edital_mestrado_012012

Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS. LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL. RUA: GENERAL CARNEIRO, 460 – 6º ANDAR – ED. DOM PEDRO I FONE: (41) 3360-5272 FAX (41) 3360-5316 EMAIL: ppgas@ufpr.br

EDITAL 01-2012 - SELEÇÃO MESTRADO A Coordenação do PPGAS/UFPR comunica a abertura do processo de seleção de novos alunos para o Mestrado em Antropologia Social, para ingresso no primeiro semestre de 2012. Inscrições As inscrições estarão abertas de 02 de setembro a 03 de outubro de 2011, das 14 às 18 horas, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Candidatos residentes fora de Curitiba poderão se inscrever por correspondência, enviando todos os documentos necessários. A data da postagem será considerada para a validação da inscrição. Endereço: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - 6º andar Curitiba – PR 80060-150 Documentos para inscrição 1. Formulário de inscrição, conforme www.antropologiasocial.ufpr.br.

modelo

disponível

em

2. Cópia do diploma ou do certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC, ou declaração de estar cursando o último período de curso de graduação reconhecido. 3. Histórico escolar do curso de graduação. 4. Três cópias do Curriculum vitae, uma das quais documentada. 5. Documentos pessoais: fotocópia da carteira de identidade e CPF; fotocópia da folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país, quando estrangeiro. 6. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). (colocar instruções para o pagamento da GRU)


Etapas do processo de seleção 1. Prova escrita sobre a bibliografia indicada. 2. Análise do currículo e pré-projeto. 3.Entrevista versando sobre o pré-projeto e a prova escrita. 4. Exame de proficiência em língua estrangeira – inglês. . Todas as etapas são eliminatórias. O candidato que não for aprovado na prova de língua estrangeira poderá, caso deseje, realizar uma segunda prova na semana de sua matrícula, antes de efetivá-la. . O candidato estrangeiro que conte com financiamento de agências de fomento deverá realizar prova de suficiência em língua portuguesa. Calendário do processo de seleção . Inscrições: de 02 de setembro a 03 de outubro de 2011. . Homologação das inscrições: 11 de outubro de 2011. . Entrega do Pré-projeto: 14 de outubro de 2011. No momento da realização da prova escrita, os candidatos deverão entregar as três cópias do pré-projeto de pesquisa, elaborado de acordo com o roteiro disponível em www.antropologiasocial.ufpr.br. . Prova escrita: 14 de outubro de 2011, às 14 horas, nas dependências do Departamento de Antropologia da UFPR. . Divulgação do resultado da prova escrita e da análise dos currículos e projetos: 31 de outubro de 2011, em Edital no Departamento e no site do PPGAS. . Divulgação da escala de horários para a entrevista: 31 de outubro de 2011, em Edital e no site do PPGAS. . Entrevistas: 08 a 10 de novembro de 2011, nas dependências do Departamento de Antropologia. . Prova de língua estrangeira: 11 de novembro de 2011, às 14 horas, nas dependências do Departamento de Antropologia da UFPR. . Divulgação do resultado da prova de língua estrangeira: 21 de novembro de 2010, em Edital no Departamento, e no site do PPGAS. . Resultado final do processo seletivo: 21 de novembro de 2011, em Edital no Departamento, e no site do PPGAS. Das provas e avaliação •

No momento da prova escrita, o candidato deverá identificar-se com documento oficial de identidade (carteira de identidade ou de motorista, e passaporte para candidatos estrangeiros). A Coordenação do PPGAS atribuirá a cada candidato um número, que deverá ser a única forma de sua identificação até a realização das entrevistas. Os currículos e projetos serão avaliados pelos três membros da banca utilizando-se escala de notas variável de zero a dez. Serão convocados para a prova escrita aqueles que obtiverem nessa etapa do processo seletivo média igual ou superior a 7,0 (sete). Da divulgação dos resultados constarão apenas os candidatos que forem aprovados.


