Pag 9 Pag 8 Pag 10 l
Diretoria da Mulher
CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA
Comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.
l l
Desenvolvimento Social Segurança
JATIJAN CONCLUI TRAJETÓRIA COM BAILE DA MELHOR IDADE
Jandira sediou 16 cidades e acumula um total de 25 medalhas, tornando-se destaque no pódio.
DESTAQUE NO COMBATE A CRIMES NA REGIÃO METROPOLITANA
Cidade se destaca ao ocupar a 31ª posição entre 39 municípios de São Paulo, de acordo com ranking de taxas de crimes por 100 mil habitantes.
Esportes Cultura
IV Copa de Judô
Campeonato aconteceu no dia 17 de setembro
O evento reuniu toda a energia e habilidade dos atletas locais, incentivando e destacando os talentos que estão surgindo. A copa aconteceu no Ginásio Manoel Marçola, localizado na Área de Lazer do Trabalhador, às 9h. A população apaixonada pelo esporte compareceu e prestigiou este momento repleto de emoções.
Campeonato de Futebol
3 categorias diferentes para torcer
A Área de Lazer do Trabalhador realizou a grande final do Campeonato Municipal de futebol. A categoria Veteraníssimo foi dis-
putada pelos times rivais Juventus e Meninos de Ouro. Já na Série Prata, o jogo foi entre os times Travados e Boca do Pânico. E por último, a Série Ouro teve a participação dos times Don’t Now e Belmonte. Para conferir os resultados obtidos basta acessar o site da prefeitura.
Destaque em Caieiras
17 atletas conquistaram ótimas colocações
A equipe de atletismo jandirense destacou-se mais uma vez. Com um time de 17 atletas determinados e capacitados, a cidade conquistou mais 2 pódios na competição Caieiras Night Run 2023. A corrida aconteceu no Estádio Municipal de Caieiras. Confira a classificação dos atletas que medalharam na ocasião:
2° lugar (Feminino Geral): Edvania Cipriano Pinto e
3° lugar (categoria da faixa etária): Wilian Hamasaki.
Jandirenses no pódio
Atletas medalham em Pirapora
Um time de 25 atletas participou da 3ª etapa da Corrida de Rua de Salto de Pirapora. Na ocasião, todos obtiveram ótimos resultados.
No geral feminino, o 1º lugar foi conquistado por Edvania Cipriano Pinto. Já entre os homens, o que mais se destacou foi José Lopes, que alcançou a 4ª posição em sua categoria. A cidade segue empenhada em proporcionar o melhor do esporte para os cidadãos.
Novo edital “CriArte”
Incentivo para artistas até 2024
Para realizar a inscrição, o artista, grupo ou coletivo deverá enviar um arquivo em formato de PDF contendo um portfólio artístico, documentação e links com trabalhos já realizados pelo e-mail edital.cultura@jandira.sp.gov.br. Essa iniciativa, que possui um investimento de R$ 70.000,00 por ano, é direcionada para a realização de shows, exposições, festivais, workshops, oficinas e saraus, sempre com entrada gratuita para a população.
Caminhos do Peabiru
Projeto cultural contemplado
A Cultura está realizando o projeto “Caminhos do Peabiru”. A primeira ação aconteceu na Etec Prefeito Braz Paschoalin. A proposta é resgatar a história das trilhas indígenas do Peabiru, através de palestras gratuitas desenvolvidas por educadores e abertas ao público em geral. O projeto será realizado atrave do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura e essa ação promete alegrar toda a população.
Curso de sopro 2023
Para alunos a partir de 8 anos Foi divulgado recentemente novas vagas para o curso de instrumentos de sopro, que são ministradas toda quarta-feira, às 19h. Os instrumentos contemplados pelo curso são: clarinete, flauta doce, sax, trombone e trompete. As aulas são totalmente gratuitas e acontecem no Espaço Cultural Biguá, localizado na Rua Rubens Lopes, 420 - Centro. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do número
Semana Hip-Hop
Diversas apresentações artísticas
A cena cultural de Jandira ganha um novo impulso com a tão aguardada divulgação dos classificados e suplentes do Edital 05/2023/SMCT: Semana Hip-hop + Diálogos Periféricos 2023. Essa iniciativa promissória tem como objetivo promover a cultura hip-hop e suas diversas formas de expressão artística, incluindo breaking, DJ, graffiti e MC.
