"CIIT: Centro de Incubação e Inovação Tecnológica" TFG Taís Mascia 2018 | UNICAMP

Page 1

CIIT: CENTRO DE INCUBAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA.

LOCALIZAÇÃO

CAMPINAS - SP

O Brasil como um todo está passando por um processo de valorização na inserção da inovação tecnológica nas industrias e empresas, e podemos ver isto na criação de diversas políticas públicas, organizações de gestão e na utilização de ferramentas de base tecnológica no uso do cotidiano da sociedade. A cidade de Campinas sedia um dos maiores sistemas de suporte ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica da América Latina. Campinas é ainda responsável por 15% da produção de tecnologia do país. Isto é possível pela existência de incentivos oriundos das inúmeras pesquisas realizadas nas universidades que são aperfeiçoadas e aplicadas pelas empresas de base tecnológica. A cidade de Campinas possui um enorme potencial para os projetos de base tecnológica, o qual deverá promover um ambiente de alta qualidade urbanística e ambiental, graças a sua disponibilidade de áreas verdes e espaços livres, e da mescla dos usos.

PLANO URBANO JAIME LERNER

O CONCEITO O conceito do projeto arquitetônico da incubadora vem da criação de um apoio para acompanhar o caminho de inovação da empresa incubada. Esse apoio e esse caminho guiado se desdobra a partir da forma que um computador funciona e a sua relação com as conexões. O caminho das ideias no espaço é iniciado na placa de rede, transportado para dentro da placa mãe, onde há o processamento das ideias, apoio da memória RAM, do hard drive e do cooler. Por fim, quando as ideias estão processadas, estas podem ser transportadas novamente à placa de rede, onde serão divulgadas e utilizadas pelas pessoas externas à incubação, representando assim, a sociedade. Hardware é a estrutura física da incubadora, é flexível e pode ser montada e expansível de acordo com a sua necessidade. Software é a estrutura lógica da incubadora, representa as instruções para que uma empresa (máquina) possa trabalhar dentro da incubadora, este são as pessoas compartilhando as informações. A junção dos dois criam os espaços de inovação.

PROGRAMA ARQUITETÔNICO

ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA = 10.847 M² ÁREA TOTAL DO TERRENO = 14.513,5 M² PÚBLICO ALVO = Startups de Software, Hardware e Consultoria. EDIFÍCIO= Escritórios para Startups, Salas para Eventos, Auditório, Restaurante, Cafeteria, Terraço para Festas.

Perspectiva do Edifício

1 11 BANCA FINAL TFG 2018

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

CENTRO DE INCUBAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ALUNA TAÍS MASCIA 154334

ORIENTADORA PROFa. DRa. VANESSA GOMES


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.