Take 45

Page 82

THE RED SHOES

Título nacional: Os Sapatos Vermelhos Realização: Michael Powell, Emeric Pressburger Elenco: Anton Walbrook, Marius Goring, Moira Shearer Ano: 1948

JOSÉ CARLOS MALTEZ

Michael Powell e Emeric Pressburger, que tantos filmes marcantes deram ao cinema inglês, criaram, com Os Sapatos Vermelhos, um musical um pouco diferente. Dedicado ao mundo do ballet clássico, Os Sapatos Vermelhos é um drama que inclui longas sequências de ballet, com história inspirada em Hans Christian Andersen, e na música original do compositor Brian Easdale (que escreveu uma verdadeira partitura de bailado).

nominais sapatos vermelhos (no seu caso, o ballet com esse nome), o caminho entre sucesso e desgraça. Mas o que mais se destaca em Os Sapatos Vermelhos é a lindíssima música de Easdale, e as sequências de dança, coreografadas por Robert Helpmann (que também tem um dos papéis). Nelas, somos levados a um palco de ballet que aos poucos ganha uma dimensão abstracta, retirando-nos de dentro do filme, numa multi-dimensionalidade, onde coreografia, cenografia e fotografia são sublimes.

Com argumento dos próprios realizadores, o filme faz uso de bailarinos profissionais, como é o caso de Moira Shearer, no papel de Vicky Page, a protagonista que quer muito dançar na companhia do russo Fermentov (Anton Walbrook). É lá que o compositor, e também novato, Julian Craster (Marius Goring), compõe o ballet que dá nome ao filme e lança a carreira de Vicky. Só que a paixão entre Vicky e Julian vai levar Fermentov ao ciúme, fazendo a bailarina ter de decidir entre amor ou carreira. Como a protagonista do conto de Andersen, também Vicky terá no seu desejo de dançar, nos

Além de Shearer e Helpmann o elenco inclui ainda os também bailarinos profissionais Ludmilla Tchérina e Léonide Massine, num filme que foi inspiração para os grandes musicais da MGM dos anos 50.

82


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.