Jornal conectados

Page 9

Sábado,30 de novembro de 2013

Entrando na Rede

Atualmente as redes sociais são febre no mundo digital, e atingem as mais diversas camadas sociais e culturais da população. São sistemas web para relacionamento e conhecimento entre pessoas. Podem ser de propósito geral ou para um público específico (músicos, médicos, pessoas solteiras, etc.). Com a popularidade, as redes sociais online foram ganhando mais funcionalidades, tornando a interatividade entre os usuários cada vez maior. As mais populares são Facebook, Twitter, Orkut, Instagram, Linkedin, Flickr e MySpaces. Desde sua origem, as redes sociais têm atraído milhões de usuários em todo o mundo, muitos destes integraram tais sites em suas rotinas diárias. Atualmente existem centenas de redes sociais online, com várias implementações tecnológicas diferentes, dando apoio a uma grande quantidade de práticas e interesses. Algumas se caracterizam por serem um canal de comunicação

de sites préexistentes . Outras ajudam pessoas a se conhecerem , baseadas nos interesses em comum das pessoas. Todos podem se relacionar livremente, pois não só existem redes sociais de âmbito geral, mas também aquelas destinadas à pessoas de um determinado país, raça, língua, religião ou interesses específicos. Os sites de rede social são baseados nos relacionamentos reais entre pessoas. Com isso, muitos destinamse à formação de redes online entre pessoas que já se conhecem pessoalmente e passa a exercer uma amizade virtual. Os amigos virtuais que já se conhecem na vida real, podem acessar os amigos em comuns, ou os amigos dos amigos e com isso é formada uma grande rede de relacionamento em cada um dos sites de rede social. Sites de redes sociais podem ser definidos como serviços, baseados na web, que permitem aos seus usuários: construir um perfil público ou semi-público em um sistema delimitado, que são as plataformas digitais, elaborar uma lista de amigos com quem eles compartilham uma conexão e ver e navegar pela sua lista de

conexões e pelas de outras pessoas. A natureza e a nomenclatura dessas conexões podem variar de acordo com o site. Apesar de os sites de rede social atuais implementarem uma série de funcionalidades, sua espinha dorsal consiste em perfil público para cada usuário que mostra seus dados e a lista de conexões dele. Após cadastrar-se em um site de rede social, é exibido um formulário ao usuário, com perguntas sobre ele. Seu perfil é formado a partir das suas respostas, que podem incluir idade, localização, interesses, uma foto e um texto autodescritivo. Depois que o usuário cria seu perfil, o próximo passo em um site de rede social é identificar os usuários já cadastrados que ele deseja ter como conexões. As nomenclaturas mais comuns para as conexões são "Amigos", "Contatos", "Fãs" ou "Seguidores". É comum os sites de rede social possuírem também álbum de fotos e uma área em que os usuários podem se comunicar através de mensagens de texto. Vale lembrar que sempre há riscos ao compartilhar dados nas redes, por isso, alguns sites de rede social adotaram níveis de privacidade. À partir daí, o compartilhamento de informações será estendido conforme a pretensão do usuário: uso profissional, pessoal, contatos e novas amizades ou até mesmo conhecer um novo amor.

Por Maria Clara Gerbasi

Bendito Facebook!!! Luíza Almeida estava em um dos tours virtuais que costuma fazer nas noites de domingo no Facebook, quando viu na lista de um amigo em comum o perfil de Jonas Ribeiro. Atraída pela beleza do garoto, resolveu adicioná-lo e mandar uma mensagem particular fingindo que estava lembrando de que foram apresentados na festa de casamento desse amigo em comum, o Edu, que por sua vez estava recém-casado. "Logo que vi o perfil do Jonas senti algo de especial, e resolvi apostar as minhas fichas!" conta Luíza. Ao receber a mensagem, Jonas percebeu logo que havia algum interesse da parte de Luíza, pois, por motivos profissionais, não esteve presente no casamento de Edu, mas respondeu à cantada dizendo que lembrava-se dela e prolongando o assunto. "Na mesma hora liguei para o Edu e perguntei de onde ele conhecia a Luíza. E ele me deu ótimas informações sobre ela, e decidi investir" conta Jonas sorridente. Por ironia do destino, Luíza e Jonas descobriram entre as conversas virtuais que, além da afinidade, moravam na mesma rua, o que facilitou ainda mais o encontro real. Logo surgiu uma paixão bilateral, que desencadeou um relacionamento sólido que já dura 3 anos e rendeu uma aliança de noivado. Hoje, Luíza confessa feliz: "Sempre tive medo de relacionamentos virtuais, mas, como tivemos o intermédio de um amigo em comum que nos ajudou e agora estamos a poucos passos do nosso casamento!" Uma história com final feliz, graças à tecnologia das redes sociais!

Conectados - A sua conexão com a informação

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.