Ziper

Page 1

out\09


Sumário 02

04...YSL divulga manifesto

05...Revistas quebram hegemonia de modelos perfeitas

07...Dicas de moda e beleza

09...As principais tendências de Milão

13...Conquiste o cabelos dos seus sonhos 15...Como escolher o sutiã certo pra você

17...Look express

16...Jaqueta Jeans - de volta ao futuro

20...Garrafas de coca-cola

21...Som para vestir

24...Moda nude


Editorial Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos o que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no diaa-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear. Para criar estilo, os figurinistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia. A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos. A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk , de um skatista e de um pop star, nas passarelas do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós.


YSL divulga manifesto em site no próximo dia 12 04 Michelle Achkar

O Manifesto, criado pela marca YSL em 2007, um livreto com imagens da marca com objetivo de divulgar seu lifestyle para um público maior, será divulgado pela primeira vez online. As fotos da publicação são de campanhas e de desfiles da marca. A empresa francesa anunciou que a próxima edição estará disponível para download no dia 12 de setembro, mesmo dia do lançamento das 500 mil cópias impressas que serão distribuídas gratuitamente pelas ruas de Paris, Nova York, Londres, Milão Tóquio, Hong Kong e, pela primeira vez, Seul, capital sul coreana. A modelo Christy Turlington é a estrela desta edição, que trouxe Gisele Bündchen na primeira publicação na temporada outono/inverno 20072008. As primeiras 2 mil unidades serão distribuídas acompanhadas de uma bolsa de tecido feita especialmente para a ocasião.

Reprodução A top modelo Christy Turlington, estrela da campanha da marca, está na capa do livreto da marca francesa


Revistas quebram hegemonia das modelos perfeitas

Michelle Achkar

O universo da fotografia tem motivado discussões eternas sobre padrão de beleza. E as revistas de moda e comportamento sempre põem lenha na fogueira. Primeiro, foram as fotos sem photoshop em capas e editorias de publicações famosas. Agora a edição da revista Glamour de setembro traz uma matéria sobre a autoimagem das mulheres, que normalmente se acham mais gordas do que são e não valorizam seus corpos. Sob o título What Everyone But You Sees About Your Body (O Que Todo Mundo, Menos Você, Vê em Seu Corpo) , o texto vem acompanhado da foto da modelo Lizzie

Miller nua, exibindo silhueta mais recheada do que as modelos que normalmente posam para revistas, incluindo uma flácida barriguinha. Lizzie usa roupas tamanho 12, o que corresponderia ao tamanho 42 no Brasil. Em geral, as modelos usam 36 e 38 por aqui. Fora da polêmica do corpo perfeito, a Elle inglesa, que recentemente publicou fotos atuais de modelos dos anos 1990 sem tratamento de imagem, decidiu multiplicar o trabalho de escolher personagens para a capa. Na edição de outubro, terá 11 capas diferentes e não só com modelos. Isso para marcar a edição especial sobre Londres, em comemoração ao 25º aniversário da Semana de Moda da cidade. Entre as opções estão a cantora Lily Allen (em versão loira), o prefeito de Londres Boris Johnson, o cantor Peter Doherty e a própria editora da revista, Lorraine Candy. As versões das capas ainda serão decoradas pelas marcas Paul Smith, Burberry e Pringle. Exposição E enquanto o documentário The September Issue, sobre a edição de setembro da Vogue americana, faz sucesso em Nova York, única cidade a exibi-lo, uma exposição reforça a importância das edições de setembro de alguns dos títulos mais importantes do mundo. As capas das revistas W, Harper¿s Bazaar, Elle, In Style, Marie Claire, Interview, Glamour,V, Nylon, e Lucky ganharam versões gigantes e estão sendo exibidas no hotel Royalton, na cidade americana.

05


02


• Lápis beje no olho abre o olhar

Dicas sobre moda e beleza

Por Rodrigo Cintra e Vanessa Rozan

Cabelos • Um tom expressivo no cabelo deixa uma mulher mais jovem • Cabelo fino e um corte reto deixa o cabelo murcho Maquiagem • Não seguir a sobrancelha de acordo com a cor do cabelo • Desenhar e definir o formato da sobrancelha e o que sobrar limpa com a pinça • Cílios: Usar curvex e depois passar rimel da raiz até as pontas.

