Tabloide Nacional - Ano 2 - Edição 22 (RJ)

Page 1

Tabloide Nacional

Justiça nega recurso do MPRJ e rejeita denúncia contra policiais

Desembargadores entenderam que houve legítima defesa dos policiais na ação que deixou 28 mortos no Jacarezinho

REDAÇÃO BBC

A7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça rejeitou o recurso do Ministério Público do Rio (MPRJ) e manteve a decisão de junho de 2022 que rejeitou a denúncia contra dois policiais civis por duas supostas execuções na operação que terminou com 28 mortos no Jacarezinho, em maio de 2021. O MPRJ não deve recorrer da decisão.

Os promotores tinham acusado os policiais Amaury Godoy Mafra e Alexandre Moura de Souza de execução, além de fraude processual e de forjar o cenário do crime.

Os dois mortos citados na denúncia são Richard Gabriel da Silva Ferreira e Isaac Pinheiro de Oliveira.

De acordo com a decisão do desembargador André Ricardo Ramos, relator do processo, não há elementos suficientes para provar que as denúncias contra os policiais procedem.

Segundo a decisão, Isaac e Richard foram socorridos com vida, e os policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core),

da Polícia Civil, permaneceram no local até a chegada da perícia da Delegacia de Homicídios.

Após análise de peritos, não foram encontrados sinais de tiro a curta distância ou à queima-roupa contra os dois suspeitos mortos.

“Verifica-se a ocorrência de legítima defesa, por agressão iminente, com risco à vida dos recorridos, não se vislumbrando nenhum indício de dolo injustificado e específico de matar”, avalia o desembargador na decisão.

Agora, apenas uma das investigações das mortes no Jacarezinho segue na Justiça: a da morte de Omar Pereira da Silva.

Os policiais Douglas de Lucena Peixoto Siqueira e Anderson Silveira Pereira, lotados na Core, tiveram um depoimento na Justiça adiado. Ainda não foi marcada uma nova data. Os depoimentos de testemunhas de defesa e acusação já terminaram.

Um áudio que foi apresentado na denúncia do MP teria gravado o momento da execução de Richard e Isaac. No entanto,

28 pessoas morreram na ação que ocorreu no Jacarezinho

assim como na Justiça do Rio, a Câmara Criminal fez críticas à utilização do material pelo Ministério Público, e sugeriu que a prova é ilegal.

“Nada se sabe sobre esse áudio. Como foi colhido? Com um celular? Por quem? Onde? Quando? Em que dia? Que horas? Em que situação? Como foi transportado? Foi manipulado, modificado, editado? Ou era original? Como chegou à Defensoria Pública? Note-se que não há sequer um laudo oficial esclarecendo tais aspectos”, pontuou.

OAB

AOrdem dos Advogados do Brasil, seção do Estado do Rio de Janeiro (OAB-RJ), manifestou uma grande preocupação com o resultado da operação policial no Jacarezinho. Segundo a entidade, o número de vítimas coloca essa ação policial entre as mais letais da história do estado.

A OAB-RJ, disse em nota que operações de enfrentamento ao crime organizado são necessárias, mas devem ser feitas com inteligência e planejamento. “Salientamos que o norte permanente da atuação das forças de segurança deve ser a preservação de vidas, inclusive a dos próprios policiais”, diz a entidade.

Foto: Divulgação
SÁBADO, 27 DE MAIO DE 2023 | ANO II | NÚMERO 22 | EDIÇÃO NACIONAL| WWW.TABLOIDENACIONAL.COM.BR
Foto: Divulgação

Transporte público gratuito não favoreceu vitória

de Lula

VICTOR OLIVEIRA, REDAÇÃO

O Instituto de Pesquisa

Econômica Aplicada (Ipea) realizou a primeira avaliação sobre o efeito do passe livre na eleição de 2022 e concluiu que a gratuidade não teve impacto sobre o comparecimento dos eleitores às urnas, nem sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais: Tarifa zero, uma conquista necessária

A política de isenção de tarifa no transporte público foi adotada por 82 municípios brasileiros no primeiro turno. Já no segundo turno, mais 297 cidades adotaram a prática, totalizando 75,8 milhões (48,7%) de eleitores com acesso ao transporte público gratuito. A pesquisa completa pode ser acessada no site do Ipea.

