Revista CNT Transporte Atual - Fev/2008

Page 65

CNT TRANSPORTE ATUAL

EDIÇÃO 150

"ESTE PEQUENO MOVIMENTO URBANO SE INICIA POR PROPOR, PRATICAR E DIFUNDIR SOLUÇÕES PARA A SUA CIDADE" RESPEITEM O MEIO AMBIENTE E COLABOREM COM A NATUREZA E O CLIMA?

Caos climático põe em xeque modo de vida nos municípios LÚCIA SCHILD ORTIZ

ste é o desafio que um grupo de cidadãos em Porto Alegre, ligados a ONGs ambientalistas, instituições de pesquisa e movimentos da bioarquitetura, permacultura, agroecologia e economia solidária, vem buscando responder. A partir da troca de experiências, individuais e coletivas, da implementação conjunta de ações, pontuais ou comunitárias, e da divulgação simultânea do seu aprendizado, o grupo espera que as práticas e atitudes difundidas possam ser apropriadas e replicadas por cada vez mais pessoas no seu meio urbano e, ao mesmo tempo, influenciar nas políticas públicas locais para a sustentabilidade na cidade. Parte-se da premissa de que a gravidade das mudanças climáticas já é amplamente reconhecida e demanda criatividade na busca por soluções, locais e globais, que incorporem solidariedade e equidade, bem como o engajamento de múltiplos setores e atores na mitigação e na adaptação ao aquecimento global. Considera-se ainda que o ad-

E

vento do caos climático e do alcance do pico máximo de produção mundial de petróleo - que representa o fim da era da energia barata e abundante e o início das crises de depleção dos recursos naturais (combustíveis fósseis, água, biodiversidade, território e espaço ambiental) – põe em cheque o modo de vida nas cidades, grandes consumidoras de energia, dependentes de alimentos e recursos transportados por longas distâncias, e geradoras de enormes quantidades de resíduos e externalidades. Por outro lado, pode representar o impulso que faltava para uma transformação das sociedades urbanas e suas infra-estruturas, em rumo de um processo de construção de economias de localização e suficiência, menos dependente de energia e combustíveis fósseis. Assim, este pequeno movimento urbano se inicia por propor, praticar e difundir soluções para a sua cidade nas áreas da mobilidade, agricultura urbana e consumo local e sustentável. Seu desenvolvimento se inspira na visão de uma cidade onde as zonas

rurais, os produtores e os produtos locais, que usam menos agrotóxicos e menos embalagens derivadas do petróleo, são valorizados e as distâncias reduzidas; as trocas se dão por necessidade e solidariedade; o reaproveitamento e a reciclagem são a regra; os modos de transporte são diversos e de qualidade, a mobilidade urbana conta com ciclovias, trens elétricos eficientes e outros meios de transporte coletivo movidos a combustíveis renováveis produzidos de forma descentralizada e sustentável Onde as edificações incorporam técnicas e materiais de menor impacto ambiental, a orientação das ruas e o planejamento urbano permitam o melhor aproveitamento bioclimático e o direito à energia e à iluminação do sol e onde a mudança dos hábitos individuais em movimentos coletivos acaba por dar voz e influência dos cidadãos na definição e implementação de políticas e infra-estrutura adequadas ao processo adaptação e contribuição das cidades para a melhoria do clima do planeta.

LÚCIA SCHILD ORTIZ Geóloga, Mestre em Geociências, Coordenadora Geral da ONG Amigos da Terra/Brasil

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.