thais freitas
objetivo
Contribuir para um escritório de arquitetura comprometido com a sustentabilidade, a criatividade e a transformação do espaço e seus usuários. Busco uma posição que me permita aplicar meus conhecimentos arquitetônicos e minha paixão pela criação de espaços inovadores que sejam socialmente responsáveis e ambientalmente conscientes. Estou comprometido em buscar constantemente novas ideias e abordagens para enfrentar os desafios urbanos e arquitetônicos, de forma que seja funcional, em harmonia com o meio ambiente e com às demandas do usuário.
formação Universidade Federal de Viçosa | Viçosa, MG
thais freitas
+55 12 9 8899 5191 thais.a.freitas@outlook.com linkedin.com/in/thais-de-freitas
cursos curso Autogestão e Cidades
graduação em Arquitetura e Urbanismo | integral formação em 2022 2020
Unifesp
experiência arquiteta 3FStudio | São José dos Campos, SP
desenvolvimento de processo criativo coordenação de projeto
desenvolvimento de projeto legal, executivo e marcenaria 01 ano detalhamento de marcenaria acompanhamento de obra | desenvolvimento planilha, contato com distribuidores e relatórios
estágio 3FStudio | São José dos Campos, SP
desenvolvimento de projeto legal e executivo
meses detalhamento de marcenaria acompanhamento de obra
desenvolvimento comunicação visual
freelance OFF Beer | Viçosa, MG
design gráfico e produção conteúdo digital
estágio DCV - Institucional UFV | Viçosa, MG
design gráfico
06
05
meses
julho 2021 jan 2022 2019
01 ano e 05
2018
meses
02 anos
coletivo LUPA | Viçosa, MG
membro e bolsista
projeto de extensão - foco em dar visibilidade ao espaço da cidade e seus problemas por meio de intervenções urbanas artísticas
pesquisadora Arqmnese | Viçosa, MG
integrante e pesquisadora
pesquisa em espaço e direito à cidade
softwares
Figma intermediário
Autocad intermediário Archicad básico Sketchup avançado Photoshop intermediário Illustrator avançado Indesign básico
Revit intermediário V-ray básico
Twinmotion intermediário
soft skills criatividade adaptabilidade trabalho em equipe proatividade liderança pensamento crítico
interesses idiomas
urbanismo arte causas sociais cenografia
português nativo inglês intermediário espanhol básico
03 anos 2016 2016
1
2 3 4 5
1
sobre o projeto
O projeto desenvolvido surge da necessidade de transformar um espaço corporativo existente em um ambiente jovem, contemporâneo e alinhado aos valores da empresa. A proposta do projeto foi uma reformulação minimalista, priorizando intervenções pontuais com pequenas demolições e preservando um ambiente aberto e integrado, onde os colaboradores se sintam verdadeiramente integrados ao espaço.
“A Subiter é uma empresa de base tecnológica especializada em visão infravermelha. A missão da empresa é ajudar a indústria a alcançar excelência em seus processos produtivos. Por meio de sistemas inteligentes de inspeção e monitoramento, podemos observar fenômenos que estão além da capacidade dos olhos humanos.”
planta layout s/ escala
COMUNICAÇÃO VISUAL
imagens: twinmotion
PROJETO EXECUTIVO
s/
planta baixa
escala
planta de teto - incêndio e ar condicionado s/ escala
detalhamento
vista superior - detalhamento banco modular s/ escala
vista frontal - detalhamento banco modular s/ escala
corte - detalhamento banco modular s/ escala
4
informações
Autores: Luiz Amorim Sá
Thais Alessandra de Freitas
Concurso Urbideias
Local: Curitiba, PR
Software utilizado: Sketchup, V-RAY, Photoshop, Illustrator e AutoCad
Ano: 2020
sobre o projeto
Improviso é uma proposta de intervenção urbana que parte da intenção de conectar o interno ao externo como ponto de partida para a proposta de ocupação do espaço trabalhado.
