”, afirmou Fabiana Valente, da Diretoria de Relacionamento da universidade.

Rede Laureate e Business School São Paulo A universidade integra à Rede Laureate, grupo internacional de

COLABORADORES DE HOTÉIS E AGÊNCIAS PODEM BENEFICIAR-SE DA PARCERIA

É associada também à BSP – Business School São Paulo, líder em educação em negócios, uma das melhores escolas do país e da América Latina, segundo rankings internacionais. Em 2011, a BSP assumiu os programas de pós-graduação e extensão em negócios. Além disso, contribui com conteúdo e expertise para os cursos de graduação em negócios, nas diversas áreas em que é referência, como Liderança, Estratégia, Inovação e Empreendedorismo, e conta com parcerias acadêmicas com as mais renomadas escolas de negócios, como Suffolk University, Universitat Politècnica de Catalunya e EOI, em Madri, entre outras.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

39

universidades, conta com mais de 55 instituições de ensino, em 28 países, onde os alunos têm acesso aos mais avançados conteúdos educacionais e oportunidades de intercâmbio.


destino interNACIONAL em alta

O CALOR DA NEVE DE

Andorra

Um dos menores paĂ­ses da Europa se mostra o mais acolhedor

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

destino para os amantes do esqui

40

Vila de Ordino, na cordilheira dos pirineus


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

41

Charmoso e requintado, o país de Andorra tem lazer para todos os gostos

L

Shutterstock

ocal de aventura? Para relaxar? Com belas paisagens? Com neve? Que faz calor? Esse lugar existe? Sim, existe, e chama-se Andorra, um dos menores países da Europa, entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Com uma área de 468 quilômetros quadrados, o Principado de Andorra possui terreno acidentado e montanhoso, formado por um total de 65 picos com mais de 2 mil metros de altitude, incrustados na Cordilheira dos Pirineus.


destino interNACIONAL em alta

Misturas Com uma população de 65 mil habitantes, sendo que a sua maioria não é nascida no país, mas sim formada por espanhóis, portugueses e franceses, tem a maior expectativa de vida do mundo: 83,52 anos. Único país do mundo onde a língua oficial é o catalão (um dialeto espanhol), no qual se baseia também sua cultura, está sendo muito procurado por brasileiros devido ao fato de a maioria de seus habitantes falar também o português, o castelhano e o francês. É dividido em sete paróquias, o que seria equivalente aos nossos Estados, com administração e recursos próprios, e tem como moeda o euro.

História Fundado por Carlos Magno, rei dos francos, teve como primeiro soberano o nobre espanhol Conde de Urgel, em meados do Século 9, transformando-o em diocese. Em 1278, um conde francês e um bispo espanhol, depois de disputarem muito a região, definiram um tratado que os tornavam governantes conjuntos e criava o principado. Estava fundado o Principado de Andorra, coligado à França até os dias de hoje. Apesar de ser um país antigo, teve sua primeira Constituição firmada apenas em 1993, e tem como Chefes de Estado o Presidente da República Francesa e o Bispo de Urgel (Catalunha, Espanha), dividindo sua segurança entre os dois países.

42

Principal recurso da economia andorrana, equivale a 80% de seu PIB (Produto Interno Bruto), atraindo milhões de turistas por ano, principalmente pelas estações de esqui, resorts de inverno e verão, spas luxuosos e pela isenção de impostos em seus serviços e produtos. Seu único acesso é através de estradas, pois não possui linhas de trem ou aeroporto. Os turistas geralmente desembarcam no Aeroporto de Barcelona, que fica a 210 km de Andorra. Oferece inúmeras opções para todas as idades durante todo o ano, com sua diversidade cultural, culinária, esportes e opções de lazer. A maioria de seus hotéis, dos mais de 500 que possui, dispõe de sistema de meia pensão, com café da manhã e jantar. E lugares onde comer não faltam. O Principado possui mais de 700 restaurantes, que unem os vários estilos de culinária da região: catalã, francesa, espanhola e internacional. Shutterstock

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Turismo


Clima O clima é outro atrativo interessante para os turistas e uma das maiores curiosidades do destino. Apesar de possuir montanhas nevadas, onde a neve cai durante a madrugada, tem um clima ensolarado, permitindo até que se esquie com roupas leves!

43

Tobotronc É o mais longo tobogã do mundo e uma das grandes atrações do Parque Eco Naturlandia na cidade de Sant Julià de Lòria. A bordo de um carrinho para duas pessoas, é possível percorrer 5,3 km de trilhos, com dezenas de curvas, ladeiras e quedas, num percurso que dura mais de 5 minutos ininterruptos. Apesar dos números, é seguro, divertido e indicado para todos os públicos.

Terra da Neve Secretaria de Turismo de Andorra

Abriga a maior área de esqui do sul da Europa: Grandvalira e Vallnord, duas estações de esqui que, juntas, somam mais de 3 mil hectares de superfície esquiável, 285 quilômetros de pistas e 1.482 canhões de neve. A grande quantidade de neve também facilita a prática de um dos principais esportes do país, o hóquei em patins no gelo, tendo já a Seleção Nacional de Andorra participado do Campeonato Mundial desse esporte.

Aventura Possui montanhas escarpadas de grande altitude, sendo a mais alta, Coma Pedrosa (2.946 metros), uma boa pedida para os amantes dos esportes radicais, como rapel, escalada e aventuras similares. O país é cortado por três rios que vão se encontrar em formato de Y, formando o Rio Grande Valira. Inclui também em seu território mais de 60 lagos, responsáveis por paisagens deslumbrantes e atraindo adeptos de esportes aquáticos.

Comércio Andorra possui o status de paraíso fiscal, por não cobrar taxas e impostos em seu comércio e serviços, o que a torna um destino ainda mais interessante para quem está desejando ir às compras com suas mais de 1.500 lojas.

CALDEA Maior centro térmico do sul da Europa, com arquitetura moderna e mais de 30 mil metros quadrados, é o oásis de Andorra e onde a prática do turismo termal remete à ligação entre civilizações antigas com a água. Em um cenário majestoso, oferece instalações aquáticas espetaculares, para se usufruir todas as propriedades das águas termais, além de um extenso cardápio de massagens e tratamentos de beleza. Outro destaque do SPA Caldea é o show chamado “Mondaigua”, no qual, através de efeitos de luzes e água dentro da lagoa principal, é contada a viagem da água desde a criação do universo ao interior da Terra.