• Quem tem os lábios finos, deve passar base na boca e fazer o contorno. Aí sim aplicar o batom e depois o gloss só no centro da boca. • A sombra marrom é ótima porque pode-se usar de dia e de noite. • Neste próximo verão o nude (cor pele ou pêssego) vem com tudo! Para usar essa cor é legal dar um toque de colorido na produçåo. Uma bela sandália ou uma bolsa mais viva. • As estampas de bicho continuam. Mas cuidado ao usá-las. Uma peça na produção é o suficiente para dar um ar chique-safari. • Homens, querem arrasar no blazer? Optem pelo de corte tipo italiano. São os “slim” mais ajustados ao corpo. Mas lembre-se voce precisa estar dentro do peso ideal para poder usá-lo. • Os sapatos masculinos de cores neutras como bege ou off-white dão um ar descontraído a produção. • Uma boa produção de trabalho para homens numa sexta feira casual é uma camisa pólo verde, um blazer de sarja bege, uma calça de jeans claro e um bom sapato cru. • Se você é baixinho não use bolsas tipo carteiro, transpassada pelo corpo. Elas dão uma encurtada na silueta. Opte por uma boa mochila de couro.

07


• Para dar um toque moderno na sua produção você pode usar uma camisa branca de alfaiataria, uma gravata preta, uma calça de alfaitaria preta e uma jaqueta esporte. A produçåo vai ficar show! • Looks monocromáticos emagrecem, mas ao mesmo tempo, podem parecer sem graça. Apimente com acessórios divertidos.

08

• Ombros estreitos pedem decote canoa ou mangas volumosas. Ombros largos, decote V. • Para todas as gordinhas: fujam do contraste de cores entre as partes de cima e de baixo do look. Essa divisão de tons realça o excesso de peso. • Volume nos cabelos não é ruim nem errado. Terrível mesmo é emplastrar os fios de creme. • Preste atenção no comprimento da alça da bolsa. O ideal é que ela vá, mais ou menos, até o cós da calça. • Uma das gafes mais comuns entre os homens é misturar roupa esporte com cinto social. • Camisa para fora com bermuda é o look mais lindo que homens podem usar durante o dia • Desenhos e estampas infantis não combinam com adultos. Elas são um crime no ambiente de trabalho.

• Lembre-se que cada cor possui inúmeros tons. Logo, jeans e blusa roxa são da mesma família e, portanto, ficam bem juntos • Uma peça básica, pode sim ter um corte diferente e atual. Ex. Uma simples camisa pode vir com mangas balones, laço na gola, etc. • Os blazers mais masculinos ficam lindos com vestidos ou saias curtinhas. Quebra um pouco o ar sexy e da uma modernizada na produção.

• Fuja das sandálias e botas quebra-pé, aquelas com solado de borracha de 10 centímetros de espessura. • Use saias e vestidos evasês (que se alargam da cintura para o joelho) para diminuir os quadris.


As principais tendências de Milão

acaba de reabrir sua loja no Corso Venezia, para que o consumidor customize sua própria roupa, e muitas outras empresas têm dado ênfase às segundas marcas, mais acessíveis.

09 Rosângela Espinossi - Direto de Milão

A temporada de desfiles de Milão ainda não terminou oficialmente, o que só acontece nesta quarta-feira, mas as principais grifes finalizaram as apresentações domingo (27), mostrando um clima escapista e glamouroso, para gente jovem, que gosta de festa, praia e diversão. Não houve grandes novidades e aquilo que a gente possa falar: “nossa isso é diferente de verdade!” Pelo contrário, muitas grifes fizeram referências a elas mesmas (leia-se Versace, com seus desenhos barrocos, Dolce & Gabbana, com espartilhos; Armani, com sua jaqueta de corte impecável; e até mesmo o retorno da Versus, cuja inspiração foi uma campanha do primeiro ano da marca, em 1990). Talvez reflexo da crise que acometeu o mundo há um ano e causou uma perda de 15% da indústria de moda italiana. Armani não para de desmentir rumores que deixara o comando da empresa; Prada

As jaquetinhas da Versace são peças chave do verão 2010

Isso não significa que as roupas não sejam desejáveis. Sim, são, mas devem ser adaptadas ao corpo da mulher real. Afinal, a gama de vestidos curtos, de transparências e fluidez de algumas peças não são para qualquer uma. Tudo, claro, pode ser mudado (abaixa um pouco a barra, coloca


um top sob as transparências, tira uma ou outra sobreposição e pronto), porque estilista nenhum é louco de mostrar o que é impossível usar em tempos como esses.

