Escola de Líderes das Comunidades Polonesas (2014)

Page 1

Szkoła Liderów Polonijnych

Desenvolvemos Inspiramos Apoiamos líderes de todo o mundo. „Líderes potenciais estão em toda parte e nós sabemos encontrar e apoiá-los.” prof. Zbigniew Andrzej Pełczyński, fundador da Escola de Líderes

|1


De Escola de Líderes Escola de Líderes nasceu em verão do ano 1994 da iniciativa do professor Zbigniew Pełczyński – filósofo, ativista sociopolítico, homem do currículo extraordinário. O professor Zbigniew Pełczyński foi participante do Levante de Varsóvia, depois da guerra se estabeleceu em Grã-Bretanha, onde desempenhava função de professor catedrático na Universidade de Oxford. No começo dos anos 90, depois da volta à Polônia, foi conselheiro do primeiro ministro Mazowiecki. No ano 2014 foi condecorado com a Cruz de Comandante com Estrela da Ordem de Polônia Restituta.

2014

criação da Fundação Escola de Líderes

2013

primeiras edições da Escola de Animadores Culturais Polônicos e do projeto „Você está em casa. Vote!”

Em fevereiro do ano 1997, foi criada a Associação Escola de Líderes, cuja missão é educar e apoiar líderes ativos na área pública em organizações não-governamentais, instituições do governo local e em partidos políticos. Em nossos programas participam pessoas com diferentes opções políticas e sociais. Hoje, depois de 20 anos da atividade, nossos Graduados estão no Parlamento Europeu, no parlamento polonês, no governo, em muitos órgãos dos governos locais, dirigem centenas de organizações e iniciativas sociais em mais de 40 países em todo o mundo. No dia 22 de maio de 2014 foi registrada a Fundação Escola de Líderes, instituída pela Escola de Líderes e o professor Zbigniew Pełczyński. A fundação é sucessor legal e prosseguidor da atividade da Associação Escola de Líderes.

1998

primeiro projeto internacional: Escola Sérvia de Inverno na Polônia

1994

fundação da Escola de Líderes

2009

início do programa Escola de Líderes das Comunidades Polonesas

2005

primeiro da série seminário de liderança para jovens ativos representantes de comunidades polonesas do leste

1997

fundação da Associação Escola de Líderes; primeiros representantes da diáspora polonesa participaram na Escola de Verão para Jovens Líderes Sociais e Políticos

|2


Sobre o projeto „Escola de Líderes das Comunidades Polonesas” Escola de Líderes das Comunidades Polonesas é um programa destinado a jovens que moram fora do território polonês, que sintam uma ligação com nosso país, que queiram contribuir ativamente a favor de suas comunidades e promover a Polônia e sua cultura no exterior. A tarefa da ELCP é apoiar o desenvolvimento de jovens líderes, através de diversas formas de educação. No âmbito de programas, de duas semanas de duração, os participantes assistem a numerosos seminários, palestras, paneis de discussão e visitas de estudo, organizados em várias cidades polonesas (os participantes, durante todo o tempo, podem contar com apoio de líderes experientes, eleitos de entre os graduados da ELCP). Se organiza também cursos de formação destinados para os participantes oriundos de um país ou envolvidos em atividades semelhantes. A primeira edição da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas foi realizada em 2009. Durante os 6 anos de atividade, foram implementados 16 cursos de formação na Polônia e 11 no exterior (em: Rússia, Grã-Bretanha, Irlanda, Estados Unidos e França). O projeto envolveu os 408 líderes de 36 países de 5 continentes (América do Sul, América do Norte, Austrália, Ásia e Europa). O programa se centra em três áreas: desenvolver, apoiar e inspirar jovens poloneses que moram no exterior. Permite também, aos participantes, fortalecer laços com a Polônia. Graças à Escola de Líderes das Comunidades Polonesas jovens líderes podem conhecer a face contemporânea de nosso país. Através de inúmeros encontros com pessoas que têm impacto sobre a imagem da Polônia (políticos, representantes de instituições culturais, organizações nãogovernamentais ou empresariais), podem conhecer a cultura do país e sua situação social, política e econômica atual. Além disso, os participantes valorizam muito a oportunidade para se encontrar com líderes de outras partes do mundo. Se não houvesse tido o programa, talvez eles nunca tivessem esta possibilidade.