Agregando influências dos países que a rodeiam, Andorra exala cultura. São mais de 30 museus e galerias de arte, com temas curiosos, como o Museu do Perfume, Postal, do Tabaco, dos Quadrinhos, entre outros. As igrejas, a maioria em estilo romano, somam mais de 40. E ainda promove festivais de música, corais, teatro, dança e orquestras durante todo o ano, sendo o mais importante o Festival Internacional de Jazz de Escaldes-Engordany, que acontece em julho e já teve a presença de nomes como Miles Davis e B.B. King.

Secretaria de Turismo de Andorra

Cultura

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

nA página ao lado, uma das diversas pistas de esqui do principado de andorra


Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

Arquivo Hotel

Hotel interNACIONAL em Destaque

ELEGÂNCIA E O MELHOR DA NOITE DE ANDORRA EM UM SÓ LUGAR

P SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

róximo ao centro comercial da cidade e a cerca de 10 quilômetros dos complexos de esqui de Andorra. Passou por uma grande reforma em 2006 e ganhou decoração luxuosa em estilo inglês, além de tapetes do famoso estilista Paul Smith. Possui seis andares com um total de 90 quartos.

44

Devido a sua localização privilegiada com fácil acesso a transportes públicos, bares e restaurantes, tornou-se referência em hospedagem para quem viaja ao país para eventos, congressos ou reuniões de negócios. Seus funcionários são preparados para atender todos os tipos de visitantes, e o hotel dispõe de salas e instalações apropriadas para o público corporativo. É também o lugar de hospedagem eleito por muitos artistas, atores e políticos famosos. Oferece serviço de câmbio, aluguel de carro e bicicleta, lavanderia, lavagem a seco, agência de turismo, business center e estacionamento próprio.

HOTEL

Plaza

Apartamentos

Lazer

São 47 quartos de luxo e 43 suítes com televisão de tela plana digital, arcondicionado, internet wi-fi, canais por satélite, frigobar, mesa de trabalho, cofre, tábua de passar e secador de cabelo. Oferece ainda serviço permanente e gratuito de chá e café, além de quartos para não fumantes. Os hóspedes têm à sua disposição uma vista privilegiada e única das montanhas que abraçam a capital de Andorra.

Proporciona aos hóspedes a possibilidade da prática de esportes, oferecendo quadra de tênis externa, academia, jacuzzi, quadra de squash, pista de corrida e de patinação no gelo.

Gastronomia Sob o comando do chef Patrick Mariot, o restaurante La Cupula situado dentro do hotel já foi eleito o Melhor de Andorra pelo Guia Gourmet em 2010. Entre os pratos premiados, destaque para o que é a essência da cozinha local: salada de lagosta com citros em emulsão e vinagrete de laranja. Possui também um aconchegante Bar Cafeteria com salão de chá e um Pian- Bar com música ao vivo.

Spa Plaza Fazendo parte da mesma rede, podendo ser utilizado pelos hóspedes do Hotel Plaza, e com instalações únicas, o Spa Plaza conta com profissionais qualificados e tratamentos exclusivos, um circuito de águas climatizado, hidromassagem através de jatos, espaço para tratamentos faciais e corporais, e academia completa. Um dos tratamentos mais inusitados do spa é o Fonte de Cristal, no qual é feita a aplicação de neve sobre a pele depois de se tomar uma sauna, causando uma sensação de frescor devido ao contraste da temperatura.


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

45

AVENTURA E REPOUSO NO CORAÇÃO DA MONTANHA

Arquivo Hotel

Ski plaza HOTEL

Proporciona serviços de massagens e tratamentos oferecidos pela equipe do Spa Plaza, além de outras atividades dentro de Com um design em estilo alpino, fornece suas instalações, como sauna, academia de conforto e tecnologia. No piso inferior, ginástica, parquinho infantil, bilhar, dardos, sala para guardar esquis e acesso aos hidromassagem, minigolfe e piscina coberta. teleféricos, junto às encostas arborizadas do pico Pic dels Pessons, para subir até as Gastronomia pistas de esqui de Grandvalira. Possui um café e um restaurante à la carte climatizado. Pode-se relaxar no Bar Pic Blanc Apartamentos jogando xadrez ou lançando dardos. Para São 105 apartamentos equipados com longas conversas, as salas do Lobby Bar com TV, aquecimento, canais por satélite, cofre, lareira, sala de estar e internet são ideais. minibar, serviço permanente de café e chá, e acesso à internet. Possui 11 suítes Palácio de Gelo com banheira de hidromassagem e cinco suítes familiares com temáticas infantis, Os hóspedes têm acesso gratuito e ilimitado como “Os Gnomos” e “Alice no País das ao Palácio do Gelo de Andorra, complexo Maravilhas”. Oferece quartos para não esportivo em frente ao hotel, com pista de fumantes e adaptados para pessoas com patinação no gelo, quadra de tênis, squash, fitness e piscinas para crianças e adultos. mobilidade reduzida.

Arquivo Hotel

Spa

Arquivo Hotel

As instalações recreativas incluem piscina interna, piscina infantil, uma jacuzzi, sauna seca e academia de ginástica.

Arquivo Hotel

Lazer

Arquivo Hotel

E

ncantador, acolhedor e hospitaleiro, localizado no centro da aldeia de Canillo, em Andorra, um lugar de povoação típica, romântico e tranquilo, apenas a 100 metros dos teleféricos para as pistas de esqui. Os aromas de madeira maciça e a sua lareira rústica são um convite à conversa. Construído em 2002, possui cinco andares com 121 apartamentos.


Hotel interNACIONAL em Destaque

Atraente, elegante e com serviços

Arquivo Hotel

personalizados

46

Arquivo Hotel Arquivo Hotel

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Arquivo Hotel

HOLIDAY INN ANDORRA

A

o lado da sede do governo e do Parlamento de Andorra, é ideal para reuniões e encontros, com capacidade para acomodar centenas de pessoas no seu Centro de Conferências. As acomodações luxuosas agradam até aos mais exigentes e oferecem conforto para quem viaja tanto a negócios quanto com a família.

Apartamentos

Para relaxar e aproveitar o tempo ocioso, piscina coberta, salão de jogos e, para os pequenos hóspedes, parque infantil e clubinho. Às mamães que acabaram de ter um bebê, um berçário com funcionários treinados especialmente para cuidar dos recém-nascidos.