• •

• • •

Na prova escrita não será permitida a consulta aos textos ou a material individual de qualquer espécie. Não será permitido uso de computador. O desrespeito a essas regras implicará na reprovação do candidato. A prova escrita terá duração máxima de 4 horas e constará de duas questões. Os candidatos de Arqueologia deverão responder a uma questão de Antropologia e uma questão específica relativa à bibliografia de sua área. Os candidatos receberão de cada avaliador na prova escrita notas que variam de zero a dez, sendo considerados aprovados aqueles cuja média for igual ou superior a 7,0 (sete). Da divulgação dos resultados constarão apenas os candidatos que forem aprovados. Participarão das etapas de Entrevista e Prova de Línguas apenas os candidatos aprovados na Prova Escrita. A prova de língua estrangeira (inglês) terá a duração de 2 horas, constando da tradução de um texto específico da área de Antropologia e questões interpretativas acerca de seu conteúdo. Será permitido uso de dicionário (não eletrônico). Os resultados da Prova de Língua Estrangeira serão divulgados por meio do critério “aprovado” ou “reprovado”. Não terá validade para efeitos desta seleção o resultado de qualquer outro título ou prova de proficiência língua estrangeira. A nota final dos candidatos será definida pela média das notas obtidas na análise do currículo e projeto, prova escrita e entrevista (Nota final= ( nota currículo e projeto) + (nota prova escrita) + (nota entrevista) : 3. Serão considerados aprovados todos os candidatos que obtiverem média igual ou acima de 7,0. Os resultados do processo de seleção serão dados a conhecer apenas por meio da classificação dos candidatos, obedecendo a ordem decrescente das notas finais. Para fins de classificação a Banca Examinadora poderá utilizar a nota obtida na prova em língua estrangeira como critério de desempate.

Oferta de vagas Serão ofertadas até 15 (quinze) vagas, sem distinção por linha de pesquisa, cabendo à Comissão de Seleção decidir pelo preenchimento ou não de todas as vagas. Haverá cota de 02 (duas) vagas para projetos em Arqueologia, que deverão ser identificados no formulário de inscrição. Dos recursos Os candidatos que questionarem o resultado da seleção deverão protocolar recurso junto à Secretaria do PPGAS – UFPR no prazo máximo de 5 dias úteis a partir da divulgação dos resultados. Os recursos deverão ser entregues por escrito, contendo justificativa clara e precisa de suas motivações. Os recursos serão julgados por uma comissão formada pelos integrantes da comissão organizadora e pelo coordenador do PPGAS. O resultado deste julgamento será soberano e não passível de interposição de novo recurso.


Bolsas de estudo O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná conta com bolsas de estudo da CAPES e Reuni. A classificação no processo seletivo é um dos critérios adotados para sua distribuição, o que ocorre, desde que haja bolsas disponíveis, a partir do segundo ano de curso. Não se garante concessão de bolsas a todos os alunos. Bibliografia da prova escrita

GEERTZ, Clifford (1985) – “Uma Descrição Densa: por uma teoria interpretativa da cultura” in: A Interpretação da Culturas. Rio de Janeiro, Zahar. GEERTZ, Clifford (2005) – “El salvaje cerebral: sobre la obra de Claude Levi-Strauss” in La Interpretacion de lãs culturas. Barcelona, Gedisa editorial. Cap. 13. LÉVI-STRAUSS, Claude (1975) – “História e etnologia”, “ A análise estrutural em lingüística e antropologia”, “ A estrutura dos mitos” in Antropologia Estrutural . Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro. Caps I, II e XI. RADCLIFFE-BROWN, A.R (1989) – “Introdução”, “Da estrutura social” in Estrutura e função na sociedade primitiva. Lisboa, Edições 70. SAHLINS, Marshall (2008) – Metáforas históricas e realidades míticas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. 157 pgs.

Bibliografia específica para candidatos da área de Arqueologia HODDER, Ian (1986) – Reading the Past – Current Approaches to Interpretation in Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press. Caps 1 (The Problem) e 8 (Contextual Archaeology).

* Os textos estarão disponíveis na sala ao lado da Biblioteca do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Campus Reitoria. Edifício D.Pedro I, 2° andar.

Curitiba, 05 de julho de 2011.

Comissão Examinadora Prof. Dr. Marcos Silva da Silveira Profa. Dr. Liliana de Mendonça Porto Prof. Dr. Luis Symanski


Informações e Inscrições Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Rua General Carneiro, 460 - 6º andar Curitiba - PR 80060-150 Fone: (41) 3360-5272 Fax: (41) 3360-5316 Horário de Atendimento: 14hs às 18hs www.antropologiasocial.ufpr.br E-mail: ppgas@ufpr.br


ANEXO I – INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO DA GRU 1. Acessar o seguinte endereço: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp 2. Na tela inicial, preencher os campos conforme abaixo:

3. Na tela seguinte, preencher os campos conforme abaixo:


4. Se todos os dados forem preenchidos de forma correta, será emitida a seguinte GRU, em duas vias:

5. Confira todos os dados da GRU, devem estar os dados seguintes: Código de Recolhimento 28922-1 Número de Referência 153781151583 UG/Gestão 153079/15232 Valor do Principal 50,00 Valor Total 50,00 O preenchimento incorreto da GRU inviabiliza a validação de seu pagamento. O pagamento deve ser feito exclusivamente em agências do Banco do Brasil, e o pagamento é EXCLUSIVAMENTE em dinheiro. O candidato deve trazer a GRU devidamente quitada junto com os documentos entregues na inscrição.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.