Escola de Líderes das Comunidades Polonesas em números

6

anos

16

treinamentos na Polônia

11

treinamentos no exterior

408

participantes de 36 países |3


Escola de Líderes das Comunidades Polonesas 2014 10 anos na União

Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Central (18-29 junho) À Escola frequentaram os 20 participantes de 5 países: Lituânia, Letônia, República Checa, Eslováquia e Hungria. Os temas levantados na ELCP da Europa Central foram, entre outros, a integração com a comunidade local, colaboração regional e internacional, os desafios relacionados com a motivação dos jovens a uma atitude proativa, bem como a inovação em projetos. Durante as reuniões foram discutidas também as oportunidades que têm atualmente jovens líderes e isso graças às mudanças transformacionais, especialmente à adesão à União Europeia. Além disso, os participantes da ELCP da Europa Central participaram no Congresso dos Graduados da Escola de Líderes, onde tiveram a oportunidade de contato com os 25 jovens ativistas polônicos de todo o mundo e mais de 150 líderes políticos e sociais da Polônia, Graduados de vários programas da Escola de Líderes.

Liderança em francês

Treinamento de liderança na França (2-5 de outubro) O treinamento foi organizado pela Associação Escola de Líderes, em colaboração com a Associação Polonesas na França. Participaram nele as 15 pessoas. O treinamento se focou no desenvolvimento de liderança e networking. Permitiu

„Como celebrar a poloneidade?” „Com orgulho por o que temos.” „Poloneidade está em nós.” „Ser polonês que tem coragem de falar sobre lados bons e maus, atuar de forma construtiva, ter impacto em mudanças.” „Celebrar eventos positivos, mostrar ao mundo, o que mais sabemos conseguir.” „Com sorriso.” Participantes do seminário „Líderes juntos sobre a solidariedade”

|4

também uma compreensão melhor das estruturas francesas. Os participantes do treinamento aprenderam como estabelecer uma colaboração efetiva com instituições e organizações franceses e como construir a colaboração entre organizações polônicas na França. Participaram também em seminários, que desenvolviam habilidades de liderança, palestras e reuniões com ativistas de organizações comunitárias francesas e polônicas, bem como em visitas de estudo a instituições locais e nãogovernamentais. Coordenadora do treinamento foi Graduada da ELCP, Aldona Kałuża.

Líderes – Juntos sobre a solidariedade

4 de junho celebramos juntos Concurso „ Juntos sobre a solidariedade „ Por ocasião do 25º aniversário das primeiras eleições livres, a Associação Escola de Líderes, em colaboração com a Iniciativa Juntamente ‚89, organizou um concurso especial para líderes de todo o mundo - „4 de junho comemoramos juntos”. O objetivo do concurso foi incentivar cidadãos poloneses, representantes da Comunidade Polônica e poloneses que moram no exterior para organizar celebrações cívicas do aniversário de 4 de junho. A tarefa consistiu em organizar um evento em sua cidade - um flash mob, exposições, um concerto ou um debate - para comemorar o grande aniversário de eleições livres. O prêmio, oferecido no concurso, era a participação no seminário internacional da Escola de Líderes, que teve lugar nos dias 27-31 de agosto, em Varsóvia e Gdańsk. No concurso foram selecionados, em total, os 16 vencedores, que foram convidados para o seminário. Entre os convidados estavam os 8 líderes das iniciativas originárias da Polônia e os 8 líderes das iniciativas originárias das comunidades polônicas e dos poloneses que moram no exterior. O seminário se centrou no tema da promoção da Polônia, através de sua história e serviu para criar e fortalecer a colaboração entre as comunidades polônicas do país e do exterior. O concurso, que faz parte do projeto „Líderes – Juntos sobre a solidariedade”, foi coberto pelo patrocínio: 25º aniversário da Liberdade do presidente da RP, Bronisław Komorowski e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Radosław Sikorski. Os parceiros do projeto „Líderes – Juntos sobre a solidariedade” são o Centro Europeu de Solidariedade em Gdańsk e a Fundação Projeto: Polônia.