2
PMANE
Programa Meio Ambiente nas Escolas
+Educação e sustentabilidade em toda a rede municipal de ensino. Todas as 37 escolas da cidade serão contempladas com o projeto. Trata-se de uma missão compartilhada. Com a mensagem de que “lugar de óleo de cozinha usado é na escola”, temos a certeza que, juntos, podemos fazer a diferença. O Encontro de Gestores representou um momento de união e aprendizado para fortalecer nossa missão ambiental.
Plantio nas escolas
O programa Amigos da Natureza nas escolas municipais da rede tem o intuito de implantar áreas verdes nos edifícios escolares, além de conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar o meio ambiente e respeitar a natureza. Ao longo das atividades, as crianças aprendem mais sobre os diferentes tipos de vegetação, folhas, flores e tudo o que tem relação com a natureza.
Alunos no desfile cívico
Comemoração da Independência do Brasil Desta vez, o tema escolhido foi “Jandira: celebrando suas raízes e construindo um futuro”. Inúmeros setores da cidade foram envolvidos no projeto com o mesmo objetivo: proporcionar uma belíssima comemoração. Dentre eles, a Secretaria da Educação, que participou do desfile com os estudantes de escolas públicas e privadas do município.
Celebrando a inclusão
A Educação implementou, durante a Semana da Pessoa com Deficiência, diversas atividades pedagógicas nas unidades escolares com o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”. Desde emocionantes partidas de vôlei sentado até corridas com muito entusiasmo. Todos os alunos mergulharam de cabeça em experiências inclusivas. Além disso, os estudantes prestigiaram a magia do curta-metragem enquanto a oficina de LIBRAS conectou a todos através da linguagem de sinais.
Saúde
Hospital & Maternidade
Novos pilares instalados
As obras do Hospital e Maternidade de Jandira, que está sendo construído na Av. Conceição Sammartino - 650, já estão avançadas. O edifício será de baixa e média complexidade, a nível de pronto-atendimentos, partos, cirurgias, como ginecológicas, hérnias, miomas, entre outras. O projeto é composto por 5 pavimentos e terá 56 leitos, sendo 4 de emergência, 9 de observação (adulto feminino, adulto masculino e infantil), 12 de UTI (adulto, infantil e neonatal) e 31 de internação.
Mutirão de ultrassom
O atendimento ocorreu com as mulheres que já haviam sido previamente agendadas. O intuito desta ação é diminuir a fila de espera das especialidades. Os exames servem para identificar e, principalmente, diagnosticar doenças nos estágios iniciais, resultando em tratamentos precoces e eficazes. Esta iniciativa reforça o compromisso do município em fornecer atendimento médico de qualidade e acessível.
Vacinação tríplice viral
Qualificação dos Agentes Comunitários
Durante o 1º semestre deste ano, ocorreu o ‘Programa Saúde com Agente’ com diversas ações e temas da área da saúde. Sabendo a importância da prevenção contra insetos e mosquitos que podem aglomerar-se em locais de água parada, o encontro contou com palestras. Houve distribuição de mochilas para os agentes da saúde que prestam serviços externos nas UBSs e zoonoses, com itens como coletes, kit de saúde e equipamentos de EPIs.
Vacinação prorrogada
O prazo para vacinar-se contra a Influenza foi prorrogado e está disponível para toda a população jandirense acima de 06 meses que ainda não tenha tomado este ano. Ressalta-se que menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. A imunização é aplicada em todas as unidades básicas de saúde do município, das 09h às 16h. Não é necessário agendamento prévio, basta procurar a unidade mais próxima da sua casa.