Spa Plaza

Algumas suítes têm decoração com temática infantil que impressiona pela criatividade e riqueza de detalhes. Há apartamentos com cama queen size, adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, e andar para não fumantes. São equipados com janelas antiruído, aquecimento central, ar-condicionado, frigobar, cofre, TV de LED com canais via Inaugurado em 1997, foi reformado em satélite e internet. 2011, ganhando estilo contemporâneo. Após essa reforma, passou a integrar a Gastronomia bandeira Holiday Inn. Dispõe de 133 aparO Restaurante El Gran Café traz variedade tamentos distribuídos em cinco andares. de pratos e a oportunidade de montar seu Os serviços incluem recepção 24 horas próprio cardápio. Oferece bufê de saladas, com cofre e guichê para câmbio. Possui entradas frias e quentes, pratos à la carte, estacionamento coberto, sala de televisão queijos, sobremesas e opções dietéticas. e de conferência com internet wi-fi, Conta ainda com uma cafeteria com serviço lavanderia e assistência médica. permanente de chá e café, e bar interno.

O Holiday Inn Andorra também faz parte da rede Spa Plaza, que oferece aos hóspedes serviços de massagens, tratamentos faciais e corporais, banho turco a vapor, sauna, jacuzzi e solário.


curiosidades

EVENTOS

Assim como as

DE NATAL

festas juninas e o Carnaval, os estão cada vez maiores em nosso país e atraem milhões de turistas para as cidades onde acontecem, principalmente nas regiões Sul e Sudeste

CORAL DE CURITIBA de 25 de novembro a 18 de dezembro de 2011

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

(Curitiba/PR)

48

O tradicional espetáculo acontece há 20 anos no prédio do Palácio Avenida. Este ano são 160 crianças de 11 instituições mantidas pelo Banco HSBC, que dá assistência a menores carentes. O coral terá Marcos de Oliveira Kazuo como mestre de cerimônias, artista performático que já atuou no Cirque du Soleil. O tema desta edição é “O Poder da Música”, e reflete sobre a capacidade que ela tem de transformar a vida das pessoas, como das crianças que fazem parte deste coral, que, para poder participar dele, precisam tirar boas notas, não faltar aos ensaios e gostar de música. O evento mostra ao público, através de imagens projetadas na fachada do prédio, a rotina de ensaio das crianças e a preparação que fazem ao longo do ano.

Q

ue o Brasil é o país do carnaval e do futebol, todo mundo concorda. Porém, agora estamos nos especializando em eventos grandiosos, com outras temáticas. A festa de Parintins (AM), que retomam o folclore do Bumba Meu Boi, as festas de São João no Nordeste, de tamanhos incalculáveis, as festas de Rodeio pelo interior do Estado de São Paulo e a Oktoberfest brasileira, que acontece no Sul, são alguns exemplos de festas temáticas que estamos fazendo cada vez melhor e atraindo a atenção do mundo inteiro, com produções muito elaboradas. E agora o Brasil investe (e muito) num novo segmento, que tem dado muito retorno, atraindo brasileiros do país inteiro para os eventos de Natal que acontecem principalmente no Sul e Sudeste. Apesar de não sermos um país predominantemente frio, as regiões com baixas temperaturas conseguiram recriar com maestria todo o clima europeu dos países nórdicos e levar os turistas a uma maravilhosa viagem no tempo às terras de Papai Noel, resgatando todo o clima de Natal. São destinos imperdíveis para se visitar em dezembro, e as atrações e decorações natalinas se estendem até o final de janeiro em algumas cidades.

Silvio Auricchio

eventos Natalinos


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

49


Fotos: Cleiton Thiele

NATAL LUZ de 3 de novembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012 (Gramado/RS)

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Começou em 1986 como um passeio pela principal avenida de Gramado, e hoje é o maior evento do país voltado para o Natal, atraindo cerca de 1 milhão de pessoas. Os grandes espetáculos apresentados são o Nativitaten, uma grande ópera flutuante realizada a céu aberto dentro de um lago de verdade; o Grande Desfile de Natal, cortejo de luzes formado por patinadores, dançarinos, crianças da comunidade e o Papai Noel; a Fantástica Fábrica de Natal, musical interpretado por mais de 40 atores; e a Arca de Noel, espetáculo musical de marionetes e bonecos eletrônicos. Conta ainda com atrações gratuitas como shows piromusicais, desfiles, corais, musicais, concertos, exposições, teatro, ruas fartamente enfeitadas, entre outros. Toda a comunidade se mobiliza na arrecadação de garrafas pet para a elaboração dos enfeites que estão espalhados pela cidade, além de auxiliar na sua confecção.

50


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

51


experiências de viajante

Clécio Mendes e sua moto

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

percorrendo toda a américa do Sul

52

Viajar sempre fez parte da vida do empresário, algo DE QUE ele não abre mão

N

ascido em Curitiba (PR), em 16 de agosto de 1970, o administrador de empresas Clécio Mendes, gerente financeiro de um grupo de restaurantes e bares de grande sucesso em Curitiba, atua também como consultor financeiro de empresas, área que sempre teve muito domínio. “Motociclista há mais de 15 anos, sempre gostei de praticar esportes ao ar livre. Comecei com o mergulho autônomo, depois pesca submarina, montanhismo, escalada e recentemente virei piloto de paramotor. Viajar sempre fez parte da minha vida, é algo de que não abro mão.