Você está em casa. Vote! Se estima que, no território da União Europeia, moram quase 2 milhões de poloneses. Estão presentes no mercado de trabalho e educação, mas apenas se eles também tomam parte ativa na vida política, sua presença em novo país de residência será complementada e sua voz vai começar a contar. Daí vem a ideia da campanha: „Você está em casa. Vote! „. Foi iniciada em 2013 por Escola de Líderes, Forum Polonia da Irlanda e Polish City Club de Grã-Bretanha, em colaboração substancial da campanha „Tem Voto, Tem escolha.” A campanha, inicialmente, teve como objetivo incentivar os

A campanha, envolvendo a comunidade polonesa na Irlanda, na esfera pública, principalmente conscientizou os poloneses de que tinham pleno direito e ferramentas para moldar seu ambiente, em pé de igualdade com os irlandeses. Isto deixou aumentar a autoconfiança dos imigrantes, que muitas vezes, enfrentam, o problema da fraca autoestima.

polonesa da Irlanda. Formação estava relacionada com a concorrência e votação nas eleições autárquicas. O objetivo da campanha „Você está em casa. Vote! „, em 2014, foi incentivar os poloneses, que moram em oito países da UE: Itália, Espanha, França, Holanda, Grã-Bretanha, Irlanda, Bélgica e Hungria, a votar, tanto nas eleições para o Parlamento Europeu, em maio de 2014, como nas eleições locais em Grã-Bretanha e na Irlanda. A campanha foi realizada com o apoio das organizações parceiras polônicas: Emigration Project da Bélgica, Polska Ludoteca Rodzinna da Itália, Polonia Nova de Hungria, CSR Inglês Global Management de Espanha, Les Polonaises da França e IDHEM de Holanda. Além disso, ao projeto se juntaram dezenas de organizações polonesas e polônicas, nãogovernamentais e locais, escolas de fim de semana polonesas, paróquias polonesas, centros culturais e empresas polonesas. No âmbito da campanha informávamos, como se votava nas eleições para o Parlamento Europeu em caso de morar fora das fronteiras da Polônia, no território da União Europeia: votando para listas nacionais ou polonesas, através das missões diplomáticas polonesas. Como mais, realizamos seminários de ativação, para líderes de comunidades locais em Dublin e Londres, bem como organizamos numerosas reuniões, debates, acontecimentos de rua e campanhas de informação.

Arthur Banaszkiewicz, coordenador da campanha na Irlanda

poloneses a se registrarem no caderno eleitoral irlandês. O projeto abrangia também o apoio e o envolvimento dos representantes de organizações polônicas sem fins lucrativos, bem como dos locais ativistas polônicos, cuja tarefa, no âmbito do projeto, foi incentivar os poloneses na Irlanda para participarem nas eleições, bem como um engajamento maior na vida das comunidades irlandesas. Os participantes do projeto, através de eventos culturais, happenings nas ruas, reuniões regionais em toda a Irlanda, artigos em jornais, distribuição de cartazes e folhetos, a colaboração com escolas polonesas, paróquias e pontos de serviço, informavam nossos concidadãos sobre seus direitos de voto. No âmbito da campanha, junto com o Forum Polonia, organizamos também a Formação de Governo Local para representantes da comunidade

assim foi o aumento percentual das pessoas registradas para votar nas eleições para o Parlamento Europeu em pontos estabelecidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (em relação às eleições de 2009)

36%

279,86%

com este valor (de acordo com os dados da Comissão Eleitoral Estadual) tem aumentado o número de poloneses registrados nas eleições em Grã-Bretanha (para listas polonesas através de consulados poloneses)

278,91%

com este valor (de acordo com os dados da CEE) tem aumentado o número de poloneses votando nas eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em Grã-Bretanha A campanha abrangeu 8 países da UE. Foram preparadas 5 animações instrucionais especiais, disponíveis no portal Youtube.

|5


Escola de animadores culturais polônicos Escola de animadores culturais polônicos é um projeto iniciado em 2013, que tem como objetivo apoio substancial das organizações e comunidades polonesas, atuando a favor da promoção da Polônia e da cultura polonesa. EACP consiste em um ciclo de duas semanas, cheio de seminários, palestras, reuniões e visitas de estudo. Durante EACP 2013,

