Escola de Líderes das Comunidades Polonesas 2009-2013

Page 1

5 anos 5 continentes 35 países

Líderes potenciais estão em toda parte e nós sabemos encontrar e apoiá-los professor Zbigniew Pełczyński, o fundador da Escola de Líderes


A diáspora polonesa no mundo, devido a seu número e rica tradição, tem um grande potencial. A questão, se este será completamente realizado depende, em grande parte, da atitude ativa de pessoas jovens. São eles a quem dirigimos nosso programa. De ponto de vista do emigrante O professor Zbigniew Pełczyński, quem como participante da Insurreição de Varsóvia teve de ir para o estrangeiro e se estabeleceu em Grã-Bretanha, bem compreendia o destino do emigrante e a necessidade de manter contato com seu país de origem. Portanto, quando fundada por ele na Polônia, na década de 90, a Escola de Líderes, começou a ter êxitos na educação de jovens líderes, decidiu incluir nos programas realizadas, os poloneses que moravam no exterior. Aos objetivos do projeto Escola de Líderes pertence a promoção do desenvolvimento de competências de liderança dos participantes, provisão de ferramentas e inspiração para novas ações. Um elemento muito importante do programa é reforçar os laços dos participantes com a Polônia e criar sua atitude de cidadania, a fim de que atuem mais eficaz e conscientemente em ambientes polônicos. A base da ELCP constituem, organizados na Polônia, intensivos programas de formação de duas semanas, no âmbito dos quais os líderes polônicos com 20–40 anos de idade participam em uma série de seminários, palestras, painéis de discussão e visitas de estudo. As aulas são preparadas de tal maneira que, na medida do possível, satisfaçam as necessidades do grupo selecionado de participantes.

vigiado por líderes experientes, recrutados entre dos graduados da ELCP. Seu papel é apoiar seu desenvolvimento e aprendizagem, principalmente inspirando-lhes para a discussão durante reuniões diárias. A presença de assistentes na Escola dá aos participantes a oportunidade de familiarizar-se com as atividades de líderes polônicos mais experientes, em outras partes do mundo. Além de Escolas de duas semanas, no âmbito do programa são organizadas também treinamentos separados para grupos de jovens líderes oriundos do mesmo país ou envolvidos em atividades semelhantes, tais como atividades do governo local, culturais ou profissionais.

Rede dos Graduados Depois de concluir a Escola de Líderes das Comunidades Polonesas, os participantes são convidados para o grupo dos Graduados da ELCP. Esta não é apenas uma função de honra. O grupo dos Graduados da ELCP forma uma rede forte de apóio e inspiração mútua, estendida no terreno dos 5 continentes. Os graduados têm também um enorme impacto sobre o desenvolvimento das próximas gerações de líderes, compartilhando sua própria experiência e apoiando o desenvolvimento de novos projetos.

Durante os últimos cinco anos, os 357 jovens ativistas de origem polonesa, de 35 países, receberam nosso apoio, no que diz respeito a sua atividade e desenvolvimento pessoal.

O que é de grande importância, têm a oportunidade de conhecer a Polônia contemporânea: sua cultura, situação social e econômica. Para isso servem visitas de estudo organizadas em várias cidades polonesas, bem como reuniões com políticos, funcionários públicos, representantes de instituições culturais, organizações não-governamentais, empresas e com jovens poloneses socialmente ativos.

Assistentes prestáveis Durante os programas da Escola, de duas semanas de duração, o processo da educação dos participantes é 2

Participantes da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental em Białobrzegi


Treinamentos 2013 Europa Unida Os participantes da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental durante o seminário aprofundaram a capacidade de cooperação e desenvolvimento da posição comum. Para a Escola se qualificaram as 29 pessoas de 13 países: Irlanda, Suécia, Espanha, Itália, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Noruega, Luxemburgo, Grécia, Suíça, Holanda e Islândia. Jovens líderes praticaram argumentação durante um debate de Oxford e de demonstração e uma sessão de discussão sobre a presença do líder polônico na vida da comunidade local. Aprenderam a criar alianças de organizações a favor dos projetos realizados e como obter fundos comunitários para atividades da comunidade polonesa.