Essa proposta relaciona o espaço urbano às causas da agricultura familiar, que lutam pela ampliação de pontos de venda de produtos agroecológicos. A criação de feiras agroecológicas se mostram como experiências bem sucedidas de fixação da presença humana nos centros urbanos, dando protagonismo aos pequenos produtores que habitam e produzem nos cinturões verdes de Curitiba.
Improviso antecipa a desalienação, aproximando os consumidores de quem produz a grande maioria dos alimentos que chegam à sua mesa; e é com esse consumidor — também sujeito curitibano — que se completa o resto da intervenção, com espaços para oficinas, exposições, brincadeiras, leituras, jogos, desenhos. Esse planejamento antecipa a fixação e lazer dessas pessoas no espaço público, sem o alienar da sua condição social.
apenas a cobertura sobre a área delimitada da antiga quadra foi preservada, enquanto as estruturas adjacentes foram mantidas para permitir o sombreamento com um tecido resistente às condições climáticas, destacado em amarelo.
a horta com dimensões alteradas - canteiros com a metade do tamanho original - parcela do espaço destinada aos usuários do local e uma maior integração e experiência com o espaço da horta. inserção de ervas aromáticas para um espaço sensitivo. manutenção do piso de brita. paredes em cor verde escuro, com textura de quadro negro - diálogo com espaço da horta e novo uso ao espaço.
demolição de uma parede, de forma a permitir a integraçao entre os espaços e a continuidade da intervençao.
área pensada para ser um espaço destinado à artistas locais e aos fomento da arte
espaço multiuso - chãos e paredes pintados de branco para serem apropriados pelos usuários. presença de uma arquibancada modular para ter variedade de uso, como cinema, estar, palco etc. área acima da arquibancada pensada para ser um deck - revestido e estruturado com madeira de demolição - acesso ao espaço por uma rampa, de aproximadamente 1,5 m de comprimento.
o nó sucita o cruzamento e instiga o usuário a explorar a área acima da escada
restauração do jardim abaixo do deck e atrás da antiga quadra - um refúgio com acesso por escadas pelo deck e pelo espaço multiuso (n°4). restauração de jardim com espécies nativas, bancos modulares de caixote de plástico para possibilitar o “estar”
rede se estende do pavimento superior ao inferior, igação inusitada usada como espaço para escalar, olhar o céu, tomar sol e até como mirante para olhar a vizinhança
feirinha agroecológica começa na calçada e se estende por todo o projeto. uso previsto aos fins de semana - presença humana nos períodos quando ela é mais fraca na região.
protagonismo aos pequenos produtores que habitam e produzem nos cinturões verdes de Curitiba.
+
1 2 3 4 5 6 7
6
1 2 3 4 5
7
8
8
Linha (Partido) = Todo único e coeso conecta público e privado
Feira Agroecológica - sul Cruzamento
Feirinha Agroecológica - norte
Improviso parte da necessidade de se sobrepor os limites do privado e do público, do interno e do externo. Romper esses limites invisíveis entre duas partes é a linha-guia desse projeto, e de onde se extrai o conceito de Conexão
uso noturno e diruno no espaço n°8
A B C D E F G H
imagens: sketchup e photoshop
5
Autores: Thais Alessandra de Freitas
Projeto desenvolvido para o Trabalho de Conclusão Final
Local: Viçosa, MG
Software utilizado: Sketchup, V-RAY, Photoshop, Illustrator e AutoCad
Ano: 2021
informações sobre o projeto
O projeto surge das inquietações acerca do espaço urbano e da ocupação humana neste meio, bem como da relação dos corpos com o espaço construído, em destaque, a inserção do medo no meio urbano e a inscrição do espaço construído nos corpos que ocupam o ambiente - a dialética entre os usuários e o entorno onde estão inscritos, ou seja, a corpografia urbana.
