Trabalho Final de Graduação II - Orla Ferroviária de Pirituba: Ensaio de Inter[c]idade

Page 1

{ENSAIO DE INTEN[C]IDADE ORLA

FERROVIÁRIA

DE

}

PIRITUBA

A motivação para escolha desse tema foi a constante observação da dinâmica de locomoção na cidade. Emergiram dúvidas sobre espaços cercados por infraestrutura urbana, e localizados próximos a regiões importantes da cidade, que não oferecem aos moradores um espaço agradável ou atrativo para uma convivência mais humana com o espaço público. Observando a cidade de São Paulo as indagações sobre o espaço público só aumentavam. Como pode ser normal os grandes deslocamentos sobre o território, onde gastar estimadas horas do dia dentro de um modal de transporte faz parte da rotina dos paulistanos, como existem vazios urbanos que funcionam de barreira espacial e as infraestrutura urbana existente na região de Pirituba, localidade de um modal tão importante na construção da cidade, também protagoniza uma lacuna na morfologia da cidade. As constantes indagações sobre a configuração existente no lugar surgiram de observações diárias. Como a transição entre um terminal de ônibus e uma estação de trem acontece de maneira tão precária em termos de segurança pública e qualidade da paisagem urbana marcadas por fachadas inativas e omissão ao espaço urbano. Como uma estação que recebe tantos usuários diariamente apresenta saídas que congestionam o fluxo de pessoas nos horários de picos, e apresentam obstáculos ao usuário com limitações físicas. Buscando compreender o espaço público e o papel da mobilidade, durante o TFG I foi estudado a problemática do tecido urbano em diferentes territórios e quais aplicações e desafios precisam ser superados no caminho de uma cidade mais conectada, e como diferentes planos de construção do meio urbano que privilegiam o transporte público podem intensificar o espaço. Baseado nesses estudos, e estando alinhado com os pensamentos urbanos de máximo proveito da infraestrutura existente, removendo as barreiras espaciais, o ensaio de intencidade foi a proposta de inserção de uma estrutura sob a linha férrea. A estrutura elevada, muda a cota daquele espaço, transforma vazios em oportunidade de interação social e cultural, coloca mais pessoas trabalhando e morando próximo ao transporte público, respeita as particularidades existentes no espaço e propõe alterações sem grandes intervenções no fluxo da CPTM.

LINHA FÉRREA

ESTAÇÃO PIRITUBA

PIRITUBA, SÃO PAULO - SP

LINHA 7 - CPTM

{ORLA FERROVIÁRIA EM PIRITUBA}: ENSAIO DE INTEN[C]IDADE TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II | TAUANE SOUZA 81613350 | ORIENTADOR: GASTÃO SALES | NOVEMBRO 2020

01

/09


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.