Nos apresentaram a Polônia e os poloneses tais, como a maioria de nós não conhecia. Reuniões com essas pessoas, crentes, como nós, no que estavam fazendo, nos permitiram olhar com confiança para o futuro. Lentamente se estava acordando em nós a força do líder. (Barbara Czyżewska, Itália)

Treinamento de Liderança em Nova Iorque

Líderes em Manhattan Treinamento de Liderança em Nova Iorque começou com seminários na sala de espelhos do consulado da RP. Assistiram a eles as 35 pessoas de 9 estados norte-americanos. Visitaram os gabinetes do governo federal e local de Nova York. Conheceram representantes do governo, advogados e lobistas que lhes explicavam como funciona o processo legislativo nos EUA e como os diferentes grupos de interesse podem legalmente influenciar os políticos para chegar a um compromisso. Durante o seminário foram discutidas as formas que aumentam o envolvimento político da Comunidade Polonesa. Falaram sobre o quão importante é para ela

Formação de Líderes das Organizações Polónicas de Jovens Profissionais

a designação consistente de seus representantes na esfera pública e prestação de apóio abrangente. Uma parte importante do treinamento foi também uma palestra sobre como levantar fundos por organizações polonesas e construir relacionamentos com patrocinadores. O treinamento foi realizado com Central European Business Association Inc. o colaboração com Consulado Geral da RP em Nova Iorque, Kościuszko Fundação a Polish Student Organization em Nova Iorque.

Jovens Profissionais Formação de Líderes das Organizações Polónicas de Jovens Profissionais foi dirigida a pessoas que animam ambientes de homens de negócios poloneses, funcionários de corporações, representantes de profissões livres, quens, por seu próprio êxito, moldam a imagem da Polônia no mundo. Para a capital vieram os 19 líderes da República Checa, França, Espanha, Holanda, Canadá, Lituânia, Alemanha, Noruega, EUA, Suíça e Grã-Bretanha. Analisando as experiências das 14 organizações da Europa e da América do Norte, eles criaram o modelo de atividade da associação de jovens profissionais. Foram também convidados da Chancelaria do Presidente da RP, do Ministério de Negócios Estrangeiros, Ministério da Economia, da Câmara Nacional de Comércio e Empregadores da RP. O tema dos encontros foi a promoção econômica polonesa no exterior e a cooperação com as comunidades polonesas de jovens profissionais.

Me deu muita satisfação conduzir os seminários. São pessoas com experiência rica e sabedoria de vida. Por um lado, afetuosos, de mente aberta, curiosos do mundo, por outro, exigindo de si mesmos e de outros. Criativos e, o que é essencial, cheios de soluções interessantes e pouco conhecidas na Polônia. Resumindo – Jovens Profissionais é o grupo de treinamento perfeito. (treinador Daniel Lichota, moderador de reuniões)

3


Poloneses para o governo local Graças à Formação de Governo Local na Irlanda os 13 jovens representantes da irlandesa comunidade polonesa ganharam conhecimento da participação e votação em locais eleições municipais. Poloneses constituem a maior minoria étnica na Irlanda, mas ao nível do governo local estavam completamente ausentes. Até 25 de novembro de 2013 puderam se inscrever no registro dos eleitores irlandeses para ter a possibilidade de votar e de concorrer nas eleições para autogoverno nesse país.

Essas 13 pessoas, que participaram no treinamento, estão agora tão carregadas com energia, que irão atuar pró afluência e farão uma verdadeira revolução polonesa na Irlanda. Em Ballymun, onde eu trabalho, esta revolução vai certamente explodir! (Agnieszka Wieczorkowska, Ballymun)

Você está em casa. Vote Por ocasião das eleições locais irlandeses em 2015, a Escola de Líderes e Forum Polonia organizaram uma campanha incentivando os poloneses, que vivem na Irlanda, para participarem delas. Seu objetivo era aumentar o papel das comunidades polonesas no governo local, bem como aumentar sua participação na vida política e social. Os participantes da campanha, no âmbito de suas ações, puderam escolher uma das três propostas pelos organizadores atividades:

1. O diagnóstico dos problemas locais – análise da capacidade local para enfrentar o status quo com as necessidades dos moradores.