Para os pesquisadores, a redução dos custos com transporte pode melhorar o acesso aos locais de votação, mas, sozinha, não aumenta a participação no processo eleitoral. A análise mostrou que a adoção do passe livre não teve efeito na parcela de votos recebido por cada candidato, apesar da competição eleitoral bastante acirrada (com diferença de votos de 1,8 ponto percentual).

Os autores avaliaram seções com diferentes proporções de eleitores com baixa escolaridade, ou que ficam localizadas em áreas mais remotas. Ainda assim, o estudo verificou que a participação no pleito não foi influenciada pela política do passe livre, independente do nível socioeconômico dos eleitores.

No entanto, a pesquisa apontou que a política do passe livre nas eleições teve importante impacto sobre os níveis de mobilidade no dia da votação. O primeiro e o segundo turnos da eleição de 2022 foram realizados aos domingos (2 e 30 de outubro).

Houve aumento de mobilidade em áreas de parques (17,7%), supermercados e farmácias (7,2%) e áreas de comércio (varejo) e recreação (5,0%). Segundo a pesquisa, o resultado indica que os eleitores podem ter aproveitado o passe livre para realizar outras atividades além de votar no dia da eleição.

O estudo, intitulado “Transporte Público Gratuito e Participação Eleitoral”, é assinado pelos pesquisadores Rafael Pereira, do Ipea; Renato Vieira, professor da USP; Fernando Bizzarro, doutorando na Universidade de Harvard; Rogério Barbosa, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Ricardo Dahis, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foto: Reprodução

Governo do Estado lança concurso para 2 mil novos soldados da Polícia Militar

KAKO VASCONCELOS, REDAÇÃO

As regras para a realização do concurso de 2023 para ingresso de 2 mil novos soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro estão definidas. Conforme consta no edital, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta sexta-feira (26/5), as inscrições estarão abertas de 14 de junho a 12 de julho próximos para candidatos na faixa etária entre 18 e 32 anos, sendo 10% das vagas destinadas às mulheres.

O concurso para soldados da Polícia Militar de 2023 é o primeiro promovido pela corporação depois de quase dez anos. O último processo seletivo foi realizado em 2014, quando mais de 105 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 6 mil vagas. A demora para a incorporação de todos os apro-

vados ocorreu em função da grave crise econômica e financeira enfrentada pelo estado, sobretudo na segunda metade da década passada, e, mais recentemente, da pandemia de Covid-19.

- A realização desse concurso representa uma grande vitória para toda a sociedade fluminense. Conseguimos recolocar o nosso estado no caminho do desenvolvimento econômico e social. Estamos agora em condições de formar novas turmas de policiais para recompor o efetivo das forças de segurança de forma regular e planejada. Fizemos um grande investimento na reestruturação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que, agora, está em melhores condições de formar os futuros policiais militares. - ressalta o governador Cláudio Castro.

Alerj aprova projeto de lei para estado do RJ renegociar redução de juros da dívida com a União

REDAÇÃO

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) autorizou o governo estadual a renegociar a redução dos encargos nos contratos de dívidas do Poder Executivo com a União. O Projeto de Lei 2.083/20, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD), foi aprovado em primeira discussão na última quinta-feira (18). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

Leia mais: Servidores são prejudicados em adesão do RJ a regime de recuperação fiscal, dizem deputados

O limite de idade considera 32 anos, 11 meses e 29 dias até 14 de junho de 2023

Hoje, após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, o salário bruto inicial da carreira de policial militar do Rio de Janeiro é de R$ 5.233,88. Depois de inscritos, os candidatos passarão por nove etapas previstas pelo regulamento do concurso. Os aprovados deverão se apresentar em data ainda a ser marcada na Diretoria

de Recrutamento e Seleção de Pessoal (DRSP) para, em seguida, ingressarem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap).