Fico muito surpreso, porque a Polônia, que vi, quando cheguei a este país, é uma Polônia completamente diferente da que eu me imaginava. E isto no sentido mais positivo da palavra. Arthur Trojan, o Brasil

em Otrębusy, ativistas de 12 cidades, da Federação Russa, ganharam conhecimento prático de como usar eventos, que promovem a cultura polonesa, para integrar e animar sua comunidade local. No treinamento final animadores receberam um desafio ambicioso: divididos em três equipes, tiveram dois dias para preparar, pôr em prática e liquidar as despesas do projeto cultural, que integraria a comunidade de Otrębusy. Segunda edição da Escola de animadores culturais polônicos foi realizada nos dias 12 – 23 de agosto de 2014. Estiveram presentes os 12 ativistas polônicos do Brasil. Graças à estadia na Polônia, os participantes foram capazes de ver como nosso país é agora, conhecer tendências atuais na cultura e funcionamen-

|6

to das instituições e organizações envolvidas na promoção da cultura.

Embora, antes da chegada, assistisse a vários programas da TV e emissões da rádio, realmente não esperava que a Polônia fora um país tão moderno. Everaldo Karpinski Kotrich, o Brasil

O programa consistiu em três blocos - do envolvimento e animação, promoção da cultura e da colaboração internacional, bem como da gestão de projetos. No âmbito da EACP, os participantes assistiram, entre outros, aos seminários da construção e envolvimento da equipe. Durante as visitas de estudo, em Varsóvia e Łódź, reuniram-se com representantes de instituições estatais, de organizações promotoras do Brasil na Polônia e com líderes locais. Tudo isso permitiu-lhes familiarizar-se com exemplos de iniciativas sociais realizados na Polônia e desenvolver algumas oportunidades de colaboração. Durante o último bloco da Escola, relacionado com o gerenciamento de projetos, os participantes, sob a orientação do treinador, elaboravam projetos de promoção da Polônia e da cultura polonesa. Suas ideias apresentaram durante o encerramento oficial da Escola. A cerimônia honrou a presença do Embaixador da RP no Brasil, Andrzej Braiter, com sua esposa, que tiveram a oportunidade de conhecer as ideias dos participantes.


Treinamentos dos anos 2012-2013 • Treinamento de Liderança na Rússia (13–17 de agosto de 2012) • Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da América do Norte (27 de agosto – 7 de setembro de 2012) • Formação de Líderes das Organizações Estudantis em Grã-Bretanha (7–11 de setembro de 2012) • Formação de Governo Local na Irlanda (18–21 de outubro de 2012) • Formação Especializada para Graduados (Białobrzegi, 12–15 XI 2012) • Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental (25 de junho – 7 de julho de 2013) • Treinamento de Liderança em Nova Iorque (17–20 de outubro de 2013) • Formação de Líderes das Organizações Polónicas de Jovens Profissionais (25–29 de novembro de 2013)

A ELCP da América do Norte não só superou todas as minhas expectativas, mas também renovou em mim o orgulho de ser polonês, mediante a aprendizagem da riqueza de história e cultura poloneses e graças a ter sido equipado com valiosas ferramentas (como gerir uma organização, como estabelecer contatos com grupos polônicos, como solicitar fundos, etc.), o que irá reforçar a minha capacidade de suportar a expansão da comunidade polonesa no Canadá.

Este treinamento é a melhor coisa que experimentei da parte da Polônia e da Comunidade Polonesa, desde o momento da viagem para a Irlanda. Se todos os poloneses fossem como as pessoas que eu conheci no treinamento, o ditado „o polonês lobo do polonês” deixaria de funcionar. Krzysztof Socha, Irlanda

O treinamento em Oxford demonstrou quanto podem aprender jovens líderes de organizações estudantis em apenas alguns dias, bem como a importância e necessidade de continuação de este tipo de seminários, sobretudo no âmbito da construção de colaboração e gestão de projetos. Joanna Bagniewska, Grã-Bretanha