A percepção que você tem do ambiente viajando de moto é incrível. Você se sente inserido na paisagem Em janeiro de 2009 eu e meu amigo de mais de 20 anos, Adilson Nicolella, resolvemos realizar um sonho antigo, fazer uma viagem de moto pela América do Sul, encarando a estrada sem roteiro definido e sem data programada de retorno, viajando sem amarras, deixando-nos levar pelo que o destino propusesse e aproveitando cada momento intensamente. Depois de aproximadamente dois meses viajando e cerca de 11.000 km rodados, cruzamos a Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Conhecemos vários lugares, como o Chaco Argentino, o Deserto do Atacama, Vale de La Luna, escalamos um vulcão ativo, com uma altitude de 5.690 metros, e rodamos na Estrada da Morte (Bolívia), a mais perigosa do mundo. Apreciamos um lindo pôr do sol, no Oceano Pacífico, na cidade de Iquique (Chile), onde também pudemos fazer um voo de parapente. Sobrevoamos as Linhas de Nazca e atravessamos a cordilheira em direção a Cuzco e à cidade de Machu Picchu, todos esses locais no Peru. Contornamos o Lago Titicaca, conhecemos as Ilhas Uros, visitamos a região dos últimos combates de Che Guevara e chegamos até a nascente do Rio Amazonas, no lado boliviano. A percepção que você tem do ambiente viajando de moto é incrível. Você se sente inserido na paisagem. O tempo também muda de acordo com o local por onde você passa. Nas pequenas e isoladas vilas no meio da cordilheira ou no deserto, o tempo parece passar mais devagar. Na sua simplicidade, as pessoas são felizes e estão acostumadas com aqueles ambientes selvagens. ao lado, PÔR do sol no deserto do Atacama. À direita, de cima para baixo: Clécio numa rua Inca em Cuzco; ele e o amigo Adilson Nicolella no cume do vulcão Lascar, no Atacama; dança folclórica Peruana em AREQUIPA; e cruzando o litoral peruano

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

53


Fotos: Clécio Mendes e Adilson Nicolella

Em todos os lugares por onde passamos, fomos muito bem recebidos e ficamos impressionados com a hospitalidade das pessoas

Quando estávamos na cidade histórica de Cuzco, passamos por uma história engraçada. Já estávamos há um certo tempo na estrada e, muito confiantes, achávamos que dominávamos completamente o espanhol. Precisávamos fazer um reparo em uma de nossas bolsas de carga de nossas motos. Saímos a pé em busca de uma sapataria no centro da cidade, onde imaginávamos fazer o conserto. Seguimos atentamente as indicações das pessoas, que, uma após outra, nos mandavam a outros lugares. Chegarmos até um shopping center e uma dessas pessoas nos falou que poderíamos ‘tocar’ ali mesmo.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Foi só então que percebemos o uso incorreto da palavra ‘concierto’ nos referindo a reparo. A bolsa de moto foi confundida com uma sanfona, e nossas camisas de motocross, com um traje de uma dupla de músicos! Eles achavam que queríamos fazer um concerto musical de sanfonas! Demos muita risada e descobrimos que a palavra correta era ‘coser’ (costurar).

54

Nessa viagem conhecemos muitos lugares espetaculares, de natureza selvagem, lugares históricos com milhares de anos, e pessoas das mais diferentes raças e culturas. Outros viajantes, como nós, de várias regiões do mundo em busca de aventuras e novos conhecimentos. Em todos os lugares por onde passamos, fomos muito bem recebidos e ficamos impressionados com a hospitalidade das pessoas. Foi uma experiência inesquecível.”

Clécio Mendes cleciomv @ gmail . com

Clécio em Laguna Verde, Atacama, Chile


Receptivo

corporativo ou de lazer

com quem

entende

RIO Mobilidade Corporativa, você no caminho certo para os lugares mais bonitos do Rio de Janeiro.

da cidade

maravilhosa.

A RIO Mobilidade Corporativa com toda a sua experiência, competência e qualidade em serviços corporativos, agora também leva você para os melhores passeios pelo Rio de Janeiro. city tours passeios pelos principais pontos turísticos cariocas transfers pacotes personalizados atendimento 24 horas frota moderna com motoristas bilíngues

pontualidade, agilidade e segurança.

Tudo isso com conforto,

Av. das Américas, 3.434 - bloco 4 - sala 314 - Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22640-102 Central de Atendimento: 0 XX 21 3431-3100 E-mail: atendimento@riomobilidadecorporativa.com.br

www.riomobilidadecorporativa.com.br


gastronomia

SORVETE:

D

á para imaginar um chinês ou um grego tomando sorvete anos antes de Cristo? Historiadores contam que essa delícia foi inventada há cerca de 3 mil anos pelos chineses em uma competição para invenção de novas receitas. A primeira versão teria sido feita com uma mistura de neve, suco de frutas e mel.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

História

56

com o futuro rei Henrique II, sendo sucesso por toda a corte e que ganharia o nome de sorbet. O restante do planeta só foi conhecer o sorvete no Século 18, quando a iguaria deixou de ser restrita à nobreza e passou a ser servida nos cafés.

Brasil Aqui foi produzido somente em 1834, com 217 toneladas de gelo vindo dos Estados Unidos, encomendado por dois comerciantes. Os primeiros sabores eram com frutas brasileiras. Como na época não era possível guardar o sorvete (a geladeira só seria inventada 20 anos depois), ele tinha que ser consumido logo após seu preparo. Um anúncio avisava a hora exata da fabricação para que as pessoas pudessem se programar para comprar.

O mercador Marco Polo, em uma viagem à China (em meados de 1200), conheceu a invenção e levou a receita do Oriente para a Itália. No continente europeu, ganhou salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro enterrados na neve. A descoberta fez sucesso nos banquetes de Alexandre, o Grande, e nas festas do imperador Nero, em Roma, sendo chamado de gelatto. O primeiro apareceu em São Paulo: Foi para a França por intermédio da “SORVETES – Todos os dias às 15 horas, rainha Catarina de Médici, que carregou na Rua Direita, nº 44”. Aqui, ao contrário em sua bagagem a fórmula e serviu a do que aconteceu na Europa, a fama foi combinação gelada em seu casamento das ruas para a corte. A sobremesa estava

Shutterstock

Shutterstock

Shutterstock

O GELO MAIS ANTIGO E SABOROSO DO MUNDO

entre as prediletas do imperador d. Pedro II, e o seu sabor favorito era de pitanga. O sorvete começou a se espalhar, e em 1870 os Estados Unidos seriam responsáveis por novas técnicas de refrigeração, permitindo a produção em grande escala, e pela popularização do sorvete mundialmente.

Consumo Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), o consumo médio de sorvete em 2010 foi de 1,117 bilhão de litros, numa indústria que movimenta aproximadamente 3 bilhões de reais por ano. O alimento é tão importante que até uma data comemorativa foi criada para ele: em 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Sorvete. Mas, apesar dos números altos, consumimos muito pouco (3,2 litros/pessoa/ano) em comparação a países da Europa, México ou Estados Unidos, que consomem mais de 27 litros/pessoa/ano.