Naas, perto de Dublin, 28 IX 2013

Os participantes da formação – líderes de suas comunidades locais – passaram uma semana em Naas, County Kildare, aprendendo a conduzir campanhas eleitorais e pro-frequência, bem como conhecendo a arte de falar em público e da comunicação profissional com os eleitores. Tiveram aulas com especialistas: políticos de opções distintas, jornalistas, especialistas do sistema político da Irlanda e com representantes de organizações de migrantes. O treinamento foi, ao mesmo tempo, a inauguração da campanha “Você está em casa. Vote” (www.jestesusiebie.org), incentivando poloneses a se registrarem no censo eleitoral e a participarem nas eleições locais. Vereadores irlandeses lhes aproximaram as formas de cooperação entre os vereadores e as pessoas de seus círculos eleitorais. Como parte do treinamento prático, os participantes assistiram a uma sessão do conselho da cidade no City Hall e num debate acalorado sobre o nome para a nova ponte sobre o Liffey em Dublin. 4

2. Campanha pro-frequência – atividades estreitamente relacionadas com a promoção: – colocação de cartazes e folhetos, debates, reuniões. 3. ¡Presenta tu candidatura! – El intento de animar a los polacos activos a presentar su candidatura en las elecciones locales. Fueron las personas que los participantes percibían como potenciales representantes en los gobiernos locales. O projeto envolveu mais de 40 ativistas poloneses, 30 escolas polônicas de fim de semana, 16 paróquias polonesas da Igreja Católica, 18 mídia polonesa que opera na Irlanda, uma rede de 200 lojas poloneses na Irlanda, as 4 maiores organizações polônicas (IPS, POSK, myCork e Together Razem).


Escola de animadores culturais polônicos Promoverão a cultura polonesa na Rússia Durante a Escola de Animadores Culturais Polônicos os ativistas de 12 cidades da Federação Russa ganharam um conhecimento único e prático de como organizar e moderar eventos culturais associados com a Polônia. Os participantes do treinamento em Otrębusy foram 15 pessoas de: Chelyabinsk, Kazan, Krasnodar, Moscovo, Novosibirsk, Omsk, Orenburg, Szczołkowa, Ufa, Volgogrado, Vologda e Wołżski. Não são apenas jovens com raízes polonesas, mas também russos nativos fascinados por nossa cultura. A palestra, que inaugurou o treinamento, com o tema de como mudar a comunidade local usando atividades culturais, deu Jarosław Chołodecki, anteriormente promotor da cultura polonesa ativo nos EUA, hoje ativista da conhecida na capital Associação de Moradores da Rua Smolna. Durante os seminários, os participantes discutiram maneiras de motivar os outros para ações sociais e, praticando suas habilidades sob o tema “Engajar o líder”, escutaram também palestras de Jakub Bułat, de como construir a comunidade local e de Dr. Zuzanna Grębecka, do Instituto da Cultura Polonesa da Universidade de Varsóvia, sobre o que é a animação de cultura.

mais o calendário do projeto. Convidaram os moradores de Otrębusy a participarem nos três projetos. “Com o que sonham Otrębusy?” consistiu na coleta de sonhos dos moradores em relação a mudanças em sua aldeia e, em seguida, organizar uma exposição desses sonhos, apresentados nas fotos. “Livro vivo” foi uma reunião na escola primária, durante a qual foi possível “pedir emprestados”, gratuitamente, interlocutores interessantes – tanto de entre os residentes de Otrębusy, como ativistas da Rússia. Por sua vez, “Otrębook” é uma ação de repartição de livros entre os moradores em troca de suas opiniões sobre a cultura, combinada com a criação de um grupo de troca literária entre poloneses e russos. Pessoas oriundas de Otrębusy aceitaram gentilmente os projetos. Os relatórios deste evento apareceram na televisão TVP Polonia.

