

5º CineFestival Internacional de Ecoperformance
(IEFF) - Edição Brasília, reúne artistas e especialistas globais em Brasília para debate sobre arte e ecologia
Diante dos desafios ecológicos do século XXI, o V CineFestival Internacional de Ecoperformance (IEFF) chega à Universidade de Brasília (UnB) e ao Cine Brasília (16-21/6/25) para discutir, através da linguagem artística, as tensões entre meio ambiente, corpo, ancestralidade e memória. A presença de especialistas internacionais destaca o papel do festival na promoção de um cinema não antropocêntrico, onde a crise climática dialoga com a resistência cultural.
Em parceria com o Departamento de Artes Cênicas da UnB, o CineFestival Internacional de Ecoperformance será pela primeira vez sediado em Brasília. Sob curadoria da coreógrafa Maura Baiocchi e da atriz Mônica Bernardes, o evento tem programação gratuita e exibe 44 curtas-metragens de 24 países, incluindo produções dasAméricas, da Ásia, África, Europa e Oceania. Baiocchi, diretora artística do IEFF, iniciou sua carreira artística nos anos 1970 em Brasília. Em 2009, criou o conceito de ecoperformance no contexto da encenação de seu espetáculo multimídia DAN Devir Ancestral, realizado no Centro-Oeste.
O júri latino-americano conta com o diretor argentino Rodrigo Marcó del Pont, a artista visual Milla Jung, a doutora em artes cênicas Maria Fernanda Miranda (professora do IFG e condutora ambiental do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu), e o doutor em artes performáticas Junior Romanini
A programação na UnB (16 e 17/6) inicia com o 1º Seminário de Ecoperformance No dia 16, a abertura terá participação da coreógrafa Giselle Rodrigues, coorganizadora do IEFF em Brasília e coordenadora do Núcleo Experimental em Movimento da UnB, e da professora Nitza Tenenblat, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
Segue-se a palestra “Ecoperformance - perspectivas possíveis para as artes performativas“ com o alemão Wolfgang Pannek, diretor de produção do festival, e a exibição de curtas internacionais como "i mbliana" da irlandesa Zoë Uí Fhaoláin Green e "Beton Sakti" dos diretores Alfred Banze (Alemanha) e Agus Nur Amal (Indonésia). À tarde, a oficina teórico-prática "Ecoperformer e SimbioCena” será ministrada por Maura e Mônica Bernardes.
No dia 17, a mesa "Ecoperformatividades: novas ecologias nas artes contemporâneas" reúne o ator e professor da UFG Alexandre Nunes, fundador da revista Arte da Cena; a cineasta Betânia Victor, idealizadora do CineFest São Jorge; a artista Debora Dodd Macedo, fundadora do coletivo Políticas da Natureza; Maria Fernanda Miranda; Rita de Almeida Castro, coordenadora do grupo Poéticas do Corpo da UnB; além de Baiocchi e Pannek.
À tarde, a mostra "Eco[po]éticas do Centro-Oeste" exibe curtas-metragens como "Cerrado Ancestral" de Maura Baiocchi, "Água Viva" de Eva Santoro, e "EcoPanFormance" de Alexandre Nunes, seguida por roda de conversa com 12 artistas regionais, incluindo Leonardo Hecht (codiretor de "Lubrina"), Tatiana Bittar (codiretora de “Mundos") e Cristhian Cantarino (diretor de "Corpo Desencanto").
No Cine Brasília (20 e 21/6), quatro sessões competitivas apresentam filmes como "Madame Margaux", da singapurense Nikki Tan, "Dijî Jibîrkirinê" (Contra o Esquecimento) do curdo-americano Azad Azizyan, "We are all Dogs" (Somos todos cães) do iraniano Aminreza Alimohammadi,"O Fazedor de Mirantes" dos brasilienses Betânia Victor e Lucas Franzoni e o eco-erótico “Mar de dentro” da catarinense Nu Abe. O IEFF concede prêmios nas categorias Ecopoeticas, Ecodrama, Ecoanimação e Ecodocumentário e o Environmental Dance Prize patrocinado pela alemã Company Christoph Winkler
Entre os coorganizadores internacionais destacam-se Alina Tofan do Coletivo Plastic Performance (Romênia), Rodrigo Marcó del Pont e Daniel Deybe do Centro Cultural Montfleuri-sur-Mer (Argentina), e da produtora Victoria Fraticelli (Córdoba).
A produção gráfica é de Hiro Okita, e a realização é da Taanteatro Companhia e Transcultura Projetos Artísticos, com apoio da UnB, UFG, Cine Brasília e redes culturais em três continentes.
Material à imprensa:
Serviço:
O V IEFF - Edição Brasília ocorre de 16 a 21 de junho de 2025, com atividades gratuitas na UnB (Campus Darcy Ribeiro) nos dias 16 e 17/6, e no Cine Brasília (EQS 106/107) nos dias 20 e 21/6. A programação completa está disponível em ecoperformance.art.br/pt, e a versão online será exibida no YouTube do IEFF entre 4 e 6 de julho. Contatos para imprensa: ecoperformance.art@gmail.com ou (11) 9.99095060.
Clipping de mídia estimulada

