Viver ou se entregar

Page 23

22

possibilidade de recordar-se completamente de tudo que se passa ao longo da vida, como quando afirma que “até a adolescência, a memória tem mais interesse no futuro do que no passado, e portanto as minhas recordações da aldeia não estavam ainda idealizadas pela nostalgia. Recordava-a como era” (GARCIA MARQUEZ, 2003, p.7). O autor afirma também que a nostalgia, no geral, é responsável por apagar as más recordações e magnificar as boas. Histórias de outras pessoas podem nos prevenir, ensinar, dar exemplo. Como Ratto explica, a comunicação e suas técnicas são naturais da composição da humanidade,

mas jamais como na atualidade estiveram moduladas de tal modo a influir diretamente sobre nossos modos de existência com tamanha eficácia. (...) Assim, a comunicação ganha força como amplo valor social e político (RATTO, 2006, p.40).

Segundo o autor, o que se desenvolve hoje representa uma proposta epistemológica, ou seja, de que o conhecimento é o conjunto de toda informação que descreve ou explica o mundo em que vivemos baseado na experiência ou na razão. A ideia principal dessa proposta, através das experiências, então, seria “a possibilidade de traduzir toda a realidade em termos de informação e comunicação” (RATTO, 2006, p.40). Porém, deve-se tomar cuidado com o modo como as experiências são passadas e repassadas, tratadas, ou recebidas. Isso porque, segundo o autor, tal costume pode causar um “esvaziamento político”. Esse medo é refletido ao longo de todo o artigo.

O ‘público’ é colonizado pelo ‘privado’; o ‘interesse público’ é reduzido à curiosidade sobre as vidas privadas de figuras públicas e a arte da vida pública é reduzida à exposição pública das questões privadas e a confissões de sentimentos privados (quanto mais íntimos, melhor). As ‘questões públicas’ que resistem a essa redução tornam-se quase incompreensíveis (BAUMAN, 2006, p.46)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.