Animador da cultura pode contribuir para a formação de lugares, onde vai construir a confiança em outras pessoas que lá encontra. Como construir um lugar assim? Um tem de basear-se em suas próprias paixões, compartilhá-las e desenvolver. Graças a isto, conseguimos dois valores: autenticidade, que fará nossos convidados querer voltar e força necessária para manter este lugar. Mais cedo ou mais tarde percebemos que não existem barreiras que não pudéssemos superar. (Jakub Bułat, dono da livraria-café Tarabuk)

Durante a visita em Varsóvia, se reuniram com representantes de Towarzystwo Inicjatyw Twórczych “Ę” e Laboratorium Etnograficzne. Se inspiraram também pela história da mudança da imagem da Bielo-rússia e dos bielo-russos na Polônia, durante encontro com Iniciativa Livre Bielo-rússia. Depois de voltar a Otrębusy, analisaram as conclusões na sessão “O que faço para promover a Polônia?”

Com o que sonham Otrębusy Para fechar o treinamento, os animadores inventaram e realizaram seus próprios projetos. Divididos em três equipes, tiveram dois dias para preparar, pôr em prática e liquidar as despesas do projeto cultural, que integraria a comunidade de Otrębusy. Tinham a possibilidade de solicitar dinheiro para os materiais necessários preenchendo uma proposta de projeto, avaliado desde o punto de vista da correição da análise das necessidades, definição de metas e estabelecimento de um orçamento real,

Otrębusy, 20–31 VIII 2013

5


Treinamentos 2012–2009 Projetos conjuntos Treinamento de Liderança na Rússia (13–17 VIII 2012), organizado pela Embaixada da RP em Moscou, Associação Escola de Líderes e Clube Polonês em Kazań, em colaboração com a Universidade Federal de Kazań. Estiveram presentes os 16 jovens líderes poloneses que atuam no terreno da Federação Russa. Durante os seminários ganharam conhecimento no âmbito da liderança de equipes, método de trabalho de projeto, construção da imagem e criação da rede de apóio. Praticaram também a habilidade de falar em público durante debates de Oxford. Foi uma oportunidade de fazer novos contatos e trabalhar em projetos comuns. Co-organizadora do projeto foi Ksenia Fedorova, Graduada da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Lituânia, Rússia e Ucrânia em 2011.

Sob várias perspectivas Treinamento para Líderes das Comunidades Polonesas da América do Norte (27 VIII–7 IX 2012) atraiu 30 participantes do Canadá e dos EUA. Durante os seminários, jovens líderes têm desenvolvido capacidades de liderar equipes, construir ambiente de parceria, arte de falar em público. Palestras e paneis de discussão com representantes do mundo da ciência, negócios e cultura, lhes deram a oportunidade de um olhar mais atento às realidades poloneses. Importante também foi uma visita de estudo em Toruń que mostrou uma variedade de iniciativas de base em nosso país. Um ponto essencial do programa se tornaram reuniões com representantes das instituições governamentais polonesas – do papel da comunidade polonesa jovem os participantes discutiram com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Janusz Cisek e com a, Comissão de Assuntos de Emigração e Contato com os Poloneses no Exterior.

projeto. Durante o programa de treinamento de cinco dias um ponto importante constituiu a palestra do professor Zbigniew Pełczyński, o fundador da Escola de Líderes, bem como a reunião com o Embaixador da República da Polônia no Reino Unido, Witold Sobków. Houve também reuniões e discussões com representantes das organizações polonesas locais e associações estudantis com experiência em representação efetiva de nacionalidades, diferentes da polonesa, em ambientes acadêmicos. O treinamento foi realizado com o apoio da Secção Consular da Embaixada da RP em Londres e do Consulado Geral da RP em Manchester, bem como em colaboração com Oxford University Polish Society. O evento foi patrocinado pelo Ministro de Negócios Exteriores, Radosław Sikorski.

Visão e objetivo Treinamento de Liderança na Irlanda (18–21 X 2012) organizado em parceria com Forum Polonia na Irlanda e com a Embaixada da RP em Dublin, ajudou os jovens líderes a refinar a visão de mudanças, que eles querem implementar no ambiente de poloneses que moram na Irlanda. Durante os seminários planejavam como precisar e realizar seus objetivos. Um complemento do treinamento foram palestras do âmbito da comunicação efetiva dos interesses da comunidade polonesa na Irlanda, pesquisa de apóio para suas atividades e cooperação eficaz com os meios de comunicação irlandeses. Co-organizadores do treinamento foram Barnaba Dorda e Emilia Marchlewska, Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental em 2009.