10

Se Milão não se mostra oficialmente lançador de tendências (Nova York e Londres também não trouxeram muitas coisas novas), é possível tirar algumas lições para o verão das passarelas daqui. . Depois de um inverno de muito preto, cor predominante nas ruas, vitrines e eventos de Milão, os estilistas resolveram apostar em cores e estampas. E em brilho, vestidos, transparências, calças mais largas etc. Confira abaixo oito tendências que se repetiram nas passarelas da capital da Lombardia, região que contribui com 20% do PIB italiano (só Milão é responsável por 10% desse número). Serão vistas na próxima temporada primavera-verão europeia, e, por que não, já expostas nas vitrines brasileiras. 1 - Gente é pra brilhar Seja com aplicações de metal, cristais e paetês ou o próprio tecido, o brilho é recorrente de Armani a Versace, passando por Cavalli e Prada, além de várias outras grifes. Talvez uma resposta à coleção de inverno, sóbria em demasia, devido à crise detonada um ano atrás.

E como disse Giorgio Armani numa recente entrevista: depois de dias difíceis, as pessoas querem glamour. E tem coisa melhor do que brilho para traduzir esse sentimento? Pode aparecer na peça inteira ou em detalhes: barras, aplicações, cintos etc. 2 - Paleta ampla Vivas, intensas e vibrantes. Azul, rosa, verde, amarelo, coral, abóbora, violáceos, vermelho e tons fluo. As cores fortes vêm misturadas num mesmo look ou em produções inteiras. Mas não estão sozinhas na paleta dos estilistas. O preto, o cinza e o branco também dividem espaço com o nude (o novo básico das araras, que dominou o desfile da D&G, junto com o jeans) e com as demais gamas de beges, off-white, marrom e verde-oliva (Max Mara trouxe todas essas). Gucci, por exemplo, usou preto, cinza e branco. Armani apostou no azul e no rosa, Versace, do verde ao amarelo, azuis, coral, rosa etc. 3 - Do outro lado As transparências passaram pela maioria das passarelas. E vêm em vestidos longos, curtos, em partes das roupas, em locais estratégicos, sobre outras peças ou sem nada por baixo. E aí entra a parte adaptável. Um detalhe transparente, sem parecer vulgar não


faz mal para ninguém, podem entrar até rendas, neoprene cortada a laser, redes, crochês e plástico. 4 - O curto, muito curto A crítica de moda Suzi Menkes, do Herald Tribune, que pertence ao grupo The New York Times, criticou Armani por ter feito vestidos curtos, “ideais para as festas promovidas por Berlusconi”. Armani criou até vestidos de noite curtos e para serem usados com calçados baixos. Mas não foi só Armani que encurtou a roupa (o que, aliás, já foi feito há quase 50 anos, primeiro por Courrèges e depois difundido por Mary Quant). Praticamente não houve exceção. O curto parece ser a bola da vez no verão. Se seu corpo, suas pernas ou sua idade não permitirem, não se preocupe. Além do curto, comprido e pelos joelhos também desfilaram. 5 - Por cima e por baixo Jogos de sobreposições valem para o verão europeu. Tecidos leves com mais pesados, como fez Cavalli; pantalonas com túnicas, ou vestidos

compridos com blusas mais curtas, como visto em Missoni; faixas amarradas em várias direções e jaquetas curtas, com blusinhas mais compridas, usadas com saias ou calças, formando uma espécie de cascata de comprimentos. 6 - Natureza e abstração

