Anuário 2013

Page 96

2° Lugar: Maria do Carmo Pellegrini Gomes Barbosa Adulto O Céu Do Seu Olhar Desafio é decifrar o céu do seu olhar Vislumbrando astros siderais que se vê, sem ler As estrelas dançarinas, que insistem em orbitar No espaço reluzente dos signos Sem símbolos, sem luz, Riscados, apagados nas páginas estelares De astros sem brilho, sol e tração. Olhos sem chispas, faíscas emitem, cifras Sonoras, decifram notas, rimadas, decifram pontos Pistas dicotômicas de um universo Rabiscado de pensamentos e sentimentos Lágrimas e sorrisos de anjos, querubins e serafins. Cadentes do espaço, anãs de rara beleza Espargem luzes rosadas, azuis e mescladas. Algumas cruzam céus e terra, E, sem contar nem ler, fazem história. Afinal, estrelas são estrelas, Não se misturam, embaralham-nos pela beleza, a vista. Pa-lhaça não, lavra dos livros, a luz. Sabotam rimas, versos, caminhos. Brincam elípticas, na subida e descida Contornando enfileiradas sem eira e nem beira, Os rastros rijos pretos em paralelos. Vaidosas, convergentes ou divergentes, Miram-se espelhadas. Refratando-se o diverso, inverso, no espaço.

3° Lugar: Adriana Koike Adulto Entre A Gente Entre a gente coisas que a gente sente Outras que dão semente se a gente deixa nascer Entre a gente palavras que se arrependem, Abraços que compreendem, Silêncio que faz ceder

Entre a gente tudo o que acrescente, Será que se o Albert, menino de língua fora, Revogue passado e presente, permita ao futuro viver Tivesse revelado no céu do seu olhar, Entre a gente distância que aproxima, Símbolo dos signos incompreensíveis, incoerentes Encontro que reanima, Para muita gente, que circulou colorido, apontando trocas, Saudade que faz crescer Grifando invenções, pré-inventadas na velocidade da luz, Compreender haveríamos a relatividade das coisas, Entre a gente paixão, recato, tensão, Do espaço-tempo? E, à ótica do viajante estelar Vida, verso, prosa, ação e o que mais tiver a ver Agarrado à cauda de um cometa, Entre a gente família, trabalho, amigos, De olhos esbugalhados, em cujos buracos negros Mas pausa pro nosso umbigo Ocultavam-se a imensidão de uma galáxia? Para a gente não se perder.

96


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.