STMicroelectronics

Page 3

CLIENTE

LATINA ELETRODOMÉSTICOS produção dobrada até 2015 Líder na venda de purificadores refrigerados de água, a Latina Eletrodomésticos S/A é uma empresa 100% nacional, preocupada em apresentar ao mercado produtos diferenciados, aprovados pelos consumidores e organismos governamentais com alta qualidade, tecnologia própria inovadora e design moderno.

Estratégia é investir em novos produtos e na ­construção de uma fábrica maior que incorporará as duas unidades existentes No mercado há 16 anos, seu portfólio de produtos inclui lavadoras automáticas, secadoras centrífugas, purificadores de água eletrônicos e mais recentemente ventiladores de teto com tecnologia embarcada. A Latina investe em pesquisa e estabelece parceria com universidades e centros tecnológicos, visando produzir equipamentos mais eficientes, seguros e duráveis. Uma das parcerias da Latina que vem se destacando é com a STMicroelectronics. O projeto é o desenvolvimento de uma solução para os produtos que envolvem controles eletrônicos, principalmente produtos de refrigeração. “Estamos na fase final do desenvolvimento da solução. Tem sido um trabalho com muita dedicação de ambas as partes, que requereu vários estudos e muitos contatos entre as áreas técnicas”, explica ­Arnaldo Dalmaso, gerente de Suprimentos. O executivo destaca a persistência demonstrada pelos profissionais da ST para atender tanto os requisitos técnicos quanto os objetivos de custo do projeto. “Em nossas parcerias, buscamos competência, custo com-

petitivo e qualidade assegurada de nossos fornecedores. Creio que o relacionamento com a ST será longo”, ressalta. A empresa conta hoje com três plantas industriais estrategicamente instaladas pelo Brasil para facilitar a logística e distribuição de produtos. São duas unidades em São Carlos (SP) e uma em Recife (PE). Mas se prepara para dobrar a produção atual de 700 mil itens entre purificadores de água, lavadoras de roupa e secadoras centrífugas e ventiladores de teto para 2 milhões até 2015. Para isso, pretende investir R$ 25 milhões no desenvolvimento de novos produtos e na construção de nova fábrica em São Carlos (SP), que irá incorporar as duas unidades já existentes. Ao longo do tempo, conquistou diversos prêmios: o mais recente foi o segundo lugar, na categoria Competitividade, do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). Também pratica uma política de sustentabilidade adotando processos de baixo risco operacional utilizando processos industriais “verdes”. Das várias ações adotadas pela empresa, a mais pragmática é a busca do Selo Procel em seus produtos, dado pelo Inmetro para os produtos mais eficientes no consumo de energia. Hoje a Latina exporta cerca de US$ 2 milhões por ano para seis países: Portugal, E­ spanha, Bolívia, Paraguai, Uruguai e A ­ rgentina. Atualmente, está trabalhando para ampliar suas relações comerciais internacionais com ­Colômbia, Chile, Equador, ­Costa Rica e México.

Dalmaso: investimentos visam nova fábrica e ­produtos inéditos

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.