11

Os desfiles brasileiros de verão trouxeram muitas estampas botânicas: folhas, florzinhas, florzonas etc. Por aqui também, como foi visto nas exageradas e exuberantes flores de Dolce & Gabbana, em fundo vermelho, e nas frutas de Moschino. Florzinhas


delicadas passaram por Cavalli e no setentista Etro. Mas misturas de cores na mesma peça formavam jogos geométricos, além de estampas abstratas, de poás, como em Emporio Armani, e xadrezes aqui e ali. 7 - Arquitetura em construção (ou destruição)

12

Peças com estruturas duras e quadradas estão saindo de cena para entrar um trabalho arquitetônico mais molinho, mais orgânico, mais redondinho. Saias tulipas, shorts e saias blommer (bem arredondado no quadril), calças com os quadris larguinhos e pernas confortáveis (jodhpur, harem, cenoura), com cavalo mais baixo continuam. Mas o que vale mesmo são as amarrações, os plissados, os pregueados, os drapeados e os babados. Com esses recursos, os estilistas criam verdadeiras esculturas de tecidos para as mulheres do fim da primeira década do século 21. Madame Vionet, rainha dos drapeados nos anos 1930, continua a fazer escola. Mas atenção: nada rígido. É preciso ter muito movimento e liberdade.

8 - Must-have Sabe aqueles dias mais frios, que costumam aparecer vez por outra no verão? Uma frente fria, uma viagem para fora, um ambiente resfriado artificialmente. Pois bem, para essas horas entram até trench-coat (Max Mara fez, assim como Cavalli), mas não dá para não ter no guarda-roupa uma jaqueta seca, curta e com corte dos deuses. Podem ter enfeites brilhantes, podem vir no tom fluo, como visto em Versace, pode ser de jeans ou couro leve, não importa, é o principal coringa da estação.

To remember •

O verão 2010 será a estação das cores, sejam em tons luminosos ou as mais vivas, fluor, nude e neutros, como cinza e preto.

As formas nas roupas continuam, mas de maneira mais orgânica e com movimento.

Use peças estampadas, tanto discretas quanto mais exuberantes.

Brilhe muito. O brilho aparece nos tecidos e nos detalhes de roupas e acessórios.


Lisos luxuosos

Conquiste o cabelo dos seus sonhos

Isabela Leal e Ulrica d’Orey

Quer desfilar lisos brilhantes e sedosos? Dá para ter isso com nossas oito lições e uma seleção de produtos mágicos. Mais: truques valiosos para transformar em segundos (e sem química!) lisos em ondulados

1. Escolha xampus e condicionadores com efeito liso prolongado – como possuem dose extra de proteínas, aminoácidos e silicones especiais, eles deixam o cabelo mais pesado (mas não oleoso) e com menos frizz. 2. Para fazer em casa uma escova igual à do salão, prefira um secador com íons, que seca rapidamente os fios e diminui o arrepiado. Use duas escovas redondas com diâmetros diferentes – a maior alisa e seca o comprimento; a menor modela e diminui o volume. Paciência é a palavra-chave para alisar os fios. 3. “O segredo é girar bem e ininterruptamente a escova. Mantenha o secador a quatro dedos dos fios e trabalhe mechas bem finas, uma por uma”, ensina o cabeleireiro Almiro Nunes, de São Bernardo do Campo (SP). 4. Antes de fazer escova e passar a chapinha, aplique nos cabelos úmidos um creme ou spray termoativado. Ele envolve os fios, protege do calor, da umidade e nutre a fibra capilar. Resultado: a escova dura bem mais. 5. P ontas duplas são inimigas do liso. Quanto mais reto estiver o fio, mais evidentes elas ficarão. Corte-as a cada dois meses e tire proveito dos silicones, que selam as pontas e dão brilho temporário (lavou, saiu). 6. N unca use fios retos, chapados e escorridos como a Mortícia Adams. “O look envelhece.

13


Um liso moderno tem que ser suavemente repicado. A franja pode ser curta, média ou abaixo do queixo, mas nunca na mesma altura dos fios laterais”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, de São Paulo.