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

57

A primeira versão veio da China antes de Cristo, e misturava, neve, suco

O sabor de chocolate está em primeiro lugar na preferência dos brasileiros, ficando com 28,8% do total de vendas, seguido por morango (9%), creme (3,8%), coco (3%), abacaxi (2,2%) e maracujá (1,9%).

Sabores Exóticos E como tudo o que é inventado e, principalmente, aperfeiçoado por brasileiros, damos sempre nossos toques pessoais, criamos exóticos sabores de sorvete, como os salgados, com frutas tropicais desconhecidas, bebidas alcoólicas e até de pratos prontos. Na Itália e na Irlanda, sabores salgados de sorvete fazem muito sucesso servidos como acompanhamento de pratos quentes ou com canapés e torradas. No Brasil, alguns chefs também apostam nessa novidade em seus pratos (veja receita na pág. 59). Como exemplo, podemos citar os sabores de ervas finas, gorgonzola, iogurte, macarrão, mascarpone, parmesão, pepino, pizza, tomate, entre outros.

Shutterstock

Shutterstock

de frutas e mel

Combinar sorvete com bebidas alcoólicas ou transformar drinques famosos em sorvete também é outra receita que tem tido cada vez mais sucesso. Já saíram os sorvetes de amareto, caipirinha, piña colada, cerveja, champanhe, saquê, pera ao vinho, uísque, e por aí vai. E ainda há os sabores baseados em pratos famosos, como panetone, rabanada, pé de moleque, tapioca, romeu e julieta, ou que são feitos criamos temperos, como canela, gengibre, manjericão, pimenta, entre outros. Com a diversidade de frutas que temos em nosso país, as marcas famosas de sorvetes e picolés fabricam diversos sabores, que variam de acordo com a região. No Nordeste, por exemplo, são fabricados sorvetes e picolés de sabores como cajá, umbu, graviola, carambola, cupuaçu, jaca, pequi, pitanga, tamarindo, que não chegam ao restante do país porque, segundo os fabricantes, o transporte não compensaria o alto custo gerado. Por isso, eles se limitam a serem fabricados e consumidos apenas numa mesma região. Vamos tomar sorvete?


gastronomia

Queria sair do convencional de ter o sorvete como sobremesa, e propus uma salada fresca com sorvete de

Dian Medina

iogurte

Otávio Camacho, chef do Hotel Breezes de Búzios (RJ)

Combinações inusitadas O CHEF SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

OTÁVIO UNE A

58

REFRESCÂNCIA DO SORVETE E DA SALADA NUM MESMO PRATO

Otávio Camacho, 53 anos, natural do Rio de Janeiro, possui um currículo invejável para qualquer chef de cozinha, e é do tipo que não virou chef por acaso, mas sim porque passou por todos os estágios. Ou seja, ele não sabe fazer apenas pelas dezenas de cursos que realizou, e sim porque coloca a mão na massa faz tempo. Já foi proprietário de restaurante, produtor de fungos e hortaliças, gerente de alimentos e bebidas, entre outras funções. Trabalhou em estabelecimentos de nome, como os restaurantes Saturnino, Quadrucci, Florentino e Banana Jack, e por hotéis como o Portobello e o Meliá. Passou

por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Teresópolis e Angra dos Reis, fixando-se no Hotel Breezes de Búzios (RJ), onde trabalha até o momento. Aceitando a proposta da revista Segue Viagem, que traz nesta edição o sorvete em sua parte de gastronomia, o chef Otávio Camacho foi mais além. “Queria sair do convencional de ter o sorvete como sobremesa, e propus uma salada fresca com sorvete de iogurte, que funciona como um molho refrescante. Gosto de misturar as propostas criando pratos surpreendentes”, comentou ele. Confira a inusitada receita ao lado.


Dian Medina

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

59

Salada de Parma

com sorvete de iogurte Ingredientes 50 g de presunto de Parma, cortado em fatias bem finas 1 bola de sorvete de iogurte de aproximadamente 60 g

Sorvete de iogurte Ingredientes

20 g de folhas de alface picadas

1 lata de leite condensado

30 ml de azeite

380 ml de iogurte

5 g de mostarda Dijon

1 gelatina

5 ml de vinagre de vinho branco ou de maçã Sal a gosto 3 g de açúcar Pimenta-do-reino a gosto

Preparo Tempere as alfaces com o vinagrete. Enrole-as, fazendo um tubo com o presunto e coloque em pé. No topo do tubo, ponha a bola de sorvete de iogurte. Para mais estabilidade, coloque dois tubos. Vinagrete: bata no liquidificador o sal, o açúcar, a pimenta-do-reino, o azeite, o vinagre e a mostarda Dijon.

Preparo Faça a gelatina normalmente e não leve à geladeira. Depois de pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o iogurte. Bata bem. A seguir, leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo. Após congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso. Leve de volta ao congelador.


R , e a serva e c s u B Emissao ema u m só lug r. O Reserva Fácil facilita o dia a dia do agente de viagens e do cliente corporativo no trabalho de busca, reserva e emissão. Ferramenta ágil e versátil, o RF oferece tecnologia avançada e amplos recursos, capazes de atender seus clientes em todas as suas expectativas. Com rapidez e segurança, o usuário recebe, em tempo real, informações sobre as melhores tarifas, opções de voo, acomodação em hotelaria nacional, além de assistência viagem.


sua sua passagem viagem mais garantida fácil

O Reserva Fácil está disponivel somente através da Advance e Rextur.

rextur.com.br

advance.tur.br


Cultura

PRESÉPIOS

MUNDO Afora

A

pesar de os avanços da tecnologia apresentarem cada vez mais novidades para as decorações de Natal, os tradicionais presépios não perdem o encanto e continuam sendo um dos símbolos mais presentes e fortes da celebração natalina. E a criatividade em suas construções e materiais é cada vez maior!