- Além da formação operacional, no Cfap os alunos terão acesso a uma grade curricular teórica abordando temas fundamentais para a realidade atual, como legislação penal e civil, direitos humanos, violência contra mulher e uma gama de conceitos sobre polícia de proximidade - explica o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Saiba como fazer a inscrição

A partir de 14 de junho, os interessados poderão se inscrever pela internet, acessando o site www.ibade.org.br.

O projeto permite que a negociação seja feita dentro do acordado pelos estados do Consórcio Sul-Sudeste (COSUD), do qual o Rio faz parte.

Segundo a medida, o governo do estado ganha a prerrogativa de negociar o alongamento do pagamento da dívida, rever a incidência de juros que não tenham sido anuais e, principalmente, reduzir a taxa de juros do serviço da dívida para que não seja superior ao crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos últimos 25 anos - entre 1998 e 2022.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023
2 GIRO DE NOTÍCIAS
POLÍTICA
Foto: Reprodução

Diretor da PRF desculpapedepor morte de Genivaldo de Jesus

AGENCIA BRASIL, BRASÍLIA

O diretor-geral da Polícia

Rodoviária Federal, Fernando Oliveira, pediu desculpas nesta quinta-feira (25) à família de Genivaldo de Jesus, morto, há um ano, durante abordagem de policiais rodoviários, em Sergipe.

Genivaldo não resistiu à abordagem policial, quando foi trancado em uma viatura, utilizada como uma espécie de câmara de gás.

Os três policiais envolvidos estão presos e respondem por tortura e homicídio triplamente qualificado. Oliveira classificou a morte como um “fato traumático”.

“O fato é dramático para a instituição. O fato é mais dramático ainda para a família. Por isso, eu externei a minha consternação, a minha solidariedade à família e fiz o pedido formal de desculpa a família. E é um evento que nós não queremos ver se repetir”, disse.

O pedido de desculpas aconteceu durante a apresentação do projeto do uso de câmeras corporais em uniformes policiais da PRF, apresentado nesta quinta-feira (25).

O Projeto Estratégico Bodycams prevê que a partir de abril de 2024 cerca de 6 mil agentes utilizem os equipamentos, aproximadamente metade da força policial. Os testes práticos começam em novembro, no projeto coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Refugiados enfrentam desafios e preconceitos ao se instalar no Brasil

Caso Genivaldo

Em abril, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão dos dois policiais rodoviários federais acusados pela morte de Genivaldo de Jesus Santos por asfixiamento em uma viatura da corporação, em maio de 2022.

Os ministros da Sexta Turma do tribunal decidiram manter a prisão preventiva por entenderam que os policiais agiram com força desproporcional e contrariamente às normas internas. Além disso, os magistrados consideraram que a vítima tinha

problemas mentais e não ofereceu resistência à abordagem.

Em janeiro, a Justiça de Sergipe determinou que os agentes da PRF envolvidos no caso sejam submetidos a júri popular pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado.

Ação

Imagens veiculadas na internet mostram a ação policial que deixou a vítima presa em uma viatura esfumaçada. O homem se debate com as pernas para fora enquanto um policial

rodoviário mantém a tampa do porta-malas abaixada, impedindo o homem de sair ou respirar. Genilvado teria sido parado pelos agentes por trafegar de moto sem capacete.

A PRF realizou simulação de abordagem com a utilização das câmeras corporais, apresentando os equipamentos para o trabalho diário dos policiais durante o evento. A previsão é que os testes com os equipamentos comecem no fim deste ano.

Os estudos acompanhados pela Coordenação Geral de Gestão Estratégica Começaram em março deste ano.

