Revista Dela's

Page 42

Dela’s

CRÔNICA

A MAGIA DO ESPORTE NAS MÃOS FEMININAS “Bola, homens correndo pelo gramado, torcida em coro uníssono empolgando o time.”

M

undo dos homens? E por que não das mulheres? Sim, o futebol precisa também do olhar, simpatia e sem deixar de lado o charme da beleza feminina, que podem fazer toda a diferença. E como entrar neste mundo tão “dominado” pelos homens? Em alguns exemplos, a família conta como incentivo, mas no meu caso não... Vamos dizer que eu fui um pouco audaciosa... Meu pai é torcedor do Ferroviário, mas nunca foi a uma partida do Ferrão da Barra, já meu irmão gosta do Ceará, mas se você perguntar sobre algum jogador, ou melhor, o hino do time, ele não vai saber responder, minha mãe gosta, mas só do jogo da Seleção Brasileira, ah, ainda tem que ter umas bebidinhas para ela aguentar os 90 minutos. E ai, como se envolver neste esporte? Sabe quando você se apaixona, pelo grito das torcidas, pela raça dos jogadores em campo, até pelo sofrimento nos acréscimos da partida (que podem mudar a história do time)?

Foi isso que aconteceu, de repente eu estava na arquibancada quando vi eu já portava um microfone no gramado entrevistando aquele jogador, no qual eu gritava pelo nome dele, na hora do gol. E aquela emoção me enfeitiçava na hora da entrevista, na passagem da matéria, na escrita do texto... E o que me encantava mais era ver aquele torcedor que estava gritando no Estádio assistir a matéria.Todo esse processo esta envolvido pela a minha paixão pelo Futebol. E esse sentimento, não é só meu. Todas as mulheres que “entram” nesse mundo se apaixonam pelo simples fato da vibração que o Futebol proporciona. E em alguns casos, as mulheres têm até uma visão mais crítica do que alguns homens. Preconceito? Acho que hoje, não existe mais, ou melhor, não é tanto como antes. O espaço também é dominado pelas mulheres, que além de sensíveis são fortes e determinadas quando o assunto é futebol.

Denise Santiago Atualmente é jornalista da Empresa TV Diário. Trabalha no programa esportivo Debate Bola e durante quatro anos foi produtora da emissora. É graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Se especializou em Comunicação na Universidade Federal do Ceará – UFC

CURIOSIDADES Mulheres que superaram barreiras e conquistaram o espaço dentro e fora das quatro linhas: O site “Donas da Bola”, criado em 2011 pela jornalista Priscila Ulbric. Na época ela era estagiária do Flamengo e sofria muito preconceito por ser mulher no meio do futebol. Priscila superou barreiras e seu blog hoje tem mais de 1 milhão de acessos. Asaléa de Campos (futebol) Foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida no mundo. Ela cursou oito meses a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas foi só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA. (Fonte: Site Guia dos Curiosos). Lydia Nsekera, Presidente da Federação Burundinesa de Futebol, entrou para a história no ano passado, na 62ª edição do Congresso da FIFA, realizada em Budapeste, na Hungria, ao ser convidada a se tornar a primeira mulher a participar do Comitê Executivo. Nsekera foi escolhida para o cargo ao receber o maior número de votos (95) na primeira eleição de uma candidata do sexo feminino para a função e estará no cargo por quatro anos. (Fonte:Fifa.com)

42 delas.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.