Origem Tradição religiosa que começou com São Francisco de Assis (o frade Giovanni di Pietro di Bernardone) em 1223, quando montou uma espécie de cenário para representar como teria sido o nascimento de Jesus aos camponeses de sua região na Itália. A apresentação fez tanto sucesso que, no Natal seguinte, os camponeses fizeram

personagens em argila para perpetuar a ideia. Logo o conceito se espalhou pelas principais catedrais, igrejas e mosteiros da Europa durante a Idade Média, passando a ser montado também nas casas de reis e nobres durante o Renascimento. Nas casas comuns, o costume de montar presépios só começou no século 18, inicialmente com os europeus e depois pelo restante do mundo. É formado pelas imagens do Menino Jesus, filho de Deus escolhido para ser o salvador do povo numa manjedoura localizada dentro de um curral; Maria, mãe do filho de Deus; José, carpinteiro judeu e pai adotivo do Menino Jesus; um burro e um boi, que representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu; anjos, que anunciam a chegada do filho de Deus; pastores, homens do campo que simbolizam a simplicidade do povo;

um dos símbolos mais presentes e fortes da celebração natalina a estrela de Belém, que guiou os três Reis Magos quando Jesus nasceu; e os próprios Reis Magos, Melquior, Baltazar e Gaspar, sábios que vieram do Oriente conduzidos pela estrela, trazendo mirra (símbolo da paixão), ouro (que representava a realeza) e incenso (que significava oração). No Brasil, foi inserido pelos padres jesuítas e colonizadores portugueses, franceses e espanhóis. Mais tarde ganharia identidade própria com riqueza de detalhes que marcaram o estilo barroco nacional. O presépio padrão traz as famosas imagens de José, Maria, o bebê Jesus e os três Reis Magos (Melchior, Baltazar e Gaspar). Porém, nas diversas releituras, principalmente brasileiras, foram inseridos outros personagens regionais, como o índio, o negro, o caboclo, a fauna, a flora, transformando as influências europeias e dando identidade às obras brasileiras.

FESTIVAL DE PRESÉPIOS

62

De 2 a 26 de dezembro acontece a terceira edição do Festival de Presépios. O evento entrou para o Livro dos Recordes (Guiness World Records) como a maior exposição de Presépios Natalinos em tamanho natural e a céu aberto do mundo. O tema deste ano é “Natal do Polo Norte” e gerou 20 presépios com peças que chegam a 2,5 metros de altura, espalhadas no Jardim de Alah, zona sul do Rio, de 30 autores diferentes, entre artistas plásticos, designers e carnavalescos. Os deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant também participam do festival expondo seus trabalhos.

Divulgação/BLNews

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

(Rio de Janeiro/RJ)


A Arte da Terra

Acervo MAS

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Arquivo FAOP

63


CONSUMO

HORA DE PREPARAR A CASA PARA

O NATAL

O SEGREDO É ADEQUAR A DECORAÇÃO AO ESTILO DA RESIDÊNCIA

U

ma das mais famosas e conceituadas proprietárias de lojas de decoração do país, a rede Cecilia Dale, assinou no ano passado a decoração de Natal de dez shoppings de São Paulo, além de empresas de grande porte. E este ano não deve ser diferente. Com toda essa experiência, ela dá aqui na revista Segue Viagem preciosas dicas para decorar a casa, o hotel e até mesmo uma agência de viagens para o espírito do Natal.

64

O primeiro conselho para decorar a casa na época do Natal é adequá-la ao estilo da residência. Uma casa de praia, por exemplo, pede uma decoração mais rústica. No nosso verão, não tem nada a ver colocar uma decoração com neve artificial e um Papai Noel todo encasacado. Fica muito mais charmoso uma decoração com base em enfeites feitos de conchas do mar, com flores e ramos que dão leveza e se integram ao tema. Abuse dos elementos como galhos secos, flores e conchas do mar. Se o estilo for mais sofisticado, aposte nas bolas com brilho, rosas vermelhas e em uma árvore mais elegante.

Divulgação

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Estilo

Já se a casa é na cidade ou mesmo no campo, podemos brincar com pinheiros nevados e com os enfeites que lembram o inverno europeu. Ou seja, vale tudo, desde que não entre em conflito com o que a casa já traz na sua decoração do resto do ano. É importante também que a família interaja com a composição desta grande representante do Natal que é a árvore. Por isso, crie árvores que deem este espaço às pessoas.


Divulgação

Divulgação

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

65

Os lares com crianças merecem atenção especial. Elas são muito impactadas pela decoração de Natal, pois para elas é uma forma de mostrar que a casa está pronta para receber o Papai Noel. Além disso, as crianças adoram participar do ritual da montagem da árvore de Natal. Como uma forma de interação, peça para elas usarem seus próprios brinquedos como enfeite. Ursos de pelúcia e bonecas ficam lindos na decoração. Depois complemente com luzes e sons, que elas vão adorar. A decoração de Natal é cheia de significados. O vermelho significa amor; o verde, a vida eterna; o branco significa paz; e o dourado, o Divino. Portanto, vale pensar no sentimento que mais se deseja para aquele ano e abusar da cor correspondente. O formato redondo das guirlandas representa o eterno recomeço e a renovação que o Natal nos traz e a esperança de se ultrapassar as dificuldades. A magia do Natal, todo o sentimento que ele desperta, inicia-se com os preparativos, como uma viagem, que a gente começa ao preparar as malas. Usando a criatividade, é possível enxergar nos elementos mais inusitados composições natalinas.

E nunca use pinheiros naturais. Quando compramos um pinheiro e o trazemos para casa, estamos matando uma árvore. Pense nisso!

Divulgação

Uma árvore muito sofisticada, repleta de rosas vermelhas, pode ser acompanhada de arranjos de rosas naturais nas mesas do ambiente. As velas, incensos, guirlandas, arranjos com pinhas e bolas também devem decorar a casa toda, sempre em harmonia com o estilo do local.


Divulgação

Divulgação

A empresária carioca Cecilia Dale é um exemplo de mulher firme, que acredita que o olhar do dono é que engorda o gado, e por isso supera, a cada ano, a frenética jornada de trabalho dirigindo as nove lojas de mobiliário e decoração Cecilia Dale, desde 1981, além da segunda marca Arrivato by Cecilia Dale de móveis e peças de design orgânico e contemporâneo, com tempo ainda de ser esposa, mãe, avó e cantora.

É importante que a família interaja com a composição desta grande representante do Natal que é a árvore

R! O D A LV A S E D E D A ID C A E IV V NEM SÓ DE CARNAVAL Aqui se trabalha bastante também. E o Tulip Inn Centro de Convenções está estrategicamente localizado em frente ao Centro de Convenções da Bahia, o maior centro de convenções do Norte do Brasil, ideal para hospedar quem veio arregaçar as mangas.