Para avaliar a eficácia e a possibilidade de uso das câmeras nos uniformes dos policiais que atuam nas rodovias, a PRF formou grupo de trabalho composto por 16 policiais rodoviários federais.

A angolana Nianga Lucau, o congolês Serge Makanzu e o senegalês Pape Babou Seck, embora sejam de diferentes países da África, têm em comum uma constatação: ao chegar ao Brasil, os africanos são chamados de angolanos, independentemente de seus países de origem. Para os três, isso mostra a falta de conhecimento sobre o continente africano, não só no Brasil, mas em outros países também. Ainda hoje há pessoas que acham que a África é um país”, disse Nianga na roda de conversa Vida Refugiada: A riqueza cultural das tradições africanas no Brasil, no primeiro dos quatro dias da 11ª edição Festival Back2Black, no Armazém da Utopia, no Boulevard Olímpico, região portuária do Rio, que começou nesta quinta-feira (25) e termina no próximo domingo. É um evento cultural dissemina a cultura negra e as origens africanas.

O jornalista e escritor, Tom Farias, que mediou a roda de conversa, explicou que das 38 mil viagens registradas até hoje de pessoas escravizadas trazidas de África para o Brasil a maior parte era de pessoas de origem em Angola, o que talvez explique o fator de identificar os africanos como angolanos. “80% de todas essas vieram de pessoas de Angola no período colonial. Então, acho que essa confusão também perpassa por isso, de ser massivamente de angolanos”, afirmou.

Chegada

Há 32 anos, Nianga veio ao Brasil com a família, que fugia de conflitos em Angola. Na época, tinha 9 anos. Aqui se formou em designer na área da Moda e, atualmente, faz mestrado na área de Antropologia na Universidade Federal Fluminense (UFF),em Niterói.

Serge é artista plástico está no Brasil desde 2016. Atualmente, trabalha na equipe de atendimento do Museu do Amanhã, na região portuária do Rio. Ele chegou ao país como refugiado político.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023 3 FOLHA NACIONAL
Em conversa com jornalistas, ele classificou o acontecimento como “dramático”
BRASIL EM DESTAQUE
Foto: Reprodução/internet

mais

Iguinho e Lulinha disponibilizam novo CD “Eu Falei

Forró Vol.3”

ABC BRASIL, JORNALISMO

Depois de uma série de lançamentos que esquentaram e preparam os fãs nas últimas semanas para a grande novidade, Iguinho e Lulinha disponibilizam, agora por completo, o novo CD da carreira. Intitulado “Eu Falei Forró Vol.3”, o projeto conta com dezessete faixas, sendo sete inéditas e dez regravações, incluindo três medleys.

As canções ficaram disponíveis às 19h de quinta-feira (25) na Sua Música, plataforma na qual também receberá, de forma exclusiva, sete faixas bônus do projeto.

Seguindo o cronograma, chegam no Youtube, TikTok e Instagram e por fim na próxima quinta-feira (01) serão lançadas nas demais plataformas à meianoite.

Escolhida a dedo para ser a faixa foco do CD, “Sinal”, com-

posta por Sandrinha Santana, traz um tema romântico compartilhando os sentimentos de saudade, paixão e distância de um amor passado: “Tô sentindo saudade de falar de nós / Ainda sinto o cheiro do seu perfume / O telefone toca, eu penso que é você / Mas vejo que é engano e eu não quero atender”.

O projeto entrega uma seleção de músicas de forró de vaquejada, com direito a batidas fortes, instrumentos tradicionais e muito ritmo, e promete ser o mais novo sucesso de uma das maiores duplas do nicho.

“Estamos muito animados. O público e os fãs receberam as primeiras faixas desse projeto de braços abertos e isso não tem preço. Esperamos que todos aproveitem, dancem e cantem bastante porque tem muita música boa!”, compartilha Iguinho. “Cada lançamento é um desafio novo pra gente. Fizemos regravações e medleys com faixas que amamos, mas também pensamos

nas inéditas. Tudo foi pensado pra trazer o melhor do forró pra todos que nos acompanham e não podia ter ficado melhor”, finaliza Lulinha.