De universidades britânicas Formação de Líderes das Organizações Estudantis em Grã-Bretanha (7–11 IX 2012) foi destinada para representantes de Associações Polonesas que atuam em universidades britânicas. Estiveram presentes os 10 participantes, representando 9 universidades. Durante os seminários, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas competências de liderança e capacidade de trabalhar por método de 6

Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da América do Norte, 27 VIII–7 IX 2012


arte do debate de Oxford, análise de formas de estabelecer uma cooperação e tinham realizado exercícios dos vários estágios de implementação de seus projetos. Durante as visitas de estudo, os jovens líderes foram convidados do Parlamento, onde conheceram a estrutura do governo polonês, como mais, em uma entrevista com o assessor do Presidente da RP, Jan Lityński, tiveram a oportunidade de comentar sobre os direitos de voto da comunidade polonesa e dos poloneses no exterior. Visitas em Słubice, Gniezno e Poznań lhes aproximaram o tema de como se pode expandir uma iniciativa local.

Arte e patriotismo

Formação de Líderes das Comunidades Polonesas na Rússia, 1–7 V 2011

No Mar Negro Formação de Líderes das Comunidades Polonesas na Rússia (1–7 V 2011) foi realizada em Gielendżyk. Os 23 jovens ativistas das comunidades polonesas, que moram na Rússia, participaram em seminários que reforçavam habilidades de liderança: construção de relacionamentos na equipe, arte de falar em público, métodos de preparação de projetos. As habilidades recém-adquiridas puderam aproveitar durante o debate de Oxford e na realização do projeto final, no qual promoviam a Polônia envolvendo, para a atividade conjunta, turistas do resort cercano. Durante a palestra da Cônsul, Diana Graczyk, tiveram a oportunidade de ver as possibilidades e regras de cooperação com postos diplomáticos. Se encontraram, também, com Olga Iwaniak – a presidente da Fundação Assistência à Poloneses no Oriente. O treinamento foi organizado pela Secção Consular da Embaixada da RP em Moscou, em colaboração com a Associação Escola de Líderes, a Fundação Assistência aos Poloneses no Oriente, a Organização Regional de Krasnodarsk, o Centro Nacional-Cultural “Jedność” e a Universidade de Cuba.

Słubice­, Gniezno, ­Poznań Escola de Líderes das Comunidades Polonesas na Austrália, Brasil e Nova Zelândia (29 VI–10 VII 2011) convidou os 20 participantes, que estavam familiarizados com a

Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Lituânia, Rússia e Ucrânia (17–28 VIII 2011) reuniu 31 participantes. O programa era focado em questões relacionadas com fortalecimento das habilidades de liderança, aproximação da realidade da Polônia contemporânea e também com construção de uma cooperação multidimensional, tanto com organizações e ativistas polônicos, como com instituições e organizações não-governamentais em nosso país. Um elemento de alta importância foi a reunião dedicada à idéia da comunidade da Europa Central na cultura contemporânea. O programa foi complementando com uma visita teatral e exibições de filmes poloneses. Em Toruń e Plużnica, os jovens líderes se reuniram com representantes de organizações não-governamentais, atuando no domínio da cultura e promoção. Participaram, também, em um painel sobre vários rostos do patriotismo. Sobre a história de mudanças políticas na Polônia lhes contou um ativista da oposição, atualmente assessor do Presidente da RP, Henryk Wujec.

Cooperação no Reino Unido Treinamento de Liderança em Grã-Bretanha (9–15 X 2011), realizado em Edimburgo, em parceria com a Polish Cultural Festival Association. Estiveram presentes os 20 ativistas de comunidades polonesas e polônicas de Grã-Bretanha. Especial ênfase é colocada em cooperação com instituições locais e organizações não-governamentais, que lidam com grupos minoritários. Os seminários foram enriquecidos por palestras e reuniões com representantes de organizações não-governamentais e instituições governamentais e locais, que lidam com a integração da sociedade britânica. Além disso, os participantes se reuniram com líderes experientes das comunidades polonesas de todo o terreno do Reino Unido. O treinamento foi patrocinado pelo Embaixador da República da Polônia no Reino Unido de Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Barbara Tuge-Erecińska. 7


