Issuu on Google+

DSG

design magazine Edição Especial #1 - outubro 2009


editorial DSG

Hoje concepção poética é baseada em uma pletora de critérios complexos: a experiência humana, comportamento social, global, questões econômicas e políticas, a interação física e mental, a forma, a visão e uma compreensão rigorosa e desejo para a cultura contemporânea. Manufacturing is based on another collective group of criteria: capital investment, market share, production ease, dissemination, growth, distribution, maintenance, service, performance, quality, ecological issues and sustainability. Fabricação é baseado em outro grupo coletivo de critérios: investimento em capital de parte de mercado, facilidade de produção, difusão, crescimento, distribuição, manutenção, serviço, desempenho, qualidade, questões ecológicas e sustentabilidade. The combination of these factors shape our objects, inform our forms, our physical space, visual culture and our contemporary human experience. A combinação desses fatores de forma nossos objetos, informar os nossos formulários, nosso espaço físico, cultura visual e nossa experiência humana contemporânea.

03


Ă­ndice

6

Biografia

SantuĂĄrio

8 10

de lazer

Blobular world

14 24

Projetos

pelo mundo

DSG

Melissas

04


bi o grafi a karim rashid


Karim Karim Rashid é um dos designers mais prolíficos de sua geração. Mais de 3000 desenhos de produção, mais de 300 prêmios e trabalhando em mais de 35 países atestam a lenda do design de Karim. Sua atribuição desenhos vencedores incluem objetos democráticos, como os resíduos podem Garbo onipresente e Oh presidente, por Umbra, interiores, como o restaurante Morimoto, Filadélfia e Hotel Semiramis, Atenas e exposições para o Deutsche Bank e Audi. Karim tem colaborado com os clientes para criar o projeto democrático para o Método e Devil Dirt, mobiliário para Artemide e Magis, identidade de marca para o Citibank e Hyundai, produtos de alta tecnologia para LaCie e Samsung, e bens de luxo para a Veuve Clicquot e Swarovski, para citar alguns. Karim trabalho é apresentado em 20 coleções permanentes, e ele exibe arte em galerias de todo o mundo. Karim é um eterno vencedor do prêmio Red Dot, Chicago Athenaeum Good Design award, ID Magazine Annual Design Review, IDSA Industrial Design Excellence Award. Ele é doutor honoris causa do Ontário College of Art & Design e Corcoran College of Art & Design. Karim é um freqüente palestrante convidado em universidades e congressos a nível mundial divulgando a importância do design na vida cotidiana. Karim tem sido destaque em revistas e livros, incluindo Time, Financial Times, NY Times, Esquire, GQ e inúmeros outros. Outros livros incluem guia de Karim à vida, "Design Your Self" (Harper Collins, 2006), 'Digipop ", uma exploração digital de computação gráfica (Taschen, 2005), a carteira compacto publicado pela Chronicle Books (2004), bem como dois monografias intitulado "Evolução" (Universo de 2004) e "I Wanna Change the World" (Rizzoli, 2001). Em seu tempo livre flerta com pluralismo DJing, arte e moda e está determinada a criatividade tocar todos os aspectos da nossa paisagem física.


aconchego

santuári o de lazer Citadino por natureza e convicção, o designer Karim Rashid rendeu-se à vida bucólica e assumiu o dolce far niente. Nesta casa pré-fabricada, rodeou-se das suas criações emblemáticas de formas orgânicas e cores radiantes. Quando decidiu comprar uma casa de campo, Karim Rashid prometeu a si próprio que não iria repetir mensalmente o pesadelo vivido em tempos durante um fim-de-semana que passou na zona de veraneio de Hamptons, em Long Island: três horas de viagem e um aumento considerável do nível de stress. Com esta experiência bem presente na sua memória começou a procurar um refúgio de férias para descansar da vida corrida. O principal requisito era a proximidade de Nova Iorque. Mesmo assim, estava pouco convencido de

que conseguiria encontrar um local que o fizesse deixar o ambiente citadino que tanto o atrai. “Nunca pensei comprar uma casa de campo. Sempre fui alérgico à relva, às árvores, ao pólen… O meu sistema está perfeitamente adaptado à cidade”, comenta o proprietário. Com as devidas reservas, sentou-se ao computador e navegou pelos sites imobiliários. O segundo requisito, não menos importante, seria a compra online. Por um tiro de sorte, ou por grande empenho, Karim Rashid acabou por encontrar a casa com que nunca sonhou.