14

7. As que já passaram dos 30 anos devem evitar tons muito escuros, como os castanhos fechados ou o preto.Vá de nuances mais claras – baunilha, mel ou caramelo. 8. Prender os lisos com elástico garante uma marca registrada. “Usados em demasia deixam más lembranças na memória dos fios. Prenda com moderação e não posicione óculos escuros no alto da cabeça feito tiara. Além de marcar, realça o cabelinho que está crescendo”, diz o expert Viktor I, de Curitiba.

http://claudia.abril.com.br/materias/3637/?sh=27&cnl=15&sc=38


Como escolher o sutiã certo para você

4. A cor é fundamental: a mais básica é aquela bem próxima do seu tom de pele. Assim, vai poder usar o sutiã também com roupas claras. 5. Algumas empresas já fabricam sutiãs pensando no tamanho dos seios e na largura das costas. A Liz tem um quiosque que passeia por shoppings em todo o Brasil e faz o teste do tamanho ideal.

Edição Noris Martinelli/ Fotos Chris Parente

Desde o início do século 20, quando substituiu o desconfortável espartilho, a peça se transformou num poderoso aliado do corpo feminino, perfeito para realçar, revelar, esconder e seduzir. Favorecidos pela tecnologia, os modelos estão mais funcionais e ganharam design moderno, o que os torna cada vez mais objetos de desejo para todas nós. Como fazer a escolha certa 1. D efina sua necessidade e então ache o sutiã que vai atendê-la. 2. S e quer um modelo para um decote especial, leve a roupa até a loja e experimente o sutiã com a peça. 3. C onsidere o custo/benefício. Seja objetiva e escolha um modelo com características que você certamente irá aproveitar para valer, sem se apegar a modelos extravagantes.

De renda e georgette, La Perla, R$ 828

15


Cuidados e caprichos com o sutiã são determinantes para sua imagem. Não cometa os 4 pecados: 1. Alças velhas, frouxas e com bolinhas aparentes? São sinais de que está na hora de descartar a peça.

16

2. S utiã encardido ninguém merece! Atualmente, há no mercado produtos próprios para lavar lingerie, que não estragam a peça e ainda deixam um cheirinho gostoso.

3. Abaixo as alças de silicone! Elas só dão a ilusão de ser invisíveis. O efeito visual é um desastre e ainda marcam a pele e são desconfortáveis. 4. Sutiãs que aparecem na produção são permitidos? Sim, pois há modelos lindos, que merecem ficar à mostra, seja num decote mais profundo, seja no jogo da transparência. Mas atenção: essa estratégia não pega bem no ambiente de trabalho e em situações formais.

Preços pesquisados em abril de 2009, sujeitos à alteração. Consulte nas lojas antes de comprar


Look Express

17 *Fotos: AgNews

Quem tem 25 anos ou menos e tem um corpinho incrível como o de Fiorella Mattheis pode apostar no shortinho jeans para montar aquele look charmoso e, ao mesmo tempo “express”: bem fácil de vestir quando se está na correria. Repare na imagem acima a combinação basiquérrima da loira: o short jeans com barra dobrada, camiseta cinza mescla, cinto grosso de couro e uma sapatilha. Pronto! Linda e vestida com charme em apenas alguns segundos


Jaqueta jeans de volta ao futuro 18 (São Paulo, BR Press) -

O jeans virou artigo indispensável no vestuário de todo mundo desde a sua popularização, na década de 70. As calças, inicialmente criadas por Levi Strauss para os mineiros dos Estados Unidos, com o tempo caíram no gosto de estudantes, transeuntes e celebridades. Assim como a calça denim, a jaqueta jeans virou item básico no final da primeira década dos anos 2000. Na década de 90, a jaqueta era usada pelas mais diversas tribos, dos grunges aos nerds, e virou marca dos seriados norte-americanos da época, como “Barrados no Baile” e “Melrose Place”.A diferença é que agora elas voltaram à crista da onda - e, se tiverem ombreiras, que conferem um toque pós-moderno e muito anos 80 à peça -, melhor. Verão 2010 Para o verão 2010, várias marcas que desfilaram na São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio apostaram na tendência, como a Cavalera, Ellus e