Gerenciar sua energia Escola Européia de Líderes para a Polônia (23 junho – 4 julho 2010) reuniu os 47 jovens líderes da Alemanha, França, República Checa, Eslováquia, Letônia, Hungria, Bulgária, Romênia, Sérvia, Croácia, Montenegro e Macedônia. Além dos seminários (fortalecimento das habilidades de liderança), participaram em painéis e palestras sobre angariação de fundos, estabelecimento de cooperação entre autoridades locais e a comunidade. As visitas de estudo em Varsóvia, Łódź e Tomaszów Mazowiecki lhes aproximaram a imagem das transformações políticas na Polônia. Os participantes do treinamento foram, também, convidados para a conferência: „Como os líderes devem gerir sua energia”, no âmbito do, implementado pela Associação Escola de Líderes, programa Líderes da PAFL.

Polônia nos detalhes Escola de Líderes das Comunidades Polonesas de Argentina e do Brasil (21 VII–1 VIII 2010) propôs, aos 20 participantes da América do Sul, seminários sobre o trabalho do projeto, habilidade de debater, da pesquisa de fontes de financiamento da atividade polônica e de envolvimento dos jovens na ação. As visitas de estudo em Varsóvia, lhes mostraram o sistema parlamentar polonês (reuniões com políticos), em Lublin, o funcionamento do governo local na Polônia e cooperação com organizações não-governamentais, enquanto, em Radzymin e Słupno – iniciativas sociais de base. No âmbito da aproximação da imagem da Polônia foi realizada uma série de palestras sobre a transformação política, mudanças sociais, econômicas depois do ano 1989, bem como as direções do desenvolvimento da Polônia até o ano 2030.

Bons argumentos, gestão eficiente Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental (24 VIII–6 IX 2009) realizou seminários

Escola de Líderes das Comunidades Polonesas dos Estados Unidos e do Canadá, 29 VI–12 VII 2009

8

Europejska Szkoła Liderów Polonijnych (23 VI–4 VII 2010)

para os 25 jovens líderes da Irlanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Holanda, Bélgica, Espanha, Áustria e Grã-Bretanha. O programa foi composto por aulas intensivas, dedicadas às habilidades de argumentação convincente, gestão de projetos eficiente e colaboração com os meios de comunicação, bem como incluiu reuniões com representantes de instituições governamentais e locais, responsáveis pela cooperação com a comunidade polonesa e poloneses que moram no exterior. No âmbito das visitas de estudo, os participantes visitaram Cracóvia, Gdańsk e Toruń. Um elemento muito importante do treinamento foi o tema da cooperação entre a Polônia e a comunidade polonesa, a construção de relações entre autoridades locais e organizações não-governamentais, bem como os métodos de angariação de fundos para atividades de organizações polônicas.

Primeiro ano Escola de Líderes das Comunidades Polonesas dos Estados Unidos e do Canadá (29 VI–12 VII 2009) em seu primeiro seminário reuniu jovens líderes dos EUA e do Canadá. Os 30 participantes desenvolveram suas competências em matéria da liderança, falar em público e o método de trabalho de projeto. Participaram, também, em reuniões com políticos – representantes de instituições que colaboram com a comunidade polonesa no mundo e em palestras sobre mudanças políticas da Polônia, a situação econômica atual, a identidade nacional da comunidade polonesa e poloneses no exterior. As visitas de estudo em Cracóvia, Gdańsk e Toruń lhes familiarizaram com o conhecimento do governo local, organizações não-governamentais, e da história da transformação política de nosso país. Visitaram, também, o cardeal Stanisław Dziwisz e o presidente Lech Wałęsa. O ponto culminante de sua estadia foi uma excursão no bairro varsoviense em revitalização – Praga.