DSG

Moradia dos anos 50, em Croton-on-Hudson, a 45 minutos de Nova Iorque Remodelação: Manutenção da estrutura original e repintura das paredes nas cores originais Decoração: Todas as peças são assinadas pelos proprietários Projecto de arquitectura do alemão Carl Koch, casa pré-fabricada (tech-built), montada em apenas 4 dias

08 No quarto de visitas, cadeira Aphex, uma criação de Karim Rashid para Idée, e gira-discos Magnavox. Na parede, espelho Links, de Karim.

Castiçais em aço, desenhados por Karim Rashid para Nambe. Feitos de alumínio com base mais pesada para que não vire fácil.

Jarra 5 Senses, da Galeria Sandra Gering. Ele utilizou como forma uma das suas formas idealizadas por ele mesmo, nesse caso um mais.

No escritório, um espaço de descontração, com pouf Superblob para Edra. Tudo de Karim Rashid. Ele é amarelo e muito confortável.


Sobre a mesa de apoio em vidro, candeeiro Soft Table Lamp, de Karim Rashid para George Kovocs EUA.

No quarto principal, no recanto de convívio, poltronas Blob Chair e sofá e poltronas de Karim Rashid, para Idée e Nienkamper, respectivamente. Candeeiro de mesa Para Lamp, de Nambe.

No escritório, secretária K-Glass, um protótipo para a Zeritaliat. Cadeiras Loop, pela Idée. Tapete Kosmos, tudo com a assinatura

Camiseiro One off, com a assinatura de Karim Rashid para a Idée. Puxadores com sinais de matemática deixando mais elegante e inusitado.

Sofá One, em frente, canapé . Sobre a mesa de apoio, a jarra 5 Senses, um protótipo da Galeria Sandra Gering para a Pure Design.

Na sala, equipamento de som da Bang & Olufsen, e quadro Mutablobs. Sofá Calty Metablob, mesa de centro Trispectra. Tabuleiro de xadrez Bozart

DSG

No quarto de visitas, cadeira Aphex, Idée (1998), e tapete e mesa de apoio Elite, ambos desenhados por Karim Rashi EUA, 2008..

a não fazer nada durante um mês. Actualmente, já começo a suportar a culpa de me dedicar ao dolce far niente…”, confessa. Com uma visão orgânica do mobiliário, Karim altera frequentemente a decoração dos espaços, numa permanente renovação de peças. Um hábito que traduz a sua forma de estar na vida: um artista que procura constantemente a novidade e que raramente olha para o passado.

aconchego

Escolhida a casa, um edifício pré-fabricado, em open space, o prestigiado designer reuniu algumas das suas peças e criou um ambiente alegre e colorido onde sobressaem as formas orgânicas, tão características das suas obras. As paredes recuperaram os tons originais indo ao encontro do estilo pretendido pelo proprietário para um refúgio de férias. “Desde que tomei a decisão de fechar o escritório em Agosto, estou a tentar aprender

Em Portugal, é possível comprar objectos e móveis da autoria de Karim Rashid ou modelos semelhantes nas seguintes lojas (ver moradas no fim da revista): - A Linha da Vizinha, Dimensão, Galante, O Lampião. Karim Rashid Shop, 137 W. 19th Street, New York, NY 10011 | Tel. 00-1-212 337 8078 | www.karimrashid.com

09


exposição

kari m rashi d blobular world Com mais de 3000 designs em produção e 300 prêmios, o designer egípcio Karim Rashid inaugura uma exposição individual na Galeria Luisa Strina com uma série de quadros e esculturas de plástico criadas em processo industrial. Um dos designers mais consagradas de sua geração, a diversidade de sua produção permite uma mistura de idéias, materiais, atitudes, estéticas e topologias; cruzando fronteiras e expandindo horizontes.

A exposição Blobular World, ilustra a filosofia e teorias de Karim Rashid sobre prazertroniks, objeto-bolha, globoobjetismo, esfericismo, essencialismo, technorgânicos, infoestéticos, digitalia e ergonomiks outros modelos da exposção.

DSG

Seu trabalho busca comunicar e incitar experiências positivas através da junção de formas orgânicas com uma tecnológica que nos permite mudar, torcer.