Estrutura: 252 apartamentos (com ar-condicionado, cofre eletrônico, TV a cabo, internet, mesa de trabalho, cafeteira e frigobar). E mais: Business Center - salas de eventos para até 110 pessoas - recepção 24hs - serviço de despertar - lavanderia - sistema de segurança - restaurante - bar - room service 24 hs - piscina - fitness center.

Faça já sua reserva! Central de Reservas - Telefones: São Paulo 3123.0333 - Outras cidades 0800 7708555 - www.trendoperadora.com.br


Shutterstock

hora de entrar

na ÁGUA!

Por Dr. Amaury Simoni (especialista em Medicina Aeroespacial e de Altitude e Atendimento a Turistas)

V

erão chegando e com ele as piscinas, praias, mergulhos... Tudo para refrescar-se e fugir do calor!

Mas que cuidados devemos ter em relação à água?

limpa. Procure não engolir água, mesmo que esteja com aspecto límpido. Áreas de acesso comuns e úmidas (vestiários) são propensas à colonização de fungos, podendo, o frequentador, adquirir micoses.

Primeiro uma regra básica: só entre na Toboáguas e afins: procure não brincar água se você conhecer a profundidade, e, após a alimentação. Siga as regras de se for profundo, somente se souber nadar. cada brinquedo e do local em questão. NADE SEMPRE ACOMPANHADO! Saber Lagos, lagoas, rios e outros: informenadar não é condição para entrar sozinho se bem sobre o local. Placas indicando em nenhuma circunstância em nenhum “PERIGO” ou “NÃO ENTRE” devem ser local. Uma simples obedecidas. Mergulhar de cabeça em locais tontura ou desmaio desconhecidos, com o rosto dentro da NUNCA nadar JAMAIS! Sempre água e nada mais pode pode haver ser feito. Outra dica geral ou participar uma pedra importante é: NUNCA nadar no caminho. ou participar de brincadeiras de brincadeiras Lagos e lagoas aquáticas muito agitadas geralmente aquáticas após uma farta refeição. têm água mais Cuidados extras com o sol são muito agitadas contaminada, aconselháveis, uma vez que principalmente se após uma farta houver animais na água nem percebemos que está tão quente, sobretudo soltos por perto. refeição para quem tem pele clara ou Praias e mar: se queima muito facilmente. mesmo o mais experiente nadador sabe HIDRATE-SE BEM SEMPRE. que lutar contra a natureza e a força dos Cuidado: álcool é desidratante e dá auto- oceanos é batalha perdida. “Buracos” na confiança demais. Já dizia minha avó: areia enganam quanto à profundidade, e “Áw gua no umbigo, sinal de perigo!” a maré pode começar a puxar você para Piscinas: verifique a profundidade o fundo quando a intenção é sair dela. antes de mergulhar. Nade sempre Obedeça os avisos colocados na praia e os acompanhado. Veja se a água está salva-vidas. Eles sabem onde está o perigo.

67 SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

saúde

Água do mar nunca é limpa, portanto, JAMAIS ingira água do mar e cuidado com os olhos e feridas descobertas. Atividades esportivas aquáticas: normalmente infecções como leptospirose e esquistossomose podem ser associadas a práticas de mergulho ou esportes aquáticos. Mesmo a água do mar pode ser danosa quando expomos a pele ou o tecido à água encontrada nos estuários. Ferimentos por coral são conhecidos pelo seu alto grau de infecção. Um simples trauma em terra pode vir a ser infectado por antrax ou mesmo por difteria cutânea. Orientações sobre os riscos associados com a imersão devem ser passadas para aqueles viajantes que planejam este tipo de atividade, além de medidas de primeiros socorros para os traumas em pele. Outro perigo para quem pratica mergulho é o fato de voar no mesmo dia após o mergulho esportivo, especialmente para aqueles que praticam mergulho autônomo. O perigo de uma doença descompressiva causada pelo pouco tempo após “descomprimir” pós-mergulho e subir em uma aeronave deve ser considerado. Recomenda-se no mínimo 12 horas de “terra firme” antes de voar. Agora que já estamos conversados, CAIA NA ÁGUA E DIVIRTA-SE!


68

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012


SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

69


Espaço TREND

13º Workshop trend é sucesso em Atibaia (SP) O 13º Workshop TREND aconteceu no dia 1º de outubro, pelo terceiro ano consecutivo, no Bourbon Atibaia Spa Resort, em Atibaia, cidade do interior do Estado de São Paulo famosa pelo cultivo do morango. E, mais uma vez, confirmou o sucesso dos anos anteriores.

Corredores lotados do Bourbon Atibaia durante o 13º Workshop TREND

Com a participação de 6 mil agentes de viagens, vindos de mais de 48 municípios de oito Estados diferentes, o evento ficou lotado. Neste ano, 54 novos parceiros juntaram-se à equipe TREND, totalizando 200 expositores, todos com a intenção de levar aos agentes os melhores produtos, tanto de destinos quanto de hotelaria e serviços nacionais e internacionais.

Visitantes recebendo pulseira para ter acesso aos mais de 120 ônibus

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Daniel Santos, Vice-presidente Comercial, com Diego Jatobá, Secretário de Turismo de Ipojuca (PE), e Luis Paulo Luppa, Diretorpresidente da TREND Operadora

70

Colaboradores TREND no credenciamento

Conselheiros e presidência da TREND junto com autoridades descerrando a fita do workshop

Atores fantasiados representando os destinos de Lazer da TREND

Elisabeth Manso dentro do Gol TREND que ela ganhou no evento

Agente de viagens customizando a camiseta do evento

Pavilhão de expositores lotado de agentes de viagens

Equipe do Comercial da TREND recebendo os agentes


Foi um dia inteiro dedicado aos agentes de viagens, e para eles foram organizadas muitas atrações especiais, como palestras, treinamentos, cinema de bolso, em que os agentes viraram personagens de um curto filme que se transformava numa animação impressa; atores fantasiados de cidadãos de diversos Estados brasileiros e países do mundo, reforçando os novos destinos de Lazer; caricaturas feitas ao vivo de recordação; e customização de camisetas, além do delicioso almoço e coquetel especialmente preparados pela equipe do Bourbon Atibaia. Houve ainda o reconhecimento dos Melhores Parceiros de 2011, em que hoteleiros e hotéis, agências de viagens e agentes, assim como outros fornecedores, foram responsáveis por mais um ano de sucesso da operadora.