Estudantes aprendem sobre vegetação
A ação ocorreu na EMEB Pedrina Dias
Transvaginal foi a categoria impulsionada
3
A vacina é totalmente gratuita
Próximas ruas que serão recapeadas:
Omaior programa de recapeamento asfáltico da história do município está avançando a cada dia. Até o momento, já foram
realizados mais de 108.000 m² (cento e oito mil metros quadrados) de ruas e avenidas. Agora, ampliando e dando continuidade, a programação contará com aproximadamente 12.000 m² (doze mil metros quadrados).
Através de avaliações e análises técni -
cas a aplicação do asfalto será personalizada para cada via de acordo com as suas respectivas necessidades. Serão mais de 11.796 m² (onze mil setecentos e noventa e seis metros quadrados), equivalentes a 1.758 m (mil setecentos e cinquenta e oito metros) de extensão, correspondentes a aproximadamente 12 km (doze quilômetros).
O recapeamento asfáltico é um processo de restauração de estradas e ruas danificadas ou desgastadas. Confira algumas das etapas deste processo a seguir:
• Aplicação de uma camada de ligação para aderência;
• Aplicação de uma nova camada de asfalto;
• Avaliação da superfície existente para identificar danos;
• Liberação para o tráfego após o resfriamento e cura do asfalto;
• Marcação e sinalização são instaladas;
• Preparação da superfície, incluindo fresagem e correção de drenagem;
• Reparo de danos, como preenchimento de rachaduras e buracos.
O recapeamento prolonga a vida útil das estradas e melhora a segurança e o conforto dos motoristas, sendo necessário com base no tráfego e nas condições climáticas locais.
Joaquim da Silva Lima
Massao Yamamoto
Sinésio Alves Costa
Nicolau Salum Dep. José Costa
Jandira se destaca como pioneira na região
6
7
15° Festival JATIJAN (Jogos Adaptados da Terceira Idade) trouxe muita alegria para os participantes da melhor idade e, consequentemente, para a torcida que festejou e vibrou durante os jogos que ocorreram todos os dias da semana.
Com a participação de mais de 16 (de-
zesseis) cidades em diversas modalidades esportivas, a celebração foi um verdadeiro sucesso e todos os participantes, indiferente da idade, conseguiram compartilhar o calor humano, ensinando que a paixão pelo esporte e pelo convívio nunca diminui com o passar dos anos.
Na ocasião, a cidade de Jandira conquistou 9 (nove) medalhas de ouro, 10 (dez) de prata e 6 (seis) de bronze nas seguintes categorias: Vôlei, Jogos de mesa, Atletismo, Arremesso de peso. Agora, confira a classificação geral de acordo com a pontuação do pódio:
1° lugar: Cajamar - 269;
2° lugar: Jandira - 246;
3° lugar: Mairiporã - 205.
Baile JATIJAN
Para encerrar a programação de maneira especial, ocorreu um baile para o público-alvo na Casa de Madeira, localizada no Tablado de Jandira. Este evento trouxe uma mistura de ritmos onde todos os presentes puderam se divertir. Foi um momento único em que os participantes do JATIJAN compartilharam suas experiências com muita alegria, além de manter as conexões construídas ao longo deste processo.
Leia a matéria completa com mais informações sobre as classificações, medalhas e etc
Acomemoração dos 17 anos da Lei Maria da Penha aconteceu por meio de um evento significativo, reunindo autoridades, representantes da
sociedade civil e munícipes engajados na causa da igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher.
Um destaque importante do evento foi a participação da equipe do Serviço Mão Amiga, que trouxe uma palestra esclarecedora sobre a Lei Maria da Penha e apresentou os diversos serviços multidisciplinares disponíveis para auxiliar mulheres em situação de violência. A palestra foi ministrada por profissionais altamente capacitados, incluindo a Dra. Vanice Aparecida Alves, especialista em serviço social, e a Dra. Denise de Andrade Bertelini Fernandes, psicóloga. Além disso, as estagiárias Tula Andrade Cavalcante de Araújo, Aline Fernanda de Sá Sousa e Marina Martins Oliveira também desenvolveram suas concepções jovens e comprometidas.