Programa para Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas Nosso objetivo é desenvolver redes de cooperação entre jovens líderes que trabalham em ambientes polônicas, em diferentes partes do mundo. Queremos inspirálos a trabalho conjunto, troca de experiências e estabelecimento de relações favoráveis para suas. Base dos Graduados da Escola de Líderes. É um portal da Internet (www.baza.szkola-liderow.pl), para o qual são convidados todos os líderes para compartilhar suas experiências, trocar informações, estabelecer cooperação, tanto entre os Graduados da Escola de Líderes

das Comunidades Polonesas, como com Graduados de outros programas da Associação Escola de Líderes, que atuam na Polônia. Publicado mensalmente Newsletter dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas Contêm informações sobre os programas da Escola de Líderes, bem como informações fornecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Chancelaria do Senado da RP. Os Graduados enviando informações sobre seus projetos e atividades, recebem assistência no estabelecimento de cooperação mútua. Treinamentos específicos. Têm como objetivo apoiar grupos de Graduados, que realizam projetos de conteúdo e alcance similares. Isto lhes permite trabalhar em projetos específicos, sob a orientação de especialistas e também intercâmbio de experiências e resolução conjunta de problemas. Congressos dos Graduados. Reforçam as competências e os conhecimentos adquiridos na Escola, bem como a motivação para continuar trabalho e desenvolvimento pessoal. Criamos um espaço de reflexão sobre o que mudou em suas vidas depois de concluir a Escola de Líderes das Comunidades Polonesas e como desenvolveram suas atividades de liderança, quais são seus planos para o futuro.

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental, 1–3 X 2010

9


Congressos dos Graduados Obstáculos semelhantes Formação Especializada para Graduados (12–15 XI 2012) foi dedicado à ativação das comunidades polônicas e polonesas no exterior.É primeiro encontro de este tipo, no qual participaram os graduados da Irlanda, Grã-Bretanha e Letônia que, em conjunto com suas equipes, trabalharam em estratégia de marketing dos projetos anteriormente notificados e aprenderam como usá-los para mobilizar comunidades locais. Os seminários foram complementados por palestras interativas no domínio da cooperação com os meios de comunicação e mobilização das comunidades locais, com base na experiência da, co-gerida pela Escola de Líderes, ação: „Você Tem Voz. Você Tem Escolha”

Se revelou que os líderes de comunidades distintas enfrentavam obstáculos semelhantes. Fui capaz de tirar vantagem de muitas das experiências das pessoas conhecidas no treinamento. Estou impressionado com o nível substantivo da formação e com as capacidades para responder às necessidades de um grupo diversificado de participantes. (Artur Banaszkiewicz, Irlanda)

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas, Białobrzegi, 21–24 XI 2013

Eleitores ativos Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas (Białobrzegi 21–­24 XI 2013) reuniu os 45 participantes de 18 países, que partilharam suas experiências e trabalham juntos em iniciativas comuns. Os 5 anos de atividade da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas foi também uma boa oportunidade para refletir e planejar o futuro. Um dia foi organizado em conjunto com a Comissão de Assuntos de Emigração e Contato com os Poloneses no Exterior e foi dedicado à atividade eleitoral da comunidade polonesa e poloneses no exterior. Com os Graduados se reuniu também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Radosław Sikorski, que encorajava os líderes a ainda maior envolvimento na promoção da Polônia no exterior.

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas, Białobrzegi, 21–24 XI 2013

10


Cooperação internacional

Estilo de liderança

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas (Białobrzegi, 16–19 XI 2012) reuniu os 31 graduados de 13 países de todo o mundo. Os participantes estabeleceram contato com quase uma centena de líderes que atuam na Polônia, que paralelamente estavam assistindo ao Congresso dos Graduados da Escola de Líderes, organizado no mesmo prazo. No âmbito de aulas comuns discutiram experiências compartilhadas e trocaram idéias de continuação de sua atividade, bem como estabeleciam colaboração e conhecimento dentro das atividades do congresso.

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas dos Estados Unidos e Canadá (Toronto, 3–5 IX 2010), além dos líderes, recebeu também os representantes das comunidades polonesas de Toronto e arredores. Os participantes assistiram a seminários sobre liderança e estilos de liderança de situação. Foi importante a reunião relacionada com atividades de angariação de fundos para atividades da comunidade polonesa e estabelecimento de relações com as organizações e instituições que atuam na Polônia. O Congresso foi co-organizado pelo Graduado da ELCP, Marcin Grządka, da Young Polish-Canadian Proffesionals Association. Seu apoio ofereceu o Vice-cônsul Wojciech Dzięgiel.