Os primeiros lançamentos, “Origem de Matuto”, “Serenata”, versão em colaboração com Marcynho Sensação, “Amar Sem Parar” e “Só Vai Dar Eu”, já ultrapassam 2.9 milhões de streams somados nas plataformas e se encontram em alta nas redes sociais com mais de 15 milhões de visualizações.

Agora, as tão aguardadas faixas, como “Eu Sem Ela”, em colaboração com o cantor Renno, “Rave Vaquejada” e “Quero Seu Amor”, são as novas apostas para os amantes de forró de todo o país.

Breno e

Caio Cesar

anunciam gravação de novo projeto audiovisual

VICTOR OLIVEIRA, JORNALISMO

A Dupla Breno e Caio Cesar anunciou na tarde da última sexta-feira (26), a gravação de um novo audiovisual.

A dupla que após um período distante da mídia e sem lançar novos trabalhos, volta para a estrada com um novo trabalho que contará com muitas participações especiais.

O Registro ocorrerá na cidade de Santana de Parnaíba no próximo dia 6 de junho, e ao que tudo indica, contará apenas com amigos e convidados.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023 4 POR TODO BRASIL MÚSICA
Com
de dezessete músicas,
Foto: Divulgação Foto: Reprodução

Arquivo X - fatos sobre a série que você não sabia

ABC BRASIL, JORNALISMO

Quando Arquivo X desembarcou na TV em 1993, ninguém poderia prever o quão importante a série seria para uma geração inteira de jovens sedentos por mistérios. O que começou com uma pequena base de fãs logo se tornou um dos maiores cultos da cultura pop, deixando um legado importantíssimo para o gênero de ficção científica.

É até difícil imaginar isso, mas na época a Entertainment Weekly apelidou a série Arquivo X de “um caso perdido” e disse que o programa estava fadado ao cancelamento logo em sua 2ª temporada. No entanto, a série sobreviveu e ganhou fôlego para se tornar a produção mais longeva de ficção científica até hoje.

A série conquistou mais de 50 milhões de espectadores pelo mundo inteiro e teve uma 11ª temporada produzida 23 anos depois de sua primeira exibição. Agora, Arquivo X chega na Ama-

zon Prime prometendo levar sua grande massa de fãs ao serviço de streaming.

Enquanto isso, você pode curtir nossa lista de coisas que provavelmente você não sabia sobre Arquivo X. A verdade está aqui:

Chris Carter teve a ideia de Arquivo X a partir de um relatório sobre abduções alienígenas

O criador do programa, Chris Carter, teve a ideia de fazer a série Arquivo X depois de ler um relatório do professor de Harvard, John E. Mack, um psiquiatra e uma das principais autoridades sobre os efeitos de abduções alienígenas.

Carter mostrou sua ideia para Fox pouco tempo depois, e após alguns solavancos ao longo do caminho, Arquivo X nasceu.

Sobre os sequestros alienígenas e por que ele achava que isso seria uma premissa tão grande para uma série de TV, Carter disse: “Todo mundo quer ouvir essa

história. A abdução é equivalente a uma experiência religiosa”.

Os programas de TV fizeram sucesso com elementos de suspense e mistério também influenciaram Carter no de Arquivo X, como a série Moonlighting, aqui traduzido para A Gata e o Rato, no final dos anos 80, e que, embora não apresentasse alienígenas, tinha uma relação ambígua bem semelhante entre seus protagonistas masculinos e femininos.

Outra produção foi Kolchak:

E os Demônios da Noite. A série conta a história de um repórter de Chicago que investiga crimes com antecedentes bem misteriosos e paranormais. Outros exemplos incluem a clássica série sobrenatural The Twilight Zone , que tinha um formato de antologia de monstros, com uma moral ao fim de cada episódio, bem como a série misteriosa Alfred Hitchcock Presents.

Na vida real, Scully é a crente e Mulder é o cético

Ao criar a dupla que investiga os mistérios em Arquivo X, Carter tomou de fazer Mulder o cara que crê em absolutamente tudo e Scully a cética que não acredita em nada.

Na realidade, as coisas não poderiam ser mais diferentes, com David Duchovny sendo uma pessoa que não acredita em absolutamente nada Gillian Anderson aquela que sabe de todas as teorias alienígenas possíveis.

Em uma entrevista de 1994 à Entertainment Weekly, Anderson confessou: “A psicocinese me atrai. Eu adoro essas coisas. Devido ao grau em que o universo é obviamente imenso, o pen-

samento de que somos o único planeta com seres vivos não faz o mínimo sentido. Isso não significa necessariamente que existem alienígenas, lógico, mas poderia haver”.

Por outro lado, Duchovny luta seriamente com a idéia de vida alienígena, dizendo ao apresentador James Corden, no Late Show: “Lembro que costumava tentar responder mensagens de fãs e havia histórias que as pessoas me contavam sobre ser abduzido e tal. Elas só me deixam mais triste. Eu não acredito que esse é um problema que iremos lidar”.

Scully foi inspirada em Clarice Starling de O Silêncio dos Inocentes

A principal influência de Carter para o personagem de Scully na série Arquivo X foi Clarice Starling, do thriller psicológico de 1991 O Silêncio dos Inocentes.

Enquanto participava de uma sessão de perguntas e respostas no Museu Nacional de História Americana, onde o autor da série doou vários figurinos e adereços de sua criação, ele disse: “Silêncio dos Inocentes foi sim uma inspiração para Arquivo X. As referências estão por aí, em Scully e seus cabelos ruivos, as trilhas sonoras e alguma coisa de direção de arte“.

Outras semelhanças também podem ser vistas nas aparências dos personagens, como estilo de roupas e linguagem corporal.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023 5
ABC BRASIL DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou oficinas de artes cênicas para crianças de Nova Iguaçu

Ação aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio e aproximou crianças da música e teatro

O Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” realizou, entre os dias 22 e 26 de maio, a entrega de estruturas e oficinas de artes cênicas em escolas públicas de Nova Iguaçu (RJ), que foram desenvolvidos para incentivar a prática das artes cênicas entre as crianças.

As cinco escolas participantes do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” receberam oficinas com o objetivo de aproximar as crianças da música, do teatro, da criação e da adaptação de sinopses e roteiros para aflorar a criatividade. Além das oficinas, as crianças tiveram acesso aos armarinhos, repletos de livros, brinquedos, jogos e cenários, e apresentações de teatro e fantoches. Em Nova Iguaçu, a ação contemplou 2071 crianças.

“O armarinho é um suspiro de esperança, alegria que faz o dia a dia das crianças mais encantador” Livia Feltre – Arte educadora e atriz.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da NTS.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:

Escola Municipal “Profª Irene da Silva Oliveira”, Escola Municipal “Adrianapólis”, Escola Municipal “Campo Alegre”, Escola Municipal “Profª Enilza Barros dos S. Chiconelli”, Escola Municipal “América Xavier da Silveira”

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela NTS. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Sobre a NTS: A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A - NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto BolíviaBrasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. Respeito ao meio ambiente e à vida é um valor inegociável da NTS. Esta responsabilidade é transversal a toda a companhia, desde a manutenção das operações, até o desenvolvimento de novas atividades. As ações da NTS respeitam rigorosos padrões de segurança, mitigam externalidades ambientais e potencializam benefícios sociais inerentes às suas atividades. Por isso, a cada empreendimento, estudos e programas são desenvolvidos para identificar e avaliar impactos nas comunidades, fauna e flora, solo, recursos hídricos e no ar. Além disso, são propostas medidas para eliminar, minimizar ou compensar impactos negativos. A integração do empreendimento à localidade é uma premissa vital da empresa.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023 6
CULTURA TEATRO, CINEMA, REGIÕES
Foto: Luis Carlos Lobo Foto: Luis Carlos Lobo

Olaria visita o Araruama de olho na liderança da Série A2 do Campeonato Carioca

ABC BRASIL, JORNALISMO

A vitória por 1 a 0 diante do América, pela segunda rodada do Campeonato Carioca A2, colocou o Olaria na quarta colocação da competição, com quatro pontos.