10

De acordo com o designer, esta nova era tecnológica tem nos mostrado uma linguagem inspirada pelo digital no domínio da arte feita à mão. Karim explica, “o mundo digital também tem nos proporcionado com novas formas e cores capazes de nos aliviar e inspirar mais do que formas antiquadas de ornamentação, escultura, estilos e derivativos do passado. Ferramentas tecnológicas me inspiram a criar formas sensuais, humanas, evocativas e esculturais, mas através de modelos que historicamente seriam impossíveis de criar.” Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 50 projetos simultaneamente, e atua em 35 diferentes países, sendo um deles o Brasil. Suas obras fazem parte de importante coleções como o MoMA em Nova York e Centre Pompidou em Paris. Recentemente teve uma retrospectiva de seu trabalho no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo e foi curador da exposição dia 3 de Agosto na galeria. Atualmente, a equipe de Karim Rashid trabalha em 50 projetos relaente, e atua em 35 diferentes projetos.


exposição DSG

1 - IkonSpiralik | 2 - Pink Blob, 2008 | 3 - Chrome Spiralik | 4 - Flying Spiralik Camoscape, 2008

11


proj e tos pelo mundo

DSG

Diga não ao passado. Karim Rashid, o último palestrante do Fashion Marketing 2006, deu uma sacudida nos presentes, que, claro, tem a cabeça focada em moda. Com uma visão controversa, ele deu declarações do tipo "para que gravatas, botões, lapelas se não precisamos mais deles?", "não acho que beleza seja relativa”.

14

New York-based designer Karim Rashid has created a range of products for companies worldwide. Nova York-based designer Karim Rashid criou uma gama de produtos para empresas em todo o mundo. Know for his work with new materials applsuchies a spare yet sensuous aesthetic to his designs, and believes strongly in reaching a broad audience and inspiring a sense of well-being through design. Conhecido por seu trabalho com novos materiais, como plásticos, espumas e tecidos sintéticos, Rashid aplica-se uma estética de reposição ainda sensível aos seus projetos, e acredita firmemente em atingir um público amplo e inspira uma sensação de bem-estar através do design. His product designs include Umbra's highly successful Oh Chair and Garbino waste basket, the Dirt Devil KONE vacuum, and packaging for Issey Miyake, Yves Saint Laurent, Estée Lauder, and Method. Seus projetos incluem Umbra produto é altamente bem sucedida Oh Presidente e Garbino cesto de lixo, o Dirt Devil aspirador KONE, e embalagem de Issey Miyake, Yves Saint Laurent, Estée Lauder, e método. His products are included in a number of museum collections, and he has lectured widely on industrial design. Seus produtos são incluídos em uma série de coleções de museus, e ele dissertou amplamente em desenho industrial. His product designs include Umbra's highly successful Oh Chair and Garbino waste basket, the Dirt Devil KONE vacuum, and packaging for it.


DSG 15

hotel design Prizeotel, Germany, 2009


16

DSG


DSG 17

restaurant design Matik, Belgrade, Serbia,2008


18

DSG


DSG 19

residential design Karim Rashid Loft, New York, USA, 2000


20

DSG


DSG 21

residential design Kwal House, Kuala, Lumpur, Malaysia, 2011


Mel i s sas by Karim A parceria da Melissa com Karim Rashid trouxe o designer egípcio ao Brasil algumas vezes, mas o país ainda não havia hospedado nenhuma exposição do trabalho deste artista, que é considerado um dos grandes nomes do design do século XXI. O egípcio Karim Rashid é o mais novo nome a entrar para o bombada equipe de designers da Melissa, que tem Herchcovitch, Sommer, Thais Losso, Glória Coelho. Karim chega ao Brasil no dia 9 de agosto para a abertura da Galeria Melissa.

Ele assina dois novos modelos para a marca: Melissa Karim Rashid High, com salto de curva sexy e cores fortes e a Melissa Aranha Karim Rashid, com sua interpretação do clássico modelo da sua nova sandália realizada no Brasil.

DSG

Os dois itens fazem parte da linha Concept, que traz os modelos mais exclusivos da sandália, como a Melissa Imagination, cobertura de strass, e a

24

Herchcovitch Boot, que vem com chaveiro do stylist. Com esta linha, Karim Rashid reforça seu conceito de "designocracia", que pretende tornar o design acessível a todos. Exposição a partir de 23 de outubro até 4 de janeiro de 2009.Karim Rashid, o badalado designer egípcio que se tornou parceiro da Melissa em 2005, é considerado uma lenda viva do design. Prolífico e apaixonado pelo plástico, material moderno e democrático, criou mais de três mil objetos e ganhou mais de 300 prêmios em 35 países. Os curiosos para saber os segredos de sua criatividade terão em agosto a oportunidade de assistir, em São Paulo, a uma palestra sua que está sendo organizada pela Escola São Paulo. O encontro acontece no dia 3 de agosto, às 18h, e terá tradução simultânea (a entrada vale 50 reais; maiores informações no site da Escola).



Design Magazine