Foi nos apresentada a Polônia e os poloneses tais, como a maioria de nós não conhecia. Encontro com essas pessoas, crentes, igual que nós, no que fazem, nos permitiram olhar com confiança para o futuro. Lentamente começou a acordar em nós a força de liderança. Barbara Czyżewska, Itáliat Grandes temas, grandes seminários, palestras interessantes e convidados, e, acima de tudo, participantes fantásticos, a quem agradeço muito pela inspiração. Katarzyna Żak, Estados Unidos

Maciej Hryniewicki, Canadá

|7


Treinamentos dos anos 2009-2011 • Escola de Líderes das Comunidades Polonesas dos Estados Unidos e do Canadá (29 de junho – 12 de julho de 2009) • Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental (24 de agosto – 6 de setembro de 2009) • Escola Europeia de Líderes das Comunidades Polonesas (23 d junho – 4 de julho de 2010) • Escola de Líderes das Comunidades Polonesas de Argentina e do Brasil (21 de julho – 1 de agosto de 2010) • Treinamento de Liderança na Rússia (1–7 de maio de 2011) • da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas de Austrália, Brasil e Nova Zelândia (29 de junho –10 de julho de 2011) • Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Lituânia, Rússia e Ucrânia (17–28 de agosto de 2011) • Formação de Líderes em Grã-Bretanha (9–15 de outubro de 2011)

Escola de Líderes foi uma experiência incrível: os seminários preparados de forma profissional e as palestras muito interessantes. Cada dia, durante essas duas semanas de treinamento intensivo, foi inspirador. Barnaba Dorda, Irlanda

Experiências, reuniões em que pudemos participar, com certeza permanecerão em nossa memória por muito tempo e vão ajudar a melhorar nossos projetos no futuro. Recomendo a todos, que não percam tal oportunidade de participar na extraordinária Escola de Líderes. Iwona Vujisić, Montenegro

É impossível descrever em poucas frases, o incrível que é a experiência da Escola da Líderes das Comunidades

|8

Polonesas O programa altamente intenso da Escola de programa, combinado com a possibilidade de conhecer tantas pessoas inspiradoras e interessantes, para mim constitui hoje em dia uma inestimável motivação em meu trabalho polônico e não só isso. Desejo a cada pessoa, que quer criar uma imagem positiva da Polônia no exterior, que tenha a oportunidade de participar em futuras edições da Escola. Radosław Tatar, Alemanha

A formação, que passamos na Polônia, nos mostrou o que significa ser um líder, permitiu-nos a ganhar habilidades melhores para conectar a comunidade dos descendentes de imigrantes poloneses. Fábio Roberto Krzysczak, Brasil

Posso afirmar que o curso me proporcionou ferramentas para desempenhar o papel de líder. Hoje me sinto mais segura quanto às atitudes que devo tomar e sei a quem devo procurar. Luciana Zvierzykowski , Brasil

Inspirações, a descoberta de novas oportunidades, se conhecer a si mesmo em situações diferentes, e talvez, o mais importante o que eu poderia mencionar - a crença de que nada é impossível! Se você tiver uma meta e tentar alcançá-la. Beata Lachowicz, Lituânia

Após uma semana de estudo na Escola de Líderes apareceu o desejo de introduzir algo novo à comunidade polonesa, como uma lufada de ar fresco. O positivo, uma vez recebido, até agora não tem sido esgotado. Jana Tretjakowa, Rússia

A formação não foi apenas uma oportunidade para adquirir conhecimentos úteis, a possibilidade prática para testar suas próprias habilidades, mas também criou oportunidades para travar amizades que eu espero ajudarão os participantes a trabalhar em projetos conjuntos. Joanna Zawadzka, Grã-Bretanha


