ESTUDO DAS RELIGIÕES
RELIGIÃO – A busca do homem para se religar ao seu criador.
ISLAMISMO É a religião dos muçulmanos, criada por Maomé, cuja missão era reunir as tribos árabes sob a luz do ensino cristão. O Alcorão não foi escrito por Maomé, é o registro de suas palavras escrito por seus seguidores tendo suas raízes no Velho Testamento. O islamismo acredita numa única vida sobre a Terra. A alma é imortal e sobrevive à morte física, mas não se fala em reencarnação. Só os Profetas revelam a vontade de Deus, não há comunicação dos espíritos. A poligamia é permitida (até 4 esposas). Não há santuário, ídolos, etc, mas são ritualistas na exigência de 5 preces diárias, jejuns, mortificações, abstenção de álcool e certas carnes, peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida. Não admite inovações ou outras interpretações dos seus textos.
RELIGIÕES ORIENTALISTAS: A) TRILOGIA CHINESA: 1. I CHING Livro das Mutações ou da Sabedoria, escrito a 3000 AC, alimentou diversas religiões. Associado à idéia dos opostos (sim-não, macho-fêmea, claro-escuro, etc) e à crença do permanente estado de transformação de tudo, é um livro de respostas a consultas e orientações onde se associam as possibilidades mediúnicas com superstições, adivinhações e sabedoria popular. Não é uma religião e não há a idéia de um Deus como se imagina no mundo ocidental. 2. TAOÍSMO É uma filosofia originada no jogo dos opostos do I Ching. O Tao é a verdadeira linguagem da Natureza. Tem 81 lições e suas afirmações pregam o amor e a sabedoria intuitiva – muito próximas das lições de Jesus e do Espiritismo – fala das Leis Divinas e as consequências da desarmonia com essas leis. 3. CONFUCIONISMO Século V ac, (com Confúcio). Ë mais uma organização social do que uma religião. Destinava-se à educação das crianças que aprendiam as regras e convenções necessárias à vida social. É uma filosofia racional. Há predomínio do culto doméstico aos antepassados.
B) TRILOGIA HINDU 1. VEDISMO Culto às forças da Natureza, que evoluiu para a concepção de um Princípio Absoluto – Brahman. Acreditam num Ser Supremo, na imortalidade da alma, na pluralidade das existências e nos Espíritos. Monoteístas, crêem que o Ser Supremo tem divindades que o auxiliam. Seus princípios são registrados nos Vedas (preces, hinos sagrados, rituais e sacrifícios). 1