2nd Floor. Cada uma deu um tratamento e uma lavagem diferente para dar uma nova cara às velhas jaquetas. Pelo mundo, a especulação em torno da volta da peça começou a ser alardeada após a capa da revista Vogue francesa de maio deste ano. No ensaio, a modelo Daria Werbowy aparece com uma jaqueta jeans Levi´s vintage. Antes disso, a coleção primavera 2009 da Balmain, trouxe calças e jaquetas jeans bem lavadas que viraram objetos de desejo de todo fashionista. Nos últimos meses, muitas celebridades foram vistas com a indumentária, como a cantora Rihanna, as atrizes Cameron Diaz, Michelle Williams e Ashley Olsen, e a modelo Agyness Deyn.


Desbotado O délavé é o tipo de lavagem que aparece mais forte como tendência da estação. Trata-se do jeans lavado ao extremo, até ter sua cor quase que completamente anulada. O jeans lavado oferece uma grande possibilidade de combinações, pode ser usado com tons mais neutros, dando um resultado mais sofisticado, ou com cores mais fortes, oferecendo um visual mais descontraído.

19

Modelos Os modelos são os mais variados: as mais curtas, chamadas de perfecto, a bomber (ou aviação), e as mais compridas, como o estilo boyfriend (a jaqueta do namorado), que é tendência nas últimas temporadas. Não existe muito segredo na hora de usar - vale combinar com vestido, short, saia e calça. Até a combinação jeans com jeans está valendo, mas de preferência com lavagens contrastantes.

(Aline Botelho/Especial para BR Press) fotos: google


Garrafas de CocaCola viram atração em ruas de Milão

artistas decoram uma vaca de fibra, que é exposta nas ruas. No Brasil, ocorreu em 2007. Os turistas e os milaneses passam, param, olham, leem a placa informando do que se trata e, claro, tiram foto ao lado da bebida de cerca de dois metros de altura. No desfile, as garrafas receberam outros complementos, como cachecóis, bolsas e gorros.

20 Rosângela Espinossi - Direto de Milão

Garrafas de Coca-Cola decoradas por oito estilistas formam uma atraente exposição ao ar livre no Centro de Milão, onde estão as lojas das principais grifes.As instalações fazem parte do projeto Tribute To Fashion Coca-Coca Light, que teve até desfile com as garrafas nas passarelas.A ação é em prol das vítimas dos terremotos de Abruzzo, em abril.A renda das garrafas vendidas durante o evento foi totalmente destinada ao projeto de ajuda da comunidade que vive na região afetada. Alberta Ferretti, Blumarine, Etro, Fendi, Marni, Missoni, Moschino e Versace toparam o desafio e vestiram as garrafas.A Blumarine cobriu o objeto com tule rosa e fez aplicações com flores, em outra estampou pétalas de rosa.Versace aplicou seu famoso símbolo de medusa e Alberta Ferretti colocou tecido plissado. As garrafas estão expostas na Piazza San Babila, no Corso Vittorio Emanuele, em vias próximas ao famoso Quadrilátero da Moda. A reação do público faz lembrar o projeto CowParade, em que vários

A garrafa com desenhos de pétalas de rosa é assinada pela Blumarine


Bringing Sexy Back

Som para vestir

Um dos primeiros a dar uma de estilista foi Justin Timberlake. O cantor lançou sua marca, a William Rast, em 2005, com a assinatura de seu amigo designer Tracy Ayala. Em 2008, fez seu début nas passarelas da Semana de Moda de Nova York, com uma coleção sexy, urbana, com referências country e uma pegada rock and roll. Os jeans se tornaram o carro forte da marca e podem ser vistos com freqüência nos episódios da série de TV americana Privileged.

