frankenstein em quadrinhos

Page 1

num exercício formidável de exploração das fronteiras da imaginação, encontra em Taisa Borges uma intérprete especial. Nesta versão de Frankenstein em quadrinhos, Taisa capta, com seu esmerado traço, a angústia do criador frente à sua criatura, a angústia da criatura frente à sua solidão, a angústia gerada na fricção entre natureza e cultura.

em quadrinhos de Mary Shelley

por Taisa Borges

A fabulosa história surgiu na mente da escritora inglesa Mary Shelley, então com apenas 19 anos, enquanto passava férias na Suíça ao lado de seu futuro marido, o poeta Percy Shelley, e de outros amigos escritores. Enfrentando um mau tempo atípico causado pela erupção de um vulcão, o grupo pôs-se a contar histórias de terror uns para os outros a convite de Lord Byron. Do encontro surgiu o embrião de Frankenstein: ou o moderno Prometeu, publicado dois anos depois. O romance de Mary Shelley tornou-se extremamente popular, com inúmeras adaptações para o teatro, o cinema, a TV e a HQ. Nesta versão em quadrinhos da Editora Peirópolis, a artista plástica e ilustradora Taisa Borges apresenta seu olhar sobre a obra, buscando alcançar em imagens toda a delicadeza e profundidade dos temas que atravessam a história e que ainda hoje ecoam na cultura, como as contradições que envolvem o desenvolvimento da ciência frente aos mistérios da natureza, o desejo de realizações grandiosas em contraponto ao sossego da vida doméstica, a dificuldade de o homem exercer uma conduta acolhedora frente a um outro radicalmente diferente.

POR TAISA BORGES

Frank_HQ_revisado.indd 1

concebeu a extraordinária história do Dr. Frankenstein,

EM QUADRINHOS

Taisa Borges é artista plástica com formação na Beaux-Arts, de Paris, e no Studio Berçot, escola de pesquisa e criação em estilismo. É autora de quatro livros de imagem que fazem releituras de contos de fadas: João e Maria, A bela adormecida e O rouxinol e o imperador, prêmio “Melhor Livro de Imagens de 2005” pela FNLIJ. Todos eles compõem a coleção Livro de Imagem da Editora Peirópolis, que publicou também A borboleta, de sua autoria. Taisa ainda empresta o seu traço para ilustrar obras de diversos autores contemporâneos, entre eles José Arrabal e Elias José. Frankenstein em quadrinhos é a sua estreia no universo da HQ.

O talento precoce da inglesa Mary Shelley, que aos 19 anos

FRANKENSTEIN

Mary Shelley nasceu em 1797, em Londres, e era filha de uma das precursoras do feminismo militante – Mary Woolstonecraft –, que morreu apenas dez dias após o nascimento da menina. Foi criada pelo pai, William Godwin, renomado filósofo de inspiração iluminista. Casou-se aos 19 anos com o poeta Percy Bysshe Shelley, após sua mulher ter se suicidado. Com uma vida repleta de desilusões, que incluem a perda prematura de três dos quatro filhos que teve com Shelley e do próprio marido com apenas 30 anos, sua história já seria assunto para uma grande obra romântica. Embora muito reclusa e reticente em falar de sua vida pessoal, tornou-se conhecida como escritora – logo após publicar Frankenstein, seu primeiro e mais famoso romance, em 1818, aos 21 anos de idade. Mary Shelley morreu de um tumor cerebral, em sua cidade natal, em 1851, aos 54 anos.

Nós, habitantes do veloz século XXI, acostumados a ver a ciência se aproximar dos mais impensáveis cenários da ficção científica, muitas vezes perdemos de vista a origem das coisas mais básicas. Que dizer, então, da gênese de uma obra de arte ou de um personagem como a criatura do Dr. Frankenstein?

Certamente Mary Shelley ficaria feliz ao conhecer a leitura de Taisa Borges para seu grande clássico.

tradução Mário Martins de Carvalho

2/16/12 5:52 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
frankenstein em quadrinhos by Taisa Borges - Issuu