O que tem para fazer em Brasília? Confira programação de 18 a 24/6 | Metrópoles


CineFestival Internacional de Ecoperformance reúne artistas na UnB



5º CineFestival reúne artistas e especialistas globais em Brasília para debate sobre arte e ecologia



V CineFestival Ecoperformance: arte e crise climática em monstra internacional na UNB e Cine Brasília



CineFestival Internacional de Ecoperformance




CineFestival Internacional de Ecoperformance reúne artistas na UnB – Jornal TaguaCei



5º CineFestival Internacional de Ecoperformance (IEFF) - Edição Brasília, reúne artistas e especialistas globais em Brasília para debate sobre arte e ecologia | Ela Fala
Dos Bastidores


5º CineFestival Internacional de Ecoperformance (IEFF) - Edição Brasília, reúne artistas e especialistas globais em Brasília para debate sobre arte e ecologia





Cine Brasília sedia sessões do 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance
Evento gratuito une arte e crise climática com 44 curtas de 24 países nos dias 20 e 21 de junho
O Cine Brasília (EQS 106/107) recebe nos dias 20 e 21 de junho as sessões do V CineFestival Internacional de Ecoperformance (IEFF), transformando a tela em palco de reflexão urgente sobre a crise climática. Sob curadoria das artistas Maura Baiocchi e Mônica Bernardes, o evento exibe 44 curtas-metragens de 24 países, selecionados por romperem com visões antropocêntricas e tecerem diálogos entre natureza, corpo e ancestralidade.
Em meio às emergências ecológicas do século XXI, o festival destaca-se como espaço vital para amplificar vozes globais que convertem arte em resistência socioambiental. A programação no Cine Brasília apresenta obras de impacto como "Madame Margaux" (Singapura), da diretora Nikki Tan; o comovente "Dijî Jibîrkirinê" (Contra o Esquecimento), do curdo-americano Azad Azizyan; a provocação iraniana "We Are All Dogs" (Somos Todos Cães), de Aminreza Alimohammadi; a produção local "O Fazedor de Mirantes", de Betânia Victor e Lucas Franzoni; e o eco-erótico "Mar de Dentro", da catarinense Nu Abe.
A relevância do tema reflete-se na pluralidade das premiações: os filmes concorrem às categorias Ecopoéticas, Ecodrama, Ecoanimação e Ecodocumentário, além do Environmental Dance Prize, patrocinado pela alemã Company Christoph Winkler Esses reconhecimentos reforçam o compromisso do IEFF com narrativas que integram saberes ancestrais e inovações artísticas, posicionando o cinema como ferramenta de transformação frente à degradação ambiental.
A curadoria internacional – liderada por Maura Baiocchi, criadora do conceito de ecoperformance – garante qualidade técnica e conceitual, reunindo produções premiadas em circuitos como Alemanha, Indonésia e Romênia. A presença de coletivos transnacionais como Plastic Performance (Romênia) e Centro Cultural Montfleuri-sur-Mer (Argentina) evidencia o caráter global desta edição, que privilegia perspectivas do Sul Global para repensar nosso lugar no planeta.
As sessões ocorrerão gratuitamente no Cine Brasília (EQS 106/107) em quatro horários diários (14h, 16h, 18h e 20h). A programação completa está disponível em ecoperformance.art.br/pt, e uma versão online será exibida no YouTube do IEFF entre 4 e 6 de julho.
Material à imprensa:
Clipping de mídia estimulada
Cine Brasília recebe filmes do festival de Ecoperformance




5º edição do CineFestival de Ecoperformance desembarca em Brasília - GPS BrasíliaPortal de Notícias do DF


Cine Brasília recebe 5º Cine Festival Internacional de Ecoperformance! - CidadeCULT



Cine Brasília hosts sessions of the 5th International Ecoperformance CineFestival | The Guide




Cine Brasília sedia sessões do 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance



Cine Brasília sedia sessões do 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance


Cine Brasília exibe 44 filmes de 24 países no 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance



