Tabloide Nacional - Ano 2 - Edição 19

Page 1

Tabloide Nacional

Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação

Presidente defendeu amplo diálogo com parlamentares de todos partidos

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, que o governo precisa atuar em cada votação de medidas importantes para obter o apoio do Congresso Nacional. A afirmação foi feita durante lançamento do programa para ampliar as escolas em tempo integral.

“Tem gente que pergunta quantos deputados eu tenho na minha base. Eu digo que tenho 513 deputados e 81 senadores, e eles serão testados em cada votação. Cada votação você tem que conversar com todos os deputados. Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, do jeito que o governo quer. O deputado pode pensar diferente, pode querer fazer uma emenda, querer mudar um artigo, e nós temos que entender que isso faz parte do jogo democrático. Não é o Congresso que precisa do governo. Do jeito que está a Constituição brasileira, é o governo que precisa do Congresso”, afirmou Lula.

Sem uma base parlamentar claramente consolidada no

Congresso Nacional, o governo federal tem enfrentado dificuldades para aprovar projetos importantes. Na semana passada, por exemplo, a Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspendeu trechos de decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de regulamentação do novo marco do saneamento básico. O texto ainda será analisado pelo Senado. Há ainda outras medidas provisórias tramitando no Parlamento, incluindo a da reorganização do governo, da retomada do Bolsa Família e do programa Mais Médicos, entre

outras.

Em seu discurso no Ceará, Lula ponderou que seu partido, o PT, só conta com 69 deputados federais. E como cada votação importante na Câmara dos Deputados exige o voto favorável de 257 parlamentares, ele precisa conversar com pelo menos 200 congressistas. “Essa MP que assinei aqui [das escolas em tempo integral], ela tem que ser votada. Eu tenho que conversar com quem gosta de mim e com quem não gosta de mim. Quando você não está no governo, você tem partido, você acha. Quando

você tá no governo, ou você faz, ou não faz. Por isso, a relação precisa ser civilizada”, destacou.

que “cultura não é gasto”

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, na última quinta-feira (11), a destinação de recursos para o setor cultural e afirmou que “cultura não é gasto”. A declaração aconteceu em Salvador, na Bahia, durante a cerimônia de assinatura do decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo.

“Os ignorantes deste país pre-

cisam aprender que cultura não é gasto, que cultura não é pornografia, que cultura não é uma coisa menor. Cultura significa emprego, significa milhões de oportunidades para a gente que precisa comer. Portanto, ignorantes, fiquem sabendo: a cultura voltou”, afirmou o presidente.

A lei prevê a destinação de R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional

de Cultura (FNC) a Estados e municípios para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus.

Durante sua fala, Lula também fez críticas ao último governo. “O assassinato que eles fizeram com a cultura é porque a cultura pode ajudar o povo a fazer a revolução”, disse.

Queda da Barreira Lula defendeu a sua decisão de retirar as grades do entorno do Palácio do Planalto e do Palácio Itamaraty nesta quarta-feira (10). “O Palácio não precisa estar cercado de grade. Não é que estou inseguro, é que eu tenho certeza absoluta que a democracia não suporta grades”, disse Lula.

Abarreira foi retirada por funcionários do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por ordem do próprio Lula. Em outras ocasiões, o chefe do Planalto já havia reclamado dessas grades de proteção no Planalto e também da barreira para acessar o Palácio da Alvorada.

Vou tirar aquela muralha na frente do Alvorada. Eu vou tirar, depois a segurança veja como ela cuida para evitar qualquer problema, porque nunca teve. As pessoas iam na porta do Alvorada protestar. Se eu quisesse cercar o povo, não permitir que ele faça protesto, não tem sentido a democracia”, explicou.

PEDRO RAFAEL VILELA, REDAÇÃO Foto: Ricardo Stuckert
SÁBADO, 13 DE MAIO DE 2023 | ANO II | NÚMERO 19 | OSASCO - SP | WWW.TABLOIDENACIONAL.COM.BR
Na assinatura da Lei Paulo Gustavo, Lula defende
“O Brasil não precisa estar cercado de grades. É deixar livre”.

Prefeitura realiza terceira edição da Copa LGBTQIA+ de vôlei

GIANE VIEIRA, REDAÇÃO

A Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco realiza nos dias 13 e 14/05, com apoio do Instituto Divertere mais uma edição da Copa LGBTQIA+ de Vôlei. É a terceira edição do evento, que visa a inclusão e a diversidade dentro do esporte.

O torneio contará com a participação de 12 equipes: Bulls SP Vôlei; RB Voleibol; Vôlei FDP; Vila Maria Volleyball; Vitra Voley; Viva Vôlei; Le Vita Volley; Odonto+ Vôlei; Las Vegas Vôlei; Fenerbouas Voleibol; Super Vôlei e PH Vôlei.

O evento será realizado no Ginásio Professor José Liberatti (Presidente Altino) e terá início no sábado (13/05), com os jogos a partir das 8h, e abertura oficial a partir das 12h. No dia seguinte as partidas também começam às 8h. A previsão de término é às 19h, com a premiação dos três primeiros colocados.

A Secretaria de Saúde é parceria no evento e está no local

Foto: Reprodução

realizando testes e vacinação contra a covid-19, HPV, sífilis e Influenza.

“A Copa tem a intenção de proporcionar um local seguro para a prática esportiva e promover o acolhimento da população LGBTQIA+, além de proporcionar o aumento do círculo de amizades e muita diversão a todos que participam do evento”, disse a criadora e coordenadora do projeto, Mônica Araújo.

“Faremos sempre campeonatos que integrem a população LGBTQIA+, pois o esporte é e sempre será para todas as pessoas”, completou o secretário em exercício de Esportes, Geraldo Leite.

Professora

de Osasco é vencedora do Prêmio Nacional de Educação na categoria EJA

em São Paulo.

A professora Elaine Romanha, do CEU José Saramago, escola da rede de ensino da Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco, foi a vencedora da primeira edição do “Prêmio Educador Transformador”, promovido em conjunto pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil, com o objetivo de reconhecer projetos de educação transformadora em todos os níveis de ensino.

A docente venceu na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o trabalho pedagógico “São Tantas Emoções”, desenvolvido com alunos.

A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira, 10/5, durante a Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, no Auditório 1 do Transamérica Expo Center,

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, ressaltou a importância do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas municipais. “Nossos 71 mil alunos estão bem representados com a equipe de profissionais que atuam em nossas unidades escolares. A professora Elaine Romanha está de parabéns. Fez um trabalho valoroso, em sintonia com o trabalho de alfabetização desenvolvido por todos os docentes em sala de aula. Parabenizamos todos os professores que trabalham em nossa cidade”.

O evento contou com 70 educadores finalistas, provenientes de 23 estados brasileiros, e que concorreram em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Ensino Superior e Educação

Raça Negra faz show em Osasco na entrega da UBS Bonança

LUCY MARGUERONI, REDAÇÃO

Um grande show com o grupo Raça Negra marcará a entrega da UBS do Jardim Bonança no sábado, 13/05. A Unidade Básica de Saúde, que é a primeira do bairro, levará o nome de Eliomar Reis de Oliveira.

A programação do dia começa com o ato de inauguração da UBS, com a presença de autoridades, na Rua Gilson Nardoni Rodrigues, 147, às 15h. Na sequência, às 17h, tem início o show de comemoração com o grupo Raça Negra, Agito Total, John Levado, Lucas e Adriano e Rico Henriques na Rua Jacinto

José de Souza (Avenida Panorâmica), próximo da nova UBS.

O show gratuito com o grupo de samba e pagode Raça Negra é um presente da Rádio Nativa FM para a cidade, portanto, sem custos aos cofres públicos.

A UBS

Dividida em dois pavimentos, a UBS tem 9 (nove) consultórios de atendimento, salas de vacina, medicação, curativos, farmácia, coleta, nebulização, fraldário, sanitários, recepção e outros ambientes.

de Jovens e Adultos. O concurso recebeu um total de 2.897 projetos de professores de todo o Brasil.

Segundo Elaine Romanha, seu projeto se pautou como base

nas neurociências: “Por meio das emoções positivas, quando nomeadas, estas são aliadas ao processo de aprendizagem de forma satisfatória. Assim, o projeto ‘São Tantas Emoções’ buscou potencializar a autoestima, valorizando as diversas formas de aprender dos educandos da EJA, o que proporcionou o processo de aprendizagem, valorizando as emoções e todo o repertório trazido pelos estudantes durante as aulas, resultando ainda, na alfabetização desses alunos, bem como na motivação de outros familiares a regressarem ao espaço escolar, onde realizaram um sonho de infância, que por conta dos trajetos de vida não foi concluído na idade certa”, completou.

Os primeiros colocados em cada categoria foram contemplados com troféu, certificado, ‘Missão Técnica Nacional’ e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora.

KLEBER DIAS, REDAÇÃO
TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023
2 GIRO DE NOTÍCIAS DA REGIÃO
FOLHA GERAL
“Esporte é e sempre será para todas as pessoas”
Serão disponibilizadas mais cinco bolsas integrais
O evento contou com 70 educadores finalistas, provenientes de 23 estados brasileiros
Foto: Divulgação

Estabilidade e volatilidade definirão preços da Petrobras

AGENCIA BRASIL, BRASÍLIA

O critério de estabilidade versus volatilidade vai permear as decisões da Petrobras sobre aumento ou redução de preços, disse nesta sexta-feira (12) o presidente da companhia, Jean Paul Prates. Ele anunciou que falará de preço na semana que vem, adiantando que há chance de ter reajuste em alguns combustíveis.

O presidente da estatal deixou claro que a paridade internacional não existe. “O que existe é o que se convencionou chamar paridade de importação. Nós vamos continuar seguindo referência internacional e competitividade interna em cada mercado em que nós participamos”, disse Prates.

Ele garantiu que a Petrobras não vai perder venda nem vai deixar de ter o preço mais atrativo para os seus clientes, que são as distribuidoras de combustíveis e de gás liquefeito de petróleo (GLP). Prates lamentou a venda da BR Distribuidora ao setor privado, o que, para ele, inviabilizou o contato da estatal com o consumidor final.

O presidente da Petrobras disse que outro critério que será observado pela companhia é o da atratividade para o cliente versus o que estava acontecendo antes, que era a “abdicação absoluta das vantagens nacionais, abdicação da vantagem de ter uma refinaria aqui, ao lado do consumidor e do meu cliente principal, abdicação das vantagens de eu ter estrutura de escoamento e estrutura de transporte e ter, inclusive, fonte

de petróleo nacional e ter capacidade de refino nacional”. Tudo isso, segundo Prates, faz parte de um modelo de preço empresarial, sobre o qual a Petrobras vai conversar melhor na próxima semana.

Primeiro trimestre Prates comemorou o resultado da companhia do primeiro trimestre, quando os investimentos somaram US$ 2,5 bilhões, sendo US$ 2 bilhões em exploração e produção. No total dos investimentos, os destaques ficam por conta no desenvolvimento de grandes projetos que vão sustentar a curva de pro-

Nas comunidades, 11% não sabem dizer se o câncer é contagioso

dução nos próximos cinco anos. Entre eles está a construção de novas plataformas, além da ampliação dos recursos para a revitalização do Campo de Marlim, na Bacia de Campos.

“É o maior projeto do mundo de recuperação de ativos maduros da indústria offshore [no mar]. Com ele, vamos ampliar a produção, manter empregos e abrir uma frente importante de aprendizado e conhecimento para os outros projetos similares em todo o Brasil”, disse Prates.

Segundo Prates, um marco importante desse plano foi a

colocação em produção da plataforma FPSO Anna Nery, nos campos de Marlim e Voador.

Nos 100 primeiros dias de sua gestão à frente da Petrobras, Prates disse que a empresa voltou a colocar as pessoas em primeiro lugar, a apostar na transição energética, a valorizar o potencial de cada região do país, a abrir novas oportunidades de investimento para alavancar o Brasil. “Voltou, enfim, a trilhar um caminho sólido em direção

ao futuro, um futuro sustentável, sólido e inclusivo”.

Ele disse que, com esse propósito, o pré-sal continuou sendo o centro das receitas e geração de caixa da companhia, para garantir a energia necessária à sociedade brasileira. No primeiro trimestre, o pré-sal respondeu por 77% da produção total da Petrobras e bateu um novo recorde de produção média mensal em fevereiro.

No primeiro trimestre do ano, a Petrobras registrou lucro líquido de R$ 38,2 bilhões, com Fluxo de Caixa Operacional (FCO) atingindo R$ 53,8 bilhões. Os resultados deixam o presidente da estatal otimista com relação ao futuro. “Nós vamos seguir construindo uma Petrobras sólida, competitiva, sustentável, sintonizada com as demandas da sociedade, erguendo novas fontes e alavancando novos investimentos para o país. E isso é apenas o começo”. Mercado de gás

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Sergio Caetano Leite, informou que a Petrobras segue revendo todo o seu portfólio de ativos. Essa revisão está em linha com o processo de revisão do planejamento estratégico, à luz de mudanças no quadro nacional e externo. As conversas com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foram reabertas e seguem em ritmo normal, informou.

Com relação à Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), Leite disse que está inserida no processo de revisão de ativos. Somente ao final da revisão do portfólio, a Petrobras anunciará alguma decisão, disse.

Na área de gás, o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, disse que a Petrobras pretende dar um choque de oferta, que vai ser baseado em investimentos da ordem de US$ 5,2 bilhões em três projetos que já estão aprovados e anunciados e alguns em construção (Rota3, para escoar o gás do pré-sal; BM-C-33, campo de gás condensado situado na Bacia de Campos; e projetos em Sergipe). São esperados resultados no curto e médio prazo.

Além desses US$ 5,2 bilhões, Tolmasquim destacou investimentos de US$ 6 bilhões em exploração de óleo e gás que vão gerar mais oferta. Outro plano é a participação, ainda este ano, dos processos de chamada pública abertos pelas distribuidoras para contrato com fornecimento iniciado em 2024. “A ideia é, justamente, atuar de forma competitiva e com garantia de entrega”.

O diretor disse que a Petrobras vai avaliar, e atuar quando for necessário, no mercado termelétrico, “porque existem leilões de reserva de capacidade que a empresa poderá, eventualmente, decidir entrar com termelétricas flexíveis, porque são fundamentais para a descarbonização do

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023 3
FOLHA NACIONAL
BRASIL EM DESTAQUE
Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil

Considerado um dos nomes mais relevantes no gênero, Dilsinho inovou no pagode com o lançamento de seu álbum “Diferentão”. Celebrando as diferenças entre as pessoas, as fases da vida e até mesmo entre os ritmos musicais, o projeto é um grande sucesso que marca uma nova fase na carreira do pagodeiro. Depois de ter alcançado mais de 65 milhões de streams em áudio e vídeo com o lançamento completo do audiovisual, agora Dilsinho presenteia os fãs com mais uma super novidade: a versão deluxe do projeto. Com mais três faixas bônus, o compilado estreou nas plataformas de áudio a meia noite desta sexta (12).

O álbum de luxo traz a canção “Esquece de Mim” e os medleys “Garrafas e Bocas/Deixa Pra Amanhã” e “Cansei da Farra/ Pouco a Pouco”, cujos vídeos chegaram às plataformas de vídeo a partir das 11h.

“Agora sim, finalizando com chave de ouro esse projeto que representa tanto pra mim”, conta Dilsinho. “Todo o processo de composição, produção, gravação e distribuição desse audiovisual foi importante e somou demais na minha vida como artista e como pessoa também. Que todos nós possamos nos permitir ser diferentões da nossa própria maneira.”

“Diferentão” conecta todos os públicos e ressalta as facetas e possibilidades artísticas do cantor, que passeia pelo pagode, sertanejo, trap e pop. Em seu audiovisual, Dilsinho proporciona a seus ouvintes e espectadores um projeto sem igual, repleto de inovações em arranjos, músicas e figurinos. Gravado em outubro do último ano, em São Paulo, o álbum reuniu grandes

Com três faixas inéditas, Dilsinho lança a versão deluxe do álbum Diferentão

nomes da música como Gustavo Mioto, Mr. Dan, Diego & Victor Hugo, MC Chris, Cynthia Luz e Kamisa 10. A direção de vídeo é assinada por Fernando Trevisan “Catatau”.

“Coloquei meu coração nesse trabalho e agora compartilho isso com todos vocês. Obrigado por me impulsionarem até aqui; espero que esse audiovisual também impulsione cada um de vocês a viverem a sua verdade e a sua melhor versão”, finaliza.

Em tempo: Engana-se quem pensa que a única novidade de Dilsinho para maio seja liberar a versão Deluxe de “Diferentão”. No próximo dia 19, o pagodeiro estreia em uma parceria pra lá de especial com o cantor portugues David Carreira.

O lançamento da faixa “Tu e Eu” foi revelado através de uma collab dos artistas no instagram, e promete ser um grande hit latino!

Sobre Dilsinho

Dilson Scher Neto nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de junho de 1992. Autodidata, ganhou um violão do pai quando tinha 13 anos.

Logo, começou a se apresentar em bares e restaurantes e a receber seus primeiros cachês, fazendo dupla com um primo.

Antes de se lançar em carreira solo, fez parte do grupo Para de Kaô e teve suas composições

gravadas por Alexandre Pires, Mumuzinho, Thiago Martins, Thiaguinho e pelos grupos Sorriso Maroto e Bom Gosto.

E além de todo o sucesso na carreira, o cantor Dilsinho ainda é bem realizado na vida pessoal: depois de anos de namoro com a atual esposa, o casal deu as boas vindas à primeira filha, Bella, em julho de 2021.

Além das suas ótimas canções solo, Dilsinho também faz parte de muitas colaborações.

Foto: Dani Valverde
TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023 4 ÚLTIMAS DO PAGODE MÚSICA
Foto: Reprodução

Brigas de elenco e acusações: histórias chocantes dos

bastidores de “Chaves”

ABC BRASIL, JORNALISMO

Apesar de divertir adultos e crianças e arrancar risos com piadas e situações hilárias de diferentes gerações durante anos, a série “Chaves” também é marcada por confusões e brigas de bastidores que até hoje dão o que falar. Conheça algumas das histórias chocantes que pouco combinam com a atmosfera alegre da atração:

Antes de se casar com Roberto Bolaños, intérprete de Chaves, Florinda Meza, a Dona Florinda, foi namorada de Carlos Villágran, que deu vida ao personagem Quico. O “roubo” na namorada já deixaria a relação entre os atores um pouco estremecida.

No fim dos anos 70, Villágran deixou a série e quis estrelar um programa próprio, mas Bolanõs não autorizou o uso do personagem Quico pelo ator que, após perder o processo contra o criador de “Chaves”, precisou trabalhar na Venezuela para dar con-

tinuidade ao papel. Eles nunca mais voltariam a ser amigos.

Algo semelhante aconteceu com Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha. Depois de sair da série, no início dos anos 90, a atriz passou a interpretar a personagem em circos do México, mas foi impedida de dar continuidade após Bolanõs abrir um processo por direitos sobre sua criação. Maria chegou a atribuir ao ator um infarto que teve na época por causa de todo o estresse da confusão.

A briga entre os dois não pararia por aí, pois, mesmo após conseguir provar na Justiça em 2005 que era a criadora de Chiquinha e, portanto, garantir seus direitos de uso, Maria voltaria a ser processada por Bolanõs, em 2010, por uso indevido de imagem.

Ruben Aguirre, que interpretou o Professor Girafales na série, também alfinetou os colegas em entrevista, criticando Maria

Antonieta e Carlos Villágran por ganharem dinheiro com os personagens do seriado.

Aguirre seria ainda mais duro com Maria Antonieta ao afirmar que não entende como uma senhora com idade para ser avó consegue se vestir e agir como criança.

Segundo a imprensa mexicana e fãs do seriado, Florinda Meza teria proibido visitação pública ao túmulo de Bolaños no cemitério, sem dar explicações. A atriz, porém, negou os boatos em entrevistas.

Florinda ainda causaria polêmica ao afirmar que Ramón Valdés, o Seu Madruga, tinha problemas com drogas. Os filhos do ator ficaram indignados com as declarações e disseram que queria processar a viúva de Bolaños por calúnia e difamação.

Carlos Villagrán veio a público afirmar que o que ela dizia era “deplorável” e “falso”.

Maria Antonieta também saiu em defesa do intérprete de Seu Madruga e criticou Florinda pelas declarações.

Jornais do México afirmaram ainda que Florinda Meza estaria brigando com os seis filhos de Roberto Bolaños por causa da herança deixada pelo criador de “Chaves”. A atriz estaria alegando que os herdeiros do humorista queriam mais dinheiro que o determinado pelo testamento dele. Bolaños morreu em novembro de 2014, aos 85 anos, deixando uma fortuna estimada em US$ 15 milhões.

No dia 20 de junho, o programa do Pânico teve a oportunidade de trazer alguns dos dubladores de uma das produções

televisivas mais famosas da TV brasileira: Chaves. Além deles, os desenvolvedores do documentário “50 Anos de Chaves”, disponível exclusivamente na Jovem Pan, também estavam presentes.

Entre os assuntos abordados, o Mateus Pinheiro, diretor do documentário, revelou a verdade sobre determinado boato, que Roberto Bolaños, criador do programa e também intérprete do personagem, estaria brigado com Carlos Villagrán, responsável por interpretar o Quico.

De acordo com Cecília Lemes, que deu voz a Chiquinha nas dublagens, a amizade entre eles era real, assim como no seriado de tv.

“A amizade em ‘Chaves’ era surreal, você os via conversando. Eles se reuniam para conversar sobre o sucesso. A vizinhança era reunida fora da série. No entanto, a [atriz que fez a] Chiquinha me disse que eles se consideravam uma família. Qual família não tem uma briguinha?”, completou.

Durante a entrevista, os diretores Mateus Pinheiro e Enivander Vandinho mencionaram que a ideia central do documentário é mostrar como “Chaves” pode atingir todas a idades e ser um sucesso.

“A gente queria mostrar que não era só um programa infantil, que o Chaves atingiu todo mundo”, disse Pinheiro.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023 5
ABC BRASIL DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

OProjeto “Circuito Cidadania” realizou, no dia 10 de maio, seis apresentações da peça infantil totalmente gratuita e aberta ao público, na cidade de Osasco (SP).

A iniciativa promoveu uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre a importância dos bons hábitos no trânsito por meio do espetáculo que conta a história de moradores de uma cidade que questionam, discutem e pontuam as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres.

O projeto consiste na montagem e circulação com 100 intervenções cênicas para o público infantil, com apresentações abertas e inteiramente gratuitas, que têm como tema a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, com um alcance de 270 crianças.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Circuito Cidadania” é uma realizaçãodo Ministério da Cultura com produção da Ricardo Martins, e em Osasco o patrocínio é da Urubupungá.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas: Escola Municipal “Escultor Victor Brecheret”.

URUBUPUNGÁ

A Autoviação Urubupungá é uma empresa prestadora de serviços de transporte urbano de passageiros, dirigida pelo atual grupo acionista desde 1973. Atualmente, a empresa opera em mais de 90 linhas divididas entre municipais, intermunicipais e seletivas, que atendem a população dos municípios de Cajamar, Santana de Parnaíba e Osasco, interligando-os com a capital, Barueri, Diadema, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A Urubupungá possui duas garagens: uma localizada em Osasco e a outra em Santana de Parnaíba. A empresa faz parte do Grupo NSO, juntamente com a Viação Santa Brígida, Urubupungá Transportes e Turismo e Viação Cidade de Caieiras.

Projeto “Circuito Cidadania” levou a importância de respeitar regras de trânsito para estudantes de Osasco

Sobre o Ministério:

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Mizu Cimentos e Polimix Concreto. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023 6
Peça Infantil realizou apresentações gratuitas na cidade no dia 10 de maio - Foto: mariliafotoevideo
CULTURA Foto: mariliafotoevideo
TEATRO, CINEMA, REGIÕES

Renato Gaúcho e o futebol à moda antiga: ‘Só inventaram palavras bonitas’

ABC BRASIL, JORNALISMO

Renato avaliou a atuação de sua equipe, que chegou a ficar na frente no placar em duas oportunidades, e ativou o modo “sincerão”, afirmando que, na sua opinião, o ponto conquistado em casa foi positivo, já que a equipe do interior de São Paulo mereceu a vitória.

“É um gosto bem amargo, né? Poderíamos ter perdido. Que era o que a gente merecia hoje. O adversário foi melhor em todos os sentidos. Tivemos alguns poucos minutos de bons momentos, principalmente no momento que viramos a partida. E, numa falha coletiva, entregamos o empate ao Bragantino. Que até então era injusto o placar, mas o futebol é bola na rede. Fizemos três gols, mas, nesse erro, tomamos o terceiro gol de empate. Com gosto amargo. Estávamos na frente até o final do jogo. Não que a gente merecia, mas estávamos na frente. E, por um erro coletivo e infantil, deixamos de ganhar

mais dois pontos hoje”, começou por dizer.

O comandante gremista ainda foi além e afirmou a necessidade de a sua equipe se reforçar na próxima janela de transferências se quiser, de fato, brigar por algum dos títulos que ainda disputa na temporada, no caso o Brasileirão e a Copa do Brasil. Renato ainda deu duas opções à diretoria.

“É por isso que tenho conversado com presidente e diretoria... a gente precisa de dois ou três jogadores de velocidade, se o Grêmio quiser brigar por alguma coisa esse ano. A realidade é essa. Não vamos ficar tapando o sol com peneira. Aí cai sempre no problema financeiro. Aí precisa decidir o que o clube quer. Brigar por alguma coisa ou não gastar e não brigar por nada. A realidade é essa. Temos trocado ideias, conversado e vamos aguardar essa janela. Até a janela, o nosso grupo é esse. Eu gosto de jogadores que tenham velocidade.

Nisso, a gente peca. Por isso o adversário consegue jogar no nosso campo. Não temos velocidade para sair. Gostaria de poder mudar mais jogadores, mas a regra não permite. Minha vontade era mudar cinco no intervalo. Ou até no primeiro tempo. Mas não gosto de fazer isso. Parece que estou jogando o jogador contra o torcedor. O torcedor tem todo o direito de estar irritado. Tentei mudar. Voltamos melhor e viramos. Mas entregamos o empate num erro infantil. Os nossos maiores problemas são a velocidade e os jogadores entregues ao DM. A cada partida vamos perdendo jogadores. As opções vão diminuindo”, disse.

“No meio do ano, que fique bem claro: é fundamental o clube trazer dois ou três jogadores de velocidade e de lado de campo. Mas jogadores a nível do grupo do Grêmio. A gente entende a parte financeira. Mas um clube como o Grêmio, que veio da segunda divisão... o nosso torcedor merece que a gente possa brigar.

Luxemburgo já é questionado. Conselheiros e

assustados com péssimo futebol, pedem a demissão

ABC BRASIL, JORNALISMO

Revoltados pela péssima partida que o Corinthians fez ontem, no Engenhão, conselheiros já pedem a saída de Vanderlei Luxemburgo.

Chefes de organizadas, que ouviram o treinador implorar por dez jogos de trégua, sem protestos, querem voltar atrás e pressionar o time a encarar

o clássico de domingo, contra o São Paulo, em Itaquera, com obrigação de vitória.

O inconformismo é generalizado com a fragilidade tática do esquema armado pelo treinador de 71 anos.

O Corinthians de Luxemburgo tomou um gol de escanteio, outro de pênalti de Cássio, nascido em um contragolpe primário, e o terceiro a equipe botafoguen-

se trocou passes à vontade até marcar.

Um motivo de orgulho para os torcedores corintianos é o time jamais ter perdido para o São Paulo em Itaquera.

Enquanto isso, Dorival poupou o São Paulo, ontem, no empate em 0 a 0 contra o Fortaleza, no Ceará.

TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023 7 FUTEBOL TIMES E DESTAQUES
chefes das organizadas,
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
TABLOIDE NACIONAL, SÁBADO - 13 DE MAIO DE 2023 8 GAMES E TIRINHAS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.