GESTÃO PÚBLICA - Fascículo 2

Page 4

2.

iNtEgrAÇÃo E cooPErAÇÃo ENtrE iNstitUiÇÕEs brAsilEirAs – REDES DE PREVENçÃO E COMBATE à CORRUPçÃO

1.

iNtrodUÇÃo O avanço da corrupção impõe aos Estados a necessidade de atuarem em redes para combaterem esse complexo problema, que ameaça a democracia, aumenta a pobreza e prejudica o desenvolvimento. A forma de gestão integrada em rede torna-se necessária, uma vez que os órgãos e as entidades devem atuar de uma forma sistêmica em que a troca de informações e a criação de conhecimento para prevenir e combater a corrupção tornamse fundamentais. Estudos mostram que as diversas organizações, interagindo em rede, favorecem a obtenção de resultados mais concretos na prevenção e no combate à corrupção. A diversidade de atores e a atuação em rede criam espaços interativos de articulação, criação de conhecimento e inovação, gerando uma sinergia para combater o fenômeno que tanto mal causa à sociedade brasileira.

20

Na Economia do Conhecimento, as redes são os meios pelos quais a interação interorganizacional torna-se a “chave” para o desempenho organizacional. O arranjo em rede gera ambiente que favorece as trocas de informações, de conhecimentos, de habilidades e de recursos, reforçando a eficácia para que os participantes consigam melhores resultados por meio de um complexo ordenamento nos relacionamentos1. Essa é também chamada de Economia Informacional, na qual a convergência entre um novo paradigma tecnológico (as tecnologias de comunicação e informação) e uma nova lógica organizacional constituem seu fundamento histórico. O autor Manuel Castells afirma que a globalização e a informacionalização parecem estar estruturalmente relacionadas a sistemas flexíveis em rede2. Esse sistema se contrapõe ao modelo de organizações baseado na integração vertical e sem maiores preocupações com as variáveis do seu ambiente e contexto social. Na Economia do Conhecimento, é criado um ambiente de redes interorganizacionais propício à geração, à partilha e à utilização do conhecimento, envolvendo aspectos como articulação, cooperação, flexibilidade, interação e interdependência entre as organizações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.