Mais que isso, o resultado positivo dentro de casa posicionou a equipe entre os favoritos na busca pelo acesso. Desse jeito, o time se prepara visando uma partida de alto nível diante do Araruama, que também vem de vitória.

O meia PH, líder em números na marcação e peça muito importante na criação das jogadas, destacou que o time ainda vai evoluir dentro da competição.

- Gostei do meu desempenho, fico feliz pelo bom momento. Foi um jogo difícil, não foi uma das nossas melhores partidas, mas tivemos muita vontade, conseguimos conquistar os 3 pontos

que queríamos, Podemos mais. Pôr em prática tudo que o Palinha nos pede, e nos prepara pra fazer, precisamos melhorar a cada jogo e vamos melhorardestacou o jogador.

Após duas rodadas na Taça Santos Dumont Americano, Sampaio Corrêa, Araruama, Gonçalense, Olaria e Maricá dividem a ponta da tabela com quatro pontos.

Uma vitória fora de casa pode isolar o azulão da rua Bariri na liderança. Se, por um lado, o time de Palinha Olivério teve uma semana livre para trabalhar, o Araruama vem de jogo no meio de semana, quando bateu o Resende por 2 a 1 fora de casa.

- Sabemos que vai ser mais um jogo difícil, mas estamos focados pra ir lá brigar e buscar esses 3 pontos.

Nosso grupo não pensa que somos favoritos, para nós favoritismo não ganha jogo, nem

campeonato, pra gente cada jogo é uma final, só nisso que pensamos - encerrou PH.

O Olaria volta a campo no sábado quando encara o Araruama pela terceira rodada da Taça Santos Dumont, em Saquarema.

Olaria Atlético Clube, também conhecido pela forma reduzida Olaria, é uma tradicional agremiação poliesportiva e clube de futebol profissional da cidade do Rio de Janeiro.

Localizada no bairro de Olaria, Zona da Leopoldina, região histórica e mais antiga da Zona Norte, tendo sido fundada em 1 de julho de 1915, chegando ao centenário em 2015.

Seu estádio é o Antônio Mourão Vieira Filho, conhecido como “Rua Bariri”, e atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

Flamengo usará patch especial para apoiar causa antirracista após caso Vini Jr.

ABC BRASIL, JORNALISMO

Clube que formou Vinicius Jr., o Flamengo terá uma ação neste final de semana para demonstrar apoio ao jovem depois do último caso de ofensas racistas sofrida no último domingo (21) em partida do Real Madrid.

Em parceria com a patrocinadora Mercado Livre, o clube estampará em seus uniformes um patch especial da causa antirracista nas partidas dos times

feminino e masculino. No sábado (27), às 18h30 (de Brasília), o time masculino também estampará o selo em seu uniforme na partida contra o Cruzeiro no Maracanã.

“Como patrocinadores e parceiros de um dos maiores clubes de futebol feminino e masculino do mundo, o Mercado Livre quer engajar qualquer pessoa nesta luta pela igualdade racial.

O patch que vai estampar as camisas dos times feminino e masculino também será enviado e disponibilizado gratuitamente para os usuários da plataforma no Brasil, nos próximos dias”, afirma o comunicado da patrocinadora.

lém disso, contra o Cruzeiro, a camisa terá a frase “Todos com Vini Jr.” no lugar do patrocinador master, espaço cedido pelo banco BRB.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023 7 ESPORTES TIMES E DESTAQUES
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 27 DE MAIO DE 2023 8 GAMES E TIRINHAS Edição Rio de Janeiro
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.