O medo e a violência urbana estão inseridos diariamente no cotidiano contemporâneo e afetam significativamente a ocupação do meio público e a permanência dos corpos em um determinado lugar. Ainda que o medo seja cotidiano na sociedade, quando no espaço público torna-se uma adversidade ao uso do espaço, de forma a interferir significativamente na qualidade ambiental. Tendo isto em vista, o local de análise deste trabalho situa-se na região central do município de Viçosa-MG, com recorte na área denominada popularmente como Balaústre, em razão da sensação de medo experimentada pelos usuários do lugar.
Assim sendo, a proposta trabalhada vem da tentativa de diminuir a sensação de medo no lugar, por meio da ressignificação da região do Balaústre, através da ativação do espaço e seu potencial enquanto um meio de interação e conexão entre os corpos e o lugar.
ÁREA DE EXPANSÃO CULTURAL DA ESTAÇÃO HERVE CORDOVIL
ÁREA DE APOIO À ESTAÇÃOZINHA E AOS QUIOSQUES DE SERVIÇOS
vista superior esquemática
EXPANSÃO DA ÁREA DE CALÇADA PARA QUE ATENDA ÁREA DE LAZER LINEAR
CONEXÃO DO PROJETO CCOM EQUIPAMENTO PÚBLICO EXISTENTE (MUSEU CASA ARTHUR BERNARDES)
AVENIDABUENOBRANDÃO
CONEXÃO DA PARTE ALTA DO BALAÚSTRE COM PARTE BAIXA POR MEIO DA PAVIMENTAÇÃO, EXPANSÃO DA ÁREA DE CALÇADA E INSERÇÃO DE CICLOFAIXA
10 20 50 100 BALAÚSTRADA VIA DESTINADA À PEDESTRE VARIA DE 1.,2m A 3,0m ÁREA DE GRAMAv ÁRVORE VIA CICLISTAS 1,2 DE DIMENSÃO VIA FÉRRA - DESATIVADA NA REGIÇAO CENTRAL MUSEU CASA ARTHUR BERNARDES HOSPITAL PONTO DE TÁXI AVENIDABUENOBRANDÃO AVENIDABUENOBRANDÃO RUABENJAMIMARAÚJO RUA SILVA PONTES RUA FLORIANO PEIXOTO ESCOLA MUNICIPAL CORONEL ANTÔNIO SILVA BERNARDES CASB 5 6 7 1 2
4 5 6 7
3
REFORMULAÇÃO PONTO DE TÁXI ÁREA DESTINADA ÀS FEIRAS E ESPAÇO MULTIUSO ÁREA DE EXPANSÃO E SUPORTE À CASA E MUSEU ARTHUR BERNARDES ÁREA DE LAZER PARA CRIANÇAS E SKATISTAS ÁREA DE LAZER ESCOLA CASB AVENIDABUENOBRANDÃO IMÓVEL COM POTENCIAL PARA EQUIPAMENTO PÚBLICO
CALÇADAS COM 3,0 M DE LARGURA, CONSIDERANDO FAXA DE SERVIÇOS, FAIXA LIVRE E FAIXA DE ACESSO
INSERÇÃO DE FAIXAS DE PEDESTRES E RESTAURAÇÃO DAS EXISTENTES
RETIRADA DA ÁREA DE ESTACIONAMENTO DE AUTOMÔVEIS E RETOMADA DO ESPAÇO PARA PEDESTRE CONEXÃO DO PROJETO COM A MALHA URBANA E ESPAÇOS EXISTENTES NA CIDADE, POR MEIO DE UMA VIA DE PEDESTRES DEMARCADA NA CALÇADA
CONEXÃO DO PROJETO COM EQUIPAMENTO PÚBLICO EXISTENTE (POLICLÍNICA)
