Plano Brasília 101

Page 78

Cresça e Apareça

Adriana Marques*

Independentes

até certo ponto

O precisar é também gratificante

E

stamos vivendo a era da independência. Nas escolas, desde cedo, crianças são ensinadas sobre o valor de crescerem sabendo da sua responsabilidade perante seus afazeres, sua família, amigos e sociedade. Professores preparam os jovens para assumirem, integralmente, as rédeas do seu destino. Isso significa que quanto mais autonomia para decidir, planejar e entrar em ação, melhor! Enquanto estes ensinamentos refletirem proatividade e disposição, bom tanto para o indivíduo, quanto para o coletivo. Não esperar que o outro faça primeiro e não depositar falsas expectativas em relação aos acontecimentos em geral, são posturas inteligentes, que evitam o desgaste emocional desnecessário. Ser independente significa fazer a sua parte, ser dono dos seus resultados e entender o impacto que simples atitudes provocam ao seu redor. Independência é liberdade. É, sobretudo, ter autonomia. É ter o poder para criar suas próprias leis e, assim, interagir com o mundo à sua volta de forma mais assertiva. Seres independentes são o motor propulsor de qualquer sociedade! Fazem seus planos e concretizam grandes projetos, ao contrário daqueles que passam a vida inteira esperando que algo extraordinário aconteça para que, então, entrem em ação. E qual a cautela em relação a tudo isso?

78

PLANO BRASÍLIA 20 DE SETEMBRO DE 2011

Partimos do princípio que ninguém vive sozinho. Somos seres sociais, inseridos em um contexto de interdependência. Precisamos uns dos outros! Tanto em termos práticos, quanto em termos emocionais. Estamos sempre ligados a um grupo; algumas vezes em menor, outras em maior escala. Ter amigos, família e um time no trabalho em quem se possa confiar são fatores decisivos para se alcançar a felicidade. Quando falamos em independência, automaticamente, vem a ideia de não precisarmos de nada e ninguém. Mas precisar das pessoas é diferente de depender delas! Precisar é uma escolha, da qual não se é refém. Ter a opção e eleger quem pode ou merece ser seu apoio é, no mínimo, engrandecedor. Por exemplo, quem não gosta de saber que pode contar com um amigo a qualquer hora da madrugada? Mesmo não dependendo integralmente desta situação, ela traz conforto e tranquilidade. E quanto às mil tarefas diárias? Como é bom receber uma ligação dizendo que você pode ficar tranquilo porque alguém vai buscar as crianças na escola e levá-las à natação! Por mais programada a agenda, a possibilidade de respirar com mais calma e sair da rotina acelerada – nem que seja por algumas poucas horas – é ótima. Quem nunca olhou nos olhos de outra pessoa e pensou: “Preciso de você na minha vida para ser feliz”! Precisar não como o fator determi-

nante entre viver ou morrer, mas como a forma de ter os dias mais coloridos, as semanas mais leves e os momentos mais recheados de prazer! Se um dos seus objetivos é ser feliz, um grande passo é assumir quem são as pessoas das quais você precisa, pois, tendo-as perto, sua vida faz sentido. Faça uma lista de quem torna seu dia-a-dia mais fácil; seja por evitar que você se desgaste desnecessariamente fazendo o que qualquer um pode fazer, seja por contribuir com seu trabalho ou te ajudar a enfrentar momentos de muita tensão e desafio. Ter a consciência de que precisamos de algumas pessoas não nos faz mais ou menos independentes. Até porque somos nós quem escolhemos com quem vamos contar ao longo da vida! Precisar de alguém é dar a chance para que ela se sinta reconhecida, amada e importante. É dar sentido para a vida de quem é essencial para você. Por isso, por mais independente que você seja, presenteie as pessoas à sua volta com a sensação maravilhosa de poder contar com elas para trilhar um caminho de prosperidade e plenitude! Agradeça, abrace, sorria e vibre por ter seu time formado, altamente comprometido, ao seu lado todos os dias! Feliz precisar consciente! *Adriana Marques é Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching master Coach pelo Behavioral Coaching Institute e presidente do CoachingClub.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.