Take 32

Page 70

DAYS OF THUNDER

Título nacional: Dias de Tempestade Realização: Tony Scott Elenco: Tom Cruise, Nicole Kidman, Robert Duvall

1990 CARLOS REIS

O acelerar dos motores. A febre das corridas NASCAR nos Estados Unidos da América. Tom Cruise no papel do jovem condutor Cole Trickle, cuja razão e coração se vêem superados constantemente pela necessidade intrínseca de vencer. Mas quando um brutal acidente quase termina com a carreira e vida de Cole, apenas a ajuda de uma belíssima médica (Nicole Kidman) e de uma estranha amizade fará com que Trickle consiga readquirir a força que necessita para voltar a competir, ganhar e amar. Realizado pelo britânico já falecido Tony Scott - com quem Tom Cruise tinha trabalhado uns anos antes em Top Gun - e com uma banda sonora electrizante do conceituado Hans Zimmer - que não resistiu, a pedido de Cruise, a um tema dos lendários Whitesnake -, Days of Thunder consegue convencer o mais fanático pela velocidade nas suas cenas de pista e, mesmo sem fugir aos caminhos comuns de qualquer romance desportivo, agarrar suficientemente o espectador a uma química de

ecrã irrepreensível entre Cruise e a então companheira Kidman. De resto, e mesmo estando longe daquele feeling irresistível de Ases Indomáveis, Dias de Tempestade entrega o que promete, sem inventar nem dramatizar em excesso, sabendo que o seu principal trunfo está no charme do seu protagonista num dos role-playing onde ele nunca perdoou, tanto na crítica como nas bilheteiras: o de underdog determinado a vencer contra tudo e contra todos. Seja num Pontiac Grand Prix, num Honda Accord ou num Ford Thunderbird, tudo verdadeiros clássicos do quase sexagenário Daytona 500.

“(...) consegue convencer o mais fanático pela velocidade (...)”

70


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.