CRIAÇÃO DE UMA CICLOFAIXA E ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES PARA CICLOFAIXAS QUE ATENDAM OUTRAS REGIÕES DO MUNICÍPIO
INSERÇÃO DE ÁRVORES E MELHORIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA E MANUTENÇÃO DAS EXISTENTES
2 BALAÚSTRADA VIA DESTINADA PEDESTRE 1,2 DE LARGURA ÁREA DE GRAMA ÁRVORE VIA CICLISTAS 1,2 DE DIMENSÃO VIA FÉRRA DESATIVADA NA REGIÃOO CENTRAL IMÓVEL COM POTENCIAL PARA EQUIPAMENTO PÚBLICO PRAÇA POLICLÍNICA PONTO DE TÁXI 0 5 10 20 50 100 ESTAÇÃOZINHA CALÇADINHO PONTO DE ÔNIBUS AVENIDABUENOBRANDÃO AVENIDABUENOBRANDÃO RUAPROFESSORSEBASTIÃOLOPESCARVALHO RUA JOSÉ DA CRUZ REIS RUAJOSÉBRAZDACOSTAVAL RUA VERANO FARIA RUA SILVIO ROMEU RUA DR. HORTA RUA FRANCISCO MACHADO 3 4
corte esquemático
modelo esquemático - poste de iluminação
modelo esquemático - arranjo iluminação
1,45 1,50 2,25 1,20 5 10 1,20 0,80 1,20 0,80 PAVIMENTAÇÃO QUE LIGA TODAS AS ÁREA DO PROJETO, DESTINADA AOS PEDESTRES COMO VIA PRINCIPAL CICLOFAIXA PONTO DE ÔNIBUS COM COBERTURA IMPLEMENTAÇÃO DA “CALÇADA SEGURA” CALÇADA COM FAIXA DE ACESSO, FAIXA LIVRE E FAIXA DE SERVIÇOS RETIRADA DO ESTACIONAMENTO DE AUTOMÓVEIS E AMPLIAÇÃO DE ÁREA DESTINADA A PEDESTRES CICLOFAIXA METAL COM TRATAMENTO CONTRA INTEMPÉRIRES CHAPA EXPANSIVA DE METAL COM TRATAMENTO CONTRA INTEMPÉIRES BASE DE CONCRETO PARA FIXAÇÃO PLAFON DE SOBREPOR tipo tipo 2 tipo 3 COBERTURA ILUMINAÇÃO LED TUBULAR
ESTRUTURA DE FERRO COM TRATAMENTO CONTRA AS INTEMPÉRIES PARA AMARRAÇÃO DAS PARTES
ESTRUTURA DE FERRO COM TRATAMENTO CONTRA INTEMPÉRIES PARA A AMARRAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ENTRE OS ELEMENTO DA COBERTURA COBERTURA EM ACRÍLICO NAS CORES VERMELHO, LARANJA E CHAPA EXPANDIDA
ESTRUTURA DE FERRO BARRA CHATA COM TRATAMENTO CONTRA AS INTEMPÉRIES PARA SUSTENTAÇÃO DA COBERTURA DE ACRÍLICO/CHAPA EXPANDIDA
ESTRUTURA DE FERRO COM TRATAMENTO CONTRA AS INTEMPÉRIES QUE SERVIRÁ COMO SUSTENTAÇÃO PARA AS DEMAIS COBERTURAS AO REDOR
ESTRUTURA EM AÇO QUE PERMITIRÁ MAIOR RIGIDEZ E SEGURANÇA NA ESTRUTURAÇÃO E QUE PERMITE A PASSAGEM DE FIAÇÃO ELÉTRICA EM SEU INTERIOR
CHAPA EXPANDIDA PERFURADA QUE PERMITE A PASSAGEM DE LUZ E MANTEM O SOMBREAMENTO COLOCADA EM PONTOS ESTRATÉGICOS DA COBERTURA COMO EXTREMIDADES
MEDIDAS DA COBERTURA
modelo esquemático - cobertura
imagens: twinmotion
thais freitas
+55 12 9 8899 5191 thais.a.freitas@outlook.com linkedin.com/in/thais-de-freitas
obrigada