(São Paulo, BR Press)

Moda e música sempre andaram lado a lado. No mundo pop, tão importante quanto ter um talento musical, é saber construir uma imagem. De uns anos pra cá, além de faturar com propagandas, filmes e todo tipo de merchandising, muitos astros resolveram enveredar pelo mundo da moda e criar suas próprias linhas de roupas. Ao mesmo tempo em que exercem a criatividade em outro ramo, os artistas fortalecem sua identidade visual e aumentam os lucros. A lista de músicos/estilistas é grande e vai desde estrelas como Beyoncé, Lily Allen, Gwen Stefani e Justin Timberlake, até roqueiros como Beth Ditto, Kim Gordon e Liam Gallagher. No Brasil, o caso mais conhecido foi o de Iggor Cavalera, ex-baterista da banda Sepultura. Em 1995 ele criou a grife Cavalera em sociedade com Alberto Hiar, conhecido como Turco Loco. Hiar entrou com o dinheiro e Igor, além de “emprestar” o nome, entrou com o desenho das peças

A diva pop Beyoncé também resolveu colocar para fora seus dotes estilísticos. Sua linha de roupas, que está para ser lançada, é inspirada no alter-ego

21


criado em seu último disco, I Am...Sasha Fierce, de 2008. A idéia é lançar uma linha junior na House of Dereón, a marca de vestidos da mãe de Beyoncé. A coleção conta com vestidos de um ombro só, jaquetas de couro, leggings e jeans detonados.

22

Antes mesmo de lançar sua própria marca, Ditto já era presença constante em desfiles de moda e chegou a estampar a capa das revistas Dazed & Confused e Love totalmente nua. Sua forma de lidar com o corpo se tornou símbolo da luta por uma moda mais democrática, fora da ditadura da magreza. Pretty Green

Gordinhas Do lado do rock, Beth Ditto, a voluptuosa vocalista da banda Gossip, criou recentemente sua linha de roupas tamanho GG pela loja de departamento inglesa Evans. A coleção é um mix de referências aos anos 50 e 80 e traz muitas estampas florais e geométricas.

Apesar de seu estilo aparentemente desleixado, Liam Gallagher mostrou que também se interessa por moda. Em junho deste ano, o vocalista do Oasis lançou sua própria linha de roupas, intitulada Pretty Green. A coleção é composta por roupas casuais, como camisetas, jaquetas e bonés. Segundo o músico, moda e música são suas paixões. “Não estou aqui para roubar o dinheiro de ninguém. Faço porque não existem muitas coisas por aí que eu gostaria de usar”, conta.


23 (Aline Botelho/Especial para BR Press)

Jacko e Gaga Há rumores de que uma linha de roupas pensada por Michael Jackson juntamente com Christian Audigier, criador da grife Ed Hardy, pode chegar às lojas. Segundo o estilista francês, o rei do pop queria trazer um pouco de seu próprio estilo para a coleção, produzindo roupas e acessórios. Outra estrela pop que logo deve fazer parte do time de músicos/estilistas é Lady Gaga, que já trabalha com o coletivo Haus of Gaga para criar parte de seus figurinos exóticos e cenários de shows.

Sites oficiais: www.williamrast.com www.houseofdereon.com www.bethdittoatevans.co.uk http://new.prettygreen.com


Moda nude: quase nua

e consultora de moda Gloria Kalil atenta: "É necessário descobrir qual o melhor tom para a sua pele, do mesmo modo que você escolhe um pó compacto ou um esmalte de unha". Apesar de básico, o tom pode ganhar sofisticação com acessórios e maquiagem adequados. Por ser um tom neutro, é preciso tomar cuidado para não deixar o look muito apagado. A personal stylist Érica Minchin dá algumas dicas:

24

- Na maquiagem, o batom nude veio com força, mas não favorece todo mundo. Com uma roupa nude é legal usar um batom vermelho, por exemplo, para criar um contraste. Fazia tempo que uma cor não aparecia tão forte numa temporada. Destaque em desfiles como o de Gloria Coelho, Ellus, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Huis Clos e Neon, o nude é forte candidato a hit da estação mais quente ano. A cor, na verdade, já está vindo com força antes mesmo das semanas de moda, quando foi destaque nos figurinos de gala de famosas, como as atrizes Penélope Cruz e Angelina Jolie, no festival de cinema de Cannes, em maio desse ano. O nude lembra os tons mais próximos da pele e pode ter várias tonalidades, como salmão, rosados, amarelados, bege e gelo. Sua característica é dar a impressão de que não se está usando roupa nenhuma, o que confere um ar sexy ao visual. Para não errar na escolha do nude, a jornalista


02


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.