Nossos Graduados Networking – construímos uma rede internacional ELCP, todos os anos, organiza Congressos dos Graduados, que fortalecem as habilidades e o conhecimento conseguidos durante a Escola, bem como a motivação para a continuação da atividade e o desenvolvimento pessoal. Criamos um espaço de reflexão sobre o que mudou na vida dos líderes, após a conclusão da ELCP, como se desenvolveu sua atividade e quais são seus planos para o futuro. Depois de terminar a Escola de Líderes das Comunidades Polonesas, os participantes são convidados para o grupo dos Graduados. Os Graduados formam uma rede forte de apoio e inspiração mútua, estendida pelo território dos 5 continentes. Têm a possibilidade de colaborar e trocar experiências com os líderes de cerca de 40 países do mundo. Têm também influência no desenvolvimento de novos líderes - compartilham suas próprias experiências e apoiam o desenvolvimento de novos projetos. Pensando em nossos Graduados, organizamos também cursos de formação especializados, destinados a apoiar grupos de graduados, que realizam projetos de semelhante conteúdo e alcance similar. Isso permite trabalhar em projetos específicos, sob a orientação de especialistas, trocar experiências e resolver, conjuntamente, problemas. Os graduados são convidados também a colaborar nas edições subsequentes da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas - inclusive como co-organizadores, coordenadores locais, coordenadores dos grupos, palestrantes ou conferencistas. Estamos em contato constante com nossos Graduados – ajudamos a encontrar informações, damos apoio na procura de parceiros, realizamos acompanhamento. Os Graduados são informados de forma constante de todas as atividades da ELCP no perfil da Escola no Facebook. Criamos também a Base dos Graduados da Escola de

Líderes das Comunidades Polonesas - um portal da Internet, que permite compartilhar experiências. Todos os nossos Graduados recebem também o Newsletter dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas, que fornece informações sobre os programas da Escola de Líderes, bem como informações fornecidas pelo Ministério de Negócios Estrangeiros, Chancelaria do Senado da RP, organizações e instituições que colaboram com a comunidade polonesa e os poloneses no exterior. Os Graduados nos enviam informações sobre seus projetos e atividades e recebem assistência no estabelecimento de colaboração mútua. Têm também acesso a cursos e-learning, graças aos quais podem desenvolver seus conhecimentos.

Congressos dos Graduados

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas (Grębiszew, 26-29 de junho de 2014) O congresso contou com a presença dos 25 Graduados polônicos mais ativos de todo o mundo, bem como dos 20 participantes que participavam, naquele momento na Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Central. O tema central do Congresso deste ano foi a promoção da Polônia no mundo e o papel dos líderes polônicos nesta matéria. O programa incluiu, entre outros, seminários com especialistas sobre a promoção da marca „Polska” no exterior, apresentações de projetos e troca de experiências. Adicionalmente, os participantes assistiram ao Congresso dos Graduados da Escola de Líderes, organizado por ocasião do vigésimo aniversário do funcionamento de nossa instituição, que acumulou um total de 188 pessoas. Foi essa uma grande oportunidade para encontrar líderes que atuam na Polônia e no exterior - tanto do mundo da política, como de vários tipos de organizações nãogovernamentais de todo o país.

|9


• Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental (Edimburgo, 1–3 X 2010) • Congresso dos graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas dos Estados Unidos e do Canadá (Toronto, 3–5 IX 2010) • Congresso dos Graduados da Escola de Líderes (Jasionka, 3–6 IX 2011) • Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas (Białobrzegi, 16–19 XI 2012) • Congresso dos Graduados da Escola de Líderes da América do Sul (Porto Alegre, 29 XI–2 XII 2012) • Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas (Białobrzegi, 21-24 XI 2013)

Estou agradecida a Escola de Líderes existir. Graças a seus organizadores e participantes, posso levar junto com os outros a paixão de agir a favor da comunidade polonesa. O seguinte encontro nos seminários em Toronto me fortalece nessa crença. Laura Felusiak, Estados Unidos

Este Congresso foi uma injeção de energia e motivação tão necessária. Todos, não importa o quão perto do líder perfeito ficam, às vezes lhes falta força. Estas reuniões permitem que você tome o segundo respiro, recarregue baterias e avidamente se atire em seu trabalho mais uma vez, criando coisas ainda mais sublimes e belas. Mariusz Pankiewicz, Escócia