A novidade de 2011: Cinema de Bolso para ficar de recordação para os agentes

Agentes assistindo atentos às palestras do TTC

Para fechar o grande dia, um carro zeroquilômetro foi sorteado entre os agentes, sendo que a agente de viagens Elisabeth Silva Manso, da agência Family Tour de São Paulo (SP), foi a grande vencedora. O encerramento do workshop ficou por conta da banda de rock Capital Inicial, que fez um show de tirar o fôlego. Finalizado o evento, todos foram unânimes quanto aos elogios à estrutura, organização e atrações, e já confirmaram sua participação no próximo ano.

Os corredores lotados para acesso aos expositores

À esquerda, Dinho Ouro Preto, da Banda Capital Inicial, que encerrou o evento; e acima, Salão lotado de agentes vibrando com o show do Capital Inicial Todas as fotos acima são do Arquivo TREND

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

71


Espaço TREND

Trend marca presença na abav do Rio (RJ) e no Festival de Turismo de Gramado (RS) A TREND esteve presente na ABAV – Feira das Américas, em outubro no Rio de Janeiro (RJ), maior evento do setor no Hemisfério Sul que apresenta produtos, serviços, destinos e fornecedores de todas as partes do mundo. A operadora levou várias novidades, como a distribuição de picolés para refrescar quem passava pelo estande e adesivos com frases que incentivam o trabalho dos agentes. O nosso Diretor-presidente, Luppa, foi um dos palestrantes e debateu temas como gestão de talentos, negócios e vendas. Outra novidade foi o acordo fechado entre TREND e Panrotas para presentear os associados da ABAV de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) com assinaturas do jornal como cortesia. Indo para o Sul, a TREND também participou do 23º Festival de Turismo de Gramado (RS), evento que aconteceu em vários pontos da cidade entre os dias 17 e 20 de novembro. Durante a manhã eram várias palestras, incluindo uma de Luppa, com o tema “Posicionamento – Potencialização de Imagem e Reposicionamento de Marca”, sendo uma das mais aplaudidas, comentadas e elogiadas do evento. Luppa ainda presenteou cada participante com seu livro Tropa de Elite de Vendas. À tarde era hora de visitar os expositores, e todos que compareceram ao estande da TREND foram presenteados com deliciosos chocolates produzidos em Gramado com o logotipo da empresa.

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

Fotos: Arquivo TREND

72

duas primeiras: Luppa em palestra e promotora entregando picolé na ABAV três últimas: agente de Viagem, promotora e visitantes com adesivos e chocolates da TREND durante a Festuris em Gramado

O Oceano Azul do Lazer da trend Em outubro deste ano, um batalhão de Executivos de Vendas da TREND Operadora saiu com a missão de visitar as mais de dez mil agências clientes da operadora pelo Brasil e promover o novo produto Lazer. Divulgando a entrada da TREND no segmento com mais de 23 milhões de pacotes, os agentes receberam uma linha completa de brindes: bloco de notas, mapa de mesa, mapa de parede, e ainda um encarte especial de oito páginas contendo os produtos, facilidades, serviços e os destaques de Lazer. A ação foi um sucesso entre os agentes, que aderiram à campanha e espalharam a Onda Azul pelo país. Fotos: Arquivo TREND


ALUIZIO RANGEL DO DAYRELL, GABRIELLA E ANDRÉA DA TREND, DALIANA ARAUJO DO CAESAR BUSINESS BELVEDERE e PATRICIA NOGUEIRA DO CAESAR BUSINESS LAGOA DOS INGLESES Em BHZ

TREND faz evento exclusivo para hoteleiros Com o intuito de estreitar o relacionamento da TREND Operadora com seus parceiros, principalmente os hotéis, foram realizados nos meses de setembro e outubro jantares especiais onde os hoteleiros de três capitais nacionais foram muito bem recebidos.

equipe trend com rosangela gonçalves e carmen ponte do windsor hotéis do rio

luppa com eduardo gachido e annie morrissey da rede atlantica no evento de sp

Organizados pela Gerente de Relacionamento com Mercado, Paula Rossi, o evento passou por Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Brasília (DF), tendo a presença do Diretor-conselheiro José Anjos, do Vice-presidente Comercial, Daniel Santos, da Diretora Comercial, Gabriella Cavalheiro, e a Gerente Regional do Sudeste, Andréa Galletti. Estiveram presentes nos jantares das cinco capitais representantes de importantes redes como Atlântica, Golden Tulip, Plaza Brasília, Pestana, Posadas, Transamérica, Nobile, IHG, Meliá, Porto Bay, Windsor, Othon, Marriott, Vert Hotéis, Nacional Inn, Bourbon, Travel Inn e San Raphael; e representantes de importantes hotéis, como Ipanema Plaza, Copa Sul e Fasano do Rio de Janeiro; Trianon Paulista, Emiliano e Rede HB de São Paulo; Internacional Palace Lucsim, Dorisol e Villa Rica, em Recife; Bonaparte Bluepoint, Naoum Plaza, Bay Park, na capital do país; e Best Western Sol Belo Horizonte, Ouro Minas, Dayrell Hotel, Max Savassi, em Belo Horizonte; além da participação de integrantes das ABIH´s de cada cidade e órgãos do governo. O evento teve um enfoque totalmente voltado para o relacionamento e teve como objetivo estreitar as parcerias e dar a oportunidade aos parceiros de falar suas necessidades, dificuldades, no que tange o relacionamento com a TREND.

ricardo avelar e evandro da fonte do marante plaza, josé anjos, maria carolina do vila rica e park hotel e daniel santos em recife Fotos: arquivo TREND

“Tivemos um retorno muito bom. Todos apontaram a TREND como uma excelente parceira e fomentadora de clientes para eles. Destacaram as facilidades de navegar pelo portal do hoteleiro e a constante e eficiente ajuda dos nossos planejadores, que atuam junto à central de reservas auxiliando nas eventuais dúvidas que possam existir”, comentou Paula Rossi. Estes foram os primeiros eventos de uma série que o Departamento Comercial pretende realizar até o final de 2011, que vão incluir, ainda as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

SEGUE VIAGEM DEZEMBRO/JANEIRO 2011/2012

73


Revista Segue Viagem - Edicao 08  

Revista Segue Viagem - Edicao 08

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you