PT - TENSAI - Como guardar e distribuir adequadamente os alimentos no frigorifico

Page 1

#Como conservar os seus alimentos no frigorífico? TENSAI’S technology Driven by Efficiency

Partilhamos consigo…


#Como conservar os seus alimentos no frigorífico? Ao contrário dos congeladores (integrados no frigorifico ou outros congeladores individuais), que permitem uma conservação constante dos alimentos congelados a temperaturas geralmente inferior a 18ºC, os frigoríficos apresentam no seu interior um gradiente de temperatura ao longo dos seus diferentes níveis. Se por um lado esta distribuição é benéfica para que possa escolher o melhor ambiente para colocar os seus alimentos, pode por outro lado trazer dúvidas e constrangimentos se não se adotarem as melhores escolhas na sua distribuição.


#Como conservar os seus alimentos no frigorĂ­fico?

Nós recomendamos‌


#Como conservar os seus alimentos no frigorífico?

BREVE EXPLICAÇÃO…

Devido aos mecanismos de transferência de calor envolvidos, os níveis mais baixos do frigorífico têm tendência a ser mais frios que os níveis superiores. De uma forma geral pode-se afirmar que um frigorífico apresenta uma temperatura interior que varia entre os 0ºC e os 8ºC, e uma temperatura média inferior a 4ºC. Estes valores dependem fortemente de vários fatores: O grau de utilização do equipamento, a colocação recente de itens a uma temperatura superior, a regulação do termostato do aparelho, a temperatura exterior, entre outros.


#Como conservar os seus alimentos no frigorífico? …

Geralmente a regulação do termostato do aparelho num valor intermédio (exemplo: entre o número 2 e 3,num termostato numerado de 1 a 5), é o suficiente para colocar o aparelho uma temperatura média inferior a 4ºC. Esta temperatura é considerada a ideal para a redução da atividade bacteriana e, simultaneamente, manter as condições de frescura dos alimentos dentro dos tempos recomendados para a sua conservação em frigorífico.


#Como conservar os seus alimentos no frigorífico? …

Os aspetos que levam à deterioração dos alimentos são variados; desde a degradação lipídica que é acelerada a temperaturas mais elevadas, e que pode ocorrer em carnes e diversos produtos com gordura (fenómeno denominado de “ranço”), às queimaduras superficiais em alimentos com elevado teor de humidade e que pode ocorrer a temperaturas muito baixas.


…

ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER


#vai querer ler isto… - Prateleiras superiores: Estas apresentam temperaturas menos frias, mas igualmente mais estáveis no seu equipamento. São ideais para o armazenamento de iogurtes, queijos, natas e outros produtos “pronto a comer”. Pode igualmente colocar aqui produtos já cozinhados. Lembre-se, contudo, de os deixar arrefecer previamente e embala-los devidamente.

- Prateleiras intermédias: Zona mais próxima daquela que é a temperatura média do equipamento. É uma zona ideal para produtos de charcutaria (fiambre, chouriço), ou saladas frescas já embaladas.


#vai querer ler isto… - Fundo do frigorífico: É a zona que deve usar para os seus produtos frescos mais sensíveis, como carnes cruas ou peixes crus que deve ser mantidos a baixa temperatura. No caso específico dos peixes é importante manter os mesmos a temperaturas entre 0ºC e 2ºC, sendo fundamental que se encontrem nesta zona mais fria do equipamento. - Porta: É a zona menos fria do equipamento. É aquela que deve usar para o armazenamento de água, sumo, ou ovos. Igualmente pode ser guardada aqui a manteiga, sem que esta fique excessivamente dura. Pode guardar igualmente aqueles produtos que apresentam o aviso “uma vez aberto deve ser guardado em frigorífico por X dias…”, como por exemplo aquele pacote de polpa de tomate que não conseguiu gastar de uma só vez.


#vai querer ler isto… - Gavetas inferiores: Estas são uma divisória independente especialmente útil nos frigoríficos para guardar frutas e vegetais. Esta divisória impede a humidade excessiva conservando este tipo de produtos por mais tempo. Os vegetais apresentam alto teor de água, o que faz com que se formem cristais de gelo que provocam queimaduras e escurecimento dos mesmos. Tal acontece com os frutos, sendo que nestes em particular, acontece a libertação de etileno, que vai contribuir para a deterioração dos alimentos à sua volta. Assim é igualmente importante que nestes compartimentos se faça uma correta separação entre produtos diferentes.


#não esquecer! - Acondicione cuidadosamente os itens e evite a colocação de alimentos quentes - Não encoste alimentos no fundo das prateleiras, junto à parede fria do frigorífico: Não só pode queimar com o gelo alimentos que estejam expostos, como irá obstruir a livre circulação de ar no interior do aparelho, fator fundamental para manutenção das temperaturas adequadas no seu interior - Mantenha o seu equipamento limpo - Respeite o prazo de validade dos alimentos que armazena


#resumo…


#Como conservar os seus alimentos no frigorĂ­fico? by TENSAI


#Como conservar os seus alimentos no frigorĂ­fico?


Avenida Cidade de Estarreja, Nยบ1 Eco-Parque Empresarial de Estarreja 3860-529, Estarreja PORTUGAL

Ph: (+351) 234 840 070 FAX: (+351) 234 840 079 tensai@tensai.pt www.tensai.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.