Estratégia e Plano Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da América do Sul (Porto Alegre, 29 XI–2 XII 2012). O tema principal do encontro em Porto Alegre, que reuniu os 16 ativistas das comunidades polonesas em Argentina e no Brasil, foi a cooperação a nível local e internacional. Os participantes trocaram experiências de sua atividade e trabalharam na construção da visão, estratégia e planos para projetos específicos. O Congresso foi co-organizado por Tiago Halewicz, Graduado da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas de Austrália, Brasil e Nova Zelândia de 2011, com apoio da Embaixada da Polônia em Buenos Aires e Consulados Gerais da RP em Curitiba e São Paulo.

Mapa dos contatos Congresso dos Graduados da Escola de Líderes (Jasionka, 3–6 IX 2011) reuniu os 42 líderes polônicos, residentes em 16 países diferentes e os 15 líderes da Polônia. Apresentaram seus projetos e novas idéias. O papel do resumo jogou um mapa que mostrava a rede de contatos estabelecidos durante os programas da Escola de Líderes e o Congresso dos Graduados.

Contatos, experiências Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas da Europa Ocidental (Edimburgo, 1–3 X 2010) resultou na conclusão de relações e troca de experiências entre líderes de toda a Europa. Tudo começou a palestra de professor Zbigniew Pełczyński. Os participantes assistiram a seminários em matéria de envolvimento da comunidade local para atividades conjuntas. O Congresso foi co-organizado pela Graduada da ELCP Joanna Zawadzka junto com Polish Cultural Festival Association em Edimburgo.

Consideramos que a história de nosso país deve ser uma inspiração positiva para os estrangeiros. Queremos que aprendam que, graças a nossas características nacionais – diligência, inteligência, talento, brio – a Polônia é hoje um país de êxito. (Ministro Radosław Sikorski, durante Congresso dos Graduados da ELCP, Varsóvia, 2013)

Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas, Białobrzegi, 21–24 XI 2013

11


Escola de Líderes nasceu em verão do ano 1994 da iniciativa do professor da Universidade de Oxford, Zbigniew Pełczyński. Em fevereiro do ano 1997, como resultado de se ter independizado nosso programa, foi criada a Associação Escola de Líderes. Nossa missão é apoiar o desenvolvimento da sociedade civil, através da educação e suporte dos líderes que trabalham na área pública em ONGs, instituições do governo local e em partidos políticos. Em nossos programas participam pessoas com diferentes opções políticas e sociais. Hoje, depois de 20 anos da atividade, nossos Graduados estão no Parlamento Europeu, no parlamento da RP, no governo, em muitos órgãos dos governos locais, dirigem centenas de organizações e iniciativas sociais em mais de 40 países em todo o mundo.

Em 2009 teve lugar primeira edição da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas. A partir desse momento foram realizados 14 formações na Polônia e 10 no exterior (em Rússia, Grã-Bretanha, Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Brasil). No projeto participaram os 357 jovens, ativos representantes das comunidades polonesas de 35 países de 5 continentes (América Do Sul, América do Norte, Austrália, Ásia e Europa). www.szkola-liderow.pl

Rzeczpospolita Polska Ministerstwo Spraw Zagranicznych O projetos “Escola de líderes das comunidades polonesas”, “Escola de animadores culturais polônicos”, “Você está em casa. Vote!” é cofinanciado pelos fundos recebidos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito do concurso para a realização da tarefa „A colaboração com a Polônia e os poloneses no exterior em 2013”. No ano 2013, o projeto foi patrocinado por Ministro dos Negócios Estrangeiros, Radosław Sikorski.

Nos anos 2009-2011, o projeto foi realizado com recursos da Chancelaria do Senado da RP, sob o patrocínio do Marechal do Senado, Bogdan Borusewicz. A Chancelaria do Senado apoiou também a organização do Congresso dos Graduados da Escola de Líderes das Comunidades Polonesas nos anos 2012 e 2013, bem como concede apoio substantivo durante a realização do projeto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.