Todos os dias me alegro das impressões que eu ganhei durante o Congresso! Passei o tempo ótimo, recebi tanto conhecimento novo e conheci pessoas incrivelmente interessantes de todo o mundo - por tudo isto, uma vez mais, gostaria de agradecer com todo meu coração! Ksenia Fedorowa, Rússia

| 10

Escola de Líderes tem tido em mim um grande impacto positivo. Vejo agora, que tenho, frente de mim, grandes oportunidades e há tão poucas coisas que me possam limitar. Aprendi, em minha própria pele, a importância da colaboração dos Líderes polônicos, como se deve trabalhar em equipe, como se realiza projetos e como são importantes. Agradeço destino por esta oportunidade de participar em tão grande empreendimento! Eugenia Szatałowa, Rússia

Escola de Líderes me deu motivação incrível para trabalhar e continuar educação. Muitas vezes, no decurso do programa da Escola de Líderes, comprovamos a importância da estratégia, atuação em equipe e que nada é impossível. Agnieszka Pokropek, Estados Unidos

Nem um momento perdido, boa organização, excelente ambiente, pessoas interessantes! Tantas histórias dos Graduados sobre as maneiras (a partir de experiências próprias) de implementar projetos. Tantas coisas interessantes incluídas no tempo limitado. Muito obrigada! Irina Nelyukhina, Rússia

Não sou uma organização polônica, não tenho raízes polonesas, meu trabalho não está relacionado com a Polônia. Sou uma pessoa comum, loucamente apaixonado pela Polônia, sua língua e tudo relacionado com ela. Miliausza Miftachowa, Rússia

ELCP nos dá a entender, que às vezes não vale a pena voltar para o velho, mas se deve mudar a realidade - que vai ser muito melhor do que era antes. Natalia Tutygina, Rússia


Nossos colaboradorest

Escola de Líderes está aberta à colaboração. Se você: • está interessado em participar em nossos programas ou colaborar na organização de uma formação em sua região, • quer, que nossos treinadores realizem treinamento para um ambiente ou organização específica, • tem ideias para atividades novas • está executando um projeto interessante, que se encontra na área de nosso interesse, entre em contato conosco:

| 11

fundacja@szkola-liderow.pl

www.szkola-liderow.pl


Szkoła Liderów ul. Wiejska 12A 00-490 Warszawa tel.: 22 556 82 50 fundacja@szkola-liderow.pl www.szkola-liderow.pl

VISITA-NOS NO FACEBOOK https://pl-pl.facebook.com/ SzkolaLiderowPolonijnych

Rzeczpospolita Polska Ministerstwo Spraw Zagranicznych

Projetos „Escola de Líderes das Comunidades Polonesas”, „Escola de animadores culturais polônicos” e „Você está em casa. Vote! „ são co-financiadas com os recursos recebidos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito do concurso para a realização da tarefa” Colaboração com a Polônia e os poloneses no exterior em 2014”. Em 2014 o patrocínio honorário do projeto” Escola de Líderes das Comunidades Polonesas „pertence ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Radosław Sikorski, e o projeto „Escola de animadores culturais polônicos” – ao Embaixador da RP em Brasília, Andrew Braiter. O projeto „Líderes – Juntos da solidariedade” está sob o patrocínio do 25º aniversário da liberdade do Presidente Bronisław Komorowski e sob auspícios do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Radosław Sikorski.

Nos anos 2009-2011, o projeto foi realizado com recursos da Chancelaria do Senado da RP, sob o patrocínio do Marechal do Senado, Bogdan Borusewicz. A Chancelaria do Senado apoiou também a organização do Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas nos anos 2012 e 2013, bem como concede apoio substantivo durante a realização do projeto.

Projeto „Você está em casa. Vote!” foi co-financiado dos fundos recebidos da Fundação Stefan Batory.

| 12

„Niniejsza publikacja jest dostępna na licencji Creative Commons Uznanie autorstwa 3.0 Polska. Pewne prawa zastrzeżone na rzecz Stowarzyszenia Szkoła Liderów. Utwór powstał w ramach „Planu współpracy z Polonią i Polakami za granicą w 2014r.” realizowanego za pośrednictwem MSZ w roku 2014. Zezwala się na dowolne wykorzystanie utworu, pod warunkiem zachowania ww. informacji, w tym stosowania licencji, o posiadaczach praw oraz o „Planie współpracy z Polonią i Polakami za granicą w 2014 r.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.