Um dos momentos especialmente emocionantes foi a participação calorosa de uma munícipe que incluiu sua experiência pessoal de superação após ter vivenciado violência doméstica. A partilha de uma história real ressaltou de forma impactante que a luta contra a violência não se limita apenas a uma causa, mas é uma realidade que impacta indivíduos do convívio diário. A administração municipal reafirma seu compromisso de combater a violência de gênero e promover a igualdade, reconhecendo que a conscientização e a ação coletiva são passos essenciais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Acompanhe o vídeo do evento e interaja com a gente na rede social
Cidade se destaca ao ocupar a 31ª posição entre 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com ranking de taxas de crimes por 100 mil habitantes
Recentemente, uma pesquisa revelou que a Região Metropolitana de São Paulo concentra uma proporção alarmante de roubos e furtos de veículos, com 7 a cada 10 casos ocorrendo nesta área, conforme dados exclusivos levantados pelo Monitor da Violência do g1, em colaboração com o Fantástico. Jandira, no entanto, demonstra ser uma exceção positiva, ocupando o 31º lugar em um ranking de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, avaliados por taxas de crimes por 100 mil habitantes.
O levantamento revelou que, no primeiro semestre deste ano, a Região Metropolitana de SP registrou mais de 46 mil casos de roubos e furtos de veículos, contribuindo expressivamente para os mais de 65 mil incidentes relatados em todo o estado. No entanto, mesmo com 39 cidades da Região Metropolitana abrigando 47% da população paulista, Jandira se destaca pelo seu compromisso com a segurança pública e pela implementação de políticas públicas.
Ricardo Antunes, secretário de Segurança Públi-
ca de Jandira, comentou sobre os esforços do município: “Estamos empenhados em criar um ambiente seguro para todos os nossos cidadãos. Recentemente fizemos aquisição de novos armamentos, incluindo, pela primeira vez na história da cidade, importações para reforçar o armamento da GCM (Guarda Civil Municipal) com equipamentos de última geração, tornando-se a única guarda municipal do país que possui equipamentos equivalentes às forças estaduais”.
O gestor, na ocasião, reforçou que, atualmente, a GCM de Jandira conta com armas Glock calibre.40 (anteriores: pistolas Taurus calibre 380) e coletes balísticos nível 3A (anteriores: coletes nível 2A). “O resultado positivo no ranking de crimes por habitante reflete nossos investimentos em estratégias de segurança e na colaboração ativa entre as autoridades e a comunidade local. Posso afirmar que estamos trabalhando incansavelmente para construir um futuro ainda mais seguro para a nossa cidade”, completou.
A Prefeitura de Jandira tem adotado uma abordagem abrangente para garantir a segurança de seus moradores, por meio de planejamento, desenvolvimento e execução de medidas governamentais, investimentos em recursos para o policiamento local e promoção de iniciativas de conscientização da comunidade. A posição favorável da cidade no ranking é um indicativo do conjunto de empenho de todos os setores da população jandirense.
DICA CULTURAL
Uma jovem sereia faz um acordo com uma bruxa do mar para trocar sua bela voz por pernas humanas para que possa descobrir o mundo acima da água e impressionar um príncipe.
Cultura realizará 1º Fest Dance
As inscrições vão até o dia 27 de setembro
Jandira segue investindo no apoio e incentivo aos artistas locais e, especificamente neste ano, a Secretaria de Cultura está lançando o 1º festival de dança oficial do município.
Para realizar as inscrições, o artista, grupo ou coletivo deverá encaminhar um arquivo único em formato de PDF, contendo portfólio artístico, documentação e um link da coreografia para o se -
em rede nacional, a dupla agora lança um novo hit: “Tive Que Bater Palma’’.
guinte e-mail: edital.cultura@jandira. sp.gov.br. Para outras informações, basta acessar o Edital 06/2023/SMCT no site da prefeitura.
Xuxa, O Documentário
Esta série com 5 episódios retrata a trajetória da Xuxa Meneghel por meio de acervos exclusivos, entrevistas inéditas e reencontros. Ao longo do documentário, Xuxa fala sobre a falta de diversidade em seus shows, além da sexualização de mulheres e o impacto de seu programa para uma audiência que em sua maioria era negra.
11
Danilo e Davi já se apresentaram em Jandira
Estreou no streaming dia 6 de setembro